17:24 *PERFEITA COLOCAÇÃO!!!* O cara pegava no Domingo e pensava "Hoje vou tentar ir até meu local de trabalho pedalando!" Ele ia, chegava e percebia a viabilidade daquilo! Que com alguns treinos ele venceria aquele trajeto sem chegar 'acabado', ou que poderia tomar banho no local de trabalho... Muitos fizeram pressão e conquistaram vestiários nos estabelecimentos onde trabalhavam! Infelizmente a descontinuidade da ciclofaixa em Sampa tem um prejuízo muito maior do que podemos mensurar...
Existe a mentalidade pública, inclusive do poder público, de que bicicleta é modismo ou coisa de desocupado, e não um meio de transporte, esporte ou lazer que deve ser considerado e respeitado segundo a lei. Sou ciclista e treino de Speed. É simplesmente um absurdo a segregação e discriminação que aplicaram na USP. Em pleno sábado, ruas vazias, 6:30 da manhã, colocam TODA A INFRAESTRUTURA DE SEGURANÇA E VIATURAS PARA PERSEGUIR E EXPULSAR OS CICLISTAS. Ou seja, a lei é desrespeitada sem pudor. Se vc chamar uma viatura de polícia, será discriminado e menosprezado por eles também. Estamos regredindo a passos largos, esse é o fato.
muita gente perdeu o emprego, pessoas que diretamente dependiam daqueles valores para complementar não somente a renda pessoal mas principalmente da familia, aqui na leste tinhamos a região da tiquatira da penha, com dezenas de comercios funcionando em torno da ciclofaixa de lazer, como alugueis de bike, ambulantes e grupos vindos de todas as regiões, consumindo nos comercios locais
DISSE TUDO, EM TODOS OS LUGARES FALEI O MESMO, COMO LEVEI DOAÇÕES NA MINHA BIKE P PESSOAS CARENTES Q TRABALHAVAM NA CICLOFAIXA, TÁ DIFÍCIL CONVIVER C ESSES POLÍTICOS, ESTOU ME ARREPENDENDO DE TER VOTADO NESSES POLÍTICOS DE HJ, COMO NÃO ENXERGAM Q A CICLOFAIXA MELHOROU A ECONOMIA DA CIDADE, ETC,ETC.
Não sabia nesse Cunha social da ciclofaixa no entanto as pessoas carentes também devem fazer a sua parte fazendo cursos e se preparando para o mercado de trabalho deviam ter em mente que esse emprego era somente temporário Além do mais como foi falado achei bizarro quer dizer cintura em cima de estrutura Tipo na Paulista tinha Rua de Lazer e ciclofaixa funcionando não tem porquê até porque já tem ciclovia lá o dinheiro desperdiçado
@@olivabaster3657 antes fosse só esse partido... pessoalmente eu não vou pela legenda, mas pela pessoa... te passaria até uns 7 nomes de vereadores na capital paulista, partidos diferentes inclusive, que possuem oficios e "videos" em redes sociais solicitando retirada de ciclo, com um argumento vazio de que não passa nenhum ciclista
O BRASIL SEMPRE FOI ATRSADO EM TUDO,SO PENSAM EM PRIVILEGIOS PARA CARROS, ESSES POLITICOS FILHOS DA PUTA AINDA TEM A CONCEPÇÃO QUE LUGAR DE BIKE É EM PARQUE.
Uma cidade que tem 200 km de congestionamento diariamente não ter um órgão de Engenharia de tráfego capaz de organizar o espaço da bike é o fim da picada.
Hoje moro em uma cidade, muito engarrafada, para as barcas ( vem do Rio ) até a minha casa, de ônibus 1h, de carro, 40 min, eu na bike levo 25min...q doido não é? Mobilidade urbana urgente, as cidades não comportam carros e mais carros
Muito legal vocês compartilharem esse caso aí de São Paulo. Sou de Petrópolis, faço parte do Conselho Municipal de Trânsito e Transportes, Comutran, para levar essas experiências de sucesso no uso da bicicleta como transporte. Junto a Associação dos Ciclistas de Petrópolis acipe.net vamos avançar esse ano na viabilização de mais ciclofaixas de lazer e infraestrutura de sinalização para implantação de ciclorrotas aqui em Petrópolis RJ.
Voltei a pedalar em 2015, se não me engano, porque vi as pessoas andando de bike aos domingos. Depois de um tempo, me empolguei e comprei minha bike. Hoje estou parado, mas em breve voltarei.
Considerando o tamanho de São Paulo, e sua enorme população, 120 km de ciclovias é muito, muito, pouco. No município de Serra (ES), por exemplo, há 56 kms de ciclovias efetivamente mantidas pelo município.
Parabéns minha amiga adoro você gosto de todas suas reportagem tenho uma speed adoro ciclismo sou um pedalante solitário abraços 😇continue sempre assim bjs
É uma dificuldade tão grande para nós ciclistas conseguirmos qualquer coisa nessa cidade, quando se consegue mais ou menos, acontece uma porcaria como esta, PRECISAMOS BRIGAR POR ISSO, NÃO PODEMOS ACATAR ISSO, COMO OUTRAS COISAS Q ACONTECE NO NOSSO PAÍS, acorda ciclistas, vamos acordar povo brasileiro.
Discordo em partes quando questiona implantação de ciclofaixa de lazer em via que já tem ciclovia/ciclofaixa permanente, como a Paulista. Bastava passar aos domingos na Paulista pra ver que ambas estruturas juntas já não davam conta da demanda. Agora aos domingos sem a ciclofaixa de lazer lá está impossível trafegar na ciclovia.
DISSE BEM , AS PESSOAS IMBECIS FAZEM QUESTÃO DE INVADIR A CICLOVIA PARA FICAR FAZENDO SELFIE MESMO COM A PAULISTA FECHADA P CARROS NEM PASSO MAIS LA AOS DOMINGOS COM MINHA BIKE, JA QUASE DISCUTI
NO MES DE SETEMBRO EU LEVEI UM TOMBO COM MINHA BIKE PORQUE TINHA UMA IMBECIL( CLARO TINHA QUE SER MULHER NE?) NA CICLOVIA DA AV PAULISTA, MEU GUIDAO ENROSCOU NA BLUSA DELA E NÓS 2 FOMOS P O CHAO, XINGUEI ELA P CARALIO
Depois de muitos passos à frente, São Paulo está dando tantos outros atrás. . . Muitas ciclovias apagadas ou sem manutenção, ciclofaixas encerradas, nenhum programa de conscientização etc.! Enquanto isso, vamos gastar uma fortuna no aniversário da cidade. Confunde-se a colaboração da iniciativa privada com a dependência dela, que é péssima.
