Ederson Luiz Souza Costa, isso mesmo, quanto mais sabemos mais nós tendi a saber o conhecimento é infinito. E quando lemos vemos em alguns livros a intertextualidade que nós fazem busca outros livros.
É o dilema, quanto mais você aprende, mais você percebe que não sabe de nada. É a proporcionalidade do conhecimento universal aplicado à nossa vida, o quanto sabemos, o quanto sabemos que não sabemos e o que não sabemos que não sabemos na pele.
+Bruno Herbert - Eu compreendo a sua referencia, entretanto é interessante observar que em hebraico podemos ter uma perspectiva diferente da narrativa usual; Considerando o que pode também ser inferido devido às nuances da lingua hebraica, poderíamos concluir que a Árvore da Vida e a Árvore do conhecimento do bem e do mal são a mesma árvore, porém quando vc comia as folhas da árvore vc tinha vida eterna e quando vc comia seu fruto doce vc desobedecia a uma ordem de seu criador e mantenedor e essa desobediência iria te retirar do paraíso e consequentemente vc não teria acesso às folhas que iriam te curar! Algumas coisas que podem ser concluídas desta narrativa bíblica é que dentro do conhecimento pode haver prosperidade ou destruição; se vc escolhe a obediência a critérios pré estabelecidos que historicamente tem produzido bons resultados vc terá uma tendencia de continuar com bons resultados, porém sabendo que a palavra hebraica serpente tem raiz na palavra adivinhação se vc escolhe ignorar o que produziu bons resultados, acreditar em uma mentira e resolve supor que seu Ego é maior do que a verdade factual (ela tinha vida eterna isso é um fato na historia) então torna-se claro que o conhecimento baseado na realidade factual te dá o acesso às folhas (vida eterna) já o conhecimento baseado na mentira+adivinhação te leva ao fracasso e a morte. Podemos traçar um paralelo interessante entre a arvore e a internet... vc escolhe comer o fruto (redes sociais, pornografia, besteirol) ou as folhas (conhecimento e obediência à verdade)
+Repertório básico para debates Se vc acredita no BigBang eu recomendo estes vídeos: th-cam.com/video/UjGPHF5A6Po/w-d-xo.html th-cam.com/video/ymajOjVQPm4/w-d-xo.html th-cam.com/video/dGIb4t-6gZo/w-d-xo.html th-cam.com/video/TrpB0OHc0HU/w-d-xo.html E para finalizar uma das palestras do Dr. Enéas sobre a quantidade de informação que um único cromossomo pode carregar: th-cam.com/video/8OQGUL9ZE0I/w-d-xo.html
+Guilherme Burjato, você deve ter interpretado mal meu comentário. Eu não sou ateu, e entendo que o mundo nunca esteve tão arruinado em burrice e ignorância como em nossa época, inclusive, ou sobretudo, no ambiente universitário. O que eu classifiquei como "mitologia romântica" se refere ao movimento MODERNO conhecido como Romantismo. Ninguém aguenta mais esse mimimi, esse dramalhão mexicano de que conhecer causa sofrimentos terríveis. Só débil mental acredita nisso, ou seja, quem não conhece nada nem é capaz de conhecer.
"Obediência a critérios pré estabelecidos que historicamente têm produzido bons resultados" Esse papo me cheira mal. E pra continuar com o exemplo bíblico, foi esse raciocínio que matou Jesus. Pré estabelecidos por quem? Bons resultados pra quem? O que você chama de adivinhação eu chamo de usar a capacidade que Deus deu ao ser humano de sonhar. Não vejo a narrativa bíblica do Eden como uma ode ao conservadorismo. A vejo como uma crítica à vaidade.
Eu às vezes reflito nesta expressão. Na verdade, é justamente a dúvida o principal motor para ideias filosóficas e científicas. Da mesma forma que ter muitas certezas é a matéria prima da ignorância. Eu desconfio desta frase porque ela é bastante dualista, dizendo, basicamente, que a dúvida é algo ruim e a certeza é algo bom. Acredito que o bom e o ruim estão na forma como você encara as suas certezas e suas dúvidas.
Acho que não.. Esse que você disse é o humilde..... O inteligente é aquele que sabe perceber como as coisas e as pessoas são e funcionam e, geralmente, conseguem pensar em soluções para os problemas..
Quanto mais eu leio, quanto mais eu torno variado meu repertório, quanto mais eu reflito sobre tudo ao meu redor, mais eu percebo que há muito, muito mais por baixo.
Exato. Creio que a humildade venha do conhecimento através do passar do tempo ao chegar a velhice torna a versão daquele arrogante que conhecia pouco, embora desse pouco fosse muito para a maioria e fizesse disso uma arrogância, mas o tempo sendo passado e adquirindo maior aprendizado dia após dia faz da velhice um homem de grande sabedoria detida ao longo da vida e isso gera a genuína humildade através da chegada na velhice do velho sábio do qual reteve a princípio em juventude a arrogância por pouco saber visto como muito e muito saber visto como pouco, durante a sanidade humildade na velhice do velho que pouco sabe, assim sendo sábio.
O conhecimento produz é solidão. E a muitas vezes a aparente arrogância é apenas seu sintoma, sua maneira de gritar a dor. O conhecimento te leva a excluir e ser excluido de alguma forma. Com o tempo a solidão se torna solução dependendo do ambiente em que trafegas. Uma inteligência precisa de outra pra ser reconhecida. Estar em seu habitat é essêncial para a manutenção de alguma saúde mental.
Além de determinada aparência de arrogância, observo que o conhecimento ou a busca incessante por ele, causa solidão intelectual, são pouquíssimos os que conseguem encontrar amigos a seu nível. A maioria consegue, ou tenta, encontrar com quem interagir nas redes sociais, em grupos fechados, etc.
