Só quem já passou por isso, sabe o quão doloroso é, já fui muito discriminado na escola pela minha cor de pele, quantas vezes chorei escondido para minha mãe não saber, mais é como diz aquele ditado: as árvores mais frutíferas são as que mais levam pedradas, se Deus quiser logo logo acabarei o ensino médio🙏🏽
Minha filha tem 7 anos e negra e disse que uma colega a chamou de feia igual um carvão, tô pensando em ir na escola marcar uma reunião com a mãe e a criança dela.
dentro dos portões da escola existe um lado na qual muitos professores, gestores e funcionários desconhecem, fingem não ver e participam. são os tipo de de preconceitos e violências, que vem de casa e da rua e é abertamente divulgada entre alunos. alunos mais fortes intimidas os mais fracos, causa e incentiva a violência dentro do banheiro ou em locais escondidos dentro da escola, frases machistas e exclusão das meninas das brincadeiras dos meninos, paravas racistas (cabelo de bombril ou pixaim) palavras homofobicas (olha o veadinho), comportamentos sexuais como pegar nas partes intimas dos colegas. tusso isso acontece dentro das escolas. e os professores ? o que acontece quando uma criança é chamado de filho de macumbeiro perto de uma professora protestante e fanatizada ? professores gays também sofre piadas de colegas, pais de alunos e alunos. é difícil entrar em uma escola e olhar para esse outro lado ?
ano passado quando eu estudava eu já formei gracas á Deus ano passado eu estava no 3° ano , ao decorrer do ano 2022 uma professora virou pra mim quando eu fui entregar uma prova ( na boa não vi nada demais na prova ) pois então a professora virou pra mim e falou : " nossa ! Essa prova veio da onde da África?!!! " no momento me constrageu muito até pq por muito tempo eu vi que naquele momento eu reparei que ela ja não gostav de mim e era uma confirmação de que realmente ela não gostava e também no momento lá na hora , todos prestaram a atencao em mim pelo fato de esperar minha reação aí algum tempo depois eu deixei pra lá pq eu não poderia mas nada pq não tinha provas de um certo RACISMO dessa professora para comigo
Eu te entendo, só quem já passou por isso vai saber o quão ruim é, e a escola infelizmente é o lugar mais propenso para acontecer esse tipo de coisa, já fui muito discriminado pela minha cor de pele, mais com fé em Deus logo logo acabarei o ensino médio!
Obrigada pelo feedback, Odete. Precisamos falar sobre essa realidade que muitos estudantes enfrentam no espaço educacional. E para além dissso, denunciar e ressignificar essas relações, não podemos tolerar essa violência.
Não permita,vá até a escola e seja a voz de sua filha,minha filha sofre com isso o tempo todo,porém eu sempre ensino pra ela,que ela pode ser o que quiser,não devemos aceitar essas coisas,vá a escola e reclame sobre,se não resolver vá adiante e fale na secretaria,se não resolver,procure a delegacia de sua cidade, só não fique calada.
O professor até tenta porém a educação ou a falta dela ,a criança já trás de casa ,se uma criança não respeita os colegas no convívio da vida cotidiana ,sou levada a pensar que algo não muito bom está sendo cultivado dentro de casa
Existe um outro lado dessa história em que muitas das vezes não é discutido. E quando o racismo acontece com membro da sua família e vc simplesmente se sente perdido, culpado e sabe que nunca incentivou esse comportamento?! Pois bem, isso aconteceu comigo, meu filho de cinco anos cometeu ato racista na escola. Eu e o pai dele estamos muito perdidos, magoados e fazendo uma auto reflexão onde foi nosso erro para evitar que isso acontecesse. Fui informada do ocorrido pela professora, me coloquei a disposição na escola para uma reunião entre os pais da criança e pedir desculpas porque somos responsáveis pelo meu filho. Tenho procurado, pesquisado muito sobre o assunto e assim me deparei com esse vídeo. Vi até um comentário de uma pessoa aqui no vídeo que a filha de sete anos passou por isso e alguém disse que isso não pode ficar "impune". Mas que tipo de punição ela se refere? O que aconteceu comigo foi entre duas crianças de cinco anos, agora estou buscando meios de ensinar pra ele que isso é errado, é crime e fere o coração da coleguinha. Mas o mau estar fica entre os pais, eu nem consigo olhar pra cara da mãe da criança por me sentir culpada e constrangida e olha que essa mãe é uma pessoa que conheço de vista e admiro muito.
