@@fernandogomes8935 tudo q eu uso tem no Linux então tô de boa , n sou programador, n uso Pc pra trabalhar , uso apenas pra jogar , emular , ver vídeos , ouvir músicas e tal , funcionando bem nesse quesito pra mim
Linux Mint é o Ubuntu da forma certa. O Mint pra mim é aquela distribuição que se não quer ter problemas e não passar trabalho, instala ela e seja feliz.
migrei pro mint mate para tentar dar uma sobrevida ao meu note mais antigo. Cara, que sistema bom! leve e não tive problemas com nada até agora. Não quero voltar pro windows não kkkk
@@walesckochimendes9764 foi a partir do Unity que eu parei de usar o Ubuntu e o Debian. Não me acostumei com aquilo lá. Tentei usar o Ubuntu e o Debian com o XFCE (por mais tempo), LXDE e até com o KDE. Mas não estava satisfeito. Aí apareceu o Mint com o Cinnamon, e caiu como uma luva.
@@romulosantos577 pseh. eu mesmo uso um debian com MATE agora. antes tava usando XFCE. os recursos da sua máquina não são pra gerar telinhas bonitas. São para as aplicações que você executa na máquina
@@romulosantos577 honestamente o Mint é muito bonito, apesar q a interface Cinnamon fica ótima no mint, mas em outras distros eu faço uma porrada d modificações especialmente no Debian (aquilo ali é feio d+)
@@romulosantos577Tbm é algo muito importante, não pode ser negligenciado, em especial pra pessoas que não usam computador e querem um sistema agradável aos olhos sem modificar ele, não algo que parece que está usando um pc de 10 anos atrás.
@@omegab4k4 compreendo, e não disse pra negligenciar nada. É apenas questão de opinião. Entendo que se a UI bonita é a coisa mais importante, va pro windows 11, sonoma, enfim...
Já testei várias distros instalando-as no computador por pelo menos 1 mês, mas sempre retrorno ao Mint. O Linux Mint é a minha distro principal há mais de 1 ano. Tudo funciona, roda bem e é robusta para o dia a dia. Em todos os PCs que instalo o Mint todos gostam.
Linux Mint é muito bom também para pessoas como eu que não tem mais saco pra ficar consertando coisa que não era para quebrar como drivers de video e odeiam o Gnome e mais ainda o KDE.
Uso apenas Linux Mint há 5 anos, e o que me conquistou além se ser um SO Polido, foi a facilidade de Customização dele com Pacotes GTK; na própria loja de Themes Gnome existem milhares de temas de customização p/ o Linux Mint. Reclamar de "Feiura" do linux mint é muita sacanagem, pois o q mais tem é customiação pra ele.
O Pop OS é bem mais feio, eu acho, foi inclusive um dos motivos que me fez escolher o Mint e não ele. Estou usando a dois dias o Mint, testei primeiro o Biglinux, mas tive muitos problemas de boot e tbm com o adaptador bluetooth que tentei usar, parece que o problema com o adaptador bluetooth vai continuar porquê no modo live do Mint e do Pop tentei conectar o adaptador e de forma alguma deu certo, vou vê se consigo ajeitar isso, mas pelo que já vi não é todo tipo de adaptador bluetooth que o Linux consegue reconhecer e se conectar, mas pelo menos problemas de boot até agora não tive. O primeiro driver NVIDIA não funcionou, mas o segundo que instalei aparentemente está funcionando bem e agora quero testar em jogos. O Mint tem um bom desempenho em jogos, o Pop dizem que tem?
O sentimento que tenho em relação ao Mint é quase como os usuários antigos tinham pelo Windows XP. É normal, nem veio ou bonito, mas estável e funciona. Muitas vezes tentei migrar para um Linux mais cheiroso, e dava problema em algum momento, e acabava voltando para Mint.
sou Dev fullstack uso o Mint mais de 1 ano, cheguei a usar por um tempo o PopOS mas achei muito estranho, pois parece muito mal acabado e amador, além de ser cheios de bugs e quebrar com certa frequência, mas com o Mint até hoje não tive esse problema. 🤔 Ele me lembra muito o clássico e bom windows 7, fácil, rápido e objetivo. Tudo que se espera de uma ferramenta, pra mim está sendo perfeito até o momento
@@murinhovlog Não teria discussão de qual tier colocar cada distro, pois cada um colocaria onde acharia melhor e depois dava sua explicação do porquê. Mas ok, ficou bom na mesma o vídeo.
Poucas distros tem a estabilidade do mint. Vários bugs que chegam no Ubuntu, não chegam no Mint. É esse cuidado a mais que atrai os usuários. Concordo que o Cinnamon precisa de um tapa no visual urgente, mas em poucos cliques, é possível customizar e deixar mais agradável. Por fim, eu queria uma distro com a estabilidade do Open Suse, mas a praticidade do Ubuntu (ou da base deb). O Mint foi a solução perfeita no meu caso.
Para mim o Linux Mint é como um Fiat Uno Mille, é uma maquina, um tanque de guerra e faz exatamente o que ele se propõe. Mas sinceramente, o bichinho é sofrido. Queria achar elogios melhores para o Mint, mas é como quando chamamos uma pessoa feia de "ajeitada" porque gostamos dela. É complicado.
Linux Mint é bom no que se propõe a fazer; Ele não quer ser bonito, não quer ter o visual moderno. E isso é facilmente resolvido com qualquer customização! Aqui rodo ele com XFCE, no kernel 6.7 em um Celeron N4020 com 4GB de RAM auxiliadas por um SWAP de mais 4GB. Faço tudo o que preciso! E desde 2020 sem problemas!
O Linux Mint é simplesmente a melhor distribuição Linux que existe disparado porque ele é muito estável, muito difícil o sistema quebrar, fácil instalação, já vem pronto para uso uma vez que já vem embarcado no sistema os codecs multimídia e os softwares que maioria dos usuários precisam, fácil instalação de drivers proprietários para quem tem placas Nvidia e estes funcionam de forma satisfatória sem qualquer problema, melhor sistema para laptops híbridos com placa intel/nvidia, fácil instalação de impressoras, fácil personalização com alguns cliques é possível deixar o sistema com um visual bem mais agradável do que o que vem por padrão, traz consigo uma loja incrível e bem completa com suporte a flatpak e um incrivel sistema de backup para caso algum problema inesperado aconteça (coisa que é raríssimo acontecer). Já testei várias distribuições Linux com a base Ubuntu e de todas o Linux Mint é o que melhor funciona sem apresentar qualquer problema e o mais fácil de usar e configurar. Além disso o sistema tem evoluído e ficado melhor a cada update. Não o troco por nada. Torço para que ele cresça e fique cada vez mais forte e que o projeto jamais se encerre. Vida longa ao Linux Mint, a melhor distro de todas.
Comecei a usar há dois dias, testei o Biglinux primeiro versão kernel 6.6 e depois kernel 6.1 tive muitos problemas de boot além de problemas com o reconhecimento do adaptador bluetooth, tentei configurar tanto o boot quando o bluetooth e não funcionou de forma alguma, teve um momento que acabei quebrando o boot do sistema de vez ao tentar corrigí-lo, aí acabei desistindo do Biglinux e busquei o Mint e o Pop OS, mas acabei optando pelo Mint, achei mais fácil de usar, configurar, mais bonito que o Pop OS e tbm e mais leve, estou usando a dois dias e agora vou testar pra vê se tudo permanece funcionando bem. O primeiro driver NVIDIA que baixei e instalei não funcionou, estou usando a versão 21.2 do Mint, eu não quis as mais novas para evitar problemas de bugs e incompatibilidade, o segundo driver proprietário da NVIDIA funcionou bem aparentemente, agora quero testar em jogos, ele tem um bom desempenho em jogo?
Eu adoro o Mint e detesto o Cinnamon. Usei por muito tempo, por indicação do Dio, mas me enchi da simplicidade do Mint e da aparência Windows 98. Uso o Fedora KDE há algum tempo e estou muito satisfeito.
