Uma aula fértil, e vc é um dos melhores do TH-cam. Como ninguém é perfeito, vc por vezes é muito repetitivo e isso trunca sua excelente exposição. Tempo é ouro. Obrigado pela ajuda
Desculpa colega... ACREDITO que essa aula não teve nada de repetitivo, muito pelo contrário, uma aula DETALHADA como essa, devido aos seus ensinamentos críticos, deve ser revista pelo menos umas dez vezes...
Parabéns... Que aula, ctdoido... Não agradeça não, pois quem tem agradecer somos nós que aprendemos mais uma dica de como não MORRER na mão de alguns 'profissionais expertos'... Muito OBRIGADO.
Sensacional Aparecido , realmente é o que acontece no dia a dia das oficinas. É esse tipo de instrução que falta pra galera , muito obrigado pela sua disposição e continue nos ajudando Aparecido!!! Realmente suas dicas são valiosíssimas .
Fala Aparecido.... Ótimo o vídeo e rodas estas informações / dicas, alem da narração dos problemas vividos. Nunca imaginei que um indutivo poderia dar este tipo de falha, pois o pulso será lido da mesma forma só que invertido. Valeu ! ! !
@@AparecidoOliveira Bom dia, tenho JAC J3 S JETFLEX, 1.5 2014, estou em deslocamento quando de repente ele apagar, então travo e destravo o alarme e ele pega. Como ele queimou a junta, levo na mecânica eles não conseguem achar o erro. Passam o scaner e aparece sensor de rotação, porém ele foi trocado. Obrigado pelas instruções, foram muito boas
Parabéns aparecido, sempre Índico e falo para os colegas que realmente quer aprender elétrica eletrônica automotiva. Para visitar seu blog e o teu canal. E mais uma vez obrigado por sempre responder minhas dúvidas Sobre sensor e roda fônica. COMO O MÓDULO FAZ A INTERPRETAÇÃO DO SENSOR DE ROTAÇÃO DO UNO ANTIGO QUE VAI NA CREMALHEIRA ,POIS NÃO TEM FALHA SISTEMA MICROPLEX? O OUTRO SENSOR DA FRENTE NA POLIA TEM UM DENTE. ME EXPLICA POR FAVOR
Boa aula professor,faz mais com o uso de osciloscópio.E aula prá criar raciocínio lógico,estou iniciando nós diagnóstico Automotivo, nunca fui mecânico.Faz um aula resumida de raciocínio lógico,estou precisando dessa ajuda professor
os principais testes de sensores e atuadores já estão ilustrados nos meus vídeos. Se conseguir entender e aplicar estes conceitos e medições com certeza será um usuário ilimitado. Procure entender o funcionamento dos componentes e dos sistemas.
Tenho golf 2001 com motor 1.6 power , o sensor de rotaçao parou de funcionar . pra piorar o sensor e sem ima na ponta, nao to conseguindo achar esse sensor no mercado livre ou shopee . Dar pra fazer adaptaçao ou gambirra ???????
Professor Aparecido, bom dia. De fato eu não mencionei que era uma motocicleta no início das perguntas, para que eu não corresse o risco de não aprender a técnica, o conhecimento, sendo direto demais. Mas identificando, é uma Kasinski Mirage 650 ( Hyosung Gv650). Não sou profissional reparador mas tenho procurado entender por qual motivo o funcionamento tem sido “errado”. Sobre a inversão de fios no sensor de rotação, fiz um teste porque apesar de eu ter realizado a troca deste sensor mantive as conexões em função das cores dos fios, e ao fim e ao cabo um funcionamento melhor apareceu. Como eu disse, não há no manual menção a positivo ou negativo, mas como houve mudança no funcionamento preciso entender o motivo. Se puder indicar um norte, agradeço bastante. Obrigado pela sua atenção.
Não tenho controle de todas as funções que possui todos os veículos (são mais de 30.000) e também não possuo manuais para consulta. Sugiro que se dirija a uma oficina para scannear e verificar.
Bom dia!!! Em um caso que eu fique no prego por conta de um sensor desse o que eu posso fazer para sair do prego sem trocar o sensor? Ou não existe possibilidade sem efetuar a troca do sensor
Blz amigo, se montar um motor do mesmo modelo e potência, porém o lado do sensor de rotação for ao lado oposto que estava no carro, e a roda fônica mudou o modelo, o carro vai funcionar normal?
