ATENÇÃO 1 - O Chafariz da Carioca em sua ultima versão foi demolido em 1926 e não em 1936 como foi dito no vídeo. ATENÇÃO 2 - Este outro pequeno erro relatado a seguir não compromete o entendimento do vídeo, mas aqui zela-se pela precisão. - No minuto 5:43 onde foi dito - "O Arquiteto alemão L.M.V. der Rohe concebeu conceitualmente o arranha-céu com todas as fachadas em vidro por volta de 1911". A data correta é 1919-1922. Referência - Projeto não realizado de Arranha-céu Rua Friedrich - 1919-1921 e Arranha-céu de Vidro de 1922 também não realizado.
Coisa mais linda o Rio Antigo,...eu amo Rio de Janeiro todo,não conheci o antigo,conheci o Rio em 1968,e fui no Edificio central,achei maravilhoso,pois sou de Curitiba e pra quem só tinha 23 aninhos foi muito ,muito lindo,sempre que ia ao Rio,eu ia ao centro andar na Avenida Rio Branco,minha irmã morava no Leblon...que saudades e que pena que minha irmã já faleceu,e eu não posso mais viajar e passear pois tenho artrose na coluna e sinto muitas dores....Nossa fiz um livro😄😄😄😪
Como eu queria ter uma máquina do tempo para ver tudo isso com meus próprios olhos! Antes tudo era mais bonito e luxuoso! Tempos que não voltam mais!!!
@@LuixMencosta quando criança em visita ao Rio com meus pais, pegamos um bonde no Tabuleiro da Baiana para voltar para Copacabana onde estávamos hospedados, porém levou uma eternidade, mas como estávamos de férias foi mais um passeio na então cidade maravilhosa.
Tem uma TURMA q ñ qyer vestígios da época do império, quer TIRAR da população o sentimento q p Brasil já foi um país rico, é estava em ascensão, acabou agora derrubam td ,queimam, destroem, só imundície, sujeira, fedor de urina, o RJ cheira mal.
Com certeza Muitas pessoas não sabem Eu aprendia muito conversando com meu avô, ele me contava muitas histórias dos bondes,do Centro,do trabalho dele etc era muito bom conversar com ele e saber um pouco mais do Rio de Janeiro.
@@andrejpa55 nos países de primeiro mundo se tem educação sexual, na idade correta. Esse não é problema. O problema é dar ensino de qualidade pra depois os burros não ficarem pedindo fim da democracia.
...Depois que a vingança foi feita pelo Geisel, Roberto Marinho ( Globo ) e Lucio Costa ( que depois pediu desculpas aos cariocas...) na derrubada do Palácio Monroe (Cinelândia) o resto não importa...
O Rio de Janeiro era lindo quando existiam esses edifícios antigos, praças, jardins ,tipo Paris, deu lugar a essa selva de pedra e demoliram muitos , dentre eles o palácio Monroe que eu não conheci. Muito triste. Parabéns por mais esse vídeo maravilhoso.
Realmente era muito bonito,mas já havia algum tempo, que estavam desapropriando, para a construção do edifício Avenida Central, com a estrutura toda em aço, e ainda acabaram com o Tabuleiro da baiana,e com o palácio Monroe, para passar a linha do metrô!
Concordo plenamente que o Hotel era muito, muito mais bonito, sem nos esquecer de que ele era um ícone assim como o belíssimo Palácio Monroe. Mas....nosso povo parece que não se importa com os valores históricos. Falta ser ensinado nas escolas.
Que infelizmente corroboraram com que o povo e a cultura pré-colombina fosse dizimada, dezenas de milhões de nativos fossem exterminados, e não só o Brasil, mas o mundo como um todo, fosse quase que totalmente repovoado e/ou reestruturado na base da refazenda. A forma informa. É possível que muito dos males que afligiram a humanidade no século 20 também foram negociados dentro de edifícios que em outrora existiam e que já não existem mais, onde a arquitetura denunciava não só o padrão de continuidade, mas as peculiaridades de um maquiavélico troca-troca mercadológico antropológico ao longo das rotas coloniais, das metrópoles Européias as colônias na África, América, os entrepostos (o próprio Kioski mostrado neste vídeo tem um design que se assemelha ao Malaio) e colônias na Ásia, Taiwan/Formosa e Nagasaki (que além de manter um edício da VOC/Compania das Índias Orientais até hoje, foi a s segunda cidade a ter o povo carbonizado e receber intensa radiação atômica na segunda guerra mundial). Em Macau ocorrera algo parecido com o que aconteceu em Copacabana, demoliram as construções históricas e deixaram somente o calçadão com as pedras portuguesas. O fato dos reinos do passado terem corroborado com o genocídio e com a refazenda do mundo não significa que o povo (enquanto pessoa pessoa física) seja culpado, muito pelo contrário. É impossível compreender a conquista dos territórios no além-mar e o período colonial e imperial sem entender a conjuntura e as vicissitudes do mundo medieval, da aniguidade e da pré-história. Não obstante, de acordo com essa conjectura, e considerando a irreversibilidade do passado, eu particularmente acredito que o mundo poderia estar muito melhor se o aspecto cordial e hospitaleiro da cultura portuguesa tivesse sido levado adiante, ao invés da rispidez e do pragmatismo da cultura anglo-saxônica, onde o tempo e o dinheiro se tornaram sinônimos, e o perdão se tornou coisa do demônio.
@@fernandolk4536 A sua explanação histórica tem um fundo de verdade , apesar de não justificar a demolição de um acervo histórico . Se fosse pelo merecimento só teriam que ser preservados as ocas indígenas , os iglus dos esquimós e as cavernas rupestres , como patrimônio histórico isento dos malefícios das culturas dominantes .
@@jorgemartins4860 Na história da humanidade, não existe merecimento, existe muita injustiça, ódio e medo, tanto do passado quanto do futuro. Não deve ter sido uma mera obra do acaso o incêndio que ocorreu ontem na reserva técnica do Museu de História Natural da UFMG, assim como o que destruira o acervo do Museu Nacional no Rio de Janeiro. Com a tecnologia atômica-computacional existente hoje em dia, é possível não só datar a idade geológica, mas calcular todos os nodos e todas as relações de parentesco entre os organismos vivos, e consequentemente, revelar o porque do mundo estar tão doente, incluindo a constatação de que os malefícios das culturas dominantes são na verdade funções colaterais de culturas recessivas.
