Impressionante como as críticas sociais/políticas/econômicas em certas músicas sofrem maior boicote/censura do que as "maravilhas" compostas para diversão pública (sejam músicas com duplo sentido ou baixaria explícita), que arrancam sorrisos amarelos na primeira audição e depois são "normalizadas" pelo publico em geral... A preguiça das pessoas em pensar, refletir e levar a cabo uma mensagem muitas vezes verdadeira que te dá um "sacode" pra vida termina nivelando por baixo a cultura musical...afinal, mexer a bundinha parece mais fácil que levantar uma bandeira...
Pois é... mas somos "programados" desde do nascimento induzidos a consumir isso ou aquilo... e na música, não diferente (assim em como novelas, filmes, alimentos etc...), também sofremos essa banalização cultural. Por um lado tem uma militância maliciosa que não é agradável. Pois música é Arte, e tem que ser usada como tal, para expressar um sentimento, contar uma história, um lugar, uma época e um momento. Por outro lado temos essa indústria manipuladora que coloca na cabeça que tal coisa e coisa tal são legais para serem consumidas, e se você não as consome você "está por fora"! Recentemente David Gilmour declarou numa entrevista que as grandes gravadoras também não querem mais saber de músicas longas e de qualidade, mas sim aquelas que geram lucros rápidos e que caiam logo no esquecimento, para assim já lançar outras porcarias sem conteúdo e sem contexto, só para poder lucrar mais e mais, daí onde surgem essas baixas qualidades libidinosas de pessoas que nem sabem o que é ser artista, muito menos ler uma partitura. Alguém compõe e eles interpretam. Cara isso é criminoso!! Mas ainda bem, que o roqueiro numa forma geral, é lúcido e esclarecido dos demais. Não digo que somos superiores, mas nosso intelecto já se destaca por gostarmos desse gênero tão alternativo e rico, e a suas vertentes. Pessoas como nós que jamais deixarão de degustar uma música de qualidade seja em que época for! Abraço meu brother!!!
Por incrível que pareça o Rock teve seus melhores momentos aqui no Brasil durante o Regime Militar. Foi só o Regime acabar, começaram a boicotar o Rock. No início dos anos 80 o Rock Nacional, para tocar nas rádios e TVs, não podia usar guitarras distorcidas. Aí veio o Rock In Rio, que foi ótimo, mas a Rede Globo insistia em dar mais ênfase a Elba Ramalho ou Erasmo Carlos. Aí veio os anos 90 e a Música Sertaneja com suas guitarras distorcidas, aí pode né? Como foi dito aqui num comentário na Cultura Brasileira não cabe o Rock And Roll. Mas o Halloween pode, vai entender.
Sinceramente, em alguns casos, como Rage Against, só consigo enxergar a luta contra um sistema e a favor de outro sistema... Mas enfim... A música em si, é boa...
Salve grande carol aano muito fa do the cure mas foi um som bom na minha opiniao mas lsd e demais e quanto a censura se proibe o q nao se entende seres humanos falar o q abracos sucesso sempre
Rose Tatoo ! P@U ! 🤘🤦🔥💥 Como não conhecia isso??! Sex Pistols era sensacional !! Outro dia mesmo mostrei pra um colega/vizinho novo .. Caiu da cadeira, aqui..😅🤘🔥💥👊)))
Aqui em terras BR tem 2 que a censura militar tentou calar e não deu certo. 1- Geraldo Vandré com a música. Para Não Dizer Que Eu Falei De Flores. Essa virou um hino nos anos de chumbo no Brasil. 2- Raul Seixas com a música. Sociedade Alternativa. Onde ele foi parar não me recordo muito bem. Me parece que foi no DOI-CODE ou no DOPS daqui de SP. Teve que explicar que Sociedade Alternativa era essa.
Censura não !!! Mas na minha opinião devemos evitar músicas que estimulem a violência e devemos refletir também que pelo menos na minha opinião o Brasil e mesmo o mundo de hoje não é o mesmo dos anos 80 e 90 deu até uma melhorada então algumas músicas acredito estarem meio “desatualizadas “!!! E acho que músicas que atacam a religião cristã católica ou evangélica não é muito bom para o povo brasileiro,falo até por experiências ruins graças a Deus já passadas !!!
Cara a época que a galera mais se drogou foi nos anos 70....Shows de rock de boa, droga á vontade, agora, Ditadura Real, no sentido literal da palavra: Argentina e Chile,ai sim.
Na minha modesta opinião, Lucy in the sky with diamonds ficou melhor com o Elton John do que com os Beatles que compuseram e lançaram a música. Postei e saí correndo.......KKKKKKK
Pra mim, a única música dos Beatles que ficou melhor em outra versão é "With A Little Help From My Friends", cuja interpretação de Joe Cocker no Woodstock de 1969 superou em muito a original.
Carol, acho que vale a pena fazer outro vídeo, só pra falar sobre o PMRC, organização criada nos EUA (por conservadores - sempre eles!), nos anos 80, pra "analisar" (e censurar, claro) as músicas, principalmente as de Heavy Metal que eles achavam "impróprias para o consumo") Foi até criado um selo pra estampar as capas de LPs que eram "desaconselhados". Tem um filme sobre o PMRC ("Warning: Parental Advisory"), que mostra o julgamento dessa questão (isso mesmo, foi parar na Justiça), com a participação do Dee Snider (membro do Twisted Sister, pra quem não conhece) fazendo o papel dele mesmo (ele foi um dos lutadores contra a PMRC). Mas, pra surpresa de zero pessoas (Rssss), o selo, não só não evitou que as pessoas comprassem os álbuns, como as incentivou (conservador é um bicho muito burro).
@@antonioalves2275 We're not gonna take it , I wanna Rock , Street Justice , Under the Blade , You can't stop Rock in Roll , Burning hell , What you don't know sure can hurt you ...que banda foda .