Detalhe, meu filho é uma criança que convive bem com todos os amiguinhos, nunca excluiu ou fez tal ato com ninguém, muito pelo contrário, ele é tão pegajoso com as outras crianças, quer levar todo mundo pra casa pra brincar com ele.
Oi, como você fez com seu filho? Aconteceu o mesmo com meu menino de 4 anos, e não tenho compartimento racista e nem.minha família, estou sem saber o q fazer, ja conversei com ele mas a professora Falou q ele continua magoando a menina 😥 fico tão triste
@@roselainetavares4033 Isso não é normal, não é normal uma criança de apenas 5 anos simplesmente cometer racismo com outra da mesma idade, se ela fez isso é culpa sua, pois a criança é o reflexo dos pais!
Lian, reune seu bonde, amigas e amigos negros, se fortaleçam, compartilhem as referências pretas, denunciem os professores, a escola. Pergunte aos seus professores sobre as referências negras nas ciências, na história, nas artes, na tecnologia.... uma forma de enfrentar o racismo, como a Nathália reforçou em sua fala, é garantir representatividade , que inclusive é obrigatória, por lei, na educação básica. Questione seus professores sobre a Lei 10639\2003. E tbm incomde os amigos brancos, já que são amigos, e existe a relação de afeto, pergunte se eles percebem o racismo no dia a dia e o que eles fazem para ser menos racistas...
Boa noite, gente meu filho de 5 anos meu falou uma coisa que eu estou sem reação. Estávamos conversando algo sobre pessoas pretas e ele falou que não gosta de pessoas pretas na hora fiquei assustada nao esperava ouvir aquilo de um filho meu . A minha família e uma mistura minha avo e branca meu avô e preto, a família do meu esposo e toda de preto. O que me deixou chocada foi que eu perguntei pra ele ficasse doente e precisasse de sangue da avó ou do biso ele falou que não queria.
Pior que eu não sei como conversar com ele, sobre isso explicar sobre racismo, nunca imaginei que eu fosse ter explicar isso pra um filho, meu esposo e preto
@@mara3.147Ele só tem 5 anos , vc ainda consegue reverter isso . Tudo tem um ponto de partida , ele não tirou isso do nada . Trabalha na cabecinha dele sobre isso , ele ouviu ou viu algo em algum lugar , mostra pra ele que esse ponto de vista está errado .
Muito obrigado pela resposta , que ele já deve ter precenciado algo a respeito eu nunca vi ,mas imagino que sim a meu avô que e preto ele mesmo declara que não gosta de preto que quando casou com minha avó , ele tinha outra que era preta e casou com minha avó porque era branca ele tem 80 anos eu cresci ouvindo isso . Esses dias estáva conversando com meus filhos sobre a festinha da quadrilha, na escola e falei o nome de uma coleguinha pra ele dançar, ele começou a chorar e disse se fosse pra ele dançar com ela ele não queria
A coleguinha e preta , ele falou que queria dançar com uma outra que e branca. E algo que tem que ser observado por que quando chega na época da quadrilha pra montar os pares os professores tem muita dificuldade por as crianças pretas ninguém quer dançar. Aínda dizem que racismo não existe
Sofri muito no último ano do ensino médio foi terrível se fosse hoj em dia como eram de maiores eu tinha denunciado todos os 3 com certeza , pagar na cadeia.
Olá, Vivi sinto muito por passar por essas situações. Sei que não é fácil e por isso mesmo, peço que procure denunciar essas situações para os seus pais/ professores e amigos. Para que juntos lutem contra essa violência. E também recomendo: se possível, busque psicoterapia.
Sou mãe branca e minha filha de 10 anos no 5° ano está passando por racismo e bullyng, e falei pela 3° vez na escola municipal com a diretora, acho que estão negligênciando, o que fazer ?
O racismo eu sofri dentro de casa com a minha ela nunca me chamava se chamava de preta de de negra suja nunca me chamou pelo ela era tão racista que na hora da morte me chamou para eu ver ela quando eu cheguei lá ela falou para mim que eu era uma negra uma macaca e que ela não gostava de negro nem aquilo fofinho E ela morreu eu não fui no enterro e hoje em dia eu não posso chegar nem no portão da casa que era dela porque meus irmãos quer dizer eu não enviei nada por ser negra achavam que eu tinha obrigação de ir no enterro não fui não iria nem vou guardar remoto nenhum ela teria que ter ido na hora que eu nasci
Eu não sou racista minha avó era negra e meu avô branco do olho azul, mrj marido é negro e a familia dele tem umas brincadeiras de chamar os de orelhudo etc.. e sempre condenei e nunca gostei.
