O Blazor é uma ferramenta maravilhosa e não depende do JS. O desenvolvimento é de grande produtividade e fácil aprendizado e escrito em uma única linguagem. Show de bola o Blazor.
Eu gostei da ideia, mas não começaria um projeto hoje com essa tecnologia, estou com um projeto novo e optei para o front usar ReactJs e no back .net core, mas acho que a ideia é muito bacana e deve ser dado uma oportunidade.
Novo SilverLight...kkk pegou pesado! Alguns pontos na minha visão: 1 - Silverlight a comunidade .Net não adotou, apenas os malucos. 2 - Concordo, acho que o pessoal aprende mais fácil o Javascript. 3 - Concordo em partes. A comunidade JS é gigantesca, mas com essa guerra de Frameworks as comunidades ficam dispersas. A comunidade C# é muito grande, mas ela tem que continuar a se expandir. No mais, eu acho que o projeto pode ter futuro, se entregar o prometido, tem espaço pra todos. Abraços
hahahah peguei pesado né! Mas era pra impactar mesmo! Sobre o SL, a comunidade .NET abraçou sim! Teve muita gente que apostou forte nele. Conheci inclusive várias empresas que usavam. Mas concordo contigo.. tem espaço pra todos!
Janeiro de 2022. Net 6 lançado, Net Maui chegando e Blazor com muitas novidades. Pelos seus vídeos mais recentes acho que você mudou bastante sua opinião sobre o Blazor...certo? Estou colocando um sistema em produção feito 100% com C#: Api, Web e Mobile. Fiquei preocupado em ouvir em outro vídeo seu "fazer tudo em C# é suicídio." Queria saber sua opinião sobre isso hoje. Abração!!
"Quem só conhece prego, só dá martelada!". Tanto o C# quanto JavaScript ou outras linguagens entregam o "Fullstack", mas ficar preso nisso é suicídio. Se faz sentido para o seu negócio, perfeito, mas o ponto é que tentar resolver tudo com a mesma ferramenta nem sempre dá certo. Em resumo, não tem problemas tocar um fullstack com C# (Nem com JavaScript), desde que faça sentido para seu negócio :)
O principal ponto é que o wasm é padrão de mercado. O Silverlight era fechado. O blazor vai compilar para wasm, depois de compilado tanto faz a linguagem que originou.
Um ponto que deve ser observado é o tempo Microsoft que estamos vivendo. Na era em que nascia o Silverlight a Microsoft era MUITO mais fechada. Pra trabalhar com Silverlight a stack era inteiramente Microsoft. Hoje isto já está mudado.
Não concordo, acho que há direções e direções. Assumir o Blazor e trazê-lo para dentro do github, da documentação oficial, e to stack oficial, na minha opinião não é sadio para o mercado e muito menos para a comunidade. O problema é que tecnologias assim precisam maturar sozinhas, concorrer entre diversas outras, sozinhas, com suporte, mas não com essa injeção toda de marketing. É desleal com diversas outras iniciativas como Script# (que trabalha bem diferente) e desleal com a comunidade que poderia trabalhar na viabilidade de algo na linha do Webassembly, dessa vez sem o mono, mas sob o .NET Standard. Sempre que vejo empresas "entubando" tecnologias disruptivas que focam em nichos próprios, sem levar em conta o que o mercado deseja, vejo um empenho de dinheiro jogado às traças. A Microsoft poderia investir o mesmo dinheiro em 3 ou 4 iniciativas pautadas em webassembly em vez de abraçar uma. Ela está agradando desenvolvedores C#, e desagradando todo o resto.
@@filipeferreira796 Espero que ela saiba o que está fazendo. Do lado de cá só nos resta apostar no sucesso e no menor impacto possível. Na minha opinião: 1 - É uma solução dá corda demais para quem não quer JS. 2 - Não se coloca no jogo, pronta para brigar pelo primeiro lugar. Entra quebrando a banca estando em lugar de destaque, na doc oficial da plataforma.
Realmente balta vc já começa o vídeo falando sobre a polêmica! Hoje não se pode expressar nada que já vem os mimizentos! Tmj, acompanho seu trabalho e eh fantástico! Continue com suas opniões.