Ué carol fez um homenagem ao maquila dizendo que nao tá nem quente nem frio, e sob censura o rock brasileiro nos anos 70 era sensacional mas os milicos censuram tanto que prejudicou o sucesso comercial
carol lembrando que as vezes a censura é algo assim bem local como let´s spend the night together dos stones que quando foi cantar no ed sulivan o mesmo pediu para cantar let´s spend the time together e eles toparam mas quando pediram a jim morrison para aliviar na parte de The End onde eo personagem edipianamente tem alguma cosia com a mae ai que jim nao pensou duas vezes e cantou a letra original, jim sendo jim, rsrsrsrsrs mas ai é tema para um outro episodio.
Em terras brazucas Raulzito era figura carimbada na censura, cada enxadada era uma minhoca! Ai ele escreve a música "Mosca na Sopa" e o pessoal da censura deixa passar de boa, dizendo ser uma música estúpida onde o autor fala de uma mosca que caiu em um prato de sopa. A censura comeu mosca ai... 😄😀
Vendo essa estória da música do Rose Tatoo, deu até vontade de ouvi-la lendo a letra. Taí uma banda que acho boa mas ouvi muito pouco. Boa pedida pra hoje!
Carol, acho que faltou "Another Brick in the Wall'' que em 1980 foi banida da África do Sul em meio ao apartheid, pq as crianças negras adotoram a canção como um hino contra o racismo. Ela só voltou a tocar no pais com o fim da segregação racista. Outra que também foi censurada é "O mal é que sai da boca" do Pepeu e Baby, alegando apologia as drogas na época da nossa ditadura militar em 1980 aqui no Brasil. Também não dá para esquecer o disco da Blitz "As Aventuras da Blitz" que saiu com as 2 últimas músicas do lado B, riscadas pq foram censuradas pelo mesmo regime militar em 1982 e as cópias já estavam prontas. As músicas eram "Cruel Cruel Esquizofrenético Blues" e "Ela Quer Morar Comigo na Lua". E hoje não consigo entender essas pessoas que pra mim são pseudos roqueiros, principalmente os das motocicletas, fazendo apologia à represão dessa época, babando ovo, apoiando e sendo adestrados por milicos que defendem e idolatram esse período nefasto da nossa história. Abraços minha querida.
Sobre o rock nos países socialistas (excerto de uma matéria do El País) "Na Bulgária, na Romênia e em Cuba os músicos e seus fãs de cabelo comprido eram reprimidos. Já na República Democrática Alemã, havia um esforço para desenvolver estrelas musicais equivalentes às da República Federal, uma política de Estado que se concretizou no movimento que foi chamado de Ostrock (rock do leste). A descentralizada Iugoslávia permitia a coexistência de potentes cenários musicais em sérvio, esloveno e croata. A Tchecoslováquia, com sua base industrial, fornecia instrumentos musicais incluindo sintetizadores aos outros países do COMECON (Conselho para Assistência Econômica Mútua, criado em 1949 para integrar os países do Leste Europeu). Em nenhuma dessas repúblicas soviéticas era possível expressar a dissidência política por meio de canções. Depois de que os tanques de guerra puseram fim à Primavera de Praga, em 1968, os artistas que simpatizavam com o “socialismo de rosto humano” do mandatário que encabeçou o movimento, Alexander Dubcek, foram perseguidos. Ainda assombra a perversidade das ações de repressão: para calar a popular cantora Marta Kubishova, falsificaram fotos pornográficas nas que ela aparecia, a pedido do diretor de sua companhia. Uma jogada digna da História Universal da Infâmia Discográfica. O impulso paranoico que vinha de Moscou sempre era obedecido. Há registros de reuniões do Comitê Central da União Soviética (URSS) que discutiram a invasão do rock´n´roll em meados dos anos cinquenta. Foi decidido, naturalmente, que se tratava de uma jogada dos Estados Unidos, um plano concebido para corromper os jovens soviéticos. E essa juventude se mostrou mais do que disposta a ser corrompida; inclusive, demonstraram engenhosidade tecnológica. Descobriram um novo suporte para difundir os discos que passavam pelas fronteiras: os roentgenizdat, conhecidos coloquialmente como “ossos” ou “costelas”. As gravações ocidentais eram copiadas sobre placas usadas de raios-X e eram vendidas por um rublo (a moeda russa). Os burocratas podiam impedir os concertos desses esforçados aprendizes, embora isso significasse induzi-los à clandestinidade das atuações montadas em lugares afastados, onde tudo podia acontecer, inclusive, dançar o twist, uma assombrosa decadência. Em pleno delírio, se chegou a argumentar que o twist era um exemplo de onanismo bélico. Na República Democrática Alemã (RDA), tentaram combatê-lo com o lipsi, uma dança de salão baseada em ritmos caribenhos, que foi promovida até 1962, quando o presidente Walter Ulbricht, em um alarde de modernidade, se atreveu a fazer um twist. O dilema das autoridades tinha uma difícil solução. As ondas “capitalistas” penetravam nos países que estavam na fronteira com o Ocidente, e era perfeitamente possível estar a par de todas as novidades pop. Asseguram que, nas profundezas da URSS, dependendo da eficácia das interferências, era possível escutar Rádio Liberty, BBC e Voice of America, que incluíam esse estilo musical proibido em meio aos espaços dedicados à transmissão de notícias. O diagnóstico era claro: aquelas canções faziam apologia ao individualismo e à promiscuidade sexual (e, embora não soubessem, também