Nesse momento me orgulho de ser brasileiro. O canal do Dio tem todo mérito de ser um dos maiores canais de Linux do Brasil, um conteúdo de qualidade técnica e humana. Imagino que a vida, vivências e sobre te moldou para ser essa ótima pessoa. Obrigado por ajudar a comunidade não só no lado técnico, mas no lado humano. Parabéns pelo conteúdo 👏
Separar o orçamento da empresa e o seu salário é importante confundir o dinheiro da empresa com o seu salário é um ponto fraco, mesmo que o negócio seja você.
O segredo é não misturar as contas! pois você vai achar que todo dinheiro que entra na empresa é seu e quando a empresa precisar de um suprimento de caixa você vai achar que esta dando prejuízo quando na verdade o problema pode ser justamente a não separação das contas.
O importânte é ser um PJ dediicado e apaixonado pelo que faz, pois tudo que é feito com o coração sempre dá frutos, além persistência e coragem tudo se realiza!
Dionatan, parabens! Pelo seu trabalho, e pela ajuda aos seus inscritos! Eu ja precisei de uma orientação sua, ha alguns anos eu te enviei um email, e para minha surpresa voce me respondeu. Foi atencioso, me orientou sobre minhas duvidas. Voce mora no RS, e me passou um contato de uma pessoa que mora proximo a minha cidade no interior de SP, para que pudesse prestrar serviços aqui. Acompanho voce há muitos anos, você é Féra! Sabe muito!
Tudo que o Dio falou é muito importante, mas o primeiro problema a ser resolvido é obter clientes. A legislação, a contabilidade e outros são problemas, mas eles não vão importar se vão tiver clientes , a primeira coisa a ser resolvida é a obtenção de clientes os outros você resolve quando estiver já adiantado com clientes. Como obter clientes? Definir um público alvo: quem é a pessoa que vai comprar de você? Pequenas empresas? Pessoas físicas, empresas grandes? Definindo o público alvo quais são os problemas desse público? Qual a dor deles que você resolve? Você foca na solução que você gera não necessariamente o que você faz. Aí você faz marketing para esse público focando na solução etc. E estude bastante vendas, existem vários livros que ensinam isso
Ótimo vídeo, sou amigo de quem postou o post e eu te agradeço muito pelo vídeo assim como ele, esses tempos ele tava meio perdido e pra baixo sobre esses assuntos isso alavancou muito ele.
Empreender é sempre um desafio. Mas tenha em mente que essa decisão não deve ser uma alternativa ao desemprego, mas sim uma escolha ... uma vontade de querer montar o seu negócio. Tenha certeza que apesar das dificuldades ... e isso vai ser igual pra qualquer um que empreenda ... o seu sucesso será o resultado. Se fosse te dá um conselho se inspire ... leia biografias daqueles que chegaram lá. Veja filmes sobre como foram os percalços por que passaram Bill Gates e Steve Jobs. As dicas do Dio foram excelentes e cada passo explicado vai acontecer em alguma etapa do seu negócio. Desejo sorte e sucesso.
Muito obrigado. Esse vídeo me ajudou bastannte e me motivou a continuar. Ainda estou muito recioso com esse novo mundo que estou explorando, mas ver que tem uma comunidade tão da hora ao meu redor é incrivel, além dos meus amigos que estão me ajudando bastante nesse momento. Btw eu sou o RedCat hehe😄 De novo, muito obrigado.
Estou no mesmo barco que você, no meu caso faz pelo menos 7 anos que eu saí do meu ultimo emprego em outra área tenho me dedicado aos estudos em tempo integral. Já me passou pela cabeça varias vezes começar como freelancer mas preciso de projetos para colocar no portfólio.
