Descubra os prejuízos de morar com os pais na vida adulta | Jhanda Siqueira

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 4 ม.ค. 2025

ความคิดเห็น • 600

  •  9 หลายเดือนก่อน +9

    WORKSHOP - SEJA SUA PRIORIDADE E SUPERE A DEPENDÊNCIA EMOCIONAL: jhanda-siqueira.kpages.online/pagina-de-vendas-d6a799e5-fd95-4b67-a255-965760d0a5a9
    E-BOOK - CHEGA DE TER MEDO DA VIDA: jhanda-siqueira.kpages.online/pagina-de-vendas-13e7dffb-2b10-4f0a-974d-a59edf37d895
    E-BOOK - SERÁ QUE ESTOU COM A PESSOA CERTA PARA MIM?: hotmart.com/pt-br/marketplace/produtos/sera-que-estou-com-a-pessoa-certa-para-mim/K66422873O
    E-BOOK (gratuito) - A AUTOSSABOTAGEM ESTÁ ESTRAGANDO A SUA VIDA: bit.ly/formulario_ebookgratuito

  • @esteladossantosavila805
    @esteladossantosavila805 9 หลายเดือนก่อน +26

    Gente, eu vivo independente e me banco desde os 16 anos, tenho minha casa e me banco. Hoje tenho 40 anos, e o fato de estar fora de casa não quer dizer nada. Junte seu dinheiro e de suporte aos pais sim! Eu fiquei com o meu pai até que ele faleceu. E segui minha vida, mas, a questão de relacionamento não rolou. Eu sou reservada não dou brecha para qualquer pessoa e isso acho q acabou atrapalhando. Mas, vocês veem como independência não significa muita coisa?! Não sou uma pessoa feia, sou sociável. Então acho que não quer dizer muita coisa. Procure se desenvolver profissionalmente e guardar seu dinheiro. Eu se tivesse pais eu moraria com eles sim! Sem o menor problema.

    • @eric45005
      @eric45005 9 หลายเดือนก่อน +4

      Melhor comentário

    • @eric45005
      @eric45005 9 หลายเดือนก่อน +7

      40 é nova, algum dia vai aparecer alguém legal, já q vc eh tb

    • @patriciadolar8303
      @patriciadolar8303 หลายเดือนก่อน

      Tenho 45 e moro com meus pais, mass nao dependo deles nem eles de mim, também não vejo problema algum, não decido nada em casa, mas faço o que quero e pretendo ir para o exterior logo pra trabalhar e nao pretendo voltar tao cedo

  • @rafaelpaiv
    @rafaelpaiv 9 หลายเดือนก่อน +363

    Não adianta, adulto na casa dos pais é ruim pra você, podem arrumar desculpa qualquer, você continua sendo o menino ou a menina da casa

    • @fabiorego5869
      @fabiorego5869 9 หลายเดือนก่อน +56

      Não serve para todo mundo, o ser humano é mais complexo. Moro com meus pais, porém só vou para casa deles aos finais de semana; feriado e férias pois alugo uma casa perto do meu trabalho em outra cidade próxima. Sou bem sucedido, contribuo com eles e dou dinheiro para minha mãe pois não a trato como escrava. Sei fazer de tudo em casa e tenho independência financeira e emocional. Tem muita gente que se diz independente, vai morar sozinho e continua explorando os pais.
      Já fui discriminado por uma moça que eu estava paquerando, ela veio com sarcasmo me dizer que eu morava com a mamãe, sem nem conhecer minha história e meu caráter, eu então disse para ela procurar alguém que trata mal e explora a mãe para ela sentir na pele o machismo. É bom sair da casa dos pais, só que vídeos como este ajudam a disseminar preconceitos contra quem mora com os pais porém são independentes e íntegros.

    • @rafaelpaiv
      @rafaelpaiv 9 หลายเดือนก่อน +43

      @@fabiorego5869 então você não mora...vai só fim de semana.
      Quando se mora com os pais e tem um quarto particular, só os pais que moram também , tem seu dinheiro e ajuda em casa, é uma coisa diferente..tem harmonia até, tem sua privacidade etc.
      Agora vá você dependente, ou divide um quarto com parente, mora muita gente, tem vários irmãos , mora tia/ tio também, o bairro não é legal, é distante de tudo, distante do seu trabalho, você não tem silêncio e paz pra estudar ver um filme..quero ver..casa pequena..
      Quero ver dar certo, vc cansa amigo
      Outra coisa, não adianta, dificilmente mulher gosta disso pq na cabeça delas já vem o preconceito embutido disso.

    • @fabiorego5869
      @fabiorego5869 9 หลายเดือนก่อน +18

      @@rafaelpaiv Considero que moro sim, pois quando passei no concurso público, continuei morando com eles pois não sou casado e mesmo alugando já a três anos casa próximo do serviço gosto da minha cidade natal, onde está minha identidade e meus amigos. Em relação a mulheres, você quer dizer mulheres e preconceituosas e fúteis né? Pois mulher inteligentes analisam as qualidades de um homem e como eles tratam as pessoas, estou pouco me importando para esse tipo de mulher que você cita aí, levo minha vida com qualidade e alegria e não para atender necessidades alheias.

    • @rafaelpaiv
      @rafaelpaiv 9 หลายเดือนก่อน

      @@fabiorego5869 é tem mulher inteligente só achar procurar vai achar

    • @sulamitanaaradasilva3565
      @sulamitanaaradasilva3565 9 หลายเดือนก่อน +4

      Verdade o ruim é quando você está desempregado

  • @Lusi.s2
    @Lusi.s2 9 หลายเดือนก่อน +96

    Minha mãe era narcisista e ela prendia as duas filhas, minha irmã (filha de ouro) e eu (bode expiatório). É triste isso, desde os 18 anos eu queria ter sido independente e fui manipulada durante anos pra não sair de casa. Adulto tem que ter a sua própria vida e a sua própria casa...

    • @SoueuTiririca
      @SoueuTiririca หลายเดือนก่อน

      Cara vc só tem 18 anos

  • @llukelcs
    @llukelcs 9 หลายเดือนก่อน +142

    Ainda não vi o vídeo, mas vou aproveitar pra deixar um desabafo. Em 2018, meu pai faleceu e eu, que tinha acabado de terminar o mestrado, decidi voltar pra casa da minha mãe pra não deixá-la sozinha com minha irmã que é uma delinquente. Resultado? Eu arruinei a minha vida, não consegui priorizar as minhas necessidades, empaquei na vida e minha mãe segue refém dos mesmos problemas que ela mesma criou pra ela - e eu também, pq ela está cada vez pior de saúde. O maior arrependimento da minha vida foi ter voltado a morar na casa dos meus pais. Priorizem a si mesmos e não se conformem por insegurança. Nada vale o preço da liberdade.

    • @llukelcs
      @llukelcs 9 หลายเดือนก่อน +17

      Agora que assisti o vídeo, tenho que dizer... vc fez esse vídeo pra mim. Estou com muita raiva (de mim mesmo). Antes isso do que a depressão. A vida não acabou! Eu vou sair desse buraco.

    • @joelmasdossantossantos642
      @joelmasdossantossantos642 9 หลายเดือนก่อน +12

      Não fique ,as vezes por dependência emocional nos faz cometer muitos enganos ,concentre se em si mesma e saia o quanto antes ,a sua mãe tem que arcar com as escolhas dela.

    • @ruamagurgel9585
      @ruamagurgel9585 9 หลายเดือนก่อน +2

      @@joelmasdossantossantos642mas e quando a gente cuida da mãe doente? O que fazer?

    • @llukelcs
      @llukelcs 9 หลายเดือนก่อน +8

      @@ruamagurgel9585 eu acho que o ponto do vídeo não se aplica nesse caso. Afinal, nossos pais vão inevitavelmente envelhecer e precisar de apoio no fim da vida. E, pra você poder cuidar de alguém, precisa ter a sua própria vida minimamente estruturada. O ponto do vídeo é justamente sobre o adulto que acaba não indo construir sua própria vida pra viver em função dos pais, presumivelmente numa idade em que os pais não precisam realmente desse apoio.

    • @ruamagurgel9585
      @ruamagurgel9585 9 หลายเดือนก่อน

      @@llukelcs sim mas como sair desse ciclo?

  • @Lia_fer18
    @Lia_fer18 9 หลายเดือนก่อน +162

    O ideal é cada pessoa conquistar sua independência o quanto antes.

    • @joelmasdossantossantos642
      @joelmasdossantossantos642 9 หลายเดือนก่อน +3

      Exato.

    • @nessals7
      @nessals7 9 หลายเดือนก่อน +3

      Sim. Se eu saísse mais jovem, não pensaria tanto, e todos seríamos mais jovens. Facilitaria bastante

    • @giseles5581
      @giseles5581 9 หลายเดือนก่อน +16

      Reforço o "o quanto antes". Queria sair de casa desde os 16 anos, mas só tomei a atitude aos 35. Me arrependo de não ter dado a cara a tapa antes, mas antes tarde do que nunca

    • @TesteDeBateriaDoJose
      @TesteDeBateriaDoJose 9 หลายเดือนก่อน +12

      E conheço pais que adoeceram seus filhos,com super proteção...e por também eles serem pessoas imaturas

    • @JoaoLopes-sh3tf
      @JoaoLopes-sh3tf 9 หลายเดือนก่อน

      ​@@TesteDeBateriaDoJoseconcordo

  • @jj5293
    @jj5293 9 หลายเดือนก่อน +96

    É uma grande verdade. Morei sempre com meus pais e depois de um relacionamento com um narcisista, descobri que meus pais também são, perdi minha vida toda sentindo culpa, e fizeram um estrago no meu psicológico. Saiam de casa, filhos devem ter suas vidas. Hoje luto pra vencer os traumas e sequelas que carrego em função de tudo isso. Afastei-me de todos para poder ter paz e me recuperar.

    • @Play-pb6ln
      @Play-pb6ln 9 หลายเดือนก่อน +5

      Já venceu querida, não pare que vai ser vitoriosa se Deus quiser

  • @camilacamilacamilacamilacamil4
    @camilacamilacamilacamilacamil4 9 หลายเดือนก่อน +183

    Eu só continuo morando com os pais por falta de grana mesmo. Já saí, tive que voltar, mas não vejo a hora de sair novamente rsrsrs é mt bom ter o nosso cantinho

  • @samuelpinheiro7896
    @samuelpinheiro7896 9 หลายเดือนก่อน +180

    Isso só serve para pessoas que ganham bem. A geração Baby Boomer conseguia casa, carro, em suma, uma vida de classe média. Hoje, para conseguir o mesmo nível de vida é muito difícil. Para ter uma vida independente, é necessário ter um bom salário, simples assim.
    Fácil falar quando se vive em um país todo ferrado onde o trabalho e o estudo não são valores.
    Faço doutorado, um salário de mestre deveria ser em média de 6 ou 7 mil, coisa que nunca ocorre porque não valorizam.

    • @Pazuzu-
      @Pazuzu- 9 หลายเดือนก่อน +1

      Pois é. Ninguém lembra do fato de que os boomers pagaram 10000 (ou até menos que isso) em um terreno de dois lotes e viraram concursados sem nem precisar estudar. Esgotaram todos os recursos naturais, e o que sobrou pras gerações posteriores foi aquecimento global com ondas de calor infernais, desmatamento, corrupção, crise política e social, comida processada e cheia de venenos, sistema educacional falido, inflação, desemprego, concorrência visceral, clt escravocrata e mercado com exigências herculeanas.

    • @evilzinabyssranger5695
      @evilzinabyssranger5695 9 หลายเดือนก่อน +16

      depende da area também né. Vamos ser honestos: temos q observar a aplicabilidade, oferta, demanda e e remuneração de certos caminhos pois há areas carentes e ha areas onde a unica utilidade é ensinar alguem o que ja aprendemos, se é que alguem quer aprender o que fizemos.
      E n adianta culpar a humanidade por n se interessar pelo mesmo que nos.

    • @kleberfonseca1205
      @kleberfonseca1205 9 หลายเดือนก่อน +5

      melhor resposta...

    • @EliasGomes1994
      @EliasGomes1994 9 หลายเดือนก่อน +28

      eu saí da casa dos meus pais ganhando salário mínimo, aos 20 anos de idade. Abracei minha liberdade com todos os seus perrengues!

    • @rafaelgadelha2483
      @rafaelgadelha2483 9 หลายเดือนก่อน +13

      @@EliasGomes1994 Parabéns mano, o importante é isso, ter suas conquistas e não precisar chamar de fracassado quem ainda não conseguiu trilhar os mesmos caminhos.

  • @AirtonSousa1
    @AirtonSousa1 9 หลายเดือนก่อน +8

    É obrigatório e necessário seguir seu próprio caminho.