Discordo com quase tudo no vídeo. Muitos programadores usam JS por falta de opção, afinal é a única línguagen que roda no browser, outro ponto é que o blazor raramente irá conquistar programadores que não usam dotnet atualmente. Acredito que ele está sendo desenvolvido para programadores dotnet desenvolverem spa sem precisar usar Javascript
Eu tenho acompanhado esse projeto desde o início e tenho uma opinião bem diferente da sua, a comunidade dotnet tá curtindo o blazor, devexpress e telerik já estão desenvolvendo widgets para o blazor, essas companhias não iriam fazer isso se não visse futuro
É um investimento em um mercado novo, do zero, onde eles podem pegar um oceano azul. É muito diferente. Quanto maior o nicho, menor a concorrência, e obvio, é difícil ser o 2° em um mercado que só tem você, nesse caso são poucos, mas estão sozinhos.
Achei o vídeo ótimo! Não adianta investir em algo que ninguém usa. Sou MCPD Silverlight (maluco como Fernando JS disse). Na época o Silverlight já fazia coisas que o Angular só começou a fazer agora. Era uma tecnologia que estava a frente de qualquer outra. Aplicações lindas e fluídas, mas ninguém desenvolvia naquela bucha...rsrsrs. Perdi meus projetos e o meu tempo. Blazor será a mesma coisa...só acredito vendo.
O que importa é resultado, recursos do servidor são caros, então o que conta é performance com menos uso de memória e CPU, principalmente se são milhares de acessos Então nada de Python ou Ruby no servidor ASP.NET Core é muito mais eficiente que PHP e Node, muito mais mesmo, então vale a pena aprender C#. Que adianta a linguagem ser "fácil" e o resultado ser uma carroça?
Ô loco André! O Blazor não tem nada a ver com Silverlight não. Cara, pare pra pensar o quanto é possível aproveitar de conhecimento e base de código C# se isso for pra frente?? É redução imediate de custos e prazos!! Para devs C# o benefício é imediato! Como você mesmo disse o WebAssembly é o futuro, e o Blazor é a resposta da Microsoft pra isso, não é? Agora cabe à comunidade dotnet (nós) trabalharmos para tornar o Blazor popular. Não é assim que funciona? Já faz tempo que não vejo uma novidade tão interessante no dotnet. Estou convencido que esse é pra valer! Eu estou explorando o Blazor à 1 mês, e pretendo começar a fazer alguns pet projects com ele. Para quem quiser acompanhar, estou documentando tudo nesse blog: blazeofcode.com/
Boas Sendin (Quanto tempo hahahah)... Não quis comparar tecnicamente ambos, só uma visão de mercado, e sim eu posso queimar minha lingua! Concordo em partes que pra quem é Dev C# o benefício é imediato, eu mesmo sou Dev C# (Web) e tive que começar com Razor Components sendo que já sabia Angular... Blazor mesmo sendo C# exigirá estudos... se fosse assim, todo dev C# automaticamente seria um bom dev Mobile (Xamarin), mas sabemos que não é. Quanto a comunidade trabalhar pra popularizar, eu eu concordo em partes também, acho que a comunidade precisa primeiro acreditar no produto, e como eu comentei, "evangelizar" comunidade JS não é fácil hahahha... Por fim, concordo... há tempos não via algo tão interessante no .NET e parabéns pelo blog
É o Razor do Front End :-) Concordo com tudo que você disse. É exatamente isto. E não interessa se será melhor ou pior. O HTML venceu o Flash, o maravilhosooooo SilverLight e tantos outros. "aspas" para o SilverLight. Como era maravilhoso. Meuuuu Deusssssssssssss.... Eu também duvido que Blazor ou equivalente desbanque o trio HTML-CSS-JS. Ainda mais com TypeScript e tantos frameworks de sucesso. Lembrou também o Windows Phone. Mesmo com o belo SO da Microsoft e o C# para construir Apps não deslanchou... Mas... só o tempo dirá... Assunto polêmico mesmo ;-) Abs
Blazor não é para substituir js. Lembram quando o povo dizia que o typescript nunca ia ser usado? Blazor e silverlight são totalmente diferentes, não há plugins!