O que eu gosto no Mint é: ele é fácil de usar e é estável. Usei ele por quase 2 anos num netbook (no caso a versão XFCE, mas também testei a Mate) e ele nunca me deu dor de cabeça. Ele era leve, funcionava, sem bugs, sem dificuldades. Acabei migrando para o Zorin OS Lite devido a um fator, porém: o Mint é meio sem graça. O Zorin OS Lite, apesar de usar XFCE, como o Mint que eu usei, é bem mais bonito. Ele é um pouquinho mais lento que o Mint no netbook, mas funciona tão estável quanto. Atualmente estou usando o netbook para faculdade (uso o OnlyOffice para isso) e o sistema não me deixa na mão. Testei uma cacetada de sistemas linux (Linux Mint XFCE/Mate, Linux Lite, Xubunru, Lubuntu, Kubuntu, KDE Neon, Peppermint OS, MiniOS, Bodhi Linux, Debian XFCE/LXDE/LXQt, Manjaro XFCE/KDE, Big Linux, BrOS, POP_OS, Fedora Gnome/KDE/XFCE/LXDE/LXQt, Netrunner...) , e quase sempre acabo voltando para o Zorin OS Lite. O sistema que rodou mais suave nesse netbook foi o Fedora LXDE, com o Lubuntu chegando perto.
Eu já usei Ubuntu Cinnamon e Linux Mint, e não são a mesma coisa. Pra ser a mesma coisa tem que colocar muitos detalhes, e não faz sentido você pegar o Ubuntu e instalar todos os programas que vem no linux mint, é mais fácil apenas instalar o linux mint mesmo 🤣
Usando distros Linux desde 99, acho que o Mint é uma das poucas mais famosas que nunca usei, depois de passar por quase uma centena de distros, incluindo as icônicas Kurumin e Conectiva, parei na Ubuntu Mate desde 2017
Linux Mint é a minha distro do coração por ter sido a primeira distro que eu usei e a primeira distro que eu quebrei kkkk Amo o Mint com todas as minhas forças e eu sempre vou recomenda-lo para quem nunca usou o Mint.
Utilizo o Linux mint para desenvolvimento web, e Graças a ele consegui abandonar o windows, tenho um script em shell no Github que ja configura todo o ambiente de desenvolvimento.
Olá, poderia me ajudar nessa questão?eu tive um problema no meu smartphone,depois da compra eu achei nele uns nomes estranhos diferentes das configurações normais de qualquer outro e eu suspeito firmemente que seja alguma aplicação de clonagem dentro do sistema e você poderia me ajudar a identificar ? Meu smartphone é Linux (Moto E6i)
Queria saber se o Linux mint seria ideal para salvar um note positivo kkk aqueles que são soldados 4/64 positivo motion plus q464b. Alguém poderia me ajudar
Ja fiz isso também,estalei muitos sistema,menos o mint,nao queria estalar sei la porq,mais quando decidir estalar e usar,e testando aqui ali, gostei muito e acabei ficando com ela.
ainda mais pra quem programa mais no backend nem liga pra interface, o mais importante é que funciona direito, no final é só mais uma ferramenta Ms kkk
Uso o Linux Mint já há alguns anos e gosto bastante mas tenho tido um problema com ele em casa, por vezes o Cinnamon começa a consumir muito processamento, o PC começa a ficar lento e tenho que reiniciar o Cinnamon com Ctrl + Alt + Esc. Isso é um pouco incomodo, de resto gosto muito e não penso em trocá-lo nem de case e nem do trabalho.
Faz uma semana que sai de vez do windows e fui pro mint. Até agora não tive nenhum problema, tudo rodando liso e praticamente nem precisei usar o terminal. Fiz modificações da interface, ta bonito e moderno kkkkk
Interessante como não é só gosto... mas, o mint, eu utilizo desde 2018 em ambiente de produção... acaba que como me ajustei melhor em torno de problemas, soluções, drivers, estabilidade, etc... como eu tenho usuários (esposa e filha) que não tem conhecimento técnico... então, acaba sendo o mais prático para suporte e manutenção. Realmente, design poderia melhorar... acabo apelando para pacotes de temas etc... sinto falta de uma evolução mais acelerada na interface. Claro que, para testar outra distro, com uma interface mais bonita, fluida e prática de fazer manutenção, teria que reservar tempo para as adequações e detalhes específicos da distro, depois, "formatar" os equipamentos e instalar tudo de novo pra todo mundo. Enfim... uma das distros que eu iria, nesse momento, seria o BigLinux.
Eu gosto muito do Linux MInt Mate. O sistema mais confiável para mim. Ja coloquei em vários computadore antigos. Aqui no mundo real tem muitas máquinas Core 2 Duo e Core I3 antigas que com um sitema desses, uma ageitadinha aqui e outra ali, fica xuxu beleza. Mint update, Loja aplicativos. Deixa aquela sensação que as coisas sempre darão certo nele. Já o Big por expemplo que é Base Manjaro Arch, quando abro o Pamac e vejo um monte de atualização eu pergunto: Será que vai dar certo essa atualização? Atualmente uso o Tuxedo (vídeo do Dio) e o Big Linux.
Meus amigos, eu comecei com o Windows 95, 98, XP, pulei o vista, quando encerrou o XP passei para o 7, 8, 8.1 e atualmente 10 e 11. Confesso que as primeiras versões do 10 foi um desastre para mim, mas agora melhorou. Em todo esse tempo quando linux apareceu tentei migrar para o linux, mas com esse sistema de comando para tudo se tornou inviável, mas o Windows 8 para frente nunca me passou creditabilidade, mas embora seja difícil o linux é o que me passa confiança. Tenho em meu PC Dual boot com Linux mint e o 10. para mim que sou leigo estou fazendo essa transição. Para nó leigos e cegos o Mint é a varinha dos cegos. Felicidades ai e para nós ficamos felizes por ter vocês para sempre nos ajudar.
Eu tenho testado tudo quanto é distro, não para o meu uso, mas para clientes com PCs fracos antigos. Então um dia eu cheguei ao BiG Linux que estava muito bom. Porém suas atualizações deixaram ele bugando e lento. E o Linux Mint eu já havia testado várias vezes e não havia gostado. Mas nessa última versão o Linux Mint XFCE tem se mostrado ressuscitador de PCs. E o EndlessOS também. Eu tenho instalado preferencialmente o EndlessOS para a maioria das máquinas antigas ou fracas ou as duas coisas de clientes. E quando o EOS ainda fica um pouco lento eu coloco o Mint XFCE e pronto, resolvido. Tenho colocado eles até para empresas dependendo da necessidade deles e tem salvado.
Usei todo tipo de distro nos mais de 14 anos usando linux, queria experimentar novidades e coisas diferentes mas sempre tinha algum bug, parei no linux mint, que é a minha distro a mais de 5 anos, não tem bugs relevantes e o sistema roda liso, tem tudo que se precisa e tem um ambiente aconchegante windows based, pra mim não tem distro melhor, não tem gnome nem xfce que substitua o cinnamon, não é questão de gosto é porque funciona tudo do jeito que tem que funcionar
Usei Mint Cinnamon por anos,, por ser fácil e confiável, mas após deixar o viés ruim com o KDE e aprender a usar, muito difícil voltar. Mesmo com o Cinamon implementando features a lá KDE.
Instalei o Mint essa semana num notebook antigo e gostei demais! Agora vou colocá-lo em dual boot no notebook principal. Ja testei diversos e esse é o único que gostei de verdade.
Gosto muito do Big Linux mas ainda não substitui o Mint. Primeiro porque ele não quebra. O ícone que abre o menu favoritos no painel é muito prático e trocar as áreas de trabalho com Ctrl + setas em vez de teclas de função é muito mais fácil.
O Mint simplesmente funciona, mas a interface mesmo com temas ainda me deixa intragável, mas admito que é uma das poucas distros que não dão dor de cabeça.
Talvez é por isso que funciona. Porque não foca na estética do sistema gráfico. Mas o linux, no geral, tem essa característica, de ser apenas ser funcional do que outros sistemas de código licenciado, como o windows e mac os.
