Eu moro no Japão. Taxa de juros 0 . Baixo consumo da população. 250% do PIB de dívida pública. 30 anos de estagnação econômica. Desvalorização do câmbio nos últimos anos de 50%. Caiu para quarta economia do mundo . Alta inflação dos produtos importados como alimentos e matéria prima . Salário estagnados
No final os entrevistadores fizeram a pergunta errada. Nas universidades tem muitos economistas que dizem o mesmo que o Paulo Gala. A pergunta deveria ser dirigida para a grande imprensa, que escolhe a dedo os economistas (neo)liberais para suas entrevistas. Nas universidades muitos economistas acabam reproduzindo o credo liberal apenas porque preferem errar com a maioria que tem espaço na mídia, do que falar para ninguém ouvir a não ser seus colegas e alunos. O Paulo Gala , além de brilhante economista, é um excelente comunicador na internet, então acaba furando a bolha.
Precisar ter indústria...frase do entrevistado. Outro dia precisei comprar um mandril para uma furadeira. Escolhi um da marca Tramontina. Quando fui ver o país de fabricação, observei que o produto foi fabricado na China. No mesmo dia, precisei comprar um disco de corte. Quando fui olhar o país de fabricação, constatei que o produto foi fabricado na China, ou seja, o Brasil está exportando minério de ferro e importando produtos acabados com valor agregado.
Como a Apple e a grande parte das outras empresas que fabricam alguma coisa se relacionam com a sua constatação? Existe a fabricação e a ideia. Talvez a Tramontina desenvolva o produto, diferente da Multilaser, que bota só a marca na maioria dos produtos.
Infelizmente isso acontece. Nós vendemos o produto bruto (minério de ferro, café e outros) e recebemos os produtos prontos. Lembra que o Brasil vendeu suas refinarias de petróleo?
@@raoniafonso São produtos que ainda não conseguimos bater de frente. Também é interessante ressaltar que o nosso ensino médio se voltado apenas para formar mão de obra (reforma do Temer e CIA) acaba por nos tornar mais dependentes de tecnologia estrangeira, por não conseguirmos formar matéria pensante em nosso país e os salários dos pesquisadores (como diria um personagem do Chico Anísio) é tão irrisório que aqueles com um pouquinho a mais de QI vão estudar lá fora e não voltam mais.
Os chineses vieram ao Brasil também conhecer o programa espacial nessa época. A China hoje está planejando botar base na lua, o Brasil cancelou seu programa espacial.
Gostando dele ou não, é de convir que é que o Ciro Gomes fala insistentemente (industrialização, investimento em ciência e tecnologia, além de continuar com o agro).
A Coreia fez reforma agrária.O Brasil não.Claro que não é só isso,há outros fatores,mas o Brasil não faz reformas que modifiquem minimamente o status quo.Vai continuar renda média.
O mito fechou a única fábrica Chips da América latina, fechou nossa fábrica de fertilizantes,acabou com aposentadoria do povo. O Brasil foi nas ideias da dama de ferro , idéias de fora para dentro
Ouvindo vocês falar parece até que o Estado Brasileiro nunca interviu(sempre)na economia Brasileira. A questão é, o Estado sempre jogou dinheiro na economia no Brasil(principalmente no governo Lula), mas só colocou dinheiro, sem acompanhamento e análise de resultados para saber o que vale ou não a pena continuar investindo. Agora vem de novo o tal plano industrial sem qualquer projeto de país, ou seja, vamos jogar dinheiro fora novamente, coisa que a China não fez, a título de informação.
A Siderurgica Nacional, a Embraer, a Petrobras, até a vinda das montadoras de automoveis são exemplos de intervençåo estatal, de coisas que trouxeram o país até onde estamos.
@@andreoliveira1913 a intervenção sem limites trouxe o país até aqui, ou seja, para o nada, pois envelhecemos, com baixa natalidade e somos um país pobre, realmente, deu tudo...
Não concordo contigo, se o governo não interviesse na economia, muitas das nossas conquistas de hoje nao existiriam (viu a minha citação das empresas principais do país), eu considero que por ser um poder eleito, governadores, presidente prefeitos e demais, a intervenção não só é necessária como bem vinda, se não houver um minimo de regulamentação, o estrangeiro engole a gente...
@@andreoliveira1913 o que verificamos na economia Brasileira é o governo fazendo intervenção para tudo qualquer lado, não atoa somos pobres e continuaremos destas forma. Sucesso.
O empregador Brasileiro nao admite pagar bem aos seus colaboradores 'escravos legais' , o rico no país nao aceita ver outros chegarem ou melhorarem de vida, temos como exemplo o Paulo Guedes, que disse " que era um absurdo uma empregada ir a Disney"
Concordo em partes Agora faz um exercício caso vc tenha ...paga 3 4x para sua empregada ou diarista valoriza ....o funcionário médio só vai ter uma boa remuneração se todos subirem juntos ...se não
Gostaria de ver um economista falar de como o contexto histórico afeta hoje a desigualdade econômica entre os países. O que seria da América Latina sem a década perdida, com inflação de 4 dígitos, resultado das ditaduras que os EUA implementaram por aqui... Ou da escravidão e o Imperialismo que empobreceu a África e enriqueceu a Europa por séculos. Nosso subdesenvolvimento é um plano.
A Coréia do Sul, Singapura, Honk Kong até os anos 60 eram muito mais pobres que o Brasil. O Vietnã, que foi bombardeado nos anos 60 já está ultrapassando o Brasil em salário e renda. Na África tem um pais chamado Botsuana que está crescendo exponencialmente e logo logo deve passar os países da América latina em desenvolvimento. A Estônia e a Polônia que viveram no comunismo até os anos 90 já passaram o Brasil. A revista Economist publicou uma reportagem mostrando o porque a AL é tão atrasada e cresce tão pouco comparado aos países asiáticos. Entre eles estão a baixa produtividade que é causada porque os governos desses países proíbem a competição e protegem empresas ineficientes da concorrência estrangeira. Com isso, se mantém a produtividade baixa, já que muitos setores não existiriam sem a proteção do governo. Se a produtividade é baixa, os salários também são e os países ficam condenados a pobreza. Os governos da AL são muito sensíveis aos lobbies de empresas ineficientes. É só olhar a Zona Franca de Manaus e a aprovação das taxas nas comprinhas de 50 dólares. Os empresários da AL querem proibir a concorrência estrangeira e os governos fazem exatamente isso. O resultado não poderia ser outro.
@@wesleyfernandeos empresários da AL não querem concorrência nem mesmo interna. A maioria doa setores industriais brasileiros são monopolistas ou oligopólios. É uma classe q é expurgo de europeu, mas se acha superior, acha q não é brasileiro. “Bla bla bla minha origem italiana…”. Os países q vc citou que prosperaram tem um ponto em comum q o Brasil nunca teve, organização e revolta popular, pra desbancar essa “elite” safada e atrasada.
Dados parcialmente verdadeiros, com muita narrativa no inicio..Nestes países, o estado é a estrutura jurídica sustentável um mínimo de remuneração que garante a dignidade...até mesmo os USA tem um piso pra hora de trabalho...mercado não puxa salário, empurraram baixo...nossa estrutura ainda é escravocrata, não se valoriza o serviço, desde o mais simples ao mais complexo, mas sim produtos...
O que eu acho sem noção é uma pessoa se dizer liberal e defender a hegemonia da economia americana, ou defender o protecionismo e não defender o livre mercado.
Uma entrevista excelente, especialmente este corte, que vou repassar para os meus alunos e alunas; parabéns pelo trabalho! Gostaria de fazer uma sugestão, evitem essa necessidade de humorizar as entrevistas; há assuntos que são sérios e não há mal algum em aborda-los deste modo.
