Mesmo com pouco conhecimento é possível ente , o teu conhecimento teórico e prático tenho certeza que é superior ao conhecimento didático de uma grande quantidade de professor, não desista siga em frente
Na minha humilde opinião, acredito que não precisaria deixar tanta corrente assim no zener pra ele funcionar, poderia ser aih, no caso, uns 20 mA, usar um resistor de 68r. Então o zener iria dissipar só uns 100 mW. Na prática uso um macete de 10 a 20% da corrente máxima exigido na carga para o cálculo; os 7V arbitrado no início parece um pouco alto, podendo calcular direto os 5,1V e 100mA (80mA + aprox 20%).
Fez o cálculo completamente de trás para a frente. Rs é calculado a partir da diferença entre Vs e Va, já considerando a corrente na carga e a corrente Iz_man ou Iz_test , especificada no datasheet. Essa corrente depende da tensão do zener e da sua potência, e é definida como a " corrente para a qual o fabricante especifica a tensão do zener ". Se a corrente através do zener for diferente da especificada, deve-se esperar uma correspondente mudança na tensão do zener. Deve-se, também, levar em consideração a mudança na tensão zener em função do aquecimento, com o que se conclui que o ideal é projetar o regulador com a menor corrente possível através do zener. Reguladores a zener como esse são circuitos difíceis de implementar quando Vs é variável, IL é variável e, o pior de todos os casos, quando a diferença entre Vs e Va é pequena. Nesses casos pode ser necessário usar componentes para mais de 1 W de dissipação ( por segurança ) os quais não são de fácil aquisição.
Excelente. Una pregunta: Min 14:13, carga desconectada. En la fuente se ven 12 voltios y 150 ma. Minuto 14:43, la carga conectada consumiendo 80 ma, en la fuente 156 ma ¿por que? No deberia ser 150 ma (sin carga) * 80 ma (con carga) = 230ma? Muito obrigado
Professor, e no caso de carga variável, como é o comportamento do zener, tanto em tensão como em corrente? Não consigo encontrar nenhum vídeo abordando o efetivo funcionamento do zener, qual é o comportamento dele que faz com que regule esta tensão. Obrigado desde já!
No caso, seria ideal 1W pois se não existir carga a dissipação será 0,75W (5V*0,150A) no diodo diretamente ? (Um exemplo, se queimar o componente que estamos querendo drenar 80mA) ai não queimaria o zener também né ?
Ola wagner tem como vc falar ou criar um video sobre o lm331 conversor de frequencia em tensao frequência de 1500hertz para 10v para um controlar spindle cnc
E quando o circuito tem capacitor eletrolítico em paralelo com o diodo zener? Ele desempenha qual função, filtro de ripple? E o diodo pode regular a tensão estando em série com a carga?
Uma coisa que tenho reparado nos diodos zener que compro no mercado nacional, é que eles têm vindo bem fora das especificações. Um lote de diodos de 4,7V, que comprei esse ano, tem a tensão reversa real na faixa de apenas 3V. Outros de 5,1V são realmente 3,8V. Alguém mais tem tido essa mesma experiência? (obs: o número do modelo marcado nos diodos bate com a especificação "oficial", ou seja, não foi erro dos vendedores).
Ótima aula, Wagner. Eu queria te perguntar uma coisa: No curso técnico, meu professor ensinou a fazer partindo de um Dz com a potência pré estabelecida, sendo feito assim: Tenho minha fonte, em série com Rz e com um Dz, que está em paralelo com a minha carga (igual ao seu circuito). Esse zener tem potencia e tensão pré definidos, sendo sua corrente máxima = Pz/Vz. Sua corrente mínima de funcionamento seria 10% da corrente máxima, então fazemos uma média aritmética entre a corrente máxima e a corrente mínima (meu professor inclusive tinha recomentado pra essa média não usarmos a corrente máxima como a calculada, pra usarmos na verdade metade disso (se minha corrente maxima calculada foi 80mA e minha corrente mínima foi 8mA, vou fazer uma média aritmetica entre 8mA e 40mA, para garantir que caso haja flutuação na fonte, não queimaremos o zenner)). Feito isso, essa minha média de corrente somada à corrente da carga é a corrente que passará por Rz, e a tensão que cairá nele será de Vfonte - Vzenner, e, com isso, chegamos ao valor que queríamos. Queria saber se tem, e se tiver qual seria, o problema de fazermos desse jeito, usando uma potência pré estabelecida, ao invés de descobrir a potência. Outra coisa: não entendi o que você fez pra arbitrar esse Va. Tem algum valor recomendado em específico ou vc foi só no chute msm? E, por último, entendo a teoria e que podemos usar zenner como regulador, mas qual a vantagem de usar zenner ao invés de um regulador monolítico como o 7805 ou 7905 por ex? Obrigado!
