☸ Campanha que permite o Normose continuar existindo: catarse.me/normose ♥ ☸ PIX pro estúdio - Mas se não puder assinar, que tal um pix de renovação? normosepix@gmail.com 📕Para comprar os livros citados no vídeo com desconto, acesse: => 1. Privilégio da Servidão, Ricardo Antunes - amzn.to/3GWlCFZ 2. Shoshanna Zuboff - A Era do Capitalismo de Vigilância amzn.to/3yAMSHn Uberização: A nova onda do trabalho precarizado amzn.to/3F2daFa Playlist com outros vídeos desse assunto: th-cam.com/video/Tt5WinQvVRw/w-d-xo.html agora a equipe cresceu e os custos também! Um pix ou assinatura seu colabora muito conosco!
Como entrar em contato com a equipe do normose, principalmente se eu quiser ajudar com o meu trabalho, sou um fã e acredito muito neste trabalho. Althusser e Lacan ficariam muito felizes de conhecer este canal. Abaixo aos aparelhos ideológicos de Estado burguês. Muito obrigado
olha ,depois que reclamei que era um absurdo um governo deixar a cenoura 19 reais o kilo e a resposta foi: ""não ta gostando, vá fazer uma horta" de uns playboys que nem feijão no algodão sabe plantar, Cabou a paciencia!
Irmão, eu reclamei da gasolina no insta e me falaram que era só andar a pé. O presidente manipulou tão bem o gado que estes o protegem das críticas - ainda que com argumentos idiotas.
Bolsominion já falou pra mim vender o carro e pegar ônibus, jejuar pra economizar comida e gás... Fazem de tudo pra justificar o apoio cego ao "inominável".
Uma frase muito usada pra ajuda na servidão voluntária é a ´´Não gosta de trabalhar´´ . Lembro um emprego que tinha de telemarketing onde as condições de trabalho sempre eram precária e a cobrança era surreal. Lembro que por mais de duas semanas estávamos trabalhando num andar com mais de 200 pessoas sem ar condicionado ou qualquer tipo de ventilação (quem já trabalhou em Call-Center sabe que pela acústica muitas vezes o local é sem janelas) em pleno verão. Enquanto fora tava uns 36 graus dentro chegava a uns 42, 44. Muitas vezes eu e mais pessoas passávamos mal por isso e quando ´´reclamávamos´´para a supervisora ela dizia ´´vcs tem que para de reclamar atoa. Tem gente por ai embaixo do sol carpindo ou em roça e não tão como vcs. Agradeçam a deus por estar trabalhando´´ . Lembro que uma vez me cansei disso e respondi ´´pelo que sei não tá na minha clt o registro daqui como trabalhador agrícola, muito menos sabia que nas roças além do calor do sol ficava sob uma sala fechada com calor corporal de 200 pessoas luzes e computadores´´ Ela sem sabe o que responder já ficou quieta depois me veio com uma advertência verbal falando que faltei com respeito. Enquanto uns poucos pelas costas dela me apoiou a maioria me olhava indignado e dizendo que eu ´´não dava valor no serviço e não gostava de trabalha´´ . Acabei sendo mandado embora pouco tempo depois. Outra coisa absurda que rolava lá era nas reuniões de equipe onde ela meio que coagia as pessoas a pedir a conta e dar oportunidade a outros quando não batia as metas, utilizando currículos enviado pra lá e dizendo ´´Olha enquanto vcs tão ai na moleza desanimados com a vida tem esse tanto de gente querendo fazer parte da equipe e muitos aqui tomaram essa oportunidade´´ Vou dizer o que sempre falo nesses assuntos a verdade é que NINGUÉM gosta de trabalhar, mas sim precisamos pra sobreviver. Tudo que fazemos é um trabalho desde lavar a louça de casa a ser um vendedor de carros(por exemplo) . O seu esforço tem que ser equivalente a sua recompensa não é pq vc se recusa a fazer algo que não é compensatório que isso te torna um ´´Vagabundo´´, muitos aceitam por estarem sem saída apenas e essa ilusão de que tem que se entregar de corpo e alma pra empresa se vc quer sair dessa miséria Vc nota a hipocrisia dessa gente quando vc olha o slogan da pandemia ´´todo trabalho é essencial´´ passando uma falsa importância que as empresas tem com o trabalhador, apenas pra que eles arriscassem suas vidas pela ´´economia´´. Dai quando tudo tá bem e o funcionários vai lutar por algum direito já começam a ser tratado como ´´descartáveis´´ Só prega essa de ´´Não reclame, trabalhe´´ quem tá tirando proveito dos outros
@@Birimbeto O ruim é que essas coisas tá tão impregnada na sociedade que muitas vezes quem tá passando por isso se recusa a abrir os olhos justamente pra evitar ser chamado de ´´vagabundo´´. Na minha família passei por muita critica quando comecei a ser mais cuidadoso ao enviar um currículo ou aceitar uma vaga. A coisa que mais ouço é ´´vc não quer trabalhar, se não vc não taria escolhendo emprego . Quem quer trabalha aceita qualquer serviço´´. Muita gente se sente mal com isso , mas pra mim prefiro me dedicar a procura algo bom pra mim e não só a empresa. Pq só empresas podem selecionar quem entra nelas para beneficia-las enquanto nós temos que implorar pra serem aceitos? . A partir do momento que vc levanta e faz um currículo, faz uma entrevista já mostra que vc não é um vagabundo. Sabe uma forma de muitos entenderem a situação é fazer uma comparação com um relacionamento. Vc se casaria com alguém que não te da valor e atenção apenas pra não ser solteiro(a)? Como mencionei antes todo nosso esforço tem que ter uma recompensa equivalente, se não tem é submissão. Torço pra que mais pessoas vejam isso como nós e comece se unir pra lutar por seus direitos
Eu defendia com unhas e dentes os grandes empresários, falava muito sobre o sofrimento do empreendedor, até que um dia sofri um acidente de trabalho e fui mandado embora com o ombro quebrado. Ai tive que abaixar minha cabeça e procurar um sindicato e um advogado trabalhista. O mundo dá voltas, escute quem sofre porque amanhã pode ser você.
Sim, a maioria desses patrões e empresas não dão a mínima para os funcionários, e te descartam na mesma hora se quiserem, porque sempre tem alguém que possa aceitar o trabalho, por pior que sejam as condições dele.
Sou advogado militante da causa trabalhista, atuo em um sindicato de pequena representatividade, acho que um video voltado ao movimento sindical seria excelente para reflexão e concientização da classe operaria.
O que eu acho ótimo nestes comentário neoliberais é o "estude, capacite-se". E simplesmente esquecem que temos no país atualmente 50 milhões de pessoas em situação de risco alimentar. Elas vivem assim porque não querem "capacitar-se"? Talvez porque estas pessoas "não tem visão de mercado"? Sério! Dá nos nervos.
vei, isso é tão fora da realidade que eu com 10 anos de carreira no mesmo segmento, graduada e pós graduada em "instituição de primeira linha", inglês praticamente fluente e não consigo sair do mesmo salário ha praticamente 4 anos. fiz cursos, assumi mais responsabilidades, aprendi diversos conhecimentos novos e o mercado simplesmente acha alguém mais qualificado pra pagar menos. a moda do mercado agora é querer que todo mundo saiba linguagem de programação e se vc nao tem esse conhecimento vc nao serve mais. todo o resto do meu histórico é irrelevante
@@amandacoelho9524 Meritocracia é uma mentira, a sua mudança e capacitação tendem a melhora de qualidade de salário e emprego, mas isso não acontece se não for um processo generalizado. O problema do Neoliberal é acreditar que o esforço de um indivíduo é o único fator. Mas de fato, se isso se torna uma tendencia, e a produtividade do mercado aumenta de forma geral, os salários sobem.
Conheço bem isso. Sempre trabalhei em indústria desde o chão de fábrica e hoje mais do que nunca somos escravos remunerados. O que nos permite apenas sobreviver.
Os atendentes de telemarketing então... não ganhamos feriado, não temos direito a hora extra. Com os descontos q vem no salário, nem sobreviver a gente consegue direito
Trabalhador tem que votar em quem trabalha. Quando é que algum Bolsonaro trabalhou na vida? Sempre foram políticos profissionais vivendo a custa do dinheiro público. Pior ainda o Bozo que foi expulso até do exército. Quem vota em uns caras assim?
Como disse Morpheus em Matrix "....a maioria destas pessoas não está preparada para despertar. E muitas delas estão tão inertes, tão desesperadamente dependentes do sistema, que irão lutar para protegê-lo".
@@diegoabreurabelo4864 A ignorância existe em todos os ambientes. Não acho que isso invalide o fortalecimento dos sindicatos no Brasil. Vale lembrar que alguns setores/profissionais conseguem se organizar e exercer pressão sobre o Estado e proteger o interesse dos seus pares. Um exemplo disso são os conselhos de medicina. A OAB é outro exemplo. Vejo a organização sindical como uma grande ferramenta de proteção ao trabalhador, é como ele fala no vídeo, a importância da força coletiva.
Sempre senti um tremendo mal-estar diante do tal "empreendedorismo desesperado tapador de buraco" que o povo adora romantizar, só mostra o quão terrível está para o trabalhador. Excelente vídeo.
tbm acho uma merda ter que trabalhar só para deixar os ricos mais ricos e ainda se n fizer será taxado de vagabundo, mas já me aceitei assim, eu sei o que quero, sei o que acho certo, mas não pretendo mudar o mundo, pois é muito facil de achar erros em mim
@@marilzamsilva2967 Esse papo de empreendedorismo, nada mas é do que deixar o trabalhador por sua conta risco, sem que as empresas se responsabilizem.
