Amo esse homem, quanto tem muitos homens dizendo "não existir" machismo, Karnal fala sobre misoginia o que é mais extremo que machismo. Ainda bem que existe homem como você.
@@billgatesdivorciado2342 o Karnal abriu o cu pro marxismo cultural e o politicamente correto, essa gente que se diz sem preconceito nenhum são as menos confiáveis
Impensável hoje imaginar quantas mulheres lutaram e morreram em nome dessa igualdade de direitos. Pensar que trabalho, que entrei numa universidade e já tenho duas graduações, que posso decidir em me casar e se quero ter filhos e inclusive me divorciar...isso é grandioso, devo muito a tantas mulheres que lutaram por isso. Perfeita apresentação professor, como sempre vc é de uma clareza admirável, estarei repassando e compartilhando esse lindo trabalho.
Na minha singela opinião, digo que todos esses direitos que foram supostamente conquistados pelas mulheres, já seriam conquistados normalmente por sobrevivência pelo tempo. Nada vcs fizeram surgir, somente se privilegiaram de direitos conquistados a força e matança de nós homens, atitudes que vcs nunca tiveram e nunca vão ter de pela maioria numerosa de vcs msm dessa forma, se poriam a guerrear ou se manterem firmes diante de condições severas somente por não conseguirem serem unidas, mas sim competitivas entre si... Acho que estamos vivendo algo normal pelo tempo, avanço tecnológico e sensualidade que vcs iriam de fato ter seus direitos reconhecidos depois da chegada bonança que as guerras que nos homens fizemos para que uma suposta paz reinasse no mundo. Tanto que hj em dia, vcs mulheres não se respeitam, não são mais responsáveis com suas famílias e no msm momento críticam vcs msm e sempre vão vos criticar.
Leonidas Polo amigo, primeiro ponto; pare de escrever com o cu. Parece uma redação do 4 ano este seu comentário. E você fala muito em guerrear. O senhor já participou de quantas guerras camarada? E me explique, de que maneira a mudança social em relação as imposições de gênero, sem base biológica, viriam sem o reconhecimento das mesmas? E a bonança não foi conquistada por guerras, e sim pela globalização econômica.
isso abriu uma parte fechada da minha consciência, bela explicação Sr Leandro tenho 17 anos, mas creio q quanto mais cedo os jovens se livrarem dessa alienação melhor, obrigado
Na sua fala quando exemplifica "a mulher cabe a casa e ao homem a rua"...era exatamente assim que meu ex-marido tratava o nosso relacionamento - dizendo que a mulher deveria ser submissa ao homem, que isso estava na Bíblia. Felizmente, descobri através do estudo (Psicologia) que o preconceito é a raiz de todo mal e que todo ser humano merece ser valorizado tal como é!! Meu TCC falará sobre o assedio moral e sexual da mulher no local de trabalho - será para mim um divisor de águas para a minha própria liberdade!
@@Fyrten Está na bíblia pq esse livro idiota foi escrito por homens numa época onde as mulheres eram tratadas como animais pelo patriarcado. Caso vc não saiba, antes do patriarcado as mulheres eram vistas como deusas. O matriarcado existiu no mundo muito antes do patriarcado e por muito mais tempo. Não tem problema, nós já acabamos com o patriarcado. Agora só falta alguns ajustes. Passar bem!
Professor, eu vejo e revejo os vídeos de tempos em tempo. Por um acaso este, me fez chorar por causa da nossa condição de ser mulher e saber que desde que mundo é mundo, a mulher sempre sofreu, sofre e sofrerá. Eu agradeço a sensibilidade que vc tem conosco. Obrigada.
Já escutei que dirijo bem igual homem, que devo ser mais dócil entre outras. As pessoas sempre nos condenam quando temos comportamentos que não são classificados como femininos, esperam a docilidade feminina. Não sou grosseira esses dias até fui elogiada pelo modo como trato as pessoas, mas sou objetiva e não tenho tempo para amabilidades. O mundo nos trata como plebéia e quer que nos comportemos como rainha, e são principalmente os homens que fazem isso. O mundo pressiona muito a mulher e nao quer que ela responda a altura. A sociedade fica o tempo todo se preocupando em dizer o que nós mulheres temos de ter frágil, e na verdade com exceção da força física que é biológica, ter aspectos mais frágeis é bem relativo, não existe padrão para homens e mulheres.
Eu como homem tenho observado que as mulheres são realmente consideradas como inferiores por muitos, mas quando se trata de infidelidade dos cônjuges as mulheres levam vantagens porque as mulheres traídas a sociedade se compadece das tais, mas quando o homem que é traído a sociedade faz escárnio.
@@edisonjose2702 pouco benefício, já que para o homem traído resgatar a "honra" imaginária, ele geralmente mata a mulher que o traiu. Já o homem infiel incorre da mulher sedutora que o seduziu ou da esposa que não o satisfazia em casa kkkk e lá vai a mulher ser apedrejada novamente
@@edisonjose2702 desculpe ressuscitar o tema, uma vez q só vi agora, mas discordo no ponto de mulheres traídas levarem vantagens (ou pelo menos em parte), já q muitas vezes a mesma mulher q recebe o compadecimento, também é julgada, pq não consegue manter o marido, q tem q seguir padrão de beleza pra segurar marido, ou até msm pra mostrar q sai por cima. E muito do homem q vira escárnio, é exatamente porque é tratado como se ele não conseguisse "segurar a mulher q tem ou dar conta". No final, a mulher é tratada como objeto, ser inferior que precisa tentar manter o parceiro e ser dominada por ele.
Gente... época de eleições... um candidato pior que o outro... e aí ouvimos Leandro Karnal! Fantástico! Como eu gostaria de tê-lo como Presidente, Karnal!
@Comando Bluray Torrent Ele é mais do que um intelectual destacado, ele é um grande sábio. Mas, mesmo assim não acredito que ele queira ou deva ser presidente ou ocupar quaisquer outros cargos políticos. O sistema está corrompido demais e em tudo o quê ele toca fica maculado.
Que orgulho tenho de morrer sabendo que ouvi da boca de um ser humano tamanho entendimento sobre a condição humana, obrigada por me ensinar tantas coisas que eu nunca tinha parado pra pensar .Que seja sempre respeitado por onde passar ,que seja cuidado quando precisar ,pois vc é um homem digno.