Bom hoje aconteceu... na minha escola um amigo meu amigo mesmo sabe acabou chamando um outro menino de macaco e bom eu nao estava na hora se nao eu acabava com a amizade ali mesmo o menino ofendido e muito grande e forte e acabou desferindo um soco no meu "amigo" e sim eu sei que nao foi certo mais na hora eu acho q faria o mesmo entao vim pesquisar o que fazer para falar com o meu "amigo" eu to pensando em chegar amanha mesmo que em aula e se ele estiver la eu vou mandar o papo pq eu sei muito bem oq falar pra ele mais vim pesquisar como falar com ele pq se eu tivesse na hora eu iria detonar ele nao fisicamente mais sim psicologicamente eu iria sim falar o quanto ele foi um merd4.
sofremos na infância não podemos deixar acontecer com nossos filhos
lutem! somos negros com orgulho
Só quem já passou por isso, sabe o quão doloroso é, já fui muito discriminado na escola pela minha cor de pele, quantas vezes chorei escondido para minha mãe não saber, mais é como diz aquele ditado: as árvores mais frutíferas são as que mais levam pedradas, se Deus quiser logo logo acabarei o ensino médio🙏🏽
Busque ajuda profissional, não tente vencer isso sozinho. Fale com um psicólogo sobre o quanto isso te afeta.
Eu vim aqui pq renho 17 anos e s9fri racismo na escola em forma de brincadeira de uma menina branca e fiquei triste por dentro
Infelizmente estou passando por isso com meu filho de 5 anos em uma escola particular
Vídeo maravilhoso ,amei suas explicações . Vai mim ajudar muito no meu seminário .
Bons estudos!
Muito importante conversarmos sobre isso!!!
Muito obrigada pelo apoio
Minha filha tem 7 anos e negra e disse que uma colega a chamou de feia igual um carvão, tô pensando em ir na escola marcar uma reunião com a mãe e a criança dela.
Sim, não deixe isso impune
@Denise Nascimento Cordeiro qual a graça?
Triste ver que exista isso nas escolas, eu sou contra o racismo...acredito que todos somos iguais.
dentro dos portões da escola existe um lado na qual muitos professores, gestores e funcionários desconhecem, fingem não ver e participam. são os tipo de de preconceitos e violências, que vem de casa e da rua e é abertamente divulgada entre alunos. alunos mais fortes intimidas os mais fracos, causa e incentiva a violência dentro do banheiro ou em locais escondidos dentro da escola, frases machistas e exclusão das meninas das brincadeiras dos meninos, paravas racistas (cabelo de bombril ou pixaim) palavras homofobicas (olha o veadinho), comportamentos sexuais como pegar nas partes intimas dos colegas. tusso isso acontece dentro das escolas. e os professores ? o que acontece quando uma criança é chamado de filho de macumbeiro perto de uma professora protestante e fanatizada ? professores gays também sofre piadas de colegas, pais de alunos e alunos. é difícil entrar em uma escola e olhar para esse outro lado ?
Vídeo muito bom ! Parabéns 👏👏👏👏👏
ano passado quando eu estudava eu já formei gracas á Deus ano passado eu estava no 3° ano , ao decorrer do ano 2022 uma professora virou pra mim quando eu fui entregar uma prova ( na boa não vi nada demais na prova ) pois então a professora virou pra mim e falou : " nossa ! Essa prova veio da onde da África?!!! " no momento me constrageu muito até pq por muito tempo eu vi que naquele momento eu reparei que ela ja não gostav de mim e era uma confirmação de que realmente ela não gostava e também no momento lá na hora , todos prestaram a atencao em mim pelo fato de esperar minha reação aí algum tempo depois eu deixei pra lá pq eu não poderia mas nada pq não tinha provas de um certo RACISMO dessa professora para comigo
Eu te entendo, só quem já passou por isso vai saber o quão ruim é, e a escola infelizmente é o lugar mais propenso para acontecer esse tipo de coisa, já fui muito discriminado pela minha cor de pele, mais com fé em Deus logo logo acabarei o ensino médio!
❤❤❤ amei sua fala sou Odete sou professora negra de movimento de mulher preta
Obrigada pelo feedback, Odete. Precisamos falar sobre essa realidade que muitos estudantes enfrentam no espaço educacional. E para além dissso, denunciar e ressignificar essas relações, não podemos tolerar essa violência.