@@baltaio não. O Blazor deve ser usado como um complemento ao js. Blazor concorre com rust, c, linguagens que são compilaveis para wasm. O Blazor é para trazer o wasm para o mundo dotnet, mas idealmente é utilizado lado a lado com javascript, até porque o blazor nao acede ao dom. Mas traz o enorme potencial de permitir reutilizar código em organizações fortes em c# e permitir utilizar libraries que hoje só podiam ser utilizadas no servidor. Blazor é concorrente do javascript como é o c ou rust. A maior vantagem que vejo no blazor é não preciso de 5 ferramentas para publicar o meu código e fica super integrado com todo o ambiente dotnet. Sempre fui oponente ao silverlight, mesmo porque o silverlight veio competir com o flash e já tinha sido provado que era uma arquitectura falhada. Blazor tem o suporte em standards e isso vai trazer muita força.
Respeito sua opinião, mas tem vários argumentos incongruentes: SL e Blazor são propostas diferentes em épocas diferentes. A Apple ou qualquer outra empresa não tem o poder de bloquear o Blazor como fez com SL. BL não é um substituto pro JS, é uma forma de unificar o front e o back numa mesma sintaxe, inclusive da pra utilizar os plugins JS com BL; não é preciso que o BL tome conta do mundo, basta a comunidade . Net adotar, já é um começo; wasm é um padrão web, é o BL que dará suporte a ele.
Você tem razão! Qdo eu fiz este vídeo estava com olhar preconceituoso para ele ainda... Na verdade ainda estou... Vamos ver o que vem por aí, mas pretendo falar mais sobre o assunto, de forma mais imparcial! Obrigado pelos pontos levantados
@@baltaio Exato. Considere como uma crítica construtiva. Sou desenvolvedor web e utilizo Asp.net a algum tempo. Iniciei no webform e quando tive contato com MVC, resolvi não utilizar o Razor como gerenciador de UI; ao invés disso desenvolvi meu próprio framework em jQuery pra gerenciar a UI. Pra quem já utiliza o Visual Studio com C#, considero que o Blazor a melhor opção pra desenvolver o front. Fiz um curso de rapido de Angula 7, mas não continuei os estudos por achar que a curva de aprendizado muito grande (node.js + typescript, fora aprender a levantar o ambiente), ou seja, tinha que aprender várias coisas fora do universo .net. Já com o Blazor é tudo C#, é uma ideia incrível utilizar a mesma linguagem pra desenvolver o back e o front usando recursos modernos. Enfim, espero que a comunidade abrace a ideia... vlw
@@baltaio Ser sincero é a melhor resposta. Portanto, concordo com o Balta. Gosto de seus vídeos e você ganhou o meu respeito. (vou ser seu aluno algum dia desses. Na verdade já me considero. Afinal, já assisti vários vídeos seus). Eu investir no passado todo o meu tempo no silverlight e deu no que deu. Quase chorei justamente quando estava dominando a tecnologia de ponta-a-ponta. Mas nao foi de se jogar fora. Afinal, o WPF é quase o mesmo conceito de linguagem. Mas agora... começou a aparecer Maui, WinUi que são quase o mesmo. Portanto é o mesmo que usar a cueca de sempre e vestir uma calça nova que ninguem vai perceber.
só recapitulando alguns fatos . "Razor e Blazor, o que pensar? " esse foi vídeo foi em meados de 2018 .. lembrando oque vc falou lá no Vídeo de 2018 -> o .JS vem cada vez mais forte." , " Blazor 2 opção excelente" na verdade Balta vi que vc tem mais apegooooo pelo >JS mesmo ;))) A adoção da tecnologia em si é vista pela maioria das comunidades que pelo menos eu participo como Algo positivo, Algo bom que vai facilitar muito a vida eu já penso diferente de vc. Quanto menos eu mexer com diversas linguagens para fazer um simples App melhor para mim. mais cada um pensa e analisa de uma forma diferente daqui uns dias vejo o Vídeo do Balta dizendo aaaa migrei pro nodejs "jsdominaomundo" kkk ;O brincadeirinha ;P abraços
"Quanto menos eu mexer com diversas linguagens para fazer um simples App melhor para mim." Errado, pior pra você. Você fica preso em uma linguagem/tecnologia, vira refém delas e sequer aprende coisas novas. Tem mais vídeos de Blazor/Flutter Web vindo ai!
