BLACKFRIAY WRKITS UTILIZE O CUPOM WRCURSOS20 PARA 50% DE DESCONTO EM NOSSOS CURSOS E CONCORRA A UM OSCILOSCÓPIO NOVO! (Válido até 10/12/2020) =================================================== CURSOS EXCLUSIVOS WR KITS: Análise Teórica de Amplificadores Comerciais go.hotmart.com/T41877396A KiCAD Esquemáticos e Placas de Circuito Impresso go.hotmart.com/A40158619U Áudio e Amplificadores Profissionais go.hotmart.com/G26299296Q Proteus Simulação de Circuitos e Criação de Lay-Outs go.hotmart.com/U8008895D Curso LT Spice Básico go.hotmart.com/G11914923Y Curso LT Spice Intermediário go.hotmart.com/S16944563J Monte o Seu Laboratório Profissional de Eletrônica go.hotmart.com/H12758165R Arduino para Iniciantes go.hotmart.com/W13291812W Treinamento em Osciloscópio Digital go.hotmart.com/D9607887A Leitura e Interpretação de Datasheets go.hotmart.com/N8870397A ===================================================
Wagner, eu nunca consegui entender como um sinal poderia entrar pela base e sair pelo coletor, quando se tem uma corrente contínua indo no sentido contrário... Foi no curso de amplificadores que eu finalmente consegui entender essa dinâmica. O sinal de entrada serve como um controlador da tensão de coletor. E é por isso que ele é defasado em 180º. Quando o sinal de entrada atinge o ponto máximo, ele polariza o transistor fazendo com que toda a corrente circule do coletor para o emissor. Já quando o sinal de entrada atinge o ponto mínimo, faz com que o transistor quase entre na região de corte. A corrente que vem do resistor de coletor não encontra passagem pelo transistor, sendo jogada para a saída. Se a saída fosse no emissor, não haveria defasagem. É simplesmente genial. E a explicação desse vídeo só corrobora com o que foi ensinado no curso. Muito bom!
Por mais que eu tenha dificuldade por ser leigo, e eu sou, jamais daria deslike quando a pessoa dedica seu tempo para ajudar o próximo de forma gratuita. Quem da deslike nos seus vídeos não é por ignorância é por maldade mesmo. Abraço Wagner, Deus vai lhe abençoar muito por sua generosidade em compartilhar conhecimento.
Sou veterano, porém gostei da didática, muito instrutivo para os iniciantes, mas é um material também de fixação pra quem ja sabe e com auxilio de recurso digital interativo. Vídeos uteis para o aprendizado de eletrônica. Mandei um super like ai!
Boa aula professor Wagner eu estudei por correspondência p instituto universal brasileiro mais foi lá pelos anos 1975 kk essa aula hoje .e fez lembrar do passado e como eu axei complicado entender coro com essa explicação ficou fácil pra entender
Você dá o mel e eu dou o fel; o transistor da mais dores de cabeça que qualquer outro componente eletrônico, um único transistor da 10 tipos de defeito ( mas não tudo ao mesmo tempo), sendo assim ter um bom conhecimento de análise de defeito; entre base/ emissor , 3(curto, fuga e aberto) ; entre coletor/ emissor,3( curto, fuga e aberto); entre coletor/ base,2( curto e fuga), faltam dois; curto total e falta de ganho, total 10 defeitos, espero ter contribuído com alguma coisa.
Mais uma aula super esclarecedora. Valeu muito! Estou iniciando em eletrônica e aprendendo muito com seus vídeos. Obrigado! Adquiri outros cursos aproveitando a promoção.
Ótimo vídeo, faz um vídeo explicando que os transistores mosfet conduzem corrente em ambos os sentidos. Desde de que exista a polarização VGS adequada, como é facilmente visto em um conversor buck sincrono, esse conceito dão pouquíssimas pessoas que sabem
Wagner, eu não sou estudante de eletrônica mas faço manutenção/modificação na minha coleção de videogames. Há anos eu peguei um esquema elétrico que amplificava sinal de vídeo e sempre pensei que o sinal entrava na base e saia pelo coletor. (Procuro na medida do possível entender o que o circuito está fazendo) Depois de ver vídeos de como o transistor funciona, não fazia sentido o sinal estar saindo pelo coletor. Seu vídeo ajudou muito a entender o que de fato ocorre com o sinal. Valeu mesmo!!!!!👍
estudei muita coisa sobre transistor, como: calculo de ganho, base coletor, potencia resistencia do transistor. mas isso vim entender agora. sempre pensei que o que saia no coletor era uma amostra da base limitada pelo pico dc. agora sei que o que sai no coletor é uma amostra do sinal da base que vai sendo gerado de acordo com o fluxo de corrente entre base e emissor.,+- isso. É por isso que é muito importante o ganho do transistor! show barabéns!
