Sei que o vídeo é antigo, mas muito legal saber tudo isso. Estou tentando doutorado na Alemanha, mas vou buscar mais informações sobre a Suíça, muito obrigado.
Oi, Tatiana. Pedido anotado. Vou fazer sim. Bjs, Vivi.
6 ปีที่แล้ว +1
Oii Vivi, caí de paraquedas aqui no seu canal e adorei as suas dicas. Estou pesquisando sobre mestrados na Europa e estava inclinada a ir para a Alemanha, que tem taxas semestrais bem baratas. Mas essa sua informação dos valores semestrais na Suíça tb me agradou muito, não sabia que era acessível assim. Obrigada por compartilhar, ganhou mais uma inscrita!
2:03 Vale apena dirigir ate a frança pra comprar barato? acredito que as mesma pessoas que moram em basel fazem isso. ja morei em zurich hoje vivo na holanda. Verdade que vcs que moram na suiça so podem fazer 300 euros por compra nos países vizinho?
Estou fazendo mestrado em bioquímica na universidade de Lisboa, depois quero aplicar pra fazer doutorado em biotécnologia ai na Suiça pois sei que é referência na minha área, e quem sabe trabalhar, já que Basel sedia grandes empresas na área de bioquímica :)
Bom, este é o seu primeiro vídeo que eu assisto e já AMEI, pois nele consta algumas coisas que desejava saber. Estava aí em Genève realmente cidade cara de se viver.
Jeito convincente de falar e o bom conteúdo resulta na importante informação . Aliás , é uma boa estender para o objetivo educacional , tão importante para o brasileiro . VC pensou bem! Nas exatas , a escola politécnica de Lausanne , aí perto de Genebra , tem boa fama . Para cursar um mestrado , nesta instituição , vc acha que seria mais barato o aluguel em Lausanne ? Parabéns pelo vídeo . Abraços . Claus .
Obrigada pelo comentário :) Sim, a politécnica de Lausanne e também o Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH) são excelentes para exatas. A de Zurich é considerada a melhor instituição de ensino do país. Os alugueis são bem caros. Inclusive, porque tanto Genebra quanto Lausanne vivem uma constante excassez imobiliária. É super difícil encontrar apartamento. Uma opção para os estudantes é alugar um quarto na casa de alguém ou viver em uma residência universitária. No meu tempo de estudante, fiz os dois. Sai bem mais barato que alugar apartamento. As residências universitárias são, sem duvida, a opção mais econômica. Em Genebra, apenas como exemplo, eu pagava CHF530 por mês (com cozinha e banheiro compartilhados). Acredito que os preços em Lausanne sejam bem parecidos. Abraços, Vivi.
Vivi, eu amo a Suíça mas não posso viver aí pois não tenho documentação devida e não tem como viver assim ... e não sou casada com um europeu, é o caminho de muitos mas no final fica complicado. Com isso vou me contentando com os vídeos ou com viagens quando possível. O Brasil está cada dia mais complicado mas aqui vivo com dignidade coisa que aí sem documentos isso não é possível. Un baiser .
Oi, Luana.. Eu também não sou europeia e nem sou casada com europeu. Quando vc vem para estudar, ganha um permis de estudante, que te da o direito a ficar pelo tempo do estudo. Eu, graças a Deus, consegui trabalho e tô ficando, mesmo após o fim do mestrado. Enfim, não precisa se preocupar com isso. Sendo aprovada na universidade, vc conseguirá residir aqui legalmente :) Bjos.
Oi, Mikahel. Obrigada pela comentário. Então, a vontade já é um começo, né? hehe Fazer um mestrado na Suíça pode facilitar bastante para que consiga trabalhar e morar aqui depois. Boa sorte! Abs, Vivi
Oi vivi, gostei muito das dicas que voce deu, eu ja estou em genève e sou formado em eng mecanica na federal de pernambuco, tenho um ingles razoável e pretendo tambem fazer um mestrado, gostaria de saber se vc conseguiu a permissao pra trabalhar com o título de mestra aqui na universidade de genève, e quais as dificuldades que voce teve pra conseguir trabalho. Obrigado.
Oi, tudo bom? Olha, não. Infelizmente, o fato de ter feito mestrado aqui não me deu permissão para trabalhar no país. Como vc mora aqui, posso falar suissês. O visto de estudante te dá o permis B para formação e, com ele, vc tem direito de trabalhar uma carga bem limitada de horas semanais. Ou seja, impossível para arrumar um emprego com carga horária normal. Aqui na Suíça a regra é mais ou menos assim: primeiro os empregos vão para os suíços, depois para os europeus e depois para o restante das nacionalidades. Os empregadores realmente precisam comprovar que eles entrevistaram possíveis candidatos e que, por não terem encontrado nem um suíço e nem um europeu, eles escolheram um brasileiro, angolano, etc. Ou seja, é bem complicado, principalmente para profissões em que a oferta de mão de obra é grande. O meu caso é diferente pois eu trabalho pra ONU, que não precisa seguir a regra suíça. Eles podem e devem contratar pessoas das mais diferentes nacionalidades. Eu nem tenho um permis, mas uma carte de légitimation, que é a "identidade" dos que trabalham em organizações internacionais. Deu pra entender? Espero que sim! Qualquer coisa é só mandar outra mensagem 😊 Bjinhos, Vivi
Oi, parabéns pelo vídeo, gostei e muito. Sou da Guiné-Bissau, fiz a minha graduação na USP em Relações Internacionais, atualmente moro em Lisboa e faço mestrado. Gostaria de saber do processo para ingressar no mestrado ou no doutorado na área de ciência política ou Relações Internacionais na Universidade de Genebra e saber também se é possível trabalhar nas OI depois de curso por muito tempo. Obrigado.
Olá. Sou angolano(Angola), e finalizando a universidade(graduação) em contabilidade e auditoria. Quero saber, como é estudar e trabalhar na Suíça sendo africano?
Oi Rodrigues. Tudo bom? Olha, acho que a dificuldade é a mesma que pra mim, brasileira. A Suíça é um país MUITO fechado. Eles devem dar prioridade aos suíços e europeus nos processos de recrutamento. Caso você tenha uma profissão muito específica em que eles tenham carência de profissionais (ex: médico), facilita um pouco. Caso contrário, é MUITO difícil conseguir acessar o mercado de trabalho. Uma opção é trabalhar para uma organizaçao internacional (OI). Esse é o meu caso. Genebra, por exemplo, possui várias agências da ONU. As OIs são como um mundo à parte e não precisam (e não devem) seguir a regra suíça de contratar nacionais ou europeus. Se tiver qualquer outra dúvida, fique à vontade para enviar mensagem. Fico muito feliz de ter angolanos fazendo parte do canal :) Abraços, Vivi.
Ola vou formar em direito esse ano, e estou indo para a suiça com passaporte europeu, tem alguma pos graduação ou alguma forma que possa ser utilizado o meu curso ai na suiça ?
Oi, Victor. Tem sim! Eu não tenho passaporte europeu, me formei no Brasil e consegui fazer o mestrado aqui na Suíça sem nenhum problema. Eles vão avaliar suas notas e toda a documentação enviada. Boa sorte! Abs, Vivi
Muito bom vídeo, tenho muito interesse em estudar em algum país ai da Europa, como vou iniciar um mestrado aqui no Brasil esse ano planejo então fazer um PHD ai, suponho que as exigências que você citou para o mestrado são as mesmas para um PHD
Oi, William. Obrigada pelo comentário. Não conheço muito as regras para o doutorado. O que sei, pelo que muitos amigos comentam, é que é importante encontrar um professor que se interesse pelo seu tópico de pesquisa. Então, se pretende mesmo fazer um PhD por aqui, tenta já ir buscando possíveis orientadores. Pelo que sei, esse é realmente o passo inicial. Existem também doutorados em que não é o aluno que sugere o tópico, mas sim os próprios institutos de pesquisa. Daí, então, você participa do processo seletivo pela vaga. Se tiver qualquer dúvida específica, fique à vontade para entrar em contato. Mesmo não sabendo a resposta, posso tentar conferir com amigos que tenham a experiencia do doutorado. Abraços, Vivi.