Quanta história e quanta beleza perdida. Que pena! Pelas imagens que já vi dessa avenida no começo do século XX, se tivesse sido mantida, seria A avenida e não apenas mais uma. Em São Paulo aconteceu o mesmo, infelizmente.
infelizmente seria predios feios caindo aos pedacos, pois aqui nao se preserva o velho, nao renovam os preidos. os predios do centro de sp sao horriveis, caindo aos pedacos. uma pena, pois a arquitetura dessa epoca e linda
É Jefferson... infelizmente o brasileiro não se importa com sua história e acabamos dando um triste fim ao nosso passado. O Museu Nacional, na quinta da Boa Vista, foi um grande exemplo desse descaso, o Pelourinho, em Salvador, também está abandonado, assim como tantas cidades e monumentos históricos nesse nosso país. Educação é tudo, mas estamos na lanterna. Fazer o quê...
Vai preservar uns prédios minúsculos desses ? Nas duas maiores cidades do Br e mais cheias ? Como vc acha que ia ser os centros com prédios minúsculos ?
@@jacquefernandes944 esse pensamento que nos leva a ser um pais sem memória, sem educação, sem perspectiva de um dia nos tornarmos uma nação de verdade.
Pena, não restaurar e conservar essa beleza ! O Brasil ficou sem memória. Parabéns por trazer todo esse acervo de informações tão importantes para nós, brasileiros!
Acho uma lastima termos perdido o Palácio Monroe e os belíssimos prédios do Conde Pratz ao lado do vale do Anhangabaú em São Paulo. Aqui em Londrina se perdeu uma bela Catedral de inspiração Gótica em nome do "progresso".
Esse estilo "caixa de sapato cheio de vidro" é muito prático, se pode demolir e construir um estacionamento ninguém vai lembrar que já existiu, mas já o estilo que foi o hotel Avenida ou o palácio Monroe hoje a gente pensa "pqp, mas porquê diabos foi demolido?"
Sim, a arquitetura eclética era certamente bem mais diferenciada e individualizada. A arquitetura funcionalista modernista cubista com raras exceções se distingue das demais construções do mesmo estilo.
Está claro que a arquitetura expressa a qualidade da mente humana, antes, delicada, criativa, rebuscada, alegre, viva, hoje, condensada, reta, fria, tanto quanto um cubo. Na europa nao se destrói o passado mas sim, o presente é construido longe dele permitindo a criação de um novo centro turistico/comercial pra atender a ambos os gostos.
Infelizmente esses absurdos ainda acontecem, estão acabando com a memória. Gente sem coração, pior que quem define são pequenos grupos e ganham da maioria
Para mim sem comparação a grandeza do estilo dos Hotéis Palace e Central ... mas aqueles eram outros tempos, tudo em nome da modernidade, ainda bem que conseguiram preservar outros patrimônios.
PARABÉNS A QUEM PRODUZIU ESTE HISTÓRICO DOCUMENTÁRIO, NOSSAS HISTÓRIAS ESTÃO SE DESFAZENDO NO TEMPO POR FALTA DE PESSOAS DE CREDIBILIDADE COMO O SENHOR, QUE NOS MOSTRA UMA HISTÓRIA EMOCIONANTE DE UM TEMPO QUE NÃO VOLTARÁ JAMAIS!!!
Surpresa muito agradável em encontrar este vídeo. Meu avô trabalhou nesse hotel na década de 40. Sugiro um vídeo sobre a Santa Casa de Misericórdia da rua Santa Luzia no RJ.
Olá, obrigado pelo comentário e bem vinda ao Canal. Seu avô ainda é vivo? Talvez ele goste de ver o vídeo, não? Será que ele tem fotos daquele tempo? E está anotada a sugestão para um futuro vídeo! :)
Eu tive o privilégio de conhecer a galeria Cruzeiro, onde havia uma Cervejaria onde se tomavam chopp em grandes canecas de vidros. Era muito criança, menino ainda, mas me lembro da esfuziante alegria no no seu interior. Não era só outro Rio, era outro Brasil. As pessoas andavam bem vestidas. As ruas eram lavadas...É verdade! parece mentira, mas näo é! Belo vídeo, cujas imagens me suscitam muita saudade .
Passo muito na Av. Rio Branco e comparando com as fotos antigas, acho infinitamente mais bonito o Rio Antigo! Temos muitos prédios antigos ainda, mas dá para sentir que falta algo. A Avenida Central tem um visual fantástico.
Juscelino, o centro do Rio acabou! É inaceitável isso...fico triste e chocada de ver no que se transformou uma região tão vibrante e charmosa... Estou decepcionada, qual será o futuro desse país?...
Na rua Chile em Salvador, tos um exemplo maravilhoso de conservação . O Palace Hotel, da mesma época desse do Rio, após muitos anos fechado e abandonado, finalmente foi restaurado e hoje é um dos hotéis mais chiques de Salvador. Ao lado, o prédio do Jornal A Tarde, tb passou por esse processo. Temos dois exemplos maravilhosos de conservação da história e arquitetura na Bahia
AMEI,PARABÉNS mais uma vez !!! Esse VÍDEO me fez lembra fe minha mãe e minha avó!!!!Minha mãe contava que era um desfile de chapéus e vestes que embelezavam a sociedade Carioca !!!! Os homens TAMBÉM completavam o charme das avenidas com seus ternos e chapéus!!! Era um show de beleza parisiense!!!!
@@vagnersilva5081 Tinha sim, mas eram consolidadas, não se expandiam do dia pra noite como hoje. Nem se multiplicavam de forma descontrolada. E os moradores conviviam bem com o pessoal que resdia "na rua" , como se dizia.
Uma perda para o Rio de Janeiro!! A influência do “Império” já se aproximando pelas beiradas. Não me lembro desse hotel, mas lembro do Tabuleiro da Baiana. Tenho 71 anos e vi a demolição do Monroe e lembro que embora pequena ficava com pena de ver a destruição de um prédio tão bonito. Muita arte ali foi tombada ao chão. Parabéns pelo ótimo canal! ❤️🙏🏻🌟
Que coisa mais linda, nem a Europa em guerra demoliu tantos prédios bombardeados e funcionais, era linda essa avenida me lembra aqui em Buenos Aires isso tudo se manteve preservado em muitas ruas e avenidas, muito elegante .
Que loucura!!! Na EUROPA nada é demolido mas preservado e conta a história da cidade e do país! A Cultura faz parte da memória e é patrimônio imaterial da humanidade
Sou carioca e, fico muito triste de ver, o quanto da beleza do passado, foi esquecida, dando lugar a uma nova metrópole fria despida, da beleza e história dos primeiros prédios. Parabéns! Ótimo vídeo.
Isso se chama memória de uma cidade! Não fazemos como os europeus, que resguardam o seu patrimônio cultural e arquitetônico. O Rio de Janeiro perdeu muito.
