Acredito que a explicação sobre o sistema do Maine e do Nebraska não foi precisa. A divisão dos delegados não é proporcional à votação geral no estado. O que acontece é que dos 5 delegados do Nebraska o ganhador no estado leva 2 enquanto os outros 3 vão para quem ganhou em cada um dos 3 distritos congressionais daquele estado. Então, o que se espera é que o estado vá para os republicanos, já garantindo 2 delegados, e outros dois distritos mais rurais também, enquanto os democratas devem ganhar no distrito mais urbano do estado, levando um delegado; isso independente de o resultado geral ter sido 60-40% por exemplo. No Maine ocorre o mesmo, mas são 2 delegados pro ganhador geral é mais dois um para cada distrito (aqui, aliás, os republicados devem ganhar o distrito mais rural do estado).
Na verdade faz muito sentido quando se estuda a História. Os EUA nasceram da união voluntária de 13 países independentes na época as 13 colonias. Na constituinte temiam que os estados mais populoso elegeriam o presidente, e dominasse os demais. Para evitar issoa eles deram um peso de mais 2 delegados a todos os estados independentes da população. Além disso, na época, sem telégrafo e limitado a velocidade dos cavalos, as campanhas nacionais eram impossíveis. Assim Cada estado elegia os delegados à sua maneira e eles se reuniam em Whasinton e elegiam o presidente, como na eleição do Papa. Curiosamente, o presidencialismo originalmente não previa eleições diretas, mas indiretas com peso federalista, o que é ate próximo da eleição dos cargos da ONU atualmente. E questão semelhante era feita no senado, na época cada estado cuida da edição dos seus senadores da forma que queria, a maioria era nomeada pelo Governador do estado outros pelo Congresso estadual mas com o passar do tempo começou a ser eleitos diretamente pela poluição.
O que fazia muito sentido no passado pode não mais fazer no presente. Se dependesse de mim, eu manteria esse sistema mas extinguiria o colégio eleitoral propriamente dito (que, na minha ótica, não tem razão para existir na era moderna e pode, inclusive, promover distorção no resultado final), fazendo com que os "delegados" definidos pela votação popular em cada estado nada mais fossem do que pontos que, acumulados em âmbito nacional, definiriam o presidente de forma imediata (no momento da apuração em que um dos candidatos garantisse matematicamente a maioria dos "delegados" em disputa) e direta (sem a atuação "teatral" e protocolar das pessoas designadas como delegados), sem reduzir (pelo contrário, aprimorando) o papel dos estados no processo eleitoral.
@@rdgperuchiContinua sendo mais democrático que o Brasil, não faz sentido nenhum uma determinada região ser responsável por eleger determinado presidente. Se a Região Sudeste resolver direcionar 90% dos votos para determinado candidato, certamente irá eleger esse candidato.
@@josewilkermartinssantos5883 É meio improvável que uma região chegue ao nível de 90% para um candidato, ainda mais uma região tão diversificada como o sudeste. Se no sistema dos EUA, os estados menores acabam ganhando mais voz, os maiores acabam perdendo. Por exemplo, um eleitor do wyoming tem mais valor que um eleitor da Califórnia, justamente pela obrigatoriedade de que cada estado tenha no mínimo três delegados. Sem contar, que se um candidato recebe 51% dos votos em determinado estado, ele recebe todos os representantes daquele estado, ou seja, 49% foram supridos.
Na verdade, a questão da eleição e poderes do presidente, foram debatidas diversas vezes, com alguns defendendo a eleição popular (direta) e outros, a eleição através do congresso (indireto). Os defensores da eleição popular, alguns bem conhecidos como Alexandre Hamilton, argumentavam que um presidente eleito pelo Congresso, poderia ficar submisso a este, tirando certa independência do poder executivo. Já os defensores da eleição pelo Congresso, temiam que deixando a eleição nas mãos do povo, qualquer populista falastrão poderia ser eleito. Justamente pela falta de recursos de informação na época. Então, depois de muita discussão na Convenção, chegou-se a este consenso, criar um colegiado de pessoas (escolhidas de acordo como cada legislatura estadual quiser) para eleger o presidente, cada estado receberia a mesma quantidade da soma de deputados e senadores ao qual tinha direito, como cada estado tem dois senadores e pelo menos um deputado, 3 seria o mínimo de delegados.
Só acho que o processo é muito vulnerável, correios, caixas na rua.. queria entender se há uma prevenção da manipulação de votos, como eles contabilizam tudo isso..
@@rdgperuchi Ele fez essa piada porque até o ano de 2020 o Campeonato Carioca tinha um regulamento tão bizarro e difícil de entender que virou meme na internet
A real é que o colégio eleitoral, que tem uma questão histórica muito relevante de ser, é muito simples e no geral as pessoas acham confuso porque ouvem explicações de gente que não sabe explicar. Basicamente: cada estado tem um número X de senadores e um número Y de deputados. O número de delegados de cada estado nas eleições presidenciais corresponde a X + Y. Tenha mais que a metade dos votos dos delegados e vença a eleição. Por exemplo: um estado que tem 1 deputado e 2 senadores, tem 3 votos.
@@tiagosilva4536 Essa é uma questão complexa que deve considerar o contexto jurídico e sociodemográfico do 'estado' no qual as eleições são realizadas (não sendo pertinente, por exemplo, determinar o melhor sistema para os EUA a partir das características do Brasil) e para a qual eu, particularmente, não tenho uma resposta; mas uma coisa é evidente: o sistema de eleição por maioria simples, como no Brasil, não é nem perfeito, nem necessariamente o melhor e mais democrático para todos os casos, como muita gente de forma simplista pensa.