Parabéns pela coragem. Você foi aquele aluno que fez uma pergunta sobre uma dúvida de muitos, mas ninguém queria se expor perguntando. Eu também estou "disponível no mercado" e entendo bem o que você está passando. Minha situação atual é um um tanto diferente, mas já estive em uma situação muito semelhante à tua. O que posso te dizer é para se planejar e ter um objetivo claro, daí trabalhar duro e não desanimar com os comentários negativos ou mesmo com alguma falha. Analise se os comentários ou falhas podem te trazer alguma melhoria que te permita chegar ao teu objetivo. Se não tiver nada, deixe para lá e siga em frente. Boa sorte!
Dio que orgulho sinto em seguir o seu trabalho há tantos anos, mesmo como um simples viewer anônimo. Esse tipo de conteúdo me transborda de felicidade e esperança, parece até que por um momento, não estou assistindo um canal brasileiro. Meus parabéns por tudo que entrega pra gente, em especial por esse vídeo que demonstra a empatia infinita pelo próximo e o desejo de ajudar. Que Deus continue te abençoando grandemente, e que você continue colhendo frutos desse lindo trabalho. Um grande abraço, obrigado. Orlando
Excelente vídeo. até pra quem não é da área teve dicas ótimas. O que posso sugerir, não sei como é uma rotina de dev, é parcerias, muitas vezes ficamos presos nas rotinas internas e o tempo negociando novos contratos fica de lado, se tem um parceiro que tem mais facilidade nesse aspecto pode dar o fôlego que a empresa precisa até se firmar no mercado.
Rede de contatos que indique seu trabalho para novos clientes facilita. Eu aprendi com amigo que e empresário de TI no RS. A importância de "Prospectar Novos Clientes, Fidelização dos seus Clientes e Atendimento de Qualidade!".
Quando fiz meu CNPJ no início da pandemia era exatamente ter clientes com meu trabalho de desenvolvedor, mas minha realidade hoje é bem diferente porque trabalho apenas para uma empresa como dev como PJ CLTizado...esse vídeo é o que eu gostaria de fazer!
Dio esse contador é eu, estou fazendo graduação em computação para pegar a base e aprofundar no estudos da programação e modelagem para poder desenvolver sistemas que resolvam problemas de contadores.
Obrigado Dionatan, você disse algo que muitas pessoas que estão na mesma situação, no caso eu 😂😂😂 precisão de uma boa orientação muito bom o seu ponto de vista e orientações obrigado.
Caraca, por isso que eu me amarro neste canal! Preocupar-se com o outro, individualizar o conteúdo para alguém em específico, ao mesmo tempo em que ajuda outras pessoas na mesma situação, é coisa cada vez mais rara hoje em dia. Parabéns, Dio!
INCRÍVEL!!! Você pegou uma dúvida que a imensa maioria responderia no próprio tópico, e deu simplesmente uma aula para quem quer iniciar seu próprio negócio! Por esse e outros motivos você é GIGANTE, e merece todo o sucesso e reconhecimento que vem construindo! Parabéns mais uma vez!!! Abraço!!!
Cara, muito bom, já tinha visto um vídeo seu antes sobre o assunto, mas e pra quem quer ser contratado, ou ser CLT, quais dicas recomanda, alem de claro, estudar, se qualificar, e se destacar no mercado? Tava procurando um dica como, tirar as certificações de Linux LPI - 2 ou as certificações da microsoft.
Sou contador e também trabalho com edição, desenho e designer. Porém, gosto um pouco da parte de programação. Mas atualmente é impossível conseguir executar as 3 funções. Mas faço bico nas 3, porém, tenho trabalho formal em escritório de contabilidade. Não é por que trabalho na área mas eu recomendo altamente que antes de abrir um MEI ou tentar abrir um CNPJ sozinho, procure um contador. Abrir empresa no Brasil é muito fácil, mas tem coisas pra fazer, guias pra pegar e declarações pra fazer.