  • @Afroditeats
    @Afroditeats 9 หลายเดือนก่อน +51

    Isso é a mais pura verdade. Assisstindo o vídeo pq gostei dela, mas eu saí de casa aos 19 e desde então pago aluguel, construí família e me sinto bem com minha privacidade. Detalhe: a casa dos meus pais era casa própria, e muitos acham um absurdo eu pagar aluguel. Eu acho absurdo recusar a própria liberdade e privacidade da fase adulta.

    • @heldergoncalves9180
      @heldergoncalves9180 9 หลายเดือนก่อน +8

      Sair da casa dos pais é o primeiro passo para entrar na vida adulta. Você amodurece muito...

    • @Annewithande1
      @Annewithande1 9 หลายเดือนก่อน +3

      Minha mãe n saiu até hj (com +40) da casa da minha avó pq n q pg aluguel, mas ela tbm n criou vergonha na cara de conseguir a casa própria. Ela depende da minha avó financeiramente, reclama, se vitimiza, mas é acomodada e n faz nd p mudar.
      Eu msm qnd morava c ela, falei q preferia pg aluguel do q morar a vida td c ela, pq n existe nd melhor q ter sua casa, sua liberdade e privacidade. As vezes ir pg aluguel, é a "ponte" p conseguir a casa própria.

  • @luanrafael4271
    @luanrafael4271 9 หลายเดือนก่อน +64

    Realmente tenho sentido na pele as consequências de morar com os pais depois de adulto. Vim de uma família muito boa, mas o fato de continuar morando com eles tem de certo modo travado minha vida em certas áreas, principalmente nos relacionamentos. Nesse ano (setembro) pretendo morar sozinho, após terminar de concluir um objetivo no meu trabalho. Vídeo muito importante, me ajudou muito.

    •  9 หลายเดือนก่อน +12

      fico feliz em ajudar. É uma transição difícil. mas dá certo. SUCESSO

    • @fabiorego5869
      @fabiorego5869 9 หลายเดือนก่อน +2

      Não serve para todo mundo, o ser humano é mais complexo. Moro com meus pais, porém só vou para casa deles aos finais de semana; feriado e férias pois alugo uma casa perto do meu trabalho em outra cidade próxima. Sou bem sucedido, contribuo com eles e dou dinheiro para minha mãe pois não a trato como escrava. Sei fazer de tudo em casa e tenho independência financeira e emocional. Tem muita gente que se diz independente, vai morar sozinho e continua explorando os pais.
      Já fui discriminado por uma moça que eu estava paquerando, ela veio com sarcasmo me dizer que eu morava com a mamãe, sem nem conhecer minha história e meu caráter, eu então disse para ela procurar alguém que trata mal e explora a mãe para ela sentir na pele o machismo. É bom sair da casa dos pais, só que vídeos como este ajudam a disseminar preconceitos contra quem mora com os pais porém são independentes e íntegros.

    • @fabiorego5869
      @fabiorego5869 9 หลายเดือนก่อน +1

      @@furundum Bora aceitar o contraditório? Eu de novo para sim para quebrar preconceitos, não acompanho canais apenas para bajular os criadores de conteúdos. Sou contra quem estimula discursos de ódio nos comentários, agora me posicionar de forma crítica acho que é livre.

    • @fabiorego5869
      @fabiorego5869 9 หลายเดือนก่อน +1

      @@furundum Tá bom, estou aqui para aprender e colocar meu ponto de vista, e não para ganhar discussão. Você venceu!✌

    • @giseles5581
      @giseles5581 9 หลายเดือนก่อน +2

      Pretende não, determine! Esse ano até Setembro vou morar sozinha ❤

  • @nataliaseixeiro6804
    @nataliaseixeiro6804 9 หลายเดือนก่อน +27

    Video super necessário. Meu relato: tenho 33 anos e dois irmaos mais velhos que ja casaram. Fomos criados pela minha avó paterna ( nossa mae faleceu muito cedo) e infelizmente essa minha avó tirou toda responsabilidade do meu pai em nossa criação ( fomos criados praticamente como irmaos e nao pai e filhos). Somente com terapia consegui enxergar minha dependência com a avó e dela comigo, e esse ano me mudei e foi bem difícil no começo ( estou ha 2 meses morando sozinha) e digo que é libertador 😅 e é isso mesmo nossa vida fica travada pq acabamos sendo engolidos pela rotina daquela casa...... quem puder saia da casa dos pais, eu, particularmente, estou ganhando muita maturidade ❤

  • @lucioguimaraes6929
    @lucioguimaraes6929 9 หลายเดือนก่อน +14

    Lembrei de quando saí de casa e minha mãe sofreu, mas isso depois de uma adolescência super preso, sem aprender muitas coisas necessárias à vida adulta. "Apanhei" muito, sofri, mas só assim eu virei adulto. Vídeo muito necessário.

  • @discoversetrail
    @discoversetrail 9 หลายเดือนก่อน +84

    48 anos, moro com minha mãe, sou autônomo. Moro com minha mãe de 74, viuva. Todo dinheiro q ganhei investi na casa da minha mãe pra dar conforto pra ela e claro pra mim. Todas as vezes q planejei construir meu mundo, perdi emprego, perdi negocios, etc. Nada vsi pra frente. Parceiros, esquec, nenhuma pessoa bem resolvida e independente quer ao lado alguem sem iniciativa, q vive na casa da mamãe. Ja escutei muito isso. Abri mão da minha vida em prol dela pq minhas irmãs não sao presentes e o cuidado acaba ficando por minha conta. Hj m sinto um inutil, frustrado e infeliz. Não conquistei nada, ninguém, perdi o T da vida. E sim o culpado sou eu, não ela.
    Esse vídeo é tão verdadeiro que me fez ate me sentir mal comigo mesmo.
    Vlw pela msg...

    • @janimeiremorais4645
      @janimeiremorais4645 9 หลายเดือนก่อน +10

      É complicado. Saí da casa da minha mãe, mas moro ao lado e continuo dependendo dela ... Não casei, não consigo relacionamento

    • @clersp8089
      @clersp8089 9 หลายเดือนก่อน +11

      Eu tenho 58 e minha história é igual a sua e tenho um primo igual e ainda cuidou, educou dois filhos de uma irmã.
      É frustrante sim pq não viveu a própria vida, perdemos a identidade, mas não pense assim não pq nada é por acaso e tb quem acha que vc não tem iniciativa é pq não passou por isto pq os papéis mudam e filhos tem que ter responsabilidade filial o que na maioria das famílias só sobra para um, onde tem um que faz o resto folga mesmo.
      Frustrante mesmo vai ser quando a sua mãe se for, além da perda virão os folgados querendo a herança como se nada tivesse acontecido, no meu caso não tive este problema pq meus pais passaram a casa no meu nome em vida, pense nisto.
      Boa Sorte

    • @fabiorego5869
      @fabiorego5869 9 หลายเดือนก่อน +13

      Não serve para todo mundo, o ser humano é mais complexo. Moro com meus pais, porém só vou para casa deles aos finais de semana; feriado e férias pois alugo uma casa perto do meu trabalho em outra cidade próxima. Sou bem sucedido, contribuo com eles e dou dinheiro para minha mãe pois não a trato como escrava. Sei fazer de tudo em casa e tenho independência financeira e emocional. Tem muita gente que se diz independente, vai morar sozinho e continua explorando os pais.
      Já fui discriminado por uma moça que eu estava paquerando, ela veio com sarcasmo me dizer que eu morava com a mamãe, sem nem conhecer minha história e meu caráter, eu então disse para ela procurar alguém que trata mal e explora a mãe para ela sentir na pele o machismo. É bom sair da casa dos pais, só que vídeos como este ajudam a disseminar preconceitos contra quem mora com os pais porém são independentes e íntegros.

    • @Serafen
      @Serafen 9 หลายเดือนก่อน +17

      Inútil vc não é, vc cuida da sua mãe e fez o possível pra dar conforto a ela. Mesmo que as coisas tenham dado errado, vc tentou. As vezes a gente se acha inútil pq a gente se compara ou assimila opiniões de pessoas que não viveram ou passaram pelo que a gente passou. E outra, vc ainda pode sim conquistar coisas e um relacionamento, sua vida não acabou não! Sugiro que avalie a possibilidade de fazer cursos a distancia e/ou investir em concurso público, podem ser boas alternativas. A realidade de quem ganha um salário minimo é bem diferente dessas pregadas por pessoas em videos e comentários pela internet.

    • @IchigoKurosakee
      @IchigoKurosakee 9 หลายเดือนก่อน +5

      Realmente quantos incompetentes aqui, eu com 21 anos lutando pra sair da casa dos meus pais e vocês aí vivendo em um mundo de mentiras, Não existe orgulho e nem mesmo ética em morar com os pais só fui entender isso faz 1 ano, antigamente o escravo tinha mais liberdade ele pelo menos depois de Alforriado poderia procurar algum lugar pra chamar de seu.

  • @thannacomar2
    @thannacomar2 9 หลายเดือนก่อน +25

    Esse vídeo é extremamente necessário! É exatamente isso. Eu só consegui ver isso depois da terapia que busquei depois estar vivendo crises de ansiedade e pânico recorrentes sem entender os motivos. Foi como abrir a visão pra algo que tava ali na minha frente e eu não percebia. E sabe que até os próprios pais falam: "não, minha filha é independente!" sen do que todos os meus irmãos saíram de casa e só eu fiquei, e era justamente o que vc disse: o apoio dos 2 pra tudo!! E pasmem, eu não via nada disso!! Hoje estou em busca da minha verdadeira independencia, estou pagando um ap pra mim. Tá dificil? Muito! Mas a minha paz mental vale muito mais! Obs.: amo meus pais e sempre vou estar pra eles, mas não é assim que quero viver!

  • @memoriasneurodiversas
    @memoriasneurodiversas 9 หลายเดือนก่อน +62

    Aqui em casa já estou ficando tão sobrecarregada que me sinto o homem da casa não sinto nem vontade de me arrumar direito é horrível ainda dizem que não estou fazendo nada...

    • @CristinaPinto-h9j
      @CristinaPinto-h9j 9 หลายเดือนก่อน +9

      Saia da casa dos seus pais, faça terapia... Eu te entendo

    • @memoriasneurodiversas
      @memoriasneurodiversas 9 หลายเดือนก่อน

      @@CristinaPinto-h9j estou começando a fazer. Sou controlada em tudo, celular, músicas que ouço, pessoas q tenho amizade ou não, o que como, remédios controlados, desemprego... quando eu trabalhava era tratada como uma rainha agora sou um lixo humano...

    • @joelmasdossantossantos642
      @joelmasdossantossantos642 9 หลายเดือนก่อน +12

      Isso acontecia comigo também,e quando eu me arrumava ou decidia fazer algo por mim ,ainda reclamavam e debochavam ,pois sai e fui cuidar da minha vida ,cada um que cuide de si.

    • @memoriasneurodiversas
      @memoriasneurodiversas 9 หลายเดือนก่อน +9

      @@joelmasdossantossantos642 quando eu saio pra me arrumar toda bonita já perguntam "vai pra onde assim?" Parace q no fundo fazem isso pra desmotivar pra eu não me cuidar aí na minha cabeça comecei a me vestir igual uma senhora para ver se param de me encher a paciência

    • @joelmasdossantossantos642
      @joelmasdossantossantos642 9 หลายเดือนก่อน +11

      @@memoriasneurodiversas é exatamente isso ,na verdade essas pessoas não querem que você tenha uma vida própria,comecei a reparar nesses comentários,me ajudou muito a me desapegar da minha família , não abandonei mais hj a minha prioridade sou eu .

  • @DexterMorgan-cr1cl
    @DexterMorgan-cr1cl 9 หลายเดือนก่อน +14

    Caramba !!! Até que enfim uma psicóloga que entende a Lei da Atração. Amém

  • @rafasharking
    @rafasharking 9 หลายเดือนก่อน +76

    Ao meu ver, devido aos altos custos de se comprar uma casa hoje ou de pagar aluguel, as chances desse plano dar errado e a pessoa não conseguir se manter são bem maiores do que antigamente, e isso desencoraja a iniciativa de sair da casa dos pais enquanto não se está totalmente seguro, porque se der errado o prejuízo vai ser grande!!!

    • @Serafen
      @Serafen 9 หลายเดือนก่อน +11

      Perfeito seu comentário

    • @gecristina7409
      @gecristina7409 9 หลายเดือนก่อน +29

      Só saia da casa dos pais se passar em concurso pra pagar aluguel 😂 porque tá impossível sobreviver sozinho nesse país sem salário

    • @emanuelacampos8436
      @emanuelacampos8436 9 หลายเดือนก่อน +7

      Exatamente! Se um deles for narcisista, voltar pra casa é uma derrota. Vc vai ter isso esfregado na sua cara, dia após dia.
      Planeje bem sua saída. Faça um concurso pra garantir sua estabilidade.