@@rdgperuchi Pra você o que seria o mais justo e democrático? Falando sobre a eleição presidencial, uma maioria simples de votos não suficiente para vencer em um primeiro turno, por exemplo, pois o candidato precisa ter 50% + 1 para vencer a eleição. Entende-se que a vontade da maioria deve ser respeitada e eu acho bem melhor assim. Além do sistema de votação ser muito mais eficiente do que esse adotado nos eua. Em pouco mais de duas horas nós temos o resultado
@@LeonardoOliveira-je5bf primeiramente a divisão do EUA é completamente diferente do brasil, cada estado tem sua própria autonomia, diferente do Brasil, o EUA como o próprio nome diz é como uma aliança de diferentes Estados com "soberania" própria e o presidente simplesmente funciona como o chefe dessa "aliança", por isso existe esse tipo de votação que faz muito mas sentido, pois em teoria cada estado deveria ter um peso parecido na votação por como a aliança foi construída, ou seja mesmo se um estado tem uma população maior ele n deveria ter poder o bastante para complemente anular o voto de outro pois eles deveriam ter pesos parecidos
O bom é que o sistema impede que o cidadão comum possa se candidatar e isso traz uma certa constância política. No final das contas quem escolhe o presidente são os 2 partidos. Creio que se deixasse o poder nas mãos do povo seria uma baderna! Outra coisa positiva é o sistema de eleição que escolhe juizes. O sistema brasileiro de concursos é muito ultrapassado, pois qualquer cidadão que estude acaba sendo aprovado para um cargo tão importante. Precisamos avançar para um dia sermos uma grande democracia como os EUA.
@@ericolangsafira se fosse pelo modelo americano, cada estado teria o número correspondente à soma dos números de senadores e deputados federais. Já fiz as contas. De fato Bolsonaro ganharia
@@ericolangsafira não, ter voto majoritário em Estados populosos não quer dizer que terá a Vitória, Bolsonaro teria ganhado pq ganhou na maioria dos Estados
Parabéns pelo vídeo! Eu odeio esse sistema eleitoral estadunidense. Penso que já passou da hora dos EUA mudarem-o. Até hoje não é 100% informatizado e é indireto! 🤦🏽 Aqui no Brasil que é um país populoso e continental sabemos horas depois do término das eleições quem são nossos representantes. Não há fraude e nossa eleição é segura, servindo de exemplo para outros países. Na Estônia, país europeu, o voto é online desde 2005! Olhem que avanço! 😱
Por isso são o país mais poderoso do mundo e o imperialismo mais longevo. Tradição e peso para todos os Estados, federalismo nu e cru e centralização mínima.
Cuidado com essa segurança das nossas caixas de 1ª geração que é a mesma de Blangadesh e do Butão… enquanto nos outros países onde tem eleição democrática estão na 2ª ou 3ª geração
É de conhecimento geral, que nosso país tem diversos problemas em diferentes àreas, mas, em relação ao sistema eleitoral, o Brasil supera os EUA e diversas outras nações. Nosso sistema eleitoral é mais democrático, organizado e claro para a população!
@gunnzz4993 primeiro: interpretação! Falei sobre nosso sistema eleitoral ser mais democrático e eficiente. Segundo, já que você entrou na discussão e pensa o contrário... traga teus argumentos (como eu fiz) explicando! Vai ser legal 😉
@@thallesr2854 Não discuta com quem acha q a terra é plana! É perda de tempo. Quem fala o que lhe falaram nem sabe o que pronunciaram. Relaxa, meu parceiro, quem se dispõe escrever as verdades está sujeito a isso. Só pq o sistema que vc falou que é mais justo, democrático e claro, com o que eu concordo, é do Brasil, é claro que muitos vão falar que vc está equivocado pq quem não estudou está "adestrado" a achar que a grama do vizinho é mais verde. Os Estados Unidos da América se vendem muito bem e quem não estuda acredita.! Só isso.
Nos últimos anos as eleições estão cada vez mais apertadas com candidatos eleitos cada vez menos legitimados, também vemos cada vez mais as eleições sob suspeita.
OS ESTADOS UNIDOS UM PAIS RICO, TEM QUE ADOTAR E AS CAIXINHAS MAGICAS E O VOTO POR POPULAÇÃO.. ASSIM EM MAS FÁCIL COMPRAR OS ELEITORES E BRINCAR DE ADD +1 OPS:
A minha irmã mora nos EUA há mais de 30 anos. Mas para falar com ela sobre certos assuntos é difícil meus parentes são alienados. Meu sobrinho são muito falsos.
Mas uma coisa que eu acho certo que tem lá. Dos EUA. Você concorda discorda odeia ama. Mais um cidadão não é obrigado a votar. Como em grande parte do mundo voto não é obrigatório. Eu vi um vídeo semelhante a esse do professor de inglês Kevin. eu achei as ideias completamente arbitrária ele defendeu o voto obrigatório. A partir de quando a pessoa é obrigado a votar. Já não é democracia. Tanto que grande parte dos americanos nem vão votar por causa disso. Ou seja é uma patifaria é uma coisa muito baixa o voto obrigatório que tem aqui no Brasil. Porém esse vídeo mostra que o país pai da "democracia" Não é uma democracia. Eu acho que democracia só existiu na Grécia antiga.
Na época da ditadura militar, o Brasil também tinha um sistema eleitoral igual a Estados Unidos, onde os delegados do colégio eleitoral eram militares, eles votavam na quela época
@@castigo-desejoso o ponto é que em 1776 o objetivo dos caras era fundar uma República, que não é a mesma coisa de democracia. Essa tara democrática é negócio do final do século XIX pra cá
Muito melhor pós anula a questão da abstenção No sistema eleitoral americano, a contagem é baseada nos votos válidos, independentemente do número total de eleitores registrados. Ou seja, não importa quantas pessoas estão aptas a votar ou quantas se abstêm; o que importa é a proporção entre os votos válidos para determinar os resultados. No Texas, por exemplo se apenas 1 milhão de eleitores votar, os delegados ainda serão atribuídos com base nesses votos, mesmo que 29 milhões não tenham comparecido. O sistema "winner-takes-all" (vencedor leva tudo), adotado na maioria dos estados para eleições presidenciais, também reforça essa lógica. Se um candidato ganha a maioria dos votos válidos no estado, ele leva todos os delegados desse estado, não importando o quão alta ou baixa foi a participação.
Além do mais, diminui muito a margem de manipulação de votos como acontece nas eleições majoritárias pensando bem que a eleição americana é a mais segura do mundo. Sendo assim é impossível que às 18:45 da tarde um certo determinado candidato ultrapasse o outro desse tipo de configuração de eleição, nunca aconteceria isso.
O sistema eleitoral brasileiro também desconsidera a abstenção na consolidação dos votos, tal como nos EUA, computando, para fins de definição dos eleitos, apenas os votos válidos.