Acho que o amigo aí já começou fazendo o certo: se mexer. Quando a gente começa a agir, nossas ações se propagam e tem efeitos multiplicadores. É horrível agir no sufoco, mas é quando a gente mais cresce. Na hora que ele engrenar, e eu acredito que ele vai conseguir, muitas portas se abrirão. Queria ajudar mais do que apenas encorajar, mas não tenho essa experiência de ter que me virar correndo. O que sugiro, que é o que pretendo, é empreender. Primeiro é arrumar qualquer coisa, seja emprego, seja freela, mas depois empreender. Empreendendo pelo menos se tem mais controle sobre o que acontece com você. Ah sim! Sugiro ele olhar o canal da Danki Code, o Guilherme, dono do canal, dá várias dicas de como arranjar clientes rapidamente e começar a fazer dinheiro. Pronto, essa eu acho uma excelente dica. Torço muito pelo amigo aí!
Eu sou contador. Passei por essa mesma situação há alguns anos. Se o nosso amigo precisar de QUALQUER orientação sobre a questão tributária e contábil pra esse pontapé inicial, ajudo com o maior prazer, sem custos pra essas orientações e dicas de como começar. Mas dando uma dica: Quando se abre a própria empresa é preciso controlar o orçamento dela separado do nosso mesmo que isso pareça difícil e complexo de fazer. Os clientes provavelmente virão de indicações de outros clientes no início, então o foco que eu daria seria em entregar bons trabalhos pros clientes que já conseguiu e usar esses bons trabalhos e seus feedbacks como portifólio. Vai dar boa! SUCESSO!!!
Lembro de quando eu aprendi VB6 e Delphi e agente desenvolvia um sistema inteiro de ponta a ponta, com interface, relatórios, e o próprio código. Hoje é tudo tão complexo que até para desenvolver um software é necessário uma equipe, cada um com uma especialidade e um imenso controle de versões.
Acho que o meu conselho seria deixar o emocional de fora da sua empresa. Disciplina e foco no objetivo que você quer alcançar. Por último, equilíbrio, empresário descansado produz mais no médio e longo prazo.
No início tudo é misturado e o controle emocional faz parte mas é algo que vai se aprendendo no caminho. Até chegar na celebre frase "CNPJ não tem coração" o empreendedor vai apanhar muito ....
Olha apostar no desenvolvimento de games indie, talvez seja uma boa. Porem, precisa de uma boa ideia, e uma boa capacidade de aplicar a ideia sem gastar tempo além das reservas que ele tem. Não é so chegar e fazer, obviamente... mas é o que penso ser o que um dev consegue desenvolver e ter algum retorno sem necessariamente ter que fazer marketing e etc ( usando publishers pra isso).
A importância da precificação do seu produto, vou explicar com uma parábola da vida real: Uma empresa precisava contratar um software para uma tarefa específica. Fizeram 3 orçamentos. Na reunião, o responsável começou a apresentar os softwares para os superiores. 1- Faz tudo que precisamos, também tem isso e aquilo, 50.000. 2- Faz tudo menos isso, mas tem isso e aquilo, 150.000. 3- Faz tudo, com algumas ressalvas, 300.000. Entendi nós detalhes, o 1... O diretor interrompeu e disse: o 1 está descartado, vamos focar nos outros 2. Um gerente perguntou porque, já que o 1 parecia ser o melhor pelo o que ele já tinha visto. A resposta foi: Se fosse tão bom, não era tão barato. Meu negócio é muito importante pra correr o risco só pra economizar onde não se deve. Como meu pai costuma dizer, pra resumir: Quem economiza com papel higiênico, suja os dedos.
Meu irmão era do BB..passou para a auditor da fazenda estadual e em 9 anos de carreira passou a ganhar 40 mil reais brutos. Outro irmão mais velho no mesmo cargo mas com 30 anos de auditor ganha 104 mil brutos. Só que o I.R e Teto constitucional roubam quase tudo. Não é como a mutreta que os juízes fazem com penduricalhos pirotécnicos.
