ERRATA DO VÍDEO: Por volta do minuto 2:00 do vídeo falei 31 Volts, mas na verdade é 31 graus Celsius galera, na hora não reparei neste equívoco e também esqueci de adicionar na legenda da edição. Mas fica registrado aqui.
Seria interessante também não só mostra o que já seria óbvio mas também mostra o funcionamento desse circuito com essa ideia dos resistores na prática . Gosto do canal mas em muitos momentos não só desse vídeo como de outro vejo a falta da aplicação das sugestões deixada , deixando desenterresante o vídeo (incompleto) pra quem gosta de usar a eletrônica com todas suas possíveis técnica para aprimoramento de seu circuito e motivar seu interesse em procurar mais aplicações .
Recebi uma Fonte de 3 A com dois diodos paralellos de 5 A cada com defeito. Claro que um diodo estava com a resistencia baixisssima, proxima de zero e parou o funcinamento. Retirei um e recuperei afonte.
Prezado Wagner excelente demonstração, faltou você comparar as temperaturas dos diodos do mesmo ramo. Excelente trabalho seu e sempre atencioso, alegre e uma Senhora competência. Grande abraço das Gerais Said Choucair
Excelente dica. Eu desmonte uma fonte nodaji de 20 A para reformar e os diodos estavam em paralelo tinham o total de 20 diodos eu achei estranho pois a fonte era original, eu substitui todos os componentes menos o transformador( fiz uma nova pcb estabilizada com 741) ficou bem melhor utilizei uma ponte retificadora de 20 A.
Wagner, tenha uma câmera térmica (flir ou equivalente), este termômetro mede área, não está te mostrando a temperatura correta mas sim a média de temperatura na área do sensor (não é o ponto laser que mede, ele é só uma mira).
nossa Wagner, na empresa onde trabalho, a varias fontes que dão defeito e eu não sabia porque, agora que entendi graças a suas aulas viu, são fontes para carregar bateria automotiva e colocam diodos em paralélo e acontece muito, mas muito mesmo de queimar e o pio de tudo é que os mosfest que vem em seguida vão pro saco também
Sempre usei diodos em paralelo e nunca soube disso KKK. Achei que esse efeito só acontecia com transistores não casados ! Obrigado pelo conhecimento !!!
Seria muito complicado medir a corrente de cada diodo. Se usa um multímetro em série a resistência interna do multímetro ia fazer outros diodo conduzir mais que outros e um alicate amperímetro não ia caber nos terminais do diodo. Única solução seria fazer fios exatamente com a mensagem resistência para caber o alicate amperímetro e uma corrente bem elevada para multímetro calcular ou medir a tensão em cima de cada diodo e não corrente
Prezado, tenho uma dúvida: a corrente que entra na ponte é alternada, portanto, a cada semiciclo a corrente circula por um lado da ponte, então, a corrente de 2A da saída do trafo é por onda completa certo? Ou seja pico-a-pico. Se assim for, cada diodo da ponte trabalha com metade da corrente do trafo a cada meio ciclo, então, não seria certo que a ponte feita com 1N4007 seria capaz de suportar 2A, sendo que 1A vai por um lado e 1A por outro lado?
Gostaria de ver em seu canal um vídeo falando sobre a resistência do diodo em razão da temperatura. Recentemente fiz alguns testes e percebi que os diodos diminuem sua resistência ao serem aquecidos. Seria legal ter um vídeo falando sobre isso, pois isso pode ser útil.
Excelente experimento, parabéns Wagner. Sempre fiz uso dessa configuração de diodos em paralelo, inclusive pelo fato de ser difícil encontrar componentes adequados para certas aplicações. Tenho um carregador de bateria ácida que fiz com componentes de sucata. Que usa 12 diodos de 3 A, ou seja 3 pontes de 3 A. Coloquei um resistor para limitar a carga em 6 A que seria 10% da carga total da bateria. Isso já funciona a anos. 😁, sempre bom aprender algo novo. Vlw mestre pelo conhecimento.
Ótimo vídeo, parabéns. Sugiro somente usar um pequeno termopar encostado no diodo para monitorar a temperatura do diodo, o laser do medidor não fica alinhado com o sensor nessa distância.
Exelente dica valeu Wagner. Será que seria possível ligar regulador de tensão 78xx /79xx em paralelo já que os mesmos são de 1 amperes acredito que muitas pessoas tem esta duvida também .
Se os diodos forem pareados eu acredito que não haja tanto problema, dependendo da necessidade como em protótipos onde nem sempre se tem o componente correto em mãos.
Na verdade o 1A que consta no datasheet é pra corrente eficaz, no seu caso o capacitor é fixo e a carga varia, o que muda a ondulação na tensão de saída e também o fator de potência do sistema, que começa a melhorar com a ondulação, portanto mesmo que a corrente média na carga seja maior, pode ser que a corrente eficaz nos diodos diminua, pois aumenta-se o período de condução nos mesmos. De qualquer forma o experimento olhava pra associação de diodos em paralelo e fez isso de maneira bem interessante, parabéns pelo conteúdo!
Muito bom....Realmente é melhor comprar os diodos para a corrente do circuito..Mas muito bem lembrado da questão dos resistores ..Um erro tambem que muitos fazem é ligar transistores em paralelo sem o resistor.
