Esse canal é anos luz melhor que faculdade, e olha que fiz engenharia civil. E com as aulas deste canal aprendi uma profissão e estou trabalhando com elétrica
A ingegnaria è baseada sobre metodos matematicos, e matematicamente non seria muito dificil explicar isso, porem, ver para crer è sempre muito mais facil de metabolizar.
Vamos concordar que o curso de engenharia civil não é nenhuma referência em elétrica. Eu fiz engenharia tbm e só estudei elétrica na cadeira de instalações elétricas prediais. [Sem desmerecer o canal, esse canal é maravilhoso]
Eu gostaria de fazer algumas ressalvas sobre o uso de carvão e do sal, sobre utilização do carvão deve-se utilizar de carvão mineral de preferência que já é vendido granulado e deve ser misturado a terra em torno da haste, "a ideia é aumentar o diâmetro da haste", para isso com uma cavadeira, de 20 cm diâmetro, retira-se o solo, onde será fincado a haste ou se ela for colocada deitada cavar o leito de 20 a 25 cm de largura e a profundidade dependerá de ser encontrado solo livre de raízes uns 40 a 60 cm profundidade, mistura-se com o carvão na proporção de 30 a 50%, coloca-se a haste no centro do furo ou se for na forma de leito primeiro coloca metade da mistura e compactar deita-se a haste e coloca-se o restante e compactar, haste na vertical deve-se compactar adicionando a mistura e compactando até chegar no topo da haste. Quanto ao uso do sal eu não recomendo pois sua aplicação é mais complexa, a configuração vai representar a construção de uma pilha galvânica, depois de tratar o buraco com carvão mineral deverá ser feito dois buracos laterais um de cada lado da haste ficando distante da haste central com carvão uns 40 cm dos centros dos buracos o solo retirado deverá ser misturado com o sal na base de 2 a 3 Kg por buraco. se for dois então serão necessários 4 a 6 kg, retornar a mistura de solo com sal e compactando progressivamente, o sal não entra em contato direto com a haste, no caso da haste deitada deverá ser feito 3 valas uma no centro para a haste com solo e carvão e duas laterais com solo e sal.
Já fiz isso quando tava aprendendo a 16 anos atras por idéia de um eletricista das antigas . Resultado a ferrugem comeu a haste toda 😂. Ótimo vídeo 👍👏👏
Eu nunca vi sal e carvão no aterramento, ja vi sim a muitos anos atras usar carvão na haste do para-raios na época tinha pessoal fazendo instalação telefônica e a cada tantos postes ia um para-raios eles adicionavam um saco de tecido cheio de carvão dentro do buraco depois ficava a haste .
Moro num lugar onde a aste está em processo de corrosão gigantesco so de estar encostada na parede. Aqui o salitre come no centro, sal cai as camadas da parede, agora aterramento com até grande tem bastante eficiência.
Vídeo top. Eu aprendido que a haste de aterramento e o cabo Nu tinha que está na norma da nbr foi com vc. Muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos. Nos aterramento que eu estou fazendo eu coloco massa de telha cobrindo todos os conectores. Na minha casa faz três anos que eu fiz o atendimento. Alguns meses atrás tirei a massa de telha de um conector e estava intacta sem nenhum oxidação completamente novo como eu coloquei.
vejo muitos vídeos criticando os aterramentos feitos pelos eletricistas práticos. Porém, faltam vídeos ensinando a forma correta de fazer aterramentos residenciais, comerciais e industriais
Não sou engieiro elétrico, mais um simples tc em eletrotécnica não tem como questionar que o sal e corrosivo, pois foi a minha briga no Senai c o professor que ele tava ensinando errado ao colocar sal pois ele corrói qualquer metal
Obrigado Sr Adoniran!!!! Desde q iniciei trabalhos de aterramentos para para-raios, nunca acreditei no sal e carvão pra essa finalidade, na minha cabeça não fazia sentido, só esse pouquinho em volta da haste fazer efeito, imagine um terreno ruim com resistência elétrica alta, teria q cavar, revirar sal e carvão em grande raio e profundidade de terra levando em conta que o raio se dissiparia por boa parte de terra?? e ainda nem não sabia q o sal iria causar a perda de haste ao longo do tempo.