@@rdgperuchi o Problema que no sistema brasileiro as abstenções acabam pesando e muito no resultado final pelo fato do voto ser obrigatório , nos EUA mesmo que 10.000 pessoas votem o importante e apenas garantir a maioria em tal estado
O colégio eleitoral americano é simplesmente insano...recentemente o clone do garoto do 'Mad' e o Laranjão golpista são os exeplos mais bizarros...o voto dos eleitores, na prática não vale o mesmo.
@@Brianvieiraa nada mais democrático do que uma eleição direta amigo. O problema das eleições no Brasil são as possíveis fraudes nas urnas, manipulação da mídia é fakenews.
Os delegados são para que cada estado tenha representativade já que tem estados que não tem nem 1 milhão de votos,todos os estados menos populosos seriam oprimidos pelos de população enormes como o Texas,Flórida,Califórnia e Illinois.
Entendi nada. Eu achava que até na metade do vídeo eu iria entender.deu até preguiça de ver o resto. Eu queria que me explicasse como se eu tivesse 5anos de idade 😂😂😂😂😂😂
O sistema eleitoral americano, para funcionar bem com o colégio eleitoral, deveria ser proporcional. Está totalmente desatualizado e apenas contribuindo para a cisão social do país.
Nossa, que sistema democrático, onde tem somente dois partidos: republicanos e democratas. E onde nem sempre quem vence no voto popular ganha uma eleição. Isso pra mim é um problema. A vontade popular, na minha opinião, deve ser soberana! Por mais que seja raro nos eua um presidente que ganhe no voto popular perder a eleição
@LeonardoOliveira-je5bf Pelos frutos os conhecereis. Aqui estamos nós, escolhendo políticos pelo voto popular num evoluído sistema político onde o povo possui plenos poderes para colocar e tirar representantes do poder e cujo resultado é um país desenvolvido e soberano. Que inveja os norte americanos devem ter do nosso amado Brasil. O povo brasileiro é realmente o senhor de suas decisões.
@@lucaswaltrich3850 E tem mesmo. O inelegível mesmo fez um governo ruim e o povo mandou ele embora da presidência. Você fala dos eua como se fosse um país perfeito e não é, muito longe disso. Inclusive em termos de segurança pública os eua está se tornando pior que o Brasil. Um país que tem vários massacres em escolas por armas de fogo. Isso tudo porque ainda tem uma constituição arcaica da idade da pedra. As eleições devem refletir a vontade da maioria da população. Isso na verdade é uma eleição indireta e eu não acho isso democrático. Em uma democracia a maioria dos cidadãos elegem seus representantes. Seu complexo de vira-lata não vai te deixar entender isso
@@lucaswaltrich3850Eleição indireta não é democracia. Aqui se o governante não é bom o povo tira. A esquerda fez um grande papel em promover mais justiça social no nosso país. Eles não fazem mais porque a representação no congresso não é boa. Inclusive, para manter o interesse da classe dominante, rejeitaram a proposta que taxa grandes fortunas, o que promoveria mais igualdade social. Lembre-se que nós fomos os colonizados e não os colonizadores. Países colonizados sempre ficam em posição de desvantagem. Isso envolve um contexto histórico
Qualquer pessoa com Q.I também consegue entender que isso na verdade trata-se apenas de uma forma para atrair a atenção das pessoas e ganhar visualizações. Você já deve ter ouvido falar em "click-bait"
Alem de isso ser raro, não mudaria nada o resultado por exemplo se o Trump ganhar por 280 votos e 7 delegados não votarem nele ele ainda teria 273 votos, além do mais tem estados que obrigam os delegados a votarem no partido que ganhou
@@pasketron já aconteceu várias vezes, nunca foi decisivo, alguns estados até proíbem agora, mas é totalmente possível inclusive votar num cara aleatório
Não acho o sistema eleitoral Estadunidense estranho. O que eu acho estranho é no Brasil cada estado ter três senadores, independentemente do tamanho de sua população. O Acre e São Paulo tem o mesmo número de senadores... Estranho, né!?
eu não acredito, que povo americano, vai deixar, que um golpista, extremista como Donald Trump seja eleito. O voto pela democracia sólida, e votar em Kamala Harris. Lembre_se povo americano da invasão do Capitólio. Nós brasileiros nunca vamos esquecer do 06 janeiro aqui no Brasil.
@@TaicowFox mas os bolsonaristas querem que eles se intrometam em nossos assuntos. Não acha isso contraditório? Boa parte da população de lá só pensa em seu próprio umbigo (basta ouvir os discursos de Trump), mas, mesmo assim, os bolsonaristas querem que eles opinem aqui.
"Melhor sistema" Na sua cabeça com certeza né, não conhece nada nessa porra de vida que não seja o Brasil e EUA, na sua cabeça o planeta terra só existe esses dois países.
@TaicowFox 🤦 Não, tem Cuba e Coréia do Norte que é a Família, Tem a Inglaterra que é a família real sustentada pelo dinheiro público e não faz absolutamente nada. Tem os Ditadores Aiatolas do mundo árabe, tem também chefes de tribos africanas. Tem varios outros regimes politicos e formas de governo, escolha um e vai pra lá
Para os simplistas e massas não faz sentido, mas conhecendo a fundo o sistema sobre como ele funciona, é simplismente o melhor método democrático que existe
Se fosse democrático mesmo a Hillary clinton teria sido eleita em 2016. Nosso sistema é muito melhor porque sempre quem tem a maioria dos votos vence a eleição e ao meu ver é muito mais democrático porque a maioria da população é respeitada. Quando alguém vence no voto popular e perde a eleição nos eua, quem não votou no determinado tem que lidar com as consequências pela a escolha de uma minoria e isso não faz nenhum sentido
Do Brasil também funciona muito bem no que ele se propõe. Venceu no voto popular, vence a eleição. Muito mais democrático e justo. Isso é respeitar a vontade da maioria e além disso aqui temos as urnas eletrônicas e em poucas horas temos os resultados. Diferente dos eua que passam várias dias contando cédulas 😅😅
@@LeonardoOliveira-je5bf KKKKKKKKK bem... é pra ser uma eleição meio anti tiriricas da vida devo lembrar q o BR já esteve numa ditadura do gordinho suicida e não satisfeito ELEGEU democraticamente o gordinho, é maravilhoso o voto direto e popular? eu amo tb, mas sejamos sinceros q a capacidade da maioria do país meter um populista de direita ou de esquerda no poder é praticamente 100% aq no br
Funciona tão bem que lá apenas dois partidos mandam no país e tem apenas dois candidatos KKKKKKKK Acha mesmo que lá a vontade do povo vale alguma coisa? Quem manda nos EUA são outros políticos que trabalham pra manter a hegemonia dos EUA sempre intacta, eleições presidenciais dos EUA é só uma fachada pra fingir que existe democracia, pois eles sabem que o povo nunca iria escolher um presidente imperialista, então fizeram uma monarquia disfarçada onde existe apenas dois candidatos que tem sempre as mesmas ideologias pra deixar tudo exatamente sempre igual.
