Sr. Professor Ricardo L. Marques, primeiramente, agradeço a resposta em outro vídeo quanto a patente que estava em dúvida. Também tenho um questionamento quanto a um App que quero lançar, sobre os direitos autorais dele. Veja bem, não sou programador e não entendo da área, mesmo que eu fizesse alguns cursos sobre Apps, linguagens de programação de sites, etc, que já comecei a fazer para criar futuros Apps e sites, o que quero lançar no momento, eu preciso de um trabalho específico de programador experiente que transformasse ele em realidade, acredito que terei de contratar esse profissional, já estou conversando com alguns; Depois que assisti esse vídeo, pensei em pegar no cartório da cidade a minha assinatura reconhecida em uma certa data apenas para DATAR os documentos antes de apresentar ao profissional da área de programação de Apps e sites, se bem que pensei depois, que pelo envio desses esboços do App e sites, por meio E-MAIL, acredito que possa servir como registro da DATA, em que se tornará conhecido na sociedade a minha ideia, estava imaginando isso. ...cont...
...cont... (ao Profº Ricardo), pelo vídeo e pela Lei entendo que há essa Lei de Direitos sobre o Software, mas no meu caso imagino que terei de fazer um CONTRATO com um programador de Apps para que eu tenha direitos sobre o software para DEPOIS ceder a Licença desse código, aos que posteriormente eu PEDIR fazer uma versão melhorada, atualizada desse App, bem como LICENCIAR Terceiros a lançarem versões próprias do App para uso deles, é na área de SEGURANÇA o App, e terei de dar A LICENÇA para que empresas específicas de Software em SEGURANÇA, MAIS SEGUROS possam fazer esse App baseado no meu. O que quero saber que pra mim não está muito claro, são os My Direitos Autorais quanto a FUNCIONALIDADE do App, que é INÉDITO na área que será feito, sei que não se trata sobre o Direito autoral em cima ali da INTERFACE. Mas a FINALIDADE que ele será feito, a FORMA, a FUNCIONALIDADE serão INOVADORAS para área de segurança. Minha dúvida é essa, tenho Direitos Autorais NESSA PARTE de orquestração do App, ou terei Direitos aos Códigos que o Programador CONTRATADO utilizará, e a partir daí, vou LICENCIAR esses Códigos para Versões Atualizadas e Mais Seguras por meio de Terceiros, de outras Empresas? Isso que não está muito claro para mim.
...cont...(ao Prof Ricardo), explicação: Estou com certo receio a QUANDO e COMO pedir a um programador para fazer esse App, porque esses questionamentos não estão claros para mim, e em conversas recentes com sites que fazem App, me deixaram com um pulga atrás das orelhas, eles vem com conversas em termos GERAIS, e não se deixam ser ESPECÍFICOS quando fazemos perguntas relacionadas a Direitos Autorais em questão de Apps; Enfim, Profº Ricardo, me parece que estou pisando em uma área com AREIA MOVEDIÇA, não é confiável, não são. Fico imaginando: Eu apresento a ideia para um Programador, um site de Criação de Apps, para um ORÇAMENTO, eles vem e jogam o preço LÁ EM CIMA, vem e me pedem 50,000,oo para concluir o App, eu não consigo pagar, e nem pagaria esse valor, ou inventam outra estória, e logo em seguida, não faço o Trabalho com essa Empresa, e em menos de 15 dias, uma semana, em algum lugar do Planeta, uma empresa, alguém em algum lugar lança um App justamente com a ESSÊNCIA e FUNCIONALIDADE IDÊNTICA, INOVADORA do que eu havia pedido Orçamento a esse Programador ou equipe de criação, empresa criadora de Apps por VAZAMENTO de INFORMAÇÕES/ou VENDA. Por isso caro Profº; Ricardo, não posso ter dúvidas de Diretos Autorais nessa área de Apps ANTES de pedir a um Programador para fazer esse App. Tem de ser algo bem esclarecido, perdoe a explanação em muitas palavras, mas acredito que deu para entender onde quero chegar, Agradeço a atenção e retorno; Atenciosamente, Raynal.
