Mas não seria este, também, o papel das artes? Incomodar, causar repulsa e ir à lugares onde o ser humano não deveria ousar ir a não ser no seu imaginário criativo? Como disse Tarantino: “Eu amo a violência! Acho q a câmera só foi inventada para filmar a violência! E a violência só deveria ser retratada através das câmeras!” Acho q um filme tem sim q retratar o socialmente não aceitável , o grotesco, enaltecer personagens (vilões ou não) e cabe ao espectador discernir o conteúdo artístico e ficcional!
Só vi todo mundo falando bem do filme.. acho que precisamos de mais filmes assim, mais sérios e conflituosos. A DC tem arsenal pra isso, os personagens são complexos. Espero que o Batman novo siga essa linha.
Concordo, doido tem em todo lugar não interessa se ele se veste de palhaço, v de vingança ou lá casa de papel um filme não é gatilho para o mal nem os jogos são, e digo mais... que façam mais filmes assim, pois serve para dar informações de que pode haver gente dessa forma por ai. E o filme está impecável. Merece o Oscar certeza.
"os personagens são complexos"! Kkkkk DCzete a vista, bons roteiros aprofundam personagens, Logan já fez isso e não é da DC, e do outro lado Thor 3 e BvS já provaram que roteiros rasos são desinteressantes e não fazem milagres
Cidade de Deus glorifica o crime? Enfim, acho que Coringa não é diferente de Taxi Driver e nem Laranja Mecânica... pois não podemos negar que os vilões existem e tem seus propósitos que no mundo real não tem nada a ver com dominar o mundo, mas sim de ser notado... Por isso que amo cinema, ele nos surpreende mesmo que polemize, nos distrai e nos soca o estômago... Quero muito ver esse filme
@@GabrielBPereiraSilva Mas eu não contradisse o que o PH disse, pelo contrário, achei a crítica dele séria e verdadeira como todas que ele faz... só disse que o Coringa tem motivações reais, por isso que choca... e suas motivações por serem reais o fazem ser notado e temido
@@phsantos PH, concordo com você, em relação a cidade de Deus, Mas, exemplo de laranja mecânica se enquadra bem! O Kubrick a partir da segunda metade do filme não busca uma redenção ao Alex, mas, mesmo assim nos causa empatia todo sofrimento dele. Posso dizer que Coringa é um espelhamento de laranja mecânica. A estrutura é idêntica do inversa! Laranja mecânica A-B Coringa B-A
Todos estamos "certos" a partir do nosso ponto de vista, então acredito que o filme fez isso, retratou o ponto de vista do Coringa (vilão) e não do Batman (herói). ;)
Comentário que vi em um dos trailers do Coringa: - Origem do Coringa de 1989: jogue-o num tanque de produtos químicos - Origem do Coringa de 2019: jogue-o na sociedade
Acho que a forma mais direta (pragmática?) de encarar a vida me tornou um tanto cínico para certos argumentos. Não que seja o caso específico desta crítica do PH, mas creio que esse alarde todo sobre os "perigos" do filme falam muito mais sobre nós mesmos e o tempo em que vivemos, do que o filme em si. De forma mais rasteira, me parece aquela reclamação do tipo "filme pornô tem muita piroca". A partir do momento em que a proposta do filme é clara, direta e precisa sobre o que quer passar, somos nós que exercemos a nossa liberdade (palavra cara hoje em dia) de vê-lo ou não, mas sabendo o que esperar. Tentar deduzir que um filme assim pode "inspirar" comportamentos no mundo real, equivale a tirar a responsabilidade que cada um de nós temos por nossas próprias ações, o que também explica muitos dos nossos problemas "progressistas" tão impregnados na sociedade.
Imagino eu que não seja "tirar a responsabilidade" e sim encorajar,como por exemplo uma identificação mal pensada de um homem cheio de problemas pesados,traumas e doenças mentais reais,com um pessoa frustrada que precisa de ajuda,que no caso dela é possível,diferentemente do Coringa Concluindo,não acho que seja realmente perigoso,mas tenho medo de entenderem errado como Taxi driver e Laranja Mecânica
Excelente observação!, só que eu achei desnecessária a ênfase moralista da crítica do PH. A DC sempre coloca isso, especialmente na sequência do Nolan, onde a diferença do herói que olha pelos outros pro vilão que olha por si, por não ter quem olhe por ele. "Vc morre herói, ou vive suficiente pra se tornar vilão", frase famosa do Duas Caras no "Cavaleiro das Trevas". Ali, no filme, o contraponto dele é a propria sociedade. Enquanto, ele tinha valores éticos e dignidade, ele era vitima de violência e humilhações. Depois que ele se revolta e responde à barbárie ele se iguala à sociedade e vira um "herói". A reflexão do filme é essa. Apenas isso.
Exatamente, o filme se passa todo pela visão "distorcida" do coringa, o que explica, nós entendemos pq ele toma certas atitudes, mas não justifica essas atitudes erradas.
@@lucascassan8343 vc sempre pode explicar um crime, mas justificar fica difícil quando se tem danos graves.
5 ปีที่แล้ว +5
é um filme. de ficção. dos bons. qq coisa pode ser gatilho para loucos ou idiotas. e qq coisa pode ser usada como desculpa para censurar ou delimitar o que pode ou não à arte. e não é este o papel da arte? de transgredir? de levantar discussões? a única coisa que não podemos fazer é dizer o que a arte não pode ser. o resto é fumaça. quem vigia os vigilantes? quem delimita? quem diz o que pode ou o que não? é só um filme. e dos bons.
Confesso que quando vi o filme pela segunda vez que pude intender a grandeza da mensagem que ele carrega. O ator foi brilhante, simplesmente isso e a sociedade que engula esse tapa de luva dado pelo filme. Uma verdade escancarada mas que poucos tiveram a coragem de expô-la!
Engraçado que eu não me lembro de ter acompanhado tal polêmica sobre o perigo da ideologia do Coringa e a justificação da violência no filme Cavaleiro das Trevas, onde o personagem foi muito mais eloquente no sentido de justificar o caos que ele promovia, tendo minutos longos cedidos pelo editor para pregar o ódio a sociedade e ao sistema.
Justamente pq lá tinha outro personagem sendo o contraponto, o herói que chama. Aqui não tem. É uma ode, como eu disse. Por isso, Erick, que não houve essa glorificação. Por isso. Aqui, até os sobrenomes bons são do mal e o coringa tem aval pra o ser.
Penso que estávamos em outro momento. Nossa sociedade encontra-se num estado onde mais parece uma Bomba Relógio, pronta para explodir a qualquer momento. E o pior que falo a nível global. Economia desestabilizada, polarização politica, briga de valores, o levante de um ultra moralismo. Todos tem voz ativa hoje, graças a internet e, hoje mais que nunca, aqueles que possuem pensamentos e desejos obscuros estão juntando-se aos seus semelhantes e se fazendo ouvir. Então SIM, uma obra como esta pode servir de gatilho, como PH bem falou. E ainda sobre "Batman - Cavaleiro das Trevas", por mais Genial que o Coringa de Ledger tenha sido em sua promoção da Anarquia e do Caos, no fim ele é derrotado e o discurso narrativo (por mais pífio que tenha sido) justifica sua derrota e exalta a Ordem e a cidadania. Mas sim, teu ponto é muito válido.
Vcs tem q entender q o filme não tem culpa de nada disso. Se pode ser um gatilho pra algumas pessoas então o problema está na sociedade e a falta de responsabilidade nossa em lidar com isso e tentar resolver. Se existem pessoas psicologicamente frágeis o que foi feito pra ajudá-las? Aí invés disso, tentamos repassar toda culpa, responsabilidade e todo motivo de tragédia pra uma filme/jogo/série. Por isso a tentativa de censurar a arte. O objetivo de um filme não é reparar uma sociedade doente, isso é responsabilidade nossa. Pessoas normais q assistem uma obra fictícia dessa jamais levariam em consideração as ações e os motivos do personagem. Nada do q ele faz é moralmente justificável. Aí censuramos a arte e aí? Resolveu? Acabaram as tragédias e tal? Os doentes sociopatas vão parar de fazer o q fazem ou vão encontrar outro meio pra justificar seus atos?
Análise ao meu ver equivoca: Não se trata se ter empatia pelo errado, tampouco justificar o erro de alguém, mas sim te entender que tudo a um motivo, um estopim e um gatilho, principalmente se tratando de doenças mentais.