Coisa linda d e se ver, aqui em Pelotas RS, também foram demolidos muitos prédios do século XIX época de ouro e grande riqueza por conta do charque. Hoje restam pouqussimos.
Adorei! Uma viagem no tempo. Que lástima terem demolido os Hotéis Avenida e Palace---- O Rio no estilo Haussman era mil vezes mais elegante e bonito do que o de agora..Americanalhado! ( E olha que sou uma americana naturalizada....) Sniff.
A análise no fim do vídeo (na minha opinião brilhante) vale como reflexão não apenas para arquitetura e urbanismo como para o momento social atual onde determinados grupos e movimentos orquestrados tentam reescrever a história ou destruir personalidades e importantes acontecimentos do passado se baseando em paradigmas atuais.
Pesquisem aí "Grande Hotel Belém"... Um lindo hotel em Belém em estilo Art Noveal que tinha até Teatro dentro. Destruíram tal beleza pra construir um prédio feio, cheio de marquises.
O Centro do Rio principalmente a Av Rio Branco era muito lindo nem se compara o que é hoje, acho um pecado o que foi feito uma pena parte da história ser esquecida assim...
Sensacional o vídeo! É uma verdadeira viagem no tempo e podemos constatar que a cidade do Rio de Janeiro tinha uma arquitetura que não devia nada aos outros grandes centros do mundo. Parabéns!
Muito útil esse vídeo, pois assim, pelo menos, começo entender mais da cidade do Rio de Janeiro, que sempre encanta. Ao longo do tempo houve várias "cidades do RJ". Seu trabalho serve também para se entender de livros como os de Machado de Assis ( pelo contexto urbano ). E ler Machado de Assis é entrar nos labirintos do/da Rio de Janeiro. Vendo esses vídeos/fotos fica "mais fácil". Uma pena que não se pôde/pode "transplantar" prédios de lugar. Só na Suíça se fez isso 1 vez ( além de ser caríssimo).
Sim, o Rio de Machado de Assis foi totalmente modificado! Ele viveu para ver o início das modificações... mas se retornasse ao Rio de hoje, certamente se assustaria. Por falar nisto, no vídeo Obras de Pereira Passos, nesta canal, aparece uma foto de Machado de Assis juntamente com outras pessoas celebres em sua época ao lado de Pereira Passos.
a arquitetura vitoriana classica e pessada mas belissima e humanizada, a arquitetura modernista e reta, fria, impessoal, anti-natural e muito opressora e nem sempre tao eficiente quanto se destina, Brasilia remodelou o modernismo, mas ainda e muito impessoal e ineficiente
Excelente vídeo, gostei muito. É sempre gratificante receber informações acerca de uma determinada cidade ou região, ao longo de um determinado período. No caso, para mim, é mais gratificante ainda, por se tratar do Rio de Janeiro, cidade que mora no meu coração ao lado de outra que é a minha cidade nativa Curitiba. Grande abraço.
Hoje são 04.08.2024, tenho o prazer renovado de assistir seu vídeo sobre a Cidade do Rio dr Janeiro. Continuo a parabenizá-lo pela qualidade do seu trabalho
As cidades brasileiras não conservaram os prédios históricos. Muita coisa veio a baixo. Prédios ornamentados e bonitos deram lugar a edifícios altos, paredões de concreto, feios. Perdemos nossa identidade.
Em São Paulo também havia prédios tão bonitos como estes, um deles era o Palacete Prates, no vale do Anhangabaú, foi destruído e no lugar dele foi construído um prédio muito feio.
Sim, em São Paulo existem e existiram edifícios incríveis! Poderiam tombar, e estimular a fazer retrofit para modernizar e torna-los viáveis novamente! Valeu!
Devido a insalubridade do Rio à época , o centro da cidade teve que passar por uma reciclagem urbana . Osvaldo Cruz foi o estrategista dessa mudança. Infelizmente foi perdido um imenso acervo histórico .
Obrigado pelo trabalho de produzir esses vídeos que mostram essas arquiteturas lindas do início do séx XX. Particularmente sou apaixonado por construções antigas. Na cidade que moro resta muito pouco, nem a Catedral foi poupada. Ao ver vídeos e imagens de Paris, Londres, Madrid os prédios modernos é que se parecem aberrações disformes no meio de prédios históricos muito bem preservados.
Rio de Janeiro - nunca teve sorte c/ governantes. Pelo estrago e abandono da cidade dá p/ perceber que essa gente não gosta nem dela. No largo da carioca tem um relógio datado de 1909 em bronze. A um punhado de décadas n/funciona por falta de manutenção, é lindo.
A Família de meu Pai,assumiu o Hotel logo após a entrega do CIA Ferrovia...até sua Venda..em 1957,meu Pai me contava que na entrada Do HALL do Hotel..havia um Grande LUSTRE de CRISTAL pendurado de tamanho SURREAL.Seus tios..e primos Tinham Residência fixa no HOTEL,aqui eu tinha Talher com o Nome do hotel gravado.Familia HERDY ,descendentes dos primeiros colonizadores de Friburgo.
Interessantíssimo. Ontem mesmo eu procurei por vídeo seu falando do Hotel Avenida. Obrigado. Que tal fazer vídeos, se for oportuno, da vida das pessoas que transitaram por esta avenida na época em que o Rio queria ser uma Paris tropical?
Exatamente. Uma concepção não precisa excluir outra. Poderia ser feita uma avenida moderna em outro lugar. Perdeu-se uma Paris. Aliás, o Rio de Janeiro não nasceu para ser metrópole. Devia ser uma Mônaco, até por ser uma cidade estreita, pois entre o mar e montanhas. Mas aqui tudo é feito de qualquer jeito, ou para se ganhar logo dinheiro. Na Europa jamais isso aconteceria. Em Edimburgo praticamente não existem prédios modernos, e é muito bonita.
Concordo. O território do Rio não tem dimensões geográficas pra abrigar a cidade que abriga. Por isso está se tornando insuportável viver aqui, é muita gente pra pouco espaço.
Sugiro fazer um vídeo sobre a Santa Casa que existia aos pés do Convento de Santo Antônio e que foi demolida para a ampliação da Rua da Carioca. Existem fotos do Ferrez (???) da demolição se não me engano em 1937 junto com o chafariz.
Rafael, fica anotada a sugestão. Mas este hospital que você se refere, era o hospital da Ordem Terceira, demolido no temo de Pereira Passos na época do alargamento da Rua da Carioca. Mas construíram um outro edifício comercial no lugar, que posteriormente também foi demolido. Sim, quanto ao chafariz, este foi demolido em 1937.
Boa tarde Meu Amigo... Parabéns pela lembrança desse Hotel como também outros vídeos dizendo como era o Rio e suas transformações nos séculos XVll XVlll e XlX ... Abraços e Sucessos...