+Raynal Ray Enquanto o aplicativo é apenas uma ideia, não há proteção jurídica. A proteção somente começa quando o aplicativo estiver desenvolvido. Portanto, se você for contratar um programador, é indispensável que você faça um contrato com ele e neste contrato estipular que todos os direitos autorais patrimoniais decorrentes do aplicativo pertencerão a você, cabendo também a você ampla liberdade para licenciar o produto como e a quem você quiser.
+Raynal Ray Sua preocupação é bastante pertinente. A situação que você receia (expor a ideia a um programador, este não aceitar o trabalho, mas desenvolver a ideia por conta própria depois) não apenas pode acontecer como já aconteceu concretamente, envolvendo até mesmo aplicativos e produtos famosos. O que você deve fazer é firmar um contrato com o programador antes de passar a ele as ideias completas. Pode ser que ele queria saber um pouco mais sobre o aplicativo antes de passar o preço mas, nesse caso, tente não passar muitos detalhes, ou, então, firmar com ele um termo de sigilo no qual ele se compromete a não usar suas ideias nem passá-las adiante.
Olá professor Ricardo.Luiz Tive uma ideia que se enquadra como Desenho Industrial, uma forma de Edificio inovador. Tenho desenhos feitos a mão e arquivos de AUTOCAD no computador com data salva de 3 anos. A ideia eu tive em 2009 mas a pouco tempo falei para algumas pessoas a respeito dela. Agora quero Patentea-la e saber se a ideia foi ''roubada'' ou nao. Percebi que no Brasil é muito burocrático o processo de patentes, entao, busquei saber com uma empresa de registro de patentes privada, uma ajuda e eles estao cobrando no total em torno de 5000 reais para aprovarem junto a INPI o meu projeto.. Com tudo minha pegunta é: - tem como eu por mim mesmo buscar e saber se me roubaram a ideia? - sendo roubada posso usar de alguma forma o meu arquivo em AUTOCAD com a data antecendente da possivel criação? Isso vale como prova num processo? - Se nao estiver criada e registrada.. Existe uma forma mais barata para fazer isso com algum especialista que me ajude ter o registro na INPI? Desde já muito obrigado pela sua atenção! Cordialmente, Natanael Jr. Curitiba-Brasil
Professor Ricardo, parabéns pela explanação dos direitos autorais. Vamos supor um caso prático. Alguém quer criar um canal no youtube, e posteriormente, um curso online que utilizarão imagens e vídeos de outras pessoas. No caso dos vídeos, serão utilizados pequenos trechos de músicas e imagem e movimento de outros atores, inseridos em vídeos do autor. E no caso das imagens, serão incluídas em apostilas e vídeos provindas da busca ao acaso, do site google, . Nesses casos, quais cuidados o criador do canal e do curso deverá ter para não infingir direitos de outrem ? Obrigado, abraços.
Francisco Gomes Francisco, o que eu te sugiro é buscar fotos, vídeos e músicas cujos autores já autorizaram previamente seu uso por terceiros. Há sites que reúnem esse material e a extensão da autorização você encontrará descrita em cada página. Há fotos, vídeos e músicas liberadas para uso comercial, outras apenas para uso não-econômico, outras liberadas totalmente para determinadas finalidades e por aí vai. Fora isso (isto é, fora desse material já previamente autorizado pelos respectivos titulares dos direitos autorais) eu não te recomendo o uso. Afinal, a regra geral dos direitos autorais é que, sem autorização do titular, você não poderá usar o material. Há exceções, é certo, e condutas permitidas sem autorização, previstas em lei, mas são previsões genéricas e abstratas, e seu preenchimento em cada caso concreto depende de uma análise detalhada de cada situação. Portanto, na dúvida, use o material já previamente autorizado. Abraço.
Prezado Ricardo Luiz Marques, Como formalizar a cessão/licença de textos e imagens para publicação em livro de um autor já falecido? Os filhos dele estão dispostos a ceder/licenciar. Desde já, agradeço.