Fantástico!!! Lindo de ouvir. Sou umbandista, e na religião temos muito preconceito, por conta das entidades femininas se manifestarem em homens, complexo e de longa reflexão. Gratidão professor
Um fato que me chamou muita atenção foi na posse da Presidente Dilma no seu segundo mandato. No momento da posse, jornalistas homens e mulheres comentavam , sobre sua roupa e também por estar “ fora de forma”. Eu não me lembro de terem feito comentários sobre os ternos e o corpitcho de nenhum dos presidentes anteriores. Todos homens. We have a long way to go.....
poucos prestaram atenção no comportamento do Temer q assim como Trump, saiu andando e nem teve a gentileza de pegar nas mãos da sua esposa. Dilma notou e puxou ela! Em toda a cerimonia a Dilma colocava a Marcela ao lado do marido e não atrás :/ horrivel!
Bem lembrado! No dia da posse de Dilma, meu pai sem nenhum pudor exclamou: - Se é pra ter uma mulher como presidente do Brasil, que ao menos fosse bonita. Lamentável, principalmente sabendo que ele jamais alcançou 0,001% do que ela alcançou. Estamos vivendo uma epidemia de misoginia e aparentemente 28% do brasileiros consideram isso aceitável.
No dia após a presença feminina nas ruas, ao lado de muitos homens também, que manifestaram suas inquietações femininas, ouço e vejo o professor em sua clara exposição histórica e atual sobre nosso espaço no tempo e na sociedade. Agradeço suas palavras. Elas aquietam dúvidas e inseguranças. Elas evocam os desejos de sermos, homens e mulheres, fundantes de tempos de vida mais ética. Neste domingo, aniversário de sua mãe, agradeço a ela, o filho que fala a nós.
A misoginia está presente em todos os lados, nas ruas, nos trabalhos, nas escolas e universidades, mas a que mais dói é a que sofremos dentro de nossos próprias lares!
@@andromeda9913 Nesta Sociedade Ginocentrica é Misândrica.... normal.... 80 % das denúncias da Lei Maria da Penha são falsas ..... tem até juíza mulher comentando isso por aqui. Você nem deve saber o significado da palavta Ginocentrismo... abs
@@billgatesdivorciado2342 Concordo que a misandria também deve ser combatida. Mas suas colocações só provam que, infelizmente, a misoginia ainda é muito forte na sociedade.
Maravilhoso, Karnal... obrigada... eu aprendi muito mais... e enviei esse vídeo ao meu filho de 15 anos, para que ele possa entender como funciona os preconceitos nos dias de hoje.... eu realmente espero que ele assista.... OBRIGADA!!!
Durante a minha gestação, o genitor da minha filha só se interessou em saber se era menino ou menina. Depois que descobriu que era uma menina, sumiu de vez.
Nós temos um longo caminho pela frente! E como diz a Simone de Beauvoir, no livro o segundo sexo, e eu super concordo com ela! O machismo /misoginia, tem seu poder nas pequenas coisas. Na louça que a mulher lava quando chega em casa, na preocupação de lista de mercado para a janta, no lixo que deve ser levado para fora, na escola que liga para a mãe, quando a criança está com problema, doente ou ferido! Na escola da minha filha, fiz o teste, em todos os cadastros coloquei o telefone do pai, quando ela teve febre, ligaram para o telefone cadastrado, encontraram o pai, não falaram para ele do problema, mas pediram o meu telefone! Duas coisas poderiam ter acontecido a partir daí. 1) A escola deveria ter solicitado ao pai que viesse pegar a menina na escola. 2) O pai deveria ter perguntado o que se passava, e ter ido pegar a filha na escola. Mas ele preferiu não perguntar nada e passar o meu número, porque eu sou a mãe. E são nas ações do dia a dia, nas ações corriqueiras que sinto o verdadeiro do poder do preconceito contra a mulher. Como não consegui dividir as tarefas cotidianas com meu parceiro, depois do nascimento da minha filha, pedi o divórcio e parei de trabalhar para criar ela, porque considero muito injusto, trabalhar fora, cuidar da casa e criar a filha. E quando meu ex-marido questiona eu digo a ele, não tem problema, você assume a guarda, continua trabalhando, e eu te pago uma pensão. Porque se eu posso trabalhar fora, cuidar da casa e educar ela você também pode! Mas, se vc não se sente capaz de fazer isso, não cobre isso de mim! E invariavelmente sou acusada por ele de feminista radical.
Joyce, o seu argumento é super válido mas eles não aceitam porque não aguentariam fazer o que a mulher consegue! E eles não querem abrir mão de seu conforto!
Homem com conforto só pode estar de brincadeira quase todo serviço que é de risco são feito por homens , se homens entrarem em greve a sociedade colapsa totalmente .
@@jonatajanssen4671 Mas isso também é culpa do machismo, conheço muitas mulheres que fizeram entrevista de emprego para algum trabalho de risco, e escutaram a bendita frase "esse não é um trabalho para mulher". Mesmo elas tendo capacidade (tendo se formando na área com boas notas) é muito mais difícil para conseguir um emprego pq os empregadores as jugam incapaz.
@@fernandalopes4541 trabalhos de riscos muitas vezes são pessoas que não tem diploma , serviços braçais. Extração de carvão mineral , ouro e outros minérios , mulheres trabalham nestes locais apenas mandando ou seja e muito mais tranquilo ser mulher
Cresci em um lar pobre em que a misoginia era bem presente, chegando ao ponto que envolvia violência. Uma tia sofria agressões constantes do próprio marido. Foi bem difícil. Eu acreditava que em lugares onde existia uma elite cultural era diferente. Já com 17 anos, entrei pro curso de física em uma universidade federal e a primeira coisa que ouvi dos colegas veteranos era que mulher na física era como seno e cosseno, ou seja, precisava elevar ao quadrado e somar pra ser equiparada a um homem. Fiquei chocada ao descobrir que a misoginia era independente de classe. :/ Ainda temos um longo caminho a percorrer nessa luta por igualdade.
@@exterminatoreljoker3021 Nossa, você por aqui? Que triste de novo! Limitadas por que, meu bem? Por quê esse ódio? Foi pq vc nasceu com pipi? O meu amor, não fica triste não. Você continua limitado. Mal se lembra que um dia vai para o mesmo lugar que a mulher.
