Um adendo ao vídeo: duas situações que frequentemente causam dúvidas são *placas de som* e *interfaces de áudio* . O raciocínio de deduzir as funcionalidades funciona bem aqui. A *placa de som* é ligada à placa-mãe do computador e tem saídas para fones de ouvido. Isso significa que elas atuam como DAC e amplificador. O que as diferencia de DACs e amplificadores externos é o fato de ser usada dentro do computador e de, frequentemente, trazer algumas funcionalidades extra, como suporte a som surround. Normalmente, DACs e amplificadores externos trazem um maior desempenho, mas as placas de som costumam ser mais baratas. Por isso, dependendo do sistema, podem ser uma solução interessante. Já as *interfaces* costumam se conectar ao computador via USB e ter saídas para fones. Logo, atuam como DAC e amplificador. A diferença é que elas têm uma funcionalidade a mais: têm entradas para microfones e instrumentos - o que significam que elas contam com um ADC, conversor analógico-digital, o contrário do DAC. Ou seja: elas também convertem o áudio analógico de um instrumento ou microfone em dados digitais, que são enviados ao computador. Por isso, com interfaces, boa parte do preço é devido a essa funcionalidade, o que faz com que DACs e amplificadores dedicados na mesma faixa de preço possam oferecer um desempenho mais alto na hora de tocar um fone de ouvido. Mas muitas interfaces são ótimas nessa função também, então se, para vc, a função de gravação for importante, elas também podem ser uma ótima pedida.
Oi Leonardo, tudo bom? Eu estou começando agora no hobby e eu adquiri recentemente uma Microlab B77 (graças ao vídeo do canal) e eu gostaria de um bom headset também. Alguém pode me indicar um bom na faixa dos R$500??
Leonardo, tenho um fone bluetooth pioneer ms7bt e um sennheiser momentum passivo. Quando ouvia música com um zenfone 5 da Asus o sennheiser era claramente superior mas agora com um cel samsung a71 isso mudou completamente, a saída p2 do samsung e bem ruim. Eu teria um ganho claro na qualidade de som do meu momentum utilizando um destes adaptadores Meizu ou tempotec ?
Leo, que interface de baixo custo você recomenda? Fiquei sem minha placa de som e senti muita diferença pra placa mãe onboard por causa do amplificador ser muito fraco, e além do mais, queria colocar um microfone com braço de articulado, tudo de baixo custo só pra usar em voip, coisa do tipo.
Toda vez que o Leonardo abre a boca pra falar desses assuntos técnicos o lado ruim da audiofilia morre um pouco. A ignorância e o elitismo são muito presentes nesse mundo mas aulas como esta ajudam a nós, novatos no meio, a nos sentirmos mais confortáveis e nos ajuda a tomar melhores decisões. Obrigado pelo grande conhecimento, de alta qualidade e acessível.
Mano, Esse canal merecia um award do TH-cam e se não existe, valia a pena criar só por causa desse canal. Eu acompanho desde era tudo mato, e sempre foi do mesmo jeito, com a mesma qualidade, com a mesma didática e principalmente com a mesma humildade já que quando entramos em assuntos como este de maneira profunda, tende a não ser nada barato. É incrível! Parabéns, Leo!
meu deus! Você mudou minha vida agora! Eu acho que sabia bem por cima sobre isso, mas depois de ver esse vídeo eu tive uma certa epifania. Eu tenho um microfone condensador USB, que todo mundo diz que é inferior aos microfones xlr, só que esse microfone tem uma saída analógica que é pra monitorar o áudio sem nenhum delay, e de fato quando eu coloco o fone de ouvido nessa saída, a qualidade de áudio é bem melhor do que ouvindo a gravação pelo PC, isso porque o DAC do microfone não é tão bom. Quando você falou sobre as caixas de som que tem DAC mas que também tem uma saída RCA (analógica) que dava pra usar essas saídas pra não usar o DAC das caixas, eu imediatamente pensei "Será que dá pra fazer o mesmo com o meu microfone??". Dito e FEITO. Agora eu tenho um microfone condensador com qualidade limpinha, muito superior do que usando o DAC próprio dele. Bastou eu pegar um cabo p2-p2 e ligar ele na entrada line-in do meu desktop. Fiz esse comentáriozão, porque essa foi uma descoberta que nunca vi ninguém falando na internet mesmo eu tendo pesquisado bastante, então pode ser que alguém aqui use microfone condesador usb e não saiba sobre isso.
Hey, qual é seu fone? Acho que passo por uma situação parecida. Tenho um Samson Meteor Mic que também possui uma saída analógica P2 para retorno. No caso o que você fez foi plugar um cabo P2-P2 entre essa saída do microfone e a entrada P2 de microfone do computador? Só que no caso meu microfone ainda precisa da entrada USB para alimentá-lo. Não há conflito de sinais?
@@Ponkalicious na época que eu fiz esse comentário o meu mic era exatamente o Samson Meteor Mic. Hoje eu tenho o arcano Mark-hi que também tem saída analógico mas não fica tão bom usar essa técnica, mas nem precisa porque o Mark-hi é uma delícia, mas tô com saudade do Samson. O que eu fiz na época foi ligar da saída P2 do microfone pra entrada line-in do computador, aquela entradinha azul que só tem nos desktop (difícil ter em notebook), o meteor mic continua precisando da amplificação do USB, então eu deixo ligado o usb tbm. Não dá conflito de sinais porque é comos e você tivesse ligado dois microfones no computador, basta você ir no painel de controle de som, na aba "gravação" e você vai ver os dispositivos, vai ter o line-in e vai ter o próprio Samson Meteor Mic, então basta escolher qual usar. Eu uso um programa chamado VoiceMeeterBanana, assim eu posso usar os dois ao mesmo tempo, eu posso ligar e desligar o sinal na maior facilidade do mundo. É muito útil porque hoje em dia eu ligo meu microfone mark-hi e meu piano no line-in ao mesmo tempo, e consigo usar ambos ao mesmo tempo.
@@MaemiNoYume Nossa, e eu achando que era o único proprietário de um Samson Meteor Mic. Já pensei em trocá-lo diversas vezes por aqueles Fifines k669/k670 mas morro de medo de acabar fazendo é um downgrade. Como ele é USB, eu ouço exatamente a mesma coisa que você sobre ele ser "inferior" aos XLR. Agora entendi sobre o line-in que mencionou. Interessante, com certeza experimentarei essa técnica por aqui. Ah, eu ouço falar bastante desse programa que mencionou. No meu caso eu só usaria o microfone mesmo. Acha válido que eu use o mesmo programa também? Sou bastante inexperiente nessa área.
@@Ponkalicious aí não sei o quanto ele seria útil pra ti. Esse programa é útil pra muitas coisas, um dos meus amigos que é mestre de RPG achou ele muito útil pra controlar os efeitos da voz e compartilhar sons do computador em call. Tenho outro amigo que faz live de produção musical as vezes e ele considera muito útil também. Depende muito do seu uso. Fifines são bons mas eu nunca testei, os únicos microfones que eu testei além do Samson foi um bm800 de uma marca desconhecida e foi bem ruim, um Arcano Studio Bla-2 que tem uma qualidade muito parecida com o Samson, e finalmente o Mark-Hi que foi a melhor coisa que eu já tive, e comecei a querer cantar só por causa do mic, o modo estéreo dele é simplesmente uma delícia. Hoje eu to experimentando gravar foleys com ele pra fazer um sample pack futuramente e vender online. Vale a pena comprar o mark-hi se você quiser fazer um upgrade, mas não sei se tá tendo na lojadiscovery
@@vitorsousa9067 o problema aí é o falso coletivo, como podem generalizar tudo que sai do computador como entrada mais um problema de gramática misturada com senso comum enviesado.
To seguindo esse canal há uns 15 dias e já aprendi tanto, caraca. Ja assisti canais gringos mas nenhum tinha essa clareza. Gosto de ver gente falando o que realmente sabe, não que finge que sabe pra ter o que falar. Obrigado Leonardo. E o Kuba Disco é um sonho de consumo há meses, recentemente soube do criador e só criei mais confiança no fone.
Esse canal sempre foi grande, isso se dá pelo exemplar trabalho do Leo, tudo é incrível, tem primor, um cuidado com o conteúdo e com a clareza que me faz ter orgulho de estar aqui há uns bons anos. Que esse canal cresça mais e mais.
"A qualidade de qualquer sistema é limitada pelo pior componente que o compõe" Quando vc fala que é melhor investir primeiro num bom fone, eu entendo que por vezes ele vem como o pior componente do sistema. Subindo primeiro a qualidade dele, ai dá pra analisar quais outros componentes podem ser melhorado. Parabéns pelo vídeo! 👏
Faz um vídeo dos melhores DAC's em smartphones por favor. Ano passado estavam vendendo o LG G7 Thinq por 1500 reais isso nas lojas (Casas Bahia, extra, Pontofrio) que por sinal tem um ótimo som
20:55 Reforçando aqui a recomendação do Sharkoon Gaming DAC Pro S. Ô plaquinha guerreira! Uso ela no meu PC e foi uma das melhores coisas que fiz. Além do amplificador dela "soltar" toda capacidade do meu Sennheiser (coisa que a placa de som integrada do PC não conseguia), usando um splitter TRRS pra conector P2 separado de fone e mic, consigo ligar um microfone condensador shotgun tranquilamente porque ela manda aquela energia igual as câmeras mandam pra ele funcionar 100%. Em tempos de video conferência constantes, isso me quebrou um galhão!
Amigo, eu já comprei 4 DACs desse modelo da sharkoon mas todos vem com um chiado no fone esquerdo, independente do fone que eu utilizo. Sabe dizer se tem algum forma de resolver isso?
@@BrunoArrais1 Nossa, 4 vezes o mesmo problema é estranho mesmo. Chegou a testar em outro computador? De repente é algum problema elétrico. De todos os reviews que li/assisti antes de comprar, nenhum comentou algo parecido como um possível problema crônico. De qualquer modo, tem uma versão 2 dele, às vezes corrige esse problema com seus fones. Na Kabum tem, está marcado com um "V2" no final do título.