Não, por isso que funciona, ao estudar a história americana vemos que os pais fundadores (aqueles nas notas de dólar) criaram os Estados Unidos para que pessoas como vc não tenham poder nem na política nem no voto
Acredito que a explicação sobre o sistema do Maine e do Nebraska não foi precisa. A divisão dos delegados não é proporcional à votação geral no estado. O que acontece é que dos 5 delegados do Nebraska o ganhador no estado leva 2 enquanto os outros 3 vão para quem ganhou em cada um dos 3 distritos congressionais daquele estado. Então, o que se espera é que o estado vá para os republicanos, já garantindo 2 delegados, e outros dois distritos mais rurais também, enquanto os democratas devem ganhar no distrito mais urbano do estado, levando um delegado; isso independente de o resultado geral ter sido 60-40% por exemplo.
No Maine ocorre o mesmo, mas são 2 delegados pro ganhador geral é mais dois um para cada distrito (aqui, aliás, os republicados devem ganhar o distrito mais rural do estado).
É isso mesmo, João! Muito obrigado pela correção 😁
Na verdade faz muito sentido quando se estuda a História.
Os EUA nasceram da união voluntária de 13 países independentes na época as 13 colonias.
Na constituinte temiam que os estados mais populoso elegeriam o presidente, e dominasse os demais. Para evitar issoa eles deram um peso de mais 2 delegados a todos os estados independentes da população.
Além disso, na época, sem telégrafo e limitado a velocidade dos cavalos, as campanhas nacionais eram impossíveis. Assim Cada estado elegia os delegados à sua maneira e eles se reuniam em Whasinton e elegiam o presidente, como na eleição do Papa.
Curiosamente, o presidencialismo originalmente não previa eleições diretas, mas indiretas com peso federalista, o que é ate próximo da eleição dos cargos da ONU atualmente.
E questão semelhante era feita no senado, na época cada estado cuida da edição dos seus senadores da forma que queria, a maioria era nomeada pelo Governador do estado outros pelo Congresso estadual mas com o passar do tempo começou a ser eleitos diretamente pela poluição.
os pais fundadores eram republicanos, eles não acreditavam nas eleições de massas
O que fazia muito sentido no passado pode não mais fazer no presente.
Se dependesse de mim, eu manteria esse sistema mas extinguiria o colégio eleitoral propriamente dito (que, na minha ótica, não tem razão para existir na era moderna e pode, inclusive, promover distorção no resultado final), fazendo com que os "delegados" definidos pela votação popular em cada estado nada mais fossem do que pontos que, acumulados em âmbito nacional, definiriam o presidente de forma imediata (no momento da apuração em que um dos candidatos garantisse matematicamente a maioria dos "delegados" em disputa) e direta (sem a atuação "teatral" e protocolar das pessoas designadas como delegados), sem reduzir (pelo contrário, aprimorando) o papel dos estados no processo eleitoral.
@@rdgperuchiContinua sendo mais democrático que o Brasil, não faz sentido nenhum uma determinada região ser responsável por eleger determinado presidente. Se a Região Sudeste resolver direcionar 90% dos votos para determinado candidato, certamente irá eleger esse candidato.
@@josewilkermartinssantos5883 É meio improvável que uma região chegue ao nível de 90% para um candidato, ainda mais uma região tão diversificada como o sudeste. Se no sistema dos EUA, os estados menores acabam ganhando mais voz, os maiores acabam perdendo. Por exemplo, um eleitor do wyoming tem mais valor que um eleitor da Califórnia, justamente pela obrigatoriedade de que cada estado tenha no mínimo três delegados. Sem contar, que se um candidato recebe 51% dos votos em determinado estado, ele recebe todos os representantes daquele estado, ou seja, 49% foram supridos.
Na verdade, a questão da eleição e poderes do presidente, foram debatidas diversas vezes, com alguns defendendo a eleição popular (direta) e outros, a eleição através do congresso (indireto). Os defensores da eleição popular, alguns bem conhecidos como Alexandre Hamilton, argumentavam que um presidente eleito pelo Congresso, poderia ficar submisso a este, tirando certa independência do poder executivo. Já os defensores da eleição pelo Congresso, temiam que deixando a eleição nas mãos do povo, qualquer populista falastrão poderia ser eleito. Justamente pela falta de recursos de informação na época.
Então, depois de muita discussão na Convenção, chegou-se a este consenso, criar um colegiado de pessoas (escolhidas de acordo como cada legislatura estadual quiser) para eleger o presidente, cada estado receberia a mesma quantidade da soma de deputados e senadores ao qual tinha direito, como cada estado tem dois senadores e pelo menos um deputado, 3 seria o mínimo de delegados.
Só acho que o processo é muito vulnerável, correios, caixas na rua.. queria entender se há uma prevenção da manipulação de votos, como eles contabilizam tudo isso..
É o campeonato carioca das eleições pelo mundo kkk😅
Kkk
Nenhum dos dois é difícil de compreender.
@@rdgperuchi só vc acha isso kkk
@@rdgperuchi Ele fez essa piada porque até o ano de 2020 o Campeonato Carioca tinha um regulamento tão bizarro e difícil de entender que virou meme na internet
Bem isso
A real é que o colégio eleitoral, que tem uma questão histórica muito relevante de ser, é muito simples e no geral as pessoas acham confuso porque ouvem explicações de gente que não sabe explicar. Basicamente: cada estado tem um número X de senadores e um número Y de deputados. O número de delegados de cada estado nas eleições presidenciais corresponde a X + Y. Tenha mais que a metade dos votos dos delegados e vença a eleição. Por exemplo: um estado que tem 1 deputado e 2 senadores, tem 3 votos.