@@Zoomerzuado Claro que não aguentamos, por isso, nós tentamos alterá-la. Fala essa frase mediocre para uma criança que perdeu um braço em um trabalho análogo a escravidão.
O avanço da racionalidade neoliberal sobre o campo dos direitos trabalhistas, gerando uma situação chamada por Wendy Brown de “economization of law”, foi tema da minha dissertação de mestrado em Direito pela UFPE.
a culpa não é só de pais manipuladores ou influencers ou até mesmo professores, mas com toda a certeza eles tem grande culpa do mundo estar esse caos, sempre digo: "o seu filho/aluno/seguidor não precisa seguir seus ideais e leva-los a frente, se for tentar manipular alguém tente em alguém adulto e com a opinião formada seu covarde" o ensino mostra os caminhos, mas é errado ordenar o caminho a se seguir
eu não quero ser o opressor não. Só quero ficar de boa, na minha, tanto que nem tenho interesse em chefia onde trabalho. Tendo o suficiente para pagar minhas contas e me manter já tá bom demais.
"Detesto as vítimas quando elas respeitam os seus carrascos." ― Jean-Paul Sartre SARTRE, J., Os sequestrados de Altona, 1959. "O opressor não seria tão forte se não tivesse cúmplices entre os próprios oprimidos.... " ― Simone de Beauvoir "Como é perigoso libertar um povo que prefere a escravidão!" ― Nicolau Maquiavel "É difícil libertar os tolos das amarras que eles veneram!" ― Voltaire
Cara, 200 mil pessoas é gente pra c@r0L3o! Nesse universo da internet tem gente que não valoriza, mas são 3 estádios de futebol lotados! Parabéns e rumo aos 500k!! 👏👏👏
Esse número não importa, o que importa é o engajamento e o engajamento desse canal é bom, mesmo com esses temas que vão contra o que estão colocando na cabeça do povo
Sei que pesquiso pouco, mas sempre olhai para o cooperativismo como uma possível solução para a economia mundial. É sempre bom firmar boas convicções, excelente vídeo.
O cara se propõe a fazer um trabalho de primeira linha pra ajudar as pessoas a criar consciência crítica e começar a entender as engrenagens do mundo em que habita. Aí vem o zumbi e o ataca por ele interferir na Zumbilândia. Parabéns pelo seu trabalho, Camarada Normose!!! Força e paciência pra você!!!!
Normose sempre trazendo um conteúdo muito bom. Quando esse pessoal vai começar a entender que estamos todos do mesmo lado? O povo tudo pobre e lutando pra sobreviver e ainda assim defendendo governo que luta contra ele mesmo.
sindicatos podem ter erros é complicações, mas são necessários e em última instância nossa única defesa contra os abusos do empregador, ótimo vídeo muito elucidador.
Cara, por favor faça um vídeo sobre a história dos sindicatos. Eu estou diretor de um sindicato, e constantemente eu manifesto a falta de haver bons conteúdos que fale da história e da importância dos sindicatos. Conteúdos que conversem com a nova geração.
Perfeito !!! Infelizmente, temos que ficar explicando o óbvio pra quem tá hipnotizado servindo de graça um sistema contra si mesmos. É a era das baratas aplaudindo o inseticida ! SOCORRO !!!! Parabéns pelo belíssimo vídeo !!!!
Com certeza,quando vejo assalariado dizendo que o governo tem que flexibilizar as leis trabalhistas pra salvar o empresariado meu cerebro entra em reset pra tentar descobrir o que um indivíduo desse tem na cabeça
Que bom ter você de volta! Muito raramente fiz um comentário em canal, talvez um ou dois e esse é o terceiro. Eu me pergunto aos 65 anos de idade que tenho o que será das futuras gerações no Brasil e no mundo, principalmente no Brasil. Por incrível que semana passada eu estava conversando com uma amiga que ainda trabalha colocando a ela exatamente alguns pontos do seu assunto abordado neste vídeo. Muito obrigada por abordar este assunto maravilhoso e que vou passar para minha amiga, mesmo sabendo que não irá surtir efeito algum na pessoa. Até porque a pessoa em questão tem medo de perder o trabalho e como já tem 43 anos torna-se muito mais difícil sobreviver. Infelizmente para esse tipo de trabalhador fica A grande questão ... Nós mandamos e vocês obedecem simples assim!!
Oooooi Day, amiga!! Que legal ouvir isso! Fico muito honrado que sou seu terceiro comeentário! Primeiro de tudo obrigado e bem... é complicado mesmo a situação que você está - espero que consiga trazer a pessoa pra consciência de classe, essa compreensão tem poder e quanto mais pessoas tivermos, melhor! Seguimos na batalha e obrigado sua participação ! Depois me conta o final da história em outros vídeos!
Mais um ótimo video Normose, espero que viralize também, estamos precisando urgentemente que os trabalhadores tome conhecimento dos tópicos abordados neste vídeo.
Parabéns pelo belo material sempre Normose. O pior disso é que o Uber da uberizaçao tá se tornando inviável pelo preço do combustível, aparentemente há um alçapão no fundo do poço.
Vou escrever um textão 🤣 Tenho 49 anos, comecei a trabalhar aos 14 na cidade do Rio de janeiro, trabalhei de ajudante de lanterneiro, ajudante de eletricista e ajudante de serralheiro, aos 18 fui trabalhar numa industria, pois oficinas pequenas dificilmente assinavam a carteira profissional, ganhava menos na industria mas tinha vale transporte e ticket alimentação que no fim das contas meio que dava na mesma coisa em termos de ganhos salariais, alem de ter direitos trabalhistas. A industria era grafica, eu fui trabalhar na cozinha, ajudante de cozinha apesar de ja ser meio ofial de serralheiro. O ramo de serralheria estava bem fraco na epoca. Depois fiz curso de eletricista e na decada de 90 fui trabalhar na construcao civil ja como eletricista, ja ganhava mais, a nivel de Brasil o salario era ate muito bom, em 94 quando o real foi lançado que valia 1x1 eu ganhava R$100,00 por semana, o salario minimo se nao me engano era menos R$70,00. Depois fui trabalhar na manutenção eletrica de um hotel em copacabana e por fim abri minha propria empresa de instalações eletricas. Parace que eu tive sucesso, não é? Se seguirmos a logica do liberalismo brasileiro poderiamos dizer que sim. Mas mesmo sendo micro empreendedor individual eu mal consegui me manter, eu criei uma empresa por nescessidade, ja que depois dos 35 dificilmente alguma empresa quer te contratar para servicos braçais. Desde a minha infância eu acordava cedo, pegava onibus lotado, estudava a noite, muitas vezes com fome, muitas vezes com sentimento de ódio, como é possivel que eu trabalhe tanto e por tanto tempo, me esforece tanto e nao tenha tranquilidade financeira? Tudo que eu ganho com a direita sai pela esquerda antes de acabar o mes. No ano de 2013 quando bolsonaro foi eleito, antes mesmo dele assumir eu sabia o que estava por vir. Decidir vir morar na Finlândia, aqui tam em por nescessidade eu tenho uma empresa de reforma de casas, mas completamente diferente da minha vida no Brasil, aqui no final do mes minha empresa sempre tem mais dinheiro que no mes anterior, eu pago meu salario o quento eu quiser, mas nao preciso muito e sempre sobra na conta da empresa, em 3 anos aqui eu ja adquiri todas as ferramentas que deixei pra tras no brasil, inclusive comprei mais e melhores ferramentas, tenho um galpao (alugado) pra guardar minhas ferramentas e materias, tenho carro (velho mas tenho). Hoje olhando pra trás eu vejo que ter teimado em permancer no brasil foi perda de tempo, se eu tivesse vinda pra cá la nos meus 35 na primeira oportunidade que tive, hoje minha vida seria muito melhor. E veja que aqui eu trabalho menos que no brasil e pago muito mais impostos. E nem existe a possibilidade de sonegar, o proprio contador é obrigado a te denunciar se perceber que vc esta sonegando. Masi de 30 anos trabalhando no brasil não me trouxeram prosperidade, eu sobrevivia. Me sujeitei à mal humor de patrão que eu ajudava e enriquecer, passei aperto e nao tinha sequer ferias. Ano passado em novembro eu fui ao Rio, e myitos amigos que apoiram privatizações e flexibilização das leis trabalhistas estao desempregados. Da tristeza de ver o estado que se encontra a cidade do Rio, nao posso falar por outras cidades. Por isso, hoje eu sou a fabor do estado de bem estar social, do estado forte como como provedor de direitos e a favor dos sindicatos. Que aqui sao fortes de verdade
@@malumoteki3021 oi Malu, eu nao tenho funcionarios, trabalho só. Quando tenho muito volume de trabalho, eu trabalho em parceria com outros pequenos empreendedores, um inclusive é brasileiro. Aqui é muito dificil de ter empregados. Se vc trabalha pra mim, vc precisa ser no minimo autónoma e passar um invoice pra minha empresa. Vc mora na Finlândia
Vc é a favor do estado forte, porém o empreendedor não consegue pagar excelente salário pela quantidade de impostos pro tal estado forte, de taxas e multas. E não existe nenhum retorno para o pagador de impostos, as escolas são lixo, as ruas cheias de buracos e por aí vai. Acho o problema complexo, imagine se nem existisse escola particular por que as escolas seriam suficientemente boas? 4 mil reais da escola do rico poderia contratar um funcionário sem experiencia. Quando eu nao tinha experiencia, recebia 250 reais mensais pra horario integral, o ano era 2005. O Brasil é caro e ruim. A solução não está no estado, o estado sempre foi gigante e nada adiantou.