@@jubsfem É o seguinte, sendo sincero pra você. Pra mim o feminismo, não passa de pura misandria. São mulheres que tem inveja e repulsa da figura masculina. O Homem é uma bênção de Deus! Contribuíram ao longo dos séculos! 90% das invenções humanas foram homens que inventaram. Guerra (Uma coisa que foi negativa, mas as maiores vítimas foram os homens. Claro, os únicos que lutaram.) Arquitetura. Prédios, avenidas, estádios e etc... e tudo mais que você possa imaginar... mulheres vieram para parir filho, e para dedicar sua vida ao lado de um homem. Está na bíblia! Voltando ao feminismo, esse papo que feminismo prega igualdade isso é história para boi dormir! Feminismo prega a misandria e superioridade sobre o homem. Sei que vou parecer na cabeça de vocês femimi "machista" mas não estou sendo "machista" e sim realista. 😉 e me baseio em fatos e não achismo. O feminismo me enoja! E Eu odeio feministas.
Aprendi muito e torno-me um cidadão melhor com os seus ensinamentos. Confesso que muito do que foi dito e compartilhado, eu já refletia, mas agora organizei essas idéias e muitas desses comportamentos negativos em relação a vida e o feminino eu já habia descartado, mas deixo ainda mais quaisquer coisas, por simples que parecem que despertem a misoginia. Muito obrigado professor.
É isso aí Leandro. Vou lhe passar uma crítica nem construtiva e nem destrutiva. Mas você entenderá. Autoridade da mulher foi escondida há muito tempo. E o que o sistema faz é esconder cada vez mais Isso faz parte da infecção do ser humano. Lógico que eu sou contra é claro. Eu tenho minha opinião sobre isso. Como eu acredito Que o ser humano. É um ser e na evolução do espírito um dia tudo mudará
Narcisistas digo isso pq misoginos tem problema psicologico e sao mau carater se comportam como misandrica, ja essa galera que ataca nos comentarios sao narcisistas que nãoao se conformaram em receber um não de uma mulher e como narcisistas não suportam que as pessoas lhe neguem algo quer se vingar das mulheres mas percebe que eles menosprezam os homens tbm
Quwe vídeo maravilhoso!!! Um assunto tão recorrente que atinge tantas pessoas, tantas cabeças presas ao que um dia foi "regra". Precisamos libertar nossos conceitos, fazer com que eles evoluam, e assim nos tornaremos pessoas mais humanas, mais sociáveis. Lugar de mulher é onde ela quiser.
As interpretações religiosas, como você já bem abordou em suas palestras, possuem um alto teor machista. Os homens sempre ditando as regras, independente se a mulher está sendo prejudicada e sofrendo injustiça. As mulheres quando são presas, na maioria são abandonadas pelo parceiro, o que não ocorre com os homens. Se está fraca e doente é fresca e mimada. Se o homem empobrece, a culpa á exclusivamente dela, se os filhos não dão certo, a culpa é da mãe e por aí vai. Lamentável ver o Brasil com alto grau de misoginia e ignorância.
@joao vitor Silva Qual o seu problema com o comentário? Não tem nada a ver com você o que ele disse. Deixa de ser ignorante e aprenda a respeitar a opinião dos outros. Concordo plenamente com o que ele falou e se sua posição é a melhor, porque não a expõe de forma inteligente ao invés de atacar com um argumento tão pobre?
Os comentários de homens misoginos também surgem para atacar os homens que nos respeitam! Não mude! Vc é mais inteligente! Imagine como são tristes e sem graça, na vdd, brochantes os relacionamentos com esses tipo! Vc falou no seu comentário tudo o q sempre observei desde criança. Detalhe, com meus 10 anos já enchia meu pai de perguntas por n concordar cm as coisas q aprendia na Bíblia quanto as mulheres. Ainda bem que amadureci! Agora n pergunto, afirmo!
As vezes o cara nem quer casar, ai a mina diz que tomou Pirula mas na verdade não... E ai engravida contra vontade do pai... E ai DEPOIS de um casamento forçado procuram julgar o homem pelos atos ruins, pessoas quando são obrigadas a fazer algo elas ficam imprevisíveis....
Assisti há alguns anos, hoje assistindo novamente no dia das mulheres. É um conteúdo rico de conhecimento, mas, principalmente, rico em reflexão. Obrigado pela existência, Karnal.
Que espetáculo de vídeo! Tanta coisa importante de ser dita com clareza! Feliz com essa aula linda, em que o óbvio é dito de modo inteligente e bem embasado. Esse é o Karnal!!! 🎉❤
Eu nunca havia conhecido uma definição mais clara e completa de um termo tão importante. Confesso que há anos busco a evolução neste assunto, visto que já cometi erros citados no vídeo e confesso que as vezes nem os via como erro. Tento todos os dias me livrar da herança e comportamento involuntário de misoginia e preconceitos. Nem sempre consigo, mas sou forte o suficiente para admitir meus erros. Obrigado pelo esclarecimento brilhante
Gostei muito de assistir esta aula,esta palestra ,gostaria que o senhor tivesse um espaço nas redes de TV,para que todas as pessoas tivessem acesso a estas informações importantíssimas para todas as famílias. Parabéns o senhor é um ótimo professor.
Não sei como os vídeos de um canal como esse podem ganhar deslike. Karnal, só falta um podcast seu agora para eu poder te ouvir indo pro trabalho sem precisar me preocupar com o bloqueio da tela.
Que aula magnífica! E o pior é ver que em tempos de agravamento do pensamento reacionário, muitas mulheres têm comportamento misógino, perpetuando a violência e o preconceito nos seus filhos e na nova geração. É o tiro no pé... E nem percebem.
Mais tolerância, Brasil! Menos misoginia, racismo, transfobia, sexismo, lipofobia, homofobia e intolerância religiosa. Mais respeito, Brasil! Mais igualdade entre as diversas formas de ser, e de viver! Parabéns, Karnal!
@@exterminatoreljoker3021 Paranóia. Esse nome te faz jus, conveniente... Vale nem a pena te dar uma resposta sincera. Vai procurar algo útil pra fazer cara
pô eu tenho 12 anos e vou fazer uma prova sobre misoginia e eu n tinha entendido do assunto ate agora, mas esse cara me ajudou muito. Você vai ser importante na prova
Nossa quanto comentário machista que eu li aqui, justamente num vídeo que fala sobre a misoginia, tenho dó dessas pessoas que com certeza não vão mudar temos apenas que lutar contra isso para que não espalhe para as crianças.
E assim não so nesses videos como em videos que critica grupos racistas, xenofobicos sempre a galera vem atacar nos comentários são pessoas inseguras que buscam superioridade
Tive de vir lhe parabenizar pelo seu vídeo professor Leandro. Conseguiu colocar o que é ignorado pela perspectiva dos habituados a estarem alienados de uma maneira que fez parecer algo obvio de se entender... e fez isso com um discurso objetivo e coeso. Descobri seu canal hoje, e estou muito contente. Seus vídeos são inspiradores, diria até mesmo que de utilidade pública. Algo extremamente necessário no Brasil. Deixo aqui um sincero 'obrigado' ao senhor.
