Pais SUPERPROTETORES destroem a AUTOESTIMA do filho.
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 5 ก.พ. 2025
- A superproteção destrói a AUTOESTIMA do filho.
Muitos pais têm dificuldade de aceitar que as funções paternas/maternas são temporárias.
Ou seja, ele não vai PRECISAR de você a vida toda. Quanto mais maduro, menos ele te solicita.
Ahhh, mas você tem prazer em fazer certas coisas, né? Não te custa nada! O que não te custa nada, pode custar a autoestima dele.
Seu papel é estimulá-lo a ter autonomia e não ficar dando a ele o que você não teve. Nesse vídeo, você vai aprender como fazer isso.
#superproteção #insegurança #adultosaudável #paissuperprotetores #comolidarcompaissuperprotetores
Meu nome é Jhanda Siqueira, sou psicóloga, responsável pela página no Instagram @amor_e_autoestima e pelo site www.amoreautoe... .
Ajudo pessoas a melhorarem a autoestima e vivenciarem seus relacionamentos afetivos de forma mais leve e prazerosa.
Aqui você encontrará vídeos que despertem sua consciência sobre QUEM É VOCÊ, O QUE VOCÊ PENSA, PARA QUE VOCÊ COMPORTA DA FORMA COMO SE COMPORTA?
O objetivo é estreitar o seu contato consigo através do autoconhecimento. Afinal o melhor jeito de se ter um relacionamento saudável é sendo uma pessoa saudável.
Quer ampliar um pouco mais o seu contato comigo?
Através desse link linktr.ee/Jhanda
você me encontra em todas as minhas plataformas. Inclusive, pode receber gratuitamente o e-book "SERÁ QUE ESTOU COM A PESSOA CERTA PARA MIM?"
Minha adolescência toda eu fui superprotegida, saí de casa desesperada por não suportar mais a situação e despreparada fui enfrentar a vida e hoje sofro as consequências: insegurança, pouco discernimento, submissão, pouca assertividade, tenho 29 anos e me sinto uma criança de 10 anos emocionalmente.
Procure terapia, costuma ajudar!
Eu ter deficiência intecutual meu pai superprotegida eu não agulta mais
Namoral to pe da vida minha mãe sempre foi super protetora,eu a amo e a respeito como minha mãe ela é uma boa mãe mais sinto que ela me prende e não me deixa viver mesmo tendo 18 anos ela não deixa eu fazer coisas como ir pra rua a noite sozinho e quando criança nunca me deixou brincar na rua e nunca me deixou fazer nada sozinho e como sabe até os 16 anos tive muita baixa alto estima e hoje ainda sinto os efeitos pq quando saio pra rua eu fico com medo e tenho inseguranças em fazer coisas sozinhos e ate hoje ela é assim só não é mais pq colocou limites e ela mudou um pouco e passou a ser menos protetora mais ainda é e as vezes me cobra que não consigo fazer as coisas e que sou negativo mais de onde ela acha que veio isso mó saco namoral essa super proteção vou deixar de ir num evento pq dela por causa dessa proteção e não vou poder ir socializar coisa que ja acho difícil mais venho mudando, e eu nunca sai com amigos na minha adolescência e nem a aproveitei e ela nunca nem me incentivou a fazer certos serviços como o de mexer com electricidade,lajotas,cimento e me cobra isso ainda hoje e nem tenho um trabalho pq não sei nem como arrumar um,eu so quero parar de morar com ela um dia e parar de depender dela e mostrar que sou homem e que não sou um fracassado e fazer coisas que não estaria fazendo pq estou debaixo do teto dela como fazer terapia sem ela me questionar.
@@gatolaranjaaleatorio5947 seu depoimento é muito importante. Espero que tenha entendido o quanto precisa de mudanças na sua vida. Se responsabilize por elas e siga em frente.
@˙未命名˙ você consegue perceber que tem perdido muito por aceitar o tratamento infantil que tem recebido. Por isso, tome consciência das mudanças que precisa fazer na sua vida. Se responsabilize por elas e siga em frente.
o pior é que eles acham que a gente tem que achar bonitinha uma atitude que nos sufoca, nos aprisiona, aí quando a gente explode e passa a sentir raiva por não aguentar mais isso, nós somos vistos como filhos ingratos, filhos sem empatia. não vejo e nunca verei isso como prova de amor, me sinto podada, mutilada e incapaz de fazer qualquer coisa. é horrível, eu não tenho liberdade pra ser eu mesma, pra respirar e tomar minhas próprias decisões. não quero conselhos deles, não pedi conselho e ajuda nenhuma, eu só quero fazer minhas coisas sozinha.
te entendo... 😮💨
Tbm nap gosto disso
Pois é,ainda falam assim "Se a gente não ligasse acharia ruim tbm" como se o comportamento tóxico deles seja agradável.
Muito verdade, lendo os comentários to vendo que pais super protetores tem sempre o mesmo discurso. Estou estourando uma bolha vendo que o que minha mãe fala não acontece só comigo. Que ela tá falando pro meu bem, que se eu for por tal caminho Deus vai me castigar... Ela fala como se eu tivesse indo vender drogas, roubar, me prostituir, é um exagero, quando eu to só falando que vou comprar uma blusa. A pessoa começa a se sentir louca. Perdi toda a minha auto estima. Como eu vou tomar decisões se nas decisões mais simples parece que e to tomando a pior escolha possível.
Exatamente assim. É horrível!
Na graduação eu queria trabalhar para já desenvolver habilidades práticas no mercado de trabalho. Falar isso era quase um pecado. Acabei fazendo iniciação científica para tentar ter um pouquinho de dinheiro próprio "só estudando" porque isso era melhor. Até vendia produtos de beleza, mas só em lugares e para pessoas aprovadas... Hoje em dia faço terapia, cuido de mim e ainda enfrento dificuldades que vem dessa criação, mas felizmente estou me libertando dessas barreiras. Já tenho desenvolvido mais aberturas para amizades, mais independência profissional, tenho um marido que apoia meu desenvolvimento e cuido bem da minha vida... Existe esperança!
Só quem passa por isso ou quem já passou vai entender e não julgar.
Pra muitas pessoas atitudes assim são forma de cuidar de seus filhos. Digo isso que várias pessoas que conheço me diz (toda mãe e pai é assim) ( eles quer te proteger) ( você tá errada, mãe e pai tem que honrar)
Pq estou no mundo se não posso viver? Meus pais não me deixa fazer nada!
Não preciso de permissão porque sou de maior e sou casada já.
Mas gente, eles acha que tão certo e eu errada.