JavaScript é um lixo, tanto para front pior ainda para back-end. Só se popularizou por falta de opção no mercado sendo um script que roda em todos os browser. O dia que qualquer linguagem tipável, compilável e segura, rodar no browser, java-script já era (e irá tarde). E a Microsoft que acelere o processo, porque o Dart já tá na frente e pode acabar ganhando essa corrida.
Vc disso algo muito importante, que hoje em dia tem se dado mais espaço para tecnologias mais simples. Por isso que eu acho que é um erro tremendo o que a MS está fazendo com o VB, ou seja, deixando ele de canto. VB era a linguagem mais amigável da família MS, mas a MS tem resolvido trilhar um caminho diferente da tendência, quando resolve "abandonar" o VB dando mais espaço para o C#.
O Blazor é uma ferramenta maravilhosa e não depende do JS. O desenvolvimento é de grande produtividade e fácil aprendizado e escrito em uma única linguagem. Show de bola o Blazor.
Show!!! É um vídeo um pouco antigo 😅
C# é a nossa linguagem pra tudo e com o blazor vai fechar o ciclo!!! Microsoft com o Azure está dando um poder incrível aos desenvolvedores!
Eu gostei da ideia, mas não começaria um projeto hoje com essa tecnologia, estou com um projeto novo e optei para o front usar ReactJs e no back .net core, mas acho que a ideia é muito bacana e deve ser dado uma oportunidade.
Novo SilverLight...kkk pegou pesado! Alguns pontos na minha visão:
1 - Silverlight a comunidade .Net não adotou, apenas os malucos.
2 - Concordo, acho que o pessoal aprende mais fácil o Javascript.
3 - Concordo em partes. A comunidade JS é gigantesca, mas com essa guerra de Frameworks as comunidades ficam dispersas. A comunidade C# é muito grande, mas ela tem que continuar a se expandir.
No mais, eu acho que o projeto pode ter futuro, se entregar o prometido, tem espaço pra todos.
Abraços
hahahah peguei pesado né! Mas era pra impactar mesmo!
Sobre o SL, a comunidade .NET abraçou sim! Teve muita gente que apostou forte nele. Conheci inclusive várias empresas que usavam.
Mas concordo contigo.. tem espaço pra todos!
Janeiro de 2022. Net 6 lançado, Net Maui chegando e Blazor com muitas novidades. Pelos seus vídeos mais recentes acho que você mudou bastante sua opinião sobre o Blazor...certo? Estou colocando um sistema em produção feito 100% com C#: Api, Web e Mobile. Fiquei preocupado em ouvir em outro vídeo seu "fazer tudo em C# é suicídio." Queria saber sua opinião sobre isso hoje. Abração!!
"Quem só conhece prego, só dá martelada!". Tanto o C# quanto JavaScript ou outras linguagens entregam o "Fullstack", mas ficar preso nisso é suicídio.
Se faz sentido para o seu negócio, perfeito, mas o ponto é que tentar resolver tudo com a mesma ferramenta nem sempre dá certo.
Em resumo, não tem problemas tocar um fullstack com C# (Nem com JavaScript), desde que faça sentido para seu negócio :)
Esse video merece um novo comentando a situacao atual. Eu na minha bolha nao uso blazor nem pretendo usar.
Verdade hein!!! 💜💜💜
O principal ponto é que o wasm é padrão de mercado. O Silverlight era fechado.
O blazor vai compilar para wasm, depois de compilado tanto faz a linguagem que originou.
Nada que não precise de um Mac pra desenvolver agrada a Apple... seja PWA, WASM, qualquer coisa... é menos venda de hardware pra ela.
Um ponto que deve ser observado é o tempo Microsoft que estamos vivendo. Na era em que nascia o Silverlight a Microsoft era MUITO mais fechada. Pra trabalhar com Silverlight a stack era inteiramente Microsoft.
Hoje isto já está mudado.
Verdade! Eu mencionei isto no fim do vídeo mas não pensei nesta comparação! Faz todo sentido
Não concordo, acho que há direções e direções. Assumir o Blazor e trazê-lo para dentro do github, da documentação oficial, e to stack oficial, na minha opinião não é sadio para o mercado e muito menos para a comunidade.
O problema é que tecnologias assim precisam maturar sozinhas, concorrer entre diversas outras, sozinhas, com suporte, mas não com essa injeção toda de marketing.