Em um circuito onde eu ligo um zenner de 5v com polarização inversa e em série com um led e um resistor, sabemos q se a tensão da fonte for 5v ou mais o led acenderá, e se ela for menor do que os 5v ? O led vai acender mais fraco ou nem acenderá ?
Meu amigo bom dia. . Qual diodo uso na situação seguinte .. Cenário . ...Controle de acesso alimentado e saída por 12v+ ...interfone saída 12v+. ... Fechadura elétrica , recebe tenção 12v+ para abertura . O controle de acesso e a saída do interfone ambos e ligado na fechadura elétrica. Mais quando ligo o controle de acesso junto ao interfone mesmo desligado. O controle de acesso não tem força para manda o 12 v na fechadura . Sendo assim. Preciso de um diodo. Para que o 12v exato vá até a fechadura( entrada de12v), mais não vá até o interfone ( saída 12v). Qual diodo usar que não perca os 12v? Vou ter que usar apenas um diodo ou 2 ?
Grande Rambo! Permita-me algumas considerações caro ilustre: 1-Cabe lembrar q o pior caso na configuraçao do diodo zener eh estar sem a carga conectada. 2-Nunca configurar um sistema no limite, ou seja, garantir q um sistema opere com folga eh fundamental para a estabilidade do projeto. 3-Conhecer todas as caracteristicas de resposta da carga e da fonte primaria eh fundamental para determinar os parametros da sua fonte zener. Ex: a)Uma carga mais arrojada pode causar oscilações na fonte colocando o projetista num grande problema. b)Uma fonte simetrica eh muito diferente dos diversos tipos de fontes chaveadas. A resistencia intrínseca da fonte primaria e as suas respectivas curvas de resposta às cargas são um prato cheio de problemas. 4-Não, nunca, jamais, em hipotese alguma, de maneira nenhuma monte o seu projeto (por mais simples q sejs) monte seu projeto sem ler o Datasheet. Ps: quando nao tinha internet pegávamos o catálogo na Farnell e tiravamos duas folhas de xerox dos componentes e colocávamos numa pasta. Ela ficava sempre disponivel e era muito disputada! O prof Paulo (in memorian) foi o criador dessa tatica e a pasta ficou conhecida como "Paulobook". Muitos projetos sairam do papel nessa época graças a essa iniciativa :) Ótimo trabalho Rambo! Recordar eh viver! Que sua iniciativa tbém seja recordada nos próximos tempos. Abraço!
Dos itens que vc colocou eu concordo com todos, mas faltou o principal: 5-Nunca utilizar diodo como regulador de tensão. Não estamos na década de 80 ou ilhados com acesso reduzido a tipos componentes muito básicos. O que não faltam são opções muito melhores isto.