    • @Lelesmartinssp
      @Lelesmartinssp 9 หลายเดือนก่อน +3

      Então só tem dinheiro quem faz concurso?? Kkkkk

    • @RodandRollTNT
      @RodandRollTNT 9 หลายเดือนก่อน +4

      @@Lelesmartinssp No Brasil, infelizmente sim ou é quase isso.

  • @ruig1780
    @ruig1780 9 หลายเดือนก่อน +5

    Sinto que esse video vai ter um update logo em poucos anos. Economia do país indo abaixo, sem falar no boom de idosos daqui uns anos. Obrigando os filhos a cuidarem dos pais ou se não o fizerem, a lei vai obrigar! Ou seja, o "psicologico" de todo mundo vai estar bem complicado. hehe.

  • @naiaranascimento7731
    @naiaranascimento7731 9 หลายเดือนก่อน +33

    Pura realidade! E isso é bíblico. Gênesis 2:24 fala sobre os filhos deixarem os pais e viverem sua vida formando uma nova família

    • @Vitoria-gt6kz
      @Vitoria-gt6kz 9 หลายเดือนก่อน +6

      E quando não arruma com quem formar uma família?
      Falar é uma coisa
      Eu creio na bíblia
      Mas tá difícil formar uma família

    • @naiaranascimento7731
      @naiaranascimento7731 9 หลายเดือนก่อน +7

      @@Vitoria-gt6kz Tá difícil mesmo conseguir formar família hoje em dia. Mas o que a psicóloga falou ainda assim faz sentido, mesmo que não forme uma nova família. Claro que não é nada fácil e ninguém deve ser julgado por não conseguir viver sua vida independente dos pais. São muitas coisas envolvidas, cada um com sua realidade e experiência de vida que afeta diretamente o futuro de cada um.

  • @Alexandre.Dourado
    @Alexandre.Dourado 9 หลายเดือนก่อน +22

    Neste momento da vida, tenho um pai idoso com Alzheimer. Eu até gostaria de uma vida social mais livre , porém voltei morar com ele. Graças à Deus sou servidor público e estudos, mas agora ele que precisa de mim, apesar dele não ter noção mais disso por conta da demência.

    • @roneygoncalves1796
      @roneygoncalves1796 9 หลายเดือนก่อน

      Você é uma excessão!

    • @ivi8060
      @ivi8060 9 หลายเดือนก่อน +2

      Tem um encontro com o Palhaço Cláudio Thebas no Café Filosófico que talvez você goste.
      Eu também cuidei do meu pai com Alzheimer e sei o quanto é difícil e dolorido.😢 🙌🏻💜

  • @cesarsantosdeoliveira4427
    @cesarsantosdeoliveira4427 9 หลายเดือนก่อน +33

    Eu vou me mudar em breve, após uma vida morando junto com meus pais. E percebi relativamente tarde o quão mal isso fez a mim, finalmente dei um basta, e estou confiante que por mais desafiador que isso possa ser, creio que seja fundamental para meu desenvolvimento pessoal e profissional !

    • @nessals7
      @nessals7 9 หลายเดือนก่อน +5

      Sim. Também sinto impacto no profissional. No meu caso, já descobri que me boicoto ( o mesmo vale para relacionamentos) já q estou "casada" c meus pais. Não estou falando que é seu caso, é o meu. Mas a influência sobre o profissional eu acredito que é muito BB real.

    • @Gabriel-md7gt
      @Gabriel-md7gt 9 หลายเดือนก่อน +2

      Estou querendo sair, só preciso arrumar um emprego e realmente depois de adulto morando com os pais parece que você perde o instinto de sobrevivência pois fica em uma zona de conforto, pior que parece que fica sem o controle da própria vida.

    • @nessals7
      @nessals7 9 หลายเดือนก่อน +7

      @@Gabriel-md7gt Querendo ou não, perdemos um pouco a autonomia. Os nossos pais sempre serão "os chefes da casa". Chega uma hora que fica desconfortável mesmo

    • @Gabriel-md7gt
      @Gabriel-md7gt 9 หลายเดือนก่อน +3

      @@nessals7 Verdade, parece que o espaço fica pequeno, assim que eu começar a trabalhar vou procurar um canto pra mim.

  • @givaldoalves6740
    @givaldoalves6740 9 หลายเดือนก่อน +22

    É um tema delicado mas essencial. Vivo isso há anos e só fico adiando esse passo tão importante. Muitas vezes eu me deixo em segundo plano e sei que é errado e muito prejudicial pra mim porque não me sinto dono da minha vida. Muitas vezes, tanto os pais como os filhos se acomodam nessa situação e ninguém quebra as correntes. Estou me estabilizando financeiramente e me encorajando emocionalmente para fazer essa mudança o quanto antes e começar a viver mais independente como eu quero.

  • @joserodriguesco
    @joserodriguesco 9 หลายเดือนก่อน +7

    Faz total sentido, e já ouvi muitos especialistas falando isso, que não sai da casa dos pais não prospera. E muitos largam suas vidas para ficar vivendo a vida dos seus pais. E quando eles se fore e você já estiver velho quem vai cuidar de você?
    Se você não prosperou nem para pagar alguém para cuidar de seus pais e muito menos de você?
    Tenho que sair.... vou arrumar um lugar para mim, pois todos meus irmãos já sairam e vejo a situação deles melhorando...
    Não podemos ficar nessa dependência emocional.
    Parabéns pelo vídeo e conteúdo Jhanda.

  • @renata25f
    @renata25f 9 หลายเดือนก่อน +12

    Tenho 24 anos e infelizmente não estou trabalhando e não tenho dinheiro. Aqui em casa, a minha mãe não gosta que eu tenha amigos e tals...
    Estar aqui é como se eu só existisse, e olhe lá.

  • @marciacosta2069
    @marciacosta2069 9 หลายเดือนก่อน +14

    Quando idosos os irmãos não se responsabilizam,sempre fica um filho, normalmente filha. Os irmãos se aproveitam de quem está na casa..

    • @cleidibarbara
      @cleidibarbara 25 วันที่ผ่านมา

      É o que está acontecendo comigo. Minha mãe tá idosa, saúde debilitada. Meu irmão casou, tem a vida dele. Não me ajuda com ela. Eu tive que abrir mão de muitas coisas pela minha mãe. Tudo sou eu que tenho que abrir mão. Não posso sair, se eu sair e deixar ela com alguém ficam me julgando. Já deixei de fazer muita coisa que eu gostaria. Já me falaram até que eu tinha sair do meu emprego. É complicado

  • @lannamunhoz3503
    @lannamunhoz3503 7 หลายเดือนก่อน +11

    O meu filho quer sair agora com 19 anos.O pior que quer sair fora do País por isso fico muito preocupada .Mas eu sei que ele precisa disso para amadurecer e crescer na vida .Ele ainda não tem profissão mas ele quer sair pra buscar algo melhor um emprego e cultura. Tá bem difícil mais eu vou deixar ele ir porque detestaria me sentir presa já sentir presa não minha doença chamada depressão. E con isso não conseguir progredir na vida em sentindo financeiro .Então agora vou deixar ele voar. Eu sou viúva há 9 anos e estou com 47 anos e agora vou deixar meu filho ir porque não sou dona dele...

  • @adrianevillanova1458
    @adrianevillanova1458 9 หลายเดือนก่อน +83

    Existem casos mais complicados comparados a alguém que mora com os pais já tendo carreira feita, é o caso do filho que sai de casa cedo, sem estabilidade no emprego, casa, tem filhos e continua dependendo da ajuda financeira da mãe e/ou do pai pra complementar a renda. Ou seja, saiu de casa, mas continua precisando dos pais.

    • @giseles5581
      @giseles5581 9 หลายเดือนก่อน +10

      Independência é tudo e completa. A mesma coisa é o homem que só come comida feita em casa ou tem a roupa lavada quando alguma mulher da família faz para ele (conheço dois). A mensagem dos vídeos dela é a pessoa ser independente completamente, mas tem gente que engana

    • @wellingtono5883
      @wellingtono5883 9 หลายเดือนก่อน +4

      Concordo!

    • @Vitoria-gt6kz
      @Vitoria-gt6kz 9 หลายเดือนก่อน

      Pois é

    • @evilzinabyssranger5695
      @evilzinabyssranger5695 9 หลายเดือนก่อน +5

      @@giseles5581 ou da mulher que busca no marido a renda que faz ela se sentir segura,ou afinal alguma outro desejo de segurança, , independencia tem que ser completa, nao é?

    • @giseles5581
      @giseles5581 9 หลายเดือนก่อน +1

      @@evilzinabyssranger5695 o assunto aqui é sobre pessoas que moram sozinhas, mas não são independentes e como eu disse, eu conheço homens no perfil que eu citei. Não tem nada de guerra ridícula dos sexos

  • @truquesdagabi3966
    @truquesdagabi3966 9 หลายเดือนก่อน +11

    Estou me formando esse ano e tudo que mais quero e um emprego na área pra conseguir pagar minhas dividas sozinha, já nao aguento mais, minha mae fez meu pai culpado e infeliz a vida inteira até ele morrer, o salario ele entregava inteirinho na mao dela ficava sem 1 real, ela controlava todas as aréas da vida dele, ela quer fazer o mesmo cmg quer controlar tudo ate minhas amizades, brigamos quase todo dia e ela adora se vitimizar para os parentes me sinto cada dia mais esgotada e infeliz.

  • @jardson181
    @jardson181 9 หลายเดือนก่อน +26

    Eu sou independete, solteiro, tenho carro, moto, casas, moro c minha mae, sustento tudo e todos. Porem me sinto estagnado em relacionamentos.. e sentimento de culpa de deixar minha mae só

    • @marianabarbosa8096
      @marianabarbosa8096 9 หลายเดือนก่อน +19

      Vc está casado com a sua mãe. Ocupando o lugar de companheiro dela. Pesquise sobre "filhinho da mamãe ".

    • @ClaudiaSantos-gp8ko
      @ClaudiaSantos-gp8ko 6 หลายเดือนก่อน

      ​@@marianabarbosa8096 Fred Mattos tem um vídeo excelente sobre.

    • @gabrielgomesbatista9246
      @gabrielgomesbatista9246 4 หลายเดือนก่อน

      @@marianabarbosa8096 caralho, q paulada kkkkkk minha mae trabalha a 24 anos no mesmo local, o patrão dela sempre fala pra ela: vc só vai casar, quando seu filho sair de casa. Tenho 27 anos e com fé em Deus saio esse ano ou no maximo no começo de 2025, mas não me planejei antes por culpa minha mesmo, por viver na aba da minha mãe em grande parte do tempo. Minha namorada e eu, vamos ir juntos, ambos filhos unicos e com o mesmo sentimento do @jardson181, mas enfiamos na cabeça que é necessário, temos que sair o quanto antes e seguirmos nossas vidas.

    • @kamillasevilha1128
      @kamillasevilha1128 4 หลายเดือนก่อน

      Também estou na mesma situação

  • @gabaoart
    @gabaoart 9 หลายเดือนก่อน +119

    Viver se enganando é muito triste, uma grande perda de tempo. A gente sofre de qualquer forma. Melhor sofrer sendo responsável pela própria vida.

    • @Pazuzu-
      @Pazuzu- 9 หลายเดือนก่อน +2

      Experimenta viver com o nome no serasa então.

    • @juanrezende4914
      @juanrezende4914 9 หลายเดือนก่อน +3

      Diga isso pros seus pais quando eles estiverem a beira da morte e precisarem de você lá na casa deles

    • @anneoliveira2483
      @anneoliveira2483 9 หลายเดือนก่อน

      Concordo ​@@juanrezende4914

  • @elianereis2783
    @elianereis2783 9 หลายเดือนก่อน +7

    Tenho 37 anos e ainda moro com meus pais, tenho um irmão mais novo e casado. Nunca um vídeo refletiu tanto a minha situação e o que eu sinto. Foi muito reconfortante ler tantos depoimentos de situações parecidas com a minha. Hoje me sinto muito exausta por tanto correr atrás de fazer dinheiro para sair, não conseguir e ter que encarar a realidade de que ainda estou ali. Vida profissional estagnada, muito endividada e vida amorosa e social inexistente. Me sinto fracasada e completamente sem energia. Nos últimos anos tenho me sentido um cachorro correndo atrás do próprio rabo e sinceramente não sei mais o que fazer. Me emocionei com o vídeo. Obrigada pela abordagem Jhanda!