Os detalhes da Eletrônica, assim como de muitas outras profissões, que a maioria dos professores não se dá ao trabalho de explicar. Esse e muitos outros detalhes tive de deduzir com a ajuda de Deus. Parabéns, meu caro Wagner.
Aula fantástica! Realmente estou sem palavras! Estou a um ano assistindo as aulas do Wr kits e meu nível de conhecimento subiu exageradamente rápido, fico feliz de ser mais um inscrito no canal .
Olá professor, excelente explicação para aqueles que estão começando agora, para aqueles que já mexem também é bom rever e se possível praticar nos nossos laboratórios. A eletrónica é assim, tem que se estudar e praticar muitas vezes. Como sempre um Like, muito obrigado e até breve.
Excelente!!!! Acho muito boa essa ideia pitadas conceituais. Agente começa muitas vezes metendo a mão na massa, fazendo acontecer, mas muitas vezes sem entender. Muito boa a ideia. Manda mais!!!
Olá Professor, foi muito interessante e esclarecedor ver o gráfico da tensão na base do transistor e o grafico da tensão do coletor misturados, pois eu compreendi melhor que a tensão de base no seu pico superior não chega a ser maior que a tensão de colector nesse momento mantendo assim, durante todo o ciclo da senoide, o transistor na região de amplificação. Eu precisava de confirmar isso. Muito Obrigado por tudo 🥰 Um abraço!
Show, eu entendi esse conceito na adolescência lendo uma revista da Saber Eletrônica. Anos depois voltei a estudar novamente eletrônica, pois sempre foi minha grande paixão.
Olá Wagner boa aula como sempre, meu amigo faz na próxima aula aula de como usar um transistor como um resistor variável , o transistor tem uma resistência interna como calculo pra ele ser um resistor variável, um exemplo um transistor ligado em emissor comum, ligo na base do emissor comum outro transistor coletor ligado a base e emissor a terra , como aplicar um sinal base e controlar a tensão de base do transistor emissor comum ou outro exemplo qualquer
Professor Vagner e verdade essa esplicasâo .eu não tinha notado isso mais tanto tempo tantos livros que eu já li nunca falarâo sobre isso muito obrigado por ter esplicasâo isso fique com Deus.
Parabéns Wagner! Seus videos são extremamente ótimos! Aprendemos muito contigo e você é um dos motivos pelos quais as pessoas tem que ter esperança na humanidade!
@@canalwrkits Valeu Wagner, uma honra ter sua resposta! Queria muito te pedir um favor, o que você acha de um servidor no discord ? Seria muitíssimo interessante reunir a galera la e acho que tem muitíssimo potencial educativo e produtivo se você tivesse um servidor la, o que acha ?
Olá Wagner quando tento explicar esse conceito aos amigos, digo que num amplificador temos uma fonte de energia maior onde comutamos sua potência seguindo uma amostragem representada pelo sinal. Um amplificador é equivalente eletrônico de um pantógrafo, onde construímos um desenho grande (uma cópia aumentada) de um desenho pequeno comando por amostragem da agulha guia no desenho a ser aumentado. Cria-se um novo desenho, maior e proporcional, que não tem nada a haver com o desenho menor, e este apenas serviu de inspiração. Valeu amigo, ainda não havia visto alguém falar esse conceito.
Detalhes importantíssimos, que fazem muita diferença e muitas vezes passam despercebidos. Valeu, Wagner! Obrigado por sempre compartilhar conhecimentos! Abração.