O colégio eleitoral é mais justo?
@@tiagosilva4536 Essa é uma questão complexa que deve considerar o contexto jurídico e sociodemográfico do 'estado' no qual as eleições são realizadas (não sendo pertinente, por exemplo, determinar o melhor sistema para os EUA a partir das características do Brasil) e para a qual eu, particularmente, não tenho uma resposta; mas uma coisa é evidente: o sistema de eleição por maioria simples, como no Brasil, não é nem perfeito, nem necessariamente o melhor e mais democrático para todos os casos, como muita gente de forma simplista pensa.
@@rdgperuchi Pra você o que seria o mais justo e democrático? Falando sobre a eleição presidencial, uma maioria simples de votos não suficiente para vencer em um primeiro turno, por exemplo, pois o candidato precisa ter 50% + 1 para vencer a eleição. Entende-se que a vontade da maioria deve ser respeitada e eu acho bem melhor assim. Além do sistema de votação ser muito mais eficiente do que esse adotado nos eua. Em pouco mais de duas horas nós temos o resultado
@@LeonardoOliveira-je5bf primeiramente a divisão do EUA é completamente diferente do brasil, cada estado tem sua própria autonomia, diferente do Brasil, o EUA como o próprio nome diz é como uma aliança de diferentes Estados com "soberania" própria e o presidente simplesmente funciona como o chefe dessa "aliança", por isso existe esse tipo de votação que faz muito mas sentido, pois em teoria cada estado deveria ter um peso parecido na votação por como a aliança foi construída, ou seja mesmo se um estado tem uma população maior ele n deveria ter poder o bastante para complemente anular o voto de outro pois eles deveriam ter pesos parecidos
@willsantac
)qUALQUER COISA QUE NAO É SIMPLES DE SE ENTENDE E PRECISA DE UM ESPECIALISTA PARA EXPLICAR COM CERTEZA NAO É PRATICO NEM CONFIAVEL.
Então não serve para nada pra votos da população em geral no dia da eleição? Ou somente parte influenciar os delegados?
Pior do que isso.....
São os votos pelo correios..😅
Imagina no Brasil ficar tudo preso em Curitiba
@@ericolangsafira pior né kskskskskssksks
Claro e objetivo! Adorei.
Parabéns! 👏🏻👏🏻👏🏻
Que bom que gostou, Thales! Aproveita pra se inscrever no canal e aprender mais sobre política com a gente 🧐
Gostaria de ter uma professora como essa narradora. Parabéns!
Parabéns muito boa sua explicação só consegui entender com vc❤
Que bom, Evaldo! Aproveita pra se inscrever no canal e aprender mais sobre política com a gente 🧐
todas pessoas preguiçosa e dizonesta adora facilidade .
O bom é que o sistema impede que o cidadão comum possa se candidatar e isso traz uma certa constância política. No final das contas quem escolhe o presidente são os 2 partidos. Creio que se deixasse o poder nas mãos do povo seria uma baderna! Outra coisa positiva é o sistema de eleição que escolhe juizes. O sistema brasileiro de concursos é muito ultrapassado, pois qualquer cidadão que estude acaba sendo aprovado para um cargo tão importante. Precisamos avançar para um dia sermos uma grande democracia como os EUA.
Melhor vídeo
Parabéns
Que loucura mas interessante de aprender é por isso que eu não entendia os votos daqui
Bem explicado video agora entendi como funciona os delegados
ótimo vídeo
Se o Brasil fosse assim, Bolsonaro teria ganhando, mesmo perdendo no voto popular
lula ganhou por causa do nordeste, nos estados unidos ele teria perdido por não ter os delegados
Depende do número de delegados que cada estado teria. Em 2018 com certeza teria ganho.
Em 2022 creio que não pois Lula ganhou em SP e MG
@@ericolangsafiraem SP ele perdeu na capital mas ganhou no Estado todo.
@@ericolangsafira se fosse pelo modelo americano, cada estado teria o número correspondente à soma dos números de senadores e deputados federais. Já fiz as contas. De fato Bolsonaro ganharia
@@ericolangsafira não, ter voto majoritário em Estados populosos não quer dizer que terá a Vitória, Bolsonaro teria ganhado pq ganhou na maioria dos Estados
Parabéns pelo vídeo! Eu odeio esse sistema eleitoral estadunidense. Penso que já passou da hora dos EUA mudarem-o. Até hoje não é 100% informatizado e é indireto! 🤦🏽 Aqui no Brasil que é um país populoso e continental sabemos horas depois do término das eleições quem são nossos representantes. Não há fraude e nossa eleição é segura, servindo de exemplo para outros países. Na Estônia, país europeu, o voto é online desde 2005! Olhem que avanço! 😱
no Brasil é informatizado pra facilita roubo ou eu to mentindo
quantos PAÍS DA EUROPA E DE PRIMEIRO MUNDO É INFORMATIZADO, SÓ PAIS SOCIALISTA E COMUNISTA
Por isso são o país mais poderoso do mundo e o imperialismo mais longevo.
Tradição e peso para todos os Estados, federalismo nu e cru e centralização mínima.
Cuidado com essa segurança das nossas caixas de 1ª geração que é a mesma de Blangadesh e do Butão… enquanto nos outros países onde tem eleição democrática estão na 2ª ou 3ª geração
Isso foi ironia?
Muito bom o vídeo
É de conhecimento geral, que nosso país tem diversos problemas em diferentes àreas, mas, em relação ao sistema eleitoral, o Brasil supera os EUA e diversas outras nações. Nosso sistema eleitoral é mais democrático, organizado e claro para a população!
A Máfia do TSE é que decide quem vai ganhar
Com essas urnas? kkkkkkkkkkkkkk
Os cara viaja, Brasil mais democrático que os EUA 😂😂😂e
@gunnzz4993 primeiro: interpretação! Falei sobre nosso sistema eleitoral ser mais democrático e eficiente. Segundo, já que você entrou na discussão e pensa o contrário... traga teus argumentos (como eu fiz) explicando! Vai ser legal 😉
@@thallesr2854 Não discuta com quem acha q a terra é plana! É perda de tempo. Quem fala o que lhe falaram nem sabe o que pronunciaram. Relaxa, meu parceiro, quem se dispõe escrever as verdades está sujeito a isso. Só pq o sistema que vc falou que é mais justo, democrático e claro, com o que eu concordo, é do Brasil, é claro que muitos vão falar que vc está equivocado pq quem não estudou está "adestrado" a achar que a grama do vizinho é mais verde. Os Estados Unidos da América se vendem muito bem e quem não estuda acredita.! Só isso.