    • @AlineVianaRocha
      @AlineVianaRocha 4 หลายเดือนก่อน +1

      Nossa, eu também assisti chorando.

    • @tamiresmerces9795
      @tamiresmerces9795 หลายเดือนก่อน

      Me identifiquei com seu comentário

  • @joelmasdossantossantos642
    @joelmasdossantossantos642 9 หลายเดือนก่อน +16

    No meu ponto de vista é regra sair da casa dos pais sim , no meu caso não existia hierarquia dentro de casa era tudo muito confuso,meu pai sempre ausente e a minha mãe nunca assumiu o seu papel de mãe eu que acabava segurando tudo e ainda por cima passei a minha infância ate a vida adulta tentando resolver a vida conjugal deles ,para mim foi péssimo,hj não moro mais com eles e eles mesmos que cuidam das suas vidas.

  • @euclidesfernandesdeoliveir605
    @euclidesfernandesdeoliveir605 9 หลายเดือนก่อน +3

    EU saí da casa DE meus pais TINHA 16anos saí para trabalhar. Cuidei de meus pais até na distância. Nuca deixei falta NADA 😊casei aos 37anos depois que eles faleceram. PRA mim FOI ó MEU SUCESSO. Hoje maioria dos filhos querem continuar morando com pais para fugir das responsabilidades que são SUAS

  • @simoneferreiradebarros1173
    @simoneferreiradebarros1173 3 หลายเดือนก่อน +2

    Chorei ao ver o vídeo. Passou um filme na minha frente, muitas descobertas em 13 min. Respostas. Entendo que é tempo de mudanças. Meu carinho a todas e todos que se identificaram com esse tema, e que tenhamos a coragem necessária para fazer o que precisa ser feito. Mas com por amor, não por obrigação ❤️

  • @felixcarv
    @felixcarv 9 หลายเดือนก่อน +38

    Obrigado, estou colocando mil empecilhos para cortar esse laço materno, e ir ganhar o mundo, e sei que o motivo principal é o medo de ser capaz

    • @FutQuizbr10
      @FutQuizbr10 9 หลายเดือนก่อน +6

      Também tô nessa irmão. Mas com fé vamos vencer!

  • @marina67541
    @marina67541 9 หลายเดือนก่อน +31

    Moro com meus pais, mas quero sair logo de casa. Não tenho um bom relacionamento com eles. Meu pai é mais independente, mas minha mãe depende de mim para quase tudo, o pior é que eu deixei ela me fazer de motorista dela e isso está me irritando muito. Sinto que eu não gosto deles e que se fosse morar longe não sentiria falta.

    • @danifol2207
      @danifol2207 6 วันที่ผ่านมา +1

      Acredite, os relacionamentos com nossos pais costumam melhorar com a distância!

  • @anonimos3574
    @anonimos3574 9 หลายเดือนก่อน +4

    Aninha ex cunhada com 37 anos ainda mora na casa na mãe sem filho e sem marido, tem 18 que trabalha como telemarketing, nunca procurou fazer um curso técnico resumindo se incomodou com isso

  • @juniordecastro1626
    @juniordecastro1626 5 หลายเดือนก่อน +4

    Pais que querem os filhos morando na mesma casa ou perto são adultos infantilizados que não querem que os filhos sejam adultos maduros também. Uma vez que o filho segue a própria vida, as identificações são menores e a dependência também.
    O filho, com medo de se sentir traidor dos pais, numa sociedade em que nos ensina que família é o bem maior, família é sagrada, só vão ter espaço para a culpa.
    O pior erro da minha vida foi voltar para a casa da minha mãe. Infelizmente, contei com uma ajuda da família que tem me custado caro: minha autoestima, minha saúde, minha vontade de vencer na vida.
    Minha mãe agora cuida da minha avó, que tem outros 5 filhos que não dividem as tarefas, o tempo e nem ajudam com dinheiro. Pelo contrário, tenho tios e primos que ligam pedindo dinheiro pois é a maneira que minha avó manteve eles por perto e educou eles. Dava tudo o que podia para os filhos não irem longe. Ela até pediu para parar de fazer a fisioterapia dela para ter dinheiro a dar aos familiares. Meus tios e primos acham que minha mãe ta desviando o dinheiro, sendo que além da fisioterapia e remédios, minha avó tem os gastos de vivência como qualquer outra pessoa. Parece pai que paga a pensão e acha que a mãe desvia o dinheiro, quando paga uma água ou luz sendo que o filho também usa.
    Infelizmente, minha mãe tem se tornado minha avó 2.0. E não tem nada que eu possa fazer para mudar isso, se ela não tiver vontade de mudar por ela mesmo. Ela parou a faculdade para cuidar da minha avó e só reclama que ninguém ajuda ela. Sem a ajuda dos irmãos, sobrou para os filhos dela, que são 3.
    Eu, o mais velho, vim ficar um tempo e me arrependo profundamente... ano passado morava sozinho, mas me virava e me sustentava. Achei que era importante passar um tempo com eles, após anos longe, até para incentivar meu irmão de 20 anos a seguir a vida dele. Mas, não adiantou.
    Meu irmão conseguiu um emprego e já saiu. Eu estava trabalhando e perdi o emprego também. Até meu outro irmão que já tem até um filho voltou para cá, também sem emprego, alegando que não quer ficar de favor na casa dos sogros e que quer estudar para concursos.
    Hoje a casa está cheia e mal tá tendo espaço para andar. Qualquer barulho me incomoda. Minha mãe ainda reclama que as coisas estao difíceis e que não consegue cuidar da minha avó sozinha. É desgastante, é sofrido, ela fala que quer os filhos progredindo, mas as ações dela dizem o oposto. Se der para ela hospedar minha cunhada e meu sobrinho, ela aceita eles ficarem, mas vai reclamar que tá tudo difícil e os gastos aumentaram.
    Por já reconhecer a ajuda de alimentação e moradia, eu não peço nada a eles. Ganho um dinheiro básico com meus freelas e tento pagar minhas contas básicas mensais. E ainda assim, fica chato comprar alguma coisa para eu me sentir bem. Pois, se no olhar deles for algo " fútil ", esse dinheiro poderia ser dado para ajudar eles que sofrem tanto.
    Hoje, eu tenho a consciência que não importa a circunstância lá fora (salvo pandemia, acidente ou doença), não quero aceitar ajuda de familiar nenhum. Hoje, eles ajudam, para daqui uns anos jogarem na cara que eu precisei e fui "ingrato" por querer seguir a minha vida.
    Hoje, eu sei que mesmo que eu e meus irmãos saiam da casa da minha mãe - o que eu honestamente torço que aconteça, pois temos o direito de seguir nossas vidas também - a vida dela vai continuar. Difícil ou não, a vida continua.
    Até porque ela mesmo me disse que não precisava de mim e que ela é a provedora da casa. Que eu quem sou o dependente dela. Minha mãe gosta desse papel de provedora e não vai largar por nada.
    Então, saibam que vocês são importantes para seus pais, mas não insubstituíveis. Quando você não poder ou tentar e não conseguir ajudar seus pais, saibam que eles também são adultos e vão conseguir outro meio de resolver a questão deles. E você saber que eles não precisam de você para tudo é uma libertação.

  • @RSPC-wm6gd
    @RSPC-wm6gd 9 หลายเดือนก่อน +3

    Filho adulto morando com os pais, vive esta experiência por 1 ano não deu certo , filho tem que ir cuidar da vida pois tira a privacidade dos dois, não gosto nem de pensar, hoje ela prosperou teu seu próprio canto ,trabalha estuda e vida que segue.

  • @BrunoWunsch.B20
    @BrunoWunsch.B20 5 หลายเดือนก่อน +3

    Assisti esse video dia 27/03. Aluguei minha casa dia 09/05, passei a procurar desde então. E me mudei dia 19/05. Completei 2 meses morando sozinho e minha vida e da minha família melhorou infinitamente mais. Muitoooooo obrigado.

    •  5 หลายเดือนก่อน

      Uaaaaaauuuuuuu.. Adorei saber disso. Parabéns pela sua expansão

  • @Thaisscriss
    @Thaisscriss 9 หลายเดือนก่อน +2

    Mulher, você descreveu a minha vida em detalhes e abriu meus olhos, preciso sair disso.

  • @fernandaelizabete7816
    @fernandaelizabete7816 9 หลายเดือนก่อน +16

    Saí da casa dos meus pais depois que eles morreram e fui morar de aluguel perto do serviço. Deixei a casa pra minha irmã que tem filhos. Tive que mudar em 4 meses por causa das vizinhas fazendo barulho no apto. Fiquei mais de 2 anos endividada. Estou tomando remédio pra dormir de tanta ansiedade e pq a vizinha chega meia noite fazendo barulho. Não quero morar sozinha em casa. Apto é mais seguro. Foram 3 vizinhos perturbando na madrugada. Passei muita luta e vontade de morrer. Sinto muita solidão. Estou com 39 anos e esperando um milagre na vida sentimental.

    • @danielarocha3107
      @danielarocha3107 9 หลายเดือนก่อน +12

      Esse é o problema vc não pode esperar o milagre na vida sentimental. O amor é igual trabalho, não cai do céu, a pessoa precisa batalhar por ele.😉

    • @fernandaelizabete7816
      @fernandaelizabete7816 9 หลายเดือนก่อน

      @@danielarocha3107 pra umas pessoas acontece tão fácil ou milagrosamente. Pra outras parece impossível. Investi muito em cursos nesta área. Como ao meu redor não tem ninguém, só me resta apelar para aplicativos. O que eu não gostararia de fazer. Mas estou pensando nessa possibilidade.

    • @nahccorrea
      @nahccorrea 9 หลายเดือนก่อน +7

      Essa sua tristeza pode ser depressão. Procura um Psicólogo, é muito importante. Tem muitos online que são baratinhos na plataforma Psicologia Viva. Muita luz pra ti. 🌻

    • @cintia_l2867
      @cintia_l2867 9 หลายเดือนก่อน +5

      Você é provavelmente é dependente emocional e por isso está com todos esses sintomas: ansiedade, depressão, dívida etc. Melhor procurar terapia mesmo, pq é difícil a gente ter que se virar sozinha depois que os nossos pais morrem e ainda com medo e todos os sintomas da dependência emocional. Seria bom vc conversar com a sua irmã e fazer a partilha dessa casa pra dividirem o dinheiro e em relação à dívida você precisa negociar, afinal muito do que cobram é abusivo, por isso dão aqueles descontos gigantes naquelas feiras do Serasa pras pessoas pagarem as dívidas. Veja se vc não se enquadra naquele programa do Governo Federal pra ajudar quem tem dívida, parece que os juros do empréstimo são baixíssimos.

    • @cintia_l2867
      @cintia_l2867 9 หลายเดือนก่อน +1

      Dependendo do valor do imóvel, vc tem isenção de ITCMD (imposto que o herdeiro precisa pagar)

  • @alinecardoso9668
    @alinecardoso9668 9 หลายเดือนก่อน +7

    Isso serviu para mim, vi minha vida neste video😅. Eu vivo com meus pais e uma irmã mais velha, e é bem isso que você disse, por mais que a gente ajude não somos independentes e acaba que nossa própria vida fica de lado, mas no meu caso eu fui criada para ficar aqui com eles, quando eu testei e falei para meu pai que eu queria arrumar um namorado, ele começou a chorar, eu não tenho dinheiro para sair de casa, estou fazendo orientação de carreira, mas para mim é complicado, meu pai tem quase 80 anos e ele anda doente.

  • @VeriDiversão
    @VeriDiversão 9 หลายเดือนก่อน +2

    Eu também ainda moro com meus pais, sou agente de saúde há mais de 14 anos e percebo que já podia ter saído de casa, mas, de certa forma, não saí de casa ainda por comodismo.
    Agora estou me dedicando a ganhar dinheiro com o TH-cam, para que o quanto antes eu consiga sair de casa, comprar um terreno e construir 🙏🙏🌻☘️☘️

  • @mikaelnunfora
    @mikaelnunfora 9 หลายเดือนก่อน +3

    Eu tenho 43 anos perdi o emprego em janeiro, março bateu um desespero e fiquei uma semana na casa dos meus mais. A intenção era morar lá, porém não consegui, não é legal pra um homem de 43 anos morar com os pais. Então voltei pra onde eu morava, tô devendo até às calças, mas não volto pra lá. Meus pais querem que eu more lá, me ligam toda a semana pra saber como estou e prefiro não preocupa-los.

  • @AmanteDeDiasNublados
    @AmanteDeDiasNublados 2 หลายเดือนก่อน +3

    Jamais… ja morei so, amadureci o suficiente e hj meus pais precisam de mim, e n vou largar a mao de quem me deu tudo e segurou a minha mão sempre que necessitei.