às drogas, e misturas infernais de medicamentos e álcool). Com o tempo, desenvolveram uma estratégia de controle: transigiam com grupos e solistas que faziam pop e rock, enquadrados por organizações estatais e cuidadosamente vigiados pelas gravadoras oficiais. Em geral, eram dissuadidos de cantar em inglês, embora essa regra fosse esquecida quando se pretendia exportar figuras locais. As leis da solidariedade obrigavam as nações comunistas a realizar um intercâmbio de grupos, principalmente nos Festivais da Juventude e em eventos dedicados à música de protesto. A fraternidade se estendia a artistas estrangeiros: convidado para se apresentar na RDA, o espanhol Víctor Manuel chegou a gravar um LP completo ali, Spanien, pelo selo Amiga. No entanto, as variedades mais fortes foram consideradas indigestas. Em 1967, os Rolling Stones fizeram dois shows em Varsóvia, na Polônia. Além dos problemas técnicos - devido às diferenças de voltagem, tiveram que tocar com a equipe do Czerwono-Czarni, uma banda da cidade polonesa de Gdansk -, na rua, houve enfrentamentos entre a Milícia Cidadã e algumas centenas de fãs que não conseguiram entradas. O experimento não prosperou; quando os Stones se ofereceram para tocar em Moscou, tiveram o pedido negado de uma forma grosseira. Na URSS, nem sequer se tolerava os Beatles: seus LPs foram lançados apenas em 1986, já em plena era Gorbachev, que era reconhecido como um admirador de John Lennon." (Fonte: A grande história secreta entre o rock e o comunismo - El País) Há documentários e filmes do leste europeu feitos após a queda dos regimes a partir de 1989, sobretudo sobre o rock nos anos 60 e 70 naqueles países da Cortina de Ferro. Vejam este vídeo de 1969 da banda tchecoslovaca Blue Effect (já no período da "normalização", que se seguiu à Primavera de Praga, de 1968, esmagada pela intervenção militar do Pacto de Varsóvia, a mando da União Soviética): Blue Effect - New Club (1969)
Muito bom Carol! Sobre os Stones também. Vi uma vez sobre a ‘Let’s spend the night together’. (Muito boa, óbvio). Pediram pra eles levarem como ‘Let’s spend SOME TIME TOGETHER!!’ 🥸😱 Tipo: ‘O QUÊÊ!? Passar ‘A NOITE’ JUNTOS!? De jeito nenhum!! Mudem issaê!! 😂😂
Ŕotten é inteligente soube envelhecer,e se tornou um cara descente.Virou capitalista,fez o certo.Agora o engraçado que hoje em dia a censura vem do lado da esquerda e não da direita como antigamente.
Ironicamente, o Johnny Rotten era antifascista e ativista do anarquismo de esquerda; hoje, o John Lyndon vota no fascista mor Trump. Vai entender! Lucy in the Sky era a marca de uma geração do rock psicodélico e representa a fase mais criativa de toda a história do Rock, junto com o Progressivo. Carol no Céu com os Diamantes do Rock, faz um especial com os Mutantes, que apesar da censura, driblaram tudo, com rock psicodélico, anarquismo e muita genialidade. Parabéns pelo canal. Já merece um destaque no caderno de Cultura na TV aberta. Sucesso sempre!
Se "naquela época" ja tinha gente que boicotavam musicas, imagina que hoje tem punk (João Gordo) que defende regulamentação de meio de comunicação (Internet)😂😂😂😂 bem estranho isso
Esses hipócritas tão pouco se lixando pra democracia, o que eles querem é cercear quem pensa diferente, quem é o ideologicamente oposto. Se acham tão inteligentes porém não passam de massas de manobra do sistema formado por Globo/PT/STF.
Tenho o vinil da blitz, com duas faixas riscadas com pregos pela gravadora,antes porem nas lojas, a mando da censura. Viva ao vivo, do Camisas de vênus, teve as 10 faixas censuradas.
Claro que eu sou totalmente contra qualquer tipo de censura, salvo aquelas nas quais a manifestação for criminosa. Mas, como eu disse no meu comentário anterior, como os censores, praticamente, eram pessoas intelectualmente limitadas, isso possibilitou que pérolas da música fossem criadas pelo mundo, inclusive aqui no Brasil. SÓ UMA ÚLTIMA COISA LIBERDADE DE EXPRESSÃO, NÃO É ABSOLUTA, ELA TEM LIMITES E A SUA TERMINA, QUANDO COMEÇA O DIREITO DOS OUTROS. LIBERDADE DE EXPRESSÃO NÃO É SINÔNIMO DE LIBERTINAGEM DE EXPRESSÃO, NEM DE IMPUNIDADE.
@@paulocesarrodrigues8553 "Claro que eu sou totalmente contra qualquer tipo de censura, salvo aquelas nas quais a manifestação for criminosa". O problema é que nas ditaduras (de direita, de esquerda, teocráticas, etc) a crítica a elas ou aos seus valores é criminalizada, tipificada como crime. Ou seja, o que você escreveu vale nas verdadeiras democracias, não em regimes autocráticos onde a opinião crítica seja criminalizada.
@@AntonioAraujo-rg2il Mas, obviamente, o comentário se aplica a democracias, não a regimes de exceção, ditaduras, o que lícito ou ilícito fica ao arbítrio dos ditadores.
O Planet Hemp é um grande exemplo desse ponto levantado. Há uma critica social enorme na letra, mas q leva a frente a apologia a maconha e a meu ver foi o q fez com q a banda fizesse enorme sucesso.
Como de costume, sempre no aguardo de um novo vídeo! Canal ótimo, está de parabéns! Depois se puder dá uma olhada na minha playlist de 200h no Spotify só com rock e metal, chamada "Mundo Insano de Anderson" Também em minha loucura eu criei várias playlists de Discografia Completa de Artistas que gosto. Se puder dar uma dica de artista que "por descuido" não cuidei, estou aberto a dicas. Mais uma vez parabéns pelo trabalho.