@@Erikayangg eu sou empreendedor, e eu nao vou nunca pagar "excelentes salarios" se nao gor forçado a isso. Eu pago uma carga tributaria aqui na finlandia muito maior que ai no Brasil, e aqui os trabalhadores tem muito mais direitos que ai no Brasil, e nem por isso as empresas quebram. Eu nao tenho empregados pq nao tenho volume de trabalho pra isso. Mas empresas grandes tem empregados e pagam bem pq é exigencia do estado.
Parabéns pelo trabalho de excelência! E, pra mim, seu anonimato não desqualifica em nada seus vídeos. Eles são super bem feitos, dinâmicos e informativos. As pessoas SEMPRE reclamarão de algo, SEMPRE! Sinceramente, eu amo o canal do jeito que é. Mais uma vez, PARABÉNS e OBRIGADA pelo seu esforço e dedicação!
É mesmo, se essa super exploração continuar em menos de 30 anos teremos uma legião de idosos dependente da família ou de mendigos, como aconteceu no Chile.
Admiro sua eloquência e perseverança em tentar fazer as pessoas questionarem a vida que lhes foi imposta. Queria muito que essa necessidade de reflexão tocasse a cabeça dessa galera que acha que todos esses problemas podem ser resolvidos de forma simples e com pura força de vontade. Infelizmente o buraco é bem mais embaixo.
A ilusão de liberdade de escolha gera a merda de servidão voluntária em que vivemos. Só podemos escolher entre as opções que nos são dadas. Afinal, a "escolha de Sofia" espelha liberdade?
vou pesquisar sobre essa escolha de sofia, deve ser legal. só vim para lembrar que a vida em sociedade pode ter menos ou mais privilégios e direitos, mas nunca será 100% livre, é quase pecado dizer que seu lado político tem a total liberdade do cidadão... desculpa se n foi isso q vc quis dizer.
Vc não pode nunca desistir.. toda vez que vejo vídeo seu me sinto muito burro... Esperando vídeo sobre a análise seria e fria sobre a guerra normose...👍🙏
@@Normose_ Maravilhoso! Porque a gente pode perceber a crescente do que eu chamo de "discurso da maçã", o pessoal esvazia o sentido de um conceito, na tentativa de pontuá-lo como algo que é só o que outra pessoa acha, assim como o que ele acha é só o que ele acha. Mas daí a gente vai ver os "extremos" e os extremos da pessoa são o Lula e o Bolsonaro. Daí eu fico "wtf?". Então, quando o pessoal diz "chame do que quiser, chame de maçã", a gente pode puxar esse raciocínio: chamemos de maçã, a sua maçã é excludente ou inclusiva? A minha é inclusiva. Tô respondendo na correria, não sei se fiz sentido.
Excelente, virou aula de amanhã já que estou iniciando a segunda parte de História da Riqueza do Homem de Léo Huberman em direção aos dias de hoje com, Robert Kurz, David Harvey, André Gorz, Tony Negri, Maurizio Lazzarato, Gilles Deleuze, Félix Guatrri, Ricardo Antunes, Ladislau Dowbor, Paulo Ghiraldelli e por aí...
Opaaaa, que chique professor! Se for presencial, Consegue tirar uma foto e mandar no email? Me emociono muito quando mandam! Me conta como foi amanhã! normosecontato@gmail.com! Muito bom! Obrigado!
ahahahahhahahaha admito que esse programa do falanorm ta me sendo muito divertio pra por essas coisinhas de leve na edição, kkk eu coloquei 4 nesse vídeo, ainda não acharam todas! !
Eu acho que Ghandi estava correto. Livros, livros e livros. Desde o fundamental, com muita política e filosofia. Não dá para acreditar que nós vamos conseguir sem esclarecimento. Uma das razões de amar esse canal.
Muito bom para refletir, ainda essa semana falávamos em um grupo de sindicalizados no WhatsApp sobre o processo de desfiliação em massa que vem ocorrendo no nosso sindicato. Já estou divulgando esse vídeo no grupo! Obrigado!!!
Cara. Mais um vídeo sensacional! Será devidamente compartilhado. Continue nessa pegada, indo direto na jugular. Precisamos de mais material com essa qualidade para contrapor a esse discurso neoliberal destruídor de sociedades e de países que se difundiu por meio de muita grana em meios de comunicação de massa no Brasil.
Você já falou no vídeo questionar ouvir outros posicionamentos e o melhor remédio contra a servidão voluntária gosto do pensamento liberal mais gosto de ouvir pessoas mais a esquerdas com bons argumentos como você parabéns
Maninho normose! Belo vídeo, gostei muito das problemáticas e provocações. Como você disse em um vídeo seu de masculinidade toxica, problemas coletivos não se resolvem com atitudes (ou soluções) individuais! Obrigado por tua dedicação, suor e carinho!!
Acharia legal para os próximos vídeos colocar a opinião de pessoas na rua sobre os assuntos do seu vídeo, como é feito em alguns programas antigos e novos da TV Cultura. Enfim, fica a sugestão para o novo formato. Parabéns pelo vídeo, queria falar mais sobre, mas preciso ler mais sobre o assunto para falar.
fica o segredo só entre eu e você?:x vc descobriu sem querer um dos quadros que vai ter quando eu aparecer no segundo semestre :x inclusive a homenagem ao programa voz das ruas da Tv Cultura! mas não conta pra ninguém ainda :x
Como não gostar de um cara desses Brasil?! Quanta perspicácia é utilizada num vídeo só, chego a ficar molhad@.... brincadeiras a parte, realmente a propaganda contra a classe trabalhadora é tão grande, que as pessoas se auto sabotam a todo momento, e furar essa bolha é mais que necessário!
AHHAHAHAHAHA rawwwr, mas ó, muitaaa gente me odeia hin? uahauhauhauhuah - e agora a parte séria: pois é, o invstimento é pesado, desde que a gente nasceu sendo criado pra esse modo de viver!
@@Normose_ Ah mas o tanto de gente de gosta é superior, vai por mim! E nós como Normosoloves (não faço ideia se esse termo já foi cunhado antes... risos eternos!), vamos defende-lo e ser seu porto seguro ;)
Nossa, esse vídeo excelente só reforça mais o meu desgosto sobre como os modelos de trabalho tem evoluído. Difícilmente a favor do equilíbrio, mas sempre a favor da corda mais forte, onde força é sínônimo de capital.
Excelente vídeo,bem fundamentado. "Este mundo tem muita opinião e pouco argumento..."(Leandro karnal). Tem muita gente que não lê,não pesquisa, só repete (como papagaio de pirata) as frases prontas que tentam legitimar a exploração
AEEEEE !!!! FINALMENTE alguém pegou o Easter egg supremo!!! Coloquei 4 Easter eggs no vídeo. Descobriram 4 faltava esse Tava triste que ninguém tinha percebido KKKKKKKKKKKKKKKKK e vê a música logo depois: é born in the usa ;) ameeei que demorou mas alguém pegou!!!!
Sou motorista 99 realmente e verdade meu carro está sucatiado 3 anos 99 não Creci nada so trocando Moeda Sem carga horaria Sem ferias Sem pis Sem 13 Sem fgts Fix uma cirurgia e fiquei desamparado e to fudido
Entao pq escolheu a 99 ? sabendo que nao há direitos trabalhistas, motivos vc teve para ir pra aplicativos de viagem, isso tudo q vc disse prova q nao é falta de leis trabalhistas e sim de uma moeda forte, vc se alimentou e alimentou sua familia por um tempo trabalhando nisto... se a uber repassasse 95% do lucro a vc, com 5% ela teria que manter-se funcionando, pagar despesas, impostos e leis trabalhistas, como tb teria que ter contribuido com seu INSS para o caso de vc se ferrar na sua saude enquanto trabalhava(o que aconteceu), ou seja a porr..a da empresa precisa ter lucro pq o estado ja suga a parte dele via impostos... se for pra vc ter regalias trabalhistas o valor tem que vir de algum lugar, vamos fazer contas caralh0, vamos primeiro corrigir a moeda e a questao de inflacao! Moeda fraca é o q mata pessoas, em Portugal com 1 salario, ha 5 anos, a pessoa vivia de boa, hoje, apos inflacao, moeda perdeu valor, velhos comecam a passar necessidade... o estado é que é o mal, nao empregados, nem empregadores!
Grande NORMOSE! Eu te sigo há alguns anos, confesso que fiquei com medo que o canal não conseguiria sobreviver, estou muito feliz com por vê esse canal crescer sempre mais. Parabéns!
Fui fazer as contas e enquanto motorista Uber me vi em uma situação análoga a escravidão, pois o rendimento não cobre o custo, mas não da pra parar pq preciso amortizar a dívida e não tenho outra oportunidade
Honestamente, pra mim, o despertar social/político/econômico foi muito difícil, eu realmente entendo a frase “à ignorância é uma benção “. Imagino que a vida de quem acredita em meritocracia, “trabalhe enquanto os outros dormem” deve ser uma vida “feliz” e cheia de esperança. Além de alto estima neh. Depois q “descobri” que o mundo é uma m3rda hj, amanhã e depois tbm… acordo e penso “q m3rda, não foi hj que um meteoro caiu”. Tbm sou agnóstica, então nem em punição divina eu consigo acreditar…
Adorei o vídeo! Parabéns pelo canal! Quero deixar um jargão que é o legado da classe trabalhadora: QUEM BATE CARTÃO NÃO VOTA EM PATRÃO! Neutralidade de liberal não me interessa!
Nunca li esse livro, mas sempre soube de forma empírica que o escravo suporta a escravidão porque tem a esperança de um dia estar com a chibata nas mãos.
Parabéns. Admiro e invejo quem tem o poder do tempo da resposta. Sabe aquelas pessoas que nunca têm a resposta certa pra dar a uma afronta? Sou eu. Vídeo muito bom. Gostei.
esse vídeo apareceu como recomendado e pela 1ª vez me inscrevi no 1º video recomendado, já que o normal é assistir uns 3 ou 5 videos antes de me inscrever... conteúdo muito bom. continue com a frequência por favor.
