こんにちは! Que "doce" é esta senhora, Tae sensei. Ouvindo-a, tenho duas vontades: 1) aprender japonês; 2) Te-la como vó. Seria ótimo tomar um chá e comer uma fatia de bolo ouvido as suas histórias da terra amada. O jeito com que ela fala, acalma e anima ao mesmo tempo. Parabéns pelo trabalho de vocês.
A melhor coisa que vc pode fazer por seu filho(a) é colocar ele(a) desde criança em alguma arte marcial... pode ser Karate, Judo, Taekwondo, Aikido, Jiu-Jitsu (olha o "do" presente em todos eles hehehe) as maiores lições que aprendemos são os valores: Disciplina, Honra, Lealdade, Honestidade, Respeito (no sentido mais amplo) Paciência, Temperança, senso de Justiça. Eu poderia ficar aqui e escrever um textão só com as boas virtudes que eles vão aprender... A filosofia do Bushidô vive para sempre dentro de cada um de nós. É acima de tudo uma escola de cidadania. OSS!
Muito interessante a explicação da Tar-sensei! A não entrega ao inimigo está textualmente enunciada na narrativa 9 do tomo XI da obra "Heike monogatari" ou "Narrativas dos Heike", em que Nii-dono, a Senhora do Segundo Grau e avó do futuro imperador, Antoku, de 7 anos, vendo a derrota na última batalha contra os Minamoto, se atiram no mar: わが身は女なりとも、かたきの手にはかゝるまじ ("Mesmo sendo minha pessoa mulher, pelas mãos do inimigo não hei de ser pega!").
Muito bacana!! Sou praticante de iaidō e jōdō e sempre estamos em contato com o Bushidō. O curso Japonês essencial tem me ajudado a entender melhor os ritos do dōjō!
Sou apaixonado pela cultura japonesa. Com certeza, em algum momento de minha existência nasci no Japão ou estive ligado intimamente essa cultura formidável!!! Obrigado por compartilhar a cultura japonesa.
Q explicação! Arrebentou! Cresci e ngm me explicava direito o q era bushidô pois praticava arte marcial. A honra, disciplina, educação, lealdade, responsabilidade, respeito ... todos falavam mas sempre foi da boca pra fora. Mas bushido transcende as artes marciais. Essa filosofia ou conceito é claramente visto no filme último samurai.
Percebo q no japonês, assim como no alemão, se utiliza muito de unir palavras para formar novas. No BR tbm unimos palavras por aglutinação ou justaposicao, porém acho q com num grau menor. Já de anime não entendo muito, ao contrário de meu filho mais velho, q é um apaixonado.
Sensacional!!! Eu amo esse tema relativo a guerreiros, particularmente por eu ser por parte de pai, de uma linhagem de guerreiros: Meu pai foi um homem de confiança do Comando PMERJ, meu avô era o homem de confiança do General da Guerra( Antigo nome do CML no Rio) inclusive era o motorista do General e meu bisavô foi herói de guerra por Portugal!!😁 Eu que encerrei essa herança mas mesmo assim sou guerreiro até no nome: Rogerio vem do Germânico Arcaico Rudger que significa Lanceiro glorioso, guerreiro famoso pela lança. Tá no sangue!! E trazendo esse tema uniu o meu amor pelo Japão e o assunto de guerreiros!! どうもありがとうございます!!!
Lembrei da Vivi de One Piece chamando o Zoro de Mister Bushidō kkkkkkk vídeo muito bom Tae-Sensei ❤ Lembro de ter visto sobre o Seppuku no vídeo da história do Japão do Felipe Castanhari (Canal Nostalgia).
Um povo guerreiro e honrado que eu admiro, mesmo sendo muito diferente deles. Cada cultura tem algo a nos ensinar, e a história das civilizações é fascinante! Mantenham viva essa chama ancestral, filhos de Amaterasu!