Boa tarde mestre! Gostaria de saber se um MANUAL DE INSTALAÇÃO de um aparelho , pode ser registrado como DIREITO AUTORAL, para para qie alguem reproduza? Desde já agradeço!
Meu nobre, parabéns por seu vídeo. Gostaria de saber se as pessoas, empregadas ou contratadas para 'criarem' a parte gráfico como ilustradores de um livro didático educacional, como partícipe de uma equipe da empresa, pode ser protegido pela lei de direitos autorais e como fazer para regularizar seu contrato de trabalho para que isso não ocorra? Flávio Weyne.
+flvioweyne weyne Obrigado pelo elogio e pela audiência. Bom, quanto a trabalhos intelectuais regidos por contrato de trabalhou ou contrato de prestação de serviço, a regra inicial é de que os direitos autorais patrimoniais são do contratante (os direitos autorais morais, como visto no vídeo, são intransmissíveis). Para que num caso concreto a regra seja diferente, é preciso se inserir no contrato uma cláusula afirmando que não haverá transferência dos direitos autorais para o contratante. Abraço.
Tive uma música minha registrada no nome de um ex coléga de banda em 2007 Tenho provas e várias testemunhas de que eu sou o único autor da musica. Quero a música de volta, posso entrar com uma ação na justiça para que a canção seja de fato minha que sou o único autor ? pode me ajudar por favor; obrigado
Prezado Natanael, você pode tentar a proteção com base na Lei de Direitos Autorais, que não requer registro. O tipo de proteção não é exatamente a mesma do que a prevista para os desenhos industriais mas, se você tem apenas desenhos, parece-me que sua criação, por enquanto, enquadra-se mais como uma criação intelectual regida pelos Direitos Autorais do que um desenho industrial. Quanto ao custo de registro, há profissionais de vários portes, que cobram faixas de honorários diferentes. Creio que em uma pesquisa de mercado você encontrá-la profissionais de registro que cobrem mais próximo do seu orçamento. Abraço, Ricardo.
ola professor, quando se produz um estudo completo sobre setores sociais de uma cidade, tais como: saude, educacao, segurança pública, et. Nesse caso, meu estudo foi utlizado sem permissao por um candidato a prefeito que elegeu-se usando do meu texto e pesquisas utilizando-os como propostas de seu plano de governo sem permissao e ainda produziu materias em jornais e revistas, fez isso sem colocar meu nome, e cabivel de processo? ele response tambem por plagio? o senhor teria um contato para conversarmos
Prezado, a análise sobre eventual plágio exige a análise detida das obras (a original e a que pode ser fruto de plágio). Apenas com descrições gerais não é possível se chegar a uma conclusão precisa. Sugiro que reúna toda a documentação que tiver e se reúna com um advogado da sua cidade e de sua confiança para que ele, a partir de todos os detalhes do caso, possa avaliar sua posição.
Me ajuda com um problema de direitos autorais por favor Se eu tenho uma obra literária né um site e esse site excluí o meu perfil fazendo que eu não tenha acesso a minha própria obra e também o bloqueio da minha conta não teve motivos válidos isso séria uma violação dos direitos autorais ?
Se eu fizer uma versão instrumental de uma música de outro autor, mas os arranjos são de minha autoria. Eu poderia postar no youtube e monetizar o meu video?
+Jonathan Macedo (Joerzz) Jonathan, mesmo em uma música instrumental o som remeterá à obra original, protegida por direitos autorais. Portanto, para sua versão estar de acordo com a legislação autoral, será preciso autorização do titular dos direitos autorais. Agora, se o TH-cam aceitará um vídeo com sua versão, admitindo, ainda, a monetização, é questão de política interna do TH-cam e do Google. Sugiro que entre em contato com o site e verifique com eles se seu vídeo pode ser postado e monetizado ou não, uma vez que pode ocorrer de o TH-cam admitir algum tipo de versão como essa que você pretende realizar.