Tenho a estranha sensação de que, uma "MÃO INVISÍVEL" ao povo mas, conhecida da elite e políticos da elite sabota nosso país, nossa política, a nossa HISTÓRIA e o POVO..SEMPRE SEMPRE FIZERAM e FAZEM ISSO..QUEM?
O próprio povo faz isso elegendo maus políticos. No Brasil as pessoas estão muito entretidas com besteiras, são roubadas descaradamente e ainda votam sempre nos mesmos bandidos.
Em Buenos Aires a arquitetura parisiense do início do século XX foi preservada. Pequena correção: o nome do edifício no local do antigo hotel é Avenida Central. Parabéns pelo vídeo.
Boa observação! Na verdade abreviei o nome por costume meu de me referir ao edifício em questão! Mas, sim, o nome correto e completo é Avenida Central. Saudações !
Olá as construções eram bonitas pena que foram destruídas mas é a evolução😢. No bairro de São Cristóvão também existe muita casas casarões e alguns ja foram destruídos. Brasil um país sem memória? Abraço e se cuida😷
ATENÇÃO 1 - O Chafariz da Carioca em sua ultima versão foi demolido em 1926 e não em 1936 como foi dito no vídeo.
ATENÇÃO 2 - Este outro pequeno erro relatado a seguir não compromete o entendimento do vídeo, mas aqui zela-se pela precisão. - No minuto 5:43 onde foi dito - "O Arquiteto alemão L.M.V. der Rohe concebeu conceitualmente o arranha-céu com todas as fachadas em vidro por volta de 1911". A data correta é 1919-1922. Referência - Projeto não realizado de Arranha-céu Rua Friedrich - 1919-1921 e Arranha-céu de Vidro de 1922 também não realizado.
Cãiaq0
A
Coisa mais linda o Rio Antigo,...eu amo Rio de Janeiro todo,não conheci o antigo,conheci o Rio em 1968,e fui no Edificio central,achei maravilhoso,pois sou de Curitiba e pra quem só tinha 23 aninhos foi muito ,muito lindo,sempre que ia ao Rio,eu ia ao centro andar na Avenida Rio Branco,minha irmã morava no Leblon...que saudades e que pena que minha irmã já faleceu,e eu não posso mais viajar e passear pois tenho artrose na coluna e sinto muitas dores....Nossa fiz um livro😄😄😄😪
Qqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqq
Como eu queria ter uma máquina do tempo para ver tudo isso com meus próprios olhos! Antes tudo era mais bonito e luxuoso! Tempos que não voltam mais!!!
Eu vivi essa época,o hotel foi demolido, fizeram o edf.Avenida central, acabaram com o Tabuleiro da baiana,onde pesavam os bondes
cabaram
Luix Mencosta, que privilégio! Uma pena que as autoridades não valorizam o que temos de melhor e de mais lindo! Lamentável! Abraço!
@@LuixMencosta quando criança em visita ao Rio com meus pais, pegamos um bonde no Tabuleiro da Baiana para voltar para Copacabana onde estávamos hospedados, porém levou uma eternidade, mas como estávamos de férias foi mais um passeio na então cidade maravilhosa.
Tem uma TURMA q ñ qyer vestígios da época do império, quer TIRAR da população o sentimento q p Brasil já foi um país rico, é estava em ascensão, acabou agora derrubam td ,queimam, destroem, só imundície, sujeira, fedor de urina, o RJ cheira mal.
Isso deveria ser ensinado nas escolas. Povo sem memória não valoriza a sua identidade e sua história.
E não sabe de onde veio e nem pra onde vai...
Com certeza
Muitas pessoas não sabem
Eu aprendia muito conversando com meu avô, ele me contava muitas histórias dos bondes,do Centro,do trabalho dele etc era muito bom conversar com ele e saber um pouco mais do Rio de Janeiro.
mas tem gente que diz que é melhor ensinar sexualidade para crianças
@@andrejpa55 nos países de primeiro mundo se tem educação sexual, na idade correta. Esse não é problema. O problema é dar ensino de qualidade pra depois os burros não ficarem pedindo fim da democracia.
...Depois que a vingança foi feita pelo Geisel, Roberto Marinho ( Globo ) e Lucio Costa ( que depois pediu desculpas aos cariocas...) na derrubada do Palácio Monroe (Cinelândia) o resto não importa...
O Brasil é um dos raros países que se esforça e gasta um dinheirão pra deixar as cidades feias.
Perfeito
Brasil gosta e de casas mal acabadas de lajota laranja, n monumentos bem feitos.
Aqui na cidade os prefeitos destroem tudo que é patrimônio histórico.
Fato
Eu acho que vivi está histórica adoro novela de época o Rio de Janeiro e lindo prefiro o Rio antigo muito obrigado por tudo
O modernismo da metade do séc.XX destruiu varios centros históricos que hoje em dia seriam super valorizados
Sinceramente, acho que a arquiteta modernista envelheceu muito mal.
Le num sei lá busier e sua corja
O modernismo retirou o espírito de grande arte que existia na arquitetura.
Com certeza. Se olhar as construções na Rússia e as de Mussolini é TD feio. TD reto.
O socialismo destrói TD.
Não dá pra pensar no passado de forma serena. É revoltante o que fizeram do nosso querido Rio de Janeiro!
O Rio de Janeiro era lindo quando existiam esses edifícios antigos, praças, jardins ,tipo Paris, deu lugar a essa selva de pedra e demoliram muitos , dentre eles o palácio Monroe que eu não conheci. Muito triste. Parabéns por mais esse vídeo maravilhoso.
Valeu! Obrigado!
Fizeram o mesmo com o centro de SP e avenida Paulista... Absurdo...
O antigo Hotel era mais bonito, nem se compara com estes monstros de vidro!
Realmente era muito bonito,mas já havia algum tempo, que estavam desapropriando, para a construção do edifício Avenida Central, com a estrutura toda em aço, e ainda acabaram com o Tabuleiro da baiana,e com o palácio Monroe, para passar a linha do metrô!
@@LuixMencosta SÓ CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO HISTÓRICO. MODERNISTAS MEDÍOCRES
@@LuixMencosta Um crime.
Concordo plenamente que o Hotel era muito, muito mais bonito, sem nos esquecer de que ele era um ícone assim como o belíssimo Palácio Monroe. Mas....nosso povo parece que não se importa com os valores históricos. Falta ser ensinado nas escolas.
Aliás é horrenda aquela Torre de Vidro que é o Edif. Avenida Central.
Pode demolir, depois os trouxas vão viajar pra Europa pra ver prédios históricos. Meu Deus!!!!!! Que absurdo.
