yellow brick road, finally home, in the dark.. essas músicas arrepiam. ainda fizeram cover de Kurenai do X-Japan. a linha de baixo a fizeram arrepia nesse cover
3:27 Não é completamente diferente não. O Ritual é uma mistura dos álbuns anteriores do Angra. É praticamente o 4º álbum do Angra. E o Immortal é mais parecido com o Ritual do que o Reason.
Cara o que você falou agora foi no ponto, eu acho o Immortal também muito mais Angra e Shaman do que o Reason, o segundo album do Shaman eu lembro até hoje que eu foram poucas as musicas que colaram de verdade. Para mim In The Dark e One Life mostraram um Shaman muito refinado e que a sonoridade agradava muito e não lembra nada ao som do Nocturnal que tem um som fora do espectro do Speed/Power
Mano vc acha q as músicas solo do André Matos “solo” não merecem continuar sendo interpretadas? Eu acho que elas cabem dentro do repertório do shaman, existe músicas ali q não podem morrer e o Hugo e Luiz fizeram parte disso e podem continuar o legado. Eu apoio shaman e André Matos solo se tornarem um 🤩
eu quero ouvir musica boa...se tem musica boa eu to ouvindo ...respeito a história de TODOS , mas pra ser sincero, isso vem em segundo plano ... a OBRA É MAIS IMPORTANTE que qualquer briga e que qualquer pessoa, prova disso é que a obra do André permanesce viva !!
Cara, te respeito mais ainda e o teu canal depois ver esse vídeo! Eu penso ipsis literis o q vc falou... Nunca se deve cuspir pelo trabalho dos outros, por mais q a gente não goste. Apoio sempre ajuda a cena do metal, ajuda os músicos e ajuda o fã q só tem a ganhar com isso... As pessoas deveria ajudar mais ao invés de ficar vilipendiando dos músicos... Claro q todo mundo tem sua preferência, mas o respeito só engrandece a cena... E a cena tá precisando disso! Parabéns, moita! Maceió-AL marcando presença aqui no heavy talk!
Putz! E pensar que fui conhecer primariamente o shaman nessa fase de segunda formação, depois com o tempo fui sabendo e conhecendo a história do André, Angra e integrantes. Sendo assim, não consigo ver o "shaaman " sem os integrantes da segunda formação.
Immortal foi o 2° melhor álbum da banda. Se superou. Eu acho top essa 2° formação, foi sim uma mudança que fez a diferença e salvou sim o shama de morrer de vez. Óbvio não chega perto da formação original, mas foi algo que superou e me agradou muito.
Achei muito válido teu ponto de vista. Eu também tenho isso de quando a sonoridade de uma banda muda, fica difícil reconhecê-la como o que já vínhamos ouvindo há anos.
Esperando desde Chile, por fin alguien saca cara por la segunda formación de Shaman, que fue igual de gloriosa, digna e histórica, aguante Shaman, aguante Heavy Talk!!!! 🤘😀
Tenho o Origins como um dos meus álbuns favoritos e acho que resgatou o espírito do Ritual...tem muita música dessa formação que merece ser tocada novamente pela atual!
Se formos considerar essa terceira formação pela live e o material divulgado até agora, faria mais sentido a banda ser um tributo ao legado do André ou algo do tipo, mas como Shaman da 1º fase (que, querendo ou não, é a referência para análise)...
Muito bom o vídeo, não sabia de todas essas informações,eu fui no show no credicard hall,com blind Guardian,grave Digger e o Shaman,já sabia que não era a formação história do Shaman,mas que eram grandes músicos,o imortall é um álbum bom de metal progressivo,mas longe do metal melódico do Shaman com os irmãos mariutis e o andre,fui mais empolgado com o blind e o grave Digger,mas essa formação do Shaman me surpreendeu,tanto que fui na primeira turnê do norturnal,quando saiu o dvd.
Como é bom ouvir uma explanação assim com ponderação e sensatez. Eu lamento profundamente quando alguém tenta contaminar a cena com essas fofocas bobas! Parabéns, Moita!
Olha, eu acho que se o problema é a sonoridade do Shaman v2 então também não se pode considerar o secret garden e especialmente o Omni como Angra, uma vez que a sonoridade do Angra com o Fábio é extremamente diferente de tudo que o Angra já fez. Pessoalmente eu acho que todo músico quer eventualmente explorar novos sons e novos temas. Quanto ao Thiago Bianchi, eu só posso dizer que o cara canta pra caralho.
A segunda fase é muito boa. Realmente ouve várias questões que ficou aquele clima bem tenso né , mas aconteceu ,os álbuns estão aí , são bons álbuns ,acho que vale a pena nesse novo Shaman tocar algumas músicas dessa segunda fase. São trabalhos que merecem um ao vivo novamente. Mas eu respeito cada um dentro do Shaman e suas decisões.
Moita, seria mesmo muito foda um vídeo sobre o "Angraverso"!!! De fato, muitíssimos projetos surgiam por causa do Angra: Angra (diversas formações), Shaman (três formações), Noturnall, Annie, Almah, Kiko Loureiro Trio... Acho que tem até uma banda que foi formada por músicos que saíram da banda solo do Andre. Cara, é muita banda mesmo! Kkkkkkk Com certeza tem mais e o Moita sabe bem mais que eu.
Parabéns pelo trabalho Irmão, compartilho do mesmo pensamento sobre a segunda formação do Shaman e Angra. Ótimo posicionamento e sábias palavras! Vida longa a boa música!
eu estudava no mesmo colégio do Fernando Quesada aqui em SP, ele era guitarrista na época, ele tinha uma Washburn verde , nossas bandas tocavam sempre nos intervalos do Colégio. Bons tempos.