@@brunosurkov pior que testei sim, em diversos dispositivos também, inclusive no android. o ultimo que comprei foi o V2, que o chiado é bem menor e só do lado esquerdo, então da pra conviver. Mesmo com esse problema, valeu muito a pena, pois o áudio melhorou uns 70% e o microfone uns 200% se comparado ao sistema de áudio do meu notebook e do meu celular
sobre audio automotivo, seria legal convidar o rodrigo da codeaudio pra bater um papo, seria fantástico esse “episódio especial”. o amplificador com dac no mundo automotivo tem papel crucial porque neles são feitos ajustes finos de tempo, cortes de frequência e etc, que ajeitam o palco sonoro ao ambiente super desafiador de um carro (o motorista não está ao centro, por exemplo). nesses sistemas você pode conectar direto seu celular no bluetooth do ampli/dac e ele joga a musica dos falantes, pulando a central multimídia. aí o resultado fica incrível. agora voltando ao rodrigo da codeaudio, ele ganhou todos os emmas (concurso) que teve no brasil e o carro dele fica a disposição na loja pra quem quiser ouvir, fica em guarulhos (sp), vale MUITO a pena pra saber ate onde um som automotivo pode chegar. como curiosidade adicional, no limite desse hobby o pessoal faz audiometria e corrige o som via software do dac/ampli conforme as frequências que o ouvido da pessoa tem mais dificuldade ou sensibilidade.
Esse é o feedback mais importante para quem, como eu, quer ter um sistema de som de boa qualidade. Quando músico gastei muito com captador, pedal, amplificador e economizava na guitarra, até aprender, na prática, que qualquer equipamento ok tira muito som de uma excelente guitarra, já um setup excelente nunca vai te entregar o mesmo resultado se o instrumento for mediano.
se ficou confuso ? com certeza não é que o assunto muito complexo e com muitas informações , ja assisti a inúmeras vezes e sempre percebo um informação nova . muito obrigado por compartilhar seu conhecimento 🫶
Eu tinha comprado o sdaptador da Baseus, ele atendia, porem sempre achei o som um pouco baixo. Comprei o adaptador da Kuba e a ótima surpresa o som ficou mais alto e com os agudos mais vivos. Um outro adaptador que recomendo é o 1Mii B07 Pro+, esse adaptador é Bluetooth com LDAC. Portanto, para quem usa smartphone Android vale muito a pena, é bem mais barato que um Fiio e com valor abaixo do limite da receita.
Acabei de descobrir que é muito improvável que uma pessoa precise destes eletrônicos. 20 anos de uma vida musical e audiófila e nunca sequer ouvi falar de um dispositivo dac externo. Não precisa disso pra boas experiências. No mais, parabéns pelo vídeo.
EXCELENTE EXPLICAÇÃO !!! ... prestando atenção, qualquer leigo consegue entender ... sugestão do próximo vídeo: indicação de DAC's e amplificadores de bom custo x benefício !!!
Eu estudo eletrônica analógica a um bom tempo já montei diversos amplificadores classe A,AB e pretendo montar meu próprio dac um dia! Esse vídeo e bem didático vlw!
@@rafaelboss_3.14 não e muito perceptível mas sim! O classe A reproduz com uma transparência muito boa, mas para isso a captação da música tem que ser muito boa , e a qualidade também! O classe AB tem potência mais elevada, e tem uma boa qualidade tbm ,reproduz bem claro e sem distorções!
Amplificador Classe A/B transistorizado é maravilhoso. Um Classe A/B transistorizado mediano espanca qualquer Classe D topo de gama (estou falando daqueles Classe D nível audiófilo da NAD Electronics e similares).
Excelente aula Leo! Somente um adendo: alguns smartphones tem DACs bem vagabundinhos, como no caso do meu OnePlus 6. Quando comprei o Sonata HD a qualidade de som dos meus IEMs ficou muito próxima do meu DAP Fiio. Nesses casos sim, vale a pena pegar um DAC tipo 'dongle' como o Sonata HD.
O bom é que algumas marcas como a sony, samsung e a LG (que parou de fabricar celulares em 2021) tem ótimos dacs. Eu tinha um POCO M3 e o DAC/Amplificador era péssimo, o áudio sofria distorção acima de 40% do volume, mas assim que eu mudei para um Galaxy A14 (celular básico) eu percebi que a qualidade é muito melhor, ainda mais que vem a função dolby atmos, que aprimora consideravelmente a especialidade sonora das músicas. Porém nenhum DAC de celular ou notebook supera aqueles dos antigos Mini Systems, eu pluguei um fone meu em um system da philips de 2010 enquanto ouvia um bom MP3 de qualidade, e percebi como o som é bem mais claro e encorpado
Eu acho bem válido a compra de um DAC/Amplificador no caso dos smartphones que não possuem saída USB C (Meu caso, era um Huawei Mate 10 Pro, tinha um DAC sim e tinha uma saída analógica via USB C, porém o amplificador interno era muito fraco, e eu também perdi meu adaptador passivo, que pegava o sinal analógico do USB C e mandava pro fone) Comprei um DAC+Amp USB C da Sharkoon e resolveu meu problema, ok, ele tem um excesso de potência e meu ZSN Pro quase estoura com 80% do volume huahauhaa (fone muito leve de ser empurrado, e que mesmo um fone desses, ainda ficava baixo no DAC+Amp do meu antigo smartphone) Enfim, se o sistema tem um DAC+Amp bom eu não vejo sentido em trocar... Claro que depende da qualidade do transdutor, como vc mesmo disse. Outra situação que tenho, é no meu computador, tenho a opção de usar a saída original do DAC+Amp da Realtek (placa mãe) e uma placa USB externa que tenho aqui, que nem marca tem mas é ótima, o DAC de ambas tem diferentes especificações, o DAC USB por exemplo, vai até 16 bits 44.8 KHz, o da placa mãe, 24 Bits 192 KHz, eu senti diferença nisso? absolutamente nenhuma (MUITO provavelmente por conta do fone low cost que eu tenho, no caso, KZ ZSN Pro). Escolhi usar o DAC+Amp externo por ter um volume mais alto (amplificador mais forte) e que também uso as saídas USB dessa placa huahauhauhau...
Depende para qual será a aplicação de DACs e Amplificadores no meu caso estou Colocando um DAC na minha sala de cinema para empurrar 2 Transdutor Tátil optei por ele porque tem as configurações de EQ digital
Não sei se já comentaram Leonardo, mas vamos lá, no som do meu carro tem uma entrada auxiliar e o mesmo nem bluetooth tem, como solução dupla ao DAC e Bluetooth eu coloquei um Fiio BTR5, quando eu uso cds originais eu consigo qualidade bem comparável. Acredito que DAC original era muito ruim pra MP3, e outra coisa que consegui foi a portabilidade e usar serviços como Tidal e Spotify.
Parabéns pelo seu trabalho e pela sua didática, sou leigo e nunca havia entendido, vc nem imagina o quanto me ajudou, muito obrigado, que Deus abençoe sempre.
Tem como colocar DAC no carro sim, até utilizava em um carro antigo que tive que não possuía som. No caso obviamente não instalei o sistema de som tradicional. Aí ligava diretamente o celular no DAC que transmitia para os amplificadores do carro.
Não sei se tem no canal, mais seria interessante um vídeo falando de smartphones com melhor desempenho pra fones de ouvido, uso um LG V40 que adquiri por vim com tecnologia QUAD DAC e o desempenho ele e muito bom com meus fones .
Creio que o processo de amplificação do sinal para o emissor sonoro é muito importante também. É importante ter um amplificador com uma ampla faixa de resposta. Thd baixo e um bom fator de amortecimento. Sem isso os falantes ficam extremamente prejudicados. E como engenheiro graduado na UnB e com mestrado e doutorado na USP. Que um é tão importante como o outro. Pelo menos eletricamente falando e em laboratório. Parabéns pelo canal... Adoro seus vídeos...
Com certeza, Roney! Mas a questão é que, hoje, os amplificadores dos equipamentos que já usamos são respeitáveis, então já partimos de um bom "chão". Por isso, com fones não tão sofisticados, a meu ver não faria sentido fazer grandes investimentos (maiores do que no fone, pelo menos) em amplificadores e DACs.
Excelente vídeo. Achei mais objetivo que os anteriores sobre o tema. Mas um adendo é válido: sim, dá pra adicionar dac em áudio automotivo, e é super comum inclusive. Em sistemas mais complexos voltados a qualidade, muita gente usa o player apenas como fonte de mídia. Após ele, usamos um DSP, que recebe o sinal digital via fibra óptica. Nele fazemos todas as correções necessárias, como delay, fase, equalização, divisão de vias e etc... Daí pra frente, saem os sinais analógicos devidamente tratados para o/os amplificadores, e após os transdutores. Inclusive, muitos sistemas originais trabalham dessa forma. O player servindo apenas como transporte, enviando os sinais para um dac/amp dedicados (geralmente uma peça só nesse caso) via fibra óptica. Mercedes faz isso a uns 20 anos já
Seu canal é sensacional! E parabéns por mais esse vídeo. Falando agora como um amante da área, algo que eu sempre disse que senti falta é de espaços que permitam aos clientes experimentar diferentes combinações de equipamentos desse tipo. Seria maravilhoso poder testar headphones, DACs, amplificadores, caixas de som, e até mesmo cabos, talvez até fazendo várias combinações para "sentir" as diferenças um ambiente trabalhado e confortável para uma boa experiência. Moro em São Paulo (Capital), mas, mesmo assim, não é comum encontrar lugares assim, e geralmente os vendedores acabam tendo uma postura bastante desagradável. Graças a alguns amigos, tive o privilégio de poder experimentar alguns Audeze, Hifiman, Sennheiser, Beyerdynamic, entre outros, mas só Headphones, e nunca em um ambiente muito adequado para isso. Sempre quis experimentar, por exemplo, equipamentos da McIntosh, da Bowers & Wilkins, da PS Audio e da Audio Research em salas tratadas e projetadas para áudio. Mas já divaguei demais. E permita-me perguntar: você já fez (ou pretende fazer) algum conteúdo sobre a importância de uma rede elétrica "limpa" ("tratada") e de proteção para os equipamentos? Algo, talvez, sobre condicionadores de energia, ou mesmo regeneradores de energia? Parabéns pelo seu trabalho! Abração
Nossa cara falou comigo eu penssei em dac mas então nem preciso ( e nem daria agora) descobri nesse vídeo muito obrigado esclareceu demais! Deus abençoe Leonardo!
Resumo... a vida real é analógica, ou seja, varia não é só: certo ou errado, bom ou mau, gostou ou não gosto, sei ou não sei, direto ou esquerdo etc! Explicação muito bem feita. Parabéns mais uma vez!
Eu sempre ficava com uma dúvida ao assistir seus vídeos relacionados à esse tema. Agora está respondido. Eu não preciso de dac e AMP para o meu fone. Muito obrigado pela explicação.
