Pedro Alvares Cabral: "Olha que "Coincidencia" um novo continente, totalmente ao acaso, não tem nada haver de termos a bordo do navio 3 dos melhores astrônomos do mundo, 5 dos maiores navegadores(incluindo eu), 100 dos mais habilidosos marinheiros, o melhor navio que a propria coroa financiou e com um trajeto pre-traçado por mero acaso neste mapa incrivelmente detalhado que eu estou segurando e que indica exatamente o local que deveriamos desembarcar. Que "sorte" a nossa não é rapazes..."
se não tivesse havido o terremoto de lisboa em 1755, onde se perderam a maioria dos documentos, teríamos muito mais informações das navegações e mitos como esse da descoberta acidental teriam sido extintos.
Alguns esclarecimentos sobre o assunto: Quem dominava a construção naval a nivel mundial? Quem dominava a cartografia a nivel mundial? Quem desenvolveu e inventou equipamentos para se poder navegar em mar aberto? Quem dominava a tecnologia para navegar contra os ventos e suas correntes? O que acontecia a quem divulgasse informações para fora do reino, uma vez que Lisboa estava cheio de espiões? Quem forneceu as caravelas a "Espanha"? Qual a razão de D. João II ter enviado um mensageiro antes da partida de Colombo? Qual a razao de colombo na viagem de regresso ter aportado a Lisboa e ir falar com D. João II, tendo estado serca de 8 dias, e ter causado quase uma rebelião nos navios? Qual a razão das terras descobertad terem todas os nomes portugueses e da familia dele? Quantos anos antes ja os portugueses comercializavam batata doce na Europa antes da viagem de Colombo, tendo em conta que e originaria da zona do actual Brasil? Com que intenção o Tratado de Tordesilhas foi assinado com a exigencia portuguesa de " 380 léguas "!? a oeste de Cabo Verde, se não havia nada! Confome ja vi escrito em Espanha o rei espanhol, ja desconfiava que portugal sabia algo que eles nao sabiam, nem conseguiam provar, e neste caso era a zona do pais que se veio a chamar de Brasil CUBA, TERRA PORTUGUESA SUTUADA NA PROVINCIA DO BAIXO ALENTEJO, EM PORTUGAL ONDE ESTA EXPOSTA A DOCUMENTACAO E A SUA ESTÁTUA. Columbo estou cartografia na ilha da Madeira, onde tambem e homenageado. Não é um so livro que existe sobre estes factos, alguns são de origem estrangeira, em virtude dos acontecimentos não encaixarem. São varios os países que acusam a natalidade de Colombo: Portugal, Espanha, França, Italia etc. Todos eles tem casas onde nasceu colombo!? Alguem ja imaginou o Amstrong quando regresou da Lua ter ido primeiro a Moscovo e só depois ir para osEUA, contar como decorreu a viagem! Muito mais haverá para questionar! Espanha nunca quer reconhecer oficialmente porque fica sem navegadores de relevo, e ficava como ter sido vitima do maior erredo de espionagem de sempre, infelizmente foi o que aconteceu, e ja ha muitos historiados que questionam se não foi a realidade!
A batata Doce já exestia no mundo inteiro , procure saber, é um mistério que os cientistas não conseguem descobrir, já os Portugueses foram os grandes navegadores
@@alcenofolchini6971 Existia pelos vistos no mundo, porque na realidade ela e original da zona do Brasil! Como explica a fome que existia habitualmente antes da introducao da batata e milho na europa se ja conheciam!
@@danielabreu7812 Dessa n sabia eu era a prova q faltava.me procurar pra provar o q é certo q desde 1478 q ja estavamos no Brasil. Em relação ao Colombo dizem q era da família dos Zarco ainda assim ha ligações á italia cm a rota de Toscanelli q acreditava encontrar a Índia navegando para ocidente...ainda assim n trocava nenhum dos nossos grandes navegadores por ele. Grande bem haja e um abraço
Bravo Thiago. Como português, fico abismado com a clarividência das tuas explicações e fico extremamente feliz em relembrat e saber os feitos dos meus antepasados. Bom trabalho.
Os portugueses já tinham conhecimento da existência do continente americano antes do Tratado de Tordesilhas. A exploração marítima da época jogava-se muito também no xadrez político. Com certeza existiriam viagens de exploração e de descoberta de territórios que não foram tornadas públicas, de forma a proteger os interesses de Portugal. A viagem de Pedro Álvares Cabral, por exemplo, foi aquela que foi tornada oficial. Li algures que a viagem de Bartolomeu Dias, que passou o cabo das Tormentas (hoje o cabo da Boa Esperança, na África do Sul), seria secreta, mas foi tornada pública por Cristóvão Colombo, no sentido de elogiar o grande feito do colega navegador. Claramente, a origem de Cristóvão Colombo é algo que tem de ser revisto na História Mundial, pois não há qualquer sustentação factual que mostre que Cristóvão Colombo era genovês. Seria impossível, naquela época, um plebeu italiano vir a casar com uma nobre portuguesa. E seria muito difícil, para um pobre genovês ganhar os conhecimentos para se vir a tornar um grande navegador. Isso só estaria ao alcance de famílias com grandes posses. O verdadeiro nome de Cristóvão Colombo foi Salvador Fernandes Zarco (neto de João Gonçalves Zarco, descobridor da Madeira), filho de nobres, avós: rei (de Portugal) e rainha (de Aragão). Nascido no Alentejo, provavelmente na vila de Cuba (sim, há uma Cuba em Portugal). Não sabia falar italiano nem espanhol. As poucas anotações conhecidas escritas, por ele, em espanhol, estão em "portunhol", quando portugueses tentam escrever/falar em espanhol. Existe a tese de que ele serviu como espião da Coroa portuguesa, em Espanha, sob o nome de Cristóbal Colón. Quando em Espanha, a viver em Sevilha, ele morava e convivia com portugueses que lá viviam. Na viagem de regresso das Américas ele passou primeiro por Portugal, onde falou com o rei de Portugal e visitou, também, a sua família no Alentejo. Só após isso se dirigiu a Espanha e aos reis de Castela. Há muito por revisitar na história de Cristóvão Colombo.
@Edu Mrgt. "Portugal e o Segredo de Colombo", autor Manuel da Silva Rosa A Conspiração Secreta que enganou os Reis Católicos e fez de Portugal o primeiro Império Mundial Lançamento a 8 março 2019
De facto, a tese de que Cristóvão Colombo era um espião da Coroa Portuguesa está cada vez mais reforçada pelas provas que têm vindo a ser encontradas. Algo que o reflecte de forma um tanto ou quanto pública, e como o disseste, é o nome de Cuba. Segundo se acredita, Cristóvão Colombo terá nascido em Cuba do Alentejo, em Portugal, tendo reutilizado o nome mais tarde na sua descoberta. O objectivo era desviar os espanhóis do já conhecido (mas não oficialmente) Brasil, que já se sabia ter ouro.
Muito feliz em ver um Brasileiro como o Thiago ter tanto conhecimento e ser aplaudido pelos portugueses. E... ao mesmo tempo ler mensagens de outros portugueses imbecis como: "Tem vários outros pesquisadores portugueses melhor que ele blá blá blá" 🙌😅👏
Parabéns, comecei a acompanhar os trabalhos do Thiago à pouco tempo, estou a gostar bastante, não apenas pelo conhecimento mas também pela forma descontraída como ele entrega a informação, Obrigado pela partilha de conhecimentos e uma vez mais Parabéns, Aqui dos gajos da Tuga
Caro professor, fico sempre perplexo e muito feliz em ver aprofundar e expor a verdade numa História que também é do Brasil. E que é bem mais bonita e valiosa do que o mundo pensa. Essa viagem de Vasco da Gama iniciou a globalização do mundo. Muito interessante o aspeto da lenda medieval Escocesa. É importante ressaltar que a Galécia anterior a Portugal era umbilicalmente ligada à Irlanda e Escócia na idade média baixa já que essas duas regiões foram povoadas por Galaicos segundo várias fontes e a recente descoberta genética. Existe até uma santa Irlandesa cuja cabeça se encontra sepultada em Lisboa (penso que é Santa Irene, mas penso que o nome na Irlanda é Brígida?). Outro aspeto interessante embora noutro ponto do globo é a chamada “Terra Nova” no Canadá. Como sabem português gosta de Bacalhau e tanto quanto sabemos já gostava na época dos descobrimentos. A questão é: há quanto tempo conheceriam os portugueses essas terras, sendo que agora sabemos que são geneticamente ligados aos povos das ilhas britânicas e ao mesmo tempo sabemos que os Vicking conheciam o Canadá há mais de 1000 anos? Há muito por saber. Existem vários pontos com nomes portugueses na Terra Nova por ser um ponto de pesca onde sempre paravam muitos portugueses. Em todo caso, o objetivo principal era a Índia e o Oriente (devido à Rota da Seda) e realmente para os portugueses a Índia não ficava a ocidente. Podiam ficar muitas terras provavelmente desertas, mas os portugueses buscavam - e conseguiram - a passagem para o Oriente. A segunda grande façanha será a circum-navegação feita por um capitão Português, marinheiros portugueses, técnicas, fabricos, mapas, instrumentos portugueses, mas que novamente a nossa amiga Espanha rouba para si porque não aguenta sequer partilhar um feito histórico de tal tamanho e generosidade para a humanidade. Para mim a 3a grande façanha dos descobrimentos (além da importante descoberta do Brasil que se tornou com o tempo a mais importante), é a Batalha de Diu, odiada pelos Turcos e Indianos e praticamente desconhecida - no entanto heróica e que mudou todo o curso da história da humanidade - penso que não estou a exagerar no meu ponto de vista. É caso para dizer “De nada mundo (em especial Europa)! Mas assim é a História. Parabéns pelo trabalho!!
O Colombo foi um espião português ao serviço do Rei D.João II.Este rei português sabia da existência de terra para lá dos Açores( antilhas). Recomento a leitura do livro PORTUGAL E O SEGREDO DE COLOMBO DE MANUEL DA SILVA ROSA( HISTORIADOR PORTUGUÊS A VIVER NOS ESTADOS UNIDOS DEA AMÉRICA)
Colombo não era português. Era italiano ou, mais provavelmente, espanhol. Até hoje se discute sobre a nacionalidade de Colombo, mas pesquisas, inclusive no campo da Filologia, apontam que Colombo devia ser espanhol, e, no caso, catalão. Abrs.
@@sandrocosta7310 Porquê então deu nomes exclusivamente portugueses a suas primeiras descobertas: Guadalupe, Cuba. Porquê então no regresso da primeira viagem aportou em Lisboa (com pretexto de avaria) antes de ir para a costa espanhola, e se encontrou secretamente com o rei de Portugal Dom Joao II durante vários dias? Etc. Etc...
@@JoseSilva-pq4ji O fato de Colombo dar nomes portugueses as suas primeiras descobertas e se encontrar com o Rei de Portugal antes de ir p a Espanha (lembrando q Colombo aportou nos Açores quando do retorno da primeira viagem), não significa que era português, mas que já tinha procurado o Rei de Portugal para lhe apresentar a ideia de atingir as Indias navegando para Oeste. As conversas iam bem, até a chegada dos portugueses no Cabo da Boa Esperança em 1488. Então Portugal abandonou a ideia de Colombo, e este foi pedir ajuda aos monarcas espanhóis.
@Edu Mrgt. Se possível tente adquirir o livro que o José e eu mencionamos. Está estupidamente bem escrito. Com documentos da época difícieis de refutar. Porque motivo quando ele volta da américa e desembarca em Lisboa e se reune com a corte portuguesa, o deixariam regressar a Espanha? Ele primeiro deu o serviço ao seu dono, O rei Português. Não acredito que o deixariam voltar a Espanha se estivesse tudo acordado
A verdade é que existe muitas teorias de qual seria a nacionalidade de Colombo. Muitos diziam que era italiano, mas há um documento espanhol que trata Colombo como português. Tanto que foi ele que descobriu Cuba, e há uma vila em Portugal com esse nome. Diz se que ele era de lá e nomeou o país em homenagem à sua terra natal
@@sttevens casado, com uma portuguesa, filhos portugueses, títulos Portugueses, o mapa que levou os espanhóis até a América? Tambem era português. Colombo trabalhava para a coroa portuguesa e serviu para distrair os serviçais dos espanhóis do objectivo que era a Índia. O Brazil foi um acidente
Obrigadíssimo pela lição da História que é desconhecida pela grande maioria de portugueses e pelo mundo. Agradeço que oiça no TH-cam um poema MALTA DAS NAUS de António Gedeão, um poema extraordinário dedicado ao Zé Ninguém%gente que não aparece nos livros da História ou Geografia que fizeram a grandeza deste povo. Um abraço de gratidão
Sobre a viagem de Fernão Magalhães, o relato de Pigafetta é a fonte mais importante da primeira circum navegação e ele não menciona, nem uma vez, o nome de Juan Sebastián Elcano, capitão do Victoria, provavelmente porque Elcano participou do primeiro motim contra Magalhães antes de entrar no Oceano Pacífico. Esconder o nome de Elcano foi uma maneira deliberada de negar algo que Elcano realmente não merecia, a posteridade. Pigafetta lamentou sinceramente a morte de Magalhães. Portanto, ele só tinha elogios para ele. Como secretário de Carlos V, o Sacro Imperador Romano, para quem Magalhães havia navegado, Maximiliani Transilvanus entrevistou os sobreviventes da viagem quando o navio sobrevivente de Magalhães, Vitória, retornou à Espanha em setembro de 1522. Transilvanus registrou os comentários a bordo sobre o motim que ocorreu durante a viagem de Magalhães, chamando-o de "conspiração vergonhosa e suja" entre os oficiais e soldados espanhóis. Pigafetta e Transylvanus divergem sobre quem foi o responsável pelo massacre ocorrido em Cebu, nas Filipinas. Tudo indica que Magalhaes e o seu sucessor foram assassinados por El Cano e o grupo de espanhois que tudo fizeram para boicotar a viagem. El Cano foi quem mais tentou destruir e boicotar a viagem! Ele nem sequer era dos principais capitaes para suceder a Magalhaes. Após a morte de Magalhaes, outro portugues sucedeu na liderança e tambem ele, foi outro portugues assassinado pela gangue de El Cano. Se quem partiu e quem primeiro chegou é que recebe os louros, entao tem que dar o crédito ao rapaz que prendeu a corda da amarra do navio a terra. CHEGA DE ROUBAR PORTUGAL! As fontes da viagem indicam que Magalhaes foi assassinado intencionalmente por iniciativa de El Cano e agora querem que El Cano que tudo fez para destruir a primeira viagem à volta do mundo, fique como herói? Isto prova o porquê de Portugal não ser Espanha e do Brasil não ser Argentina! O Karma pode dormir, mas nunca dorme para sempre!