Muito boa a análise Moita, parabéns. As vzs confundem muito as coisas quando as vzs uma coisa não tem nada haver com a outra. Curti muito muito sua análise.
Noite, obrigado pelo seu bom senso cara. É importante para o cenário, que passou décadas com muitas 'intolerâncias' com opiniões divergentes. Sabia que eu não sei até hoje se eu gosto ou não gosto dessa formação?? É bom mas não é, não é bom mas é... Hahahahah não sei! Mas as coisas parecem que vão se acertando, e quem ganhou fomos todos nós, sabe? Hoje temos o Noturnall, o Shaman com o Alírio... E a morte do André parece que fez um movimento de Bandeira branca nos egos do Angra verso. Parabéns pelo canal!!
Uma ótima formação! Tanto o Imortal quanto o Origins estão ou deveriam estar entre os grandes álbuns do metal nacional. . Para mim, foi a melhor bateria que o Ricardo gravou depois do Holy Land.
Acho que os 4 instrumentistas são os responsáveis. Mas é inegável que as composições que marcam a banda são do André e do Hugo . André fazia todas as letras . Só isso já muda muito .
Eu amo o cd origins , fui na tour na época do Bianchi e eu amei. Ms realmente na época dele deviam ter mudado o nome, pq fugiu total do que era o shaman no início, ms eu amo todas as formações. E essa nova formação do Shaman , é perfeita . Não se perderam .
Bem, achei sua posição e visão excelentissima, independente de eu nao gostar nem um pouco de nenhuma destas bandas (fora o Viper, que gosto bastante). Espero que eles, como musicos, sejam felizes em seus trabalhos, apesar de tudo. Tbm nao tenho nada contra estas pessoas nao, inclusive to sempre assistindo os materiais e entrevistas aqui e em outros canais.
Acho que cada formação tem seu valor e qualidade. Mas entendo que talvez para a formação atual (ou até mesmo quando o André ainda estava vivo) não seria muito verdadeiro tocar as músicas que foram criadas por outros integrantes que passaram pela banda. Na minha humilde opinião, seria muito lindo que houvesse um show ou uma live, com as músicas dos álbuns Ritual e Reason (interpretadas pela formaçã atual da banda) e músicas dos álbuns Immortal e Origins, tocadas pelos integrantes que fizeram parte desta fase da banda.
Eu gosto desses álbuns da segunda formação do Shaman, mas acho muito difícil a banda tocar alguma música desses trabalhos, porque isso acaba trazendo mágoas antigas para o Hugo e o Luís e eles vão querer evitar isso. Vai acontecer algo parecido com que o aconteceu com os álbuns do Black Sabbath com o Tony Martin, a banda vai fingir que nunca existiu, cabe aos fãs o trabalho de impedir que as músicas sejam esquecidas.
Sempre pensei a mesma coisa. Fui em shows de ambas as formações, ambas ótimas, mas a identidade Shaman foi modificada na segunda formação. Independente disso, até hoje costumo ouvir tanto esta segunda formação quanto a primeira, e tenho adoração por ambas.
Em resumo: o Ricardo tava tendo problemas com o resto da banda, resolveram tirar ele, descobriram que a banda tava no nome dele e ele mandou todo mundo embora. Mas na boa, eu gosto pra caralho do álbum Origins, pra mim tem uma vibe bem Shaman. Fui num show desse álbum também, foi impecável, apesar de ter pouquíssima gente num espaço bem grande. E se tem alguém que eu agradeço a essa formação do Shaman por ter conhecido, é o Leo Mancini. Puta merda, que cara foda! Já fui em vários shows acústicos dele. Muito gente fina e muito carismático no palco.
Opa, tudo bem? Os vídeos são gravados com 15 dias de antecedência, então após a assinatura esse é o tempo que deve levar para aparecer. Caso você seja membra a mais tempo do que isso, aí tem que procurar o que está acontecendo. Lembrando também que os agradecimentos nos créditos são para membros das categorias hard e hardcore. Membros da assinatura basic não aparecem e tem outras benefícios, como acesso antecipado a alguns vídeos, acesso a versões estendidas de entrevistas e dos Quarentena Rock Online Fest. Se não for nenhuma dessas situações, me chama aí que eu tento entender o que está acontecendo. Abraço!
Moita, quem não entender essa explanação é q pq nunca irá aceitar ela mesmo. Mas tá mais do que bem explicado seu ponto de vista e tem total logica e coerência.
acho que nao tem que sair destruindo a todo custo, mas tbm nao acredito nisso de apoiar so pq é metal. Não vejo nenhum fã de shaman apoiando estilos de som mais diferentes como thrash, black e etc (com rarissimas exceçoes). As pessoas gostam do que gostam. querem apoio pras coisas que gostam mas nao estao dispostas a apoiarem o que consideram muito ruim ou fora do que consideram seu circulo de bandas. Acredito que ninguem deve ser obrigado a apoiar nada nao. O minimo é ter respeito pelo trampo de alguem. Se eu for falar com um musico do angra, apesar de eu nao gostar, jamais sairia ofendendo o cara falando que acho uma merda, isto é algo que se guarda pra sua roda de amigos, informalmente. Mas existe esse lance de "ter que apoiar" e isso na boa nao existe. Eu por exemplo nao gosto nem um pouco de matanza, nao considero sequer do mesmo segmento que ouço ou similar e seriamente gostaria que existissem menos bandas assim. Mas... pra quem gosta ta ae.... sem grilo algum... nao faço movimento pra ir acabar com eles, pra sair ofendendo fãs deles etc.. acho que um canal que trate de musica rock em geral ta certo em dar suporte e etc... mas em casos assim eu nao movo um dedo nao. Mas ai é cada um ouvir o seu e ja era.. nao enchendo o saco ou sendo um lixo que so faz hate com tudo, ta de boas ja.