Que legal, xará!! Faz sim. é legal demais. Já fiz vários intercâmbios. Ajuda demais a pegar fluência na língua. É realmente a forma mais rápida de aprender. Sucesso :) Vai pra onde, aliás?
Oi! Teria como eu tirar algumas dúvidas com vc por email? Recebi minha aceitação pra mestrado na Universidade de Genebra semana passada e agr to correndo atrás para tentar viabilizar esse "projeto". Ainda tenho algumas dúvidas sobre a vida em Geneva, sobre a universidade... e uma opinião de qm já viveu tudo isso seria super bem vinda! Ajudaria demais msm! Brigadão!
Oi, é esse aqui: scholarship-positions.com Achei esse site aqui também: www.topuniversities.com/student-info/scholarship-advice/international-scholarships-brazilian-students
Vivi, minha área é de humanas desejo fazer um mestrado em linguística será que esta seria uma boa universidade ???? estive aí em 2010 e depois voltei em 2016 . Cidade linda amo Suíça.
Oi, Luana. Poxa, nao conheco ninguém da área de linguística, mas a universidade é bem reconhecida internacionalmente. Achei o site do departamento de linguística da universidade de Genebra. Dá uma olhada e vê se tem algum curso que te interessa: www.unige.ch/lettres/linguistique/welcome/ Se precisar de ajuda, me fala.. Mas realmente, nessa área, não conheço ninguém. Beijos, Vivi.
Obrigada pelas informações, estou pensando em fazer o doutorado em Relações Internacionais aí na Suíça, não tenho visto e tenho mil dúvidas sobre minha possibilidade de permanência aí, desde como conseguir me inscrever, etc. Tenho família que mora aí, o que ficaria mais fácil. Poderia entrar em contato direto com você para tirar algumas dúvidas?? Tem um e-mail?? Obrigada!
devo entrar em contato com a embaixada ou consulado suíço aqui no brasil e solicitar um visto? Sé passei do prazo que é só ate dia 15 de fevereiro, quando conseguirei me escrever novamente vivi ?
O visto de estudante é concedido depois que a universidade te dá um papel confirmando que vc foi aprovado. Esse papel, juntamente, com outros documentos, serve para vc ir ao consulado solicitar o visto de estudante. Existem vários outros tipos de visto, mas vai depender de muitas situações particulares (como ser casado com uma suíça, por exemplo). Como brasileiro, vc pode ir à Suíça sem visto e ficar por 3 meses como turista. Entre em contato com a universidade e veja se eles já tem o próximo prazo para inscrição. De qualquer maneira, não deixe para última hora, pois acredito que, assim como para o mestrado, eles vão exigir documentação que leva tempo para preparar (ex: transcrição juramentada do histórico escolar). Uma saída para o seu caso pode ser se matricular em um curso de francês e pedir o visto de estudante em função do curso. A Universidade de Genebra também possui cursos de idiomas. Espero ter ajudado, Luan. Qualquer outra dúvida, entre em contato! E não esqueça de olhar certinho quais são os requisitos para o bacharelado (eu fiz mestrado e desconheço tudo o que é necessário para entrar como graduando).
Luan, dá uma olhada no site da unige. Nessa página, tem a condição de matrícula separada por país: www.unige.ch/admissions/sinscrire/bachelor/liste-pays/ Aparentemente, vc precisa fazer esse "ECUS", antes de solicitar a matrícula. Enfim, olha com bastante cuidado tudo o que é necessário. O deadline de inscrição é quando vc já tem tudo pronto para se candidatar. Bjs, Vivi
Olá! O visto de estudante que você conseguiu te permitia trabalhar? Porque estava pesquisando a respeito e li que pessoas de fora da UE só podem trabalhar depois de 6 meses 😨
Oi, Maria. É isso mesmo. O visto não permite trabalhar. No entanto, conheco muitas pessoas que encontraram estagio ou side jobs como, por exemplo, baby sitter nesse periodo. Eu fiz os dois. Trabalho, trabalho mesmo, não é permitido, pois há um limite de 15 horas por semana, o que é bem dificil de conseguir. A boa noticia é que se vc fizer um estagio (na maioria das vezes nao remunerado), ele pode acabar virando um trabalho real quando se formar. Esse foi o meu caso. Espero ter respondido sua questao. Qualquer outra duvida, só falar! Abraços, Vivi.
Muito obrigada pela resposta! Abusando mais um pouco, então tem como conseguir algum tipo de trabalho antes dos seis meses que se enquadre no limite de 15h (side jobs que chama)? Porque vou aplicar para alguns mestrados e tô guardando um dinheiro para o início... mas viver 6 meses sem trabalho nenhum é difícil kkkk. Sabes algum site oficial que fale especificamente sobre isso? Obrigada de novo!!!
Entao.. assim, teoricamente, nao pode! Nos 6 primeiros meses, vc realmente nao pode trabalhar. Essa é a regra. Porém, na prática, muita gente nem sabe ou nao liga pra essa regra. Se vc trabalhar de baba, por exemplo, dificilmente alguem vai te registrar. Entao, nao faz diferença. Eu trabalhei em uma ONG que nao me declarava. O governo suiço nunca soube que eu trabalhei nos 6 primeiros meses. No entanto, se for uma empresa que registre os funcionários, dai eles terao que informar ao governo e ai vc nao podera trabalhar. hehe meio confuso, mas deu pra entender? www.unige.ch/dife/carriere/etudiants-jeunes-diplomes/ma-future-carriere/permis-de-travail-pour-les-etudiants-etrangers
Ah, então nesses 6 meses há a possibilidade de empregos não registrados. Daí não precisa de todo trâmite de adquirir a permissão para trabalhar. Obrigda pela luz no fim do túnel. Já tinha ficado meio desanimada. Obrigada de verdade!!
Imagina, sem problemas. Conheço várias pessoas que conseguiram trabalhar nos 6 primeiros meses. As proprias universidades normalmente oferecem uma pagina web para anuncios desse tipo de trabalho (graconete, professora particular de idiomas, etc.). Se tiver interesse de trabalhar como baba tem essa pagina babysitting24.ch, que é bem facil de anunciar. Estou indicando, pois usei e deu certo. Enfim, qualquer outra dúvida, é so falar. Bjos.