Ótima explicação técnica, mas se a intenção for aplicar em carro para mudar distribuidor para sensor com roda fônica, fica uma dúvida em questão do avanço de ponto?
boa tarde Aparecido trabalho em uma Scania p 310 , porém ela tem consumo alto combustível e os outros caminhões que conheço tem um km 95 kms no contagiro na faixa de economia ate 1500 rpm e o que trabalho só da 85 kms e tem consumo mais de 20% de diferença sendo o mesmo diferencial , mas não apresenta erro de rotação será pode ter haver com rotação ? grato
vc deve aferir o conta giro, pode ser que esta rotação indicada está errada ou está patinando embreagem. não tem nada a ver com este sensor de rotação do vídeo.
Professor Aparecido, bom dia. Como a “ultrapassagem” dos limites máximo ou mínimo (de manual) de resistência de um sensor indutivo alteram o funcionamento do motor?
E ai blz Aparecido, suponhamos que eu tenha um DKW OU outro motor com mais de um platinado e não tenha distribuidor, se quiser usar uma bobina Gauss GC4038, no seu simulador hall ela funcionaria e, neste hall de tipo sensor de rotação ? No DKW 3 sensor e 3 bobina desta funcionaria melhor que o platinado ?
esta bobina GC não daria para usar, teria que ser 3 comum. Já fiz vídeo a respeito, o hall é apenas um impulsor e não tem capacidade de comandar uma bobina ou módulo direto, precisa de amplificador.
@@AparecidoOliveira é que vi esta bobina com modulo, neste vídeo e ele usa o hall do simulador , mas foi só para teste não para aplicação.. th-cam.com/video/5x3EcJJHUEY/w-d-xo.html
Olá. Sou fã e inscrito do canal. Tenho uma S10 2006 eletrônica que modifiquei pra bomba (tava ótima). Agora não consigo fazê-la da partida sem spray e quando funciona não mantém a lenta. Resumindo. Onde encontro o sensor de rotação do motor mwm? Já olhei atrás do arranque não encontrei. Onde fica o sensor de rotação do mwm 2.8?
Bom dia, minha Ducato está com um corte intermitente, andando quando dá, não acende nem a luz da injeção e se estiver parada ela morre, medi o sensor de rpm a resistência está entre 1000 e 1050 só que o sinal em corrente alternada na hora da partida não chega a 1 volts, a distância da roda fônica é ficha e está alinhado certinho, entra em funcionamento tem força normal, só dá estes cortes de vez em quando, será que este sinal fraco pode ocasionar isso?
Professor, bom dia. tenho para medir com osciloscopio um sensor de rotacao indutivo com fios verde e azul, mas não há indicação no diagrama eletrico de qual seja positivo ou negativo. como identificar o positivo e negativo no chicote principal? E em qual fio, positivo ou negativo deve ser conectado a ponteira de teste do osciloscopio? Ou como no video, o aterramento do osciloscopio vai no "negativo" do sensor? Obrigado desde já.
exceto casos específicos e dependendo do equipamento usado o negativo do osciloscópio vai sempre a massa. O positivo do sinal é aquele que a imagem der pico negativo no inicio da falha.
Professor, hoje peguei uma S10 com problemas na velocidade, velocímetro totalmente parado, o cliente me falou que as vezes passando em buracos ela voltava a marcar, fiz todos os teste em fiação, painel, modulo vss e sensor, tudo perfeito tirando o sensor que me deixou com duvidas, pois teste resistência, sinal, Multímetro na escala AC, ai que veio a duvida, ele gerava um sinal fraco o sensor está com uma resistência na escala de mega, procurei parâmetros e não encontrei, por fim pedi um novo para ser comparado, a escala do novo fica em 1500 ohms e resolveu meu problema, teria algo a comentar sobre essa experiencia, uma simples mudança de resistência fez com que o sensor criasse um sinal errado uma forma de trabalho diferente, isso deve acontecer muito na eletrônica né, obrigado por suas aulas tenho aprendido muito,
Amigo ótimo vídeo,tenho uma direção elétrica adaptada em meu carro onde ela trabalha em 100%de sua força o tempo todo por não ter a central ECU para controlar a progressão dela. Posso usar um sensor de velocidade direto no fio do módulo da direção elétrica correspondente? Minha direção e do Nissan Versa ano 2015. A minha idéia seria , trazer o sinal de pulso direto do sensor de velocidade para o módulo . Abraços Wendell
Acho que não porque a maioria das direções, trabalha na rede, recebendo dados e não um sinal direto o que você poderia fazer é bolar um projeto em que apartir de certa velocidade ela cortasse o pós chave
Ótimas dicas. Eu tirei o meu sensor e testei com multímetro, ele tem a resistência certa, varia resistência, mas N gera nenhuma voltagen. Como ele pode tá com a resistência boa mas N gerar voltagem? Obrigado
@@AparecidoOliveira eu coloquei na escala de tensão alternada e fiquei passando uma chave de fenda no íman, era pra pelo menos o multímetro se mexer, gerar pelo menos alguns décimos de voltagem né?
