FIM DA ESCALA 6x1 - O que não te contaram
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 5 ก.พ. 2025
- Se a PEC for aprovada e a jornada semanal máxima for reduzida de 44 para 36 horas, mantendo-se o salário, isso pode trazer implicações substanciais para a economia brasileira. Aqui estão 10 possíveis consequências práticas que essa alteração pode causar de forma negativa:
📌 Aumento nos custos para empresas: Com a redução da jornada, as empresas podem precisar contratar mais funcionários para cobrir as horas reduzidas. Esse aumento nos custos de contratação e benefícios pode impactar negativamente o orçamento das empresas.
📌 Desemprego: Pequenas e médias empresas, com margens financeiras limitadas, podem não ter condições de contratar mais funcionários ou manter a estrutura salarial atual, levando a demissões para equilibrar o orçamento.
📌 Redução na produtividade: Para setores onde a presença contínua é necessária (como saúde, segurança e indústria), uma redução na jornada de trabalho pode comprometer o nível de produção e os prazos de entrega, reduzindo a competitividade.
📌 Inflação: Custos mais altos de produção podem ser repassados aos consumidores. Em um contexto de aumento de preços, há uma tendência de pressão inflacionária que pode desestabilizar a economia.
📌 Fuga de empresas e investimentos: Empresas internacionais podem achar menos atrativo investir em um mercado com custos trabalhistas mais altos e preferir realocar operações para países com regimes de trabalho mais flexíveis.
📌 Redução da arrecadação tributária: Uma menor produtividade e eventuais demissões poderiam reduzir a arrecadação de impostos como o INSS e FGTS, afetando a capacidade do governo de investir em áreas como saúde, educação e infraestrutura.
📌 Impacto nos serviços essenciais: Reduzir a jornada de setores essenciais, como transporte, saúde e segurança, sem aumento de profissionais, pode afetar diretamente a continuidade e eficiência dos serviços à população.
📌 Maior informalidade: Aumentos nos custos para empresas podem levar trabalhadores ao mercado informal, onde não há segurança jurídica, benefícios trabalhistas nem garantias para o trabalhador, afetando também a arrecadação tributária.
📌 Redução da competitividade internacional: Com um custo de produção elevado, os produtos brasileiros podem perder competitividade no mercado internacional, reduzindo exportações e dificultando o crescimento econômico.
📌 Enfraquecimento das pequenas empresas: Pequenos empresários, que já lidam com altos encargos, podem ter dificuldades para suportar o novo regime de horas, o que pode resultar em uma onda de falências e aumentar a concentração de mercado nas mãos de grandes corporações.
Essa redução da jornada de trabalho, embora possa ter benefícios sociais, implica grandes desafios estruturais para a economia e exige medidas compensatórias robustas para evitar esses impactos negativos.
Comente a sua opinião!
________________________________________________________________________
A ESTRATÉGIA É O ITEM MAIS IMPORTANTE PARA PREPARAÇÃO
Se você é bacharel ou estudante de Direito e ainda não conseguiu aprovação na OAB, pode ser que sua estratégia de estudo esteja errada!
Na verdade, caso você esteja se preparando e não tem resultado na prova, vou te ser sincero: SUA ESTRATÉGIA DE PREPARAÇÃO ESTÁ TOTALMENTE ERRADA!
Eu preparei um material completo com uma Estratégia muito simples de ser implementada e rápida. Muitos inscritos aqui do canal já usaram e aprovaram o MÉTODO DE PREPARAÇÃO que te orienta a estudar somente o que cai na prova.
Conheça o método e aproveite o cupom de desconto que eu mostrei no vídeo - • MÉTODO DE PREPARAÇÃO -...
________________________________________________________________________
Redes sociais:
Jusbrasil: gabrielppm.jus...
LinkedIn: / gabriel-pacheco-356498182
Facebook: www.facebook.c...
Instagran: @gabrielpachecoadv
tiktok: www.tiktok.com...
#fraude #trabalho #emprego
👏🏻👏🏻👏🏻
🙌🙌
Perfeita a analise
🙏🙏🙏
Mas fico pensando e me perguntando... por que é que nos outros paises deu certo a reduçãode trabalho e no Basil não pode da?
Quais países deram certo? Compare-os com o Brasil...
Então minha querida, é só olhar no nível de trabalho que esses países operam.
Maior parte das pessoas do brasil trabalham recebendo menos de 3500 reais por mês, tu acha que tipo de serviço essas pessoas prestam?
Em sua grande maioria, são serviços que são de atendimento ao cliente.
Garçom, caixa, cobrador de onibus, motorista, etc.
Esse tipo de trabalho, por sua própria natureza de precisar estar disponível em todos os dias, necessitam que as pessoas trabalhem mais horas.
A única forma de circular isso seria com uma escala ou pagando as pessoas por hora trabalhada invés de por salário fixo.
Escala acabaria as empresas pequenas, que também são em grande parte as existentes no país, necessitando de mais pessoas. Horas trabalhadas é uma solução um pouco mais inteligente, porém necessita de um bom entendimento da economia para que se seja aplicada.