Concordo sim que existem soluções melhores. Para reguladores existem diversas opçoes excelentes. Hoje os diodos zener sao utilizados mais como limitadores ou climpadores de tensão. Em altas frequencias usamos o schottky e o diac. Isso me faz lembrar do UJT e sua região de 'resistencia negativa', usado para disparar a MAT dos antigos televisores. Ele também tornou-se obsoleto tal como os triodos e os pentodos. Sobre a década de 80, Emilia Viotti, historiadora escreveu:'o povo sem história esta fadado o cometer os erros do passado no presente e no futuro' Devemos valorizar nossos antecessores q carregaram a eletrônica no braço numa epoca em que justamente nao havia quase nada disponivel e a criatividade era imperativa. Newton C Braga, Zuffo, Cipeli, Sandrini, Malvino, entre outros herois batalharam muito pela difusão da Eletronica. A primeira transmissao de tv em solo brasileiro foi realizada por um tecnico em eletrônica. Hoje alguns desses srs correm risco de morte pelo COVID-19, alem de serem esquecidos nas entranhas do passado pelos mais novos : ( Ps: Muitos são reféns da internet. Quando o YT e o Google desligarem distinguiremos homens de meninos. Abraços
Poderiam me ajudar? Meu Vs seria 25volts. O Rs iria botar uns 3 Resistor em paralelo pra dissipar mais o calor. Será q funcionária minha carga é um buzzer e um led. Sinal sonoro e luminoso no caso
Parabéns Wagner pela excelente explicação me lembrou minhas aulas de Circuitos Eletrônicos na Faculdade de Engenharia Eletronica da Universidad Nacional Mayor de San Marcos em PERU,com referencia a polarização do diodo zener o seja configurar o ponto de trabalho e bom considerar a carga minima,a carga nominal e carga máxima,no caso particular que você explicou e quando temos uma carga constante linear por outro lado a dissipação de calor o potencia do zener e muito importante para a confiabilidade do circuito.
Sinceramente, isso é muito avançado e detalhado para ser uma aula para iniciantes!!!!Fantástico como sempre!!!!Meus parabéns Wagner Rambo e obrigado por compartilhar conosco seu conhecimento!!!!
Wagner, valeu pelo incentivo. Os seus videos incentivam o aprendizado, e o baixo custo dos seus cursos também é uma característica muito importante da sua empresa. Muito obrigado!
Por que quando vc foi determinar Rs vc usou Va como 7V e não 5,1V ??? Va está em cima do diodo Zener, então é 5,1V. Certo? Gostaria de entender o pq vc usou 7v, professor. Grato
Oi Wagner blz. Gosto muito dos seus videos. Vc manja muito. Fiz eletrônica em 98 e uso bastante para como. Não sou profissional é meu hobby predileto. E estou aprendendo bastante com você. parabéns pelo seu trabalho. Tenho uma dúvida em uma fonte chaveada de PC tem uma técnica que em 220 cai 150v em cada capacitor de entrada. E em 110 é injetado uma fase no meio dos capacitores para dar os 150 em cada capacitor. Sempre quis saber como funciona essa técnica.
Aí professor desculpe a minha ignorância pois não sou da área de eletrônica mas...não entendí bem a utilidade do zener se temos uma fonte de tensão CONSTANTE e uma carga de consumo CONSTANTE (não reativa que ao desligar gere uma força contraeletromotriz onde o sentido condutivo do zener recorte) para que usamos o zener? No caso, de acordo com os valores dados, uma resistência série de 87.5 Ohms não resolve...?
Outra coisa se o zener deve por algum motivo ser usado e a potência dele deve ser maior do que os valores comerciais... ou o consumo da carga é variável... não procede colocar um zener de 0.7 vols menor na base de um transistor onde o coletor e o emissor "cortocircuitam" respectivamente as "pontas" da carga.?
Olá Wagner! Desculpe minha ignorância, mas não entendi: a corrente inicial do circuito é 150mA (sem carga) e após acionar a carga passa para 156mA (como mostra no display da sua fonte), A corrente total não se altera com a adição da carga?
Caro Rambo, para o calculo creio que vc deveria ter usado o IZmin ao invés de arbitrar um valor de tensao para o ponto Va não ? Inclusive o IZmin varia de acordo com a potencia do zener. No seu calculo Iz=66ma, isso pode ser muito ou pouco dependendo do zener utilizado. Obs: Gostaria de ter um sobrenome como o seu meu amigo !! rsrs
Primeiro, meus parabéns. O WR Kits só tem conteúdo de altíssima qualidade e é sem dúvida o melhor canal sobre o tema de eletrônica e tecnologia do TH-cam. Então... Estou com um probleminha e acredito que tenha relação com o assunto abordado no vídeo. Meu carregador turbo começou a demonstrar lentidão ao carregar meu smartphone e acredito em ter sido problema no sistema de regulação de tensão para a carga por conta do uso e por conta de a carga ser demasiada alta visto que é uma bateria de alta duração de 5000mA/h do Asus Max. Minha dúvida é se minha inferência está correta. E caso sim, o que possivelmente trocaria do circuito, alguma resistência ou o diodo zener? Desde já agradeço, tanto pelo conteúdo como tbm pela atenção. És uma inspiração meu caro.