Legal, mas realmente bem iniciante, faz mais vídeos avançados sobre componentes básicos, tipo uma aplicação de uso pouco comum mas que da muito certo com transistor, agradará os dois públicos, abraços!
muitoooooooo bom, jamais imaginaria isso sobre o transistor, sempre pensei que o sinal que entra e o mesmo que sai me deixando ate esmo em algumas duvidas, muito obrigado mesmo professor s2
No começo dos meus estudos com transistor eu pensava mesmo que o sinal entrava na base e saia amor no coletor Mas depois quando vi exemplos com fontes separadas como você mostro eu cheguei a essa conclusão explicada por você , e quando eu estudei ra mais difícil entender pois não tinha prática , eram só apostilas
Interessante como as pessoas pensam e interpretam diferentemente. Nunca imaginei que alguém pudesse achar que seria o mesmo sinal que entra. Sempre vi o sinal de saída como uma "consequência" do sinal que entra.
Não sei se você tem vídeos que expliquem circuito push-pull, base comum e outras que lembro mais pois aprendi lá décadas 70/80 ? Estou curtindo reaprender tudo isso Parabéns
Realmente a grande maioria nao tem esssa percepção. O amplificador pega apenas uma informação na sua entrada e faz um sinal igual com a tensao e corrente vinda da fonte de alimentação.
Parabéns Wagner estou sempre de olho nos seus vídeos, uma dúvida que tenho por ser iniciante aínda é que, num circuito amplificador classe ab por exemplo, alguns existem mais componentes que outros e eu queria entender isso, com exemplos de mesma potência
Wagner, muito interessante. Uma questão. Estou utilizando um bc337 (NPN) para acionar um led rgb. A ligação esta sendo feita da seguinte forma:: VCC -> Resistor -> Coletor VCC(gpio) -> Resistor -> Base Emissor -> LED -> Gnd Não vejo ninguém realizar a ligação desta forma, nem mesmo o senhor em seus exemplos, entretanto, no momento estou com grande numero no estoque. Também não posso deixar o emissor apenas com o GND, pois o LedsRGB são catodo comum. Atualmente funcionam, mas testei por curtos períodos (5 a 10 minutos) mas, você acha que isso pode gerar algum problema?
Bom dia Wagner 👍 Interessante a explicação, esclarecendo como funciona o transistor. Porém tenho uma dúvida! O que ocorre fisicamente, para que haja a replicação do sinal da saída inversamente proporcional(defasagem de 180°) ao sinal de entrada?
Grotescamente imagino o funcionamento como num transformador, onde a tensão de saída é gerada a partir do cessamento da tensão de entrada, através da indução, e com defasagem de 180°. Seria o transistor uma espécie de versão super reduzida e eficiente de um relé no primeiro exemplo, e de um transformador no segundo exemplo?
Eu também demorei muito para entender um transistor bipolar. Na faculdade estudamos muito o livro de Eletrônica do Malvino mas não entendia exatamente o funcionamento do transistor. Só fui entender tudo isso anos.
Eu procuro pensar como uma porta inversora, quando tem 1 na entrada tenho 0 na saída, a saída na verdade é minha fonte de alimentação que é manipula através da chave eletrônica.
Poxa aqui em São Paulo é uma dificuldade pra encontrar loja físicas de componentes eletrônicos. Vou gravar bem esse nome rindaki para compras on line 👍
Curioso... mas o transistor P75NF75 abaixo tem mais especificações quais seriam a diferença? Estou procurando um específico mas acho dele porém com outros detalhes fui até no site indicado mas não achei...
Olá prof ! Gostaria de saber se é possível descobrir qualquer protocolos Usando o osciloscópio hantek 2d72 vc tem algum curso especifico ?, quanto o prof cobrar ?
oi, preciso fazer bobina nucleo ar de 130 khz,, com 12 cm circuferencia, com fio o,30mm,, usei calculadora para isso, mas me falta dados para receber resultado,,,pode ajudar ?