O grande problema da escala 6x1 não é o tempo trabalhado, é a especialização das pessoas.
No Brasil é um pouco além, porque as pessoas não conseguem se especializar devido a falta de base educacional. Não adianta as pessoas tentarem ir para a faculdade quando elas são analfabetos funcionais.
Quando a maior parte das pessoas passa a trabalhar em escritório, precisa-se de evolução tecnologica para que não se tenha pessoas trabalhando de caixa, por exemplo.
No Brasil não podemos acabar com a profissão de cobrador de onibus (ignorando fatores de segurança) exatamente porque muitas pessoas ficariam sem emprego, mesmo existindo a tecnologia. Isso seria ruim para a economia, pois menos pessoas empregadas -> pobreza.
Seria a mesma coisa com o fim da escala 6x1, só que pior.
Assim que as pessoas passarem a ter mais opções de trabalho, devido a especialização que elas foram atrás, a escala 6x1 vai acabando aos poucos, até porque o padrão de escritório no geral é 5x2.
Exato
Foi por isso que preferi dedicar a minha vida estudando que trabalhando para não precisar passar por essa escravidão de trabalhar 6x1, ganhando uma miséria que nem dá para pagar as contas para enricar empresa dos outros. Nunca assinei carteira graças a Deus. Hoje trabalho das 7 as 13 e tenho sábado e domingo para descansar, e ganho razoavelmente bem.
Sim.
06:19 ok,você buscou uma qualificação.
Mas lembrando que nem todo o trabalho tem os mesmos horários.
E também nem todo mundo tem as mesmas condições de buscar mais qualificação tipo... Fazer um curso técnico ou extracurricular.
Eu conheço muitas pessoas que só buscaram qualificação no mercado de trabalho depois que foram demitidas e estavam recebendo seguro.
Ok eu acho a proposta 4x3 um exagero...
Mas se 5x2 for implementantada ? Também vai ser prejudicial ??
Acredito que eu deixe claro no vídeo que a minha história não reflete a realidade de muitas pessoas.
Amigo, o problema não é a escala, mas sim a quantidade de horas trabalhadas.
Se o empregado trabalhar menos, alguém vai ter que pagar a conta e, ao final de tudo, quem paga é o próprio empregado.
A escala 5x2 já existe, mantendo as mesmas 44 horas de trabalho semanais.
Eu acredito que o assunto deva ser debatido em direção a uma maior flexibilização das regras de trabalho, como tem acontecido em diversos países pelo Mundo.
Porém, muitos não estão preparados pra essa discussão.
Salário mínimo = trabalho mínimo. Justo !
Sim
Assim, como quando têm oportunidade de horas extras nas empresas a maioria dos trabalhadores fazem questão, para ganhar mais um pouco, com mais folga, não terão descanso, a grande maioria, irá em busca de outro trabalho para aumentar a renda. Talvez, não há como se ter uma certeza absoluta, caso passe essa proposta de lei, ficaria na mesma, pq aqueles poucos que valorizam o tempo fora do trabalho iriam ter que ir em busca de outro emprego por conta da custo de vida que aumentará certamente.
Exato!!!
Eu não entendo muito bem sobre o assunto, eu sempre acreditei que não é só uma questão de valorização, mais também de qualidade de vida, um trabalhador precisa ter seu emprego valorizado, o empregado (precisa ter tempo para sua familia), (tem pessoas que o tempo de deslocamento da casa para o trabalho que levam até 2 horas), são realidades diferentes para muitos tipos de empregados, quando é criado uma lei, acredito que todas essas coisas devem ser observadas, também tenho noção que caso o empregador não possa realmente aderir a esse tipo de lei vai fazer algum tipo de acordo com o empregado de maneira que ambos ficam felizes, assim como sei que empresas que contratam empregados em massa, não vão conseguir explorar de maneira excessiva pelo menos não com tanta facilidade o empregado. Com essa lei em vigor.
Sim, então a alternativa seria discutir uma maior flexibilidade legal
Já vi jornalistas falando isso. Essa lei seria para o país inteiro e como ficaria em uma cidade pequenininha, pobre, será que funciona. Tem lojas que estão quebradas, não vendem, agente passa na porta estão com os braços cruzados e no Sábado que aproveitam para vender um pouco. Tem que fazer um levantamento de lugares que realmente precisam dessa lei, empresas cansativas. Vamos ver como fica. Fora do Brasil eles trabalham muito para ganhar mais dólares ou libras.
Exato
"Se acabar com a escravidão vai prejudicar a econômia do Brasil"
Assim eles disseram...
"Pagar salário mínimo,férias e descanso remunerado vai prejudicar a econômia do país"
Assim eles disseram...
"Pagar salário para empregada doméstica vai prejudicar a econômia do Brasil"
Assim eles disseram....
"Acabar com a escala 6x1 vai prejudicar a econômia do país"
Assim eles estão falando....
Enfim hipocrisia.
Agora te perguntado...
Se extinguir a escala 6x1 e substituir pela 5x2 ?
