❤️ Campanha que permite o Normose continuar existindo: catarse.me/normose ♥ PIX - se não puder assinar, que tal um pix nesse começo de ano? normosepix@gmail.com E me conta aí, você sente ess pressão na rede social do perfil perfeito por causa do trabalho? Vamos conveersar!
Penso a algum tempo no assunto e cheguei numa conclusão diferente. Ciência. Nada lida mais com realidade do que ela. Me parece que foi com o Aríete do negacionismo científico que perdemos contato com o real. Que o confiável passou a ser o mais exibido pois nosso cérebro confunde familiaridade com verdade, e que por isso o controlador do que nos é exibido virou o chefe maior (trilionário, para usar o termo técnico). Acho interessante pensar que a arte como meio de resgate, e sim ela toca as emoções como nenhuma outra atividade consegue, mas a arte é c0optável, o algoritmo pode usar até Banksy quando convêm. Não é apenas através de uma ferramenta que conseguiremos sair desta.
Estranhamente, não. Não sinto pressão das redes. Ouvi a análise do livro "O Mito da Beleza" (Naomi Wolf) no podcast Calma Gente Horrível e fiquei pensativa, confrontando as ideias do livro e das mulheres do podcast com o processo de auto aceitação que eu já tava passando. Atualmente nenhuma célula minha dá importância pra aprovação de gente que não me conhece. Libertador!
_"A ditadura perfeita terá a aparência da democracia, uma prisão sem muros na qual os prisioneiros não sonharão sequer com a fuga. Um sistema de escravatura onde, graças ao consumo e ao divertimento, os escravos terão amor à sua escravidão."_ (Tal frase seria da contracapa de uma edição francesa de "Admirável Mundo Novo" de 1988 que resumiria o tema de Huxley)
Uai se o povo não quer sair é pa é bom né kkk é impossível ser realmente 'livre' em uma sociedade, independente do sistema, principalmente por uma questão de organização. A única opção fora disso, dentro do capitalismo ou socialismo, são as comunidades autônomas, que mesmo assim possuem suad própriad regras e que tornam assim seus habitantes em "escravos" de seu próprio sistema. N tem pra onde fugir.
@@pumaetigreacho que uma boa democracia deve garantir o direito ao não pertencimento. Em outras palavras: "Se não gostar, a porta é ali, e tá tudo bem." Isso garantiria que todos ali dentro, na teoria, estariam de acordo com o andamento das coisas, e se esforçando para contribuir com o todo.
Essa parada de ser o que se consome é muito real Fãs de anime vivem levando pro pessoal quando vc faz uma crítica a obra que eles consomem, mesmo que você também seja fã, como se apontar uma incoerência na obra fosse apontar uma incoerência neles. O desenho/gibi faz parte da identidade deles e isso é extremamente bizarro ao meu ver
Exato. Exemplo é a fandom de One Piece kkkkkk. Eu amo essa obra cara é uma paixão sem igual mas vivo tecendo críticas aos rumos atuais da obra q ainda ta mt boa mas tenho minhas crítica em alguns pontos ( mas fanboy leva tudo pro CORAZON kkkk)
Isso tem me causado um grande incômodo. Essa alienação a que estamos expostos e adentramos, acreditando estar abraçando a liberdade. Mas é de fato uma escravidão. E o que mais me causa incômodo é não saber exatamente como lutar contra, como trazer a tona a realidade de subserviência em que estamos vivendo. E levar essa discussão para o círculo de convivência é um risco. Pois, na Normose atual, passamos como ridículos.
_"O que o rebanho mais odeia é aquele que pensa diferente. Não é tanto a opinião em si, mas a audácia de querer pensar por si mesmo. Algo que eles não sabem fazer."_ (Arthur Schopenhauer)
Eu sempre tive dificuldade de me encaixar, e por mais que seja difícil às vezes, acredito nas vantagens. Eu gosto de poder discordar de todo mundo em algo, de simplesmente sair de perto quando acho que algo está errado. Poucos reafirmam meus pensamentos, e assim sempre tenho minhas dúvidas e estou disposto a questionar minhas razões, que acredito que devem sempre ser postas à prova, nunca imunes ao julgamento.
Tenho um grande medo que foi criado após ver este video, que é incrível com certeza. Vamos ao pensamento= O fim da Idade Média se deu as crises causadas pela própria igreja. A grosso modo, com o tempo, o feudalismo só acabou por que a base da sociedade estava quebrando. O que quero dizer é que pode acontecer da história se repetir, e que o sistema em que vivemos só vai acabar com uma crise global. Boa noite.
o mais triste é que com a velocidade produtiva do capitalismo e o constante crescimento de capital contra os recursos naturais, o colapso do mesmo pode não significar uma reestruturação sistêmica inevitável, mas sim, o fim da vida humana.
Acredito que há uma profusão de acontecimentos interligados e que arremetem a uma normalização do "estranho". É simples: Quando um grupo de pessoas é submetida a um acontecimento estranho e por vezes traumático (no caso, por exemplo, de pessoas que convivem com a fome). A suportabilidade a esse acontecimento, tende a ser elástico. A diferença abissal entre os bilionários e os miseráveis tem crescido exponencialmente desde os anos 2000, e tem se normalizado com a conformidade a conta gotas que somos submetidos ao longo dos anos, seja pela mídia televisiva ou pelas mídias digitais. A utilização de jargões do tipo: "Quem se esforça consegue" "Vencer a si mesmo" "Trabalhe enquanto os outros dormem" entre outras, favorecem o pensamento de que você pode fazer qualquer coisa que será bem sucedido. Na real a única motivação disso é manter as pessoas com expectativas futuras, que na verdade nunca chegarão. As pessoas só não notam isso, por que hoje em dia vivemos a era do narcisismo digital, o que favorece a exploração por conta de quem pode manipular a realidade.
só permanece aquém financeiramente quem quer trabalhar com os produtos ou com a prestação de serviço que abrange a relação minoritária. somente há o alcançe das riquezas tão logo que o sujeito que se propõe a trabalhar para o grande público e desde que aquilo apresentado por ele esteja classificado como ofício muito bemsucedido não só por ele , mas sobretudo por parte da opinião pública.