Existem diversos fatores Edson. Se tem interesse em se aprofundar no assunto, recomendo nosso curso de áudio e amplificadores profissionais: go.hotmart.com/G26299296Q
Esse conceito eu peguei já de começo ao estudar eletrônica por hobby. A única coisa que não concordo com as explicações gerais de todos os professores de eletrônica, é sobre dizer que o sinal sai com defasagem de n graus. Porque na prática o sinal é na realidade espelhado, literalmente as fases invertidas, se considerar o fluxo da corrente e as respectivas tensões. Isso pode ser comprovado na prática inclusive colocando-se uma distorção proposital no sinal da base, por exemplo um corte ou saturação. Será observado que essa distorção estará exatamente espelhada no coletor, ou seja, de cima pra baixo e vice-versa. Ao passo que se fosse realmente só uma defasagem, a distorção apareceria no mesmo posicionamento de fase vertical, somente com descolamento horizontal, o que não ocorre. Seria interessante uma demonstração prática disso. Abraços!
boa noite professor, faco curse de amplificaores e na aula que o senhor ensina a projetar o amplificador em classe d vc nao ensinou a como escolher os transistores ou mosfets para usar, senho poderia me informar como escolho? ou seria da mesma forma do amplificador em classe ab, com o Pd(max)?
Obrigado! Acesse todo nosso conteúdo em wrkits.com.br/canal Lá as playlists estão organizadas, já temos 3000 vídeos publicados. Se inscreva no canal e bons estudos!
BLACKFRIAY WRKITS UTILIZE O CUPOM WRCURSOS20 PARA 50% DE DESCONTO EM NOSSOS CURSOS
E CONCORRA A UM OSCILOSCÓPIO NOVO!
(Válido até 10/12/2020)
===================================================
CURSOS EXCLUSIVOS WR KITS:
Análise Teórica de Amplificadores Comerciais
go.hotmart.com/T41877396A
KiCAD Esquemáticos e Placas de Circuito Impresso
go.hotmart.com/A40158619U
Áudio e Amplificadores Profissionais
go.hotmart.com/G26299296Q
Proteus Simulação de Circuitos e Criação de Lay-Outs
go.hotmart.com/U8008895D
Curso LT Spice Básico
go.hotmart.com/G11914923Y
Curso LT Spice Intermediário
go.hotmart.com/S16944563J
Monte o Seu Laboratório Profissional de Eletrônica
go.hotmart.com/H12758165R
Arduino para Iniciantes
go.hotmart.com/W13291812W
Treinamento em Osciloscópio Digital
go.hotmart.com/D9607887A
Leitura e Interpretação de Datasheets
go.hotmart.com/N8870397A
===================================================
Wagner, eu nunca consegui entender como um sinal poderia entrar pela base e sair pelo coletor, quando se tem uma corrente contínua indo no sentido contrário...
Foi no curso de amplificadores que eu finalmente consegui entender essa dinâmica. O sinal de entrada serve como um controlador da tensão de coletor. E é por isso que ele é defasado em 180º. Quando o sinal de entrada atinge o ponto máximo, ele polariza o transistor fazendo com que toda a corrente circule do coletor para o emissor. Já quando o sinal de entrada atinge o ponto mínimo, faz com que o transistor quase entre na região de corte. A corrente que vem do resistor de coletor não encontra passagem pelo transistor, sendo jogada para a saída. Se a saída fosse no emissor, não haveria defasagem.
É simplesmente genial. E a explicação desse vídeo só corrobora com o que foi ensinado no curso. Muito bom!
Valeu Murilo! Observação perfeita!
Por mais que eu tenha dificuldade por ser leigo, e eu sou, jamais daria deslike quando a pessoa dedica seu tempo para ajudar o próximo de forma gratuita.
Quem da deslike nos seus vídeos não é por ignorância é por maldade mesmo.
Abraço Wagner, Deus vai lhe abençoar muito por sua generosidade em compartilhar conhecimento.
Muito obrigado meu amigo, abraço!
Sou veterano, porém gostei da didática, muito instrutivo para os iniciantes, mas é um material também de fixação pra quem ja sabe e com auxilio de recurso digital interativo. Vídeos uteis para o aprendizado de eletrônica. Mandei um super like ai!
Boa aula professor Wagner eu estudei por correspondência p instituto universal brasileiro mais foi lá pelos anos 1975 kk essa aula hoje .e fez lembrar do passado e como eu axei complicado entender coro com essa explicação ficou fácil pra entender
Você dá o mel e eu dou o fel; o transistor da mais dores de cabeça que qualquer outro componente eletrônico, um único transistor da 10 tipos de defeito ( mas não tudo ao mesmo tempo), sendo assim ter um bom conhecimento de análise de defeito; entre base/ emissor , 3(curto, fuga e aberto) ; entre coletor/ emissor,3( curto, fuga e aberto); entre coletor/ base,2( curto e fuga), faltam dois; curto total e falta de ganho, total 10 defeitos, espero ter contribuído com alguma coisa.