É desleal com diversas outras iniciativas como Script# (que trabalha bem diferente) e desleal com a comunidade que poderia trabalhar na viabilidade de algo na linha do Webassembly, dessa vez sem o mono, mas sob o .NET Standard.
Sempre que vejo empresas "entubando" tecnologias disruptivas que focam em nichos próprios, sem levar em conta o que o mercado deseja, vejo um empenho de dinheiro jogado às traças.
A Microsoft poderia investir o mesmo dinheiro em 3 ou 4 iniciativas pautadas em webassembly em vez de abraçar uma. Ela está agradando desenvolvedores C#, e desagradando todo o resto.
@@luizcarlosfaria ué mais C# é a menina dos olhos da MS, ela sempre vai investir no C#
@@filipeferreira796
Espero que ela saiba o que está fazendo. Do lado de cá só nos resta apostar no sucesso e no menor impacto possível.
Na minha opinião:
1 - É uma solução dá corda demais para quem não quer JS.
2 - Não se coloca no jogo, pronta para brigar pelo primeiro lugar. Entra quebrando a banca estando em lugar de destaque, na doc oficial da plataforma.
Enfim um vídeo sensato sobre o Blazor!!!!!!!!!!
Junho de 2020 e o que mudou??
vale a pena comecar um novo grande projeto usando o BLAZOR ?
valeu!
Bastante coisa... saiu a versão WASM, tem bastante novidade!
Realmente balta vc já começa o vídeo falando sobre a polêmica! Hoje não se pode expressar nada que já vem os mimizentos! Tmj, acompanho seu trabalho e eh fantástico! Continue com suas opniões.
hahahaha, é só a minha opinião, mas tem bastante comentários concisos! Acho legal as discussões!
webassembly tb tem go e rust no pareo
Discordo com quase tudo no vídeo. Muitos programadores usam JS por falta de opção, afinal é a única línguagen que roda no browser, outro ponto é que o blazor raramente irá conquistar programadores que não usam dotnet atualmente. Acredito que ele está sendo desenvolvido para programadores dotnet desenvolverem spa sem precisar usar Javascript
Pode ser mesmo! Vamos aguardar, difícil saber!
O problema é que isso tem mais potencial destrutivo do que construtivo.
Eu tenho acompanhado esse projeto desde o início e tenho uma opinião bem diferente da sua, a comunidade dotnet tá curtindo o blazor, devexpress e telerik já estão desenvolvendo widgets para o blazor, essas companhias não iriam fazer isso se não visse futuro
É um investimento em um mercado novo, do zero, onde eles podem pegar um oceano azul. É muito diferente. Quanto maior o nicho, menor a concorrência, e obvio, é difícil ser o 2° em um mercado que só tem você, nesse caso são poucos, mas estão sozinhos.
Achei o vídeo ótimo! Não adianta investir em algo que ninguém usa. Sou MCPD Silverlight (maluco como Fernando JS disse). Na época o Silverlight já fazia coisas que o Angular só começou a fazer agora. Era uma tecnologia que estava a frente de qualquer outra. Aplicações lindas e fluídas, mas ninguém desenvolvia naquela bucha...rsrsrs. Perdi meus projetos e o meu tempo. Blazor será a mesma coisa...só acredito vendo.
O que importa é resultado, recursos do servidor são caros, então o que conta é performance com menos uso de memória e CPU, principalmente se são milhares de acessos
Então nada de Python ou Ruby no servidor
ASP.NET Core é muito mais eficiente que PHP e Node, muito mais mesmo, então vale a pena aprender C#.
Que adianta a linguagem ser "fácil" e o resultado ser uma carroça?
Concordo, mas tem uma parte importante aí que é o código... um código ruim independe da linguagem!
Ô loco André! O Blazor não tem nada a ver com Silverlight não.
Cara, pare pra pensar o quanto é possível aproveitar de conhecimento e base de código C# se isso for pra frente?? É redução imediate de custos e prazos!!
Para devs C# o benefício é imediato!
Como você mesmo disse o WebAssembly é o futuro, e o Blazor é a resposta da Microsoft pra isso, não é?
Agora cabe à comunidade dotnet (nós) trabalharmos para tornar o Blazor popular. Não é assim que funciona?
Já faz tempo que não vejo uma novidade tão interessante no dotnet. Estou convencido que esse é pra valer!