Quando terminou a seção eu ouvi uma criança de mais ou menos uns 9 anos falando “que filme ruim” eu quase virei e falei “espera tu ficar mais velho amiguinho kkkkk” mas enfim, ele provavelmente não achou Ultimato ruim, porque ele é um dos focos da Marvel, ao contrário da DC. Mas que Coringa ficou arrepiantemente perfeito.
Para mim o egoísmo do Joker surgiu da necessidade de se defender. Ele cedeu. Isso é claramente visto na cena do talk show. Ele mata o apresentador qdo a intenção inicial era o suicídio. Mais explícito que isso, impossível.
Achei ótimo que no momento que tu quis passar uma mensagem mais séria no teu vídeo tu removeu (ou abaixou bastante) a música de fundo. Espero que passe um bom tempo no cinema, pq só vou conseguir ver esse filme lá pro dia 14 ou 15.
Depende muito do filme e distribuidora eu acho. Mas acho que na média, fica 1 mês. Então ta de boa kk a não ser que aonde você mora toda semana saia o filme, ai vc dançou haha
O Rei Leão tá passando até hoje xD Esse filme com certeza vai ser sucesso pelo bafafá antes mesmo de estreiar, creio que ficará um boooom tempo em cartaz também :)
Infelizmente muita gente esquece da qualidade do filme em si para dá ênfase a questão de violência, gatilho, justiceiros, atiradores, etc (não estou dizendo que seja seu caso), o filme é de origem de um vilão e claro como deve ser suponho eu pois não pude assistir ao filme, que o filme se passe na ótica do vilão, sendo assim o vilão tende a romantizar seus atos, é claro que o filme pode servir de inspiração para muitas atrocidades mas hoje em dia há muito que se pode influenciar tais atos, sempre frisando que não é a realidade de imita a ficção e sim ao contrário
É a sociedade que deixou ele assim? ou foi ele mesmo? ou foi os 2? Nunca saberemos o exato. Só podemos dizer que existe um background sombrio na história de vida dele (se isso justifica ou não oq ele faz é outra questão). Mas há o lance da empatia muito grande, chega alguns momentos que você vê as pessoas rindo dele e você só pensa "Por favor, não riam, esse homem está sofrendo demais!", mas se a gente não soubesse do background dele, a gente riria como aquelas pessoas estavam rindo e estaríamos foda-se pra ele. Cara esse filme foi sensacional
@@ymazurick Mas troque o conceito, coloque a Arlequina no lugar do Coringa, faça a história da medica que foi abusada e violentada que ficou louca e levou caos ao mundo, essa história nessa narrativa não teria esta polêmica e sim seria usado como um empoderamento feminino
Vou ser sincero, a quem fala que esse filme pode ser um "desserviço social" , entendam, é uma obra de ficção, se por acaso um lunático vestido de palhaço aparecer matando pessoas , não culpem o filme, e sim o lunático. Ps: Assista a crítica com spoilers do canal meus 2 centavos.
Quem fala que o Coringa é um filme "perigoso", que "glamoriza" a violência, são aqueles que querem escamotear as contradições sociais e não resolvê-las (pois essa resolução passaria obrigatoriamente por inviabilizar a estrutura de dominação que sustenta essa sociedade). O filme é EXCELENTE, REVOLUCIONÁRIO MESMO; sério, angustiante, coloca "na cara" a sujeira e o desprezo de quem é privilegiado pelos "outros", pelos diferentes. Coringa é resultado, é doença, é contradição. Tudo aquilo que aqueles que estão no privilégio (ou acham que estão...) querem esconder, e que acham que vão destruir, mas não vão pois os verdadeiros "coringas" - da qual esse personagem é apenas símbolo paroxista - não tem "máscaras" ou maquiagens evidentes, ou "doença" evidente; sua "doença" é moral.
Essa análise no final... não é qualquer um que tem essa sensibilidade de perceber a linha tênue entre o bem e o mal apresentadas no filme... Parabéns...
Essa história do filme ser "perigoso" é a mesma discussão que surgiu na época em que Laranja Mecânica foi lançado. Isso não impediu o filme de Kubrick de entrar para os maiores clássicos de todos os tempos.
Filmaço. Retrato de uma sociedade que exclui pessoas por sua condição social. Coringa, melhor vilão de todos, acho até que muitas pessoas gostariam de ser esse vilão.
Geralmente venho no seu canal somente pra procurar um conteúdo específico, mas, depois da riqueza desse vídeo, passei a ser seguidor. Parabéns pelo seu trabalho!
Sua análise técnica até que é boa, porém, o maniqueísmo te prejudica em outras áreas. A sociedade sempre quer heróis que garantam sua perpetuação e vilões para demonizar. O problema começa quando a própria sociedade percebe sua titânia e maldade, em detrimento das almas que ela mesma (a sociedade) acaba por corromper. Esse filme é uma obra muito visionária, um dos melhores filmes que já assisti.
Eae raphael, faz um video comentando e detalhando as principais cenas e falando sobre os principais pontos relevantes para a construção do personagem, no teu ponto de vista. Gostei muito da sua abordagem nesse video e pensei que seria legal voce aprofundar mais a análise comentando cenas (tendo spoilers, consequentemente) importantes pra entender o filme. Valeu, abraço!
Todos nós estamos muito bem representados nesse novo Coringa. Quem disser que não estará mentindo para si mesmo. E eu, que amo a realidade, a verdade e odeio a hipocrisia, gostei muito do filme. Chorei por pena do Coringa porque ele não conseguiu encontrar uma forma saudável de aliviar sua dor.
Olá, sou professor de sociologia e gostaria de da minha opinião: Também concordo que isso glorificar o errado é meio estranho. Essa noção de certo e errado é meio capenga. Vai me dizer que o Batman (versão Nolan, mas que vale pra várias versões), um milionário que resolve ser o justiceiro não é uma figura perigosa. É certo um indivíduo prender e julgar ? Não deve ser uma decisão coletiva, através de leis e juízes que deve decidir o que é um crime e como puni-lo? Batman não tá caçando e matando pessoas, mas está tentando acabar com o crime numa lógica individualista. Ele faz isso por conta das instituições serem corruptas, mas isso é certo? Não é uma ode ao justiceiro? Quando você uma pessoa é agredida e amarrada num poste por ter roubado qual ideia está em jogo? A do justiceiro! Isso que é o certo? Não estou aqui defendendo as atitudes do Coringa ou do Batman, estou apenas questionando a maneira em que olhamos para essas duas personagens, tão próximas e tão distantes. Discussões sobre "certo" e "errado" são muito mais complexas. Não dá pra ter uma resposta definitiva, muito menos aqui neste comentário. Mas acredito que utilizar essa régua moral para medir as ações do coringa e não fazer o mesmo com o Batman, é, ironicamente, injusto.
Cara, vc é sensacional!!! Adoro as suas análises, sempre coeso mesclando a parte técnica (roteiro, fotografia, figurino, iluminação e etc) e a parte mais de fã mesmo. Parabéns!
PH, gosto como suas críticas são estruturadas. Não são rasas e pasteurizada. Como aplica seus conhecimentos mostra o filma tanto do aspecto técnico quanto do sentimental. Parabéns. Nunca pare. Axé.
Estamos em 2019 e um crítico de cinema tem que falar que as atitudes do vilão mais conhecido da história dos quadrinhos são erradas. Será que relativisamos o certo e o errado nas últimas décadas? Essa geração não sabe mais o que é certo e errado?
@@eduardo-a.p. Che não fez absolutamente nada errado, me diz ai o que ele fez de errado mas com referências concretas, algo que tem na biografia oficial dele e não em blog de conspiração, me diz... o que ele fez de errado? certo era ele continuar na Argentina tendo uma vida de privilégios? você não tem sequer envergadura moral pra criticar Ernesto, é um moleque
aliás, vocês como sempre são hipócritas adoram citar Che como "assassino" (ignorando completamente o contexto de ditaduras sanguinárias que a América Latina estava), mas NUNCA, jamais, em hipótese alguma citam Churchill como um genocida que ele é, sendo responsável por milhões de mortes na Índia, MILHÕES ele é referência para muitas e muitas pessoas, e repito NUNCA citado como o genocida e SUPREMACISTA BRANCO que era, dai um moleque vem e me fala de Che como "inversão de valores" é demais mesmo, é uma canalhice sem limites
É interessante sua observação ao final do vídeo, PH. De fato, um guia ao contexto mais acertivo da conduta humana em prol da coletividade seria uma forma de focar que as inconsequentes atitudes de sociopatas estão atreladas à forma que gerenciam suas experiências internas diante do que experimentam do mundo exterior. Por outro lado, o tratamento do filme não é um ponto a condicionar a reflexão sobre o dever ser, do ponto de vista axiológico, mas uma crua abordagem do cabedal de valores circunscrito no comportamento de uma pessoa como o Coringa.
não existe filme errado nem certo. O problema ta em quem vê. Varios filmes fizeram ode ao vilão e não feriu o sentimento de ninguém. Não virei mafioso depois de Poderoso Chefão, pegaram esse filme pra boi de piranha, lamentavel. Exemplo quem da é a familia, filme não tem obrigação nenhuma de ensina nada, só entreter com uma boa história.