A Vivi eu fiquei com uma dúvida. Sou formado em administração e medicina, possuir inglês e francês avançados (preciso tirar os certificados apenas), tenho passaporte da UE. Pretendo fazer um mestrado ou em cuidados paliativos ou em saúde pública para tente uma vaga futuramente na OMS quem sabe. Vc sabe me orientar em quais cursos de mestrado seriam interessantes? Muito obrigado desde já
Oi Pedro. Tudo bom? Olha, acho que depende da sua área de interesse. De uma forma geral, vejo MUITA gente na OMS que tem mestrado em saúde pública. É mais amplo e te abre várias portas, mas também tem mais concorrência, né?! Se o seu objetivo é trabalhar na OMS, escolhe a área e se inscreve pra um programa de estágio quando estiver perto de terminar o mestrado. Esse é o meio mais "fácil" de entrar. Não conheço ninguém da "nova geração" que tenha entrado sem antes ter feito estágio. Espero que tenha ajudado. Qualquer dúvida, é só mandar mensagem! 😊
olá, tenho intensão de fazer um curso de idioma pra depois fazer uma especialização tudo na suiça, mas tenho filhos menores. me pergunta é: Meus filhos menores podem me acompanhar? Eles teriam direito a estudo ou terei que pagar? Em meu caso terei que fazer francês na Suiça e depois então fazer meu curso de especialização. É possivel? Seria particurar... Agradeço muito se você poder me ajudar. Grattidão
Oi, Jacqueline. Tudo bom? Olha, pelo que li, você teria direito a trazer seus filhos sim. O único problema é que, como estudante, você só pode trabalhar legalmente por no máximo 15 horas por semana. Ou seja, fica bem difícil sustentar uma família com o alto custo de vida no país trabalhando tão pouco. Sobre os estudos deles, não achei nenhuma informação a respeito, mas tentarei encontrar e te retorno, ok?! 😊 Várias infos vc pode encontrar no site swissinfo.ch. "Les étudiants ont le droit de travailler, mais pas plus de 15 heures par semaine. Au-delà, ils sont considérés comme imposables et doivent obtenir un permis de séjour correspondant à leur situation. Les époux et épouses de personnes étudiant en Suisse, de même que leurs enfants à charge, ont le droit de séjourner en Suisse, mais ne sont autorisés à y travailler."
E só pra ficar claro que para conseguir o visto de estudante primeiro vc deve ser admitida por uma escola. Depois, com a carta de aceitação dessa escola, você solicita um visto junto ao consulado suíço. Eles, então, vão analisar o seu pedido com base em diversos fatores.
Olá vivi, o processo para entrar na universidade de genève com o curso de medicina não está mais ativo? Tenho um parente que está a minha espera ai, como faço?, primeiramente eu me escreve no site da faculdade que pelo que vir só vai até dia 15 de fevereiro? tenho o ensino médio completo aqui. Inscrição pessoal para autorização de residência? e como consigo o visto de estudante vivi ?
OI, Luan. OLha, o processo para bacherelado é bem diferente e confesso que não conheço muito bem. Vi no site que realmente terminou no dia 15 de fevereiro. Então vc deverá esperar o novo processo seletivo. Mas veja com antecedencia tudo o que precisa, pois leva tempo para preparar os documentos. O visto de estudante vc só consegue depois que já possui a aprovação da universidade.
Oi! Achei muito interessante suas informações e adoraria conversar melhor com você, é possível? Penso em estudar na universidade de Genebra, mas ainda tenho muitas dúvidas. Você poderia disponibilizar um e-mail ou uma via onde consigo me comunicar melhor contigo? Grata desde já ;) Morgana.
Oi, Morgana. Claro! Pode enviar email para zoropando@zoropando.com. Se preferir, tem a página do Zoropando no Facebook. Podemos falar pelo chat lá. Enfim, como preferir! Bjs, Vivi
Minha dúvida é onde aqui no Brasil ir pra iniciar um processo para entrar em uma universidade Suiça ou tem que entrar direto no site das universidades. porque tem interesse em fazer um mestrado ou pós-graduação aí na Suiça.
Oi, Cledineudo. O processo é direto com a universidade em que pretende fazer o mestrado. No Brasil, existem as bolsas CAPES e CNPQ e aí eu não sei como funciona o processo. Só sei que, normalmente, vc precisa voltar ao país após o período do estudo. Como a minha ideia sempre foi ficar aqui para trabalhar, a bolsa brasileira não me interessava. Então, o processo foi todo feito diretamente com a Universidade de Genebra. Espero que tenha esclarecido. Qualquer outra dúvida, fique à vontade para escrever. Abraços, Vivi
Olá Vivi obrigado pelo retorno, mais esse primeiro contato com a universidade Suiça é via e-mail? O que exatamente precisa nesse primeiro contato? Tenho muitas dúvidas em relação as documentações que precisa ser enviadas pra universidade? Todas elas pedem os mesmos documentos? Em 2019 pretendo ir na Suiça a passeio.
Na verdade, o que vc precisa fazer é pegar todos os documentos necessários e enviar a universidade. Em algumas delas o envio será por email, em outras será por plataformas online. O melhor é você dar uma olhada no site da universidade e buscar pelo mestrado específico que pretende fazer. Lá, irá encontrar as informações pertinentes. É que não existe, pelo menos na universidade de Genebra, um email ou um contato único. Você tem que procurar pelo contato específico do departamento em que deseja estudar. Aqui está o link dos mestrados na Universidade de Genebra: masters.unige.ch. Olhando pelas áreas de estudo, você encontrará as infos sobre deadline e processo seletivo.
Ola. Eu gostava de saber se você sabe quais sao os varios cursos profissionais existentes na Suiça? E se esses se pagam? Ja procurei informações mas nao encontro nada onde diga quais sao os cursos E gostava também de saber se os estudantes emigrantes que nao têm pais na Suiça recebem algum tipo de bolsa?
Oi Diana. Em que sentido você quer saber se os cursos se pagam? Não entendi muito bem. E de quais cursos profissionais você está falando - universitários ou em geral? Em relação a bolsas, existem alguns critérios para a concessão. No entanto, o fato de vc não ter pais na Suíça não entra nesse critério, pois mesmo fora do país, em teoria, eles poderiam te ajudar a pagar o curso. Nesse site aqui você vai encontrar mais infos sobre bolsa: www.sbfi.admin.ch/sbfi/en/home/bildung/scholarships-and-grants/swiss-government-excellence-scholarships-for-foreign-scholars-an.html E também no site das universidades diretamente. Aqui você vai encontrar as infos sobre bolsas na Universidade de Genebra (UNIGE): www.unige.ch/dife/sante-social/aides-financieres/bourses Beijinhos, Vivi
@@zoropando880 muito obrigada! O que eu gostava mesmo saber é quais sao os varios cursos profissionais (que não é necessário universidade e onde se faz escola ao mesmo tempo que se faz estágio) pois falam desses cursos em vários sites e dizem que podemos escolher mais de 300 profissões mas não dizem quais sao os vários cursos E gostava de saber se esses também se pagam ou so os da universidade?
@@dianafscosta OI, Diana! Olha, eu confesso que não sei muito sobre os cursos profissionalizantes fora das universidades. Sei que realmente tem vários e parece que vc tem que escolher muito bem, pois tem muita gente que faz esses cursos tentando entrar no mercado suíço, que paga salários elevados, e acaba tendo dificuldade de se inserir depois, já que a concorrência, dependendo do setor, é bem grande. Isso foi o que escutei, principalmente de pessoas que fizeram formações relacionadas a montagem de relógio. Bom, mas encontrei esse link aqui: www.orientation.ch Espero que nele vc encontre os cursos profissionalizantes que procura. 😊
Oi, Vitor Hugo. Depende da faculdade e depende de onde na Suíça vc estiver. O meu mestrado foi em inglês e cursei algumas aulas facultativas em francês. Dá uma olhada na universidade e no curso que te interessa. 😉
@@zoropando880 olá, bom dia, e a sou cidadão europeu, pretendo cursar TI mas não decide a cidade ainda, vou com minha namorada ela tbm pretende cursar TI. Se puder fazer um vídeo especificando algumas áreas de ensino nas faculdades. Se não for muito informando ☺️
Olá Vivi tudo bem, obrigada pelo vídeo. Você poderia me dizer quanto tempo demourou o seu visto? Ou seja quanto tempo de espera depois de ter feito o pedido na embaixada . Agradecia uma resposta 🙏😘
Oi, Evelyne. Tudo bom? Não lembro exatamente quanto demorou, mas sei que foi relativamente rápido. Talvez 1 mês e pouco. Pelo que me foi explicado, o consulado da Suíça na sua cidade envia o passaporte para Berna, a capital do país, para a emissão do visto. Por isso, nada é muito rápido. Posteriormente, quando você chega na Suíça, você deve regularizar a sua situação junto ao seu cantão, já que o visto é apenas um visto de entrada. Ele não cobre todo o período do estudo.
