Dez, nota dez Liberdade espiritual trazida ao mundo pelo Cristo não tem paralelo com a condição sócio política almejada pelo Sinédrio que terceirizou a morte de Jesus. Execelente aula e pedagogia do professor.
Parabéns pela grande aula. Muito obrigado. Continue apresentando o conhecimento bíblico com o auxílio do Espírito de Deus que é essencial . Grande abraço. 🙏
Excelente como sempre! Aproveitando o tópico, gostaria de mencionar algo: o período inter-testamentário é a chave apologética para a refutação de qualquer denominação ou seita religiosa que alega autenticidade e confiabilidade de livros apócrifos e pseudo-epígrafos. Por quê? Bom, com as recentes descobertas arqueológicas (manuscritos do Mar Morto) e com os achados já existentes (Targumim, Torá Samaritana e etc.) conseguimos compreender e ver claramente que sim, DEUS cumpriu com o seu juízo de que não levantaria profeta em Israel caso o povo tornasse a pecar com idolatria ou assassinato dos profetas do período de Zacarias e Malaquias. Tanto, que livros apócrifos como "livro de Enoque", foram achados escritos em grego, e não em hebraico (ou seja, pertencem ao período helenístico). Se focarmos no cânon dos essênios e nos Targumim (Antigo Testamento traduzido para o aramaico pós cativeiro babilônico), notaremos que não existiu, em nenhum momento da história antes da vinda de CRISTO, um cânon hebraico que continha livros apócrifos e pseudo-epígrafos. Nenhum, simplesmente nenhum. Portanto, alegações como as do clero católico, ou de denominações sectárias, que acusam igrejas protestantes de "ocultar livros sagrados", são meramente invenções delirantes que provém da falta de estudo bíblico e teológico, pois não fazem sentido algum! DEUS te abençoe, meu irmão. Um abraço.
Algumas fontes dizem que o livro de Enoque foi escrito no final do terceiro século até o primeiro século antes de Cristo, em hebraico senão me engano aramaico, isso que me faz acredita que ele é inspirado, tbm é citado em judas
Olá, amigo. Seguem as indicações: Para a teoria eclética: - Kurt e Barbara Aland: O Texto do Novo Testamento. SBB. www.sbb.com.br/o-texto-do-novo-testamento.html - Wilson Paroschi: Origem e Transmissão do Texto do Novo Testamento. SBB. www.sbb.com.br/origem-e-transmiss-o-do-texto-do-novo-testamento.html Para uma introdução à teoria do texto majoritário: - Paulo Anglada: Manuscritologia do Novo Testamento: Knox. loja.knoxpublicacoes.com.br/pregacao-e-interpretacao/manuscritologia-do-novo-testamento-historia-correntes-textuais-e-o-final-do-evangelho-de-marcos-paulo-anglada - www.prunch.org/wp-content/uploads/2018/09/Qual-o-Texto-Original-do-Novo-Testamento.pdf Neste livro, do Dr. Pickering, há um artigo, a partir da p. 10, explicando também a questão da Família 35. Para aprofundar-se no tema da Família 35: - www.prunch.org/wp-content/uploads/2018/09/The-Identity-of-the-New-Testament-Text-IV.pdf - www.prunch.org/wp-content/uploads/2018/09/God-Has-Preserved-His-Text.pdf Deus abençoe!
Muito boa essa série!Por favor ,continue contribuindo com comentários técnicos mas não deixando(como você tem feito) de lembrar do propósito eterno de Deus em todo tempo glorificar Seu Filho e resgatar o coração do homem para Si....obrigada Deus continue abençoando!
POR FAVOR!!!!!!! nos seus vídeos sobre crítica textual, não consegui compreender o q é a família 35... Pois não consigo encontrar esse termo em nenhum lugar! Como pesquisar sobre isso na internet pra compreender melhor se parece q isso não existe??? Eu sei q essa família faz parte dos manuscritos bizantino, mas como assim? É como se existissem vários manuscritos bizantinos, e esses textos fossem separados em famílias? De acordo com o q? Como são divididos em famílias? E a família chamada Kr é a mesma família 35?????????