Votem em Ciro Gomes! Ele debate isso desde os anos 90.
5 หลายเดือนก่อน
Haha até parece que o Ciro inventou o nacionalismo e o trabalhismo. O problema é como fazer, contra os interesses dos que querem o fazendão e o rentismo, e o Ciro não tem inteligência emocional e política pra fazer.
Por isso o Ceará é um estado industrializado com excelentes indicadores econômicos né esquerdista? hahaha
4 หลายเดือนก่อน
@@ThiagoBolfin que argumento idiota. Até parece que um estado tem a mesma autonomia e as ferramentas econômicas de um país. Dito isso, esse discurso é nacional-desenvolvimentismo de livro, não é invenção do Ciro.
Exatamente!! Ninguém vai abrir uma nova fábrica se o retorno é menor que o investimento aplicado na renda fixa. É preciso quebrar essa lógica e a redução consistente dos juros é absolutamente vital.
Francamente, incluir os EUA na lista de países europeus com " empregos de qualidade " é surpeendente ! Não é verdade : boa parte dos trabalhadores estadunidenses - a par não terem nenhum direito social - têm dois ou três empregos para sobreviver !!! E cuidado com os números de desemprego : eles só consideram os que recebem seguro- desemprego, ou seja, excluem a classe média. Mesma coisa na taxa de inflação ,: eles excluem habitação, energia e combustível. E às vezes, também excluem o preço dos alimentos ! Incomparável à inflação do resto do mundo, que considera todas as despesas de uma família.
Agora o Reinaldo vai aprender e se convencer que o Brasil só vai se desenvolver através de um Projeto Nacional de Desenvolvimento organizado e projetado pelo Estado, junto com as Universidades e a uma Iniciativa Privada forte e convergente ao Plano. Então agora você precisa convidar o Ciro Gomes para falar do PND dele e, assim, fechar o raciocínio de desenvolvimento do Paulo Gala.
@@felipe741 a produtividade do brasileiro é alta o BO são essas desculpas... Vamos pra renda global , salário mínimo 290 dólares, só q um brasileiro produz, a msm coisa q um japonês, europeu o americano.. exemplo fábrica de carros, vai me dizer que um japonês trabalha mais w um brasileiro? Na linha de produção, vá me fala q um americano com seu trato produz mais w uma brasileiro tratorizado?! O grande problema é q nossa moeda é fraca com um monte de bosta.. se nossa moeda vale 1x1 pro com dola teríamos o mesmo pode de compra de qualquer americano...
É um processo lento, a China e a Índia estão há 30 anos fazendo essa transição. o Brasil ainda tem que lutar contra o egoísmo dos empresários, que só querem benefícios do governo apenas para eles. Infelizmente, alguns pobres também pensam assim e não querem ver o seu semelhante 'melhorar' de vida.
A pergunta que o Walfrido faz bem no final do vídeo sobre o por quê de não haver consenso entre economistas, só pode ser respondida através da análise da luta de classes.
Para se ter essa indústria, esse país deve investir em educação e pesquisa, para não termos que importar as tecnologias, feitos com a matéria prima do Brasil.
Pelo contrário, primeiro você tem que ter industria se não você vai estudar coisas avançadas para que? Por exemplo, hoje em dia o Brasil tem uma ruma de engenheiros mas não tem vagas de empregos para contratar todos eles então de nada adiantar ter o estudo sem a indústria, é o mesmo que ter uma oferta sem demanda
Como tudo na vida o melhor é um meio termo. O problema é alcançar o equilíbrio em época de ideias tão polarizadas. Infelizmente estados não são eficientes em tornar economias simples em complexas, a exemplo da união soviética... no inicio funcionou muito bem mas no final o controle centralizado atrapalha a diversificação e complexidade da economia. Já os EUA usam subsídios militares em tecnologia mas deixam o mercado bem solto... Mas mesmo o modelo americano parece estar se fadigando e chegando a um fim, todo mundo sabe que América First ou um Sistema Publico de Saúde uma hora vão reduzir reduzir o investimento militar americano.
Brasil é fixado em ter a renda do americano, que é inflacionada por um dólar supervalorizado. O mais importante é ganhar mais que custo de vida e o restante economizar para um futuro melhor.
@@Henrique-hl3xkNem desperdice seu tempo discutindo com keynesiano e estruturalistas esses indivíduos são desprovidos de neurônios e raciocínio lógico.
O livre mercado é um dogma que desesperadamente deseja se provar verdadeiro. Especialmente quando a "religião" - o capitalismo - anda em crise existencial, aí a devoção mais fanática floresce... praticamente, como desespero....
Quem sou eu na fila do pão pra criticar a entrevista, mas pra mim, falou-se o óbvio! O Brasil precisa ter mais investimentos na indústria e tecnologia, mas com o "Custo Brasil" (baixa qualidade na M.O., política tributária ultrapassada e pesada, logística e infraestrutura ineficientes), vai ser difícil atrair empresas. Aí os caras querem que o Estado faça os investimentos... com que dinheiro? Já pagamos um absurdo de impostos!! Como a China se desenvolveu? Atraindo parceiros que queriam fabricar as coisas "balatinhas"... enquanto achavam que estavam explorando os chineses, os chineses estavam absorvendo as tecnologias... podemos ser muito mais competitivos que eles desde que tirem essas bolas de ferro dos pés dos empresários! Como diria o Garrincha... já combinaram com os russos (políticos)???
@@mvon.hattus 1o parando de votar em populistas e influencers como Lula, Bolsonaro, Cleitinho MG, Gustavo Gayer, Samia... (a lista é longa). Depois reduzindo a carga tributária e os custos de produção. De novo: podemos ser mais competitivos que os chineses, mas tem que mexer na estrutura... não é só o agro que manda na política. Veja hoje o que está sendo discutido e votado no Congresso... veja se tem 1 projeto de desenvolvimento do país ou de combate à corrupção...
@@pauloamodio7062 vc sabe o que é populismo? Vc tem ideia pq ele não nasceu nos países centrais do capitalismo e, sim, no até então chamado terceiro mundo? Colocar no mesmo balaio Bolsonaro, Lula, Sâmia (???) é desonestidade ou preguiça de pensar. Difícil é se industrializar com teto de gastos que limita investimentos. Os liberais inventaram que dinheiro circulando (criado pelo estado que detém esse monopólio) gera inflação automaticamente, sendo que o dinheiro gerado está ligada a capacidade produtiva de um país e o nosso é bem ocioso por sinal. Os EUA tem divida interna de bem mais que 100%, Japão chega a quase 200%. Mas lógico, os países da periferia não podem fazer isso desde o consenso de Washington, que por "ironia", Washington nunca seguiu. Risos.
@@RibeiroTiti Vc deve saber o que é populismo, mas não deve saber ler.... eu não comparei a Sâmia com o Lula e Bolsonaro. Sobre dívida interna, uma coisa é um país endividado com investimentos em infraestrutura, etc, outra coisa é um país endividado com programas populistas ou privilégios para uma "casta superior" como políticos e juizes, por ex... só o ano passado, o Judiciário nos custou R$ 132 Bilhões e temos o 2o Parlamento mais caro do mundo... se vc me convencer que esses custos (que ajudam muito no endividamento e consequente na alta carga tributária) ajudam no desenvolvimento do país, eu fico quieto.
@@pauloamodio7062Não precisamos competir com a China, e quem tentar vai perder. O que precisamos é ordenar a economia do jeito que beneficie o povo brasileiro. Não precisamos vencer ninguém.