@@zoropando880 Tudo bem obrigada. Muito Obrigada pela resposta. Vivo em Portugal e fiz o pedido de visto de estudante para Suiça há 3 meses atrás e tá demorando muito. Estou ficando ansiosa 😁. Espero que tudo corra bem🙏. Beijinho 😍❤
@@zoropando880 oi Vivi, já está resolvido, depois de 3 meses de espera finalmente consegui o visto, muito obrigada pela sua atenção. Você poderia me passar o seu email? Queria te fazer algumas perguntas 🙏😊
Oi, Mickael. O processo para bacharelado é bem diferente e confesso que não conheço muito bem. Nessas página aqui, no site da Universidade de Genebra, você vai encontrar informações específicas sobre a seleção para o bacharelado: www.unige.ch/etudiants/bachelor/#toc7 . Pelo que li, os brasileiros devem apresentar o certificado de conclusão do ensino médio e também o resultado de uma prova, chamada ECUS. Mais info aqui: www.unige.ch/admissions/sinscrire/bachelor/ecus/ Espero ter ajudado. Abraços, Vivi.
Oiii, você poderia me dizer o que é esse “tokel”? E se tem como fazer um mestrado em direito em Genebra, por favor? Caso não saiba, onde posso obter essas informações? Obrigada
Oi, Conceição. Tudo bom? Acredito que esteja se referindo a prova de inglês. Se for isso, existem algumas delas, como o TOEFL e o TOEIC. Isso se aplica quando o mestrado é em inglês e você precisa comprovar que possui nível suficiente para seguir as aulas nesse idioma. Se o mestrado for em outra língua, isso não se aplica e provavelmente será pedido um outro exame. No caso do francês, por exemplo, é o DELF. Cada universidade exige uma documentação específica e uma nota diferente nas provas de idioma. Para saber qual a documentação exigida pela universidade na qual deseja estudar, sugiro acessar o site da mesma e buscar as informações. O site da Universidade de Genebra é www.unige.ch/etudiants/master/ Espero que tenha ficado claro. Qualquer outra dúvida, é só mandar mensagem, ok?! 😊
Muito obrigada pela ajuda! Deus te abençoe. Andei dando uma pesquisada e vi que pra mim a melhor universidade é a de Lausanne. Mas não consigo ver como faço pra me inscrever em um mestrado na área de direito (criminal) de preferência pra ela. Quanto paga e qual o nível de francês... se puder me ajudar eu agradeço demais 😍
Oi, Conceição. Pelo que li, o curso custa CHF580 por semestre (www.unil.ch/immat/fr/home/menuinst/futurs-etudiants/sinscrire/les-taxes-semestrielles.html). Quanto ao nível de francês, parece que eles exigem C1. Dá uma olhada no site (www.unil.ch/ecolededroit/Master/Droit) e qualquer dúvida aconselho entrar em contato direto com eles para ter certeza das exigências. 😊
Vivi, te conheci apelo seu canal no Instagram e adoro seus posts. Estou procurando bolsas de mestrado na Europa, na área jurídica e/ou de relações internacionais, mas, como na Suíça as bolsas são mais restritas, sabe dizer de alguma outra forma de financiamento? Fazendo um mestrado como esse que vc fez, vc diria que teria emprego "garantido" depois? Tenho tantas perguntas, rs! Obs.: seu canal é ótimo. Beijos
Oi, Livia. Tudo bom? As próprias universidades possuem programas de bolsa, mas não sei de outras formas de financiamente. E não! Emprego não é "garantido", especialmente porque sem a cidadania europeia é praticamente impossivel trabalhar na Suíça - com exceção das organizações internacionais. Dá uma olhada no site que eu menciono no vídeo, o ScholarshipPositions. Mas, olha, fiquei sabendo que não é tao dificil assim conseguir bolsa da Universidade de Genebra depois que vc já esta inscrita no mestrado. Tenho uma amiga que explicou que estava em uma situacao dificil, e a faculdade deu a tal da bolsa. Mas, é claro, é complicado saber se vai mesmo conseguir. Se quiser, manda um direct no Instagram. Podemos falar por whatsapp, se tiver outras dúvidas. E obrigada por acompanhar o canal e o Insta. Beijinhos!!
Oi, tudo bom? Olha, independente da área, trabalhar na Suíça sem o passaporte europeu é BEM difícil. Acredito que no mundo acadêmico seja a mesma coisa. A prioridade do mercado de trabalho é para os suíços e posteriormente para os europeus. Apenas se eles não conseguirem preencher a vaga com essas nacionalidades é que eles irão abrir para outras. Espero ter esclarecido! Abraços, Vivi.
Oi, Carlos Eduardo. Tudo bom? Sou formada em comunicação, tenho pós em marketing e mestrado em saúde global. Estudei durante 3 anos pro concurso da diplomacia (fiz muuuuuitos cursos em relações internacionais), mas acabei vendo que não era bem isso o que queria. Grande abraço, Vivi
Oi, Wilton. Algumas universidades exigem nota 100 no TOEFL. Essa foi a nota exigida pela Universidade de Genebra e vi várias outras exigindo a mesma nota. Outras exigem bem menos..
Sei que o vídeo é antigo, mas muito legal saber tudo isso. Estou tentando doutorado na Alemanha, mas vou buscar mais informações sobre a Suíça, muito obrigado.
Vc pode falar sobre intercâmbio na Suíça, quero cursar o ensino médio aí em Genebra
Faz um vídeo sobre trabalhar na Suíça pf. Agradecida
Oi, Tatiana. Pedido anotado. Vou fazer sim. Bjs, Vivi.
Oii Vivi, caí de paraquedas aqui no seu canal e adorei as suas dicas. Estou pesquisando sobre mestrados na Europa e estava inclinada a ir para a Alemanha, que tem taxas semestrais bem baratas. Mas essa sua informação dos valores semestrais na Suíça tb me agradou muito, não sabia que era acessível assim. Obrigada por compartilhar, ganhou mais uma inscrita!
Oii!! Que bom! Assim pode considerar outro país :) Já estou indo lá conferir seu canal. Beijos.
faz um vídeo como fazer bacharelado em Genebra 🙏🏻 porfv
2:03 Vale apena dirigir ate a frança pra comprar barato? acredito que as mesma pessoas que moram em basel fazem isso. ja morei em zurich hoje vivo na holanda. Verdade que vcs que moram na suiça so podem fazer 300 euros por compra nos países vizinho?
Estou fazendo mestrado em bioquímica na universidade de Lisboa, depois quero aplicar pra fazer doutorado em biotécnologia ai na Suiça pois sei que é referência na minha área, e quem sabe trabalhar, já que Basel sedia grandes empresas na área de bioquímica :)
Ah, que legal, Willian. Boa sorte com a finalização do mestrado e com o doutorado 😊 Gosto bastante de Basel. Vai dar tudo certo 🙌🏽
@@zoropando880 obrigado
Bom, este é o seu primeiro vídeo que eu assisto e já AMEI, pois nele consta algumas coisas que desejava saber. Estava aí em Genève realmente cidade cara de se viver.
Oi, Luana.. Obrigada :) Pois é, bota cara nisso! Ainda bem que a França está aqui do lado pra salvar de vez em quando! Beijos.
Jeito convincente de falar e o bom conteúdo resulta na importante informação . Aliás , é uma boa estender para o objetivo educacional , tão importante para o brasileiro . VC pensou bem!
Nas exatas , a escola politécnica de Lausanne , aí perto de Genebra , tem boa fama . Para cursar um mestrado , nesta instituição , vc acha que seria mais barato o aluguel em Lausanne ? Parabéns pelo vídeo . Abraços . Claus .