Ola professor, ótimo vídeo . Professor poderia fazer um vídeo sobre como um processador funciona, e transistores são ligados. estou tendo dificuldade para entender este processo de interação dos transistores. obrigado! ,
Mesmo com pouco conhecimento é possível ente , o teu conhecimento teórico e prático tenho certeza que é superior ao conhecimento didático de uma grande quantidade de professor, não desista siga em frente
Na minha humilde opinião, acredito que não precisaria deixar tanta corrente assim no zener pra ele funcionar, poderia ser aih, no caso, uns 20 mA, usar um resistor de 68r. Então o zener iria dissipar só uns 100 mW. Na prática uso um macete de 10 a 20% da corrente máxima exigido na carga para o cálculo; os 7V arbitrado no início parece um pouco alto, podendo calcular direto os 5,1V e 100mA (80mA + aprox 20%).
Obá! Aí, bem esplicado. Top dez. Valeu 👍🆗.
Excelente.
Para proteger a entrada de um microcontrolador esse resistor vai ser o adequado?
Bom de mais, gostei eu sempre tive problema em saber o funcionamento do diodo zener
Mais uma vez parabéns pela super aula
Excelente trabalho
Nos datasheets, a Vz nominal é dada para uma corrente específica, geralmente 20mA. Por que não se pode assumir Iz=20mA e dimensionar Rs a partir daí?
Eu aprendi dessa maneira, considerando ainda a possibilidade de acrescentar mais cargas e baixar a corrente Iz, porém mantendo-a acima do mínimo.
Ótima explicação. E ainda provou sua teoria. Muito bom.
Só faltou os cálculos da dissipação (e não potência) do resistor (Rs).
Fez o cálculo completamente de trás para a frente. Rs é calculado a partir da diferença entre Vs e Va, já considerando a corrente na carga e a corrente Iz_man ou Iz_test , especificada no datasheet. Essa corrente depende da tensão do zener e da sua potência, e é definida como a " corrente para a qual o fabricante especifica a tensão do zener ". Se a corrente através do zener for diferente da especificada, deve-se esperar uma correspondente mudança na tensão do zener. Deve-se, também, levar em consideração a mudança na tensão zener em função do aquecimento, com o que se conclui que o ideal é projetar o regulador com a menor corrente possível através do zener. Reguladores a zener como esse são circuitos difíceis de implementar quando Vs é variável, IL é variável e, o pior de todos os casos, quando a diferença entre Vs e Va é pequena. Nesses casos pode ser necessário usar componentes para mais de 1 W de dissipação ( por segurança ) os quais não são de fácil aquisição.
Parabéns pela aula.
Bom dia professor, poderia injetar 15 v aí nesse esquema, quanto a mais podemos injetar em um zener de 12v, qual a tolerância, obrigado
Excelente. Una pregunta: Min 14:13, carga desconectada. En la fuente se ven 12 voltios y 150 ma. Minuto 14:43, la carga conectada consumiendo 80 ma, en la fuente 156 ma ¿por que? No deberia ser 150 ma (sin carga) * 80 ma (con carga) = 230ma? Muito obrigado
Uma pergunta de um leigo ainda no assunto e também como curiosidade. É possível colocar um dissipador de calor nesse diodo?
Parabéns pelo trabalho. Parabéns Wagner.
Obrigada por me ajudar a deixar a quarentena mais produtiva. ;)
Muito obrigado Jéssica! Continue estudando aqui no canal, sucesso para você!
Vídeo
Projeto com Diodo Zener
th-cam.com/video/4DseFUlYfv0/w-d-xo.html
muito boa aula deus abençoe. como faço para ligar uma lanterna tatica
de 3,7v em bateria de de auto 12v
salve chefe 👍. boa aula
Professor, e no caso de carga variável, como é o comportamento do zener, tanto em tensão como em corrente? Não consigo encontrar nenhum vídeo abordando o efetivo funcionamento do zener, qual é o comportamento dele que faz com que regule esta tensão. Obrigado desde já!