Sobre killing in the name....hahahahha nao nao...esse palavrao nao era so um palavrao......era um tapa na cara da autoridade.....e logo depois a revolta i won't do what you tell ne hahahahaha foda demais kkkkkk a bbc pediu pra eles nao falarem palavrao qdo tocaram la kkkkkkk o resultado ja sabemos ne hahahahahaah
Camisa de Vênus é uma das minhas bandas favoritas do rock nacional, e teve um disco quase inteiro censurado. Dane-se, eu AMO My Way, Silvia, e tanttos outros petardos que o xará Marcelo Nova e cia soltaram.
Bete Morreu. rs. Eu estava entrando numa faculdade quando ela foi lançada. Se fosse hoje, o Nova seria execrado, "cancelado", etc, etc. Talvez fosse até condenado judicialmente em processo movido por algum coletivo feminista. rs.
Os caras eram poetas quando se tratava de zueira , politicagem e cotidiano : Bete morreu , Silvia , metastase , homem não chora , meu primo Zé , rostos e aeroportos , négue ...
@@alassad170 Lena tinha um trecho que falava de nudez e masturbação, e a censura deixou passar. E fez sucesso inclusive. Rosto e Aeroportos é linda! Tive a satisfação de ver a banda tocá-la no Circo Voador, há alguns anos.
E get in the ring do gun's and Roses, JÁ TIVE VONTADE DE DIZER TUDO AQUILO para um monte de coisas que que por fora, se parecem com seres humanos, mas, só se parecem, POR FORA. th-cam.com/video/LnQ_zhVWhH8/w-d-xo.html
Esse vídeo me deixou com vontade de te perguntar uma coisa, você votou no Bozo ou no Nine? Eu sei, sim eu sei que você não pode falar dessas coisas senão vão te cancelar e você perder inscritos do canal. Ainda mais com tanto roqueiro reaça que existe hoje, o que é uma tristeza. Mas talvez isso pode ser um tema pra um vídeo futuro, bandas que entraram de cabeça na política, dos dois lados. Nós estamos em cima do "The Wall" né Carol? 😂
CARBONA NOT GLUE - RAMONES. CARBONA PRODUTO DE LIMPRZA,ACHO,Q OS RAMONES ADORAVAM CHEIRAR. POUQUÍSSIMA PRENSAGEM DO DISCO LEAVE HOME SAIU VIRANDO GDE RELÍQUIA.
Pois é Carol e hoje a censura tá tentando votar e pelas mãos de quem disse que lutou pela democracia e liberdade de expressão......o amor venceu né?? 😂😂...me engana que eu gosto...abs floripa
Show...👏👏👏👏👏👏👏
Impressionante como as críticas sociais/políticas/econômicas em certas músicas sofrem maior boicote/censura do que as "maravilhas" compostas para diversão pública (sejam músicas com duplo sentido ou baixaria explícita), que arrancam sorrisos amarelos na primeira audição e depois são "normalizadas" pelo publico em geral... A preguiça das pessoas em pensar, refletir e levar a cabo uma mensagem muitas vezes verdadeira que te dá um "sacode" pra vida termina nivelando por baixo a cultura musical...afinal, mexer a bundinha parece mais fácil que levantar uma bandeira...
Pois é... mas somos "programados" desde do nascimento induzidos a consumir isso ou aquilo... e na música, não diferente (assim em como novelas, filmes, alimentos etc...), também sofremos essa banalização cultural. Por um lado tem uma militância maliciosa que não é agradável. Pois música é Arte, e tem que ser usada como tal, para expressar um sentimento, contar uma história, um lugar, uma época e um momento. Por outro lado temos essa indústria manipuladora que coloca na cabeça que tal coisa e coisa tal são legais para serem consumidas, e se você não as consome você "está por fora"!
Recentemente David Gilmour declarou numa entrevista que as grandes gravadoras também não querem mais saber de músicas longas e de qualidade, mas sim aquelas que geram lucros rápidos e que caiam logo no esquecimento, para assim já lançar outras porcarias sem conteúdo e sem contexto, só para poder lucrar mais e mais, daí onde surgem essas baixas qualidades libidinosas de pessoas que nem sabem o que é ser artista, muito menos ler uma partitura. Alguém compõe e eles interpretam. Cara isso é criminoso!! Mas ainda bem, que o roqueiro numa forma geral, é lúcido e esclarecido dos demais. Não digo que somos superiores, mas nosso intelecto já se destaca por gostarmos desse gênero tão alternativo e rico, e a suas vertentes. Pessoas como nós que jamais deixarão de degustar uma música de qualidade seja em que época for! Abraço meu brother!!!
@@lordsofrocknroll excelente texto, li só verdades, parabéns.
Like garantido!
Brigadão!
Bom dia, Carol Mariano!
Por incrível que pareça o Rock teve seus melhores momentos aqui no Brasil durante o Regime Militar. Foi só o Regime acabar, começaram a boicotar o Rock. No início dos anos 80 o Rock Nacional, para tocar nas rádios e TVs, não podia usar guitarras distorcidas. Aí veio o Rock In Rio, que foi ótimo, mas a Rede Globo insistia em dar mais ênfase a Elba Ramalho ou Erasmo Carlos. Aí veio os anos 90 e a Música Sertaneja com suas guitarras distorcidas, aí pode né? Como foi dito aqui num comentário na Cultura Brasileira não cabe o Rock And Roll. Mas o Halloween pode, vai entender.
Salve, gata do rock...
"Bichos escrotos" dos Titãs. O vídeo ficou massa! um beijo grande ❤🍺🎸
Se eles censurava essas
Músicas naquele tempo
Imagina agora aqui no Brasil com esses refrão que esses fotos cantores chamam de música kkkkkkkkk
Nossa Musa do Rock de VDD..
Mais um vídeo bacana.
