Documentário - 50 ANOS, VERA OS PIONEIROS - relata a fundação de Vera
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 7 ก.พ. 2025
- Para comemorar os 50 anos de fundação de Vera, a Câmara Municipal, através do Primeiro Secretário, vereador Paulo Henrique dos Santos, produziu um documentário com pioneiros chegados na década de 1970 na cidade. O vereador desenvolveu o trabalho de pesquisa juntamente com o controlador interno da Câmara, José Luiz Silles e em parceria com o deputado estadual à época (2022) Allan Kardec, puseram em prática desde a captura das entrevistas até a edição e finalização.
É importante destacar que em virtude do tempo para a produção, infelizmente alguns pioneiros não puderam ser ouvidos, alguns moram fora de Vera, outros passavam por problemas de saúde e além disso teve aqueles que não quizeram falar. Respeitamos a vontade de cada pioneiro, e ressaltamos que estamos à disposição para quaisquer dúvidas.
Vera, que fica a cerca de 480km da capital do estado de Mato Grosso, foi a primeira cidade criada na região em 27 de julho de 1972 pela colonizadora Sociedade Imobiliária do Norte do Estado do Paraná (SINOP), que tinha como principal sócio, o senhor Ênio Pepino.
O vídeo traz depoimentos de migrantes, vindos em sua maioria, do Sul do Brasil das mais diversas descendências como alemães, portugueses, japoneses, italianos, austríacos, libaneses e outros tantos brasileiros entusiasmados com expectativa de que seria fácil trabalhar nas terras férteis da floresta amazônica, mas com o passar do tempo e a dificuldade de acesso para trazer recursos a situação foi mudando e os pioneiros migraram para a extração de madeira até chagar aos dias de hoje (2022) tendo como principal renda a produção agrícola de grãos, em especial Soja e Milho.
É possível ouvir trechos de depoimentos de pessoas como o comerciante Francisco Sumida, o popular (Chico Japonês), que disse que quando chegou trabalhava na oficina da Colonizadora SINOP, mas passou a plantar pimenta, na época segundo ele, plantavam cerca de sete mil pés de pimenta e assim foi o começo até que construiu a casa onde permanece até hoje com seu comércio, uma mercearia, bem no centro da cidade.
Não havia infraestrutura, os recursos ficavam muito distantes, isso aliado a doenças como a Malária faz com que seja ainda mais valiosa a história de pessoas, como a dona Georgina Rodrigues, o caminhoneiro Antônio Aparecido (Toninho Guerreiro), a telefonista aposentada Maria Aparecida Souza (Dona Matia do PS), a aposentada Jucelina Maria Ribeiro (Dona Ditinha), Conceição Lemos, Maria José Santana, José de Lima Cavalcante (que posteriormente foi o primeiro prefeito quando da emancipação), José Laurindo (Zé Mecânico), Maria Tereza Zóboli (Professora Tereza), Orlando Zoboli, Silvério Roberto Boeing, Vitor José Friedrich, James King Car (Dr James), Jeanes José Costa (Janes do Posto), Luzia da Costa e Genildo dos Santos.
O início para a maioria dos pioneiros foram as margens do Rio Caiabi pois não havia a BR-163 então a única estrada de acesso era a que hoje se chama MT-140, mas que no início os pioneiros nomearam de estrada do Manuel “Mané Português”, pioneiro já falecido.
O vereador Paulo Henrique é filho dos pioneiros Conceição Lemos e Genildo dos Santos, nasceu em 1976 em Vera, ele diz que se sente honrado em fazer parte da história da cidade.
“Esse documentário é de suma importância para ressaltar os valores das pessoas que foram corajosas para desbravar o município, quando ele não tinha praticamente nada a oferecer”. O vereador também agradece os apoiadores na realização do documentário, especialmente o deputado Allan.
“O deputado mora no coração dos verenses. Ele está sempre pensando na gente. Estamos muito felizes com a realização desse documentário. É uma obra que vai ficar gravada para as pessoas mostrarem a história para os filhos, netos e outras gerações”, avalia Paulo Henrique
Vera foi inaugurada em 27 de julho de 1972, mas elevada à categoria de distrito de Chapada dos Guimarães em 29 de junho de 1.976, pela Lei nº 3.755. Depois, pela Lei nº 4.156 de 17 de dezembro de 1979 tornou-se distrito de Sinop.
LEIA MAIS: www.vera.mt.le...
Em 1972 eu tinha 8 anos e morava na região de presidente prudente, onde havia uma emissora de rádio que vinculava uma propaganda dessa cidade, depois disso nunca mais ouvi falar, só agora em 2024.
Que Deus sempre te proteja nas suas investigações
Muito bonito essas histórias reais dos heróis pioneiros dessa bela cidade de Vera. Parabéns pelo documentário.
Parabéns ao município de Vera e a todos que nela estão até hoje
Muito bunita cidade muito organizada limpa excelente lugar...
O povo de valor, quanto trabalho.
Meus parabéns município de vera eu sou da família kopp minha família é pioneira aqui também eu nasci aqui e vivo aqui e sou muito feliz nesta linda cidade parabéns vera
Gente até chorei em ver minha cidade meu irmão trabalhou no hospital junto com a irmã Adélia minha primeira filha nasceu nesse hospital eu estudei no colégio qe tinha perto do hospital qe saudades das minhas amigas
Nasci ai em 28/08/79. Mas sai cedo dai, ainda nenê 2,5 anos. Minha mãe foi p Paraná, visitar minha vó, e ñ quis mais voltar. Por causa da malária. Dai meu pai se obrigou a vir embora também. hj moro em Jaragua Do Sul - SC. Gostaria muito de visitar minha cidade natal.🥲🥲
DEUS continue abençoando a todos vcs
Muito obrigada a todos os desbravadores! Obrigada por contar a história de Vera!
Parabéns povo guerreiro. ☘️🌾🌽🇧🇷🤠👍
GOSTEI me lembrou Adamantina dos anos 50 em desenvolvimento.
Parabéns ao documentário realizado
Há que se pensar agora em museu histórico cultural para assim a memória dessa Cidade de Vera ficar mais preservada.
Ficou ótimo. Mas faltou a minha família que também é pioneira. Nao apareceu nem o nome da minha vó😢
Parabéns a todos os desbravadores...
Uma realidade que grande parte do pais não vê.
Vera mais antigo que sorriso/mt
Vieram do Sul do Brasil pra acabar com as matas e fazer o clima passar dos 34 graus no verão pra 44, isso sim que aconteceu.
Você vive no mundo da Alice no país das maravilhas kkkkkkk
Ta morando no mato ?
A gauchada acabou com o clima bom do Mato Grosso.
Como tem gente idiota nesse Brasil. Sai da bolha e vai pesquisar oque está acontecer hoje com as florestas na Bolívia, Argentina e no continente africano. Sai da bolha ecochato imbeciu.