Simplesmente o melhor ! Não fica de blá,, blá ! Vai na fonte e direto!! Muito obrigado 🙏
Muito obrigado Marco, nos acompanhe sempre!
Mais uma aula super esclarecedora. Valeu muito! Estou iniciando em eletrônica e aprendendo muito com seus vídeos. Obrigado! Adquiri outros cursos aproveitando a promoção.
Ótimo vídeo, faz um vídeo explicando que os transistores mosfet conduzem corrente em ambos os sentidos. Desde de que exista a polarização VGS adequada, como é facilmente visto em um conversor buck sincrono, esse conceito dão pouquíssimas pessoas que sabem
Olá, sim, isso também seria muito interessante.
Wagner, eu não sou estudante de eletrônica mas faço manutenção/modificação na minha coleção de videogames.
Há anos eu peguei um esquema elétrico que amplificava sinal de vídeo e sempre pensei que o sinal entrava na base e saia pelo coletor. (Procuro na medida do possível entender o que o circuito está fazendo)
Depois de ver vídeos de como o transistor funciona, não fazia sentido o sinal estar saindo pelo coletor.
Seu vídeo ajudou muito a entender o que de fato ocorre com o sinal. Valeu mesmo!!!!!👍
estudei muita coisa sobre transistor, como: calculo de ganho, base coletor, potencia resistencia do transistor. mas isso vim entender agora.
sempre pensei que o que saia no coletor era uma amostra da base limitada pelo pico dc. agora sei que o que sai no coletor é uma amostra do sinal da base que vai sendo gerado de acordo com o fluxo de corrente entre base e emissor.,+- isso. É por isso que é muito importante o ganho do transistor! show barabéns!
Simplesmente fantástico Cada dia fico mais dedicada a eletrônica Parabéns @WRKITS
Muito obrigado Marília, nos acompanhe sempre!
Os detalhes da Eletrônica, assim como de muitas outras profissões, que a maioria dos professores não se dá ao trabalho de explicar. Esse e muitos outros detalhes tive de deduzir com a ajuda de Deus.
Parabéns, meu caro Wagner.
Aula fantástica! Realmente estou sem palavras!
Estou a um ano assistindo as aulas do Wr kits e meu nível de conhecimento subiu exageradamente rápido, fico feliz de ser mais um inscrito no canal .
Obrigado meu amigo! Nossa ideia é essa, apresentar rápida curva de aprendizado para todos vocês.
Olá professor, excelente explicação para aqueles que estão começando agora, para aqueles que já mexem também é bom rever e se possível praticar nos nossos laboratórios. A eletrónica é assim, tem que se estudar e praticar muitas vezes. Como sempre um Like, muito obrigado e até breve.
Sim professor, já sabia mas é sempre bom rever estes assuntos. Boa aula e como sempre um like. Abraços
Excelente!!!! Acho muito boa essa ideia pitadas conceituais. Agente começa muitas vezes metendo a mão na massa, fazendo acontecer, mas muitas vezes sem entender.
Muito boa a ideia. Manda mais!!!
Valeu Marcio, vamos fazer sim!
Olá Professor, foi muito interessante e esclarecedor ver o gráfico da tensão na base do transistor e o grafico da tensão do coletor misturados, pois eu compreendi melhor que a tensão de base no seu pico superior não chega a ser maior que a tensão de colector nesse momento mantendo assim, durante todo o ciclo da senoide, o transistor na região de amplificação. Eu precisava de confirmar isso. Muito Obrigado por tudo 🥰 Um abraço!
Show, eu entendi esse conceito na adolescência lendo uma revista da Saber Eletrônica. Anos depois voltei a estudar novamente eletrônica, pois sempre foi minha grande paixão.