No caso, seria ideal 1W pois se não existir carga a dissipação será 0,75W (5V*0,150A) no diodo diretamente ? (Um exemplo, se queimar o componente que estamos querendo drenar 80mA) ai não queimaria o zener também né ?
Todos os seus videos valem mais do que o like. Obrigado mestre.
a minha mostrou!
Wagner, aula muito boa. Me fez lembrar de meus tempos de CEFET-PR, nos anos 80. Abração e sucesso.
faltou o calculo de potencia do resistor Rs. 😁
Ola wagner tem como vc falar ou criar um video sobre o lm331 conversor de frequencia em tensao frequência de 1500hertz para 10v para um controlar spindle cnc
E quando o circuito tem capacitor eletrolítico em paralelo com o diodo zener? Ele desempenha qual função, filtro de ripple? E o diodo pode regular a tensão estando em série com a carga?
Olá, tudo bem? Voce tem algum video sobre elaboração de pcb, que aborde a questã da 'panelização' e as devidas configurações, no proteus?
Tem algum programa q faz todos esses cálculos?
Professor tem como passar um exercício com telerancia de mais ouenos 10%
Há muita potência sendo dissipada pelo zener. Valeu como teoria mas em um circuito embarcado melhor usar um regulador de tensão.
Ótima aula.
Vlw, realmente estava com certa dúvida aqui. Obrigado mesmo, nem esperava
olá amigo e no caso que eu precise de um capacitor ? como faço para calcula-lo ?
no caso seria um circucito de 127 VA para 24 CC e o resistor 24 ohms
Uma coisa que tenho reparado nos diodos zener que compro no mercado nacional, é que eles têm vindo bem fora das especificações. Um lote de diodos de 4,7V, que comprei esse ano, tem a tensão reversa real na faixa de apenas 3V. Outros de 5,1V são realmente 3,8V. Alguém mais tem tido essa mesma experiência? (obs: o número do modelo marcado nos diodos bate com a especificação "oficial", ou seja, não foi erro dos vendedores).
Prezado Wagner: Como se chama essa relação que permite calcular 'RS', em função de 'Va'?
Ótima aula, Wagner. Eu queria te perguntar uma coisa:
No curso técnico, meu professor ensinou a fazer partindo de um Dz com a potência pré estabelecida, sendo feito assim:
Tenho minha fonte, em série com Rz e com um Dz, que está em paralelo com a minha carga (igual ao seu circuito).
Esse zener tem potencia e tensão pré definidos, sendo sua corrente máxima = Pz/Vz.
Sua corrente mínima de funcionamento seria 10% da corrente máxima, então fazemos uma média aritmética entre a corrente máxima e a corrente mínima (meu professor inclusive tinha recomentado pra essa média não usarmos a corrente máxima como a calculada, pra usarmos na verdade metade disso (se minha corrente maxima calculada foi 80mA e minha corrente mínima foi 8mA, vou fazer uma média aritmetica entre 8mA e 40mA, para garantir que caso haja flutuação na fonte, não queimaremos o zenner)).
Feito isso, essa minha média de corrente somada à corrente da carga é a corrente que passará por Rz, e a tensão que cairá nele será de Vfonte - Vzenner, e, com isso, chegamos ao valor que queríamos.
Queria saber se tem, e se tiver qual seria, o problema de fazermos desse jeito, usando uma potência pré estabelecida, ao invés de descobrir a potência.
Outra coisa: não entendi o que você fez pra arbitrar esse Va. Tem algum valor recomendado em específico ou vc foi só no chute msm?
E, por último, entendo a teoria e que podemos usar zenner como regulador, mas qual a vantagem de usar zenner ao invés de um regulador monolítico como o 7805 ou 7905 por ex?
Obrigado!
Boa noite, tenho uma fonte de 6voltes e 1.3Amperes posso usar em um brinquedo de 6 voltes e 60mili amperes.obrigado pelos videos e pela atenção
sHOW mano!!! AGORA FICOU PERFEITO..!!
Espetacular
Amigo parabéns pelo seu vídeo até parece que vc trabalha na NASA.. Deus continue abençoando vc e sua familia.