O conceito de bushido, frequentemente considerado como a “alma do Japão” e um código moral seguido pelos samurais, é amplamente visto como uma tradição antiga e ininterrupta. No entanto, o historiador Oleg Benesch, em seu livro “Inventing the Way of the Samurai: Nationalism, Internationalism, and Bushido in Modern Japan”, argumenta que o bushido é, na verdade, uma “tradição inventada”. Segundo Benesch, essa ideia foi criada durante a modernização do Japão no final do século XIX, e não é uma continuidade direta das práticas e crenças dos samurais históricos . Benesch explica que um político japonês, Ozaki Yukio, ao viajar pela Europa, se inspirou nas normas de cavalaria europeia, como as descritas por São Bernardo de Claraval nas regras dos Templários. Ozaki adaptou essas ideias para o contexto japonês, criando um idealizado código de honra samurai que, na realidade, nunca existiu de forma estruturada no Japão. Esse conceito, promovido como sendo um aspecto tradicional e fundamental da cultura japonesa, foi amplamente aceito e enraizou-se na sociedade japonesa e na percepção global do Japão . Esse processo de invenção e adaptação de tradições é um exemplo de como a história pode ser reinterpretada para servir a novos contextos nacionais e culturais. A narrativa do bushido como uma antiga tradição samurai é, portanto, mais um mito do que uma realidade histórica comprovada.
Esse termo "Bushidō" lembrou-me de um jogo que fez parte da minha infância na década de 90, o jogo da SNK chamado Samurai Shodown. Depois de pesquisar bem faz alguns anos, achei o texto original da fala japonesa em sua abertura e que difere totalmente da versão ocidental. Na versão ocidental foi inserido o seguinte texto de abertura: A samurai fears not death. (Um samurai não teme a morte) Struggles to triumph over evil. (Luta para triunfar sobre o mal) And lives for one purpose: (E vive por um propósito) To Destroy all enemies! (Destruir todos os inimigos!) Então achei o texto original e até salvei em meu computador 武士道とは 死ぬことと見つけたり(Bushidō to wa shinu koto to mitsuketari) 修羅道とは倒すことと見つけたり (Shuradō to wa taosu koto to mitsuketari) 我、悪鬼羅刹となりて (Ware, akkirasetsu to narite) 目の前の敵すべてを (Me no mae no teki subete wo) 斬る!! (Kiru!!) Segundo tradução para o inglês do texto original japonês: Bushido is the road of death. Shura is the road of victory. I, will become a vicious Rasetsu. All enemies before me, will be Cut in half!!
Muito obrigado, eu estou procurando esse começo 『 武士道とは死ぬこととみつけたり』 faz um tempo já. Já tinha visto em inglês várias vezes e sempre me perguntei como seria em japonês
Vejo muito que o bushido tem conceito do budismo até do xintoísmo. E bacana a filosofia e uma coisa que podemos tirar proveito pra gente ter uma vida melhor equilibrada. E outra a tae sensei e uma pessoa incrível e maravilhosa. Abracos
HARAKIRI O CLÁSSICO CHANBARA de 1962 mostra muito este conceito filosófico de vida e morte,a obra descontroi aquela figura romantizada de o Samurai ser visto como um herói ou um guerreiro de honra!Que é Exatamente que a Tae sensei fala "não se entregar ao inimigo" e "estar disposto a pagar com a vida"!!!Um filme muito Filosófico!!!Carregado de cargas dramáticas,que impulsiona todo cinéfilo amante de cultura Samurai a pensar,refletir sobre a vida.O CLÁSSICO JIDAIGEKI de 1941 A VINGANÇA DOS 47 RONINS também mostra este código do Bushido Só que de uma outra forma de visão!Os Samurais que perderam o seu mestre para um Damiô rival de outro Clã de forma muito Injusta e desrrespeitosa,que praticamente os 47 ronins Vingaram a morte de seu mestre,pois Arquitetaram um plano para que isso acontecesse e sabiam que eles tinham que pagar com vida outro filme que amo de paixão quanto mais assisto crio mais camadas e percepções sobre a Mística dos Samurais e entender claramente porque esta cultura impactou o coração ❤de muita gente amante da cultura Japonesa que se indentificou com a mensagem artisticamente ilustrada no cinema Nipônico.Sou colecionador de filmes em midia física da Versatil home video e é óbvio que tenho estes Clássicos guardados aqui em casa.
tae sensei me lembra bastante da minha avó, ela também era japonesa e vivia me contando histórias, culturas, me ensinava palavras e etc (acabei crescendo adotando certas manias culturais por conta disso KAKSKKA) Obrigada tae sensei!