Angraverso kkkkk Eu comprei os álbuns e os dvds da segunda formação, inclusive o do show da anime Friends, e é o que vc disse cara, a cena é sofrida no Brasil e nós, todos que amam metal, perdemos o maior nome BR da cena! Então cabe aos fãns que somos manter e espalhar o legado sim, sem essas rivalidades bobas, que inclusive contribuiram negativamente aquele sonho que tínhamos de ver todos esses caras tocarem juntos um dia. É bom ver que estão reunidos, mesmo que a motivação tenha sido trágica pra todos.
Eu acho que deveriam tocar musicas dessa segunda formação, mesmo porque tem musicas boas. Se fosse algo pra ser totalmente esquecido não precisava nem ter no spotify da banda então. Hoje o Angra tem apenas o rafael da formação original e uma sonoridade mais prog e totalmente diferente, então acho que a segunda formação do Shaman também deve ser respeitada e considerada como Shaman.
Prefiro o Shaman que o Angra, Shaman é uma banda incrível e deveriam ter ficado mais tempo juntos e a banda teria feito um sucesso talvez até maior que o Angra.
Eu realmente não consigo entender, como um comunicador desse naipe, tem uma quantidade baixa de inscritos. Eu entendo, que mais vale a qualidade que a quantidade, mas porra, com tanta gente por ai, falando merda tendo espaço, e uma pessoa com um bom nível de articulação e esclarecimento, fica nessa luta pra seguir em frente. FORCA AI CARA. SIGA NA LUTA!
Concordo 100% com tudo o que foi dito, e é algo que realmente não é difícil de entender... mas sempre vai ter quela pessoa que vai querer forçar uma briguinha por isso, ou dizer que você é hater por não considerar a segunda formação como Shaman (já me falaram tanto isso).
Eu gosto muito das músicas feitas pela segunda formação do Shaman. E o Noturnall é bom demais! Eu sei e entendo que com a volta da primeira formação as músicas da segunda não serão tocadas, pra eles não faz muito sentido. Ok. Eu vou continuar ouvindo e é isso aí. E arrisco dizer: o Noturnall foi muito ousado em se criar e se manter em um momento difícil para o Metal nacional, em que muito da cena vivia no frisson de Angra x André x Shaman. Dá pra apoiar e curtir o som de todo mundo. 😊
Visões muito diferente.. Tenho uma opinião que vai além da musicalidade. A segunda formação realmente e outra banda, não se compara a primeira formação, porém o immortal ao meu ver, resgatou a natureza do que eu esperava do shaman no 2° álbum (reason). Eu diria que o Immortal e o filho mais novo do Ritual, a criatividade, diferenciada e o metal pesado moderado é o que se espera do shaman. Mesmo muitos sendo contra a segunda formação, eu acredito que ela foi essencial para manter o shaman na corrida do metal nacional.. Como se continuássemos parte do caminho em "2° marcha".. Acredito que se não fosse seguido com a segunda formação, o shaman simplimente iria sumir, pq o andre estava solo, o luiz e o Hugo com seus projetos e o Ricardo seguira com a banda "Ricardo e banda". Sendo assim, felizes ou não, a segunda formação foi extremamente importante.. Ao meu ver o Ritual foi e sempre será o melhor album da banda. O IMMORTAL o segundo melhor, seguidos pelo Reason que ao meu ver não era nd dq eu esperava depois do Ritual, seguiu uma linha mais simples, porém com uma sonoridade de primeira. Ja O Origins, ao contrário dq muitos acham,, eu não identifico com nada do shaman, nem da primeira e nem da segunda formação. Uma sonoridade média, linhas instrumentais muito mistas sem muita criatividade ou identidade. Mas é isso, ao meu ver o shaman hoje deveria sim acrescentar musicas da segunda formação nos shows.. Querendo ou não, os fans iam nos shows pq se identificaram com a banda shaman.
Fala, Moita. Tudo bem? Eu não concordo com você, mas jamais vou dar dislike. Seus vídeos são sempre ótimos e sua opinião sempre tem o seu fundamento. Acho isso muito válido. E, vamos fazer, de alguma forma, essa cena metal crescer. Valeeeeeeeu 🤘
A transição para a segunda formação do Angra foi bem feita. Os novos músicos eram excelentes. O Rebirth era praticamente um Angels Cry parte 2 e provou que boa parte da identidade da banda estava lá. Os albuns que vieram depois eram ótimos e ajudaram a banda a crescer mais. Kiko e Rafael eram os principais compositores, então tudo ainda soava natural. Mas o Shaman sempre teve 4 pilares principais. Não tinha personagem secundário ali, os 4 eram igualmente importantes. Quando 3 pilares caíram a casa desmoronou. Quando 3 integrantes decidiram ficar juntos e as notícias de disputas judiciais surgiram, foi como bater o último prego do caixão. A segunda formação já nasceu com um peso gigantesco nos ombros, antes mesmo das gravações. A transição para a segunda formação do Shaman não foi boa como a do Angra. O espirito Shaman não estava mais ali. Eu realmente tentei ouvir as novas músicas, mas sempre ficava com um gosto amargo na boca. Talvez se tivessem adotado outro nome eu teria me engajado mais. A formação atual funciona porque os 3 pilares estão aqui. O Alirio não veio para subistituir o André, mas para conviver com ele. Ninguém tenta fazer de conta que ele não existiu. É a continuação da formação clássica.
Compartilho da mesma opinião. Acredito que quem seja um pouco mais velho, que no início dos anos 2000 assistiu "ao vivo a meiose" do Angra e o nascimento do Shaman, aceitou bem as duas bandas, pois deixaram uma assinatura sonora muito marcada e cada uma com sua característica muito clara. Quando de repente o Shaman aparece com uma sonoridade nova, só com o baterista original, a maioria das pessoas daquela época e ainda hoje, tem esse sentimento que aqueles não era o Shaman. Talvez os fãs mais jovens que não viveu isso naquele momento, assimile mais fácil a segunda formação como um Shaman e não um Noturnal.