@@alexgarcia6466 vdd mas acrescento que pessoas não tem interesse em algo novo prefere ter mesmos conceitos duro de mais sem se abrir para novos conceitos ,neste caso creio que seja o ego ...abc
Quão difícil é, as vezes, conversar com diplomados, principalmente quando você consegue mostrar para ele que eles são tão gente quanto você é!!! Do ponto de vista deles é uma ofensa, além da prepotência e da arrogância! Experimente mostrar para qualquer profissional a hipótese de que ele pode estar equivocado, sobretudo em humanas, que o ego logo vem a tona!!!
rapaiz eu sou bem burro, mas burro mesmo, pois eu acredito que esse cara não faz video de graça, e pior ainda, eu acredito que esse video seja bem caro!!!
Bem lembrado, ateu militante é uma caricatura disso. Como vi alguém comentar uma vez, é moleque que mal começou o Ensino Médio, mas já se acha o mais legítimo representante dos avanços científicos porque se declara ateu.
"Inteligência não garante que sejamos melhores na vida." Explica o fato de o mundo estar repleto/dominado de/por energúmenos em posições incompatíveis.
Quando vc acumula um determinado patamar de conhecimento e nas conversas as pessoas não conseguem te acompanhar e percebem isso, elas se afastam. Mas acontece não pq vc é arrogante e sim pq num diálogo intelectual algumas pessoas acreditam estarem certas ou terem os melhores argumentos e vc vai lá e refuta sem qualquer chance de réplica.
Todas as pessoas que me chamaram de arrogantes quando eu disse algo que eu conheço porque estudei; só percebí que este tipo de comentário sempre vem de gente que não estudou o que eu estudei. As que tem o mesmo nível de conhecimento que agente ou mais, elas ouvem e trocam assuntos, acrescentam e as críticas são contrutivas; são humildes. O contrário da arrogância de quem se recusa a aprender e tenta diminuir o outro pra fazer calar. Aprendizagem está totalmente ligado à humildade. Andam juntas de mãos dadas.
Todo esse conhecimento que você, que esse ou aquele filósofo e ou outra pessoa tem não é o suficiente pra lidar com as questões de nossas ou suas vidas, isto é: lidar com as intempéries venha de onde vier , ..logo no início você disse o mais importante de seu vídeo...não são as situações pautadas na filosofia e ou qualquer episteme( oh..tô KKK aprendendo) nem sonhava com essa palavra há 3 anos atrás, isto é, finalizando e completando o seu raciocínio. Esse conhecimento teórico apenas vai nos moldando a lidar com as questões que vivenciamos dia a dia, nos ensina a não mostrar o que aprendemos ou sabemos afinal dar aula pro outro é bom em sala de aula fora de sala de aula é não sei não consigo pre julgar o que eu não conheço .....que bom conversar com vc..obrigada professor ...a psicol..explica ...e a pcsica amo ..si é que eu quero ver o que eu vou fazer com tudo isso e aonde vou chegar...🎉abraços! ✌️
Tenho a sensação contrária: de que quanto mais ignorante uma pessoa, mais arrogante, e quanto mais inteligente e conhecedora, mais ciente dos próprios limites.
É mais comum o que falou o Pondé. Ex: Vá na roça, procure pessoas que se quer entraram em uma escola. A grade maioria não são arrogantes, mesmo sendo ignorantes. Ter ciência dos limites, não garante nada, aí já é outro debate que pende para a educação de dentro de casa.
Ter conhecimento e ser humilde e simples isso é ideal porque o conhecimento como diz o professor cortela ele é pra encanta e não pra humilhar as pessoas... abraços
Um dos melhores momentos da vida, é quando encontramos alguém sábio, Humilde e simples, é raro,mas tem, obrigado pelo vídeo.Eu Amo o conhecimento, sempre quero aprender mais sobre a vida.
Este assunto é muito presente em nossas vidas, principalmente no meio corporativo. Hoje vejo que trabalhei com pessoas arrogantes e tenho a impressão que isso possa ter produzido algum trauma em mim, no sentido de capacidade de executar alguma tarefa. Pessoas assim tendem a te colocar em posição inferior o tempo inteiro.
Percebi, ao longo da vida, que capacidade intelectual é o princípio. Inteligência, seria o bom uso dessa capacidade, ou o melhor uso possível da capacidade que se tem. É possível que uma pessoa seja mais inteligente do que outra que, em princípio, é até mais dotada intelectualmente. Já a sabedoria, isso eu não consigo definir, está além da minha compreensão, até porque o mais próximo que eu posso intuir como sendo sabedoria, me foi revelado pelas pessoas mais improváveis.
A última parte me pareceu a mais interessante de todas. Conhecimento por si só é mero conhecimento. E as verdades do outro não são as nossas, portanto, suas experiências também não.
O conhecimento assim como a luz solar, faz você ver mais longe sim, porém se manter constamente nesse lugar pode acabar com as noites, e então você sucumbirá nesse incêndio destruidor da mais nobre das sabedorias; a humildade.
Você é uma pessoa maravilhosa, especial, como sou católica, penso que você é abençoado por Deus, e deve ajoelhar e agradecer e não chorar...Você me faz uma Pessoa melhor, quando ouço você eu tenho uma ótima sensação...obrigada.
Acredito que traz orgulho intelectual quando passamos a ter a convicção de que as nossas ideias são superiores às demais (e, muitas vezes, sem falsa modéstia, nossas ideias são mais profundas e legítimas quando temos "bagagem" intelectual). Entretanto, há um momento na vida que percebemos que nossas ideias não são superiores à vida e que também é interessante simplesmente contemplar a vida, sem a necessidade de filosofar sobre tudo. Nesses momentos de abandono das ideias, de pura contemplação à vida, deixamos um pouco de lado o arquétipo intelectual e passamos a ser o "sábio" ou o "poeta". No conhecimento, admiramos o mundo extraordinário das ideias. Na sabedoria, admiramos a simplicidade da vida. Chesterton é um filósofo conservador que elogia a simplicidade e a humildade. "Há grandes homens que fazem com que todos se sintam pequenos. Mas o verdadeiro grande homem é aquele que faz com que todos se sintam grandes." Chesterton. O gênio Leonardo da Vinci costumava dizer: "A simplicidade é o último grau da sofisticação."