Eu não posso ir em um mercadinho sozinha, nem trabalhar posso na mente deles... Eu perdi minha adolescência toda sem poder ir pra nenhum lugar com minhas amigas.
E até eu adulta eles quer mandar em mim.
Pior é eles fazer drama quando a gente reclama 😢
Relatou minha história de vida. Agora entendo pq me sentia despreparada para cuidar de mim sozinha aos 46 anos. Achava que não era capaz, que se não tivesse meus pais tinha que ter ao menos um marido... é triste né. Agora é tomar consciência e mudar.
Tive que mandar esse vídeo pra minha mãe porque ela é assim com os netos, que moram com ela. E eu canso de falar o quanto é prejudicial, acho que vai ajudá-la muito. ❤
Aqui no Brasil muitas mães dão a justificativa da violência para criarem seus filhos assim, mas na Europa onde a criminalidade é bem menor também há mães que criam dessa forma.
Quando arrumar dinheiro vou fazer terapia estou com 25 anos e não consigo fazer nada de um homem adulto fui criado com superproteção. 8:07 me identifiquei demais. 9:55 e 10:51 também. Se pudesse te dava 1000 likes. Me identifiquei demais com o que foi dito no vídeo agora só falta saber como me livrar disso e seguir em frente já que não vou recuperar o tempo que perdi.
Vou fazer um vídeo sobre isso. Não perca!
Somos dois.
Mais uma vítima aqui...
@ já fez?
Ainda da tempo mudança lute tenha FÉ começa ganhando mesmo POUCO
Minha mãe era evangélica e, quando eu dizia que queria ir embora de casa para ir para longe de pai, ela respondia que Deus podia não querer que eu fosse embora e que Ele me queria solteira porque a vida de casada era difícil e muitos homens não prestavam. Pai dizia que eu tinha que ficar solteira para cuidar dele e de mãe na velhice.
Nossa esse vídeo, acabou de me impedir de ter uma crise existencial. Eu acabei de viver as situações relatadas no vídeo. Foi muito bom ver que minha linha de raciocínio não era um absurdo. Eu não tó querendo me rebelar pra usar drogas, eu só quero ir viver minha vida honestamente.
Exatamente assim. É uma péssima sensação de que você é culpada, transmitem medo e coisas negativas que podem acontecer, fazendo sentir ingrata por querer viver longe e não se enquadrar mais no ninho. Quando falo que quero morar fora e viver à minha vida é como se eu fosse rebelde, teimosa, inconsequente e tals... É horrível, simplesmente frustrante viver desse jeito.
Jhanda, estou passando por um momento terrível. Tomei uma decisão para a minha vida que já sabia que os meus não iam aprovar. Fiquei esses meses todos pensando em como lhes contar e, assim que contei, na altura do Natal, correu tal e qual eu imaginava: terrivelmente. Não entenderam como eu era capaz de tomar uma decisão dessas sem opinião deles, me julgaram, disseram que era inconsciente, louca, que não me criaram para isso, e todos esses estereótipos vindos de pais superprotetores que não aceitam que têm pouco (ou nenhum) controle sobre a vida dos filhos adultos. Me senti tão diminuída naquele momento, que parece que tudo o que eu pudesse argumentar a meu favor era a maior bobagem do mundo. Quando falo com meus amigos, me sinto confiante. Mas com os meus pais, sinto que estou fazendo a maior idiotice. Minha mãe chegou a dizer que, se eu avançasse com isso, era melhor eu esquecer que tinha família. Porque ela ia me esquecer. Eu sei que isso foi dito de cabeça quente, mas magoou tanto... Poxa, aí é que você percebe que realmente a sua família tá "estragada", sabe? Estou muito mal, pois agora eles optaram por fingir que o assunto nunca existiu, rola um silêncio, como se tivesse virado tabu. Hoje vou voltar a falar e a reafirmar a minha decisão e estou MUITO nervosa. Esses seus vídeos sobre superproteção estão me ajudando.
Seu cabelo é muito lindo.
Esclareceu-me e apaziguou-me. Obrigado, senhora psicóloga.
As duas palavras-chaves são:
"Independência e Liberdade"
Este é o lema que eu sigo !
😊👍💪🔥
Muito bom
Massa boy👏👏👏
Me identifiquei tanto sinto q tudo q faço e errado nda da certo, minha vida nao anda tudo dependo deles e nao consigo sair disso 🤦🏻♀️🤦🏻♀️🤦🏻♀️
Faz mto sentido! 30anos estagnado..
Tenho 25 anos e a minha mãe é tóxica, ainda faz planos de vida comigo para o futuro “dela”, me ensina a ser uma pessoa medrosa, receosa com tudo, por eu não mais concordar e querer ter a minha independência financeira e fazer as coisas por mim, virei a filha ingrata, que não valoriza todo o esforço que ela faz por mim.
Liga para mim descontroladamente quando estou fora de casa, põe os medos dela em mim, me faz ser uma pessoa instável e incapaz de fazer as coisas e tomar decisões por mim. Tem controle financeiro, diz para eu não trabalhar e só estudar pq ela vai dar tudo e hoje atira isso na minha cara. Enfim, me sinto incapaz por esse “amor” que ela diz sentir.
Sou filha única, filha de pais super protetores,eu os amo mais que tudo nessa vida,mas isso está me matando aos poucos
Tenho 19 anos,tenho fobia social,transtorno de ansiedade generalizada,toc e depressão,não sei mais o que fazer
Um tempo atrás houve um abalo na minha família e meus pais começaram a descarregar toda a carga em cima de mim,passaram a ter vigilâncias 24h um com o outro e isso transbordou sobre mim,fui obrigada a deixar todos os meus amigos,eles vasculhavam meu celular,olhavam de canto pra ver se eu estava conversando com alguém, não posso fazer barulho ao acordar se não eles me chamam e perguntam o que eu estou fazendo, já passei de 80 kilos por não poder nem sair do sofá,não posso nem ir no meu quarto sem que eu fique com vontade de vomitar achando que estou fazendo alguma coisa de errado
Não posso sair sem eles,nem na esquina, me sinto despreparada para tudo, não posso me arrumar da forma que eu quero,cortar o cabelo como quero,já nem sei quem eu sou! Não consigo tirar fotos na frente deles, nem cantar,nem dançar,nem nada,nunca tenho tempo pra mim nem posso sair do mesmo cômodo
Sinto que só vai passar quando eu sair de casa mas nem sei por onde começar,não sei quem sou,nem como fazer as coisas,estou completamente perdida
Estou tendo crises fortíssimas de pânico com crise de enxaqueca e todo dia parece que eu vou morrer,sensações reais de morte,e sei que isso não vai passar enquanto eu não resolver esse problemão mas sei que ainda vai demorar demais pra resolver e sinceramente não sei se vou aguentar esperar até lá
Meu corpo está pedindo socorro de todas as maneiras,eu os amo,eles me amam,mas estão me fazendo me odiar
Como vc está?