O empresário fica c a maior parte do risco TB, o empresário coloca o capital dele em risco, o empresário dá empregos e recolhe impostos acho justo ele ficar c a renda
O maior risco do empresário é virar trabalhador assalariado, visto que o prejuízo é da pessoa jurídica. E quem cria emprego é a demanda. O emprego não surge magicamente da benevolência do empresário. O empresário tem uma empresa pra fornecer um produto ou serviço que a sociedade demanda. Para entregar esse produto ou serviço ele precisa de funcionários. É simples
A última pergunta: porque não há consenso? Existe consenso sim de que os seus argumentos são perfeitos mas que não dá para entregar as rédeas desse poder todo para os políticos atuais a começar pelo “9”. Veja Ike Batista, JHS, todos turbinados pelo BNDES.
Com o baixíssimo nível do nosso Congresso, de maioria perversa, cruel e tosca. Fica muito difícil qualquer implementação do governo federal no sentido de melhorar a condição laboral do trabalhador.
@@andreamf879Uma Elite escravavagista por vocação europeia ultrapassada nunca vai tolerar a liderança de um torneiro mecânico e por último um ladrão forjado pelas mídias e judiciários empresáriais.
12:28 o segredo do sucesso eh ser liberal na politica externa e desenvolvimentista na interna. Entao o caminho eh convencer outros paises a abrirem os mercados deles pra vc, enquanto vc mantem um monde de subsidio industrial e etc. Agora, protecionismo hardcore n da tb n, a abordagem deve ser sempre, se vc abrir eu abro, pq se for um pais mais rico, vc ganha acesso ao mercado consumidor, mas sua mao de obra eh mais barata, e no caso do Brasil, a energia tb eh mais barata. Entao se a gente entrasse num acordo bem negociado com a UE agora, a gente poderia virar uma plataforma de produção de uma serie de coisas pro mercado europeu e crescer em cima disso.
Kkklllkkk kkklllkkk kkklllkkk kkklllkkk kkklllkkk kkklllkkk kkklllkkk kkklllkkk kkklllkkk O querido economista Paulo Gala dizendo que 100 milhões de brasileiros trabalham , tendo uma renda média de 3.100 reais por mês e que 7,5% são desempregados ! ! Pelo amor do Pai Celestial , eu sempre enxerguei que os números do Brasil eram inteiramente mentirosos e agora com as revelações de meu espírito , que se encontra temporáriamente no governo do país , fico extremamente chocada com o tamanho da fraude de índices e números para tudo , de economia à segurança pública . Meu espírito está dizendo que o desemprego estrutural do país é de 50,2% da população brasileira e que a renda média no Brasil é de 98,8 dólares ! Ou seja , o Brasil não é sequer um país pobre e sim um país miserável ! A Receita Federal apregoa que o imposto de renda da pessoa física é declarado por 42 milhões e 300 mil brasileiros e a verdade é que o quase nada de 18 milhões e 201 mil brasileiros puderam fazer declaração do imposto de renda neste ano -- ano passado , foram 20 milhões e 302 mil declarações por conta de um corte de renda ainda mais baixo . Ai , ai . O tamanho da mentira dá a medida do tamanho do desespero . Esse é o país que vocês elites vêm construindo há 523 anos e 5 meses !
A indução do governo apenas funciona quando o resultado final são produtos e serviços eficazes, caso contrário é pegar uma montanha de dinheiro e tocar fogo e depois pedir pra nós contribuintes trabalhar ainda mais para pagar mais impostos. No fim das contas quem induz a producal é a própria população (e empresarios) que trabalham e poupam para reinvestir o suado dinheiro. Imposto é parecido, só que não é bem aplicado. Basta ver a empresa Mercado Livre x Correios... como uma empresa privada com menos de duas décadas pode possuir um serviço de alta performance e qualidade enquanto uma empresa estatal centenária e com monopólio apresenta prejuízos e possui serviço com SLA do século passado?! A solução: menos impostos pra todos. Se cortar metade, mesmo assim ainda teremos uma carga tributária de 25% sobre tudo que produzimos.
Errado. Quem induz a economia é o estado, porque só existe esse conceito de indução para o estado. Porque sempre foi assim, na história. Quando a economia está em crescimento o capitalista investe, quando ela para, o estado investe. E não há um país que se desenvolveu sem investimento do estado.
@@zedejoaoagoraelula4796 nem sempre. A situações que sim, mas não é uma verdade absoluta. Hoje usamos smartfones, Samsung ou Apple... estamos no YT da Google (alphabet)... que existem graças ao pioneirismo de empreendedores do Oeste Americano, especialmente com a criação de Stanford, pós corrida ao ouro e ferrovias, que depois deu origem ao Vale do silício e serviu de indução para atrair pessoas iguais e interessadas em iniciar (startup) seus novos e duvidosos negócios. O Estado colaborou, em alguma medida sim, mas NASA por exemplo se instalou por lá apenas após o ambiente já ter sido criado pelos indivíduos. Muitas vezes o governo "forca" uma direção que não é vocação natural da região. Pode dar certo, mas pode dar errado e quando da, todos nós pagamos a conta através de mais impostos. Valeu pelo comentário.
Com um congresso igual o que nós temos,deputados sem conhecimento ético,moral e cultural,fica dificil saí de onde estar. Culpa de quem,dos eleitores que não sabem votar.
O Brasil é agro, é comodidades e futuramente será nuvem também! Nunca tivemos uma industrialização de fato, os aqui são apenas montados aqui a maior parte de peças e componentes vem de fora. Se não fosse Collor e FHC teríamos telefones com ficha e carros com carburador até hoje! Igual em Cuba!
Têm muitos caras bons neste país que se governo aportar recursos NECSSÁRIOS eles conseguem gerar empregos com qualidade e geram produtos e serviços com bons custos benefícios para a sociedade. Mas o governo atual não estuda essas metas e sequer estipula investimentos em desenvolvimentos sustentáveis. Se ele criar um ministério para essas tarefas certamente teremos melhores estudos e análises de investimentos que podem gerar qualidade e sustentabilidade de negócios no país. Mas se tudo corre a deriva com os carteis que não inovam, mas se apossam das estruturas econômicas do estado para delimitar o poder de investimento e desenvolvimento no país e transferir a renda do trabalhador sufocado por muitos impostos e baixa qualidade do funcionamento da economia, ai não têm política econômica que dê certo. E qualquer discurso que se faça por qualquer governo não passa de demagogia. Investimento pesado em educação é importante, mas não é mais necessário que investimentos em pesquisas, inovações e desenvolvimentos sustentáveis. O brasileiro precisa acordar pra vida e entender sobre educação financeira e a importância de gerar qualidades de trabalhos e produtos com alto valor agregado. Não dar pra gerar um desenvolvimento econômico no país sem pesquisas sérias e pessoas lógicas e capazes com oportunidades certas para tocar suas ideias e inovações com apoio do estado. Este país parece mais com um faz de conta que fazemos políticas econômicas corretamente, mas que na verdade parecem um bando de desnorteados e sem nenhuma inteligência apostando na sorte, sem um mínimo de racionalidade até mesmo em suas apostas. Absurdo!
Vc acha que a nossa é escravagista? Já pensou na China que como diz o vídeo ai é 20x maior/melhor que a nossa? Como vc acha que conseguiram em tão pouco tempo? Ai vc vai entender o que é ser escravo.
Por curiosidade, todos os países ricos citados foram o que abraçaram o capitalismo (até a China). Aqueles que ainda se discute se o capitalismo é viável economicamente foram os que ficaram pra trás. Análise simplista, mas que deixa claro que quem soube acessar os mercados enriqueceu e que quem lutou contra esse avanço ficou pelo caminho. Em um país onde até o passado é incerto, que faz reforma e cria o maior IVA do mundo, que tenta cercear o mais pobre de importar míseros U$50 dólares, é loucura imaginar que o futuro será promissor. Daqui 30 anos eu posso voltar nesse comentário que a discussão estará sendo a mesma, com a população tendo perdido mais poder de compra, o Estado mais endividado e a Selic ainda nas alturas para compensar o troca- troca de incompetentes no poder.