Em um circuito onde eu ligo um zenner de 5v com polarização inversa e em série com um led e um resistor, sabemos q se a tensão da fonte for 5v ou mais o led acenderá, e se ela for menor do que os 5v ? O led vai acender mais fraco ou nem acenderá ?
Zenner de 5v pra aí
tem mais estabel
pela temperatura ,
então você monte
este circuito tem mais
estabilidade pela temperatura.
Olá Wagner posso regular 36 volts usando um zener de 5,1 volts ?
Oi Wagner, presciso identificar um zener com a inscrição C436T . Saberia me dizer qual a tenção dele ? Não encontro referencia.
Rambo, nessa configuração, quando ele fica sem a carga, consome 750mW, não é isso?
Meu amigo bom dia. . Qual diodo uso na situação seguinte ..
Cenário .
...Controle de acesso alimentado e saída por 12v+
...interfone saída 12v+.
... Fechadura elétrica , recebe tenção 12v+ para abertura .
O controle de acesso e a saída do interfone ambos e ligado na fechadura elétrica.
Mais quando ligo o controle de acesso junto ao interfone mesmo desligado. O controle de acesso não tem força para manda o 12 v na fechadura . Sendo assim. Preciso de um diodo. Para que o 12v exato vá até a fechadura( entrada de12v), mais não vá até o interfone ( saída 12v).
Qual diodo usar que não perca os 12v?
Vou ter que usar apenas um diodo ou 2 ?
Simplesmente show... ver a teoria na prática nos ajuda em muito. Wagner Rambo obrigado. ass. POLILO
Estou construindo um megazord apenas com diodos zeners, obrigado pela ajuda professor :D
com um fonte 20v 3.45 a e zener de 15v 1w carrego uma bateria de carro?
Sempre mostrando na realidade o funcionamento dos circuitos! Show de bola
Obrigado pela aula Professor valeu
Grande Rambo! Permita-me algumas considerações caro ilustre:
1-Cabe lembrar q o pior caso na configuraçao do diodo zener eh estar sem a carga conectada.
2-Nunca configurar um sistema no limite, ou seja, garantir q um sistema opere com folga eh fundamental para a estabilidade do projeto.
3-Conhecer todas as caracteristicas de resposta da carga e da fonte primaria eh fundamental para determinar os parametros da sua fonte zener. Ex: a)Uma carga mais arrojada pode causar oscilações na fonte colocando o projetista num grande problema.
b)Uma fonte simetrica eh muito diferente dos diversos tipos de fontes chaveadas. A resistencia intrínseca da fonte primaria e as suas respectivas curvas de resposta às cargas são um prato cheio de problemas.
4-Não, nunca, jamais, em hipotese alguma, de maneira nenhuma monte o seu projeto (por mais simples q sejs) monte seu projeto sem ler o Datasheet.
Ps: quando nao tinha internet pegávamos o catálogo na Farnell e tiravamos duas folhas de xerox dos componentes e colocávamos numa pasta. Ela ficava sempre disponivel e era muito disputada! O prof Paulo (in memorian) foi o criador dessa tatica e a pasta ficou conhecida como "Paulobook". Muitos projetos sairam do papel nessa época graças a essa iniciativa :)
Ótimo trabalho Rambo! Recordar eh viver! Que sua iniciativa tbém seja recordada nos próximos tempos. Abraço!
Dos itens que vc colocou eu concordo com todos, mas faltou o principal:
5-Nunca utilizar diodo como regulador de tensão.
Não estamos na década de 80 ou ilhados com acesso reduzido a tipos componentes muito básicos. O que não faltam são opções muito melhores isto.
Concordo sim que existem soluções melhores.
Para reguladores existem diversas opçoes excelentes. Hoje os diodos zener sao utilizados mais como limitadores ou climpadores de tensão. Em altas frequencias usamos o schottky e o diac.
Isso me faz lembrar do UJT e sua região de 'resistencia negativa', usado para disparar a MAT dos antigos televisores. Ele também tornou-se obsoleto tal como os triodos e os pentodos.