Eu te entendo completamente...
Forças, amiga. Aguenta firme. Uma hora você sairá dessa 💗
Eai, as coisas melhoraram?
como vc está?
eu era muito mais animado na minha adolescência, hoje sei que sou superprotegido sempre fui
Olha, tenho uma sugestão para trabalhar exatamente essa questão: Estou abrindo algumas vagas para pessoas interessadas em participar do meu GRUPO TERAPÊUTICO: Cuide da sua criança interior ferida e supere os medos da vida adulta.
É uma oportunidade para ter o meu acompanhamento e direcionamento no seu processo de autoconhecimento, de modo que todos os integrantes compartilham da mesma queixa: melhorar a autoestima, ser mais confiante, destravar as realização pessoais e profissionais, aprender a construir e manter relacionamentos saudáveis, superar os medos que estão te impedindo de ser uma pessoa mais decidida e segura de si.
Através desse link você acessa o formulário e encontra mais detalhes do grupo.👇🏻 Inscrições até o dia 13.08.24
jhanda-siqueira.kpages.online/pagina-de-vendas-99f54f11-0354-4a6f-b180-552e931d57e8
É sempre "por amor" ou na "boa intenção" e por aí vai... aí cabe aquela bela frase que de boa intenção o inferno tá cheio. Essa visão que temos de bem e mal muito preto no branco atrapalha um entendimento mais profundo das relações humanas. O ponto é olharmos bem para nossa relação com qualquer pessoa que seja e tentar identificar o que é tóxico e o quanto vc está disposto por essa pessoa. E o mais importante de tudo é olharmos pro nosso próprio comportamento, pois é o único que temos mais poder de mudar
Nossa me identifiquei muito... é triste termos que passarmos por isso, pq é um atraso de vida total, a gnt se priva de viver oq sonhamos por medo. No meu caso é a minha mãe que não aceita que eu saia de casa pra morar em outro estado, ela faz chantagem emocional toda vez que toco no assunto, é assustador o jeito que ela fica, me sinto uma prisioneira. Dr poderia me dar uma dica de como iniciar de maneira correta esse assunto com ela novamente ? Pois já tenho 23 anos e sinto que preciso viver a minha vida o mais rápido possível e me libertar disso...
Mulher, na moral, só ignora tua mãe e vai fazer o que tu quer. Você já é de maior, ela não manda mais em você.
Só deixa ela ficar sabendo que você vai se mudar, no dia em que você for se mudar, aí não vai ter nada que ela faça que vai te fazer ficar.
Nossa, parece que falou de mim. Fui superprotegida desde que nasci e não consigo permanecer em emprego, casei e me separei por não suportar, e estou paralisada na vida. Tenho muita raiva de mim e dos meus pais por causa disso, e ainda não descobri qual o caminho vou tomar, mas estou lutando por isso. E um dia nunca mais vou depender deles pra nada.
Entenda os prejuízos que te causaram sem precisar culpá-los. Eles fizeram o melhor que puderam. Agora é sua responsabilidade assumir a vida adulta e romper com a dependência. A terapia ajuda demais, nem sempre é fácil encontrar os caminhos sozinha
@Obrigada por me responder!! Eu tentei fazer terapia com 3 psicólogas diferentes, não entendia nada na época, depois soube que elas eram especializadas em TCC, não me ajudou em nada nenhuma das profissionais, será que era pela especialidade?
Você acha que se fosse um psicanalista ou outro tipo de terapia, eu teria mais resultado ou realmente foram as profissionais que eu passei que não conseguiram me dar a assistência que eu precisava?
Porque sabendo disso vou procurar o que seja mais específico para o meu caso
@@sabrinabarril9021 todas as abordagens são boas. O importante é ter identificação com o terapeuta e nem sempre temos de primeira. Se achar melhor, mude a abordagem para psicanálise, gestalt ou qualquer outra, mas não desista do seu processo! 😉
Só quero que minha mãe aceitasse, que sou adulta e tenho minhas escolhas(mesmo não sendo boas). Quando eu falei sobre a escola técnica que não esta deixando a desejar, ela falou para eu ir cursar superior de enfermagem. Falei que não quero, ela me "fuzilou" com o olhar, estou triste e intimada. Não quero isso para mim agora. Ela sempre critica até a roupa que uso, até isso, pega no meu pé.
Tenho vontade de mudar de cidade, isso sim, por não aguentar a família tóxica que tenho.
Você já é adulta, mesmo que ela não aceite. Então, faça as escolhas que precisa e deixe que ela reaja como souber.
Oi, meu amor!
Muito obrigada pela sua resposta.
Eu tenho 22 anos e pareço ter 15 eternamente, nao sei tomar decisões nem ter iniciativa, sempre dependente de aprovação e é um porre se recuperar quando recebo alguma crítica, sou insegura a beça e sinto falta de ter o mínimo de autoestima, vivo trancada no quarto, nao saio pra lugar nenhum
Procure terapia para cuidar disso em você ☺️
Também podemos ser amigas me da seu número
sou assim tbm
Muito bom o vídeo. Estou enfrentando problemas sérios no meu casamento por conta da minha atividade superprotera com meus filhos. Muito obrigada pela orientação!
Fico muito feliz em saber que o vídeo te ajudou. Obrigada pelo feedback ☺️
Nossa assistindo esse vídeo vi claramente atitudes dos meus pais, tenho 18 anos e vivo sob a pressão deles 24 horas por dia, não me deixam sair pra lugar algum,eliminam as pessoas da minha vida que não agrada eles,quando falo de arrumar um emprego então meu deus,sempre falam que não falta nada dentro de casa pra mim,que eu sou ingrata por querer ''abandonar '' eles e isso não é verdade,só quero fazer minhas escolhas e ser um pouco mais feliz porque realmente está muito dificil conviver com essa situação.
Você precisa se autorizar a romper com a superproteção e assumir sua vida adulta, ainda que eles não te autorizem.
O pior é qd te impõe amigos q vc não suporta e te atormenta c isso.