Parceiro, escutei com muita atenção seus argumentos e discordei de quase todos. Continuo não vendo diferenças relevantes entre a ruptura e segunda formação do Angra e a do shaman.
Concordo contigo Moita. Os músicos da segunda formação do Shaman são incríveis, mas realmente era mais parecido com a Noturnall que tbm eh fora de série, adoro o álbum "9" mas descaracterizou um pouco o que foi o shaman enquanto o novo shaman com Alírio manteve sua essência, tanto eh que eh possível "ouvir" Shaman clássico em Brand New Me
concordo sonoridade bem diferente uma musica ou outra remete ao conceito do Shaman mas a segunda fase foi bem mais pesada gosto das duas espero poder dizer o mesmo dessa terceira futuramente
Shaman com a segunda formação trouxe a ambientação que havia no Ritual e que foi esquecido no Reason. Todas as formações são fodas. Todos os álbuns são obras primas!
Obrigado Jonas e Ismael. É reconhecer a verdade que todos os álbuns são obras, que as 2 formações trouxeram criações diferentes de extrema qualidade e ponto. É simplificar a vida. Rs
Moita "Fada Sensata" sempre falei isso, shaman tinha que ter trocado o nome, foi outra banda bem diferente, não escutei de birra mesmo, e por ser muito fã do Andre, o que fui fazer?.... escutar o projeto solo do Andre. Na questão do Alirio aqui em Brasilia o Khallice sempre abriu pro shaman, e via amizade e respeito pelas bandas, Marcelo ainda nem estava no angra tbm. Alirio sempre me encantou com sua voz e presença de palco, ele estando no shaman agora e substituindo o Andre me da muito orgulho dessa cena que teve em Brasilia, Alirio no shama e Marcelo no Angra.... isso e respeito, isso e profissionalismo!
cara, concordo 100% em tudo q falou, porém uma pena Immortal e Origins não serem tocados agora nessa formação original pois são EXCELENTES álbuns, porém realmente é bem diferente de Ritual e Reason...
A ideia de um vídeo sobre o "Angraverso" é muito válida... traçar a árvore genealógica a partir do Viper seria uma boa!
Seria maravilhoso um vídeo desse, hein.
@ Bora fazer uma força pro Moita amadurecer a ideia!
Seria legal kk
Seria um viperverso então
Banda boa demais! Espero que aquelas musicas não caiam no esquecimento! Tribal by blood é uma coisa linda!
yellow brick road, finally home, in the dark.. essas músicas arrepiam. ainda fizeram cover de Kurenai do X-Japan. a linha de baixo a fizeram arrepia nesse cover
Ouço direto também cara, muito bom!
@@murderface3r Nossa que bosta, só música chata.
Também acho manos... Fizeram músicas do caralho
"O Angra é o Big Bang do metal brasileiro." Moita - linda frase.
Viper é a Gênese.
3:27 Não é completamente diferente não. O Ritual é uma mistura dos álbuns anteriores do Angra. É praticamente o 4º álbum do Angra. E o Immortal é mais parecido com o Ritual do que o Reason.
Cara o que você falou agora foi no ponto, eu acho o Immortal também muito mais Angra e Shaman do que o Reason, o segundo album do Shaman eu lembro até hoje que eu foram poucas as musicas que colaram de verdade. Para mim In The Dark e One Life mostraram um Shaman muito refinado e que a sonoridade agradava muito e não lembra nada ao som do Nocturnal que tem um som fora do espectro do Speed/Power
@@Dsnet2014 por isso discordo de muitas, das maioria das coisas que ele caracterizou.. mas é opnião dele..
O Ritual parece um Holy Land 2 hahahah
Mano vc acha q as músicas solo do André Matos “solo” não merecem continuar sendo interpretadas? Eu acho que elas cabem dentro do repertório do shaman, existe músicas ali q não podem morrer e o Hugo e Luiz fizeram parte disso e podem continuar o legado. Eu apoio shaman e André Matos solo se tornarem um 🤩
Finally Home con #alirioneto!!!! 🤘
Apoio! Essa é a melhor música daquela formação disparado.
Pode falar o que for da 2ª formação, mas as baladas são ótimas. "In the Dark" e "Finally Home" são lindas!
eu quero ouvir musica boa...se tem musica boa eu to ouvindo ...respeito a história de TODOS , mas pra ser sincero, isso vem em segundo plano ... a OBRA É MAIS IMPORTANTE que qualquer briga e que qualquer pessoa, prova disso é que a obra do André permanesce viva !!
Teu trabalho é e excelente Moita!!
Parabéns por tuas atitudes e valorização das pessoas!! Grande postura !
Amo essa fase da banda também! Amo Origins e muitas músicas dos outros álbuns!
Cara, te respeito mais ainda e o teu canal depois ver esse vídeo! Eu penso ipsis literis o q vc falou... Nunca se deve cuspir pelo trabalho dos outros, por mais q a gente não goste. Apoio sempre ajuda a cena do metal, ajuda os músicos e ajuda o fã q só tem a ganhar com isso... As pessoas deveria ajudar mais ao invés de ficar vilipendiando dos músicos... Claro q todo mundo tem sua preferência, mas o respeito só engrandece a cena... E a cena tá precisando disso! Parabéns, moita! Maceió-AL marcando presença aqui no heavy talk!