Gostei do seu ponto de vista. Tornamos aquela velha frase, "o problema é que o sábio está cheio de dúvidas, enquanto o tolo está cheio de certezas". Porém, acredito também que vai um pouco mais além. Por exemplo, quando estamos envolvidos com pessoas que não tem o mesmo conhecimento, dificilmente não haverá algum tipo de arrogância, de alguma forma. Acho que não tem como evitar, até que chegue o dia em seremos a gente a se sentir o ignorante, ao tratar sobre algo com alguém que percebemos claramente que o pensamento da pessoa está anos luz de diferença intelectual.
"acúmulo de informações não é sabedoria" O Sábio é humilde O Acumulador de informações é arrogante..... Sabedoria é outro nível.... O conhecedor ainda não atingiu o nível de sabedoria.... É passível de soberba...
Sr. Pondé, como ficar tão inteligente quanto o Sr?? Toda essa classe e elegância ao falar tem que ser passado pra gente que só sabe falar : nóis querer istuda pur quê nóis precisa muito mesmo.
O ruim é qnd chega a nível de conhecimento e para p aí.... O ego bastante massageado,se acomoda ...e aí sim a pessoa sofre dessas coisas...porém qnd chega a nível de saber sobre o q se conhece...VC se torna um sábio... Esse fica acima de quase tudo e pouco sofre...conhecimento não é o mesmo q sabedoria e sim um estágio q vem antes.
O apóstolo Paulo recomendando um tipo de vida que favorece o relacionamento na comunidade cristã em sua primeira carta à igreja de Corinto, no capitulo 8 afirma que o saber ensoberbece, o amor edifica. Muito conhecimento sem sabedoria gera alienação, orgulho e solidão. É preciso ter equilibrio para usar o conhecimento na hora certa, com certas pessoas, no lugar certo. Usar e não ser escravo do saber.
O que me deixa triste não é saber que no futuro morrerei,mas que não terei tempo suficiente para aprender tudo,por isso sigo vivendo com c poco que sei, boa noite para todos
O verdadeiro conhecimento me reduzirá ao pó, pois terei plena certeza da minha finalidade diante da infinidade do conhecimento, não conseguirei me sentir superior e nem inferior ao demais seres mortais, pois sei que cedo ou tarde seremos todos nivelados.
Professor Luiz Felipe, acredito que não sabemos tudo, o conhecimento nunca é demais, sempre haverá algo para aprender e por isso, não devemos ser arrogantes com os nossos saberes. Estamos em um verdadeiro aprendizado eterno.
Eu tenho a hipótese de que a arrogância maior vem do público leigo. Ora, um exemplo: faz alguns anos que venho assistindo palestras sobre a legalização ou não do aborto. Na cadeira de ética, várias leituras foram direcionadas ao tema, e analisadas em sala de aula. Além disso, busquei leituras complementares fora. Hoje eu tenho uma posição a respeito. Entendo que é uma questão complicada, e que há argumentos bons de ambos os lados. A discussão é saudável. Mas o que acontece na prática? Pessoas que nunca leram uma vírgula se posicionando contra ou a favor, com argumentos rasos e fantasiosos. Pessoas cujo conhecimento a respeito foi formado em menos de cinco minutos. O que elas fazem? Brigam por seus pontos de vistas. Quando a mim, se vou falar sobre o tema sou o arrogante simplesmente por utilizar a palavra "argumento". Na boa, arrogância pra mim é ter conhecimento formado em cinco minutos e achar que sabe sobre o tema. Tem coisas que eu estudo a tempos e não opino, pois me acho leigo. Daí vejo pessoas que não leram nada e que saem comentando. Às vezes da vontade de abandonar os livros e passar o resto da vida assistindo Datena e comendo pipoca. O mundo que a gente vai descobrindo conforme lê é cruel demais.
Importante sempre enfatizar também que conhecimento é importante mas está longe de ser tudo, você observa isso na prática no mundo. Sempre evitar a ignorância e buscar a versatilidade das coisas gerais... Seja você uma criança sem nenhum conhecimento de mundo até um sociólogo/filosofo renomado com phd (vale para qualquer área obviamente) ... E muito cuidado com a boca, a verdade dói e pode ter certeza que se você falar a realidade todo momento para as pessoas você será hostilizado.
@@victorbrito8532 para o senso comum, qualquer pessoa que sabe fazer uma conta "de mais" é doido, e teu comentário representa bem o senso comum, tipo assim, o cara sendo uma referência mundial, fazendo DESCOBERTAS na medicina (salvo engano ele era da radiologia) e hj um pela saco qualquer que não arruma a própria cama, diz sem mais nem menos que o cara era um doido, representou bem o senso comum, parabéns !
Prof inspirador; obrigada por compartilhar o saber.
6 ปีที่แล้ว
Reflexão perfeita, embora não tenha como saber se realmente possuo muito conhecimento sobre determinado assunto, tenho plena certeza que as vezes me encontro nas palavras finais do vídeo, um idiota. E quando chegamos neste ponto é que o conhecimento para de evoluir*** Hoje tento ouvir mais e de certa forma olhar os problemas com a visão dos outros que pensam diferente (não é sempre que eu consigo). Meio complicado, mas venho tentando e acreditem, isto te amadurece :)
Quando você tem um certo conhecimento e convive com pessoas que não tem o mesmo conhecimento você se torna arrogante em muitos momentos. Porém se você é uma pessoa que busca conhecimento e sempre tem contato com pessoas que tem conhecimento de coisas que você não tem, você acaba adquirindo uma certa humildade. Como dizem na filosofia: você sabe que não sabe. E nesse processo você pode até se tornar uma pessoa mais compreensível. Claro que em algum momento você será arrogante, não tem pra onde fugir.
Estudar o básico faz você se destacar muito em meio as pessoas. Eu tenho 17 anos e sempre gostei de Filosofia, humanas, no geral. Entretanto, fica meio difícil discutir sobre algumas coisas, por ex: Sobre mulheres ou determinado grupo social, eu n consigo expressar o que penso porque vão me odiar, por ser ofensivo. O que faço?!