Estranhamente a maioria de um mesmo povo aí. 11:59 HQ na bienal não incentiva nada, isso é censura preconceito etc. 12:00 filme podem incentivar violência, Rambo, Coringa etc. Jogos incentivam a violência misoginia, sexismo, machismo e objetificação da mulher. Ninguem teve gatilho psicológico com o Mário e virou encanador, estranhamente você nunca vê alguém dizendo que pessoas foram incentivadas por filmes e atuações pro lado bom. Resumindo incentivar ou não incentivar só depende do que querem defender.
@Breno Santana Respeito a sua opinião. O detalhe pra mim é todo o trabalho que certos atores fazem em estudar por exemplo o sotaque de determinada região, criar vozes e trejeitos como o Joaquim que pesquisou sobre uma doença para criar a risada. Um drama dublado não tem a mesma carga emocional que o original. Mas enfim, é apenas uma opinião.
5 ปีที่แล้ว
PH muito legal a sua análise. Gosto do estilo técnico e a costura que você faz, sem ser vazio, não sendo exagerado. Gosto da análise da narrativa. Muito interessante! Da vontade de aprender como você vê!
Não jogo flores, porém mais uma vez concordo 110% com vossa opinião. Phoenix altamente favorito ao Oscar de melhor filme, ator e diretor. Versatilidade de TODY em sair de "Se beber não case", para o cenário oposto, trabalhar da depressão à psicose nível crítico. Cabe a sociedade, mesmo hipócrita, terá o desafio de discernir entre o bem e o mal. O que muitos sequer conseguem ver.
Que crítica precisa e detalhista! Acho excepcionais as tuas análises dos filmes. Parabéns, esse tom só ajuda a entender a qualidade cinematográfica das obras.
Joaquim Phoenix parece ter encontrado o papel da tua vida mesmo sendo uma dificil tarefa superar o que Heath Ledger fez há alguns anos atrás em Dark Night.
Único canal que adoro todas as críticas. Parabéns Raphael, adoro seu trabalho, divulgo pra quem gosta tb, assisto todas as propagandas inteiras. Ainda não assisti o filme mas já aprendi que ver sua critica antes do filme me ajuda a analisar e observar as construções do filme.
Nâo é errado, vi mais de 30 criticas e esse foi o unico cara que levou assim, bizarro essa visão, todos os outros disseram que não é por este lado, vai saber o que moveu este canal a falar assim...
@@phsantos pessoas loucas não precisam de justificativa pra cometer atrocidades, não vi ngm no youtube daqui e la de fora comentando como você, achei que foi a critica mais rasa que ja vi em seu canal, na minha opinião e na maioria esmagadora não tem nada de mais...mas você preferiu esquecer de ver o filme somente pela técnica para enxergar ele pelo lado de viés ideológico, isso sim é TRISTE E ERRADO, ainda mais para um crítico de cinema.
Meu deus mano....pra mim: a sua melhor crítica que já vi....sem palavras...kkkk quanto embasamento e confiança nas palavras. Excelente Raphael... parabéns!!!
Me lembrou o Soujirou do juppongatna, capenga do shishio que sempre sorria em qualquer situação por não ter mais emoções depois de apanhar tanto. Vou te ver samurai x de novo hahahah
Teu canal e muito bom cara, o jeito que você pensa e analisa o filme e bem legal também e o vídeo flui muito bem. Virou rotina assistir séries e vir direto pro canal ver se tem vídeos seus sobre ela. Parabéns
Excelente crítica, como sempre Rapha. Eu concordo contigo, estamos vivendo tempos onde e preciso mais responsabilidade em contar uma história. E isso vai além do que dizem ser "mimimi" e frases prontas. E ser maduro e refletir sobre quais perguntas ficam na cabeça do espectador. No final de cada história é isso de fato que importa, principalmente numa época em que o receptor e menos passivo, mais reativo. Nada passa desapercebido na sociedade sem gerar impacto. Tudo comunica e inspira.
O filme não se propõe contar a origem de um dos maiores (se não o maior) vilão dos quadrinhos? Será que é necessário o diretor ser tão didático assim no filme, pra desenhar que nada que ele tenha sofrido como Arthur justifica suas ações como Coringa? Ainda não vi o filme, verei hoje, mas já sei que será contado a partir da ótica dele, e todo vilão pensa que é herói! E me parece que tudo nesse filme é uma crítica. É ambientada em 1981, mas muito atual (olha as polêmicas!). Se o glorificaram como Coringa, um dos memes que mais bombam hj em dia é "stop making stupid people famous", então...
@@phsantos Isso é o msm que dizer que em Vingadores se justifica as ações do Thanos. Dar motivações reais e palpáveis não significa justificar, questão de interpretação, né...
Sua análise é brilhante, sem cair na esparrela de tentar relativizar o mal e justificar o injustificável como eu vi em tantas outras críticas. Parabéns pela competência em permanecer fiel ao que é bom e correto, essa é uma virtude cada vez mais rara em um mundo confuso sobre seus próprios valores. Deus lhe cubra de bençãos.
Na sociedade doente que vivemos hoje infelizmente uma obra de arte pode sim ser gatilho pra surtos de psicopata se colocando como heróis, igual aquela serie que a menina se suicida, deu um boom a mais no suicidios entre os jovens... não estou dizendo que filmes e series fazem a pessoa se matar ou matar alguém mas pra uma pessoa já doente mental pode ser sim a faisca que faltava pra iniciar o incendio, enfim é o que acho e respeito quem pensa o contrário, amei a crítica.
S. Jessy NÃO SE DIVULGA FORMAS EFETIVAS DE SE MATAR! esse foi o motivo da série ter contribuído com o aumento dos suicídios, ao desobeder essa recomendação acabou ensinando pessoas que do contrario entrariam pra estatística dos que tentaram, é por isso que jornal pode falar sobre o suicida desde que não divulgue a forma que ele fez e nem o local por causa do risco de virar point pra esses fins e com a mesma forma. É triste, mas infelizmente a arte é usada como gatilho por alguém que já está muito doente...
PelamordeDeus, PH!! Que crítica sensível, clara e linda. Não tinha pensado nesta questão dos gatilhos, já vi que terei alguns amigos (talvez até eu mesma) pra alertar. Cada vez mais fã do seu trabalho e canal! 👏
Ainda estou em dúvida sobre assistir, por maior que seja a curiosidade e confiança no trabalho de Joaquim, para mim a proposta do filme me atinge no nível do gênero terror.
@@gmescomomanolo Sim, filmes do gênero terror costumam refletir os medos sociais, conversam com o seu tempo. Eu pessoalmente tenho medo de uma sociedade individualista, violenta e sem empatia.
Resumindo, Coringa é um excelente filme mas atentem que o personagem é um vilão e o que faz é errado! Cuidado com a condescendência com o crime, que deve ser sempre combatido. Cuidado com justificantes que elevam bandidos a vítimas da sociedade em detrimentos das verdadeiras vítimas desses criminosos! Ansioso pra ver mas sempre apoiando o Batman a prender o Coringa! Kkkk
Essa sua abordagem foi incrível. Das análises que vi, ninguém tocou nesse ponto. Sempre encerrou em elogios plenos. Mas, o seu aceno à mensagem é muito importante. Brilhante PH.
Foi genial coloca-lo com a doença de "Afeto Pseudobulbar", não que seja algo bom para qualquer ser humano, mas combinou com a construção do personagem.
Acabei de voltar do cinema e acho que a DC deveria se encontrar em filmes mais sérios e deixar os filmes mais divertidos com a Marvel mesmo, Liga da Justiça tentou dar uma imagem de "filme ao estilo Marvel" e é um filme bem ruim. A Marvel é excelente com seus filmes divertidos, acho que a DC, ao invés de tentar "copiar", deveria investir em filmes mais tensos, assim como ela fazia com Cavaleiro das Trevas, e agora com esse excelente filme.
@@marksouzacosta análise sobre as características e questões técnicas do filme, sobre ele falar de uma ótima construção de personagem, roteiro, direção, mudanças de paletas de cor de acordo com o tom de cada cena, e principalmente sobre o fato do cuidado que devemos ter sobre o olhar de não justificação da violência em virtude do que o Coringa passou como vítima da sociedade e cidade caótica e seus transtornos mentais. Essa foi a análise q me referi.