Na verdade pode sim utilizar diodos em paralelo, inclusive utilizo esse sistema por mais de 20 anos em uma fonte de um antigo amplificador de 100w para guitarra que possuo... não tem nenhum problema nisso, porém, no teste mostrado no vídeo, utilizando os diodos de 1A em paralelo, supostamente conseguimos que ele suporte 2A, mas é óbvio que se você consumir 1.9A, os diodos irão esquentar e reduzir a sua vida útil, pois de qualquer forma, está perto do limite de 2A, mas, qual a tolerância dos diodos utilizados? poderia usar dissipador de calor nos diodos? o correto é sempre utilizar diodos que realmente suportem a corrente utilizada no projeto, não importa se é em paralelo ou não, desde que exista uma folga na amperagem.
Até hoje vejo fontes de televisor com 3 4 diodos shottky em paralelo, e adivinha...alta recorrência de defeitos aqui em minha oficina, um deles sempre entra em curto.
Eu comprei uma fonte de 30A bem conhecida nacionalmente, tem duas pontes retificadoras em paralelo, uma para 10A e outra para 15A. Baita projeto hein !
Já tinha visto esse sistema em série, semicondutores e resistores. Entretanto, não foi com diodos e sim na saída dos "3055" de uma fonte de alimentação.
Já vi alguns aventureiros amadores construírem máquina de solda com um trago de microondas e 6 pontes retificadoras em paralelo com capacitores. No vídeo deles mostra Funcionando, mas não sei por quanto tempo.
Wagner estou com um motor de cc de 90v de uma esteira ergométrica. Liguei ela com dimmer e ponte retificadora kbpc5010. No entanto , ela está aquecendo bastante. Nessa situação se ligasse em pararelo melhoria? Ou correto é usar outro equipamento? Visto que preciso controlar a velocidade do motor. Obrigado
Rambo deve ter estudado aquele projeto do canal páginadobrat. 🙊🙈🤣🤣. Mas show de bola professor, vc é o cara das engenharias e análises técnicas de circuitos👏🏿👏🏿👏🏿
DICA: nesse termometro, o laser não aponta pro local exato do sensor de temperatura. o lazer é para distancias de 1m e o teste acontece em 20cm entorno do ponteiro. não utilize o lesar pra distancias curtas.
Iria justamente comentar isso. Estes termômetros medem a temperatura através do bocal "buraco" na frente deles, portanto quando está a medir temperaturas próximas, tente alinhar o "buraco" apontado para o seu alvo e não o laser. Pois este está para coincidir com o centro do "buraco" à aproximadamente 1m de distância.
Professor, desculpa, perdão, mas se o senhor fazer um contato físico mas perfeito possível entre dois diodos do tipo 1N4007 ( os referidos) , sabendo-se que estes têm coeficiente negativo de temperatura, um compensaria outro. Resumindo quando um doido esquenta estando encostado no outro esquentará o outro diminuindo sua resistência interna, aumentando assim sua condutibilidade(se auto estabilizariam ). Repito o encapsulamento dos diodos devem se tocar, é com um pouco de pasta térmica. Claro um diodo de 2 Amperes é sempre preferível.
Antes de assistir ao vídeo, fui nos comentários e vi pessoas falando que nao dava certo, entao imaginei que um diodo iria puxar mais corrente que o outro devido à minima assimetria fisica. Dica importante.
Cara preciso de sua ajuda, quero ligar um diodo em 220v (corrente alternada), pra energia ir somente em um sentido, e continuar a mesma corrente alternada, qual modelo de diodo eu compro ?
Wagner na ligação em Ponte cada diodo consome apenas metade da corrente média da carga, logo essa pode com diodos 1n400x suportaria 2A sem problemas, devido a queda de tensão sobre eles, multiplicado pela corrente circulante no caso da carga de 1.8A fica assim: 0.7 [V] * 0.9 [A] = 0.630 [W]. Por isso ele esquenta
@@karlheisenberg6350 kkkkk ñ ñ. eu faço isso pq algum dia eu sempre volto nos videos p/ pegar alguns detalhes dos circuitos. e muitas vezes o youtube tira meu like. assim como já vi tmb remover videos do meu historico (videos ja assistidos). e isso é ruim p/ mim. pois o google search fica + inteligente c/ os dados q vc insere/pesquisa todos os dias. e se for assim ñ sobrará espaço p/ cosias inuteis sendo direcionadas a mim (ao menos muito pouca coisa). porém, ao remover likes e historicos. abre brecha para eu receber lixos, incluindo spans... fora q prejudica os canais. já q a web como um todo anda sabotando os canais q produzem coisas boas.
Parabéns Wagner, admiro muito seu trabalho, gosto muito de elétrica e já aprendi muitas coisas aqui Seguinte, tenho uma pequena dúvida, eu vi um vídeo seu que foi postado já faz um tempo sobre um amplificador de fone de ouvido usando o CI TDA2822, minha dúvida é se da pra usar ele em fonte simétrica
Faltou só "casar " os diodos, medir a queda de tensão dos diodos e pegar diodos com quedas de tensão bem próximas, pois um diodo com queda de tensão direta menor que seu par vai começar a conduzir a senoide mais cedo, levando o "tranco" de carregar o capacitor e aquecendo mais... Essa ligação de pontes de diodos em serie é bastante comum ate mesmo em inversoras de solda; onde um diodo pra corrente indicada seria muito caro, contanto que se use no máximo uns 70% da capacidade combinada dos diodos essa ligação ate funciona.