Eu ja tenho muita coisa bloqueado no google, é um processo bem complicado, a pagina te direciona para longe do seu objetivo várias vezes, mais com persistência você consegue deixar o google um pouco mais cego!
A cada nova tecnologia surgida, eu me sinto mais dentro daquele episódio de Black Mirror onde as curtidas são convertidas em moeda. Isso me dá muito medo, pois além de eu ser resistente a novidades virtuais, não recebo tantos likes assim. Sou tão pobre no virtual quanto no real...
Pqp esse vídeo esplodiu minha mente do início a fim. Rapaz isso é resistência na veia, na mente. Você como vários canais que não vou falar aqui são muito nesessarios. Obrigado
Também procuro enxergar a tecnologia como solução e não problema. Mas acho que o grande problema é o exagero, essa necessidade louca que temos de aprovação pelos demais, de possuir tudo que há de novo e a ânsia por novidades acabam nos impulsionando para esse abismo de consumo exagerado. A parte difícil é parar para refletir e se perguntar "realmente preciso fazer parte disso?".
@Gabriel Rabelo realmente, eu era assim e me arrependo. Porém isso me fez ser como sou hoje. E no fim das contas a experiência serviu pra algo bom, porque agora sou feliz com a pessoa que me tornei.
10:00 - Falei exatamente esta frase para minha esposa estes dias! Comentava com ela: "Bem, a coisa anda muito surreal. O sentido das palavras e das expressões andam tendo sentidos diferentes em cada grupo social. E isso é ruim, porque se uma sentença em uma lingua tem duplo sentido, seria possível e até normal pessoas estarem discutindo e discordando ao afirmarem exatamente 'a mesma coisa' ". Para uns, uma afirmação seria odiosa e para outros, marcantes, porque no fim, o sentido é diferente para cada um dos grupos, e isso é ruim para uma nação que quer permanecer unida. E isso, no mundo virtual, será acentuado!
As redes sociais servem única e exclusivamente para lhe deixar mais próximo de quem as controla, e só, o restante são emoções transitórias e muitas vezes vazias e que lhe afastam de quem você de verdade gostaria de se aproximar.
Mas, tbm jah tinha reparado, como, pelo menos dentro dos "espaços comuns", os termos, pautas e afins, estão irritantemente padronizados, ateh mesmo naqueles espaços de suposta maior reflexão
Obrigada pelas referências!!! Vou imediatamente ver a palestra do Yanis Varoufakis e Slavoj Zizek na íntegra! Eu tinha ouvido falar um pouco sobre tecnofeudalismo, mas ainda não aprofundei a pesquisa. Admiro profundamente quem consegue pensar essas coisas (você e outras pessoas) ^_^
Como sempre, vocês estão somando, trazendo pontos de reflexão, enriquecendo o tempo de uso na internet que, espero, seja comedido. É como vejo, um tempo de assistir, um tempo para refletir e um tempo para tantas outras coisas.... Obrigada Normose e equipe, pelo importante trabalho!
Aeeeeeeee shoutout pro zizek. bons tempos o de quando saiu esse livro, a red pill era mais vermelha kkkk . E também todo livro do zizek vinha com prefácio do safatle, agora é do dunker
É o segundo vídeo seu que eu assisto e é a segunda vez que eu fico encarando a tela do meu celular absmado depois do vídeo acabar Que vídeo incrível mano, sei nem o que dizer
Todos os conteúdos que assisto aqui, eu quero comentar, convicto, que esse foi o melhor de todos, rs. Mas esse bicho, pqp, é nota 12 !!!. O cuidado que você tem ao colocar as informações e nos fazer pensar e agir, beira a perfeiçção. Muito obrigado.
impressionante, o primeiro video que eu vejo sobre reflexões que tem consciência de ser um video sobre reflexões e vai além demostrando respeito com o quem ta assistindo convidando a refletir sobre a reflexão de uma maneira suave. parabéns pelo trabalho, ganhou/ganharam um inscrito!!
Estou lendo Dom Quixote de La Mancha e vejo semelhança da sociedade com o conteúdo do livro. Esse desvio do eixo como mecanismo de proteção é bem presente na sociedade. Leiam o livro. É sensacional! Leitura é vida!
Além do texto temos que exaltar outra coisa, a estética e a edição dos videos do normose são absurdas. Tem um texto tão bom que pode muito bem ser ouvido sem olhar pra tela, e tem imagens e animacoes tão bonitas que pode muito bem ser assistiso sem volume, uma obra de arte.
Eu nao acredito em soluçoes para o nivel em quem ja chegamos. É só ladeira abaixo. Acho que a dialética materialista entrou em conflitom enfim, seu canal é excelente brother. Abs.
Absolutamente necessário. Aquece meu coração de comunicologo o conteúdo dos vídeos e as respectivas inspirações. Responsável, cirúrgico, coerente e indispensável para entender os fenômenos que envolvem nossa relação com essa hiperrealidade.
Pois então, o mais curioso é que esse vídeo entra exatamente nessa lógica de consumo, tanto que ele foi interrompido aqui para a exibição de um anúncio de IPhone.