Obrigada pelo comentário :)
Sim, a politécnica de Lausanne e também o Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH) são excelentes para exatas. A de Zurich é considerada a melhor instituição de ensino do país.
Os alugueis são bem caros. Inclusive, porque tanto Genebra quanto Lausanne vivem uma constante excassez imobiliária. É super difícil encontrar apartamento. Uma opção para os estudantes é alugar um quarto na casa de alguém ou viver em uma residência universitária. No meu tempo de estudante, fiz os dois. Sai bem mais barato que alugar apartamento. As residências universitárias são, sem duvida, a opção mais econômica. Em Genebra, apenas como exemplo, eu pagava CHF530 por mês (com cozinha e banheiro compartilhados). Acredito que os preços em Lausanne sejam bem parecidos.
Abraços, Vivi.
Estive em Genebra realmente custo de vida é muito caro minha filha mora ai
Vivi, eu amo a Suíça mas não posso viver aí pois não tenho documentação devida e não tem como viver assim ... e não sou casada com um europeu, é o caminho de muitos mas no final fica complicado. Com isso vou me contentando com os vídeos ou com viagens quando possível. O Brasil está cada dia mais complicado mas aqui vivo com dignidade coisa que aí sem documentos isso não é possível. Un baiser .
Oi, Luana.. Eu também não sou europeia e nem sou casada com europeu. Quando vc vem para estudar, ganha um permis de estudante, que te da o direito a ficar pelo tempo do estudo. Eu, graças a Deus, consegui trabalho e tô ficando, mesmo após o fim do mestrado. Enfim, não precisa se preocupar com isso. Sendo aprovada na universidade, vc conseguirá residir aqui legalmente :) Bjos.
Obrigada Vivi, um grande abraço. Com seus vídeos consigo matar um pouco, da saudade que sinto da Suíça cidade do meu coração.
Primeiro vídeo que assisti e AMEI
Oi, Larissa. Muito obrigada :) Beijinhos, Vivi
Quando vai sair o vídeo sobre trabalhar na Suíça?
Muito obrigado pelo vídeo... Falando nisso tenho muita vontade de estudar, trabalhar e morar na Suiça... Haha.. no momento sou graduando em filosofia
Oi, Mikahel. Obrigada pela comentário. Então, a vontade já é um começo, né? hehe Fazer um mestrado na Suíça pode facilitar bastante para que consiga trabalhar e morar aqui depois. Boa sorte! Abs, Vivi
adorei o seu vídeo!!! você poderia deixar o link que explica sobre as bolsas?
Oi vivi, gostei muito das dicas que voce deu, eu ja estou em genève e sou formado em eng mecanica na federal de pernambuco, tenho um ingles razoável e pretendo tambem fazer um mestrado, gostaria de saber se vc conseguiu a permissao pra trabalhar com o título de mestra aqui na universidade de genève, e quais as dificuldades que voce teve pra conseguir trabalho. Obrigado.
Oi, tudo bom? Olha, não. Infelizmente, o fato de ter feito mestrado aqui não me deu permissão para trabalhar no país. Como vc mora aqui, posso falar suissês. O visto de estudante te dá o permis B para formação e, com ele, vc tem direito de trabalhar uma carga bem limitada de horas semanais. Ou seja, impossível para arrumar um emprego com carga horária normal. Aqui na Suíça a regra é mais ou menos assim: primeiro os empregos vão para os suíços, depois para os europeus e depois para o restante das nacionalidades. Os empregadores realmente precisam comprovar que eles entrevistaram possíveis candidatos e que, por não terem encontrado nem um suíço e nem um europeu, eles escolheram um brasileiro, angolano, etc. Ou seja, é bem complicado, principalmente para profissões em que a oferta de mão de obra é grande. O meu caso é diferente pois eu trabalho pra ONU, que não precisa seguir a regra suíça. Eles podem e devem contratar pessoas das mais diferentes nacionalidades. Eu nem tenho um permis, mas uma carte de légitimation, que é a "identidade" dos que trabalham em organizações internacionais. Deu pra entender? Espero que sim! Qualquer coisa é só mandar outra mensagem 😊 Bjinhos, Vivi
Adorei seu vídeo! Parabéns pelo canal
Obrigada, Maykon! 😊
muito legal suas informações
e parabéns pelo canal.
Muito obrigada, Wellington. Abraços, Vivi.
Muito interessante e esclarecedoras suas informações.
Obrigada, Rosa. Fico feliz que tenha conseguido esclarecer algumas informações. Abraços, Vivi
Oi, parabéns pelo vídeo, gostei e muito. Sou da Guiné-Bissau, fiz a minha graduação na USP em Relações Internacionais, atualmente moro em Lisboa e faço mestrado. Gostaria de saber do processo para ingressar no mestrado ou no doutorado na área de ciência política ou Relações Internacionais na Universidade de Genebra e saber também se é possível trabalhar nas OI depois de curso por muito tempo. Obrigado.
Olá. Sou angolano(Angola), e finalizando a universidade(graduação) em contabilidade e auditoria.
Quero saber, como é estudar e trabalhar na Suíça sendo africano?
Oi Rodrigues. Tudo bom? Olha, acho que a dificuldade é a mesma que pra mim, brasileira. A Suíça é um país MUITO fechado. Eles devem dar prioridade aos suíços e europeus nos processos de recrutamento. Caso você tenha uma profissão muito específica em que eles tenham carência de profissionais (ex: médico), facilita um pouco. Caso contrário, é MUITO difícil conseguir acessar o mercado de trabalho. Uma opção é trabalhar para uma organizaçao internacional (OI). Esse é o meu caso. Genebra, por exemplo, possui várias agências da ONU. As OIs são como um mundo à parte e não precisam (e não devem) seguir a regra suíça de contratar nacionais ou europeus. Se tiver qualquer outra dúvida, fique à vontade para enviar mensagem. Fico muito feliz de ter angolanos fazendo parte do canal :) Abraços, Vivi.
Zoropando a cruz vermelha se encaixaria como uma dessas OIs ?
Ola vou formar em direito esse ano, e estou indo para a suiça com passaporte europeu, tem alguma pos graduação ou alguma forma que possa ser utilizado o meu curso ai na suiça ?
Oi, Victor. Tem sim! Eu não tenho passaporte europeu, me formei no Brasil e consegui fazer o mestrado aqui na Suíça sem nenhum problema. Eles vão avaliar suas notas e toda a documentação enviada. Boa sorte! Abs, Vivi
Fala como faz para trabalhar na ONU e se estrangeiros têm mais dificuldade de encontrar acesso ao mercado de trabalho na Suíça.
Muito bom vídeo, tenho muito interesse em estudar em algum país ai da Europa, como vou iniciar um mestrado aqui no Brasil esse ano planejo então fazer um PHD ai, suponho que as exigências que você citou para o mestrado são as mesmas para um PHD
Oi, William. Obrigada pelo comentário. Não conheço muito as regras para o doutorado. O que sei, pelo que muitos amigos comentam, é que é importante encontrar um professor que se interesse pelo seu tópico de pesquisa. Então, se pretende mesmo fazer um PhD por aqui, tenta já ir buscando possíveis orientadores. Pelo que sei, esse é realmente o passo inicial. Existem também doutorados em que não é o aluno que sugere o tópico, mas sim os próprios institutos de pesquisa. Daí, então, você participa do processo seletivo pela vaga. Se tiver qualquer dúvida específica, fique à vontade para entrar em contato. Mesmo não sabendo a resposta, posso tentar conferir com amigos que tenham a experiencia do doutorado. Abraços, Vivi.
Se Deus quiser ano que vem vou fazer meu intercâmbio pra aprender esse tal de inglês.