Professor Karnal, sempre com um domínio perfeito da língua portuguesa. Fala com propriedade um assunto tão importante e difícil de se discutir. Mas ao ouvi-lo dizer parece fácil... Tem me ensinado tanto...😍
Professor! Traga vídeos falando sobre, comunismo, socialismo, conservadorismo e etc!! Seria de muita importância nessa fase que passamos. Você como historiador seria perfeito.
Tem a mulher, negra e gay. Como eu! Que sofre três grandes de preconceitos da sociedade. Amo o Karnal queria ter uma aula dessa no meus tempos de escola.
dizem que você é ateu, me aconselharam não mais assistir seu canal. Mas eu respondi que sou cristã e estou aqui para aproveitamento do que é bom de se apreender e que há conceito que não devemos criticar, mas que ele é um ser iluminado isso ninguém pode negar. Te amo e sei o quanto você faz o bem a todos!
Isso foi um grande avanço na igualdade de direitos, mas creio ser apenas o começo. Quando ouço mulheres criticando as feministas, penso o que seria do mundo se elas não dessem a cara a bater para garantir que a mulher de hoje pudesse usar contraceptivos, ter seu próprio CPF, carteira de trabalho, aposentadoria, entre outros, incluindo o direito a voto que hoje define as eleições no Brasil. Quem as critica, possui um alto grau de ignorância e deveriam usar burcas, não votar e ter filhos igual coelhos, já que consideram a luta pela igualdade coisa de feministas e minorias.
@@laughingendlessly Mas a constituição não teria dado isso se não fosse as mulheres lutando, indo a rua e chamando atenção para aquilo, assim como muitas coisas que aconteceram no mundo e no governo, isso foi feito por pressão popular e não pq o governo queria aquilo.
Amo esse homem, quanto tem muitos homens dizendo "não existir" machismo, Karnal fala sobre misoginia o que é mais extremo que machismo.
Ainda bem que existe homem como você.
Esse cara não é homem nem aqui é nem um outro universo ... para com
Isso ..
@@billgatesdivorciado2342 o Karnal abriu o cu pro marxismo cultural e o politicamente correto, essa gente que se diz sem preconceito nenhum são as menos confiáveis
@@Щилберт Eu sei ... Ele é como a maioria dos filósofos famosos no Brasil.
@@billgatesdivorciado2342 pelo visto você é um grande entendedor de homens.
@@Щилберт Incrível como tu nomeou uma teoria da conspiração e outra ideia que é uma preocupação mínima na nossa sociedade.
Impensável hoje imaginar quantas mulheres lutaram e morreram em nome dessa igualdade de direitos. Pensar que trabalho, que entrei numa universidade e já tenho duas graduações, que posso decidir em me casar e se quero ter filhos e inclusive me divorciar...isso é grandioso, devo muito a tantas mulheres que lutaram por isso. Perfeita apresentação professor, como sempre vc é de uma clareza admirável, estarei repassando e compartilhando esse lindo trabalho.
Gleides Rosa Belo comentário!
.....Igualdade vem por méritos. Nao por imposicao como pregam os ´´socialistas´´ que, além de opressores, sao CORRÚPTOS.
@Vitor Silva 🤡
Na minha singela opinião, digo que todos esses direitos que foram supostamente conquistados pelas mulheres, já seriam conquistados normalmente por sobrevivência pelo tempo.
Nada vcs fizeram surgir, somente se privilegiaram de direitos conquistados a força e matança de nós homens, atitudes que vcs nunca tiveram e nunca vão ter de pela maioria numerosa de vcs msm dessa forma, se poriam a guerrear ou se manterem firmes diante de condições severas somente por não conseguirem serem unidas, mas sim competitivas entre si...
Acho que estamos vivendo algo normal pelo tempo, avanço tecnológico e sensualidade que vcs iriam de fato ter seus direitos reconhecidos depois da chegada bonança que as guerras que nos homens fizemos para que uma suposta paz reinasse no mundo.
Tanto que hj em dia, vcs mulheres não se respeitam, não são mais responsáveis com suas famílias e no msm momento críticam vcs msm e sempre vão vos criticar.
Leonidas Polo amigo, primeiro ponto; pare de escrever com o cu. Parece uma redação do 4 ano este seu comentário. E você fala muito em guerrear. O senhor já participou de quantas guerras camarada? E me explique, de que maneira a mudança social em relação as imposições de gênero, sem base biológica, viriam sem o reconhecimento das mesmas? E a bonança não foi conquistada por guerras, e sim pela globalização econômica.
Um vídeo desse tem alto valor, principalmente nesse ano de 2018.
isso abriu uma parte fechada da minha consciência, bela explicação Sr Leandro
tenho 17 anos, mas creio q quanto mais cedo os jovens se livrarem dessa alienação melhor, obrigado
Eu pago Internet pra assisitir video com este tipo de conteúdo .😎👏👏👏
Eu pensei a mesma coisa aqui👏👏👏👏
Gado.
Kkkk gostei kkkkk inteligente kkkkk
✌️😎
Eu tbm!!! Com certeza!!!
Na sua fala quando exemplifica "a mulher cabe a casa e ao homem a rua"...era exatamente assim que meu ex-marido tratava o nosso relacionamento - dizendo que a mulher deveria ser submissa ao homem, que isso estava na Bíblia. Felizmente, descobri através do estudo (Psicologia) que o preconceito é a raiz de todo mal e que todo ser humano merece ser valorizado tal como é!!
Meu TCC falará sobre o assedio moral e sexual da mulher no local de trabalho - será para mim um divisor de águas para a minha própria liberdade!
E a Misandria? Você também abordará sobre esse assunto. Se existe Misoginia... é óbvio que existe Misandria...
Engraçado, isso realmente está na bíblia
@@billgatesdivorciado2342 o que você tem feito para combater a misandria? Invalidar a luta alheia não vai resolver o problema.
@@billgatesdivorciado2342 faça você um TCC sobre o tema.
@@Fyrten Está na bíblia pq esse livro idiota foi escrito por homens numa época onde as mulheres eram tratadas como animais pelo patriarcado. Caso vc não saiba, antes do patriarcado as mulheres eram vistas como deusas. O matriarcado existiu no mundo muito antes do patriarcado e por muito mais tempo. Não tem problema, nós já acabamos com o patriarcado. Agora só falta alguns ajustes. Passar bem!
