O CORTIÇO, DE ALUÍSIO AZEVEDO (#20)

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 2 ธ.ค. 2024

ความคิดเห็น •

  • @davidyan286
    @davidyan286 2 ปีที่แล้ว +41

    A pombinha é a personagem mais imprevisível do livro, quando li fiquei chocado com o rumo q ela toma no final substituindo a função da outra

  • @vitordeforma9574
    @vitordeforma9574 4 ปีที่แล้ว +80

    Já li O Cortiço duas vezes e não me canso. Melhor cena de briga que já li: Jerônimo vs Firmo. O português ruivo e durão contra o brasileiro capoeirista, malandro e ligeiro. Aluísio Azevedo era um gênio!!

  • @EfeitoColateral
    @EfeitoColateral 8 ปีที่แล้ว +414

    Que vídeo espetacular. Seu roteiro é impressionantemente bem construído.

    • @leandroorodrigues
      @leandroorodrigues 7 ปีที่แล้ว +3

      Cortando é fácil jovem. Se ela fizesse tudo isso sem cortes, a chamaria de genia. No entanto, ao realizar cortes ela consegue estruturar de maneira interessante seu enredo. De qualquer forma, o vídeo é ótimo. Na verdade, ela focou mais no contexto social e questões morais, porém esqueceu de falar sobre a obra, dos personagens, da história. De qualquer forma, ela conseguiu de forma interessante fazer um contra-ponto em cima da obra de Aluísio de Azevedo e isso é legal.

    • @EfeitoColateral
      @EfeitoColateral 7 ปีที่แล้ว +16

      Tirando a primeira parte do comentário que fez, concordo contigo.
      Cortando não é fácil, pode ser menos difícil. Ela consegue amarrar bem, não somente por cortar, mas por ter boas ideias e boa dicção. Cortar é um recurso que facilita a boa colocação das ideias. Prefiro assim, do que um vídeo feito diretamente cheio de pausas para pensar ou o de alguém que saia falando muito bem, mas que submetido ao escrutínio, percebemos que era mera vitrine.
      Sem contar que muitos desses que fazem diretamente, podem ensaiar muitas vezes aquilo que vão dizer e realmente fazem sem cortes, mas um texto decorado.

  •  9 ปีที่แล้ว +81

    Na minha opinião, esse é o melhor canal literário do TH-cam. Tudo muito bem explicado, relatado, contextualizando as épocas e tudo o mais. Muita simpatia e inteligência!

  • @rosamunoz5119
    @rosamunoz5119 8 ปีที่แล้ว +64

    Sou chilena, estou lendo pela 2º vez. Preciso entender essa corrente naturalista aqui no Brasil. Muchas gracias!

  • @leticiagualter3298
    @leticiagualter3298 6 ปีที่แล้ว +248

    O cortiço vale muito a pena ler! E no final da leitura me deixou muito triste com os personagens, principalmente com a Bertoleza.

    • @manoelkleber6658
      @manoelkleber6658 5 ปีที่แล้ว +17

      Chorei no final, João Romão um grande filho da p...

    • @marcositachi2059
      @marcositachi2059 4 ปีที่แล้ว +25

      Eu fiquei foi com raiva do que aconteceu com ela, ela vivia para o João Romão

    • @fabricioJiuJitsu
      @fabricioJiuJitsu 4 ปีที่แล้ว +12

      É sério que essa moça falou que "quem cresce num ambiente criminoso dificilmente não vai se tornar um criminoso"??? Então como se explica que uma favela com 200 mil habitantes tenha uma minoria de bandidos? Deveria ser a maioria não?? Isso é um pensamento extremamente PRECONCEITUOSO!!!

    • @diogor.carvalho9529
      @diogor.carvalho9529 4 ปีที่แล้ว +18

      Bertoleza, Piedade, Pombinha...

    • @marabarros8639
      @marabarros8639 4 ปีที่แล้ว +13

      @@diogor.carvalho9529 E a filha da Piedade, coitada... :(

  • @NatalineRibeiro
    @NatalineRibeiro 9 ปีที่แล้ว +10

    Nunca pensei que riria tanto com uma leitura obrigatória.. Gostei tanto que até consegui encontrar um exemplar antigo e comprei, é claro.

  • @nicmoba
    @nicmoba 5 หลายเดือนก่อน +2

    Resenha maravilhosa! Sigo bem poucos criadores de conteúdo literário pq a maioria é sempre muito superficial. Você, no entanto, conseguiu me prender, trouxe riqueza e uma visão mais abrangente. Ganhou uma inscrita.

  • @soydultra
    @soydultra 6 ปีที่แล้ว +6

    Meu livro preferido. Cada vez que leio descubro e adentro cada vez mais pelos personagens tão bem construídos neste livro.

  • @lima4740
    @lima4740 4 ปีที่แล้ว +77

    Lendo esse livro eu ri até das desgraças, das brigas que eles tinham no cortiço. É muito triste o destino de alguns. Eu só queria ser o Henrique kkk... Sempre se deu bem!

    • @vitordeforma9574
      @vitordeforma9574 4 ปีที่แล้ว +5

      É incrível como a gente da risada das barbaridades que acontecem. Meu personagem preferido, por exemplo, é o João Romão, justamente por ele ser tão cretino!