Que legal, xará!! Faz sim. é legal demais. Já fiz vários intercâmbios. Ajuda demais a pegar fluência na língua. É realmente a forma mais rápida de aprender. Sucesso :) Vai pra onde, aliás?
Zoropando até agora Irlanda, to vendo os preços pelas agências. Carooooo
Bom dia , gostava de saber qual o nome do site que comenta, boa tarde e muito obrigado
Kkk bom dia ou boa tarde ?
Seria realizar um sonho
Verdade, Abadia. Para mim foi mesmo um sonho realizado :)
Oi! Teria como eu tirar algumas dúvidas com vc por email? Recebi minha aceitação pra mestrado na Universidade de Genebra semana passada e agr to correndo atrás para tentar viabilizar esse "projeto". Ainda tenho algumas dúvidas sobre a vida em Geneva, sobre a universidade... e uma opinião de qm já viveu tudo isso seria super bem vinda! Ajudaria demais msm! Brigadão!
Oi Guilherme. Claro que sim! Melhor, na verdade, pelo chat do instagram. Manda mensagem lá que te respondo: @zoropando
@@zoropando880 Ahh ótimo! Vou mandar mensagem lá.. Brigado hein!
Digita ai o site para verificar bolsas, obrigado!
Oi, é esse aqui: scholarship-positions.com
Achei esse site aqui também: www.topuniversities.com/student-info/scholarship-advice/international-scholarships-brazilian-students
Otimo video! voce poderia me enviar o link do site de bolsas vlw :)
Olá, gostaria de saber como é a área jurídica na Suíça.
@zoropando gostaria de saber de o tecnólogo pode ser aceito para mestrado como no brasil e aceito
Fala sobre medicina e muito difícil?
Vivi, minha área é de humanas desejo fazer um mestrado em linguística será que esta seria uma boa universidade ???? estive aí em 2010 e depois voltei em 2016 . Cidade linda amo Suíça.
Oi, Luana. Poxa, nao conheco ninguém da área de linguística, mas a universidade é bem reconhecida internacionalmente. Achei o site do departamento de linguística da universidade de Genebra. Dá uma olhada e vê se tem algum curso que te interessa: www.unige.ch/lettres/linguistique/welcome/ Se precisar de ajuda, me fala.. Mas realmente, nessa área, não conheço ninguém.
Beijos, Vivi.
Obrigada por sua atenção, au revoir !!
Obrigada pelas informações, estou pensando em fazer o doutorado em Relações Internacionais aí na Suíça, não tenho visto e tenho mil dúvidas sobre minha possibilidade de permanência aí, desde como conseguir me inscrever, etc. Tenho família que mora aí, o que ficaria mais fácil. Poderia entrar em contato direto com você para tirar algumas dúvidas?? Tem um e-mail?? Obrigada!
Oi, Eliete. Claro, sem problemas! Pode mandar mensagem sim! :)
devo entrar em contato com a embaixada ou consulado suíço aqui no brasil e solicitar um visto? Sé passei do prazo que é só ate dia 15 de fevereiro, quando conseguirei me escrever novamente vivi ?
O visto de estudante é concedido depois que a universidade te dá um papel confirmando que vc foi aprovado. Esse papel, juntamente, com outros documentos, serve para vc ir ao consulado solicitar o visto de estudante. Existem vários outros tipos de visto, mas vai depender de muitas situações particulares (como ser casado com uma suíça, por exemplo). Como brasileiro, vc pode ir à Suíça sem visto e ficar por 3 meses como turista. Entre em contato com a universidade e veja se eles já tem o próximo prazo para inscrição. De qualquer maneira, não deixe para última hora, pois acredito que, assim como para o mestrado, eles vão exigir documentação que leva tempo para preparar (ex: transcrição juramentada do histórico escolar). Uma saída para o seu caso pode ser se matricular em um curso de francês e pedir o visto de estudante em função do curso. A Universidade de Genebra também possui cursos de idiomas. Espero ter ajudado, Luan. Qualquer outra dúvida, entre em contato! E não esqueça de olhar certinho quais são os requisitos para o bacharelado (eu fiz mestrado e desconheço tudo o que é necessário para entrar como graduando).
Luan, dá uma olhada no site da unige. Nessa página, tem a condição de matrícula separada por país: www.unige.ch/admissions/sinscrire/bachelor/liste-pays/
Aparentemente, vc precisa fazer esse "ECUS", antes de solicitar a matrícula. Enfim, olha com bastante cuidado tudo o que é necessário. O deadline de inscrição é quando vc já tem tudo pronto para se candidatar. Bjs, Vivi
Olá! O visto de estudante que você conseguiu te permitia trabalhar? Porque estava pesquisando a respeito e li que pessoas de fora da UE só podem trabalhar depois de 6 meses 😨
Oi, Maria. É isso mesmo. O visto não permite trabalhar. No entanto, conheco muitas pessoas que encontraram estagio ou side jobs como, por exemplo, baby sitter nesse periodo. Eu fiz os dois. Trabalho, trabalho mesmo, não é permitido, pois há um limite de 15 horas por semana, o que é bem dificil de conseguir. A boa noticia é que se vc fizer um estagio (na maioria das vezes nao remunerado), ele pode acabar virando um trabalho real quando se formar. Esse foi o meu caso. Espero ter respondido sua questao. Qualquer outra duvida, só falar! Abraços, Vivi.
Muito obrigada pela resposta! Abusando mais um pouco, então tem como conseguir algum tipo de trabalho antes dos seis meses que se enquadre no limite de 15h (side jobs que chama)? Porque vou aplicar para alguns mestrados e tô guardando um dinheiro para o início... mas viver 6 meses sem trabalho nenhum é difícil kkkk. Sabes algum site oficial que fale especificamente sobre isso? Obrigada de novo!!!
Entao.. assim, teoricamente, nao pode! Nos 6 primeiros meses, vc realmente nao pode trabalhar. Essa é a regra. Porém, na prática, muita gente nem sabe ou nao liga pra essa regra. Se vc trabalhar de baba, por exemplo, dificilmente alguem vai te registrar. Entao, nao faz diferença. Eu trabalhei em uma ONG que nao me declarava. O governo suiço nunca soube que eu trabalhei nos 6 primeiros meses. No entanto, se for uma empresa que registre os funcionários, dai eles terao que informar ao governo e ai vc nao podera trabalhar. hehe meio confuso, mas deu pra entender?
www.unige.ch/dife/carriere/etudiants-jeunes-diplomes/ma-future-carriere/permis-de-travail-pour-les-etudiants-etrangers
Ah, então nesses 6 meses há a possibilidade de empregos não registrados. Daí não precisa de todo trâmite de adquirir a permissão para trabalhar. Obrigda pela luz no fim do túnel. Já tinha ficado meio desanimada. Obrigada de verdade!!
Imagina, sem problemas. Conheço várias pessoas que conseguiram trabalhar nos 6 primeiros meses. As proprias universidades normalmente oferecem uma pagina web para anuncios desse tipo de trabalho (graconete, professora particular de idiomas, etc.). Se tiver interesse de trabalhar como baba tem essa pagina babysitting24.ch, que é bem facil de anunciar. Estou indicando, pois usei e deu certo. Enfim, qualquer outra dúvida, é so falar. Bjos.
A Vivi eu fiquei com uma dúvida. Sou formado em administração e medicina, possuir inglês e francês avançados (preciso tirar os certificados apenas), tenho passaporte da UE. Pretendo fazer um mestrado ou em cuidados paliativos ou em saúde pública para tente uma vaga futuramente na OMS quem sabe. Vc sabe me orientar em quais cursos de mestrado seriam interessantes? Muito obrigado desde já
Oi Pedro. Tudo bom? Olha, acho que depende da sua área de interesse. De uma forma geral, vejo MUITA gente na OMS que tem mestrado em saúde pública. É mais amplo e te abre várias portas, mas também tem mais concorrência, né?!
