RUAS REBELDES I Fernando Gabeira - 1968 a 2017, o Brasil e as utopias partidas
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 7 ก.พ. 2025
- Ruas Rebeldes - Conversas inspiradas pelo documentário No Intenso Agora
Na segunda de uma série de entrevistas, convidamos Fernando Gabeira.
Jornalista, escritor e ex-deputado federal, desde os de 1960 Gabeira viveu intensamente as grandes transformações políticas e ideológicas que definiram os últimos 50 anos.
Luta armada contra a ditadura, a ruptura com o Marxismo, o desbunde, o ambientalismo, a redemcratização, o colpaso do sistema político brasileiro e a renovação que parece não chegar à Brasília.
Nessa entrevista, Gabeira também reflete sobre o que as grandes mobilizações de 1968 representaram para o mundo e como elas encontram eco - e dissonância - em Junho de 2013 e a renascença das ruas rebeldes no Brasil.
Essa entrevista faz parte da série "Ruas Rebeldes - conversas inspiradas por No Intenso Agora. O jornalista Bruno Torturra vai conversar com personagens que participaram intensamente de perídos de fortes transformações políticas e grandes protestos de rua no Brasil e no mundo. E discutir como eles entendem a transição das lutas utópicas para a realidade. A série vai buscar paralelos e contrastes o ano de 1968, central no documentário, e outros momentos de catarse política, como as recentes primaveras globais e o sentido de junho de 2013.
Confira a série completa nesse canal, em nossa página do Facebook e pelo site www.nointensoagora.com.br
Sou uma grande admiradora de tudo que você realiza, parabéns pelo ser humano que você é!
Gabeira sempre esteve anos luz à frente da esquerda. Uma figura inspiradora.
Gabeira, possui uma mente sempre aberta e imparcial, nitidamente voltada à coerêncial social e humana dentro de um pensamento liberal.
Um homem que entendeu as mudanças e que reconhece seus erros se desprendendo do arcaico pensamento ideológico fechado às mudanças inevitáveis.
Ele consegue discernir e se distanciar do fundamentalismo da direita e da esquerda exacerbada.
Um ser humano que merece o respeito pelos que lutam contra todos aqueles (também e incluive nos três poderes) que compõe os organismos féticos que poluem e levam a podridão um oceano que luta para se manter limpo.
O amadurecimento do Gabeira me fez rever a antipatia transformando-a em respeito. Mudamos para melhor.
Concordo.
Infelizmente essas mudanças são raras...
Porque nao apresentam Gabeira como filosofo? Jornalista e ex-deputado,nao fazem jus a profundidade de suas palavras
Com certeza, há de se ver não apenas a profundidade das suas palavras, mas nas escolhas que fez durante os períodos que se fazia necessário fazer mudanças...Creio que a escolha de participar do sequestro do embaixador americano para libertar os companheiros de luta da tortura e da morte com tortura... realmente se vê na pessoa dele, decisões precisas, depois um amadurecimento também profundo, ele não é de esquerda e nem de direita e sim de alguém que quer utilizar as questões mais acertivas, porém a cada momento ele reflete buscando organizar seus pensamentos para ver a realidade, e mesmo para organizar os pensamentos das outras pessoas... Muito crítico... Não se encaixa na filosofia, não se encaixa na direita e nem da esquerda, talvez algo de centro esquerda...mas a gente percebe que ele influência as pessoas e nos impacta a buscar novos caminhos...
Pensador mesmo.
Jair messias Bolsonaro presidente Brasil governo Bolsonaro integração ao governo Lula Luiz Inácio da Silva 🇧🇷
Cabeça pensante.
audio ta bem baixo
Ainda hoje sou um grande admirador do pensador Fernando Gabeira.