Vi muito esse tipo de configuração em amplificadores ciclotron antigos. TALVEZ a regra seja valida mas sem acreditar que dois diodos necessariamente vão suportar o dobro, acredito que serial algo entre aumentar em 30 ou 40% a capacidade de corrente. É só um palpite, obrigado pela explicação.
Talvez sejam só para redundância mesmo... os amplificadores Studio-R da linhha Heavy Duty sem associação de resistores na etapa de potência por causa disso, para o canal inteiro não parar caso 1 componente queime
@@eschoedler pode ser, embora no meu ponto de vista os semicondutores tem uma maior probabilidade de entrar em curto do que simplesmente abrir. O negócio é perguntar pros projetistas o por que fazem dessa maneira kkkkk
Curiosidade, como funciona isso em grandes correntes acima de 1000A por exemplo? Vi um retificador de 2500A para galvanoplastia esses dias, tinha 25 doidos em paralelo (eles parecem ser para bem mais de 100A cada).
*O Meu nobreak tem diodos e resistores em paralelos !*
5 ปีที่แล้ว +10
ótima aula mestre,ja montei fonte utilizando diodos em paralelo com a intenção dele aguentar o dobro de corrente,mas vejo que fiz papel de bobo depois de 20 anos de eletrônica kkkkkkkkkkk o importante e que agora sei que não da certo.
@@canalwrkits Verdade!!! Ainda hoje, eu estava estudando uma maneira de associar diodos para retificar e suportar a elevada corrente de saída de um transformador de solda. Kkkkkkkkkk.
@@dyemeos Pois foi o mesmo motivo que me trouxe aqui. Sei que o correto seria mesmo comprar diodos com a amperagem suficiente, mas quando falamos de 150 ou 200 Amperes, o preço é absurdo, comparado a tentação de associar em paralelo diodos menores de 85A por exemplo. Utilizar diodos com a amperagem correta inviabiliza o projeto.
as vezes e a única alternativa em colocar em parare-lo mais colocar o resistor não faria gastar mais ainda e não iria drenar recursos do transformador e não passaria ruido usando o resistor em paralelo ?
O diodo é um componente não linear, como tem um comportamento exponencial, logo não obedece a Lei de Ohm e não se comporta igual a um resistor onde a corrente vai ser dividida igualmente quando duas resistências iguais são colocadas em paralelo.
Muito bom, nunca tinha parado para pensar, bom saber disso. Mas só por curiosidade, seguindo a linha de raciocínio, e duas pontes retificadoras em paralelo? Teoricamente fornecendo 1A cada para se aproveitar da corrente disponível no transformador. Obs: ja entendi que é financeiramente e "layouticamente" desvantajoso. É só curiosidade msm.
cara eu preciso de uma fonte com +15 -15 volts mas só consigo umas fontes com no maximo 1amper de corrente eu gostaria de uma fonte que entregasse pelo menos 6amper voce tem algum video ou ideia de como fazer ou tem alguma disponivel para venda ?
Wagner, boa noite. Tudo bem ? Existem alguns diodos que já são encapsulados em paralelo. Nesse caso, como em teoria, eles foram construídos praticamente idênticos dentro do chip, o uso seria recomendável ?
A TV Philips 40PFL6605D/78 e outros modelos da mesma linha vem com dois diodos schottky SB260 em paralelo no secundário da fonte e dá muito defeito nestes diodos, eu diria que é o calcanhar de Aquiles destas TVs. Já vi até alguns modelos destas TV com 4 diodos destes em paralelo de fábrica!
Tópico interessante, mas já sabia 😁. Já me deparei com esse pensamento, ai lembrei que para se dividir igual as resistências deveriam ser iguais, isso só acontece idealmente, sabemos que as resistências desses dispositivos variam de um para ou outro. Então não seria interessante como você mencionou no vídeo.
Cara antigamente já tentei usar 10 diodos 6a8 em paralelo numa fonte de 15A achando que ia sobrar mas na verdade acabava em pouco tempo estourando um diodo q provavelmente era mais fraco
O que acontece se eu alimentar a ponte com corrente contínua? “Em sêrie”, tipo corrente alternada 110, transformador 10,5 volts retificado com ponte diodo e filtrado com capacitor 220uf 16V, alimentando esse circuito aí com corrente continua, em outras palavras ao invés de vários resistires um capacitor nos polos ?
A Philips tem algumas tv´s de led que no secundário da fonte ela usa diodos em paralelo. Já reparei várias com diodo em curto. Será que os engenheiros não calculam que isso possa acontecer?
A ideia de colocar resistência em série, pra diodos de maior corrente, vale a pena? Fiz uma retificação em um trafo de microondas com 2 pontes kbpc que na teoria suportam 50A cada, foi só encostar a carga na saída e a ponte faiscou... A diferença de preço pra esse tipo de diodo e um de maior corrente é bem salgada. Nesse caso específico, é certo usar as resistências ou é gambiarra?
Pode-se utilizar, tomando o cuidado para a potência do resistor suportar as correntes que irão trafegar pela ponte. Mas é interessante sempre buscar utilizar os diodos já para a corrente adequada.
E valeria também ressaltar que isso não acontece simplesmente pela diferença na fabricação, mas pelo coeficiente de temperatura negativo que esses componentes possuem. Esse mesmo fenômeno não acontece com MOSFET, pois são PTC.