Escala 5x2 é uma boa e já existe na prática... A questão a ser discutida não é a escala propriamente dita, mas sim a quantidade de horas trabalhadas na semana. O Brasil trabalha muito é um dos países menos produtivos quando comparado com o mercado internacional... A opção nesse caso jamais seria tentar encontrar formas de melhorar a produtividade né ? A solução é trabalhar menos ?
Se produzimos pouco por inúmeros fatores e trabalhando menos, produzimos ainda menos.
E a matemática é muito simples (diferente do erro de cálculo básico que existe na proposta) se a produção diminui, o valor do produto aumenta e, quem consome o produto é justamente o empregado que o produz.
Por isso eu acredito que a proposta traz mais prejuízos que benefícios aos empregados.
Essa é a crítica.
@@gabrielpachecoadvogado Quando a escravidão acabou, a produção dos países escravagistas caíram muito. Quem defende 6x1 nunca acordou de 5 horas para chegar as 7 e depois sair de 17 horas e chegar em casa depois das 19 horas, passando ao todo 12 horas fora de casa. Isso é justo?
Oi Boa noite poderia me tirá uma duvida, eu assinei minha carteira de trabalho na empresa no dia 01.02.2023!
Qual é a data limite que meu empregador tem para conceder minhas ferias? É dia 31.01.25 ou é 02.01.25 ???
No seu caso, as férias devem ser concedidas até 01/02/2025, considerando o prazo legal do período concessivo.
Guem ganha ate 2 salário ele ficar 3 dia em casa ele vai aguentar??
Acho que não
Engraçado que o patrão não respeita as 44 horas semanais !!! A questão de vc se colocar como exemplo não faz sentido !!! Nem todos tem oportunidades como vc teve, parabéns por ter conhecido. Direito trabalhista sempre SEMPRE sempre foi conquistado com muita luta. Os sindicatos não fazem valer a ajuda para os funcionários da categoria, vamos até o advogados pagos para tentar ganhar uma causa !!! Entregar o simples ??? Hahahahha eles exploram !!! Somos um país que desde sempre somos explorados ! Somos explorados desde colônia . Está na cultura!!! Precisamos de tempo para estudar. Precisamos de tempo para não ter bernout !!! Descanso faz parte !!!! 6x1 é escravidão….olhem para nossos representantes políticos, poucos lutam pelo povo! Oq deixa o brasileiro feliz ??? Dinheiro ( políticos ) trabalham menos e roubam mais !!! Não fazem nada pelo povo !!! Eles não querem educação e povo estudado, eles querem manter a elite estudada e o povo GADO para trabalharem para enriquecerem ainda mais suas futuras gerações.
A quem não respeita os limites legais. Basta buscar em juízo os direitos. Justiça do trabalho é muito efetiva no nosso país.
Quantas folgas você tem por semana? Quanto tempo vc leva pra chegar ao trabalho? Sério? Kkkkkk
Graças a Deus, hoje, eu trabalho quando quero... Fiquei na escala 6x1 a 18km do trabalho por 3 anos, é muito cansativo.
Advogado de direita? É compreensível essa opinião.
Como chegou essa conclusão?
falou um monte não disse nada chega de escravidão pelo fim da escada 6x1
Vamos ver os resultados caso isso passe, amigo
Sei la o que passou na cabeça dele, eu ate concordo que seria uma cortina de fumaça; que não vai longe; e concordo com a falta do texto com a omissão de horas, mas para ai. Toda a matemática e a retorica não fazem sentido algum, sei la, pode ser um vídeo feito com base na emoção.. Falando de modo simplista e conciso ao máximo, ele ignora totalmente coisas como mais valia. Sem falar da coisa de custos, sem ofensa, mas eu dei risada no exemplo do Pet Shop que cobraria 100 reais e, por pagar, em tese, um novo funcionário com salario minimo, iria aumentar para 200 reais. rsrs Essa matemática foi surreal, eu entendo que poderia ser alegoria, mas a tentativa de apelo emocional ou simplificar, gerou um exagero tremendo. Meio que nada faz sentido. No meu entender, vc, Fabio, pegou meio pesado em dizer que "não disse nada", mas eu entendo que. como falei, o vídeo acabou sendo um desabafo emocional que expõe uma opinião contraria e, diria, neoliberal e meio fantasiosa, e não coloca muitas bases significativas e/ou minimamente serias. Em geral, sem exagero meu, muita coisa não faz sentido e seria somente opinião emocional e, infelizmente, sem bases materiais. Sei la, deveria ter exemplos mais sóbrios, ai, pelo menos, daria para tentar entender. O canal tem videos muito bons, mas esse foi fraco demais e não bate em nada com a proposta.
Diziam isso na escravidão. Nos EUA a mão de obrar tem mais valor que no Brasil. Aqui se trabalha muito, por muito pouco. Vivemos ainda na escravidão.
Onde o cara vai ter dinheiro trabalhando feito um louco ganhando uma miséria? Que papo furado é esse?
Não vai, assim como não vai ter menos ainda com mais descanso semanal.