Obrigada 🍻
Com toda sinceridade, sempre tiraram vantagem da própria censura, ou melhor propaganda gatuita.
Essa música 🎸 dos Stones e foda beggars bunquet
Sinceramente, em alguns casos, como Rage Against, só consigo enxergar a luta contra um sistema e a favor de outro sistema... Mas enfim... A música em si, é boa...
Salve grande carol aano muito fa do the cure mas foi um som bom na minha opiniao mas lsd e demais e quanto a censura se proibe o q nao se entende seres humanos falar o q abracos sucesso sempre
Pensei que fosse só eu no mundo que gostasse de dias cinzentos e de chuva!
Eu também gosto, aliás não gosto nem um pouco de dia ensolarado e quente !!!
Rose Tatoo ! P@U ! 🤘🤦🔥💥 Como não conhecia isso??! Sex Pistols era sensacional !! Outro dia mesmo mostrei pra um colega/vizinho novo .. Caiu da cadeira, aqui..😅🤘🔥💥👊)))
Eles são demais né, móh pegada, curto mto tbm!
OS CARAS DO MC'5 SE VIRAM EM MAUS LENCOIS COM O GRITO INICIAL DA MUSICA HOMONIMA DO PRIMEIRO DISCO DELES.
Menina, até o Caso Sério de Rita Lee foi censurado. Não sei se pelo misto quente, pela dose dupla, ou pelos românticos em Cuba.
Raulzito foi tb
Você é TOP. Te curto demais!!! "Killing In The Name" é fodáááááássssticaaaahhh.... 🤘🤘🤘
Sei que o papo é rock, mas já dizia Caetano Veloso:
É proibido proibir!
Parabens pelo vídeo e pelo canal Carol.
Aqui em terras BR tem 2 que a censura militar tentou calar e não deu certo.
1- Geraldo Vandré com a música.
Para Não Dizer Que Eu Falei De Flores.
Essa virou um hino nos anos de chumbo no Brasil.
2- Raul Seixas com a música.
Sociedade Alternativa.
Onde ele foi parar não me recordo muito bem.
Me parece que foi no DOI-CODE ou no DOPS daqui de SP.
Teve que explicar que Sociedade Alternativa era essa.
Seus vídeos são sempre maravilhosos. Muita música e informação boa. ❤❤❤❤👏👏👏
Brigadão, Dri 🥰
Censura não !!!
Mas na minha opinião devemos evitar músicas que estimulem a violência e devemos refletir também que pelo menos na minha opinião o Brasil e mesmo o mundo de hoje não é o mesmo dos anos 80 e 90 deu até uma melhorada então algumas músicas acredito estarem meio “desatualizadas “!!!
E acho que músicas que atacam a religião cristã católica ou evangélica não é muito bom para o povo brasileiro,falo até por experiências ruins graças a Deus já passadas !!!
Censura na Inglaterra era leve perto da nossa ,que prendiam ou matavam!!!!!
Cara a época que a galera mais se drogou foi nos anos 70....Shows de rock de boa, droga á vontade, agora, Ditadura Real, no sentido literal da palavra: Argentina e Chile,ai sim.
Concordo plenamente. Inclusive temos um número crescente de exilados políticos, jornalistas, juristas etc, que são perseguidos de forma selvagem.
Videos de fleetwood mac,queen,roxette,marmalade,bad finger
Na minha modesta opinião, Lucy in the sky with diamonds ficou melhor com o Elton John do que com os Beatles que compuseram e lançaram a música. Postei e saí correndo.......KKKKKKK
Pra mim, a única música dos Beatles que ficou melhor em outra versão é "With A Little Help From My Friends", cuja interpretação de Joe Cocker no Woodstock de 1969 superou em muito a original.
Boa, meninaQ
Oi Carol, sobre a música Lucy and the sky...dos Beatles vale lembrar que poucos anos depois o Elton John regravou ela e fez muito sucesso...
O The Cure lançou um novo álbum e ainda transmitiu um show ao vivo de presente!
Achei mto bom 😊
@@CarolMariano Não assisti ainda, mas vou pesquisar!
Carol, acho que vale a pena fazer outro vídeo, só pra falar sobre o PMRC, organização criada nos EUA (por conservadores - sempre eles!), nos anos 80, pra "analisar" (e censurar, claro) as músicas, principalmente as de Heavy Metal que eles achavam "impróprias para o consumo") Foi até criado um selo pra estampar as capas de LPs que eram "desaconselhados". Tem um filme sobre o PMRC ("Warning: Parental Advisory"), que mostra o julgamento dessa questão (isso mesmo, foi parar na Justiça), com a participação do Dee Snider (membro do Twisted Sister, pra quem não conhece) fazendo o papel dele mesmo (ele foi um dos lutadores contra a PMRC). Mas, pra surpresa de zero pessoas (Rssss), o selo, não só não evitou que as pessoas comprassem os álbuns, como as incentivou (conservador é um bicho muito burro).
Boa ideia!
Street Fighting Man e um hino da humanidade!!!
Faltou aqui o twisted sister, esse sim o defensor dos excluídos da sociedade.
@@antonioalves2275 We're not gonna take it , I wanna Rock , Street Justice , Under the Blade , You can't stop Rock in Roll , Burning hell , What you don't know sure can hurt you ...que banda foda .
Ué carol fez um homenagem ao maquila dizendo que nao tá nem quente nem frio, e sob censura o rock brasileiro nos anos 70 era sensacional mas os milicos censuram tanto que prejudicou o sucesso comercial
The cure mandou muito nesse album.....melhor album recente de bandas consagradas q ouvi....mas curto muito the cure entao sou suspeito
carol lembrando que as vezes a censura é algo assim bem local como let´s spend the night together dos stones que quando foi cantar no ed sulivan o mesmo pediu para cantar let´s spend the time together e eles toparam mas quando pediram a jim morrison para aliviar na parte de The End onde eo personagem edipianamente tem alguma cosia com a mae ai que jim nao pensou duas vezes e cantou a letra original, jim sendo jim, rsrsrsrsrs mas ai é tema para um outro episodio.