Melhor explicação, impossível. Cometi o erro de pegar um Headset da Sennheiser (Gamer One) pensando que iria unir a qualidade sonora da sennheiser com o microfone (que aliás é muito bom) já que também sou gamer. Mas confesso que me arrependi, é um Headset muito bom, mas eu ia pegar o Sennheiser HD 599 e usar um mic externo, confesso que me arrependi. Acho o audio do Gamer One bem baixo, na verdade. Aconselha algum AMP? Uso a placa de som onboard da minha placa mãe Asus mesmo.
A maior dúvida que eu tinha era se um Sennheiser HD 600 tocava em notebook sem amplificador... acho que vou comprar um pra ver se funciona. Se não funcionar tento vender, pois não tenho capacidade de lidar com itens tecnológicos tipo amplificador, não consigo nem instalar.
Foi muito ilustrativo o uso de gráficos mostrando o inter-relacionamento dos equipamentos. Sensacionais as explicações mostrando em que componente investir pra se obter um bom resultado. Tenho raiva de ouvir aqueles ruidos de fundo quando ouço música no PC. Achava que a placa de som dedicada Infinity da Creative Labs deveria fazer todo esse trabalho de forma competente mas parece que a melhor solução será incluir um DAC e um amplificador pra ter um melhor resultado. Muito obrigado Leonardo!
No meu caso, usando meu PC humilde, ao ligar na saída de áudio p2 da placa mãe, os graves dos fones eram capados e o som não era tão encorpado, além da falta de volume, comprei o DAC/AMP Sonata HD e o problema foi resolvido!! Pensa num som de nível de celular top rsrs. Grande Léo, excelente vídeo, super explicação!!
O final do vídeo ficou mais simples e melhor explicado. Eu já conheço o funcionamento de todos os equipamentos que você comentou, e acho que o mais importante é a pessoa ter noção do que ela precisa (a maioria nunca ouviu um som de qualidade, ai fica difícil de saber oque realmente é a sua necessidade), e que bom que mais pessoas também gostem e busquem sons de melhor qualidade. Hoje em dia temos equipamentos "unificados" de ótima qualidade. E a questão dos aparelhos de carro, temos aparelhos de boa e ótima qualidade (mas não mais caros) e um problema que temos é o kits multimídia que vêm em carros intermediário à populares quê tem baixa qualidade.
Para saber se vc precisa de amplificador na saída analógica do dispositivo "gerador de áudio" você precisa verificar o casamento de impedância entre ambos assim como a potência de saída tal qual em sistemas de áudio grande onde precisa verificar se funciona com 4, 8, 16 ohms. Outro ponto que as pessoas não prestam a atenção é na sensibilidade. Um fone com sensibilidade maior vai tocar mais alto que um com sensibilidade menor. Alto não quer dizer qualidade porém quer dizer necessidade de mais amplificação ou não.
Aqui eu uso uma interface há anos por conta das gravações de covers que fazia e não consigo mais ficar sem. Antigamente tinha uma Scarlett 2i2 e agora mudei pra uma M-Track 2x2 da M-Audio porque fica mais bonitinha na mesa e mesmo que eu raramente grave algo, ainda amo o fato de poder controlar todo o som das caixas de som Edifier e do fone direto da interface, sem ter que ficar mexendo atrás da caixa de som, o que seria horrível. Também consigo trocar entre o fone e a caixa de som de maneira muito mais natural, sem falar da própria amplificação! Aqui só falta eu comprar um bom receptor de bluetooth pra eu plugar na saída de fone da minha interface e eu conseguir usar os fones com qualidade e facilidade, coisa que o Windows tem um problema grave.
@@fagner-sa no comentário fixado aqui no vídeo tem essa explicação. A interface de áudio é basicamente um amplificador e dac mas com a funcionalidade de gravação
O sistema de comunicação do Bluetooth ocorre por meio de frequências de rádio de ondas curtas (2.4 GHz), que identificam e conectam aparelhos com frequências semelhantes. Por ser uma tecnologia que visava baixo consumo de energia, o Bluetooth possui um raio de alcance reduzido.
Excelente explicação, vc perguntou no final do vídeo se ficou confuso, pra um recém chegado nesse tipo de conteúdo talvez, mas pra um geral que já tá no hobby e por aqui no teu canal não, mais um excelente vídeo, parabéns
Eu comprei um DAC pra smartphone da GGMM, achei que realmente faria diferença mas foi nula, pra não dizer nenhuma. O som ficou limpo em algumas ocasiões (usei inúmeros formatos de áudio), e na vdd o grave sumia no face, apesar de ficar mais natural algumas vezes em faixes acústicas. E sinceramente, do tenho ainda comigo por ser tbm amplificador, já que essa experiência de DAC realmente bem foi isso tudo. Meus fones cabeados que usei nele: KZ ZSN Pro, KZ ZSN original, JBL T110, Philips SHB3175 BT, CCA C10 Pro
muito obrigado pelo vídeo Leonardo!... gosto muito do seu propósito de deselitizar conhecimentos técnicos, deixando conhecimento acessível a todos!.. a minha pergunta é: vale a pena/faz sentido adicionar um dac + amplificador para consumir mídia no iPad pro com um Anker Q35 cabeado?... novamente, obrigado por compartilhar tanto conhecimento!
Agora queremos saber: vale a pena o dac/amp da Kuba pra usar junto com meu Kuba Disco no smartphone? Percebo que o som do Disco é mais baixo que outros fones no meu smartphone, acredito que então faria sentido, uma vez que a qualidade do Disco já é ótima, mas talvez eu não esteja extraindo tudo o que poderia.
Olá...tudo bem? Parabéns pela ação de democratizar os seu conhecimentos nessa área de tecnologia. Já tenho mais de 60 anos e vivi nos anos 80 o período de glória de algumas marcas de nacionais como a gradiente, polyvox,e cygnus entre outras. De lá pra ca muita coisa mudou...é claro e hoje penso em sonorizar uma pequena sala para curtir um MPB e o velho ROK. Pensei em adquirir um vintage mas prefiro deixar o saudosismo de lado e recorrer às novas tecnologias. O amigo poderia indicar algum equipamento que satisfaça as seguintes condições: DAC, que possua amplificação para puxar umas caixinhas passivas e se tiver saída para sub....seria o paraíso.
ele é um fone facil de empurrar, e foi pensando para ser usado em equipamentos comuns, como um smartphone, tanto é que vem com um cabo p3 com microfone embutido, se fosse para ser um fone feito para usar em sistemas de som sofisticados, não haveria o porque dele vir com um cabo com mirofone
Cara, sensacional, didática maravilhosa, ótimo vídeo. Sou um editor amador de podcast e ficou tudo muito claro. Minha placa mãe não entrega bem em "volume" pro meu humilde K52, aqui confirmei que preciso de uma placa de som de maior potência/amplificador externo ou interface, pela versatilidade com instrumentos. AULAS
Leo, vc tem muito material de alta qualidade sobre Fones, DACs e Amps mas sinto de falta de algumas coisas como Interface de Audio. Onde elas atuam? Substituem DACs e Amps? onde ela se encaixaria num sistema de som? Os episódios sobre a caixa da Edifier e Microfone ficaram tops demais.
Ótima explicação, muito obrigado pela contribuição. Tenho um HyperX Cloud 2.0 qaue recentemente o DAC queimou. Venho tentando vários programas para deixar o som mais claro e alto, mas infelizmente acaba com a qualidade. Vou procurar um DAC recomendado por você já que curto bastante a qualidade dos meus fones. Obrigado.
Poxa...fantástico esse conteúdo! Eu acabei de comprar um KZ ZS10 Pro e estava pensando se ia precisar comprar algo. Vou ouvir o no iPhone 13 e comparar se preciso comprar um para o notebook, porque sinto que nele o som não tem a mesma qualidade (aquele leve chiado no fundo). Gratidão por esclarecer.
O meu caso é um pouco complicado, eu tinha um iPhone 6s que tocava tudo que era in-ear bem demais, com sobras. Porém tive que trocar ele por um Positivo Q20 por causa da bateria que me deixava muito na mão, o Positivo resolveu meu problema, mas me deu outro: o DAC/AMP dele é tenebroso, TODOS os meus in-ears perderam potência não só de volumes mas de som, ausência quase que completa nas frequências graves (eu fiz um a/b com outros celulares dos meus familiares), por isso, decidi pegar um Fiio Btr3k para ver se resolve meu problema já que ele é um amplificador com Bluetooth que, obviamente, já tem um DAC dentro.
Boas explicações! Uma dúvida que ainda tenho é se comprar uma DAC de mesa (como os da Fosi ou Aiyima) também se justifica para colocar antes do amplificador, que por sua vez estão ligados minhas caixas passivas. Sei que seu canal é muito focado em headphones, mas não é meu caso, são caixas bookshelf + subwoofer.
Eu tô montando um anp , ele vai receber sinal analógico ...aii tava a trás de uns dac pra ter mas opinião de transmissão para esse anp Até pra ter a opção de transmissão BT para o anp
Começando a entender sobre essas coisas pra escolher meu fone de ouvido pra games e mídia (Se alguém tiver comentários a deixar aqui, agradeço kk) Eu tenho um SHP80 que usava com mic simples separado, mas os fios do MIC me incomodavam - do fone nem tanto Então peguei um headset void elite wireless - mas não gostei da qualidade em nada, até pra FPS achei que não me dá todas as informações de passos/localização Vendi, peguei um astro a40, só que - por não saber nada - peguei a versão pura com m80 (direto no controle xbox e sem o mixamp pro) e vi que a qualidade tava baixa. Aí que eu comecei a entender a diferença que um amplificador faz. Agora estou aqui testando as diferenças entre o A40 e o SHP80 e buscando entender se vale mais a pena eu pegar o A40 + Mixamp PRO (achei um bom preço em um semi novo) ou continuar com o SHP 80 e pegar um amplificador externo ou uma placa de áudio robusta (me indicaram a asus strix pro raid). Nesse último caso tbm trocaria o microfone. Tô buscando tanto detalhamento nos FPS - já que nenhum sistema que já usei me atendeu muito bem - mas tbm queria alta qualidade em jogos campanha e consumo de mídia em filme/série. Até pq eu tenho uma soundbar A555 com subwoofer. Ela tá longe de ser das mais caras, mas é mais "empolgante" que usar os fones, mas perco a localização espacial em jogos pra isso. Com o A40 e o SHP80 direto nesse amplificadorzinho m80, já deu uma melhorazinha, então imagino que o a40 com mixamp pro ou o shp80 com uma placa de áudio tenham uma melhora considerável. O que vcs me recomendam ? Cheguei procurar comparações entre o shp80 e o a40 gen4, mas não achei nada. E pra eu fazer os testes eu mesmo com o que tenho agora é impossível. Pelos meus cálculos, ficaria assim: a40 + mixamp pro = 800,00 semi novo SHP 80 (já tenho, custo zero) + strix pro raid = 700,00 semi novo tbm; + microfone = 900,00 no total Os valores são bem parecidos, então gostaria de saber qual teoricamente me daria uma solução melhor
Na minha opinião além do dac e amplificador tem que se presta atenção na gravação da música Tem alguns que tem graves de mais outros com agudos de mais fora outras músicas com exagero de médios
Oi Leo, comprei recentemente um HD800s e depois de muita pesquisa, acabei optando pelo amp/dac Marantz HD-DAC1. Li muita gente falando que é uma combinação excelente... Eu já tenho o Dragonfly Cobalt mas achei que ele não estava alimentado os HD800s no potencial adequado. Com o Marantz, eu perco o MQA, mas estou apostando num grande ganho de qualidade. Chega nos próximos dias! Abraços!