@@AparecidoOliveira Logan 2011 1.6 8V, deu 250 ohms, dentro do especificado. Eu achei estranho ter a resistência boa mas N gerar nem um pouco de tensão.
Professor, novamente retorno: ao testar as duas possibilidades de montagem do sensor de rotacao, com os fios alinhados às cores (verde e azul) e depois invertidos, o positivo do sinal iniciou no fio verde na montagem dita original e depois o positivo do sinal passou para o fio azul quando foram invertidos os fios do sensor de rotação. Esta inversão dos fios do sensor de rotação causou melhor funcionamento do motor, sem o que se poderia chamar de falha de combustão. Como no diagrama elétrico do manual da motocicleta não explicita quem seja positivo ou negativo, ainda permanecem dúvidas: a inversão estaria no chicote principal / conector da ECM? E, havendo hipoteticamente a indicação de positivo e negativo nos fios, será no fio positivo que se acha a imagem do pico negativo no inicio da falha? Saudações!
José, vc esqueceu de dizer que se tratava de uma moto, nem disse qual era para ver se eu poderia ajudar e não disse que tinha defeito. Não sei qual é a polaridade correta em motos. Pela lógica, supõe-se que é correta quando o motor funciona perfeito e o ponto de ignição é correto, avança ao acelerar...Supõe-se que uma possível inversão ocorre se houver emendas ou remendos no chicote, uso de peça não original, etc. Fica difícil responder algo a distância sem saber do que se trata.
depende do sistema, como eu disse quase todos os sistemas de injeção com sensor indutivo, não me lembro de nenhum que não seja este do vídeo, seja o padrão. Como não ví todos os sistemas do mundo, devo dizer que não podemos generalizar.
Boa noite. Me tira uma dúvida No caso o sensor ele é analógico ou digital ? Ou seja o valor da tensão alternada varia conforme a velocidade ou o valor é sempre o mesmo independente da velocidade. Estou perguntando pq pretendo usr esse sensor em uma máquina industrial
Boa noite amigo blz. Tenho uma Mercedes Benz C280 ano 95. quando ela esquenta ela começa a cortar não passa de 1500 giros aí esfria volta ao normal. Eu tô desconfiado do sensor de rotação. Será q pode ser ???
sorento 2.4 apaga a rotaçao quando acelerada bruscamente, carro continua funcionando mas falhando, no scaner acusa sensor de rotaçao. quando desliga e liga novamente volta tudo a funcionar. o que pode ser, me ajude ja levei em varios locais......
se acusa sensor de rotação é aí que precisa trabalhar, isto é o que o mecânico deve fazer. Não espere que alguém te diga que é isto ou aquilo e pimba, é tirar com a mão. Tem que trabalhar, e saber o que está fazendo. veja o vídeo da S10.
depende do que vc está pensando! se for mais específico poderia responder com mais propriedade. Para sua segurança use apenas peças originais, genuínas ou com garantia do fabricante.
Bom dia O meu caso é o seguinte. Sensor 2 fios Motor K4M 1.6 16v Pela manhã não funciona, sem faisca. Após verificar o sinal dele c/ uma caneta de polaridade simples havia sinal negativo constante dos dois lados, em seguida funcionou. Se espeto após o motor estar em funcionamento, ele morre. Pq pelo simples fato de espetar a caneta ele funcionou ? Esse defeito e teste de apenas espetar foi feito 3 vzs e acontece da mesma forma.
Teste de sensor ou sinal indutivo com caneta de polaridade é incorreto. Siga as dicas do vídeo, provavelmente tem um mau contato no conector ou fio quebrado.
Nossa no meu veículo uma blazer 4.3 v6 troquei o sensor após ter parado de funcionar. Hoje por não achar um sensor original comprei um paralelo mas no meu carro está acontecendo o seguinte as vezes ele funciona de primeira e de vez em quanto andando no veículo ele tipo corta a injeção e desliga em movimento,mas após desligar dou a partida e ele funciona novamente isto está me deixando de cabelos em pé. Os cabos de velas novos, velas,rotor tanpa do distribuidor tudo zero. Levei o carro para esvanear e não acusa nada sem nenhum problema. O que pode ser
se aconteceu depois de trocar o sensor e não é original, então vc deve revisar o que fez, é do mesmo tamanho, a distância da montagem está certa? e a polaridade?