Tsuwamono, Mononofu , Kuge , Kinshi , Umawari até chegar no sistema Shoen e desenvolver o inicio dos Bushi , dos Samurais .dos Servidores como guerreiros. Tae sensei fez um vídeo muito bom 🙏🙇♀️
Gosto da forma com Tae Sensei explica as coisas. Penso que o "hábito do Haraquiri" foi uma prática e visão equivocada do ser humano japonês. Quem sabe e entende que a vida continua após a morte do corpo físico e os problemas que o suicídio cria para o suicida, entende o que estou dizendo. Sou um admirador da cultura japonesa em geral e me identifico muito com esse povo, porque sei que já vivi em outro corpo, em outros tempos como um camponês quando o Japão ainda não era uma nação mas um conjunto de pequenos reinos, feudos.
Nessa semana, estreou no Brasil o filme Hachiko Para Sempre. Acho que vale a pena fazer um vídeo a respeito da história e apontando o filme. Pode ser legal.
O professor Thiago Braga fez um video bem interessante sobre essa historia do bushidõ voltado para o lado de mitologia samurai, recomendo darem uma olhada depois
Se for o vídeo que estou pensando, ele deletou. Ele tinha feito dois vídeos, um exclusivamente sobre bushido (deletado) e um outro sobre samurais de uma maneira geral. Infelizmente, o deletado era bem mais interessante do que o que ainda está disponível
Eu joguei um jogo chamado Bushido pro Mega Drive ou fliperama, não me lembro. Jogo mto bom e o protagonista falava algumas coisas no decorrer do jogo e eu sempre quis saber, mas o próprio nome do jogo, eu nunca procurei saber. Impressionante!! 😮
Muito bom o conteudo!! Achei engracado que ela disse que o Bushidō diz sobre não comer muito, não se vestir de maneira pomposa, mas a maior parte das armaduras samurai são pomposas, pq isso acontecia, não seria uma quebra do código do guerreiro???
Acho que ela quis dizer não se vestir de maneira pomposa no cotidiano. A armadura era para ir guerrear, para matar ou morrer, neste caso, creio que cabe a pompa. Se morrer, morreu bonito.
Tive uma ideia legal de uma série pro canal: vocês três reagindo a vídeos de pessoas falando japonês. Eu tenho uma sugestão: th-cam.com/video/mouH43HFORk/w-d-xo.html&start_radio=1 Ricardo Cruz cantando Tokkei Winspector ! Seria muito bom ver vocês comentando as nuances do japonês, coisas legais e as imprecisões. Seria demais ! Agita isso aí Takashi sensei !
Fiz essa pergunta pra Ela mentalmente hoje...e agora apareceu o vídeo pra mim!!! ...tenho um Samurai tatuado no corpo...fiz envolvido não sei pelo que..!!!
Tae Sensei, o que significa Chunchunmaru? É o nome de uma espada de um personagem de um anime chamado Konosuba, lá todos acham o nome ridículo e fiquei curioso se tem algum significado
Bushido é o nome de um livro escrito por Nitobe originalmente em inglês (publicado nos EUA), com objetivo de fazer o ocidental aceitar a cultura japonesa, por isso inclui uma pitada de cristianismo, já que Nitobe era cristão. Posteriormente o governo japonês traduziu o livro para o japonês e distribuiu entre os soldados japoneses durante a guerra com a Rússia, difundindo pelo Japão esse conceito um tanto ocidentalizado, onde samurais são “quase Jesus” em sua perfeição. O livro Zen to Yū na no Nihon-maru, de Yamada, explica bem essas situações onde no próprio Japão os conceitos ocidentalizados são absorvidos e difundidos como algo antigo.
O SEPUKU ou HARAKIRI é a única parte que constitui uma mentira no Código do Bushidô! Pois, o suicídio é um ATO DE COVARDIA; por o indivíduo não demonstrar CORAGEM de enfrentar as dificuldades que o destino sempre nos faz enfrentar. MAS, O BUSHIDÔ PARA MIM É , E SEMPRE FOI UMA INSPIRAÇÃO PARA EU SER O HOMEM QUE EU ESTOU ME ESFORÇANDO PARA SER ETERNAMENTE. VIVER E MORRER COM HONRA E DIGNIDADE!