Uma vez peguei um aterramento assim. Tava dando choque entre terra e neutro. Medi 60 vca. Tinha 3 hastes em cruz. Tive que isolar esse aterramento, não consegui baixar menos que 20 vca.
Aqui em casa é aterramento "dos antigos", cano de 3/4" com 2 metros dentro do solo carvão, sal grosso e fio rígido enrolado e soldado na ponta do cano (tem em 5 pontos no chão), não sei a resistência do aterramento mas há 40 anos funciona muito bem.
Pois é.... 30 e poucos anos atras fiz aterramento usando um pedaço de ferro - nao lembro ao certo quanto foi que entrou no chao, mas da mesma forma que o seu, o meu tambem funciona muito bem Vai entender!! Queria saber quais os malefícios desse procedimento.
parabéns pelo trabalho! seria possível fazer os teste usando outros materiais para baixar a resistência do aterramento, materiais vendidos para essa finalidade, baixa mesmo pode aver corrosão etc obrigado
Antigamente, o eletricista fazia um buraco com uma camada de carvão e vários outros materiais nem lembro mais. Tinha uma profundidade, não era só na superfície. Mas não me lembro se tinha sal. De qualquer forma o teste foi muito válido.
Sabe o que realmente funciona? Cavar um buraco em volta da haste e encher de concreto com 0.5 % de pó de grafite, e colocar a haste para ser fixada no meio desse concreto, isso sim vai funcionar muito bem e não vai ter corrosão de haste. O concreto tem a característica de absorver e manter umidade, o que tem efeito semelhante ao tratamento químico, e por isso que aterramento estrutural funciona tão bem, e no caso de fazer aterramento estrutural, não dá para impermeabilizar as vigas baldrames e pilares enterrados, tem que fazer a sapata sem impermeabilização, senão isso vai inviabilizar o aterramento estrutural.
Mano, trabalho há uns 5 anos com elétrica, eu mesmo nunca vi e nunca ouvi dizer que colocar sal ou carvão na caixa de inspeção diminui a resistência, mas já vi duas ou até três hastes na mesma caixa, oq também não é recomendado.
Nosso mestre Adoniran compartilhando um grande conhecimento na prática para todos nós. Parabéns mestre! Que Deus continue iluminando seus caminhos e te prosperando em todas as áreas.
Bom dia, muito bom seus vídeos, sugiro que você crie uma área de membro do canal no TH-cam. Sigo outro canal que não é de Eletrica mas que tem essa opção. Onde tem algumas opções de membro com contribuições de valores diversos. Onde sorteia brindes para manter os membros e alavancar o canal com mais conteúdos.
Meu me fale a verdade existe algum canal semelhante a esse? sem sombra de duvidas, não existe canais no youtube semelhante, aqui nesse canal é o seguinte falou, mostrou, vai para a prática e dissolve as duvidas dos teimosos que continuam colocando sal nas hastes para um futuro prejuizo... professor voce é de mais um bilhão like é pouco valeu grande mestre
Sem dúvidas, mas além desse canal tem também o mundo da elétrica elétrica o engehall, outros 2 ótimos canais que mostram o dia dia dos eletricistas nas obras e testes simulados em teorias e práticas.
Empreiteiro da obra wue fiz , teimou comigo , foi lá comprou e quiz colocar isso aí no balde de aterramento, não teve o que eu dissesse pra convencer ele.
Eu fiz um curso de aterramento com um engenheiro do IME, e ele ensinou que colocando sal na haste diminui a resistência, mas é um efeito temporário pq com o tempo o sal se desfaz... O ideal é fazer um tratamento do solo com um produto apropriado.
Na verdade, tem que conhecer o solo, pois o próprio solo pode ter substâncias que podem "corroer" a haste. Por isso é importante a inspeção a cada ano. Sobre o carvão e o sal, eu vi no vídeo que foi usado sal grosso e carvão quase em pó. "Aprendi" que o sal deve ser aquele consumido pelo gado e o carvão deve ser o mineral. "A técnica" pede que o solo seja compactado após algumas camadas de sal e carvão, depois coberto com terra e compactar novamente. Entretanto, o mais correto é usar o gel químico que tem eficiência de até 30% se eu não me engano.