Na verdade ele inverteu também o sentido da rodagem. Olha bem, no começo ele roda com o dedo, de cima para baixo, de cima para a direita. Depois ele inverteu de cima para a esquerda. depois ele roda
Ou boa noite amigo o meu carro parou de ligar do nada , ja testei velas , cabo de vela , tudo com centelha , bico monoponto pulsando, bomba de gasolina injetando, tem gasolina no tanque , motor de passo não está travado ou seja o carro tem tudo pra funcionar e o carro não funciona, mas eu vendo seu vídeo eu tenho quase que certeza que o problema dele e nesse sensor de rotação, pois antes dele parar de vez ele estava muito ruim o giro não subia normalmente pra poder trocar as marchas , engasgava na aceleração na fase fria além de oscilações na marcha lenta , diante desse relato o senhor acha que o problema do meu carro seria esse sensor de rotação ? Sei que a distância e difícil diagnosticar mas eu preciso de sua ajuda nesse sentido , pois ja testei tudo que poderia atrapalhar a partida dele e ele não liga fica so virando o motor de partida e ele não da partida
se injeta gasolina no coletor e tem faísca na vela, tem que funcionar, mesmo com dificuldade ou falhando. Se não seu problema é motor/correia de tempo ou talvez esteja encharcado (afogando) por excesso de combustível.
Aparecido boa noite, um minúsculo defeitinho num dente do volante do motor é o bastante para gerar interferência, consequentemente oscilação na marcha lenta? grato. Este equipamento que vc está girando para gerar pulso é parte da cabeça de um vídeo cassete, não é??? só conhece que é das antigas kkkk
Olá minha s10 2006 ela não funciona no dia seguinte após estacionar, empuro ela e no tranco ela pega de primeira, passando o sensor ela acusa falha no sensor de rotação, porém ela nunca deu falha andando, sempre foi no dia seguinte após estacionar, essa falha ocorre sempre a cada 3 ou 4 dias, comprei um sensor de rotação novo, mas olhando seus vídeos, muito bem explicados por sinal fiquem com dúvida se realmente é falha no sensor mesmo, já viu algum caso parecido? Abraço
Uma aula fértil, e vc é um dos melhores do TH-cam. Como ninguém é perfeito, vc por vezes é muito repetitivo e isso trunca sua excelente exposição. Tempo é ouro. Obrigado pela ajuda
Desculpa colega... ACREDITO que essa aula não teve nada de repetitivo, muito pelo contrário, uma aula DETALHADA como essa, devido aos seus ensinamentos críticos, deve ser revista pelo menos umas dez vezes...
Parabéns... Que aula, ctdoido... Não agradeça não, pois quem tem agradecer somos nós que aprendemos mais uma dica de como não MORRER na mão de alguns 'profissionais expertos'... Muito OBRIGADO.
valeu!
Boa noite meu amigo seu tutorial sobre sensor de rotação é extraordinário e o melhor dos tutoriais sobre sensores intuitivos.
Estou precisando muito de um video de injeção direta , fazer uma comparação com injeção indireta , vc é o carra para fazer viu.
Sensacional Aparecido , realmente é o que acontece no dia a dia das oficinas. É esse tipo de instrução que falta pra galera , muito obrigado pela sua disposição e continue nos ajudando Aparecido!!! Realmente suas dicas são valiosíssimas .
Professor, parabéns gosto muito ver as suas aulas no canal são muitas boas !
Eu estou aprendendo muito . Muitas dicas de muita importância !
Aparecido, excelentes explicações as suas, além de uma aula de como ser investigador de defeitos. Obrigado por compartilhar!
Vc é muito bom irmão.
A matéria foi muito interessante, somou um grande conhecimento para nossa área, valeu, muito obrigado Aparecido Oliveira.
Muito show a aula sobre o sensor e a mecânica. PARABÉNS A VC .
Valeu
Fala Aparecido....
Ótimo o vídeo e rodas estas informações / dicas, alem da narração dos problemas vividos.
Nunca imaginei que um indutivo poderia dar este tipo de falha, pois o pulso será lido da mesma forma só que invertido.
Valeu ! ! !
Obg pela explicação professor ! Vídeo top !!! Já tive esse problema nun Vectra 97
Muito bom.
Bem didático.
Parabéns 👏👏
Show de bola.
Uma verdadeira aula
Muito esclarecedor
Parabéns
Muito obrigado
Como sempre um ótimo profissional o senhor está de parabéns
Muitíssimo obrigado
Excelente, maravilhoso!!