Olá, amigo. Os manuscritos são divididos em famílias de acordo com suas semelhanças - existem passagens de teste que permitem verificar a qual família os manuscritos pertencem. Sim, Kr e Família 35 é o mesmo grupo de manuscritos. Aliás, esse será o tema do próximo vídeo da série de crítica textual. Para encontrar as referências, é necessário que você consulte as obras do Dr. Pickering. Nesta tradução da 3ª edição de "Identity" há um pequeno artigo, a partir da p. 10, que irá explicar a questão: www.prunch.org/wp-content/uploads/2018/09/Qual-o-Texto-Original-do-Novo-Testamento.pdf. No entanto, para aprofundar-se no assunto é necessário ler as obras do Dr. Pickering em inglês (idioma que espero que você domine). Estes são os livros: www.prunch.org/wp-content/uploads/2018/09/The-Identity-of-the-New-Testament-Text-IV.pdf www.prunch.org/wp-content/uploads/2018/09/God-Has-Preserved-His-Text.pdf Deus abençoe!
Os livros dos Macabeus não estão na bíblia dos judeus pq não foi escrito em hebraico. Os 70 acordaram que só os livros escritos em hebraico seriam parte da bíblia judaica, mas os judeus festejam as datas estabelecidas pelos Macabeus como por ex, a festa das luzes que se celebra a Vitória dos judeus sobre os gregos
O novo testamento ter sido escrito em grego é bastante discutível.Os iletrados pescadores da Galiléia,mal falavam sua língua,seria difícil crer que eles escrevessem ou falassem em grego.João,Pedro,Tiago e outros eram homens rudes do ponto de vista secular.A excessão era Paulo que veio após os outros doze, ele tinha uma vasta cultura geral,mas mesmo ele creio,por ser judeu,escreveu seus originais em hebraico,depois até talvez tenha feito copias em grego.Os judeus convertidos a cristo,o meu professor de hebraico é um desses,afirmam que o nt foi originalmente escrito em hebraico,e eu concordo com eles.Os manuscritos mais antigos em grego datam dos seculos3e4,portanto não há evidencias de que os pescadores da Galiléia escreveram o NT em grego.
Só um Adendo, O Tal "livros Apócrifos" Estavam no Antigo Testamento Judaico. Eles constam na Septuaginta... Eles só foram retirados muito tempo depois. Na Verdade Eles São Deuterocanonicos.
O A LEXANDRE NÃO LEVOU A CULTURA PARA ISRAEL, PORQUE NÃO EXISTIA AINDA O TERRITORIO,MAS PRA PALESTINA, SEJA EXPLICITO PARA NÃO COMPLICAR O ENTENDIMENTO
Muito bom....não foi excelente pois nos últimos 5 minutos fugiu do tema...poderia ter feito um vídeo das seitas judaicas....e não neste vídeo...mas parabéns.. muito bom
LUCAS 16:16 A lei e os profetas duraram até João (Batista) ; Indaléssio comenta: A Lei foi dada por Deus a Moisés no ano 2.668 desde a Criação, durou até o ano 3.758 no ano da morte de João Batista e início do ministério de Jesus, que nos trouxe o Novo Concerto. Portanto a Lei e os Profetas duraram 1.090 anos. Portanto este período Inter-bíblico entre o Profeta Malaquias e João Batista é inexistente, é uma simples Narrativa criada por folha em branco entre o Velho e o Novo Testamento, período este que jamais houve. Em todo período Bíblico, Deus sempre falou ao homem desde Adão, Noé Abrão, MOISÉS até os dias de hoje. Hebreus1:1. Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, Hebreus1:2. nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho (Jesus),
O livro do profeta Daniel foi escrito no século II a.C., e isso demonstra que essa doutrina protestante do "período de silêncio" nunca existiu. Outros livros inspirados pelo Espírito Santo também foram escritos depois de Malaquias, tais como: Tobias, Judite, Sabedoria de Salomão, Sabedoria de Sirac, Baruc, a Carta de Jeremias, 1 e 2 Macabeus.