    • @lima4740
      @lima4740 4 ปีที่แล้ว +3

      @@vitordeforma9574 Rapaz. Esse comentário demorou tanto a receber um comentário que eu até me esqueci da leitura desse livro viu hahah

    • @vitordeforma9574
      @vitordeforma9574 4 ปีที่แล้ว +2

      @@lima4740 Ahahahahahaahaha. As vezes eu fico navegando nos canais de literatura para ter ideias e acabo em vídeos de 5, 10 anos atrás kkkkk

    • @lima4740
      @lima4740 4 ปีที่แล้ว +1

      @@vitordeforma9574 Kkk... Ei. Deixa eu te fazer um convite. Eu publiquei um livro pela Editoramwg, se chama "Úmido ou Episódios Dramáticos de Utilidade", "entra pra história" comigo sendo o primeiro a comprar kkk

    • @angelchan9218
      @angelchan9218 2 ปีที่แล้ว +1

      me descreveu totalmente! Me senti vendo uma novela da globo,amei todos os barracos por pior que fossem kkkk.

  • @rayssa3199
    @rayssa3199 2 ปีที่แล้ว +8

    Só digo uma coisa, vc me convence a ler qualquer livro!! Você fala de um jeito tão bonito das obras que é impossível não ficar interessado. E com informações muito ricas sobre o autor(a).

  • @geisiellesilva7908
    @geisiellesilva7908 2 ปีที่แล้ว +3

    A internet é um vasto de informações e uma forma de nos intreter. E nesse meio estão entre essa vastidão , conteúdos que tem função de idiotizar as pessoas( são a maioria). Encontrar esse canal que promove a reflexão , a análise, a crítica , me traz uma satisfação tão grande , que não posso mensurar. Obrigada !

  • @rbduarte13
    @rbduarte13 9 ปีที่แล้ว +3

    Conheci o seu canal hoje, com esse vídeo e só posso dizer o quanto amei, pois O Cortiço, Vidas Secas e Dom Casmurro são os livros da literatura brasileira que estão no meu coração.
    Amei do começo ao fim o seu vídeo, toda a sua analogia sobre a sociedade. É um vídeo além de literário é sociológico, foi muito perfeito. Terminarei meu 2015 tendo um pouco mais de fé na humanidade logo após concluir esse vídeo e ver que ainda existem pessoas que conseguem ler um livro e retirar as mensagens, que consegue ver o mundo hoje e não pensar como uma grande maioria, consegue ver para o menor.

    • @LerAntesdeMorrer
      @LerAntesdeMorrer  9 ปีที่แล้ว

      +Rafael Bezerra Muito obrigada pela linda mensagem, Rafael. E seja bem-vindo ao canal. E não sei se já viu, mas já fiz resenha de Vidas Secas e Dom Casmurro. Assista e diga o que achou.
      Beijo!!

  • @franciscareginaalvesdasilv1237
    @franciscareginaalvesdasilv1237 2 ปีที่แล้ว +2

    Teus comentários sao maravilhosos. Nascer na miséria e se tornar notável e excessão, não regra.

  • @alexandredasilvacarvalho-lf8ep
    @alexandredasilvacarvalho-lf8ep ปีที่แล้ว +2

    Sensacional a trilha sonora, acabei de ler ontem essa obra prima,muita coisa escrita ainda existe até hoje em pleno 2023.

  • @pedroavila5559
    @pedroavila5559 9 ปีที่แล้ว +8

    Adorei o livro! Estou no ensino médio e esse é, para mim, o melhor livro da lista obrigatória. Achei incrível a maneira que o Aluísio descreveu a cena da briga entre os cortiços, o incêndio, o assassinato do Firmo e todas as cenas coletivas.

    • @LerAntesdeMorrer
      @LerAntesdeMorrer  9 ปีที่แล้ว +2

      Pedro Avila' Acho que de todos os livros obrigatórios, esse é mesmo o mais empolgante! Mas eu também gosto bastante do Memórias de um Sargento de Milícias. Beijos!

  • @shellscript5508
    @shellscript5508 7 ปีที่แล้ว +3

    Eita poxa! 4:27 Me arrepiei todo quando ela começou a ler esse trecho do livro. A música junda da leitura ficou perfeita. Genial!

  • @laisinha1992
    @laisinha1992 6 ปีที่แล้ว +2

    Que visão ampla de realidade maravilhosa que você tem!!! Quando vejo pessoas falando mal de cotas e que todo mundo tem a mesma oportunidade na vida, eu quero enfiar minha cabeça na terra como um avestruz! Vem falar de meritocracia como se todos vivessem a mesma realidade.