Dio tenho o pc antigo to nesse mundo do linux a um mês eu sai do windows para o linux mint elsean e nao estou conseguindo instalar o pycharm community pois tentei pelo terminal to muito curioso sobre esse sistema operacional Linux Esta aparecendo: erro: snap "pycharm-community" is not available on stable for this architecture (i386) but exists on other architectures (amd64). se tem alguma orientação do que ser feito diz ai pq pode tirar duvidas de outras pessoas obrigado pela atenção um abraço vc tem uma das melhores explicações
Comecei no Mundo Linux no Mint, passei por várias distros, até que me firmei no MX Linux... Na verdade, acho que tudo é uma questão de gosto, e todos nós ganhamos com várias distros excelentes...
O Mint é o meu porto seguro no Linux. Uso a versão Cinnamon, e embora seja bem arroz com feijão, ela cumpre tudo o que se propõe. E para quem vem do windows, a transição é super tranquila. Talvez por isso me sinta bem utilizando ela, pois foi ela que me fez ver o Linux com outros olhos. E já instalei no note do meu falecido pai, no note de um colega do trabalho (ambos senhores com mais de 60 anos) e ambos usaram sem problemas. Indiquei ao meu irmão e ele também usou de boa, inclusive meu sobrinho de 9 anos usava de boa para fazer aulas on line. Ele é bem estável, pode não ser bonito como o Zorin mas não é bugado com o mesmo (pelo menos a versão lite que tentei usar em umas 5 máquinas mas sempre aparece um bug chato) Mas estou querendo experimentar o Big, o problema é que de cara já encontrei um bug que não tenho no mint, a temperatura do processador fica mais alta (entre 12 a 18ºC). Aí fico naquela se vale ou não mexer no que está quieto...
Eu queria migrar novamente para o Linux, mas ainda não deve ter como rodar o office 365 nele. Sei que tem o Libre Office, porém minha ferramenta de trabalho é o Office da Microsoft. Mas gostaria de voltar porque ele é muito leve.
Eu nunca usei e nem pretendo usar o Linux Mint, mas ele tem seus méritos. É uma ótima recomendação para usuários que estão começando no Linux, para pessoas que vem do Windows, e para aquelas pessoas que ficam perguntando qual sistema é bom pra isso ou aquilo. Claro que a interface e os programas, tudo isso pode ser feito em qualquer sistema Linux, e a pessoa pode, a partir de qualquer distro, personalizar, mudar para gnome, Xfce, KDE, cinamon, etc., pode mudar os ícones, as fontes, o formato das janelas, etc. A vantagem é alguém que está iniciando pegar algo já pronto, é um ponto de partida.
Zorin tá com um problema no meu notebook que a interface de carregamento de bateria fica trocada, quando tá com o cabo, aparece que não carrega, quando tá sem cabo, aparece que tá carregando. Bizarro, tava louco pra testar mas isso já me irritou o suficiente pra eu voltar pro mint.
A primeira vez que eu vi um computador com o Linux, foi o Ubuntu, mas o primeiro que eu instalei na minha máquina foi o Mint Cinamon por ser mais fácil, hoje eu uso o Manjaro, mas se não fosse o mint eu jamais teria começado a usar o Linux.
Sugestão: curto muito o canal e conteúdo. Passei a usar linux no meu notebook por causa do canal e depois de testar inumeras distros me deparei com uma que curti usar, mas achei umas "coisinhas" que incomodam. O opensuse tumbleweed de hoje vem com python 2.7 por padrão e o que desenvolvo para minha empresa de comida vegana (NABATI) em Aracaju, possui todos os apps de gestão feitos em python 3.xx para uma versão Linux deu o maior trabalho arrumar isso por conta de diversas libs e a inexperiência com o zypper. Então tirei todos os jogos e aplicativos que não são tão usuais para mim e atualizei o python adicionando o vs codium . Tem como criar uma imagem com instalador em formato iso nos dias atuais para o o-suse? As soluções que encontrei (inclusive suas também) datam de quase 10 anos ou até mais. Existe alguma ferramenta que possa rodar pelo instalador Live do sistema? A sugestão é sobre um video atualizado de como fazer isso.😊
Ps: reinstalei o sistema umas 4x depois de conseguir de alguma forma que parece ser difícil quebrar o sistema em 2 dessas vezes. Por isso a necessidade de criar um iso até que saia uma próxima versão daqui a alguns anos. Utilizo a versão com Gnome (ficou faltando isso)
@@robertoreis1752 O Python é parte importante do core das maioria das distros, para você usar versões diferentes dele sem quebrar nada, sugiro usar contêineres ou o ASDF-VM. 🖖
Curiosamente o Mint é justamente o Linux que sempre está no meu pendrive de salvação kkkkkk Uso o Windows no dia a dia, mas ter um live do Mint na gaveta já me salvou uma vez pelo simples motivo de os desenvolvedores terem tido a sacada de incluir a ferramenta Boot Repair na ISO do sistema. Ou seja, o pendrive com o Mint acaba sendo mais multiuso que qualquer outro que eu pudesse manter. Fora que é totalmente compatível com persistência e dá pra usar quase que como um sistema instalado, em caso de extrema emergência. Mas concordo que o design do Cinnamon é meio antiquado hoje em dia, com um visual que travou no Windows XP, e eles demoram MUITO pra mudar coisas de forma significativa (vide o próprio site do projeto que permaneceu o mesmo por uns 10 anos kkkkk).
@@edimarroca em geral só no uso do Steam no Mint. No Fedora/Gnome, o Xorg nem funciona direito em duas telas com escala aumentada. E é isso, Xorg está tendo cada vez menos manutenção e daqui a poucos anos já vai ser praticamente legado
@@marcelorauber_ Entendi. Eu tenho duas máquinas e ambas uso para trabalhar e para jogar eventualmente. Uma com Fedora 39 (Gnome) e outra com o Mint já atualizado e com Xorg. Ambos estão funcionando até o momento bem. Na verdade, só o Fedora que foi meio chatinho de configurar dois monitores. É uma pena o projeto Xorg estar abandonado.
@@marcelorauber_ no meu caso é o contrário. Trabalho com 2 PC's. Ambos com dois monitores e Steam instalado para jogar ocasionalmente. Um usa Fedora 39 (Gnome e Wayland) e o outro com Mint 21.3 (Cinnamon e Xorg). Configurar as telas foi moleza no Mint mas no Fedora deu um pouco mais de trabalho para acertar a resolução. O Fedora é full AMD e o Mint full Intel. Realmente é uma pena o projeto Xorg estar abandonado.
Eu não quero mudanças radicais na interface. Igual a ca9ada que o Ubuntu fez quando saiu do Gnome2 e foi pro Unity. Eu nunca me acostumei, mesmo tentando. Não quero essas invencionices no Mint.
Uso o Mint há anos. É prático, segue sendo atualizado, roda o que eu preciso e, em caso de dúvida, por baixo estão o Ubuntu e o Debian. Melhor que ele só o ressuscitado DSL, que instala até em cabeça de alfinete 😂
Pessoal o Linux Mint e o Zorin OS 17.1 E o Mint atualmente na versão: 21.3 Virgínia. Além de estáveis, rápidos, muito completos e seguros. São de LONGEEE.... A melhor opção de Usabilidade, Amigabilidade e Interoperabilidade. Para quem quer deixar o Windows10/11 de LADO !!!
Estou satisfeito com o Linux Mint, supre todas minhas necessidades, há 7 anos, já me salvou em alguns apuros, quando o Windows deu problema de tela "blue" daria para ele uma classificação A++, perfeito, mas gosto é gosto; por isso, tem tantas distros Linux.
Em geral, eu como um provável Ex usuário de Windows, vejo que o Linux Mint é o mais parecido pra quem vem do Windows. Tudo nele funciona bem e não tem burocracia pra instalar as coisas, diferente do Ubuntu que quando usei a variante Lubuntu 18.04 LTS passei mais raiva do que com o Windows 11. Hoje uso dual boot por que infelizmente tem coisas que o Windows ainda entrega com mais facilidade. E em um notebook antigo que tenho aqui eu coloquei o Q4OS e está funcionando muito bem nele. Então acho que vocês que são majs chegados ao Linux ainda não entenderam que o que os usuários básicos do Windows menos querem é ter que reaprender a mexer num computador, por isso, quanto mais parecido uma distro for do Windows, melhor resultado ela terá com esses usuários, o Mint entrega isso e com facilidade, a facilidade é o ponto primordial do Windows para um usuário comum, apesar de ser cheio de problemas.