Eu estudo a pouco tempo, mas já tenho ideias totalmente contrária ao senso comum, principalmente quanto a democracia. Por que uma pessoa que n estuda, não busca entender, não sabe de nada vota?
Sério, de todos os vídeos do Pondé, na minha concepção esse foi o melhor, foi simplesmente genial. Acredito que falte um pouco mais de debate sobre esse assunto, as pessoas discutem sobre infinitas áreas do conhecimento, mas se esquecem de discutir sobre o conhecimento em si, não usufruindo da capacidade que nos foi dada na evolução para o homo sapiens sapiens de debruçar a inteligência sobre ela mesma. E em relação a vaidade que rodeia o conhecimento, é um assunto de extrema importância, tendo em vista de que vivemos em um mundo cada vez mais competitivo dentro do mercado de trabalho, e claro o que cinta para ser o melhor é justamente ser mais inteligente, acredito que esse seja um dos principais fatores para começarmos a criar essa vaidade sobre a inteligência. No século XIX o que era sinônimo de ser foda era o dinheiro, hoje ainda é, mas do século XX pra cá o dinheiro começou a dividir espaço com outro fator, o conhecimento
O assunto é excelente. Em Platão e Sócrates a busca pelo conhecimento pode ser chamado de areté. Creio que a busca pela humildade, ou o exercício dela também pode ser tratado como areté. Como sempre, vou me colocar numa posição de pensar sobre.
Um pouco conhecimento produz arrogância. Muito conhecimento te mostra o como você não sabe nada.
Ederson Luiz Souza Costa, isso mesmo, quanto mais sabemos mais nós tendi a saber o conhecimento é infinito. E quando lemos vemos em alguns livros a intertextualidade que nós fazem busca outros livros.
O conhecimento nada mais é do que o desespero do homem em se justificar para si mesmo, como tenedor de algum propósito além de sofrer.
É o dilema, quanto mais você aprende, mais você percebe que não sabe de nada. É a proporcionalidade do conhecimento universal aplicado à nossa vida, o quanto sabemos, o quanto sabemos que não sabemos e o que não sabemos que não sabemos na pele.
Sócrates moderno
Comentário bem socrático hahah
Quando você adquire algum conhecimento, sempre é expulso de algum paraíso.
+Bruno Herbert - Eu compreendo a sua referencia, entretanto é interessante observar que em hebraico podemos ter uma perspectiva diferente da narrativa usual; Considerando o que pode também ser inferido devido às nuances da lingua hebraica, poderíamos concluir que a Árvore da Vida e a Árvore do conhecimento do bem e do mal são a mesma árvore, porém quando vc comia as folhas da árvore vc tinha vida eterna e quando vc comia seu fruto doce vc desobedecia a uma ordem de seu criador e mantenedor e essa desobediência iria te retirar do paraíso e consequentemente vc não teria acesso às folhas que iriam te curar!
Algumas coisas que podem ser concluídas desta narrativa bíblica é que dentro do conhecimento pode haver prosperidade ou destruição; se vc escolhe a obediência a critérios pré estabelecidos que historicamente tem produzido bons resultados vc terá uma tendencia de continuar com bons resultados, porém sabendo que a palavra hebraica serpente tem raiz na palavra adivinhação se vc escolhe ignorar o que produziu bons resultados, acreditar em uma mentira e resolve supor que seu Ego é maior do que a verdade factual (ela tinha vida eterna isso é um fato na historia) então torna-se claro que o conhecimento baseado na realidade factual te dá o acesso às folhas (vida eterna) já o conhecimento baseado na mentira+adivinhação te leva ao fracasso e a morte.
Podemos traçar um paralelo interessante entre a arvore e a internet... vc escolhe comer o fruto (redes sociais, pornografia, besteirol) ou as folhas (conhecimento e obediência à verdade)
Custo a entender que paraíso é esse da ignorância, que tantos alegam existir por pura mitologia romântica.
+Repertório básico para debates
Se vc acredita no BigBang eu recomendo estes vídeos:
th-cam.com/video/UjGPHF5A6Po/w-d-xo.html
th-cam.com/video/ymajOjVQPm4/w-d-xo.html
th-cam.com/video/dGIb4t-6gZo/w-d-xo.html
th-cam.com/video/TrpB0OHc0HU/w-d-xo.html
E para finalizar uma das palestras do Dr. Enéas sobre a quantidade de informação que um único cromossomo pode carregar:
th-cam.com/video/8OQGUL9ZE0I/w-d-xo.html
+Guilherme Burjato, você deve ter interpretado mal meu comentário. Eu não sou ateu, e entendo que o mundo nunca esteve tão arruinado em burrice e ignorância como em nossa época, inclusive, ou sobretudo, no ambiente universitário. O que eu classifiquei como "mitologia romântica" se refere ao movimento MODERNO conhecido como Romantismo. Ninguém aguenta mais esse mimimi, esse dramalhão mexicano de que conhecer causa sofrimentos terríveis. Só débil mental acredita nisso, ou seja, quem não conhece nada nem é capaz de conhecer.
"Obediência a critérios pré estabelecidos que historicamente têm produzido bons resultados"
Esse papo me cheira mal. E pra continuar com o exemplo bíblico, foi esse raciocínio que matou Jesus.
Pré estabelecidos por quem? Bons resultados pra quem?
O que você chama de adivinhação eu chamo de usar a capacidade que Deus deu ao ser humano de sonhar.
Não vejo a narrativa bíblica do Eden como uma ode ao conservadorismo. A vejo como uma crítica à vaidade.
"O problema do mundo de hoje é que as pessoas sábias estão cheias de dúvidas e as pessoas tolas estão cheias de certeza" (Bertrand Russel.)
👏👏👏👏
Com certeza. Rsrs
E as pessoas fofas comem muita bolacha.
Eu às vezes reflito nesta expressão. Na verdade, é justamente a dúvida o principal motor para ideias filosóficas e científicas. Da mesma forma que ter muitas certezas é a matéria prima da ignorância. Eu desconfio desta frase porque ela é bastante dualista, dizendo, basicamente, que a dúvida é algo ruim e a certeza é algo bom.