@@leandro3825 Apenas fiz uma constatação dos fatos. Em nenhum desses países que deram certo houve uma sequência com décadas de gente tão incompetente no poder. Aqui já se confiscou poupança, cria-se reserva de mercado sem qualquer critério, reforma da reforma da reforma, insegurança jurídica e um contencioso sem igual, já se caçou boi no pasto para controle de preços e todo tipo de bizarrice possível. A taxa de juros na lua é o prêmio de risco que se cobra para financiar esse projeto de país falido com políticos lunáticos eleitos por uma maioria da população igualmente lunática. E como o risco de um país assim não compensa, a maioria vai preferir alocar seu capital em IPCA+6%.
@@mwrr2112 Acho que você não entendeu... Os países citados, foram quem mais praticaram protecionismo e só depois de atingirem o nível alto de produção se disseram liberais. Por um lado você está certo, mas o Brasil não é muito diferente desses países, que não são nada capitalistas, eles operam a economia de mercado, mesmo assim muito regulada. Ou você vai viver nesses países ou você os estuda a ponto de conhecê-los. Você não tem noção do quanto o Estado é presente e de quanto o povo é dependente do Estado nesses países, você não tem noção da carga tributária, da burocracia e da força do sindicato neles. Não existe país 100% capitalista no mundo. Muita gente não sabe nem o que é capitalismo. Não, você não fez uma constatação dos fatos, você fez uma demostração de viralatismo, em pensar que o mundo fora do Brasil seja um paraíso (existe países que fizeram coisas mais absurdas que no Brasil, onde, ou melhor, da onde você acha que vieram esses planos mirabolantes que você citou?!), depois, faz também uma declaração de completa ignorância, mas como todo "intelectual tupiniquim" que se acha inteligente só por detonar o próprio país.
Marcos Lisboa?? Aquele que foi no Canal Livre e começou "cagando" que o aumento de emprego agora é reflexo da desregulamentação da CLT no governo Temer, 7 anos trás??? Sei quem é. Assisti só esta resposta, desliguei e fui dormir.
O Problema é que o brasileiro (empresário, investidor, trabalhador) não quer ser ajudado pelo estado. Ele quer ser carregado nas costas pelo estado. E o povo da direita é ainda pior, pois quer exclusividade das costas do estado, não aceitam que os outros também sejam carregados.
Uma conversa inteligente que todo brasileiro deveria ouvir
Ótima entrevista! E o Reinaldo e seu colega estão dando um show nesta série! Mandem ver!
Paulo Gala é excelente.
Parabéns pelo debate de alto nível
Eu moro no Japão. Taxa de juros 0 . Baixo consumo da população. 250% do PIB de dívida pública. 30 anos de estagnação econômica. Desvalorização do câmbio nos últimos anos de 50%. Caiu para quarta economia do mundo . Alta inflação dos produtos importados como alimentos e matéria prima . Salário estagnados
O Japão nào está com deflação?
Ótima entrevista, tudo que ele falou está em linha com o que o Ciro Gomes está falando desde 2002.
Ninguem se importa com ciro gomes.
@@ThiagoBolfin a questão não é o Ciro Gomes, a questão é o argumento, isso importa e muito, pouco importa o carteiro desde que a gente leia a carta..
@@weslleyuchoa3776por isso o Ceará é um estado com indicadores econômicos excelentes né esquerdista? Hahaha
@@weslleyuchoa3776
Ótima resposta.
Existe um ditado que serve para o povo otário: não adianta ensinar para quem não quer aprender.
.....
No final os entrevistadores fizeram a pergunta errada. Nas universidades tem muitos economistas que dizem o mesmo que o Paulo Gala. A pergunta deveria ser dirigida para a grande imprensa, que escolhe a dedo os economistas (neo)liberais para suas entrevistas. Nas universidades muitos economistas acabam reproduzindo o credo liberal apenas porque preferem errar com a maioria que tem espaço na mídia, do que falar para ninguém ouvir a não ser seus colegas e alunos. O Paulo Gala , além de brilhante economista, é um excelente comunicador na internet, então acaba furando a bolha.
Se esse indivíduo é economista sério eu sou astrofísico da NASA. hahaha
Paulo Gala é sempre bem didático. Obrigado pelos ensinamentos.
Por isto a destruição da melhor engenharia brasileira pela Lava-Jato empobreceu-nos muito!
Precisar ter indústria...frase do entrevistado.
Outro dia precisei comprar um mandril para uma furadeira. Escolhi um da marca Tramontina. Quando fui ver o país de fabricação, observei que o produto foi fabricado na China.
No mesmo dia, precisei comprar um disco de corte. Quando fui olhar o país de fabricação, constatei que o produto foi fabricado na China, ou seja, o Brasil está exportando minério de ferro e importando produtos acabados com valor agregado.
Como a Apple e a grande parte das outras empresas que fabricam alguma coisa se relacionam com a sua constatação? Existe a fabricação e a ideia. Talvez a Tramontina desenvolva o produto, diferente da Multilaser, que bota só a marca na maioria dos produtos.
Infelizmente isso acontece. Nós vendemos o produto bruto (minério de ferro, café e outros) e recebemos os produtos prontos. Lembra que o Brasil vendeu suas refinarias de petróleo?
@@raoniafonso São produtos que ainda não conseguimos bater de frente. Também é interessante ressaltar que o nosso ensino médio se voltado apenas para formar mão de obra (reforma do Temer e CIA) acaba por nos tornar mais dependentes de tecnologia estrangeira, por não conseguirmos formar matéria pensante em nosso país e os salários dos pesquisadores (como diria um personagem do Chico Anísio) é tão irrisório que aqueles com um pouquinho a mais de QI vão estudar lá fora e não voltam mais.
Bate papo altíssima qualidade e vocabulário acessível ao público em geral.
Super Top. Que venham mais
Chama o Roncaglia.
Paulo Gala vc eh muito fera meu jovem!!!!!!!
Parabéns pelo seu trabalho
Obrigado
Xico Stoopa
Os chineses vieram ao Brasil também conhecer o programa espacial nessa época. A China hoje está planejando botar base na lua, o Brasil cancelou seu programa espacial.
Essa sessão de comentários está um chorume de senso comum liberal jardim de infância meu deus 😂
O entreguismo dos anos 90 acabou com o Brasil
Pare reproduzir discursos vazios de Ciro gomes.
Gostando dele ou não, é de convir que é que o Ciro Gomes fala insistentemente (industrialização, investimento em ciência e tecnologia, além de continuar com o agro).
A análise econômica dele é correta, o problema do Ciro é de outra natureza: política.
O Ciro também defende avertente heterodoxa desenvolvimentista em economia. Temos grandes quadros na política que também defendem.
Quando ele esteve no Governo sobrou tempo para investir no que ele pensa ! Fez o que ? Me diz!!!
@@belchiornietzscheSarney, bresser, Geisel, Mantega... As maiores m da história do Brasil defenderam essa ideia retardada.
Por isso, o Ceará é o estado mais industrializado e com melhores índices econômicos, né esquerdista. hahaha
Excelente entrevista, o entrevistado e o entrevistador são altamente inteligentes
A Coreia fez reforma agrária.O Brasil não.Claro que não é só isso,há outros fatores,mas o Brasil não faz reformas que modifiquem minimamente o status quo.Vai continuar renda média.