  • @leonascimento6543
    @leonascimento6543 4 ปีที่แล้ว +24

    Muito tem se questionado sobre a posição política de alguns autores brasileiros do século XIX, porém isso é feito de uma forma um tanto apressada e anacrônica, tentando desconectar o autor de seu contexto histórico, não com a intenção de entender sua obra, mas sim buscando elementos para usar no cenário político atual, seja para "cancelar" o autor ou para endeusa-lo como pioneiro das lutas sócias.
    sobre Aluízio Azevedo, de fato ele era racista, assim como toda a sociedade da época, inclusive os juristas, os governantes, os militares, os professores, os clérigos, os homens comuns do povo, até mesmo a própria ciência tinha forte pendor racial e determinístico, tanto que o livro é justamente uma tentativa de comprovar as teses da superioridade de raças, da influencia do meio sobre o homem, do darwinismo social, etc, ideias puramente cientificas à época. Para bem entender o livro vc precisa considerar isso logo de antemão, sob pena de fazer uma leitura completamente superficial da obra. É Justamente por isso, aliás, que o livro tem inegável importância como registro histórico e cultural de uma época, de um tipo de pensamento, de uma concepção de sociedade, alem, é claro, do seu valor estético como obra cronística, satírica, humorística e dramática.
    É justamente para isso que se lê O Cortiço, para saber como eles pensavam naquela época, não?!
    Eu tendo a discordar da abordagem de alguns críticos atuais que procuram depreciar uma determinada obra antiga ou seu autor simplesmente por não dizer aquilo que é "correto e aceitável" para esse leitor moderno. Como efeito, não se compreende nem o autor e nem a obra e acaba-se por faze uma Leitura rasa, distorcida e mts vezes enviesada.
    Aluísio era racista e isso não deveria alarmar os leitores de hoje, dadas as devidas circunstancias da época. O que gera espanto é ver alguém defendendo teses racistas nos dias de hoje, e mesmo assim ainda existem mts.
    Eu tbm não acho que ele teve a intenção de fazer nenhum tipo de "denuncia social". se vc analisar bem essa abordagem é igualmente anacrônica e tbm tendenciosa. Aluízio acreditava que as pessoas eram daquela forma por força do meio, por morarem nos trópicos. isso estava feito, e acabado, nao tinha remédio, portanto nao tinha denuncia nenhuma. O livro não possui nenhuma intenção socialista, nem tampouco faz denuncia ou critica social. O que ele queria era chocar, trazer para o leitor das classes medias e altas um novo estilo, mais seco, mais pungente, mais dinâmico, até vulgar, tratando do exótico, do brutal... a realidade conforme ela é, sem maquiagens e nem pinturas. Uma escolha estética, não necessariamente uma escolha política. Por isso eu tbm discordo da abordagem trazida no vídeo acima.

  • @Rosadafull
    @Rosadafull 8 ปีที่แล้ว +2

    Parabéns, Isabella!! Em menos de 10 minutos você conseguiu passar a ideia principal do Cortiço e do Naturalismo de forma didática, contextualizada e interessante. Já tive longas aulas com os mais diversos professores sobre o mesmo assunto, mas poucos conseguiram fazer uma contextualização tão bem feita como a sua.

  • @ismaelfigueiredo6452
    @ismaelfigueiredo6452 9 ปีที่แล้ว +81

    É o discurso da meritocracia presente na sociedade brasileira, "alguém só pode crescer na vida por mérito próprio". Mas, será que as condições são iguais para todos? Lógico que não, para tirar essa conclusão é só comparar uma escola pública do interior do Brasil com uma escola particular que está entre as melhores classificadas no ENEM. Se o governo investisse no que realmente é importante, a educação, essa realidade seria outra bem diferente.

    • @LerAntesdeMorrer
      @LerAntesdeMorrer  9 ปีที่แล้ว +33

      +Ismael Figueiredo Sem dúvida! Não se pode exigir que alguém que viva em condições precárias tenha o mesmo desempenho
      daquele que estuda nas melhores escolas. Para que haja a tão falada "Igualdade de Oportunidades", o Estado tem que fazer a
      parte dele.

    • @lucassena9531
      @lucassena9531 4 ปีที่แล้ว +16

      "Como ser duas vezes melhor se você está 100 vezes atrasado?"
      Mano Brown

    • @vitordeforma9574
      @vitordeforma9574 4 ปีที่แล้ว +3

      É isso aí, Ismael. Como exigir honestidade e "meritocracia" de um povo que vê no dia-a-dia o crime como única forma de ascensão social? E pior, ainda vêm os reais criminosos de colarinho branco fazendo todo tipo de merda e se safando!!

  • @joaomarcosoliveira6372
    @joaomarcosoliveira6372 7 ปีที่แล้ว +3

    Muito boa reflexão, através de uma análise crítica à respeito dessa obra naturalista. Desenvolver questionamentos a respeito e tentar traze-los para a realidade, tornam de fato o Cortiço uma obra celebre da literatura brasileira.

  • @janainadedeusqueiroz2876
    @janainadedeusqueiroz2876 4 ปีที่แล้ว +2

    Perfeito! Seu vídeo descreveu de forma clara que q é injusto se pensar em mérito em indivíduos c condições sócio econômicas diferentes. Se um dia a sociedade for igual. Aí podemos falar em mérito. Lógico q dentre pessoas sa mesma classe há algumas q se destacam por mérito. Mas em classes diferentes não dá pra falar em "livre arbítrio".

  • @layanesantos1966
    @layanesantos1966 5 ปีที่แล้ว +2

    O primeiro livro literário que lii nossa viajava conto das história era na verdade um cortiço aonde havia fofoca tudo em quanto .aparti daí lii livro os irmão Victor e valace amava quando falava do assunto da pobreza sem dúvida amo esse segundo livro pois fala diferença entre dois irmão vida de cada um por ser branco e outro negro quanto era importante amizade e respeito 👏👏👏👏

  • @mariohenriquecesario4660
    @mariohenriquecesario4660 4 ปีที่แล้ว +2

    seus videos são otimos, você não da spoiler e só acrescenta com informações às literaturas. Da até animo de continuar lendo.
    obrigado por tanto!