Meu amigo, continue o seu trabalho de esclarecimento. Tem muita gente já cooptada pelo liberais. Para essa gente não há cura, quando perceberem já será tarde!!!!
Nossa pessoal. Sempre tive uma linha de raciocínio proximo deste tema abordado. Lembro-me que trabalhei no ápice da pandemia no chat pra um app de entrega de refeição/ alimentos (foi no boom desses apps onde tudo era fechado e so se podia por entregas) e fui demitido pois batia boca. Era uma falta de ética ( mas nao na etica deles💁♂️). La eu atendia o sac ( que de sac nao tinha nada a gente tinha que fazer milagre em ficar dando desculpas todos os dias aos restaurantes e entregadores pela incompetência da empresa). Todos os que usavam o app eram punidos com sansoes variadas e até com block ao uso deixando os restaurantes, lojas e principalmente entregadores em desamparo . Davam block tbm nos redimentos de cada um destes que ficavam meses tentando sacar o dinheiro que conseguiram por la. Mas o que eu ficava mais puto era o jogo manipulação que o proprio app fazia com estes: quando um entrega de restaurante demorava, o restaurante botava a culpa no entregador, logo o cliente recebia em atraso e culpava o restaurante. Mas la eu via o que ocorria. A culpa era do app que era cheia de bugs e incompatibilidade. Mas a empresa nao fazia nada para apaziguar esses animos para nao assumir tal culpa. Muitos dos entregadores nao tem condicao de ter um smartphone de media linha muito menos top de linha. Entao o app sempre bugava o que acarretava em rotas erradas ou atraso em receber as informações. Ja o restaurantes de microempreemdedores/familiares sofriam quase da mesma forma. O app bugava e quando viam seus acessos estavam block pois a IA da plataforma tinha certos check-lists que acusavam que o uso do restaurante estava sendo de má fé e os puniam tbm. A plataforma vivia tendo seus servicos fora de ar (somente pra restaurantes/lojas e entregadores) para cliente sempre era lindo. Cada dia uma funcao da plataforma saia do ar. O finaceira 4x na semana bugava. Mano. Eu ficava mordido de raiva com isso. Por isso os motoboys viviam em greve. E eu ficava muito puto tbm com pequenos restaurantes de famílias carentes (tinhamos acesso ao endereço e viamos que muitos destes ficavam na periferia em lugares sem pavimentação) que tentavam sobreviver mas sempre se lascavam, alem deles nao terem poder de competir com os restaurantes maiores, eram punidos pelos bugs gerais. Um dia me doeu o coração, um restaurantes desses era uma dark kitchen e proprietária era uma mae solteira querendo sobreviver com suas vendas e, la estava ela sem receber por mais 6 meses os 10meses que o app deu block e ela ainda nao tinha recebido mesmo com mais de 30 chamados abertos pelo mesmo motivo que fora. negados todos. A mulher desesperada pois nao tinha mais dinheiro pra nada. O dinheiro que ela gastou em confeccionar, o app nao estornou a ela e nem o valor de custo. Aaaahhh e pra lojas e restaurantes top eles tinham cadastro vip que sempre tinhamos de nos atentar, pois o tratamento deviamos sempre atender de forma deferencia dos demais.
Mas veja pelo outro lado se não fosse pelo app os restaurantes não teriam como entregar e os motoboys estariam desempregados . Que é filha da putisse da empresa é ,mais ela tá ajudando mais do que atrapalha .
Acho esse formato de responder perguntas muito top. Fico pensando nisso, como fazer as pessoas perceberem que não tá tudo bem em se contentar com apenas servir pq "A vida é assim". Fico martelando nessa.
Parabéns pelo vídeo 👍🏻 Sugiro um sobre a história da organização sindical no Brasil e perspectivas de futuro para representação e organização dos trabalhadores.
@@Normose_ desculpa a demora na resposta, estava terminando o livro. O livro é excelente e atemporal e não mostra, escancara como o sistema funciona quase em que em um círculo vicioso e tudo isso por um medo que não deveríamos ter o da liberdade!
☸ Campanha que permite o Normose continuar existindo: catarse.me/normose ♥
☸ PIX pro estúdio - Mas se não puder assinar, que tal um pix de renovação? normosepix@gmail.com
📕Para comprar os livros citados no vídeo com desconto, acesse:
=> 1. Privilégio da Servidão, Ricardo Antunes - amzn.to/3GWlCFZ
2. Shoshanna Zuboff - A Era do Capitalismo de Vigilância
amzn.to/3yAMSHn
Uberização: A nova onda do trabalho precarizado
amzn.to/3F2daFa
Playlist com outros vídeos desse assunto: th-cam.com/video/Tt5WinQvVRw/w-d-xo.html
agora a equipe cresceu e os custos também! Um pix ou assinatura seu colabora muito conosco!
Como entrar em contato com a equipe do normose, principalmente se eu quiser ajudar com o meu trabalho, sou um fã e acredito muito neste trabalho. Althusser e Lacan ficariam muito felizes de conhecer este canal. Abaixo aos aparelhos ideológicos de Estado burguês. Muito obrigado
Seu vídeo é uma mentira 😁😂.
Faça a tag 50 fatos sobre mim.
@@hoorobg Então exponha as mentiras dele liberaleco.
Belo trabalho!!
Parabéns!!
olha ,depois que reclamei que era um absurdo um governo deixar a cenoura 19 reais o kilo e a resposta foi: ""não ta gostando, vá fazer uma horta" de uns playboys que nem feijão no algodão sabe plantar, Cabou a paciencia!
Isso é idiota filho de papai.
Playboys bolsonaristas.
Irmão, eu reclamei da gasolina no insta e me falaram que era só andar a pé. O presidente manipulou tão bem o gado que estes o protegem das críticas - ainda que com argumentos idiotas.
Isso quando não vem com a classica: "vai morar na venezuela", ho inferno esses bostominions!
Bolsominion já falou pra mim vender o carro e pegar ônibus, jejuar pra economizar comida e gás... Fazem de tudo pra justificar o apoio cego ao "inominável".
Uma frase muito usada pra ajuda na servidão voluntária é a ´´Não gosta de trabalhar´´ . Lembro um emprego que tinha de telemarketing onde as condições de trabalho sempre eram precária e a cobrança era surreal. Lembro que por mais de duas semanas estávamos trabalhando num andar com mais de 200 pessoas sem ar condicionado ou qualquer tipo de ventilação (quem já trabalhou em Call-Center sabe que pela acústica muitas vezes o local é sem janelas) em pleno verão.
Enquanto fora tava uns 36 graus dentro chegava a uns 42, 44. Muitas vezes eu e mais pessoas passávamos mal por isso e quando ´´reclamávamos´´para a supervisora ela dizia ´´vcs tem que para de reclamar atoa. Tem gente por ai embaixo do sol carpindo ou em roça e não tão como vcs. Agradeçam a deus por estar trabalhando´´ . Lembro que uma vez me cansei disso e respondi ´´pelo que sei não tá na minha clt o registro daqui como trabalhador agrícola, muito menos sabia que nas roças além do calor do sol ficava sob uma sala fechada com calor corporal de 200 pessoas luzes e computadores´´ Ela sem sabe o que responder já ficou quieta depois me veio com uma advertência verbal falando que faltei com respeito. Enquanto uns poucos pelas costas dela me apoiou a maioria me olhava indignado e dizendo que eu ´´não dava valor no serviço e não gostava de trabalha´´ . Acabei sendo mandado embora pouco tempo depois.
Outra coisa absurda que rolava lá era nas reuniões de equipe onde ela meio que coagia as pessoas a pedir a conta e dar oportunidade a outros quando não batia as metas, utilizando currículos enviado pra lá e dizendo ´´Olha enquanto vcs tão ai na moleza desanimados com a vida tem esse tanto de gente querendo fazer parte da equipe e muitos aqui tomaram essa oportunidade´´
Vou dizer o que sempre falo nesses assuntos a verdade é que NINGUÉM gosta de trabalhar, mas sim precisamos pra sobreviver. Tudo que fazemos é um trabalho desde lavar a louça de casa a ser um vendedor de carros(por exemplo) . O seu esforço tem que ser equivalente a sua recompensa não é pq vc se recusa a fazer algo que não é compensatório que isso te torna um ´´Vagabundo´´, muitos aceitam por estarem sem saída apenas e essa ilusão de que tem que se entregar de corpo e alma pra empresa se vc quer sair dessa miséria
Vc nota a hipocrisia dessa gente quando vc olha o slogan da pandemia ´´todo trabalho é essencial´´ passando uma falsa importância que as empresas tem com o trabalhador, apenas pra que eles arriscassem suas vidas pela ´´economia´´. Dai quando tudo tá bem e o funcionários vai lutar por algum direito já começam a ser tratado como ´´descartáveis´´
Só prega essa de ´´Não reclame, trabalhe´´ quem tá tirando proveito dos outros
👏🏼👏🏼👏🏼
@Gilberto vou mostrar seu depoimento em aula. Ele é importantíssimo.
Noiz. Passei pela mesma coisa. E ai de quem me chamar de vagabundo porque não me submeto mais a isso.
@@carlosloiola Fico feliz em ajudar de alguma forma . Realmente é importante as pessoas saber distinguir trabalho de escravidão/servidão
@@Birimbeto O ruim é que essas coisas tá tão impregnada na sociedade que muitas vezes quem tá passando por isso se recusa a abrir os olhos justamente pra evitar ser chamado de ´´vagabundo´´.