Sou mecânico, não sou eletricista. Pelo que entendi, o objetivo do sal e/ou do carvão é absorver umidade e essa umidade é quem vai baixar a resistência. O problema do sal, como foi mostrado, é provocar a corrosão da barra, mas penso que misturar carvão no entorno da barra seja uma boa ideia para manter a região úmida.
O objetivo do sal é provocar o aumento de íons de sódio no solo, que consequentemente aumentarão a condutibilidade elétrica do solo. Você estará alterando permanentemente as propriedades químicas do solo que está em contato com o eletrodo de aterramento. O problema é que íons de sódio também aceleram a corrosão.
Então em regiões próximas ao mar onde a salinidade do solo é elevada, as hastes deverão ser reforçadas ou deve-se adicionar algum produto para neutralizar ou reduzir a salinidade, certo ou errado?
Ou se faz uma manutenção preventiva regularmente verificando a condição das hastes ou faz como vc mesmo disse, colocar algum produto que neutralize o efeito do sal.
Aqui na minha casa Eu Coloquei a primeira Haste dentro da Fossa e outras até chegar no quadro de distribuição... Um conhecido ficou de trazer um TERRÔMETRO aqui para ver os valores porém, nunca veio... Tenho curiosidade em saber os valores aqui... Tomara que o resultado não seja uma merda!!! 😂🤣😂🤣😂🤣😂🤣
Adoniran, por gentileza : Visto que o concreto devido sua umidade e porosidade é eficaz no aterramento, como um bom condutor e é usado por favor exemplo no aterramento estrutural, seria viável no aterramento com hastes cobradas cavar, encher de concreto e fincar a haste em meio ao concreto para obter melhores resultados ?
Professor, em relação ao comprimento da haste de aterramento para o cabo neutro e o cabo terra em uma residência elas devem ser de quantos metros? E qual a distância devem ficar uma haste da outra?
Falando em aterramento e neutro. POderia fazer um vídeo explicando o que aconteceria se eu conectar uma carga em um cabo de neutro de um transformador sendo que esta carga é alimentada com as fases de outro transformador? Isso é comum em indústrias onde há vários transformadores pra várias cargas diferentes e pode-se acontecer a situação descrita. Pode queimar equipamentos? O que causa isso? Abç
@@eletricityeletrica Vou fazer um aterramento e estou pensando em cravar as hastes abaixo da caixa da água onde está úmido sempre, seria um bom lugar então?
Se fez errado, tem que jogar carvão em brasa e logo uma grelha com carne e sal grosso. Aí tu abre uma cerveja que a resistência vai baixar.
Kkk
Esse canal é anos luz melhor que faculdade, e olha que fiz engenharia civil. E com as aulas deste canal aprendi uma profissão e estou trabalhando com elétrica
🤜🤛
A ingegnaria è baseada sobre metodos matematicos, e matematicamente non seria muito dificil explicar isso, porem, ver para crer è sempre muito mais facil de metabolizar.
Vamos concordar que o curso de engenharia civil não é nenhuma referência em elétrica. Eu fiz engenharia tbm e só estudei elétrica na cadeira de instalações elétricas prediais. [Sem desmerecer o canal, esse canal é maravilhoso]
Uai, mudou de profissão? kkkk
@@leandrodesilva9413 Com certeza! Civil é civil e eletrica é distinta. Não é porque ambos tem grades das exatas que serão iguais.
