Esse vídeo te ajudou de alguma maneira? Me diga aqui nos comentários 📚 Materiais gratuitos que preparei para você: 🎁 Planilha para cálculo dos insumos do concreto: bit.ly/InsumosDoConcreto 🎁 E-Book sobre engastamento em lajes treliçadas: bit.ly/E-Book-Engaste-Laje-Trelicada ►►Cursos que recomendo: linktr.ee/Cursos_Estruturas ►►Planilhas para cálculo estrutural: linktr.ee/Planilhas_Estruturas Playlist com todos os meus vídeos de concreto armado: th-cam.com/play/PLPkgYzionTqxDyuae0LPgHpk2wEDJWeHn.html
Explicação sensacional!!! Você saberia dizer até onde isso é aplicável para uma seção T, ou o que teria que alterar para calcular a linha neutra e a inércia no estádio 2 de uma seção T?
Boa noite, obrigado pela aula. Em alguns trabalhos já vi sendo usado (alfa_e -1) ao invés de (alfa_e) para o cálculo da posição da linha neutra no estádio II. O senhor sabe por quê?
Boa noite Rodolfo, veja que a partir do instante 11:11 eu simplifico a equação de tal forma que o termo (alfa_e - 1) aparece do lado direito A explicação desse -1 é a seguinte: quando calculamos a força de compressão Rc, já consideramos toda a área comprimida acima da linha neutra, inclusive na posição ocupada pela armadura comprimida. Portanto, precisamos subtrair As'.sigma' na fórmula de Rc (Veja o vídeo no instante 4:09) Essa subtração em Rc feita no início do vídeo da origem ao termo (alfa_e - 1) mais adiante
@@engestruturas Nos trabalhos que vi estava sendo considerada armadura simples e alguns usam (alfa_e) e outros usam (alfa_e - 1). Imagino que alguns ignoram a armadura negativa e outros consideram a influência do porta estribo. Será que é isso?
@Rodolfo Cavalcante No caso de seção com armadura simples, ou seja, aço apenas na região tracionada, surge apenas o termo (alfa_e) na equação, pois o concreto da região tracionada não contribui para a inércia da seção Substituindo As' = 0 na equação deduzida no vídeo você obtém a fórmula para o caso particular de seção com armadura simples Se não equação que você viu tinha o termo (alfa_e - 1), certamente foi considerada a armadura na região comprimida (armadura porta estribos, por exemplo)
Esse vídeo te ajudou de alguma maneira? Me diga aqui nos comentários 📚
Materiais gratuitos que preparei para você:
🎁 Planilha para cálculo dos insumos do concreto: bit.ly/InsumosDoConcreto
🎁 E-Book sobre engastamento em lajes treliçadas: bit.ly/E-Book-Engaste-Laje-Trelicada
►►Cursos que recomendo: linktr.ee/Cursos_Estruturas
►►Planilhas para cálculo estrutural: linktr.ee/Planilhas_Estruturas
Playlist com todos os meus vídeos de concreto armado: th-cam.com/play/PLPkgYzionTqxDyuae0LPgHpk2wEDJWeHn.html
Explicação sensacional!!!
Você saberia dizer até onde isso é aplicável para uma seção T, ou o que teria que alterar para calcular a linha neutra e a inércia no estádio 2 de uma seção T?
Fico feliz que gostou, Luiz! A fórmula deduzida no vídeo também é válida para vigas com seção T, desde que a linha neutra se encontre na mesa da seção
Excelente explicação
Obrigado, Francisco!
Boa noite, obrigado pela aula.
Em alguns trabalhos já vi sendo usado (alfa_e -1) ao invés de (alfa_e) para o cálculo da posição da linha neutra no estádio II. O senhor sabe por quê?
Boa noite Rodolfo, veja que a partir do instante 11:11 eu simplifico a equação de tal forma que o termo (alfa_e - 1) aparece do lado direito
A explicação desse -1 é a seguinte: quando calculamos a força de compressão Rc, já consideramos toda a área comprimida acima da linha neutra, inclusive na posição ocupada pela armadura comprimida. Portanto, precisamos subtrair As'.sigma' na fórmula de Rc (Veja o vídeo no instante 4:09)
Essa subtração em Rc feita no início do vídeo da origem ao termo (alfa_e - 1) mais adiante
@@engestruturas Nos trabalhos que vi estava sendo considerada armadura simples e alguns usam (alfa_e) e outros usam (alfa_e - 1). Imagino que alguns ignoram a armadura negativa e outros consideram a influência do porta estribo. Será que é isso?
@Rodolfo Cavalcante No caso de seção com armadura simples, ou seja, aço apenas na região tracionada, surge apenas o termo (alfa_e) na equação, pois o concreto da região tracionada não contribui para a inércia da seção
Substituindo As' = 0 na equação deduzida no vídeo você obtém a fórmula para o caso particular de seção com armadura simples
Se não equação que você viu tinha o termo (alfa_e - 1), certamente foi considerada a armadura na região comprimida (armadura porta estribos, por exemplo)