Na minha família passei por muita critica quando comecei a ser mais cuidadoso ao enviar um currículo ou aceitar uma vaga. A coisa que mais ouço é ´´vc não quer trabalhar, se não vc não taria escolhendo emprego . Quem quer trabalha aceita qualquer serviço´´. Muita gente se sente mal com isso , mas pra mim prefiro me dedicar a procura algo bom pra mim e não só a empresa. Pq só empresas podem selecionar quem entra nelas para beneficia-las enquanto nós temos que implorar pra serem aceitos? .
A partir do momento que vc levanta e faz um currículo, faz uma entrevista já mostra que vc não é um vagabundo.
Sabe uma forma de muitos entenderem a situação é fazer uma comparação com um relacionamento. Vc se casaria com alguém que não te da valor e atenção apenas pra não ser solteiro(a)?
Como mencionei antes todo nosso esforço tem que ter uma recompensa equivalente, se não tem é submissão.
Torço pra que mais pessoas vejam isso como nós e comece se unir pra lutar por seus direitos
Eu defendia com unhas e dentes os grandes empresários, falava muito sobre o sofrimento do empreendedor, até que um dia sofri um acidente de trabalho e fui mandado embora com o ombro quebrado. Ai tive que abaixar minha cabeça e procurar um sindicato e um advogado trabalhista. O mundo dá voltas, escute quem sofre porque amanhã pode ser você.
Sim, a maioria desses patrões e empresas não dão a mínima para os funcionários, e te descartam na mesma hora se quiserem, porque sempre tem alguém que possa aceitar o trabalho, por pior que sejam as condições dele.
Sou advogado militante da causa trabalhista, atuo em um sindicato de pequena representatividade, acho que um video voltado ao movimento sindical seria excelente para reflexão e concientização da classe operaria.
O que eu acho ótimo nestes comentário neoliberais é o "estude, capacite-se".
E simplesmente esquecem que temos no país atualmente 50 milhões de pessoas em situação de risco alimentar.
Elas vivem assim porque não querem "capacitar-se"? Talvez porque estas pessoas "não tem visão de mercado"?
Sério! Dá nos nervos.
vei, isso é tão fora da realidade que eu com 10 anos de carreira no mesmo segmento, graduada e pós graduada em "instituição de primeira linha", inglês praticamente fluente e não consigo sair do mesmo salário ha praticamente 4 anos. fiz cursos, assumi mais responsabilidades, aprendi diversos conhecimentos novos e o mercado simplesmente acha alguém mais qualificado pra pagar menos. a moda do mercado agora é querer que todo mundo saiba linguagem de programação e se vc nao tem esse conhecimento vc nao serve mais. todo o resto do meu histórico é irrelevante
liberais que logo cedo grudam nas tetas do estado , Kim etc
@Danilo_Joker 😮💨
Exato, a sociedade morreu e esqueceram de enterrar, galera de direita ta surfando na insanidade e muitas vezes nem ricos sao, so trouxas mesmo.
@@amandacoelho9524 Meritocracia é uma mentira, a sua mudança e capacitação tendem a melhora de qualidade de salário e emprego, mas isso não acontece se não for um processo generalizado. O problema do Neoliberal é acreditar que o esforço de um indivíduo é o único fator. Mas de fato, se isso se torna uma tendencia, e a produtividade do mercado aumenta de forma geral, os salários sobem.
Conheço bem isso. Sempre trabalhei em indústria desde o chão de fábrica e hoje mais do que nunca somos escravos remunerados. O que nos permite apenas sobreviver.
Os atendentes de telemarketing então... não ganhamos feriado, não temos direito a hora extra. Com os descontos q vem no salário, nem sobreviver a gente consegue direito
Trabalhei 10 anos em chão de fabrica. Foi de mal a pior
Falei isso hoje para um colega bolsonaristas. Somos escravos modernos, só nos falta os grilhões.
Trabalhadores; uní-vos!
Trabalhador tem que votar em quem trabalha. Quando é que algum Bolsonaro trabalhou na vida? Sempre foram políticos profissionais vivendo a custa do dinheiro público. Pior ainda o Bozo que foi expulso até do exército. Quem vota em uns caras assim?
Como disse Morpheus em Matrix "....a maioria destas pessoas não está preparada para despertar. E muitas delas estão tão inertes, tão desesperadamente dependentes do sistema, que irão lutar para protegê-lo".
E X A T A M E N T E........nos seres humanos estamos fadados ao extermínio.......
Concordo, mas não é suficiente. Quero as alternativas pra despertar!!! hehehe
Mano vcs literalmente estão dentro do sistema e mantendo ele funcionando kkkkkkk
Aqui na Noruega os sindicatos são bem fortes e garantem o direito dos trabalhadores. Temos que lutar coletivamente.
Você mora no Jacarepagua, vai contar outraa
O Brasil é muito dividido para isso... E as pessoas muito ignorantes.
@@diegoabreurabelo4864
A ignorância existe em todos os ambientes. Não acho que isso invalide o fortalecimento dos sindicatos no Brasil. Vale lembrar que alguns setores/profissionais conseguem se organizar e exercer pressão sobre o Estado e proteger o interesse dos seus pares. Um exemplo disso são os conselhos de medicina. A OAB é outro exemplo. Vejo a organização sindical como uma grande ferramenta de proteção ao trabalhador, é como ele fala no vídeo, a importância da força coletiva.
@@felipeReisfelipereis cara, ela literalmente tem um canal sobr Noruega.
´Muito importante seu comentário Raquel! Temos que lutar coletivamente! E acabei de me inscrever no seu canal, parabéns por produzir vídeos gostei!!
Sempre senti um tremendo mal-estar diante do tal "empreendedorismo desesperado tapador de buraco" que o povo adora romantizar, só mostra o quão terrível está para o trabalhador. Excelente vídeo.
Tudo e travado nesse país e simples o empreendorismo e só mais uma vítima !
tbm acho uma merda ter que trabalhar só para deixar os ricos mais ricos e ainda se n fizer será taxado de vagabundo, mas já me aceitei assim, eu sei o que quero, sei o que acho certo, mas não pretendo mudar o mundo, pois é muito facil de achar erros em mim
@@marilzamsilva2967 Esse papo de empreendedorismo, nada mas é do que deixar o trabalhador por sua conta risco, sem que as empresas se responsabilizem.
Vcs nao aguentam a realidade 😂
@@Zoomerzuado Claro que não aguentamos, por isso, nós tentamos alterá-la.
Fala essa frase mediocre para uma criança que perdeu um braço em um trabalho análogo a escravidão.
O avanço da racionalidade neoliberal sobre o campo dos direitos trabalhistas, gerando uma situação chamada por Wendy Brown de “economization of law”, foi tema da minha dissertação de mestrado em Direito pela UFPE.
O único direito do trabalhador é receber. De resto não serve pra nd
@@alguemqfala2293 burrão vc né amigo
Se a educação não é libertadora o sonho do oprimido é se tornar o opressor. Esse pensamento mudou minha cabeça.
Vc não poderia ser mais clichê
a culpa não é só de pais manipuladores ou influencers ou até mesmo professores, mas com toda a certeza eles tem grande culpa do mundo estar esse caos, sempre digo: "o seu filho/aluno/seguidor não precisa seguir seus ideais e leva-los a frente, se for tentar manipular alguém tente em alguém adulto e com a opinião formada seu covarde"
o ensino mostra os caminhos, mas é errado ordenar o caminho a se seguir
É uma grande verdade que o oprimido sem consciência se espelha no opressor. Herança de Paulo Freire.
eu não quero ser o opressor não. Só quero ficar de boa, na minha, tanto que nem tenho interesse em chefia onde trabalho. Tendo o suficiente para pagar minhas contas e me manter já tá bom demais.
Paulo Freire.
"Detesto as vítimas quando elas respeitam os seus carrascos."
― Jean-Paul Sartre SARTRE, J., Os sequestrados de Altona, 1959.
"O opressor não seria tão forte se não tivesse cúmplices entre os próprios oprimidos.... "
― Simone de Beauvoir
"Como é perigoso libertar um povo que prefere a escravidão!"
― Nicolau Maquiavel
"É difícil libertar os tolos das amarras que eles veneram!"
― Voltaire
Quem se sujeitar a ser dominador sempre será um fraco, pois os fortes são o que prevalecem e não se subjugam a qualquer coisa.
vamo cria sindicato e aumentar o tamanho do estado então 😂😂😂😂😂😂
👏👏
O único aí que merece respeito é Maquiavel 😊
Respeito de que?nunca fez nada na vida do mesmo modo que vocês,devem ser tudo inútil de faculdade federal.
Parabéns Normose pelos 200 mil inscritos no TH-cam 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
muito obrigado Alessandro!
Cara, 200 mil pessoas é gente pra c@r0L3o! Nesse universo da internet tem gente que não valoriza, mas são 3 estádios de futebol lotados! Parabéns e rumo aos 500k!! 👏👏👏
MUITO loucura né? 3 maracanãs denormose! hahahahaha doideira demais! Vamos em frente"!!!
Esse número não importa, o que importa é o engajamento e o engajamento desse canal é bom, mesmo com esses temas que vão contra o que estão colocando na cabeça do povo
Sei que pesquiso pouco, mas sempre olhai para o cooperativismo como uma possível solução para a economia mundial. É sempre bom firmar boas convicções, excelente vídeo.
Coopeerativismo é o começo da saída!!
Se trabalhar até sofrer burn out não desperta uma pessoa da servidão voluntária, é porque nada acorda alguém que já é um defunto por dentro
nossa, sim! Digo sob o ponto de vista de alguém que sofreu burn out
Burnout é doença de gente branca de classe média , quem trabalha no sol forte não sofre dessas frescuras
O cara se propõe a fazer um trabalho de primeira linha pra ajudar as pessoas a criar consciência crítica e começar a entender as engrenagens do mundo em que habita. Aí vem o zumbi e o ataca por ele interferir na Zumbilândia.