  • @ariadnebigheti8286
    @ariadnebigheti8286 8 ปีที่แล้ว +5

    EU AMO ESSA MULHER.
    Isabella amo suas resenhas dos clássicos da literatura brasileira, me ajuda muito a ter uma nova interpretação e perspectiva do que as vezes a gente nao percebe e nao entende logo quando lê. Adoro que vc tb nao deixa de deixar sua opinião, que são sempre bem fortes. Um beijooo ♡

  • @rafaelcastro73
    @rafaelcastro73 7 ปีที่แล้ว +2

    Essa analise do livro "O cortiço" é muito boa, gratidão pela facilidade na qual explico esse livro da literatura brasileira.Parabéns.

  • @FORADESALA
    @FORADESALA 5 ปีที่แล้ว +12

    Parabéns! Vi muitos canais de livros, mas o diferencial do seu é o contexto que cria para ilustrar a história. Vai além da sinopse, traz referências... Gostei muito.

  • @fernandosantos471
    @fernandosantos471 2 ปีที่แล้ว +2

    Estou lendo O Cortiço. É um livro muito interessante, de fácil leitura. É uma viagem no tempo. Seu vídeo é uma inspiração para continuar lendo esta obra admirável Parabéns!

  • @josebentofigueirafigueira6203
    @josebentofigueirafigueira6203 9 หลายเดือนก่อน +1

    Estou a ler pela primeira vez . Muito genial

  • @Anakarlanr
    @Anakarlanr 9 ปีที่แล้ว +9

    Nossa, quase chorei, q perfeito, achei meu canal literário preferido. Vc se expressa muito bem, adorei as informações. Resenha de primeira, Obrigada.

  • @cassia4526
    @cassia4526 8 ปีที่แล้ว +120

    Muito boa a relação do que a jornalista falou com o livro do Aluísio. Moro em uma favela de São Paulo e percebo como a desigualdade social, falta de oportunidades, o péssimo ensino de educação, entre outros fatores, reforçam ainda mais o destino dos jovens rumo ao mundo do crime e das drogas, é triste demais.

    • @LimaHBR
      @LimaHBR 7 ปีที่แล้ว +2

      pse assim que uma criança de 10 12 anos já entra no mundo do crime da uma tristeza ;-;

  • @zimahaba
    @zimahaba 3 ปีที่แล้ว +6

    Caralho, esse foi uma das melhoras resenhas do canal, não só pelo conteúdo literário, mas pelo político-social. Fingi que li "O Cortiço" na época da escola, mas depois desse vídeo, já está na minha lista.

  • @werner.thiede
    @werner.thiede 2 ปีที่แล้ว +2

    Parabéns pelo vídeo! ótima contextualização do tema do livro.

  • @renatan5976
    @renatan5976 3 ปีที่แล้ว +1

    Eu adoro este livro e sua resenha é excelente! Quando conhecemos mais do autor, a obra toma uma dimensão maior

  • @abonie21
    @abonie21 8 ปีที่แล้ว +61

    É muita inocência dessa mulher, Rachel Sherazade, desprezar o influência que o meio ambiente tem sobre as pessoas.
    Gostei muito bom seu vídeo!
    Parabéns

    • @flaviamoura5657
      @flaviamoura5657 5 ปีที่แล้ว +19

      Não acho que ela desprezou. Ela apenas levou em consideração que ser pobre não é uma condenação para ser uma pessoa má. Obviamente, a condição social é um fator agravante mas não justificante.

    • @PedroHenrique-mr5qz
      @PedroHenrique-mr5qz 5 ปีที่แล้ว

      As plantas dominadoras

    • @fabricioJiuJitsu
      @fabricioJiuJitsu 4 ปีที่แล้ว +2

      É sério que essa moça falou que "quem cresce num ambiente criminoso dificilmente não vai se tornar um criminoso"??? Então como se explica que uma favela com 200 mil habitantes tenha uma minoria de bandidos? Deveria ser a maioria não?? Isso é um pensamento extremamente PRECONCEITUOSO!!!

    • @user-yb6jq7hg1x
      @user-yb6jq7hg1x 4 ปีที่แล้ว

      @@fabricioJiuJitsu nao faria sentido uma cidade cheia de bandidos, então milhares de favelas pelo Brasil segundo a sua lógica teria que ser um município de malévolos para uma pesquisa onde pessoas que sofrem preconceito racial e social tenham uma tendência maior a criminalidade seja incontestável?

  • @nicolieserafim5542
    @nicolieserafim5542 3 ปีที่แล้ว +2

    que video DELICIOSO de assistir. obrigada, de coraçao

  • @andrepena5892
    @andrepena5892 8 ปีที่แล้ว +1

    Excelente vídeo, li esse livro há 20 anos e seu comentário foi direto ao ponto, revivi o mesma impressão da época! Parabéns e obrigado por todo seu empolgante trabalho, estou revisitando vários livros que me marcaram através de sua competente, divertida e segura visão. Continue!

  • @lilisantosfermelo
    @lilisantosfermelo 5 ปีที่แล้ว

    Obrigada pela excelente resenha. Triste realidade retratada por um grande escritor.

