Os soldados esquecidos da borracha

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 19 ก.ย. 2024
  • Em 1943, 55 mil nordestinos embarcou em uma viagem de sete meses até a Amazônia para cumprir um dos acordos firmados entre Brasil e Estados Unidos: extrair borracha para fomentar a indústria bélica americana e assim derrotar os países do Eixo. O episódio é conhecido como "A Batalha da Borracha".
    Setenta anos depois, os pouco mais de 5.500 "soldados da borracha" sobreviventes sonham em ter o mesmo reconhecimento que os ex-combatentes brasileiros obtiveram após a vitória dos Aliados na Segunda Guerra.
    Leia mais: folha.com/no157...
    --------------
    Fotografia: Marlene Bergamo
    Reportagem: Lucas Reis
    Edição: Giovanni Bello
    --------------
    Inscreva-se no TH-cam: goo.gl/jnm944
    Facebook: / tvfolha
    Google+: www.google.com...

ความคิดเห็น • 25

  • @Sarah-yx8tt
    @Sarah-yx8tt 7 ปีที่แล้ว +12

    os professores não incentivam os alunos a serem cidadãos de verdade sou aluna tenho 13 anos e minha professra só contou o que foi o agordo de Washington e não falou realmente o absurdo que foi feito que foram 55mil soldados que ficaram sem remuneração

  • @Franciscaviriato06
    @Franciscaviriato06 3 ปีที่แล้ว +4

    O primeiro que falou era meu papai Manoel Nóbrega Viriato, residia em PV, mudou para Manaus - Am, em 2013. Faleceu em 22/12/2017. Somos seis filhos: Fco da S.V., Fca. Tereza Viriato, Fca. R. V., Fca. Mirian da S.V., Fca.Ma V. do Nasc., o filho mais novo Fco. Luiz da S.V. a gente cresceu ouvindo a história do soldado da borracha...nosso pai nos contava sempre que tinha oportunidade... 🤔

    • @Andrerenatoro
      @Andrerenatoro 3 ปีที่แล้ว +1

      Oi Francisca sou de PVH e tive a honra de conhecer o seu pai grande homem, meus sentimentos não sabia que ele tinha falecido o meu avô foi maquinista da Estrada de ferro madeira Mamoré

  • @angelofreela
    @angelofreela 9 ปีที่แล้ว +10

    Excelente matéria...mais uma vergonha na História...

  • @lucaspaulis533
    @lucaspaulis533 9 ปีที่แล้ว +8

    Tinha q ensinar isso na escola, na parte de participação do Brasil na segunda guerra...eh uma pena q esses profissionais fiquem anonimos...

    • @mathalves6642
      @mathalves6642 7 ปีที่แล้ว +1

      Lucas Paulis na minha escola estamos aprendendo isso

    • @susu-ou4il
      @susu-ou4il 3 ปีที่แล้ว +2

      aprendendo na escola nesse exato momento no ead

  • @Ancaroliveira
    @Ancaroliveira 9 ปีที่แล้ว +11

    Mais uma vergonha nacional:(

  • @Help_Tutoriais_Oficial
    @Help_Tutoriais_Oficial 9 ปีที่แล้ว +1

    ótima matéria parabéns folha

  • @EGregorio78
    @EGregorio78 9 ปีที่แล้ว +6

    55 mil soldados embarcou ? Cadê o corretor?

  • @bustamantemarcio
    @bustamantemarcio 9 ปีที่แล้ว +4

    Só uma correção sobre uma das afirmações do Frederico: os soldados da FEB foram desmobilizados e, igualmente, deixados de lado pelo Estado - ao contrário do que ele afirma em 3:05. A matéria insiste na informação equivocada de que os febianos contaram com respaldo do Estado desde a volta em 2:54. Esse grupo também só conquistou os direitos de pensão com a CF88.

    • @fredericoalex1
      @fredericoalex1 9 ปีที่แล้ว

      Meu caro Márcio, acredito que esteja equivocado, os Ex-combatentes recebem benefícios do Estado Brasileiro desde o fim da Guerra. Benefícios que vão de isenção de inscrição em concursos públicos, acesso a cargos públicos sem concursos (CF/1946), facilitação no financiamento da casa própria, aposentadoria aos 25 anos de serviço, entre outros( Vide lei nº 4297 de 1963). A Lei nº 5315, de 1967 já trazia benefícios específicos a estes sujeitos. Cabe destacar, que o Estado Brasileiro não fez nenhum favor ao ex-combatentes com a CF/88, mas apenas majorou o valor da pensão do para o equivalente ao soldo de 2ºtenente das Forças Armadas. O que afirmamos e que o Estado Brasileiro tem compromissos com as duas categorias e que o tratamento deveria se isonômico, coisa que não ocorreu e não ocorre até os dias de hoje. Em razão do afirmado acima , acredito que você está equivocado ao afirmar que só com a Constituição de 1988 os "Febianos" receberam benefícios. Os Soldados da Borracha sim, passaram a receber tais valores apenas com a Edição da Constituição de 1988 e pela edição da Lei nº 7986 de 1989. Veja que temos uma diferença de pelo menos 22 anos entre as regulamentações.