  • @mhi2743
    @mhi2743 9 หลายเดือนก่อน +19

    Eu nunca achei normal ficar eternamente na casa dos pais.Nunca mesmo!Eu vim de família abusiva então assim que eu pude eu sai.Mas eu vejo meu cunhado.Num relacionamento de 10 anos que nunca evolui pq ele coloca a mãe num pedestal.Ele resolveu morar junto mas moram juntos no mesmo quintal que a mãe dele pq ele não pode sair de lá.Ele trabalha sim.Ele é esforçado sim.Porem ele não faz um bolo sem incluir a mãe dele.A mulher dele está sobrecarregada pq é como se tivesse todo dia uma visita lá na casa deles já que a mãe quase mora junto.Como é possível alguém achar normal isso? Confortável? A melhor coisa que tem é sair de casa a pesar dos desafios e dificuldades que possam surgir.Mas viver eternamente como se isso fosse algo normal sem se dar licença para seguir adiante não tem como

    • @neuzafarias4054.
      @neuzafarias4054. 9 หลายเดือนก่อน +6

      Isso é triste 😢 eu sei o que é passar por isso, morei 4 anos no fundo do quintal da casa da minha sogra, achei que eu ia enlouquecer, até que surgiu a oportunidade de meu marido financiar uma casa, minha sogra não queria deixar de jeito nenhum, eu briguei com meu marido e disse que ele ia ficar solteiro para o resto da vida se ele não fizesse o financiamento.
      Graças a Deus ele me ouviu, hoje moramos na nossa casinha, pagamos 628 reais todo mês de prestação, mas estamos felizes, minha sogra ainda queria ficar vindo todo final de semana aqui em casa, eu falei pro meu marido que não aceitava, não tem nenhuma necessidade dela vir aqui toda semana não, ainda bem que ele concordou 😅

    • @mhi2743
      @mhi2743 9 หลายเดือนก่อน +3

      @@neuzafarias4054. fico feliz por vocês pq eu sinceramente acho que meu cunhado tá esperando um chifre ou mais um pé na bunda pra acordar.Sinto que ele se aproveita do fato da mulher dele ter vindo de uma família abusiva pra manipular ela sobre morar lá com a desculpa de que pelo menos é melhor lá.

    • @neuzafarias4054.
      @neuzafarias4054. 9 หลายเดือนก่อน +1

      @@mhi2743 isso é triste 😢

    • @fabiorego5869
      @fabiorego5869 9 หลายเดือนก่อน +3

      Não serve para todo mundo, o ser humano é mais complexo. Moro com meus pais, porém só vou para casa deles aos finais de semana; feriado e férias pois alugo uma casa perto do meu trabalho em outra cidade próxima. Sou bem sucedido, contribuo com eles e dou dinheiro para minha mãe pois não a trato como escrava. Sei fazer de tudo em casa e tenho independência financeira e emocional. Tem muita gente que se diz independente, vai morar sozinho e continua explorando os pais.
      Já fui discriminado por uma moça que eu estava paquerando, ela veio com sarcasmo me dizer que eu morava com a mamãe, sem nem conhecer minha história e meu caráter, eu então disse para ela procurar alguém que trata mal e explora a mãe para ela sentir na pele o machismo. É bom sair da casa dos pais, só que vídeos como este ajudam a disseminar preconceitos contra quem mora com os pais porém são independentes e íntegros.

    • @mhi2743
      @mhi2743 9 หลายเดือนก่อน

      @@fabiorego5869 existe sim não divido porém é raro e você sabe

  • @aenese34
    @aenese34 9 หลายเดือนก่อน +11

    Minha irmã mora fora desde 2012 e eu, com algumas idas e vindas, sempre morei com os meus pais, até há pouco tempo, quando decidi morar fora também. Nossa! A confusão que isso arrumou. Não houve expressamente uma cobrança de me manter por perto para cuidar dos meus pais, mas senti, no discurso da minha irmã principalmente, que havia um estranhamento muito grande com essa decisão, como se fosse um absurdo fazer isso, quase como se eu tivesse menos direito a tomar essa decisão, que ela tomou anos atrás, só por ser a segunda filha, sabe? Cheguei até a ouvir umas certas chantagens ("e se os pais ficarem doentes?"), e mesmo agora soube que minha mãe ficou doente entretanto e, quando minha irmã estava falando comigo, me contou que ela se foi muito abaixo com a minha saída... Tá, não tá cobrando, mas também não está legitimando o direito de eu ir embora, né? Quem tá fora não quer ouvir essas coisas...Enfim

    • @clersp8089
      @clersp8089 9 หลายเดือนก่อน +8

      Ela se acha no direito de decidir a sua vida, se ela faz chantagem seja irônica...Ah mas não se preocupe se a mãe ficar doente ela tem duas filhas com direitos e deveres iguais, nós uniremos e cuidamos dela.

  • @darlenekotoski1663
    @darlenekotoski1663 9 หลายเดือนก่อน +6

    Assisti esse vídeo hoje cedo, chorei e refleti o meu dia todo. Jhanda nunca pare de fazer vídeos, seu conteúdo é de extrema importância dentro do TH-cam. Você ajuda muito, quem assim como eu ainda não está em condições de fazer uma terapia com você. Eu ainda vou fazer, porque preciso muito e te acho uma profissional excelente!!!
    Sempre que tenho oportunidade, indico seu canal para amigos e pessoas do meu convívio.
    Supeeer likeeee!!!⭐️

    •  9 หลายเดือนก่อน +5

      Que bom!!!! Muito obrigada. Existem gavetas que são mesmo difíceis de abrir, mas já que estão abertas a gnt precisa arrumar. SUCESSO!

    • @karinaedgard467
      @karinaedgard467 9 หลายเดือนก่อน +2

      Nossa otimo video amei falou bm p mim mesmo

  • @nessals7
    @nessals7 9 หลายเดือนก่อน +24

    Sou filha única. Quase 40 anos. Não prospero e me sinto infantilizada. Minha mãe apoia q eu cresça, meu pai é contra e diz q não tem motivo p sair d casa e fazer dividas. Tenho muitos medos e frustrações pq já descobri q me boicoto profissionalmente. Tenho receio q eles sofram, sei q vou sofrer tbm, não quero ser egoísta ou deixar de aproveita-los. Mas ficando ou não, há perdas. Estou fazendo terapia pq me sinto frustrada profissionalmente, etc. E eh isso. MUITO difícil mesmo! Talvez fosse menos difícil se eu saísse qd mais nova e impulsiva. Todos seriam mais jovens tb. Sei que tenho escolha, mas é desafiador e doloroso. Eles são quem eu tenho. São meu porto. Pensar q não é p sempre me faz sentir ainda menos coragem de me afastar de de não aproveitar. As vezes parece que crescer dói rs.

    • @FutQuizbr10
      @FutQuizbr10 9 หลายเดือนก่อน +6

      Nossa Nessa, me vi em vários trechos do seu comentário. Também sou filho único e passo por boa parte disso que tu disse. Realmente é uma batalha diária. As vezes fico imaginando como seria as coisas fossem diferentes na minha criação.

    • @nessals7
      @nessals7 9 หลายเดือนก่อน +4

      @@FutQuizbr10 Penso nisso, também. Nossos pais fizeram o melhor que eles podiam, com o conhecimento e recurso q eles tinham, né? No meu caso, fui superprotegida (a infância de ambos foi difícil). Mas qualquer excesso acaba sendo ruim. A influência na criação, sem criar dependência é importante. Mas as vezes a interpretação da criança lá atrás também pode despertar isso (não sei, eu que acho). Sinto muito por vc passar por algo semelhante ao q vivo. Espero que possamos resolver isso tudo da melhor forma para todos. 🙏🏻

    • @nahccorrea
      @nahccorrea 9 หลายเดือนก่อน +9

      Menina, vai pra vida. Daqui a pouco você está idosa e não viveu.

    • @cintia_l2867
      @cintia_l2867 9 หลายเดือนก่อน +4

      Você ainda é nova, não pensa assim pq é a sua mente querendo te segurar onde vc está por causa de medo. Você provavelmente desenvolveu dependência emocional, como a maioria das mulheres que foram criadas pra serem dependentes emocional. É melhor tratar isso agora enquanto vc tem o apoio dos seus pais, se fortaleça pra seguir a sua vida. Não dá pra querer sair de casa sem antes se fortalecer emocionalmente, senão pode gerar um distúrbio mental incapacitante ou alguma forma grave de transtorno de ansiedade e burnout.

    • @nessals7
      @nessals7 9 หลายเดือนก่อน +1

      @@nahccorrea Juro que quero conseguir! Na terapia já descobri q me boicoto nas relações e no financeiro/ profissional. Hj me relaciono, mas não dou passos (e dinheiro é necessário tbm) . Enão paro de tentar! Uma hora vai ter q dar certo. Espero que loogo!

  • @jaquelinepimentel2426
    @jaquelinepimentel2426 9 หลายเดือนก่อน +7

    Minha irmã saiu cedo de casa e foi viver a vida dela .Hoje com cinquenta e seis anos voltou p casa dos nossos pais e teve que ser acolhida pela família. Tem um casamento falido , está sem estrutura financeira e emocional.
    Voltou pior do que saiu .Pela tese da psicóloga ela era p estar com uma vida Ótima.Entao na minha experiência e opinião a atitude mental com que saímos da casa dos pais é que influi muito positiva mente ou não. E não o simples fato de estar lá ou não .

    • @waldirpereira2275
      @waldirpereira2275 7 วันที่ผ่านมา

      Excelente , escrevi isso apouco.
      Concordo plenamente.
      O que mais tem são filhos casando depois de uns anos voltam para a casa dos pais e trazendo filhos.
      Infelizmente nesse mundo a vida não é igual para todos.
      Não existe nada uniforme.
      Parabéns pelo seu posicionamento!

  • @mariaheloisaandradecastro3106
    @mariaheloisaandradecastro3106 9 หลายเดือนก่อน +4

    Tomei essa decisão com um filho de 35 anos, eu saí de casa, foi a melhor coisa que fiz pra mim e pra ele.

  • @albertvmaia
    @albertvmaia 9 หลายเดือนก่อน +15

    Seja o que for nunca vou abandonar meus pais porque eles cuidaram de mim desde quando nasci. e hoje tenho o dever de cuidar deles na vida financeira deles e quando eles tiver velhos. tenho 27 anos e acordei esse ano para ter liberdade financeira investindo na bolsa com pouco e etcs.
    e concluir minha faculdade algum dia de computação se um dia morar sozinho com minha namorada mesmo sendo na casa em cima eu sempre estarei ajudar nas compras na comida. e acredito que que passar dos anos vou está ganhando mais de 35 mil por mês em nome do senhor Jesus e Jeová.

  • @RodandRollTNT
    @RodandRollTNT 9 หลายเดือนก่อน +8

    Em um país de primeiro mundo, o processo mais natural de todos é o de morar sozinho assim que faz 18 anos e o motivo é obvio: o primeiro emprego que vc arruma em qualquer Mc Donalds da vida já te proporciona pelo menos o mínimo para manter as contas básicas do mês. Pessoas que exercem o mesmo cargo em países assim comparados com o Brasil tem o mesmo poder de compra e padrão de vida? Claro que não.
    Acho mais honesto alguém dizer que tá ralando de trabalhar e não sai da casa dos país pq vai passar maior perrengue sozinho do que os "falsos independentes" que saem de casa, porém, toda hora estão pedindo dinheiro emprestado (leia-se dado) e ainda são caras de pau ao ponto de dizer que ajudam os pais. Conclusão: o objetivo ideal é sair da casa dos pais mesmo, só não acho que todos terão a mesma condição em uma idade pré-estabelecida.

    • @afterburner2867
      @afterburner2867 3 หลายเดือนก่อน +2

      Nisso você escreveu tudo, o que tem de gente que fala "ser independente, mas vive pedindo dinheiro para os pais principalmente para completar o aluguel pois não tem condições de faze lo, uma vez ouvi um rapaz com esposa e filhos pedindo 50 reais para o pai ajuda lo a pagar o aluguel, desculpe, esse tipo de falsa independência ninguém merece, fora quando a pessoa não volta para casa depois de um, dois anos, ou apenas 6 meses, por que não conseguiu custear tudo, sendo que me falaram recentemente que até uma casa minúscula no capão redondo que nem é lá aquelas coisas, já está acima dos 900 reais, sei que os pais não são para sempre, concordo plenamente, porém, temos que nos atentar em planejar as coisas melhor, para no fim, não dar com os burros na água e tentar abraçar algo que no qual no momento, não consegue arcar ainda com um pseudo país de último mundo que nem o Brasil, sub empregos ruins, a cada dia que passa o custo de vida aumenta absurdamente, no centro de São Paulo o que mais se tem são famílias inteiras morando na rua por não conseguir pagar aluguel, tudo tem que ser devidamente calculado e não feito a esmo só para viver de imagem e fazer o que a sociedade obriga, temos que sair da zona de conforto? Sim, mas saber se tem condições para isso ou não.