Também adotamos teses ultrapassadas, veja a privatização da Sabesp, lá fora já querem reestatizar e aqui a gente quer vender.
Essa entrevista foi excelente! Está no top 5 do RECONVERSA.
Que ótimo corte.
Sempre entrevistas de alto nivel.
O mito fechou a única fábrica Chips da América latina, fechou nossa fábrica de fertilizantes,acabou com aposentadoria do povo. O Brasil foi nas ideias da dama de ferro , idéias de fora para dentro
sim, e o lula nao recuperou b0sta nenhuma ate agora. dois v3rmes a serviço do neoliberalismo
O Paulo sempre faz uma análise muito técnica que todos pode intender parabéns por convidar alguém muito sério sem politicagem
Paulo Gala deve explicar as razões dessa opção
@@cezarperim167 Talvez por não querer ver a população dos seus compatriotas subdesenvolvida e pobre??? Talvez??? É uma hipótese......
Ouvindo vocês falar parece até que o Estado Brasileiro nunca interviu(sempre)na economia Brasileira. A questão é, o Estado sempre jogou dinheiro na economia no Brasil(principalmente no governo Lula), mas só colocou dinheiro, sem acompanhamento e análise de resultados para saber o que vale ou não a pena continuar investindo. Agora vem de novo o tal plano industrial sem qualquer projeto de país, ou seja, vamos jogar dinheiro fora novamente, coisa que a China não fez, a título de informação.
O único candidato que tinha projeto de desenvolvimento era o ciro.
A Siderurgica Nacional, a Embraer, a Petrobras, até a vinda das montadoras de automoveis são exemplos de intervençåo estatal, de coisas que trouxeram o país até onde estamos.
@@andreoliveira1913 a intervenção sem limites trouxe o país até aqui, ou seja, para o nada, pois envelhecemos, com baixa natalidade e somos um país pobre, realmente, deu tudo...
Não concordo contigo, se o governo não interviesse na economia, muitas das nossas conquistas de hoje nao existiriam (viu a minha citação das empresas principais do país), eu considero que por ser um poder eleito, governadores, presidente prefeitos e demais, a intervenção não só é necessária como bem vinda, se não houver um minimo de regulamentação, o estrangeiro engole a gente...
@@andreoliveira1913 o que verificamos na economia Brasileira é o governo fazendo intervenção para tudo qualquer lado, não atoa somos pobres e continuaremos destas forma. Sucesso.
Algum dia antes de eu morrer, preciso ver Paulo Galo como ministro da fazenda
Muito boa conversa!👏👏👏👏
O empregador Brasileiro nao admite pagar bem aos seus colaboradores 'escravos legais' , o rico no país nao aceita ver outros chegarem ou melhorarem de vida, temos como exemplo o Paulo Guedes, que disse " que era um absurdo uma empregada ir a Disney"
Pqp
Concordo em partes
Agora faz um exercício caso vc tenha ...paga 3 4x para sua empregada ou diarista valoriza ....o funcionário médio só vai ter uma boa remuneração se todos subirem juntos ...se não
Excelente corte, baita entrevista. Compartilhando ao máximo nos grupos aqui.
Gostaria de ver um economista falar de como o contexto histórico afeta hoje a desigualdade econômica entre os países. O que seria da América Latina sem a década perdida, com inflação de 4 dígitos, resultado das ditaduras que os EUA implementaram por aqui... Ou da escravidão e o Imperialismo que empobreceu a África e enriqueceu a Europa por séculos. Nosso subdesenvolvimento é um plano.
Blá-blá-blá
@@mbp6385A ignorância é uma benção mesmo.😊
@@leandrojunior2275 Pois é se olhe no espelho.
A Coréia do Sul, Singapura, Honk Kong até os anos 60 eram muito mais pobres que o Brasil. O Vietnã, que foi bombardeado nos anos 60 já está ultrapassando o Brasil em salário e renda. Na África tem um pais chamado Botsuana que está crescendo exponencialmente e logo logo deve passar os países da América latina em desenvolvimento. A Estônia e a Polônia que viveram no comunismo até os anos 90 já passaram o Brasil. A revista Economist publicou uma reportagem mostrando o porque a AL é tão atrasada e cresce tão pouco comparado aos países asiáticos. Entre eles estão a baixa produtividade que é causada porque os governos desses países proíbem a competição e protegem empresas ineficientes da concorrência estrangeira. Com isso, se mantém a produtividade baixa, já que muitos setores não existiriam sem a proteção do governo. Se a produtividade é baixa, os salários também são e os países ficam condenados a pobreza. Os governos da AL são muito sensíveis aos lobbies de empresas ineficientes. É só olhar a Zona Franca de Manaus e a aprovação das taxas nas comprinhas de 50 dólares. Os empresários da AL querem proibir a concorrência estrangeira e os governos fazem exatamente isso. O resultado não poderia ser outro.
@@wesleyfernandeos empresários da AL não querem concorrência nem mesmo interna. A maioria doa setores industriais brasileiros são monopolistas ou oligopólios. É uma classe q é expurgo de europeu, mas se acha superior, acha q não é brasileiro. “Bla bla bla minha origem italiana…”. Os países q vc citou que prosperaram tem um ponto em comum q o Brasil nunca teve, organização e revolta popular, pra desbancar essa “elite” safada e atrasada.
Dados parcialmente verdadeiros, com muita narrativa no inicio..Nestes países, o estado é a estrutura jurídica sustentável um mínimo de remuneração que garante a dignidade...até mesmo os USA tem um piso pra hora de trabalho...mercado não puxa salário, empurraram baixo...nossa estrutura ainda é escravocrata, não se valoriza o serviço, desde o mais simples ao mais complexo, mas sim produtos...
O professor Paulo Gala é TOP!
O Tarcísio está fechando a FURP laboratório do governo de SP
PRIVATIZAR caralho ! O que ja esta em pauta há un 10 anos isso . Agora vai pesquisar o pq e depois comenta
O custo de vida em países ricos é muito maior
Conteúdo sensacional
Excelente entrevista. Grande economista
O que eu acho sem noção é uma pessoa se dizer liberal e defender a hegemonia da economia americana, ou defender o protecionismo e não defender o livre mercado.
Uma entrevista excelente, especialmente este corte, que vou repassar para os meus alunos e alunas; parabéns pelo trabalho! Gostaria de fazer uma sugestão, evitem essa necessidade de humorizar as entrevistas; há assuntos que são sérios e não há mal algum em aborda-los deste modo.
Construiu-se, ao longo dos anos, um estado de bem estar social num país de renda média, pátria amada Brasil
Sem justiça social e estado protetivo não há desenvolvimento, veja o que nos ensinou Maria da Conceição Tavares...
Votem em Ciro Gomes! Ele debate isso desde os anos 90.
Haha até parece que o Ciro inventou o nacionalismo e o trabalhismo. O problema é como fazer, contra os interesses dos que querem o fazendão e o rentismo, e o Ciro não tem inteligência emocional e política pra fazer.
Foda do Ciro é que ele não consegue voto nem de parente
Por isso o Ceará é um estado industrializado com excelentes indicadores econômicos né esquerdista? hahaha
@@ThiagoBolfin que argumento idiota. Até parece que um estado tem a mesma autonomia e as ferramentas econômicas de um país. Dito isso, esse discurso é nacional-desenvolvimentismo de livro, não é invenção do Ciro.
Livro: Brasil, uma economia que não aprende. Autores: Paulo Gala e André Roncaglia
Super interessante
Brasil está condenado a ser a fazenda do mundo.
A pergunta é? Porque um empresário investiria, se os rendimentos do mercado financeiro são o que são?
Exatamente!! Ninguém vai abrir uma nova fábrica se o retorno é menor que o investimento aplicado na renda fixa. É preciso quebrar essa lógica e a redução consistente dos juros é absolutamente vital.