Show! Fala muito potente 👏🏾👏🏾👏🏾
Obrigada pelo feedback 😊
Minha filha sofrendo preconceito e racismo na escola 😭😭😭😭
Não permita,vá até a escola e seja a voz de sua filha,minha filha sofre com isso o tempo todo,porém eu sempre ensino pra ela,que ela pode ser o que quiser,não devemos aceitar essas coisas,vá a escola e reclame sobre,se não resolver vá adiante e fale na secretaria,se não resolver,procure a delegacia de sua cidade, só não fique calada.
ADOREI A NARRATIVA! VC É FODA!
O professor até tenta porém a educação ou a falta dela ,a criança já trás de casa ,se uma criança não respeita os colegas no convívio da vida cotidiana ,sou levada a pensar que algo não muito bom está sendo cultivado dentro de casa
Chocada
Parabéns pela implicação da área no desenvolvimento de trajetórias escolares antirracistas.
Esta acontecendo nas escolas municipais em Rio das Ostras apartir fo 5 a 7 ano.
Existe um outro lado dessa história em que muitas das vezes não é discutido. E quando o racismo acontece com membro da sua família e vc simplesmente se sente perdido, culpado e sabe que nunca incentivou esse comportamento?! Pois bem, isso aconteceu comigo, meu filho de cinco anos cometeu ato racista na escola. Eu e o pai dele estamos muito perdidos, magoados e fazendo uma auto reflexão onde foi nosso erro para evitar que isso acontecesse. Fui informada do ocorrido pela professora, me coloquei a disposição na escola para uma reunião entre os pais da criança e pedir desculpas porque somos responsáveis pelo meu filho. Tenho procurado, pesquisado muito sobre o assunto e assim me deparei com esse vídeo. Vi até um comentário de uma pessoa aqui no vídeo que a filha de sete anos passou por isso e alguém disse que isso não pode ficar "impune". Mas que tipo de punição ela se refere? O que aconteceu comigo foi entre duas crianças de cinco anos, agora estou buscando meios de ensinar pra ele que isso é errado, é crime e fere o coração da coleguinha. Mas o mau estar fica entre os pais, eu nem consigo olhar pra cara da mãe da criança por me sentir culpada e constrangida e olha que essa mãe é uma pessoa que conheço de vista e admiro muito.
Detalhe, meu filho é uma criança que convive bem com todos os amiguinhos, nunca excluiu ou fez tal ato com ninguém, muito pelo contrário, ele é tão pegajoso com as outras crianças, quer levar todo mundo pra casa pra brincar com ele.
Oi, como você fez com seu filho? Aconteceu o mesmo com meu menino de 4 anos, e não tenho compartimento racista e nem.minha família, estou sem saber o q fazer, ja conversei com ele mas a professora Falou q ele continua magoando a menina 😥 fico tão triste
@@roselainetavares4033 Isso não é normal, não é normal uma criança de apenas 5 anos simplesmente cometer racismo com outra da mesma idade, se ela fez isso é culpa sua, pois a criança é o reflexo dos pais!
Isso dá processo na justiça ontem minha filha passo por isso quero saber quem responde por esse crime
COMO conhecer a escola acolhedora. Conhece escola infantil na zona oeste e Santa Cecília ?
Eu sofro racismo todos os dias na escola e os professores não fazem nada😔😥🥺
Eu tambem relaxa !!!
Lian, reune seu bonde, amigas e amigos negros, se fortaleçam, compartilhem as referências pretas, denunciem os professores, a escola. Pergunte aos seus professores sobre as referências negras nas ciências, na história, nas artes, na tecnologia.... uma forma de enfrentar o racismo, como a Nathália reforçou em sua fala, é garantir representatividade , que inclusive é obrigatória, por lei, na educação básica. Questione seus professores sobre a Lei 10639\2003. E tbm incomde os amigos brancos, já que são amigos, e existe a relação de afeto, pergunte se eles percebem o racismo no dia a dia e o que eles fazem para ser menos racistas...
tá igual meu caso ano passado era racismo de uma certa professora que toda vez que ela ia dar aula na minha sala ela fazia racismo comigo
Denuncie ao direito humanos disque 100 denúncia anonima
Boa noite, gente meu filho de 5 anos meu falou uma coisa que eu estou sem reação. Estávamos conversando algo sobre pessoas pretas e ele falou que não gosta de pessoas pretas na hora fiquei assustada nao esperava ouvir aquilo de um filho meu .