Eu sempre digo isso. 😥
@@tati9291 É triste e continua acontecendo em diversas cidades ao redor do Brasil.
E a pura verdade!!!
É ridículo né?!
Bem.lembrado! Show o comentário
Nas cidades européias não se demole nada com valor histórico . Isso é amor a pátria e aos nossos queridos antepassados .
Que infelizmente corroboraram com que o povo e a cultura pré-colombina fosse dizimada, dezenas de milhões de nativos fossem exterminados, e não só o Brasil, mas o mundo como um todo, fosse quase que totalmente repovoado e/ou reestruturado na base da refazenda.
A forma informa.
É possível que muito dos males que afligiram a humanidade no século 20 também foram negociados dentro de edifícios que em outrora existiam e que já não existem mais, onde a arquitetura denunciava não só o padrão de continuidade, mas as peculiaridades de um maquiavélico troca-troca mercadológico antropológico ao longo das rotas coloniais, das metrópoles Européias as colônias na África, América, os entrepostos (o próprio Kioski mostrado neste vídeo tem um design que se assemelha ao Malaio) e colônias na Ásia, Taiwan/Formosa e Nagasaki (que além de manter um edício da VOC/Compania das Índias Orientais até hoje, foi a s segunda cidade a ter o povo carbonizado e receber intensa radiação atômica na segunda guerra mundial).
Em Macau ocorrera algo parecido com o que aconteceu em Copacabana, demoliram as construções históricas e deixaram somente o calçadão com as pedras portuguesas.
O fato dos reinos do passado terem corroborado com o genocídio e com a refazenda do mundo não significa que o povo (enquanto pessoa pessoa física) seja culpado, muito pelo contrário. É impossível compreender a conquista dos territórios no além-mar e o período colonial e imperial sem entender a conjuntura e as vicissitudes do mundo medieval, da aniguidade e da pré-história.
Não obstante, de acordo com essa conjectura, e considerando a irreversibilidade do passado, eu particularmente acredito que o mundo poderia estar muito melhor se o aspecto cordial e hospitaleiro da cultura portuguesa tivesse sido levado adiante, ao invés da rispidez e do pragmatismo da cultura anglo-saxônica, onde o tempo e o dinheiro se tornaram sinônimos, e o perdão se tornou coisa do demônio.
@@fernandolk4536 A sua explanação histórica tem um fundo de verdade , apesar de não justificar a demolição de um acervo histórico . Se fosse pelo merecimento só teriam que ser preservados as ocas indígenas , os iglus dos esquimós e as cavernas rupestres , como patrimônio histórico isento dos malefícios das culturas dominantes .
@@jorgemartins4860 Na história da humanidade, não existe merecimento, existe muita injustiça, ódio e medo, tanto do passado quanto do futuro.
Não deve ter sido uma mera obra do acaso o incêndio que ocorreu ontem na reserva técnica do Museu de História Natural da UFMG, assim como o que destruira o acervo do Museu Nacional no Rio de Janeiro.
Com a tecnologia atômica-computacional existente hoje em dia, é possível não só datar a idade geológica, mas calcular todos os nodos e todas as relações de parentesco entre os organismos vivos, e consequentemente, revelar o porque do mundo estar tão doente, incluindo a constatação de que os malefícios das culturas dominantes são na verdade funções colaterais de culturas recessivas.
Aqui no Br o patrimonio esta entregue as tracas
@@fernandolk4536 Aqui na America latina so tem historia dor marxista
Meu Deus, que pena. Como demoliram uma lindeza dessa? Era charme puro.
Lamentável! Com certeza haveria espaço para esses prédios de vidro em outras partes da cidade.
Sim, Av. Presidente Vargas seria um exemplo. Foi aberta em 1944.
Como são as capitais europeias.
A arquitetura de antigamente era esplêndida! Hoje é tão simplória.
Quanta história e quanta beleza perdida. Que pena! Pelas imagens que já vi dessa avenida no começo do século XX, se tivesse sido mantida, seria A avenida e não apenas mais uma. Em São Paulo aconteceu o mesmo, infelizmente.
infelizmente seria predios feios caindo aos pedacos, pois aqui nao se preserva o velho, nao renovam os preidos. os predios do centro de sp sao horriveis, caindo aos pedacos. uma pena, pois a arquitetura dessa epoca e linda
É Jefferson... infelizmente o brasileiro não se importa com sua história e acabamos dando um triste fim ao nosso passado. O Museu Nacional, na quinta da Boa Vista, foi um grande exemplo desse descaso, o Pelourinho, em Salvador, também está abandonado, assim como tantas cidades e monumentos históricos nesse nosso país. Educação é tudo, mas estamos na lanterna. Fazer o quê...
Vai preservar uns prédios minúsculos desses ? Nas duas maiores cidades do Br e mais cheias ? Como vc acha que ia ser os centros com prédios minúsculos ?
@@jacquefernandes944 esse pensamento que nos leva a ser um pais sem memória, sem educação, sem perspectiva de um dia nos tornarmos uma nação de verdade.
@@jacquefernandes944 🤦🏽♂️🙄
Dá dor no coração ver prédios tão lindos serem demolidos !
COMO PODE DESTRUIR UM MONUMENTO DESSE, EM PARIS NÃO SE FAZ ISSO PRESERVA-SE.
Brasil gosta e de casas mal acabadas de lajota laranja, n monumentos bem feitos.
Nem em Buenos Aires.
É verdade, eles são mais espertossssss.
Perfeito!!!!
Pena, não restaurar e conservar essa beleza !
O Brasil ficou sem memória.
Parabéns por trazer todo esse acervo de informações tão importantes para nós, brasileiros!
Olá obrigado pelo comentário. Bom saber que gostou! E se puder e quiser, compartilhe com quem gosta dos mesmos assuntos. Obrigado!
Acho uma lastima termos perdido o Palácio Monroe e os belíssimos prédios do Conde Pratz ao lado do vale do Anhangabaú em São Paulo. Aqui em Londrina se perdeu uma bela Catedral de inspiração Gótica em nome do "progresso".
É uma pena terem demolido,gente sem noção,uma cidade sem história é uma cidade sem alma?
A destruição das antigas construções tem uma razão principal: ganância....
Destruição e assimilação cultural, acabar com as identidades nacionais
Simplesmente Para.Esconder a Verdadeira Jerusalém da Biblia
só 47 anos de existência, que triste. A arquitetura antiga tão mais bonita e charmosa e hoje, as cidades são feias e poluídas visualmente.