Acredito que o bom e o ruim estão na forma como você encara as suas certezas e suas dúvidas.
Falou tudo 👋👋👋👋👋 até ano 3000
Inteligente é aquele que estuda e ainda assim mantém a humildade
Charles Kazdin 👍. ... ..👏👏👏👏
Diga isso a einstein,por exemplo
Acho que não.. Esse que você disse é o humilde..... O inteligente é aquele que sabe perceber como as coisas e as pessoas são e funcionam e, geralmente, conseguem pensar em soluções para os problemas..
Produz sim porque o nosso ego AMA se destacar e nunca quer estar errado.
Pouco conhecimento produz arrogância.
Muito conhecimento produz humildade (visto que começamos a entender que não sabemos nada).
Vários gênios comprovam o que vc falou, como por exemplo o Albert Einstein, Steven Walke e muito outros
@@meunome3929 Warren Buffet tb deve ser incluída
Quanto mais eu leio, quanto mais eu torno variado meu repertório, quanto mais eu reflito sobre tudo ao meu redor, mais eu percebo que há muito, muito mais por baixo.
@@fabianolima6495 me indica uns livros por favor!
Exato. Creio que a humildade venha do conhecimento através do passar do tempo ao chegar a velhice torna a versão daquele arrogante que conhecia pouco, embora desse pouco fosse muito para a maioria e fizesse disso uma arrogância, mas o tempo sendo passado e adquirindo maior aprendizado dia após dia faz da velhice um homem de grande sabedoria detida ao longo da vida e isso gera a genuína humildade através da chegada na velhice do velho sábio do qual reteve a princípio em juventude a arrogância por pouco saber visto como muito e muito saber visto como pouco, durante a sanidade humildade na velhice do velho que pouco
sabe, assim sendo sábio.
O conhecimento produz é solidão.
E a muitas vezes a aparente arrogância é apenas seu sintoma, sua maneira de gritar a dor.
O conhecimento te leva a excluir e ser excluido de alguma forma.
Com o tempo a solidão se torna solução dependendo do ambiente em que trafegas.
Uma inteligência precisa de outra pra ser reconhecida.
Estar em seu habitat é essêncial para a manutenção de alguma saúde mental.
Além de determinada aparência de arrogância, observo que o conhecimento ou a busca incessante por ele, causa solidão intelectual, são pouquíssimos os que conseguem encontrar amigos a seu nível. A maioria consegue, ou tenta, encontrar com quem interagir nas redes sociais, em grupos fechados, etc.
Isso é verdade.
Pura verdade!!!
Isso deve-se ao fato da enorme ignorância que domina o mundo. Aí se torna extremamente impossível manter um diálogo raso, e superficial.
@@alexgarcia6466 vdd mas acrescento que pessoas não tem interesse em algo novo prefere ter mesmos conceitos duro de mais sem se abrir para novos conceitos ,neste caso creio que seja o ego ...abc
Fato.
Quão difícil é, as vezes, conversar com diplomados, principalmente quando você consegue mostrar para ele que eles são tão gente quanto você é!!!
Do ponto de vista deles é uma ofensa, além da prepotência e da arrogância!
Experimente mostrar para qualquer profissional a hipótese de que ele pode estar equivocado, sobretudo em humanas, que o ego logo vem a tona!!!
👏👏👏👏👏
O foda é conversar com uma pessoa que acha que tem repertório. Aí a arrogância vem da ignorância não do "saber"
Claro, quando alguém efetivamente tem conhecimento, não se trata de arrogância, mas de superioridade real.
rapaiz eu sou bem burro, mas burro mesmo, pois eu acredito que esse cara não faz video de graça, e pior ainda, eu acredito que esse video seja bem caro!!!
Ateus militantes então nem se fala... rsrs...
Bem lembrado, ateu militante é uma caricatura disso. Como vi alguém comentar uma vez, é moleque que mal começou o Ensino Médio, mas já se acha o mais legítimo representante dos avanços científicos porque se declara ateu.
Blog do respeito, voce é tão lindo para a luz!!!!!!!!!!!!!! A luz da verdade, que nada mais é do que a Humildade.
"Inteligencia não faz com que você tenha uma vida melhor, não." Uma verdade que dói... ;----;
o que faz a diferença são as atitudes diante dos acontecimentos,,,
"Inteligência não garante que sejamos melhores na vida." Explica o fato de o mundo estar repleto/dominado de/por energúmenos em posições incompatíveis.
Ec: 1, 18. Porque na muita sabedoria há muito enfado, o que aumenta o conhecimento aumenta a tristeza.
Conheço muitos que pouco conhecimento têm, mas são arrogantes, pensam que sabem tudo,têm sempre razão.
Quando vc acumula um determinado patamar de conhecimento e nas conversas as pessoas não conseguem te acompanhar e percebem isso, elas se afastam. Mas acontece não pq vc é arrogante e sim pq num diálogo intelectual algumas pessoas acreditam estarem certas ou terem os melhores argumentos e vc vai lá e refuta sem qualquer chance de réplica.
Todas as pessoas que me chamaram de arrogantes quando eu disse algo que eu conheço porque estudei; só percebí que este tipo de comentário sempre vem de gente que não estudou o que eu estudei. As que tem o mesmo nível de conhecimento que agente ou mais, elas ouvem e trocam assuntos, acrescentam e as críticas são contrutivas; são humildes. O contrário da arrogância de quem se recusa a aprender e tenta diminuir o outro pra fazer calar. Aprendizagem está totalmente ligado à humildade. Andam juntas de mãos dadas.
Lindão Luiz Felipe Pondé... sua sensibilidade é de difícil percepção, muito sofisticada.