Ótimo vídeo ,👍👍tudo que vem pra somar e aprimorar nossos conhecimentos será bem vindo parabéns 👍
Ótima aula, muito bem explicado, parabéns
Muito obrigado
@@AparecidoOliveira Bom dia, tenho JAC J3 S JETFLEX, 1.5 2014, estou em deslocamento quando de repente ele apagar, então travo e destravo o alarme e ele pega. Como ele queimou a junta, levo na mecânica eles não conseguem achar o erro. Passam o scaner e aparece sensor de rotação, porém ele foi trocado. Obrigado pelas instruções, foram muito boas
Parabéns aparecido, sempre Índico e falo para os colegas que realmente quer aprender elétrica eletrônica automotiva.
Para visitar seu blog e o teu canal.
E mais uma vez obrigado por sempre responder minhas dúvidas
Sobre sensor e roda fônica.
COMO O MÓDULO FAZ A INTERPRETAÇÃO DO SENSOR DE ROTAÇÃO DO UNO ANTIGO QUE VAI NA CREMALHEIRA ,POIS NÃO TEM FALHA SISTEMA MICROPLEX?
O OUTRO SENSOR DA FRENTE NA POLIA TEM UM DENTE.
ME EXPLICA POR FAVOR
Parabéns pelo conteúdo do vídeo amigo
Boa aula professor,faz mais com o uso de osciloscópio.E aula prá criar raciocínio lógico,estou iniciando nós diagnóstico Automotivo, nunca fui mecânico.Faz um aula resumida de raciocínio lógico,estou precisando dessa ajuda professor
os principais testes de sensores e atuadores já estão ilustrados nos meus vídeos. Se conseguir entender e aplicar estes conceitos e medições com certeza será um usuário ilimitado. Procure entender o funcionamento dos componentes e dos sistemas.
Excelente vídeo como sempre uma boa explicação parabéns mestre.
Muito boa dica,para bem voce da muitas dicas no seus videos👏👏
Bom dia mestre . Top de mais este vídeo obrigado por compartilhar
Parabéns, que aula, heim ?
Ótimo ideia, ja tinha pensado nisso , mais obrigado pela ajuda , será de grande valia sua observação.
Beleza muito bom, Deus abençoe
Muito bom!!! Obrigado pela ajuda.
obrigado sensei ... aprendendo muito , quem sabe eu use esse conhecimento num rbzera top.
Obrigado mestre
gostei muito, parabens, faça mais video assim, obg
João mecanico Itiúba ba gostei fantástico
Tenho golf 2001 com motor 1.6 power , o sensor de rotaçao parou de funcionar . pra piorar o sensor e sem ima na ponta, nao to conseguindo achar esse sensor no mercado livre ou shopee . Dar pra fazer adaptaçao ou gambirra ???????
Senhor sabe algum sensor e algo parecido com modelo sem ima na ponta ????? procurei em todo lugar e não encontrei pra vender . me ajude por favor
no pior dos cenários compre na concessionária vw. Consulte o site da MTE thonsom
Parabéns muito bom
Valeu, ótima explicação
Muito muito bom meu amigo.
Se tiver uma dificuldade do negativo que vai para o sensor, afeta na amplitude do sinal?
Professor Aparecido, bom dia. De fato eu não mencionei que era uma motocicleta no início das perguntas, para que eu não corresse o risco de não aprender a técnica, o conhecimento, sendo direto demais. Mas identificando, é uma Kasinski Mirage 650 ( Hyosung Gv650). Não sou profissional reparador mas tenho procurado entender por qual motivo o funcionamento tem sido “errado”. Sobre a inversão de fios no sensor de rotação, fiz um teste porque apesar de eu ter realizado a troca deste sensor mantive as conexões em função das cores dos fios, e ao fim e ao cabo um funcionamento melhor apareceu. Como eu disse, não há no manual menção a positivo ou negativo, mas como houve mudança no funcionamento preciso entender o motivo. Se puder indicar um norte, agradeço bastante. Obrigado pela sua atenção.
Top seus vídeos
Boa noite. O sensor de comando ou o de rotação do Iveco stralis com defeito, faz apagar o caminhão?
Não tenho controle de todas as funções que possui todos os veículos (são mais de 30.000) e também não possuo manuais para consulta. Sugiro que se dirija a uma oficina para scannear e verificar.
Muito bom professor
Ótimo neste caso pode contribuir em algo? Pois estou estudando a possibilidade mais pegando informações com os entendidos.
Muito bom obrigado
Vc e de São paulo
Bom dia!!!
Em um caso que eu fique no prego por conta de um sensor desse o que eu posso fazer para sair do prego sem trocar o sensor? Ou não existe possibilidade sem efetuar a troca do sensor
Blz amigo, se montar um motor do mesmo modelo e potência, porém o lado do sensor de rotação for ao lado oposto que estava no carro, e a roda fônica mudou o modelo, o carro vai funcionar normal?
Muito bom!