Mais uma vez obrigada por compartilhar de forma tão clara e objetiva os conhecimentos da palavra. O conteúdo é de muito valor. Deus abençoe.
Amém, Lucilene. Obrigado por suas palavras. Deus lhe abençoe também!
Muito boa explicação glória a Deus
Que o Senhor Jesus abençoe sua vida e que a cada dia lhe dê sabedoria para postar mais vídeos como esse.
Parabéns!!!
Conteúdo passado de forma sucinta, elucidativa e objetiva.
Deus abençoe.
Dez, nota dez
Liberdade espiritual trazida ao mundo pelo Cristo não tem paralelo com a condição sócio política almejada pelo Sinédrio que terceirizou a morte de Jesus. Execelente aula e pedagogia do professor.
Ótima explicação muito obrigado
Muito bom. Glória a Deus!
Deus abençoe
Excelentes informações. Ótimo estudo.
Muito edificante
Muito obrigado, vídeo super explicativo
Muito bom e coerente seus estudos e comentários. Parabéns !!!
benção
Parabéns. Muito boa a explicação
Obrigado pela explicação!
Excelente
Muito boa a explicação desse período. Bem relevante! Bênçãos de Deus!
Amém!!!
Que legal! Que aula! Obrigado
muito bomm
Parabéns pela grande aula. Muito obrigado. Continue apresentando o conhecimento bíblico com o auxílio do Espírito de Deus que é essencial . Grande abraço. 🙏
Amém!
Excelente como sempre!
Aproveitando o tópico, gostaria de mencionar algo: o período inter-testamentário é a chave apologética para a refutação de qualquer denominação ou seita religiosa que alega autenticidade e confiabilidade de livros apócrifos e pseudo-epígrafos.
Por quê? Bom, com as recentes descobertas arqueológicas (manuscritos do Mar Morto) e com os achados já existentes (Targumim, Torá Samaritana e etc.) conseguimos compreender e ver claramente que sim, DEUS cumpriu com o seu juízo de que não levantaria profeta em Israel caso o povo tornasse a pecar com idolatria ou assassinato dos profetas do período de Zacarias e Malaquias. Tanto, que livros apócrifos como "livro de Enoque", foram achados escritos em grego, e não em hebraico (ou seja, pertencem ao período helenístico).
Se focarmos no cânon dos essênios e nos Targumim (Antigo Testamento traduzido para o aramaico pós cativeiro babilônico), notaremos que não existiu, em nenhum momento da história antes da vinda de CRISTO, um cânon hebraico que continha livros apócrifos e pseudo-epígrafos. Nenhum, simplesmente nenhum.
Portanto, alegações como as do clero católico, ou de denominações sectárias, que acusam igrejas protestantes de "ocultar livros sagrados", são meramente invenções delirantes que provém da falta de estudo bíblico e teológico, pois não fazem sentido algum!
DEUS te abençoe, meu irmão. Um abraço.
Algumas fontes dizem que o livro de Enoque foi escrito no final do terceiro século até o primeiro século antes de Cristo, em hebraico senão me engano aramaico, isso que me faz acredita que ele é inspirado, tbm é citado em judas
🙌
Parabéns, que explicação maravilhosa! Deus te abençoe.
Muito obrigado pelo ensino.
Quero uma resposta do período intertestamentario do antigo testamento e do novo testamento
Poxa ñ entendo muito de informática. Mais gostaria de fazer todos seus cursos
É só seguir acompanhando aqui o canal. Confira as playlists. Que Deus lhe abençoe!!!
Muito útil e bem explicado; não pare !!!
Valeu.
Obrigado. Não irei parar, não. Deus abençoe!
Muito bom. Parabéns
Excelente exposição do assunto. Parabéns ao nobre professor.
Obrigado! Deus abençoe.
O que aconteceu nesse período no mundo? Apareceu filósofos, deuses gregos? Sábios?
Parabéns pelo canal e também pelo vídeo!