  • @katxinhanha
    @katxinhanha 9 หลายเดือนก่อน +4

    Nossa! Falou a minha vida atual. Qdo me separei no ano passado, não tinha dinheiro para continuar pagando aluguel sozinha, então me obriguei a ir morar com a minha mãe com minhas duas filhas pqnas. Foi necessidade, mas foi uma péssima decisão. Agora vejo como eu tenho q seguir sozinha com as minhas filhas. Preciso disso. Todo mundo fala: ah, que sorte que vc tem a sua mãe para te ajudar, mas ngm faz ideia do peso que é isso. Sai do peso do casamento falido para o peso de morar com a mãe sozinha e idosa. Longe de mim querer ser ingrata, mas estou sobrecarregada, tentado sobreviver, deixei de existir.

  • @Adrianats
    @Adrianats 9 หลายเดือนก่อน +4

    Me considero parecida com essa pessoa. Mas diferente dela me considero dependente dos meus pais. Tanto financeiramente como emocionalmente. E isso me incomoda. Porque parando pra pensar friamente não sou uma adulta completa. E refletindo oq me leva a ser assim vem sentimentos como o medo de não dar conta sozinha, o medo da falta de proteção e a quem recorrer. Antes ia vivendo sem refletir essas coisas mas hoje sei q tem certos desafios que não estamos dispostos a correr o risco e não damos o próximo passo que é tão essencial. Se deixar os pais decidem tudo por nós até a comida, roupas e disposição da organização das nossas próprias coisas. E se não estamos bem eles assumem coisas chatas que não precisamos se estamos sozinhos.
    Oq fazer pra sair dessa zona de conforto e assumir a vida é que é o desafio. O ganho seria a autonomia e o poder de decisão.
    Também tem a questão de oportunidade de emprego que emancipe e estudos do país é oq cria mtos Tucos e Bebéis da Grande Família por aí que nunca amadurecem e por conseguinte nunca amadurecem o país e povo brasileiro.

  • @Kellíssimah
    @Kellíssimah 9 หลายเดือนก่อน +2

    Tenho 26 anos. Saí da casa dos meus pais por 6 meses, voltei a morar com eles há 1 mês depois da morte de um vizinho. Meu barraco continua lá, o que cabe no meu orçamento é viver no início de uma favela imersa em extrema vulnerabilidade, em comunidade, onde sempre tinha um vizinho entrando na minha casa para contar derrotas, pedir alguma coisa e/ou me assediar sexualmente. Minha mãe fala que nem ela, quando morava na roça, nunca precisou construir o próprio barraco; e que não faz sentindo eu sair de casa para estar numa condição pior que a casa dos pais. Refere que meu pai ficou muito mais ansioso depois que eu saí, não consegue dormir e se envolve em acidentes com frequência.
    Eu também senti, emagreci muito, tive queda de cabelo, ataque de fúria com vizinhos, agravei meu problema de insônia (passei 3 noites sem dormir) e entrei numa labilidade emocional intensa. Agora, meu pai - que antes ocupava meu antigo quarto - dorme no chão da área de serviço para me dar lugar para deitar, já que meus pais não dormem juntos. Tambem não acho justo ele trabalhar a vida inteira para dormir no chão enquanto tem filha adulta que o continua sugando. Tenho desejo de voltar para a lona preta e tornar um lugar bom de morar. No início é difícil mesmo. Falta água, luz, comida. Mas é a vida.

  • @danielatrindade851
    @danielatrindade851 2 หลายเดือนก่อน

    Sim Jhanda, concordo com tudo que você falou é a mais pura verdade isso é sistêmico, hierárquico. Temos que nos torna adultos funcionais na espécie e conquistar autonomia e liberdade.

  • @rubenfontes7085
    @rubenfontes7085 9 หลายเดือนก่อน +1

    É um tema complexo, muita gente vai ter opiniões diferentes ou discordar, mas concordo com tudo que a psicóloga falou.

  • @LucianoGR
    @LucianoGR 9 หลายเดือนก่อน +4

    Muito esclarecedora essa reflexão, Deus te abençoe.

    •  9 หลายเดือนก่อน +2

      Gratidão

  • @beatriz_cabral
    @beatriz_cabral 2 หลายเดือนก่อน +1

    Cheguei aqui pelo vídeo "Como descobrir o que eu quero da vida?", cai aqui. 28 anos, morando com os pais. Tentei sair de casa, me dei muito mal e tive que voltar. Me sinto culpada só de pensar em sair e deixar minha mãe. Ela é a pessoa que vive mandando eu ir viver minha vida, diz que não tenho um pinto pra dar água. O meu pai é uma pessoa que as vezes é difícil de lidar e não gostaria de deixar ela sozinha, pq ele não é o tipo "parceiro para todas as horas", mas ela fala que ela quem escolheu, ela que tem que lidar e não eu. Vou fazer minha primeira viagem sem eles, com um grupo de amigas, q inclusive, meu pai desaprova e por isso ainda nem falei pra ele. Mas, no início, me senti mal por estar indo sem minha mãe. E ela mandou eu ir viver. Acho que um bom começo pra descobrir o que eu quero da vida é começar a vivê-la.

  • @selmabonavita4073
    @selmabonavita4073 หลายเดือนก่อน

    Que vídeo é esse? Falou TUDO, varias fichas caindo. Obrigada. Mais uma inscrita. ❤

  • @AnaDaPaz-xj7hr
    @AnaDaPaz-xj7hr 9 หลายเดือนก่อน +7

    Se eu tenho um arrependimento na vida, é não ter saído de casa aos 20 anos, quando tinha passado num concurso. Filha única de pai viúvo aos 82 anos. 😢

    • @waldirpereira2275
      @waldirpereira2275 7 วันที่ผ่านมา

      Deus te abençoe grandemente e que vc possa se restabelecer!

  • @elainefonseca688
    @elainefonseca688 9 หลายเดือนก่อน +4

    Mesmo não tendo condições financeiras eu saí. Foi a melhor coisa e mais difícil 😅. Só me arrependo de não ter saído antes.

  • @nyamazanaR
    @nyamazanaR 9 หลายเดือนก่อน +2

    Saudações à todos!É dever dos filhos cuidarem dos pais de perto do mesmo jeito que eles cuidaram deles até crescerem.Por mais que voce contrate alguém fique sabendo que nao vai cuidar devidamente.Se concluir que precisa de comprar uma casa própria pode comprar e leva-los para sua casa se eles nao forem capazes de se cuidarem.Mas se eles puderem se cuidar ,o filho tem direito de sair e ter sua propria casa e somente dessa forma poderá atingir a maturidade.

  • @celianeves8254
    @celianeves8254 5 หลายเดือนก่อน +1

    Tudo que você fala é a exatamente o que é na realidade a vida é. Me indentifico com suas colorações.

  • @thuanycamposs
    @thuanycamposs 9 หลายเดือนก่อน +8

    Seu conteúdo é super necessário! Muito obrigada

  • @rosaferreira4730
    @rosaferreira4730 9 หลายเดือนก่อน +11

    Todos os meus 3 filhos trabalham ,mas continuam morando comigo,sei que uma hora ou outra eles vão sair de casa,mas até lá, quero aproveitar bem a companhia deles.

    • @nessals7
      @nessals7 9 หลายเดือนก่อน

      Fico imaginando que meus pais pegam assim, quer vão sofrer ... Sofro com isso também. Quero aproveita-los. Me sinto egoísta, mas tbm sei q preciso.

  • @alessandrarodriguespereira7270
    @alessandrarodriguespereira7270 9 หลายเดือนก่อน +9

    Tenho 39 anos, e ainda moro com meus pais, tomo remédios controlado por crises de ausência e já fui muito humilhado não posso trabalhar, já quase casei so pra sair de casa mas me aconselharam a não fazer isso. Só Deus sabe o quanto eu sofro e até choro escondido por tudo isso.

    • @luizcarloslimajunior1473
      @luizcarloslimajunior1473 9 หลายเดือนก่อน +2

      Sai e vai morar só sabe. Ou então divide um apt com um amigo(a).

    • @LeidianeFerreira-ul7tf
      @LeidianeFerreira-ul7tf 7 หลายเดือนก่อน +1

      Alessandra Rodrigues Pereira como você está hoje em dia?

    • @alessandrarodriguespereira7270
      @alessandrarodriguespereira7270 7 หลายเดือนก่อน +2

      @@LeidianeFerreira-ul7tf do mesmo jeito, passei mal esses dias não teve como sair de casa

    • @alessandrarodriguespereira7270
      @alessandrarodriguespereira7270 7 หลายเดือนก่อน

      @@LeidianeFerreira-ul7tf do mesmo jeito, passei mal esses dias não teve como sair de casa

    • @LeidianeFerreira-ul7tf
      @LeidianeFerreira-ul7tf 7 หลายเดือนก่อน +1

      @@alessandrarodriguespereira7270 força aí

  • @GiballinGilberto
    @GiballinGilberto 7 หลายเดือนก่อน +2

    Concordo com isso tudo e acrescento as questões sociais que infelizmente obrigam filhos com suas famjlias a se juntarem simplesmente porque não há recursos financeiros suficientes. Não é apenas uma questão de esforço, há várias questões que se entrecruzam como ser periférico, não ser branco, impedimento ativo de acesso à minorizados. Eu e irmãos saímos de casa e tivemos que voltar por diversas questões. Minha irmã saiu, voltou e saiu de novo da casa dos meus pais, e a filha dela se tornou independente tbm, mas agora tiveram que voltar a morar juntas por conta das condições profissionais. Entendendo que não é uma questão de querer apenas, a gente abraça o que tem, e não perde o foco de voltar a sermos independentes o quanto antes.❤

  • @Denis_Caminho_Shura
    @Denis_Caminho_Shura 9 หลายเดือนก่อน +40

    Acredito que, principalmente pra nossa realidade brasileira, o maior impeditivo pra essa saída consciente da casa dos pais seja o financeiro. Imóveis estão num preço absurdo bem maior do que na época de nossos pais. Eles "conquistaram" as estruturas basicas pra uma família com muito sacrifícios e trabalho ou até sorte em alguns casos ( eram de um terreno de risco e depois de algumas decadas ganharam moradias do governo). Hoje é notório que tais condições estão impossíveis. O que dantes um pai sozinho conseguia dar uma vida digna a família e prover recursos para o desenvolvimento dela, hoje ja são o casal precisando trabalhar pra sobreviver sonente eles dois com muitas ressalvas. Antes os boomers tinham empregos estaveis e longanimos numa mesma empresa possibilitando um fundo de garantia abastado pra entrada de uma casa por exemplo. Hoje a rotatividade e cortes de empresas são um cenário comum não trazendo estabilidade as pessoas inviabilizando delas planos mais custosos como se casar ou ter uma família. Logo, muitos de fato não enxergam perspectivas ate de se relacionarem (devido as relações tbm estarem tão liquidas e levianas) e não saem da casa dos pais por não terem essas perspectivas de evolução que cita nos vídeos. Eu entendi o cerne do vídeo e ate concordo com ele, mas infelizmente esse é um fenômeno que se arrasta a um tempo na sociedade e envolve uma serie de problematicas ( isso que nem mencionei os movimentos cada vez mais egoistas de pills não sei das quantas que faz as pessoas terem asco de relações humanas e logo se voltam unicamente pra si mesmas. Outro agravo que nos limita a se desenvolver socialmente e amadurecer para de fato sair do manto imperial dos pais e estar apto a enfrentar a vida e as pessoas com consciência e maturidade genuína), ou do fenômeno dos hikikomoris no Japão ( pessoas que ate saem de casa mas vivem infelizes e solitarios por vezes se suicidando)

    • @waniaviegas
      @waniaviegas 9 หลายเดือนก่อน +15

      Vc já pensou que tudo isso pode servir tb de desculpas pra não sair de casa? Pq mesmo com isso tudo sendo verdade, muitas pessoas ainda continuam saindo de casa com risco calculado, tentando e conseguindo. Eu fui uma dessas pessoas.