Por alguma razão a sonda enviada para o espaço tem o nome de Magalhães… e nem o americanos deram a mínima para o que as autoridades espanholas dizem… Mesmo quando se comemorou internacionalmente a circunavegação por Magalhães, ninguém deu a mínima para as reclamações das autoridades espanholas de não salientar que ele era um navegador português, para não diminuir a importância de uma Espanha que ainda nem sequer existia…
Cristóvão Colombo era tão mau navegador , que tendo oferecido os seus serviços ao Rei de Portugal este viria a negar , porque sabia de antemão que C.Colombo ,era mau navegador , exemplo disso ele foi se oferecer á coroa Espanhola com o objectivo de descobrir o caminho marítimo para a Índia , só que nao contou com os ventos alísios e foi parar ao que hoje chamam de Cuba , os portugueses já sabiam da existência desse Continente Americano , pois o tratado de Tordesilhas é disso exemplo, ao terem insistido marcarem o meridiano a 300 graus a Oeste das Ilhas hoje conhecidas de Cabo Verde para que o território do Brasil fosse incluído .
Dava pra vc contar a história do maior galeão da época, que era considerado o terror dos mares?? Digo o Galeão Botafogo, que inclusive teve um bairro batizado com seu nome em sua homenagem! A história desse incrível galeão é fantástica, seria bom que vc contasse aqui neste sensacional canal!! Abraço
Galeão Botafogo, era composto por 2 castelos que eram suas extremidades continha 300 canhões, mas a tecnologia de canhão portuguesa era 200 anos dos demais países civilizados, mesmo napoleão usava canhões que os portugueses na era dos descobrimentos tinham mais evoluídos, ai vem a prova, canhões da maioria dos paises eram recarregados á frente e eram mais largos fazendo perder mais tempo de recarregar e como mais largo e munição mais pequena ia sem tanta mira nem alcance os portugueses tinham cano mais fino e na parte de traz recortaram a parte de cima usando munição pré preparada apenas colocar as cópias do que foi recortado com munição e disparar atraz a vez enquanto 1 canhão geral dava 1 bala de canhão então o português dava 6 com mais pontaria e alcance por ter cano fino fazendo o projectil sair mais certeiro e com mais impulso, fazendo contas um Galeão com 300 canhões como o Bota fogo era equivalente a 300 x 6 para 300 genéricos, fora os barcos portugueses tinham bem mais tecnologia e navegadores mais experientes é só fazer contas.
O Colombo foi um grande navegador. Por ego ou teimosia ele acreditava que encontraria uma passagem para as índias pelo oeste( Américas), por lá ele andou na maioria das terras da América Central. E navegando em terras desconhecidas, mar aberto e tornados o mar jamais conseguiu supera-lo. Também vale dizer que o Cristovão não era fidalgo. Isso só já era um empecilho para ter voz na corte e conseguir financiamento para as suas expedições. A maioria dos navegadores lusos, italianos vinham da aristocracia. Um dos acontecimentos mais geniais de Colombo, é quando naufragado na Jamaica. Como ele possuía conhecimentos astrológicos, sabendo que aconteceria um eclipse lunar pelos próximos dias. Avisou de antemão para os nativos indígenas que se surpreenderam e começaram a trata-lo como um ser divino, que tinha poder sobre a lua e os astros.
Aqui no Ceará existe um bairro chamado Vicente Pizon em Fortaleza, dizem que esse português já vinha aqui antes de 1500, trocar coisas e abastecer seus navios, alguns historiadores tentam mudar a história colocando ele como descobridor do Brasil, então sim! Os português já sabiam da existência do Brasil antes!
Vicente Pinzon veio justamente na expedição de Colombo, ele era capitão de um dos barcos. Mas como ele só passou rapidinho ninguém sabe com certeza se ele aportou no Ceará ou em outro canto.
Pinzon era espanhol, partiu de Palos, na Espanha. Depois de ter "descoberto" a América com Colombo, ele o defendeu e recebeu sua parte pela viagem, com esse dinheiro faz sua própria expedição.
@@moneydinclips550 nas viagens para contornar a África os portugueses provavelmente viam a costa do Brasil, por isso talvez Portugal quis extender a linha do tratado de Tordesilhas. Duarte Pacheco deve ter apenas comunicado isso a coroa, não se sabe se ele aportou aqui.
Vicente Pinzon já tinha vindo ao Brasil antes de Cabral. Chegou pela região de Fortaleza e foi até o rio Amazonas. A coroa portuguesa em 1500 ja veio certa em explorar a região.
Ele passou por aqui entre fevereiro ou março justamente 1 ou 2 meses antes do Cabral, só que, a diferença é que ele só viu de “longe” digamos assim não chegou em terra, ele passou na região onde é o bairro do mucuripe aqui em fortaleza, eu moro em fortaleza, e da pra dizer que, ele foi o primeiro a avistar e tomar conhecimento do Brasil ainda que não tivesse deixado nada registrado ou documentado
@@joaonetodiasneto222 mas daí como vocês falam que ele foi o primeiro se ele não deixou nada registrado? Ou tem registros de outras pessoas? Tô perguntando na curiosidade mesmo.
@@joaonetodiasneto222 Também moro em Fortaleza. Ele deixou alguns depoimentos mas nada muito detalhado. Ainda hoje há algumas controvérsias sobre em quais regiões ele passou mas já é certo que ele veio.
E muito antes do Vicente pinzon os portugueses já sabiam da existência do Brazil. Duarte Pacheco Pereira já havia explorado a costa sul Americana o que corresponde ao Brazil, isto em 1498.
Pessoal,o livro Vicente Pinzon,A descoberta do Brasil,detalha essa viagem. Aportou no que chamamos de Barra do Ceará,segundo o livro ele chegou a perder alguns homens da tripulação para indígenas. E sim navegando pela costa chegou a foz do Amazonas. "O autor do livro e Rodolfo Espíndola".
Meu caro Thiago, vc precisa mesmo de se actualizar sobre Cólon (conhecido por alguns, erradamente, por Colombo). O homem era um excelente navegador, sabia perfeitamente onde estava EM CADA MOMENTO , para onde queria ir e por onde queria vir (se reparar no trajecto da 1ª viagem, de ida e volta , não poderia ter escolhido melhor rota para aproveitar os ventos dominantes no Atlântico para se fazer aquela viagem - a não ser que acredite em coincidências). O homem era de facto um enorme navegador e dono de uma enorme cultura. Cólon fazia parte dos conselheiros marítimos do rei de Portugal (um pequeno grupo), tendo estado presente, por ex. na descrição/análise da viagem ultrassecreta de Bartolomeu Dias ao Cabo da Boa Esperança (nada mau para um "pobre náufrago tecelão", chegar a Portugal e em 2 anos fazer parte do conselho do Rei, assim como ter casado com uma das mais ricas nobres portuguesas, familiar do próprio rei...) Aquela ideia de que Colon era um pobre tecelão de Génova que de repente se transformou em Almirante é mesmo só para iludir pessoas estúpidas (ou mal informadas). Cólon nem sabia falar italiano! quando escrevia cartas a italianos fazia-o em castelhano misturado com palavras portuguesas. Colon enganou escandalosamente os Reis de Espanha, tentando convencê-los que tinha chegado à índia, embora soubesse perfeitamente que estava muito longe desta (a posição da Índia era conhecida desde a Antiguidade, estando perfeitamente localizada na obra de Ptolomeu do séc. II - livro que Cólon possuía) e que tinha na realidade descoberto novas terras (aliás, tudo leva a crer que o próprio Cólon já tinha estado no continente americano - na Terra Nova, Canadá-por volta de 1472, integrando uma expedição luso-dinamarquesa, ou seja, uns 20 ANTES de descobrir oficialmente este continente. Portanto, se quer continuar a manter o seu sucesso como historiador "fora da caixa " aí pelos Brasis, veja lá se não continua a cair nos mesmos erros comuns
@@jvcardoso1997 É, mas estas ideias estão bens expressas nas obras do dr Manuel Rosa, que me parece ter feito uma das pesquisas mais exaustivas e sérias da vida de Cólon, a nível mundial. Tendo começado por ser tradutor de obras sobre Colon, reparou nas imensas contradições do que se dizia e dedicou mais de 2o anos a pesquisar por conta própria, pensando "fora da caixa" e da corrente oficial - que raramente é contestada há quase 100 anos. A questão da nacionalidade italiana de Cólon tornou-se uma questão de afirmação política por parte daquele país, muito amplificada pela comunidade italiana radicada nos EUA
Este Professor sabe mais da nossa historia que o presidente da Republica e Costa e sem esquecer Coelhos e companhia .Temos que o levar a Portugal para explicar a esses Senhores a nossa historia dos descobrimentos .
Ilha de Cuba, tem o mesmo nome de uma Vila Portuguesa no Alentejo, onde Colombo casou. Fernandina, nome da 2@ maior ilha: A mulher de Colombo, era de família nobre portuguesa e chamava-se Fernanda. Coincidências?!!!!
@@viriatodeviseu Para ser mais preciso, chamava-se Filipa Moniz Perestrello, nascida na ilha de Porto Santo, Madeira, e foi uma nobil portuguesa e esposa de Cristóvão Colombo. Era filha de Bartolomeo Perestrello, explorador português de origem piacentina, Piacenza na Itália, e governador do Porto Santo, e de Isabel Moniz. Filipa Perestrello veio a falecer na cidade de Roma por volta de 1485 e o seu corpo foi repatriado para Portugal e sepultado em Lisboa no Convento do Carmo.
Portugal por motivo da sua estratégia sigilosa e posteriormente ao terramoto que ocorreu em Lisboa,milhares de documentos foram perdidos. Mas convém lembrar, que a história também é POLITICA. MUITAS COISAS NAO PODEM SER DIVULGADAS OU MUDADAS.
no mesmo dia (28 de Outubro) em que o navegador terá aportado à ilha de Cuba, em 1492. Segundo a tese defendida pelo historiador português Mascarenhas Barreto ("Colombo Português: Provas Documentais"), o ilustre almirante teria nascido na vila Portuguesa de Cuba em 1448..como filho ilegítimo do infante D. Fernando, duque de Viseu e de Beja, e da indocumentada "Isabel Zarco". O nome de Colombo em castelhano, Cristóbal Colón, seria um pseudónimo. E assim deu o nome da vila que nasceu a ilha Cuba.
@@RMonteiro303E é estranho um "italico" não utilizar um unico nome itálico. Tipo "cabo Etna" o "ilha de São Marcos" "ilha São de Teodoro ou ilha de São João Baptista padroeiro de genova Na sua maioria são nomes até ultizados pelos Portugueses em africa anos antes. Nossa Senhora da Conceição padroeiro de Portugal. Ilha concepción...
Se a tese de Mascarenhas Barreto estiver certa, Cristóvão era meio irmão da Rainha Dª. Leonor (fundadora das Misericórdias) que casou com D. João II, e meio irmão também de D. Manuel I
Ótima explicação os portugueses avançavam mais para o Oeste para pegar o ventos para levar ao sul, chamada de volta do mar citado por Vasco da Gama. E na volta subindo até os Açores para chegar na Europa.
A controvérsias li em um livro com documentos, que se falava que ele era português com origem judaica. A questão do tratado foi mudado por este fator, o livro em questão relata que Colombo era português infiltrado na corte espanhola , tanto que Cristóvão quando descobriu a “ América “, quando ele retornou atracou nas ilhas de Açores em vez de ficar nas Ilhas Canárias. Onde recebeu a visita de don João ll onde passou as informações privilegiadas , antes de ir para o reino de Aragão, tanto que anos depois foi acusado de espionagem. Dizer que foi acaso, de maneira alguma, porque já se tinha informações de que os fenícios tiveram no Brasil antes dos portugueses e eles tinham esta informação e fizeram um vasto estudo, primeiro descobriram a ilha de Açores e o cabo das tormentas com O navegador Bartolomeu Dias.
Quando Cristovão Colombo retorno, antes de aportar em Espanha, aportou em Lisboa indo ter com el Rei D. João II que estava em Almeirim, e lhe disse que tinha descoberto a Índia. D. João II riu com graça e deixou que a asneira seguisse adiante...porque o Rei já estava a par do verdadeiro caminho para a Índia desde 1488 ano em que Bartolomeu Dias dobrou o cabo das tormentas...
Eu tive a sorte de ter professores excepcionais tanto nas escola primaria como na escola secundaria. A uma das minhas professoras de historia foi de facto excepcional. Numa altura em que ninguem falava de Catal Huyuk ela falou e pos a claro o que essa descoberta arqueologica colocou em causana historia do mundo e civilizacao. No que respeita a época dos Descobrimentos ela foi excepcional sublinhando o que foi dito aqui no que concerne o mapeamento da costa de Africa e o descobrimento oficial do Brazil. Tudo o que foi dito é bem verdade. Mas of factor demográfico foi igualmente importante . No século XVI Portugal não atingia os dois milhões de habitantes. Como e que um país com tão pouca população conseguiu o que foi feito? Guerras com países europeus como a Holanda e a Inglaterra com muitas vezes o numero da população portuguesa era uma conclusão da superioridade de números. Se Portugal fosse demograficamente tao grande como os ingleses ou holandeses ou a França talvez o resultado dessas guerras tivesse sido diferente.
O Eduardo Bueno nem historiador é, não passa de um jornalista de esquerda que não para de distorcer a história tal como é feito há anos nas salas de aula.