Eu recebi 2 NOTIFICAÇÕES no mesmo vídeo de VIOLAÇÃO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL no meu vídeo. Mas no estado e funcionalidades do canal diz que está tudo bem porque tou no verde com o boneco vermelho com um smile :) . POR FAVOR ,ajuda-me porque estou perdida agora e não sei o que fazer, eu pus duas músicas de cantoras MAS ESTAVA A TOCAR NO MEU PC TIPO EU A OUVIR E A CAMARA A FILMAR Ñ FOI NA EDIÇÃO DO VÍDEO ( 1min praí cada) mas pq o vídeo é sobre playlists. não sei o que fazer vão apagar a minha conta do youtube??? ISSO É A MESMA COISA QUE VIOLAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS? ALGUÉM ME AJUDA POR FAVOR?
Professor, se existe um romance e ele é adaptado, em uma livre adaptação, para, por exemplo, uma peça de teatro, o texto adaptado é considerado uma nova criação?
direitos autorais: eu escrevi um livro que fala sobre florestas. Todo mundo que escrever um livro sobre florestas vai estar violando meus direitos e eu vou processar propriedade intelectual n existe
Seria interessante discutir direito a propriedade intelectual dentro da propriedade industrial.. se um funcionário da empresa inventa e a crianção lucro fica só com a empresa? Em quais condições ela se aplica e se há direito do funcionário ..sem cargo da função..mas que criou a invenção?!!!
melhor explanação do assunto. parabéns
Aula excelente! Me ajudou muito! OBRIGADA!!!
Gosto muito de suas aulas, bem esclarecedora.
Adorei a explicação, elucidou minhas dúvidas!
Parabéns professor, muito bacana mesmo!!! na medida que vou aprendendo na faculdade vou acompanhando por aqui.
valeu
Lucas Franklin Valeu Lucas!
Excelente a explicação, tudo muito claro e objetivo.
Obrigado Alex.
Ajudou bastante sim, obrigada.
+Juliana Nascimento Que bom Juliana!
Excelente professor. ameiiii, já assisti varios videos
Que bom, obrigado!
Parabéns pelo trabalho obrigado pela ajuda
Eu que agradeço por prestigiar o canal.
Muito bom!
Sr. Professor Ricardo L. Marques, primeiramente, agradeço a resposta em outro vídeo quanto a patente que estava em dúvida. Também tenho um questionamento quanto a um App que quero lançar, sobre os direitos autorais dele. Veja bem, não sou programador e não entendo da área, mesmo que eu fizesse alguns cursos sobre Apps, linguagens de programação de sites, etc, que já comecei a fazer para criar futuros Apps e sites, o que quero lançar no momento, eu preciso de um trabalho específico de programador experiente que transformasse ele em realidade, acredito que terei de contratar esse profissional, já estou conversando com alguns; Depois que assisti esse vídeo, pensei em pegar no cartório da cidade a minha assinatura reconhecida em uma certa data apenas para DATAR os documentos antes de apresentar ao profissional da área de programação de Apps e sites, se bem que pensei depois, que pelo envio desses esboços do App e sites, por meio E-MAIL, acredito que possa servir como registro da DATA, em que se tornará conhecido na sociedade a minha ideia, estava imaginando isso. ...cont...
...cont... (ao Profº Ricardo), pelo vídeo e pela Lei entendo que há essa Lei de Direitos sobre o Software, mas no meu caso imagino que terei de fazer um CONTRATO com um programador de Apps para que eu tenha direitos sobre o software para DEPOIS ceder a Licença desse código, aos que posteriormente eu PEDIR fazer uma versão melhorada, atualizada desse App, bem como LICENCIAR Terceiros a lançarem versões próprias do App para uso deles, é na área de SEGURANÇA o App, e terei de dar A LICENÇA para que empresas específicas de Software em SEGURANÇA, MAIS SEGUROS possam fazer esse App baseado no meu. O que quero saber que pra mim não está muito claro, são os My Direitos Autorais quanto a FUNCIONALIDADE do App, que é INÉDITO na área que será feito, sei que não se trata sobre o Direito autoral em cima ali da INTERFACE. Mas a FINALIDADE que ele será feito, a FORMA, a FUNCIONALIDADE serão INOVADORAS para área de segurança. Minha dúvida é essa, tenho Direitos Autorais NESSA PARTE de orquestração do App, ou terei Direitos aos Códigos que o Programador CONTRATADO utilizará, e a partir daí, vou LICENCIAR esses Códigos para Versões Atualizadas e Mais Seguras por meio de Terceiros, de outras Empresas? Isso que não está muito claro para mim.