Sem ciclofaixa a segurança diminuiu drasticamente, eu sou um que parei de pedalar pela falta dela! Fora que sem a estrutura as pessoas que ainda estão pedalando não sabem nem onde pedalar, muitos andam na direita, que eu acho correto, mas muitos insistem em andar na esquerda principalmente onde não existe ciclovia, o que eu considero um perigo!
Empresas dividindo a despesa (cria -se uma gestora que corre atrás de diversos patrocínios menores, até com empresas locais) isto dimimuiria muito a chance de um novo corte. Ligação das redes já existentes e utilização de cones apenas em áreas críticas devido ao fluxo ou a ausência de segregação. Canais para que ciclistas que se sentirem seguros e satisfeitos com o serviço prestado possam contribuir de forma voluntária. Pontos estratégicos de parada para encontro, manutenção, almoço, hidratação... Que poderiam ser utilizados pelos patrocinadores para promover o seu produto... ideias não faltam, falta apenas vontade política.
Só não concordei com Daniel Guth, que aos domingos na av. Paulista, achar um absurdo segredar a ciclofaixa por cones ali onde já tem ciclovia. Na minha opinião como usuário e ciclista sou a favor segregar com cones, pois o volumes de ciclistas, patinetes, skates, patins... só a ciclovia não daria conta.
Ao meu ver, a pauta de trânsito deveria ser matéria obrigatória nas escolhas públicas, independente como a pessoa se locomotiva ela faz parte do trânsito, mesmo estando de a pé. A nossa cultura é que as ruas são feitas apenas para os carros.
Tem que ter sim planos políticos para que melhore as coisas, porém já sabemos que os políticos não querem melhorar nada para o povo, mas que tal dar mais educação a esse mesmo povo que não tem respeito com o próximo que é o que está faltando, nosso plano educacional é péssimo, professores ganhando mal pacas, alguém realmente acha que nosso país vai melhorar como deveria, não, não vai é só parar e pensar em tudo o que está acontecendo com as pessoas que nem se quer pensa em melhorar o próprio país que mora, espero que no próximo século isso mude.
O retrocesso é grande. Na Zona Sul de SP, perdemos não só a Ciclofaixa de Lazer da Guarapiranga para um bairro nobre como também não teremos conectividade da periferia com o Centro. É um absurdo atrás do outro.
Eu só comecei a pedalar agora a fds por causa da ciclofaixa de lazer, acredito que ela é fundamental para mostrar as pessoas que, além de ser uma opção de lazer, é uma opção de deslocamento e esporte. Além disso, é fundamental reservar um espaço para a população praticar esportes e usar como espaço de lazer. Ainda pedalo como lazer e como principal formar de deslocamento ao trabalho, economizando em média 2h por dia, sim meus amigos, 2H POR DIA EM SP!!!!! Penso como podemos cobrar mais dos governantes, a construção de novas estruturas cicloviarias. Abaixo assinado faz sentido???
Foi e é o maior impulso para o uso das bicicletas na cidade. Perder a ciclovia de domingo é abrir mão de tudo o que foi alcançado até hoje. Concordo que tem de haver mudanças, mas infelizmente elas serão idealizadas por pessoas que não fazem uso da mesma. Aquela velha máxima, “em time que está ganhando, não se mexe!!!”
Esse poder público alega custo, custo que tem é o cidadão que paga alta carga tributária e quase não tem a contra partida do seu dinheiro tomado por imposição. Esse Brasil é um país sacana com o povo.
Uma coisa que não entendo... Na baixada santista em geral, é cheia de ciclovias, isso em São Paulo, no litoral Paulista. Por que na capital é tanta briga para fazer ciclovias, ciclofaixas para a população? Isso ajudaria muito na saúde do povo e principalmente com a poluição, mas, uma coisa me passa pela cabeça, CICLOVIAS E CICLOFAIXAS, NÃO DÁ DINHEIRO PARA ORGÃOS, É UMA VERGONHA.
A mentalidade paulistana (mas também paulista em geral) é que o carro proporcionou a independência do ser humano. Dessa forma, qualquer coisa na via é um problema que precisa ser eliminado. Por décadas quem usava bike pra ir ao trabalho era considerado peão, pedreiro, pobre etc porque eram pessoas de baixa renda que ousavam fazer algo do tipo mesmo. Mas daí apareceram seres que não aguentavam mais trânsito e resolveram fazer o trajeto de bike. Os motoristas viram isso como uma afronta. Fazer ciclovia ainda é uma afronta aos seus valores sabe-se lá quais são esses valores. Como uma boa parte dos políticos são eleitos por pessoas que odeiam ciclistas então ficamos eternamente estancados em problemas estúpidos como esse da ciclofaixa de lazer, das ciclovias e até das ciclorrotas nas estradas. E por falar em saúde: o Walter Feldman (que foi citado no vídeo duas vezes) criou um projeto chamado rodízio de carros em 1996 (ou seria 95) para aliviar os níveis de poluição urbana. Na gestão do Celso Pitta (96-2000) o projeto já tinha sido deturpado para reduzir tráfego. Hoje temos mais carros nas ruas, um rodízio cortado pela metade, sem malha metroviária suficiente para uma metrópole e gente fazendo birra pra deixar faixas pra ciclistas percorrerem.
Observação: a demanda de lazer dos domingos é muito maior do que a capacidade de certas ciclofaixas/ciclovias. Daí a expansão "lateral" com os cones. Foi dado o exemplo da Vergueiro (que é minha rota do Butantã para casa na ZN): é uma ciclofaixa estreita, sem ultrapassagem, limitada por "olhos de gato" altos e que podem causar acidentes. Não é razoável jogar muito público nesses locais. Na Paulista, aos domingos, é difícil aumentar o público de ciclistas sem alguma forma de proteção aos pedestres, porque há os "bolsões" de artistas e tudo mais onde o público para... Sem contar com os aspectos de segurança e os relatos de roubo na região. É um problema complexo.