Eu adoro os seus vídeos…sou nova por aqui!!! Infelizmente,nossas vidas são controladas pela tecnologia nem mais as crianças brincam na rua e sim on-line.Não só o consumismo mais o vício de está nas plataformas digitais nos fazem refém.Minha geração é digital a gente não vai pro bar beber,e se for é raramente. Estamos presos na narrativa de internet porque somos baby-net.
pra mim isso nem é sobre capitalismo, é sobre a natureza deformada do ser humano, em querer ser o Homo Deus, sendo exaltado pelas escolhas. O homem comeu do fruto do bem e do mal, e não do fruto da sabedoria. Não é atoa que essa história é milenar.
Bom ponto de vista em relação da nossa sociedade em geral, de sempre normose, parabéns pelo vídeo👏, a questão e lidar com a subjetividade maquinica que cada dia está em nossas relações sociais e econômicas, estamos se tornando cada dia mais o meio de troca, que agora em meio contemporâneo, estamos nos tornando como algoritmos a favor do capital, que se acoplou não só ao capital financeiro, mas tambem nas redes e midias sociais. Obrigado pelo vídeo 😃👏
A questão é que sem a internet e o celular a vida é insuportável. Imagine se não existisse nem internet, nem radio , nem tv , ou aparelho de som. Não tivesse video games ou computadores , ou mp3. Não tivessemos acesso a livros, ou gibis, ou revistas ou jornais. A vida seria insuportável
@@PabloHenrique-rk4qi viveu sem e viveu mal. Eu mesmo antes de 2020 não tinha celular e minha vida era horrivel. Não ter algo não quer dizer que sua é suportavel sem algo
@@PabloHenrique-rk4qi hj não existe a cura do cancer não quer dizer que nos não precisemos disso. No futuro as pessoas dizerem ah mas o povo de 2024 tinha cancer e não tinha cura então não tem problema. sim tem problema
@@Oquadrinheirovocê vivia sem celular em um mundo onde o celular ja era extremamente comum, entao é normal voce ser condicionado a ter um e sentir falta do mesmo e das conexões que proporciona. O mesmo nao aconteceria em 1980, onde nem existia isso.
Esse vídeo foi impressionante! O final me "geriu" uma boa cartase. Eu estava, sinceramente, esperando o final contrário, aquele que você mencionou não ser o objetivo de vídeo: a apatia ao presente; estagnação; condenação. Não sei, às vezes é mais fácil chegar a essas conclusões que mencionei, são reconfortantes de certo modo, mas sempre andam juntas a uma angústia enrustida. Enfim, obrigado pelo vídeo!
Caramba! Já li esse livro "bem vindo ao deserto do real" e é sinistro como ele aborda o assunto da inteligência artificial e vejo um pouco disso já acontecendo... Quem assistiu "a brave new world" também consegue pegar algumas referências do filme e comparar com a realidade. Bizarro!!
Preciso de coragem pra entender que a vida não é linear e tem infinitas dimensões. Faço musculação mental através para de manifestações artísticas para ativar neurônios inativos, sensibilizar, ampliar e aprofundar os sentidos para entender os fenômenos que acontecem a cada instantes.
Seu vídeo é excelente! Muito boa a análise da nossa atual situação. Vou sugerir uma coisa: coloque um fundo preto na legenda fica melhor para enxergar as letras. Abração!! Continue com assim! Ganhei mais um inscrito.
Você faz parte de um dos canais que vejo como objetivo, um passo para chegar em um método de capitalismo polido que tanto procuro. Muitos canais já me falaram que o capitalismo é assim, vai ser assim e continuara sendo assim, se não vermos os problemas do mesmo, nunca poderemos concertar, e caso realmente seja impossivel, o que na realidade é impossivel, ainda sim, sei que fiz a minha parte de uma forma muito maior, significando que o mínimo que eu fiz, para alguns, é muita coisa. Obrigado pelos videos, você, o Antidoto e o História Pública sempre me ajudando a percorrer esse caminho que nunca é visto por aqueles ao meu lado. Boa noite
Respondendo ao título do texto: existiu algum estágio melhor? Se sim, pra quem ? Canal fundamental pra quem gosta de relaxar o corpo exercitando o cérebro!!!! Parabéns, Normose!!!
O "melhor" estágio do capitalismo penso que seria o modelo do Estado de Bem Estar social, já que ele deu qualidade de vida para as pessoas que moravam em países centrais (enquanto, é claro, destruía os periféricos), e desenvolveu muito a indústria sem matar os trabalhadores dos países centrais. Mas o capitalismo sempre foi uma desgraça para esses outros países ou pessoas na base da pirâmide dos países centrais.
Que vídeo necessário!!! realmente essa terminologia "Tecnofeudalismo" muito que se aplica e faz sentido, e novamente o capitalismo destruindo tudo o que poderia ser bom...
O Estado destrói tudo que pode ser bom, o capitalismo é apenas o maneira natural que a sociedade opera economicamente. Não gosta de tal marca? Proteste, e não compre, vá ora concorrência
❤boa tarde, vamos lá conheci seu trabalho através do Thiago Santinelle.Seus vidios são altamente informativos pedagogicos . Agora 😂 sobre essa sua niva seguidora odeio essa tecnologia resistir muito., so tenho o TH-cam e o WhatsApp , não compro nada 😂😂😂 sabe aquelas pesquisa eu sempre coloco menhuma delas . saudações carioca
Sou desenvolvedor focado em realidade aumentada e virtual e esse final me pegou especialmente. Quem ainda não percebeu que é possível uma mudança e que a saída tá exatamente em subverter essas tecnologias, precisa urgentemente sair do Instagram, TH-cam e olhar o quão fascinante podem ser as criações dentro desse meio. Eu acredito demais que é possível retomar o território (digital e físico) utilizando dessas tecnologias, mas adicionando a subjetividade humana - coisa que o Mercado simplesmente não consegue produzir.