Todo esse conhecimento que você, que esse ou aquele filósofo e ou outra pessoa tem não é o suficiente pra lidar com as questões de nossas ou suas vidas, isto é: lidar com as intempéries venha de onde vier , ..logo no início você disse o mais importante de seu vídeo...não são as situações pautadas na filosofia e ou qualquer episteme( oh..tô KKK aprendendo) nem sonhava com essa palavra há 3 anos atrás, isto é, finalizando e completando o seu raciocínio. Esse conhecimento teórico apenas vai nos moldando a lidar com as questões que vivenciamos dia a dia, nos ensina a não mostrar o que aprendemos ou sabemos afinal dar aula pro outro é bom em sala de aula fora de sala de aula é não sei não consigo pre julgar o que eu não conheço .....que bom conversar com vc..obrigada professor ...a psicol..explica ...e a pcsica amo ..si é que eu quero ver o que eu vou fazer com tudo isso e aonde vou chegar...🎉abraços! ✌️
Que maravilha de visão de mundo
Excelente analise prezado colega.
Tenho a sensação contrária: de que quanto mais ignorante uma pessoa, mais arrogante, e quanto mais inteligente e conhecedora, mais ciente dos próprios limites.
Você já conversou com um doutor? Inteligência e repertório, não quer dizer nada sobre como a pessoa se porta com outras pessoas.
Penso o mesmo. Acredito q isso seja caráter de origem e não algo construído com base em estudos.
Mesmo, basta falar com o seu tio no jantar de familia para ele contar como ele sabe tudo sobre o politica, o estado do pais, tecnologia o que for.
Leonardo Villa, concordo muito com você. Os argumentos do Ponde não me convenceram.
É mais comum o que falou o Pondé. Ex: Vá na roça, procure pessoas que se quer entraram em uma escola. A grade maioria não são arrogantes, mesmo sendo ignorantes. Ter ciência dos limites, não garante nada, aí já é outro debate que pende para a educação de dentro de casa.
Ter conhecimento e ser humilde e simples isso é ideal porque o conhecimento como diz o professor cortela ele é pra encanta e não pra humilhar as pessoas... abraços
Um dos melhores momentos da vida, é quando encontramos alguém sábio, Humilde e simples, é raro,mas tem, obrigado pelo vídeo.Eu Amo o conhecimento, sempre quero aprender mais sobre a vida.
Adoro esses tapas na cara que ele solta nos finais dos vídeos. Bate, Pondé, que eu gosto.
Este assunto é muito presente em nossas vidas, principalmente no meio corporativo. Hoje vejo que trabalhei com pessoas arrogantes e tenho a impressão que isso possa ter produzido algum trauma em mim, no sentido de capacidade de executar alguma tarefa. Pessoas assim tendem a te colocar em posição inferior o tempo inteiro.
Na nossa sociedade, quando adquirimos conhecimento nos tornamos uma ameaça para os poderosos.
O conhecimento gera senso de finitude, de limitação, de vulnerabilidade perante o mundo e a própria vida.
Percebi, ao longo da vida, que capacidade intelectual é o princípio. Inteligência, seria o bom uso dessa capacidade, ou o melhor uso possível da capacidade que se tem. É possível que uma pessoa seja mais inteligente do que outra que, em princípio, é até mais dotada intelectualmente. Já a sabedoria, isso eu não consigo definir, está além da minha compreensão, até porque o mais próximo que eu posso intuir como sendo sabedoria, me foi revelado pelas pessoas mais improváveis.
A última parte me pareceu a mais interessante de todas. Conhecimento por si só é mero conhecimento. E as verdades do outro não são as nossas, portanto, suas experiências também não.
O conhecimento assim como a luz solar, faz você ver mais longe sim, porém se manter constamente nesse lugar pode acabar com as noites, e então você sucumbirá nesse incêndio destruidor da mais nobre das sabedorias; a humildade.
Você é uma pessoa maravilhosa, especial, como sou católica, penso que você é abençoado por Deus, e deve ajoelhar e agradecer e não chorar...Você me faz uma Pessoa melhor, quando ouço você eu tenho uma ótima sensação...obrigada.
O conhecimento destrói, agora sou melancólico e arrogante! 👍
4:32 Mee, essa última frase me fez arrepiar
Acredito que traz orgulho intelectual quando passamos a ter a convicção de que as nossas ideias são superiores às demais (e, muitas vezes, sem falsa modéstia, nossas ideias são mais profundas e legítimas quando temos "bagagem" intelectual). Entretanto, há um momento na vida que percebemos que nossas ideias não são superiores à vida e que também é interessante simplesmente contemplar a vida, sem a necessidade de filosofar sobre tudo. Nesses momentos de abandono das ideias, de pura contemplação à vida, deixamos um pouco de lado o arquétipo intelectual e passamos a ser o "sábio" ou o "poeta". No conhecimento, admiramos o mundo extraordinário das ideias. Na sabedoria, admiramos a simplicidade da vida. Chesterton é um filósofo conservador que elogia a simplicidade e a humildade. "Há grandes homens que fazem com que todos se sintam pequenos. Mas o verdadeiro grande homem é aquele que faz com que todos se sintam grandes." Chesterton. O gênio Leonardo da Vinci costumava dizer: "A simplicidade é o último grau da sofisticação."
O conhecimento é só o que é, uma ferramenta! O bom ou mau uso depende do caráter! Quem é arrogante o é em qq situação seja ignorante ou inteligente.
Faz sentido. Eu acredito que apesar de reconhecer a própria ignorância, o conhecimento também faz com que nos tornamos mais humildes.
Gostei do seu ponto de vista. Tornamos aquela velha frase, "o problema é que o sábio está cheio de dúvidas, enquanto o tolo está cheio de certezas".
Porém, acredito também que vai um pouco mais além. Por exemplo, quando estamos envolvidos com pessoas que não tem o mesmo conhecimento, dificilmente não haverá algum tipo de arrogância, de alguma forma. Acho que não tem como evitar, até que chegue o dia em seremos a gente a se sentir o ignorante, ao tratar sobre algo com alguém que percebemos claramente que o pensamento da pessoa está anos luz de diferença intelectual.
Concordo
Pondé, faltou citar o fato de que quanto menos o sujeito sabe, mais certezas ele tem! ahahahahah
Izabela Wilson Inteligência é uma coisa que quanto menos se tem menos se faz falta.