Se o seu objetivo é trabalhar na OMS, escolhe a área e se inscreve pra um programa de estágio quando estiver perto de terminar o mestrado. Esse é o meio mais "fácil" de entrar. Não conheço ninguém da "nova geração" que tenha entrado sem antes ter feito estágio. Espero que tenha ajudado. Qualquer dúvida, é só mandar mensagem! 😊
olá, tenho intensão de fazer um curso de idioma pra depois fazer uma especialização tudo na suiça, mas tenho filhos menores.
me pergunta é:
Meus filhos menores podem me acompanhar?
Eles teriam direito a estudo ou terei que pagar?
Em meu caso terei que fazer francês na Suiça e depois então fazer meu curso de especialização. É possivel? Seria particurar...
Agradeço muito se você poder me ajudar.
Grattidão
Oi, Jacqueline. Tudo bom? Olha, pelo que li, você teria direito a trazer seus filhos sim. O único problema é que, como estudante, você só pode trabalhar legalmente por no máximo 15 horas por semana. Ou seja, fica bem difícil sustentar uma família com o alto custo de vida no país trabalhando tão pouco. Sobre os estudos deles, não achei nenhuma informação a respeito, mas tentarei encontrar e te retorno, ok?! 😊
Várias infos vc pode encontrar no site swissinfo.ch.
"Les étudiants ont le droit de travailler, mais pas plus de 15 heures par semaine. Au-delà, ils sont considérés comme imposables et doivent obtenir un permis de séjour correspondant à leur situation. Les époux et épouses de personnes étudiant en Suisse, de même que leurs enfants à charge, ont le droit de séjourner en Suisse, mais ne sont autorisés à y travailler."
E só pra ficar claro que para conseguir o visto de estudante primeiro vc deve ser admitida por uma escola. Depois, com a carta de aceitação dessa escola, você solicita um visto junto ao consulado suíço. Eles, então, vão analisar o seu pedido com base em diversos fatores.
Olá vivi, o processo para entrar na universidade de genève com o curso de medicina não está mais ativo? Tenho um parente que está a minha espera ai, como faço?, primeiramente eu me escreve no site da faculdade que pelo que vir só vai até dia 15 de fevereiro? tenho o ensino médio completo aqui. Inscrição pessoal para autorização de residência? e como consigo o visto de estudante vivi ?
OI, Luan. OLha, o processo para bacherelado é bem diferente e confesso que não conheço muito bem. Vi no site que realmente terminou no dia 15 de fevereiro. Então vc deverá esperar o novo processo seletivo. Mas veja com antecedencia tudo o que precisa, pois leva tempo para preparar os documentos. O visto de estudante vc só consegue depois que já possui a aprovação da universidade.
So da para estudar na Suiça só mestrado? Como faz para começar do zero tipo um curso mesmo é possível ?
Oi! Achei muito interessante suas informações e adoraria conversar melhor com você, é possível? Penso em estudar na universidade de Genebra, mas ainda tenho muitas dúvidas. Você poderia disponibilizar um e-mail ou uma via onde consigo me comunicar melhor contigo? Grata desde já ;) Morgana.
Oi, Morgana. Claro! Pode enviar email para zoropando@zoropando.com. Se preferir, tem a página do Zoropando no Facebook. Podemos falar pelo chat lá. Enfim, como preferir! Bjs, Vivi
Minha dúvida é onde aqui no Brasil ir pra iniciar um processo para entrar em uma universidade Suiça ou tem que entrar direto no site das universidades. porque tem interesse em fazer um mestrado ou pós-graduação aí na Suiça.
Oi, Cledineudo. O processo é direto com a universidade em que pretende fazer o mestrado. No Brasil, existem as bolsas CAPES e CNPQ e aí eu não sei como funciona o processo. Só sei que, normalmente, vc precisa voltar ao país após o período do estudo. Como a minha ideia sempre foi ficar aqui para trabalhar, a bolsa brasileira não me interessava. Então, o processo foi todo feito diretamente com a Universidade de Genebra. Espero que tenha esclarecido. Qualquer outra dúvida, fique à vontade para escrever. Abraços, Vivi
Olá Vivi obrigado pelo retorno, mais esse primeiro contato com a universidade Suiça é via e-mail? O que exatamente precisa nesse primeiro contato? Tenho muitas dúvidas em relação as documentações que precisa ser enviadas pra universidade? Todas elas pedem os mesmos documentos? Em 2019 pretendo ir na Suiça a passeio.
Na verdade, o que vc precisa fazer é pegar todos os documentos necessários e enviar a universidade. Em algumas delas o envio será por email, em outras será por plataformas online. O melhor é você dar uma olhada no site da universidade e buscar pelo mestrado específico que pretende fazer. Lá, irá encontrar as informações pertinentes. É que não existe, pelo menos na universidade de Genebra, um email ou um contato único. Você tem que procurar pelo contato específico do departamento em que deseja estudar. Aqui está o link dos mestrados na Universidade de Genebra: masters.unige.ch. Olhando pelas áreas de estudo, você encontrará as infos sobre deadline e processo seletivo.
Obrigado pelas dicas.
De nada :) Espero ter esclarecido as dúvidas.
Ola. Eu gostava de saber se você sabe quais sao os varios cursos profissionais existentes na Suiça? E se esses se pagam? Ja procurei informações mas nao encontro nada onde diga quais sao os cursos
E gostava também de saber se os estudantes emigrantes que nao têm pais na Suiça recebem algum tipo de bolsa?
Oi Diana. Em que sentido você quer saber se os cursos se pagam? Não entendi muito bem. E de quais cursos profissionais você está falando - universitários ou em geral? Em relação a bolsas, existem alguns critérios para a concessão. No entanto, o fato de vc não ter pais na Suíça não entra nesse critério, pois mesmo fora do país, em teoria, eles poderiam te ajudar a pagar o curso.
Nesse site aqui você vai encontrar mais infos sobre bolsa: www.sbfi.admin.ch/sbfi/en/home/bildung/scholarships-and-grants/swiss-government-excellence-scholarships-for-foreign-scholars-an.html
E também no site das universidades diretamente. Aqui você vai encontrar as infos sobre bolsas na Universidade de Genebra (UNIGE): www.unige.ch/dife/sante-social/aides-financieres/bourses
Beijinhos, Vivi
@@zoropando880 muito obrigada!
O que eu gostava mesmo saber é quais sao os varios cursos profissionais (que não é necessário universidade e onde se faz escola ao mesmo tempo que se faz estágio) pois falam desses cursos em vários sites e dizem que podemos escolher mais de 300 profissões mas não dizem quais sao os vários cursos
E gostava de saber se esses também se pagam ou so os da universidade?
@@dianafscosta OI, Diana! Olha, eu confesso que não sei muito sobre os cursos profissionalizantes fora das universidades. Sei que realmente tem vários e parece que vc tem que escolher muito bem, pois tem muita gente que faz esses cursos tentando entrar no mercado suíço, que paga salários elevados, e acaba tendo dificuldade de se inserir depois, já que a concorrência, dependendo do setor, é bem grande. Isso foi o que escutei, principalmente de pessoas que fizeram formações relacionadas a montagem de relógio. Bom, mas encontrei esse link aqui: www.orientation.ch
Espero que nele vc encontre os cursos profissionalizantes que procura. 😊
@@zoropando880 muito obrigada pela ajuda 😘
Qual idioma e falado nas faculdades? Alemão ou o inglês já. Padrão?