Paulo Gala esquece os 5 anos desastrosos de Sarney com seus sucessivos ciclos de hiperinflação.
Eu, aqui na Itália, ganho mais como garçom do que ganhava como advogado aí no Brasil.
Doi bons analistas e um ótimo economista
Quem acabou com as indústrias: COLLOR, FHC, LAVA JATO, TEMER E BOZO.
As conclusões sao unanimes mas a forma de lidar (politicas) é que muda tudo e causa divergências
Fizeram tão errado em 1980 que sofremos até hoje.
Francamente, incluir os EUA na lista de países europeus com " empregos de qualidade " é surpeendente ! Não é verdade : boa parte dos trabalhadores estadunidenses - a par não terem nenhum direito social - têm dois ou três empregos para sobreviver !!! E cuidado com os números de desemprego : eles só consideram os que recebem seguro- desemprego, ou seja, excluem a classe média. Mesma coisa na taxa de inflação ,: eles excluem habitação, energia e combustível. E às vezes, também excluem o preço dos alimentos ! Incomparável à inflação do resto do mundo, que considera todas as despesas de uma família.
Agora o Reinaldo vai aprender e se convencer que o Brasil só vai se desenvolver através de um Projeto Nacional de Desenvolvimento organizado e projetado pelo Estado, junto com as Universidades e a uma Iniciativa Privada forte e convergente ao Plano. Então agora você precisa convidar o Ciro Gomes para falar do PND dele e, assim, fechar o raciocínio de desenvolvimento do Paulo Gala.
Somos produtores de matéria-prima. Igual na época do pau Brasil.
Uma aula de economia em pouco tempo.
Mas como, se o agro dominou a política? A indústria é paralisada pela taxa de juros, que dá mais dinheiro para empresários do que produzir.
7h28 - O Brasil tenta sempre fazer diferente da corrente, me lembrou da privatização da SABESP, quando muitos países estão voltando atrás....
E mas se aumentar os salários, na cabeça do empresariado brasileiro, o brasil quebra
A produtividade é muito baixa. Ninguém vai pagar um salário de 5000 se a pessoa produz 4000.e nem estou contando os encargos trabalhistas e impostos
@@felipe741 a produtividade do brasileiro é alta o BO são essas desculpas... Vamos pra renda global , salário mínimo 290 dólares, só q um brasileiro produz, a msm coisa q um japonês, europeu o americano.. exemplo fábrica de carros, vai me dizer que um japonês trabalha mais w um brasileiro? Na linha de produção, vá me fala q um americano com seu trato produz mais w uma brasileiro tratorizado?! O grande problema é q nossa moeda é fraca com um monte de bosta.. se nossa moeda vale 1x1 pro com dola teríamos o mesmo pode de compra de qualquer americano...
@@felipe741milionários não produzem, quem produz são os trabalhadores
É um processo lento, a China e a Índia estão há 30 anos fazendo essa transição. o Brasil ainda tem que lutar contra o egoísmo dos empresários, que só querem benefícios do governo apenas para eles. Infelizmente, alguns pobres também pensam assim e não querem ver o seu semelhante 'melhorar' de vida.
@@carlosventura4804 A India tem uma extrema desigualdade social.
O entrevistado é maravilhoso, mas os entrevistadores foram péssimos, piadinhas no meio de algo tão sério é deprimente.
Muito preciso. Eles foram horríveis, lamentável
Maravilhoso kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Isso é muito interessante!
Economista sensato! Interessante!!
A última coisa que Paulo gala é racional que reflete, analisa e utiliza a lógica.
A pergunta que o Walfrido faz bem no final do vídeo sobre o por quê de não haver consenso entre economistas, só pode ser respondida através da análise da luta de classes.
RESUMINDO: DURANTE O REGIME MILITAR FOI O PERIODO DE MAIOR CRESCIMENTO DA INDUSTRIA BRSILEIRA....FATO!
Kkkkkkkk kkkkkkkk kkkkkkkk kkkkkkkk kkkkkkkk kkkkkkkk kkkkkkkk kkkkkkkk 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Para se ter essa indústria, esse país deve investir em educação e pesquisa, para não termos que importar as tecnologias, feitos com a matéria prima do Brasil.
Pelo contrário, primeiro você tem que ter industria se não você vai estudar coisas avançadas para que?
Por exemplo, hoje em dia o Brasil tem uma ruma de engenheiros mas não tem vagas de empregos para contratar todos eles então de nada adiantar ter o estudo sem a indústria, é o mesmo que ter uma oferta sem demanda
Como tudo na vida o melhor é um meio termo. O problema é alcançar o equilíbrio em época de ideias tão polarizadas.
Infelizmente estados não são eficientes em tornar economias simples em complexas, a exemplo da união soviética... no inicio funcionou muito bem mas no final o controle centralizado atrapalha a diversificação e complexidade da economia.
Já os EUA usam subsídios militares em tecnologia mas deixam o mercado bem solto... Mas mesmo o modelo americano parece estar se fadigando e chegando a um fim, todo mundo sabe que América First ou um Sistema Publico de Saúde uma hora vão reduzir reduzir o investimento militar americano.
O subsidio pesado do Estado Norte- Americano ao desenvolvimentdas suas grandes empresas de ponta!
Nunca esses empresários herdeiros da escravidão farão isso...
Nessa guerra entre países, quem paga a conta é o consumidor, que sempre paga mais caro nos produtos.
Brasil é fixado em ter a renda do americano, que é inflacionada por um dólar supervalorizado. O mais importante é ganhar mais que custo de vida e o restante economizar para um futuro melhor.
Falta investir em pesquisa para desenvolver tecnologias próprias.
Nunca vai acontecer, o Brasil nunca será um país industrial, o mundo não quer isso, e o governo Tb nao, seremos eternos fornecedores de matéria prima.
A China contratou varios engenheiros Barrageiros do Brasil para projetar e construir Três Gargantas
Me sinto como o Paulo. Vergonha de ser economista. A maioria é vendida pro mercado financeiro e defende os interesses do grande capital
Deveria ter.vergonha pela.burrice, mesmo
Um economista estatista tá no nível de um físico q acredita em terra plana
@@Henrique-hl3xkNem desperdice seu tempo discutindo com keynesiano e estruturalistas esses indivíduos são desprovidos de neurônios e raciocínio lógico.
O livre mercado é um dogma que desesperadamente deseja se provar verdadeiro. Especialmente quando a "religião" - o capitalismo - anda em crise existencial, aí a devoção mais fanática floresce... praticamente, como desespero....
Quem sou eu na fila do pão pra criticar a entrevista, mas pra mim, falou-se o óbvio!
O Brasil precisa ter mais investimentos na indústria e tecnologia, mas com o "Custo Brasil" (baixa qualidade na M.O., política tributária ultrapassada e pesada, logística e infraestrutura ineficientes), vai ser difícil atrair empresas. Aí os caras querem que o Estado faça os investimentos... com que dinheiro? Já pagamos um absurdo de impostos!!
Como a China se desenvolveu? Atraindo parceiros que queriam fabricar as coisas "balatinhas"... enquanto achavam que estavam explorando os chineses, os chineses estavam absorvendo as tecnologias... podemos ser muito mais competitivos que eles desde que tirem essas bolas de ferro dos pés dos empresários!
Como diria o Garrincha... já combinaram com os russos (políticos)???
Mas como, se o agro dominou a política? A indústria é paralisada pela taxa de juros, que dá mais dinheiro para empresários do que produzir.