Oi Jhanda, eu super me identifiquei com esse video. Tenho 22 anos e descobri isso a alguns meses atras com uma situação a qual eu vivência na minha casa(ainda morando com os meus pais) que me fez avriri os olhos diante de algumas situações. Hije sinto-me insegura, com medo de viver e de certa forma buscando um pouco da aprovação deles. Temho buscando em deus e através de tratamento.
E na minha adolescência que em todas as festas de aniversário que era chamada, minha mãe fazia questão de ir junto sem ter sido convidada... eu e meus amigos muitas vezes nem podíamos conversar do que queríamos por conta da presença de uma mãe de uma aluna da mesma escola dos outros tb... juro, atualmente a humilhação veio e ela fica jogando isso na minha cara, fala que fez tudo por obrigação.. Ah, e não acabou kkkk. Hoje faz 1 mês que meu pai faleceu, e ela começou a ter essas falas logo após a morte do meu pai..
Eu sou superprotegida e isso é muito ruim, eu já tenho 31 anos e não fiz nada que outras pessoas com medos idade já fizeram, como viajarem sozinhas ou namorar em paz, eu nem sei andar sozinha por aí pq sempre estou acompanhada, isso acaba com a autoestima de uma pessoa
Que bom que consegue perceber os prejuízos. Agora se responsabilize pela sua vida adulta e rompa com esse processo. A terapia ajuda a fazer essa transição
@ sim, a responsabilidade de mudar é somente minha agora. Muito obrigada pelo vídeo ☺️
@@NatashaMoreiraSplinter sim, e isso é libertador, pois você não precisa que eles te autorizem a ser adulta. Você já é 😁 desejo sorte no seu processo!
Tenho 25 anos e estou na mesma situação
@@leticia3045 Aqui em casa até que parou de um tempinho já mas os efeitos da superproteção ainda continuam, isso só se resolve com dinheiro no bolso, coisa que não tenho.
Tenho 22 anos, estou noiva e pretendo morar em outro estado com meu futuro marido, ainda nn contei pra minha família sobre morar em outro estado por medo deles falarem alguma coisa contra, mas eu sei q algum dia tenho q contar mas estou tentando criar coragem e contar. Desde q comecei a namorar com meu atual noivo q a minha família nn aprovava, mas dps de 1 ano pra cá eles começaram a aceitar, mas já recebi várias críticas sobre o meu namoro. Minha família super me protege desde de qnd eu era criança, tinha uma época q eu nn podia atravessar a rua, nn podia ir na esquina comprar pão, chegou um tempo em q eu tinha medo de andar sozinha e sempre andava com minha mãe, minhas tias... enfim... tenho crises de ansiedade desde de qnd eu era criança, nn lembro como foi e o pq q começou isso mas vendo esse vídeo me deu conta de q essas crises de ansiedade talvez seja por causa dessa superproteção e várias outras coisas, sempre me senti incapaz de fazer qualquer coisa, comecei a me odiar, me comparar com outras pessoas, me sinto totalmente insegura. Faço faculdade mas tive q parar no 4º período por conta das minhas crises de ansiedade e insegurança, nn estava conseguindo dar conta do meu emocional e agora vou voltar ao curso e também comecei a fazer um curso de informática, estou tentando no momento seguir em frente mas com medo das minhas crises de ansiedade voltarem.
Minha mãe sempre me protegeu a min e a meus irmãos,perdi meu pai quando tinha nove anos, hj com 37 anos ainda sofro muito a perda dele ,me sinto vazia eu me sinto um nada pois a proteção da minha mãe na infância me deixou sem rumo na vida adulta,hj tenho muitos traumas de relacionamento frustrados nunca sofri nenhum tipo de agressão física mas na minha mente no meu coração eu já sofri muitas decepções me ajuda doutora eu quero muito me livrar desse traumas
Olá!Eu me Ivone e agradeço por esse vídeo explicativo e esclarecedor .Eu descobri hj que sou essa mãe protetora,e esse vídeo abriu um leque de mudanças que eu preciso a fazer daqui para frente.
Eu vi esse vídeo pq pesquisei. Tô ficando perturbada já com superproteção. E olha q já tenho 24 anos.
Faça terapia para descobrir como vencer a superproteção.
Estou no mesmo barco
Estou no mesmo barco
Eu também, parece uma tortura viver desse jeito.
Eai, as coisas melhoraram?
Eu crio pro mundo, mas deixo claro que sempre estarei aqui para o que ela precisasse. Hoje mesmo minha filha caçula de 15 anos, enviou mensagem da escola perguntando se podia ir direto para casa de uma amiga, recente. Deixei, mas pedi o contato da mãe da amiga por ser recente ainda não tinha, serão 4 meninas e foram à pé. O pai perguntou se queria que as levasse, porque achamos um pouco longe. Minha filha disse que não era preciso. Então falei pra ter cuidado, atenção ao que está em volta, pois adolescentes juntas se distraem muito facilmente, e é a primeira vez que ela anda sozinha com amigas pela rua. O pai sempre a deixa e a pega. Hoje ele só irá busca-la. Ela precisa ter a experiência na prática. Só assim, saberá se proteger. Mas me cerco de medidas. Tenho o contato das amigas, e dá família...
Faço terapia e minha mãe também. Minha psicóloga fala que eles são superprotetores, mas a psicóloga da minha mãe fala que a nossa relação é "normal". Mas não sei qual a versão que ela passa pra psicóloga dela.
Ela me coloca nos programas dela sem me perguntar se eu tenho outros compromissos, faz chantagem emocional, quer que eu abra mão dos meus compromissos pra sair com ela, quer escolher minhas roupas, não bate na porta do meu quarto pra entrar, até quando eu estou no banho ela entra no banheiro. Tenho que esconder a chave do meu quarto pra eles não pegarem. Não consigo me firmar em nenhum emprego, pq não consigo lidar com os problemas e sempre saio, pq eles sempre resolvem pra mim.
Terapia familiar funciona?
Olha, essa é uma situação clara de falta de limites na relação de vocês. De fato, você precisa do seu espaço. A terapia familiar pode ajudar sim, mas será muito importante você se posicionar no seu direito à individualidade e tolerar a reprovação dela, quando você não atender suas expectativas.
Libertador👏👏👏👏👏
Vou fazer 40 anos e nao sei o que quero da vida.
Minha mae nao me deixava ter amigos, nao me deixava sair e sempre dizia que eu nao era capaz de nada em outras palavras ela acabou com a minha auto estima.
Mesmo ela ter falicido a dois anos os fantasmas de herança que ela deixou ainda me perseguem.