Em terras brazucas Raulzito era figura carimbada na censura, cada enxadada era uma minhoca! Ai ele escreve a música "Mosca na Sopa" e o pessoal da censura deixa passar de boa, dizendo ser uma música estúpida onde o autor fala de uma mosca que caiu em um prato de sopa. A censura comeu mosca ai... 😄😀
E o carimbador maluco era pra criança 😂😂😂
Por causa desse vídeo vou acabar com meu canal.
Muito bom Carol parabéns.
Muito obrigada 😁
Braziloônia não é para amadoras 😂😂😂😂😂😂
Os caras infartariam nos primeiros 2 minutos das "músicas " de domingo à tarde
Nossa, eles ficariam horrorizados com as letras "bonitas e informativas" daqui 🤣
Vendo essa estória da música do Rose Tatoo, deu até vontade de ouvi-la lendo a letra. Taí uma banda que acho boa mas ouvi muito pouco. Boa pedida pra hoje!
A música é mto legal!
@@CarolMariano É, só no pouquinho que tocou aqui, deu pra perceber. 🤘
Perfeito seu trabalho
Brigadão 😊🤘
Rebeldia e contestamento sempre foram a essência do Rock de verdade. Parabéns pelo vídeo Carol.
Carol, acho que faltou "Another Brick in the Wall'' que em 1980 foi banida da África do Sul em meio ao apartheid, pq as crianças negras adotoram a canção como um hino contra o racismo. Ela só voltou a tocar no pais com o fim da segregação racista. Outra que também foi censurada é "O mal é que sai da boca" do Pepeu e Baby, alegando apologia as drogas na época da nossa ditadura militar em 1980 aqui no Brasil. Também não dá para esquecer o disco da Blitz "As Aventuras da Blitz" que saiu com as 2 últimas músicas do lado B, riscadas pq foram censuradas pelo mesmo regime militar em 1982 e as cópias já estavam prontas. As músicas eram "Cruel Cruel Esquizofrenético Blues" e "Ela Quer Morar Comigo na Lua". E hoje não consigo entender essas pessoas que pra mim são pseudos roqueiros, principalmente os das motocicletas, fazendo apologia à represão dessa época, babando ovo, apoiando e sendo adestrados por milicos que defendem e idolatram esse período nefasto da nossa história. Abraços minha querida.
Raulzito tb sofreu com a censura aqui no Brasil.
Sobre o rock nos países socialistas (excerto de uma matéria do El País)
"Na Bulgária, na Romênia e em Cuba os músicos e seus fãs de cabelo comprido eram reprimidos. Já na República Democrática Alemã, havia um esforço para desenvolver estrelas musicais equivalentes às da República Federal, uma política de Estado que se concretizou no movimento que foi chamado de Ostrock (rock do leste). A descentralizada Iugoslávia permitia a coexistência de potentes cenários musicais em sérvio, esloveno e croata. A Tchecoslováquia, com sua base industrial, fornecia instrumentos musicais incluindo sintetizadores aos outros países do COMECON (Conselho para Assistência Econômica Mútua, criado em 1949 para integrar os países do Leste Europeu).
Em nenhuma dessas repúblicas soviéticas era possível expressar a dissidência política por meio de canções. Depois de que os tanques de guerra puseram fim à Primavera de Praga, em 1968, os artistas que simpatizavam com o “socialismo de rosto humano” do mandatário que encabeçou o movimento, Alexander Dubcek, foram perseguidos. Ainda assombra a perversidade das ações de repressão: para calar a popular cantora Marta Kubishova, falsificaram fotos pornográficas nas que ela aparecia, a pedido do diretor de sua companhia. Uma jogada digna da História Universal da Infâmia Discográfica.
O impulso paranoico que vinha de Moscou sempre era obedecido. Há registros de reuniões do Comitê Central da União Soviética (URSS) que discutiram a invasão do rock´n´roll em meados dos anos cinquenta. Foi decidido, naturalmente, que se tratava de uma jogada dos Estados Unidos, um plano concebido para corromper os jovens soviéticos.
E essa juventude se mostrou mais do que disposta a ser corrompida; inclusive, demonstraram engenhosidade tecnológica. Descobriram um novo suporte para difundir os discos que passavam pelas fronteiras: os roentgenizdat, conhecidos coloquialmente como “ossos” ou “costelas”. As gravações ocidentais eram copiadas sobre placas usadas de raios-X e eram vendidas por um rublo (a moeda russa).
Os burocratas podiam impedir os concertos desses esforçados aprendizes, embora isso significasse induzi-los à clandestinidade das atuações montadas em lugares afastados, onde tudo podia acontecer, inclusive, dançar o twist, uma assombrosa decadência. Em pleno delírio, se chegou a argumentar que o twist era um exemplo de onanismo bélico. Na República Democrática Alemã (RDA), tentaram combatê-lo com o lipsi, uma dança de salão baseada em ritmos caribenhos, que foi promovida até 1962, quando o presidente Walter Ulbricht, em um alarde de modernidade, se atreveu a fazer um twist.
O dilema das autoridades tinha uma difícil solução. As ondas “capitalistas” penetravam nos países que estavam na fronteira com o Ocidente, e era perfeitamente possível estar a par de todas as novidades pop. Asseguram que, nas profundezas da URSS, dependendo da eficácia das interferências, era possível escutar Rádio Liberty, BBC e Voice of America, que incluíam esse estilo musical proibido em meio aos espaços dedicados à transmissão de notícias. O diagnóstico era claro: aquelas canções faziam apologia ao individualismo e à promiscuidade sexual (e, embora não soubessem, também às drogas, e misturas infernais de medicamentos e álcool).