@@mvon.hattus 1o parando de votar em populistas e influencers como Lula, Bolsonaro, Cleitinho MG, Gustavo Gayer, Samia... (a lista é longa). Depois reduzindo a carga tributária e os custos de produção. De novo: podemos ser mais competitivos que os chineses, mas tem que mexer na estrutura... não é só o agro que manda na política. Veja hoje o que está sendo discutido e votado no Congresso... veja se tem 1 projeto de desenvolvimento do país ou de combate à corrupção...
@@pauloamodio7062 vc sabe o que é populismo? Vc tem ideia pq ele não nasceu nos países centrais do capitalismo e, sim, no até então chamado terceiro mundo? Colocar no mesmo balaio Bolsonaro, Lula, Sâmia (???) é desonestidade ou preguiça de pensar. Difícil é se industrializar com teto de gastos que limita investimentos. Os liberais inventaram que dinheiro circulando (criado pelo estado que detém esse monopólio) gera inflação automaticamente, sendo que o dinheiro gerado está ligada a capacidade produtiva de um país e o nosso é bem ocioso por sinal. Os EUA tem divida interna de bem mais que 100%, Japão chega a quase 200%. Mas lógico, os países da periferia não podem fazer isso desde o consenso de Washington, que por "ironia", Washington nunca seguiu. Risos.
@@RibeiroTiti Vc deve saber o que é populismo, mas não deve saber ler.... eu não comparei a Sâmia com o Lula e Bolsonaro.
Sobre dívida interna, uma coisa é um país endividado com investimentos em infraestrutura, etc, outra coisa é um país endividado com programas populistas ou privilégios para uma "casta superior" como políticos e juizes, por ex... só o ano passado, o Judiciário nos custou R$ 132 Bilhões e temos o 2o Parlamento mais caro do mundo... se vc me convencer que esses custos (que ajudam muito no endividamento e consequente na alta carga tributária) ajudam no desenvolvimento do país, eu fico quieto.
@@pauloamodio7062Não precisamos competir com a China, e quem tentar vai perder. O que precisamos é ordenar a economia do jeito que beneficie o povo brasileiro. Não precisamos vencer ninguém.
Lembro que Ciro Gomes fala da industrialização a anos e todos Não dão a mínima para a fala dele.
O empresário fica com a maio parte da renda, pagando salários miseráveis. Essa conversinha já não cola,
Então basta abrir uma empresa, né chefe?
O empresário fica c a maior parte do risco TB, o empresário coloca o capital dele em risco, o empresário dá empregos e recolhe impostos acho justo ele ficar c a renda
O maior risco do empresário é virar trabalhador assalariado, visto que o prejuízo é da pessoa jurídica. E quem cria emprego é a demanda. O emprego não surge magicamente da benevolência do empresário. O empresário tem uma empresa pra fornecer um produto ou serviço que a sociedade demanda. Para entregar esse produto ou serviço ele precisa de funcionários. É simples
Entendi, todos os assalariados são empresários que quebraram por oferecerem produtos que a sociedade não demandava, simples
Aham, foi bem isso que eu falei
A última pergunta: porque não há consenso? Existe consenso sim de que os seus argumentos são perfeitos mas que não dá para entregar as rédeas desse poder todo para os políticos atuais a começar pelo “9”. Veja Ike Batista, JHS, todos turbinados pelo BNDES.
Com o baixíssimo nível do nosso Congresso, de maioria perversa, cruel e tosca. Fica muito difícil qualquer implementação do governo federal no sentido de melhorar a condição laboral do trabalhador.
Um presidente que faz apologia de ele não ter ensino superior ajuda, não ?
@@andreamf879Uma Elite escravavagista por vocação europeia ultrapassada nunca vai tolerar a liderança de um torneiro mecânico e por último um ladrão forjado pelas mídias e judiciários empresáriais.
Como se o executivo tivesse interesse em algo do tipo
12:28 o segredo do sucesso eh ser liberal na politica externa e desenvolvimentista na interna. Entao o caminho eh convencer outros paises a abrirem os mercados deles pra vc, enquanto vc mantem um monde de subsidio industrial e etc. Agora, protecionismo hardcore n da tb n, a abordagem deve ser sempre, se vc abrir eu abro, pq se for um pais mais rico, vc ganha acesso ao mercado consumidor, mas sua mao de obra eh mais barata, e no caso do Brasil, a energia tb eh mais barata. Entao se a gente entrasse num acordo bem negociado com a UE agora, a gente poderia virar uma plataforma de produção de uma serie de coisas pro mercado europeu e crescer em cima disso.
Perfeito, pimenta no c* dos outros é refresco
Kkklllkkk kkklllkkk kkklllkkk kkklllkkk kkklllkkk kkklllkkk kkklllkkk kkklllkkk kkklllkkk O querido economista Paulo Gala dizendo que 100 milhões de brasileiros trabalham , tendo uma renda média de 3.100 reais por mês e que 7,5% são desempregados ! ! Pelo amor do Pai Celestial , eu sempre enxerguei que os números do Brasil eram inteiramente mentirosos e agora com as revelações de meu espírito , que se encontra temporáriamente no governo do país , fico extremamente chocada com o tamanho da fraude de índices e números para tudo , de economia à segurança pública . Meu espírito está dizendo que o desemprego estrutural do país é de 50,2% da população brasileira e que a renda média no Brasil é de 98,8 dólares ! Ou seja , o Brasil não é sequer um país pobre e sim um país miserável ! A Receita Federal apregoa que o imposto de renda da pessoa física é declarado por 42 milhões e 300 mil brasileiros e a verdade é que o quase nada de 18 milhões e 201 mil brasileiros puderam fazer declaração do imposto de renda neste ano -- ano passado , foram 20 milhões e 302 mil declarações por conta de um corte de renda ainda mais baixo . Ai , ai . O tamanho da mentira dá a medida do tamanho do desespero . Esse é o país que vocês elites vêm construindo há 523 anos e 5 meses !
O Brasil tem a Petrobrás e a Embraer
Tem Taurus também
mas é um país muito grande, precisava de muito mais
E você se chama Poliana.
A indução do governo apenas funciona quando o resultado final são produtos e serviços eficazes, caso contrário é pegar uma montanha de dinheiro e tocar fogo e depois pedir pra nós contribuintes trabalhar ainda mais para pagar mais impostos.
No fim das contas quem induz a producal é a própria população (e empresarios) que trabalham e poupam para reinvestir o suado dinheiro.
Imposto é parecido, só que não é bem aplicado. Basta ver a empresa Mercado Livre x Correios... como uma empresa privada com menos de duas décadas pode possuir um serviço de alta performance e qualidade enquanto uma empresa estatal centenária e com monopólio apresenta prejuízos e possui serviço com SLA do século passado?!
A solução: menos impostos pra todos. Se cortar metade, mesmo assim ainda teremos uma carga tributária de 25% sobre tudo que produzimos.
Errado. Quem induz a economia é o estado, porque só existe esse conceito de indução para o estado. Porque sempre foi assim, na história. Quando a economia está em crescimento o capitalista investe, quando ela para, o estado investe. E não há um país que se desenvolveu sem investimento do estado.
@@zedejoaoagoraelula4796 nem sempre. A situações que sim, mas não é uma verdade absoluta. Hoje usamos smartfones, Samsung ou Apple... estamos no YT da Google (alphabet)... que existem graças ao pioneirismo de empreendedores do Oeste Americano, especialmente com a criação de Stanford, pós corrida ao ouro e ferrovias, que depois deu origem ao Vale do silício e serviu de indução para atrair pessoas iguais e interessadas em iniciar (startup) seus novos e duvidosos negócios.
O Estado colaborou, em alguma medida sim, mas NASA por exemplo se instalou por lá apenas após o ambiente já ter sido criado pelos indivíduos.