Parabéns pelo canal e por se expressar sempre com tanto respeito no diálogo! Me tornei um grande fã seu. \m/
É isso aí. O povo tem que aprender a simplesmente escutar a música que gosta e curtir e divulgar, se não gosta é só não escutar e ficar de boa
Putz! E pensar que fui conhecer primariamente o shaman nessa fase de segunda formação, depois com o tempo fui sabendo e conhecendo a história do André, Angra e integrantes. Sendo assim, não consigo ver o "shaaman " sem os integrantes da segunda formação.
lembro dessa de colocar dois A no nome hehehe.
Immortal foi o 2° melhor álbum da banda. Se superou.
Eu acho top essa 2° formação, foi sim uma mudança que fez a diferença e salvou sim o shama de morrer de vez.
Óbvio não chega perto da formação original, mas foi algo que superou e me agradou muito.
Então foi aqui que nasceu a excelente incrível do vídeo "Angraverso"? Muito bom.
Achei muito válido teu ponto de vista. Eu também tenho isso de quando a sonoridade de uma banda muda, fica difícil reconhecê-la como o que já vínhamos ouvindo há anos.
Sempre muito lúcido nos posicionamentos, muito bom. Concordo.
Uma das melhores músicas do Shaman é dessa formação, Finally Home!
Esperando desde Chile, por fin alguien saca cara por la segunda formación de Shaman, que fue igual de gloriosa, digna e histórica, aguante Shaman, aguante Heavy Talk!!!! 🤘😀
Tenho o Origins como um dos meus álbuns favoritos e acho que resgatou o espírito do Ritual...tem muita música dessa formação que merece ser tocada novamente pela atual!
Parabéns!! Comentário feito com muito bom senso
Muito bom, Moita! Podia fazer um vídeo similar com o Angra, sobre a transição das novas formações: Edu/Felipe/Aquiles e Lione/Barbosa/Bruno. Valeu!
Se formos considerar essa terceira formação pela live e o material divulgado até agora, faria mais sentido a banda ser um tributo ao legado do André ou algo do tipo, mas como Shaman da 1º fase (que, querendo ou não, é a referência para análise)...
Um vídeo sobre o "Angraverso" ia ser foda demais. Apoio 100%
Muito bom o vídeo, não sabia de todas essas informações,eu fui no show no credicard hall,com blind Guardian,grave Digger e o Shaman,já sabia que não era a formação história do Shaman,mas que eram grandes músicos,o imortall é um álbum bom de metal progressivo,mas longe do metal melódico do Shaman com os irmãos mariutis e o andre,fui mais empolgado com o blind e o grave Digger,mas essa formação do Shaman me surpreendeu,tanto que fui na primeira turnê do norturnal,quando saiu o dvd.
Como é bom ouvir uma explanação assim com ponderação e sensatez. Eu lamento profundamente quando alguém tenta contaminar a cena com essas fofocas bobas! Parabéns, Moita!
Olha, eu acho que se o problema é a sonoridade do Shaman v2 então também não se pode considerar o secret garden e especialmente o Omni como Angra, uma vez que a sonoridade do Angra com o Fábio é extremamente diferente de tudo que o Angra já fez.
Pessoalmente eu acho que todo músico quer eventualmente explorar novos sons e novos temas.
Quanto ao Thiago Bianchi, eu só posso dizer que o cara canta pra caralho.
Top mesmo, faz um video sobre o "Angraverso", tem muita coisa legal pra falar
A segunda fase é muito boa. Realmente ouve várias questões que ficou aquele clima bem tenso né , mas aconteceu ,os álbuns estão aí , são bons álbuns ,acho que vale a pena nesse novo Shaman tocar algumas músicas dessa segunda fase. São trabalhos que merecem um ao vivo novamente. Mas eu respeito cada um dentro do Shaman e suas decisões.
Gosto muito do Immortal. É um cd que foi/será esquecido, mas acho excelente.
Um CD bastante subestimado! Gosto até mais dele do que do Origins.
Moita, seria mesmo muito foda um vídeo sobre o "Angraverso"!!! De fato, muitíssimos projetos surgiam por causa do Angra: Angra (diversas formações), Shaman (três formações), Noturnall, Annie, Almah, Kiko Loureiro Trio...
Acho que tem até uma banda que foi formada por músicos que saíram da banda solo do Andre.
Cara, é muita banda mesmo! Kkkkkkk
Com certeza tem mais e o Moita sabe bem mais que eu.
Eu amo demais o Shaman Immortal e Origins! Amo MUITO! Cds incríveis que me marcaram muito!
Concordo plenamente, e apoio um vídeo sobre o Angraverso... talvez até um Heavy Talk Legacy, incluindo antes e depois do Angra.
Alguma coisa vai rolar
Muito bom o vídeo, parabéns Moita. Faz vídeo sobre o angraverso
Parabéns pelo trabalho Irmão, compartilho do mesmo pensamento sobre a segunda formação do Shaman e Angra. Ótimo posicionamento e sábias palavras!
Vida longa a boa música!
Gostei muito do vídeo!!!! Boa Moita!!!
Obrigado!
Uma afirmação muita certa da sua parte. A dissolução de uma banda, apesar de muito triste para nós fãs, acaba sendo proveitosa por criar novas bandas.
Cara, excelente trabalho. Parabéns.
eu estudava no mesmo colégio do Fernando Quesada aqui em SP, ele era guitarrista na época, ele tinha uma Washburn verde , nossas bandas tocavam sempre nos intervalos do Colégio. Bons tempos.
Por essa eu não esperava, ansioso pelo vídeo.
Essa segunda formação tinha uma sonoridade muito diferente, mas tinham músicas boas tbm, como Finally home, inferno veil, a própria Immortal tbm.
Finally Home é sonzeira demais!
Mas eu não disse que a banda era ruim. O ponto não é esse.
Muito sensato teu pensamento.
Muito boa a análise Moita, parabéns. As vzs confundem muito as coisas quando as vzs uma coisa não tem nada haver com a outra. Curti muito muito sua análise.