Oi, Vitor Hugo. Depende da faculdade e depende de onde na Suíça vc estiver. O meu mestrado foi em inglês e cursei algumas aulas facultativas em francês. Dá uma olhada na universidade e no curso que te interessa. 😉
@@zoropando880 olá, bom dia, e a sou cidadão europeu, pretendo cursar TI mas não decide a cidade ainda, vou com minha namorada ela tbm pretende cursar TI. Se puder fazer um vídeo especificando algumas áreas de ensino nas faculdades. Se não for muito informando ☺️
Olá Vivi tudo bem, obrigada pelo vídeo. Você poderia me dizer quanto tempo demourou o seu visto? Ou seja quanto tempo de espera depois de ter feito o pedido na embaixada . Agradecia uma resposta 🙏😘
Oi, Evelyne. Tudo bom? Não lembro exatamente quanto demorou, mas sei que foi relativamente rápido. Talvez 1 mês e pouco. Pelo que me foi explicado, o consulado da Suíça na sua cidade envia o passaporte para Berna, a capital do país, para a emissão do visto. Por isso, nada é muito rápido. Posteriormente, quando você chega na Suíça, você deve regularizar a sua situação junto ao seu cantão, já que o visto é apenas um visto de entrada. Ele não cobre todo o período do estudo.
@@zoropando880 Tudo bem obrigada. Muito Obrigada pela resposta. Vivo em Portugal e fiz o pedido de visto de estudante para Suiça há 3 meses atrás e tá demorando muito. Estou ficando ansiosa 😁.
Espero que tudo corra bem🙏.
Beijinho 😍❤
Oi, Evelyne. Dá uma ligada para o consulado. As aulas já vão começar, né?! Estou torcendo para que dê tudo certo!!
@@zoropando880 oi Vivi, já está resolvido, depois de 3 meses de espera finalmente consegui o visto, muito obrigada pela sua atenção. Você poderia me passar o seu email? Queria te fazer algumas perguntas 🙏😊
E para quem tem interesse em fazer bacharelado? É necessário fazer um curso preparatório caso não atenda as notas?
Oi, Mickael. O processo para bacharelado é bem diferente e confesso que não conheço muito bem. Nessas página aqui, no site da Universidade de Genebra, você vai encontrar informações específicas sobre a seleção para o bacharelado: www.unige.ch/etudiants/bachelor/#toc7 . Pelo que li, os brasileiros devem apresentar o certificado de conclusão do ensino médio e também o resultado de uma prova, chamada ECUS. Mais info aqui: www.unige.ch/admissions/sinscrire/bachelor/ecus/ Espero ter ajudado. Abraços, Vivi.
@@zoropando880 Muito obrigado pela ajuda 😊
@@mickaelcunha3031 de nada! ;) Boa sorte!
Qual o link mesmo que vc citou no vídeo para saber sobre as bolsas?
OI, Vitor. Citei o Scholarship Positions. O link é esse: scholarship-positions.com Abs, Vivi.
Oi! POr gentileza, poderia informar se tendo técnologo pode fazer pós graduação na Suíça ?
Oiii, você poderia me dizer o que é esse “tokel”? E se tem como fazer um mestrado em direito em Genebra, por favor? Caso não saiba, onde posso obter essas informações? Obrigada
Oi, Conceição. Tudo bom? Acredito que esteja se referindo a prova de inglês. Se for isso, existem algumas delas, como o TOEFL e o TOEIC. Isso se aplica quando o mestrado é em inglês e você precisa comprovar que possui nível suficiente para seguir as aulas nesse idioma. Se o mestrado for em outra língua, isso não se aplica e provavelmente será pedido um outro exame. No caso do francês, por exemplo, é o DELF. Cada universidade exige uma documentação específica e uma nota diferente nas provas de idioma. Para saber qual a documentação exigida pela universidade na qual deseja estudar, sugiro acessar o site da mesma e buscar as informações. O site da Universidade de Genebra é www.unige.ch/etudiants/master/
Espero que tenha ficado claro. Qualquer outra dúvida, é só mandar mensagem, ok?! 😊
Muito obrigada pela ajuda! Deus te abençoe. Andei dando uma pesquisada e vi que pra mim a melhor universidade é a de Lausanne. Mas não consigo ver como faço pra me inscrever em um mestrado na área de direito (criminal) de preferência pra ela. Quanto paga e qual o nível de francês... se puder me ajudar eu agradeço demais 😍
Oi, Conceição. Pelo que li, o curso custa CHF580 por semestre (www.unil.ch/immat/fr/home/menuinst/futurs-etudiants/sinscrire/les-taxes-semestrielles.html). Quanto ao nível de francês, parece que eles exigem C1. Dá uma olhada no site (www.unil.ch/ecolededroit/Master/Droit) e qualquer dúvida aconselho entrar em contato direto com eles para ter certeza das exigências. 😊
Quando vc foi, tinha passaporte europeu?
OI, Heliton. Tudo bom? Meu mestrado foi de 2015 a 2017. Não tenho passaporte europeu não. 😊
@@zoropando880 obrigado
Vivi, te conheci apelo seu canal no Instagram e adoro seus posts. Estou procurando bolsas de mestrado na Europa, na área jurídica e/ou de relações internacionais, mas, como na Suíça as bolsas são mais restritas, sabe dizer de alguma outra forma de financiamento? Fazendo um mestrado como esse que vc fez, vc diria que teria emprego "garantido" depois? Tenho tantas perguntas, rs! Obs.: seu canal é ótimo. Beijos
Obs.: Alguma ideia de como ir estudar na Suíça com bolsa ou a trabalho?
Oi, Livia. Tudo bom? As próprias universidades possuem programas de bolsa, mas não sei de outras formas de financiamente. E não! Emprego não é "garantido", especialmente porque sem a cidadania europeia é praticamente impossivel trabalhar na Suíça - com exceção das organizações internacionais. Dá uma olhada no site que eu menciono no vídeo, o ScholarshipPositions.
Mas, olha, fiquei sabendo que não é tao dificil assim conseguir bolsa da Universidade de Genebra depois que vc já esta inscrita no mestrado. Tenho uma amiga que explicou que estava em uma situacao dificil, e a faculdade deu a tal da bolsa. Mas, é claro, é complicado saber se vai mesmo conseguir.
Se quiser, manda um direct no Instagram. Podemos falar por whatsapp, se tiver outras dúvidas. E obrigada por acompanhar o canal e o Insta. Beijinhos!!
e depois de um mestrado ou doutorado um estrangeiro pode dar aula?
Oi, tudo bom? Olha, independente da área, trabalhar na Suíça sem o passaporte europeu é BEM difícil. Acredito que no mundo acadêmico seja a mesma coisa. A prioridade do mercado de trabalho é para os suíços e posteriormente para os europeus. Apenas se eles não conseguirem preencher a vaga com essas nacionalidades é que eles irão abrir para outras. Espero ter esclarecido! Abraços, Vivi.
Vc é formada em Relações internacionais?
Oi, Carlos Eduardo. Tudo bom? Sou formada em comunicação, tenho pós em marketing e mestrado em saúde global. Estudei durante 3 anos pro concurso da diplomacia (fiz muuuuuitos cursos em relações internacionais), mas acabei vendo que não era bem isso o que queria. Grande abraço, Vivi
Você fez mestrado em que área?
Oi, Isabella. Eu fiz em saúde global. Terminei, graças a Deus! hehe :) Agora eu só estou trabalhando.
Certificado nota 100? Qual certificado?
Oi, Wilton. Algumas universidades exigem nota 100 no TOEFL. Essa foi a nota exigida pela Universidade de Genebra e vi várias outras exigindo a mesma nota. Outras exigem bem menos..
#zoropandocomchocolate
Me passa seu wpp?
Oi Amanda. Me manda uma mensagem pelo instagram @zoropando. Te passo o WhatsApp por lá! beijinhos.
Faz um vídeo sobre trabalhar na Suíça pf. Agradecida