@@BikeeLegal Sim, em alguns lugares a abertura de ruas de lazer vai satisfazer a demanda. Outros lugares serão perigosos seja pela quantidade de pedestres seja pelas características da via. Quando as ciclofaixas de lazer estavam abertas eu gostava de fazer o caminho entre a Dumont Villares e a USP, ida e volta. Eu faço isso normalmennte para ir e voltar do trabalho (56km/dia) e conheço bem o percurso. Nos domingos eu acho complicados os trechos de grandes descidas (Vergueiro-Liberdade, Rua da Consolação por exemplo) e outros locais onde seria complicado fechar a avenida toda. Mas o grande mérito do vídeo foi trazer informações a respeito do custo de manter a infra-estrutura...
o problema do "brazil" é o excesso de diretores,secretários.comissionados,cargos de confiança, apaniguados políticos, a grana dos impostos vai tudo em salários, superfaturamento de obras, desvios, etc. não sobra nada para investir,fazer manutenção do que está feito, reconstruir. esse é o problema, cansei de mimimi e explicações vazias.
A privatização não é sinônimo de serviço eficiente... Por ex: a Supervia (empresa privada q administra a malha ferroviária no RJ) oferta um serviço medíocre para a população....privatizar não é a solução...nem emergencial...existem coisas q somente o Estado tem condições reais de manter, pois nenhuma empresa privada apoiará um projeto "não lucrativo"...
@@marcuslisboaa seria praticamente impossível limitar o acesso a pessoas "pagantes"...mas msmo se conseguirem essa façanha, seria absurdo a população pagar duas vezes por um serviço (lembrando q nós pagamos impostos e o Estado tem o dever de converter esse montante recolhido em benefícios coletivos.. como a criação de ciclofaixas permanentes, por ex.)
Barão Geraldo, local de altíssimo risco para ciclista !!!!!! barão geraldo, distrito de campinas, a falta de respeio é absurda, carros estacionados nas ciclovias, motos trafegando nas ciclovias, carros em cruzamentos fechando as ciclovias, ciclista escapando de atropelamentos a todo momento....
A verdade é que os grandes centros urbanos, não tem mais espaço para carros e motos, não dá. Fora a falta de respeito dos "motoristas" os caras não esperam a gente passar, não guardam o espaço, estão sempre com pressa.
show na matéria, mas por favor, em tudo que foi colocado, faltou a segurança armada, pois os assaltos nas ciclo vias ou faixas a cada dia continua aumentando, desmotivando todo um plano de felicidade.
Pode ser que o patrocinador caiu fora pra fugir de possível corrupção para não queimar o nome da empresa. Não sei se teve algum problema assim, mas como o colega disse que tinha 400 mil por final de semana e poderia ter feito ciclovias aos montes e não fizeram fica uma "pedalada" aí no ar!
Entendi que o patrocinador investia 400mil por domingo pra ter ciclofaixa de lazer funcionando e o comparativo é que se pudesse pegar esses 400mil e investir na construção de ciclovias conseguiria construir X km de ciclovias permanentes. No entanto isso é só um comparativo pois o patrocinador não iria doar essa grana pra construir ciclovia pois não ia ter visibilidade da marca na ciclovia.
Se a gente não ficar em cima a ciclofaixa de lazer não vai voltar, acorda povo que gosta de pedalar, se depender desses políticos a nossa ciclofaixa de lazer não voltará, as ciclovias que precisam de reforma ficarão na mesma, fala-se de altos custos, e os altos impostos que nós pagamos, vai sempre para o bolso dos políticos?? Nós é que mandamos no nosso país, se a gente colocou no poder, a gente tira, tá tudo errado, educação zero, saúde zero, etc etc zero, quanto mais ignorante for o brasileiro, melhor para qualquer político de qualquer partido, quando tem alguma coisa boa realmente para gente ,eles querem retirar de vez, deixam passar bastante tempo com várias desculpas, para que a gente esqueça, mas não só isso como outras coisas, a gente não vai esquecer não, mais um ano de eleição está chegando e essa é a nossa HR. A nossa CET preparada p q mesmo??? Cobram-se tantas coisas das empresas, fico imaginando o que estão cobrando das empresas que estão tentando fazer com que a ciclofaixa de lazer volte, por que trabalhar direito nesse país é difícil...
Na resposta da resposta anterior eu comentei a respeito da oportunidade da exposição dos números ($$$) envolvidos no patrocínio das ciclofaixas de lazer. Realmente a quantia é significativa e a infraestrutura alocada para diversão dominical acarreta muita responsabilidade jurídica - especialmente na área trabalhista. No vídeo comenta-se (com razão) a respeito da relação entre o valor do patrocínio e o que poderia ser feito com este valor em termos de expansão da malha cicloviária. Comentou-se que não há interesse no patrocínio para a expansão da malha. E eu discordo. Na verdade há duas coisas: as complicações decorrentes da legislação (lei 8666 e outras) e de fatores políticos. No campo da legislação há pouco a fazer no curto prazo. É assunto espinhoso e eu não vejo no atual Legislativo capacidade moral e técnica para sugerir flexibilizações no uso do dinheiro público, quanto mais implementá-las na forma de leis. No campo do patrocínio há sim potencial: basta que os patrocinadores do projeto tenham sua imagem corporativa associada à obra... Isso acontece em toda parte do mundo, mas no Brasil colocar uma placa permanente informando que a obra foi feita - em parte - com doações de empresa x, y ou z parece ser um pecado mortal... permitir que a empresa x, y ou z faça propaganda informando que patrocinou a obra... ah, isso vai provocar o apocalipse combinado com o ragnarok... E aí as coisas ficam difíceis, porque trabalhando somente sobre o orçamento municipal e estadual esbarra-se nos limites conhecidos. Aliás, outro complicante é que grande parte da comunidade fica no jogo "ah... não pode facilitar porque o prefeito é o 'neto do homem' e não 'o poste do outro'"... o jogo do quanto pior, melhor. E sem ciclofaixas e ciclovias decentes quem ganha é o jogo da morte, seja por acidentes, seja por delitos como latrocínios.
A corrupção e má administração que rolava por parte da organização que cuidava desse projeto não era pouca. Pena que o fim deste projeto trouxe a falta de opção a muitos ciclistas e a cessão do ganha pão aos mecânicos e bandeirinhas. Enquanto esses ficam a ver navios literalmente, outros gozam do dinheiro desviado por muitos e muitos anos...