Queria ver esses resistores em série. Seria colocado 4 unidades um para cada diodo? Antes ou depois catodo? Queria ver um esquema se possível, obrigado
2 anos atrás tentei por 2 reguladores de 5 volts em paralelo, em uma bateria de not 12 volts para carregar um celular, um carregador portátil, porem notei que com dois um aquecia a ponto de derreter e o outro ficava morno, troquei eles várias vezes por outros e sempre deu o mesmo resultado, consegui entender a falha em todos componentes de silício que é o hFE em um dos seus videos, por mais que seja a moderna tecnologia nunca vão fazer um componente igual ao outro, considero como seres vivos, porque também é uma grande invenção.
@HARD ROBBY a teoria não é uma farsante, primeiramente você terá que se passar por um fabricante de componentes. Onde um simples resistor terá sincronismo em paralelo, como um capacitor que se dobra a capacitância em paralelo, um transformar que aumenta a corrente. A única diferença vem dos componentes de cilício, nas placas vemos um gráfico de sua polarização, mas o verdadeiro esquema elétrico de um transistor é totalmente diferente. Onde os átomos são refletidos por uma pequena placa para um fio de ouro no no centro sem tocar. A questão é que nunca irão conseguir a mesma quantidade de transferências do que o próximo a ser fabricado não possui um padrão, o ouro teria que ser purificado, o refletor na medida gastando uma máquina precisa. O envólucro deveria ser brindado, tornando tudo mais caro, por isso se tratando de componentes eletrônicos eles nunca entrarão em harmonia, principalmente os de Cilício por se tratar de um material de baixo custo e impuro.
02:22 Tempo aí em torno uma temperatura de 31 Volts 🤔 Até o momento nunca vi temperatura ser esqueçada por volta a não ser se for tirado de um senssor. 😂😂😂 Eu sei que foi engano, nas ficou engraçado.
Sim pode. Sempre é bom ter uma margem de segurança. Se o consumo chegar a 1A por exemplo, não é bom utilizar diodos para apenas 1A, coloque para 2A por precaução.
Colocando três diodos dividiria mais a corrente e ajudaria, mas o sistema ficaria totalmente anti econômico e com ocupação de espaço desnecessário no circuito.
ERRATA DO VÍDEO: Por volta do minuto 2:00 do vídeo falei 31 Volts, mas na verdade é 31 graus Celsius galera, na hora não reparei neste equívoco e também esqueci de adicionar na legenda da edição. Mas fica registrado aqui.
Tranquilo, todo mundo entendeu. O Sr estava verificando temperatura.
Nem precisava disso na real. Eu tenho mais é que elogiar o seu grande trabalho.
Wagner Rambo é uma das pessoas que eu mais admiro.
Todo mundo erra, a gente entendeu pô kkkk
Relaxa! Acontece nas melhores famílias 😂😂😂😂😂👊💪
Excelente experiência! Faltou analisar e explicar o motivo dessa falta de equalizacao entre os diodos
Seria interessante também não só mostra o que já seria óbvio mas também mostra o funcionamento desse circuito com essa ideia dos resistores na prática . Gosto do canal mas em muitos momentos não só desse vídeo como de outro vejo a falta da aplicação das sugestões deixada , deixando desenterresante o vídeo (incompleto) pra quem gosta de usar a eletrônica com todas suas possíveis técnica para aprimoramento de seu circuito e motivar seu interesse em procurar mais aplicações .
Show de bola. Isso é eletrônica de verdade, e é por isso que quando funciona é tão lindo!
Sempre imaginei que isso não seria bom mas agora acabei de comprovar isso, muito bom muito esclarecedor.
Professor parabéns pelo seu vídeo muito didático
Estes ensaios na prática são muito interessantes e úteis. Parabéns
Recebi uma Fonte de 3 A com dois diodos paralellos de 5 A cada com defeito. Claro que um diodo estava com a resistencia baixisssima, proxima de zero e parou o funcinamento. Retirei um e recuperei afonte.
Prezado Wagner excelente demonstração, faltou você comparar as temperaturas dos diodos do mesmo ramo. Excelente trabalho seu e sempre atencioso, alegre e uma Senhora competência. Grande abraço das Gerais Said Choucair
Muito obrigado Said! Nos acompanhe sempre, abraços e sucesso!
@@canalwrkits Obrigado prezado.
Fiquemos com Deus
Excelente dica. Eu desmonte uma fonte nodaji de 20 A para reformar e os diodos estavam em paralelo tinham o total de 20 diodos eu achei estranho pois a fonte era original, eu substitui todos os componentes menos o transformador( fiz uma nova pcb estabilizada com 741) ficou bem melhor utilizei uma ponte retificadora de 20 A.
Wagner, tenha uma câmera térmica (flir ou equivalente), este termômetro mede área, não está te mostrando a temperatura correta mas sim a média de temperatura na área do sensor (não é o ponto laser que mede, ele é só uma mira).
nossa Wagner, na empresa onde trabalho, a varias fontes que dão defeito e eu não sabia porque, agora que entendi graças a suas aulas viu, são fontes para carregar bateria automotiva e colocam diodos em paralélo e acontece muito, mas muito mesmo de queimar e o pio de tudo é que os mosfest que vem em seguida vão pro saco também
Tem como ligar duas pontes retificadoras na mesma fonte?
Sim
@@canalwrkits tem algum vídeo?
Parabéns pelo trabalho!
Arnaldo:
-A regra é clara! compre diodos com a capacidade adequada ao projeto!
Alguns microsystems da Phillips tinham pontes retificadoras com vários diodos em paralelo,
@@joseandrobrasilio7536 Eu ia comentar justamente isso. Não eram "vários" diodos em paralelo, era literalmente um PACOTE de diodo 1N4007 em paralelo.