Professor, eu vejo e revejo os vídeos de tempos em tempo. Por um acaso este, me fez chorar por causa da nossa condição de ser mulher e saber que desde que mundo é mundo, a mulher sempre sofreu, sofre e sofrerá. Eu agradeço a sensibilidade que vc tem conosco. Obrigada.
Choramos, também, pelas afegãs e similares...
Fora Bolsonaro.
Já escutei que dirijo bem igual homem, que devo ser mais dócil entre outras. As pessoas sempre nos condenam quando temos comportamentos que não são classificados como femininos, esperam a docilidade feminina. Não sou grosseira esses dias até fui elogiada pelo modo como trato as pessoas, mas sou objetiva e não tenho tempo para amabilidades. O mundo nos trata como plebéia e quer que nos comportemos como rainha, e são principalmente os homens que fazem isso. O mundo pressiona muito a mulher e nao quer que ela responda a altura. A sociedade fica o tempo todo se preocupando em dizer o que nós mulheres temos de ter frágil, e na verdade com exceção da força física que é biológica, ter aspectos mais frágeis é bem relativo, não existe padrão para homens e mulheres.
Nós somos julgadas o tempo todo. Se a gente pisa na bola, nos colocam na cruz sem nem pensar.
“ UM DESABAFO SINCERO E COERENTE ”
Concordo e compartilho da sua indignação.
Eu como homem tenho observado que as mulheres são realmente consideradas como inferiores por muitos, mas quando se trata de infidelidade dos cônjuges as mulheres levam vantagens porque as mulheres traídas a sociedade se compadece das tais, mas quando o homem que é traído a sociedade faz escárnio.
@@edisonjose2702 pouco benefício, já que para o homem traído resgatar a "honra" imaginária, ele geralmente mata a mulher que o traiu. Já o homem infiel incorre da mulher sedutora que o seduziu ou da esposa que não o satisfazia em casa kkkk e lá vai a mulher ser apedrejada novamente
@@edisonjose2702 desculpe ressuscitar o tema, uma vez q só vi agora, mas discordo no ponto de mulheres traídas levarem vantagens (ou pelo menos em parte), já q muitas vezes a mesma mulher q recebe o compadecimento, também é julgada, pq não consegue manter o marido, q tem q seguir padrão de beleza pra segurar marido, ou até msm pra mostrar q sai por cima. E muito do homem q vira escárnio, é exatamente porque é tratado como se ele não conseguisse "segurar a mulher q tem ou dar conta". No final, a mulher é tratada como objeto, ser inferior que precisa tentar manter o parceiro e ser dominada por ele.
Gente... época de eleições... um candidato pior que o outro... e aí ouvimos Leandro Karnal! Fantástico! Como eu gostaria de tê-lo como Presidente, Karnal!
#KarnalPresidente2022
Não vamos estragar o LEANDRO...KK
@Comando Bluray Torrent Ele é mais do que um intelectual destacado, ele é um grande sábio.
Mas, mesmo assim não acredito que ele queira ou deva ser presidente ou ocupar quaisquer outros cargos políticos. O sistema está corrompido demais e em tudo o quê ele toca fica maculado.
Quem sabe um dia seja viável que ele se torne nosso presidente. Mas, por ora, isto é um tiro no pé.
#Legião Army Na verdade, me contentaria se ele fosse a “Mão do Rei”. O problema é: que “rei” Karnal apoiaria??
Que orgulho tenho de morrer sabendo que ouvi da boca de um ser humano tamanho entendimento sobre a condição humana, obrigada por me ensinar tantas coisas que eu nunca tinha parado pra pensar .Que seja sempre respeitado por onde passar ,que seja cuidado quando precisar ,pois vc é um homem digno.
Fantástico!!! Lindo de ouvir. Sou umbandista, e na religião temos muito preconceito, por conta das entidades femininas se manifestarem em homens, complexo e de longa reflexão. Gratidão professor
Um fato que me chamou muita atenção foi na posse da Presidente Dilma no seu segundo mandato. No momento da posse, jornalistas homens e mulheres comentavam , sobre sua roupa e também por estar “ fora de forma”. Eu não me lembro de terem feito comentários sobre os ternos e o corpitcho de nenhum dos presidentes anteriores. Todos homens. We have a long way to go.....
poucos prestaram atenção no comportamento do Temer q assim como Trump, saiu andando e nem teve a gentileza de pegar nas mãos da sua esposa. Dilma notou e puxou ela! Em toda a cerimonia a Dilma colocava a Marcela ao lado do marido e não atrás :/ horrivel!
Bem lembrado! No dia da posse de Dilma, meu pai sem nenhum pudor exclamou: - Se é pra ter uma mulher como presidente do Brasil, que ao menos fosse bonita.
Lamentável, principalmente sabendo que ele jamais alcançou 0,001% do que ela alcançou. Estamos vivendo uma epidemia de misoginia e aparentemente 28% do brasileiros consideram isso aceitável.
Corroboro contigo
@@anacamga1 Assaltar bancos? Que grande feito
Um jornalista perguntou: onde está a 1ª dama, Presidente?
No dia após a presença feminina nas ruas, ao lado de muitos homens também, que manifestaram suas inquietações femininas, ouço e vejo o professor em sua clara exposição histórica e atual sobre nosso espaço no tempo e na sociedade. Agradeço suas palavras. Elas aquietam dúvidas e inseguranças. Elas evocam os desejos de sermos, homens e mulheres, fundantes de tempos de vida mais ética. Neste domingo, aniversário de sua mãe, agradeço a ela, o filho que fala a nós.
A misoginia está presente em todos os lados, nas ruas, nos trabalhos, nas escolas e universidades, mas a que mais dói é a que sofremos dentro de nossos próprias lares!
Peraí... Se existe Misoginia... é óbvio que existe a Misandria ... e não vejo vídeos do assunto .
@@billgatesdivorciado2342 faz sentido
@@billgatesdivorciado2342 coitadinho do homem que é subjugado pela mulher
@@andromeda9913 Nesta Sociedade Ginocentrica é Misândrica.... normal.... 80 % das denúncias da Lei Maria da Penha são falsas ..... tem até juíza mulher comentando isso por aqui. Você nem deve saber o significado da palavta Ginocentrismo... abs
@@billgatesdivorciado2342 Concordo que a misandria também deve ser combatida. Mas suas colocações só provam que, infelizmente, a misoginia ainda é muito forte na sociedade.