  • @eriflesh
    @eriflesh 3 ปีที่แล้ว +1

    Eu curti foi essa apresentadora mui linda bem expressiva

  • @lorenamoraes7650
    @lorenamoraes7650 7 ปีที่แล้ว +2

    Nossa, que vídeo! É exatamente isso que as pessoas precisam saber sobre "O Cortiço"

  • @vilsonpreto3041
    @vilsonpreto3041 2 ปีที่แล้ว +1

    Eu concordo com a Sherazad ela citou o Joaquim Barbosa por ele ser um exemplo mais conhecido de todos que chegou la através da sua educação e do seu esforço. Eu nasci num lar pobre, e numa comunidade muito pobre com dificuldades mil, mas com amor e a rigidez do cuidado dos meus pais exigindo honestidade e dignidade como era de costume das famílias na minha infância cada um cuidando do seu, temendo eles se envolverem com mas companhia, e praticar atitudes errada. Mas não me lembro de ninguém que se tornou bandido perigoso ou roubou alguém se alguns deles usassem qualquer tipo de droga era descriminado e excluído do convívio pela orientação da própria família. O Menino quando chegava aos 14 ou 15 anos estudava e trabalhava ganhava o seu salario minimo ajudava a família e se sentia feliz por isso. Hoje querem arrumar uma desculpa esfarrapada para o caminho do mal e jogar a culpa na sociedade, o mal tem que se cortar pela raiz. Nós sabemos perfeitamente que a maioria que nasceram em lares muito pobres se tornaram profissionais em varias áreas e se tornaram homens e mulheres honrados e conquistaram muito do o que não tiveram na sua infância. Ser um homem de bem ou uma mulher de bem esta no caráter e na escolha de cada um quando se tem uma boa orientação dentro de casa. A nossa preocupação tem que ser com a família, que tem sido bombardeada dia e noite com objetivos escusos de destruir os conceitos e os valores, e impondo conceitos e valores distorcidos . Uma família destruída não tem autoridade para cobrar como também orientar e nem ensinar e conduzir os seus filhos.

  • @meglossy
    @meglossy 3 ปีที่แล้ว +1

    Caramba, falou tudo que eu precisava pra realização do meu trabalho com relação a imaginação sociológica e literatura, pensei no livro certo e ainda bem que achei seu vídeo!

  • @irisoliveira8400
    @irisoliveira8400 8 ปีที่แล้ว +85

    Quando li O cortiço eu detestei, como uma moradora de favela que sou achei a estória muito verídica , e eu na época lia pra fugir da realidade xD
    Mas esse resumo me abriu os olhos viu . obrigada to até pensando em ler novamente *---*

    • @diegoamorim5592
      @diegoamorim5592 ปีที่แล้ว

      Amo as mulheres da favela, são lindas e charmosas.

  • @kevinnicolas29
    @kevinnicolas29 4 ปีที่แล้ว +1

    Vídeo maravilhoso, Isa!!! Essa forma de contar a história, os personagens, a ideia de Aluízio Azevedo ao criar a obra... Absolutamente tudo é perfeito no seu vídeo! Lembra muito um programa da TV Cultura que, tenho certeza, 95% dos seus inscritos amam!

  • @andersonokuno42
    @andersonokuno42 9 ปีที่แล้ว +3

    excelente analise!Terminei de ler a pouco tempo,uma obra prima mesmo!!Vemos os personagens se corromperem perante o meio(Como pombinha,Jerônimo) ,em um ciclo que se alastra de geração em geração(Leonie>Pombinha>Senhorinha).

    • @LerAntesdeMorrer
      @LerAntesdeMorrer  9 ปีที่แล้ว

      Anderson Okuno É verdade! Dá uma tristeza danada ver tantas vidas se destruindo... E mesmo assim a leitura é cativante, envolvente. Nos sentimos dentro do cortiço!

  • @edsonkawakami5698
    @edsonkawakami5698 3 ปีที่แล้ว +1

    Vídeo assistido durante pandemia (será que se dirigindo parados finalmente?). A pandemia só acentuou aquilo que o escritor muito bem observou da realidade no BR e que foi muito bem explicado no vídeo. Sem dúvida, um clássico brasileiro, atemporal, indispensável.

  • @aaanable
    @aaanable 7 ปีที่แล้ว +1

    Eu li esse livro com 21 anos é uma obra prima !

  • @anajacintho2355
    @anajacintho2355 5 ปีที่แล้ว +1

    Incrível sua linha de raciocínio, estou impressionada, muito bom ouvir uma fala bem argumentada além do senso comum de uma patricinha estilo Raquel Sherazade

    • @raelfernandesturatti5399
      @raelfernandesturatti5399 3 ปีที่แล้ว

      A questão de pobreza/Violência é bem mais complexa do que o pessoal gosta de dizer por ai.
      Por exemplo a Indonésia é um país pobre, a renda média deles é um pouco mais que metade da renda média do Brasil, mesmo assim é um país super seguro, mais seguro que muito país europeu, a taxa de homicídio da Indonésia é de 0,5 por 100mil habitantes para efeitos de comparação a da França é de 1,58 por 100mil habitantes, Brasil 23 por 100mil (2016 chegou a 30).
      Se você pegar dados de outros países da Ásia vai encontrar algo semelhante, apesar da pobreza possuem baixa criminalidade. Aqueles países do norte da Africa com maioria Islâmica(Marrocos, Argélia, Tunísia, Egito etc) que possuem culturas com códigos de conduta bastante rígidos mesmo pobres também tende a ter baixa criminalidade.