Olá Wagner boa aula como sempre, meu amigo faz na próxima aula aula de como usar um transistor como um resistor variável , o transistor tem uma resistência interna como calculo pra ele ser um resistor variável, um exemplo um transistor ligado em emissor comum, ligo na base do emissor comum outro transistor coletor ligado a base e emissor a terra , como aplicar um sinal base e controlar a tensão de base do transistor emissor comum ou outro exemplo qualquer
Obrigado José, sugestão anotada, valeu!
Eu percebi isso quando um dia eu injetei um sinal positivo num pequeno amplificador, o cone do alto-falante ia para trás ao invés de ir para frente.
Professor Vagner e verdade essa esplicasâo .eu não tinha notado isso mais tanto tempo tantos livros que eu já li nunca falarâo sobre isso muito obrigado por ter esplicasâo isso fique com Deus.
Muito boa a aula lembrando do curso tecnico parabens explicação nota 10
Parabéns Wagner! Seus videos são extremamente ótimos! Aprendemos muito contigo e você é um dos motivos pelos quais as pessoas tem que ter esperança na humanidade!
Muito obrigado pelos elogios Pedro! Nos acompanhe sempre!
@@canalwrkits Valeu Wagner, uma honra ter sua resposta! Queria muito te pedir um favor, o que você acha de um servidor no discord ? Seria muitíssimo interessante reunir a galera la e acho que tem muitíssimo potencial educativo e produtivo se você tivesse um servidor la, o que acha ?
Muito bom professor !!! Sempre bom dividirmos conceitos importantes como este.!!👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Obrigado Washington!
Seus vídeos são terapêuticos pra mim, grande Wagner.
Olá Wagner quando tento explicar esse conceito aos amigos, digo que num amplificador temos uma fonte de energia maior onde comutamos sua potência seguindo uma amostragem representada pelo sinal. Um amplificador é equivalente eletrônico de um pantógrafo, onde construímos um desenho grande (uma cópia aumentada) de um desenho pequeno comando por amostragem da agulha guia no desenho a ser aumentado. Cria-se um novo desenho, maior e proporcional, que não tem nada a haver com o desenho menor, e este apenas serviu de inspiração.
Valeu amigo, ainda não havia visto alguém falar esse conceito.
Ótima analogia Silvio, obrigado!
Vídeo muito top. Eu não sabia deste detalhe. Parabéns pela brilhante dica.
Muito obrigado Ednaldo!
Eu também passei por esse pensamento nos anos 90....muito boa sua explicação....parabéns !!!!
Muito obrigado!
muito bom aprendi mais um pouco
Eu não sabia... como hobby estudo desde 1995. Obrigado. Muito obrigado. Lá no fundo acho que até sabia mas agora ficou "claro como água de rocha"
Valeu Wanderson! Nos acompanhe sempre!
Muito legal esta dica Wagner. Parabéns pelos conteúdos do canal.
Obrigado pela explicação, é sempre muito bem vinda sua boa vontade de ensinar.
Detalhes importantíssimos, que fazem muita diferença e muitas vezes passam despercebidos.
Valeu, Wagner! Obrigado por sempre compartilhar conhecimentos! Abração.
Obrigado Pedro, continue nos acompanhando! Abração
Ótimo, clareza na explicação.
Cara, muito obrigado, tirou uma grande dúvida. Parabéns pelo canal e sua didática. Te acompanhado sempre:>)
Legal, mas realmente bem iniciante, faz mais vídeos avançados sobre componentes básicos, tipo uma aplicação de uso pouco comum mas que da muito certo com transistor, agradará os dois públicos, abraços!
muitoooooooo bom, jamais imaginaria isso sobre o transistor, sempre pensei que o sinal que entra e o mesmo que sai me deixando ate esmo em algumas duvidas, muito obrigado mesmo professor s2
No começo dos meus estudos com transistor eu pensava mesmo que o sinal entrava na base e saia amor no coletor
Mas depois quando vi exemplos com fontes separadas como você mostro eu cheguei a essa conclusão explicada por você , e quando eu estudei ra mais difícil entender pois não tinha prática , eram só apostilas
Interessante como as pessoas pensam e interpretam diferentemente. Nunca imaginei que alguém pudesse achar que seria o mesmo sinal que entra. Sempre vi o sinal de saída como uma "consequência" do sinal que entra.