Ótima explicação técnica, mas se a intenção for aplicar em carro para mudar distribuidor para sensor com roda fônica, fica uma dúvida em questão do avanço de ponto?
sensor é sensor e controlador é controlador, vai precisar uma unidade de controle de avanço.
Boa tarde. Tenho uma van master 2.5 2011 ela corta do nada tô partida é pega mas as veses fica cortando pode ser sesor de rotação
tudo é possível, isto ou 10 coisas mais. Chutar só te dará prejuízo, a não ser que vc seja um sortudo.
boa tarde Aparecido trabalho em uma Scania p 310 , porém ela tem consumo alto combustível e os outros caminhões que conheço tem um km 95 kms no contagiro na faixa de economia ate 1500 rpm e o que trabalho só da 85 kms e tem consumo mais de 20% de diferença sendo o mesmo diferencial , mas não apresenta erro de rotação será pode ter haver com rotação ? grato
vc deve aferir o conta giro, pode ser que esta rotação indicada está errada ou está patinando embreagem. não tem nada a ver com este sensor de rotação do vídeo.
Professor Aparecido, bom dia. Como a “ultrapassagem” dos limites máximo ou mínimo (de manual) de resistência de um sensor indutivo alteram o funcionamento do motor?
Muitos pensam que se deu uma resistência fora da faixa isto é um problema! Eu nunca vi um caso em que isto aconteça, ou está bom ou está ruim.
A sim, a tecnologia está para melhor controlar!
E ai blz Aparecido, suponhamos que eu tenha um DKW OU outro motor com mais de um platinado e não tenha distribuidor, se quiser usar uma bobina Gauss GC4038, no seu simulador hall ela funcionaria e, neste hall de tipo sensor de rotação ? No DKW 3 sensor e 3 bobina desta funcionaria melhor que o platinado ?
esta bobina GC não daria para usar, teria que ser 3 comum. Já fiz vídeo a respeito, o hall é apenas um impulsor e não tem capacidade de comandar uma bobina ou módulo direto, precisa de amplificador.
@@AparecidoOliveira é que vi esta bobina com modulo, neste vídeo e ele usa o hall do simulador , mas foi só para teste não para aplicação.. th-cam.com/video/5x3EcJJHUEY/w-d-xo.html
veja meus vídeos de teste de bobinas com simulador, são várias e explico as diferenças. Porém, simulador não tem nada a ver com um sensor no carro.
Sou de Ribeirão Preto gostaria de saber se alguém sabe onde fazer um curso de ociposcopio por aqui não tem, ou não consegui está informação
Procure no TH-cam Abel klering ele é Mestre em ociloscopio e tem um curso online excelente
Olá. Sou fã e inscrito do canal. Tenho uma S10 2006 eletrônica que modifiquei pra bomba (tava ótima). Agora não consigo fazê-la da partida sem spray e quando funciona não mantém a lenta. Resumindo. Onde encontro o sensor de rotação do motor mwm? Já olhei atrás do arranque não encontrei. Onde fica o sensor de rotação do mwm 2.8?
Bom dia, minha Ducato está com um corte intermitente, andando quando dá, não acende nem a luz da injeção e se estiver parada ela morre, medi o sensor de rpm a resistência está entre 1000 e 1050 só que o sinal em corrente alternada na hora da partida não chega a 1 volts, a distância da roda fônica é ficha e está alinhado certinho, entra em funcionamento tem força normal, só dá estes cortes de vez em quando, será que este sinal fraco pode ocasionar isso?
está tudo certo com o sensor. Procure um bombista.
Professor, bom dia. tenho para medir com osciloscopio um sensor de rotacao indutivo com fios verde e azul, mas não há indicação no diagrama eletrico de qual seja positivo ou negativo. como identificar o positivo e negativo no chicote principal? E em qual fio, positivo ou negativo deve ser conectado a ponteira de teste do osciloscopio? Ou como no video, o aterramento do osciloscopio vai no "negativo" do sensor? Obrigado desde já.
exceto casos específicos e dependendo do equipamento usado o negativo do osciloscópio vai sempre a massa. O positivo do sinal é aquele que a imagem der pico negativo no inicio da falha.
Professor, hoje peguei uma S10 com problemas na velocidade, velocímetro totalmente parado, o cliente me falou que as vezes passando em buracos ela voltava a marcar, fiz todos os teste em fiação, painel, modulo vss e sensor, tudo perfeito tirando o sensor que me deixou com duvidas, pois teste resistência, sinal, Multímetro na escala AC, ai que veio a duvida, ele gerava um sinal fraco o sensor está com uma resistência na escala de mega, procurei parâmetros e não encontrei, por fim pedi um novo para ser comparado, a escala do novo fica em 1500 ohms e resolveu meu problema, teria algo a comentar sobre essa experiencia, uma simples mudança de resistência fez com que o sensor criasse um sinal errado uma forma de trabalho diferente, isso deve acontecer muito na eletrônica né, obrigado por suas aulas tenho aprendido muito,
apenas circuito interrompido, é normal acontecer isto.