Somos seres adaptáveis, parte da população deixou de assistir canal televisivo para assistir canais no TH-cam, deixamos de sair de nossas residências para consumir qualquer coisa que seja, para consumir através da tecnologia (smartphone/celulares/tablets...), esquecendo por muitas vezes que a realidade existe e muitos pedem socorro por um almoço grátis que não existe. Suave e tranquilo? Consumir, consumir e consumir de inúmeras formas sem ao menos dar conta que estamos consumindo, que estamos sendo, e, nos deixando escravizar por uma nova forma de mecanismo mais belo. Realidade? Sim. Mas quem tem ciência e quem se importa? Agradeço muito cada vídeo que assisto do canal, muitas informações grandiosas que faz com que eu saiba que sou um ser pensante e que nem tudo está perdido.
vídeo excelente e terrível ao mesmo tempo - impossível não tender ao fatalismo quando se olha as pessoas desejosas pelas bolhas, pelo "me engana mas me deixa em paz/feliz" - a felicidade nesse caso moldada e medida pelo capitalismo/consumo. Com o metaverso isso só vai piorar.... as pessoas ansearem pelo metaverso... ou agirem como resignadas frente ao que virá, somado a ascensão de políticas de extrema direita em que pouco importa o ser humano e a arte - mas sim as instituições "sagradas" , como a família - só piora o cenário. Nos cansar ao extremo faz parte da estrategia - quando chega o fds até eu quero só sentar e me alienar da realidade - a diferença é que faço isso com livros e não com redes sociais, mas o efeito é basicamente o mesmo.
❤️ Campanha que permite o Normose continuar existindo: catarse.me/normose ♥
PIX - se não puder assinar, que tal um pix nesse começo de ano? normosepix@gmail.com
E me conta aí, você sente ess pressão na rede social do perfil perfeito por causa do trabalho?
Vamos conveersar!
Penso a algum tempo no assunto e cheguei numa conclusão diferente.
Ciência. Nada lida mais com realidade do que ela.
Me parece que foi com o Aríete do negacionismo científico que perdemos contato com o real. Que o confiável passou a ser o mais exibido pois nosso cérebro confunde familiaridade com verdade, e que por isso o controlador do que nos é exibido virou o chefe maior (trilionário, para usar o termo técnico).
Acho interessante pensar que a arte como meio de resgate, e sim ela toca as emoções como nenhuma outra atividade consegue, mas a arte é c0optável, o algoritmo pode usar até Banksy quando convêm. Não é apenas através de uma ferramenta que conseguiremos sair desta.
vc diria que já vivemos uma distopia cyberpunk e não nos damos conta disso?
sinto a pressão sim, odeio rede social e preciso fazer pra divulgar video kkk . Tem que ficar inventando coisa pra por em story q_q
Estranhamente, não. Não sinto pressão das redes.
Ouvi a análise do livro "O Mito da Beleza" (Naomi Wolf) no podcast Calma Gente Horrível e fiquei pensativa, confrontando as ideias do livro e das mulheres do podcast com o processo de auto aceitação que eu já tava passando. Atualmente nenhuma célula minha dá importância pra aprovação de gente que não me conhece.
Libertador!
Ai ai estamos lascados em um nível…
"Consumo, logo existo".
Sou livre para consumir.
Rt
Quando sai o feat?
Indivíduo->cidadão->consumidor->usuário
Rt
_"A ditadura perfeita terá a aparência da democracia, uma prisão sem muros na qual os prisioneiros não sonharão sequer com a fuga. Um sistema de escravatura onde, graças ao consumo e ao divertimento, os escravos terão amor à sua escravidão."_ (Tal frase seria da contracapa de uma edição francesa de "Admirável Mundo Novo" de 1988 que resumiria o tema de Huxley)
QUE MITADA MEU IRMAO
Uai se o povo não quer sair é pa é bom né kkk é impossível ser realmente 'livre' em uma sociedade, independente do sistema, principalmente por uma questão de organização. A única opção fora disso, dentro do capitalismo ou socialismo, são as comunidades autônomas, que mesmo assim possuem suad própriad regras e que tornam assim seus habitantes em "escravos" de seu próprio sistema. N tem pra onde fugir.
@@pumaetigreeu acredito que tem um grande raciocínio por trás desse pensamento, por mais que não concorde de todo
@@pumaetigreacho que uma boa democracia deve garantir o direito ao não pertencimento. Em outras palavras:
"Se não gostar, a porta é ali, e tá tudo bem."
Isso garantiria que todos ali dentro, na teoria, estariam de acordo com o andamento das coisas, e se esforçando para contribuir com o todo.
@@henriquec-3poe se você não vai pertencer ao meio da única realidade que existe, aonde você vai pertencer?
Excelente vídeo. Muito bem produzido. Obrigado.
Eita
Essa parada de ser o que se consome é muito real
Fãs de anime vivem levando pro pessoal quando vc faz uma crítica a obra que eles consomem, mesmo que você também seja fã, como se apontar uma incoerência na obra fosse apontar uma incoerência neles. O desenho/gibi faz parte da identidade deles e isso é extremamente bizarro ao meu ver
Exato. Exemplo é a fandom de One Piece kkkkkk. Eu amo essa obra cara é uma paixão sem igual mas vivo tecendo críticas aos rumos atuais da obra q ainda ta mt boa mas tenho minhas crítica em alguns pontos ( mas fanboy leva tudo pro CORAZON kkkk)
Ah, isso não é nada. Tente argumentar que Attack on Titan é CHEIO de simbolismos e ideologia fascistas, e veja como os fãs da série reagem kkkk
@@RevanSurik interessante, fala aí as simbologias
@@RevanSurik hm, dessa eu n sabia
O mesmo vale para filmes, em especial esses velhos obsessecados por filmes do anos 80
Isso tem me causado um grande incômodo. Essa alienação a que estamos expostos e adentramos, acreditando estar abraçando a liberdade.