Eu estou explorando o Blazor à 1 mês, e pretendo começar a fazer alguns pet projects com ele.
Para quem quiser acompanhar, estou documentando tudo nesse blog: blazeofcode.com/
Boas Sendin (Quanto tempo hahahah)... Não quis comparar tecnicamente ambos, só uma visão de mercado, e sim eu posso queimar minha lingua!
Concordo em partes que pra quem é Dev C# o benefício é imediato, eu mesmo sou Dev C# (Web) e tive que começar com Razor Components sendo que já sabia Angular... Blazor mesmo sendo C# exigirá estudos... se fosse assim, todo dev C# automaticamente seria um bom dev Mobile (Xamarin), mas sabemos que não é.
Quanto a comunidade trabalhar pra popularizar, eu eu concordo em partes também, acho que a comunidade precisa primeiro acreditar no produto, e como eu comentei, "evangelizar" comunidade JS não é fácil hahahha...
Por fim, concordo... há tempos não via algo tão interessante no .NET e parabéns pelo blog
É o Razor do Front End :-)
Concordo com tudo que você disse. É exatamente isto.
E não interessa se será melhor ou pior. O HTML venceu o Flash, o maravilhosooooo SilverLight e tantos outros.
"aspas" para o SilverLight. Como era maravilhoso. Meuuuu Deusssssssssssss....
Eu também duvido que Blazor ou equivalente desbanque o trio HTML-CSS-JS. Ainda mais com TypeScript e tantos frameworks de sucesso.
Lembrou também o Windows Phone. Mesmo com o belo SO da Microsoft e o C# para construir Apps não deslanchou...
Mas... só o tempo dirá... Assunto polêmico mesmo ;-)
Abs
Acho que javascript vai entrar no mercado no futuro para gerar webAssembly também!
Pode ser...
Blazor não é para substituir js. Lembram quando o povo dizia que o typescript nunca ia ser usado? Blazor e silverlight são totalmente diferentes, não há plugins!
Concordo! Não são iguais, mas o ponto que quis passar é em relação a adoção! Se não é para substituir, é para pelo menos concorrer, concorda?
@@baltaio não. O Blazor deve ser usado como um complemento ao js. Blazor concorre com rust, c, linguagens que são compilaveis para wasm. O Blazor é para trazer o wasm para o mundo dotnet, mas idealmente é utilizado lado a lado com javascript, até porque o blazor nao acede ao dom. Mas traz o enorme potencial de permitir reutilizar código em organizações fortes em c# e permitir utilizar libraries que hoje só podiam ser utilizadas no servidor. Blazor é concorrente do javascript como é o c ou rust. A maior vantagem que vejo no blazor é não preciso de 5 ferramentas para publicar o meu código e fica super integrado com todo o ambiente dotnet. Sempre fui oponente ao silverlight, mesmo porque o silverlight veio competir com o flash e já tinha sido provado que era uma arquitectura falhada. Blazor tem o suporte em standards e isso vai trazer muita força.
Cara, podia fazer um video sobre web assembly
To devendo este faz um tempo! Vou tentar!
Ainda bem que a Microsoft está investindo pesado no Blazor.
Ola Balta. Faz uns tutorial de Blazor pra gente.
Tá muito novo ainda! Vai mudar muita coisa! Saindo a versão 1 eu faço sim
Show esse Blazor.
atualiza esse vídeo.
Sim!
Respeito sua opinião, mas tem vários argumentos incongruentes: SL e Blazor são propostas diferentes em épocas diferentes. A Apple ou qualquer outra empresa não tem o poder de bloquear o Blazor como fez com SL. BL não é um substituto pro JS, é uma forma de unificar o front e o back numa mesma sintaxe, inclusive da pra utilizar os plugins JS com BL; não é preciso que o BL tome conta do mundo, basta a comunidade . Net adotar, já é um começo; wasm é um padrão web, é o BL que dará suporte a ele.
Você tem razão! Qdo eu fiz este vídeo estava com olhar preconceituoso para ele ainda... Na verdade ainda estou...
Vamos ver o que vem por aí, mas pretendo falar mais sobre o assunto, de forma mais imparcial!