Estava eu gritando comigo mesmo: Vai oxidar, vai oxidar! Hahaha Esse canal nunca me decepciona! 💪
Eu gostaria de fazer algumas ressalvas sobre o uso de carvão e do sal, sobre utilização do carvão deve-se utilizar de carvão mineral de preferência que já é vendido granulado e deve ser misturado a terra em torno da haste, "a ideia é aumentar o diâmetro da haste", para isso com uma cavadeira, de 20 cm diâmetro, retira-se o solo, onde será fincado a haste ou se ela for colocada deitada cavar o leito de 20 a 25 cm de largura e a profundidade dependerá de ser encontrado solo livre de raízes uns 40 a 60 cm profundidade, mistura-se com o carvão na proporção de 30 a 50%, coloca-se a haste no centro do furo ou se for na forma de leito primeiro coloca metade da mistura e compactar deita-se a haste e coloca-se o restante e compactar, haste na vertical deve-se compactar adicionando a mistura e compactando até chegar no topo da haste.
Quanto ao uso do sal eu não recomendo pois sua aplicação é mais complexa, a configuração vai representar a construção de uma pilha galvânica, depois de tratar o buraco com carvão mineral deverá ser feito dois buracos laterais um de cada lado da haste ficando distante da haste central com carvão uns 40 cm dos centros dos buracos o solo retirado deverá ser misturado com o sal na base de 2 a 3 Kg por buraco. se for dois então serão necessários 4 a 6 kg, retornar a mistura de solo com sal e compactando progressivamente, o sal não entra em contato direto com a haste, no caso da haste deitada deverá ser feito 3 valas uma no centro para a haste com solo e carvão e duas laterais com solo e sal.
Ótimo vídeo para mandar para aqueles teimosos..
Queira saber mais que um profissional experiente
Sempre que chega a notificação eu já mando dedo no play
🤜🤛
Já fiz isso quando tava aprendendo a 16 anos atras por idéia de um eletricista das antigas . Resultado a ferrugem comeu a haste toda 😂. Ótimo vídeo 👍👏👏
Eu fiz,tem 10 anos e agora a resistência é "0",acho que fizeram errado
Isso é um aterramento ou um churrasco 😂😂😂!!!
Muito bom!!!
Parabéns pelo ensinamento e também pelo vasto conhecimento 👏👏👏👏
Eu nunca vi sal e carvão no aterramento, ja vi sim a muitos anos atras usar carvão na haste do para-raios na época tinha pessoal fazendo instalação telefônica e a cada tantos postes ia um para-raios eles adicionavam um saco de tecido cheio de carvão dentro do buraco depois ficava a haste .
Eu mesmo já não tenho mais likes esse mês, esse canal já levou todos os meus likes.
Não adianta de nada, nunca tinha feito, mas fica a dica. Obrigado mestre.
E laik sempre ⚡👏😃
Gostaria de ver mais sobre aterramento
*Vcs são demais!!!*
Já vi muito isso, e desde o inicio na profissão sempre tive duvidas desse metodo. Nunca apliquei!
Aqui na minha região ja vi eletricista fazendo esse serviço valeu pelo otimo esclarecimento valeu campeão
Moro num lugar onde a aste está em processo de corrosão gigantesco so de estar encostada na parede. Aqui o salitre come no centro, sal cai as camadas da parede, agora aterramento com até grande tem bastante eficiência.
Melhor adicionar mais hastes para ai sim reduzir a resistencia do aterramento. Like professor ! 😎👍
Tem muito doido que diz ser eletrecista cada vídeo é uma aula aprendi mais nos vídeos que no curso do Senai!
Vídeo top.
Eu aprendido que a haste de aterramento e o cabo Nu tinha que está na norma da nbr foi com vc.
Muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos.
Nos aterramento que eu estou fazendo eu coloco massa de telha cobrindo todos os conectores.
Na minha casa faz três anos que eu fiz o atendimento.
Alguns meses atrás tirei a massa de telha de um conector e estava intacta sem nenhum oxidação completamente novo como eu coloquei.
Top!
Top de mais
Ninguém te ganha mesmo.
Muito bom!