@@leandrolima5487 Tbm vi isso, talvez fossem casados, igual transistores.
Sempre usei diodos em paralelo e nunca soube disso KKK. Achei que esse efeito só acontecia com transistores não casados ! Obrigado pelo conhecimento !!!
Didaticamente valeria a pena medir as correntes individuais dos diodos e depois repetir com os resistores em série. Abs
Boa! Vamos considerar para um vídeo futuro!
Seria muito complicado medir a corrente de cada diodo. Se usa um multímetro em série a resistência interna do multímetro ia fazer outros diodo conduzir mais que outros e um alicate amperímetro não ia caber nos terminais do diodo. Única solução seria fazer fios exatamente com a mensagem resistência para caber o alicate amperímetro e uma corrente bem elevada para multímetro calcular ou medir a tensão em cima de cada diodo e não corrente
Prezado, tenho uma dúvida: a corrente que entra na ponte é alternada, portanto, a cada semiciclo a corrente circula por um lado da ponte, então, a corrente de 2A da saída do trafo é por onda completa certo? Ou seja pico-a-pico. Se assim for, cada diodo da ponte trabalha com metade da corrente do trafo a cada meio ciclo, então, não seria certo que a ponte feita com 1N4007 seria capaz de suportar 2A, sendo que 1A vai por um lado e 1A por outro lado?
Gostaria de ver em seu canal um vídeo falando sobre a resistência do diodo em razão da temperatura.
Recentemente fiz alguns testes e percebi que os diodos diminuem sua resistência ao serem aquecidos. Seria legal ter um vídeo falando sobre isso, pois isso pode ser útil.
Excelente experimento, parabéns Wagner. Sempre fiz uso dessa configuração de diodos em paralelo, inclusive pelo fato de ser difícil encontrar componentes adequados para certas aplicações. Tenho um carregador de bateria ácida que fiz com componentes de sucata. Que usa 12 diodos de 3 A, ou seja 3 pontes de 3 A. Coloquei um resistor para limitar a carga em 6 A que seria 10% da carga total da bateria. Isso já funciona a anos. 😁, sempre bom aprender algo novo. Vlw mestre pelo conhecimento.
Ótimo vídeo, parabéns. Sugiro somente usar um pequeno termopar encostado no diodo para monitorar a temperatura do diodo, o laser do medidor não fica alinhado com o sensor nessa distância.
Ia ser massa ter visto isso na camera termica! Show de bola!
Valeu Volcan! Verdade, não tenho uma aqui, mas é uma ideia ótima para vídeos futuros.
Exelente dica valeu Wagner. Será que seria possível ligar regulador de tensão 78xx /79xx em paralelo já que os mesmos são de 1 amperes acredito que muitas pessoas tem esta duvida também .
Sim é possível mas também requer a utilização de resistores.
4:34 "Na teoria tudo é lindo, tudo é fofinho." - Rambo, Wagner
Se os diodos forem pareados eu acredito que não haja tanto problema, dependendo da necessidade como em protótipos onde nem sempre se tem o componente correto em mãos.
Obrigado, mestre! Evitarei de usar diodos em paralelo!
Na verdade o 1A que consta no datasheet é pra corrente eficaz, no seu caso o capacitor é fixo e a carga varia, o que muda a ondulação na tensão de saída e também o fator de potência do sistema, que começa a melhorar com a ondulação, portanto mesmo que a corrente média na carga seja maior, pode ser que a corrente eficaz nos diodos diminua, pois aumenta-se o período de condução nos mesmos. De qualquer forma o experimento olhava pra associação de diodos em paralelo e fez isso de maneira bem interessante, parabéns pelo conteúdo!
Muito bom....Realmente é melhor comprar os diodos para a corrente do circuito..Mas muito bem lembrado da questão dos resistores ..Um erro tambem que muitos fazem é ligar transistores em paralelo sem o resistor.
Na teoria tudo é fofinho. Kkkkk.
Verdade.kkk
Com consumo de 2 amp não seria melhor por mais capacitores na saída pra não deixar a tensão cair muito?? Estou na dúvida 🤔
Excelente aula e experimento! Wagner, e diodos em série? Posso contar que será possível suportar o dobro de tensão?
Na verdade pode sim utilizar diodos em paralelo, inclusive utilizo esse sistema por mais de 20 anos em uma fonte de um antigo amplificador de 100w para guitarra que possuo... não tem nenhum problema nisso, porém, no teste mostrado no vídeo, utilizando os diodos de 1A em paralelo, supostamente conseguimos que ele suporte 2A, mas é óbvio que se você consumir 1.9A, os diodos irão esquentar e reduzir a sua vida útil, pois de qualquer forma, está perto do limite de 2A, mas, qual a tolerância dos diodos utilizados? poderia usar dissipador de calor nos diodos? o correto é sempre utilizar diodos que realmente suportem a corrente utilizada no projeto, não importa se é em paralelo ou não, desde que exista uma folga na amperagem.
Diversas empresas de eletrônica montadoras de equipamentos nacional usaram diodps.em.paralelo no passado.
Obrigado
Muito boa explicação...
Poderia ter montado com os resistores em série e mostrado o funcionamento.
Até hoje vejo fontes de televisor com 3 4 diodos shottky em paralelo, e adivinha...alta recorrência de defeitos aqui em minha oficina, um deles sempre entra em curto.