Pois e qie desperdício so pra gostar dinheiro como semore ...tinha quase a idade de onde moro
Esse estilo "caixa de sapato cheio de vidro" é muito prático, se pode demolir e construir um estacionamento ninguém vai lembrar que já existiu, mas já o estilo que foi o hotel Avenida ou o palácio Monroe hoje a gente pensa "pqp, mas porquê diabos foi demolido?"
Sim, a arquitetura eclética era certamente bem mais diferenciada e individualizada. A arquitetura funcionalista modernista cubista com raras exceções se distingue das demais construções do mesmo estilo.
É muito triste..., Eu conheci a Cidade Maravilhosa quando ela era, realmente MARAVILHOSA!!!!!!!
Incrível como aqui se destróem prédios bonitos , porque não constroem os novos em outros lugares.
Exato...assim se fez em Paris, Madri, Lisboa e outras cidades Europeias.
Está claro que a arquitetura expressa a qualidade da mente humana, antes, delicada, criativa, rebuscada, alegre, viva, hoje, condensada, reta, fria, tanto quanto um cubo.
Na europa nao se destrói o passado mas sim, o presente é construido longe dele permitindo a criação de um novo centro turistico/comercial pra atender a ambos os gostos.
Infelizmente esses absurdos ainda acontecem, estão acabando com a memória. Gente sem coração, pior que quem define são pequenos grupos e ganham da maioria
Para mim sem comparação a grandeza do estilo dos Hotéis Palace e Central ... mas aqueles eram outros tempos, tudo em nome da modernidade, ainda bem que conseguiram preservar outros patrimônios.
RESTA SABER ATÉ QUANDO PERMITIRÃO A PRESERVAÇÃO DE OUTROS PATRIMÔNIOS, JÁ QUE O INTERESSE GANACIOSO POR DINHEIRO FALA MAIS ALTO!
Não acredito que demoliram esse prédio lindíssimo pra construir esse horroroso edifício avenida central... Loucura total!
PARABÉNS A QUEM PRODUZIU ESTE HISTÓRICO DOCUMENTÁRIO, NOSSAS HISTÓRIAS ESTÃO SE DESFAZENDO NO TEMPO POR FALTA DE PESSOAS DE CREDIBILIDADE COMO O SENHOR, QUE NOS MOSTRA UMA HISTÓRIA EMOCIONANTE DE UM TEMPO QUE NÃO VOLTARÁ JAMAIS!!!
Brasil deveria ganhar um premio " a furia das demolicoes "
Adorei. "Foi um Rio que passou em minha vida".
Pena não ter vivido está época.
Surpresa muito agradável em encontrar este vídeo. Meu avô trabalhou nesse hotel na década de 40. Sugiro um vídeo sobre a Santa Casa de Misericórdia da rua Santa Luzia no RJ.
Olá, obrigado pelo comentário e bem vinda ao Canal. Seu avô ainda é vivo? Talvez ele goste de ver o vídeo, não? Será que ele tem fotos daquele tempo? E está anotada a sugestão para um futuro vídeo! :)
Concordo. A Santa Casa da Misericórdia do RJ é lindissima! E uma pena que está se deteriorando.
Eu tive o privilégio de conhecer a galeria Cruzeiro, onde havia uma Cervejaria onde se tomavam chopp em grandes canecas de vidros. Era muito criança, menino ainda, mas me lembro da esfuziante alegria no no seu interior. Não era só outro Rio, era outro Brasil. As pessoas andavam bem vestidas. As ruas eram lavadas...É verdade! parece mentira, mas näo é!
Belo vídeo, cujas imagens me suscitam muita saudade .
A beleza da Rio Branco nessa época chega a doer. Quantos crimes fizeram contra essa cidade!!! Essa ideia estúpida de modernidade!!!
Passo muito na Av. Rio Branco e comparando com as fotos antigas, acho infinitamente mais bonito o Rio Antigo! Temos muitos prédios antigos ainda, mas dá para sentir que falta algo. A Avenida Central tem um visual fantástico.
Juscelino, o centro do Rio acabou! É inaceitável isso...fico triste e chocada de ver no que se transformou uma região tão vibrante e charmosa... Estou decepcionada, qual será o futuro desse país?...
Na rua Chile em Salvador, tos um exemplo maravilhoso de conservação . O Palace Hotel, da mesma época desse do Rio, após muitos anos fechado e abandonado, finalmente foi restaurado e hoje é um dos hotéis mais chiques de Salvador. Ao lado, o prédio do Jornal A Tarde, tb passou por esse processo. Temos dois exemplos maravilhosos de conservação da história e arquitetura na Bahia
Que bacana. Isto é cultura e atrai divisas para a cidade através dos visitantes.
Como eram lindos as coisas antigas, construções, casas, carros, roupas... gostaria de voltar no tempo e poder conhecer pessoalmente tudo isso.
É... era um mundo a parte... agora um sonho a ser lembrado! :)
Nossa é a avenida Rio Branco,que glamour
AMEI,PARABÉNS mais uma vez !!! Esse VÍDEO me fez lembra fe minha mãe e minha avó!!!!Minha mãe contava que era um desfile de chapéus e vestes que embelezavam a sociedade Carioca !!!! Os homens TAMBÉM completavam o charme das avenidas com seus ternos e chapéus!!! Era um show de beleza parisiense!!!!
Que legal
realmente era uma época que o Rio fazia jus ao seu nome de cidade maravilhosa...conseguiram estragar tudo
As autoridades brasileiras são as maiores inimigas do país, a quantidade de prédios históricos demolidos na cidade deviam ser punidos com prisão.
Esse tempo deveria ser maravilhoso. Sem favelas, sem celulares, sem "stress", construções baixas, etc. Parabéns pelo video e pela narração.
Favela já tinha sim!
@@vagnersilva5081 Tinha sim, mas eram consolidadas, não se expandiam do dia pra noite como hoje. Nem se multiplicavam de forma descontrolada. E os moradores conviviam bem com o pessoal que resdia "na rua" , como se dizia.
@@cgribl6847 Conversa fiada.
Uma perda para o Rio de Janeiro!! A influência do “Império” já se aproximando pelas beiradas. Não me lembro desse hotel, mas lembro do Tabuleiro da Baiana. Tenho 71 anos e vi a demolição do Monroe e lembro que embora pequena ficava com pena de ver a destruição de um prédio tão bonito. Muita arte ali foi tombada ao chão. Parabéns pelo ótimo canal! ❤️🙏🏻🌟
Olá, muito obrigado pelo comentário! E neste canal tem também 2 vídeos sobre o Monroe!
Que coisa mais linda, nem a Europa em guerra demoliu tantos prédios bombardeados e funcionais, era linda essa avenida me lembra aqui em Buenos Aires isso tudo se manteve preservado em muitas ruas e avenidas, muito elegante .