O conceito de bushido, frequentemente considerado como a “alma do Japão” e um código moral seguido pelos samurais, é amplamente visto como uma tradição antiga e ininterrupta. No entanto, o historiador Oleg Benesch, em seu livro “Inventing the Way of the Samurai: Nationalism, Internationalism, and Bushido in Modern Japan”, argumenta que o bushido é, na verdade, uma “tradição inventada”. Segundo Benesch, essa ideia foi criada durante a modernização do Japão no final do século XIX, e não é uma continuidade direta das práticas e crenças dos samurais históricos . Benesch explica que um político japonês, Ozaki Yukio, ao viajar pela Europa, se inspirou nas normas de cavalaria europeia, como as descritas por São Bernardo de Claraval nas regras dos Templários. Ozaki adaptou essas ideias para o contexto japonês, criando um idealizado código de honra samurai que, na realidade, nunca existiu de forma estruturada no Japão. Esse conceito, promovido como sendo um aspecto tradicional e fundamental da cultura japonesa, foi amplamente aceito e enraizou-se na sociedade japonesa e na percepção global do Japão . Esse processo de invenção e adaptação de tradições é um exemplo de como a história pode ser reinterpretada para servir a novos contextos nacionais e culturais. A narrativa do bushido como uma antiga tradição samurai é, portanto, mais um mito do que uma realidade histórica comprovada. Então infelizmente é uma fake, mas a vantagem que hoje se incorporou uma tradição Cristã, sem nem mesmo terem conhecimento da origem.
こんにちは! Que "doce" é esta senhora, Tae sensei. Ouvindo-a, tenho duas vontades: 1) aprender japonês; 2) Te-la como vó. Seria ótimo tomar um chá e comer uma fatia de bolo ouvido as suas histórias da terra amada. O jeito com que ela fala, acalma e anima ao mesmo tempo. Parabéns pelo trabalho de vocês.
Eu também a quero como vovó
Concordo perfeitamente. A fala da senhora transmite paz e calma. Muito bom.
Essa senhora poderia gravar um documentário completo sobre o Japão. Eu assistiria com o maior prazer.
Gente,
Façam uma série de vídeos só sobre a história do Japão!!! Tae Sensei manda muito bem nestas aulas de história.
Up 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Japoneses são extremamente preconceituosos quando estão no país deles, fica a dica pra quem gosta tanto de vangloriar a cultura deles
A melhor coisa que vc pode fazer por seu filho(a) é colocar ele(a) desde criança em alguma arte marcial... pode ser Karate, Judo, Taekwondo, Aikido, Jiu-Jitsu (olha o "do" presente em todos eles hehehe) as maiores lições que aprendemos são os valores: Disciplina, Honra, Lealdade, Honestidade, Respeito (no sentido mais amplo) Paciência, Temperança, senso de Justiça.
Eu poderia ficar aqui e escrever um textão só com as boas virtudes que eles vão aprender... A filosofia do Bushidô vive para sempre dentro de cada um de nós.
É acima de tudo uma escola de cidadania.
OSS!
Grande Tae sensei! Estamos aqui, admirando o Bushido, mas sem perceber, trilhando o Mēifumado.
eu valorizo muito esse canal
Tae Sensei. Tenho grande apreço pela senhora!
Que conhecimento!!!!!
Tae Sensei é puro carinho de mãe 🙏🏼🙏🏼🙏🏼
Adoro assistir seus vídeos!! Simplesmente a senhora é um oceano de cultura! Ganhou mais um inscrito!
Que mulher inteligente!
Incrível!!!
Muito interessante a explicação da Tar-sensei! A não entrega ao inimigo está textualmente enunciada na narrativa 9 do tomo XI da obra "Heike monogatari" ou "Narrativas dos Heike", em que Nii-dono, a Senhora do Segundo Grau e avó do futuro imperador, Antoku, de 7 anos, vendo a derrota na última batalha contra os Minamoto, se atiram no mar: わが身は女なりとも、かたきの手にはかゝるまじ ("Mesmo sendo minha pessoa mulher, pelas mãos do inimigo não hei de ser pega!").
Muito bacana!! Sou praticante de iaidō e jōdō e sempre estamos em contato com o Bushidō. O curso Japonês essencial tem me ajudado a entender melhor os ritos do dōjō!
Top
Faz um 打ちとし技 pra nóis vê aí
CG eu sou gaúcho de Pelotas fica perto de Porto Alegre seu pai veio para Porto Alegre continua e aprendi japonês com vocês Muito obrigado
Admiro o ser inteligente. A forma de pensar e partilhar o conhecimento. Para mim isso é arte. Bushidō🙏🏾
🌸🌿🤩 Tudo q a Tae Sensei explica, eu adoro ouvir... 🤍💛🧡✨
Samurai x é um anime que pinta este video muito bem!!!