Dio, antes de tudo, força para recomeçar uma nova fase. Quem já passou por uma situação dessas sabe avaliar exatamente o que é. Então sucesso e que você consiga rapidamente um novo emprego. E se você puder me ajudar no probleminha que descrevo abaixo, ficaria muito agradecido por uma ajuda. Venho já há muitos anos, utilizando o Ubuntu, num Grub em dual-boot com o Windows 11, para poder aproveitar o 'melhor dos dois mundos'... Atualmente, tenho um notebook Lenovo quase novo mas, pela primeira vez, a atualização que fiz para a versão 24.04 me "deixou na mão"... Ao tentar iniciar o Ubuntu, está aparecendo a mensagem: " Carregue um kernel mais novo" ... E a carga falha... Sei que o Grub me permite, em modo edição, e usando dois comandos "insmod", instalar uma linux-image-6.11.0-04-generic e um linux-headers-6.11.0.04-generic... Mas onde conseguir estes módulos? Qualquer sugestão será bem-vinda.
Achei muito boas tuas colocações, Dio. Gostaria de compartilhar meu "case". Eu fui técnico em informática por 21 anos. Durante esse período, eu empreendi 2 vezes. Também desisti 2 vezes. Eu acho que não tem como fazer tudo sozinho. Numa das vezes eu trabalhei demais por 3 anos para dar conta de tudo, todos os dias, das 9 às 23 horas. Às 11 da noite eu pegava o carro e ia pro Zaffari Ipiranga pegar algo para comer. Loucura. Minha namorada aprendeu a montar micros de tanto que ficou ao meu lado na mesa técnica, de pé, pois a gente "namorava" enquanto eu trabalhava. Resultado: estafa violenta, 7 dias de cama, 5 quilos a menos, fiquei sem namorada e voltei a ser autônomo, um "empreendedor" sem imposto para pagar. Empreender não é para todos. Hoje em dia, trabalho administrando um imóvel, sou CLT e me encontrei. Se vai empreender sem capital suficiente para contratações iniciais (foi meu caso), tem que estar preparado para chutar e correr na área para cabecear. E logo voltar correndo para sua área, pois vc tbm será o goleiro. De todo modo, acho admirável quem tem essa coragem e consegue superar as dificuldades iniciais. Boa sorte para quem vai tentar.
Para mim o que funciona é ter um plano B e um plano C para conseguir ganhar dinheiro caso minha atividade principal Dee algum problema. Saber fazer outras coisas das quais podemos ganhar dinheiro com elas. Claro que não é uma solução para um problema imediato que surge, como ficar desempregado. É uma preparação que precisa ser anterior. Mas o fator positivo de estar desempregado é que a pessoa justamente passa a ter mais tempo para estudar, apreender algo. Outra coisa que para mim é importante é reduzir os gastos (ser mais minimalista) e buscar sempre ter um capital de reserva para essas situações.