Show de bola! Não vejo a hora do Rambo pai & filho participarem das lives do Renato & Newton C. Braga.
essa aulas de conhecimento fundamental são fundementais, obrigado
Fala sobre o diodo em paralelo com emissor e coletor dos transistores de potência de saída de amplificadores
Eu fiz um curso de eletrônica iniciante em 98 eu não tive a mesma explicação. Parabéns eng.
Muito obrigado Rodrigo!
Não sei se você tem vídeos que expliquem circuito push-pull, base comum e outras que lembro mais pois aprendi lá décadas 70/80 ? Estou curtindo reaprender tudo isso
Parabéns
Excelente explicação.
Belíssima explicação!
realmente foi revelador haha. tenho alguma experiência com transistores mas nunca tinha reparado nisso.
Esse vídeo é muito ótimo 😉👍 valeu 👏
Realmente a grande maioria nao tem esssa percepção. O amplificador pega apenas uma informação na sua entrada e faz um sinal igual com a tensao e corrente vinda da fonte de alimentação.
Ajudou muito com certeza!!
Ótimo explicação , mestre RAMBO !
Muito obrigado!
Obrigado pelo ensinamento.
Show professor 👏👏👏👏
Otimo conteudo q só vem a somar cada vez mais é claro, otimo conteudo Wagner valeu!!
Muito esclarecedor Wagner, parabéns.
Nem comecei a assistir ainda, mas já sei que o vídeo é sensacional!
vou assistir muito obrigado professor eu dei meu like forte abraço
Obrigado, forte abraço!
Muito boa explicação, Wagner!
Como de costume, sempre muito explicado
nao sabia , ajudou sim obrigado.
Ótima explicação, gostei 👍
Excelente, muito obrigado por compartilhar.
Valeu Flavio!
Gostei desta aula
Devemos ter um modelo mental do comportamento do transistor.
Parabéns Wagner estou sempre de olho nos seus vídeos, uma dúvida que tenho por ser iniciante aínda é que, num circuito amplificador classe ab por exemplo, alguns existem mais componentes que outros e eu queria entender isso, com exemplos de mesma potência
Aí Wagner, você é um grande professor!
Faz um video sobre interpretar datasheet de um transistor😉
Temos um curso completo de Datasheets Guilherme, recomendo: go.hotmart.com/N8870397A
Obrigado!
Wagner, muito interessante. Uma questão. Estou utilizando um bc337 (NPN) para acionar um led rgb. A ligação esta sendo feita da seguinte forma::
VCC -> Resistor -> Coletor
VCC(gpio) -> Resistor -> Base
Emissor -> LED -> Gnd
Não vejo ninguém realizar a ligação desta forma, nem mesmo o senhor em seus exemplos, entretanto, no momento estou com grande numero no estoque. Também não posso deixar o emissor apenas com o GND, pois o LedsRGB são catodo comum.
Atualmente funcionam, mas testei por curtos períodos (5 a 10 minutos) mas, você acha que isso pode gerar algum problema?
Vou fazer um vídeo sobre isso Tiago. É um ótimo tópico para abordarmos.
@@canalwrkits Ficarei muito agradecido!
Obrigado pelo vídeo!
Bom dia Wagner 👍
Interessante a explicação, esclarecendo como funciona o transistor.
Porém tenho uma dúvida!
O que ocorre fisicamente, para que haja a replicação do sinal da saída inversamente proporcional(defasagem de 180°) ao sinal de entrada?
Grotescamente imagino o funcionamento como num transformador, onde a tensão de saída é gerada a partir do cessamento da tensão de entrada, através da indução, e com defasagem de 180°.
Seria o transistor uma espécie de versão super reduzida e eficiente de um relé no primeiro exemplo, e de um transformador no segundo exemplo?
Eu também demorei muito para entender um transistor bipolar. Na faculdade estudamos muito o livro de Eletrônica do Malvino mas não entendia exatamente o funcionamento do transistor. Só fui entender tudo isso anos.
Fala Wgner beleza aula muito boa!
Abraço 😷
Valeu Luís, abraço!
Muito bom, abraços.
Eu procuro pensar como uma porta inversora, quando tem 1 na entrada tenho 0 na saída, a saída na verdade é minha fonte de alimentação que é manipula através da chave eletrônica.