  • @jessicamaria3061
    @jessicamaria3061 8 ปีที่แล้ว

    Muito obrigada por essa resenha do livro O cortiço, esses minutos que passei lhe escutando foi muito proveitoso.

  • @neilarios5701
    @neilarios5701 4 ปีที่แล้ว +1

    Acabei de ler o livro!! Sempre venho ao canal p ouvir a resenha, como sempre, maravilhosa e muito enriquecedora. Estou com um projeto pessoal de ler os clássicos brasileiros, estou amando!!

  • @jaquelineandreza6242
    @jaquelineandreza6242 8 ปีที่แล้ว +2

    Amei a sua resenha! Clara, objetiva, muito feliz na brincadeira da comunicação e a sua analogia com a realidade do séc XIX, XX e em contrapartida com séc XXI foi demais. Decidi ler a obra e resolvi procurar uma resenha e a sua foi perfeita. Parabéns, pelo trabalho e por decidir fazer o que de fato ama. Isso, é visível.

  • @cleydinaraarruda4401
    @cleydinaraarruda4401 9 ปีที่แล้ว +1

    Esse livro é muito bom,li ele no período do ensino médio, sem falar q foi um prazer,pois Aluísio era aqui do meu estado e da minha cidade 😍

  • @marcosc.9916
    @marcosc.9916 8 ปีที่แล้ว

    passei os últimos dois dias vendo seus videos, suas resenhas, e definitivamente, este é o seu melhor video, na minha humilde opinião. Quero ler O Cortiço. Obrigado.

  • @karolayneferraz3125
    @karolayneferraz3125 9 ปีที่แล้ว +1

    Parabéns Isa, adoro suas resenhas, maravilhosas, e esta, excepcional. A visão crítica ajudou bastante a enxergar o que realmente se passava por trás da história . O cortiço é um dos meus favoritos da literatura brasileira .

  • @adriancabraldelira2262
    @adriancabraldelira2262 5 ปีที่แล้ว +1

    Isa, perfeita!!!! A excessão nunca deverá ser tratada como regra!!!!

  • @TorizitaTM
    @TorizitaTM 4 ปีที่แล้ว +2

    Gosto dos vídeos da Isa porque eles me instigam a querer ler o livro e conferir a história com mais detalhes. Foi assim com A Hora Da Estrela, que consegui aproveitar e terminar de ler até no carnaval, e que pretento continuar até fechar os outros clássicos que tenho na minha casa como Dom Casmurro, Vidas Secas, O Diário de Anne Frank, e outros que tenho planos de adquirir (além daqueles que a escola nos pede para comprar).
    Desejo tudo de bom para o seu canal, muito sucesso e espero agora mergulhar fundo no mundo da literatura, que até então eu não gostava muito kkkkk.
    Abraços!

  • @celisismatos6537
    @celisismatos6537 5 ปีที่แล้ว

    Aluísio e meu escritor Clássico favorito!!! Ja li O cortiço duas vezes.

  • @julia09051
    @julia09051 8 ปีที่แล้ว +11

    Fugindo do assunto. Que delicia entrar aqui e escutar essa musiquinha de fundo que representa minha religião... Me inscrevi e agora quero voltar sempre!!

    • @Matheus-qg7ev
      @Matheus-qg7ev 8 ปีที่แล้ว

      Religião?

    • @julia09051
      @julia09051 8 ปีที่แล้ว +2

      Sim.

    • @kamillahelena6437
      @kamillahelena6437 8 ปีที่แล้ว +1

      Quase que não consigo me concentrar no vídeo com a música de fundo 😍😍
      Qual sua religião?

    • @andrejoao2901
      @andrejoao2901 5 ปีที่แล้ว +1

      Música do fundo é sobre Oxum. Dona das cachoeiras, orixá ( deusa) do candomblé e religiões de matriz africana.

  • @biasantos9976
    @biasantos9976 4 ปีที่แล้ว +2

    Eu já li esse livro 2 vezes é muito bom, hoje vou começar a ler novamente

  • @Cruzmaltino95
    @Cruzmaltino95 7 ปีที่แล้ว +2

    Viciado nesse canal! Oratória impecável, e a resenha sobre o livro não deixa a desejar em nenhum momento. Parabéns!

  • @rafarollemberg6276
    @rafarollemberg6276 2 ปีที่แล้ว

    Sempre será o meu favorito.

  • @anaroncon
    @anaroncon 9 ปีที่แล้ว +12

    Isabella, acabei de conhecer seu canal e já adorei. Sua pontuação da fala da Raquel que, pra dizer o mínimo, é uma pessoa incoerente, ficou maravilhosa. Adorei o modo com que você uniu um debate ao livro, que coisa mais legal de se assistir! Beijos!