O negócio é fazer igual as famílias americanas,com 18 anos ,vai morar sozinho,vai se virar,e os pais com 70 anos vai para uma casa de repouso.Nascemos sozinhos , morremos sozinhos!
A independência do ser humano é instintiva. Nós é que erroneamente nos moldamos de forma dependente.
Exato, todo ser humano vai uma hora ou outra se separar dos pais. Pode ser geograficamente, pela morte, pelo casamento, não importa. Uma hora ou outra o ser humano vai se separar. Você não vai conseguir prender ou mandar em alguém a vida toda. Eu só queria que as pessoas entendessem isso.
O problema é que nós vivemos num país pobre, os jovens brasileiros não têm dinheiro pra morar sozinho, a maioria nem tem emprego.
@@galh29Mesmo vc casando eles ainda querem te manipular, eu que o diga
Sou filho único, tenho 22 e estou na faculdade. Contudo minha mãe me trata como uma criança. É complicado, me sinto desconfortável com isso.
Mesmo que ela te trate como criança, você precisa agir como um adulto e recusar o tratamento infantilizado. Se posicione e se responsabilize pela sua vida adulta, assim, as coisas vão entrando em ordem.
A minha e desse jeito e to beirando os 26 anos,me sinto sufocada e infeliz e é um verdadeiro inferno.
Faz um vídeo por favor de como recuperar a auto confiança por causa disso
Farei!!! Pode deixar
Oi Jhanda, me identifiquei muito com sua fala, tenho uma mãe superprotetora e só me dei conta disso quando fui enfrentar o mercado de trabalho e caí em depressão. Eu já entendi minha história e porque sou tão tímida e insegura, mas a fase do enfrentamento não é fácil. É extremamente dolorosa a ideia de magoar minha mãe quando quero fazer algo que ela desaprova, e gostaria de saber se é possível transferirmos esses sentimentos para outras pessoas como amigos, colegas de trabalho, chefe. Eu digo isso pq sempre faço o que os outros me pedem mas não consigo ser assertiva quando precisa.
Totalmente possível. A relação com a sua mãe modela o modo como se relaciona com outras pessoas. Então, você aprendeu que não pode fazer o que o outro reprova, pois se sente responsável pelo que ele sente. Acredita que será mal vista, considerada ingrata, sacana, egoísta, ou qualquer coisa do tipo. Procure terapia para trabalhar esse medo.
@Claudiane Santos por nada 🥰🥰
Também tô passando por isso
meus pais sao assim, tenho 31 anos e até então nunca me impus, primeira vez e minha nossa senhora, credo!!!
Tá explicada a origem de 99 por cento dos meus problemas. E agora, como eu resolvo o estrago??
Você pode fazer terapia, buscando formas de romper com a dependência emocional deles. É muito importante entender os prejuízos para se responsabilizar pela sua vida adulta.
@ 😉
A desculpa maior dessa superproteção é a violência 🙄
tenho 18 anos e recentemente fiz um concurso e me saí bem. no entanto, eu precisaria viajar pra fazer o curso e passar 2 anos fora e terminar o curso empregada e ganhando mais de 3 mil por mes... e talvez morar em outro estado pro resto da minha vida
meus pais nem me parabenizaram pelo meu bom desempenho na prova e esses dias meu pai falou que nem me deixaria ir pq disse q n sei fazer nada e q n quer q eu sofra nesse mundo. acho injusto pq sempre quis uma certa autonomia e nunca deixaram pq era perigoso e agr eu to caminhando pros 19 anos, adulta, e n posso seguir uma carreira pq é longe e segundo ele n to preparada o suficiente, isso me destroi e me faz me sentir insegura acerca da minha escolha. e se eu me der muito mal por lá? vão jogar na minha cara q saí do conforto do meu lar pra sofrer no mundo afora e n quis escutar meus pais.. eu até vejo essa situação acontecendo
isso tudo me deixa muito mal e com a autoestima lá em baixo, me sinto uma inutil e incapaz...
Querida vá, pq se vc não for o arrependimento de não ter ido é pior
Vc foi?
era EEAR?
@@Gabriel-rr1on esa
A questão é: como tratar esses pais? Em uma situação dessas, se o filho escolher sair de casa por conta da superproteção dos pais, caso aconteça algo , a culpa desse algo vai ser toda do filho mesmo q não seja. Fica o peso da culpa. As consequências de carregar uma culpa são desastrosas na vida da pessoa. E tudo poderia ser revertido se os pais também fossem avaliados por um profissional especializado em questões como estas no ambiente familiar.
Você tem toda razão. o ideal é que os pais fossem mais orientados para lidar com os filhos e entender que eles não devem responsabiliza-los por nada. Mas nem sempre assim. O que nos resta é, enquanto filhos, buscarmos o caminho saudável, ainda que seus pais não busquem. Ou seja, trabalhe em terapia essa questão da culpa, pois não é justo que você se sinta tão responsável por eles. Eles são adultos.
S. E sem contar q país superprotetores gostam de atormentar com culpa. Superprotecao pode até ser bem intencionada, mas é mais uma tática de manipulação
Nossa! definiu a minha família e a mim 😑
Obg, excelente profissional! Está me ajudando mto a repensar minha criação... 😮😍😍😍
Tenho a melhor mãe do mundo mais quando o assunto é sobre isso, eu queria entender como ela tem o "Super poder de fazer agente passar por ingratos"
Parabéns, ótima orientação pra mim que sou mãe, quero mto acertar, mas as vezes erro mto por super proteger minha pequena. Tenho mto amor por ela, agora preciso aprender a dar liberdade pra ela. É bem desafiador p mim, mas vai me ajudar a cria la bem e que ela seja uma adulta mto feliz ❤ mto obrigada
Infelizmente meu pais foram superprotetores comigo, hoje em dia eu tenho 19 anos a 4 anos abandonei a escola e a 3 anos e 2 meses eu fico trancado no quarto e tento manter distância de qualquer tipo de pessoa sou anti social tenho depressão profunda e ansiedade, e meus pensamentos só são de morte nunca trabalhei porque preciso de uma terapia para resolver o meu problema primeiro, mas sem dinheiro não vou conseguir pagar as consultas, meus pais falam que isso é frescura mais eles não entendem a minha dor queria pelo menos a ajuda deles eu só tenho eles e nem com eles eu tô podendo contar, não sei mas o que fazer sinto que a morte é a minha única escolha
Poxa, que pena que eles não consigam entender a sua dor. Mas faça um movimento saudável, ainda que eles não te apoiem. A depressão é uma desconexao com a vida, ou seja, resgate a sua força e o seu poder de escolha. Decida viver e romper o cativeiro. Procure um emprego, sinta-se útil e independente e depois vá atrás de uma terapia.