Houve um período em que eu realizei um estágio na área de Suporte de TI em um dos Tribunais da minha cidade. Quando meu contrato estava encerrando, meu coordenador chegou até mim no horário de almoço até mencionando o ditado "Quem avisa, amigo é!". Nisso, ele me deu um conselho que eu acredito que diversos de vocês já devem ter recebido, mas quero apertar nessa tecla mais uma vez: Faça concurso público! Entenda como funciona esse universo do concurso público, procure alguma área, alguma banca, apostilas e mãos à obra! Não é um lugar muito fácil de conseguir uma vaga, mas diferente do setor privado que você precisa fazer um baita teatro pro RH gostar do seu perfil (kakakakaka), o concurso público permite você pular essa etapa para algo que você conquista com bastante esforço e mérito (especialmente se você tiver encontrado algum edital que está oferecendo vagas da sua área de interesse). Esse meu último comentário, eu o faço por um motivo muito importante que talvez ninguém tenha te dito: Lembra daquelas várias entrevistas que você foi rejeitado por "não ter o perfil" que eles procuravam? Cara, tenha certeza que você tinha o perfil sim, e que você seria um profissional diferenciado se eles tivessem te dado uma proposta de emprego. Acontece que eles estão procurando um robô pra assumir um cargo que, na maioria das vezes, pagará pouco e exigirá muito de você. Você já é alguém esforçado e com muito mérito, mas eu sei que o mercado atual acaba te fazendo pensar o contrário. Por essa razão eu digo novamente, e se possível, *faça concurso público* ! Abrir seu próprio negócio também é uma ótima ideia! Parabenizo o irmão do vídeo que tomou essa decisão. O fato de você ser seu próprio chefe e não ficar preocupado em ouvir um "está demitido" no dia seguinte também é um alívio enorme. Uma vez tomada essa decisão, aí é procurar atender os pilares que o Dio falou aí no vídeo mesmo, mas é uma ideia que pode dar certo demais! No mais irmão, Deus te abençoe muito. Imagino o quão preocupante foi descobrir que estava desempregado, mas sê forte e corajoso! Deus é contigo nessa etapa cara. Vai dar certo 🙏🙏
Concurso publico não é bala de prata. Para desenvolvimento de carreira mesmo muito provavelmente você vai ficar preso a projeto legado sem ritimo de evolução, basta você ver qualquer projeto publico. Pra entrar também tem que ter um planejamento muito grande, fora que dependendo de onde você passe pode levar anos até que saia a vaga pra você. Se você esta desempregado e precisa de um emprego urgente, é infinitamente melhor tu buscar vaga no setor privado, monte um bom perfil no linkedin com boas palavras chaves e configure seu perfil para que exiba aos recrutadores que você está atrás de vagas. Agora se tiver tempo pra investir, vale a pena considerar concursos publicos como um alternativa também.
Eu vi o texto dele pelo lado de por exemplo para quem é introvertido é muito mais complexo conseguir algo na área privada do que na área pública@@spakkaaa
Faz um mês que to desempregado, também sou desenvolvedor de software fullstack, e estou na mesma sitação sendo que no mês que perdi o emprego meu filho nasceu 4 dias depois
Eu estou numa situação parecida. Estou desempregado a 6 meses e tô querendo montar meu próprio negócio. Eu tô realmente em busca de clientes e investidores tentando oferecer serviços diferentes de SAAS. mas é MT difícil. Mesmo assim aplico para vagas e olha que sou dev fullstack junior com 5 anos de experiência
Já tive um CNPJ de MEI e trabalhei por conta por um tempo. Só me lasquei, além de cobrar barato eu não tinha contrato de prestação de serviço, tomei calote e em 2021 decidi dar baixa no CNPJ. Hoje só trabalho por conta quando eu tiver o conhecimento mínimo necessário. A dica que deixo é: aprenda sobre precificação, legislação tributária, contabilidade básica e não dependa só da internet, vá aos comércios da sua cidade e esteja sempre de olho na necessidade deles, seja um site, seja uma landing page, seja lá o que for.
Sou um professor de matemática em transição de carreira para a area de desenvolvimento, e nunca pensei que seria tão complicado, já estou na busca ha uns 2 anos, e me parece cada vez mais complicado.
Já que o tema é este bom eu tenho uma empresa de Dev e Marketing ao qual nosso core é entregar um conteúdo completo desde marketing da empresa caso ela necessite até mesmo desenvolvimento de soluções, o meu grande gargalo hoje é conseguir clientes pois no caso do publico brasileiro o valor do ticket médio da minha empresa fica um pouco caro por conta do euro e se falar em Europa bom não tem muitos QIs aonde eu vivo. O que me salva todo mês é meu salário fixo, mas acho muito pouco pro estilo de vida que eu tenho ou seja empreender para mim seria melhor pois quem ia me limitar era eu mesmo e não meu chefe.