Mais um prédio belíssimo que perdemos pra que em nome de uma suposta modernidade que hoje não passa de um edifício feio e de arquitetura datada
O que fizeram com o Rio!? E olhem as vestimentas dos homens! Todos com chapéu, terno. Até as pedras portuguesas eram mais bonitas do que são hoje.
As pessoas eram elegantes antigamente. Hoje em dia no rio de janeiro parece tudo vagabundo usando camisa de time de futebol.
@@leandrom.1855, todos de bermudas e chinelos, um lixo!
Que loucura!!! Na EUROPA nada é demolido mas preservado e conta a história da cidade e do país! A Cultura faz parte da memória e é patrimônio imaterial da humanidade
@@tekamar1 brother, se você for no Centro do Rio hoje e encontrar pedras portuguesas em bom estado, ganha um prêmio! Estão todas quebradas, soltas.
Amo!!! Lindo d mais Q passado lindo!
Sou carioca e, fico muito triste de ver, o quanto da beleza do passado, foi esquecida, dando lugar a uma nova metrópole fria despida, da beleza e história dos primeiros prédios. Parabéns! Ótimo vídeo.
Obrigado pelo comentário! Saudações!
Isso se chama memória de uma cidade! Não fazemos como os europeus, que resguardam o seu patrimônio cultural e arquitetônico. O Rio de Janeiro perdeu muito.
Sim. Além do aspecto artístico e cultural, o fechamento/demolição e construção de outras edificações com mudança de função esvaziaram o centro do Rio.
O maior responsável pela demolição do Palácio Monroe foi Lúcio Costa, seguidor de Le Corbusier.
Coisa linda d e se ver, aqui em Pelotas RS, também foram demolidos muitos prédios do século XIX época de ouro e grande riqueza por conta do charque. Hoje restam pouqussimos.
PROFESSOR , É MUITO BOM VIAJAR NO TEMPO COM SEUS ENSINAMENTOS , MUITO OBRIGADO!
Eu pergunto porque destruiram os prédios antigos , mostrava a grande beleza do Rio de Janeiro. Uma cidade com as característica Europeia.
Adorei! Uma viagem no tempo. Que lástima terem demolido os Hotéis Avenida e Palace---- O Rio no estilo Haussman era mil vezes mais elegante e bonito do que o de agora..Americanalhado! ( E olha que sou uma americana naturalizada....) Sniff.
A análise no fim do vídeo (na minha opinião brilhante) vale como reflexão não apenas para arquitetura e urbanismo como para o momento social atual onde determinados grupos e movimentos orquestrados tentam reescrever a história ou destruir personalidades e importantes acontecimentos do passado se baseando em paradigmas atuais.
"pensem no passado de forma serena".
É para chorar e chorar e chorar!!!!!!!!!!!🙁🙁🙁🙁🙁🙁🙁🙁😕🙁🙁😕
Sério! Olhando esses vídeos de antigamente, como era o Rio e o Brasil, e de como é hoje... Dá até vontade de chorar.
Pesquisem aí "Grande Hotel Belém"...
Um lindo hotel em Belém em estilo Art Noveal que tinha até Teatro dentro. Destruíram tal beleza pra construir um prédio feio, cheio de marquises.
O Centro do Rio principalmente a Av Rio Branco era muito lindo nem se compara o que é hoje, acho um pecado o que foi feito uma pena parte da história ser esquecida assim...
Que linda era a arquitetura antiga.Que crime terem destruido estes predios maravilhosos.
Meu amigo, muitas cidades brasileiras tiveram seus patrimonios historicos destruidos.
Sensacional o vídeo! É uma verdadeira viagem no tempo e podemos constatar que a cidade do Rio de Janeiro tinha uma arquitetura que não devia nada aos outros grandes centros do mundo. Parabéns!
Obrigado meu caro! Saudações!
Parabéns pelo trabalho de resgate da memória da cidade do Rio de Janeiro. 👏👏👏
Valeu, obrigado!
Muito útil esse vídeo, pois assim, pelo menos, começo entender mais da cidade do Rio de Janeiro, que sempre encanta. Ao longo do tempo houve várias "cidades do RJ". Seu trabalho serve também para se entender de livros como os de Machado de Assis ( pelo contexto urbano ). E ler Machado de Assis é entrar nos labirintos do/da Rio de Janeiro. Vendo esses vídeos/fotos fica "mais fácil". Uma pena que não se pôde/pode "transplantar" prédios de lugar. Só na Suíça se fez isso 1 vez ( além de ser caríssimo).
Sim, o Rio de Machado de Assis foi totalmente modificado! Ele viveu para ver o início das modificações... mas se retornasse ao Rio de hoje, certamente se assustaria. Por falar nisto, no vídeo Obras de Pereira Passos, nesta canal, aparece uma foto de Machado de Assis juntamente com outras pessoas celebres em sua época ao lado de Pereira Passos.
Lamentável, mas seu trabalho é perfeito...
a arquitetura vitoriana classica e pessada mas belissima e humanizada, a arquitetura modernista e reta, fria, impessoal, anti-natural e muito opressora e nem sempre tao eficiente quanto se destina, Brasilia remodelou o modernismo, mas ainda e muito impessoal e ineficiente
Brasília é a cidade mais fria que já conheci. Infelizmente moro aqui.
Era tudo bonito demais por mim nunca haveria uma demolição nessas obras de arte deviam ter feito restauração
Estes que deixaram demolir não tem noção.
Ignorância! Acabaram com a história e a beleza. Ao contrário do que ocorre na Europa. Nunca se deve demolir edifícios antigos!
Excelente vídeo! Como era e como ficou,faz-nos ter saudade do passado,que era muito melhor.
Excelente documentário! Da terra da garoa em abraço aos amigos da Cidade Maravilhosa cheia de encantos mil...hoje e no passado também!
São Paulo também é 10 ! Abç!
Eh um absurdo o que fizeram com o centro do Rio!!!!
Um video maravilhoso, detalhista. Lamento pelo Rio que se perdeu.
O Brasil tem mania de acabar com sua história! Nisso foi embora o romantismo daquela época...
Excelente vídeo, gostei muito. É sempre gratificante receber informações acerca de uma determinada cidade ou região, ao longo de um determinado período. No caso, para mim, é mais gratificante ainda, por se tratar do Rio de Janeiro, cidade que mora no meu coração ao lado de outra que é a minha cidade nativa Curitiba. Grande abraço.
Grato pelo comentário! Bem vindo ao canal! Abç!
Hoje são 04.08.2024, tenho o prazer renovado de assistir seu vídeo sobre a Cidade do Rio dr Janeiro.
Continuo a parabenizá-lo pela qualidade do seu trabalho
Muitíssimo obrigado !