Tai Sensei é um doce explicando. Simplesmente apaixonante ouvi-la.
A Cultura e a História do Japão é realmente Incrível 👏👏👏
Se a senhora ensinasse (não sei se já ensina) mas daria para aprender fácil, fácil com toda essa paciência nas explicações 👏👏
Sou apaixonado pela cultura japonesa. Com certeza, em algum momento de minha existência nasci no Japão ou estive ligado intimamente essa cultura formidável!!! Obrigado por compartilhar a cultura japonesa.
Q explicação! Arrebentou! Cresci e ngm me explicava direito o q era bushidô pois praticava arte marcial. A honra, disciplina, educação, lealdade, responsabilidade, respeito ... todos falavam mas sempre foi da boca pra fora. Mas bushido transcende as artes marciais. Essa filosofia ou conceito é claramente visto no filme último samurai.
Percebo q no japonês, assim como no alemão, se utiliza muito de unir palavras para formar novas. No BR tbm unimos palavras por aglutinação ou justaposicao, porém acho q com num grau menor. Já de anime não entendo muito, ao contrário de meu filho mais velho, q é um apaixonado.
Esse canal é bom demais. Obrigado pelo bom trabalho!
Muito obrigado por compartilhar os seus conhecimentos com todos, Tae - sama e Takashi - sensei muito obrigado
Sensacional!!! Eu amo esse tema relativo a guerreiros, particularmente por eu ser por parte de pai, de uma linhagem de guerreiros: Meu pai foi um homem de confiança do Comando PMERJ, meu avô era o homem de confiança do General da Guerra( Antigo nome do CML no Rio) inclusive era o motorista do General e meu bisavô foi herói de guerra por Portugal!!😁 Eu que encerrei essa herança mas mesmo assim sou guerreiro até no nome: Rogerio vem do Germânico Arcaico Rudger que significa Lanceiro glorioso, guerreiro famoso pela lança. Tá no sangue!! E trazendo esse tema uniu o meu amor pelo Japão e o assunto de guerreiros!! どうもありがとうございます!!!
😮
Perfeito sensei arygato gossetmatssu ❤❤❤❤❤
Que show !! Que maravilha as explicações dessa Sensei!!
Oss!
Lembrei da Vivi de One Piece chamando o Zoro de Mister Bushidō kkkkkkk vídeo muito bom Tae-Sensei ❤ Lembro de ter visto sobre o Seppuku no vídeo da história do Japão do Felipe Castanhari (Canal Nostalgia).
que aula foda,muito obrigado
Um povo guerreiro e honrado que eu admiro, mesmo sendo muito diferente deles. Cada cultura tem algo a nos ensinar, e a história das civilizações é fascinante! Mantenham viva essa chama ancestral, filhos de Amaterasu!
O conceito de bushido, frequentemente considerado como a “alma do Japão” e um código moral seguido pelos samurais, é amplamente visto como uma tradição antiga e ininterrupta. No entanto, o historiador Oleg Benesch, em seu livro “Inventing the Way of the Samurai: Nationalism, Internationalism, and Bushido in Modern Japan”, argumenta que o bushido é, na verdade, uma “tradição inventada”. Segundo Benesch, essa ideia foi criada durante a modernização do Japão no final do século XIX, e não é uma continuidade direta das práticas e crenças dos samurais históricos .
Benesch explica que um político japonês, Ozaki Yukio, ao viajar pela Europa, se inspirou nas normas de cavalaria europeia, como as descritas por São Bernardo de Claraval nas regras dos Templários. Ozaki adaptou essas ideias para o contexto japonês, criando um idealizado código de honra samurai que, na realidade, nunca existiu de forma estruturada no Japão. Esse conceito, promovido como sendo um aspecto tradicional e fundamental da cultura japonesa, foi amplamente aceito e enraizou-se na sociedade japonesa e na percepção global do Japão .
Esse processo de invenção e adaptação de tradições é um exemplo de como a história pode ser reinterpretada para servir a novos contextos nacionais e culturais. A narrativa do bushido como uma antiga tradição samurai é, portanto, mais um mito do que uma realidade histórica comprovada.