Mint já é bom na versão Ubuntu, na versão debian é fenomenal. Isto porque na versão Ubuntu o Audacity em flatpak não funciona. Lmde é o que eu tenho na minha máquina de produção.
Tenho um Dell G7 rodando o Mint, note tá rodando suave, só limitei o cock pra nao usar o turbo boost do processador. Meu note já tem 6 anos de uso intenso, se chegarem perto de 100°C ele desliga. Linux mint tá rodando suave e compilando no Android Studio mais rápido do que quando está a no WIN10
Linux Mint roda em 99 por cento das máquinas, e ferramentas como o formatador de pendrive (super rápido e prático) me fazem usar o Linux Mint. Pela proposta do Biglinux até usaria, mas ainda pela base Arch Manjaro, alguns momentos dá ruim nas atualizações. Então se o Big tivesse uma versão Debian/Ubuntu/Mint poderia usar.
Uso Linux fazem uns 25 anos e passei por um bom número de distros. Trabalho na área e ao longo dos anos a forma como vejo as distribuições mudou muito. O Mint é sólido, confiável e, ATÉ CERTO PONTO, abraça o princípio KISS (keep it simple stupid). Distros que desejam revolucionar a cada 6 meses são muito necessárias e empurram o Linux pra frente, porém do ponto de vista da "convivência" são um verdadeiro pé no saco. Vida longa aos chatos, cabeças duras e controladores que doam seu tempo para desenvolver uma distro que simplesmente funciona deixando assim mais tempo pra mim simplesmente trabalhar tranquilo.
O Linux Mint padrão é feio que dói. Tentei usar ele por umas 2 semanas, mas não consigo... Acabei migrando para o Arch Linux e conheci o Hyprland, acabei me apaixonando e fiquei por aqui... 😂❤
@victorjvs2000 tentou usar e já pulou pro Arch, e com o Hyprland? Tu é o bichão mesmo viu 😂😂😂😂, dá umas dicas aí pq estou apanhando bastante… praticamente vivendo de terminal desde que coloquei
@@pedroarantes5509 A wiki do Arch é uma obra de arte, passei várias horas lendo e tentando entender o funcionamento do Arch. Instalei 1, 2 e na 3 vez funcionou! Estava tendo dificuldades pois decidi instalar com BTRFS + FDE (full disk encryptation) com partição home separado em outro disco. Acredita que era por um simples "-" no lugar de um "_" tanto no /etc/crypttab quanto no /etc/fstab? 🤣 BTW, faz a instalação do Arch seguindo esse tutorial aqui: th-cam.com/video/YC7NMbl4goo/w-d-xo.htmlsi=jA_8Y0Md0PYSGBdA ajudou bastante quando tentei configurar o LUKS.
fora o design tosco do mint, ele tem tudo para não quebrar facilmente, comunidade ativa, tutorial dos ubuntu 90% das vezes funciona no mint, e possui um plano b que é o LMDE caso o ubuntu exploda. É uma distro que se não fosse o design teria um alcance maior[
Pior que o Mint já teve versão KDE, mas foi descontinuada. Ser baseado no SUSE não sei se traria alguma vantagem particular para o que o Mint quer entregar, mas se funcionasse bem, não veria problemas. As distros são parecidas entre si em muitos casos a ponto de não fazer tanta diferença assim a base.
Tentei usar essa Distro esse FDS e meu monitor nao era reconhecido nem com reza. Queria viver um pouco desse Mint, mas só um dos meus monitores tinha video, mão rodou, larguei depois de perder 12h pesquisando e em call com hard users do Mint, quando eles desistiram, eu desisti.
Sou feliz com Linux mint , usuário comum , graças ao mint consegui abrir mão do windows
Meu sonho, porém, ainda tem programas que não tem no Linux
@@fernandogomes8935quais? Se precisar tem o alternative.to
@@fernandogomes8935 tudo q eu uso tem no Linux então tô de boa , n sou programador, n uso Pc pra trabalhar , uso apenas pra jogar , emular , ver vídeos , ouvir músicas e tal , funcionando bem nesse quesito pra mim
Cara, pesquisa direitinho as vezes tem aplicativos similares, ou usar o wine
@@lucastavares9019 já pesquisei e sai para uso bem específico, e o meu computador não aguenta emulador.
Linux Mint é o Ubuntu da forma certa. O Mint pra mim é aquela distribuição que se não quer ter problemas e não passar trabalho, instala ela e seja feliz.
perfect !
Ubuntu é tipo um caminhão que perdeu o controle e desceu o penhasco. As decisões da canonical foram as piores nos últimos anos após o fim do unity 7
@@senhorceifador ubuntu perdeu a mão quando resolveu tornar o Unity como padrão.
migrei pro mint mate para tentar dar uma sobrevida ao meu note mais antigo. Cara, que sistema bom! leve e não tive problemas com nada até agora. Não quero voltar pro windows não kkkk
@@walesckochimendes9764 foi a partir do Unity que eu parei de usar o Ubuntu e o Debian. Não me acostumei com aquilo lá. Tentei usar o Ubuntu e o Debian com o XFCE (por mais tempo), LXDE e até com o KDE. Mas não estava satisfeito. Aí apareceu o Mint com o Cinnamon, e caiu como uma luva.
O que faz o Mint diferente é que ele não quebra a menos que vc se esforce. Muito!
é exatamente isso. Mas muita gente vai pela "Beleza" do sistema. Quer um sistema polido, bonito e não funcional.
@@romulosantos577 pseh. eu mesmo uso um debian com MATE agora. antes tava usando XFCE. os recursos da sua máquina não são pra gerar telinhas bonitas. São para as aplicações que você executa na máquina
@@romulosantos577 honestamente o Mint é muito bonito, apesar q a interface Cinnamon fica ótima no mint, mas em outras distros eu faço uma porrada d modificações especialmente no Debian (aquilo ali é feio d+)
@@romulosantos577Tbm é algo muito importante, não pode ser negligenciado, em especial pra pessoas que não usam computador e querem um sistema agradável aos olhos sem modificar ele, não algo que parece que está usando um pc de 10 anos atrás.
@@omegab4k4 compreendo, e não disse pra negligenciar nada. É apenas questão de opinião. Entendo que se a UI bonita é a coisa mais importante, va pro windows 11, sonoma, enfim...
Já testei várias distros instalando-as no computador por pelo menos 1 mês, mas sempre retrorno ao Mint. O Linux Mint é a minha distro principal há mais de 1 ano. Tudo funciona, roda bem e é robusta para o dia a dia. Em todos os PCs que instalo o Mint todos gostam.
Isso msm
Fiz toda a minha graduação em ADS e em Engenharia de automação usando o mint num notebook i5 de 4 geração com 8gb de ram
Mano eu to assim nesse exato momento, to testando várias distros, fiquei duas semanas só no Manjaro, vou pegar o mint agora.
@@fernandeSSS1 quando vc for por mint vc não vai quere sai >
Uso o linux mint no trabalho e em casa a anos, sem nenhum problema e não troco
Linux Mint é muito bom também para pessoas como eu que não tem mais saco pra ficar consertando coisa que não era para quebrar como drivers de video e odeiam o Gnome e mais ainda o KDE.
Pior que gosto do KDE mas curto demais o Cinnamon
Eu também, curto muito o KDE, mas o Cinnamon também é muito bom
O gnome Shell é a interface que considerado medonha do Linux. Pesada, engessada, pouco intuitiva,etc.
coitado do KDE,acho bom demais o minimalismo dele kkkkkk
Uso apenas Linux Mint há 5 anos, e o que me conquistou além se ser um SO Polido, foi a facilidade de Customização dele com Pacotes GTK; na própria loja de Themes Gnome existem milhares de temas de customização p/ o Linux Mint. Reclamar de "Feiura" do linux mint é muita sacanagem, pois o q mais tem é customiação pra ele.