Na verdade a esposa de Colombo era Portuguesa se eu nao estiver errado, pelo que me lembro de ter estudado ele tinha solicitado a cidadania Portuguesa. Ele solicitou ajuda do rei Portugues para iniciar as suas navegações, o rei Portugues teria negado bancar o projeto dele e então ele foi pedir apoio para o Rei Espanhol
Na epoca não havia solicitar cidadania portuguesa. Era portugues quem nascia em portugal e pronto. O mais estranho é que a mulher dele D. Beatriz, era filha do governador da madeira. Na epoca os nobres só podia casar com nobres. Logo ele não era mercador genoves se não não podia casar com ela.
Colombo foi genial e heróico, embora tentem desmerecer seu feito. É verdade que os portugueses foram os maiores navegadores de seu tempo. Ainda antes de Colombo, em 1478 (ou data próxima) o português João Vaz Corte Real foi o primeiro europeu a chegar ao Canadá (estando inclusive, homenageado com uma estátua em Açores). Cristóvão Colombo sabia que encontraria terras ao navegar para oeste. Mas enfrentar o desconhecido, o "mar oceano", diretamente para oeste, muito além do Estreito de Gibraltar era uma tarefa para poucos. Tanto que ele precisava enganar a tripulação, mostrando distâncias menores do que realmente eram percorridas, ou enfrentaria um motim.
Sim Leif Erikson chegou ao continente americano por cruzar territórios com pouca distancia de mar, Noroega, Dinamarca, Grã-Bretanha, Islândia, Gronelândia e só depois América, a diferença dele para colombo é que embora tivesse o "Longboat" só poderia passar por mar de pouca distância da terra, porque precisaria de reparar seus barcos já a Caravela poderia navegar a favor do vento e contra vento assim como transportar mais carga e tripulação, com o pormenor de mar aberto precisando bem menos vezes de reparar seus navios.
Uma rectificação, o infante D. Henrique nunca navegou , ele organizava as expedições e fundou a escola de Sagres, primeiro centro de estudos maritimos e cartograficos, mas nunca embarcou em nenhuma expedição.
8:00 E milhares de anos antes os asiáticos chegaram tanto na América do sul através de navegações com pequenas embarcações e no norte através do estreiro de bering
é disso q eu to falando kkkkkkk e o pior que as escolas não ensinam essas coisas básicas... aí o rebanho de leigo aumenta... mas né kkkkkkkkkkkkk sei q nada sei
Pois, um Cristóbal Colón genovês que não falava italiano nem genovês, que era filho dum humilde tecelão genovês, emigrou para Portugal onde casou com a filha dum nobre capitão donatário do Porto Santo. Coisa inaudita no século XV. E não só, os portugueses ensinaram-no a navegar, mesmo sendo estrangeiro e sendo que todos os assuntos da navegação eram segredo de estado, tão bem guardado que nem as cartas de navegação eram desenhadas com as posições corretas para que se caissem noutras mãos de pouco servissem. Colón falava e escrevia português e castelhano, coisa normal num português do século XV, mas italiano não. E quando se procuraram parentes de Colón duzentos anos depois para herdar a fortuna que deixou, nenhum dos muitos pretendentes conseguiu provar a sua ascendência. A fortuna ficou por decisão judicial num primo afastado que tinha em Portugal. Ao voltar da sua primeira viagem às Indias, a primeira terra onde desembarcou foi a portuguesa ilha de Santa Maria, e a segunda foi Lisboa onde se encontrou com o rei seu primo natural. E isto antes de seguir para Sevilla e prestar contas aos seus patronos, os reis católicos, Isabel e Fernando. Naquela altura todo o interesse de Portugal era afastar os castelhanos de Africa e da India, e foi isso que Colón fez, mandando-os para o hemisfério ocidental, o mais longe possível da zona de interesse de Lisboa. Colón tinha boas razões para pensar que navegando a rota do sol encontraria a India. Tinha vivido na Madeira e encontrado objetos a flutuar que só podiam vir de terras a ocidente, e tinha os roteiros de Zheng He que os portugueses adquiriram em Roma e mantiveram sempre em segredo.
Olha que não. Há duas certezas: - não era genovês - era português - filho ilegítimo do rei - espião do reino de Portugal (a viagem de volta de 1492, a primeira paragem foi em Lisboa - relatório ao rei). - a maior prova são os locais nomeados no mapa por Colombo, são dezenas as referências de nomes iguais e nas mesmas posições relativas, ao local onde Colombo nasceu e foi criado. Numa aldeia no Alentejo.
Uma carta de D. João II de Portugal para Cristóvão Colombo, recentemente descoberta, lança a perspetiva de que o navegador genovês seria uma espécie de agente duplo ao serviço da Coroa portuguesa com a missão de encaminhar os castelhanos para longe da Índia. Por outro lado, o Tratado de Tordesilhas procurava, antes de mais, assegurar o domínio da rota para a India, a questão do território que seria o Brasil ficaria para mais tarde.
Sou português e discordo em muitos pontos em relação ao que foi dito aqui. Sim, os portugueses foram negociar com os espanhóis e com o papa, sabendo da existência do Brasil de antemão. O nome Brasil se refere à cor vermelha de uma madeira usada para tingir tecidos que os portugueses encontraram nesse território. A ´´descoberta`` do Brasil foi muito provavelmente um acaso, uma vez que os portugueses tinham que navegar para o centro do Oceano Atlântico para apanhar os fortes ventos que os levariam mais rapidamente para a Africa do Sul, é muito provável que uma tempestade no mar os tenha catapultado na direção oposta, ou seja, na diagonal esquerda. Em relação ao Cristóvão Colombo, existem fortes indícios que ele era um espião português ao serviço na coroa espanhola. Dessa forma, os portugueses estavam sempre a par em relação ao que os espanhóis tinham em mãos, mas os espanhóis não sabiam o que os portugueses tinham. Os espanhóis nunca irão admitir que foram enganados e os italianos nunca irão aceitar isso por uma questão de orgulho e vaidade. Por fim, a maior mentira que está sendo disseminada atualmente, diz respeito a uma hipotética presença de Vikings na América do Norte. Essa mentira agrada aos escandinavos em primeiro lugar, mas também aos ingleses e norte americanos de descendência anglo-saxónica. Em primeiro lugar, os Vikings não tinham barcos apropriados para navegar em mar aberto, muito menos no Atlântico Norte. Em segundo lugar, os Vikings navegavam sempre junto à costa e sempre para sul, eles sabiam que as populações de zonas mais temperadas tinham mais riquezas para eles saquearem, ou are mesmo para estabelecerem colonias (Grã-Bretanha). A mentira Viking norte americana está a ser projetada na cabeça das pessoas através de filmes, series de televisão e vídeo jogos.
A ideias de que os Vikings com aquelas embarcações e sem instrumentos de navegação poderiam ter chegado aos Açores ou aos EUA é completamente lunática.
Assim eles inventaram a Bússola e a Rosa dos Ventos para se orientarem Fernao de Magalhães fêz tbm a Circum- navegação 'volta ao Mundo por Mar Provando tbm que a Terra é Redonda Tbm Gago Coutinho e, Sacadura Cabral foram os pioneiros na travessia Atlântica de Lisboa ao Brasil em avionete a qual está em exposição em Belém local onde também partiram as Caravelas Portuguesas Um abraço de Portugal
@@viriatodeviseu Está mais que provado que Colombo era Português ,natural duma terra chamada Cuba ,situada numa província portuguesa o Alentejo .Segundo reza a história quando Colombo chegou a ilha de Cuba ficou encantado com a sua beleza. Recordou-se da sua terra natal e batizou a linda ilha com o nome da sua terra distante.O que e certo e que essa linda ilha de chama Cuba.
Aconselho o livro - o português Cristóvão Colombo agente secreto do rei d, João II, Cristóvão não e italiano, nasceu em Cuba, na província do Alentejo em Portugal. Como pode um italiano ter acesso a informações secretas e náuticas da coroa portuguesa? Naquele tempo não havia mistura de classes. O SIGILO ERA TOTAL.
e outra coisa. Colombo morou vários anos em Porto Santo/Madeira. Casou com Filipa Perestrelo, filha do donatário daquela ilha. Os casamentos entre gente de categoria elevada só se podiam fazer com autorização do Rei. Viajou com outros navegadores Portugueses até à Guiné. Ninguém podia viajar até essas paragens sem o conhecimento do Rei.
2:31 Existe uma teoria que quando o Pedro Alveres Cabral chegou ao Brasil ele econtrou um homem português que já estava no Brasil 30 anos antes da descoberta oficial do Brasil
Elementar, @@rafaelericksson3973 . Nem precisa ser historiador pra duvidar da afirmação de que a viagem de Colombo durou uma semana (acho que ele se equivocou ao falar em uma semana). Fosse de fato uma semana, ele (Colombo) não teria enfrentado várias tentativas de motins em sua expedição, justamente porque os marinheiros já estavam de-saco-cheio de tanto ver água e mais água, sem sequer sinal de Terra por quase 100 dias.
Alô Brasil ...conhcem a história dos Cortereal ? De Tavira e que foram capitães donatários nos Açores. Chegaram ao Canadá 20 anos antes de Colombo...um abraço e felicidades para o programa 😏
Cristóvão Colon, como ele assinava as cartas enviadas para o filho, é um pseudônimo de Salvador Gonçalves Zarco, um agente duplo a mando de D. João II n corte espanhola para impedir a ida castelhana para a Índia.
Toda a gente sabe onde fica as Antilhas! Ok e sabem o significado dela e sua origem? Antilhas vem da palavra portuguesa ante-illa que designa algo (ilha) que aparece antes de ( de um continente) em direção a qual a viagem e feita.
ante significava que está em frente. As Antilhas seriam, portanto, as ilhas que estavam em frente...de Portugal. Mas se verificar no mapa de Cantino, as Antilhas estão identificadas como Antilhas del Rey de Castella, provavelmente para as distinguir das Antilhas do Rei de Portugal : a Terra nova e a costa do Canadá, identificadas e frequentadas por pescadores de bacalhau portugueses décadas antes da "descoberta" de Cólon
Não existem provas concretas mas há vários indícios de que Cristóvão Colombo tenha sido português, incluindo o facto de ter nascido na Vila de Cuba, no Alentejo.
Caro Thiago, me explique:porque Colombo estava em Santarém junto com João II, na reunião com a apresentação do relatório de Bartolomeu Dias, sobre a passagem da ponta Sul da Africa.u Outra porque Colombo voltou da primeira viagem, e fondeou em Lisboa antes de dar a notícia oficial aos reis de Castela. Outra apresenta um nome das terras descobertas por Colombo , que tenha um nome genovês, etc,etc,etc.
Aconselho a leitura do livro de Manuel da Silva Rosa, Portugal e o segredo de Colombo, a tese do genovês os próprios espanhóis a desmontaram...a partir deste livro têm que provar é que não é português.
Fiquei interessada nesse livro pq eu sou da família Perestrelo e os Perestrelos são uma única família em Portugal, descendentes de Bartolomeu Perestrelo (navegador que descobriu a ilha de Porto Santo) e ele teve uma única filha legítima, a Filipa Moniz Perestrelo que casou com Cristóvão Colombo e todos os Perestrelos vimos desse casamento entre a Filipa Moniz Perestrelo e o Cristóvão Colombo e toda a sua descendência está cá em Portugal é um indício dele ser português (não é prova, claro)e o facto dele ter falado primeiro com o rei português antes do espanhol é um indício (novamente não é prova) de que ele era português devido aos princípios da época da lealdade ao seu rei. Vou ver se encontro esse livro, MTS felicidades
Colombo vivia em Portugal independentemente do seu local de nascimento, era súbdito do rei de Portugal como se dizia na época, não havia passaportes! ele casou com a filha do governador da Madeira e aprendeu as técnicas da navegação com os portugueses, e Pizón aprendeu com ele, na sua viagem à América Central Eles iam para o Atlântico norte justamente por causa do tratado de Alcáçovas, os portugueses que cruzavam os mares eram pessoas de grande conhecimento, não esquecer isso, Coimbra um dos maiores centros do mundo de ensino nos séculos passados, tinha além da universidade, 27 colégios religiosos podem verificar na internet, ainda existem muitos desses edifícios e no Brasil aconteceu o mesmo, foi construído como uma extensão de Portugal e em 300 anos, com os portugueses, os nativos passaram de caçadores/coletores ao nível de civilização do século XVIII e XIX , o que na Europa levou 3 mil anos a acontecer
Cristóvão Colombo era o nome cristão dado como Cristophorus Columbus, familia de cristãos novos, tanto que na sua assinatura, sempre escrevia Xptos. Deixando claro a sua mensagem tanto para judeus como para cristãos. A ilha onde nasceu ora era de Génova, ora da Espanha. Fernão de Aragón, tinha com ele uma rixa, devido a sua família ser de pescadores, contrabandistas e piratas, e dizem ter causado perdas a Fernão. Seu irmão foi cartógrafo em Portugal, aprendendo muito com os segredos dos recém foragidos templários e seus mapas árabes, entre eles o famoso atlas de Piri Reis. Dizer que Colombo não representou uma abertura a navegação e ao domínio da Europa na América é um desatino. Obviamente não desmerecendo as grandes navegações portuguesas que tanto contribuíram.
Os Portugueses estavam mais preocupados na descoberta do caminho para a Índia e depois de descobrirem, andaram no vai e vem, no trato das especiarias. As terras da América Central, onde Pinzon andou, não era a nossa praia. Os Espanhóis, andavam na busca do ouro e da prata. Pinzon andou pelas bandas do Panamá. O nosso ouro, na época, eram as especiarias. Lisboa com as especiarias era um grande centro de comércio na Europa!!!
A única presença de Colombo nos Açores dá-se na viagem de regresso. Para cumprir uma promessa de rezar na primeira terra firme que encontra-se e se reabastecer, parou na Ilha de Santa Maria.
O mais incrível é que nós portugueses aprendemos na escola que sim, Brasil foi uma " "descoberta" acidental", mas também aprendemos as negociações do tratado de Tordesilhas, faz sentido...