Eu sempre falo que o RJ passou sim por um processo de favelização.
Isso é culpa de políticos ladrões , não culpo as pessoas se eu fosse político ajudaria essas pessoas .
O que a favela tem a ver com essas demolições?
uauuuu incrível a comparação
Muito lindo mesmo . Lamentável a destruição. Eu fico triste em saber disso. Muito!...
As cidades brasileiras não conservaram os prédios históricos. Muita coisa veio a baixo. Prédios ornamentados e bonitos deram lugar a edifícios altos, paredões de concreto, feios. Perdemos nossa identidade.
Pelo contrário ganhou a sua identidade..e libertação de Paris.
Não sei como tem gente q da deslike....muito bom o video e informação
Em São Paulo também havia prédios tão bonitos como estes, um deles era o Palacete Prates, no vale do Anhangabaú, foi destruído e no lugar dele foi construído um prédio muito feio.
Sim, em São Paulo existem e existiram edifícios incríveis! Poderiam tombar, e estimular a fazer retrofit para modernizar e torna-los viáveis novamente! Valeu!
Devido a insalubridade do Rio à época , o centro da cidade teve que passar por uma reciclagem urbana . Osvaldo Cruz foi o estrategista dessa mudança. Infelizmente foi perdido um imenso acervo histórico .
A Leiteria Mineira existe até hoje, na Rua da Ajuda!
Obrigado pela informação adicional. Dizem que uma certa Laranjada Brasil que existia lá também continua existir no centro do Rio.
Rio de Janeiro Aqui HD-TV De nada!
vdd ja trabalhei ali PRODERJ.
Pois é. As lojas da galeria parece que foram para outros lugares. Vc mencionou o Café Nice que tbm existiu em outro endereço....
Excelente vídeo e é uma pena que perdemos parte ou a totalidade de todo esse patrimônio carioca 🥰🙋🌹🌷😍
Quem nao honra a sua historia esquece-se de quem e. Those who do not honor their history have no concept of who they are.
Obrigado pelo trabalho de produzir esses vídeos que mostram essas arquiteturas lindas do início do séx XX. Particularmente sou apaixonado por construções antigas. Na cidade que moro resta muito pouco, nem a Catedral foi poupada. Ao ver vídeos e imagens de Paris, Londres, Madrid os prédios modernos é que se parecem aberrações disformes no meio de prédios históricos muito bem preservados.
Valeu! Bem vindo ao canal! Abç!
Rio de Janeiro - nunca teve sorte c/ governantes. Pelo estrago e abandono da
cidade dá p/ perceber que essa gente não gosta nem dela. No largo da carioca
tem um relógio datado de 1909 em bronze. A um punhado de décadas n/funciona
por falta de manutenção, é lindo.
Dra Verbene Vieira Salvador Bahia 🇧🇷
Amei o vídeo ❤
A Família de meu Pai,assumiu o Hotel logo após a entrega do CIA Ferrovia...até sua Venda..em 1957,meu Pai me contava que na entrada Do HALL do Hotel..havia um Grande LUSTRE de CRISTAL pendurado de tamanho SURREAL.Seus tios..e primos Tinham Residência fixa no HOTEL,aqui eu tinha Talher com o Nome do hotel gravado.Familia HERDY ,descendentes dos primeiros colonizadores de Friburgo.
Interessantíssimo. Ontem mesmo eu procurei por vídeo seu falando do Hotel Avenida. Obrigado. Que tal fazer vídeos, se for oportuno, da vida das pessoas que transitaram por esta avenida na época em que o Rio queria ser uma Paris tropical?
Uma boa ideia e esta anotado. Apenas não posso prever para quando! rs
o brasileiro sempre se superando na arte de destruir as coisas belas.
É! E o que fazer, pra restaurar essa arquitetura, cultura e amor ao Rio?
Ótimo vídeo. Que tal viralizar???
Exatamente. Uma concepção não precisa excluir outra. Poderia ser feita uma avenida moderna em outro lugar. Perdeu-se uma Paris. Aliás, o Rio de Janeiro não nasceu para ser metrópole. Devia ser uma Mônaco, até por ser uma cidade estreita, pois entre o mar e montanhas. Mas aqui tudo é feito de qualquer jeito, ou para se ganhar logo dinheiro. Na Europa jamais isso aconteceria. Em Edimburgo praticamente não existem prédios modernos, e é muito bonita.
Sim, Av. Presidente Vargas é um exemplo. Foi aberta em 1944.
Concordo. O território do Rio não tem dimensões geográficas pra abrigar a cidade que abriga. Por isso está se tornando insuportável viver aqui, é muita gente pra pouco espaço.
Sugiro fazer um vídeo sobre a Santa Casa que existia aos pés do Convento de Santo Antônio e que foi demolida para a ampliação da Rua da Carioca. Existem fotos do Ferrez (???) da demolição se não me engano em 1937 junto com o chafariz.
Rafael, fica anotada a sugestão. Mas este hospital que você se refere, era o hospital da Ordem Terceira, demolido no temo de Pereira Passos na época do alargamento da Rua da Carioca. Mas construíram um outro edifício comercial no lugar, que posteriormente também foi demolido. Sim, quanto ao chafariz, este foi demolido em 1937.
Boa tarde Meu Amigo... Parabéns pela lembrança desse Hotel como também outros vídeos dizendo como era o Rio e suas transformações nos séculos XVll XVlll e XlX ... Abraços e Sucessos...
Valeu!
Amigo, obrigado pelo seu excelente trabalho de recuperação da memória do Brasil, abraço fraterno
Valeu!
Tenho a estranha sensação de que, uma "MÃO INVISÍVEL" ao povo mas, conhecida da elite e políticos da elite sabota nosso país, nossa política, a nossa HISTÓRIA e o POVO..SEMPRE SEMPRE FIZERAM e FAZEM ISSO..QUEM?
Também tenho essa sensação
O próprio povo faz isso elegendo maus políticos. No Brasil as pessoas estão muito entretidas com besteiras, são roubadas descaradamente e ainda votam sempre nos mesmos bandidos.
Em Buenos Aires a arquitetura parisiense do início do século XX foi preservada. Pequena correção: o nome do edifício no local do antigo hotel é Avenida Central. Parabéns pelo vídeo.
Boa observação! Na verdade abreviei o nome por costume meu de me referir ao edifício em questão! Mas, sim, o nome correto e completo é Avenida Central. Saudações !
Olá as construções eram bonitas pena que foram destruídas mas é a evolução😢.
No bairro de São Cristóvão também existe muita casas casarões e alguns ja foram destruídos. Brasil um país sem memória?
Abraço e se cuida😷