Sobre a década de 80, Emilia Viotti, historiadora escreveu:'o povo sem história esta fadado o cometer os erros do passado no presente e no futuro'
Devemos valorizar nossos antecessores q carregaram a eletrônica no braço numa epoca em que justamente nao havia quase nada disponivel e a criatividade era imperativa. Newton C Braga, Zuffo, Cipeli, Sandrini, Malvino, entre outros herois batalharam muito pela difusão da Eletronica. A primeira transmissao de tv em solo brasileiro foi realizada por um tecnico em eletrônica.
Hoje alguns desses srs correm risco de morte pelo COVID-19, alem de serem esquecidos nas entranhas do passado pelos mais novos : (
Ps: Muitos são reféns da internet. Quando o YT e o Google desligarem distinguiremos homens de meninos.
Abraços
Excelentes adendos Leandro! Abraços!
Queria ver o mesmo princípio aplicado no Shunt LM431(zener programável).
Gratidão.
Ja deve ter.. kkkkkkk mesmo asim om 431 e show mesmo , muito estavel.... Ass. POLILO
Esse wagner e fera
Poderiam me ajudar? Meu Vs seria 25volts. O Rs iria botar uns 3 Resistor em paralelo pra dissipar mais o calor. Será q funcionária minha carga é um buzzer e um led. Sinal sonoro e luminoso no caso
Parabéns Wagner pela excelente explicação me lembrou minhas aulas de Circuitos Eletrônicos na Faculdade de Engenharia Eletronica da Universidad Nacional Mayor de San Marcos em PERU,com referencia a polarização do diodo zener o seja configurar o ponto de trabalho e bom considerar a carga minima,a carga nominal e carga máxima,no caso particular que você explicou e quando temos uma carga constante linear por outro lado a dissipação de calor o potencia do zener e muito importante para a confiabilidade do circuito.
Muito obrigado Armando, nos acompanhe sempre!
Boa tarde Muito interessante. Obrigado
Show de aula, obrigado por dedicar seu tempo ao ensino
Muito obrigado Marcos!
Excelente explicação... Estava procurando isso! Recentemente me deparei numa situação dessa, valeu a dica!
Parabéns pelo canal...!
Muito bom ver a teoria na prática!
Maravilhoso vídeo Wagner, como sempre!
Sinceramente, isso é muito avançado e detalhado para ser uma aula para iniciantes!!!!Fantástico como sempre!!!!Meus parabéns Wagner Rambo e obrigado por compartilhar conosco seu conhecimento!!!!
Wagner, valeu pelo incentivo. Os seus videos incentivam o aprendizado, e o baixo custo dos seus cursos também é uma característica muito importante da sua empresa. Muito obrigado!
Obrigado Natália! Nos acompanhe sempre!
Por que quando vc foi determinar Rs vc usou Va como 7V e não 5,1V ??? Va está em cima do diodo Zener, então é 5,1V. Certo? Gostaria de entender o pq vc usou 7v, professor. Grato
Eu também não entendi essa parte. Por quê 7v? Se o zener é 5v1.
Que sabe faz ao vivo!
Mais uma vez, parabéns Wagner.
Isso não foi uma live
sempre vale a pena assistir suas aulas ,parabéns
Oi Wagner blz.
Gosto muito dos seus videos. Vc manja muito.
Fiz eletrônica em 98 e uso bastante para como. Não sou profissional é meu hobby predileto.
E estou aprendendo bastante com você. parabéns pelo seu trabalho.
Tenho uma dúvida em uma fonte chaveada de PC tem uma técnica que em 220 cai 150v em cada capacitor de entrada.
E em 110 é injetado uma fase no meio dos capacitores para dar os 150 em cada capacitor.
Sempre quis saber como funciona essa técnica.
Obrigado pelos elogios e sugestão Bruno! Vamos considerar para vídeos futuros. Nos acompanhe sempre!
Se eu quiser uma saída de 3.5v 1amp como ficaria por favor?
Muito bom. Vi algo semelhante na faculdade, porém faz muito tempo. Sempre bom relembrar.
Muito obrigado Jeferson!
Otima aula como sempre.
Por favor faça uma aula de controle de carga de bateria.
Show de aula, ai sim dá pra entender como tudo funciona ....teoria e prática...Obrigado e parabéns pela aula bem explicadinha...