Eu acho fantástico o trabalho dos artesãos em produzir as espadas e aquelas armaduras cheia de detalhes, modelo bem diferente da ocidental
Esse termo "Bushidō" lembrou-me de um jogo que fez parte da minha infância na década de 90, o jogo da SNK chamado Samurai Shodown.
Depois de pesquisar bem faz alguns anos, achei o texto original da fala japonesa em sua abertura e que difere totalmente da versão ocidental.
Na versão ocidental foi inserido o seguinte texto de abertura:
A samurai fears not death. (Um samurai não teme a morte)
Struggles to triumph over evil. (Luta para triunfar sobre o mal)
And lives for one purpose: (E vive por um propósito)
To Destroy all enemies! (Destruir todos os inimigos!)
Então achei o texto original e até salvei em meu computador
武士道とは 死ぬことと見つけたり(Bushidō to wa shinu koto to mitsuketari)
修羅道とは倒すことと見つけたり (Shuradō to wa taosu koto to mitsuketari)
我、悪鬼羅刹となりて (Ware, akkirasetsu to narite)
目の前の敵すべてを (Me no mae no teki subete wo)
斬る!! (Kiru!!)
Segundo tradução para o inglês do texto original japonês:
Bushido is the road of death.
Shura is the road of victory.
I, will become a vicious Rasetsu.
All enemies before me, will be
Cut in half!!
Muito obrigado, eu estou procurando esse começo 『 武士道とは死ぬこととみつけたり』 faz um tempo já. Já tinha visto em inglês várias vezes e sempre me perguntei como seria em japonês
Tenho muito apreço pela cultura japonesa!
Excelente iniciativa, compartilhar conhecimento acerca deste povo incrível.
Que espetacular… adoro vcs e a cultura Japonesa 💜
Tae sensei, a senhora é maravilhosa.
Tae sensei eh simplesmente DEMAIS
Parabéns pelo conhecimento e didática!
Vejo muito que o bushido tem conceito do budismo até do xintoísmo. E bacana a filosofia e uma coisa que podemos tirar proveito pra gente ter uma vida melhor equilibrada. E outra a tae sensei e uma pessoa incrível e maravilhosa. Abracos
Canal de linguística perfeitamente conectava com a história! Tae Sensei foi perfeita!
HARAKIRI O CLÁSSICO CHANBARA de 1962 mostra muito este conceito filosófico de vida e morte,a obra descontroi aquela figura romantizada de o Samurai ser visto como um herói ou um guerreiro de honra!Que é Exatamente que a Tae sensei fala "não se entregar ao inimigo" e "estar disposto a pagar com a vida"!!!Um filme muito Filosófico!!!Carregado de cargas dramáticas,que impulsiona todo cinéfilo amante de cultura Samurai a pensar,refletir sobre a vida.O CLÁSSICO JIDAIGEKI de 1941 A VINGANÇA DOS 47 RONINS também mostra este código do Bushido Só que de uma outra forma de visão!Os Samurais que perderam o seu mestre para um Damiô rival de outro Clã de forma muito Injusta e desrrespeitosa,que praticamente os 47 ronins Vingaram a morte de seu mestre,pois Arquitetaram um plano para que isso acontecesse e sabiam que eles tinham que pagar com vida outro filme que amo de paixão quanto mais assisto crio mais camadas e percepções sobre a Mística dos Samurais e entender claramente porque esta cultura impactou o coração ❤de muita gente amante da cultura Japonesa que se indentificou com a mensagem artisticamente ilustrada no cinema Nipônico.Sou colecionador de filmes em midia física da Versatil home video e é óbvio que tenho estes Clássicos guardados aqui em casa.
Tae sensei é um doce. 🥰
tae sensei me lembra bastante da minha avó, ela também era japonesa e vivia me contando histórias, culturas, me ensinava palavras e etc (acabei crescendo adotando certas manias culturais por conta disso KAKSKKA)
Obrigada tae sensei!
Profundo respeito e admiração pela Cultura e a Tradição Japonesa!
A melhor explicação que ouvi até hoje.
Ahh bem legal, vlw!
Muito gentil e culta essa senhora
Que canal fantástico. Sempre fui fascinante a história e cultura japonesas. Sensacional...
Tsuwamono, Mononofu , Kuge , Kinshi , Umawari até chegar no sistema Shoen e desenvolver o inicio dos Bushi , dos Samurais .dos Servidores como guerreiros.