Parabéns pelo seu trabalho, Camarada Normose!!! Força e paciência pra você!!!!
Normose sempre trazendo um conteúdo muito bom.
Quando esse pessoal vai começar a entender que estamos todos do mesmo lado?
O povo tudo pobre e lutando pra sobreviver e ainda assim defendendo governo que luta contra ele mesmo.
sindicatos podem ter erros é complicações, mas são necessários e em última instância nossa única defesa contra os abusos do empregador, ótimo vídeo muito elucidador.
Cara, por favor faça um vídeo sobre a história dos sindicatos. Eu estou diretor de um sindicato, e constantemente eu manifesto a falta de haver bons conteúdos que fale da história e da importância dos sindicatos. Conteúdos que conversem com a nova geração.
Mas o sindicato também tem seu lado negro não vamos romantizar
@@washingtonpereiranetoperei391 existem pessoas mal intencionadas em todas as esferas da sociedade. Não existe instituição "pura".
Perfeito !!! Infelizmente, temos que ficar explicando o óbvio pra quem tá hipnotizado servindo de graça um sistema contra si mesmos. É a era das baratas aplaudindo o inseticida ! SOCORRO !!!! Parabéns pelo belíssimo vídeo !!!!
Com certeza,quando vejo assalariado dizendo que o governo tem que flexibilizar as leis trabalhistas pra salvar o empresariado meu cerebro entra em reset pra tentar descobrir o que um indivíduo desse tem na cabeça
Um canal deste não pode para de ser ouvido , inacreditável este seu trabalho .
Concordo plenamente.
Aaaa muito obrigado por isso Antônio! A batalha é seguir por mais uns bons anos por aqui viu? Vamos em frente!
Que bom ter você de volta! Muito raramente fiz um comentário em canal, talvez um ou dois e esse é o terceiro.
Eu me pergunto aos 65 anos de idade que tenho o que será das futuras gerações no Brasil e no mundo, principalmente no Brasil.
Por incrível que semana passada eu estava conversando com uma amiga que ainda trabalha colocando a ela exatamente alguns pontos do seu assunto abordado neste vídeo.
Muito obrigada por abordar este assunto maravilhoso e que vou passar para minha amiga, mesmo sabendo que não irá surtir efeito algum na pessoa. Até porque a pessoa em questão tem medo de perder o trabalho e como já tem 43 anos torna-se muito mais difícil sobreviver. Infelizmente para esse tipo de trabalhador fica A grande questão ... Nós mandamos e vocês obedecem simples assim!!
Oooooi Day, amiga!! Que legal ouvir isso! Fico muito honrado que sou seu terceiro comeentário! Primeiro de tudo obrigado e bem... é complicado mesmo a situação que você está - espero que consiga trazer a pessoa pra consciência de classe, essa compreensão tem poder e quanto mais pessoas tivermos, melhor!
Seguimos na batalha e obrigado sua participação ! Depois me conta o final da história em outros vídeos!
"Se ajeitar todo mundo se oprime." 😢
Mais um ótimo video Normose, espero que viralize também, estamos precisando urgentemente que os trabalhadores tome conhecimento dos tópicos abordados neste vídeo.
Que aula, normose! Ainda bem que o TH-cam resolveu voltar a recomendar, agora vou fazer minha parte e acompanhar ainda mais o canal! Sucesso!
"EUA, a américa que deu certo"
Putz! Uma terra que começou varrendo os povos originários?
Que lindo!
pois é né? vai entender :c
Fizemos a mesma coisa Apesar da "inocência dos nativos os índios" eles não eram criaturas inocentes .Estudar e bom amiguinho !
@@washingtonpereiranetoperei391 Acho que quem tem que estudar é você, "amiguinho". Formule melhor seu argumento, não consegui captar sua mensagem.
@@washingtonpereiranetoperei391 Falou besteira respeite os povos originários
@@washingtonpereiranetoperei391 os indígenas estavam aqui antes dos portugueses
Parabéns pelo belo material sempre Normose. O pior disso é que o Uber da uberizaçao tá se tornando inviável pelo preço do combustível, aparentemente há um alçapão no fundo do poço.
parabéns por mais uma ótima análise. o que não falta é defensor de rico e de vidraça de banco.
tem aooos montes!
Em quem você votou pra presidente na última eleição? Só pra eu ver uma coisa aqui.
Bom trabalho, Normose.
Como eu quero que seus vídeos chegue a todos os brasileiros.
Vamos em frente Isac! Tamo na batalha pra chegar lá!
mas é claro que esse vídeo não é neutro! Parabéns por se posicionar, pelo convite à reflexão que liberta. Grande abraço
Parabéns pelo vídeo! Neste país, onde a mediocridade e o discurso pronto imperam, fico feliz em ver alguém ter o esforço de pensar.
Vou escrever um textão 🤣
Tenho 49 anos, comecei a trabalhar aos 14 na cidade do Rio de janeiro, trabalhei de ajudante de lanterneiro, ajudante de eletricista e ajudante de serralheiro, aos 18 fui trabalhar numa industria, pois oficinas pequenas dificilmente assinavam a carteira profissional, ganhava menos na industria mas tinha vale transporte e ticket alimentação que no fim das contas meio que dava na mesma coisa em termos de ganhos salariais, alem de ter direitos trabalhistas. A industria era grafica, eu fui trabalhar na cozinha, ajudante de cozinha apesar de ja ser meio ofial de serralheiro. O ramo de serralheria estava bem fraco na epoca. Depois fiz curso de eletricista e na decada de 90 fui trabalhar na construcao civil ja como eletricista, ja ganhava mais, a nivel de Brasil o salario era ate muito bom, em 94 quando o real foi lançado que valia 1x1 eu ganhava R$100,00 por semana, o salario minimo se nao me engano era menos R$70,00. Depois fui trabalhar na manutenção eletrica de um hotel em copacabana e por fim abri minha propria empresa de instalações eletricas. Parace que eu tive sucesso, não é? Se seguirmos a logica do liberalismo brasileiro poderiamos dizer que sim. Mas mesmo sendo micro empreendedor individual eu mal consegui me manter, eu criei uma empresa por nescessidade, ja que depois dos 35 dificilmente alguma empresa quer te contratar para servicos braçais. Desde a minha infância eu acordava cedo, pegava onibus lotado, estudava a noite, muitas vezes com fome, muitas vezes com sentimento de ódio, como é possivel que eu trabalhe tanto e por tanto tempo, me esforece tanto e nao tenha tranquilidade financeira? Tudo que eu ganho com a direita sai pela esquerda antes de acabar o mes. No ano de 2013 quando bolsonaro foi eleito, antes mesmo dele assumir eu sabia o que estava por vir. Decidir vir morar na Finlândia, aqui tam em por nescessidade eu tenho uma empresa de reforma de casas, mas completamente diferente da minha vida no Brasil, aqui no final do mes minha empresa sempre tem mais dinheiro que no mes anterior, eu pago meu salario o quento eu quiser, mas nao preciso muito e sempre sobra na conta da empresa, em 3 anos aqui eu ja adquiri todas as ferramentas que deixei pra tras no brasil, inclusive comprei mais e melhores ferramentas, tenho um galpao (alugado) pra guardar minhas ferramentas e materias, tenho carro (velho mas tenho). Hoje olhando pra trás eu vejo que ter teimado em permancer no brasil foi perda de tempo, se eu tivesse vinda pra cá la nos meus 35 na primeira oportunidade que tive, hoje minha vida seria muito melhor. E veja que aqui eu trabalho menos que no brasil e pago muito mais impostos. E nem existe a possibilidade de sonegar, o proprio contador é obrigado a te denunciar se perceber que vc esta sonegando. Masi de 30 anos trabalhando no brasil não me trouxeram prosperidade, eu sobrevivia. Me sujeitei à mal humor de patrão que eu ajudava e enriquecer, passei aperto e nao tinha sequer ferias. Ano passado em novembro eu fui ao Rio, e myitos amigos que apoiram privatizações e flexibilização das leis trabalhistas estao desempregados. Da tristeza de ver o estado que se encontra a cidade do Rio, nao posso falar por outras cidades. Por isso, hoje eu sou a fabor do estado de bem estar social, do estado forte como como provedor de direitos e a favor dos sindicatos. Que aqui sao fortes de verdade
Vc tem alguma funcionaria mulher trabalhando com vc nas reformas?
@@malumoteki3021 oi Malu, eu nao tenho funcionarios, trabalho só. Quando tenho muito volume de trabalho, eu trabalho em parceria com outros pequenos empreendedores, um inclusive é brasileiro. Aqui é muito dificil de ter empregados. Se vc trabalha pra mim, vc precisa ser no minimo autónoma e passar um invoice pra minha empresa. Vc mora na Finlândia
Vc é a favor do estado forte, porém o empreendedor não consegue pagar excelente salário pela quantidade de impostos pro tal estado forte, de taxas e multas. E não existe nenhum retorno para o pagador de impostos, as escolas são lixo, as ruas cheias de buracos e por aí vai. Acho o problema complexo, imagine se nem existisse escola particular por que as escolas seriam suficientemente boas? 4 mil reais da escola do rico poderia contratar um funcionário sem experiencia. Quando eu nao tinha experiencia, recebia 250 reais mensais pra horario integral, o ano era 2005. O Brasil é caro e ruim. A solução não está no estado, o estado sempre foi gigante e nada adiantou.
@@Erikayangg eu sou empreendedor, e eu nao vou nunca pagar "excelentes salarios" se nao gor forçado a isso. Eu pago uma carga tributaria aqui na finlandia muito maior que ai no Brasil, e aqui os trabalhadores tem muito mais direitos que ai no Brasil, e nem por isso as empresas quebram. Eu nao tenho empregados pq nao tenho volume de trabalho pra isso. Mas empresas grandes tem empregados e pagam bem pq é exigencia do estado.