Excelente. Meu filho indicou o canal e eu adorei. Vi este video e do lossless. Aproveitando, uso muito o bluetooth para ouvir músicas, então comprei um DAC bluetooth 5.1 para poder transmitir do celular usando APTX-HD ou LDAP ao invés do usual SBC ou AAC. Ainda não chegou, será que vou sentir a diferença na qualidade? do DAC vai para um pré valvulado, depois para o amplificador.
Excelentes explicações. Eu particularmente gosto de amplificar fone de ouvido com um amplificador baseado no circuito integrado tda 2025. Muito utilizado na década passada em caixas de som de computador. Custa muito barato e entrega até uma qualidade razoável. Gostei do vídeo e concordo. Infelizmente muitas placas de som entregam um nível muito alto de ruído. Esta economia dos fabricantes é algo lamentável.
Sobre o DAC não empurrar fones - sim, sendo muito "caxias" com o termo "DAC". No entanto, existem os SOC's, que algumas fabricantes produzem integrando DAC + amplificador. Se utiliza muito em fones bluetooth, e um bom SOC (DAC+AMP) é o chipset SABRE ES9218P: ele já "resolve" o problema de fazer a conversão do digital para o analógico, e de quebra dão uma potência de algumas dezenas de miliwatts, sendo usado em equipamentos portáteis como AP80 e Hiby R2. Outros chips como os AKM, são exclusivamente DAC's, e necessitam de um circuito amplificador adicional, mesmo para fones de baixa potência.
Eu tenho um blu-ray oppo dvp95 que parece tem este dac sabre para o stereo, este oppo tem parece uma parte dedicada a audio e outra a video ele e bem caro mesmo usado, tem algo nele também da hootel. Ligo ele como play a um integrado V8 fabricado pelo ulisses da sunrise de São paulo.
11:20, amigo, se eu entendi bem, o fone bluetooth já tem um dac, certo? eu estou querendo colocar um transmissor bluetooth de som no meu setup de jogos retro (áudio RCA branco e vermelho pra bluetooth), nesse caso eu só precisaria comprar o transmissor? é isso mesmo? neste caso teria algum pra recomendar?
Leo faça um video sobre um conjunto para um iniciante por 1500 reais com tudo o necessario para entrar no hobby uns fones um dac e amp. Abraço leo feliz ano novo sou um fã seu de Portugal
1500 da pra achar um fone mediano sincero. E aconselho a pesquisar bem pra não acabar gastando com um hi end mentiroso. Infelizmente nossa realidade não ajuda.
Parabéns pelo canal! Poderia me ajudar? Comprei a S360DB da Edifier, achei bem fraco o som, além de o subwoofer se desligar, dependendo da frequência (se for um k-pop da minha filha, desliga, meus rocks não, rs!), eu li em algum lugar que o uso de um Dac antes (tipo ligar a saída digital do bluray na entrada do Dac, e usar a saída rca do dac na entrada das caixas 360 da Edifier) ia melhorar muito o som. Eu já reparei que se eu usar um notebook para enviar o áudio, como posso usar um equalizador e um ganho em db, o som sai muito mais potente, do que se eu usar um cd, um dvd ou a saída óptica da tv, direto pra S360DB da Edifier. Sei que não pode usar amplificador antes das caixas amplificadas (vai queimar), mas o Dac (me parece um pré amplificador), pode ser usado? Eu vi um na aliexpress AIYIMA DAC-A2, que parece interessante, pois tem controle de grave agudo e volume, acho que além de converter os sinais digitais em analógicos (melhoraria os dados de digital para analógico, apesar das caixas já terem um Dac interno, por serem bluetooth, pelo que entendi no seu vídeo, na entrada analógica dela, se eu conectar um aparelho (dvd cd bluray) pelo analógico, não vai "funcionar" o Dac interno? Seria isso mesmo? Tipo Rca do Bluray pro Rca das caixas, se colocar um Dac no caminho melhora? Ou o certo seria saída óptica da (cd dvd bluray) para o Rca da caixas que precisaria do Dac no caminho? Agradeço se puder me responder.
Só uma observação, há sim, players automotivos (geralmente aftermarket) que podem se conectar a DACs externos, por meio de conexão de áudio digital coaxial ou fibra óptica ou por meio de conexão HDMI.
Léo, no caso do "automotivo" acredito que daria pra por outro dac pois os players possuem entrada auxiliar (p2 ou rca) entao o dac externo usaria apenas o DSP do player (no caso de ter o amplificador no porta malas por rca) só não sei o quanto pode dar diferença por ex. um dac de uma central multimidia dessa nova (navifly android 11 por ex) de um dac mais hifi externo...
Leo, essa explicação abordou bastante sobre fones. E as caixas? Estou querendo montar um sistema com caixa de som para minha casa. Com foco em custo benefício
Excelente aula. Minha dúvida nisso tudo é: Se eu comprar um Sennheiser HD 820 para usar no celular e notebook se eu comprar um DAC+ AMPLIFICADOR ( Hiby fc3 ou Meizu Hi-fi ) daria conta com todas as funcionalidades do fone?
Muito didática sua explicação sobre um assunto que é complicado para leigo. Muito bom ! Acho muito curioso que no mundo da eletrônica a gente chamaria um DAC de conversor A/D kkk
Olá, boa tarde. Tenho um equipamento que já não toca há muito tempo. Sei que vou ter de comprar umas caixas de som novas, mas, também tenho um amplificador Sony F417R. Deixei de ouvir música nos componentes de sala e passei a ouvir nos phones de ouvido, mas, agora quero recomeçar a ouvir música no sistema de sala. Gosto de um bom som, aprecio muito uns bons médios e uns baixos elásticos e não muito nas frequências muito baixas. O que faria neste caso? Não quero gastar mais de 1000€. Muito obrigado e... e não for Portugal que ganhe o caneco o nosso pais irmão!
Excelente explicação Leonardo. Estou a pensar comprar um DAC TOPPING DX3 PRO PLUS, para ligar ao PC ou Smartphone por USB ou Bluetooth, e também ligar a TV via Optico Digital e para ligar ao meu Amplificador Vintage TECHNICS SU VX-600. Acha que conseguirei melhor som do PC de musicas Mp3 320k com esse DAC ? do que por exemplo de um CD num CD player ligado directamente ao Amplificador ? ou fazendo essa leitura de mp3 do leitor de CD com entrada USB?. Abraço
Um adendo ao vídeo: duas situações que frequentemente causam dúvidas são *placas de som* e *interfaces de áudio* . O raciocínio de deduzir as funcionalidades funciona bem aqui.
A *placa de som* é ligada à placa-mãe do computador e tem saídas para fones de ouvido. Isso significa que elas atuam como DAC e amplificador. O que as diferencia de DACs e amplificadores externos é o fato de ser usada dentro do computador e de, frequentemente, trazer algumas funcionalidades extra, como suporte a som surround. Normalmente, DACs e amplificadores externos trazem um maior desempenho, mas as placas de som costumam ser mais baratas. Por isso, dependendo do sistema, podem ser uma solução interessante.
Já as *interfaces* costumam se conectar ao computador via USB e ter saídas para fones. Logo, atuam como DAC e amplificador. A diferença é que elas têm uma funcionalidade a mais: têm entradas para microfones e instrumentos - o que significam que elas contam com um ADC, conversor analógico-digital, o contrário do DAC. Ou seja: elas também convertem o áudio analógico de um instrumento ou microfone em dados digitais, que são enviados ao computador. Por isso, com interfaces, boa parte do preço é devido a essa funcionalidade, o que faz com que DACs e amplificadores dedicados na mesma faixa de preço possam oferecer um desempenho mais alto na hora de tocar um fone de ouvido. Mas muitas interfaces são ótimas nessa função também, então se, para vc, a função de gravação for importante, elas também podem ser uma ótima pedida.
Põe meu disco pra furar fila aí kkkk. Não aguento mais esperar 😁😁
Oi Leonardo, tudo bom?
Eu estou começando agora no hobby e eu adquiri recentemente uma Microlab B77 (graças ao vídeo do canal) e eu gostaria de um bom headset também. Alguém pode me indicar um bom na faixa dos R$500??
Leonardo, tenho um fone bluetooth pioneer ms7bt e um sennheiser momentum passivo. Quando ouvia música com um zenfone 5 da Asus o sennheiser era claramente superior mas agora com um cel samsung a71 isso mudou completamente, a saída p2 do samsung e bem ruim. Eu teria um ganho claro na qualidade de som do meu momentum utilizando um destes adaptadores Meizu ou tempotec ?
@@donellybarbosa4539 na Black Friday o kuba Disco estava por 500 reais no boleto.
Leo, que interface de baixo custo você recomenda? Fiquei sem minha placa de som e senti muita diferença pra placa mãe onboard por causa do amplificador ser muito fraco, e além do mais, queria colocar um microfone com braço de articulado, tudo de baixo custo só pra usar em voip, coisa do tipo.
Toda vez que o Leonardo abre a boca pra falar desses assuntos técnicos o lado ruim da audiofilia morre um pouco. A ignorância e o elitismo são muito presentes nesse mundo mas aulas como esta ajudam a nós, novatos no meio, a nos sentirmos mais confortáveis e nos ajuda a tomar melhores decisões.
Obrigado pelo grande conhecimento, de alta qualidade e acessível.