A parte mais engraçada - por ser a mais triste - é perceber como o meu país trata o veículo do futuro: a bicicleta... Aliás, fico aqui imaginando a cara de um vereador, secretário ou burocrata assistindo esse vídeo, kkkkkkkk...
Gerson Faria, a camiseta da Renata está bem suja, sabe qdo precisa deixar de molho...Rsrs... Somos reparadores, né? Kkkkkkkkkkkkk... 💋🚴😎. Boas Festas 🌲🥰
As ciclofaixas tem que serem feitas para as pessoas transitarem com objetivos de trabalho ou ir em algum lugar que os mesmo iriam de carro ou onibus ou uber e não para as pessoas passearem nos finais de semana !!
Aceitem...... aqui nunca vai ser uma Holanda da vida..... Brasil é o país dos automóveis, bike não movimenta o PIB como a indústria automobilística. Acordem.
@@olivabaster3657 Kkkkkkkkkkkkk Primeiro! odeio política, não sou de partido nenhum e não tenho político de estimação Segundo! sou ciclista, ando de bike 35 km por dia (vou trabalhar com ela), finais de semana pedalo em média 100, 110 km....... acho que vc criticou a pessoa errada!! rsrsrsrs
@@olivabaster3657, antes de sair criticando, vamos ter uma discussão mais racional né?! Pensa direitinho o que o colega acima falou. Com a política protecionista que as montadoras de automóveis têm, aliada com a baixa educação do povo brasileiro, transporte público de qualidade precário, péssima segurança e muitos outros fatores que todo mundo sabe, é impossível de se imaginar que teremos "Holanda" brasileira para bikes. Não dá! O país precisa resolver muitas outras coisas antes. Também sou ciclista, pedalo 30km todos os dias para trabalhar e levo fechadas todos os dias de motoristas mau intencionados. A educação deveria vir do berço. Não é ser do psdb, pt, psl, psol ou p do caralho a quatro...
@@martinkaig8369 mimimi Enquanto mantiver a mentalidade terceiro mundista, não ter consciencia politica, votar errado, ficar conformado e deixar os politicos deitar e rolar, nunca será uma holanda mesmo. Felizmente, milhões não pensam como vc, tendo em vista que partidos carrocratas como o PSDB não ganha nem para sindico mais nos outros estados, só na SP de gente que se acha inteligente, mas elege os mesmos a 30 anos..... E muita gente está trocando o carro pela bike/patinete/metrô/Uber.... industria dos carros até qdo? pq mais vias para mais carros não tem mais....está saturado. Manter um carro só vendendo um rim, pois é caro que dói. Ah, e a Holanda já foi como SP na decada de 50 e 60. Buenos aires e Bogotá tb eram assim. E são cidades de paises em desenvolvimento, mas mudou radicalmente, contrariando o seu achismo.... A maioria dos deslocamentos da cidade de SP é feito de transporte publico e a pé...apenas 31% é de carro ou moto, mais uma vez indo contra o seu achismo. Foi-se os tempos que isso era uma verdade. Deveria se informar das pesquisas e estudos de mobilidade urbana feitas pela Rede nossa São Paulo, Metrõ, CPTM e GESP antes de vir aqui vomitar asneiras
Meu deus do céu, o povo é muito retardado. A ciclofaixa de lazer aos domingos não terminaram. As placas de sinalização e sinalização de solo continuam lá. O que saiu foi os cones do Bradesco, a faixa ainda existe e está sinalizada. Basta apenas as autoridades de trânsito autuarem os motoristas que não respeitam a sinalização, não tem nada de complexo, na verdade é até bem simples de se resolver.
17:24 *PERFEITA COLOCAÇÃO!!!*
O cara pegava no Domingo e pensava "Hoje vou tentar ir até meu local de trabalho pedalando!"
Ele ia, chegava e percebia a viabilidade daquilo! Que com alguns treinos ele venceria aquele trajeto sem chegar 'acabado', ou que poderia tomar banho no local de trabalho... Muitos fizeram pressão e conquistaram vestiários nos estabelecimentos onde trabalhavam!
Infelizmente a descontinuidade da ciclofaixa em Sampa tem um prejuízo muito maior do que podemos mensurar...
MAIS UM MOTIVO P BRIGARMOS POR ELA, MTA SACANAGEM TEREM TIRADO.
Existe a mentalidade pública, inclusive do poder público, de que bicicleta é modismo ou coisa de desocupado, e não um meio de transporte, esporte ou lazer que deve ser considerado e respeitado segundo a lei. Sou ciclista e treino de Speed. É simplesmente um absurdo a segregação e discriminação que aplicaram na USP. Em pleno sábado, ruas vazias, 6:30 da manhã, colocam TODA A INFRAESTRUTURA DE SEGURANÇA E VIATURAS PARA PERSEGUIR E EXPULSAR OS CICLISTAS. Ou seja, a lei é desrespeitada sem pudor. Se vc chamar uma viatura de polícia, será discriminado e menosprezado por eles também. Estamos regredindo a passos largos, esse é o fato.
muita gente perdeu o emprego, pessoas que diretamente dependiam daqueles valores para complementar não somente a renda pessoal mas principalmente da familia, aqui na leste tinhamos a região da tiquatira da penha, com dezenas de comercios funcionando em torno da ciclofaixa de lazer, como alugueis de bike, ambulantes e grupos vindos de todas as regiões, consumindo nos comercios locais
DISSE TUDO, EM TODOS OS LUGARES FALEI O MESMO, COMO LEVEI DOAÇÕES NA MINHA BIKE P PESSOAS CARENTES Q TRABALHAVAM NA CICLOFAIXA, TÁ DIFÍCIL CONVIVER C ESSES POLÍTICOS, ESTOU ME ARREPENDENDO DE TER VOTADO NESSES POLÍTICOS DE HJ, COMO NÃO ENXERGAM Q A CICLOFAIXA MELHOROU A ECONOMIA DA CIDADE, ETC,ETC.