    • @danielarocha3107
      @danielarocha3107 9 หลายเดือนก่อน +4

      Isso são desculpas

    • @neuzafarias4054.
      @neuzafarias4054. 9 หลายเดือนก่อน +8

      Bela desculpa 😂
      Se você for filho único ou se os seus pais forem ricos, você pode continuar pensando assim, mas se você tiver mais irmãos, não for filho único e os seus pais forem pobres, eu te aconselho a sair de casa o quanto antes, é melhor começar sofrendo agora enquanto você está novo e com saúde, do que você ter que sair quando estiver mais velho e mais fraco pra trabalhar, porque quando seus pais morrerem seus irmãos irá vender o imóvel dos seus pais e você vai ficar na rua do mesmo jeito, e se você for filho único, você precisa pelo menos ter uma boa profissão para conservar o imóvel que herdará dos seus pais e sobreviver sem precisar pedir ajuda a terceiros.
      Sou mulher, saí de casa aos 21 anos de idade, fui morar sozinha, conseguir financiar um lote, eu contei com a ajuda da minha irmã que me deixou morar na casa dela de graça 😂 mas mesmo assim eu não fiquei acomodada, aproveitei a oportunidade para conquistar alguma coisa pra mim, depois que eu me casei, eu ainda não tinha terminado de pagar o lote, então eu vendi e dei entrada em uma casa da caixa junto com meu marido, hoje ele paga as prestações da casa, foi o acordo que nós fizemos. O que importa é que estamos evoluindo juntos, já conquistamos várias coisas, inclusive o salário dele já aumentou 3 vezes depois que nós casamos .
      As vezes nós é que ficamos com medo de enfrentar a vida.

    • @Serafen
      @Serafen 9 หลายเดือนก่อน +10

      @dns656 Muito bom seu comentário, com argumentos muito sensatos. Ignora o povo que enxerga preto e branco e só sabe apontar o dedo sem entender a realidade de cada um.

    • @Denis_Caminho_Shura
      @Denis_Caminho_Shura 9 หลายเดือนก่อน +8

      ​@@SerafenRealmente. Procurei apenas trazer perspectivas diferentes pro debate considerando questões socioeconômicas, sociais e políticas, mas pelo que vejo, o povo aqui falam muito de maturidade mas não possuem atitudes nem comentários que a comprovem em si. Isso porque falei numa boa, embora não seja a minha realidade sei que infelizmente é a de muitos que são pessoas boas e de caráter

  • @josisst1835
    @josisst1835 9 หลายเดือนก่อน +3

    Olha, eu já saí da casa de meus pais tem quase vinte anos para trabalhar em outra cidade, e foi um aprendizado realmente. Mas nas circunstâncias que vivemos hj em dia, de dificuldades econômicas, de emprego, não julgo de jeito nenhum, quem mora com os pais. O ponto é ter uma relação harmoniosa entre os parentes. Acho que seria mais útil, trabalhar essa situação, que ficasse bem para todos, e não simplesmente sair da casa dos pais.

  • @jaquelinepimentel2426
    @jaquelinepimentel2426 9 หลายเดือนก่อน +2

    Na teoria é muito fácil falar sobre o assunto. Mas na prática a coisa muda de figura . Digo isso inclusive pensando nos filhos que precisam cuidar de seus pais e não tem condições de pagar um cuidador . Eu inclusive morei com meus pais que já viviam há anos na mesma casa porém separados de corpos. Na época eu tinha condições financeiras de sair mais tive optar em ficar por que meu pai não tinha mais condições de viver só .Minha mãe não fazia mais nada p ele e ele já estava com limitações.Fiz a escolha de ajuda lo e não me arrependo da decisão que tomei. Hoje sinto paz de espírito pela escolha que fiz em 2020 ele partiu desse Mundo e eu tinha uma relação muito harmoniosa com ele

  • @kellencamargo5699
    @kellencamargo5699 หลายเดือนก่อน +1

    Meu Deus!!! Quase morri por dentro quando a cada minuto que eu estava te ouvindo e pensando em tudo que perdi na vida pra suprir tudo pra minha mãe. 😢
    Hoje me sinto velha pra realizar as coisas que sempre idealizei pra mim.😢😢😢

    • @waldirpereira2275
      @waldirpereira2275 7 วันที่ผ่านมา +1

      Não, existe idade ainda é possível.

  • @iva5028
    @iva5028 2 หลายเดือนก่อน +1

    Vídeo super necessário. Ficar com uma pessoa casada com mãe ou pai é fria. Nao da certo gente.

  • @gracegts4798
    @gracegts4798 9 หลายเดือนก่อน +1

    Vídeo de grande valor, embora não sirva para todos porque cada um tem algo que diverge do que foi explanado, porém é esclarecedor e vale muito a pena, pois mostra a realidade dos fatos e da foma empobrecida de viver. Vivo isso na carne presa numa gaiola dentro de uma jaula, " maneira de falar " mas já tentei até suicídio devido os fatos e traumas que me levaram a ficar presa aos pais e com a idade deles, ainda dizem que se eu abandonar eles, posso até ser presa. Jamais faria isso mas adoraria poder viver no meu canto, em outro lugar, mas minha alma foi sugada até as últimas e hoje mesmo lutando não tenho forças, fé, garra mais nada, tudo que começoa fazer se dissolve como poeira, virou uma crença do tipo perdi muito tempo da minha vida, nada mais tem sentido, alegria, prazer e a força falta. E por mais que pareça fácil nesse país conseguir as coisas a idade infelizmente depois que você para tudo pra cuida de pessoas que estão sem condições 100% de cuidar de si mesmos deixa você num labirinto sem saída. Um circulo vicioso sem fim. Não sinto que eles tenham amor por mim, só sirvo pra cuidar mas nada nunca será bom pois estou na casa deles. E sair seria um sonho, mas a realidade é outra. Seria difícil com dinheiro, sairia mesmo com todo o apego, mas seria a vitória. Não consigo ver uma luz atráves do túnel tudo é escuridão e solidão total como sempre foi desde que nasci. Eles tiveram a vida deles, mas eu fui terceiro plano e agora eu sou alguém descartável que tem certa utilidade. Junta a auto estima que caiu por terra cedo, depressão, entre outras coisas, vivo sem nenhuma vontade de viver. Se fosse corajosa o suficiente teria concluído o suícidio, nem nisso eu consegui concluir é devastador viver assim. E o que descrevo aqui não é nem uma vírgula do que vivo. Espero que todos que estejam passando por algo parecido vençam e se libertem, pois eu creio que não foi para isso que viemos pra esse mundo.

  • @inyour_area444
    @inyour_area444 9 หลายเดือนก่อน +1

    Infelizmente tenho 28 anos, nao tenho emprego ou renda que me permita morar sozinha (pagar aluguel, alimentação, transporte, plano de saude, água, luz)... que lindo é o cinto de sair da casa dos pais o quanto antes

  • @jenryramos6509
    @jenryramos6509 9 หลายเดือนก่อน +2

    Oi Jandha, parabéns pelo vídeo. Sou Solteiro por opção. Trabalho como Autônomo, sempre gostei da minha liberdade. Nunca gostei de ter chefe.

  • @jaquelinepimentel2426
    @jaquelinepimentel2426 9 หลายเดือนก่อน +1

    Eu me separei e voltei a morar com minha mãe que é viúva .Na minha experiência digo que é muito relativo eu acredito no equilíbrio .Fiz terapia pôr um tempo e hoje mas do que nunca eu procuro assumir minhas próprias escolhas e sou consciente delas . Moramos na mesma casa vivemos em paz eu procuro respeitar as individualidades dela e vice versa e se eu tiver que sair de novo p seguir minha vida eu tenho a certeza de que ela vai torcer pelo meu sucesso e vai dar tudo certo. Eu acredito que essa questão de vc ter algum sentimento de culpa e ou autossabitagem e etc está muito mais ligado a questões internas a serem trabalhadas do que a relação com os pais em si . Hoje mais madura eu enxergo com mais clareza as coisas .
    Resolvi voltar p casa da minha família meio a contra gosto por n estar em condições de morar sozinha por enquanto mas hoje me sinto mais preparada . Se vc voltar p casa deles e estiver bem consigo mesmo vai conseguir sucesso nos setores da vida independente de morar na mesma casa ou não.
    Concordo c o vídeo em partes . Pois hoje mais madura eu consigo lhe dar melhor c minhas escolhas e necessidades . Pretendo saír em breve da casa dela . Mas no momento estou procurando me adaptar da melhor maneira possível convivendo c a escolha que fiz. Hoje minha relação c ela é melhor que antes. E o dia que eu sair novamente jamais terei sentimentos de culpa tbm tenho o apoio do meu irmão que mora em outra cidade
    Mesmo c a distância está sempre presente
    Se vc n estiver bem por dentro estando na mesma casa ou não poderá ter os mesmos problemas.Conheco muita gente que mora sozinha ou construiu família mas que tem problemas de relacionamento e financeiro s e etc então eu sei e tbm já vivenciei e sei que é algo muito além disso.Morar ou não na mesma casa que os seus pais depois de adulto jamais definirá o seu sucesso ou insucesso na vida. Depende sim da forma como vc convive com essa questão internamente

  • @MenorCN
    @MenorCN 7 หลายเดือนก่อน +1

    Vejo a galera colocando sempre desculpa em tudo, a vida não é fácil, tem que arriscar, imagina quem criou a lâmpada o celular, tudo nesse mundo foi criado imagina se essas pessoas tivessem medo ??, nós agora não teria nada, param de colocar desculpas vc conseguir sim

  • @fabiorego5869
    @fabiorego5869 9 หลายเดือนก่อน +12

    Não serve para todo mundo, o ser humano é mais complexo. Moro com meus pais, porém só vou para casa deles aos finais de semana; feriado e férias pois alugo uma casa perto do meu trabalho em outra cidade próxima. Sou bem sucedido, contribuo com eles e dou dinheiro para minha mãe pois não a trato como escrava. Sei fazer de tudo em casa e tenho independência financeira e emocional. Tem muita gente que se diz independente, vai morar sozinho e continua explorando os pais.
    Já fui discriminado por uma moça que eu estava paquerando, ela veio com sarcasmo me dizer que eu morava com a mamãe, sem nem conhecer minha história e meu caráter, eu então disse para ela procurar alguém que trata mal e explora a mãe para ela sentir na pele o machismo. É bom sair da casa dos pais, só que vídeos como este ajudam a disseminar preconceitos contra quem mora com os pais porém são independentes e íntegros.

    • @manoelacoscarella1593
      @manoelacoscarella1593 9 หลายเดือนก่อน +2

      Concordo

    • @fabiorego5869
      @fabiorego5869 9 หลายเดือนก่อน +3

      @@manoelacoscarella1593 Grato por responder. Muitas pessoas me atacaram em outros comentários, gostam de usar termos pejorativos e infantilizados para descrever todas as pessoas que moram com os pais vomo adultos que não cresceram, e até me diminuir enquanto homem por esse fator.

  • @larissaana
    @larissaana 9 หลายเดือนก่อน +1

    Vídeo maravilhoso, conheci a pouco mas já amo essa Psicóloga, ela realmente tem vocação pra coisa!!! #gratidão

    •  9 หลายเดือนก่อน +1

      Gratidão. Disponha!

  • @giseles5581
    @giseles5581 9 หลายเดือนก่อน +1

    Jhanda, você é fantástica. Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco e por ser tão amável mesmo quando está nos fazendo enxergar a vida ❤

    •  9 หลายเดือนก่อน

      Muito obrigada. disponha!

  • @sergionascimento1102
    @sergionascimento1102 9 หลายเดือนก่อน +2

    Sai da cada dos pais. Voce cresce. Amadurece e evoluem e se torna mais responsável e independência. Questões materiais e financeira são de menos. Avante

    • @tamiresmerces9795
      @tamiresmerces9795 หลายเดือนก่อน +1

      Compartilho desse mesmo pensamento

    • @sergionascimento1102
      @sergionascimento1102 หลายเดือนก่อน

      @tamiresmerces9795 obrigado. Nascemos crescemos e morremos livres. Liberdade não tem preço

  • @lucimarcerqueira6556
    @lucimarcerqueira6556 28 วันที่ผ่านมา

    Estou prestes a sair da casa de meus pais. Com a vida financeira ainda em desequilíbrio, e contando com ajuda financeira deles. Estou botando fé que a separação física vai trazer benefícios pra nós. Cansei de esperar a condição a ideal. Aluguei a casa e vou mudar com o que tenho. Espero aumentar a minha renda mensal, entregando mais horas de trabalho, e investindo em outras fontes de renda.