Tae sensei fez um vídeo muito bom 🙏🙇♀️
Amo vocês! Sou aqui de Minas Gerais.
👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👋🏾 mais uma aula que transmite serenidade, muita paz e tranquilidade transmitida no ensinamento 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Que coisa boa aprender com ela. Gostei também do Totoro ao fundo.
Maravilhoso ensinamentos ❤
Parabéns, fantástica explicação… muito gostosa de se ouvir, é muito didática…. Obrigado
Adoro suas aulas, que sonho de conhecer o Japão!
Gosto da forma com Tae Sensei explica as coisas. Penso que o "hábito do Haraquiri" foi uma prática e visão equivocada do ser humano japonês. Quem sabe e entende que a vida continua após a morte do corpo físico e os problemas que o suicídio cria para o suicida, entende o que estou dizendo.
Sou um admirador da cultura japonesa em geral e me identifico muito com esse povo, porque sei que já vivi em outro corpo, em outros tempos como um camponês quando o Japão ainda não era uma nação mas um conjunto de pequenos reinos, feudos.
amo o conteúdo de vcs♥
sempre um prazer ouví-la
Receba a inteligência ✋️😌
😁
Lindo!
vou tatuar essa frase
Muy bien explicado 👍🏼
Soy peruana y no hablo portugués pero la sensei habla muy despacio que puedo entender😊
Vocês vão fazer um vídeo sobre o Bon Odori? Estou fazendo aula e amando. Adoraria saber mais sobre.
👏👏👏
Nessa semana, estreou no Brasil o filme Hachiko Para Sempre. Acho que vale a pena fazer um vídeo a respeito da história e apontando o filme. Pode ser legal.
Boa noite, Adoraria ouvir a respeito do maior Samurai do Japao, Musashi. Grato
O professor Thiago Braga fez um video bem interessante sobre essa historia do bushidõ voltado para o lado de mitologia samurai, recomendo darem uma olhada depois
Se for o vídeo que estou pensando, ele deletou. Ele tinha feito dois vídeos, um exclusivamente sobre bushido (deletado) e um outro sobre samurais de uma maneira geral.
Infelizmente, o deletado era bem mais interessante do que o que ainda está disponível
Poderiam nos falar um pouco sobre o Reiki, seus símbolos e significados?
Essa senhora é um caminhão carregado de conhecimento 🤓
Poderia falar da relação do desenvolvimento do bushido com as missão jesuíticas. Obrigado
Eu joguei um jogo chamado Bushido pro Mega Drive ou fliperama, não me lembro. Jogo mto bom e o protagonista falava algumas coisas no decorrer do jogo e eu sempre quis saber, mas o próprio nome do jogo, eu nunca procurei saber. Impressionante!! 😮
A serie xogum mostra muito disso, bem legal
Eu gostaria de ouvir como é para o japonês conceito da lei do retorno, plantio e colheita na vida e suas implicações no pós vida.
Depende de qual religião o japonês em questão pratica, lá têm o budismo, e o xintoísmo, principalmente.
BOA NOITE. Porque vc nunca faz referências aos Ninjas,Monges,e o Karatê do de Okinaua te?
Poderiam fazer um video sobre a Cerimônia do Chá?
Domo Arigato gozaimashita
Fale sobre Meifumadô.
Senseicional
😊😎😄
Muito bom o conteudo!!
Achei engracado que ela disse que o Bushidō diz sobre não comer muito, não se vestir de maneira pomposa, mas a maior parte das armaduras samurai são pomposas, pq isso acontecia, não seria uma quebra do código do guerreiro???
Acho que ela quis dizer não se vestir de maneira pomposa no cotidiano. A armadura era para ir guerrear, para matar ou morrer, neste caso, creio que cabe a pompa. Se morrer, morreu bonito.
Tive uma ideia legal de uma série pro canal: vocês três reagindo a vídeos de pessoas falando japonês. Eu tenho uma sugestão: th-cam.com/video/mouH43HFORk/w-d-xo.html&start_radio=1
Ricardo Cruz cantando Tokkei Winspector ! Seria muito bom ver vocês comentando as nuances do japonês, coisas legais e as imprecisões. Seria demais ! Agita isso aí Takashi sensei !
Fiz essa pergunta pra Ela mentalmente hoje...e agora apareceu o vídeo pra mim!!!