Immortal pra min foi muito bom, gostaria de ver ao vivo tbm.. uma pena nao tocarem
Noite, obrigado pelo seu bom senso cara. É importante para o cenário, que passou décadas com muitas 'intolerâncias' com opiniões divergentes.
Sabia que eu não sei até hoje se eu gosto ou não gosto dessa formação?? É bom mas não é, não é bom mas é... Hahahahah não sei! Mas as coisas parecem que vão se acertando, e quem ganhou fomos todos nós, sabe? Hoje temos o Noturnall, o Shaman com o Alírio... E a morte do André parece que fez um movimento de Bandeira branca nos egos do Angra verso.
Parabéns pelo canal!!
Uma ótima formação! Tanto o Imortal quanto o Origins estão ou deveriam estar entre os grandes álbuns do metal nacional.
.
Para mim, foi a melhor bateria que o Ricardo gravou depois do Holy Land.
Gostaria muito que o Shaman executasse musicas do Origens.
Cara, faça esse vídeo do Angraverso (que começa com o Viper). Outro dia ainda estava pensando no quanto já foi ramificada essa árvore genealógica.
Esse Shaman 2, tem várias musicas boas!!! Eu curto!
Eu sou apaixonado pelo álbum Origins. O meu preferido do Shaman. Mas realmente é bem diferente a sonoridade dos primeiros álbuns.
Tem como fazer um vídeo falando de todas as bandas que nasceram quando os integrantes do Angra se separaram ? Gostaria de saber...
Excelente posicionamento
Valeu!
A "sonoridade do Shaman" tem nome, Hugo Mariutti.
Acho que os 4 instrumentistas são os responsáveis. Mas é inegável que as composições que marcam a banda são do André e do Hugo . André fazia todas as letras . Só isso já muda muito .
O Ricardo tb compôs boas músicas.
eu achei legal pra carai o disco imortal pra mim é sensacional
Obs: quem gravou o teclado do immortal e origins foi Fabrizio Di Sarno. Juninho Carelli entrou na banda apos a gravaçao do origins
Concordo com tudo o que foi dito.
Otimo vídeo!
Eu amo o cd origins , fui na tour na época do Bianchi e eu amei. Ms realmente na época dele deviam ter mudado o nome, pq fugiu total do que era o shaman no início, ms eu amo todas as formações. E essa nova formação do Shaman , é perfeita . Não se perderam .
Bem, achei sua posição e visão excelentissima, independente de eu nao gostar nem um pouco de nenhuma destas bandas (fora o Viper, que gosto bastante). Espero que eles, como musicos, sejam felizes em seus trabalhos, apesar de tudo. Tbm nao tenho nada contra estas pessoas nao, inclusive to sempre assistindo os materiais e entrevistas aqui e em outros canais.
Acho que cada formação tem seu valor e qualidade. Mas entendo que talvez para a formação atual (ou até mesmo quando o André ainda estava vivo) não seria muito verdadeiro tocar as músicas que foram criadas por outros integrantes que passaram pela banda. Na minha humilde opinião, seria muito lindo que houvesse um show ou uma live, com as músicas dos álbuns Ritual e Reason (interpretadas pela formaçã atual da banda) e músicas dos álbuns Immortal e Origins, tocadas pelos integrantes que fizeram parte desta fase da banda.
Eu gosto desses álbuns da segunda formação do Shaman, mas acho muito difícil a banda tocar alguma música desses trabalhos, porque isso acaba trazendo mágoas antigas para o Hugo e o Luís e eles vão querer evitar isso. Vai acontecer algo parecido com que o aconteceu com os álbuns do Black Sabbath com o Tony Martin, a banda vai fingir que nunca existiu, cabe aos fãs o trabalho de impedir que as músicas sejam esquecidas.
Sempre pensei a mesma coisa. Fui em shows de ambas as formações, ambas ótimas, mas a identidade Shaman foi modificada na segunda formação. Independente disso, até hoje costumo ouvir tanto esta segunda formação quanto a primeira, e tenho adoração por ambas.
Eu queria MUITO um vídeo do Angraverso
Eu tb sempre achei em termos de características musicais e segunda formação muito distante, mesmo o Origins.
Em resumo: o Ricardo tava tendo problemas com o resto da banda, resolveram tirar ele, descobriram que a banda tava no nome dele e ele mandou todo mundo embora.
Mas na boa, eu gosto pra caralho do álbum Origins, pra mim tem uma vibe bem Shaman. Fui num show desse álbum também, foi impecável, apesar de ter pouquíssima gente num espaço bem grande. E se tem alguém que eu agradeço a essa formação do Shaman por ter conhecido, é o Leo Mancini. Puta merda, que cara foda! Já fui em vários shows acústicos dele. Muito gente fina e muito carismático no palco.
O Léo é foda mesmo, puta cara subestimado. Ele destrói no álbum do Tempestt (Bring 'em On, 2007) também.
Moita! Eu quero meu nome nessa lista ae! Já reclamei antes que estava sendo excluída... 😢 Mas já sou membra faz tempo e nada de aparecer ali.
Opa, tudo bem? Os vídeos são gravados com 15 dias de antecedência, então após a assinatura esse é o tempo que deve levar para aparecer. Caso você seja membra a mais tempo do que isso, aí tem que procurar o que está acontecendo.
Lembrando também que os agradecimentos nos créditos são para membros das categorias hard e hardcore. Membros da assinatura basic não aparecem e tem outras benefícios, como acesso antecipado a alguns vídeos, acesso a versões estendidas de entrevistas e dos Quarentena Rock Online Fest.
Se não for nenhuma dessas situações, me chama aí que eu tento entender o que está acontecendo. Abraço!