Era genovês, veio para Portugal com 4 anos, viveu nos Açores e ali casou com uma portuguesa. Usou barcos portugueses ao serviço de espanha. Portugal tinha muito melhor em Portugal.
Mas fazia sentido eles dizerem: "sabemos que não tem NADA até esse ponto, porque já navegamos por aqui; se tiver algo, talvez tenha DEPOIS de tal ponto".
Pedro Alvares Cabral foi pôr no mapa do tratado de Tordesilhas o Brasil ( que já tinha sido, descoberto em 1497 ) e depois seguiu o seu destino que era a Índia.
A própria divisão administrativa da colônia brasileira indica que os Portugueses compreendiam bem as influências das correntes e ventos. As colônias do norte tinham uma rota de navegação, e as do nordeste (de Rio Grande do norte para baixo), tinham outra. Isso já indicava uma massa territorial ali no meio. Isso era sabido há tempos, as divisões das correntes e dos ventos. Os portugueses eram muito bons nisso desde o início dos 1400, afinal, de um lado era a Espanha, de outro o oceano.
O próprio colombo quando regressou da América não foi para Espanha mas sim para Lisboa para contar a novidade ao Rei português. Os espanhóis nunca foram um povo marítimo, andarem sempre a reboque dos expansionismo português.Houve um Papa(espanhol) que deu as ilhas Canárias( que eram portuguesas) a Espanha. Até hoje.
Sobre as Ilhas Canárias, que eram Portuguesas mas Espanha sempre as reivindicou, convém esclarecer o seguinte; O filho único de D. João II e de Dª. Leonor (Princesa Perfeitíssima, que fez as Misericórdias) estava de casamento marcado, por palavras de futuro, com a Isabel, filha dos Reis Católicos. Como o filho do Rei tinha apenas 7 anos e a Isabel 12, através do Tratado de Alcáçovas ficou combinado que ficariam em MOURA aos cuidados de Dª. Beatriz (mãe da Rainha Leonor e de D. Manuel I e tia também da ISABEL a Católica, já que a mãe da Católica era irmã de Dª. Beatriz) até à idade de casar por palavras de presente. Nesse tratado, ficou escrito que Portugal renunciava em definitivo, às ilhas Canárias Esclareço que a Dª. Beatriz era a mulher mais poderosa do Reino. Além de ser herdeira de muitos teres e haveres, também o marido herdou tudo o que era do Infante D. Henrique. Em MOURA Dª. Beatriz era quem mandava mesmo!!! Entretanto, o filho único (Real) faleceu num desastre de cavalo, um desastre muito "duvidoso". Resulta que o casamento não se fez e Isabel regressou a Espanha para o palácio dos seus Pais. Já que estou com a mão na massa, esclareço o seguinte; Foi com esta ISABEL que D. Manuel I veio a casar em primeiras núpcias. A princípio Isabel não queria...mas disse que sim, impondo uma condição que era: Expulsão dos Judeus...e aí é que foi o diabo!!! Eram os judeus que tinham o dinheiro, eram matemáticos, astrólogos, médicos , etc. as nossas navegações sofrerem muito com esta expulsão. Esta Isabel era católica fanática! Mas, como D. Manuel queria a toda a força ficar com o Reino Espanhol para os seus filhos, acedeu. Ainda houve aquela coisa de fazer dos judeus cristãos novos, mas o desastre estava feito. Tiveram um filho, D. Miguel de La Paz que foi jurado como sucessor do Reino de Espanha, só que aos 2 anos faleceu. E faleceu também a Isabel! De novo D. Manuel bateu à porta dos ex-sogros pedindo a mão da 3ª. filha, Dª. Maria que lhe deu 9 filhos. A 2ª. filha dos Católicos é que herdou o trono. Chamava-se JOANA que ficou conhecida na história como; Joana a louca!
@@viriatodeviseu esse pequeno tumulo de D. Miguel de La Paz pode ser visto ao lado dos reis católicos na mesma crípta na Catedral de Granada onde estão sepultados.
Compensação ,pela proibição dos castelhanos navegarem para sul dessas ilhas, sob pena instituída pela coroa portuguesa de morte por lançamento à água dos marinheiros e destruição ou apreensão do navio !
Há evidências sim Thiago. TODAS!!!! Aconselho a ler um livro de um historiador que investiga sobre esse caso chamado Portugal e o segredo de Colombo, ele mostra fotos e documentos que comprovam que ele era português. Primeiro em Espanha eles chamavam-no de o Português, depois ele por várias vezes trata Portugal como a sua terra e depois usa maneirinhos portugueses para falar castelhano, o famoso portunhol que só um português usa. Entre outras coisas, como por exemplo ele não era pobre e fazia parte da Nobreza portuguesa sim, basta ver com quem ele se casou aqui em POrtugal, com uma senhora da nobreza. NUNCA na vida deixavam ela casar com alguém que não tivesse brasão.
Sabe história de Portugal a fundo mesmo. Tudo correto. Conversa com muito boa onda de ouvir. Também se explorava a Oeste no sec. XV, supostamente Portugal foi até ao Canadá em 1472. Colombo era um aventureiro espertalhão e usou cálculos errados do perímetro da Terra, por isso a coroa portuguesa agradeceu e recusou o projeto dele, e tb por isso ele pensou até morrer que tinha chegado até à India Gostava de Portugal, ao regressar ficou uma semana em Lisboa bem recebido por D. João II que estava interessado em saber tudo o que ele descobriu, e Colombo contou, antes de contar aos seu rei patrocinador em Madrid Lol.
IMPOSSIVEL. Como um aventureiro seja de que pais europeu pode casar com uma mulher da grande nobreza portuguesa? Só uma soluçao: sendo ele mesmo nobre! (era casado com a filha de Moniz Perestrelo, Grande nobre da casa real e descobridor da Madeira)
O tratado de Tordesilhas foi a consequência da navegaçâo e pretensa descoberta da América, uma vez que os castelhanos souberam que havia terra teriam de ser postos pontos no is para determinar o que seria de quem no presente e no futuro ,com a benção do papa Alexandre Vl (que por acaso era castelhano !!)
@@vascombvanzeller As Américas já estavam descobertas muito antes do Tratado de Tordesilhas. Este foi só para garantir terras para o Império Português pois como Portugal já havia descoberto o caminho marítimo às Indias, a leste do continente Europeu, Tudo a oeste da Europa seria de Espanha. Diga-se de passagem ninguém acreditava na existência de terra a oeste do planeta naquela época. ;)
Todos eles com as cartas marítimas dos Portugueses, incrível o k a Morte de um Rei muda a história do Mundo, e de uma nação, neste caso o Dom Sebastião!
Cristovão Colombo foi um dos maiores navegadores de todos os tempos,foi um homem a frente do seu tempo. Quem conhece a sua história sebe que Colombo foi um gênio...
Na verdade 1415 marca o início das descobertas, no entanto o que sucedeu foi uma primeira expansão portuguesa fora do continente europeu, com a conquista de Ceuta no Norte de África.
Tem uma pedra onde a galera voa de asa delta no arpuador que tem escritas ,com carácteres do alfabeto fenício.Na América do Norte na Groelândia,Alasca e Canadá teve acertamentos vikings com vestígios de suas passagens e moradias.
A pedra do arpoador tem apenas um fenômeno natural O que REALMENTE foi encontrado de estranho no RJ foram ânforas Gregas/Púnicas/Romanas no fundo da Baía de Guanabara! No mais, no topo de uma das ilhas dos Açores, no momento do descobrimento da ilha por Portugal, foi encontrada uma estátua equestre, com o braço erguido, apontando em direção ao Brasil...
Afirmativo. E já agora sabe porque Canadá se chama Canadá? Os Cortes Reais nasceram em Tavira num lugar chamado; CANADA (Canada tem haver com canadas (diz-se canádas) que normalmente crescem nas margens dos rios)
Eu vi em algum lugar, que foi Vasco da Gama que deu a dica pro Cabral que teria terra pra cá, parece que ele não viu terra, mas viu Garças ( mas sua missão era ir a Índia, não descobrir terras)
Sim. Essa dica de Vasco da Gama e de outros navegadores existiu mesmo! A explicação é simples; Nas tentativas que os navegadores Portugueses faziam, no sentido de chegarem à Índia, tinha que bordejar muito a oeste (costas do Brasil) a fim de obterem os melhores ventos que os levassem para o cabo das tormentas. De cada vez que bordejavam mais além, iam encontrando árvores, troncos, aves de grande porte. Era uma indicação que, navegando ainda mais além, encontravam terra. Foi o que aconteceu com Pedro Álvares Cabral!!!
Entrar numa caravela portuguesa no século 16 para dobrar a África era o mesmo que entrar numa nave espacial para ir para outra galáxia.
Sim, achar outros povos foi o mesmo que encontrar vida extraterrestre.
As pessoas hoje em dia não têm noção do feito dos portugueses
Pois é, e vemos diversos “especialistas” aqui chamando navegadores de burros. Triste realidade da nova educação tupiniquim
provavelmente o pseudo especialista não chega ao supermercado sem GPS! é um animal
Eh verdade
Este homem devia vir a Portugal como convidado honorário e discursar em todas as faculdades! Gênio!
Muitas das coisas que ele sabe foi estudar a Portugal
Ele é dos poucos que teve o privilégio de ter conhecimento dos livros da Torre do Tombo
e calar os flores estufa da extrema esquerda
@@josecaetano2388 não faltam historiadores ainda mais calibre em Portugal. Basta procurar um pouco...
Ele é português. Mas vive no Brasil e é professor universitário.
Aqui no Brasil a gente não aprende nada de história portuguesa e das navegações.
Mas eu jurava que aí em Portugal era diferente.
Pedro Alvares Cabral: "Olha que "Coincidencia" um novo continente, totalmente ao acaso, não tem nada haver de termos a bordo do navio 3 dos melhores astrônomos do mundo, 5 dos maiores navegadores(incluindo eu), 100 dos mais habilidosos marinheiros, o melhor navio que a propria coroa financiou e com um trajeto pre-traçado por mero acaso neste mapa incrivelmente detalhado que eu estou segurando e que indica exatamente o local que deveriamos desembarcar. Que "sorte" a nossa não é rapazes..."
Morri 🤣🤣🤣🤣🤣
Malandro é Malandro!
Ver Hermano Saraiva descoberta do brasil
Vasco da Gama já tinha descoberto que havia terra para oa lados que era o Brasil na sua viagem de regresso da Índia.
@@FM-yt6xf aí ele mandou uma carta para o Cabral falando: ''confirma lá pra noix''
Eu pedi tanto esse convidado no twitter, e agora fico feliz em ver ele no Monark e aqui no A Deriva
Tem um tempão que marco ele no Vilela mas ele só chama quando aparece no Monark kkk
se não tivesse havido o terremoto de lisboa em 1755, onde se perderam a maioria dos documentos, teríamos muito mais informações das navegações e mitos como esse da descoberta acidental teriam sido extintos.
Alguns esclarecimentos sobre o assunto:
Quem dominava a construção naval a nivel mundial?
Quem dominava a cartografia a nivel mundial?
Quem desenvolveu e inventou equipamentos para se poder navegar em mar aberto?
Quem dominava a tecnologia para navegar contra os ventos e suas correntes?
O que acontecia a quem divulgasse informações para fora do reino, uma vez que Lisboa estava cheio de espiões?
Quem forneceu as caravelas a "Espanha"?
Qual a razão de D. João II ter enviado um mensageiro antes da partida de Colombo?
Qual a razao de colombo na viagem de regresso ter aportado a Lisboa e ir falar com D. João II, tendo estado serca de 8 dias, e ter causado quase uma rebelião nos navios?
Qual a razão das terras descobertad terem todas os nomes portugueses e da familia dele?
Quantos anos antes ja os portugueses comercializavam batata doce na Europa antes da viagem de Colombo, tendo em conta que e originaria da zona do actual Brasil?
Com que intenção o Tratado de Tordesilhas foi assinado com a exigencia portuguesa de " 380 léguas "!? a oeste de Cabo Verde, se não havia nada!
Confome ja vi escrito em Espanha o rei espanhol, ja desconfiava que portugal sabia algo que eles nao sabiam, nem conseguiam provar, e neste caso era a zona do pais que se veio a chamar de Brasil
CUBA, TERRA PORTUGUESA SUTUADA NA PROVINCIA DO BAIXO ALENTEJO, EM PORTUGAL ONDE ESTA EXPOSTA A DOCUMENTACAO E A SUA ESTÁTUA.
Columbo estou cartografia na ilha da Madeira, onde tambem e homenageado.
Não é um so livro que existe sobre estes factos, alguns são de origem estrangeira, em virtude dos acontecimentos não encaixarem.
São varios os países que acusam a natalidade de Colombo:
Portugal, Espanha, França, Italia etc.
Todos eles tem casas onde nasceu colombo!?
Alguem ja imaginou o Amstrong quando regresou da Lua ter ido primeiro a Moscovo e só depois ir para osEUA, contar como decorreu a viagem!
Muito mais haverá para questionar!
Espanha nunca quer reconhecer oficialmente porque fica sem navegadores de relevo, e ficava como ter sido vitima do maior erredo de espionagem de sempre, infelizmente foi o que aconteceu, e ja ha muitos historiados que questionam se não foi a realidade!
A batata Doce já exestia no mundo inteiro , procure saber, é um mistério que os cientistas não conseguem descobrir, já os Portugueses foram os grandes navegadores
@@alcenofolchini6971 Existia pelos vistos no mundo, porque na realidade ela e original da zona do Brasil!
Como explica a fome que existia habitualmente antes da introducao da batata e milho na europa se ja conheciam!
GRANDE PORTUGAL W
@@danielabreu7812 Dessa n sabia eu era a prova q faltava.me procurar pra provar o q é certo q desde 1478 q ja estavamos no Brasil.
Em relação ao Colombo dizem q era da família dos Zarco ainda assim ha ligações á italia cm a rota de Toscanelli q acreditava encontrar a Índia navegando para ocidente...ainda assim n trocava nenhum dos nossos grandes navegadores por ele.