INIMIGO DAS BIKES TEM NOME PSDB
Não sabia nesse Cunha social da ciclofaixa no entanto as pessoas carentes também devem fazer a sua parte fazendo cursos e se preparando para o mercado de trabalho deviam ter em mente que esse emprego era somente temporário Além do mais como foi falado achei bizarro quer dizer cintura em cima de estrutura Tipo na Paulista tinha Rua de Lazer e ciclofaixa funcionando não tem porquê até porque já tem ciclovia lá o dinheiro desperdiçado
@@olivabaster3657 antes fosse só esse partido... pessoalmente eu não vou pela legenda, mas pela pessoa... te passaria até uns 7 nomes de vereadores na capital paulista, partidos diferentes inclusive, que possuem oficios e "videos" em redes sociais solicitando retirada de ciclo, com um argumento vazio de que não passa nenhum ciclista
O BRASIL SEMPRE FOI ATRSADO EM TUDO,SO PENSAM EM PRIVILEGIOS PARA CARROS, ESSES POLITICOS FILHOS DA PUTA AINDA TEM A CONCEPÇÃO QUE LUGAR DE BIKE É EM PARQUE.
Uma cidade que tem 200 km de congestionamento diariamente não ter um órgão de Engenharia de tráfego capaz de organizar o espaço da bike é o fim da picada.
inclusive com mais gente pedalando, seria um ótimo principio pra mudar esse numero pra menos.
Hoje moro em uma cidade, muito engarrafada, para as barcas ( vem do Rio ) até a minha casa, de ônibus 1h, de carro, 40 min, eu na bike levo 25min...q doido não é? Mobilidade urbana urgente, as cidades não comportam carros e mais carros
quem mandou votarem no cara que prometeu fazer exatamente isso
Muito legal vocês compartilharem esse caso aí de São Paulo. Sou de Petrópolis, faço parte do Conselho Municipal de Trânsito e Transportes, Comutran, para levar essas experiências de sucesso no uso da bicicleta como transporte. Junto a Associação dos Ciclistas de Petrópolis acipe.net vamos avançar esse ano na viabilização de mais ciclofaixas de lazer e infraestrutura de sinalização para implantação de ciclorrotas aqui em Petrópolis RJ.
Voltei a pedalar em 2015, se não me engano, porque vi as pessoas andando de bike aos domingos. Depois de um tempo, me empolguei e comprei minha bike. Hoje estou parado, mas em breve voltarei.
Considerando o tamanho de São Paulo, e sua enorme população, 120 km de ciclovias é muito, muito, pouco. No município de Serra (ES), por exemplo, há 56 kms de ciclovias efetivamente mantidas pelo município.
Parabéns minha amiga adoro você gosto de todas suas reportagem tenho uma speed adoro ciclismo sou um pedalante solitário abraços 😇continue sempre assim bjs
É uma dificuldade tão grande para nós ciclistas conseguirmos qualquer coisa nessa cidade, quando se consegue mais ou menos, acontece uma porcaria como esta, PRECISAMOS BRIGAR POR ISSO, NÃO PODEMOS ACATAR ISSO, COMO OUTRAS COISAS Q ACONTECE NO NOSSO PAÍS, acorda ciclistas, vamos acordar povo brasileiro.
Renata é exemplo e deveria ser Referência em consultoria em Cicloviário do País...PARABÉNS ...!! !
Discordo em partes quando questiona implantação de ciclofaixa de lazer em via que já tem ciclovia/ciclofaixa permanente, como a Paulista. Bastava passar aos domingos na Paulista pra ver que ambas estruturas juntas já não davam conta da demanda. Agora aos domingos sem a ciclofaixa de lazer lá está impossível trafegar na ciclovia.
DISSE BEM , AS PESSOAS IMBECIS FAZEM QUESTÃO DE INVADIR A CICLOVIA PARA FICAR FAZENDO SELFIE MESMO COM A PAULISTA FECHADA P CARROS NEM PASSO MAIS LA AOS DOMINGOS COM MINHA BIKE, JA QUASE DISCUTI
@@olivabaster3657 eu desisti de percorrer de bike a Paulista em qualquer dia. Só arranjo briga lá. As pessoas são sem noção demais
NO MES DE SETEMBRO EU LEVEI UM TOMBO COM MINHA BIKE PORQUE TINHA UMA IMBECIL( CLARO TINHA QUE SER MULHER NE?) NA CICLOVIA DA AV PAULISTA, MEU GUIDAO ENROSCOU NA BLUSA DELA E NÓS 2 FOMOS P O CHAO, XINGUEI ELA P CARALIO
Depois de muitos passos à frente, São Paulo está dando tantos outros atrás. . . Muitas ciclovias apagadas ou sem manutenção, ciclofaixas encerradas, nenhum programa de conscientização etc.! Enquanto isso, vamos gastar uma fortuna no aniversário da cidade.
Confunde-se a colaboração da iniciativa privada com a dependência dela, que é péssima.
quem mandou votarem no cara que prometeu fazer exatamente isso
Sem ciclofaixa a segurança diminuiu drasticamente, eu sou um que parei de pedalar pela falta dela!
Fora que sem a estrutura as pessoas que ainda estão pedalando não sabem nem onde pedalar, muitos andam na direita, que eu acho correto, mas muitos insistem em andar na esquerda principalmente onde não existe ciclovia, o que eu considero um perigo!
Adoro os videos seus Renata Falzone pois alum de ser educativo vc fala linguagem qye todis nos entendemos vc e a rainha das bicicletas
Sim. Boa reportagem Renata.
Esse é o CANAL!!! Parabéns...
Empresas dividindo a despesa (cria -se uma gestora que corre atrás de diversos patrocínios menores, até com empresas locais) isto dimimuiria muito a chance de um novo corte. Ligação das redes já existentes e utilização de cones apenas em áreas críticas devido ao fluxo ou a ausência de segregação. Canais para que ciclistas que se sentirem seguros e satisfeitos com o serviço prestado possam contribuir de forma voluntária. Pontos estratégicos de parada para encontro, manutenção, almoço, hidratação... Que poderiam ser utilizados pelos patrocinadores para promover o seu produto... ideias não faltam, falta apenas vontade política.
FALOU TUDO!!!
Só não concordei com Daniel Guth, que aos domingos na av. Paulista, achar um absurdo segredar a ciclofaixa por cones ali onde já tem ciclovia.
Na minha opinião como usuário e ciclista sou a favor segregar com cones, pois o volumes de ciclistas, patinetes, skates, patins... só a ciclovia não daria conta.