Moita, quem não entender essa explanação é q pq nunca irá aceitar ela mesmo. Mas tá mais do que bem explicado seu ponto de vista e tem total logica e coerência.
Alguém utiliza as musicas do Immortal e do Origins em shows??? Algumas músicas sao formidáveis ao meu ver, uma pena "desperdiça-las"
Afinal, qual foi o real motivo do fim da primeira formação?
Só não concordei com o Moita quando ele diz que a sonoridade da segunda fase não tinha nada a ver com a primeira. Pra mim o Origins resgata o Ritual.
Opinião do cara cheia de vícios e paixões
Fala sobre o Tribuzy 🤘🏻
Isso aí mesmo moita falou tudo
Não atrapalhem!
Apoie!
acho que nao tem que sair destruindo a todo custo, mas tbm nao acredito nisso de apoiar so pq é metal. Não vejo nenhum fã de shaman apoiando estilos de som mais diferentes como thrash, black e etc (com rarissimas exceçoes).
As pessoas gostam do que gostam. querem apoio pras coisas que gostam mas nao estao dispostas a apoiarem o que consideram muito ruim ou fora do que consideram seu circulo de bandas.
Acredito que ninguem deve ser obrigado a apoiar nada nao. O minimo é ter respeito pelo trampo de alguem.
Se eu for falar com um musico do angra, apesar de eu nao gostar, jamais sairia ofendendo o cara falando que acho uma merda, isto é algo que se guarda pra sua roda de amigos, informalmente.
Mas existe esse lance de "ter que apoiar" e isso na boa nao existe.
Eu por exemplo nao gosto nem um pouco de matanza, nao considero sequer do mesmo segmento que ouço ou similar e seriamente gostaria que existissem menos bandas assim. Mas... pra quem gosta ta ae.... sem grilo algum... nao faço movimento pra ir acabar com eles, pra sair ofendendo fãs deles etc.. acho que um canal que trate de musica rock em geral ta certo em dar suporte e etc... mas em casos assim eu nao movo um dedo nao. Mas ai é cada um ouvir o seu e ja era.. nao enchendo o saco ou sendo um lixo que so faz hate com tudo, ta de boas ja.
Angraverso kkkkk
Eu comprei os álbuns e os dvds da segunda formação, inclusive o do show da anime Friends, e é o que vc disse cara, a cena é sofrida no Brasil e nós, todos que amam metal, perdemos o maior nome BR da cena! Então cabe aos fãns que somos manter e espalhar o legado sim, sem essas rivalidades bobas, que inclusive contribuiram negativamente aquele sonho que tínhamos de ver todos esses caras tocarem juntos um dia. É bom ver que estão reunidos, mesmo que a motivação tenha sido trágica pra todos.
Eu acho que deveriam tocar musicas dessa segunda formação, mesmo porque tem musicas boas. Se fosse algo pra ser totalmente esquecido não precisava nem ter no spotify da banda então.
Hoje o Angra tem apenas o rafael da formação original e uma sonoridade mais prog e totalmente diferente, então acho que a segunda formação do Shaman também deve ser respeitada e considerada como Shaman.
Ow, nem dá ideia. Adoro ouvir esses álbuns!😂
Prefiro o Shaman que o Angra, Shaman é uma banda incrível e deveriam ter ficado mais tempo juntos e a banda teria feito um sucesso talvez até maior que o Angra.
Adoro muito o conceito do Origins 🤘🏾
Eu realmente não consigo entender, como um comunicador desse naipe, tem uma quantidade baixa de inscritos. Eu entendo, que mais vale a qualidade que a quantidade, mas porra, com tanta gente por ai, falando merda tendo espaço, e uma pessoa com um bom nível de articulação e esclarecimento, fica nessa luta pra seguir em frente. FORCA AI CARA. SIGA NA LUTA!
5:42 Engraçado, eu acho o time to be free mais Angra do que Shaman pelo fato dele ser mais power metalzão
Concordo 100% com tudo o que foi dito, e é algo que realmente não é difícil de entender... mas sempre vai ter quela pessoa que vai querer forçar uma briguinha por isso, ou dizer que você é hater por não considerar a segunda formação como Shaman (já me falaram tanto isso).
Essa segunda etapa é tipo um universo paralelo.
spin-off
Queremos um video do Angra Verso !
Eu gosto muito das músicas feitas pela segunda formação do Shaman. E o Noturnall é bom demais! Eu sei e entendo que com a volta da primeira formação as músicas da segunda não serão tocadas, pra eles não faz muito sentido. Ok. Eu vou continuar ouvindo e é isso aí. E arrisco dizer: o Noturnall foi muito ousado em se criar e se manter em um momento difícil para o Metal nacional, em que muito da cena vivia no frisson de Angra x André x Shaman. Dá pra apoiar e curtir o som de todo mundo. 😊
É exatamente isso
Visões muito diferente..
Tenho uma opinião que vai além da musicalidade.
A segunda formação realmente e outra banda, não se compara a primeira formação, porém o immortal ao meu ver, resgatou a natureza do que eu esperava do shaman no 2° álbum (reason).
Eu diria que o Immortal e o filho mais novo do Ritual, a criatividade, diferenciada e o metal pesado moderado é o que se espera do shaman.
Mesmo muitos sendo contra a segunda formação, eu acredito que ela foi essencial para manter o shaman na corrida do metal nacional.. Como se continuássemos parte do caminho em "2° marcha"..
Acredito que se não fosse seguido com a segunda formação, o shaman simplimente iria sumir, pq o andre estava solo, o luiz e o Hugo com seus projetos e o Ricardo seguira com a banda "Ricardo e banda".
Sendo assim, felizes ou não, a segunda formação foi extremamente importante..
Ao meu ver o Ritual foi e sempre será o melhor album da banda.