Amigo ótimo vídeo,tenho uma direção elétrica adaptada em meu carro onde ela trabalha em 100%de sua força o tempo todo por não ter a central ECU para controlar a progressão dela. Posso usar um sensor de velocidade direto no fio do módulo da direção elétrica correspondente? Minha direção e do Nissan Versa ano 2015. A minha idéia seria , trazer o sinal de pulso direto do sensor de velocidade para o módulo . Abraços Wendell
Wendell adaptação é uma caixa preta, vai ter que estudar os mínimos detalhes para ver se é possível.
Acho que não porque a maioria das direções, trabalha na rede, recebendo dados e não um sinal direto o que você poderia fazer é bolar um projeto em que apartir de certa velocidade ela cortasse o pós chave
Ótimas dicas. Eu tirei o meu sensor e testei com multímetro, ele tem a resistência certa, varia resistência, mas N gera nenhuma voltagen. Como ele pode tá com a resistência boa mas N gerar voltagem? Obrigado
talvez vc não testou da maneira certa. Como vc testou?
@@AparecidoOliveira eu coloquei na escala de tensão alternada e fiquei passando uma chave de fenda no íman, era pra pelo menos o multímetro se mexer, gerar pelo menos alguns décimos de voltagem né?
sensor de qual carro? quantos ohms deu?
@@AparecidoOliveira Logan 2011 1.6 8V, deu 250 ohms, dentro do especificado. Eu achei estranho ter a resistência boa mas N gerar nem um pouco de tensão.
Professor, novamente retorno: ao testar as duas possibilidades de montagem do sensor de rotacao, com os fios alinhados às cores (verde e azul) e depois invertidos, o positivo do sinal iniciou no fio verde na montagem dita original e depois o positivo do sinal passou para o fio azul quando foram invertidos os fios do sensor de rotação. Esta inversão dos fios do sensor de rotação causou melhor funcionamento do motor, sem o que se poderia chamar de falha de combustão. Como no diagrama elétrico do manual da motocicleta não explicita quem seja positivo ou negativo, ainda permanecem dúvidas: a inversão estaria no chicote principal / conector da ECM? E, havendo hipoteticamente a indicação de positivo e negativo nos fios, será no fio positivo que se acha a imagem do pico negativo no inicio da falha? Saudações!
José, vc esqueceu de dizer que se tratava de uma moto, nem disse qual era para ver se eu poderia ajudar e não disse que tinha defeito. Não sei qual é a polaridade correta em motos. Pela lógica, supõe-se que é correta quando o motor funciona perfeito e o ponto de ignição é correto, avança ao acelerar...Supõe-se que uma possível inversão ocorre se houver emendas ou remendos no chicote, uso de peça não original, etc. Fica difícil responder algo a distância sem saber do que se trata.
bom mestre
Todo sinal ele desce pra depois subir Ou não ? Ou depende do sensor
depende do sistema, como eu disse quase todos os sistemas de injeção com sensor indutivo, não me lembro de nenhum que não seja este do vídeo, seja o padrão. Como não ví todos os sistemas do mundo, devo dizer que não podemos generalizar.
Boa noite tenho um ford ka que ta queimando sensor de rotação
qual é o tipo de sensor?
Boa noite amigo
a onde fica o sensor da ix 35
não sei, tem que procurar do lado do volante do motor.
Boa noite.
Me tira uma dúvida
No caso o sensor ele é analógico ou digital ?
Ou seja o valor da tensão alternada varia conforme a velocidade ou o valor é sempre o mesmo independente da velocidade.
Estou perguntando pq pretendo usr esse sensor em uma máquina industrial
como pode ver neste e em outros vídeos a respeito, este sensor é um gerador ou magneto, portanto varia. Está evidente no vídeo, ou não?
Boa noite amigo
Estou cm problema aqui já troquei sensor rotação meu carro 3 vezes e continua queimando
Nem sei mais oq fazer
Boa noite amigo blz. Tenho uma Mercedes Benz C280 ano 95. quando ela esquenta ela começa a cortar não passa de 1500 giros aí esfria volta ao normal. Eu tô desconfiado do sensor de rotação. Será q pode ser ???
faça um pré diagnóstico com scanner. Este é o começo de tudo para não perder tempo e dinheiro.
sorento 2.4 apaga a rotaçao quando acelerada bruscamente, carro continua funcionando mas falhando, no scaner acusa sensor de rotaçao. quando desliga e liga novamente volta tudo a funcionar.
o que pode ser, me ajude ja levei em varios locais......
se acusa sensor de rotação é aí que precisa trabalhar, isto é o que o mecânico deve fazer. Não espere que alguém te diga que é isto ou aquilo e pimba, é tirar com a mão. Tem que trabalhar, e saber o que está fazendo. veja o vídeo da S10.