Já compartilhei
A utilização do sal não funciona mesmo. Parabéns professor! Como sempre ensinando com respeito e clareza a todos.🇧🇷🇧🇷🇧🇷🙏🏻🤜🤜🇧🇷🇧🇷
Existe material específico para tratamento do solo sem comprometer as hastes, como o COMPOSTO PARA TRATAMENTO DO SOLO - ERICO GEM25A.
vejo muitos vídeos criticando os aterramentos feitos pelos eletricistas práticos. Porém, faltam vídeos ensinando a forma correta de fazer aterramentos residenciais, comerciais e industriais
Seria interessante fazer um vídeo falando sobre o uso de bentonita e gel químico para redução de impedância de aterramento
Muito bom esse canal
Não sou engieiro elétrico, mais um simples tc em eletrotécnica não tem como questionar que o sal e corrosivo, pois foi a minha briga no Senai c o professor que ele tava ensinando errado ao colocar sal pois ele corrói qualquer metal
Muito bom,....
Você indica curso ou Ebook para montagem de Painéis Elétrico que atenda as norma NBR- IEC
👏👏👏👏
Excelente
O melhor canal de elétrica do Brasil.
Gosto muito desse assunto de aterramento aqui na minha cidade nunca vi haste normatizada kkkk
Obrigado Sr Adoniran!!!!
Desde q iniciei trabalhos de aterramentos para para-raios, nunca acreditei no sal e carvão pra essa finalidade, na minha cabeça não fazia sentido, só esse pouquinho em volta da haste fazer efeito, imagine um terreno ruim com resistência elétrica alta, teria q cavar, revirar sal e carvão em grande raio e profundidade de terra levando em conta que o raio se dissiparia por boa parte de terra?? e ainda nem não sabia q o sal iria causar a perda de haste ao longo do tempo.
Esse canal é nota 10! Obrigado Mestre por nos passar seus conhecimentos!
Faltou só a picanha mesmo mestre Adoniran rsrsr
Conteúdos show, não perco um vídeo...
Adoniran explica o antes do depois a causa e os efeitos da causa parabéns Grande mestre 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼🤜🏼🤛🏼🇧🇷
Uma vez peguei um aterramento assim. Tava dando choque entre terra e neutro. Medi 60 vca. Tinha 3 hastes em cruz. Tive que isolar esse aterramento, não consegui baixar menos que 20 vca.
Vlw
Eu gostaria de ver sobre aterramento
show de bola como sempre!
vocês poderiam fazer alguns vídeos dando dicas de como fazer o aterramento estrutural estrutural da casa/difícil.
abraço.
Com certeza.....o prejuízo aí vai ser muito maior. Parabéns!
(Nobre, esse seu solo aí é uma maravilha, a haste entra fácil!!!!)
Boa professor!
Esse canal ELETRICITY é mesmo o melhor, indiscutivelmente.
Olha eu nao sei de onde foi tirado a ideia q isso faz efeito na pratica e na longevidade do aterramento
Finalmente uma explicação mais plausível para o uso de sal e carvão no aterramento.
Excelente aula! Quem sabe mostra pra todo mundo ver. Valeu.
Aqui em casa é aterramento "dos antigos", cano de 3/4" com 2 metros dentro do solo carvão, sal grosso e fio rígido enrolado e soldado na ponta do cano (tem em 5 pontos no chão), não sei a resistência do aterramento mas há 40 anos funciona muito bem.
Pois é.... 30 e poucos anos atras fiz aterramento usando um pedaço de ferro - nao lembro ao certo quanto foi que entrou no chao, mas da mesma forma que o seu, o meu tambem funciona muito bem
Vai entender!! Queria saber quais os malefícios desse procedimento.
Meu veredito é.... Churrasco, já conecta a fase no terra que a haste fica quentinha
parabéns pelo trabalho!
seria possível fazer os teste usando outros materiais para baixar a resistência do aterramento, materiais vendidos para essa finalidade, baixa mesmo pode aver corrosão etc
obrigado
Sensacional a aula, parabéns
Um assunto interessante para um vídeo seria sobre fator de potência, e como corrigir esse fator.
fala meu amigo acabei de vê o vídeo ! ótima explicação e pratica show! muito obrigado por fazer esse vídeo pra nós
É isso aí mestre.
Muito bom esse esclarecimento
Passa a régua e fecha a conta! Mais uma aula de excelente qualidade, tmj. 🤝
Eletricity sempre uma autoridade em conteúdo, está entre os melhores canais de elétrica do mundo.
Muito bom seus vídeos, na prática e na teoria!