...cont...(ao Prof Ricardo), explicação: Estou com certo receio a QUANDO e COMO pedir a um programador para fazer esse App, porque esses questionamentos não estão claros para mim, e em conversas recentes com sites que fazem App, me deixaram com um
pulga atrás das orelhas, eles vem com conversas em termos GERAIS, e não se deixam ser ESPECÍFICOS quando fazemos perguntas relacionadas a Direitos Autorais em questão de Apps; Enfim, Profº Ricardo, me parece que estou pisando em uma área com AREIA MOVEDIÇA, não é confiável, não são. Fico imaginando: Eu apresento a ideia para um Programador, um site de Criação de Apps, para um ORÇAMENTO, eles vem e jogam o preço LÁ EM CIMA, vem e me pedem 50,000,oo para concluir o App, eu não consigo pagar, e nem pagaria esse valor, ou inventam outra estória, e logo em seguida, não faço o Trabalho com essa Empresa, e em menos de 15 dias, uma semana, em algum lugar do Planeta, uma empresa, alguém em algum lugar lança um App justamente com a ESSÊNCIA e FUNCIONALIDADE IDÊNTICA, INOVADORA do que eu havia pedido Orçamento a esse Programador ou equipe de criação, empresa criadora de Apps por VAZAMENTO de INFORMAÇÕES/ou VENDA. Por isso caro Profº; Ricardo, não posso ter dúvidas de Diretos Autorais nessa área de Apps ANTES de pedir a um Programador para fazer esse App. Tem de ser algo bem esclarecido, perdoe a explanação em muitas palavras, mas acredito que deu para entender onde quero chegar, Agradeço a atenção e retorno; Atenciosamente, Raynal.
+Raynal Ray Enquanto o aplicativo é apenas uma ideia, não há proteção jurídica. A proteção somente começa quando o aplicativo estiver desenvolvido. Portanto, se você for contratar um programador, é indispensável que você faça um contrato com ele e neste contrato estipular que todos os direitos autorais patrimoniais decorrentes do aplicativo pertencerão a você, cabendo também a você ampla liberdade para licenciar o produto como e a quem você quiser.
+Raynal Ray Sua preocupação é bastante pertinente. A situação que você receia (expor a ideia a um programador, este não aceitar o trabalho, mas desenvolver a ideia por conta própria depois) não apenas pode acontecer como já aconteceu concretamente, envolvendo até mesmo aplicativos e produtos famosos. O que você deve fazer é firmar um contrato com o programador antes de passar a ele as ideias completas. Pode ser que ele queria saber um pouco mais sobre o aplicativo antes de passar o preço mas, nesse caso, tente não passar muitos detalhes, ou, então, firmar com ele um termo de sigilo no qual ele se compromete a não usar suas ideias nem passá-las adiante.
Aula excelente, professor lindo, com todo respeito. 😹😊
Obrigado Thalissa!
Pensou com os dedos em kkkkk brincadeira
Grato!
Olá professor Ricardo.Luiz
Tive uma ideia que se enquadra como Desenho Industrial, uma forma de Edificio inovador.
Tenho desenhos feitos a mão e arquivos de AUTOCAD no computador com data salva de 3 anos.
A ideia eu tive em 2009 mas a pouco tempo falei para algumas pessoas a respeito dela.
Agora quero Patentea-la e saber se a ideia foi ''roubada'' ou nao. Percebi que no Brasil é muito burocrático o processo de patentes, entao, busquei saber com uma empresa de registro de patentes privada,
uma ajuda e eles estao cobrando no total em torno de 5000 reais para aprovarem junto a INPI o meu projeto..