Grande bem haja e um abraço
Bravo Thiago. Como português, fico abismado com a clarividência das tuas explicações e fico extremamente feliz em relembrat e saber os feitos dos meus antepasados.
Bom trabalho.
Se um dia colocarem portugueses em uma nave pela galáxia, eles fazem um mapa completo do caminho de ida e volta, eles eram incríveis.
iam passar de planeta em planeta, matando os nativos e roubando os minérios.
Deixa de ser ignorantes e não vás por o que os outros te contam?
Estuda a sério a história do país onde nasceste.
Saúde.
bem capaz mesmo
"Quem quer passar além do Bojador tem que passar além da dor."
Os portugueses já tinham conhecimento da existência do continente americano antes do Tratado de Tordesilhas. A exploração marítima da época jogava-se muito também no xadrez político. Com certeza existiriam viagens de exploração e de descoberta de territórios que não foram tornadas públicas, de forma a proteger os interesses de Portugal. A viagem de Pedro Álvares Cabral, por exemplo, foi aquela que foi tornada oficial. Li algures que a viagem de Bartolomeu Dias, que passou o cabo das Tormentas (hoje o cabo da Boa Esperança, na África do Sul), seria secreta, mas foi tornada pública por Cristóvão Colombo, no sentido de elogiar o grande feito do colega navegador.
Claramente, a origem de Cristóvão Colombo é algo que tem de ser revisto na História Mundial, pois não há qualquer sustentação factual que mostre que Cristóvão Colombo era genovês. Seria impossível, naquela época, um plebeu italiano vir a casar com uma nobre portuguesa. E seria muito difícil, para um pobre genovês ganhar os conhecimentos para se vir a tornar um grande navegador. Isso só estaria ao alcance de famílias com grandes posses.
O verdadeiro nome de Cristóvão Colombo foi Salvador Fernandes Zarco (neto de João Gonçalves Zarco, descobridor da Madeira), filho de nobres, avós: rei (de Portugal) e rainha (de Aragão). Nascido no Alentejo, provavelmente na vila de Cuba (sim, há uma Cuba em Portugal).
Não sabia falar italiano nem espanhol. As poucas anotações conhecidas escritas, por ele, em espanhol, estão em "portunhol", quando portugueses tentam escrever/falar em espanhol.
Existe a tese de que ele serviu como espião da Coroa portuguesa, em Espanha, sob o nome de Cristóbal Colón. Quando em Espanha, a viver em Sevilha, ele morava e convivia com portugueses que lá viviam.
Na viagem de regresso das Américas ele passou primeiro por Portugal, onde falou com o rei de Portugal e visitou, também, a sua família no Alentejo. Só após isso se dirigiu a Espanha e aos reis de Castela.
Há muito por revisitar na história de Cristóvão Colombo.
@Edu Mrgt. "Portugal e o Segredo de Colombo", autor Manuel da Silva Rosa
A Conspiração Secreta que enganou os Reis Católicos e fez de Portugal o primeiro Império Mundial
Lançamento a 8 março 2019
Estranho, na escola nunca nos sabiam dizer a nacionalidade do Cristóvão colombo, e que não se sabia muito sobre a sua vida
Comentário perfeito. Parabéns 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
De facto, a tese de que Cristóvão Colombo era um espião da Coroa Portuguesa está cada vez mais reforçada pelas provas que têm vindo a ser encontradas. Algo que o reflecte de forma um tanto ou quanto pública, e como o disseste, é o nome de Cuba. Segundo se acredita, Cristóvão Colombo terá nascido em Cuba do Alentejo, em Portugal, tendo reutilizado o nome mais tarde na sua descoberta. O objectivo era desviar os espanhóis do já conhecido (mas não oficialmente) Brasil, que já se sabia ter ouro.
👌🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Muito feliz em ver um Brasileiro como o Thiago ter tanto conhecimento e ser aplaudido pelos portugueses. E... ao mesmo tempo ler mensagens de outros portugueses imbecis como: "Tem vários outros pesquisadores portugueses melhor que ele blá blá blá" 🙌😅👏
Parabéns, comecei a acompanhar os trabalhos do Thiago à pouco tempo, estou a gostar bastante, não apenas pelo conhecimento mas também pela forma descontraída como ele entrega a informação, Obrigado pela partilha de conhecimentos e uma vez mais Parabéns,
Aqui dos gajos da Tuga
Caro professor, fico sempre perplexo e muito feliz em ver aprofundar e expor a verdade numa História que também é do Brasil. E que é bem mais bonita e valiosa do que o mundo pensa. Essa viagem de Vasco da Gama iniciou a globalização do mundo. Muito interessante o aspeto da lenda medieval Escocesa. É importante ressaltar que a Galécia anterior a Portugal era umbilicalmente ligada à Irlanda e Escócia na idade média baixa já que essas duas regiões foram povoadas por Galaicos segundo várias fontes e a recente descoberta genética. Existe até uma santa Irlandesa cuja cabeça se encontra sepultada em Lisboa (penso que é Santa Irene, mas penso que o nome na Irlanda é Brígida?). Outro aspeto interessante embora noutro ponto do globo é a chamada “Terra Nova” no Canadá. Como sabem português gosta de Bacalhau e tanto quanto sabemos já gostava na época dos descobrimentos. A questão é: há quanto tempo conheceriam os portugueses essas terras, sendo que agora sabemos que são geneticamente ligados aos povos das ilhas britânicas e ao mesmo tempo sabemos que os Vicking conheciam o Canadá há mais de 1000 anos? Há muito por saber. Existem vários pontos com nomes portugueses na Terra Nova por ser um ponto de pesca onde sempre paravam muitos portugueses. Em todo caso, o objetivo principal era a Índia e o Oriente (devido à Rota da Seda) e realmente para os portugueses a Índia não ficava a ocidente. Podiam ficar muitas terras provavelmente desertas, mas os portugueses buscavam - e conseguiram - a passagem para o Oriente. A segunda grande façanha será a circum-navegação feita por um capitão Português, marinheiros portugueses, técnicas, fabricos, mapas, instrumentos portugueses, mas que novamente a nossa amiga Espanha rouba para si porque não aguenta sequer partilhar um feito histórico de tal tamanho e generosidade para a humanidade. Para mim a 3a grande façanha dos descobrimentos (além da importante descoberta do Brasil que se tornou com o tempo a mais importante), é a Batalha de Diu, odiada pelos Turcos e Indianos e praticamente desconhecida - no entanto heróica e que mudou todo o curso da história da humanidade - penso que não estou a exagerar no meu ponto de vista. É caso para dizer “De nada mundo (em especial Europa)! Mas assim é a História. Parabéns pelo trabalho!!
O Colombo foi um espião português ao serviço do Rei D.João II.Este rei português sabia da existência de terra para lá dos Açores( antilhas). Recomento a leitura do livro PORTUGAL E O SEGREDO DE COLOMBO DE MANUEL DA SILVA ROSA( HISTORIADOR PORTUGUÊS A VIVER NOS ESTADOS UNIDOS DEA AMÉRICA)
Obrigado,vc sabe me recomendar outros bons livros? eu e meu irmão adoramos historia!
Colombo não era português. Era italiano ou, mais provavelmente, espanhol. Até hoje se discute sobre a nacionalidade de Colombo, mas pesquisas, inclusive no campo da Filologia, apontam que Colombo devia ser espanhol, e, no caso, catalão. Abrs.
@@sandrocosta7310 Porquê então deu nomes exclusivamente portugueses a suas primeiras descobertas: Guadalupe, Cuba. Porquê então no regresso da primeira viagem aportou em Lisboa (com pretexto de avaria) antes de ir para a costa espanhola, e se encontrou secretamente com o rei de Portugal Dom Joao II durante vários dias? Etc. Etc...
@@JoseSilva-pq4ji O fato de Colombo dar nomes portugueses as suas primeiras descobertas e se encontrar com o Rei de Portugal antes de ir p a Espanha (lembrando q Colombo aportou nos Açores quando do retorno da primeira viagem), não significa que era português, mas que já tinha procurado o Rei de Portugal para lhe apresentar a ideia de atingir as Indias navegando para Oeste. As conversas iam bem, até a chegada dos portugueses no Cabo da Boa Esperança em 1488. Então Portugal abandonou a ideia de Colombo, e este foi pedir ajuda aos monarcas espanhóis.
@Edu Mrgt. Se possível tente adquirir o livro que o José e eu mencionamos. Está estupidamente bem escrito. Com documentos da época difícieis de refutar. Porque motivo quando ele volta da américa e desembarca em Lisboa e se reune com a corte portuguesa, o deixariam regressar a Espanha? Ele primeiro deu o serviço ao seu dono, O rei Português. Não acredito que o deixariam voltar a Espanha se estivesse tudo acordado
A verdade é que existe muitas teorias de qual seria a nacionalidade de Colombo. Muitos diziam que era italiano, mas há um documento espanhol que trata Colombo como português. Tanto que foi ele que descobriu Cuba, e há uma vila em Portugal com esse nome. Diz se que ele era de lá e nomeou o país em homenagem à sua terra natal
Só que o nome que ele deu à ilha que conhecemos como Cuba foi Juana.
Culto, Livre, Seguro, Entusiasta...um verdadeiro português de outros tempos...
O Thiago Braga é incrível, adoro ver os vídeos dele.
Show mesmo
A maneira como ele conta os fatos é algo q prende vc. Amei. Vou seguir ele. N conhecia
,Meu caro Colombo é Português!!
Tem que estudar, os factos !
Analise os documentos comprovativos!!!
@@ruipolonio9305 nunca foi
@@sttevens casado, com uma portuguesa, filhos portugueses, títulos Portugueses, o mapa que levou os espanhóis até a América? Tambem era português.
Colombo trabalhava para a coroa portuguesa e serviu para distrair os serviçais dos espanhóis do objectivo que era a Índia. O Brazil foi um acidente
É muito louco imaginar a maneira que esses caras estraram pra história do MUNDO
Obrigada! Fabulosa a sua explanação sobre a nossa história portuguesa!
Obrigadíssimo pela lição da História que é desconhecida pela grande maioria de portugueses e pelo mundo.
Agradeço que oiça no TH-cam um poema MALTA DAS NAUS de António Gedeão, um poema extraordinário dedicado ao Zé Ninguém%gente que não aparece nos livros da História ou Geografia que fizeram a grandeza deste povo.
Um abraço de gratidão
Os seus conteúdos/conversas informais, são deliciosas.
Mui informativo, diálogo bem estruturado e sem pontas soltas.
Óptimo serviço público!
Sobre a viagem de Fernão Magalhães, o relato de Pigafetta é a fonte mais importante da primeira circum navegação e ele não menciona, nem uma vez, o nome de Juan Sebastián Elcano, capitão do Victoria, provavelmente porque Elcano participou do primeiro motim contra Magalhães antes de entrar no Oceano Pacífico. Esconder o nome de Elcano foi uma maneira deliberada de negar algo que Elcano realmente não merecia, a posteridade.
Pigafetta lamentou sinceramente a morte de Magalhães. Portanto, ele só tinha elogios para ele.
Como secretário de Carlos V, o Sacro Imperador Romano, para quem Magalhães havia navegado, Maximiliani Transilvanus entrevistou os sobreviventes da viagem quando o navio sobrevivente de Magalhães, Vitória, retornou à Espanha em setembro de 1522.
Transilvanus registrou os comentários a bordo sobre o motim que ocorreu durante a viagem de Magalhães, chamando-o de "conspiração vergonhosa e suja" entre os oficiais e soldados espanhóis. Pigafetta e Transylvanus divergem sobre quem foi o responsável pelo massacre ocorrido em Cebu, nas Filipinas. Tudo indica que Magalhaes e o seu sucessor foram assassinados por El Cano e o grupo de espanhois que tudo fizeram para boicotar a viagem.
El Cano foi quem mais tentou destruir e boicotar a viagem! Ele nem sequer era dos principais capitaes para suceder a Magalhaes. Após a morte de Magalhaes, outro portugues sucedeu na liderança e tambem ele, foi outro portugues assassinado pela gangue de El Cano. Se quem partiu e quem primeiro chegou é que recebe os louros, entao tem que dar o crédito ao rapaz que prendeu a corda da amarra do navio a terra. CHEGA DE ROUBAR PORTUGAL! As fontes da viagem indicam que Magalhaes foi assassinado intencionalmente por iniciativa de El Cano e agora querem que El Cano que tudo fez para destruir a primeira viagem à volta do mundo, fique como herói?
Isto prova o porquê de Portugal não ser Espanha e do Brasil não ser Argentina!
O Karma pode dormir, mas nunca dorme para sempre!
Por alguma razão a sonda enviada para o espaço tem o nome de Magalhães… e nem o americanos deram a mínima para o que as autoridades espanholas dizem…
Mesmo quando se comemorou internacionalmente a circunavegação por Magalhães, ninguém deu a mínima para as reclamações das autoridades espanholas de não salientar que ele era um navegador português, para não diminuir a importância de uma Espanha que ainda nem sequer existia…
Como e possível haver uma investigação do ADN de Colombo, da qual informaram divulgar os resultados em Outubro de 2021 e estamos em junho de 2022.
Excelente esse senhor. Faz falta no Brasil.
Excelente ! Reviveu minha vontade de estudar história!
Cristóvão Colombo era tão mau navegador , que tendo oferecido os seus serviços ao Rei de Portugal este viria a negar , porque sabia de antemão que C.Colombo ,era mau navegador , exemplo disso ele foi se oferecer á coroa Espanhola com o objectivo de descobrir o caminho marítimo para a Índia , só que nao contou com os ventos alísios e foi parar ao que hoje chamam de Cuba , os portugueses já sabiam da existência desse Continente Americano , pois o tratado de Tordesilhas é disso exemplo, ao terem insistido marcarem o meridiano a 300 graus a Oeste das Ilhas hoje conhecidas de Cabo Verde para que o território do Brasil fosse incluído .
Enorme este Homem...TB...Parabéns
Dava pra vc contar a história do maior galeão da época, que era considerado o terror dos mares??
Digo o Galeão Botafogo, que inclusive teve um bairro batizado com seu nome em sua homenagem!