Sensacional esse papo
Ao meu ver, a pauta de trânsito deveria ser matéria obrigatória nas escolhas públicas, independente como a pessoa se locomotiva ela faz parte do trânsito, mesmo estando de a pé. A nossa cultura é que as ruas são feitas apenas para os carros.
ótimo comentário
Melhor comentário 🎉🎉🎉
Tem que luta p da serto tmj
Faz um video da ciclofaixa de lazer de são caetano do sul
Tem que ter sim planos políticos para que melhore as coisas, porém já sabemos que os políticos não querem melhorar nada para o povo, mas que tal dar mais educação a esse mesmo povo que não tem respeito com o próximo que é o que está faltando, nosso plano educacional é péssimo, professores ganhando mal pacas, alguém realmente acha que nosso país vai melhorar como deveria, não, não vai é só parar e pensar em tudo o que está acontecendo com as pessoas que nem se quer pensa em melhorar o próprio país que mora, espero que no próximo século isso mude.
Se não tiver cobrança e pressão popular, nunca terão nada mesmo.
Será que o povo não sabe que politicos só funcionam a base de forte pressã popular?
A ciclovia do CECAP em Guarulhos virou um espaço de convivência muito intenso. É possível e necessário humanizar a ocupação do solo.
O retrocesso é grande. Na Zona Sul de SP, perdemos não só a Ciclofaixa de Lazer da Guarapiranga para um bairro nobre como também não teremos conectividade da periferia com o Centro. É um absurdo atrás do outro.
Triste descaso com a turma do pedal
Renata , oi tudo bem, gostaria de saber se dá para trocar o cassete de Bike Oggi 7.0 2019 pelo Cassete XT CS M8100 12V. / 10-51 ?
Eu só comecei a pedalar agora a fds por causa da ciclofaixa de lazer, acredito que ela é fundamental para mostrar as pessoas que, além de ser uma opção de lazer, é uma opção de deslocamento e esporte. Além disso, é fundamental reservar um espaço para a população praticar esportes e usar como espaço de lazer. Ainda pedalo como lazer e como principal formar de deslocamento ao trabalho, economizando em média 2h por dia, sim meus amigos, 2H POR DIA EM SP!!!!! Penso como podemos cobrar mais dos governantes, a construção de novas estruturas cicloviarias. Abaixo assinado faz sentido???
falta segurança publica nas ruas ... estamos correndo risco de ser roubado a todo instante .
Alguém sabe dizer quem era o prefeito de São Paulo quando Valter Feldmann tirou as ciclofaixas do papel, ou seja, efetivamente foram feitas?
Foi e é o maior impulso para o uso das bicicletas na cidade.
Perder a ciclovia de domingo é abrir mão de tudo o que foi alcançado até hoje.
Concordo que tem de haver mudanças, mas infelizmente elas serão idealizadas por pessoas que não fazem uso da mesma.
Aquela velha máxima, “em time que está ganhando, não se mexe!!!”
Esse poder público alega custo, custo que tem é o cidadão que paga alta carga tributária e quase não tem a contra partida do seu dinheiro tomado por imposição. Esse Brasil é um país sacana com o povo.
1 ciclovia feita em São Paulo foi na Juscelino sai da de lugar algum ia para lugar nenhum.
então construir ciclofaixas ou até mesmo ciclovia, seriam a solução mais econômica a longo prazo?
Uma coisa que não entendo...
Na baixada santista em geral, é cheia de ciclovias, isso em São Paulo, no litoral Paulista. Por que na capital é tanta briga para fazer ciclovias, ciclofaixas para a população?
Isso ajudaria muito na saúde do povo e principalmente com a poluição, mas, uma coisa me passa pela cabeça, CICLOVIAS E CICLOFAIXAS, NÃO DÁ DINHEIRO PARA ORGÃOS, É UMA VERGONHA.
@@orforiata 👍
na verdade penso q deveria ser o inverso: ao invés de sermos independentes do governo, nós temos é q "ocupar" o Governo !
A mentalidade paulistana (mas também paulista em geral) é que o carro proporcionou a independência do ser humano. Dessa forma, qualquer coisa na via é um problema que precisa ser eliminado. Por décadas quem usava bike pra ir ao trabalho era considerado peão, pedreiro, pobre etc porque eram pessoas de baixa renda que ousavam fazer algo do tipo mesmo. Mas daí apareceram seres que não aguentavam mais trânsito e resolveram fazer o trajeto de bike. Os motoristas viram isso como uma afronta. Fazer ciclovia ainda é uma afronta aos seus valores sabe-se lá quais são esses valores. Como uma boa parte dos políticos são eleitos por pessoas que odeiam ciclistas então ficamos eternamente estancados em problemas estúpidos como esse da ciclofaixa de lazer, das ciclovias e até das ciclorrotas nas estradas. E por falar em saúde: o Walter Feldman (que foi citado no vídeo duas vezes) criou um projeto chamado rodízio de carros em 1996 (ou seria 95) para aliviar os níveis de poluição urbana. Na gestão do Celso Pitta (96-2000) o projeto já tinha sido deturpado para reduzir tráfego. Hoje temos mais carros nas ruas, um rodízio cortado pela metade, sem malha metroviária suficiente para uma metrópole e gente fazendo birra pra deixar faixas pra ciclistas percorrerem.
Seu cabelo tá lindo viu
Observação: a demanda de lazer dos domingos é muito maior do que a capacidade de certas ciclofaixas/ciclovias. Daí a expansão "lateral" com os cones. Foi dado o exemplo da Vergueiro (que é minha rota do Butantã para casa na ZN): é uma ciclofaixa estreita, sem ultrapassagem, limitada por "olhos de gato" altos e que podem causar acidentes. Não é razoável jogar muito público nesses locais. Na Paulista, aos domingos, é difícil aumentar o público de ciclistas sem alguma forma de proteção aos pedestres, porque há os "bolsões" de artistas e tudo mais onde o público para... Sem contar com os aspectos de segurança e os relatos de roubo na região. É um problema complexo.
Evito a isso ser necessárias as ruas de lazer. Ruas abertas.
@@BikeeLegal Sim, em alguns lugares a abertura de ruas de lazer vai satisfazer a demanda. Outros lugares serão perigosos seja pela quantidade de pedestres seja pelas características da via. Quando as ciclofaixas de lazer estavam abertas eu gostava de fazer o caminho entre a Dumont Villares e a USP, ida e volta. Eu faço isso normalmennte para ir e voltar do trabalho (56km/dia) e conheço bem o percurso. Nos domingos eu acho complicados os trechos de grandes descidas (Vergueiro-Liberdade, Rua da Consolação por exemplo) e outros locais onde seria complicado fechar a avenida toda. Mas o grande mérito do vídeo foi trazer informações a respeito do custo de manter a infra-estrutura...