Também verifiquei esse pormenor nas PSU das TVs
,só 1 fica em "curto", basta retirar esse e a reparação fica fácil. Abraço aqui de Portugal
Ou então utilizar uma ponte retificadora completa que pode ser fixada numa placa metálica. É mais seguro. Abraços
Eu comprei uma fonte de 30A bem conhecida nacionalmente, tem duas pontes retificadoras em paralelo, uma para 10A e outra para 15A. Baita projeto hein !
Já tinha visto esse sistema em série, semicondutores e resistores. Entretanto, não foi com diodos e sim na saída dos "3055" de uma fonte de alimentação.
Já vi alguns aventureiros amadores construírem máquina de solda com um trago de microondas e 6 pontes retificadoras em paralelo com capacitores. No vídeo deles mostra Funcionando, mas não sei por quanto tempo.
O excesso de diodo queima o transformador?
Queria montar pra solda
Acontece o mesmo com os transistores bipolares em paralelo... :D
Esse protoboard não tá influenciando nessa temperatura? Qual a corrente máxima dá pra usar no protoboard?
Wagner estou com um motor de cc de 90v de uma esteira ergométrica. Liguei ela com dimmer e ponte retificadora kbpc5010. No entanto , ela está aquecendo bastante. Nessa situação se ligasse em pararelo melhoria? Ou correto é usar outro equipamento? Visto que preciso controlar a velocidade do motor. Obrigado
Olá Wagner boa aula
Rambo deve ter estudado aquele projeto do canal páginadobrat. 🙊🙈🤣🤣. Mas show de bola professor, vc é o cara das engenharias e análises técnicas de circuitos👏🏿👏🏿👏🏿
DICA: nesse termometro, o laser não aponta pro local exato do sensor de temperatura. o lazer é para distancias de 1m e o teste acontece em 20cm entorno do ponteiro. não utilize o lesar pra distancias curtas.
Iria justamente comentar isso. Estes termômetros medem a temperatura através do bocal "buraco" na frente deles, portanto quando está a medir temperaturas próximas, tente alinhar o "buraco" apontado para o seu alvo e não o laser. Pois este está para coincidir com o centro do "buraco" à aproximadamente 1m de distância.
No caso de pontes retificadoras do tipo kbps em paralelo, esse fenomeno tambem se aplica?
Caramba!!! O vídeo tem 10 minutos, foi postado há 01 minuto e alguém já deu um dislike!!! Hater Radical!!kkk
pois é alguem quer que o conhecimento não seja compartilhado.
Um povo consciente e informado não e conveniente aos poderoso!
Excelente
Professor, desculpa, perdão, mas se o senhor fazer um contato físico mas perfeito possível entre dois diodos do tipo 1N4007 ( os referidos) , sabendo-se que estes têm coeficiente negativo de temperatura, um compensaria outro. Resumindo quando um doido esquenta estando encostado no outro esquentará o outro diminuindo sua resistência interna, aumentando assim sua condutibilidade(se auto estabilizariam ). Repito o encapsulamento dos diodos devem se tocar, é com um pouco de pasta térmica. Claro um diodo de 2 Amperes é sempre preferível.
Bem observado Nilton, mas trouxemos uma abordagem em que os diodos estariam num lay-out de PCB com certo afastamento.
@@canalwrkits obrigado, vc é cara
askdokasod Muito massa!
Antes de assistir ao vídeo, fui nos comentários e vi pessoas falando que nao dava certo, entao imaginei que um diodo iria puxar mais corrente que o outro devido à minima assimetria fisica. Dica importante.
Cara preciso de sua ajuda, quero ligar um diodo em 220v (corrente alternada), pra energia ir somente em um sentido, e continuar a mesma corrente alternada, qual modelo de diodo eu compro ?
Tem o mesmo funcionando para LED's?
Wagner na ligação em Ponte cada diodo consome apenas metade da corrente média da carga, logo essa pode com diodos 1n400x suportaria 2A sem problemas, devido a queda de tensão sobre eles, multiplicado pela corrente circulante no caso da carga de 1.8A fica assim: 0.7 [V] * 0.9 [A] = 0.630 [W].
Por isso ele esquenta
Exatamente Raphael.
verdade. quem nunca fez iso por curiosidade e se surpreendeu c/ os resultados? like 113
kra tu é funcionário do wagner mano? vc está em todos os vídeos e sempre fala o numero do seu like.
@@karlheisenberg6350 kkkkk ñ ñ. eu faço isso pq algum dia eu sempre volto nos videos p/ pegar alguns detalhes dos circuitos. e muitas vezes o youtube tira meu like. assim como já vi tmb remover videos do meu historico (videos ja assistidos). e isso é ruim p/ mim. pois o google search fica + inteligente c/ os dados q vc insere/pesquisa todos os dias. e se for assim ñ sobrará espaço p/ cosias inuteis sendo direcionadas a mim (ao menos muito pouca coisa). porém, ao remover likes e historicos. abre brecha para eu receber lixos, incluindo spans... fora q prejudica os canais. já q a web como um todo anda sabotando os canais q produzem coisas boas.
@@AnselmoTecEletrica atá, agora eu entendi, agora eu saquei. :)
@@karlheisenberg6350 pare de seguir os exemb=plos do bender. pelase... kkkkkkkkkkkkkkk
Uma pergunta numa ponte retificadora tem 4 diodos lógico um pifa não tenho um igual posso colocar outro do mesmo tamanho só a numeração diferente??
Obrigado mestre!