Adorei a cautela e respeito na chamada de atenção no pq é preciso ter certo cuidado com esse filme. E a analise como Cinema tão fina e certeira quanto Obrigado pelo respeito e carinho que vc tem pelo seu trabalho e espectadores :)
Todos estamos "certos" a partir do nosso ponto de vista, então acredito que o filme fez isso, retratou o ponto de vista do Coringa (vilão) e não do Batman (herói). ;)
@@gugasuss Creio que seja exatamente esse o ponto. O filme feito inteiramente na visão de alguém que e classificado com vilão (Não herói) logo suas más ações são justificadas a sua maneira. Simplificando tudo que ele faz ali para ele vai ser o correto e o certo.
@@blu3031 Exato, se o cara é um psicopata e vilão como ele vai achar que suas ações estão erradas? Claro que ele vai achá-las certas por mais malucas que sejam.
Nâo glorifica, vi mais de 30 criticas e esse foi o unico cara que levou assim, bizarro essa visão, todos os outros disseram que não é por este lado, vai saber o que moveu este canal a falar assim...
O que mais me surpreendeu foram algumas pessoas no cinema rindo ou vibrando com cenas altamente deprimentes ou violentas, atrapalhando a experiência dos outros, na minha seção um idiota levou duas crianças pequenas!
Discordo quanto a ode ao vilão ! A sociedade da época já “doente e desesperançada ”, o enxergou como um ícone de uma revolta social. Mas um drama menos intenso e uma dose real de humor, daria uma leveza necessária p contar a história personagem que veio dos quadrinhos... Afinal, o filme ficou mto tenso !
Me desculpe, amigo, mas qualquer leveza acabaria com a proposta do filme; que é ser um terror psicológico social. E se ele se tornou essa obra prima, foi graças a todos os elementos técnicos e narrativos que foram pensados e inseridos milimetricamente. E claro, a atuação monstruosa de Joaquim Phoenix.
Eu ainda não vi. Gostaria muito de ver nos cinemas. Depois dessa análise fiquei com mais vontade ainda e deixo um questionamento: diante dessa obra (pelo que parece, brilhante) por que é tão difícil a DC trabalhar num universo compartilhado de seus personagens e, futuramente, refazer um filme envolvendo todos os personagens da editora como a concorrente fez? Nós (os consumidores; os fãs) só temos a ganhar com isso!
O que acho estranho é a ideia de que o filme é perigoso ao tentar validar os atos do cara. Então existe a ideia de que a mensagem pode influenciar pessoas a realizarem certos atos. So que o filme não justifica ou glorifica os atos dele. Não chega perto de trazer o aspecto de que ele é um personagem bom. Ao contrário, todo o aspecto do personagem é para você sentir desconfortável com a presença dele. Ao mesmo tempo você se revolta sim ao perceber que alguém extremamente necessitado foi desamparado de qualquer cuidado necessário. A critica social que o filme apresenta nunca justifica os atos do vilao e nem o colocam na caixa do certo e sim trazem o olhar para que muito disso poderia ter sido evitado com o amparo do poder publico ou mesmo com a ideia de empatia. Isso é real sim, mas não justifica os atos dele, mas os explica.
“Todo vilão é o herói em sua própria história.”
Injustice 2
Verdade
Calou a boca do cara! Hehehe
Isso colocaria o Batman e a família Wayne em posição de vilania também, não acha?
Daniel Augusto Gomes Diogenes é como falei, vai da visão pessoal de cada um.
Mas não seria este, também, o papel das artes? Incomodar, causar repulsa e ir à lugares onde o ser humano não deveria ousar ir a não ser no seu imaginário criativo?
Como disse Tarantino: “Eu amo a violência! Acho q a câmera só foi inventada para filmar a violência! E a violência só deveria ser retratada através das câmeras!”
Acho q um filme tem sim q retratar o socialmente não aceitável , o grotesco, enaltecer personagens (vilões ou não) e cabe ao espectador discernir o conteúdo artístico e ficcional!
Exatamente
Sim, tbm é.
Concordo com vc.
Reinaldo Nascimento concordo parceiro.
A culpa nao eh da arte que faz a ode ao crime e sim dos que veem o coringa como heroi.
"Todo Vilão é o herói em sua própria historia." - Batman
"Não trate como skate quem te trata como patins." - Chorão
Ou vc morre herói ou vive suficiente para se tornar vilão
Foi exatamente isso que pensei quando sair do cinema.
Perfeito
Muito mais do que um vilão, o Coringa é um louco sem discernimento, neste filme.
Só vi todo mundo falando bem do filme.. acho que precisamos de mais filmes assim, mais sérios e conflituosos. A DC tem arsenal pra isso, os personagens são complexos. Espero que o Batman novo siga essa linha.
Espero q a DC segure esse rojão de críticas encabeçadas pelo politicamente correto e babaca. E ótimos filmes virão.
Concordo, doido tem em todo lugar não interessa se ele se veste de palhaço, v de vingança ou lá casa de papel um filme não é gatilho para o mal nem os jogos são, e digo mais... que façam mais filmes assim, pois serve para dar informações de que pode haver gente dessa forma por ai. E o filme está impecável. Merece o Oscar certeza.
E a DC não fez isso com BVS não? Tomaram o mesmo rumo e não deu muito certo...
"os personagens são complexos"! Kkkkk DCzete a vista, bons roteiros aprofundam personagens, Logan já fez isso e não é da DC, e do outro lado Thor 3 e BvS já provaram que roteiros rasos são desinteressantes e não fazem milagres
Acho que vai ser mais comercial, da p ver já pela escolha do ator.
Cidade de Deus glorifica o crime? Enfim, acho que Coringa não é diferente de Taxi Driver e nem Laranja Mecânica... pois não podemos negar que os vilões existem e tem seus propósitos que no mundo real não tem nada a ver com dominar o mundo, mas sim de ser notado... Por isso que amo cinema, ele nos surpreende mesmo que polemize, nos distrai e nos soca o estômago... Quero muito ver esse filme
não pq é a jornada do Buscapé.
Quero muuuito assistir! Concordo contigo Ed😉
Você tenta contradizer oq ele disse sem ter visto o filme, e resume todas as motivações dos "vilões reais" ao desejo de ser notado? 🤦🏻🤦🏻🤦🏻🤦🏻🤦🏻🤦🏻
@@GabrielBPereiraSilva Mas eu não contradisse o que o PH disse, pelo contrário, achei a crítica dele séria e verdadeira como todas que ele faz... só disse que o Coringa tem motivações reais, por isso que choca... e suas motivações por serem reais o fazem ser notado e temido
@@phsantos PH, concordo com você, em relação a cidade de Deus, Mas, exemplo de laranja mecânica se enquadra bem!
O Kubrick a partir da segunda metade do filme não busca uma redenção ao Alex, mas, mesmo assim nos causa empatia todo sofrimento dele.
Posso dizer que Coringa é um espelhamento de laranja mecânica.
A estrutura é idêntica do inversa!
Laranja mecânica A-B
Coringa B-A
Belíssima análise meu brother. A melhor que assisti aqui no TH-cam. Parabéns 👏👏👏
Acabei de sair do cinema. Ainda tô impatado. Que atuação do Phoenix.
Todos estamos "certos" a partir do nosso ponto de vista, então acredito que o filme fez isso, retratou o ponto de vista do Coringa (vilão) e não do Batman (herói). ;)
sim, claro, tudo e simples assim desse jeitinho mesmo
Kkkkkkk
@@arturpimentel8746 Você é livre para discordar.
Be happy bro ;)
Comentário que vi em um dos trailers do Coringa:
- Origem do Coringa de 1989: jogue-o num tanque de produtos químicos
- Origem do Coringa de 2019: jogue-o na sociedade
Mano, profundo isso kkkk
@João R96 ótimo comentário, parabéns. Tá aqui ó 🍪
@João R96 beleza amore. Vai lá comentar nos outros tbm.
Alex SM Origem do coringa 2016: jogue-o no baile funk
Acho que a forma mais direta (pragmática?) de encarar a vida me tornou um tanto cínico para certos argumentos. Não que seja o caso específico desta crítica do PH, mas creio que esse alarde todo sobre os "perigos" do filme falam muito mais sobre nós mesmos e o tempo em que vivemos, do que o filme em si. De forma mais rasteira, me parece aquela reclamação do tipo "filme pornô tem muita piroca". A partir do momento em que a proposta do filme é clara, direta e precisa sobre o que quer passar, somos nós que exercemos a nossa liberdade (palavra cara hoje em dia) de vê-lo ou não, mas sabendo o que esperar. Tentar deduzir que um filme assim pode "inspirar" comportamentos no mundo real, equivale a tirar a responsabilidade que cada um de nós temos por nossas próprias ações, o que também explica muitos dos nossos problemas "progressistas" tão impregnados na sociedade.