Verdade, bom colocamento! Primeira vez aqui
Esse canal é um achado! O cara realmente tira todas as dúvidas de iniciantes! Muito obrigado mesmo, @MINDTHEHEADPHONE Leonardo!
O cenário audiofilo anda tão bobo que a preocupação com a qualidade máxima do equipamento é maior do que com o que se ouve por ele
Mano,
Esse canal merecia um award do TH-cam e se não existe, valia a pena criar só por causa desse canal. Eu acompanho desde era tudo mato, e sempre foi do mesmo jeito, com a mesma qualidade, com a mesma didática e principalmente com a mesma humildade já que quando entramos em assuntos como este de maneira profunda, tende a não ser nada barato. É incrível! Parabéns, Leo!
meu deus! Você mudou minha vida agora! Eu acho que sabia bem por cima sobre isso, mas depois de ver esse vídeo eu tive uma certa epifania. Eu tenho um microfone condensador USB, que todo mundo diz que é inferior aos microfones xlr, só que esse microfone tem uma saída analógica que é pra monitorar o áudio sem nenhum delay, e de fato quando eu coloco o fone de ouvido nessa saída, a qualidade de áudio é bem melhor do que ouvindo a gravação pelo PC, isso porque o DAC do microfone não é tão bom. Quando você falou sobre as caixas de som que tem DAC mas que também tem uma saída RCA (analógica) que dava pra usar essas saídas pra não usar o DAC das caixas, eu imediatamente pensei "Será que dá pra fazer o mesmo com o meu microfone??". Dito e FEITO. Agora eu tenho um microfone condensador com qualidade limpinha, muito superior do que usando o DAC próprio dele. Bastou eu pegar um cabo p2-p2 e ligar ele na entrada line-in do meu desktop.
Fiz esse comentáriozão, porque essa foi uma descoberta que nunca vi ninguém falando na internet mesmo eu tendo pesquisado bastante, então pode ser que alguém aqui use microfone condesador usb e não saiba sobre isso.
Hey, qual é seu fone? Acho que passo por uma situação parecida. Tenho um Samson Meteor Mic que também possui uma saída analógica P2 para retorno. No caso o que você fez foi plugar um cabo P2-P2 entre essa saída do microfone e a entrada P2 de microfone do computador? Só que no caso meu microfone ainda precisa da entrada USB para alimentá-lo. Não há conflito de sinais?
@@Ponkalicious na época que eu fiz esse comentário o meu mic era exatamente o Samson Meteor Mic. Hoje eu tenho o arcano Mark-hi que também tem saída analógico mas não fica tão bom usar essa técnica, mas nem precisa porque o Mark-hi é uma delícia, mas tô com saudade do Samson. O que eu fiz na época foi ligar da saída P2 do microfone pra entrada line-in do computador, aquela entradinha azul que só tem nos desktop (difícil ter em notebook), o meteor mic continua precisando da amplificação do USB, então eu deixo ligado o usb tbm. Não dá conflito de sinais porque é comos e você tivesse ligado dois microfones no computador, basta você ir no painel de controle de som, na aba "gravação" e você vai ver os dispositivos, vai ter o line-in e vai ter o próprio Samson Meteor Mic, então basta escolher qual usar. Eu uso um programa chamado VoiceMeeterBanana, assim eu posso usar os dois ao mesmo tempo, eu posso ligar e desligar o sinal na maior facilidade do mundo. É muito útil porque hoje em dia eu ligo meu microfone mark-hi e meu piano no line-in ao mesmo tempo, e consigo usar ambos ao mesmo tempo.
@@MaemiNoYume Nossa, e eu achando que era o único proprietário de um Samson Meteor Mic. Já pensei em trocá-lo diversas vezes por aqueles Fifines k669/k670 mas morro de medo de acabar fazendo é um downgrade. Como ele é USB, eu ouço exatamente a mesma coisa que você sobre ele ser "inferior" aos XLR. Agora entendi sobre o line-in que mencionou. Interessante, com certeza experimentarei essa técnica por aqui. Ah, eu ouço falar bastante desse programa que mencionou. No meu caso eu só usaria o microfone mesmo. Acha válido que eu use o mesmo programa também? Sou bastante inexperiente nessa área.
@@Ponkalicious aí não sei o quanto ele seria útil pra ti. Esse programa é útil pra muitas coisas, um dos meus amigos que é mestre de RPG achou ele muito útil pra controlar os efeitos da voz e compartilhar sons do computador em call. Tenho outro amigo que faz live de produção musical as vezes e ele considera muito útil também. Depende muito do seu uso.
Fifines são bons mas eu nunca testei, os únicos microfones que eu testei além do Samson foi um bm800 de uma marca desconhecida e foi bem ruim, um Arcano Studio Bla-2 que tem uma qualidade muito parecida com o Samson, e finalmente o Mark-Hi que foi a melhor coisa que eu já tive, e comecei a querer cantar só por causa do mic, o modo estéreo dele é simplesmente uma delícia. Hoje eu to experimentando gravar foleys com ele pra fazer um sample pack futuramente e vender online. Vale a pena comprar o mark-hi se você quiser fazer um upgrade, mas não sei se tá tendo na lojadiscovery
@@MaemiNoYume Eu fiz isso que vc fez, realmente funcionou, mas ficou com um ruido, como vc tirou o ruido?
Disse tensão ao invés de voltagem já merece meu respeito 😅😅
A tensão é a grandeza, e a unidade de medida em volt, assim como a corrente a unidade é em amperes.
@@djtonny01 termo técnico correto tensão!!
O voltagem chega a doer hauahau, igual quando falam amperagem
@@igoraugusto4629 o que doi pra mim é entrada de fone de ouvido, sendo que é saida
@@vitorsousa9067 o problema aí é o falso coletivo, como podem generalizar tudo que sai do computador como entrada mais um problema de gramática misturada com senso comum enviesado.
Leo, excelente vídeo, seria interessante uma parte 2 explicando como são conectados os DACs e Amplificadores... Cabos.RCA,. Cabo P2, Cabo Óptico
Boa
Sigo o relator!))
Simmm
To seguindo esse canal há uns 15 dias e já aprendi tanto, caraca. Ja assisti canais gringos mas nenhum tinha essa clareza. Gosto de ver gente falando o que realmente sabe, não que finge que sabe pra ter o que falar. Obrigado Leonardo. E o Kuba Disco é um sonho de consumo há meses, recentemente soube do criador e só criei mais confiança no fone.
Esse canal sempre foi grande, isso se dá pelo exemplar trabalho do Leo, tudo é incrível, tem primor, um cuidado com o conteúdo e com a clareza que me faz ter orgulho de estar aqui há uns bons anos. Que esse canal cresça mais e mais.
"A qualidade de qualquer sistema é limitada pelo pior componente que o compõe"
Quando vc fala que é melhor investir primeiro num bom fone, eu entendo que por vezes ele vem como o pior componente do sistema. Subindo primeiro a qualidade dele, ai dá pra analisar quais outros componentes podem ser melhorado.
Parabéns pelo vídeo! 👏
Faz um vídeo dos melhores DAC's em smartphones por favor.
Ano passado estavam vendendo o LG G7 Thinq por 1500 reais isso nas lojas (Casas Bahia, extra, Pontofrio) que por sinal tem um ótimo som
Ótima aula!!
Agora só falta um video explicando como escolher um bom Amplificador e DAC para diferentes sistemas!
20:55 Reforçando aqui a recomendação do Sharkoon Gaming DAC Pro S. Ô plaquinha guerreira! Uso ela no meu PC e foi uma das melhores coisas que fiz. Além do amplificador dela "soltar" toda capacidade do meu Sennheiser (coisa que a placa de som integrada do PC não conseguia), usando um splitter TRRS pra conector P2 separado de fone e mic, consigo ligar um microfone condensador shotgun tranquilamente porque ela manda aquela energia igual as câmeras mandam pra ele funcionar 100%. Em tempos de video conferência constantes, isso me quebrou um galhão!
Amigo, eu já comprei 4 DACs desse modelo da sharkoon mas todos vem com um chiado no fone esquerdo, independente do fone que eu utilizo. Sabe dizer se tem algum forma de resolver isso?
@@BrunoArrais1 Nossa, 4 vezes o mesmo problema é estranho mesmo. Chegou a testar em outro computador? De repente é algum problema elétrico. De todos os reviews que li/assisti antes de comprar, nenhum comentou algo parecido como um possível problema crônico. De qualquer modo, tem uma versão 2 dele, às vezes corrige esse problema com seus fones. Na Kabum tem, está marcado com um "V2" no final do título.
@@brunosurkov pior que testei sim, em diversos dispositivos também, inclusive no android. o ultimo que comprei foi o V2, que o chiado é bem menor e só do lado esquerdo, então da pra conviver. Mesmo com esse problema, valeu muito a pena, pois o áudio melhorou uns 70% e o microfone uns 200% se comparado ao sistema de áudio do meu notebook e do meu celular
Mas no caso do Steelsereries Arctis Nova PRO temos a versão wireless com DAC que faz muito bem seu trabalho (11:00)
sobre audio automotivo, seria legal convidar o rodrigo da codeaudio pra bater um papo, seria fantástico esse “episódio especial”. o amplificador com dac no mundo automotivo tem papel crucial porque neles são feitos ajustes finos de tempo, cortes de frequência e etc, que ajeitam o palco sonoro ao ambiente super desafiador de um carro (o motorista não está ao centro, por exemplo). nesses sistemas você pode conectar direto seu celular no bluetooth do ampli/dac e ele joga a musica dos falantes, pulando a central multimídia. aí o resultado fica incrível. agora voltando ao rodrigo da codeaudio, ele ganhou todos os emmas (concurso) que teve no brasil e o carro dele fica a disposição na loja pra quem quiser ouvir, fica em guarulhos (sp), vale MUITO a pena pra saber ate onde um som automotivo pode chegar. como curiosidade adicional, no limite desse hobby o pessoal faz audiometria e corrige o som via software do dac/ampli conforme as frequências que o ouvido da pessoa tem mais dificuldade ou sensibilidade.
Não ficou confuso, pelo contrário. Me revelou muito sobre o assunto e tirou todas as minhas dúvidas, muitíssimo obrigado Léo.
Esse é o feedback mais importante para quem, como eu, quer ter um sistema de som de boa qualidade. Quando músico gastei muito com captador, pedal, amplificador e economizava na guitarra, até aprender, na prática, que qualquer equipamento ok tira muito som de uma excelente guitarra, já um setup excelente nunca vai te entregar o mesmo resultado se o instrumento for mediano.