Muitas vezes o governo "forca" uma direção que não é vocação natural da região. Pode dar certo, mas pode dar errado e quando da, todos nós pagamos a conta através de mais impostos.
Valeu pelo comentário.
Que aula de economia e bon denais
Ciro Gomes tem esse projeto pronto
Por isso o Ceará é um estado industrializado com excelentes indicadores econômicos né esquerdista hahaha
@@ThiagoBolfin O Ceará é um país independente, né?? São pobres unicamente por causa própria
Com um congresso igual o que nós temos,deputados sem conhecimento ético,moral e cultural,fica dificil saí de onde estar.
Culpa de quem,dos eleitores que não sabem votar.
Excelente comentário!
O Brasil é agro, é comodidades e futuramente será nuvem também! Nunca tivemos uma industrialização de fato, os aqui são apenas montados aqui a maior parte de peças e componentes vem de fora. Se não fosse Collor e FHC teríamos telefones com ficha e carros com carburador até hoje! Igual em Cuba!
Não tem base o que você está falando. Aliás, não entendi se é uma crítica ou elogio aos neoliberais...
@@zedejoaoagoraelula4796 é um completa falta de entendimento, isto ficou claro.
Petrobras
Mas é lógico que o Brasil iria renegar o modelo desenvolvimentista, protecionista e planificado da economia do governo militar nos final dos 80 e 90.
O plano que nos levou a uma inflação gigantesca e uma dívida externa quase impagavel?
Têm muitos caras bons neste país que se governo aportar recursos NECSSÁRIOS eles conseguem gerar empregos com qualidade e geram produtos e serviços com bons custos benefícios para a sociedade. Mas o governo atual não estuda essas metas e sequer estipula investimentos em desenvolvimentos sustentáveis. Se ele criar um ministério para essas tarefas certamente teremos melhores estudos e análises de investimentos que podem gerar qualidade e sustentabilidade de negócios no país. Mas se tudo corre a deriva com os carteis que não inovam, mas se apossam das estruturas econômicas do estado para delimitar o poder de investimento e desenvolvimento no país e transferir a renda do trabalhador sufocado por muitos impostos e baixa qualidade do funcionamento da economia, ai não têm política econômica que dê certo. E qualquer discurso que se faça por qualquer governo não passa de demagogia. Investimento pesado em educação é importante, mas não é mais necessário que investimentos em pesquisas, inovações e desenvolvimentos sustentáveis. O brasileiro precisa acordar pra vida e entender sobre educação financeira e a importância de gerar qualidades de trabalhos e produtos com alto valor agregado. Não dar pra gerar um desenvolvimento econômico no país sem pesquisas sérias e pessoas lógicas e capazes com oportunidades certas para tocar suas ideias e inovações com apoio do estado. Este país parece mais com um faz de conta que fazemos políticas econômicas corretamente, mas que na verdade parecem um bando de desnorteados e sem nenhuma inteligência apostando na sorte, sem um mínimo de racionalidade até mesmo em suas apostas. Absurdo!
toda a tecnologia vem da ciência que vem do financiamento do Estado
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
O.empresariado brasileiro com essa cultura escravagista nao vai ser um pais rico nunca
Vc acha que a nossa é escravagista? Já pensou na China que como diz o vídeo ai é 20x maior/melhor que a nossa? Como vc acha que conseguiram em tão pouco tempo? Ai vc vai entender o que é ser escravo.
Tio Rei, faz um video sobre a greve das universidades e institutos federais
Por curiosidade, todos os países ricos citados foram o que abraçaram o capitalismo (até a China). Aqueles que ainda se discute se o capitalismo é viável economicamente foram os que ficaram pra trás. Análise simplista, mas que deixa claro que quem soube acessar os mercados enriqueceu e que quem lutou contra esse avanço ficou pelo caminho. Em um país onde até o passado é incerto, que faz reforma e cria o maior IVA do mundo, que tenta cercear o mais pobre de importar míseros U$50 dólares, é loucura imaginar que o futuro será promissor. Daqui 30 anos eu posso voltar nesse comentário que a discussão estará sendo a mesma, com a população tendo perdido mais poder de compra, o Estado mais endividado e a Selic ainda nas alturas para compensar o troca- troca de incompetentes no poder.
Eu acho que você não sabe do que está falando...
Se tivesse assistido ao vídeo saberia
@@leandro3825 Apenas fiz uma constatação dos fatos. Em nenhum desses países que deram certo houve uma sequência com décadas de gente tão incompetente no poder. Aqui já se confiscou poupança, cria-se reserva de mercado sem qualquer critério, reforma da reforma da reforma, insegurança jurídica e um contencioso sem igual, já se caçou boi no pasto para controle de preços e todo tipo de bizarrice possível. A taxa de juros na lua é o prêmio de risco que se cobra para financiar esse projeto de país falido com políticos lunáticos eleitos por uma maioria da população igualmente lunática. E como o risco de um país assim não compensa, a maioria vai preferir alocar seu capital em IPCA+6%.
@@mwrr2112 Acho que você não entendeu...
Os países citados, foram quem mais praticaram protecionismo e só depois de atingirem o nível alto de produção se disseram liberais.
Por um lado você está certo, mas o Brasil não é muito diferente desses países, que não são nada capitalistas, eles operam a economia de mercado, mesmo assim muito regulada.
Ou você vai viver nesses países ou você os estuda a ponto de conhecê-los. Você não tem noção do quanto o Estado é presente e de quanto o povo é dependente do Estado nesses países, você não tem noção da carga tributária, da burocracia e da força do sindicato neles.
Não existe país 100% capitalista no mundo.
Muita gente não sabe nem o que é capitalismo.
Não, você não fez uma constatação dos fatos, você fez uma demostração de viralatismo, em pensar que o mundo fora do Brasil seja um paraíso (existe países que fizeram coisas mais absurdas que no Brasil, onde, ou melhor, da onde você acha que vieram esses planos mirabolantes que você citou?!), depois, faz também uma declaração de completa ignorância, mas como todo "intelectual tupiniquim" que se acha inteligente só por detonar o próprio país.
👏👏👏👏👏👏👏
Vai cer deputado muquirana ❤❤
Paulo Gala critica o liberalismo que tal um debate com Marcos Lisboa ?!
Esse omisso fugiu de dialogar discutir com metalnomics e Henrique Tancredo.
Marcos Lisboa?? Aquele que foi no Canal Livre e começou "cagando" que o aumento de emprego agora é reflexo da desregulamentação da CLT no governo Temer, 7 anos trás???
Sei quem é. Assisti só esta resposta, desliguei e fui dormir.
O melhor é ver os comentários, kkk…
reinaldo o lixo que o Brasil produz
Afunda o Brasil
Safado
Com quantos pobres se faz um rico?
Falta recuperar a indústria..Isso é um projeto meu caro: deixar o Brasil como meio fornecedor de matéria prima...
O Brasil Lula pra manter o privilégio de algum
O Problema é que o brasileiro (empresário, investidor, trabalhador) não quer ser ajudado pelo estado. Ele quer ser carregado nas costas pelo estado. E o povo da direita é ainda pior, pois quer exclusividade das costas do estado, não aceitam que os outros também sejam carregados.
Quanta bobagem escrita.
@@jadercosta9999 sinto cheiro de GADO
Você entendeu tudo!
"Estado regulador e indutor..." é contrário ao que escreveu!
O velhinho do Tadala nao gostou de ser revelado!
Deixem o convidado falar........
Que aula de economia muita explicável mas o Neoliberalismo tem culpa dessa paralisia da nossa economia de 6 amos pra trás
Esse é quase o resumo da entrevista: o neoliberalismo é o maior culpado dessa paralisia, dos anos 90 até hoje.