Mas é de fato uma escravidão.
E o que mais me causa incômodo é não saber exatamente como lutar contra, como trazer a tona a realidade de subserviência em que estamos vivendo. E levar essa discussão para o círculo de convivência é um risco. Pois, na Normose atual, passamos como ridículos.
Exatamente. Isso mesmo. Tenho a mesma sensação e percepção sobre isso.
Não é "está abraçando um falsa liberdade" é apenas ser mais libertador do que outras políticas
Se tivesse estudando ao invés de perder tempo pagando de intelectual na net quem sabe n tava reclamando.
@@arthurdev2028 o que é pagar de intelectual?
@@arthurdev2028 E porque você reclama da reclamação alheia ao invés de está estudando?
_"O que o rebanho mais odeia é aquele que pensa diferente. Não é tanto a opinião em si, mas a audácia de querer pensar por si mesmo. Algo que eles não sabem fazer."_ (Arthur Schopenhauer)
Nossa que frase poderosa
Eu sempre tive dificuldade de me encaixar, e por mais que seja difícil às vezes, acredito nas vantagens. Eu gosto de poder discordar de todo mundo em algo, de simplesmente sair de perto quando acho que algo está errado. Poucos reafirmam meus pensamentos, e assim sempre tenho minhas dúvidas e estou disposto a questionar minhas razões, que acredito que devem sempre ser postas à prova, nunca imunes ao julgamento.
Não queria ser a amiga chata que envia todos os vídeos do normose no grupo. Mas não consigo não ser kkkkk
Os vídeos são muito bons
Você é a amiga legal
Usa qual App pra enviar no Whatsapp
@@crajirucunha eu só compartilho o link do vídeo lá mesmo
Tenho um grande medo que foi criado após ver este video, que é incrível com certeza. Vamos ao pensamento=
O fim da Idade Média se deu as crises causadas pela própria igreja. A grosso modo, com o tempo, o feudalismo só acabou por que a base da sociedade estava quebrando.
O que quero dizer é que pode acontecer da história se repetir, e que o sistema em que vivemos só vai acabar com uma crise global.
Boa noite.
o mais triste é que com a velocidade produtiva do capitalismo e o constante crescimento de capital contra os recursos naturais, o colapso do mesmo pode não significar uma reestruturação sistêmica inevitável, mas sim, o fim da vida humana.
Acredito que há uma profusão de acontecimentos interligados e que arremetem a uma normalização do "estranho". É simples: Quando um grupo de pessoas é submetida a um acontecimento estranho e por vezes traumático (no caso, por exemplo, de pessoas que convivem com a fome). A suportabilidade a esse acontecimento, tende a ser elástico. A diferença abissal entre os bilionários e os miseráveis tem crescido exponencialmente desde os anos 2000, e tem se normalizado com a conformidade a conta gotas que somos submetidos ao longo dos anos, seja pela mídia televisiva ou pelas mídias digitais. A utilização de jargões do tipo: "Quem se esforça consegue" "Vencer a si mesmo" "Trabalhe enquanto os outros dormem" entre outras, favorecem o pensamento de que você pode fazer qualquer coisa que será bem sucedido. Na real a única motivação disso é manter as pessoas com expectativas futuras, que na verdade nunca chegarão. As pessoas só não notam isso, por que hoje em dia vivemos a era do narcisismo digital, o que favorece a exploração por conta de quem pode manipular a realidade.
só permanece aquém financeiramente quem quer trabalhar com os produtos ou com a prestação de serviço que abrange a relação minoritária.
somente há o alcançe das riquezas tão logo que o sujeito que se propõe a trabalhar para o grande público e desde que aquilo apresentado por ele esteja classificado como ofício muito bemsucedido não só por ele , mas sobretudo por parte da opinião pública.
Pior é ver os Ancaps chamando isso de liberdade.
eu chamo isso de liberdade
@@davidpheragon logo, ancap (?)
@@davidpheragon liberdade, o deus que falhou.
Isso é liberdade, ninguém tem culpa se povo é gado e não sabe usá-la. Como tem jovem revoltado de 30 anos culpando o sistema ao invés de se adaptar
@@bonjony_ liberdade fictícia, então.
Na minha percepção, melhor vídeo seu. O mais profundo, e o mais leve. Obrigada.
você não tem noção de como um comentário como esse é importante pra seguir quando dá desanimo! Obrigado!
Eu ja tenho muita coisa bloqueado no google, é um processo bem complicado, a pagina te direciona para longe do seu objetivo várias vezes, mais com persistência você consegue deixar o google um pouco mais cego!
tem que ir achando as brechas e ir surfando - excelente paulo!
Siimmm, é muito difícil desativar
Como você faz isso?
Como vc faz?
A cada nova tecnologia surgida, eu me sinto mais dentro daquele episódio de Black Mirror onde as curtidas são convertidas em moeda. Isso me dá muito medo, pois além de eu ser resistente a novidades virtuais, não recebo tantos likes assim. Sou tão pobre no virtual quanto no real...
Somos 2
Nesta plataforma like = $ já.
Pqp esse vídeo esplodiu minha mente do início a fim. Rapaz isso é resistência na veia, na mente. Você como vários canais que não vou falar aqui são muito nesessarios. Obrigado
Valeu!