Com o tempo, desenvolveram uma estratégia de controle: transigiam com grupos e solistas que faziam pop e rock, enquadrados por organizações estatais e cuidadosamente vigiados pelas gravadoras oficiais. Em geral, eram dissuadidos de cantar em inglês, embora essa regra fosse esquecida quando se pretendia exportar figuras locais.
As leis da solidariedade obrigavam as nações comunistas a realizar um intercâmbio de grupos, principalmente nos Festivais da Juventude e em eventos dedicados à música de protesto. A fraternidade se estendia a artistas estrangeiros: convidado para se apresentar na RDA, o espanhol Víctor Manuel chegou a gravar um LP completo ali, Spanien, pelo selo Amiga. No entanto, as variedades mais fortes foram consideradas indigestas. Em 1967, os Rolling Stones fizeram dois shows em Varsóvia, na Polônia. Além dos problemas técnicos - devido às diferenças de voltagem, tiveram que tocar com a equipe do Czerwono-Czarni, uma banda da cidade polonesa de Gdansk -, na rua, houve enfrentamentos entre a Milícia Cidadã e algumas centenas de fãs que não conseguiram entradas. O experimento não prosperou; quando os Stones se ofereceram para tocar em Moscou, tiveram o pedido negado de uma forma grosseira. Na URSS, nem sequer se tolerava os Beatles: seus LPs foram lançados apenas em 1986, já em plena era Gorbachev, que era reconhecido como um admirador de John Lennon." (Fonte: A grande história secreta entre o rock e o comunismo - El País)
Há documentários e filmes do leste europeu feitos após a queda dos regimes a partir de 1989, sobretudo sobre o rock nos anos 60 e 70 naqueles países da Cortina de Ferro.
Vejam este vídeo de 1969 da banda tchecoslovaca Blue Effect (já no período da "normalização", que se seguiu à Primavera de Praga, de 1968, esmagada pela intervenção militar do Pacto de Varsóvia, a mando da União Soviética): Blue Effect - New Club (1969)
Rock nos países comunistas???? Bulgária, Romênia e Cuba!!! Me diz onde tem alguma banda dessa época nesses muquífo comunistas.
@@Jaircoelho-rs8lp Cito e recomendo o vídeo no yt de uma da então Tchecoslováquia no final do comentário. Leia-o até o final.
Muito bom Carol!
Sobre os Stones também.
Vi uma vez sobre a ‘Let’s spend the night together’. (Muito boa, óbvio). Pediram pra eles levarem como ‘Let’s spend SOME TIME TOGETHER!!’ 🥸😱
Tipo: ‘O QUÊÊ!? Passar ‘A NOITE’ JUNTOS!? De jeito nenhum!! Mudem issaê!! 😂😂
E verdade, eu tinha me esquecido dessa, pra ser mais preciso, foi quando eles foram se apresentar no Ed Sulivan Show.
Ŕotten é inteligente soube envelhecer,e se tornou um cara descente.Virou capitalista,fez o certo.Agora o engraçado que hoje em dia a censura vem do lado da esquerda e não da direita como antigamente.
Oi Carol, Dalton aqui. E ai, você vai no Iron?
Olá, esse ano não, talvez o do ano que vem 🤘
@CarolMariano que triste! Eu vou, já estou com os ingressos na mão e na contagem regressiva dos dias. rsrsrs
Salve Carol, você é genial, uma enciclopédia
Muito obrigada 😁
RATM - WAKE UP !!!!!!!!!
Ironicamente, o Johnny Rotten era antifascista e ativista do anarquismo de esquerda; hoje, o John Lyndon vota no fascista mor Trump. Vai entender! Lucy in the Sky era a marca de uma geração do rock psicodélico e representa a fase mais criativa de toda a história do Rock, junto com o Progressivo. Carol no Céu com os Diamantes do Rock, faz um especial com os Mutantes, que apesar da censura, driblaram tudo, com rock psicodélico, anarquismo e muita genialidade. Parabéns pelo canal. Já merece um destaque no caderno de Cultura na TV aberta. Sucesso sempre!
Bom dia Carol boa terça
Se "naquela época" ja tinha gente que boicotavam musicas, imagina que hoje tem punk (João Gordo) que defende regulamentação de meio de comunicação (Internet)😂😂😂😂 bem estranho isso
Esses hipócritas tão pouco se lixando pra democracia, o que eles querem é cercear quem pensa diferente, quem é o ideologicamente oposto. Se acham tão inteligentes porém não passam de massas de manobra do sistema formado por Globo/PT/STF.
Foda viu
João gordo é o punk de boutique.
Tenho o vinil da blitz, com duas faixas riscadas com pregos pela gravadora,antes porem nas lojas, a mando da censura. Viva ao vivo, do Camisas de vênus, teve as 10 faixas censuradas.
O ROCK AQUI NO BRASIL SEMPRE SOFREU SENSURA POR CAUSA DA NOSSA PORCARIA DA CULTURA BRASILEIRA
Direita militar meu camarada , não curte a nossa cultura vai pro Afganistão . Aliás sensura é que com c - CENSURA kkk analfabeto .
Não tem que censura tem que ter liberdade de expressão.
Claro que eu sou totalmente contra qualquer tipo de censura, salvo aquelas nas quais a manifestação for criminosa. Mas, como eu disse no meu comentário anterior, como os censores, praticamente, eram pessoas intelectualmente limitadas, isso possibilitou que pérolas da música fossem criadas pelo mundo, inclusive aqui no Brasil. SÓ UMA ÚLTIMA COISA LIBERDADE DE EXPRESSÃO, NÃO É ABSOLUTA, ELA TEM LIMITES E A SUA TERMINA, QUANDO COMEÇA O DIREITO DOS OUTROS. LIBERDADE DE EXPRESSÃO NÃO É SINÔNIMO DE LIBERTINAGEM DE EXPRESSÃO, NEM DE IMPUNIDADE.