Parabéns por mais um vídeo que livros vc recomenda para o estudo da crítica textual do Novo Testamento
Olá, amigo. Seguem as indicações:
Para a teoria eclética:
- Kurt e Barbara Aland: O Texto do Novo Testamento. SBB. www.sbb.com.br/o-texto-do-novo-testamento.html
- Wilson Paroschi: Origem e Transmissão do Texto do Novo Testamento. SBB. www.sbb.com.br/origem-e-transmiss-o-do-texto-do-novo-testamento.html
Para uma introdução à teoria do texto majoritário:
- Paulo Anglada: Manuscritologia do Novo Testamento: Knox. loja.knoxpublicacoes.com.br/pregacao-e-interpretacao/manuscritologia-do-novo-testamento-historia-correntes-textuais-e-o-final-do-evangelho-de-marcos-paulo-anglada
- www.prunch.org/wp-content/uploads/2018/09/Qual-o-Texto-Original-do-Novo-Testamento.pdf
Neste livro, do Dr. Pickering, há um artigo, a partir da p. 10, explicando também a questão da Família 35.
Para aprofundar-se no tema da Família 35:
- www.prunch.org/wp-content/uploads/2018/09/The-Identity-of-the-New-Testament-Text-IV.pdf
- www.prunch.org/wp-content/uploads/2018/09/God-Has-Preserved-His-Text.pdf
Deus abençoe!
Obrigado pelas informações
cara voce conhece mesmo ,gosto bastante sobre a origem das escrituras antigas
Compartilhamos do mesmo gosto. Obrigado por seu comentário. Deus abençoe!
Muito bom meu amigo só aumentou o meu conhecimento eu tenho um livro top aqui que confirma tudo isso que você falou manual bíblico de Haley
Muito boa essa série!Por favor ,continue contribuindo com comentários técnicos mas não deixando(como você tem feito) de lembrar do propósito eterno de Deus em todo tempo glorificar Seu Filho e resgatar o coração do homem para Si....obrigada Deus continue abençoando!
Sou nova por aqui, ja me escrevi no canal. Muito claro nas explicações. Ameiii
Bem-vinda!!!
Parabéns. Deus te abençoe.
Amém!
No período intertamentario o que aconteceu entre o Livro de
Tov meod!!! Amei o ensino!!!
Okay
Parabéns meu irmão, excelente trabalho.
Obrigado! Deus abençoe.
Gostaria de receber todos os vídeos.
Basta abrir a playlist de Introdução ao Novo Testamento, aqui na página do canal.
Espero que esteja gostando dos vídeos. Deus abençoe!
gostei do simbolo do teu canal
AO
o Alfa e o Omega T0P
grava um video do
antigo testamento
intertestamentario
👍👍👍👍
VOLTAMOS DE NOVO PARA O PERÍODO DE SILÊNCIO. HOJE NÃO HÁ MAIS MILAGRES, NÃO OUVIMOS A VOZ DE DEUS ETC...
Caraca, muito bom!
👏👏👏👏👏
Na bíblia hebraica o livro de Malaquias é o último?
O livro das crônicas, faz parte da terceira divisão chamada ketuvin (os escritos).
São Jerônimo a pedido do papa.
POR FAVOR!!!!!!! nos seus vídeos sobre crítica textual, não consegui compreender o q é a família 35... Pois não consigo encontrar esse termo em nenhum lugar! Como pesquisar sobre isso na internet pra compreender melhor se parece q isso não existe??? Eu sei q essa família faz parte dos manuscritos bizantino, mas como assim? É como se existissem vários manuscritos bizantinos, e esses textos fossem separados em famílias? De acordo com o q? Como são divididos em famílias? E a família chamada Kr é a mesma família 35?????????