Maravilhoso, Karnal... obrigada... eu aprendi muito mais... e enviei esse vídeo ao meu filho de 15 anos, para que ele possa entender como funciona os preconceitos nos dias de hoje.... eu realmente espero que ele assista.... OBRIGADA!!!
Durante a minha gestação, o genitor da minha filha só se interessou em saber se era menino ou menina. Depois que descobriu que era uma menina, sumiu de vez.
Mds
Sinto muito
Sua filha e você não perderam nada. Se livraram de um traste misógino.
Nós temos um longo caminho pela frente!
E como diz a Simone de Beauvoir, no livro o segundo sexo, e eu super concordo com ela! O machismo /misoginia, tem seu poder nas pequenas coisas.
Na louça que a mulher lava quando chega em casa, na preocupação de lista de mercado para a janta, no lixo que deve ser levado para fora, na escola que liga para a mãe, quando a criança está com problema, doente ou ferido!
Na escola da minha filha, fiz o teste, em todos os cadastros coloquei o telefone do pai, quando ela teve febre, ligaram para o telefone cadastrado, encontraram o pai, não falaram para ele do problema, mas pediram o meu telefone!
Duas coisas poderiam ter acontecido a partir daí.
1) A escola deveria ter solicitado ao pai que viesse pegar a menina na escola.
2) O pai deveria ter perguntado o que se passava, e ter ido pegar a filha na escola.
Mas ele preferiu não perguntar nada e passar o meu número, porque eu sou a mãe.
E são nas ações do dia a dia, nas ações corriqueiras que sinto o verdadeiro do poder do preconceito contra a mulher.
Como não consegui dividir as tarefas cotidianas com meu parceiro, depois do nascimento da minha filha, pedi o divórcio e parei de trabalhar para criar ela, porque considero muito injusto, trabalhar fora, cuidar da casa e criar a filha.
E quando meu ex-marido questiona eu digo a ele, não tem problema, você assume a guarda, continua trabalhando, e eu te pago uma pensão. Porque se eu posso trabalhar fora, cuidar da casa e educar ela você também pode! Mas, se vc não se sente capaz de fazer isso, não cobre isso de mim! E invariavelmente sou acusada por ele de feminista radical.
Joyce, o seu argumento é super válido mas eles não aceitam porque não aguentariam fazer o que a mulher consegue! E eles não querem abrir mão de seu conforto!
Você está certíssima, se ambos trabalham ambos ajudam a cuidar da casa
Homem com conforto só pode estar de brincadeira quase todo serviço que é de risco são feito por homens , se homens entrarem em greve a sociedade colapsa totalmente .
@@jonatajanssen4671 Mas isso também é culpa do machismo, conheço muitas mulheres que fizeram entrevista de emprego para algum trabalho de risco, e escutaram a bendita frase "esse não é um trabalho para mulher". Mesmo elas tendo capacidade (tendo se formando na área com boas notas) é muito mais difícil para conseguir um emprego pq os empregadores as jugam incapaz.
@@fernandalopes4541 trabalhos de riscos muitas vezes são pessoas que não tem diploma , serviços braçais. Extração de carvão mineral , ouro e outros minérios , mulheres trabalham nestes locais apenas mandando ou seja e muito mais tranquilo ser mulher
Parabéns, caro professor Karnal! Um forte abraço! Maravilhoso!
Cresci em um lar pobre em que a misoginia era bem presente, chegando ao ponto que envolvia violência. Uma tia sofria agressões constantes do próprio marido. Foi bem difícil. Eu acreditava que em lugares onde existia uma elite cultural era diferente. Já com 17 anos, entrei pro curso de física em uma universidade federal e a primeira coisa que ouvi dos colegas veteranos era que mulher na física era como seno e cosseno, ou seja, precisava elevar ao quadrado e somar pra ser equiparada a um homem. Fiquei chocada ao descobrir que a misoginia era independente de classe. :/ Ainda temos um longo caminho a percorrer nessa luta por igualdade.
que revoltante...
Nós homens somos bem complexos. Mulheres são bem limitadas.
@@exterminatoreljoker3021 Nossa, você por aqui? Que triste de novo! Limitadas por que, meu bem? Por quê esse ódio? Foi pq vc nasceu com pipi? O meu amor, não fica triste não. Você continua limitado. Mal se lembra que um dia vai para o mesmo lugar que a mulher.
@@jubsfem Está me seguindo, poha? :|
@@jubsfem É o seguinte, sendo sincero pra você. Pra mim o feminismo, não passa de pura misandria. São mulheres que tem inveja e repulsa da figura masculina. O Homem é uma bênção de Deus! Contribuíram ao longo dos séculos! 90% das invenções humanas foram homens que inventaram. Guerra (Uma coisa que foi negativa, mas as maiores vítimas foram os homens. Claro, os únicos que lutaram.) Arquitetura. Prédios, avenidas, estádios e etc... e tudo mais que você possa imaginar... mulheres vieram para parir filho, e para dedicar sua vida ao lado de um homem. Está na bíblia! Voltando ao feminismo, esse papo que feminismo prega igualdade isso é história para boi dormir! Feminismo prega a misandria e superioridade sobre o homem. Sei que vou parecer na cabeça de vocês femimi "machista" mas não estou sendo "machista" e sim realista. 😉 e me baseio em fatos e não achismo. O feminismo me enoja! E Eu odeio feministas.
Contundente!! Muito obrigada!
Esse vídeo deveria passar de manhã, de tarde e de noite na TV para todos... Perfeito demais. Gratidão
Aprendi muito e torno-me um cidadão melhor com os seus ensinamentos. Confesso que muito do que foi dito e compartilhado, eu já refletia, mas agora organizei essas idéias e muitas desses comportamentos negativos em relação a vida e o feminino eu já habia descartado, mas deixo ainda mais quaisquer coisas, por simples que parecem que despertem a misoginia. Muito obrigado professor.
o humor reflete muito uma sociedade, quer conhece-los? Ria com eles.
Obrigado Professor. Excelente aula. Quando ouço Karnal, a Moja Coen, a Professora Maria Lucia Homem me sinto livre e tranquilo.
Obrigada professor. Isso deveria passar em telões na rua.