O Pop OS é bem mais feio, eu acho, foi inclusive um dos motivos que me fez escolher o Mint e não ele.
Estou usando a dois dias o Mint, testei primeiro o Biglinux, mas tive muitos problemas de boot e tbm com o adaptador bluetooth que tentei usar, parece que o problema com o adaptador bluetooth vai continuar porquê no modo live do Mint e do Pop tentei conectar o adaptador e de forma alguma deu certo, vou vê se consigo ajeitar isso, mas pelo que já vi não é todo tipo de adaptador bluetooth que o Linux consegue reconhecer e se conectar, mas pelo menos problemas de boot até agora não tive. O primeiro driver NVIDIA não funcionou, mas o segundo que instalei aparentemente está funcionando bem e agora quero testar em jogos.
O Mint tem um bom desempenho em jogos, o Pop dizem que tem?
O sentimento que tenho em relação ao Mint é quase como os usuários antigos tinham pelo Windows XP. É normal, nem veio ou bonito, mas estável e funciona. Muitas vezes tentei migrar para um Linux mais cheiroso, e dava problema em algum momento, e acabava voltando para Mint.
sou Dev fullstack uso o Mint mais de 1 ano, cheguei a usar por um tempo o PopOS mas achei muito estranho, pois parece muito mal acabado e amador, além de ser cheios de bugs e quebrar com certa frequência, mas com o Mint até hoje não tive esse problema. 🤔 Ele me lembra muito o clássico e bom windows 7, fácil, rápido e objetivo. Tudo que se espera de uma ferramenta, pra mim está sendo perfeito até o momento
Cada um deveria ter feito sua própria tierlist
daí teria 3 discussões diferentes kkkk
@@murinhovlog Não teria discussão de qual tier colocar cada distro, pois cada um colocaria onde acharia melhor e depois dava sua explicação do porquê.
Mas ok, ficou bom na mesma o vídeo.
Acho exatamente a mesma coisa
Eu sempre volto pro Mint. É a distro que eu recomendo pra qualquer pessoa. Não perco tempo configurando a distro e consigo ser produtivo.
Poucas distros tem a estabilidade do mint. Vários bugs que chegam no Ubuntu, não chegam no Mint. É esse cuidado a mais que atrai os usuários. Concordo que o Cinnamon precisa de um tapa no visual urgente, mas em poucos cliques, é possível customizar e deixar mais agradável. Por fim, eu queria uma distro com a estabilidade do Open Suse, mas a praticidade do Ubuntu (ou da base deb). O Mint foi a solução perfeita no meu caso.
O Mint me fez tirar o Windows do dual boot.
Para mim o Linux Mint é como um Fiat Uno Mille, é uma maquina, um tanque de guerra e faz exatamente o que ele se propõe. Mas sinceramente, o bichinho é sofrido. Queria achar elogios melhores para o Mint, mas é como quando chamamos uma pessoa feia de "ajeitada" porque gostamos dela. É complicado.
Eu pensei no Gol bola kkk. Mas o Uno se encaixa melhor!
O Mint é bonito. E pode ficar melhor com customizações
Linux Mint é o Uno HSHSHSHSSHSHSHSH melhor comparação que já ouvi
E o POP OS provavelmente seria um Civic ou Corolla certo? Bonito e Funcional que nem o Mint
Usei o Mint por muitos anos, mas depois que fui pro gnome, não consigo voltar para outra interface
A interface do cinammon me dá sono.
Linux Mint é bom no que se propõe a fazer;
Ele não quer ser bonito, não quer ter o visual moderno. E isso é facilmente resolvido com qualquer customização!
Aqui rodo ele com XFCE, no kernel 6.7 em um Celeron N4020 com 4GB de RAM auxiliadas por um SWAP de mais 4GB.
Faço tudo o que preciso!
E desde 2020 sem problemas!
O Linux Mint é simplesmente a melhor distribuição Linux que existe disparado porque ele é muito estável, muito difícil o sistema quebrar, fácil instalação, já vem pronto para uso uma vez que já vem embarcado no sistema os codecs multimídia e os softwares que maioria dos usuários precisam, fácil instalação de drivers proprietários para quem tem placas Nvidia e estes funcionam de forma satisfatória sem qualquer problema, melhor sistema para laptops híbridos com placa intel/nvidia, fácil instalação de impressoras, fácil personalização com alguns cliques é possível deixar o sistema com um visual bem mais agradável do que o que vem por padrão, traz consigo uma loja incrível e bem completa com suporte a flatpak e um incrivel sistema de backup para caso algum problema inesperado aconteça (coisa que é raríssimo acontecer). Já testei várias distribuições Linux com a base Ubuntu e de todas o Linux Mint é o que melhor funciona sem apresentar qualquer problema e o mais fácil de usar e configurar. Além disso o sistema tem evoluído e ficado melhor a cada update. Não o troco por nada. Torço para que ele cresça e fique cada vez mais forte e que o projeto jamais se encerre. Vida longa ao Linux Mint, a melhor distro de todas.
Comecei a usar há dois dias, testei o Biglinux primeiro versão kernel 6.6 e depois kernel 6.1 tive muitos problemas de boot além de problemas com o reconhecimento do adaptador bluetooth, tentei configurar tanto o boot quando o bluetooth e não funcionou de forma alguma, teve um momento que acabei quebrando o boot do sistema de vez ao tentar corrigí-lo, aí acabei desistindo do Biglinux e busquei o Mint e o Pop OS, mas acabei optando pelo Mint, achei mais fácil de usar, configurar, mais bonito que o Pop OS e tbm e mais leve, estou usando a dois dias e agora vou testar pra vê se tudo permanece funcionando bem.
O primeiro driver NVIDIA que baixei e instalei não funcionou, estou usando a versão 21.2 do Mint, eu não quis as mais novas para evitar problemas de bugs e incompatibilidade, o segundo driver proprietário da NVIDIA funcionou bem aparentemente, agora quero testar em jogos, ele tem um bom desempenho em jogo?
Eu adoro o Mint e detesto o Cinnamon. Usei por muito tempo, por indicação do Dio, mas me enchi da simplicidade do Mint e da aparência Windows 98. Uso o Fedora KDE há algum tempo e estou muito satisfeito.
O Mint tem nada a ver com a aparência do Windows 98
O que eu gosto no Mint é: ele é fácil de usar e é estável. Usei ele por quase 2 anos num netbook (no caso a versão XFCE, mas também testei a Mate) e ele nunca me deu dor de cabeça. Ele era leve, funcionava, sem bugs, sem dificuldades. Acabei migrando para o Zorin OS Lite devido a um fator, porém: o Mint é meio sem graça. O Zorin OS Lite, apesar de usar XFCE, como o Mint que eu usei, é bem mais bonito. Ele é um pouquinho mais lento que o Mint no netbook, mas funciona tão estável quanto. Atualmente estou usando o netbook para faculdade (uso o OnlyOffice para isso) e o sistema não me deixa na mão. Testei uma cacetada de sistemas linux (Linux Mint XFCE/Mate, Linux Lite, Xubunru, Lubuntu, Kubuntu, KDE Neon, Peppermint OS, MiniOS, Bodhi Linux, Debian XFCE/LXDE/LXQt, Manjaro XFCE/KDE, Big Linux, BrOS, POP_OS, Fedora Gnome/KDE/XFCE/LXDE/LXQt, Netrunner...) , e quase sempre acabo voltando para o Zorin OS Lite. O sistema que rodou mais suave nesse netbook foi o Fedora LXDE, com o Lubuntu chegando perto.