@@jorgepiresjunior se a taxa de desemprego diminue, se torna obrigatório melhores salários.
Normose, seu conteúdo é incrível 🧡
ei nicolas, muito obrigado! De coraçãao s2
Parabéns! O trabalho de vcs é essencial!!!! ❤️
valeu Luca e valeu ainda mais pela preeseneça constante por aqui nos comentários! Muito massa mesmo!!
Parabéns pelo trabalho de excelência! E, pra mim, seu anonimato não desqualifica em nada seus vídeos. Eles são super bem feitos, dinâmicos e informativos. As pessoas SEMPRE reclamarão de algo, SEMPRE! Sinceramente, eu amo o canal do jeito que é. Mais uma vez, PARABÉNS e OBRIGADA pelo seu esforço e dedicação!
Temos um lado sim, e vamos ter que lutar pelos nossos direitos!!
Excelente trabalho, e adorei ver o Gaveta no vídeo, sinal de que estão bem acompanhados.
Parabéns pelo trabalho, e você tem razão em tudo
sou fãããããaã demais do gaveta!
É mesmo, se essa super exploração continuar em menos de 30 anos teremos uma legião de idosos dependente da família ou de mendigos, como aconteceu no Chile.
Admiro sua eloquência e perseverança em tentar fazer as pessoas questionarem a vida que lhes foi imposta. Queria muito que essa necessidade de reflexão tocasse a cabeça dessa galera que acha que todos esses problemas podem ser resolvidos de forma simples e com pura força de vontade. Infelizmente o buraco é bem mais embaixo.
A ilusão de liberdade de escolha gera a merda de servidão voluntária em que vivemos. Só podemos escolher entre as opções que nos são dadas. Afinal, a "escolha de Sofia" espelha liberdade?
Gostei do seu nome do TH-cam. Eu sou formado em engenharia de produção e sou comunista.
O mundo pós-capitalista vai precisar muito de engenheiros.
@@KerberLeo ainda mais na periferia do capitalismo
Platão, é você?
vou pesquisar sobre essa escolha de sofia, deve ser legal.
só vim para lembrar que a vida em sociedade pode ter menos ou mais privilégios e direitos, mas nunca será 100% livre, é quase pecado dizer que seu lado político tem a total liberdade do cidadão...
desculpa se n foi isso q vc quis dizer.
Excelente, continua atual
Vc não pode nunca desistir.. toda vez que vejo vídeo seu me sinto muito burro... Esperando vídeo sobre a análise seria e fria sobre a guerra normose...👍🙏
A questão de "inclusiva" ou "excludente" é algo que eu repito incessantemente.
Tá muito top o vídeo.
Sim, paulo freire sempre tem excelentees coisas pra levar pra vida pra muita coisa né? Essa questão media muito minha analise de mundo!
@@Normose_ Maravilhoso!
Porque a gente pode perceber a crescente do que eu chamo de "discurso da maçã", o pessoal esvazia o sentido de um conceito, na tentativa de pontuá-lo como algo que é só o que outra pessoa acha, assim como o que ele acha é só o que ele acha.
Mas daí a gente vai ver os "extremos" e os extremos da pessoa são o Lula e o Bolsonaro. Daí eu fico "wtf?".
Então, quando o pessoal diz "chame do que quiser, chame de maçã", a gente pode puxar esse raciocínio: chamemos de maçã, a sua maçã é excludente ou inclusiva? A minha é inclusiva.
Tô respondendo na correria, não sei se fiz sentido.
Excelente, virou aula de amanhã já que estou iniciando a segunda parte de História da Riqueza do Homem de Léo Huberman em direção aos dias de hoje com, Robert Kurz, David Harvey, André Gorz, Tony Negri, Maurizio Lazzarato, Gilles Deleuze, Félix Guatrri, Ricardo Antunes, Ladislau Dowbor, Paulo Ghiraldelli e por aí...
Opaaaa, que chique professor! Se for presencial, Consegue tirar uma foto e mandar no email? Me emociono muito quando mandam! Me conta como foi amanhã! normosecontato@gmail.com!
Muito bom! Obrigado!
Eu me considero liberal mas reconheço a uberização do trabalho, e me fez repensar muito coisa a respeito da flexibilização do trabalho
Ótimo vídeo! Estremamente urgente. As relações trabalhistas estão cada vez mais precárias, trabalhos quase escravos.
Obrigado Samuel! É isso: urgente. Eestamos retrocedendo pra um ponto sem volta muito terrível
Parabéns Normose. Vídeo muito bem feito. Dá para perceber o trabalhão que deu a confecção e edição. Mil.
Muito pertinentes seus posicionamentos.
Dá uma ampliada gigantesca na minha visão de mundo e das relações humanas...
Questionar sempre...
Fora o ótimo conteúdo e didática, a edição com cutucadas pontuais é magistral, parabéns!
ahahahahhahahaha admito que esse programa do falanorm ta me sendo muito divertio pra por essas coisinhas de leve na edição, kkk eu coloquei 4 nesse vídeo, ainda não acharam todas!
!
Eu acho que Ghandi estava correto. Livros, livros e livros. Desde o fundamental, com muita política e filosofia. Não dá para acreditar que nós vamos conseguir sem esclarecimento. Uma das razões de amar esse canal.
Muito bom para refletir, ainda essa semana falávamos em um grupo de sindicalizados no WhatsApp sobre o processo de desfiliação em massa que vem ocorrendo no nosso sindicato. Já estou divulgando esse vídeo no grupo! Obrigado!!!
Cara. Mais um vídeo sensacional! Será devidamente compartilhado. Continue nessa pegada, indo direto na jugular. Precisamos de mais material com essa qualidade para contrapor a esse discurso neoliberal destruídor de sociedades e de países que se difundiu por meio de muita grana em meios de comunicação de massa no Brasil.
Você já falou no vídeo questionar ouvir outros posicionamentos e o melhor remédio contra a servidão voluntária gosto do pensamento liberal mais gosto de ouvir pessoas mais a esquerdas com bons argumentos como você parabéns
Maninho normose! Belo vídeo, gostei muito das problemáticas e provocações. Como você disse em um vídeo seu de masculinidade toxica, problemas coletivos não se resolvem com atitudes (ou soluções) individuais! Obrigado por tua dedicação, suor e carinho!!
Fala capachão!
Acharia legal para os próximos vídeos colocar a opinião de pessoas na rua sobre os assuntos do seu vídeo, como é feito em alguns programas antigos e novos da TV Cultura. Enfim, fica a sugestão para o novo formato.
Parabéns pelo vídeo, queria falar mais sobre, mas preciso ler mais sobre o assunto para falar.
fica o segredo só entre eu e você?:x vc descobriu sem querer um dos quadros que vai ter quando eu aparecer no segundo semestre :x inclusive a homenagem ao programa voz das ruas da Tv Cultura!
mas não conta pra ninguém ainda :x
Como não gostar de um cara desses Brasil?! Quanta perspicácia é utilizada num vídeo só, chego a ficar molhad@.... brincadeiras a parte, realmente a propaganda contra a classe trabalhadora é tão grande, que as pessoas se auto sabotam a todo momento, e furar essa bolha é mais que necessário!
AHHAHAHAHAHA rawwwr, mas ó, muitaaa gente me odeia hin? uahauhauhauhuah - e agora a parte séria: pois é, o invstimento é pesado, desde que a gente nasceu sendo criado pra esse modo de viver!
@@Normose_ Ah mas o tanto de gente de gosta é superior, vai por mim! E nós como Normosoloves (não faço ideia se esse termo já foi cunhado antes... risos eternos!), vamos defende-lo e ser seu porto seguro ;)
Nossa, esse vídeo excelente só reforça mais o meu desgosto sobre como os modelos de trabalho tem evoluído. Difícilmente a favor do equilíbrio, mas sempre a favor da corda mais forte, onde força é sínônimo de capital.
Parabéns pelo conteúdo, é muito fundamental!!!
Excelente vídeo,bem fundamentado.
"Este mundo tem muita opinião e pouco argumento..."(Leandro karnal). Tem muita gente que não lê,não pesquisa, só repete (como papagaio de pirata) as frases prontas que tentam legitimar a exploração
Mais uma vez, um vídeo excelente que vai praquela playlist especial de reflexões.
Norms, eu simplesmente amei que quando você foi falar dos EUA tocou o lofi do hino da URSS
AEEEEE !!!! FINALMENTE alguém pegou o Easter egg supremo!!!
Coloquei 4 Easter eggs no vídeo. Descobriram 4 faltava esse
Tava triste que ninguém tinha percebido KKKKKKKKKKKKKKKKK e vê a música logo depois: é born in the usa ;)
ameeei que demorou mas alguém pegou!!!!
@@Normose_ no segundo pianinho ja saquei, ficou perfeito, como o resto do vídeo
Como sempre parabenizar o conteúdo do normose... Assunto urgentíssimo no Brasil...
e eu como sempre to aqui pra agradecer também nathan!!! valeue! trabalho é central pra todos nós!!
Muito bom!
Sou motorista 99 realmente e verdade meu carro está sucatiado 3 anos 99 não Creci nada so trocando Moeda
Sem carga horaria
Sem ferias
Sem pis
Sem 13
Sem fgts
Fix uma cirurgia e fiquei desamparado e to fudido
é mano, bagulho é loco :( é igual aqui, máquina do corpo travou, a gente trava! :\
força pra vc brother!
vc já tentou outro emprego? ( sem ofensas, sério)
@@ruhtra.edits.9744 é claro q ele tenta, parceiro, mas enquanto não consegue coisa melhor, é o q tem.