É isso aí Leandro. Vou lhe passar uma crítica nem construtiva e nem destrutiva. Mas você entenderá. Autoridade da mulher foi escondida há muito tempo. E o que o sistema faz é esconder cada vez mais Isso faz parte da infecção do ser humano. Lógico que eu sou contra é claro. Eu tenho minha opinião sobre isso. Como eu acredito Que o ser humano. É um ser e na evolução do espírito um dia tudo mudará
Fico imaginando quem são as pessoas que deram deslixe num vídeo desse
Narcisistas digo isso pq misoginos tem problema psicologico e sao mau carater se comportam como misandrica, ja essa galera que ataca nos comentarios sao narcisistas que nãoao se conformaram em receber um não de uma mulher e como narcisistas não suportam que as pessoas lhe neguem algo quer se vingar das mulheres mas percebe que eles menosprezam os homens tbm
Certamente são seguidores da anti-feminista, Ana Campagnolo. E aquela turma do Brasil paralelo.
Karnal meu filho, pode demora postar não que o povo aqui tem fome de saber!!! Obrigado.
Quwe vídeo maravilhoso!!!
Um assunto tão recorrente que atinge tantas pessoas, tantas cabeças presas ao que um dia foi "regra". Precisamos libertar nossos conceitos, fazer com que eles evoluam, e assim nos tornaremos pessoas mais humanas, mais sociáveis. Lugar de mulher é onde ela quiser.
As interpretações religiosas, como você já bem abordou em suas palestras, possuem um alto teor machista. Os homens sempre ditando as regras, independente se a mulher está sendo prejudicada e sofrendo injustiça. As mulheres quando são presas, na maioria são abandonadas pelo parceiro, o que não ocorre com os homens. Se está fraca e doente é fresca e mimada. Se o homem empobrece, a culpa á exclusivamente dela, se os filhos não dão certo, a culpa é da mãe e por aí vai. Lamentável ver o Brasil com alto grau de misoginia e ignorância.
@joao vitor Silva Qual o seu problema com o comentário? Não tem nada a ver com você o que ele disse. Deixa de ser ignorante e aprenda a respeitar a opinião dos outros. Concordo plenamente com o que ele falou e se sua posição é a melhor, porque não a expõe de forma inteligente ao invés de atacar com um argumento tão pobre?
Parabéns! Homens com seu discernimento e coerência são dignos de admiração e respeito.
Os comentários de homens misoginos também surgem para atacar os homens que nos respeitam! Não mude! Vc é mais inteligente! Imagine como são tristes e sem graça, na vdd, brochantes os relacionamentos com esses tipo! Vc falou no seu comentário tudo o q sempre observei desde criança. Detalhe, com meus 10 anos já enchia meu pai de perguntas por n concordar cm as coisas q aprendia na Bíblia quanto as mulheres. Ainda bem que amadureci! Agora n pergunto, afirmo!
As vezes o cara nem quer casar, ai a mina diz que tomou Pirula mas na verdade não... E ai engravida contra vontade do pai... E ai DEPOIS de um casamento forçado procuram julgar o homem pelos atos ruins, pessoas quando são obrigadas a fazer algo elas ficam imprevisíveis....
@@CarlosEduardoOfC777 coitadinho dele deu vontade se chorar
Assisti há alguns anos, hoje assistindo novamente no dia das mulheres. É um conteúdo rico de conhecimento, mas, principalmente, rico em reflexão. Obrigado pela existência, Karnal.
Perfeição Karnal!!!! *Vamos estimular a eliminação da misoginia*
A melhor coisa que aconteceu na minha vida..foi conhecer os vídeos do Karnal❤️
Na situação em que estamos vídeos como esse são extremamente importantes. Obrigada!!!
O Video me deixou sem palavras.
Karnal, desculpe a expressão, mas você é simplesmente foda!
Que espetáculo de vídeo! Tanta coisa importante de ser dita com clareza! Feliz com essa aula linda, em que o óbvio é dito de modo inteligente e bem embasado. Esse é o Karnal!!! 🎉❤
Chorei.! Obrigada, professor..!
Muita Verdade... Obrigada, por demonstrar o quanto sente pelas as injustiças, principalmente, preconceito e discriminação...
o prazer foi meu 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Bom demais!
13:28 perfeita sua colocação ❗
Obrigado, professor. Nunca é demais refletir sobre este tema. Ainda mais nestes tempos sombrios.
Eu nunca havia conhecido uma definição mais clara e completa de um termo tão importante. Confesso que há anos busco a evolução neste assunto, visto que já cometi erros citados no vídeo e confesso que as vezes nem os via como erro. Tento todos os dias me livrar da herança e comportamento involuntário de misoginia e preconceitos. Nem sempre consigo, mas sou forte o suficiente para admitir meus erros. Obrigado pelo esclarecimento brilhante
Bela aula Professor. Obrigado mais uma vez.
Gostei muito de assistir esta aula,esta palestra ,gostaria que o senhor tivesse um espaço nas redes de TV,para que todas as pessoas tivessem acesso a estas informações importantíssimas para todas as famílias. Parabéns o senhor é um ótimo professor.
Não sei como os vídeos de um canal como esse podem ganhar deslike. Karnal, só falta um podcast seu agora para eu poder te ouvir indo pro trabalho sem precisar me preocupar com o bloqueio da tela.
Leandro Karnal sempre ensinando, ensinado, ensinando...e nos tornando mais sábios! Congratulations!
Obrigada professor! Vindo de você, um homem, talvez as pessoas escutem o que nós, mulheres, estamos tentando dizer a muito tempo.
Eu vou às lagrimas ao escutar um homem falar de forma tão feminista sobre misoginia. Obrigada. É sempre um #prazerkarnal
Obrigado por repartir conosco seu conhecimento.
Que aula magnífica! E o pior é ver que em tempos de agravamento do pensamento reacionário, muitas mulheres têm comportamento misógino, perpetuando a violência e o preconceito nos seus filhos e na nova geração. É o tiro no pé... E nem percebem.
aqui de boca aberta com esse brilhantismo . alguns videos deveriam ser obrigatorios a serem vistos em lugares publicos , este seria um deles !!!
Magnífico...
Mais tolerância, Brasil! Menos misoginia, racismo, transfobia, sexismo, lipofobia, homofobia e intolerância religiosa. Mais respeito, Brasil! Mais igualdade entre as diversas formas de ser, e de viver!
Parabéns, Karnal!
Falar isso pras pessoas extremas dessa bolha é totalmente INÚTIL.
@@BettoArt Você está falando da esquerda, amigo?
O que é lipofobia?