  • @rogeriooliveira3410
    @rogeriooliveira3410 9 หลายเดือนก่อน +1

    Barbaridade tchê, desse jeito, vou ficar bagual no psicológico ❤

  • @tchezynn
    @tchezynn 9 หลายเดือนก่อน +1

    Eu sinto que devo sair da casa dos país , sempre fui julgado pela minha família, sou diferente,penso diferente. Quando vou ser produtivo , eles sempre arranjam um jeito de me atrapalhar e como estou desempregado eles falam: você é vagabundo! Principalmente meus irmãos que falam isso , mas ora eles nem se quer saem de casa , só trabalho. Não ajudam nada em casa, eu que faço a comida pra aqueles que me chamam de "vagabundo" . Se treino sou vaidoso . Não aguento mais , vou arrumar um emprego e vou me mudar daqui pro meu bem , pra minha produtividade!

  • @lucianasilvamoreira1329
    @lucianasilvamoreira1329 9 หลายเดือนก่อน +10

    Eu tenho 39 anos marido e filhos , voltei a morar com minha mãe faz 5 anos pq ela mesma nos chamou pra vir morar com ela. Estávamos passando por momentos difíceis acabei aceitando, hoje vejo q foi uma escolha ruim. Meu marido e eu estamos desempregados , minha mãe é aposentada moramos de aluguel . E queremos sair pra morar em outra cidade onde meu marido morava lá tem mais facilidade de conseguir emprego . Mas minha mãe sempre vai pro lado emocional. Diz q sem a gente aqui capaz dela entrar em depressão, pedimos pra ir com a gente disse q não vai. Ficamos em cima do muro e a vida passando. É péssimo viu!

    • @Annewithande1
      @Annewithande1 9 หลายเดือนก่อน +1

      N deixe as chantagens dela de afetar! Não pare sua vida pela sua mãe, arrume seu emprego e se preciso mude de cidade, pois na sua situação, qnd ela vier a falecer, os deixara a Deus dará. Ele lhe sustenta hj, mas e qnd ela falecer? Deixará uma herança p vcs se virarem até conseguir um emprego? Pense sim em sua mãe, mas tbm pense na sua família, vc tem sua família para cuidar. Do jeito q vc está, sendo 100% da sua mãe ainda mais sendo casada não é nada bom. Busque conseguir sua independência para sustentar vc e sua família, antes que o comodismo chegue! Vc n pode obg sua mãe ir ctg, mas ela tbm n pd de obg morar c ela! Se vc for e ela ficar mal, leve ela ctg, para cuidar dela, se posicione, mas n deixe sua vida completamente de lado por ela, pois ela n está pensando no seu bem e da sua família, apenas na vontade dela.

    • @lucianasilvamoreira1329
      @lucianasilvamoreira1329 9 หลายเดือนก่อน

      @@Annewithande1 muito grata!

    • @Annewithande1
      @Annewithande1 9 หลายเดือนก่อน +2

      @@lucianasilvamoreira1329 por nada. Eu passei por isso morando c minha mãe. Pois queria mt morar em outra cidade (pelas oportunidades) e ela nunca quiz ir embora. Qnd morava c minha mãe smp me posicionei q queria ser "livre", q qnd crescesse iria ter minha independência, minha casa, minha vida e iria mudar de cidade, smp falei q faria o q tivesse ao meu alcance por ela, e se ela quisesse morar cmg a receberia de portas abertas na minha casa na cidade onde morar, se ficasse doente eu a levaria p onde eu estivesse e cuidaria com todo o amor e carinho, mas eu jamais deixaria minha vida 100% de lado para morar com ela na cidade dela ou para ficar apenas em função de cuidar dela e smp falava "eu n posso deixar de trabalhar para cuidar de vc, pois como é q vou pagar nossos gastos ? Eu faço o possível para conciliar o trabalho e te dar todo o suporte (sem precisar tipo de cuidadora), n vou te abandonar, mas n posso pensar apenas em vc". Acho q foi o melhor q fiz, pois hj ela tem consciência e n faz chategem cmg, sabe q eu a amo e faço o q posso por ela, e qnd ficar mais velha vai morar cmg aonde eu estiver, eu penso no bem estar e melhor para nós 2.
      Minha mãe já tem +40 e ainda mora c minha vó, queria mto q ela desde cedo pensasse e lutasse como eu para sair de casa, conquistar as coisas, ter vida própria e ser independente ou q tivesse alguém para dar a ela esse conselho (como estou dano a vc) para correr atrás da vida própria e independente! Faz pouco tempo q ela tem começado a "acordar" p vida e perceber o qnt é importante ter sua independência, ela ainda está a passos de lesma (pq infelizmente se acomodou) e espero q ela consiga rápido avançar os passos e realmente correr atrás. Mas, se ela n mudar, eu estou me esforçando por nós, para poder dar a ela toda a ajuda e suporte q ela precisar (principalmente qnd minha avó, mto idosa, vier a faltar). Luciana, espero q eu consiga te ajudar através do meu relato para vc fazer a melhpr escolha para vc, sua mãe e família. Ore, peça a Deus direcionamento q ele irá te responder. Sei q n é fácil tomar certas decisões, mas elas são necessárias!

    • @lucianasilvamoreira1329
      @lucianasilvamoreira1329 9 หลายเดือนก่อน +1

      @@Annewithande1 muito obrigada, te agradeço de coração. Vou pedir a Deus para me ajudar na melhor escolha e tabm para abençoar sempre sua vida e da sua família . Meu filho mais velho tem 18 anos é um rapaz muito determinado, está trabalhando pela Internet e tá me motivando a entrar nessa área tbm. Confio em Deus que dará certo!

  • @antoniocarlosrodriguescamp1497
    @antoniocarlosrodriguescamp1497 9 หลายเดือนก่อน +2

    Só voltei a morar com minha mãe por não ter conseguido me reerguer financeiramente . Mas nunca tive dúvida que deveria morar sozinho:ao término da faculdade, 22 anos, consegui um excelente emprego fora de minha área. Naquele momento a prioridade não era o meu perfil, a adequação do tipo de trabalho à carreira que havia escolhido_ isso deixei para depois. Bem, saí para meu próprio apartamento, para sofrimento de pai e mãe_ era a prioridade naquele momento. Foi uma bela experiência ; mas aí perdi o trabalho por descontrole emocional
    Mais tarde fui morar em São Paulo , onde a empresa pagava meu hotel. A empresa ,não por razões minhas, quebrou. Voltei para o Rio, meu apartamento , mas fui mantido pela família e o tempo passou...
    Viver só sempre foi a minha escolha, mas há adversidades; a sorte às vezes bate muito má à sua porta.
    Na minha idade, ainda vou ver o que posso fazer.🙏

  • @renatavillelaa
    @renatavillelaa 9 หลายเดือนก่อน +1

    Minhas primas moraram com os pais até o fim deles e prosperam muito dentro da casa dos pais, sabe por que? A família era e continua sendo muito unida. Só saia se o ambiente for tóxico...

  • @jmn8114
    @jmn8114 9 หลายเดือนก่อน +1

    Verdade, nunca tinha pensado nisso antes!

  • @waldirpereira2275
    @waldirpereira2275 7 วันที่ผ่านมา

    Tudo é relativo.
    Tem filhos que cuidam dos país acabam de fato envelhecendo e ficando sozinhos.
    Tem filhos que se casam depois acabam separando e voltando para casa dos pais e com os filhos tirando a liberdade dos idosos.
    Tem filhos que possuem seu trabalho e tem seu carro, moto, apartamento e mesmo assim, acabam ficando presentes na vida dos pais devido a idade e enfermidade.
    Todas as situações são difíceis.
    Têm muita gente que casou e estão tendo filhos porque querem que na velhice possam fer alguém para cuidar deles.
    Então é complicado.
    Nada é tão fácil assim
    Deus no Controle sempre.
    E que as pessoas, possam encontrarem seus caminhos sem tristeza ou ficar olhando a vida do outro ou seja, cada um nessa vida, terá sua história.

  • @rafinhag3954
    @rafinhag3954 9 หลายเดือนก่อน +10

    Adulto tem que ser adulto, arcando com as escolhas, acertos e erros. Não vamos ter nossos pais para sempre. Pais, ensinem os filhos de vocês a amadurecerem.

    • @fabiorego5869
      @fabiorego5869 9 หลายเดือนก่อน +2

      Não serve para todo mundo, o ser humano é mais complexo. Moro com meus pais, porém só vou para casa deles aos finais de semana; feriado e férias pois alugo uma casa perto do meu trabalho em outra cidade próxima. Sou bem sucedido, contribuo com eles e dou dinheiro para minha mãe pois não a trato como escrava. Sei fazer de tudo em casa e tenho independência financeira e emocional. Tem muita gente que se diz independente, vai morar sozinho e continua explorando os pais.
      Já fui discriminado por uma moça que eu estava paquerando, ela veio com sarcasmo me dizer que eu morava com a mamãe, sem nem conhecer minha história e meu caráter, eu então disse para ela procurar alguém que trata mal e explora a mãe para ela sentir na pele o machismo. É bom sair da casa dos pais, só que vídeos como este ajudam a disseminar preconceitos contra quem mora com os pais porém são independentes e íntegros.

  • @arianeguedess
    @arianeguedess 9 หลายเดือนก่อน +2

    Com meus pais sempre foi o contrario, meu pai sempre disse pra eu nao trabalhar pq em casa teria tudo. Toda vez que tentava algo, ele minava com pensamentos negativos sobre aquilo e eu desistia. Dai engravidei, tive que morar com meu marido, fui jogada nessa vida "independente" dos meus pais, mas sem ter preparo nenhum e to aqui, perdida e ansiosa. To fazendo terapia, tentando lidar, mas outro problema surgiu: meu marido tbm sofre disso com os pais dele. Entao esse video me deu uma luz pra entender melhor esse problema. Vou procurar a solução disso, da forma mais saudável possível.

  • @Denise.Carvalho
    @Denise.Carvalho 9 หลายเดือนก่อน +1

    Não tenho nem palavras 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽 Muitíssimo obrigada por esse vídeo 🙏🏼

  • @paulamaria4869
    @paulamaria4869 4 หลายเดือนก่อน

    Esse video, foi muito essencial para mim. Eu temho 31 anos e ainda moro com os meus pais. A minha renda, sempre ajudei em casa e nao tinha como investir na minha carreira. Até casa própria tive que comprar para família. Estou me sentindo esgotada. Hoje, colocaram nas minhas costas as contas e obrigações da casa, porque meu pai disse que não iria mais trabalhar. Me sinto estagnada mesmo. É como sentodos avançassem menos eu. Estive pensando nisso, em alugar um Ap e ter a minha vida. Creio que eu economizaria mais para realizar os meus sonhos. Hoje, gastos da casa, saude, construção da casa, ficaram nas minhas costas. Mais estou prestes a mudar.

  • @ClaudiaSantos-gp8ko
    @ClaudiaSantos-gp8ko 6 หลายเดือนก่อน

    Fui morar sozinha aos 30 e achei que já fui tarde. Foi a melhor coisa que fiz por mim e por meus pais. Eles sempre nos incentivaram a sermos independentes, tanto financeiramente quanto emocionalmente e, isto foi muito bom!
    Meu irmão foi aos 23 e minha irmã aos 26. Minha mãe ficou viúva e não quis vir morar com nenhum de nós e nem nos quer morando com ela. Teríamos que seguir todas as suas regrinhas e detalhes da casa do jeito que ela gosta, misericórdia!😅 Mas para os que moram até hoje com seus pais pelos seus diversos motivos, não julgo, que sejam felizes!✌️

  • @matheusribeiro8208
    @matheusribeiro8208 9 หลายเดือนก่อน +3

    Eu tenho 30 anos, não consigo me desligar da minha mãe 😢 toda vez que penso em sair de casa em ter minha vida (sou solteiro e o filho mais novo de 6 filhos) eu não consigo... Parece que algo me prende, não consigo a deixar sozinha mesmo ela tendo o meu pai (não me dou bem com ele, mas me sinto "preso" em estar aqui por causa dela, por não querer abandonar ela, e ter dó dela), enfim.. É algo que as vezes eu penso e choro.. porque o grande amor da minha vida é a minha mãe, e parece que eu sair de casa estarei cometendo um erro em não aproveitar ela, enquanto ela está viva, e depois que ela se for, eu me arrepender.. Nossa é tudo muito confuso 😢

    •  9 หลายเดือนก่อน

      Deixo aqui uma sugestão se quiser entender ainda mais profundamente sobre isso: Workshop: SEJA A SUA PRIORIDADE - Supere a Dependência Emocional 👇 jhanda-siqueira.kpages.online/pagina-de-vendas-d6a799e5-fd95-4b67-a255-965760d0a5a9
      São 4 horas de aula gravada em que explico o que é a dependência emocional e os 6 perfis que podemos desenvolver. Você dá um salto no seu autoconhecimento e aprende a se posicionar sem se culpar tanto.