Também procuro enxergar a tecnologia como solução e não problema. Mas acho que o grande problema é o exagero, essa necessidade louca que temos de aprovação pelos demais, de possuir tudo que há de novo e a ânsia por novidades acabam nos impulsionando para esse abismo de consumo exagerado. A parte difícil é parar para refletir e se perguntar "realmente preciso fazer parte disso?".
@Gabriel Rabelo realmente, eu era assim e me arrependo. Porém isso me fez ser como sou hoje. E no fim das contas a experiência serviu pra algo bom, porque agora sou feliz com a pessoa que me tornei.
Parabéns pela síntese perfeita!
10:00 - Falei exatamente esta frase para minha esposa estes dias!
Comentava com ela: "Bem, a coisa anda muito surreal. O sentido das palavras e das expressões andam tendo sentidos diferentes em cada grupo social. E isso é ruim, porque se uma sentença em uma lingua tem duplo sentido, seria possível e até normal pessoas estarem discutindo e discordando ao afirmarem exatamente 'a mesma coisa' ". Para uns, uma afirmação seria odiosa e para outros, marcantes, porque no fim, o sentido é diferente para cada um dos grupos, e isso é ruim para uma nação que quer permanecer unida.
E isso, no mundo virtual, será acentuado!
Ocorrerá mais desunião.
As redes sociais servem única e exclusivamente para lhe deixar mais próximo de quem as controla, e só, o restante são emoções transitórias e muitas vezes vazias e que lhe afastam de quem você de verdade gostaria de se aproximar.
Mas, tbm jah tinha reparado, como, pelo menos dentro dos "espaços comuns", os termos, pautas e afins, estão irritantemente padronizados, ateh mesmo naqueles espaços de suposta maior reflexão
@@veve5665 é um crime ter uma opinião divergente. Recordo das aulas de história quando diziam que a Idade Média não havia liberdade de expressão
@Love essa separação, ou segregação, é boa ou ruim?
Obrigada pelas referências!!! Vou imediatamente ver a palestra do Yanis Varoufakis e Slavoj Zizek na íntegra!
Eu tinha ouvido falar um pouco sobre tecnofeudalismo, mas ainda não aprofundei a pesquisa.
Admiro profundamente quem consegue pensar essas coisas (você e outras pessoas) ^_^
E aí a gente fica sem se foi bendito ou maldito aquele momento no qual fomos catapultados pra fora da caverna. Oh, vida!
Maldito
Obrigada por esse vídeo! Exatamente o que tenho me dado conta a respeito das redes sociais. Uma relação de amor e ódio!
Valeu, Normose! Fazia muito tempo que não via seu canal, e gostei muito de ver a qualidade e os referencias do seu trabalho atual
Como sempre, vocês estão somando, trazendo pontos de reflexão, enriquecendo o tempo de uso na internet que, espero, seja comedido. É como vejo, um tempo de assistir, um tempo para refletir e um tempo para tantas outras coisas.... Obrigada Normose e equipe, pelo importante trabalho!
Cara, nem acredito que entrou anúncio do brazilpalarero no meu do seu... É muita cara-de-pau... E parabéns pelo vídeo!! Sensacional!!!!
Aeeeeeeee shoutout pro zizek. bons tempos o de quando saiu esse livro, a red pill era mais vermelha kkkk . E também todo livro do zizek vinha com prefácio do safatle, agora é do dunker
É o segundo vídeo seu que eu assisto e é a segunda vez que eu fico encarando a tela do meu celular absmado depois do vídeo acabar
Que vídeo incrível mano, sei nem o que dizer
Boa tarde, NORMOSE! Que bom que V. instalou um _coração de contribuição financeira_ É bem bom seus estudos a nós repassados! Obrigado!
Vídeo impactant!!!!!
Todos os conteúdos que assisto aqui, eu quero comentar, convicto, que esse foi o melhor de todos, rs. Mas esse bicho, pqp, é nota 12 !!!. O cuidado que você tem ao colocar as informações e nos fazer pensar e agir, beira a perfeiçção. Muito obrigado.
Excelente vídeo. Bom trabalho!!!
Parabéns Normose por mais vídeo show 👍🏻😃
obrigado alessaandro!
impressionante, o primeiro video que eu vejo sobre reflexões que tem consciência de ser um video sobre reflexões e vai além demostrando respeito com o quem ta assistindo convidando a refletir sobre a reflexão de uma maneira suave. parabéns pelo trabalho, ganhou/ganharam um inscrito!!
A sensação de esperança no final deixou meu dia tão gostoso... Obrigada
Estou lendo Dom Quixote de La Mancha e vejo semelhança da sociedade com o conteúdo do livro. Esse desvio do eixo como mecanismo de proteção é bem presente na sociedade. Leiam o livro. É sensacional! Leitura é vida!
Além do texto temos que exaltar outra coisa, a estética e a edição dos videos do normose são absurdas. Tem um texto tão bom que pode muito bem ser ouvido sem olhar pra tela, e tem imagens e animacoes tão bonitas que pode muito bem ser assistiso sem volume, uma obra de arte.
Que comentário bonito !! Obrigado por valorizar nosso trabalho por inteiro!!!
Eu nao acredito em soluçoes para o nivel em quem ja chegamos. É só ladeira abaixo. Acho que a dialética materialista entrou em conflitom enfim, seu canal é excelente brother. Abs.
Conteúdo sempre impecável num formato com cada vez mais qualidade. Parabéns!
Reflexão sensacional!