Então qualquer amplificador de fone serve? Tenho um De oliveira.
Putz, que aula! Falou o que eu precisava ouvir e tinha que aprender que sempre tive dificuldade em mais de uma década.
se ficou confuso ? com certeza não é que o assunto muito complexo e com muitas informações , ja assisti a inúmeras vezes e sempre percebo um informação nova .
muito obrigado por compartilhar seu conhecimento 🫶
Eu tinha comprado o sdaptador da Baseus, ele atendia, porem sempre achei o som um pouco baixo. Comprei o adaptador da Kuba e a ótima surpresa o som ficou mais alto e com os agudos mais vivos. Um outro adaptador que recomendo é o 1Mii B07 Pro+, esse adaptador é Bluetooth com LDAC. Portanto, para quem usa smartphone Android vale muito a pena, é bem mais barato que um Fiio e com valor abaixo do limite da receita.
22 minutos de puro conteúdo de qualidade. Parabéns por mais um excelente vídeo.
Acabei de descobrir que é muito improvável que uma pessoa precise destes eletrônicos. 20 anos de uma vida musical e audiófila e nunca sequer ouvi falar de um dispositivo dac externo. Não precisa disso pra boas experiências. No mais, parabéns pelo vídeo.
EXCELENTE EXPLICAÇÃO !!! ... prestando atenção, qualquer leigo consegue entender ... sugestão do próximo vídeo: indicação de DAC's e amplificadores de bom custo x benefício !!!
Melhor explicação que vi sobre este assunto, nunca entendia direito como funcionava e agora ficou tudo muito claro, obrigado.
Eu estudo eletrônica analógica a um bom tempo já montei diversos amplificadores classe A,AB e pretendo montar meu próprio dac um dia! Esse vídeo e bem didático vlw!
@@rafaelboss_3.14 não e muito perceptível mas sim!
O classe A reproduz com uma transparência muito boa, mas para isso a captação da música tem que ser muito boa , e a qualidade também!
O classe AB tem potência mais elevada, e tem uma boa qualidade tbm ,reproduz bem claro e sem distorções!
@@rafaelboss_3.14 mas mesmo assim, o Classe A ainda e o meu preferido!
Tirando consumo de energia constante!
Amplificador Classe A/B transistorizado é maravilhoso. Um Classe A/B transistorizado mediano espanca qualquer Classe D topo de gama (estou falando daqueles Classe D nível audiófilo da NAD Electronics e similares).
@@filmadordecarros e um som muito brabo mesmo os classe D de nível hi-fi da NAD chora mesmo kkk
Eu que não fazia ideia de nada sobre o assunto consegui terminar o vídeo mais esclarecido. Obrigado e parabéns pelo excelente trabalho!
Excelente aula Leo! Somente um adendo: alguns smartphones tem DACs bem vagabundinhos, como no caso do meu OnePlus 6. Quando comprei o Sonata HD a qualidade de som dos meus IEMs ficou muito próxima do meu DAP Fiio. Nesses casos sim, vale a pena pegar um DAC tipo 'dongle' como o Sonata HD.
O bom é que algumas marcas como a sony, samsung e a LG (que parou de fabricar celulares em 2021) tem ótimos dacs. Eu tinha um POCO M3 e o DAC/Amplificador era péssimo, o áudio sofria distorção acima de 40% do volume, mas assim que eu mudei para um Galaxy A14 (celular básico) eu percebi que a qualidade é muito melhor, ainda mais que vem a função dolby atmos, que aprimora consideravelmente a especialidade sonora das músicas. Porém nenhum DAC de celular ou notebook supera aqueles dos antigos Mini Systems, eu pluguei um fone meu em um system da philips de 2010 enquanto ouvia um bom MP3 de qualidade, e percebi como o som é bem mais claro e encorpado
Eu acho bem válido a compra de um DAC/Amplificador no caso dos smartphones que não possuem saída USB C (Meu caso, era um Huawei Mate 10 Pro, tinha um DAC sim e tinha uma saída analógica via USB C, porém o amplificador interno era muito fraco, e eu também perdi meu adaptador passivo, que pegava o sinal analógico do USB C e mandava pro fone)
Comprei um DAC+Amp USB C da Sharkoon e resolveu meu problema, ok, ele tem um excesso de potência e meu ZSN Pro quase estoura com 80% do volume huahauhaa (fone muito leve de ser empurrado, e que mesmo um fone desses, ainda ficava baixo no DAC+Amp do meu antigo smartphone)
Enfim, se o sistema tem um DAC+Amp bom eu não vejo sentido em trocar... Claro que depende da qualidade do transdutor, como vc mesmo disse.
Outra situação que tenho, é no meu computador, tenho a opção de usar a saída original do DAC+Amp da Realtek (placa mãe) e uma placa USB externa que tenho aqui, que nem marca tem mas é ótima, o DAC de ambas tem diferentes especificações, o DAC USB por exemplo, vai até 16 bits 44.8 KHz, o da placa mãe, 24 Bits 192 KHz, eu senti diferença nisso? absolutamente nenhuma (MUITO provavelmente por conta do fone low cost que eu tenho, no caso, KZ ZSN Pro). Escolhi usar o DAC+Amp externo por ter um volume mais alto (amplificador mais forte) e que também uso as saídas USB dessa placa huahauhauhau...
Depende para qual será a aplicação de DACs e Amplificadores no meu caso estou Colocando um DAC na minha sala de cinema para empurrar 2 Transdutor Tátil optei por ele porque tem as configurações de EQ digital
Não sei se já comentaram Leonardo, mas vamos lá, no som do meu carro tem uma entrada auxiliar e o mesmo nem bluetooth tem, como solução dupla ao DAC e Bluetooth eu coloquei um Fiio BTR5, quando eu uso cds originais eu consigo qualidade bem comparável. Acredito que DAC original era muito ruim pra MP3, e outra coisa que consegui foi a portabilidade e usar serviços como Tidal e Spotify.
Parabéns pelo seu trabalho e pela sua didática, sou leigo e nunca havia entendido, vc nem imagina o quanto me ajudou, muito obrigado, que Deus abençoe sempre.
Tem como colocar DAC no carro sim, até utilizava em um carro antigo que tive que não possuía som. No caso obviamente não instalei o sistema de som tradicional. Aí ligava diretamente o celular no DAC que transmitia para os amplificadores do carro.
Não sei se tem no canal, mais seria interessante um vídeo falando de smartphones com melhor desempenho pra fones de ouvido, uso um LG V40 que adquiri por vim com tecnologia QUAD DAC e o desempenho ele e muito bom com meus fones .
up
Up
15:12 em tese sim isso faz sentido já que geralmente eles usam módulos amplicadores então seria só adaptar um rca nisso
Creio que o processo de amplificação do sinal para o emissor sonoro é muito importante também. É importante ter um amplificador com uma ampla faixa de resposta. Thd baixo e um bom fator de amortecimento. Sem isso os falantes ficam extremamente prejudicados. E como engenheiro graduado na UnB e com mestrado e doutorado na USP. Que um é tão importante como o outro. Pelo menos eletricamente falando e em laboratório. Parabéns pelo canal... Adoro seus vídeos...
Com certeza, Roney! Mas a questão é que, hoje, os amplificadores dos equipamentos que já usamos são respeitáveis, então já partimos de um bom "chão". Por isso, com fones não tão sofisticados, a meu ver não faria sentido fazer grandes investimentos (maiores do que no fone, pelo menos) em amplificadores e DACs.
Excelente vídeo. Achei mais objetivo que os anteriores sobre o tema.
Mas um adendo é válido: sim, dá pra adicionar dac em áudio automotivo, e é super comum inclusive. Em sistemas mais complexos voltados a qualidade, muita gente usa o player apenas como fonte de mídia. Após ele, usamos um DSP, que recebe o sinal digital via fibra óptica. Nele fazemos todas as correções necessárias, como delay, fase, equalização, divisão de vias e etc... Daí pra frente, saem os sinais analógicos devidamente tratados para o/os amplificadores, e após os transdutores.
Inclusive, muitos sistemas originais trabalham dessa forma. O player servindo apenas como transporte, enviando os sinais para um dac/amp dedicados (geralmente uma peça só nesse caso) via fibra óptica. Mercedes faz isso a uns 20 anos já
Vc foi perfeito nessa explicação !!! Parabéns!!!!
Acho que ali por volta de 17:00 vc poderia ter usado imagens.
Seu canal é sensacional! E parabéns por mais esse vídeo.
Falando agora como um amante da área, algo que eu sempre disse que senti falta é de espaços que permitam aos clientes experimentar diferentes combinações de equipamentos desse tipo. Seria maravilhoso poder testar headphones, DACs, amplificadores, caixas de som, e até mesmo cabos, talvez até fazendo várias combinações para "sentir" as diferenças um ambiente trabalhado e confortável para uma boa experiência. Moro em São Paulo (Capital), mas, mesmo assim, não é comum encontrar lugares assim, e geralmente os vendedores acabam tendo uma postura bastante desagradável. Graças a alguns amigos, tive o privilégio de poder experimentar alguns Audeze, Hifiman, Sennheiser, Beyerdynamic, entre outros, mas só Headphones, e nunca em um ambiente muito adequado para isso. Sempre quis experimentar, por exemplo, equipamentos da McIntosh, da Bowers & Wilkins, da PS Audio e da Audio Research em salas tratadas e projetadas para áudio. Mas já divaguei demais.
E permita-me perguntar: você já fez (ou pretende fazer) algum conteúdo sobre a importância de uma rede elétrica "limpa" ("tratada") e de proteção para os equipamentos? Algo, talvez, sobre condicionadores de energia, ou mesmo regeneradores de energia?
Parabéns pelo seu trabalho!
Abração
Nossa cara falou comigo eu penssei em dac mas então nem preciso ( e nem daria agora) descobri nesse vídeo muito obrigado esclareceu demais! Deus abençoe Leonardo!
Resumo... a vida real é analógica, ou seja, varia não é só: certo ou errado, bom ou mau, gostou ou não gosto, sei ou não sei, direto ou esquerdo etc! Explicação muito bem feita. Parabéns mais uma vez!
Esclarecedor, só faltou uma lista com sugestões baratinhas kkkkk. Faz um vídeo de ponteiras tbm Leo
Ponteiras isso ponteiras falou oque eu queria cara, valeu! Leonardo por favor quando puder faz um video sobre isso nem que seja curto?
Ponteiras ponteiras ponteiras!