    • @bustamantemarcio
      @bustamantemarcio 9 ปีที่แล้ว

      Frederico Alexandre Me referi ao direito de pensão, esse sim conquistado pelos febianos em 88. Outros benefícios menores, tais como os que colocou, ao que se acrescenta coisas como isenção de IPTU etc, de fato vieram antes. Mas mesmo assim eram pouco conhecidos e sequer chegavam aos milhares de veteranos espalhados pelo país. Entrevistei vários veteranos da FEB para a minha dissertação e é muito comum nas narrativa casos de ex-soldados que morriam esquecidos e foram enterrados como indigentes.
      Agora, é claro que o Estado tem compromisso de direitos e isonomia com não apenas ambos os segmentos, mas com dezenas de outros mais: indígenas, torturados e perseguidos pelas ditaduras etc. Não neguei isso.

    • @fredericoalex1
      @fredericoalex1 9 ปีที่แล้ว

      Márcio Costa Márcio dê uma olhada nas lei que citei e verá que os pagamentos já eram feitos pelo menos desde 1963. E os benefícios que você considera menores, até hoje não chegaram aos Soldados da Borracha. Eu trabalhei durante muitos anos com o ex-combatentes, pois era responsável pela análise do processo de pensão deles e concordo com sua afirmação que as informações não chegaram a todos eles, apenas discordo de você no sentido de que as pensões começaram a ser pagas em 1988. Inclusive recomenda a leitura dos Atos das Disposições Constitucionais Transitórias no artigo 53 . O que A CF/88 fez foi majorar o valor da pensão do soldo de segundo sargento para o valor do soldo de segundo tenente.

    • @bustamantemarcio
      @bustamantemarcio 9 ปีที่แล้ว +1

      Frederico Alexandre Digo "menor" no sentido de que são direitos pontuais, mas não menos importantes. E definitivamente é algo asqueroso esse desprezo com os soldados da borracha.
      Mas em 1967 o direito de pensão já era algo generalizado? Mesmo para os que foram desmobilizados lá na Itália e nunca mais tiveram qualquer contato com o Exército? Imagino que era algo restrito aos oficiais, aos que conseguiram permanecer no Exército ou Aeronáutica e aos chamados "Patos D'água", não? Isso não atingiu os soldados rasos e o pracinha comum, imagino.

    • @fredericoalex1
      @fredericoalex1 9 ปีที่แล้ว +1

      Márcio Costa
      Oi Márcio, bom dia. Era um direito generalizado sim. O que existia era uma dificuldade de comprovação do serviço prestado junto a FEB. Cabe ressaltar que no seio desta categoria existia uma disputa entre os ex-combatentes que foram para Itália e aqueles que ficaram "combatendo" no litoral do Brasil. Essa disputa interna acabou por causar algumas dificuldades não só na divulgação das informações, bem como, na implementação do pagamento das pensões. Mas de qualquer forma e importante que o pagamento de pensão visa principalmente às praças ou "patos d'água" pois o valor era baixo inicialmente (equivalente ao soldo de segundo sargento) e só em 1988 foi majorado para o valor do soldo de 2ºTenente, consequentemente estes valores não serviam ou não eram aplicáveis aos oficiais. ps: por favor retifique o seu primeiro comentário.kkkk

  • @aviariopeniel5778
    @aviariopeniel5778 ปีที่แล้ว +4

    Quem veio pelo edital do INSS?

  • @gabrielpaixaoful
    @gabrielpaixaoful 9 ปีที่แล้ว +2

    Estado sendo Estado, não adianta esperar muito quando se diz respeito a Estado.

  • @b.baresi6781
    @b.baresi6781 9 ปีที่แล้ว

    Estarrecedor!

  • @franciscasouzadasilva8365
    @franciscasouzadasilva8365 3 ปีที่แล้ว

    paula ,silva. E uma vergonha para o nossos Brasil,os Serregueiros trabalhos milhares de ano.uma grande luta pelo brasil,uma grande conqueta pela Borracha do BRASIL.A Cabou em mada um salario minimo,Defasados tantas luta, e morreram pelo Barrachas de RONDONIA