...tenho um Samurai tatuado no corpo...fiz envolvido não sei pelo que..!!!
s2
Último Shogunato...o Shogun vem antes do Samurai, ou existe uma hierarquia nisso? Um anula o outro? Exprica isso por favor!!
Bushidô é a forma geral de escrever?
É semelhante ao Dojo-kun !? Sou praticante de Karate Shotokan e o Dojo-kun são os
"preceitos morais " que regem os Karatecas, dentro e fora do Dojo.
Osu.
Tae sensei já falou sobre os shinobi?
どうもありがとうございます.
Arygato gossetmatssu sensei ore por mim Samuel de Oliveira Bastos de Souza ❤❤❤❤❤ obrigado por tudo sensei
Ela assobiando falando "éticos" foi engraçado.
E sobre o harakiri?
Tae Sensei, o que significa Chunchunmaru? É o nome de uma espada de um personagem de um anime chamado Konosuba, lá todos acham o nome ridículo e fiquei curioso se tem algum significado
Olá Sensei, o Kanji "Shi" é a junção do kanji "um" e "dez", isso procede? é o que significaria?
Bushido é o nome de um livro escrito por Nitobe originalmente em inglês (publicado nos EUA), com objetivo de fazer o ocidental aceitar a cultura japonesa, por isso inclui uma pitada de cristianismo, já que Nitobe era cristão. Posteriormente o governo japonês traduziu o livro para o japonês e distribuiu entre os soldados japoneses durante a guerra com a Rússia, difundindo pelo Japão esse conceito um tanto ocidentalizado, onde samurais são “quase Jesus” em sua perfeição. O livro Zen to Yū na no Nihon-maru, de Yamada, explica bem essas situações onde no próprio Japão os conceitos ocidentalizados são absorvidos e difundidos como algo antigo.
Surgiu no século 17, mas claro que só veio existir pq os norte americano fizeram a sua versão kkkkkk imperialismo bateu forte aí hein kkk
Os políticos aqui do Brasil nunca concordaria em tira a própria vida
O SEPUKU ou HARAKIRI é a única parte que constitui uma mentira no Código do Bushidô!
Pois, o suicídio é um ATO DE COVARDIA; por o indivíduo não demonstrar CORAGEM de enfrentar as dificuldades que o destino sempre nos faz enfrentar.
MAS, O BUSHIDÔ PARA MIM É , E SEMPRE FOI UMA INSPIRAÇÃO PARA EU SER O HOMEM QUE EU ESTOU ME ESFORÇANDO PARA SER ETERNAMENTE.
VIVER E MORRER COM HONRA E DIGNIDADE!
O conceito de bushido, frequentemente considerado como a “alma do Japão” e um código moral seguido pelos samurais, é amplamente visto como uma tradição antiga e ininterrupta. No entanto, o historiador Oleg Benesch, em seu livro “Inventing the Way of the Samurai: Nationalism, Internationalism, and Bushido in Modern Japan”, argumenta que o bushido é, na verdade, uma “tradição inventada”. Segundo Benesch, essa ideia foi criada durante a modernização do Japão no final do século XIX, e não é uma continuidade direta das práticas e crenças dos samurais históricos .
Benesch explica que um político japonês, Ozaki Yukio, ao viajar pela Europa, se inspirou nas normas de cavalaria europeia, como as descritas por São Bernardo de Claraval nas regras dos Templários. Ozaki adaptou essas ideias para o contexto japonês, criando um idealizado código de honra samurai que, na realidade, nunca existiu de forma estruturada no Japão. Esse conceito, promovido como sendo um aspecto tradicional e fundamental da cultura japonesa, foi amplamente aceito e enraizou-se na sociedade japonesa e na percepção global do Japão
.
Esse processo de invenção e adaptação de tradições é um exemplo de como a história pode ser reinterpretada para servir a novos contextos nacionais e culturais. A narrativa do bushido como uma antiga tradição samurai é, portanto, mais um mito do que uma realidade histórica comprovada.
Então infelizmente é uma fake, mas a vantagem que hoje se incorporou uma tradição Cristã, sem nem mesmo terem conhecimento da origem.
Falem sobre a origem da palavra DO, (caminho). Arigatou! 🙇
Queria que ela fosse minha avó!
Seria correto eu pensar que a senhora é a representação do "Shibumi" ?
Poderia ser qualquer assunto, com a sensei fica muito melhor
O que é o ninja?