Antigamente, o eletricista fazia um buraco com uma camada de carvão e vários outros materiais nem lembro mais. Tinha uma profundidade, não era só na superfície. Mas não me lembro se tinha sal. De qualquer forma o teste foi muito válido.
Sabe o que realmente funciona? Cavar um buraco em volta da haste e encher de concreto com 0.5 % de pó de grafite, e colocar a haste para ser fixada no meio desse concreto, isso sim vai funcionar muito bem e não vai ter corrosão de haste.
O concreto tem a característica de absorver e manter umidade, o que tem efeito semelhante ao tratamento químico, e por isso que aterramento estrutural funciona tão bem, e no caso de fazer aterramento estrutural, não dá para impermeabilizar as vigas baldrames e pilares enterrados, tem que fazer a sapata sem impermeabilização, senão isso vai inviabilizar o aterramento estrutural.
Boa dica
Muito bom o vídeo! Parabéns!
Vídeo excelente!
Mano, trabalho há uns 5 anos com elétrica, eu mesmo nunca vi e nunca ouvi dizer que colocar sal ou carvão na caixa de inspeção diminui a resistência, mas já vi duas ou até três hastes na mesma caixa, oq também não é recomendado.
Nosso mestre Adoniran compartilhando um grande conhecimento na prática para todos nós.
Parabéns mestre! Que Deus continue iluminando seus caminhos e te prosperando em todas as áreas.
Bom dia, muito bom seus vídeos, sugiro que você crie uma área de membro do canal no TH-cam. Sigo outro canal que não é de Eletrica mas que tem essa opção. Onde tem algumas opções de membro com contribuições de valores diversos. Onde sorteia brindes para manter os membros e alavancar o canal com mais conteúdos.
Meu me fale a verdade existe algum canal semelhante a esse? sem sombra de duvidas, não existe canais no youtube semelhante, aqui nesse canal é o seguinte falou, mostrou, vai para a prática e dissolve as duvidas dos teimosos que continuam colocando sal nas hastes para um futuro prejuizo... professor voce é de mais um bilhão like é pouco valeu grande mestre
🤜🤛
Sem dúvidas, mas além desse canal tem também o mundo da elétrica elétrica o engehall, outros 2 ótimos canais que mostram o dia dia dos eletricistas nas obras e testes simulados em teorias e práticas.
Empreiteiro da obra wue fiz , teimou comigo , foi lá comprou e quiz colocar isso aí no balde de aterramento, não teve o que eu dissesse pra convencer ele.
Vcs são os monstros da elétrica!
Eu conto com a situação do solo e as astecas não e cobre puro por isto são nikiladas
Esse canal é utilidade pública!!! Show👏👏👏
Eu fiz um curso de aterramento com um engenheiro do IME, e ele ensinou que colocando sal na haste diminui a resistência, mas é um efeito temporário pq com o tempo o sal se desfaz...
O ideal é fazer um tratamento do solo com um produto apropriado.
Não deu certo porque faltou carne e fósforo.
😂
Excelente vídeo , professor . Muito esclarecedor .
Mas se colocar sal apenas próximo aos cabos de cobre nu sobre o solo?
boa, so no churrasco
Na verdade, tem que conhecer o solo, pois o próprio solo pode ter substâncias que podem "corroer" a haste. Por isso é importante a inspeção a cada ano.
Sobre o carvão e o sal, eu vi no vídeo que foi usado sal grosso e carvão quase em pó. "Aprendi" que o sal deve ser aquele consumido pelo gado e o carvão deve ser o mineral.
"A técnica" pede que o solo seja compactado após algumas camadas de sal e carvão, depois coberto com terra e compactar novamente.
Entretanto, o mais correto é usar o gel químico que tem eficiência de até 30% se eu não me engano.
Muito bem.
Ja vi fazer isso. Resultado corroeu a aster conequitor e o cabo..
Eu não concordo com isso.
Nos meus aterramento não faço
E por falar em cidades litorânes, onde geralmente se ca va em qualquer lugar e já brota água: as cidades litorâneas flutuam em água?