Opa, video sábado a noite 👏
Poxa aqui em São Paulo é uma dificuldade pra encontrar loja físicas de componentes eletrônicos.
Vou gravar bem esse nome rindaki para compras on line 👍
Podemos entender o transistor como um "relé". Eventualmente "modulado" ? Bom trabalho e obrigado.
Interessante! Mas tem a mesma forma de onda e a mesma frequência. : )
Muito bom!!!
Muito bom.
Ajudou de mais.!!!
Bah lembrei das aulas de eletrônica 2 no Parobé em 1987.
o sinal entra no resistor da base é somado ao sinal de polarização dentro do trasistor cada sinal sai por onde e vai pra onde?
Boa noite preciso de dois mofetes 510 1F13728 é 710 3DA731 por gentileza algum com está mineração ou algum que cumpre está mesma função obrigado
Curioso... mas o transistor P75NF75 abaixo tem mais especificações quais seriam a diferença? Estou procurando um específico mas acho dele porém com outros detalhes fui até no site indicado mas não achei...
Ou seja, o mestre Rambo acaba de demonstrar os princípios da porta digital NOT. Mestre Rambo é o Neymar da Eletrônica!😀👍
@Marcelo Ribeiro Eu diria que ele é o Pelé da Eletrônica 😁
@@marcioandreyoliveira Bem, com todo respeito ao amigo Rambo, mas o Pelé da Eletrônica é o Newton C. Braga.😀
Wagner, você poderia me dizer qual é o software de captura de tela que você utiliza para produzir seus vídeos?
Olá prof ! Gostaria de saber se é possível descobrir qualquer protocolos
Usando o osciloscópio hantek 2d72 vc tem algum curso especifico ?, quanto o prof cobrar ?
oi, preciso fazer bobina nucleo ar de 130 khz,, com 12 cm circuferencia, com fio o,30mm,, usei calculadora para isso, mas me falta dados para receber resultado,,,pode ajudar ?
Otimo
Eu não sabia disso. Em se tratando de som, como música por exemplo, seria este o responsável pela distorção?
Existem diversos fatores Edson. Se tem interesse em se aprofundar no assunto, recomendo nosso curso de áudio e amplificadores profissionais: go.hotmart.com/G26299296Q
Esse conceito eu peguei já de começo ao estudar eletrônica por hobby. A única coisa que não concordo com as explicações gerais de todos os professores de eletrônica, é sobre dizer que o sinal sai com defasagem de n graus. Porque na prática o sinal é na realidade espelhado, literalmente as fases invertidas, se considerar o fluxo da corrente e as respectivas tensões. Isso pode ser comprovado na prática inclusive colocando-se uma distorção proposital no sinal da base, por exemplo um corte ou saturação. Será observado que essa distorção estará exatamente espelhada no coletor, ou seja, de cima pra baixo e vice-versa. Ao passo que se fosse realmente só uma defasagem, a distorção apareceria no mesmo posicionamento de fase vertical, somente com descolamento horizontal, o que não ocorre. Seria interessante uma demonstração prática disso. Abraços!
boa noite professor, faco curse de amplificaores e na aula que o senhor ensina a projetar o amplificador em classe d vc nao ensinou a como escolher os transistores ou mosfets para usar, senho poderia me informar como escolho? ou seria da mesma forma do amplificador em classe ab, com o Pd(max)?
Sim Bruno, é de acordo com a potência e a frequência de chaveamento.
cai em seu video, maravilhoso, algum outro video demonstrando o funcionamento de componentes?
Obrigado! Acesse todo nosso conteúdo em wrkits.com.br/canal
Lá as playlists estão organizadas, já temos 3000 vídeos publicados. Se inscreva no canal e bons estudos!
Bom dia, sou iniciante, mas o que seria um OFFSET?
Ola. Qual o programa de simulação que voce utiliza para esta aula.
Muito bom
OLá, comprei o seu curso de Proteus. Agora preciso achar um proteus 7.7 para instalar.
Alguma sugestão de link para download do proteus 7.7?
Olá Antonio, lá na comunidade exclusiva do curso alguns alunos disponibilizaram, verifique nos vídeos lá do curso mesmo. Bons estudos!
Bom dia a todos
O sinal da base é como se fosse amostragem /referência pro transistor funcionar.