Dmitri, verdade! =D
Tem certeza ???
Ives, kkkkkkkkkkkkkkkk uma das poucas certezas que tenho na vida é que não tenho certeza sobre quase nada. kkkkkkkkkkk
kk azideia
Belíssimo pensamento e lógica analítica, realmente é uma faca de dois gumes!
Depois de anos descobri que você faz vídeos pro TH-cam. Nossa Pondé, obrigado por exalar tanta sabedoria.
Nessa era da internet tem muita gente achando que tem conhecimento, quando na verdade são apenas iludidos...
Conhecimento bom é algo prático, que te energiza positivamente. É algo que tem faz bem, que te eleva.
Em resumo, não é a mera letra. É algo bom.
Nossa professor como o senhor é desagradável kkkk acabou com o mito da intuição materna obrigado kkkkk
Adorei a parte que ele fala sobre a relação melancolia e conhecimento.
As experiências nós trás mais sabedoria , do que simplesmente ler as experiências alheias, pois como saber se o que leio e sempre o certo .
O conhecimento é libertador e ao mesmo tempo triste!
"acúmulo de informações não é sabedoria"
O Sábio é humilde
O Acumulador de informações é arrogante.....
Sabedoria é outro nível....
O conhecedor ainda não atingiu o nível de sabedoria.... É passível de soberba...
"A ignorância é uma benção."
Ta ai uma verdade absoluta.
Concordo com tudo que disse.
Valeu professor 😉
Sr. Pondé, como ficar tão inteligente quanto o Sr?? Toda essa classe e elegância ao falar tem que ser passado pra gente que só sabe falar : nóis querer istuda pur quê nóis precisa muito mesmo.
Sim, porque conhecimento é riqueza e toda riqueza traz ao homen não humilde soberba.
Há também quem encara o conhecimento com muita seriedade ao invés de serenidade.
Verdade , e isso acontece e muito no mundo político e também no mundo artístico .😎😎😎👍👍
Pondé,sabias palavras!...
O ruim é qnd chega a nível de conhecimento e para p aí.... O ego bastante massageado,se acomoda ...e aí sim a pessoa sofre dessas coisas...porém qnd chega a nível de saber sobre o q se conhece...VC se torna um sábio... Esse fica acima de quase tudo e pouco sofre...conhecimento não é o mesmo q sabedoria e sim um estágio q vem antes.
O apóstolo Paulo recomendando um tipo de vida que favorece o relacionamento na comunidade cristã em sua primeira carta à igreja de Corinto, no capitulo 8 afirma que o saber ensoberbece, o amor edifica. Muito conhecimento sem sabedoria gera alienação, orgulho e solidão. É preciso ter equilibrio para usar o conhecimento na hora certa, com certas pessoas, no lugar certo. Usar e não ser escravo do saber.
O que me deixa triste não é saber que no futuro morrerei,mas que não terei tempo suficiente para aprender tudo,por isso sigo vivendo com c poco que sei, boa noite para todos
Muito bom ! Impressionante como vc encontra as palavras certas e ao mesmo tempo simples para traduzir os sentimentos e percepções que temos da vida.
Alienação é compatível com a felicidade mas o conhecimentos com consciência traz muito sofrimento.
É como diz um provérbio chinês: "você é considerado sábio se buscar a sabedoria, mas é um tolo se pensa que a encontrou."
Eu realmente acho que se vc tiver muito conhecimento, repertório etc.Vc acaba vendo o mundo de forma diferente!
Ou seja,acho que o Pondé está certo!
O verdadeiro conhecimento me reduzirá ao pó, pois terei plena certeza da minha finalidade diante da infinidade do conhecimento, não conseguirei me sentir superior e nem inferior ao demais seres mortais, pois sei que cedo ou tarde seremos todos nivelados.
Quanto mais limitada ser a inteligência de um indivíduo maior a sua crença que no que ele ache que conheça seja a verdade absoluta e que sabe tudo.
Pondé do céu, eu amooo esse teu lenço!!!
Sou apaixonada pela sua cultura e saber ,esplendoroso!!!♥️♥️♥️♥️👏👏👏👏👏👏👏🤗🤗🤗🤗
A aquisição de conhecimentos é um hobby simples e delicioso
Professor Luiz Felipe, acredito que não sabemos tudo, o conhecimento nunca é demais, sempre haverá algo para aprender e por isso, não devemos ser arrogantes com os nossos saberes. Estamos em um verdadeiro aprendizado eterno.
Só vdds, sempre manter a humildade do berço
Eu tenho a hipótese de que a arrogância maior vem do público leigo. Ora, um exemplo: faz alguns anos que venho assistindo palestras sobre a legalização ou não do aborto. Na cadeira de ética, várias leituras foram direcionadas ao tema, e analisadas em sala de aula. Além disso, busquei leituras complementares fora. Hoje eu tenho uma posição a respeito. Entendo que é uma questão complicada, e que há argumentos bons de ambos os lados. A discussão é saudável. Mas o que acontece na prática? Pessoas que nunca leram uma vírgula se posicionando contra ou a favor, com argumentos rasos e fantasiosos. Pessoas cujo conhecimento a respeito foi formado em menos de cinco minutos. O que elas fazem? Brigam por seus pontos de vistas. Quando a mim, se vou falar sobre o tema sou o arrogante simplesmente por utilizar a palavra "argumento". Na boa, arrogância pra mim é ter conhecimento formado em cinco minutos e achar que sabe sobre o tema. Tem coisas que eu estudo a tempos e não opino, pois me acho leigo. Daí vejo pessoas que não leram nada e que saem comentando. Às vezes da vontade de abandonar os livros e passar o resto da vida assistindo Datena e comendo pipoca. O mundo que a gente vai descobrindo conforme lê é cruel demais.
a inteligencia é ofensiva para muitos.
Ótimo vídeo Pondé, exclarecedor
Muito bom! Gostei do lenço árabe. Estiloso, Pondé, e muito inteligente. Sou cristã e admiro você!
Nossa eu sabia que estava sentindo essa melancolia
Exatamente, professor.