Obrigado pelos pontos levantados
@@baltaio Exato. Considere como uma crítica construtiva. Sou desenvolvedor web e utilizo Asp.net a algum tempo. Iniciei no webform e quando tive contato com MVC, resolvi não utilizar o Razor como gerenciador de UI; ao invés disso desenvolvi meu próprio framework em jQuery pra gerenciar a UI. Pra quem já utiliza o Visual Studio com C#, considero que o Blazor a melhor opção pra desenvolver o front. Fiz um curso de rapido de Angula 7, mas não continuei os estudos por achar que a curva de aprendizado muito grande (node.js + typescript, fora aprender a levantar o ambiente), ou seja, tinha que aprender várias coisas fora do universo .net. Já com o Blazor é tudo C#, é uma ideia incrível utilizar a mesma linguagem pra desenvolver o back e o front usando recursos modernos. Enfim, espero que a comunidade abrace a ideia... vlw
Sério vc e mvp , e só joga pá de cal em tecnologias Microsoft. É impressão minha,ou vc já se cansou da empresa. Pra min e baita aposta.
Uai, tenho que defender aquilo que acredito, como ASP.NET Core, Azure, Power BI dentre tantas outras tecnologias da Microsoft que defendo!
@@baltaio Ser sincero é a melhor resposta. Portanto, concordo com o Balta. Gosto de seus vídeos e você ganhou o meu respeito. (vou ser seu aluno algum dia desses. Na verdade já me considero. Afinal, já assisti vários vídeos seus). Eu investir no passado todo o meu tempo no silverlight e deu no que deu. Quase chorei justamente quando estava dominando a tecnologia de ponta-a-ponta. Mas nao foi de se jogar fora. Afinal, o WPF é quase o mesmo conceito de linguagem. Mas agora... começou a aparecer Maui, WinUi que são quase o mesmo. Portanto é o mesmo que usar a cueca de sempre e vestir uma calça nova que ninguem vai perceber.
só recapitulando alguns fatos .
"Razor e Blazor, o que pensar?
"
esse foi vídeo foi em meados de 2018 ..
lembrando oque vc falou lá no Vídeo de 2018 -> o .JS vem cada vez mais forte." , " Blazor 2 opção excelente"
na verdade Balta vi que vc tem mais apegooooo pelo >JS mesmo ;)))
A adoção da tecnologia em si é vista pela maioria das comunidades que pelo menos eu participo como Algo positivo, Algo bom que vai facilitar muito a vida eu já penso diferente de vc.
Quanto menos eu mexer com diversas linguagens para fazer um simples App melhor para mim.
mais cada um pensa e analisa de uma forma diferente
daqui uns dias vejo o Vídeo do Balta dizendo aaaa migrei pro nodejs "jsdominaomundo" kkk ;O brincadeirinha ;P abraços
"Quanto menos eu mexer com diversas linguagens para fazer um simples App melhor para mim."
Errado, pior pra você. Você fica preso em uma linguagem/tecnologia, vira refém delas e sequer aprende coisas novas.
Tem mais vídeos de Blazor/Flutter Web vindo ai!
JavaScript é um lixo, tanto para front pior ainda para back-end. Só se popularizou por falta de opção no mercado sendo um script que roda em todos os browser. O dia que qualquer linguagem tipável, compilável e segura, rodar no browser, java-script já era (e irá tarde). E a Microsoft que acelere o processo, porque o Dart já tá na frente e pode acabar ganhando essa corrida.
Vc disso algo muito importante, que hoje em dia tem se dado mais espaço para tecnologias mais simples. Por isso que eu acho que é um erro tremendo o que a MS está fazendo com o VB, ou seja, deixando ele de canto.
VB era a linguagem mais amigável da família MS, mas a MS tem resolvido trilhar um caminho diferente da tendência, quando resolve "abandonar" o VB dando mais espaço para o C#.
Completamente de acordo C# vai ficar no passado como java, delphi. Sem duvida javascript vai dominar o mundo.
Não sei se foi isso que o Balta quis passar. Hahaha
@@gustavo-santos-dev , com certeza não foi isso. Hehehehe
Vou dar dislike antes de ver o vídeo kkk
Nosssa!! Coração partido aqui :(
@@baltaio excelente vídeo, tanta linguagem boa surgindo pode que não dá para escolher facilmente.
vou experimentar tudas
Acho que é um feto morto!