Queremos saber tudo! Tipos, formas, materiais, marcas, preços, lojas! Esse é um assunto que me traz enorme frustração.
Eu sempre ficava com uma dúvida ao assistir seus vídeos relacionados à esse tema. Agora está respondido. Eu não preciso de dac e AMP para o meu fone. Muito obrigado pela explicação.
Melhor explicação, impossível. Cometi o erro de pegar um Headset da Sennheiser (Gamer One) pensando que iria unir a qualidade sonora da sennheiser com o microfone (que aliás é muito bom) já que também sou gamer. Mas confesso que me arrependi, é um Headset muito bom, mas eu ia pegar o Sennheiser HD 599 e usar um mic externo, confesso que me arrependi. Acho o audio do Gamer One bem baixo, na verdade. Aconselha algum AMP? Uso a placa de som onboard da minha placa mãe Asus mesmo.
A maior dúvida que eu tinha era se um Sennheiser HD 600 tocava em notebook sem amplificador... acho que vou comprar um pra ver se funciona.
Se não funcionar tento vender, pois não tenho capacidade de lidar com itens tecnológicos tipo amplificador, não consigo nem instalar.
Foi muito ilustrativo o uso de gráficos mostrando o inter-relacionamento dos equipamentos.
Sensacionais as explicações mostrando em que componente investir pra se obter um bom resultado.
Tenho raiva de ouvir aqueles ruidos de fundo quando ouço música no PC.
Achava que a placa de som dedicada Infinity da Creative Labs deveria fazer todo esse trabalho de forma competente mas parece que a melhor solução será incluir um DAC e um amplificador pra ter um melhor resultado.
Muito obrigado Leonardo!
No meu caso, usando meu PC humilde, ao ligar na saída de áudio p2 da placa mãe, os graves dos fones eram capados e o som não era tão encorpado, além da falta de volume, comprei o DAC/AMP Sonata HD e o problema foi resolvido!! Pensa num som de nível de celular top rsrs. Grande Léo, excelente vídeo, super explicação!!
acho q eh o único canal que fala sobre todos assuntos sobre SOM e Alto Falantes. top.. parabéns!
O final do vídeo ficou mais simples e melhor explicado.
Eu já conheço o funcionamento de todos os equipamentos que você comentou, e acho que o mais importante é a pessoa ter noção do que ela precisa (a maioria nunca ouviu um som de qualidade, ai fica difícil de saber oque realmente é a sua necessidade), e que bom que mais pessoas também gostem e busquem sons de melhor qualidade.
Hoje em dia temos equipamentos "unificados" de ótima qualidade.
E a questão dos aparelhos de carro, temos aparelhos de boa e ótima qualidade (mas não mais caros) e um problema que temos é o kits multimídia que vêm em carros intermediário à populares quê tem baixa qualidade.
Estou tão feliz, indiquei esse canal para um amigo e ele disse que já conhece.
"Ah, I see you're a man of culture as well"
Para saber se vc precisa de amplificador na saída analógica do dispositivo "gerador de áudio" você precisa verificar o casamento de impedância entre ambos assim como a potência de saída tal qual em sistemas de áudio grande onde precisa verificar se funciona com 4, 8, 16 ohms. Outro ponto que as pessoas não prestam a atenção é na sensibilidade. Um fone com sensibilidade maior vai tocar mais alto que um com sensibilidade menor. Alto não quer dizer qualidade porém quer dizer necessidade de mais amplificação ou não.
assistir 3 vezes para entender, vlw pela aula!
Aqui eu uso uma interface há anos por conta das gravações de covers que fazia e não consigo mais ficar sem.
Antigamente tinha uma Scarlett 2i2 e agora mudei pra uma M-Track 2x2 da M-Audio porque fica mais bonitinha na mesa e mesmo que eu raramente grave algo, ainda amo o fato de poder controlar todo o som das caixas de som Edifier e do fone direto da interface, sem ter que ficar mexendo atrás da caixa de som, o que seria horrível.
Também consigo trocar entre o fone e a caixa de som de maneira muito mais natural, sem falar da própria amplificação!
Aqui só falta eu comprar um bom receptor de bluetooth pra eu plugar na saída de fone da minha interface e eu conseguir usar os fones com qualidade e facilidade, coisa que o Windows tem um problema grave.
E qual seria a relação da interface de audio com DACs e Amps? A interface faz esse papel?
@@fagner-sa no comentário fixado aqui no vídeo tem essa explicação. A interface de áudio é basicamente um amplificador e dac mas com a funcionalidade de gravação
O sistema de comunicação do Bluetooth ocorre por meio de frequências de rádio de ondas curtas (2.4 GHz), que identificam e conectam aparelhos com frequências semelhantes. Por ser uma tecnologia que visava baixo consumo de energia, o Bluetooth possui um raio de alcance reduzido.
Excelente explicação, vc perguntou no final do vídeo se ficou confuso, pra um recém chegado nesse tipo de conteúdo talvez, mas pra um geral que já tá no hobby e por aqui no teu canal não, mais um excelente vídeo, parabéns
Eu comprei um DAC pra smartphone da GGMM, achei que realmente faria diferença mas foi nula, pra não dizer nenhuma.
O som ficou limpo em algumas ocasiões (usei inúmeros formatos de áudio), e na vdd o grave sumia no face, apesar de ficar mais natural algumas vezes em faixes acústicas.
E sinceramente, do tenho ainda comigo por ser tbm amplificador, já que essa experiência de DAC realmente bem foi isso tudo.
Meus fones cabeados que usei nele: KZ ZSN Pro, KZ ZSN original, JBL T110, Philips SHB3175 BT, CCA C10 Pro
muito obrigado pelo vídeo Leonardo!... gosto muito do seu propósito de deselitizar conhecimentos técnicos, deixando conhecimento acessível a todos!.. a minha pergunta é: vale a pena/faz sentido adicionar um dac + amplificador para consumir mídia no iPad pro com um Anker Q35 cabeado?... novamente, obrigado por compartilhar tanto conhecimento!
Fone para PC que eu gosto é o LifeChat 3000 da microsoft, é USB e vem como DAC. Baixo custo, com som bom.
Vem com DAC mesmo?
Muito bom ter um vídeo atualizado sobre o assunto.
Feliz 2021, Leo!
Vídeo excelente e muito informativo!
Parabéns leo sempre trazendo conteúdo de qualidade pra gente!
Agora queremos saber: vale a pena o dac/amp da Kuba pra usar junto com meu Kuba Disco no smartphone? Percebo que o som do Disco é mais baixo que outros fones no meu smartphone, acredito que então faria sentido, uma vez que a qualidade do Disco já é ótima, mas talvez eu não esteja extraindo tudo o que poderia.
Olá...tudo bem? Parabéns pela ação de democratizar os seu conhecimentos nessa área de tecnologia. Já tenho mais de 60 anos e vivi nos anos 80 o período de glória de algumas marcas de nacionais como a gradiente, polyvox,e cygnus entre outras. De lá pra ca muita coisa mudou...é claro e hoje penso em sonorizar uma pequena sala para curtir um MPB e o velho ROK. Pensei em adquirir um vintage mas prefiro deixar o saudosismo de lado e recorrer às novas tecnologias. O amigo poderia indicar algum equipamento que satisfaça as seguintes condições: DAC, que possua amplificação para puxar umas caixinhas passivas e se tiver saída para sub....seria o paraíso.
Sobre o Kuba Disco para uso no computador, um DAC melhoraria a qualidade geral do áudio? E em smartphone?
ele é um fone facil de empurrar, e foi pensando para ser usado em equipamentos comuns, como um smartphone, tanto é que vem com um cabo p3 com microfone embutido, se fosse para ser um fone feito para usar em sistemas de som sofisticados, não haveria o porque dele vir com um cabo com mirofone
Cara, sensacional, didática maravilhosa, ótimo vídeo. Sou um editor amador de podcast e ficou tudo muito claro. Minha placa mãe não entrega bem em "volume" pro meu humilde K52, aqui confirmei que preciso de uma placa de som de maior potência/amplificador externo ou interface, pela versatilidade com instrumentos. AULAS
Extremamente esclarecedor, Léo. Toda explicação que eu precisava, está aí, simples e sintético. Obrigado.
Excepcionalmente claro e preciso nas explicações!! Mais uma vez brilhante, agradeço!!
Leo, vc tem muito material de alta qualidade sobre Fones, DACs e Amps mas sinto de falta de algumas coisas como Interface de Audio. Onde elas atuam? Substituem DACs e Amps? onde ela se encaixaria num sistema de som? Os episódios sobre a caixa da Edifier e Microfone ficaram tops demais.
Ótima explicação, muito obrigado pela contribuição.
Tenho um HyperX Cloud 2.0 qaue recentemente o DAC queimou. Venho tentando vários programas para deixar o som mais claro e alto, mas infelizmente acaba com a qualidade.
Vou procurar um DAC recomendado por você já que curto bastante a qualidade dos meus fones.
Obrigado.
Também tem alguns monitores HDMI com saída P2 de qualidade muito, muito ruim. Que acabam diminuindo drasticamente a qualidade sonora de qualquer fone.
Poxa...fantástico esse conteúdo! Eu acabei de comprar um KZ ZS10 Pro e estava pensando se ia precisar comprar algo. Vou ouvir o no iPhone 13 e comparar se preciso comprar um para o notebook, porque sinto que nele o som não tem a mesma qualidade (aquele leve chiado no fundo). Gratidão por esclarecer.
Vídeo super esclarecedor! "Fones e caixas são o que mais influencia na qualidade". Ótimo saber isso! Muito obrigado. Abraços.
O meu caso é um pouco complicado, eu tinha um iPhone 6s que tocava tudo que era in-ear bem demais, com sobras. Porém tive que trocar ele por um Positivo Q20 por causa da bateria que me deixava muito na mão, o Positivo resolveu meu problema, mas me deu outro: o DAC/AMP dele é tenebroso, TODOS os meus in-ears perderam potência não só de volumes mas de som, ausência quase que completa nas frequências graves (eu fiz um a/b com outros celulares dos meus familiares), por isso, decidi pegar um Fiio Btr3k para ver se resolve meu problema já que ele é um amplificador com Bluetooth que, obviamente, já tem um DAC dentro.
Meu caro, você é EXCELENTE; que canal útil!
Parabéns e obrigado!!
Um dos melhores vídeos sobre o assunto que já vi!!!