@ muito obrigado, vou fazer isso, parece que é tão difícil sair disso mas tenho fé vou conseguir
@@mundodofunk151 fico aqui na torcida. Se não puder viver a vida que merece ter, como vai se sentir motivada a acordar todos os dias?
sou exatamente assim por causo disso eu nunca tive nenhum amigo também tenho quase 20 anos e nunca trabalhei 🥺
Amigo, procure uma faculdade de psicologia eles atendem de graça.
Não sei fazer nada sem meus pais darem um comando, me sinto inútil
Vídeo maravilhoso , me instruiu muito
Ótimo vídeo, sou mãe e quero melhorar na proteção pois quero o melhor para os meus filhos.
Que bom que esse vídeo te trouxe reflexões 🌻🌻
Eu descobri hoje que sou uma mãe superprotetora de um menino de 12 anos 😢, estou indo a uma psicóloga pra tentar melhorar a nossa relação.
Mas Dra o que fazer sabendo de tudo isso? A vontade é jogar na cara dos pais issso tudo porém nem eles saberão lidar com tudo. Primeiro não vão confessar e se sentir feridos.
Geralmente eles não tem culpa da situação, eles fizeram o melhor que puderam com o conhecimento que tinham. Não adianta jogar nada na cara deles. Erraram tentando acertar.
Eu fui super protegida ,minha mãe causou em mim , a incapacidade de se “defender “ ser passiva pra tudo que te dizem e morrer de
Medo de conflitos eu odeio e me sinto péssima por isso moro que sempre fujo de conflitos ,brigas , expor minha vontade , então eu sempre
Tento agradar a todos porque fui criada pra ser assim , agradar sem questionar e caso aconteça conflitos não sei fazer porque minha mãe sempre lutou minhas brigas .
E tudo o que disse no vídeo foi exatamente como fui criada .
Minha mãe sempre deixou claro que eu deveria fazer as coisas de acordo com ela já que ela se esforçou muito pra me criar ,desde faculdade, profissão,lugar ,até os gostos pra homem deveria ser o que lá aprovasse ,caso ela não goste do cara ela diz nem traga para eu conhecer não é o tipo ideal fisicamente de genro que quero .
Nossa, sinto muito que essa tenha sido a sua experiência. Você merecia ter a liberdade de viver e explorar o mundo conforme a sua vontade. Se dê essa permissão hoje.
@ simmmm hoje me permito mais mas ainda com muita restrições da minha mente , mas aos poucos estou seguindo e conseguindo dar os primeiros passos ☺️
Obrigada !!!
Deus vídeos são ótimos ,me faz-me sentir alívio de pensar que não é errado seguir em frente e como podemos lidar com as situações.
Nossa eu me sinto exatamente assim , meus pais são muito superprotetores , principalmente minha mãe , ela sempre fica no meu pé , não deixa eu usar as roupas que gosto ...
É importante que você entenda o quanto antes que isso não é uma relação saudável. Assim, poderá colocar os limites necessários
Aquele put4
E bem complicado
Mais uma vez... excepcional vídeo !!! Verdades, existem muitas frases tóxicas que todos utilizam e nem percebemos !
Obrigada!!
Meus pais são assim tenho 16 anos me tratam com uma criança de 8 anos😔
Tenho 26 anos, estou separada, porém estou reatando com meu esposo e minha mãe não quer de jeito nenhum, só porque ela se divorciou do meu pai, ela acha que todo mundo tem que ser assim, nenhum casamento vai dar certo. Pior que fica chorando pelos cantos para me fazer sentir culpada, fica no meu pé o tempo todo, onde vou, o que faço, me trata como criança. Ela teve depressão a anos atrás e fica dizendo pros outros que tá com sintomas de depressão e quer morrer, isso me mata por dentro, me sinto culpada ela não faz esses coisas com minha irmã só comigo. Quando faço algo que ela não gosta, ela fica de cara feia, nem comigo fala direito, acho que ela sente minha dona por ser minha mãe e eu ter sido a primeira filha, ela não foi criada pela mãe e quando casou queria muito engravidar, acho que por isso ela tem esse apego todo comigo. Consegui um emprego e quero ajeitar minha casa e sair da casa dela, sinto que estou adoecendo com isso.
Provavelmente, está. Pais doentes criam filhos doentes. Se permita viver a sua vida, ainda que sua mãe não aprove. Essa responsabilidade de não deixá-la sentir frustração não é sua.
th-cam.com/video/TRfPoaf_Rwc/w-d-xo.html esse vídeo pode ajudar
th-cam.com/video/oslpZWTJW0c/w-d-xo.html esse também
Muito bom vivo exatamente isso e pior ainda isso está se estendendo para meus filhos minha mãe quer fazer as mesmas coisas com meus filhos muito triste
Lindo vídeo, muitíssimo obrigado!
Eu que agradeço por me assistir
Em se tratando do final do vídeo, conheci uma mãe assim: ela fala da filha dela p todo mundo, pq a menina não trabalha, pq arranjou um Filho e é tudo nas costas deles, e aí assistindo o vídeo a gente vê que existe uma superproteção nessa relação e q a mãe é que não preparou essa menina p vida, a vida de trabalho e de arcar c as responsabilidades. Inclusive essa menina fica sempre ao pé da mãe, nunca a vejo conversando com outras pessoas. Do outro lado eu tbm sofro com a superproteção da minha mãe, e por muito tempo tbm fiquei ao pé da minha mãe (ex: toda vez que terminava o culto na igreja onde eu faço parte, eu ficava ao pé de minha mãe e ela conversava com as amigas da idade dela e eu ali do lado) hj eu tenho tentado mudar isso, eu não tbm tenho amigos nessa igreja, então eu termino indo p casa mais cedo, já que eu não converso com outras pessoas, tbm não fico+ ao pé dela. Estou no processo de sair de casa p construir a minha vida fora da minha mãe, chega uma hora que tudo o que a gente quer é dar um tempo da própria mãe por causa do sufocamento que a super proteção causa.
Que video forte 😢
Aí deu até vontade de chorar😅😪
Puxa.. 🥺
eu tenho 17 anos e minha mãe ainda coloca minha comida no prato e ainda fica com raiva se eu peço pra colocar. É o meu fim.
Você precisa começar a exercer a sua autonomia. Não espere que ela te autorize a ser adulta. Faça o que tem que fazer.