Parabéns Wagner, admiro muito seu trabalho, gosto muito de elétrica e já aprendi muitas coisas aqui
Seguinte, tenho uma pequena dúvida, eu vi um vídeo seu que foi postado já faz um tempo sobre um amplificador de fone de ouvido usando o CI TDA2822, minha dúvida é se da pra usar ele em fonte simétrica
Faltou só "casar " os diodos, medir a queda de tensão dos diodos e pegar diodos com quedas de tensão bem próximas, pois um diodo com queda de tensão direta menor que seu par vai começar a conduzir a senoide mais cedo, levando o "tranco" de carregar o capacitor e aquecendo mais...
Essa ligação de pontes de diodos em serie é bastante comum ate mesmo em inversoras de solda; onde um diodo pra corrente indicada seria muito caro, contanto que se use no máximo uns 70% da capacidade combinada dos diodos essa ligação ate funciona.
Vi muito esse tipo de configuração em amplificadores ciclotron antigos. TALVEZ a regra seja valida mas sem acreditar que dois diodos necessariamente vão suportar o dobro, acredito que serial algo entre aumentar em 30 ou 40% a capacidade de corrente.
É só um palpite, obrigado pela explicação.
Talvez sejam só para redundância mesmo... os amplificadores Studio-R da linhha Heavy Duty sem associação de resistores na etapa de potência por causa disso, para o canal inteiro não parar caso 1 componente queime
@@eschoedler pode ser, embora no meu ponto de vista os semicondutores tem uma maior probabilidade de entrar em curto do que simplesmente abrir. O negócio é perguntar pros projetistas o por que fazem dessa maneira kkkkk
E se utilizar 3 diodos e consumir 2 amperes ainda teria problema?
Curiosidade, como funciona isso em grandes correntes acima de 1000A por exemplo?
Vi um retificador de 2500A para galvanoplastia esses dias, tinha 25 doidos em paralelo (eles parecem ser para bem mais de 100A cada).
O mesmo vale para o zener?
Muito interessante!
*O Meu nobreak tem diodos e resistores em paralelos !*
ótima aula mestre,ja montei fonte utilizando diodos em paralelo com a intenção dele aguentar o dobro de corrente,mas vejo que fiz papel de bobo depois de 20 anos de eletrônica kkkkkkkkkkk o importante e que agora sei que não da certo.
Papel de bobo não meu amigo, todos em algum momento já consideraram utilizar este método.
@@canalwrkits Verdade!!! Ainda hoje, eu estava estudando uma maneira de associar diodos para retificar e suportar a elevada corrente de saída de um transformador de solda. Kkkkkkkkkk.
@@dyemeos Pois foi o mesmo motivo que me trouxe aqui. Sei que o correto seria mesmo comprar diodos com a amperagem suficiente, mas quando falamos de 150 ou 200 Amperes, o preço é absurdo, comparado a tentação de associar em paralelo diodos menores de 85A por exemplo. Utilizar diodos com a amperagem correta inviabiliza o projeto.
Ótimo vídeo!!!
as vezes e a única alternativa em colocar em parare-lo mais colocar o resistor não faria gastar mais ainda e não iria drenar recursos do transformador
e não passaria ruido usando o resistor em paralelo ?
@marcelo henrique morares mais 4W e grande e melhor usar diodos generosos ou em paralelo se não tiver o que fazer
Bom dia, tudo bem, No lugar do diodo m7 posso ligar um ss34?
O diodo é um componente não linear, como tem um comportamento exponencial, logo não obedece a Lei de Ohm e não se comporta igual a um resistor onde a corrente vai ser dividida igualmente quando duas resistências iguais são colocadas em paralelo.
Muito bom, nunca tinha parado para pensar, bom saber disso. Mas só por curiosidade, seguindo a linha de raciocínio, e duas pontes retificadoras em paralelo? Teoricamente fornecendo 1A cada para se aproveitar da corrente disponível no transformador. Obs: ja entendi que é financeiramente e "layouticamente" desvantajoso. É só curiosidade msm.
cara eu preciso de uma fonte com +15 -15 volts mas só consigo umas fontes com no maximo 1amper de corrente eu gostaria de uma fonte que entregasse pelo menos 6amper voce tem algum video ou ideia de como fazer ou tem alguma disponivel para venda ?
Mosfet em paralelo so com resistor no gate funcionansa ?
Wagner, boa noite. Tudo bem ? Existem alguns diodos que já são encapsulados em paralelo. Nesse caso, como em teoria, eles foram construídos praticamente idênticos dentro do chip, o uso seria recomendável ?
A TV Philips 40PFL6605D/78 e outros modelos da mesma linha vem com dois diodos schottky SB260 em paralelo no secundário da fonte e dá muito defeito nestes diodos, eu diria que é o calcanhar de Aquiles destas TVs. Já vi até alguns modelos destas TV com 4 diodos destes em paralelo de fábrica!
Tópico interessante, mas já sabia 😁.
Já me deparei com esse pensamento, ai lembrei que para se dividir igual as resistências deveriam ser iguais, isso só acontece idealmente, sabemos que as resistências desses dispositivos variam de um para ou outro. Então não seria interessante como você mencionou no vídeo.
Muito bom! Wagner uma vaz eu vi um esquemático de um pedal de guitarra e no meio dele eu vi dois diodos em anti paralelo pra que serveria isso?
Muito provavelmente para clipar o sinal.