Perfeita sua colocação. Assim que penso também.
Perfeito.
Você foi perfeito em sua colocação, exatamente isso.
Imagino eu que não seja "tirar a responsabilidade" e sim encorajar,como por exemplo uma identificação mal pensada de um homem cheio de problemas pesados,traumas e doenças mentais reais,com um pessoa frustrada que precisa de ajuda,que no caso dela é possível,diferentemente do Coringa
Concluindo,não acho que seja realmente perigoso,mas tenho medo de entenderem errado como Taxi driver e Laranja Mecânica
Excelente observação!, só que eu achei desnecessária a ênfase moralista da crítica do PH. A DC sempre coloca isso, especialmente na sequência do Nolan, onde a diferença do herói que olha pelos outros pro vilão que olha por si, por não ter quem olhe por ele. "Vc morre herói, ou vive suficiente pra se tornar vilão", frase famosa do Duas Caras no "Cavaleiro das Trevas".
Ali, no filme, o contraponto dele é a propria sociedade. Enquanto, ele tinha valores éticos e dignidade, ele era vitima de violência e humilhações. Depois que ele se revolta e responde à barbárie ele se iguala à sociedade e vira um "herói". A reflexão do filme é essa. Apenas isso.
As pessoas confundem "explicável" com "justificável"...
Exatamente, o filme se passa todo pela visão "distorcida" do coringa, o que explica, nós entendemos pq ele toma certas atitudes, mas não justifica essas atitudes erradas.
Nesse contexto, as palavras são quase sinônimas.
@@lucascassan8343 Pois é exatamente nesse contexto de caso extremo que a diferença se evidencia com mais nitidez.
@@lucascassan8343 Não são, uma é validada e a outra é apenas compreendida.
@@lucascassan8343 vc sempre pode explicar um crime, mas justificar fica difícil quando se tem danos graves.
é um filme. de ficção. dos bons. qq coisa pode ser gatilho para loucos ou idiotas. e qq coisa pode ser usada como desculpa para censurar ou delimitar o que pode ou não à arte. e não é este o papel da arte? de transgredir? de levantar discussões? a única coisa que não podemos fazer é dizer o que a arte não pode ser. o resto é fumaça. quem vigia os vigilantes? quem delimita? quem diz o que pode ou o que não? é só um filme. e dos bons.
Confesso que quando vi o filme pela segunda vez que pude intender a grandeza da mensagem que ele carrega. O ator foi brilhante, simplesmente isso e a sociedade que engula esse tapa de luva dado pelo filme. Uma verdade escancarada mas que poucos tiveram a coragem de expô-la!
"Hollywood tá muito repetida, blablablá" Aí algo de diferente surge: "Filme perigoso".
Nos poupe.
Tá aí o perigo.
Falou tudo
Real
Vejo censura nesse Óscar 2020
O filme é diferente pro gênero de heróis, agora, pro resto ta longe de ser diferente, ainda mais por ser um filme cheio de influências.
Engraçado que eu não me lembro de ter acompanhado tal polêmica sobre o perigo da ideologia do Coringa e a justificação da violência no filme Cavaleiro das Trevas, onde o personagem foi muito mais eloquente no sentido de justificar o caos que ele promovia, tendo minutos longos cedidos pelo editor para pregar o ódio a sociedade e ao sistema.
Uma coisa é um filme com Herói e Vilão, tem o equilíbrio, agora um filme onde coloca um vilão como "heroi" é o grande problema.
Justamente pq lá tinha outro personagem sendo o contraponto, o herói que chama. Aqui não tem. É uma ode, como eu disse. Por isso, Erick, que não houve essa glorificação. Por isso. Aqui, até os sobrenomes bons são do mal e o coringa tem aval pra o ser.
Penso que estávamos em outro momento. Nossa sociedade encontra-se num estado onde mais parece uma Bomba Relógio, pronta para explodir a qualquer momento. E o pior que falo a nível global. Economia desestabilizada, polarização politica, briga de valores, o levante de um ultra moralismo. Todos tem voz ativa hoje, graças a internet e, hoje mais que nunca, aqueles que possuem pensamentos e desejos obscuros estão juntando-se aos seus semelhantes e se fazendo ouvir. Então SIM, uma obra como esta pode servir de gatilho, como PH bem falou.
E ainda sobre "Batman - Cavaleiro das Trevas", por mais Genial que o Coringa de Ledger tenha sido em sua promoção da Anarquia e do Caos, no fim ele é derrotado e o discurso narrativo (por mais pífio que tenha sido) justifica sua derrota e exalta a Ordem e a cidadania.
Mas sim, teu ponto é muito válido.
@@felipeamaral2327 todo filme de um vilão ele sempre será o herói de sua própria história
Vcs tem q entender q o filme não tem culpa de nada disso. Se pode ser um gatilho pra algumas pessoas então o problema está na sociedade e a falta de responsabilidade nossa em lidar com isso e tentar resolver. Se existem pessoas psicologicamente frágeis o que foi feito pra ajudá-las?
Aí invés disso, tentamos repassar toda culpa, responsabilidade e todo motivo de tragédia pra uma filme/jogo/série. Por isso a tentativa de censurar a arte. O objetivo de um filme não é reparar uma sociedade doente, isso é responsabilidade nossa. Pessoas normais q assistem uma obra fictícia dessa jamais levariam em consideração as ações e os motivos do personagem. Nada do q ele faz é moralmente justificável. Aí censuramos a arte e aí? Resolveu? Acabaram as tragédias e tal? Os doentes sociopatas vão parar de fazer o q fazem ou vão encontrar outro meio pra justificar seus atos?
Essa é a resposta a pergunda: "Como o seria um CORINGA na vida real?" É só assistir o filme #Brilhamte
Análise ao meu ver equivoca: Não se trata se ter empatia pelo errado, tampouco justificar o erro de alguém, mas sim te entender que tudo a um motivo, um estopim e um gatilho, principalmente se tratando de doenças mentais.
Marvel: Vamos fazer um filme com 40 super-heróis em cena ao mesmo tempo e que nenhum filme da concorrência irá superar.
DC: Liberem o palhaço.
@Usuario das verdades E eu adoro assim da p ter muitas opções, só os trouxas ficam brigando igual retardado na internet.
@Usuario das verdades os filmes da marvel até criança pode assistir,já a dc é pra adulto no caso do palhaço principalmente
Quando terminou a seção eu ouvi uma criança de mais ou menos uns 9 anos falando “que filme ruim” eu quase virei e falei “espera tu ficar mais velho amiguinho kkkkk” mas enfim, ele provavelmente não achou Ultimato ruim, porque ele é um dos focos da Marvel, ao contrário da DC. Mas que Coringa ficou arrepiantemente perfeito.
@@engenhariadefundodequintal7621 Único filme adulto da dc é o Coringa, entao eu n diria que a dc é pra adulto.
Cavaleiro das trevas manda lembranças
Suas críticas são sempre muito serenas e coerentes e passa sua visão de uma forma muito clara. Parabéns!!!
Para mim o egoísmo do Joker surgiu da necessidade de se defender. Ele cedeu. Isso é claramente visto na cena do talk show. Ele mata o apresentador qdo a intenção inicial era o suicídio. Mais explícito que isso, impossível.
Achei ótimo que no momento que tu quis passar uma mensagem mais séria no teu vídeo tu removeu (ou abaixou bastante) a música de fundo. Espero que passe um bom tempo no cinema, pq só vou conseguir ver esse filme lá pro dia 14 ou 15.
Depende muito do filme e distribuidora eu acho. Mas acho que na média, fica 1 mês. Então ta de boa kk a não ser que aonde você mora toda semana saia o filme, ai vc dançou haha
Nossa que genial, ele fez o que todo mundo faz!