@@paulocesarrodrigues8553 "Claro que eu sou totalmente contra qualquer tipo de censura, salvo aquelas nas quais a manifestação for criminosa". O problema é que nas ditaduras (de direita, de esquerda, teocráticas, etc) a crítica a elas ou aos seus valores é criminalizada, tipificada como crime. Ou seja, o que você escreveu vale nas verdadeiras democracias, não em regimes autocráticos onde a opinião crítica seja criminalizada.
@@AntonioAraujo-rg2il Mas, obviamente, o comentário se aplica a democracias, não a regimes de exceção, ditaduras, o que lícito ou ilícito fica ao arbítrio dos ditadores.
O Planet Hemp é um grande exemplo desse ponto levantado. Há uma critica social enorme na letra, mas q leva a frente a apologia a maconha e a meu ver foi o q fez com q a banda fizesse enorme sucesso.
Como de costume, sempre no aguardo de um novo vídeo! Canal ótimo, está de parabéns!
Depois se puder dá uma olhada na minha playlist de 200h no Spotify só com rock e metal, chamada
"Mundo Insano de Anderson"
Também em minha loucura eu criei várias playlists de Discografia Completa de Artistas que gosto. Se puder dar uma dica de artista que "por descuido" não cuidei, estou aberto a dicas.
Mais uma vez parabéns pelo trabalho.
Sobre killing in the name....hahahahha nao nao...esse palavrao nao era so um palavrao......era um tapa na cara da autoridade.....e logo depois a revolta i won't do what you tell ne hahahahaha foda demais kkkkkk a bbc pediu pra eles nao falarem palavrao qdo tocaram la kkkkkkk o resultado ja sabemos ne hahahahahaah
camisa de venus
John Lennon , vem não!!!
Em 22 o ex guitarrista da banda veio ao Brasil emnSP , ficou está música ao vivo foi uma história no show .
Quanto um sucesso e proibido , mais eles ficam famosos e a música não para de tocar .
capital inicial - 1 Veraneio Vascaina 2 Psicopat@
Existe intrevista que Paul confessa LSD faz apologia sim....não sejamos hipócritas...Excelente vídeo! rsss
Uma das primeiras a ser censurada foi Strange Fruits com Billie Holiday, não conhece ? Ouve então !
Camisa de Vênus é uma das minhas bandas favoritas do rock nacional, e teve um disco quase inteiro censurado. Dane-se, eu AMO My Way, Silvia, e tanttos outros petardos que o xará Marcelo Nova e cia soltaram.
Bete Morreu. rs. Eu estava entrando numa faculdade quando ela foi lançada. Se fosse hoje, o Nova seria execrado, "cancelado", etc, etc. Talvez fosse até condenado judicialmente em processo movido por algum coletivo feminista. rs.
Os caras eram poetas quando se tratava de zueira , politicagem e cotidiano : Bete morreu , Silvia , metastase , homem não chora , meu primo Zé , rostos e aeroportos , négue ...
@@alassad170 Lena tinha um trecho que falava de nudez e masturbação, e a censura deixou passar. E fez sucesso inclusive.
Rosto e Aeroportos é linda! Tive a satisfação de ver a banda tocá-la no Circo Voador, há alguns anos.
@marcellorothery Lena 😃 bela musica , e esqueci a melhor de todas : O adventista , ao vivo é a melhor de todas
o som é legal ; mas , o cara é um soça.....
PARABENS PELO VIDEO CAROL
Opa salve, tudo bem, cada acorde de guitarra me arrepia.
E get in the ring do gun's and Roses, JÁ TIVE VONTADE DE DIZER TUDO AQUILO para um monte de coisas que que por fora, se parecem com seres humanos, mas, só se parecem, POR FORA. th-cam.com/video/LnQ_zhVWhH8/w-d-xo.html
Good save the Queen é hilária , Deus salve a Rainha e seu shit regime fascista , os Pistols arrebentaram nessa .
O triste é que Johny Rotten deois se mostrou um grande reaça!
E hoje é a esquerda quem censura! O vocal do Sexy Pistol se pronunciou sobre isso.
Pra quem gosta de sex pistol , assistam a mini série biográfica PISTOL.
Esse vídeo me deixou com vontade de te perguntar uma coisa, você votou no Bozo ou no Nine? Eu sei, sim eu sei que você não pode falar dessas coisas senão vão te cancelar e você perder inscritos do canal. Ainda mais com tanto roqueiro reaça que existe hoje, o que é uma tristeza. Mas talvez isso pode ser um tema pra um vídeo futuro, bandas que entraram de cabeça na política, dos dois lados. Nós estamos em cima do "The Wall" né Carol? 😂
veraneio vascaima
e aqui nas terras brazucas tivemos o nosso eterno maluco beleza Raul que soltava as suas perolas
YOU CAN'T SAVE ME do Ritchie Kotzen th-cam.com/video/ZbTQzhD0bKk/w-d-xo.html
Tema muito Fraco , se reinvente ! Você é capaz e isso é muito sem assunto !
CARBONA NOT GLUE - RAMONES.
CARBONA PRODUTO DE LIMPRZA,ACHO,Q OS RAMONES ADORAVAM CHEIRAR.
POUQUÍSSIMA PRENSAGEM DO DISCO LEAVE HOME SAIU VIRANDO GDE RELÍQUIA.
Pois é Carol e hoje a censura tá tentando votar e pelas mãos de quem disse que lutou pela democracia e liberdade de expressão......o amor venceu né?? 😂😂...me engana que eu gosto...abs floripa