Com tudo minha pegunta é:
- tem como eu por mim mesmo buscar e saber se me roubaram a ideia?
- sendo roubada posso usar de alguma forma o meu arquivo em AUTOCAD
com a data antecendente da possivel criação? Isso vale como prova num processo?
- Se nao estiver criada e registrada.. Existe uma forma mais barata para fazer isso com algum
especialista que me ajude ter o registro na INPI?
Desde já muito obrigado pela sua atenção!
Cordialmente, Natanael Jr.
Curitiba-Brasil
Excelente aula...
Professor Ricardo, parabéns pela explanação dos direitos autorais. Vamos supor um caso prático. Alguém quer criar um canal no youtube, e posteriormente, um curso online que utilizarão imagens e vídeos de outras pessoas. No caso dos vídeos, serão utilizados pequenos trechos de músicas e imagem e movimento de outros atores, inseridos em vídeos do autor. E no caso das imagens, serão incluídas em apostilas e vídeos provindas da busca ao acaso, do site google, . Nesses casos, quais cuidados o criador do canal e do curso deverá ter para não infingir direitos de outrem ? Obrigado, abraços.
Francisco Gomes Francisco, o que eu te sugiro é buscar fotos, vídeos e músicas cujos autores já autorizaram previamente seu uso por terceiros. Há sites que reúnem esse material e a extensão da autorização você encontrará descrita em cada página. Há fotos, vídeos e músicas liberadas para uso comercial, outras apenas para uso não-econômico, outras liberadas totalmente para determinadas finalidades e por aí vai. Fora isso (isto é, fora desse material já previamente autorizado pelos respectivos titulares dos direitos autorais) eu não te recomendo o uso. Afinal, a regra geral dos direitos autorais é que, sem autorização do titular, você não poderá usar o material. Há exceções, é certo, e condutas permitidas sem autorização, previstas em lei, mas são previsões genéricas e abstratas, e seu preenchimento em cada caso concreto depende de uma análise detalhada de cada situação. Portanto, na dúvida, use o material já previamente autorizado. Abraço.
Prezado Ricardo Luiz Marques,
Como formalizar a cessão/licença de textos e imagens para publicação em livro de um autor já falecido? Os filhos dele estão dispostos a ceder/licenciar.
Desde já, agradeço.
Boa tarde mestre! Gostaria de saber se um MANUAL DE INSTALAÇÃO de um aparelho , pode ser registrado como DIREITO AUTORAL, para para qie alguem reproduza? Desde já agradeço!
Meu nobre, parabéns por seu vídeo. Gostaria de saber se as pessoas, empregadas ou contratadas para 'criarem' a parte gráfico como ilustradores de um livro didático educacional, como partícipe de uma equipe da empresa, pode ser protegido pela lei de direitos autorais e como fazer para regularizar seu contrato de trabalho para que isso não ocorra? Flávio Weyne.
+flvioweyne weyne Obrigado pelo elogio e pela audiência. Bom, quanto a trabalhos intelectuais regidos por contrato de trabalhou ou contrato de prestação de serviço, a regra inicial é de que os direitos autorais patrimoniais são do contratante (os direitos autorais morais, como visto no vídeo, são intransmissíveis). Para que num caso concreto a regra seja diferente, é preciso se inserir no contrato uma cláusula afirmando que não haverá transferência dos direitos autorais para o contratante. Abraço.
Tive uma música minha registrada no nome de um ex coléga de banda em 2007
Tenho provas e várias testemunhas de que eu sou o único autor da musica.
Quero a música de volta, posso entrar com uma ação na justiça para que a canção seja de fato minha que sou o único autor ?
pode me ajudar por favor; obrigado
Fiz uma apostila de matemática com conceitos e questão de concursos, posso explorar comercialmente ela?
boa noite professor, como posso conseguir o seu contato?