Nos últimos anos as eleições estão cada vez mais apertadas com candidatos eleitos cada vez menos legitimados, também vemos cada vez mais as eleições sob suspeita.
agora entende porque no english ate a leitura e ao contrario., tipo quem ganha perde e quem perde ganha.,
The Winner take All - o vencedor leva tudo
Nao entendi nada.😢
O Brasil dá de 10 a 0 na organização e justiça eleitoral
O canal . Tv coiote. Fez uma Mini-série sobre isso
O sistema é foda, parceiro!
Tbm achei foda o sistema
OS ESTADOS UNIDOS UM PAIS RICO, TEM QUE ADOTAR E AS CAIXINHAS MAGICAS E O VOTO POR POPULAÇÃO..
ASSIM EM MAS FÁCIL COMPRAR OS ELEITORES E BRINCAR DE ADD +1
OPS:
A minha irmã mora nos EUA há mais de 30 anos. Mas para falar com ela sobre certos assuntos é difícil meus parentes são alienados. Meu sobrinho são muito falsos.
Estado mais progressista dos EUA: Massachussets.
Estado mais conservador dos EUA: Wyoming
California tbm é extremamente progressista
@@nfmg2265 pro proporção, Massachussets é mais!!!
Os mais progressistas são o Havaí e Vermont
Conservador pode colocar a Virgínia Ocidental também
@@Cr7Micto Flórida!!!!
@@nfmg2265Califórnia nem se compara com Massachussets, é a anteparte da Flórida
Mas uma coisa que eu acho certo que tem lá. Dos EUA. Você concorda discorda odeia ama. Mais um cidadão não é obrigado a votar. Como em grande parte do mundo voto não é obrigatório. Eu vi um vídeo semelhante a esse do professor de inglês Kevin. eu achei as ideias completamente arbitrária ele defendeu o voto obrigatório. A partir de quando a pessoa é obrigado a votar. Já não é democracia. Tanto que grande parte dos americanos nem vão votar por causa disso. Ou seja é uma patifaria é uma coisa muito baixa o voto obrigatório que tem aqui no Brasil.
Porém esse vídeo mostra que o país pai da "democracia" Não é uma democracia. Eu acho que democracia só existiu na Grécia antiga.
O Sistema é foda parceiro
Complicado!
Na época da ditadura militar, o Brasil também tinha um sistema eleitoral igual a Estados Unidos, onde os delegados do colégio eleitoral eram militares, eles votavam na quela época
Não tinha absolutamente NADA a ver. Quem elegia era o parlamento
Na ditadura militar brasileira nunca teve, eleições e democracia.
@@Cr7MictoVocê está equivocado. Era o colégio eleitoral. O parlamento elegeu foi Tancredo Neves, no fim da ditadura.
estados unidos só existem pouco mais de 500 delegados
@@pedro720kizzyoficial o nome era Colégio Eleitoral, mas não tinha nada a ver kkkk
Que tipo de democracia é essa?
Os Estados que tem mais delegados ganham ... ou seja os mais populosos aqui macaquil o lixo do Nordeste da quase 22 milhões de votos numa porrada
Indireta
@@ericolangsafira Não tem muita diferença com as eleições Venezuelanas.
@@castigo-desejoso o ponto é que em 1776 o objetivo dos caras era fundar uma República, que não é a mesma coisa de democracia. Essa tara democrática é negócio do final do século XIX pra cá
Os pais fundadores eram republicanos, eles não acreditavam em uma democracia absoluta igual o BR
Boa era época que a Califórnia votava nos Republicanos como foi com Ronald Reagan...
Muito melhor pós anula a questão da abstenção
No sistema eleitoral americano, a contagem é baseada nos votos válidos, independentemente do número total de eleitores registrados. Ou seja, não importa quantas pessoas estão aptas a votar ou quantas se abstêm; o que importa é a proporção entre os votos válidos para determinar os resultados.
No Texas, por exemplo se apenas 1 milhão de eleitores votar, os delegados ainda serão atribuídos com base nesses votos, mesmo que 29 milhões não tenham comparecido. O sistema "winner-takes-all" (vencedor leva tudo), adotado na maioria dos estados para eleições presidenciais, também reforça essa lógica. Se um candidato ganha a maioria dos votos válidos no estado, ele leva todos os delegados desse estado, não importando o quão alta ou baixa foi a participação.
Além do mais, diminui muito a margem de manipulação de votos como acontece nas eleições majoritárias pensando bem que a eleição americana é a mais segura do mundo. Sendo assim é impossível que às 18:45 da tarde um certo determinado candidato ultrapasse o outro desse tipo de configuração de eleição, nunca aconteceria isso.
esse país e bom dmais, por isso são potencia
O sistema eleitoral brasileiro também desconsidera a abstenção na consolidação dos votos, tal como nos EUA, computando, para fins de definição dos eleitos, apenas os votos válidos.
@@rdgperuchi o Problema que no sistema brasileiro as abstenções acabam pesando e muito no resultado final pelo fato do voto ser obrigatório , nos EUA mesmo que 10.000 pessoas votem o importante e apenas garantir a maioria em tal estado
O colégio eleitoral americano é simplesmente insano...recentemente o clone do garoto do 'Mad' e o Laranjão golpista são os exeplos mais bizarros...o voto dos eleitores, na prática não vale o mesmo.
Depois de 2020, as eleiçoes americanas sao tao criveis quanto as brasileiras.
Acho que está certo nada de insano.
É uma eleição indireta. Não acho isso 100% democrático.
democracia e coisa do capeta, os pais fundadores (os caras nas notas de dolar) não acreditavam em democracia, eles eram republicanos
Eu também, isso pra mim não é democracia.
E eles acham que são a "democracia modelo" pro mundo
Quem elege os delegados?
Isso é muito mais democrático que eleições diretas.
@@Brianvieiraa nada mais democrático do que uma eleição direta amigo. O problema das eleições no Brasil são as possíveis fraudes nas urnas, manipulação da mídia é fakenews.