A história desse incrível galeão é fantástica, seria bom que vc contasse aqui neste sensacional canal!!
Abraço
Ele conta! Não sei se foi no Monark ou outro podcast, mas ele fala a história inteira. Bem legal msm
Galeão Botafogo, era composto por 2 castelos que eram suas extremidades continha 300 canhões, mas a tecnologia de canhão portuguesa era 200 anos dos demais países civilizados, mesmo napoleão usava canhões que os portugueses na era dos descobrimentos tinham mais evoluídos, ai vem a prova, canhões da maioria dos paises eram recarregados á frente e eram mais largos fazendo perder mais tempo de recarregar e como mais largo e munição mais pequena ia sem tanta mira nem alcance os portugueses tinham cano mais fino e na parte de traz recortaram a parte de cima usando munição pré preparada apenas colocar as cópias do que foi recortado com munição e disparar atraz a vez enquanto 1 canhão
geral dava 1 bala de canhão então o português dava 6 com mais pontaria e alcance por ter cano fino fazendo o projectil sair mais certeiro e com mais impulso, fazendo contas um Galeão com 300 canhões como o Bota fogo era equivalente a 300 x 6 para 300 genéricos, fora os barcos portugueses tinham bem mais tecnologia e navegadores mais experientes é só fazer contas.
que grande lição de historia!muito bom e obrigado.
O Colombo foi um grande navegador. Por ego ou teimosia ele acreditava que encontraria uma passagem para as índias pelo oeste( Américas), por lá ele andou na maioria das terras da América Central. E navegando em terras desconhecidas, mar aberto e tornados o mar jamais conseguiu supera-lo. Também vale dizer que o Cristovão não era fidalgo. Isso só já era um empecilho para ter voz na corte e conseguir financiamento para as suas expedições. A maioria dos navegadores lusos, italianos vinham da aristocracia.
Um dos acontecimentos mais geniais de Colombo, é quando naufragado na Jamaica. Como ele possuía conhecimentos astrológicos, sabendo que aconteceria um eclipse lunar pelos próximos dias. Avisou de antemão para os nativos indígenas que se surpreenderam e começaram a trata-lo como um ser divino, que tinha poder sobre a lua e os astros.
Aqui no Ceará existe um bairro chamado Vicente Pizon em Fortaleza, dizem que esse português já vinha aqui antes de 1500, trocar coisas e abastecer seus navios, alguns historiadores tentam mudar a história colocando ele como descobridor do Brasil, então sim! Os português já sabiam da existência do Brasil antes!
Vicente Pinzon veio justamente na expedição de Colombo, ele era capitão de um dos barcos.
Mas como ele só passou rapidinho ninguém sabe com certeza se ele aportou no Ceará ou em outro canto.
Até o ano de 1500 tá errado porque se não me engano veio uma expedição militar antes cerca de 1495-1499 e 1500 foi um ano simbólico
Até no vídeo: 5:00
Pinzon era espanhol, partiu de Palos, na Espanha. Depois de ter "descoberto" a América com Colombo, ele o defendeu e recebeu sua parte pela viagem, com esse dinheiro faz sua própria expedição.
@@filipenunes304 Duarte Pacheco Pereira eu li que parece que ele veio antes
@@moneydinclips550 nas viagens para contornar a África os portugueses provavelmente viam a costa do Brasil, por isso talvez Portugal quis extender a linha do tratado de Tordesilhas.
Duarte Pacheco deve ter apenas comunicado isso a coroa, não se sabe se ele aportou aqui.
Vicente Pinzon já tinha vindo ao Brasil antes de Cabral. Chegou pela região de Fortaleza e foi até o rio Amazonas. A coroa portuguesa em 1500 ja veio certa em explorar a região.
Ele passou por aqui entre fevereiro ou março justamente 1 ou 2 meses antes do Cabral, só que, a diferença é que ele só viu de “longe” digamos assim não chegou em terra, ele passou na região onde é o bairro do mucuripe aqui em fortaleza, eu moro em fortaleza, e da pra dizer que, ele foi o primeiro a avistar e tomar conhecimento do Brasil ainda que não tivesse deixado nada registrado ou documentado
@@joaonetodiasneto222 mas daí como vocês falam que ele foi o primeiro se ele não deixou nada registrado? Ou tem registros de outras pessoas? Tô perguntando na curiosidade mesmo.
@@joaonetodiasneto222 Também moro em Fortaleza. Ele deixou alguns depoimentos mas nada muito detalhado. Ainda hoje há algumas controvérsias sobre em quais regiões ele passou mas já é certo que ele veio.
E muito antes do Vicente pinzon os portugueses já sabiam da existência do Brazil. Duarte Pacheco Pereira já havia explorado a costa sul Americana o que corresponde ao Brazil, isto em 1498.
Pessoal,o livro Vicente Pinzon,A descoberta do Brasil,detalha essa viagem.
Aportou no que chamamos de Barra do Ceará,segundo o livro ele chegou a perder alguns homens da tripulação para indígenas.
E sim navegando pela costa chegou a foz do Amazonas.
"O autor do livro e Rodolfo Espíndola".
Obrigado!!! Que lição de história.....
Meu caro Thiago, vc precisa mesmo de se actualizar sobre Cólon (conhecido por alguns, erradamente, por Colombo). O homem era um excelente navegador, sabia perfeitamente onde estava EM CADA MOMENTO , para onde queria ir e por onde queria vir (se reparar no trajecto da 1ª viagem, de ida e volta , não poderia ter escolhido melhor rota para aproveitar os ventos dominantes no Atlântico para se fazer aquela viagem - a não ser que acredite em coincidências).
O homem era de facto um enorme navegador e dono de uma enorme cultura. Cólon fazia parte dos conselheiros marítimos do rei de Portugal (um pequeno grupo), tendo estado presente, por ex. na descrição/análise da viagem ultrassecreta de Bartolomeu Dias ao Cabo da Boa Esperança (nada mau para um "pobre náufrago tecelão", chegar a Portugal e em 2 anos fazer parte do conselho do Rei, assim como ter casado com uma das mais ricas nobres portuguesas, familiar do próprio rei...) Aquela ideia de que Colon era um pobre tecelão de Génova que de repente se transformou em Almirante é mesmo só para iludir pessoas estúpidas (ou mal informadas). Cólon nem sabia falar italiano! quando escrevia cartas a italianos fazia-o em castelhano misturado com palavras portuguesas.
Colon enganou escandalosamente os Reis de Espanha, tentando convencê-los que tinha chegado à índia, embora soubesse perfeitamente que estava muito longe desta (a posição da Índia era conhecida desde a Antiguidade, estando perfeitamente localizada na obra de Ptolomeu do séc. II - livro que Cólon possuía) e que tinha na realidade descoberto novas terras (aliás, tudo leva a crer que o próprio Cólon já tinha estado no continente americano - na Terra Nova, Canadá-por volta de 1472, integrando uma expedição luso-dinamarquesa, ou seja, uns 20 ANTES de descobrir oficialmente este continente.
Portanto, se quer continuar a manter o seu sucesso como historiador "fora da caixa " aí pelos Brasis, veja lá se não continua a cair nos mesmos erros comuns
interessante
@@jvcardoso1997 É, mas estas ideias estão bens expressas nas obras do dr Manuel Rosa, que me parece ter feito uma das pesquisas mais exaustivas e sérias da vida de Cólon, a nível mundial.
Tendo começado por ser tradutor de obras sobre Colon, reparou nas imensas contradições do que se dizia e dedicou mais de 2o anos a pesquisar por conta própria, pensando "fora da caixa" e da corrente oficial - que raramente é contestada há quase 100 anos. A questão da nacionalidade italiana de Cólon tornou-se uma questão de afirmação política por parte daquele país, muito amplificada pela comunidade italiana radicada nos EUA
Adorei a conversa de vcs. So esta faltando uns mapinhas para ajudar a visualizar. Obrigada
Este Professor sabe mais da nossa historia que o presidente da Republica e Costa e sem esquecer Coelhos e companhia .Temos que o levar a Portugal para explicar a esses Senhores a nossa historia dos descobrimentos .
Ilha de Cuba, tem o mesmo nome de uma Vila Portuguesa no Alentejo, onde Colombo casou. Fernandina, nome da 2@ maior ilha: A mulher de Colombo, era de família nobre portuguesa e chamava-se Fernanda. Coincidências?!!!!
Coincidências ou ;)
Tem uma vila chamada Cuba?
@@Solek95 sim tem no Alentejo em Portugal.
Fernanda? Nada, chamava-se Filipa Perestrelo. Tiveram até um filho!!!
@@viriatodeviseu Para ser mais preciso, chamava-se Filipa Moniz Perestrello, nascida na ilha de Porto Santo, Madeira, e foi uma nobil portuguesa e esposa de Cristóvão Colombo. Era filha de Bartolomeo Perestrello, explorador português de origem piacentina, Piacenza na Itália, e governador do Porto Santo, e de Isabel Moniz. Filipa Perestrello veio a falecer na cidade de Roma por volta de 1485 e o seu corpo foi repatriado para Portugal e sepultado em Lisboa no Convento do Carmo.
Fantástico este jovem senhor...
Portugal por motivo da sua estratégia sigilosa e posteriormente ao terramoto que ocorreu em Lisboa,milhares de documentos foram perdidos. Mas convém lembrar, que a história também é POLITICA. MUITAS COISAS NAO PODEM SER DIVULGADAS OU MUDADAS.
Sobre esta matéria, aconselho a leitura do livro "Portugal e o segredo de Colombo" de Manuel da Silva Rosa.
No me interesa
@@Playstationshort cara .......e quem é k se interessa por aquilo k você se interessa ou não ?!?!?!?!??!!?
@@rogeriogouveia9147 no es NO y no me interesa
@@rogeriogouveia9147 🤣😂🤣😂
no mesmo dia (28 de Outubro) em que o navegador terá aportado à ilha de Cuba, em 1492.
Segundo a tese defendida pelo historiador português Mascarenhas Barreto ("Colombo Português: Provas Documentais"), o ilustre almirante teria nascido na vila Portuguesa de Cuba em 1448..como filho ilegítimo do infante D. Fernando, duque de Viseu e de Beja, e da indocumentada "Isabel Zarco". O nome de Colombo em castelhano, Cristóbal Colón, seria um pseudónimo.
E assim deu o nome da vila que nasceu a ilha Cuba.
E á volta de Cuba no Alentejo tens outras aldeias com nomes que se deram a diversas ilhas nas Caraíbas.
@@RMonteiro303E é estranho um "italico" não utilizar um unico nome itálico.
Tipo "cabo Etna" o "ilha de São Marcos" "ilha São de Teodoro ou ilha de São João Baptista padroeiro de genova
Na sua maioria são nomes até ultizados pelos Portugueses em africa anos antes.
Nossa Senhora da Conceição padroeiro de Portugal.
Ilha concepción...
Se a tese de Mascarenhas Barreto estiver certa, Cristóvão era meio irmão da Rainha Dª. Leonor (fundadora das Misericórdias) que casou com D. João II, e meio irmão também de D. Manuel I
Ótima explicação os portugueses avançavam mais para o Oeste para pegar o ventos para levar ao sul, chamada de volta do mar citado por Vasco da Gama.
E na volta subindo até os Açores para chegar na Europa.
Na cidade do Rio de Janeiro existe um clube de futebol chamado Vasco da Gama, seu símbolo é uma caravela com a cruz de malta.
A controvérsias li em um livro com documentos, que se falava que ele era português com origem judaica. A questão do tratado foi mudado por este fator, o livro em questão relata que Colombo era português infiltrado na corte espanhola , tanto que Cristóvão quando descobriu a “ América “, quando ele retornou atracou nas ilhas de Açores em vez de ficar nas Ilhas Canárias. Onde recebeu a visita de don João ll onde passou as informações privilegiadas , antes de ir para o reino de Aragão, tanto que anos depois foi acusado de espionagem. Dizer que foi acaso, de maneira alguma, porque já se tinha informações de que os fenícios tiveram no Brasil antes dos portugueses e eles tinham esta informação e fizeram um vasto estudo, primeiro descobriram a ilha de Açores e o cabo das tormentas com O navegador Bartolomeu Dias.
No Piauí há vestígios dos fenícios.
Quando Cristovão Colombo retorno, antes de aportar em Espanha, aportou em Lisboa indo ter com el Rei D. João II que estava em Almeirim, e lhe disse que tinha descoberto a Índia.
D. João II riu com graça e deixou que a asneira seguisse adiante...porque o Rei já estava a par do verdadeiro caminho para a Índia desde 1488 ano em que Bartolomeu Dias dobrou o cabo das tormentas...
Os fenícios foram povos que ocuparam Portugal e Espanha bem antes dos romanos deixando suas culturas também
@@mvbg1977 fenícios? Lá calhando, também cartagineses. Ver guerras púnicas, sfv. Aproveitar e ver povos pré romanos da ibéria.
Que discurso! Não devias meter tanta maconha antes de escrever
Eu tive a sorte de ter professores excepcionais tanto nas escola primaria como na escola secundaria. A uma das minhas professoras de historia foi de facto excepcional. Numa altura em que ninguem falava de Catal Huyuk ela falou e pos a claro o que essa descoberta arqueologica colocou em causana historia do mundo e civilizacao. No que respeita a época dos Descobrimentos ela foi excepcional sublinhando o que foi dito aqui no que concerne o mapeamento da costa de Africa e o descobrimento oficial do Brazil. Tudo o que foi dito é bem verdade. Mas of factor demográfico foi igualmente importante . No século XVI Portugal não atingia os dois milhões de habitantes. Como e que um país com tão pouca população conseguiu o que foi feito? Guerras com países europeus como a Holanda e a Inglaterra com muitas vezes o numero da população portuguesa era uma conclusão da superioridade de números. Se Portugal fosse demograficamente tao grande como os ingleses ou holandeses ou a França talvez o resultado dessas guerras tivesse sido diferente.
Thiago Braga e Eduardo Bueno são os melhores que existem, se tiver algum outro eu discordo completamente, os caras são lendas contemporâneas!