A minha família e uma mistura minha avo e branca meu avô e preto, a família do meu esposo e toda de preto. O que me deixou chocada foi que eu perguntei pra ele ficasse doente e precisasse de sangue da avó ou do biso ele falou que não queria.
Pior que eu não sei como conversar com ele, sobre isso explicar sobre racismo, nunca imaginei que eu fosse ter explicar isso pra um filho, meu esposo e preto
@@mara3.147Ele só tem 5 anos , vc ainda consegue reverter isso . Tudo tem um ponto de partida , ele não tirou isso do nada . Trabalha na cabecinha dele sobre isso , ele ouviu ou viu algo em algum lugar , mostra pra ele que esse ponto de vista está errado .
Muito obrigado pela resposta , que ele já deve ter precenciado algo a respeito eu nunca vi ,mas imagino que sim a meu avô que e preto ele mesmo declara que não gosta de preto que quando casou com minha avó , ele tinha outra que era preta e casou com minha avó porque era branca ele tem 80 anos eu cresci ouvindo isso . Esses dias estáva conversando com meus filhos sobre a festinha da quadrilha, na escola e falei o nome de uma coleguinha pra ele dançar, ele começou a chorar e disse se fosse pra ele dançar com ela ele não queria
A coleguinha e preta , ele falou que queria dançar com uma outra que e branca. E algo que tem que ser observado por que quando chega na época da quadrilha pra montar os pares os professores tem muita dificuldade por as crianças pretas ninguém quer dançar. Aínda dizem que racismo não existe
❤❤
☺😍
Sofri muito no último ano do ensino médio foi terrível se fosse hoj em dia como eram de maiores eu tinha denunciado todos os 3 com certeza , pagar na cadeia.
Isso é
Chamado de racismo estrutural?
Olá,
Vivi sinto muito por passar por essas situações. Sei que não é fácil e por isso mesmo, peço que procure denunciar essas situações para os seus pais/ professores e amigos. Para que juntos lutem contra essa violência. E também recomendo: se possível, busque psicoterapia.
Sou mãe branca e minha filha de 10 anos no 5° ano está passando por racismo e bullyng, e falei pela 3° vez na escola municipal com a diretora, acho que estão negligênciando, o que fazer ?
Denunciar aos direitos humanos disque 100
Meu amigo fez racismo com a menina da escola
Eu tenho 7 anos
O racismo eu sofri dentro de casa com a minha ela nunca me chamava se chamava de preta de de negra suja nunca me chamou pelo ela era tão racista que na hora da morte me chamou para eu ver ela quando eu cheguei lá ela falou para mim que eu era uma negra uma macaca e que ela não gostava de negro nem aquilo fofinho E ela morreu eu não fui no enterro e hoje em dia eu não posso chegar nem no portão da casa que era dela porque meus irmãos quer dizer eu não enviei nada por ser negra achavam que eu tinha obrigação de ir no enterro não fui não iria nem vou guardar remoto nenhum ela teria que ter ido na hora que eu nasci
Eu não sou racista minha avó era negra e meu avô branco do olho azul, mrj marido é negro e a familia dele tem umas brincadeiras de chamar os de orelhudo etc.. e sempre condenei e nunca gostei.
Criar comunidades nos instrumentalizar para encontrar escolas co proposta pedagogica w nos convenha.
Eu sofria de bulin pelo tamanho, racismo eu ouvia na tv chamando pessoas de macaco
Bom hoje aconteceu... na minha escola um amigo meu amigo mesmo sabe acabou chamando um outro menino de macaco e bom eu nao estava na hora se nao eu acabava com a amizade ali mesmo o menino ofendido e muito grande e forte e acabou desferindo um soco no meu "amigo" e sim eu sei que nao foi certo mais na hora eu acho q faria o mesmo entao vim pesquisar o que fazer para falar com o meu "amigo" eu to pensando em chegar amanha mesmo que em aula e se ele estiver la eu vou mandar o papo pq eu sei muito bem oq falar pra ele mais vim pesquisar como falar com ele pq se eu tivesse na hora eu iria detonar ele nao fisicamente mais sim psicologicamente eu iria sim falar o quanto ele foi um merd4.
E a prof fez um para casa pra aprender que não pode fazer isso
Todo mundo faz piadinha comigo por minha cor..m
😂😢😢😢
E tou na conta da minha mãe
🏠🧥🧸🤍👍
Eu fico muito feliz em ajudar!