Eu já usei Ubuntu Cinnamon e Linux Mint, e não são a mesma coisa. Pra ser a mesma coisa tem que colocar muitos detalhes, e não faz sentido você pegar o Ubuntu e instalar todos os programas que vem no linux mint, é mais fácil apenas instalar o linux mint mesmo 🤣
Não consigo impressão centralizada no Inkscape no Linux mint, (Canon GX 6010.) problema grave.
pergunta sincera, sera q alguem usa o mint com a interface recomendada? eu por exemplo baixei e fui pro KDE plasma
Gosto do mint base debian minha distro principal
Usando distros Linux desde 99, acho que o Mint é uma das poucas mais famosas que nunca usei, depois de passar por quase uma centena de distros, incluindo as icônicas Kurumin e Conectiva, parei na Ubuntu Mate desde 2017
Linux mint é pra quem quer trabalhar! Só isso! Sem frescuragem, só estabilidade! Pra mim, perfeita!
Linux Mint é a minha distro do coração por ter sido a primeira distro que eu usei e a primeira distro que eu quebrei kkkk
Amo o Mint com todas as minhas forças e eu sempre vou recomenda-lo para quem nunca usou o Mint.
Utilizo o Linux mint para desenvolvimento web, e Graças a ele consegui abandonar o windows, tenho um script em shell no Github que ja configura todo o ambiente de desenvolvimento.
Olá, poderia me ajudar nessa questão?eu tive um problema no meu smartphone,depois da compra eu achei nele uns nomes estranhos diferentes das configurações normais de qualquer outro e eu suspeito firmemente que seja alguma aplicação de clonagem dentro do sistema e você poderia me ajudar a identificar ? Meu smartphone é Linux (Moto E6i)
Queria saber se o Linux mint seria ideal para salvar um note positivo kkk aqueles que são soldados 4/64 positivo motion plus q464b. Alguém poderia me ajudar
pode instalar sem medo, instalei pra minha irmã e ela disse que tem rodado tudo liso.
Ja fiz isso também,estalei muitos sistema,menos o mint,nao queria estalar sei la porq,mais quando decidir estalar e usar,e testando aqui ali, gostei muito e acabei ficando com ela.
Linux mint é maravilhoso. Ele simplesmente funciona. Pra programar, é uma simplesmente perfeito. Ain, a interface, bla bla bla. Foda-se!
ainda mais pra quem programa mais no backend nem liga pra interface, o mais importante é que funciona direito, no final é só mais uma ferramenta Ms kkk
quando usei o mint, usei na versão XFCE
O mint padrão já é feio, daí você cria uma falha na matrix quando instala a versão XFCE com aquele rato no papel de parede. 😂😂😂
Uso o Linux Mint já há alguns anos e gosto bastante mas tenho tido um problema com ele em casa, por vezes o Cinnamon começa a consumir muito processamento, o PC começa a ficar lento e tenho que reiniciar o Cinnamon com Ctrl + Alt + Esc. Isso é um pouco incomodo, de resto gosto muito e não penso em trocá-lo nem de case e nem do trabalho.
Faz uma semana que sai de vez do windows e fui pro mint. Até agora não tive nenhum problema, tudo rodando liso e praticamente nem precisei usar o terminal. Fiz modificações da interface, ta bonito e moderno kkkkk
Eu to fazendo uma remaster do mint. É um shell script que eu rodo. Eu não gosto do cinnamoum e por isso instalai o unity no mint
Está sendo bem fluido e estável?
Ja usei o pop unbutu mais sempre o sistema quebrava ou ficava com bugs eu gosto de uma aria de trabalho produtiva nao so um papel de parede
Interessante como não é só gosto... mas, o mint, eu utilizo desde 2018 em ambiente de produção... acaba que como me ajustei melhor em torno de problemas, soluções, drivers, estabilidade, etc... como eu tenho usuários (esposa e filha) que não tem conhecimento técnico... então, acaba sendo o mais prático para suporte e manutenção. Realmente, design poderia melhorar... acabo apelando para pacotes de temas etc... sinto falta de uma evolução mais acelerada na interface. Claro que, para testar outra distro, com uma interface mais bonita, fluida e prática de fazer manutenção, teria que reservar tempo para as adequações e detalhes específicos da distro, depois, "formatar" os equipamentos e instalar tudo de novo pra todo mundo. Enfim... uma das distros que eu iria, nesse momento, seria o BigLinux.
Eu gosto muito do Linux MInt Mate. O sistema mais confiável para mim. Ja coloquei em vários computadore antigos.
Aqui no mundo real tem muitas máquinas Core 2 Duo e Core I3 antigas que com um sitema desses, uma ageitadinha aqui e outra ali, fica xuxu beleza.
Mint update, Loja aplicativos. Deixa aquela sensação que as coisas sempre darão certo nele.
Já o Big por expemplo que é Base Manjaro Arch, quando abro o Pamac e vejo um monte de atualização eu pergunto: Será que vai dar certo essa atualização?
Atualmente uso o Tuxedo (vídeo do Dio) e o Big Linux.
Exatamente. O povo só lembro do xfce, mas Mint Mate o desempenho é mais leve.
Mint com XCFE em um Celeron aqui.
Nada a reclamar!
Mas eu não estou dizendo que o xfce é ruim. Já usei ele também.
@@martoniom não tem ruim.
Os dois são bons!
Meus amigos, eu comecei com o Windows 95, 98, XP, pulei o vista, quando encerrou o XP passei para o 7, 8, 8.1 e atualmente 10 e 11.
Confesso que as primeiras versões do 10 foi um desastre para mim, mas agora melhorou. Em todo esse tempo quando linux apareceu tentei
migrar para o linux, mas com esse sistema de comando para tudo se tornou inviável, mas o Windows 8 para frente nunca me passou creditabilidade, mas embora seja difícil o linux é o que me passa confiança.
Tenho em meu PC Dual boot com Linux mint e o 10. para mim que sou leigo estou fazendo essa transição. Para nó leigos e cegos o Mint é a varinha dos cegos.
Felicidades ai e para nós ficamos felizes por ter vocês para sempre nos ajudar.
Eu tenho testado tudo quanto é distro, não para o meu uso, mas para clientes com PCs fracos antigos. Então um dia eu cheguei ao BiG Linux que estava muito bom. Porém suas atualizações deixaram ele bugando e lento. E o Linux Mint eu já havia testado várias vezes e não havia gostado. Mas nessa última versão o Linux Mint XFCE tem se mostrado ressuscitador de PCs. E o EndlessOS também. Eu tenho instalado preferencialmente o EndlessOS para a maioria das máquinas antigas ou fracas ou as duas coisas de clientes. E quando o EOS ainda fica um pouco lento eu coloco o Mint XFCE e pronto, resolvido. Tenho colocado eles até para empresas dependendo da necessidade deles e tem salvado.
Usei todo tipo de distro nos mais de 14 anos usando linux, queria experimentar novidades e coisas diferentes mas sempre tinha algum bug, parei no linux mint, que é a minha distro a mais de 5 anos, não tem bugs relevantes e o sistema roda liso, tem tudo que se precisa e tem um ambiente aconchegante windows based, pra mim não tem distro melhor, não tem gnome nem xfce que substitua o cinnamon, não é questão de gosto é porque funciona tudo do jeito que tem que funcionar
Usei Mint Cinnamon por anos,, por ser fácil e confiável, mas após deixar o viés ruim com o KDE e aprender a usar, muito difícil voltar. Mesmo com o Cinamon implementando features a lá KDE.
Instalei o Mint essa semana num notebook antigo e gostei demais! Agora vou colocá-lo em dual boot no notebook principal. Ja testei diversos e esse é o único que gostei de verdade.
Gosto muito do Big Linux mas ainda não substitui o Mint. Primeiro porque ele não quebra. O ícone que abre o menu favoritos no painel é muito prático e trocar as áreas de trabalho com Ctrl + setas em vez de teclas de função é muito mais fácil.
O Mint simplesmente funciona, mas a interface mesmo com temas ainda me deixa intragável, mas admito que é uma das poucas distros que não dão dor de cabeça.
Talvez é por isso que funciona. Porque não foca na estética do sistema gráfico. Mas o linux, no geral, tem essa característica, de ser apenas ser funcional do que outros sistemas de código licenciado, como o windows e mac os.