Acho um absurdo voto obrigatório no Brasil. Eu tô fora dessa eu só justifico
"Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior."
✨1 Timóteo 1.15
Ou seja, o
O Escolhido já é definido antes mesmo das eleições.
vou assistir mais uma 10x pra entender... o tico e o teco nao sinapsiol!
As eleições nos Estados Unidos são mais democráticas que a nossa onde o Nordeste se tornou vicioso e só tende pra um lado.
se isso e democracia eu so um gafanhoto
Os delegados são para que cada estado tenha representativade já que tem estados que não tem nem 1 milhão de votos,todos os estados menos populosos seriam oprimidos pelos de população enormes como o Texas,Flórida,Califórnia e Illinois.
Claro que é, o sistema deles é diferente do nosso só isso
É tão democrático quanto água seca
Mulher que no Brasil, onde o nordeste decide uma eleição
@@Tajedan não entendi oque vc quis dizer com isso
colocaram a kamla de azul "meiga" e trump de vermelho e com cara de bravo. Aiai
Oi, Fabio! Azul é a cor dos democratas, e vermelho a cor dos republicanos. Por isso a escolha 😉
@@Politize to sabendo! foi coincidência colocar a foto dele vermelha com raiva e a azul feliz. ;)
@@fabiojuvenale o que tem? Ta errado? Kkkkkkkk
O dia que o coelho se chamar onça você me avisa
No dia em que kamala for democrata me avisa ! Pois ela não teve um voto para ser candirada@@ericolangsafira
Muito confuso. E não totalmente democrata.
Valeu !
Legal do Cachacil 22 milhões com voto de pobre no nordeste com compra de votos
Entendi nada. Eu achava que até na metade do vídeo eu iria entender.deu até preguiça de ver o resto. Eu queria que me explicasse como se eu tivesse 5anos de idade 😂😂😂😂😂😂
Os estados unidos não tem democracia eleições deles e uma bagunça danada aonde ó povo não tem direito de elegerem seu presidente.
Insano? O mais sensato.
Acha justo a Bahia ter o mesmo peso de votos que MG por exemplo?
O sistema eleitoral americano, para funcionar bem com o colégio eleitoral, deveria ser proporcional. Está totalmente desatualizado e apenas contribuindo para a cisão social do país.
´´menos democratica`` é,democratica mesmo é a da venezuela ne
Nem os EUA e nem Venezuela
Tem fetiche pela Venezuela ne
Urna no Brasil e tudo zuado !!
Insano nada. O mais justo até então.
Esse é o melhor sistema eleitoral do mundo, mas a ralé de Qi 83 do Bostil não está preparada pra essa conversa.
Nossa, que sistema democrático, onde tem somente dois partidos: republicanos e democratas. E onde nem sempre quem vence no voto popular ganha uma eleição. Isso pra mim é um problema. A vontade popular, na minha opinião, deve ser soberana! Por mais que seja raro nos eua um presidente que ganhe no voto popular perder a eleição
@LeonardoOliveira-je5bf Pelos frutos os conhecereis. Aqui estamos nós, escolhendo políticos pelo voto popular num evoluído sistema político onde o povo possui plenos poderes para colocar e tirar representantes do poder e cujo resultado é um país desenvolvido e soberano. Que inveja os norte americanos devem ter do nosso amado Brasil. O povo brasileiro é realmente o senhor de suas decisões.
@@lucaswaltrich3850 E tem mesmo. O inelegível mesmo fez um governo ruim e o povo mandou ele embora da presidência. Você fala dos eua como se fosse um país perfeito e não é, muito longe disso. Inclusive em termos de segurança pública os eua está se tornando pior que o Brasil. Um país que tem vários massacres em escolas por armas de fogo. Isso tudo porque ainda tem uma constituição arcaica da idade da pedra. As eleições devem refletir a vontade da maioria da população. Isso na verdade é uma eleição indireta e eu não acho isso democrático. Em uma democracia a maioria dos cidadãos elegem seus representantes. Seu complexo de vira-lata não vai te deixar entender isso
@@lucaswaltrich3850Eleição indireta não é democracia. Aqui se o governante não é bom o povo tira. A esquerda fez um grande papel em promover mais justiça social no nosso país. Eles não fazem mais porque a representação no congresso não é boa. Inclusive, para manter o interesse da classe dominante, rejeitaram a proposta que taxa grandes fortunas, o que promoveria mais igualdade social. Lembre-se que nós fomos os colonizados e não os colonizadores. Países colonizados sempre ficam em posição de desvantagem. Isso envolve um contexto histórico
@@LeonardoOliveira-je5bf você é a definição do brasileiro médio de Qi 83.
Insano é o sistema corrupto
Sistema insano???
Qualquer pessoa com Q.I. baixo consegue entender com dois minutos de explicação.
O sistema americano é excelente!
Qualquer pessoa com Q.I também consegue entender que isso na verdade trata-se apenas de uma forma para atrair a atenção das pessoas e ganhar visualizações. Você já deve ter ouvido falar em "click-bait"
Mas...e se o delegado virar a casaca e votar no outro candidato?
Alem de isso ser raro, não mudaria nada o resultado por exemplo se o Trump ganhar por 280 votos e 7 delegados não votarem nele ele ainda teria 273 votos, além do mais tem estados que obrigam os delegados a votarem no partido que ganhou
Pode ter certeza que na próxima eleição não será mais delegado, ninguém quer se queimar assim
"Alguns homens só querem ver o mundo queimar"
@@pasketron já aconteceu várias vezes, nunca foi decisivo, alguns estados até proíbem agora, mas é totalmente possível inclusive votar num cara aleatório
O vencedor leva tudo
Não acho o sistema eleitoral Estadunidense estranho. O que eu acho estranho é no Brasil cada estado ter três senadores, independentemente do tamanho de sua população. O Acre e São Paulo tem o mesmo número de senadores... Estranho, né!?
Go Trump 😂
Na minha opiniao acho que o Kamala Harris leva essa eleicao mas o Trump sera o mais votado devido ao número de delegados
Kamala já perdeu, acho que ela vai perder em votos totais tambem, mas em delegados é basicamente impossivel virar...
eu não acredito, que povo americano, vai deixar, que um golpista, extremista como Donald Trump seja eleito. O voto pela democracia sólida, e votar em Kamala Harris. Lembre_se povo americano da invasão do Capitólio. Nós brasileiros nunca vamos esquecer do 06 janeiro aqui no Brasil.