Isso é jogo de manipulação para quando vc pedir na frente dos outros, todos te veem como uma pessoa folgada. Mães amam ser vistas como mártires e q filhos sejam vistos como ingratos
Quero morar sozinha e viver minha vida mais morro de medo pq sempre fizeram tudo por mim e quando falo que estou ganhando meu dinheiro minha mãe ri da minha cara e diz que 200 ou 300 reais não vai ajudar nada pq sou empreendedora e trabalho por conta, e não sei mais oq fazer pensei em ir trabalhar em algum lugar e tocar minha vida
O ideal é que você se prepare para realmente conseguir ir morar sozinha. O cenário não precisa ser perfeito, basta ter o suficiente. Entenda que para sua mãe é difícil se separar de você, por isso, ela quer que você acredite que não é capaz de sobreviver sem ela. Mas você é! Hoje mesmo coloquei outro vídeo sobre esse assunto. Se puder, assista.
Você conseguiu? Estou passando pela mesma situação e eu sem forças para ir embora
“Quebra as pernas” do filho, para q ele não se emancipe. E ainda chamam isso de amor…
Tem um filme q de certa forma dialoga com essa questão (apesar de não haver pais e filhos). Chama-se Louca Obsessão.
Deus é o único caminho pra felicidade. Apenas... Ame o próximo...
Boa noite, já fui chamada a atenção pô duas professoras elas alega que sou uma mãe muito protetora e tenho um amor muito grande e que isso estou prejudicando muito o desempenho dele na escola meu filho tem 9 anos mi ajude pô gentileza como faço pra desapegar um pouco dele ? Quero que ele tenha uma vida normal
Estou na mesma situação a minha vai fazer 3 anos, mas sofri abuso na infância pelo meu padrasto, e hj morro de medo de deixar minha filha sozinha com qualquer pessoa e acontecer com ela, sinto que estou fazendo errado mas bate um desespero pensar na maldade do mundo.
Vídeo SENSACIONAL!
Obrigadaaaaaaaaaaa❤️❤️❤️❤️
Faz mto sentido. Obrigada!!
Eu que agradeço seu comentário
Descreveu tudo que eu vivo 😭 não consigo magoar eles dizendo que isso que eles me passam.. eles fazem muita chantagem emocional
Não precisa dizer. Basta começar a agir. Procure se estabilizar e encontre meios de não precisar tanto deles, no que se refere ao financeiro e à aprovação. Não espere que eles te autorizem a sair de casa e viver a sua vida adulta como quiser, esse direito é seu, e independe deles gostarem. Você não vai estar rompendo com eles, estará rompendo com a dependência. Os encontros futuros serão muito mais gostosos e saudáveis, se forem só no fim de semana e para terem lazer juntos
manda esse video pra eles, falam assim: ''vamos assistir um video juntos?''
E eu que tava escovando os dentes as 17 horas da tarde minha mãe: "Cê num vai sair agora não né? Ta muito tarde pra ir pra academia agora não sei o que" cara........................................... detalhe tenho 24 anos 😂😂 preciso sair de casa cara da não nem sair direito eu posso taloko
Realmente... Difícil rsrs
Eai saiu? 😂
Meus pais me obrigaram a fazer Letras mesmo eu dizendo que não queria trabalhar como professora. E muita gente justifica meus pais dizendo que eles queriam me encaminhar e fizeram isso pensando no meu futuro.
Tive uma infância que oscilava entre superproteção, surras e gritaria. Nunca podia fazer nada e como era obediente eu pouco eu era considerado um bom filho. Eu brincava sozinho, não fazia barulho, não pedia nada, mas quando ia pra rua, eu não queria mais voltar pra casa. Acho que meus pais são narcisistas, ele simplesmente cagava pra família e ela era extremamente agressiva, ele ficava bravo quando eu falava fino porque era coisa de viado e então eu tinha que engrossar a voz pra falar com ele, ela ficava brava quando eu falava grosso porque era coisa de bandido então com ela eu tinha que afinar a voz. Pra completar, tenho déficit de atenção e hoje, dos meus problemas de personalidade, não sei o que é culpa da criação ou do transtorno. Tenho 40 anos e sinto que minha vida está passando e eu nunca fui feliz, sempre fazendo os outros se sentirem bem, sempre fazendo o que os outros querem.
Tenho um enteado mocorongo, por causa da mãe superprotetora , ele já tem 12 anos , Não sabe ler , não sabe ir sozinho a escola .
👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Esse assunto se encaixou com a minha experiência de vida. Hoje tenho 32 anos. Quando eu tinha 15 anos, já sabia que havia superproteção no ambiente familiar, principalmente por parte da minha mãe. Sai de casa com 21 anos, por que tinha o meu primeiro namorado e não senti espaço pra viver esse relacionamento. Esse ainda é um assunto mal resolvido. Eu saí, estudei, me formei, arranjei um emprego, concretizei alguns projetos de vida. Hoje estou grávida. Continuo no mesmo relacionamento. Muitas discussões que acontecem desde sempre, sinto que são por causa da minha saída de casa. Da culpa que eu sinto. E sobre essa culpa, hoje também me sinto insegura para encarar a maternidade.
Tô passando pelo menos, já escondi meu namoro 1 ano por medo dos julgamentos, incrível que mesmo fazendo uma coisa NORMAL a gente se pune né?
Tenho 20 anos, falta pouquinho pra fazer 21, sinto que tenho que enfrentar meus pais, principalmente minha mãe.
@@venus3597 ''incrível que mesmo fazendo uma coisa NORMAL a gente se pune né?'' vc me definiu.... as vezes me sinto culpado por pensar em fzr coisas q gosto: sair a noite, conhecer pessoas novas etc''
Maravilha!!!!!
Obrigadaaaa
Maravilhoso
Que bom que gostou 😍
a unica saida que eu consegui dentro dos comformes q deu pra fazer foi ter autonomia aprendendo tarefas domesticas domesticas em segredo escondido deles por que eles acham q eu nao consigo fazer ou q tal coisa e perigosa eles nem me deixam sozinha em casaem por a metade de um dia mesmo eu tendo idade pra isso se precisar ficar sozinha eu fico na casa da minha avó por pelomenos 4 horas .
ir na padaria da esquina sozinha nem pensar
fritar un ovo simples e muito perigoso pro meu pai nao e nem a mae q e mais superprotetora mesmo eu ja ter pecebido isso dela um pouco tamem
e sempre q vou aprender alguma coisa meu irmao se mete e atrapalha ele nao pode deixar eu ficar melhor q ele de jeito nem um mesmo se a realidade ser diferente do que ele pensa ,minha família e insegura com muita coisa
parece q eu tô só com migo e Deus.
se depender deles eu to lascada !
eu sei q eles fazem pelo meu bem mas eu tenho consiencia q isso me prejudica .