O IMMORTAL o segundo melhor, seguidos pelo Reason que ao meu ver não era nd dq eu esperava depois do Ritual, seguiu uma linha mais simples, porém com uma sonoridade de primeira.
Ja O Origins, ao contrário dq muitos acham,, eu não identifico com nada do shaman, nem da primeira e nem da segunda formação.
Uma sonoridade média, linhas instrumentais muito mistas sem muita criatividade ou identidade.
Mas é isso, ao meu ver o shaman hoje deveria sim acrescentar musicas da segunda formação nos shows..
Querendo ou não, os fans iam nos shows pq se identificaram com a banda shaman.
Concordo com você em tudo que falou, sempre falei a mesma coisa.
Fala, Moita. Tudo bem? Eu não concordo com você, mas jamais vou dar dislike. Seus vídeos são sempre ótimos e sua opinião sempre tem o seu fundamento. Acho isso muito válido. E, vamos fazer, de alguma forma, essa cena metal crescer. Valeeeeeeeu 🤘
A transição para a segunda formação do Angra foi bem feita. Os novos músicos eram excelentes. O Rebirth era praticamente um Angels Cry parte 2 e provou que boa parte da identidade da banda estava lá. Os albuns que vieram depois eram ótimos e ajudaram a banda a crescer mais. Kiko e Rafael eram os principais compositores, então tudo ainda soava natural.
Mas o Shaman sempre teve 4 pilares principais. Não tinha personagem secundário ali, os 4 eram igualmente importantes. Quando 3 pilares caíram a casa desmoronou. Quando 3 integrantes decidiram ficar juntos e as notícias de disputas judiciais surgiram, foi como bater o último prego do caixão. A segunda formação já nasceu com um peso gigantesco nos ombros, antes mesmo das gravações.
A transição para a segunda formação do Shaman não foi boa como a do Angra. O espirito Shaman não estava mais ali. Eu realmente tentei ouvir as novas músicas, mas sempre ficava com um gosto amargo na boca. Talvez se tivessem adotado outro nome eu teria me engajado mais.
A formação atual funciona porque os 3 pilares estão aqui. O Alirio não veio para subistituir o André, mas para conviver com ele. Ninguém tenta fazer de conta que ele não existiu. É a continuação da formação clássica.
Concordo contigo mr. Moita.
FAZ VIDEO DO ANGRAVERSO!!
NAO ESQUECE DE INCLUIR ALMAH E HANGAR!
Compartilho da mesma opinião. Acredito que quem seja um pouco mais velho, que no início dos anos 2000 assistiu "ao vivo a meiose" do Angra e o nascimento do Shaman, aceitou bem as duas bandas, pois deixaram uma assinatura sonora muito marcada e cada uma com sua característica muito clara. Quando de repente o Shaman aparece com uma sonoridade nova, só com o baterista original, a maioria das pessoas daquela época e ainda hoje, tem esse sentimento que aqueles não era o Shaman. Talvez os fãs mais jovens que não viveu isso naquele momento, assimile mais fácil a segunda formação como um Shaman e não um Noturnal.
Parceiro, escutei com muita atenção seus argumentos e discordei de quase todos.
Continuo não vendo diferenças relevantes entre a ruptura e segunda formação do Angra e a do shaman.
Concordo contigo Moita. Os músicos da segunda formação do Shaman são incríveis, mas realmente era mais parecido com a Noturnall que tbm eh fora de série, adoro o álbum "9" mas descaracterizou um pouco o que foi o shaman enquanto o novo shaman com Alírio manteve sua essência, tanto eh que eh possível "ouvir" Shaman clássico em Brand New Me
Eu vi um show deles em NH e tava muito bom o Tiago Bianchi arrebentando, depois fomos pro camarim com eles, foram todos gente boa!
Só sei que a Nothing to Say com 1 guitarrista só do DVD do Anime Alive deles é maravilhosa.
concordo sonoridade bem diferente uma musica ou outra remete ao conceito do Shaman mas a segunda fase foi bem mais pesada gosto das duas espero poder dizer o mesmo dessa terceira futuramente
Shaman com a segunda formação trouxe a ambientação que havia no Ritual e que foi esquecido no Reason.
Todas as formações são fodas. Todos os álbuns são obras primas!
concordo 100%
Mano falou tudo, pra mim o reason ficou muito melancólico, já o imortal continuou na mesma vibe do excelente ritual
Obrigado Jonas e Ismael. É reconhecer a verdade que todos os álbuns são obras, que as 2 formações trouxeram criações diferentes de extrema qualidade e ponto.
É simplificar a vida. Rs
Vídeo do AngraVerso!!!
Com todo respeito à segunda formação, Shaman é só com o André Matos,os irmãos Mariutti e Confessori. Agora tb com o ótimo Alirio Neto! 👏🏻🤘🏻
Moita "Fada Sensata" sempre falei isso, shaman tinha que ter trocado o nome, foi outra banda bem diferente, não escutei de birra mesmo, e por ser muito fã do Andre, o que fui fazer?.... escutar o projeto solo do Andre. Na questão do Alirio aqui em Brasilia o Khallice sempre abriu pro shaman, e via amizade e respeito pelas bandas, Marcelo ainda nem estava no angra tbm. Alirio sempre me encantou com sua voz e presença de palco, ele estando no shaman agora e substituindo o Andre me da muito orgulho dessa cena que teve em Brasilia, Alirio no shama e Marcelo no Angra.... isso e respeito, isso e profissionalismo!
cara, concordo 100% em tudo q falou, porém uma pena Immortal e Origins não serem tocados agora nessa formação original pois são EXCELENTES álbuns, porém realmente é bem diferente de Ritual e Reason...
Caramba , ainda ontem eu estava pensando na formação N°2 do shaman e me perguntando pq ninguem falava sobre isso ...