Absolutamente necessário. Aquece meu coração de comunicologo o conteúdo dos vídeos e as respectivas inspirações. Responsável, cirúrgico, coerente e indispensável para entender os fenômenos que envolvem nossa relação com essa hiperrealidade.
Cometando pra engajar! FOOOODAAAA!!
Pois então, o mais curioso é que esse vídeo entra exatamente nessa lógica de consumo, tanto que ele foi interrompido aqui para a exibição de um anúncio de IPhone.
Ainda bem que uso o youtube premium
@@Amanda.santos. *consumindo* Rs (piada tah, n eh pessoal)
Pois eh, os donos da rua, infelizmente
Use o adblock colega
Análise incrivelmente lúcida. Parabéns.
Sem palavras... conteúdo foda!
Esse vídeo me deixou baqueado.... Muito reflexivo 👏👏👏👏👏👏👏👏
Nossa, seu canal é um dos melhores do TH-cam. Parabéns
Muito bom 👍 👍
Normose é uma luz num mundo da maquinária trevosa.
obrigado Draago
@@Normose_ Também agradeço.
mas você só está vendo esse vídeo graças a "maquinaria"
@@matheusaraujo8617 Não sou contra a tecnologia, sou contra o uso da tecnologia para escravização.
Sempre tão necessários, os vídeos do Norm🥰
Eu adoro os seus vídeos…sou nova por aqui!!! Infelizmente,nossas vidas são controladas pela tecnologia nem mais as crianças brincam na rua e sim on-line.Não só o consumismo mais o vício de está nas plataformas digitais nos fazem refém.Minha geração é digital a gente não vai pro bar beber,e se for é raramente. Estamos presos na narrativa de internet porque somos baby-net.
Excelente!
Fino demais, base teórica impecável
Ótimo conteúdo! Vale a pena ver
pra mim isso nem é sobre capitalismo, é sobre a natureza deformada do ser humano, em querer ser o Homo Deus, sendo exaltado pelas escolhas.
O homem comeu do fruto do bem e do mal, e não do fruto da sabedoria. Não é atoa que essa história é milenar.
Bom ponto de vista em relação da nossa sociedade em geral, de sempre normose, parabéns pelo vídeo👏, a questão e lidar com a subjetividade maquinica que cada dia está em nossas relações sociais e econômicas, estamos se tornando cada dia mais o meio de troca, que agora em meio contemporâneo, estamos nos tornando como algoritmos a favor do capital, que se acoplou não só ao capital financeiro, mas tambem nas redes e midias sociais. Obrigado pelo vídeo 😃👏
A questão é que sem a internet e o celular a vida é insuportável. Imagine se não existisse nem internet, nem radio , nem tv , ou aparelho de som. Não tivesse video games ou computadores , ou mp3. Não tivessemos acesso a livros, ou gibis, ou revistas ou jornais. A vida seria insuportável
Bom, muito gente a história da humanidade viveu sem isso e outras tantas coisas, então.. não. Não concordo.
@@PabloHenrique-rk4qi viveu sem e viveu mal. Eu mesmo antes de 2020 não tinha celular e minha vida era horrivel. Não ter algo não quer dizer que sua é suportavel sem algo
@@PabloHenrique-rk4qi hj não existe a cura do cancer não quer dizer que nos não precisemos disso. No futuro as pessoas dizerem ah mas o povo de 2024 tinha cancer e não tinha cura então não tem problema. sim tem problema
@@Oquadrinheirovocê vivia sem celular em um mundo onde o celular ja era extremamente comum, entao é normal voce ser condicionado a ter um e sentir falta do mesmo e das conexões que proporciona. O mesmo nao aconteceria em 1980, onde nem existia isso.
@@graesf7448 Em 1980 eu tinha 2 anos e não lembro nada dessa época. Então não sei se sentia falta de celular
Magnífico !
Eita como informa
Parabéns!
Esse vídeo foi impressionante! O final me "geriu" uma boa cartase. Eu estava, sinceramente, esperando o final contrário, aquele que você mencionou não ser o objetivo de vídeo: a apatia ao presente; estagnação; condenação.
Não sei, às vezes é mais fácil chegar a essas conclusões que mencionei, são reconfortantes de certo modo, mas sempre andam juntas a uma angústia enrustida. Enfim, obrigado pelo vídeo!
Muito Bom!!!!
Que vídeo incrível! Um autor que não vi na lista e que caberia bem nessa discussão é o Lipovetsky (Capitalismo artista).
"não importam mais os fatos, mas sim como os fatos serão retratados na rede" ... um resumo do mundo !!!
Vídeo de muita qualidade e essencial para os dias atuais!
Muito massa!!!
tu é da hora cara, me atualizando aqui
Caramba!
Já li esse livro "bem vindo ao deserto do real" e é sinistro como ele aborda o assunto da inteligência artificial e vejo um pouco disso já acontecendo...
Quem assistiu "a brave new world" também consegue pegar algumas referências do filme e comparar com a realidade. Bizarro!!
Bom Dia Normose!
Por favor, na descrição adicione as músicas.
Valeu!!!!
Saúde e paz sempre!
Preciso de coragem pra entender que a vida não é linear e tem infinitas dimensões. Faço musculação mental através para de manifestações artísticas para ativar neurônios inativos, sensibilizar, ampliar e aprofundar os sentidos para entender os fenômenos que acontecem a cada instantes.
Bora normose
bora bora!
Seu vídeo é excelente! Muito boa a análise da nossa atual situação. Vou sugerir uma coisa: coloque um fundo preto na legenda fica melhor para enxergar as letras. Abração!! Continue com assim! Ganhei mais um inscrito.