E minha família que quer eu vá pro psicólogo pq acham que tou errada louca, equivocada por ter fugido de casa aos 28 anos. Pq sair tinha que ser escondida, mãe impediria se visse. Ela ainda se impõe mesmo a casa nova e a dependência ainda continua, forçada da parte dela, não sei o que faço pra ela se afastar. Me dar ordens pra comer e dormir pelo telefone, traz comida pronta e monitora onde tou, só vou pra algum lugar se ela souber, aceitar e for me deixar com o transporte dela. Sou solteira e sem amigos. Já falei como me sentia, mas sem mudança dela.
Minha mãe nunca impediu mas ela desanima de uma forma q vc chega a ter vergonha de ter pensado em sair
Namoral to pe da vida minha mãe sempre foi super protetora,eu a amo e a respeito como minha mãe ela é uma boa mãe mais sinto que ela me prende e não me deixa viver mesmo tendo 18 anos ela não deixa eu fazer coisas como ir pra rua a noite sozinho e quando criança nunca me deixou brincar na rua e nunca me deixou fazer nada sozinho e como sabe até os 16 anos tive muita baixa alto estima e hoje ainda sinto os efeitos pq quando saio pra rua eu fico com medo e tenho inseguranças em fazer coisas sozinhos e ate hoje ela é assim só não é mais pq colocou limites e ela mudou um pouco e passou a ser menos protetora mais ainda é e as vezes me cobra que não consigo fazer as coisas e que sou negativo mais de onde ela acha que veio isso mó saco namoral essa super proteção vou deixar de ir num evento pq dela por causa dessa proteção e não vou poder ir socializar coisa que ja acho difícil mais venho mudando, e eu nunca sai com amigos na minha adolescência e nem a aproveitei e ela nunca nem me incentivou a fazer certos serviços como o de mexer com electricidade,lajotas,cimento e me cobra isso ainda hoje e nem tenho um trabalho pq não sei nem como arrumar um,eu so quero parar de morar com ela um dia e parar de depender dela e mostrar que sou homem e que não sou um fracassado e fazer coisas que não estaria fazendo pq estou debaixo do teto dela como fazer terapia sem ela me questionar.
Ela foi uma boa mãe e me amoi, formou,educou,ensinou,cuidou,corrigiu e ensinoi o certo e erraod e hoje sou um bom homen graças a ela, mais ela me mimar estragou muitas chances boas que teria hoje na vida.
Muito importante o seu relato. Superproteção não é prova de amor. É o ego tentando manter tudo sob controle. Se puder, procure ajuda para se libertar dessas inseguranças, para que possa viver a vida que merece!
1samuel: não atentes pra sua beleza...!
Quando eu já era adulta, minha mãe fuçava minhas bolsas e não queria que eu fosse ao aniversário de um amigo homossexual porque haveria "sapatonas" na festa.
Eu com tanta bolinhas ainda na casa dos pais , assistindo esse vídeo 😢😢😢😢
Meu esposo não aceita que minha filha fique com ninguém além de eu e ele. Não pode ficar com familiares ela tem dois anos. Se minha mae tiver na minha casa e tiver que ir no mercado nossa filha não pode ficar com ela pq ela só pode andar com agente. Não sei mais o que fazer .pois sei que isso prejudica muito
Mostre esse vídeo pra ele e mais outros do mesmo assunto. Ele precisa se informar dos prejuízos
Nossa me vi mtas coisas, como filha
Clareou algumas questões?
Meu namorado de 40 anos me deixou porque os pais não me aceitam e não aceitaram 9 antes de mim...ele preferiu ficar com os pais mesmo depois de mostrar este tipo de vídeos... até para comprar um carro ou objetos pessoais tinha de ter a opinião e aprovação deles...foi a situação mais ridícula na minha vida...me escondeu durante um ano e meio e um dia me obrigou a sair de um supermercado porque eles apareceram😔um dia estava enervada e lhe disse que quando os pais morressem ele ia se suicidar para poder ir viver eternamente com eles para o além...chantagiaram ele de tirar os bens caso continuasse comigo 😔,nunca tinha visto nada assim...mais um pouco o pai teria de provar a mulher para poder aprovar se era boa na cama para o filhinho 😅há-de ter 60 anos e os pais 80 ainda a mandarem nele
Caramba. Extremamente doentia a relação da família. É difícil quebrar o padrão, só se ele entender os prejuízos. Do contrário, não vai achar que deve contrariar os pais.
Agora fiquei triste esses pais tem que ser presos
Meu filho rem 18 anos, o pai superprotetor e abusivo e eu estimulo a independência, pra ele deve ser muito confuso.
Você faz atendimento on-line? Quero marcar uma consulta 😊
Oi, Thaís. Faço sim. Através desse link, você marca consulta. linktr.ee/Jhanda
Meus pais tem essa superproteção comigo tenho 38 anos sou paraplégica e isso está me prejudicando eu tenho medo de quando eles vierem partir quero ir junto e e sentimental mente está me prejudicando r meu pai mesmo responsável ele é um pouco narcisista e não tenho escolha própria
acontece o msm comigo, tenho 22, meu pai é narcisista tbm e quer controlar minha vida, superprotetor.
Só posso ir pra escola pra casa sair não posso bem complicado
Meus pais são tão projetores que eu não posso ir trabalhar pw quem escolhe qua o trabalho e eles que éscolher e no e oque eu gosto
Poxa, que pena! Só você pode romper esse ciclo. Vai ser bom pra todo mundo. Você vai ver!
Passo por isso e tenho 25 anos,não posso trabalhar que fica a minha mãe e tia na minha cola o tempo todo se elas desconfiarem que eu possa está fazendo alguma coisa começam as chantagens emocionais.
Meu ex fáz tudo isso pra filha dele que tem 30 anos e é casada, sustenta os dois filha e genro
Acho que só tendo um filho para saber, agora tem país que sao exagerado,dou graças a Deus por ter uma mãe que me disciplinou... .mas não descarto essa frase ( Diz me com quem andas e direi quem es).
Eu sou obrigada ajudar meu filho financeiramente depois que ele se casa ????
Não. Essa fala não está presente no vídeo. Inclusive, digo o contrário. Mas se quiser entender melhor, fico à disposição para tirar dúvidas.
Perdi o chão qndo perdi minha mãe 😢
Fez sentido esse vídeo pra vc?