    • @LerAntesdeMorrer
      @LerAntesdeMorrer  9 ปีที่แล้ว +4

      Ana Flávia Roncon hahahaha Achei muita coincidência que esta entrevista dela tenha acontecido bem quando eu estava lendo O Cortiço. Mais de 100 anos se passaram, mas o debate que o livro traz continua muito atual no Brasil. Por isso resolvi citar a entrevista. Que bom que você curtiu! Bjs

  • @Thaalytaah
    @Thaalytaah 9 ปีที่แล้ว +2

    Melhor explicação

  • @izabelamesquita3686
    @izabelamesquita3686 8 ปีที่แล้ว +1

    Eu adoro esse livro.

  • @guil27
    @guil27 4 ปีที่แล้ว +1

    Eu li O Cortiço, mês passado, e gostei muito. Tem no Kindle gratuitamente. Estou lendo Memórias de um sobrevivente de Luiz Alberto Mendes. E esta temática sobre nossa formação também está nesse livro. O autor conta sua vida, suas experiências numa família violenta e sua trajetória no crime.

  • @cintiareginalimalima7754
    @cintiareginalimalima7754 6 ปีที่แล้ว +1

    Não é uma resenha, é um aula.

  • @carloskaua8582
    @carloskaua8582 5 ปีที่แล้ว

    Li o cortiço e achei muito legal.
    História triste e muito realista. Como o meio ambiente pode transformar o ser humano(assim como o ser humano pode transformar o meio ambiente), é algo bem complicado de se entender hoje.
    E a propósito,concordo com a Raquel e um pouco com Aluísio.

  • @ednamuniz1943
    @ednamuniz1943 8 ปีที่แล้ว +21

    Um dos primeiros que li na vida, foi na marra a época, tinha uns treze anos acho, más amei, Aluízio é demais.

    • @LerAntesdeMorrer
      @LerAntesdeMorrer  8 ปีที่แล้ว +9

      +edna rosa muniz ribeiro Que sorte a sua. Normalmente a gente odeia os livros que lemos na marra...
      Beijo!!

  • @mariacarolinasilva700
    @mariacarolinasilva700 4 ปีที่แล้ว +1

    vindo aqui em 2020 ouvir essa resenha maravilhosa!! Amo a forma como você descreve um livro.

  • @isadoramiranda4255
    @isadoramiranda4255 8 ปีที่แล้ว +1

    Olha Isa, realmente, o ambiente influência pra caramba nas escolhas de cada um, mas o livre-arbítrio não acaba por uma influência, por um ambiente ou pelo o que é geral. O que acontece é que é difícil seguir escolhas diferentes, mas não quer dizer que não houve livre-arbítrio. Parabéns pela resenha, adoro o seu canal, sempre cheio de muita informação e delicadeza.😘👍🏻😘👍🏻

    • @LerAntesdeMorrer
      @LerAntesdeMorrer  8 ปีที่แล้ว

      +Isadora Miranda Concordo com você. Fica mais difícil escapar do círculo circunscrito pelo ambiente social em que se nasceu, mas não é impossível. Uma das razões por essa corrente naturalista/determinista ter sido abandonada. Não era dada muita importância às peculiares individuais.
      Beijo!!

  • @rebecasantos9495
    @rebecasantos9495 6 ปีที่แล้ว

    Parabéns pela resenha! Estou lendo O cortiço e simplemsmente amando!!!!!

  • @gilceliamiranda599
    @gilceliamiranda599 2 ปีที่แล้ว

    Essa revolta do Aluísio fica bem expresso no O mulato. Impressionante como ele retrata isso.

  • @pensaremudar7497
    @pensaremudar7497 9 ปีที่แล้ว +5

    Isabella, parabéns, você possui uma grande inteligência crítica e reflexiva. Logo sugiro que você leia (caso não tenha lido) a obra "A hora da estrela" da grande escritora brasileira Clarice Lispector, e faça um vídeo falando sobre a mesma.

  • @lerounaoler7815
    @lerounaoler7815 6 ปีที่แล้ว

    Quem bom ter conhecido esse canal. Alguns dos livros resenhados no canal, até tenho em casa, porém não recordo de ter lido. É o caso do " Cortiço".
    Muito bom.
    Obrigado.

  • @tiktokchanger3574
    @tiktokchanger3574 8 ปีที่แล้ว +1

    esse canal e muito bom eu precisava conhecer o livro pra uma prova mas com esse resumo jah tenho um caminho . inscrito ..

  • @AlessandraHelena100
    @AlessandraHelena100 4 ปีที่แล้ว

    Das melhores análises que já vi da obra. Parabéns. Suscita, e muito, a leitura da obra.

  • @HebertCarsolari
    @HebertCarsolari 26 วันที่ผ่านมา

    Que belo vídeo! Terminei o livro agora, adorei seus pontos! Obrigado!

  • @JPSS93
    @JPSS93 3 ปีที่แล้ว

    Fascinante a tua capacidade explicativa. Uma verdadeira aula

  • @ProfaLuanaRibeiro
    @ProfaLuanaRibeiro 7 ปีที่แล้ว

    Quando li esse livro tinha meus 16 anos. Maravilhoso, fiquei completamente apaixonada. Não me esqueço e quero reler ❤️

  • @roquecorrea2402
    @roquecorrea2402 8 ปีที่แล้ว +3

    O cortiço é um ótimo retrato do início do Brasil.