Gostei muito bom
Rambo, a potência do resistor de polarização não é importante também?
faltou calcular a potência sobre o resistor de 47r, dá em torno de 1w !
Sim Fabiano, é importante e já citei isso em outros vídeos.
Muito bom Professor !
A matemática, é linda.
❤
Aí professor desculpe a minha ignorância pois não sou da área de eletrônica mas...não entendí bem a utilidade do zener se temos uma fonte de tensão CONSTANTE e uma carga de consumo CONSTANTE (não reativa que ao desligar gere uma força contraeletromotriz onde o sentido condutivo do zener recorte) para que usamos o zener?
No caso, de acordo com os valores dados, uma resistência série de 87.5 Ohms não resolve...?
Outra coisa se o zener deve por algum motivo ser usado e a potência dele deve ser maior do que os valores comerciais... ou o consumo da carga é variável... não procede colocar um zener de 0.7 vols menor na base de um transistor onde o coletor e o emissor "cortocircuitam" respectivamente as "pontas" da carga.?
Muito bom, parabéns. 😆😃😉👏👏👏
Ótima aula
Isso não foi uma aula, foi um show!!! Parabéns!!!
Top demais mano
TOp d mais!!!
Olá Wagner! Desculpe minha ignorância, mas não entendi: a corrente inicial do circuito é 150mA (sem carga) e após acionar a carga passa para 156mA (como mostra no display da sua fonte), A corrente total não se altera com a adição da carga?
Caro Rambo, para o calculo creio que vc deveria ter usado o IZmin ao invés de arbitrar um valor de tensao para o ponto Va não ? Inclusive o IZmin varia de acordo com a potencia do zener.
No seu calculo Iz=66ma, isso pode ser muito ou pouco dependendo do zener utilizado.
Obs: Gostaria de ter um sobrenome como o seu meu amigo !! rsrs
Boa explicação..., valeu Wagner!
Circuito testado no proteus,realmente funcionou valores bem próximos do teste de bancada. Ótima aula !!!!!
Excelente aula.
Muito bom Wagner, simples e direto para nós iniciantes. Parabéns pela admirável disciplina na constância dos conteúdos.
Belo trabalho! Graças a Deus aprendi essas coisas no meu curso técnico
excelente vídeo muito bom
obrigado !
Sigo desde que começou o canal, e essas aulas sao incríveis, nunca vi nada igual no youtube
Muito obrigado Alexandre, acompanhe sempre!
Abre um novo cupom de desconto a quarentena prolongou só vi o vídeo agora
Primeiro, meus parabéns. O WR Kits só tem conteúdo de altíssima qualidade e é sem dúvida o melhor canal sobre o tema de eletrônica e tecnologia do TH-cam.
Então... Estou com um probleminha e acredito que tenha relação com o assunto abordado no vídeo. Meu carregador turbo começou a demonstrar lentidão ao carregar meu smartphone e acredito em ter sido problema no sistema de regulação de tensão para a carga por conta do uso e por conta de a carga ser demasiada alta visto que é uma bateria de alta duração de 5000mA/h do Asus Max. Minha dúvida é se minha inferência está correta. E caso sim, o que possivelmente trocaria do circuito, alguma resistência ou o diodo zener?
Desde já agradeço, tanto pelo conteúdo como tbm pela atenção.
És uma inspiração meu caro.
Caramba, que aula! eu vi diodo zener na eletrônica analógica um pouco antes da quarentena. É sempre bom relembrar.
É por isso que alguns shing lings de eletrônicos da china se comportam, tudo na teoria e na realidade é outra, sem "gorduras pra queimar".
Super aula brother...👏👏👏
Gostei
Faltou calcular a potencia do resistor RS.
Wagner traz as aulas de matemática, careço muito... abraço
Ola professor, ótimo vídeo . Professor poderia fazer um vídeo sobre como um processador funciona, e transistores são ligados. estou tendo dificuldade para entender este processo de interação dos transistores. obrigado! ,
Valeu! Para entender o funcionamento de processadores, temos uma série completa no canal: th-cam.com/play/PLZ8dBTV2_5HTB43Mhfz-TyIATkECrp8XY.html
@@canalwrkits valeu professor !! Com certeza vai ajudar .
Show