O Eduardo Bueno nem historiador é, não passa de um jornalista de esquerda que não para de distorcer a história tal como é feito há anos nas salas de aula.
O Mar dos Sargaços ( nas Caraíbas ) já eram conhecidos dos portugueses muitas décadas antes de Colombo.
Falou e disse !!!
Na verdade a esposa de Colombo era Portuguesa se eu nao estiver errado, pelo que me lembro de ter estudado ele tinha solicitado a cidadania Portuguesa. Ele solicitou ajuda do rei Portugues para iniciar as suas navegações, o rei Portugues teria negado bancar o projeto dele e então ele foi pedir apoio para o Rei Espanhol
educação brasileira ja ensinou grandes mentiras
Kkkkk acho q vi , num filme não lembro, talvez, acho q ,
Nada de conclusão só achismo.
Eu vi no Pernalonga
Na epoca não havia solicitar cidadania portuguesa. Era portugues quem nascia em portugal e pronto. O mais estranho é que a mulher dele D. Beatriz, era filha do governador da madeira. Na epoca os nobres só podia casar com nobres. Logo ele não era mercador genoves se não não podia casar com ela.
@@carlosferreira3751 Tinha sim,uma pessoa nascida em um país podia se naturalizar em outro se o governo permitisse
Muito bom ouvir conhecimento 🙏
Colombo foi genial e heróico, embora tentem desmerecer seu feito.
É verdade que os portugueses foram os maiores navegadores de seu tempo. Ainda antes de Colombo, em 1478 (ou data próxima) o português João Vaz Corte Real foi o primeiro europeu a chegar ao Canadá (estando inclusive, homenageado com uma estátua em Açores).
Cristóvão Colombo sabia que encontraria terras ao navegar para oeste. Mas enfrentar o desconhecido, o "mar oceano", diretamente para oeste, muito além do Estreito de Gibraltar era uma tarefa para poucos. Tanto que ele precisava enganar a tripulação, mostrando distâncias menores do que realmente eram percorridas, ou enfrentaria um motim.
Leif Erikson, um viking convertido, foi o primeiro a chegar ao continente americano, muito embora sua descoberta tenha sido perdida
Sim Leif Erikson chegou ao continente americano por cruzar territórios com pouca distancia de mar, Noroega, Dinamarca, Grã-Bretanha, Islândia, Gronelândia e só depois América, a diferença dele para colombo é que embora tivesse o "Longboat" só poderia passar por mar de pouca distância da terra, porque precisaria de reparar seus barcos já a Caravela poderia navegar a favor do vento e contra vento assim como transportar mais carga e tripulação, com o pormenor de mar aberto precisando bem menos vezes de reparar seus navios.
Noruegueses foram os primeiros europeus a chegarem no continente americano. Isso já é um fato.
Uma rectificação, o infante D. Henrique nunca navegou , ele organizava as expedições e fundou a escola de Sagres, primeiro centro de estudos maritimos e cartograficos, mas nunca embarcou em nenhuma expedição.
Muito bom,.. parabéns
Parabéns ao conteúdo
8:00 E milhares de anos antes os asiáticos chegaram tanto na América do sul através de navegações com pequenas embarcações e no norte através do estreiro de bering
é disso q eu to falando kkkkkkk e o pior que as escolas não ensinam essas coisas básicas... aí o rebanho de leigo aumenta... mas né kkkkkkkkkkkkk sei q nada sei
Excelente 😊
Pois, um Cristóbal Colón genovês que não falava italiano nem genovês, que era filho dum humilde tecelão genovês, emigrou para Portugal onde casou com a filha dum nobre capitão donatário do Porto Santo. Coisa inaudita no século XV. E não só, os portugueses ensinaram-no a navegar, mesmo sendo estrangeiro e sendo que todos os assuntos da navegação eram segredo de estado, tão bem guardado que nem as cartas de navegação eram desenhadas com as posições corretas para que se caissem noutras mãos de pouco servissem. Colón falava e escrevia português e castelhano, coisa normal num português do século XV, mas italiano não.
E quando se procuraram parentes de Colón duzentos anos depois para herdar a fortuna que deixou, nenhum dos muitos pretendentes conseguiu provar a sua ascendência. A fortuna ficou por decisão judicial num primo afastado que tinha em Portugal.
Ao voltar da sua primeira viagem às Indias, a primeira terra onde desembarcou foi a portuguesa ilha de Santa Maria, e a segunda foi Lisboa onde se encontrou com o rei seu primo natural. E isto antes de seguir para Sevilla e prestar contas aos seus patronos, os reis católicos, Isabel e Fernando.
Naquela altura todo o interesse de Portugal era afastar os castelhanos de Africa e da India, e foi isso que Colón fez, mandando-os para o hemisfério ocidental, o mais longe possível da zona de interesse de Lisboa.
Colón tinha boas razões para pensar que navegando a rota do sol encontraria a India. Tinha vivido na Madeira e encontrado objetos a flutuar que só podiam vir de terras a ocidente, e tinha os roteiros de Zheng He que os portugueses adquiriram em Roma e mantiveram sempre em segredo.
Olha que não.
Há duas certezas:
- não era genovês
- era português
- filho ilegítimo do rei
- espião do reino de Portugal (a viagem de volta de 1492, a primeira paragem foi em Lisboa - relatório ao rei).
- a maior prova são os locais nomeados no mapa por Colombo, são dezenas as referências de nomes iguais e nas mesmas posições relativas, ao local onde Colombo nasceu e foi criado. Numa aldeia no Alentejo.
Uma carta de D. João II de Portugal para Cristóvão Colombo, recentemente descoberta, lança a perspetiva de que o navegador genovês seria uma espécie de agente duplo ao serviço da Coroa portuguesa com a missão de encaminhar os castelhanos para longe da Índia. Por outro lado, o Tratado de Tordesilhas procurava, antes de mais, assegurar o domínio da rota para a India, a questão do território que seria o Brasil ficaria para mais tarde.
Sou português e discordo em muitos pontos em relação ao que foi dito aqui.
Sim, os portugueses foram negociar com os espanhóis e com o papa, sabendo da existência do Brasil de antemão.
O nome Brasil se refere à cor vermelha de uma madeira usada para tingir tecidos que os portugueses encontraram nesse território.
A ´´descoberta`` do Brasil foi muito provavelmente um acaso, uma vez que os portugueses tinham que navegar para o centro do Oceano Atlântico para apanhar os fortes ventos que os levariam mais rapidamente para a Africa do Sul, é muito provável que uma tempestade no mar os tenha catapultado na direção oposta, ou seja, na diagonal esquerda.
Em relação ao Cristóvão Colombo, existem fortes indícios que ele era um espião português ao serviço na coroa espanhola.
Dessa forma, os portugueses estavam sempre a par em relação ao que os espanhóis tinham em mãos, mas os espanhóis não sabiam o que os portugueses tinham.
Os espanhóis nunca irão admitir que foram enganados e os italianos nunca irão aceitar isso por uma questão de orgulho e vaidade.
Por fim, a maior mentira que está sendo disseminada atualmente, diz respeito a uma hipotética presença de Vikings na América do Norte.
Essa mentira agrada aos escandinavos em primeiro lugar, mas também aos ingleses e norte americanos de descendência anglo-saxónica.
Em primeiro lugar, os Vikings não tinham barcos apropriados para navegar em mar aberto, muito menos no Atlântico Norte.
Em segundo lugar, os Vikings navegavam sempre junto à costa e sempre para sul, eles sabiam que as populações de zonas mais temperadas tinham mais riquezas para eles saquearem, ou are mesmo para estabelecerem colonias (Grã-Bretanha).
A mentira Viking norte americana está a ser projetada na cabeça das pessoas através de filmes, series de televisão e vídeo jogos.
bem dito
A ideias de que os Vikings com aquelas embarcações e sem instrumentos de navegação poderiam ter chegado aos Açores ou aos EUA é completamente lunática.
Isso não é hipótese. Noruegueses foram os primeiros europeus a chegarem no continente Americano.
Este rapaz é fantástico.
top demais amo a historia
Assim eles inventaram a Bússola e a Rosa dos Ventos para se orientarem
Fernao de Magalhães fêz tbm a Circum- navegação 'volta ao Mundo por Mar
Provando tbm que a Terra é Redonda
Tbm Gago Coutinho e, Sacadura Cabral foram os pioneiros na travessia Atlântica de Lisboa ao Brasil em avionete a qual está em exposição em Belém local onde também partiram as Caravelas Portuguesas
Um abraço de Portugal
Rota dos ventos ou rosa dos ventos???
não esquecer o ASTROLÁBIO !
@@viriatodeviseu Está mais que provado que Colombo era Português ,natural duma terra chamada Cuba ,situada numa província portuguesa o Alentejo .Segundo reza a história quando Colombo chegou a ilha de Cuba ficou encantado com a sua beleza. Recordou-se da sua terra natal e batizou a linda ilha com o nome da sua terra distante.O que e certo e que essa linda ilha de chama Cuba.
Bússola foi inventada pelos chineses e a rosa dos ventos já existia desde a antiguidade.
Aconselho o livro - o português Cristóvão Colombo agente secreto do rei d, João II, Cristóvão não e italiano, nasceu em Cuba, na província do Alentejo em Portugal. Como pode um italiano ter acesso a informações secretas e náuticas da coroa portuguesa? Naquele tempo não havia mistura de classes. O SIGILO ERA TOTAL.
e outra coisa. Colombo morou vários anos em Porto Santo/Madeira. Casou com Filipa Perestrelo, filha do donatário daquela ilha. Os casamentos entre gente de categoria elevada só se podiam fazer com autorização do Rei.
Viajou com outros navegadores Portugueses até à Guiné. Ninguém podia viajar até essas paragens sem o conhecimento do Rei.
Claro,só assim se compreende a escolha do nome de Cuba, um vocábulo que só existia em Portugal !!
@@viriatodeviseu Já estive na casa museu dele no Porto Santo (vivo na Madeira)
2:31 Existe uma teoria que quando o Pedro Alveres Cabral chegou ao Brasil ele econtrou um homem português que já estava no Brasil 30 anos antes da descoberta oficial do Brasil
A navegação de Colombo, desde a Espanha até a América, demorou meses, e não uma semana, como afirmou o entrevistado.
Jajá o Perry chama vc para falar de história
@@celiomestre não debocha do cara sem pesquisar antes, foram três meses a viagem de Colombo e não uma semana como esse "historiador" falou.
Pior que eu pesquisei e confirmo seu comentário ;-;
Que triste.
Elementar, @@rafaelericksson3973 . Nem precisa ser historiador pra duvidar da afirmação de que a viagem de Colombo durou uma semana (acho que ele se equivocou ao falar em uma semana). Fosse de fato uma semana, ele (Colombo) não teria enfrentado várias tentativas de motins em sua expedição, justamente porque os marinheiros já estavam de-saco-cheio de tanto ver água e mais água, sem sequer sinal de Terra por quase 100 dias.
@@rafaelericksson3973 debocho sempre
Saint Brendan. Não era escocês, era IRLANDÊS. A ilha mítica de Hy-Brasil.
Alô Brasil ...conhcem a história dos Cortereal ? De Tavira e que foram capitães donatários nos Açores. Chegaram ao Canadá 20 anos antes de Colombo...um abraço e felicidades para o programa 😏
Os Corte-Reais era de uma localidade perto de Tavira chamada de; CANADA
A pedra de Dayton explica muita coisa.
Era apelidado de Lavrador, daí a península canadense de “Labrador”.
Cristóvão Colon, como ele assinava as cartas enviadas para o filho, é um pseudônimo de Salvador Gonçalves Zarco, um agente duplo a mando de D. João II n corte espanhola para impedir a ida castelhana para a Índia.
João Ramalho já vivia no Brasil a anos qdo chegou Cabral.
Toda a gente sabe onde fica as Antilhas! Ok e sabem o significado dela e sua origem? Antilhas vem da palavra portuguesa ante-illa que designa algo (ilha) que aparece antes de ( de um continente) em direção a qual a viagem e feita.
ante significava que está em frente. As Antilhas seriam, portanto, as ilhas que estavam em frente...de Portugal.
Mas se verificar no mapa de Cantino, as Antilhas estão identificadas como Antilhas del Rey de Castella, provavelmente para as distinguir das Antilhas do Rei de Portugal : a Terra nova e a costa do Canadá, identificadas e frequentadas por pescadores de bacalhau portugueses décadas antes da "descoberta" de Cólon
Não existem provas concretas mas há vários indícios de que Cristóvão Colombo tenha sido português, incluindo o facto de ter nascido na Vila de Cuba, no Alentejo.
Caro Thiago, me explique:porque Colombo estava em Santarém junto com
João II, na reunião com a apresentação do relatório de Bartolomeu Dias, sobre a passagem da ponta Sul da Africa.u
Outra porque Colombo voltou da primeira viagem, e fondeou em Lisboa antes de dar a notícia oficial aos reis de Castela. Outra apresenta um nome das terras descobertas por Colombo
, que tenha um nome genovês, etc,etc,etc.
Até porque ele deu o nome de Cuba, porque aparentemente ele nasceu naquela cidade alentejana
Aconselho a leitura do livro de Manuel da Silva Rosa, Portugal e o segredo de Colombo, a tese do genovês os próprios espanhóis a desmontaram...a partir deste livro têm que provar é que não é português.
Fiquei interessada nesse livro pq eu sou da família Perestrelo e os Perestrelos são uma única família em Portugal, descendentes de Bartolomeu Perestrelo (navegador que descobriu a ilha de Porto Santo) e ele teve uma única filha legítima, a Filipa Moniz Perestrelo que casou com Cristóvão Colombo e todos os Perestrelos vimos desse casamento entre a Filipa Moniz Perestrelo e o Cristóvão Colombo e toda a sua descendência está cá em Portugal é um indício dele ser português (não é prova, claro)e o facto dele ter falado primeiro com o rei português antes do espanhol é um indício (novamente não é prova) de que ele era português devido aos princípios da época da lealdade ao seu rei. Vou ver se encontro esse livro, MTS felicidades
Andreia ele era Colon e não Colombo, e mais, não era o nome dele, Colon quer dizer membro.