  • @alesscic3492
    @alesscic3492 6 ปีที่แล้ว

    Muito boa as explicações, conheci o canal hoje e vc esta me ajudando em uma coisa que eu não estava conseguindo que é definir as obras. Essas definições rápidas ajuda muito na hora das provas , obrigado.

  • @rluiznanda
    @rluiznanda 9 ปีที่แล้ว +9

    Conheci seu canal agora, posso dizer que gostei muito; seu jeito de colocar suas idéias, sua dicção perfeitos... Parabéns!

  • @alancastro8863
    @alancastro8863 7 ปีที่แล้ว +1

    Agora eu amo literatura...Passo a entender por que não gostava antes.

  • @IgnacioAlberto
    @IgnacioAlberto 9 ปีที่แล้ว +2

    Achei esse vídeo por acaso, e foi uma das melhores resenhas que eu já assisti, parabéns!

  • @andersongarcia989
    @andersongarcia989 9 ปีที่แล้ว +1

    Já li essa obra. Excelente livro. Concordo plenamente com a corrente determinista presente no livro. Joaquim Barbosa, citado pela jornalista, é um dos pouco casos pontuais de êxito. E parabéns pelo canal! me inscrevi recentemente.

    • @LerAntesdeMorrer
      @LerAntesdeMorrer  9 ปีที่แล้ว

      +anderson garcia Obrigada, Anderson!Espero ver sempre comments seus por aqui.
      Bjo!

  • @veiov
    @veiov 8 ปีที่แล้ว +1

    Parabéns, você consegue combinar diverção e aprendizado

  • @bigdan2238
    @bigdan2238 6 ปีที่แล้ว

    O vídeo ficou bem legal, era exatamente o tópico que eu precisava entender da obra, parabéns, e, obrigado!.

  • @mariadlaura
    @mariadlaura 9 ปีที่แล้ว +3

    Eu amooo esse livro, gente!

  • @laralouisemedrado5337
    @laralouisemedrado5337 6 ปีที่แล้ว

    mto agradavel assistir o video. é de uma clareza notavel suas explicações, parabéns

  • @franciscojosenascimento8476
    @franciscojosenascimento8476 8 ปีที่แล้ว +3

    Amor a primeira vista,pelo canal e pelas lindas e sábias palavras dessa linda resenhadora..''.será que não são as raras exceções que comprovam a regra geral"...parabéns,.como faço pra seguir seus canais e blogs...

  • @anaevelynnasc6495
    @anaevelynnasc6495 6 ปีที่แล้ว

    Esse livro é muito bom gosto muito dos, livros da literatura brasileira.

  • @matheusabreu6056
    @matheusabreu6056 7 ปีที่แล้ว +53

    NÃO VEJO A HORA DE CURSAR LETRAS
    AAAAAAAAAAAAAAAA

  • @franchicosantos3922
    @franchicosantos3922 8 ปีที่แล้ว +3

    A transmissão de valores morais, dos mais nobres aos mais deficientes (via família e pessoas próximas), na época em que uma criança ainda não possui suficiente discernimento e necessita de modelos para a formação de sua personalidade, também deve - e muito - ser levada em consideração. Independentemente de "subir na vida" ou "ser alguém" (algo que é bem mais difícil de acontecer em ambientes muito carentes) o que se vê é um descaso (ou até zombaria) em relação à honestidade em todas as classes sociais. Felizmente ainda há gente que resiste (também em todas as classes) à perda da dignidade.
    "O cortiço" é um dos romances brasileiros que mais gostei de ler: árido, cruel, deprimente e, ao mesmo tempo, com uma dinâmica entre personagens e situações que empolga e nunca o deixa cansativo. E como não se enternecer com a Bertoleza...
    Que você continue assim, sempre defensora das boas leituras.

    • @gasenco-avidaefeitadeproje5482
      @gasenco-avidaefeitadeproje5482 7 ปีที่แล้ว +1

      "Em casa que não tem pão, todo mundo briga e ninguém tem razão". Falar em valores pode ser vantajoso, mas na grande maioria dos lares, fala-se, fala-se e se pode falar o quanto for, enquanto não tem pão, tem-se fome. Você pode resistir à criminalidade num primeiro momento, mas em última instância qualquer é capaz dela praticar para matar sua fome.

    • @jubadevices6267
      @jubadevices6267 3 หลายเดือนก่อน

      Isabella ❤️😍

  • @ref4506
    @ref4506 8 ปีที่แล้ว

    Ótima resenha, estou lendo o livro e gostei muito de saber um pouco mais sobre o autor.

  •  8 ปีที่แล้ว +1

    é enriquecedor e maravilhoso assistir aos teus vídeos.

  • @alberteinstein5270
    @alberteinstein5270 3 ปีที่แล้ว +1

    O Cortiço e Casa de Pensão são dois livros maravilhosos do Aluísio Azevedo

  • @severinojose9193
    @severinojose9193 7 ปีที่แล้ว +1

    O cortiço é um livro maravilhoso.

  • @heloisamorais4113
    @heloisamorais4113 7 ปีที่แล้ว

    Falando em Sheherazade, o primeiro vídeo que assisti seu me pareceu muito com o jeito dela. Acho a forma da Rachel se expressar, sensacional!

  • @leonferraz1056
    @leonferraz1056 4 ปีที่แล้ว

    Parabéns e obrigado por compartilhar sua análise.