Boas explicações! Uma dúvida que ainda tenho é se comprar uma DAC de mesa (como os da Fosi ou Aiyima) também se justifica para colocar antes do amplificador, que por sua vez estão ligados minhas caixas passivas. Sei que seu canal é muito focado em headphones, mas não é meu caso, são caixas bookshelf + subwoofer.
Eu tô montando um anp , ele vai receber sinal analógico ...aii tava a trás de uns dac pra ter mas opinião de transmissão para esse anp
Até pra ter a opção de transmissão BT para o anp
Começando a entender sobre essas coisas pra escolher meu fone de ouvido pra games e mídia (Se alguém tiver comentários a deixar aqui, agradeço kk)
Eu tenho um SHP80 que usava com mic simples separado, mas os fios do MIC me incomodavam - do fone nem tanto
Então peguei um headset void elite wireless - mas não gostei da qualidade em nada, até pra FPS achei que não me dá todas as informações de passos/localização
Vendi, peguei um astro a40, só que - por não saber nada - peguei a versão pura com m80 (direto no controle xbox e sem o mixamp pro) e vi que a qualidade tava baixa. Aí que eu comecei a entender a diferença que um amplificador faz.
Agora estou aqui testando as diferenças entre o A40 e o SHP80 e buscando entender se vale mais a pena eu pegar o A40 + Mixamp PRO (achei um bom preço em um semi novo) ou continuar com o SHP 80 e pegar um amplificador externo ou uma placa de áudio robusta (me indicaram a asus strix pro raid). Nesse último caso tbm trocaria o microfone. Tô buscando tanto detalhamento nos FPS - já que nenhum sistema que já usei me atendeu muito bem - mas tbm queria alta qualidade em jogos campanha e consumo de mídia em filme/série. Até pq eu tenho uma soundbar A555 com subwoofer. Ela tá longe de ser das mais caras, mas é mais "empolgante" que usar os fones, mas perco a localização espacial em jogos pra isso. Com o A40 e o SHP80 direto nesse amplificadorzinho m80, já deu uma melhorazinha, então imagino que o a40 com mixamp pro ou o shp80 com uma placa de áudio tenham uma melhora considerável.
O que vcs me recomendam ? Cheguei procurar comparações entre o shp80 e o a40 gen4, mas não achei nada. E pra eu fazer os testes eu mesmo com o que tenho agora é impossível.
Pelos meus cálculos, ficaria assim:
a40 + mixamp pro = 800,00 semi novo
SHP 80 (já tenho, custo zero) + strix pro raid = 700,00 semi novo tbm; + microfone = 900,00 no total
Os valores são bem parecidos, então gostaria de saber qual teoricamente me daria uma solução melhor
Léo, valeu pela atualização das informações. Tirou algumas dúvidas que eu ainda possuía. Ficou ótimo.
Na minha opinião além do dac e amplificador tem que se presta atenção na gravação da música
Tem alguns que tem graves de mais outros com agudos de mais fora outras músicas com exagero de médios
Oi Leo, comprei recentemente um HD800s e depois de muita pesquisa, acabei optando pelo amp/dac Marantz HD-DAC1. Li muita gente falando que é uma combinação excelente... Eu já tenho o Dragonfly Cobalt mas achei que ele não estava alimentado os HD800s no potencial adequado. Com o Marantz, eu perco o MQA, mas estou apostando num grande ganho de qualidade. Chega nos próximos dias! Abraços!
Excelente. Meu filho indicou o canal e eu adorei. Vi este video e do lossless.
Aproveitando, uso muito o bluetooth para ouvir músicas, então comprei um DAC bluetooth 5.1 para poder transmitir do celular usando APTX-HD ou LDAP ao invés do usual SBC ou AAC. Ainda não chegou, será que vou sentir a diferença na qualidade? do DAC vai para um pré valvulado, depois para o amplificador.
Excelentes explicações. Eu particularmente gosto de amplificar fone de ouvido com um amplificador baseado no circuito integrado tda 2025. Muito utilizado na década passada em caixas de som de computador. Custa muito barato e entrega até uma qualidade razoável. Gostei do vídeo e concordo. Infelizmente muitas placas de som entregam um nível muito alto de ruído. Esta economia dos fabricantes é algo lamentável.
Sobre o DAC não empurrar fones - sim, sendo muito "caxias" com o termo "DAC".
No entanto, existem os SOC's, que algumas fabricantes produzem integrando DAC + amplificador. Se utiliza muito em fones bluetooth, e um bom SOC (DAC+AMP) é o chipset SABRE ES9218P: ele já "resolve" o problema de fazer a conversão do digital para o analógico, e de quebra dão uma potência de algumas dezenas de miliwatts, sendo usado em equipamentos portáteis como AP80 e Hiby R2. Outros chips como os AKM, são exclusivamente DAC's, e necessitam de um circuito amplificador adicional, mesmo para fones de baixa potência.
Eu tenho um blu-ray oppo dvp95 que parece tem este dac sabre para o stereo, este oppo tem parece uma parte dedicada a audio e outra a video ele e bem caro mesmo usado, tem algo nele também da hootel. Ligo ele como play a um integrado V8 fabricado pelo ulisses da sunrise de São paulo.
Estava agora procurando sobre isso! Parabéns Léo!
Que conteúdo incrível!!!
11:20, amigo, se eu entendi bem, o fone bluetooth já tem um dac, certo? eu estou querendo colocar um transmissor bluetooth de som no meu setup de jogos retro (áudio RCA branco e vermelho pra bluetooth), nesse caso eu só precisaria comprar o transmissor? é isso mesmo?
neste caso teria algum pra recomendar?
Leo faça um video sobre um conjunto para um iniciante por 1500 reais com tudo o necessario para entrar no hobby
uns fones um dac e amp.
Abraço leo feliz ano novo
sou um fã seu de Portugal
kkkkkk 1500 não compra nem um amp decente, imagina um fone...
1500 da pra achar um fone mediano sincero. E aconselho a pesquisar bem pra não acabar gastando com um hi end mentiroso. Infelizmente nossa realidade não ajuda.
Só compra um Kuba Disco e vai ser feliz cara nem precisa de dac nem amp
Parabéns pelo canal! Poderia me ajudar? Comprei a S360DB da Edifier, achei bem fraco o som, além de o subwoofer se desligar, dependendo da frequência (se for um k-pop da minha filha, desliga, meus rocks não, rs!), eu li em algum lugar que o uso de um Dac antes (tipo ligar a saída digital do bluray na entrada do Dac, e usar a saída rca do dac na entrada das caixas 360 da Edifier) ia melhorar muito o som. Eu já reparei que se eu usar um notebook para enviar o áudio, como posso usar um equalizador e um ganho em db, o som sai muito mais potente, do que se eu usar um cd, um dvd ou a saída óptica da tv, direto pra S360DB da Edifier. Sei que não pode usar amplificador antes das caixas amplificadas (vai queimar), mas o Dac (me parece um pré amplificador), pode ser usado? Eu vi um na aliexpress AIYIMA DAC-A2, que parece interessante, pois tem controle de grave agudo e volume, acho que além de converter os sinais digitais em analógicos (melhoraria os dados de digital para analógico, apesar das caixas já terem um Dac interno, por serem bluetooth, pelo que entendi no seu vídeo, na entrada analógica dela, se eu conectar um aparelho (dvd cd bluray) pelo analógico, não vai "funcionar" o Dac interno? Seria isso mesmo? Tipo Rca do Bluray pro Rca das caixas, se colocar um Dac no caminho melhora? Ou o certo seria saída óptica da (cd dvd bluray) para o Rca da caixas que precisaria do Dac no caminho? Agradeço se puder me responder.
Só uma observação, há sim, players automotivos (geralmente aftermarket) que podem se conectar a DACs externos, por meio de conexão de áudio digital coaxial ou fibra óptica ou por meio de conexão HDMI.
Léo, no caso do "automotivo" acredito que daria pra por outro dac pois os players possuem entrada auxiliar (p2 ou rca) entao o dac externo usaria apenas o DSP do player (no caso de ter o amplificador no porta malas por rca) só não sei o quanto pode dar diferença por ex. um dac de uma central multimidia dessa nova (navifly android 11 por ex) de um dac mais hifi externo...
Leo, essa explicação abordou bastante sobre fones. E as caixas? Estou querendo montar um sistema com caixa de som para minha casa. Com foco em custo benefício
Tenho tb um sistema de som com 2 amp crown 2502xls e um dac ds50
Excelente aula. Minha dúvida nisso tudo é: Se eu comprar um Sennheiser HD 820 para usar no celular e notebook se eu comprar um DAC+ AMPLIFICADOR ( Hiby fc3 ou Meizu Hi-fi ) daria conta com todas as funcionalidades do fone?
Queria ver um vídeo explicando as principais diferenças de um in ear pra um over ear, tipo qual é melhor pra qual tipo de situação.
Muito didática sua explicação sobre um assunto que é complicado para leigo. Muito bom ! Acho muito curioso que no mundo da eletrônica a gente chamaria um DAC de conversor A/D kkk
Não seria o contrário (Conversor D/A)?
Olá, boa tarde. Tenho um equipamento que já não toca há muito tempo. Sei que vou ter de comprar umas caixas de som novas, mas, também tenho um amplificador Sony F417R. Deixei de ouvir música nos componentes de sala e passei a ouvir nos phones de ouvido, mas, agora quero recomeçar a ouvir música no sistema de sala. Gosto de um bom som, aprecio muito uns bons médios e uns baixos elásticos e não muito nas frequências muito baixas. O que faria neste caso? Não quero gastar mais de 1000€. Muito obrigado e... e não for Portugal que ganhe o caneco o nosso pais irmão!
Excelente explicação Leonardo. Estou a pensar comprar um DAC TOPPING DX3 PRO PLUS, para ligar ao PC ou Smartphone por USB ou Bluetooth, e também ligar a TV via Optico Digital e para ligar ao meu Amplificador Vintage TECHNICS SU VX-600.
Acha que conseguirei melhor som do PC de musicas Mp3 320k com esse DAC ? do que por exemplo de um CD num CD player ligado directamente ao Amplificador ? ou fazendo essa leitura de mp3 do leitor de CD com entrada USB?.
Abraço
sensacional a atualização desse vídeo tava com muita dúvida sobre
Muito obrigado pela explicação detalhada!!!
Muito boa sua explicação, parabéns!!!! Você ministra algum curso de capacitação na utilização de equipamentos hi end?
Incríveis seus vídeos, obrigado por todas informações. Muito fácil aprender sobre áudio no seu canal, parabéns.
Ótima explicação para quem ainda não dominava esses conceitos!