@@SidonioPando certo,mas em português de Portugal é Colombo.
Colombo vivia em Portugal independentemente do seu local de nascimento, era súbdito do rei de Portugal como se dizia na época, não havia passaportes!
ele casou com a filha do governador da Madeira e aprendeu as técnicas da navegação com os portugueses,
e Pizón aprendeu com ele, na sua viagem à América Central
Eles iam para o Atlântico norte justamente por causa do tratado de Alcáçovas,
os portugueses que cruzavam os mares eram pessoas de grande conhecimento,
não esquecer isso,
Coimbra um dos maiores centros do mundo de ensino nos séculos passados, tinha além da universidade, 27 colégios religiosos
podem verificar na internet, ainda existem muitos desses edifícios
e no Brasil aconteceu o mesmo, foi construído como uma extensão de Portugal
e em 300 anos, com os portugueses, os nativos passaram de caçadores/coletores ao nível de civilização do século XVIII e XIX , o que na Europa levou 3 mil anos a acontecer
Cristóvão Colombo era o nome cristão dado como Cristophorus Columbus, familia de cristãos novos, tanto que na sua assinatura, sempre escrevia Xptos. Deixando claro a sua mensagem tanto para judeus como para cristãos.
A ilha onde nasceu ora era de Génova, ora da Espanha. Fernão de Aragón, tinha com ele uma rixa, devido a sua família ser de pescadores, contrabandistas e piratas, e dizem ter causado perdas a Fernão. Seu irmão foi cartógrafo em Portugal, aprendendo muito com os segredos dos recém foragidos templários e seus mapas árabes, entre eles o famoso atlas de Piri Reis.
Dizer que Colombo não representou uma abertura a navegação e ao domínio da Europa na América é um desatino.
Obviamente não desmerecendo as grandes navegações portuguesas que tanto contribuíram.
1:25 Sabiam porque o espanhol Pinzon já tinha chegado em janeiro de 1500.
e porque Duarte pacheco chegou em 1498....
@@carlosferreira3751 acontece que esse Duarte Pacheco as pessoas ACHAM que chegou. Já os espanhóis tem provas.
Os Portugueses estavam mais preocupados na descoberta do caminho para a Índia e depois de descobrirem, andaram no vai e vem, no trato das especiarias.
As terras da América Central, onde Pinzon andou, não era a nossa praia.
Os Espanhóis, andavam na busca do ouro e da prata. Pinzon andou pelas bandas do Panamá.
O nosso ouro, na época, eram as especiarias. Lisboa com as especiarias era um grande centro de comércio na Europa!!!
@@viriatodeviseu procura saber melhor
@@viriatodeviseu o português semianalfabeto se passando por brasileiro querendo exaltar Portugal tcs tcs
Colombo viveu nos Açores, teve lá família, a jogada era afastar a Espanha da India para não perturbar o negócio das especiarias por mar.
Não foi nos Açores, mas na Madeira.
Casou com D. Filipa Moniz, neta do descobridor da Ilha.
A única presença de Colombo nos Açores dá-se na viagem de regresso. Para cumprir uma promessa de rezar na primeira terra firme que encontra-se e se reabastecer, parou na Ilha de Santa Maria.
O mais incrível é que nós portugueses aprendemos na escola que sim, Brasil foi uma " "descoberta" acidental", mas também aprendemos as negociações do tratado de Tordesilhas, faz sentido...
Era genovês, veio para Portugal com 4 anos, viveu nos Açores e ali casou com uma portuguesa.
Usou barcos portugueses ao serviço de espanha.
Portugal tinha muito melhor em Portugal.
Amei a voz dele 😁
Mas fazia sentido eles dizerem: "sabemos que não tem NADA até esse ponto, porque já navegamos por aqui; se tiver algo, talvez tenha DEPOIS de tal ponto".
Sempre lembro do filme com o Gerard de Pardie
Pedro Alvares Cabral foi pôr no mapa do tratado de Tordesilhas o Brasil ( que já tinha sido, descoberto em 1497 ) e depois seguiu o seu destino que era a Índia.
A própria divisão administrativa da colônia brasileira indica que os Portugueses compreendiam bem as influências das correntes e ventos. As colônias do norte tinham uma rota de navegação, e as do nordeste (de Rio Grande do norte para baixo), tinham outra. Isso já indicava uma massa territorial ali no meio. Isso era sabido há tempos, as divisões das correntes e dos ventos. Os portugueses eram muito bons nisso desde o início dos 1400, afinal, de um lado era a Espanha, de outro o oceano.
Alguém notou o estranho diálogo que ocorre ao final deste vídeo entre os minutos 10:25 a 10:46?? Não identifiquei o idioma...
O próprio colombo quando regressou da América não foi para Espanha mas sim para Lisboa para contar a novidade ao Rei português. Os espanhóis nunca foram um povo marítimo, andarem sempre a reboque dos expansionismo português.Houve um Papa(espanhol) que deu as ilhas Canárias( que eram portuguesas) a Espanha. Até hoje.
Os galegos não são um povo marítimo agora, queres ver?
jajaja, toda a historia ta errada. Os unicos grandes povos do mundo deverian ser Portugal y Brasil...grande historiador ese cara.
Sobre as Ilhas Canárias, que eram Portuguesas mas Espanha sempre as reivindicou, convém esclarecer o seguinte;
O filho único de D. João II e de Dª. Leonor (Princesa Perfeitíssima, que fez as Misericórdias) estava de casamento marcado, por palavras de futuro, com a Isabel, filha dos Reis Católicos.
Como o filho do Rei tinha apenas 7 anos e a Isabel 12, através do Tratado de Alcáçovas ficou combinado que ficariam em MOURA aos cuidados de Dª. Beatriz (mãe da Rainha Leonor e de D. Manuel I e tia também da ISABEL a Católica, já que a mãe da Católica era irmã de Dª. Beatriz) até à idade de casar por palavras de presente.
Nesse tratado, ficou escrito que Portugal renunciava em definitivo, às ilhas Canárias
Esclareço que a Dª. Beatriz era a mulher mais poderosa do Reino. Além de ser herdeira de muitos teres e haveres, também o marido herdou tudo o que era do Infante D. Henrique.
Em MOURA Dª. Beatriz era quem mandava mesmo!!!
Entretanto, o filho único (Real) faleceu num desastre de cavalo, um desastre muito "duvidoso".
Resulta que o casamento não se fez e Isabel regressou a Espanha para o palácio dos seus Pais.
Já que estou com a mão na massa, esclareço o seguinte;
Foi com esta ISABEL que D. Manuel I veio a casar em primeiras núpcias.
A princípio Isabel não queria...mas disse que sim, impondo uma condição que era:
Expulsão dos Judeus...e aí é que foi o diabo!!! Eram os judeus que tinham o dinheiro, eram matemáticos, astrólogos, médicos , etc. as nossas navegações sofrerem muito com esta expulsão.
Esta Isabel era católica fanática!
Mas, como D. Manuel queria a toda a força ficar com o Reino Espanhol para os seus filhos, acedeu. Ainda houve aquela coisa de fazer dos judeus cristãos novos, mas o desastre estava feito.
Tiveram um filho, D. Miguel de La Paz que foi jurado como sucessor do Reino de Espanha, só que aos 2 anos faleceu. E faleceu também a Isabel!
De novo D. Manuel bateu à porta dos ex-sogros pedindo a mão da 3ª. filha, Dª. Maria que lhe deu 9 filhos.
A 2ª. filha dos Católicos é que herdou o trono. Chamava-se JOANA que ficou conhecida na história como; Joana a louca!
@@viriatodeviseu esse pequeno tumulo de D. Miguel de La Paz pode ser visto ao lado dos reis católicos na mesma crípta na Catedral de Granada onde estão sepultados.
Compensação ,pela proibição dos castelhanos navegarem para sul dessas ilhas, sob pena instituída pela coroa portuguesa de morte por lançamento à água dos marinheiros e destruição ou apreensão do navio !
a 1 mulher do cristovão era filha do descobridor das ilhas madeira e açores,daí ele ter conhecimento da america tinha conhecimento dos mapas
Madeira foi descoberta por uns navegadores e Açores foram por outros.
Há evidências sim Thiago. TODAS!!!! Aconselho a ler um livro de um historiador que investiga sobre esse caso chamado Portugal e o segredo de Colombo, ele mostra fotos e documentos que comprovam que ele era português. Primeiro em Espanha eles chamavam-no de o Português, depois ele por várias vezes trata Portugal como a sua terra e depois usa maneirinhos portugueses para falar castelhano, o famoso portunhol que só um português usa. Entre outras coisas, como por exemplo ele não era pobre e fazia parte da Nobreza portuguesa sim, basta ver com quem ele se casou aqui em POrtugal, com uma senhora da nobreza. NUNCA na vida deixavam ela casar com alguém que não tivesse brasão.
Sabe história de Portugal a fundo mesmo. Tudo correto. Conversa com muito boa onda de ouvir.
Também se explorava a Oeste no sec. XV, supostamente Portugal foi até ao Canadá em 1472.
Colombo era um aventureiro espertalhão e usou cálculos errados do perímetro da Terra, por isso a coroa portuguesa agradeceu e recusou o projeto dele, e tb por isso ele pensou até morrer que tinha chegado até à India Gostava de Portugal, ao regressar ficou uma semana em Lisboa bem recebido por D. João II que estava interessado em saber tudo o que ele descobriu, e Colombo contou, antes de contar aos seu rei patrocinador em Madrid Lol.
IMPOSSIVEL. Como um aventureiro seja de que pais europeu pode casar com uma mulher da grande nobreza portuguesa? Só uma soluçao: sendo ele mesmo nobre! (era casado com a filha de Moniz Perestrelo, Grande nobre da casa real e descobridor da Madeira)
Em Portugal diz-se que Colombo era português, nascido na cidade de Cuba (Portugal). Daí o nome da ilha de Cuba.
Isso mesmo...cuba no Alentejo distrito de Beja...
As americas já estavam descobertas muito antes do tratado de Tordesilhas pelos portugueses, por isso o tratado foi antes do descobrimento....
O tratado de Tordesilhas foi a consequência da navegaçâo e pretensa descoberta da América, uma vez que os castelhanos souberam que havia terra teriam de ser postos pontos no is para determinar o que seria de quem no presente e no futuro ,com a benção do papa Alexandre Vl (que por acaso era castelhano !!)
@@vascombvanzeller As Américas já estavam descobertas muito antes do Tratado de Tordesilhas. Este foi só para garantir terras para o Império Português pois como Portugal já havia descoberto o caminho marítimo às Indias, a leste do continente Europeu, Tudo a oeste da Europa seria de Espanha. Diga-se de passagem ninguém acreditava na existência de terra a oeste do planeta naquela época. ;)
Todos eles com as cartas marítimas dos Portugueses, incrível o k a Morte de um Rei muda a história do Mundo, e de uma nação, neste caso o Dom Sebastião!
Estava já escrito na profecia da conquista de Don Afonso Henriques.
Será que morreu?
Saúde.
Cristovão Colombo foi um dos maiores navegadores de todos os tempos,foi um homem a frente do seu tempo. Quem conhece a sua história sebe que Colombo foi um gênio...
Gênio?????
Cristóvan Colón ,era o seu nome (inventado ).Nunca assinou Colombo, isso foi obra de genoveses invejosos, sendo Colombo um nome comum por lá ...!
Na verdade 1415 marca o início das descobertas, no entanto o que sucedeu foi uma primeira expansão portuguesa fora do continente europeu, com a conquista de Ceuta no Norte de África.
Ele era genovês, viveu em Portugal desde os 4 anos. Foi rejeitado pelo rei português por isso foi trabalhar para os espanhóis.
Tem uma pedra onde a galera voa de asa delta no arpuador que tem escritas ,com carácteres do alfabeto fenício.Na América do Norte na Groelândia,Alasca e Canadá teve acertamentos vikings com vestígios de suas passagens e moradias.
No Arpuador é um fenômeno natural, no Canadá realmente existem vestígios até de vilas de colonos vikings.
A pedra do arpoador tem apenas um fenômeno natural
O que REALMENTE foi encontrado de estranho no RJ foram ânforas Gregas/Púnicas/Romanas no fundo da Baía de Guanabara!
No mais, no topo de uma das ilhas dos Açores, no momento do descobrimento da ilha por Portugal, foi encontrada uma estátua equestre, com o braço erguido, apontando em direção ao Brasil...
Será ? Então por que tem sinal do alfabeto fenício na pedra do arpuado? Isso foi estudado e comprovado no próprio globo repórter de 1998.
Isso prova que a america já tinha conhecimento de astrológos europeus.
thiago braga a leitura do livro portugal e o segredo de colombo pode ajudar a elucidar algumas ideias força tudo de bom
Thiago, já te recomendei o livro *Sagres - uma revolução estratégica*
Sabem que quem foi o descobridor na era moderna- da terra Nova e Canadá? foi João Vaz corte real em 1473
Afirmativo. E já agora sabe porque Canadá se chama Canadá?
Os Cortes Reais nasceram em Tavira num lugar chamado; CANADA
(Canada tem haver com canadas (diz-se canádas) que normalmente crescem nas margens dos rios)
Eu vi em algum lugar, que foi Vasco da Gama que deu a dica pro Cabral que teria terra pra cá, parece que ele não viu terra, mas viu Garças ( mas sua missão era ir a Índia, não descobrir terras)
Sim. Essa dica de Vasco da Gama e de outros navegadores existiu mesmo!
A explicação é simples;
Nas tentativas que os navegadores Portugueses faziam, no sentido de chegarem à Índia, tinha que bordejar muito a oeste (costas do Brasil) a fim de obterem os melhores ventos que os levassem para o cabo das tormentas.
De cada vez que bordejavam mais além, iam encontrando árvores, troncos, aves de grande porte. Era uma indicação que, navegando ainda mais além, encontravam terra.
Foi o que aconteceu com Pedro Álvares Cabral!!!
Parece che os primeiro a io a america do norte, existem varias pedras grandes com as escrita VIKIG.