ORIENTAÇÕES PÓS-OPERATÓRIAS: O QUE FAZER PÓS BARIÁTRICA - PAPO DE BARI #55
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 25 พ.ย. 2024
- Bem-vindos ao Papo de Bari, seu podcast semanal sobre cirurgia bariátrica e saúde! 🎉
Link para, Bariatric Weight Trajectory: bariatric-weig...
🎙️ Ouça esse episódio também no Sotify: spoti.fi/3ItAOgw
📸Siga nosso Instagram: / papodebari
Vcs são o máximo ❤
Fiz sleev ha 3 dias e morro de fome. Falaram q eu n sentiria, normal?
Cada organismo reage diferente. Senti fome com 7 dias de operada. Tb fiquei preocupada, mas é normal, principalmente pela dieta líquida restrita.
Eu fiz a sleeve na segunda, dia 12...ta sendo uma batalha psicológica mesmo. Eu não sinto fome, mas sinto VONTADE de comer...
Quando vc sentir "fome", feche os olhos, respira fundo e analisa se é fome ou vontade de comer. São duas coisas bem diferentes.
Eu tenho sonhado com comida, tenho tido MUITA vontade, não ta sendo fácil, mas estou conseguindo diferenciar fome de vontade.
Vc esta fazendo acompanhamento com a psicóloga?
Fiz o sliey gastrico à 6 meses perdi 22 k..agora está muito lento .
Boa noite , estou assistindo todos os podcasts de vcs , estou querendo fazer; mas se houver alguma doença congênita ao nascer não é aconselhável fazer ; devido a absorção de nutrientes ?
Que bom que você está maratonando em nossos episódios, obrigada! ☺️ Com relação à sua dúvida, cada caso é avaliado minuciosamente por uma equipe de especialistas antes de você operar, Ludmila. Tudo dependerá da doença e quais as implicações…em alguns casos, a bariátrica até melhora a situação. Sua equipe vai avaliar e te dizer! Fique tranquila
Não gostei de acessar o site recomendado .. fiquei encucada, porque mostra que vou engordar muito em 5 anos e que se eu tivesse feito o bypass (eu fiz sleeve) eu iria emagrecer mais. Agora haja trabalho pra desencucar
Olá! A curva de predição de perda de peso é uma ferramenta muito útil, porém, cada caso deve ser avaliado individualmente.
Não fique encucada…Essa pode ser é uma excelente oportunidade para que você converse com seu/sua nutricionista sobre o assunto. O ideal, na verdade, é que tudo seja muito bem discutido antes da cirurgia! Alinhar as expectativas é fundamental para evitar frustrações. 😉
Gente, não encuquem com isso....Não devemos fazer um negócio ja pensando no engordar no futuro.
Recebemos uma ferramenta super poderosa, mas a responsabilidade é nossa de manter e não voltar aos antigos hábitos. Não interessa bypass ou sleeve, o que importa é manter a terapia em dia, musculação e equilíbrio nutricional.
Vou operar Sleeve e tive esta mesma decepção qndo vi o site. Levei esta mesma dúvida para o meu cirurgião. Ele me explicou 3 coisas: 1) observar a cultura. O site é americano e testado em americanos, a cultura e alimentação de lá é diferente da nossa, as mulheres brasileiras procuram ser mais magras que as americanas, isso traz outras motivações para uma perda de peso maior. 2) Segundo ele, o sleeve nosso é um pouco diferente do deles, nós reduzimos um pouco mais a capacidade do estômago. 3) Um obeso de 150kg é diferente de um obeso de 110Kg por exemplo, a compulsão é maior em um do que no outro, o que isso quer dizer: para esta pesquisa usaram obesos de vários IMCs diferentes, o que invalida um pouco os resultados, tiraram uma média total do que acontece, só que o grupo é muuuuuuuito diverso, e lá os obesos são bem maiores que aqui e costumam operar com IMCs maiores. Enfim, depois dele me explicar isso e eu refletir mais um pouco, fez sentido pra mim, e acabei decidindo pelos benefícios do sleeve mesmo.
@@ElisaVieiraMartinsamei o seu comentário, as pessoas vão repassando uma informação que escutam sem saber a fundo o que o estudo fala, e como tu disse, quem fez o estudo? Que grupo foi estudado? Cultura? País? Tudoo isso influencia.....
Meu médico me deixou muito a vontade para escolher qual método, me apresentou os benefícios e malefícios dos dois e deu a opinião dele. Eu optei pela sleeve e estou muitoooooo feliz por ter escolhido essa técnica ❤
@@ElisaVieiraMartins Olá! Obrigada pelos comentários. Gostaria, apenas, de fazer três considerações importantes:
1. Este estudo de predição da trajetória de perda de peso pós operatória foi realizado com mais de 10.000 pacientes de 10 centros de obesidade do mundo (europa, asia e américa, incluindo pacientes brasileiros), não é um estudo norte-americano.
2. As técnicas de sleeve gástrico e bypass gástrico que são reconhecidas pelas entidades internacionais e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica são técnicas descritas detalhadamente na literatura e, pelo menos deveriam ser as mesmas em todo mundo.
3. O objetivo principal desta ferramenta não é fazer com que o paciente faça simulações e decida por uma ou outra técnica cirúrgica pura e simplesmente. A opção por operar por Sleeve ou Bypass gástrico deve ser feita junto à equipe cirúrgica e se baseia em vários fatores, já que o sucesso da cirurgia não pode ser visto apenas pela perda de peso. O controle de comorbidades, melhora da qualidade de vida, entre outros, também deve ser considerado e os resultados do sleeve são ótimos quando bem indicado. Que bom que temos mais de uma opção pra trazer mais saúde aos nossos pacientes, não é? Desejo uma ótima cirurgia a você e conte com nosso apoio!