O Rei Leão tá passando até hoje xD
Esse filme com certeza vai ser sucesso pelo bafafá antes mesmo de estreiar, creio que ficará um boooom tempo em cartaz também :)
@@alterbria s e olha que é uma bosta e ta la
Vai levar spoiler
Infelizmente muita gente esquece da qualidade do filme em si para dá ênfase a questão de violência, gatilho, justiceiros, atiradores, etc (não estou dizendo que seja seu caso), o filme é de origem de um vilão e claro como deve ser suponho eu pois não pude assistir ao filme, que o filme se passe na ótica do vilão, sendo assim o vilão tende a romantizar seus atos, é claro que o filme pode servir de inspiração para muitas atrocidades mas hoje em dia há muito que se pode influenciar tais atos, sempre frisando que não é a realidade de imita a ficção e sim ao contrário
O que eu mais vi no youtube foram críticas que davam um enfoque absurdo para essa questão da violência e acabavam ofuscando o filme em sí.
É a sociedade que deixou ele assim? ou foi ele mesmo? ou foi os 2? Nunca saberemos o exato. Só podemos dizer que existe um background sombrio na história de vida dele (se isso justifica ou não oq ele faz é outra questão). Mas há o lance da empatia muito grande, chega alguns momentos que você vê as pessoas rindo dele e você só pensa "Por favor, não riam, esse homem está sofrendo demais!", mas se a gente não soubesse do background dele, a gente riria como aquelas pessoas estavam rindo e estaríamos foda-se pra ele. Cara esse filme foi sensacional
O politicamente correto está acabando com a sociedade kkkk é muito mimimi
@@ymazurick Mas troque o conceito, coloque a Arlequina no lugar do Coringa, faça a história da medica que foi abusada e violentada que ficou louca e levou caos ao mundo, essa história nessa narrativa não teria esta polêmica e sim seria usado como um empoderamento feminino
Você fala muito bem Rapha, a sua oratória é extremamente explicativa e confortável para quem tá assistindo.
Vou ser sincero, a quem fala que esse filme pode ser um "desserviço social" , entendam, é uma obra de ficção, se por acaso um lunático vestido de palhaço aparecer matando pessoas , não culpem o filme, e sim o lunático.
Ps: Assista a crítica com spoilers do canal meus 2 centavos.
Concordo plenamente, até porque quando a pessoa quer fazer loucura ela vai lá e faz, não precisa de empurrão.
Vou ver
Estava empolgado pra ver esse filme mas pra ser sinsero quando assisti me dessepcionei...
Nao vi nada de mais, só o ator que é bom
Eu assisti e recomendo. Show de interpretação do ator Joaquin Phoenix, que na minha opinião poderá ser indicado ao Oscar
Amei a crítica, PH!
Mas não seria normal " aqueles tipos de pessoas o admirarem?" isso só prova que a maioria de gothan city estava quase tão doente quanto o coringa
Quem fala que o Coringa é um filme "perigoso", que "glamoriza" a violência, são aqueles que querem escamotear as contradições sociais e não resolvê-las (pois essa resolução passaria obrigatoriamente por inviabilizar a estrutura de dominação que sustenta essa sociedade).
O filme é EXCELENTE, REVOLUCIONÁRIO MESMO; sério, angustiante, coloca "na cara" a sujeira e o desprezo de quem é privilegiado pelos "outros", pelos diferentes.
Coringa é resultado, é doença, é contradição. Tudo aquilo que aqueles que estão no privilégio (ou acham que estão...) querem esconder, e que acham que vão destruir, mas não vão pois os verdadeiros "coringas" - da qual esse personagem é apenas símbolo paroxista - não tem "máscaras" ou maquiagens evidentes, ou "doença" evidente; sua "doença" é moral.
Essa análise no final... não é qualquer um que tem essa sensibilidade de perceber a linha tênue entre o bem e o mal apresentadas no filme... Parabéns...
Menos "ânsia" destruiria o filme.
Essa história do filme ser "perigoso" é a mesma discussão que surgiu na época em que Laranja Mecânica foi lançado. Isso não impediu o filme de Kubrick de entrar para os maiores clássicos de todos os tempos.
Filmaço.
Retrato de uma sociedade que exclui pessoas por sua condição social. Coringa, melhor vilão de todos, acho até que muitas pessoas gostariam de ser esse vilão.
Raphael, sua sensibilidade potencializa e favorece a arte e os caminhos subliminares. Parabéns!
Subliminares kkkjjkkkk
CAMINHOS SUBLIMINARES?....KKKKK
Amo suas análises
Kreuser! :)
Geralmente venho no seu canal somente pra procurar um conteúdo específico, mas, depois da riqueza desse vídeo, passei a ser seguidor. Parabéns pelo seu trabalho!
Sua análise técnica até que é boa, porém, o maniqueísmo te prejudica em outras áreas.
A sociedade sempre quer heróis que garantam sua perpetuação e vilões para demonizar. O problema começa quando a própria sociedade percebe sua titânia e maldade, em detrimento das almas que ela mesma (a sociedade) acaba por corromper.
Esse filme é uma obra muito visionária, um dos melhores filmes que já assisti.
Eae raphael, faz um video comentando e detalhando as principais cenas e falando sobre os principais pontos relevantes para a construção do personagem, no teu ponto de vista.
Gostei muito da sua abordagem nesse video e pensei que seria legal voce aprofundar mais a análise comentando cenas (tendo spoilers, consequentemente) importantes pra entender o filme.
Valeu, abraço!
Todos nós estamos muito bem representados nesse novo Coringa. Quem disser que não estará mentindo para si mesmo. E eu, que amo a realidade, a verdade e odeio a hipocrisia, gostei muito do filme. Chorei por pena do Coringa porque ele não conseguiu encontrar uma forma saudável de aliviar sua dor.
Incrível a profundidade da análise, muito legal e útil. Parabéns e tomara que chegue ao máximo de pessoas possível!
Olá, sou professor de sociologia e gostaria de da minha opinião:
Também concordo que isso glorificar o errado é meio estranho. Essa noção de certo e errado é meio capenga. Vai me dizer que o Batman (versão Nolan, mas que vale pra várias versões), um milionário que resolve ser o justiceiro não é uma figura perigosa. É certo um indivíduo prender e julgar ? Não deve ser uma decisão coletiva, através de leis e juízes que deve decidir o que é um crime e como puni-lo? Batman não tá caçando e matando pessoas, mas está tentando acabar com o crime numa lógica individualista. Ele faz isso por conta das instituições serem corruptas, mas isso é certo? Não é uma ode ao justiceiro? Quando você uma pessoa é agredida e amarrada num poste por ter roubado qual ideia está em jogo? A do justiceiro! Isso que é o certo?
Não estou aqui defendendo as atitudes do Coringa ou do Batman, estou apenas questionando a maneira em que olhamos para essas duas personagens, tão próximas e tão distantes.
Discussões sobre "certo" e "errado" são muito mais complexas. Não dá pra ter uma resposta definitiva, muito menos aqui neste comentário. Mas acredito que utilizar essa régua moral para medir as ações do coringa e não fazer o mesmo com o Batman, é, ironicamente, injusto.
Muitíssimo bem pontuado!
Que crítica sensacional.
É muito bom viver no mesmo mundo que o PH.
No mínimo uns dois ou três oscars pra esse filme. Perfeito!
Sendo um deles para o Joaquim, o cara merece.
Que bom encontrar aqui essa análise, esse filme merece inclusive uma nova análise, com certeza tem muito conteúdo ainda que não foi abordado.
To ansioso pra ver esse filme!
Willian Cintra Somos dois! E vai demorar um pouquinho ;----;
Tbm.
Que bálsamo a análise desse cara!!!! Quando a pessoa sabe ter retórica é outro nível o assunto! Melhor crítica que assisti !!! Parabéns!!!
Eu senti a tensão e a atmostefera do filme na sua crítica PH, excepcional.
Cara, vc é sensacional!!! Adoro as suas análises, sempre coeso mesclando a parte técnica (roteiro, fotografia, figurino, iluminação e etc) e a parte mais de fã mesmo. Parabéns!
O Coringa tem um transtorno psiquiátrico chamado " Afeto pseudobulbar" isso reflete a risada exagerada e em momentos inadequados
E Síndrome de Tourette
@@eduardosouza2119 esta síndrome tem outros sintomas
@@eduardosouza2119 pf estuda isso nem tem nada a ver nada mesmo nadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
@@adeliaabreu9215 não entendi nada que vc escreveu... Enfim, bom filme a todos!
@@eduardosouza2119 não têm nada a ver com a síndrome que vc falou...
Amigo, seus comentários são incríveis. Vc deve ser profissional da área. Parabéns!
Como o povo pode vim comentar dizendo que a crítica dele é perfeita se ninguém ainda viu o filme também? Que estranho!
PH, gosto como suas críticas são estruturadas. Não são rasas e pasteurizada. Como aplica seus conhecimentos mostra o filma tanto do aspecto técnico quanto do sentimental. Parabéns. Nunca pare.
Axé.