Dio tenho o pc antigo to nesse mundo do linux a um mês eu sai do windows para o linux mint elsean e nao estou conseguindo instalar o pycharm community pois tentei pelo terminal to muito curioso sobre esse sistema operacional Linux
Esta aparecendo: erro: snap "pycharm-community" is not available on stable for this architecture (i386) but exists on other architectures (amd64).
se tem alguma orientação do que ser feito diz ai pq pode tirar duvidas de outras pessoas obrigado pela atenção um abraço vc tem uma das melhores explicações
Cara se tu tiver aprendendo python recomendo tu tentar usar o vscode
Comecei no Mundo Linux no Mint, passei por várias distros, até que me firmei no MX Linux... Na verdade, acho que tudo é uma questão de gosto, e todos nós ganhamos com várias distros excelentes...
O Mint é o meu porto seguro no Linux. Uso a versão Cinnamon, e embora seja bem arroz com feijão, ela cumpre tudo o que se propõe. E para quem vem do windows, a transição é super tranquila. Talvez por isso me sinta bem utilizando ela, pois foi ela que me fez ver o Linux com outros olhos. E já instalei no note do meu falecido pai, no note de um colega do trabalho (ambos senhores com mais de 60 anos) e ambos usaram sem problemas. Indiquei ao meu irmão e ele também usou de boa, inclusive meu sobrinho de 9 anos usava de boa para fazer aulas on line.
Ele é bem estável, pode não ser bonito como o Zorin mas não é bugado com o mesmo (pelo menos a versão lite que tentei usar em umas 5 máquinas mas sempre aparece um bug chato)
Mas estou querendo experimentar o Big, o problema é que de cara já encontrei um bug que não tenho no mint, a temperatura do processador fica mais alta (entre 12 a 18ºC). Aí fico naquela se vale ou não mexer no que está quieto...
Meu problema... quero achar uma distro pra chamar de minha.... a muitos anos ....
instalei o linux mint na minha maquina , e estou gostando muito !!!
Nossa sobre o cinnamon ser gnome 2 é o mesmo que me faz gostar também do xfce. Não curti a evolução pois o gnome 3.
Eu queria migrar novamente para o Linux, mas ainda não deve ter como rodar o office 365 nele. Sei que tem o Libre Office, porém minha ferramenta de trabalho é o Office da Microsoft. Mas gostaria de voltar porque ele é muito leve.
Tem o onlyoffice...muito melhor que o próprio office da Microsoft
Uso Mint diariamente e só encontrei a mesma estabilidade no Opensuse Leap.
Imagina a minha cara quando alguém fala que o mint é ruim por lembrar do gnome 2 e eu usando xfce kkkkk
Eu nunca usei e nem pretendo usar o Linux Mint, mas ele tem seus méritos. É uma ótima recomendação para usuários que estão começando no Linux, para pessoas que vem do Windows, e para aquelas pessoas que ficam perguntando qual sistema é bom pra isso ou aquilo. Claro que a interface e os programas, tudo isso pode ser feito em qualquer sistema Linux, e a pessoa pode, a partir de qualquer distro, personalizar, mudar para gnome, Xfce, KDE, cinamon, etc., pode mudar os ícones, as fontes, o formato das janelas, etc. A vantagem é alguém que está iniciando pegar algo já pronto, é um ponto de partida.
Uso diariamente, acho até mais fácil que o WIndows pra muita coisa
Eu uso Arch btw rsrs, e com i3w, então comparando a parte gráfica do Mint é muit bonita rsrs
Uso Linux Mint Mate no meu desktop e instalei Ubuntu 24.04 no notebook
Troquei o Linux Mint pelo Zorin OS e sou muito feliz.
Zorin tá com um problema no meu notebook que a interface de carregamento de bateria fica trocada, quando tá com o cabo, aparece que não carrega, quando tá sem cabo, aparece que tá carregando. Bizarro, tava louco pra testar mas isso já me irritou o suficiente pra eu voltar pro mint.
A primeira vez que eu vi um computador com o Linux, foi o Ubuntu, mas o primeiro que eu instalei na minha máquina foi o Mint Cinamon por ser mais fácil, hoje eu uso o Manjaro, mas se não fosse o mint eu jamais teria começado a usar o Linux.
Sugestão: curto muito o canal e conteúdo. Passei a usar linux no meu notebook por causa do canal e depois de testar inumeras distros me deparei com uma que curti usar, mas achei umas "coisinhas" que incomodam. O opensuse tumbleweed de hoje vem com python 2.7 por padrão e o que desenvolvo para minha empresa de comida vegana (NABATI) em Aracaju, possui todos os apps de gestão feitos em python 3.xx para uma versão Linux deu o maior trabalho arrumar isso por conta de diversas libs e a inexperiência com o zypper. Então tirei todos os jogos e aplicativos que não são tão usuais para mim e atualizei o python adicionando o vs codium . Tem como criar uma imagem com instalador em formato iso nos dias atuais para o o-suse? As soluções que encontrei (inclusive suas também) datam de quase 10 anos ou até mais. Existe alguma ferramenta que possa rodar pelo instalador Live do sistema? A sugestão é sobre um video atualizado de como fazer isso.😊
Ps: reinstalei o sistema umas 4x depois de conseguir de alguma forma que parece ser difícil quebrar o sistema em 2 dessas vezes. Por isso a necessidade de criar um iso até que saia uma próxima versão daqui a alguns anos. Utilizo a versão com Gnome (ficou faltando isso)
@@robertoreis1752 O Python é parte importante do core das maioria das distros, para você usar versões diferentes dele sem quebrar nada, sugiro usar contêineres ou o ASDF-VM. 🖖
ue mais o linux mint tem como persolaliza-lo existem varios temas para ele
Curiosamente o Mint é justamente o Linux que sempre está no meu pendrive de salvação kkkkkk
Uso o Windows no dia a dia, mas ter um live do Mint na gaveta já me salvou uma vez pelo simples motivo de os desenvolvedores terem tido a sacada de incluir a ferramenta Boot Repair na ISO do sistema. Ou seja, o pendrive com o Mint acaba sendo mais multiuso que qualquer outro que eu pudesse manter. Fora que é totalmente compatível com persistência e dá pra usar quase que como um sistema instalado, em caso de extrema emergência.
Mas concordo que o design do Cinnamon é meio antiquado hoje em dia, com um visual que travou no Windows XP, e eles demoram MUITO pra mudar coisas de forma significativa (vide o próprio site do projeto que permaneceu o mesmo por uns 10 anos kkkkk).
O problema real do Mint é estarem atrasadíssimos na implementação do Wayland
Você está tendo problemas com o Xorg?
@@edimarroca em geral só no uso do Steam no Mint. No Fedora/Gnome, o Xorg nem funciona direito em duas telas com escala aumentada. E é isso, Xorg está tendo cada vez menos manutenção e daqui a poucos anos já vai ser praticamente legado
@@marcelorauber_ Entendi. Eu tenho duas máquinas e ambas uso para trabalhar e para jogar eventualmente. Uma com Fedora 39 (Gnome) e outra com o Mint já atualizado e com Xorg. Ambos estão funcionando até o momento bem. Na verdade, só o Fedora que foi meio chatinho de configurar dois monitores. É uma pena o projeto Xorg estar abandonado.
@@marcelorauber_ no meu caso é o contrário. Trabalho com 2 PC's. Ambos com dois monitores e Steam instalado para jogar ocasionalmente. Um usa Fedora 39 (Gnome e Wayland) e o outro com Mint 21.3 (Cinnamon e Xorg). Configurar as telas foi moleza no Mint mas no Fedora deu um pouco mais de trabalho para acertar a resolução. O Fedora é full AMD e o Mint full Intel. Realmente é uma pena o projeto Xorg estar abandonado.
A maioria das DEs estão. As únicas que tinham essa preocupação desde o início eram o KDE e Gnome.
Eu não quero mudanças radicais na interface. Igual a ca9ada que o Ubuntu fez quando saiu do Gnome2 e foi pro Unity. Eu nunca me acostumei, mesmo tentando. Não quero essas invencionices no Mint.
Mint é a distro que sempre instalo pros parentes que tem pc fraco e nunca vi reclamações
Uso o Mint há anos. É prático, segue sendo atualizado, roda o que eu preciso e, em caso de dúvida, por baixo estão o Ubuntu e o Debian.