É pq estou tentando escrever um TCC sobre isso
Olá, amigo. Os manuscritos são divididos em famílias de acordo com suas semelhanças - existem passagens de teste que permitem verificar a qual família os manuscritos pertencem. Sim, Kr e Família 35 é o mesmo grupo de manuscritos. Aliás, esse será o tema do próximo vídeo da série de crítica textual. Para encontrar as referências, é necessário que você consulte as obras do Dr. Pickering. Nesta tradução da 3ª edição de "Identity" há um pequeno artigo, a partir da p. 10, que irá explicar a questão: www.prunch.org/wp-content/uploads/2018/09/Qual-o-Texto-Original-do-Novo-Testamento.pdf. No entanto, para aprofundar-se no assunto é necessário ler as obras do Dr. Pickering em inglês (idioma que espero que você domine). Estes são os livros:
www.prunch.org/wp-content/uploads/2018/09/The-Identity-of-the-New-Testament-Text-IV.pdf
www.prunch.org/wp-content/uploads/2018/09/God-Has-Preserved-His-Text.pdf
Deus abençoe!
@@Teodidatas muito obrigado, ajudou demais...
Os livros dos Macabeus não estão na bíblia dos judeus pq não foi escrito em hebraico. Os 70 acordaram que só os livros escritos em hebraico seriam parte da bíblia judaica, mas os judeus festejam as datas estabelecidas pelos Macabeus como por ex, a festa das luzes que se celebra a Vitória dos judeus sobre os gregos
DESCULPE A CURIOSIDADE O SENHOR CRE NO ARREBATAMENTO EU SÓI PRÉ
Creio no arrebatamento, mas não numa tribulação literal de 7 anos. Procure a live que fiz sobre escatologia, porque ali explico tudo direitinho...
O novo testamento ter sido escrito em grego é bastante discutível.Os iletrados pescadores da Galiléia,mal falavam sua língua,seria difícil crer que eles escrevessem ou falassem em grego.João,Pedro,Tiago e outros eram homens rudes do ponto de vista secular.A excessão era Paulo que veio após os outros doze, ele tinha uma vasta cultura geral,mas mesmo ele creio,por ser judeu,escreveu seus originais em hebraico,depois até talvez tenha feito copias em grego.Os judeus convertidos a cristo,o meu professor de hebraico é um desses,afirmam que o nt foi originalmente escrito em hebraico,e eu concordo com eles.Os manuscritos mais antigos em grego datam dos seculos3e4,portanto não há evidencias de que os pescadores da Galiléia escreveram o NT em grego.
Só um Adendo, O Tal "livros Apócrifos" Estavam no Antigo Testamento Judaico. Eles constam na Septuaginta... Eles só foram retirados muito tempo depois. Na Verdade Eles São Deuterocanonicos.
O A LEXANDRE NÃO LEVOU A CULTURA PARA ISRAEL, PORQUE NÃO EXISTIA AINDA O TERRITORIO,MAS PRA PALESTINA, SEJA EXPLICITO PARA NÃO COMPLICAR O ENTENDIMENTO
Muito bom....não foi excelente pois nos últimos 5 minutos fugiu do tema...poderia ter feito um vídeo das seitas judaicas....e não neste vídeo...mas parabéns.. muito bom
seitas judaicas surgem mesmo no periodo intertestamentáio
LUCAS 16:16 A lei e os profetas duraram até João (Batista) ;
Indaléssio comenta:
A Lei foi dada por Deus a Moisés no ano 2.668 desde a Criação, durou até o ano 3.758 no ano da morte de João Batista e início do ministério de Jesus, que nos trouxe o Novo Concerto.
Portanto a Lei e os Profetas duraram 1.090 anos. Portanto este período Inter-bíblico entre o Profeta Malaquias e João Batista é inexistente, é uma simples Narrativa criada por folha em branco entre o Velho e o Novo Testamento, período este que jamais houve.
Em todo período Bíblico, Deus sempre falou ao homem desde Adão, Noé Abrão, MOISÉS até os dias de hoje.
Hebreus1:1. Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, Hebreus1:2. nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho (Jesus),
O livro do profeta Daniel foi escrito no século II a.C., e isso demonstra que essa doutrina protestante do "período de silêncio" nunca existiu. Outros livros inspirados pelo Espírito Santo também foram escritos depois de Malaquias, tais como: Tobias, Judite, Sabedoria de Salomão, Sabedoria de Sirac, Baruc, a Carta de Jeremias, 1 e 2 Macabeus.
🙌