Agora estou contente 🤩
Você faz parte de um dos canais que vejo como objetivo, um passo para chegar em um método de capitalismo polido que tanto procuro. Muitos canais já me falaram que o capitalismo é assim, vai ser assim e continuara sendo assim, se não vermos os problemas do mesmo, nunca poderemos concertar, e caso realmente seja impossivel, o que na realidade é impossivel, ainda sim, sei que fiz a minha parte de uma forma muito maior, significando que o mínimo que eu fiz, para alguns, é muita coisa. Obrigado pelos videos, você, o Antidoto e o História Pública sempre me ajudando a percorrer esse caminho que nunca é visto por aqueles ao meu lado. Boa noite
Vídeo top!
Aprendizados!
Respondendo ao título do texto: existiu algum estágio melhor? Se sim, pra quem ?
Canal fundamental pra quem gosta de relaxar o corpo exercitando o cérebro!!!! Parabéns, Normose!!!
O "melhor" estágio do capitalismo penso que seria o modelo do Estado de Bem Estar social, já que ele deu qualidade de vida para as pessoas que moravam em países centrais (enquanto, é claro, destruía os periféricos), e desenvolveu muito a indústria sem matar os trabalhadores dos países centrais. Mas o capitalismo sempre foi uma desgraça para esses outros países ou pessoas na base da pirâmide dos países centrais.
Pra elite nunca foi uma época melhor.
Para o sádico talvez tenha tido,depende muito.
@@elainehelmont4647 n só pra elite, o capitalismo aumenta as condições materiais de todo mundo
@@nathan_408 Sim,sim...Igual aumentou para as pessoas da favela não?
Tem que ser muito inocente pra acreditar nisso.
Que vídeo necessário!!! realmente essa terminologia "Tecnofeudalismo" muito que se aplica e faz sentido, e novamente o capitalismo destruindo tudo o que poderia ser bom...
O Estado destrói tudo que pode ser bom, o capitalismo é apenas o maneira natural que a sociedade opera economicamente. Não gosta de tal marca? Proteste, e não compre, vá ora concorrência
❤boa tarde, vamos lá conheci seu trabalho através do Thiago Santinelle.Seus vidios são altamente informativos pedagogicos .
Agora 😂 sobre essa sua niva seguidora odeio essa tecnologia resistir muito., so tenho o TH-cam e o WhatsApp , não compro nada 😂😂😂 sabe aquelas pesquisa eu sempre coloco menhuma delas . saudações carioca
Excelente vídeo!
Conteúdos sempre muitos reflexivos! Parabéns!
Excelente
Essa tal de alegoria da caverna.... tão arcaico, atual e futurístico ao mesmo tempo q buga minha mente
Sou desenvolvedor focado em realidade aumentada e virtual e esse final me pegou especialmente.
Quem ainda não percebeu que é possível uma mudança e que a saída tá exatamente em subverter essas tecnologias, precisa urgentemente sair do Instagram, TH-cam e olhar o quão fascinante podem ser as criações dentro desse meio.
Eu acredito demais que é possível retomar o território (digital e físico) utilizando dessas tecnologias, mas adicionando a subjetividade humana - coisa que o Mercado simplesmente não consegue produzir.
Teus vídeos são verdadeiros documentários ❤ e nos inspiram a caminhar
vai trocar o absorvente capitalista pelo sabugo de milho socialista qdo ?😊
Salve camaradas !
Do caralho!!! Nós iremos construir uma saída, nós precisamos construir uma saída.
Parabéns, excelente!
Esse canal é apaixonante ❤
Cara, que documento espetacular vc criou aqui. Parabéns!
Ganhou um inscrito!!
Mais uma aula! Obrigado!
Somos seres adaptáveis, parte da população deixou de assistir canal televisivo para assistir canais no TH-cam, deixamos de sair de nossas residências para consumir qualquer coisa que seja, para consumir através da tecnologia (smartphone/celulares/tablets...), esquecendo por muitas vezes que a realidade existe e muitos pedem socorro por um almoço grátis que não existe.
Suave e tranquilo?
Consumir, consumir e consumir de inúmeras formas sem ao menos dar conta que estamos consumindo, que estamos sendo, e, nos deixando escravizar por uma nova forma de mecanismo mais belo. Realidade? Sim.
Mas quem tem ciência e quem se importa?
Agradeço muito cada vídeo que assisto do canal, muitas informações grandiosas que faz com que eu saiba que sou um ser pensante e que nem tudo está perdido.
Boa voz sendo deteriorada pelo ruído por traz e o vídeo que doi os olhos
Muito obrigada pelo remedio pra mente, conteúdos que ajudam a amenizar a anestesia.
Muito, muito bom o teu conteúdo. Obrigada
Seus videos me fazem pensar demais!!
Exelente reflexão Normose, adorei as explições dos conceitos
vídeo excelente e terrível ao mesmo tempo - impossível não tender ao fatalismo quando se olha as pessoas desejosas pelas bolhas, pelo "me engana mas me deixa em paz/feliz" - a felicidade nesse caso moldada e medida pelo capitalismo/consumo. Com o metaverso isso só vai piorar.... as pessoas ansearem pelo metaverso... ou agirem como resignadas frente ao que virá, somado a ascensão de políticas de extrema direita em que pouco importa o ser humano e a arte - mas sim as instituições "sagradas" , como a família - só piora o cenário.
Nos cansar ao extremo faz parte da estrategia - quando chega o fds até eu quero só sentar e me alienar da realidade - a diferença é que faço isso com livros e não com redes sociais, mas o efeito é basicamente o mesmo.
11:37 Acho que o correto seria "É muito 'fácil' pro nosso cérebro ignorar o fato de que essas vidas não são reais".
Muito interessante e instrutivo! Excelente vídeo!