Melhor que ele só o ressuscitado DSL, que instala até em cabeça de alfinete 😂
Pessoal o Linux Mint e o Zorin OS 17.1 E o Mint atualmente na versão: 21.3 Virgínia. Além de estáveis, rápidos, muito completos e seguros. São de LONGEEE.... A melhor opção de Usabilidade, Amigabilidade e Interoperabilidade. Para quem quer deixar o Windows10/11 de LADO !!!
Estou satisfeito com o Linux Mint, supre todas minhas necessidades, há 7 anos, já me salvou em alguns apuros, quando o Windows deu problema de tela "blue" daria para ele uma classificação A++, perfeito, mas gosto é gosto; por isso, tem tantas distros Linux.
Em geral, eu como um provável Ex usuário de Windows, vejo que o Linux Mint é o mais parecido pra quem vem do Windows. Tudo nele funciona bem e não tem burocracia pra instalar as coisas, diferente do Ubuntu que quando usei a variante Lubuntu 18.04 LTS passei mais raiva do que com o Windows 11. Hoje uso dual boot por que infelizmente tem coisas que o Windows ainda entrega com mais facilidade. E em um notebook antigo que tenho aqui eu coloquei o Q4OS e está funcionando muito bem nele.
Então acho que vocês que são majs chegados ao Linux ainda não entenderam que o que os usuários básicos do Windows menos querem é ter que reaprender a mexer num computador, por isso, quanto mais parecido uma distro for do Windows, melhor resultado ela terá com esses usuários, o Mint entrega isso e com facilidade, a facilidade é o ponto primordial do Windows para um usuário comum, apesar de ser cheio de problemas.
Mint já é bom na versão Ubuntu, na versão debian é fenomenal. Isto porque na versão Ubuntu o Audacity em flatpak não funciona. Lmde é o que eu tenho na minha máquina de produção.
Amo o linux mint, mas no meu pc ryzen 7, gasta muita bateria...n
Tenho um Dell G7 rodando o Mint, note tá rodando suave, só limitei o cock pra nao usar o turbo boost do processador. Meu note já tem 6 anos de uso intenso, se chegarem perto de 100°C ele desliga. Linux mint tá rodando suave e compilando no Android Studio mais rápido do que quando está a no WIN10
O problema do Linux mint que é o kernel eles deveriam liberar o kernel do OS para atualizar igual o time do fedora faz
Ganhei um linux mint mas não mexo pq não sei fazer absolutamente nada
O Linux Mint faz você largar o Windows, só por isso já vence a disputa, é ou não é?
Uso o mint há uns 10 anos. Já testei Ubuntu e red hat e voltei pro mint. pra mim é muito simples. O mint funciona.
Linux Mint roda em 99 por cento das máquinas, e ferramentas como o formatador de pendrive (super rápido e prático) me fazem usar o Linux Mint. Pela proposta do Biglinux até usaria, mas ainda pela base Arch Manjaro, alguns momentos dá ruim nas atualizações. Então se o Big tivesse uma versão Debian/Ubuntu/Mint poderia usar.
Respeito a opinião do Edson. Mas como o cara quer avaliar a tier da distro se ele nem usou? É falar que não gosta de algo que nunca provou... enfim...
linux mint edge e fedora 39 são os melhores hoje.
É minha primeira vez usando o Linux mint
Uso Linux fazem uns 25 anos e passei por um bom número de distros. Trabalho na área e ao longo dos anos a forma como vejo as distribuições mudou muito. O Mint é sólido, confiável e, ATÉ CERTO PONTO, abraça o princípio KISS (keep it simple stupid). Distros que desejam revolucionar a cada 6 meses são muito necessárias e empurram o Linux pra frente, porém do ponto de vista da "convivência" são um verdadeiro pé no saco. Vida longa aos chatos, cabeças duras e controladores que doam seu tempo para desenvolver uma distro que simplesmente funciona deixando assim mais tempo pra mim simplesmente trabalhar tranquilo.
Eu uso, tambem acho feio mas eu persolizo, ainda não me arrempendi de usar o mint
Se ñ fosse o mint eu nunca teria começado a usar linux.
Linux Mint é estável, sem bugs e reconhece os hardwares. Melhor distro que ja testei e nao foram poucas (zorin, debian, pop os, big Linux etc)
O Linux Mint padrão é feio que dói. Tentei usar ele por umas 2 semanas, mas não consigo... Acabei migrando para o Arch Linux e conheci o Hyprland, acabei me apaixonando e fiquei por aqui... 😂❤
@victorjvs2000 tentou usar e já pulou pro Arch, e com o Hyprland? Tu é o bichão mesmo viu 😂😂😂😂, dá umas dicas aí pq estou apanhando bastante… praticamente vivendo de terminal desde que coloquei
@@pedroarantes5509 A wiki do Arch é uma obra de arte, passei várias horas lendo e tentando entender o funcionamento do Arch. Instalei 1, 2 e na 3 vez funcionou! Estava tendo dificuldades pois decidi instalar com BTRFS + FDE (full disk encryptation) com partição home separado em outro disco. Acredita que era por um simples "-" no lugar de um "_" tanto no /etc/crypttab quanto no /etc/fstab? 🤣
BTW, faz a instalação do Arch seguindo esse tutorial aqui: th-cam.com/video/YC7NMbl4goo/w-d-xo.htmlsi=jA_8Y0Md0PYSGBdA ajudou bastante quando tentei configurar o LUKS.
@@pedroarantes5509 Eu uso com KDE nem atualização de sistema precisa de terminal uso o Discovery
Linux Mint, único que não deu problema com drivers pra mim kkkkkk
fora o design tosco do mint, ele tem tudo para não quebrar facilmente, comunidade ativa, tutorial dos ubuntu 90% das vezes funciona no mint, e possui um plano b que é o LMDE caso o ubuntu exploda. É uma distro que se não fosse o design teria um alcance maior[
#Mint_The_Best Um verdadeiro BomBril ! 1001 Utilidade. Ele resolve.....
o que falta pro mint: ser baseado em suse e usar kde.
Mas ele no máximo um dia vai mudar pra Debian. Eu abandonaria se mudasse pra KDE porque acho a simplicidade do Cinnamon um ponto forte
Usa OpenSuse ele é baseado no suse e usa kde
@@welblade né isso kkkkkkkkk
Pior que o Mint já teve versão KDE, mas foi descontinuada. Ser baseado no SUSE não sei se traria alguma vantagem particular para o que o Mint quer entregar, mas se funcionasse bem, não veria problemas. As distros são parecidas entre si em muitos casos a ponto de não fazer tanta diferença assim a base.
Eu vendo o vídeo usando o LINUX MINT!🙃
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Existe uma distro muito boa deepin
Eu gosto Linux mint ,Ubuntu e Debian
Eu gosto do Linux mint pra mim é o melhor sistema já feito de todos
na vdd o linux mint tem continuar assim vcs querem que todos sejam iguais
"eu nao gosto do mint. Bla bla blá, mi mi mi."
Análise simples para essa opinião: ninguém é perfeito.
Vamos fazer polêmica do Mint. Kkkkkkkkk Porque é "paia mesmo". Kkkkkk Na maior: ainda gosto do Linux Mint.
A proposta do Cinnamon é justamente negar as novas decisões do Gnome e manter o Gnome 2. Vcs não leram a história da distro?
Esse aí é o Mate
Tentei usar essa Distro esse FDS e meu monitor nao era reconhecido nem com reza.
Queria viver um pouco desse Mint, mas só um dos meus monitores tinha video, mão rodou, larguei depois de perder 12h pesquisando e em call com hard users do Mint, quando eles desistiram, eu desisti.
E quando funciona para deixar os monitores na ordem correta após religá-los é uma batalha!
Concordo, o Mint acho muito bom, mas visualmente ele tá atrasado em comparação com outras distros
Mint é plug and play kkkkk boota, next next e seja feliz, não da problema, funciona bem
Feio ou não... continuo usando o Linux Mint. Sempre funciona no meu PC! 😁😂