Prezado Natanael, você pode tentar a proteção com base na Lei de Direitos Autorais, que não requer registro. O tipo de proteção não é exatamente a mesma do que a prevista para os desenhos industriais mas, se você tem apenas desenhos, parece-me que sua criação, por enquanto, enquadra-se mais como uma criação intelectual regida pelos Direitos Autorais do que um desenho industrial. Quanto ao custo de registro, há profissionais de vários portes, que cobram faixas de honorários diferentes. Creio que em uma pesquisa de mercado você encontrá-la profissionais de registro que cobrem mais próximo do seu orçamento. Abraço, Ricardo.
ola professor, quando se produz um estudo completo sobre setores sociais de uma cidade, tais como: saude, educacao, segurança pública, et. Nesse caso, meu estudo foi utlizado sem permissao por um candidato a prefeito que elegeu-se usando do meu texto e pesquisas utilizando-os como propostas de seu plano de governo sem permissao e ainda produziu materias em jornais e revistas, fez isso sem colocar meu nome, e cabivel de processo? ele response tambem por plagio? o senhor teria um contato para conversarmos
Prezado, a análise sobre eventual plágio exige a análise detida das obras (a original e a que pode ser fruto de plágio). Apenas com descrições gerais não é possível se chegar a uma conclusão precisa. Sugiro que reúna toda a documentação que tiver e se reúna com um advogado da sua cidade e de sua confiança para que ele, a partir de todos os detalhes do caso, possa avaliar sua posição.
Me ajuda com um problema de direitos autorais por favor
Se eu tenho uma obra literária né um site e esse site excluí o meu perfil fazendo que eu não tenha acesso a minha própria obra e também o bloqueio da minha conta não teve motivos válidos isso séria uma violação dos direitos autorais ?
Posso fazer uma versão de finais de séries sem sofrer direitos autorais? (Ps:Não usarei imagens ou vídeos de atores que participaram da série.)
Se eu fizer uma versão instrumental de uma música de outro autor, mas os arranjos são de minha autoria. Eu poderia postar no youtube e monetizar o meu video?
+Jonathan Macedo (Joerzz) Jonathan, mesmo em uma música instrumental o som remeterá à obra original, protegida por direitos autorais. Portanto, para sua versão estar de acordo com a legislação autoral, será preciso autorização do titular dos direitos autorais. Agora, se o TH-cam aceitará um vídeo com sua versão, admitindo, ainda, a monetização, é questão de política interna do TH-cam e do Google. Sugiro que entre em contato com o site e verifique com eles se seu vídeo pode ser postado e monetizado ou não, uma vez que pode ocorrer de o TH-cam admitir algum tipo de versão como essa que você pretende realizar.
Eu recebi 2 NOTIFICAÇÕES no mesmo vídeo de VIOLAÇÃO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL no meu vídeo.
Mas no estado e funcionalidades do canal diz que está tudo bem porque tou no verde com o boneco vermelho com um smile :) .
POR FAVOR ,ajuda-me porque estou perdida agora e não sei o que fazer, eu pus duas músicas de cantoras MAS ESTAVA A TOCAR NO MEU PC TIPO EU A OUVIR E A CAMARA A FILMAR Ñ FOI NA EDIÇÃO DO VÍDEO ( 1min praí cada) mas pq o vídeo é sobre playlists. não sei o que fazer vão apagar a minha conta do youtube???
ISSO É A MESMA COISA QUE VIOLAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS?
ALGUÉM ME AJUDA POR FAVOR?
Professor, se existe um romance e ele é adaptado, em uma livre adaptação, para, por exemplo, uma peça de teatro, o texto adaptado é considerado uma nova criação?
ótimo vídeo!
Obrigado!
Boa tarde professor!
Como protejo meus direitos autorais sobre poemas e versos, ao postar nas redes sociais?
direitos autorais: eu escrevi um livro que fala sobre florestas. Todo mundo que escrever um livro sobre florestas vai estar violando meus direitos e eu vou processar
propriedade intelectual n existe
(1+)
Gostei não
Seria interessante discutir direito a propriedade intelectual dentro da propriedade industrial.. se um funcionário da empresa inventa e a crianção lucro fica só com a empresa? Em quais condições ela se aplica e se há direito do funcionário ..sem cargo da função..mas que criou a invenção?!!!