Como sempre, cirúrgico em suas análises.
Tenho dois professores de filosofia; o Sr. e o professor Olavo de Carvalho.
Eu tbm acredito que sim, e tudo vai depender de cada um !!
Importante sempre enfatizar também que conhecimento é importante mas está longe de ser tudo, você observa isso na prática no mundo. Sempre evitar a ignorância e buscar a versatilidade das coisas gerais... Seja você uma criança sem nenhum conhecimento de mundo até um sociólogo/filosofo renomado com phd (vale para qualquer área obviamente) ... E muito cuidado com a boca, a verdade dói e pode ter certeza que se você falar a realidade todo momento para as pessoas você será hostilizado.
(sobe tão alto o nivel da conversa que fica dificil de acompanhar) essa frase é um sol na escuridão da meia noite...
Realmente é difícil ser tolerante quando vc pelo sacrifício do estudo adquire informação e vem idiotas "educados" pela TV se achando donos da verdade!
Guilherme Burjato os politiqueiros que o digam...😐
Ai tu acertou um ponto complicado realmente
Poxa vida. Falou pouco, mas falou muito
Depende, o Dr. Eneas Carneiro era inteligentíssimo, porém era uma pessoa humilde e simpática.
Meu ovo pintado de azul. Enéas era um doido kkkk
@@victorbrito8532 para o senso comum, qualquer pessoa que sabe fazer uma conta "de mais" é doido, e teu comentário representa bem o senso comum, tipo assim, o cara sendo uma referência mundial, fazendo DESCOBERTAS na medicina (salvo engano ele era da radiologia) e hj um pela saco qualquer que não arruma a própria cama, diz sem mais nem menos que o cara era um doido, representou bem o senso comum, parabéns !
@@Fuegocontralosracistas com doido ele quis dizer 'meio vexado da cabeça' uheueue
Eu sinto um pouco de arrogância nas falas dele, mas nem cheguei a ver muito dele, então não o conheço direito
Era arrogante demais.
Tenho pouco conhecimento e muita melancolia...
Pondé sempre maravilhoso em suas colocações. Adoroo
Prof inspirador; obrigada por compartilhar o saber.
Reflexão perfeita, embora não tenha como saber se realmente possuo muito conhecimento sobre determinado assunto, tenho plena certeza que as vezes me encontro nas palavras finais do vídeo, um idiota.
E quando chegamos neste ponto é que o conhecimento para de evoluir*** Hoje tento ouvir mais e de certa forma olhar os problemas com a visão dos outros que pensam diferente (não é sempre que eu consigo). Meio complicado, mas venho tentando e acreditem, isto te amadurece :)
Falou o rei da arrogância.
Quando você tem um certo conhecimento e convive com pessoas que não tem o mesmo conhecimento você se torna arrogante em muitos momentos.
Porém se você é uma pessoa que busca conhecimento e sempre tem contato com pessoas que tem conhecimento de coisas que você não tem, você acaba adquirindo uma certa humildade. Como dizem na filosofia: você sabe que não sabe.
E nesse processo você pode até se tornar uma pessoa mais compreensível. Claro que em algum momento você será arrogante, não tem pra onde fugir.
Verdade odeio pq as pessoas fica em mente que sou chata arrogante aff
Eu procuro levar uma vida comum, interagindo com muitas pessoas.
Acredito que depende do conhecimento que se busca e o que se faz com ele.
Grande Pondé... Sempre esclarecedor.
Pondé sempre nos alegrando.
Parabéns pelo App. Show de bola!!!!
A primeira vez que eu concordo com tudo que ele fala 🖤
Cheguei agora. Amei seu canal! Amo pessoas sábias! Um abraço da Nutri Valsarro!
Surreal existem pessoas com esse tipo de comportamento... Acontece mesmoooo....
Para mim, um dos melhores videos do canal.
Eu adoro os pensamentos do Ponde!!!
Ser ignorante é mais fácil ,diante de um mundo de ignorantes e incultos "the ignorance is a blessing"
Estudar o básico faz você se destacar muito em meio as pessoas. Eu tenho 17 anos e sempre gostei de Filosofia, humanas, no geral. Entretanto, fica meio difícil discutir sobre algumas coisas, por ex: Sobre mulheres ou determinado grupo social, eu n consigo expressar o que penso porque vão me odiar, por ser ofensivo. O que faço?!
Eu estudo a pouco tempo, mas já tenho ideias totalmente contrária ao senso comum, principalmente quanto a democracia. Por que uma pessoa que n estuda, não busca entender, não sabe de nada vota?
Conhecimento traz poder e depende do grau de humildade de cada um de nós.
que reflexão perfeita professor!!!!!!
Sério, de todos os vídeos do Pondé, na minha concepção esse foi o melhor, foi simplesmente genial. Acredito que falte um pouco mais de debate sobre esse assunto, as pessoas discutem sobre infinitas áreas do conhecimento, mas se esquecem de discutir sobre o conhecimento em si, não usufruindo da capacidade que nos foi dada na evolução para o homo sapiens sapiens de debruçar a inteligência sobre ela mesma. E em relação a vaidade que rodeia o conhecimento, é um assunto de extrema importância, tendo em vista de que vivemos em um mundo cada vez mais competitivo dentro do mercado de trabalho, e claro o que cinta para ser o melhor é justamente ser mais inteligente, acredito que esse seja um dos principais fatores para começarmos a criar essa vaidade sobre a inteligência. No século XIX o que era sinônimo de ser foda era o dinheiro, hoje ainda é, mas do século XX pra cá o dinheiro começou a dividir espaço com outro fator, o conhecimento
É impossível o diálogo com alguém que acha que sabe tudo sobre alguma coisa.
O assunto é excelente. Em Platão e Sócrates a busca pelo conhecimento pode ser chamado de areté. Creio que a busca pela humildade, ou o exercício dela também pode ser tratado como areté. Como sempre, vou me colocar numa posição de pensar sobre.
Sobre o fato da melancolia eu concordo plenamente, me identifiquei muito...