Sou mecânico, não sou eletricista. Pelo que entendi, o objetivo do sal e/ou do carvão é absorver umidade e essa umidade é quem vai baixar a resistência. O problema do sal, como foi mostrado, é provocar a corrosão da barra, mas penso que misturar carvão no entorno da barra seja uma boa ideia para manter a região úmida.
O objetivo do sal é provocar o aumento de íons de sódio no solo, que consequentemente aumentarão a condutibilidade elétrica do solo. Você estará alterando permanentemente as propriedades químicas do solo que está em contato com o eletrodo de aterramento. O problema é que íons de sódio também aceleram a corrosão.
Belíssima aula, parabéns
Boa explicação professor 👏👏
Sugestao de video: aterramento para fins bio energéticos. Exemplo: lencol grouding, fronha para grounding, pads para grouding.
Eletrostática? Basta andar descalço.
Um terrômetro é bem caro, a CIA elétrica deveria fiscalizar mais as instalações dos clientes, porque temos de chamá-la para desligar o poste.
Oi professor. Você já fez um vídeo sobre o aterragel?
Nota dez, excelente vídeo-aula parabéns. Também nunca faço isso nos serviços onde monto o aterramento. Vocês são feras. Abraços!!!!!
Então em regiões próximas ao mar onde a salinidade do solo é elevada, as hastes deverão ser reforçadas ou deve-se adicionar algum produto para neutralizar ou reduzir a salinidade, certo ou errado?
Boa pergunta
Ou se faz uma manutenção preventiva regularmente verificando a condição das hastes ou faz como vc mesmo disse, colocar algum produto que neutralize o efeito do sal.
Aqui na minha casa
Eu Coloquei a primeira Haste dentro da Fossa e outras até chegar no quadro de distribuição...
Um conhecido ficou de trazer um TERRÔMETRO aqui para ver os valores porém, nunca veio...
Tenho curiosidade em saber os valores aqui...
Tomara que o resultado não seja uma merda!!!
😂🤣😂🤣😂🤣😂🤣
Valeu, então se sal e carvão não dá, qual o melhor método pra ter um bom aterramento?
Na casa que aluguei o aterramento estava cheio de larvas de mosquito ,o que devo fazer? Porque nao tem a tampinha pra proteger da chuva
E as hastes cobreadas usadas nas cidades litorânes onde geralmente o solo é arenoso e naturalmente salgado ???
Melhor usar hastes de Aço Inox (são mais grossas e mais difíceis de encontrar)
👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼
Adoniran, por gentileza : Visto que o concreto devido sua umidade e porosidade é eficaz no aterramento, como um bom condutor e é usado por favor exemplo no aterramento estrutural, seria viável no aterramento com hastes cobradas cavar, encher de concreto e fincar a haste em meio ao concreto para obter melhores resultados ?
Professor, em relação ao comprimento da haste de aterramento para o cabo neutro e o cabo terra em uma residência elas devem ser de quantos metros? E qual a distância devem ficar uma haste da outra?
Qual haste é melhor? A de combate ou as de zinco ( tipo cantoneira) ? Obrigado
Falando em aterramento e neutro. POderia fazer um vídeo explicando o que aconteceria se eu conectar uma carga em um cabo de neutro de um transformador sendo que esta carga é alimentada com as fases de outro transformador? Isso é comum em indústrias onde há vários transformadores pra várias cargas diferentes e pode-se acontecer a situação descrita. Pode queimar equipamentos? O que causa isso? Abç
E possível medir o valor da resistência usando alicate amperímetro e a lei de OHMS ?
É sim, mas você precisaria induzir uma corrente no seu aterramento para encontrar a resistência. O problema é que isso pode ser um pouco perigoso.
Eu particularmente não sal
Usando apenas uma haste fazendo o aterramento TN-S seria eficiente?
Do ponto de vista da proteção contra choque, sim
@@eletricityeletrica Vou fazer um aterramento e estou pensando em cravar as hastes abaixo da caixa da água onde está úmido sempre, seria um bom lugar então?
@@joseafonsonogueira602 Locais úmidos sempre tem uma resistência de aterramento mais baixa. Mas a caixa d'água fica no chão?