@@exterminatoreljoker3021 Paranóia. Esse nome te faz jus, conveniente... Vale nem a pena te dar uma resposta sincera. Vai procurar algo útil pra fazer cara
@@BettoArt Então você é mas um idiota que não sabe o que fala, ouve e repete. Cresce e aparece, moleque!
pô eu tenho 12 anos e vou fazer uma prova sobre misoginia e eu n tinha entendido do assunto ate agora, mas esse cara me ajudou muito. Você vai ser importante na prova
Professor como é inspirador te ouvir falar, me enche de esperança pensamentos como o seu, essa consciência e sabedoria é lindo de se ver
Nossa quanto comentário machista que eu li aqui, justamente num vídeo que fala sobre a misoginia, tenho dó dessas pessoas que com certeza não vão mudar temos apenas que lutar contra isso para que não espalhe para as crianças.
Fodase maluco
@@sopadeletrinhas1289 obrigado por reforçar sua burrice
E assim não so nesses videos como em videos que critica grupos racistas, xenofobicos sempre a galera vem atacar nos comentários são pessoas inseguras que buscam superioridade
@@alexandrefodao9975 a maioria são sempre uns nerdolas anti-social
Maravilha
Maravilha.
Maravilha.
Ótimo.
Grande aula.
Granded ensinamentos.
Parabéns professor. Arrasouuu . Foi um prazer p mim TB.
É muito gostoso de aprender com o 'Prazer, Karnal' ..😀😀
É para isso que pago internet e ainda detenho uma conta no TH-cam! Obrigada, professor!
Ainda temos um longo caminho a percorrer para quebrar essa misoginia arraigada em nossa sociedade.
Eu simplesmente amo Leandro...
Esse conteúdo é tão primoroso quanto necessário! Obrigado e parabéns, Karnal!
Tive de vir lhe parabenizar pelo seu vídeo professor Leandro.
Conseguiu colocar o que é ignorado pela perspectiva dos habituados a estarem alienados de uma maneira que fez parecer algo obvio de se entender... e fez isso com um discurso objetivo e coeso.
Descobri seu canal hoje, e estou muito contente.
Seus vídeos são inspiradores, diria até mesmo que de utilidade pública. Algo extremamente necessário no Brasil.
Deixo aqui um sincero 'obrigado' ao senhor.
muito obrigada por dar uma voz tão sábia ao meu sentimento.
Bom dia!!! O prazer é meu. Obrigada.
Um dos melhores vídeos do Professor a que assisti!
A você todo meu aplauso...
Seu saber fascina!
Parabéns professor! Obrigada 👏👏👏👏😘
Dá vontade de mostrar esse vídeo pra todos que conheço! Foi realmente um prazer.
Que entrada triunfante!!!
Cada vez que escuto o Karnal falando, mas me convenço do quão o estudo é importante!
Obrigado Pela aula professor.
Prazer foi meu. Uma inteligência rara.
Legal, muito similar ao que escrevi e falei na minha palestra sobre Feminismo Conceitual. Bom saber que estava preciso nas minhas afirmações.
Muito obrigado 👏💓
Assistindo novamente.
Obrigada por me fazer refletir !
O prazer é nosso de ouvir um homem tão sábio.
Karnal, mais pessoas precisam lhe conhecer e consumir teu conteúdo.... Maravilhoso 👏🏼👏🏼👏🏼
É meu o prazer, Karnal.
Nosso
Você é brilhante, louvável e indispensável, Karnal. ⭐
Professor Karnal, sempre com um domínio perfeito da língua portuguesa.
Fala com propriedade um assunto tão importante e difícil de se discutir. Mas ao ouvi-lo dizer parece fácil...
Tem me ensinado tanto...😍
Excelente palestra
Professor! Traga vídeos falando sobre, comunismo, socialismo, conservadorismo e etc!! Seria de muita importância nessa fase que passamos. Você como historiador seria perfeito.
sobre capitalismo também.
Gratidão professor por colocar tão bem, a Questão tão séria da misoginia, da violência contra a mulher. Obrigada
O mais triste é ver mulheres misóginas, e a onda conservadora tem aumentado isso a níveis impensáveis. Aula incrível!! Compartilharei!
Homens conseguiram colocar umas contra as outras, eu já vi isso pessoalmente
Maravilhosa aula!
Muito obrigado, caro professor!
Tem a mulher, negra e gay. Como eu! Que sofre três grandes de preconceitos da sociedade. Amo o Karnal queria ter uma aula dessa no meus tempos de escola.
agradeça por não ser amassada na paulada por causa disso
dizem que você é ateu, me aconselharam não mais assistir seu canal. Mas eu respondi que sou cristã e estou aqui para aproveitamento do que é bom de se apreender e que há conceito que não devemos criticar, mas que ele é um ser iluminado isso ninguém pode negar. Te amo e sei o quanto você faz o bem a todos!
Sensacional, professor! Obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco. ♥
Muito obrigada!
Maravilhosa reflexão. 👏👏👏
Ouví-lo é um prazer e um constante aprendizado! Obrigada
Conhecimento. Muito bom!
Que homem maravilhoso, culto, inteligente, sensato, obrigado por existir, por nos entender, pela sua sabedoria de vida..
Excelente vídeo! Adorei!!!!!!! Professor Karnal, muitíssimo obrigada por compartilhar conosco! Bjs
Excepcional. Obrigada
O prazer é sempre meu. Obrigado Karnal!
Mais um brinde de conhecimento e sabedoria, que você nos proporciona Mestre Leandro! Gratidão eterna!
Isso foi um grande avanço na igualdade de direitos, mas creio ser apenas o começo. Quando ouço mulheres criticando as feministas, penso o que seria do mundo se elas não dessem a cara a bater para garantir que a mulher de hoje pudesse usar contraceptivos, ter seu próprio CPF, carteira de trabalho, aposentadoria, entre outros, incluindo o direito a voto que hoje define as eleições no Brasil. Quem as critica, possui um alto grau de ignorância e deveriam usar burcas, não votar e ter filhos igual coelhos, já que consideram a luta pela igualdade coisa de feministas e minorias.
Mas mulher nenhuma adquiriu isso. E sim a constituição.....kkkkkk
@@laughingendlessly deixe de ser babaca!
@@laughingendlessly Errado não tá
@@Daniel-cm5wh Vá estudar ..
@@laughingendlessly Mas a constituição não teria dado isso se não fosse as mulheres lutando, indo a rua e chamando atenção para aquilo, assim como muitas coisas que aconteceram no mundo e no governo, isso foi feito por pressão popular e não pq o governo queria aquilo.
É tão espetacular e assustador o significado de cada palavra, gesto, intenção... chega a faltar o ar....
Ouvi-lo falar a respeito de tema tão relevante foi um prazer Professor Karnal.