Pode ter certeza que nenhum estadunidense vai ver sua mensagem, e pode ter que eles não se importam com opinião de estrangeiros.
@@TaicowFox mas os bolsonaristas querem que eles se intrometam em nossos assuntos. Não acha isso contraditório? Boa parte da população de lá só pensa em seu próprio umbigo (basta ouvir os discursos de Trump), mas, mesmo assim, os bolsonaristas querem que eles opinem aqui.
Melhor sistema eleitoral. Aqui no Brasil o Acre nunca elegeu ninguém, porque não tem número pra movimentar nada
"Melhor sistema"
Na sua cabeça com certeza né, não conhece nada nessa porra de vida que não seja o Brasil e EUA, na sua cabeça o planeta terra só existe esses dois países.
@TaicowFox 🤦 Não, tem Cuba e Coréia do Norte que é a Família, Tem a Inglaterra que é a família real sustentada pelo dinheiro público e não faz absolutamente nada. Tem os Ditadores Aiatolas do mundo árabe, tem também chefes de tribos africanas. Tem varios outros regimes politicos e formas de governo, escolha um e vai pra lá
Vai acontecer a mesma coisa. Kamala vai ser mais votada porém não terá o número de delegados necessários, infelizmente
Acho que Kamala leva, mas Trump será o mais votado.
Trump vai ganhar nos delegados so do fato dele está empatado no voto popular mostra que harris não tem muita chance como Biden teve em 2020
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk@@flaviomonteiro1414
infelizmente porque? kkkkkkkkkkkkkkkk felizmente né
Poisé tenho essa impressão @@flaviomonteiro1414
Por isto que os estados unidos deu certo.
Não está dando mais
Para os simplistas e massas não faz sentido, mas conhecendo a fundo o sistema sobre como ele funciona, é simplismente o melhor método democrático que existe
Se fosse democrático mesmo a Hillary clinton teria sido eleita em 2016. Nosso sistema é muito melhor porque sempre quem tem a maioria dos votos vence a eleição e ao meu ver é muito mais democrático porque a maioria da população é respeitada. Quando alguém vence no voto popular e perde a eleição nos eua, quem não votou no determinado tem que lidar com as consequências pela a escolha de uma minoria e isso não faz nenhum sentido
Sim pode ter certeza que um qualquer igual você define isso. Esqueceu dos outros 200 países que existem no mundo? KKKKK
Que sistema ridículo.
É essa maior "democracia" do mundo que diz ter moral para criticar Brasil, Rússia e Venezuela?
Oi???? Voce pensou bem antes de postar o comentario?
???????
Venezuela ? você só pode tá de sacanagem ou de gozação
@@Rafael12-y8y
A Venezuela apenas se defende dos ataques imperialistas dos EUA. A Rússia também.
@JoseVitorMelloLandfeldMoura pronto pois vai morar na democracia da Venezuela
muito prolixa
Kamala harris é a melhor!
Não existe Democracia galera, ela eh "relativa". Um país para atingir sua melhor versão, deveria acabar com Estado.
Trump 2024 !!!!
O povo lá não tem força
Parabéns Trump felicidades sempre
Pela democracia sólida para povo americano, votem em Kamala Harris.
....sabe que só tem brasileiro aqui né? E os brasileiros tão pouco se fodendo né? Sabe também que os EUA é outro país né?
Dá-lhe Trump...
Aqui no Brasil o voto da maioria também não vale de nada😂
vale sim, por isso prometem o mundo pois precisam apenas das massas
Provas?
Prova o que você está falando, gado bolsonarista
Prove, fanático de político.
Eu aposto que vai ser Donald Trump o mais votado e Kamala Harris leva pela maioria dos Delegados !!!
pode ser insano mais não tem tanto roubo como no Brasil, não dar marge pra serem raquiados nas maquinas sim
Deus abre os olhos dos delegados em eleger Donald Trump presidente EUA
O sistema funciona diferente do sistema do bostil
Do Brasil também funciona muito bem no que ele se propõe. Venceu no voto popular, vence a eleição. Muito mais democrático e justo. Isso é respeitar a vontade da maioria e além disso aqui temos as urnas eletrônicas e em poucas horas temos os resultados. Diferente dos eua que passam várias dias contando cédulas 😅😅
@@LeonardoOliveira-je5bf KKKKKKKKK bem... é pra ser uma eleição meio anti tiriricas da vida devo lembrar q o BR já esteve numa ditadura do gordinho suicida e não satisfeito ELEGEU democraticamente o gordinho, é maravilhoso o voto direto e popular? eu amo tb, mas sejamos sinceros q a capacidade da maioria do país meter um populista de direita ou de esquerda no poder é praticamente 100% aq no br
Funciona tão bem que lá apenas dois partidos mandam no país e tem apenas dois candidatos KKKKKKKK
Acha mesmo que lá a vontade do povo vale alguma coisa? Quem manda nos EUA são outros políticos que trabalham pra manter a hegemonia dos EUA sempre intacta, eleições presidenciais dos EUA é só uma fachada pra fingir que existe democracia, pois eles sabem que o povo nunca iria escolher um presidente imperialista, então fizeram uma monarquia disfarçada onde existe apenas dois candidatos que tem sempre as mesmas ideologias pra deixar tudo exatamente sempre igual.
@@LeonardoOliveira-je5bf nos EUA os m0rt0s votam e tem gente qye votou 2000x recentemente
Muita pessoas lá pedreiro seres familiares pô caso de ama de fogo todos mundo andando os ataque escola
@@CleideCorreadealmeida concordo plenamente
Bicho você bem sabe escrever, não tem moral nenhuma de criticar o EUA
Assim... Você foi pra escola? Não sabe escrever uma frase pequena dessas... absurdo.
Por isso esse país é uma merda.
Não, por isso que funciona, ao estudar a história americana vemos que os pais fundadores (aqueles nas notas de dólar) criaram os Estados Unidos para que pessoas como vc não tenham poder nem na política nem no voto
vc mora em um dos paises mais pobres do mundo, se liga bostileiro
Bom é o seu né bostileiro?
Que pais tu vive?
@felipeneves7880 vai prá lá