Até isso tem dedo do Maluf, #saudades
o problema do "brazil" é o excesso de diretores,secretários.comissionados,cargos de confiança, apaniguados políticos, a grana dos impostos vai tudo em salários, superfaturamento de obras, desvios, etc. não sobra nada para investir,fazer manutenção do que está feito, reconstruir. esse é o problema, cansei de mimimi e explicações vazias.
O acelera SP prometeu e cumpriu
Acabar com as ciclovias
Relevante
Trimailovas like sempre 👍🚴🇧🇷🏁🏆
Não seria possível a Prefeitura implantar uma privatização das ciclovias, ciclofaixas? Como é feito em rodovias.
A privatização não é sinônimo de serviço eficiente... Por ex: a Supervia (empresa privada q administra a malha ferroviária no RJ) oferta um serviço medíocre para a população....privatizar não é a solução...nem emergencial...existem coisas q somente o Estado tem condições reais de manter, pois nenhuma empresa privada apoiará um projeto "não lucrativo"...
E como será feito isso? Acesso mediante pagamento?
@@marcuslisboaa seria praticamente impossível limitar o acesso a pessoas "pagantes"...mas msmo se conseguirem essa façanha, seria absurdo a população pagar duas vezes por um serviço (lembrando q nós pagamos impostos e o Estado tem o dever de converter esse montante recolhido em benefícios coletivos.. como a criação de ciclofaixas permanentes, por ex.)
Barão Geraldo, local de altíssimo risco para ciclista !!!!!!
barão geraldo, distrito de campinas, a falta de respeio é absurda, carros estacionados nas ciclovias, motos trafegando nas ciclovias, carros em cruzamentos fechando as ciclovias, ciclista escapando de atropelamentos a todo momento....
A verdade é que os grandes centros urbanos, não tem mais espaço para carros e motos, não dá. Fora a falta de respeito dos "motoristas" os caras não esperam a gente passar, não guardam o espaço, estão sempre com pressa.
Quando estiver perto das eleições vai aparecer um modelo de ciclovia. Para puxar votos eles vão dar um jeitinho.
Ja esta acontecendo estao asfaltando e colocanfo tartaruguinhas nas ciclofaixas
show na matéria, mas por favor, em tudo que foi colocado, faltou a segurança armada, pois os assaltos nas ciclo vias ou faixas a cada dia continua aumentando, desmotivando todo um plano de felicidade.
Pode ser que o patrocinador caiu fora pra fugir de possível corrupção para não queimar o nome da empresa. Não sei se teve algum problema assim, mas como o colega disse que tinha 400 mil por final de semana e poderia ter feito ciclovias aos montes e não fizeram fica uma "pedalada" aí no ar!
Entendi que o patrocinador investia 400mil por domingo pra ter ciclofaixa de lazer funcionando e o comparativo é que se pudesse pegar esses 400mil e investir na construção de ciclovias conseguiria construir X km de ciclovias permanentes. No entanto isso é só um comparativo pois o patrocinador não iria doar essa grana pra construir ciclovia pois não ia ter visibilidade da marca na ciclovia.
Se a gente não ficar em cima a ciclofaixa de lazer não vai voltar, acorda povo que gosta de pedalar, se depender desses políticos a nossa ciclofaixa de lazer não voltará, as ciclovias que precisam de reforma ficarão na mesma, fala-se de altos custos, e os altos impostos que nós pagamos, vai sempre para o bolso dos políticos?? Nós é que mandamos no nosso país, se a gente colocou no poder, a gente tira, tá tudo errado, educação zero, saúde zero, etc etc zero, quanto mais ignorante for o brasileiro, melhor para qualquer político de qualquer partido, quando tem alguma coisa boa realmente para gente ,eles querem retirar de vez, deixam passar bastante tempo com várias desculpas, para que a gente esqueça, mas não só isso como outras coisas, a gente não vai esquecer não, mais um ano de eleição está chegando e essa é a nossa HR. A nossa CET preparada p q mesmo??? Cobram-se tantas coisas das empresas, fico imaginando o que estão cobrando das empresas que estão tentando fazer com que a ciclofaixa de lazer volte, por que trabalhar direito nesse país é difícil...
Melhor comentário de todos. Concordo com tudo
Os mairors culpados tem dois nomes Dória e Bruno Covas
Nessas eleições tiraremos eles.
R$22 milhões pra CICLOFAIXA de LAZER? Que absurdo. Com isso é melhor construir mais ciclovias.
Renata é linda!
Lamentável
Na resposta da resposta anterior eu comentei a respeito da oportunidade da exposição dos números ($$$) envolvidos no patrocínio das ciclofaixas de lazer. Realmente a quantia é significativa e a infraestrutura alocada para diversão dominical acarreta muita responsabilidade jurídica - especialmente na área trabalhista. No vídeo comenta-se (com razão) a respeito da relação entre o valor do patrocínio e o que poderia ser feito com este valor em termos de expansão da malha cicloviária. Comentou-se que não há interesse no patrocínio para a expansão da malha. E eu discordo. Na verdade há duas coisas: as complicações decorrentes da legislação (lei 8666 e outras) e de fatores políticos. No campo da legislação há pouco a fazer no curto prazo. É assunto espinhoso e eu não vejo no atual Legislativo capacidade moral e técnica para sugerir flexibilizações no uso do dinheiro público, quanto mais implementá-las na forma de leis. No campo do patrocínio há sim potencial: basta que os patrocinadores do projeto tenham sua imagem corporativa associada à obra... Isso acontece em toda parte do mundo, mas no Brasil colocar uma placa permanente informando que a obra foi feita - em parte - com doações de empresa x, y ou z parece ser um pecado mortal... permitir que a empresa x, y ou z faça propaganda informando que patrocinou a obra... ah, isso vai provocar o apocalipse combinado com o ragnarok... E aí as coisas ficam difíceis, porque trabalhando somente sobre o orçamento municipal e estadual esbarra-se nos limites conhecidos. Aliás, outro complicante é que grande parte da comunidade fica no jogo "ah... não pode facilitar porque o prefeito é o 'neto do homem' e não 'o poste do outro'"... o jogo do quanto pior, melhor. E sem ciclofaixas e ciclovias decentes quem ganha é o jogo da morte, seja por acidentes, seja por delitos como latrocínios.