Boom dia uso uma margem em A de diodo em fontes acima do consumo porém com fusível na demanda do trato ótimo vídeo👍🙌 abraço
Qual o modelo dessa fonte para dreno de carga
BK 8540. Carga Eletrônica.
@@canalwrkits obrigado
Cara antigamente já tentei usar 10 diodos 6a8 em paralelo numa fonte de 15A achando que ia sobrar mas na verdade acabava em pouco tempo estourando um diodo q provavelmente era mais fraco
Wagner R eu esqueci de perguntar se existe problema em usar diodos zeneres em série, para obter uma maior regulagem?
Não tem problema Daniel, é uma prática utilizada.
Boa noite, que instrumento é esse da direita? Qual modelo?
Carga Eletrônica de Bancada BK Precision 8540.
Posso usar duas Ponte em paralelo, exemplo: 50a+50a= 100a ou não filtraria a corrente entre as duas
Olá pode me ajudar
Além do que a capacitância dos diodos em paralelo aumenta
A capacitância nesse caso é insignificante e pode ser desprezada.
Tem fontes indústrias que utilizam essa configuração será que e falta de informação??? Ou economia de material????
O que acontece se eu alimentar a ponte com corrente contínua? “Em sêrie”, tipo corrente alternada 110, transformador 10,5 volts retificado com ponte diodo e filtrado com capacitor 220uf 16V, alimentando esse circuito aí com corrente continua, em outras palavras ao invés de vários resistires um capacitor nos polos ?
A Philips tem algumas tv´s de led que no secundário da fonte ela usa diodos em paralelo. Já reparei várias com diodo em curto. Será que os engenheiros não calculam que isso possa acontecer?
Obsolescência programada Marcos.
A ideia de colocar resistência em série, pra diodos de maior corrente, vale a pena? Fiz uma retificação em um trafo de microondas com 2 pontes kbpc que na teoria suportam 50A cada, foi só encostar a carga na saída e a ponte faiscou... A diferença de preço pra esse tipo de diodo e um de maior corrente é bem salgada. Nesse caso específico, é certo usar as resistências ou é gambiarra?
Pode-se utilizar, tomando o cuidado para a potência do resistor suportar as correntes que irão trafegar pela ponte. Mas é interessante sempre buscar utilizar os diodos já para a corrente adequada.
E valeria também ressaltar que isso não acontece simplesmente pela diferença na fabricação, mas pelo coeficiente de temperatura negativo que esses componentes possuem. Esse mesmo fenômeno não acontece com MOSFET, pois são PTC.
Obs: dei deslike pelo teste térmico e não medindo corrente.
Inclusive usar um único diodo é mais interessante a nível de layout
Excelente!
Queria ver esses resistores em série. Seria colocado 4 unidades um para cada diodo? Antes ou depois catodo? Queria ver um esquema se possível, obrigado
Um resistor em série para cada diodo. O lado é indiferente.
2 anos atrás tentei por 2 reguladores de 5 volts em paralelo, em uma bateria de not 12 volts para carregar um celular, um carregador portátil, porem notei que com dois um aquecia a ponto de derreter e o outro ficava morno, troquei eles várias vezes por outros e sempre deu o mesmo resultado, consegui entender a falha em todos componentes de silício que é o hFE em um dos seus videos,
por mais que seja a moderna tecnologia nunca vão fazer um componente igual ao outro, considero como seres vivos, porque também é uma grande invenção.
@HARD ROBBY a teoria não é uma farsante, primeiramente você terá que se passar por um fabricante de componentes.
Onde um simples resistor terá sincronismo em paralelo, como um capacitor que se dobra a capacitância em paralelo, um transformar que aumenta a corrente.
A única diferença vem dos componentes de cilício, nas placas vemos um gráfico de sua polarização, mas o verdadeiro esquema elétrico de um transistor é totalmente diferente.
Onde os átomos são refletidos por uma pequena placa para um fio de ouro no no centro sem tocar.
A questão é que nunca irão conseguir a mesma quantidade de transferências do que o próximo a ser fabricado não possui um padrão, o ouro teria que ser purificado, o refletor na medida gastando uma máquina precisa.
O envólucro deveria ser brindado, tornando tudo mais caro, por isso se tratando de componentes eletrônicos eles nunca entrarão em harmonia, principalmente os de Cilício por se tratar de um material de baixo custo e impuro.
Produtos da Raisa não tem preços. Difícil fazer compras.
Muito bom.
02:22 Tempo aí em torno uma temperatura de 31 Volts 🤔
Até o momento nunca vi temperatura ser esqueçada por volta a não ser se for tirado de um senssor. 😂😂😂
Eu sei que foi engano, nas ficou engraçado.
E coloquei a ERRATA nos comentários fixados... esse povo se liga em detalhes irrelevantes.
Como o alternador de carro usa diodos em paralelo
agora coloque uma ponte com 4 diodos de 2 amperes em uma carga de 2 amperes e mede a temperatura neles
Diodo acima do valor necessário, pode? Exemplo: Fonte retificada que passará 2 Amp, mas usar um diodo que suporta, por exemplo, 4 amp. Pode isso?
Sim pode. Sempre é bom ter uma margem de segurança. Se o consumo chegar a 1A por exemplo, não é bom utilizar diodos para apenas 1A, coloque para 2A por precaução.
@@canalwrkits , muito obrigado!
Colocando três diodos dividiria mais a corrente e ajudaria, mas o sistema ficaria totalmente anti econômico e com ocupação de espaço desnecessário no circuito.