Estamos em 2019 e um crítico de cinema tem que falar que as atitudes do vilão mais conhecido da história dos quadrinhos são erradas. Será que relativisamos o certo e o errado nas últimas décadas? Essa geração não sabe mais o que é certo e errado?
Acho que ver jovens com camisa de Che Guevara por aí responde essas questões que você citou.
@@eduardo-a.p. Che não fez absolutamente nada errado, me diz ai o que ele fez de errado
mas com referências concretas, algo que tem na biografia oficial dele e não em blog de conspiração, me diz... o que ele fez de errado?
certo era ele continuar na Argentina tendo uma vida de privilégios?
você não tem sequer envergadura moral pra criticar Ernesto, é um moleque
aliás, vocês como sempre são hipócritas adoram citar Che como "assassino" (ignorando completamente o contexto de ditaduras sanguinárias que a América Latina estava), mas NUNCA, jamais, em hipótese alguma citam Churchill como um genocida que ele é, sendo responsável por milhões de mortes na Índia, MILHÕES
ele é referência para muitas e muitas pessoas, e repito NUNCA citado como o genocida e SUPREMACISTA BRANCO que era, dai um moleque vem e me fala de Che como "inversão de valores"
é demais mesmo, é uma canalhice sem limites
É interessante sua observação ao final do vídeo, PH. De fato, um guia ao contexto mais acertivo da conduta humana em prol da coletividade seria uma forma de focar que as inconsequentes atitudes de sociopatas estão atreladas à forma que gerenciam suas experiências internas diante do que experimentam do mundo exterior. Por outro lado, o tratamento do filme não é um ponto a condicionar a reflexão sobre o dever ser, do ponto de vista axiológico, mas uma crua abordagem do cabedal de valores circunscrito no comportamento de uma pessoa como o Coringa.
não existe filme errado nem certo. O problema ta em quem vê. Varios filmes fizeram ode ao vilão e não feriu o sentimento de ninguém. Não virei mafioso depois de Poderoso Chefão, pegaram esse filme pra boi de piranha, lamentavel. Exemplo quem da é a familia, filme não tem obrigação nenhuma de ensina nada, só entreter com uma boa história.
Estranhamente a maioria de um mesmo povo aí.
11:59 HQ na bienal não incentiva nada, isso é censura preconceito etc.
12:00 filme podem incentivar violência, Rambo, Coringa etc.
Jogos incentivam a violência misoginia, sexismo, machismo e objetificação da mulher.
Ninguem teve gatilho psicológico com o Mário e virou encanador, estranhamente você nunca vê alguém dizendo que pessoas foram incentivadas por filmes e atuações pro lado bom.
Resumindo incentivar ou não incentivar só depende do que querem defender.
Raphael, vc sabe se expressar como poucos.
Parabéns.
Admiro muito suas críticas.
A crítica que eu mais esperava. Uma das poucas que valem a pena ver.
Sobre a criação da risada e atuação: aí o cara vai e assiste dublado.
@Breno Santana Respeito a sua opinião. O detalhe pra mim é todo o trabalho que certos atores fazem em estudar por exemplo o sotaque de determinada região, criar vozes e trejeitos como o Joaquim que pesquisou sobre uma doença para criar a risada. Um drama dublado não tem a mesma carga emocional que o original. Mas enfim, é apenas uma opinião.
PH muito legal a sua análise. Gosto do estilo técnico e a costura que você faz, sem ser vazio, não sendo exagerado. Gosto da análise da narrativa. Muito interessante! Da vontade de aprender como você vê!
Perfeita crítica! Como quase todas, gosto do seu trabalho!
Agora é correr pra conferir, esperei muito esse filme!
Parabéns 👏Suas críticas são contextualizadas e não tem julgamento e sim falando da história e dos personagens 👏
Não jogo flores, porém mais uma vez concordo 110% com vossa opinião. Phoenix altamente favorito ao Oscar de melhor filme, ator e diretor. Versatilidade de TODY em sair de "Se beber não case", para o cenário oposto, trabalhar da depressão à psicose nível crítico.
Cabe a sociedade, mesmo hipócrita, terá o desafio de discernir entre o bem e o mal. O que muitos sequer conseguem ver.
Calma aí vem Novembro o Irlandês de Martin Scorsese quem já viu no EUA em pré estreia em festivais disse é uma obra prima.
Que crítica precisa e detalhista! Acho excepcionais as tuas análises dos filmes. Parabéns, esse tom só ajuda a entender a qualidade cinematográfica das obras.
Joaquim Phoenix parece ter encontrado o papel da tua vida mesmo sendo uma dificil tarefa superar o que Heath Ledger fez há alguns anos atrás em Dark Night.
Único canal que adoro todas as críticas. Parabéns Raphael, adoro seu trabalho, divulgo pra quem gosta tb, assisto todas as propagandas inteiras. Ainda não assisti o filme mas já aprendi que ver sua critica antes do filme me ajuda a analisar e observar as construções do filme.
Excelente, brilhante e forte mas é errado.
Minha opinião é um filme.
que bom
Nâo é errado, vi mais de 30 criticas e esse foi o unico cara que levou assim, bizarro essa visão, todos os outros disseram que não é por este lado, vai saber o que moveu este canal a falar assim...
@@phsantos pessoas loucas não precisam de justificativa pra cometer atrocidades, não vi ngm no youtube daqui e la de fora comentando como você, achei que foi a critica mais rasa que ja vi em seu canal, na minha opinião e na maioria esmagadora não tem nada de mais...mas você preferiu esquecer de ver o filme somente pela técnica para enxergar ele pelo lado de viés ideológico, isso sim é TRISTE E ERRADO, ainda mais para um crítico de cinema.
O argumento parte da mesma linha de raciocínio débil de que games de tiro formam atiradores de escola.
Meus mais sinceros PUTA QUE PARIU.
Ph sempre muito certeiro, sensato,, honesto, corajoso! Adoro as críticas! Obrigada, querido.
Sua percepção parte de uma tendência do politicamente correto, e quer que o filme vá por essa vertente.
Meu deus mano....pra mim: a sua melhor crítica que já vi....sem palavras...kkkk quanto embasamento e confiança nas palavras. Excelente Raphael... parabéns!!!
Me lembrou o Soujirou do juppongatna, capenga do shishio que sempre sorria em qualquer situação por não ter mais emoções depois de apanhar tanto. Vou te ver samurai x de novo hahahah
Teu canal e muito bom cara, o jeito que você pensa e analisa o filme e bem legal também e o vídeo flui muito bem. Virou rotina assistir séries e vir direto pro canal ver se tem vídeos seus sobre ela. Parabéns
Quem é o vilão: O sistema ou o curinga?
há uma imbricação entre os 2 ;)
Ambos
2 vilões porém um cria o outro
O sistema
Uma coisa não justifica a outra. Quem não consegue identificar isso, é o verdadeiro problema. Não o filme. O filme é simplesmente uma obra de arte!
Excelente crítica, como sempre Rapha. Eu concordo contigo, estamos vivendo tempos onde e preciso mais responsabilidade em contar uma história. E isso vai além do que dizem ser "mimimi" e frases prontas. E ser maduro e refletir sobre quais perguntas ficam na cabeça do espectador. No final de cada história é isso de fato que importa, principalmente numa época em que o receptor e menos passivo, mais reativo. Nada passa desapercebido na sociedade sem gerar impacto. Tudo comunica e inspira.
O filme não se propõe contar a origem de um dos maiores (se não o maior) vilão dos quadrinhos? Será que é necessário o diretor ser tão didático assim no filme, pra desenhar que nada que ele tenha sofrido como Arthur justifica suas ações como Coringa? Ainda não vi o filme, verei hoje, mas já sei que será contado a partir da ótica dele, e todo vilão pensa que é herói! E me parece que tudo nesse filme é uma crítica. É ambientada em 1981, mas muito atual (olha as polêmicas!). Se o glorificaram como Coringa, um dos memes que mais bombam hj em dia é "stop making stupid people famous", então...
origem e a validação.
não precisa contar a origem do maior vilão justificando o hediondo. simples.
@@phsantos Isso é o msm que dizer que em Vingadores se justifica as ações do Thanos. Dar motivações reais e palpáveis não significa justificar, questão de interpretação, né...
@@phsantos Insisto. Filme sobre a origem de um vilão, contada sob sua ótica...tem uma frase que diz "todo vilão é herói de sua própria história".
@@rafaellima9190 Tu assistiu o filme?