Transforma em ciclofaixa permanente! Assim!
Resumido, não elegeram o Haddad, e colocaram o Doria, não tem interesse...
Mandar esses motoristas tomarem naquele lugar esses malditos que só anda acima velocidades.
A corrupção e má administração que rolava por parte da organização que cuidava desse projeto não era pouca.
Pena que o fim deste projeto trouxe a falta de opção a muitos ciclistas e a cessão do ganha pão aos mecânicos e bandeirinhas.
Enquanto esses ficam a ver navios literalmente, outros gozam do dinheiro desviado por muitos e muitos anos...
E o rachão, como é que fica
Pergunta ao dória
Quanto o município gasta por ano com propaganda da prefeitura e despesas inúteis com vereadores?
Vereador nem era pra existir. Cargo mais inútil que existe!
Fala a verdade! Diga quem fez crescer as faixas.
A parte mais engraçada - por ser a mais triste - é perceber como o meu país trata o veículo do futuro: a bicicleta... Aliás, fico aqui imaginando a cara de um vereador, secretário ou burocrata assistindo esse vídeo, kkkkkkkk...
assustei com o custo diário disso ... é muito dinheiro , como é feito esse gasto, o que é pago diariamente com este valor? #ficaDuvida ...
Like 844
Quem que ser política do estado, executada pelo estado. O resto é conversa....
Que nossa saúde seja tão forte quanto os botões da camisa desse Guto!
Gerson Faria, a camiseta da Renata está bem suja, sabe qdo precisa deixar de molho...Rsrs... Somos reparadores, né? Kkkkkkkkkkkkk... 💋🚴😎. Boas Festas 🌲🥰
Comentário desnecessário.
As ciclofaixas tem que serem feitas para as pessoas transitarem com objetivos de trabalho ou ir em algum lugar que os mesmo iriam de carro ou onibus ou uber e não para as pessoas passearem nos finais de semana !!
E campanhas educativas nada! O povo é mal educado tanto na bike como a pé ou carro
Isso vem do povo, infelizmente a maioria não aprende, brasileiro precisa aprender e mtooooo...concientização não adianta nada p quem é sem educação.
Campanha educativa o caramba! Quem educa é pai e mãe. Poder público Tem que lascar a multa mesmo. A gente educa é criança, e não adulto.
Todo um dinheiro queimado atoa, quanto mais tirar do pobre melhor, e pra fazer beneficio que seja de péssima qualidade...
Aceitem...... aqui nunca vai ser uma Holanda da vida..... Brasil é o país dos automóveis, bike não movimenta o PIB como a indústria automobilística. Acordem.
PELO COMENTARIO ESCROTO COM CERTEZA TEMOS AQUI UM ELEITOR DO PSDB
GRAÇAS A IMBECIS COMO VOCE QUE SP É A MAIOR INIMIGA DA BIKE
@@olivabaster3657 Kkkkkkkkkkkkk Primeiro! odeio política, não sou de partido nenhum e não tenho político de estimação
Segundo! sou ciclista, ando de bike 35 km por dia (vou trabalhar com ela), finais de semana pedalo em média 100, 110 km....... acho que vc criticou a pessoa errada!! rsrsrsrs
@@olivabaster3657, antes de sair criticando, vamos ter uma discussão mais racional né?! Pensa direitinho o que o colega acima falou. Com a política protecionista que as montadoras de automóveis têm, aliada com a baixa educação do povo brasileiro, transporte público de qualidade precário, péssima segurança e muitos outros fatores que todo mundo sabe, é impossível de se imaginar que teremos "Holanda" brasileira para bikes. Não dá! O país precisa resolver muitas outras coisas antes. Também sou ciclista, pedalo 30km todos os dias para trabalhar e levo fechadas todos os dias de motoristas mau intencionados. A educação deveria vir do berço. Não é ser do psdb, pt, psl, psol ou p do caralho a quatro...
@@martinkaig8369 mimimi
Enquanto mantiver a mentalidade terceiro mundista, não ter consciencia politica, votar errado, ficar conformado e deixar os politicos deitar e rolar, nunca será uma holanda mesmo.
Felizmente, milhões não pensam como vc, tendo em vista que partidos carrocratas como o PSDB não ganha nem para sindico mais nos outros estados, só na SP de gente que se acha inteligente, mas elege os mesmos a 30 anos.....
E muita gente está trocando o carro pela bike/patinete/metrô/Uber....
industria dos carros até qdo? pq mais vias para mais carros não tem mais....está saturado. Manter um carro só vendendo um rim, pois é caro que dói.
Ah, e a Holanda já foi como SP na decada de 50 e 60. Buenos aires e Bogotá tb eram assim. E são cidades de paises em desenvolvimento, mas mudou radicalmente, contrariando o seu achismo....
A maioria dos deslocamentos da cidade de SP é feito de transporte publico e a pé...apenas 31% é de carro ou moto, mais uma vez indo contra o seu achismo. Foi-se os tempos que isso era uma verdade.
Deveria se informar das pesquisas e estudos de mobilidade urbana feitas pela Rede nossa São Paulo, Metrõ, CPTM e GESP antes de vir aqui vomitar asneiras
Meu deus do céu, o povo é muito retardado. A ciclofaixa de lazer aos domingos não terminaram. As placas de sinalização e sinalização de solo continuam lá. O que saiu foi os cones do Bradesco, a faixa ainda existe e está sinalizada. Basta apenas as autoridades de trânsito autuarem os motoristas que não respeitam a sinalização, não tem nada de complexo, na verdade é até bem simples de se resolver.
Pela pansa este cara nunca andou de bike, ciclovia só atrapalha o trânsito e o comércio
Fala merda não.
@@marcelomarquesbueno falo sim
Fala muita merda
@@tiagoppena obrigado, pelo mesmo falo, é tu , nada , o que é, um nada
Cala a boca IMBECIL!
Ciclofaixa, ciclovia, só atrapalha o trânsito e o comércio, bicicleta não serve como meio de transporte em São Paulo.
Atrapalha teu rabo sujo.