@@ruhtra.edits.9744 hj facço 99 como extra gracas a Deus
Entao pq escolheu a 99 ? sabendo que nao há direitos trabalhistas, motivos vc teve para ir pra aplicativos de viagem, isso tudo q vc disse prova q nao é falta de leis trabalhistas e sim de uma moeda forte, vc se alimentou e alimentou sua familia por um tempo trabalhando nisto... se a uber repassasse 95% do lucro a vc, com 5% ela teria que manter-se funcionando, pagar despesas, impostos e leis trabalhistas, como tb teria que ter contribuido com seu INSS para o caso de vc se ferrar na sua saude enquanto trabalhava(o que aconteceu), ou seja a porr..a da empresa precisa ter lucro pq o estado ja suga a parte dele via impostos... se for pra vc ter regalias trabalhistas o valor tem que vir de algum lugar, vamos fazer contas caralh0, vamos primeiro corrigir a moeda e a questao de inflacao! Moeda fraca é o q mata pessoas, em Portugal com 1 salario, ha 5 anos, a pessoa vivia de boa, hoje, apos inflacao, moeda perdeu valor, velhos comecam a passar necessidade... o estado é que é o mal, nao empregados, nem empregadores!
Camarada Normose! Amo seu conteúdo, vídeos dinâmicos, didático e altamente compartilháveis.
Parabéns pelo conteúdo e pelo uso correto do Gifveta.
Maratona! Assistindo, comentando e curtindo❤❤
Mais um ótimo video, garoto. Parabéns pelos 200 mil. Que dobre logo.
Grande NORMOSE! Eu te sigo há alguns anos, confesso que fiquei com medo que o canal não conseguiria sobreviver, estou muito feliz com por vê esse canal crescer sempre mais. Parabéns!
Fui fazer as contas e enquanto motorista Uber me vi em uma situação análoga a escravidão, pois o rendimento não cobre o custo, mas não da pra parar pq preciso amortizar a dívida e não tenho outra oportunidade
Eu sou uma pessoa simples. Eu vejo alguém falando mal do liberalismo, eu dou like e engajamento.
Muito triste a época em que vivemos. Obgd pelo conteúdo de qualidade
Parabéns!
Suas colocações são fantásticas. Fazem pensar.
Honestamente, pra mim, o despertar social/político/econômico foi muito difícil, eu realmente entendo a frase “à ignorância é uma benção “.
Imagino que a vida de quem acredita em meritocracia, “trabalhe enquanto os outros dormem” deve ser uma vida “feliz” e cheia de esperança. Além de alto estima neh.
Depois q “descobri” que o mundo é uma m3rda hj, amanhã e depois tbm… acordo e penso “q m3rda, não foi hj que um meteoro caiu”. Tbm sou agnóstica, então nem em punição divina eu consigo acreditar…
Adorei o vídeo! Parabéns pelo canal! Quero deixar um jargão que é o legado da classe trabalhadora: QUEM BATE CARTÃO NÃO VOTA EM PATRÃO! Neutralidade de liberal não me interessa!
Nunca li esse livro, mas sempre soube de forma empírica que o escravo suporta a escravidão porque tem a esperança de um dia estar com a chibata nas mãos.
Parabéns. Admiro e invejo quem tem o poder do tempo da resposta. Sabe aquelas pessoas que nunca têm a resposta certa pra dar a uma afronta? Sou eu. Vídeo muito bom. Gostei.
Admiro muiiiito seu trabalho . 👏🏻👏🏻👏🏻
Valeu garoto! Primeiro vídeo que vejo e já gostei
Que bom que você voltou! Sucesso!
E agora não para mais!!!
Sucinto, didático e esclarecedor, além de muito bonito, esteticamente. Parabéns por mais vídeo muito bem pensado e realizado!
Se o Casimiro não reagir a algum vídeo do normose, pode aguardar o processo
se ele não reagir é simplesmente maluco
peçam lá pra ele nasa lives, quem sabe rola, imagina auhauha?
Cara, vídeo simplesmente muito bem construído. Digno de tese acadêmica! muito bom!
Por favor mais vídeos sobre esse assunto! Ah e ficou muito massa o gavetinha na edição hahaha amei
Parabéns Normose👏👏👏❤❤❤
Porra bicho, parabéns pela sua redação. Todos os seus vídeos são muito bacanas de se ver por causa de seus excelentes textos, parabéns!
esse vídeo apareceu como recomendado e pela 1ª vez me inscrevi no 1º video recomendado, já que o normal é assistir uns 3 ou 5 videos antes de me inscrever... conteúdo muito bom. continue com a frequência por favor.
Parabéns, NORMOSEEEEEEEEEE!!!!!!!!
VALEEEEEEEEEEEEEEEEEEEU Israeeeeeeeel!!!
Meu amigo, continue o seu trabalho de esclarecimento. Tem muita gente já cooptada pelo liberais. Para essa gente não há cura, quando perceberem já será tarde!!!!
Nossa pessoal. Sempre tive uma linha de raciocínio proximo deste tema abordado. Lembro-me que trabalhei no ápice da pandemia no chat pra um app de entrega de refeição/ alimentos (foi no boom desses apps onde tudo era fechado e so se podia por entregas) e fui demitido pois batia boca. Era uma falta de ética ( mas nao na etica deles💁♂️). La eu atendia o sac ( que de sac nao tinha nada a gente tinha que fazer milagre em ficar dando desculpas todos os dias aos restaurantes e entregadores pela incompetência da empresa). Todos os que usavam o app eram punidos com sansoes variadas e até com block ao uso deixando os restaurantes, lojas e principalmente entregadores em desamparo . Davam block tbm nos redimentos de cada um destes que ficavam meses tentando sacar o dinheiro que conseguiram por la. Mas o que eu ficava mais puto era o jogo manipulação que o proprio app fazia com estes: quando um entrega de restaurante demorava, o restaurante botava a culpa no entregador, logo o cliente recebia em atraso e culpava o restaurante. Mas la eu via o que ocorria. A culpa era do app que era cheia de bugs e incompatibilidade. Mas a empresa nao fazia nada para apaziguar esses animos para nao assumir tal culpa. Muitos dos entregadores nao tem condicao de ter um smartphone de media linha muito menos top de linha. Entao o app sempre bugava o que acarretava em rotas erradas ou atraso em receber as informações. Ja o restaurantes de microempreemdedores/familiares sofriam quase da mesma forma. O app bugava e quando viam seus acessos estavam block pois a IA da plataforma tinha certos check-lists que acusavam que o uso do restaurante estava sendo de má fé e os puniam tbm. A plataforma vivia tendo seus servicos fora de ar (somente pra restaurantes/lojas e entregadores) para cliente sempre era lindo. Cada dia uma funcao da plataforma saia do ar. O finaceira 4x na semana bugava.
Mano. Eu ficava mordido de raiva com isso. Por isso os motoboys viviam em greve. E eu ficava muito puto tbm com pequenos restaurantes de famílias carentes (tinhamos acesso ao endereço e viamos que muitos destes ficavam na periferia em lugares sem pavimentação) que tentavam sobreviver mas sempre se lascavam, alem deles nao terem poder de competir com os restaurantes maiores, eram punidos pelos bugs gerais. Um dia me doeu o coração, um restaurantes desses era uma dark kitchen e proprietária era uma mae solteira querendo sobreviver com suas vendas e, la estava ela sem receber por mais 6 meses os 10meses que o app deu block e ela ainda nao tinha recebido mesmo com mais de 30 chamados abertos pelo mesmo motivo que fora. negados todos. A mulher desesperada pois nao tinha mais dinheiro pra nada. O dinheiro que ela gastou em confeccionar, o app nao estornou a ela e nem o valor de custo.
Aaaahhh e pra lojas e restaurantes top eles tinham cadastro vip que sempre tinhamos de nos atentar, pois o tratamento deviamos sempre atender de forma deferencia dos demais.
Mas veja pelo outro lado se não fosse pelo app os restaurantes não teriam como entregar e os motoboys estariam desempregados . Que é filha da putisse da empresa é ,mais ela tá ajudando mais do que atrapalha .
Acho esse formato de responder perguntas muito top.
Fico pensando nisso, como fazer as pessoas perceberem que não tá tudo bem em se contentar com apenas servir pq "A vida é assim". Fico martelando nessa.
Parabéns pelo vídeo 👍🏻 Sugiro um sobre a história da organização sindical no Brasil e perspectivas de futuro para representação e organização dos trabalhadores.
Obrigado Edegar! Tô vendo que pelos comentários a galera embarcou e vou preparar issaí em breve!
Muito bem esclarecido. Um tema complexo, em curto tempo e de uma forma educada, Maravilha!!
"O sonho do oprimido é ser opressor" Precisamos de consciência de classe. "A revolução não vai passar na tv"
O opressor pode ser os dois lados criança !No final das contas o que importa pra eles e sugar trabalhadores !
Mais que consciência, temos que ter ódio de classe.
Porra de classe. Classe de cu é rola
@@ronaugomes3432doente mental
Só pude assistir agora por causa do fim de periodo da universidade. Obrigado por tudo, Normose!!!
Parabéns pelo vídeo e pelos 200 mil inscritos!!! Estou lendo esse livro atualmente!!!
Muito obrigado pelo comentário e pelo parabéns Felipe!!! Esse livro é DEMAIS né? Cheegou na hora certa então? O q achou da leitura?
@@Normose_ desculpa a demora na resposta, estava terminando o livro. O livro é excelente e atemporal e não mostra, escancara como o sistema funciona quase em que em um círculo vicioso e tudo isso por um medo que não deveríamos ter o da liberdade!
Normose é foda! Altamente útil e necessário! Parabéns
Muito bom. Obrigado.