Sua análise é brilhante, sem cair na esparrela de tentar relativizar o mal e justificar o injustificável como eu vi em tantas outras críticas. Parabéns pela competência em permanecer fiel ao que é bom e correto, essa é uma virtude cada vez mais rara em um mundo confuso sobre seus próprios valores. Deus lhe cubra de bençãos.
Na sociedade doente que vivemos hoje infelizmente uma obra de arte pode sim ser gatilho pra surtos de psicopata se colocando como heróis, igual aquela serie que a menina se suicida, deu um boom a mais no suicidios entre os jovens... não estou dizendo que filmes e series fazem a pessoa se matar ou matar alguém mas pra uma pessoa já doente mental pode ser sim a faisca que faltava pra iniciar o incendio, enfim é o que acho e respeito quem pensa o contrário, amei a crítica.
S. Jessy NÃO SE DIVULGA FORMAS EFETIVAS DE SE MATAR! esse foi o motivo da série ter contribuído com o aumento dos suicídios, ao desobeder essa recomendação acabou ensinando pessoas que do contrario entrariam pra estatística dos que tentaram, é por isso que jornal pode falar sobre o suicida desde que não divulgue a forma que ele fez e nem o local por causa do risco de virar point pra esses fins e com a mesma forma. É triste, mas infelizmente a arte é usada como gatilho por alguém que já está muito doente...
Uma análise brilhante! Talvez a melhor crítica que já assisti no canal! Parabéns, no término do filme tive a mesma impressão !
Vc foi brilhante como sempre... Parabéns por toda análise! 👏👏👏
sua analise como sempre impecável!!!
Eita rapaz....o jeito é eu ir ver esse filme mesmo. Sua crítica realmente me fez querer ver esse filme
PelamordeDeus, PH!! Que crítica sensível, clara e linda.
Não tinha pensado nesta questão dos gatilhos, já vi que terei alguns amigos (talvez até eu mesma) pra alertar. Cada vez mais fã do seu trabalho e canal! 👏
Nossa, que filme! O melhor de 2019 sem dúvida! Quanta a violência? Tanto quanto outros tantos. O ator impressiona demais. Uaauu! !!
Gosto muito das suas opiniões e das suas descrições dos filmes, obrigado por compartilhar esse talento conosco. Parabéns pelo seu trabalho
Ainda estou em dúvida sobre assistir, por maior que seja a curiosidade e confiança no trabalho de Joaquim, para mim a proposta do filme me atinge no nível do gênero terror.
Recomendo assistir "vai que cola" e a animação "Abominável". É mais interessante neste caso.
Terror?
@@gmescomomanolo Sim, filmes do gênero terror costumam refletir os medos sociais, conversam com o seu tempo. Eu pessoalmente tenho medo de uma sociedade individualista, violenta e sem empatia.
@@OpheliaDanmark não assiste.
@@OpheliaDanmark apenas um filme DC ...
Obrigada pelo conteúdo, acabei de assistir o filme e gostei muito. Obrigada pela crítica. Deus o ama bjos
Assisti o filme ontem ... Fiquei feliz o filme e uma ART melhor filme de 2019 até agora
Poucas vezes vi criticas tão lúcidas qto a sua do filme Coringa. Parabéns!!
Resumindo, Coringa é um excelente filme mas atentem que o personagem é um vilão e o que faz é errado! Cuidado com a condescendência com o crime, que deve ser sempre combatido. Cuidado com justificantes que elevam bandidos a vítimas da sociedade em detrimentos das verdadeiras vítimas desses criminosos!
Ansioso pra ver mas sempre apoiando o Batman a prender o Coringa! Kkkk
Essa sua abordagem foi incrível. Das análises que vi, ninguém tocou nesse ponto. Sempre encerrou em elogios plenos. Mas, o seu aceno à mensagem é muito importante. Brilhante PH.
Menino! Vc é tão poético!
Já tava louca p assistir Coringa, agora, depois de te assistir falando, tô ansiosa.
Adoro suas resenhas.
Foi genial coloca-lo com a doença de "Afeto Pseudobulbar", não que seja algo bom para qualquer ser humano, mas combinou com a construção do personagem.
Acabei de voltar do cinema e acho que a DC deveria se encontrar em filmes mais sérios e deixar os filmes mais divertidos com a Marvel mesmo, Liga da Justiça tentou dar uma imagem de "filme ao estilo Marvel" e é um filme bem ruim. A Marvel é excelente com seus filmes divertidos, acho que a DC, ao invés de tentar "copiar", deveria investir em filmes mais tensos, assim como ela fazia com Cavaleiro das Trevas, e agora com esse excelente filme.
Vídeo maravilhoso PH. Parabéns!!
Que análise perfeita e profunda. Louco pra assistir logo o filme!!!!!
Como você sabe que a análise foi perfeita e profunda se você nem viu o filme? rs
Kkkkkkk
@@marksouzacosta análise sobre as características e questões técnicas do filme, sobre ele falar de uma ótima construção de personagem, roteiro, direção, mudanças de paletas de cor de acordo com o tom de cada cena, e principalmente sobre o fato do cuidado que devemos ter sobre o olhar de não justificação da violência em virtude do que o Coringa passou como vítima da sociedade e cidade caótica e seus transtornos mentais. Essa foi a análise q me referi.
Adorei a cautela e respeito na chamada de atenção no pq é preciso ter certo cuidado com esse filme. E a analise como Cinema tão fina e certeira quanto
Obrigado pelo respeito e carinho que vc tem pelo seu trabalho e espectadores :)
Era isso que eu, e acho que muitos temiam, ser um filme que glorificasse o vilão. Vou tentar vê-lo ainda essa semana ou começo da próxima.
Amanhã lança
Todos estamos "certos" a partir do nosso ponto de vista, então acredito que o filme fez isso, retratou o ponto de vista do Coringa (vilão) e não do Batman (herói). ;)
@@gugasuss Creio que seja exatamente esse o ponto. O filme feito inteiramente na visão de alguém que e classificado com vilão (Não herói) logo suas más ações são justificadas a sua maneira. Simplificando tudo que ele faz ali para ele vai ser o correto e o certo.
@@blu3031 Exato, se o cara é um psicopata e vilão como ele vai achar que suas ações estão erradas? Claro que ele vai achá-las certas por mais malucas que sejam.
Nâo glorifica, vi mais de 30 criticas e esse foi o unico cara que levou assim, bizarro essa visão, todos os outros disseram que não é por este lado, vai saber o que moveu este canal a falar assim...
O que mais me surpreendeu foram algumas pessoas no cinema rindo ou vibrando com cenas altamente deprimentes ou violentas, atrapalhando a experiência dos outros, na minha seção um idiota levou duas crianças pequenas!
Discordo quanto a ode ao vilão ! A sociedade da época já “doente e desesperançada ”, o enxergou como um ícone de uma revolta social. Mas um drama menos intenso e uma dose real de humor, daria uma leveza necessária p contar a história personagem que veio dos quadrinhos...
Afinal, o filme ficou mto tenso !
Me desculpe, amigo, mas qualquer leveza acabaria com a proposta do filme; que é ser um terror psicológico social. E se ele se tornou essa obra prima, foi graças a todos os elementos técnicos e narrativos que foram pensados e inseridos milimetricamente. E claro, a atuação monstruosa de Joaquim Phoenix.
Eu ainda não vi. Gostaria muito de ver nos cinemas. Depois dessa análise fiquei com mais vontade ainda e deixo um questionamento: diante dessa obra (pelo que parece, brilhante) por que é tão difícil a DC trabalhar num universo compartilhado de seus personagens e, futuramente, refazer um filme envolvendo todos os personagens da editora como a concorrente fez? Nós (os consumidores; os fãs) só temos a ganhar com isso!
Belíssima crítica, mas discordo quanto à "ode ao vilão"
PH tem a cabeça no lugar. Eu entendi o que vc disse da metade pro final do vídeo. Obrigada
Ótima análise! Fã do canal!
O que acho estranho é a ideia de que o filme é perigoso ao tentar validar os atos do cara. Então existe a ideia de que a mensagem pode influenciar pessoas a realizarem certos atos. So que o filme não justifica ou glorifica os atos dele. Não chega perto de trazer o aspecto de que ele é um personagem bom. Ao contrário, todo o aspecto do personagem é para você sentir desconfortável com a presença dele. Ao mesmo tempo você se revolta sim ao perceber que alguém extremamente necessitado foi desamparado de qualquer cuidado necessário. A critica social que o filme apresenta nunca justifica os atos do vilao e nem o colocam na caixa do certo e sim trazem o olhar para que muito disso poderia ter sido evitado com o amparo do poder publico ou mesmo com a ideia de empatia. Isso é real sim, mas não justifica os atos dele, mas os explica.