O sensor de um carro 🚗 pode ser usado num carro grande ex iveco
depende do que vc está pensando! se for mais específico poderia responder com mais propriedade. Para sua segurança use apenas peças originais, genuínas ou com garantia do fabricante.
Bom dia
O meu caso é o seguinte.
Sensor 2 fios Motor K4M 1.6 16v
Pela manhã não funciona, sem faisca.
Após verificar o sinal dele c/ uma caneta de polaridade simples havia sinal negativo constante dos dois lados, em seguida funcionou. Se espeto após o motor estar em funcionamento, ele morre.
Pq pelo simples fato de espetar a caneta ele funcionou ?
Esse defeito e teste de apenas espetar foi feito 3 vzs e acontece da mesma forma.
Teste de sensor ou sinal indutivo com caneta de polaridade é incorreto. Siga as dicas do vídeo, provavelmente tem um mau contato no conector ou fio quebrado.
Esse sensor daria para usar no próprio distribuidor roda fônica de 4 abertura, digo uma adaptação é claro???
porque não? mas como qualquer adaptação tem que ser estudada, nem tudo que parece ou teoricamente deve funcionar vai dar certo.
Nossa no meu veículo uma blazer 4.3 v6 troquei o sensor após ter parado de funcionar.
Hoje por não achar um sensor original comprei um paralelo mas no meu carro está acontecendo o seguinte as vezes ele funciona de primeira e de vez em quanto andando no veículo ele tipo corta a injeção e desliga em movimento,mas após desligar dou a partida e ele funciona novamente isto está me deixando de cabelos em pé.
Os cabos de velas novos, velas,rotor tanpa do distribuidor tudo zero.
Levei o carro para esvanear e não acusa nada sem nenhum problema.
O que pode ser
se aconteceu depois de trocar o sensor e não é original, então vc deve revisar o que fez, é do mesmo tamanho, a distância da montagem está certa? e a polaridade?
Na verdade ele inverteu também o sentido da rodagem. Olha bem, no começo ele roda com o dedo, de cima para baixo, de cima para a direita. Depois ele inverteu de cima para a esquerda. depois ele roda
esse equipamento que vc está usando e um osiloscopio e
Ou boa noite amigo o meu carro parou de ligar do nada , ja testei velas , cabo de vela , tudo com centelha , bico monoponto pulsando, bomba de gasolina injetando, tem gasolina no tanque , motor de passo não está travado ou seja o carro tem tudo pra funcionar e o carro não funciona, mas eu vendo seu vídeo eu tenho quase que certeza que o problema dele e nesse sensor de rotação, pois antes dele parar de vez ele estava muito ruim o giro não subia normalmente pra poder trocar as marchas , engasgava na aceleração na fase fria além de oscilações na marcha lenta , diante desse relato o senhor acha que o problema do meu carro seria esse sensor de rotação ? Sei que a distância e difícil diagnosticar mas eu preciso de sua ajuda nesse sentido , pois ja testei tudo que poderia atrapalhar a partida dele e ele não liga fica so virando o motor de partida e ele não da partida
se injeta gasolina no coletor e tem faísca na vela, tem que funcionar, mesmo com dificuldade ou falhando. Se não seu problema é motor/correia de tempo ou talvez esteja encharcado (afogando) por excesso de combustível.
Aparecido boa noite, um minúsculo defeitinho num dente do volante do motor é o bastante para gerar interferência, consequentemente oscilação na marcha lenta? grato. Este equipamento que vc está girando para gerar pulso é parte da cabeça de um vídeo cassete, não é??? só conhece que é das antigas kkkk
👍👍
Olá minha s10 2006 ela não funciona no dia seguinte após estacionar, empuro ela e no tranco ela pega de primeira, passando o sensor ela acusa falha no sensor de rotação, porém ela nunca deu falha andando, sempre foi no dia seguinte após estacionar, essa falha ocorre sempre a cada 3 ou 4 dias, comprei um sensor de rotação novo, mas olhando seus vídeos, muito bem explicados por sinal fiquem com dúvida se realmente é falha no sensor mesmo, já viu algum caso parecido? Abraço
problemas intermitentes estão relacionados com mau contato em conector ou fio quebrado/isolação danificada do chicote.