Eu comecei a empreender há 4 meses na área de desenvolvimento de sites com foco em WordPress. Algumas dicas: 1. Eu tinha um projeto que fiz para um cliente de graça, fiz isso porque queria ganhar experiência e também um depoimento para ajudar na autoridade. 2. Com um projeto e um depoimento, criei uma landing page para apresentar meu trabalho. 3. Criei um Google Meu Negócio para aparecer nas buscas locais. 4. Criei cartões de visita para fazer contatos em eventos de empreendedorismo da minha cidade. 4. Fiz um post no meu LinkedIn contando para as pessoas que virei freelancer. 5. Comecei a prospectar, fui no Google Meu negócio é olhei quais empresas não tinham site e aí fui entrando eu contato. -- Referências: Canal da Karol Attekita: ela trampou por mais de 10 anos como freela. Canal Novo Programador: o Vitor dá várias dicas de como se vender, criar contrato, fazer reunião, etc.
@@engecivila A estratégia de prospectar pelo Google meu negócio não foi muito boa, o principal motivo que notei foi que as pessoas tem uma certa resistência ao contato direto. Por isso, comecei a estudar tráfego pago para atrair clientes mais qualificados, ou seja, pessoas que já sabem que não ter um site é um problema.
Bom dando meus 5 cents, eu trabalho por conta hoje, diria pra tentar uma coisa de cada vez, tente primeiro a prospectar, crie um site com seus serviços, fale com pessoas e ofereça o seu trabalho ai com o tempo vai conseguindo construir mais coisas.
Cara, eu fiz um curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas. Estou faz alguns meses estudando PHP e tentando alguma vaga de Junior. Eu sei que é bem difícil hoje em dia para quem não tem formação Superior. Espero que consiga alguma coisa temporária para trabalhar...
Olha minha história é semelhante, ainda não conquistei tudo que gostaria com minha empresa. Mas fiz um "SaaS" E já tenho vendas internacional, porém um malandro copiou todo o meu projeto e começou a vender mais do que eu! O que eu fiz? Desisti? Não! Estou inovando o produto constantemente com aplicativos e fazendo com que meus clientes ganhe dinheiro também com programas de afiliados. E você acha que estou preocupado com quem me copiou. De modo algum a minha hora vai chegar se Deus quiser!
Eu parei de ser um escravo CLT em 2016 , virar empreendedor melhor coisa que você faz na vida , não tenha filho no Brasil nem carro , eu tenho mais de 40 anos com casa própria sem filhos sem carro isso que atrapalha a vida de um homem , se você é homem solteiro de 20 e poucos anos , SAI DO BRASIL e vai fazer o pé de meia , compre a casa própria e pare de trabalhar quando tiver minha idade , me agradeça no futuro
Oi, bem-vindo! :) Acredito que a estrutura dos 4 pilares que mencionei é genérica o suficiente para se encaixar em quase qualquer área, a diferença principal no seu caso é o produto. Então, ao mesmo tempo que você continua lapidando o seu inglês e as suas técnicas de ensino, fortifique as demais, especialmente marketing. É sempre uma boa ideia observar o que as outras pessoas e empresas estão fazendo para buscar inspiração. Como alguém que vê inglês como algo essencial, o que você está vendendo não é necessariamente um mero curso de inglês, mas praticamente uma plataforma para acesso a conhecimento, entretenimento e trabalho, com potencial de alcançar quase qualquer lugar do mundo. Eu lembro que uma vez eu fiz um treinamento numa escola de inglês, e estávamos comentando num intervalo, que os tutores não estavam na missão de ensinar inglês para os alunos, estavam numa missão de ajudar a realizar o sonho de muitos ali de poder viajar pra fora do país e conhecer mais do mundo. Acredito que entender o que o seu cliente quer alcançar, focar até mesmo em algum nicho, é uma boa forma de trabalhar o seu marketing. Galera de TI , por exemplo, precisa saber inglês para ser um profissional mais competente, afinal, as tecnologias são cheias de termos e documentações no idioma, além de poder se candidatar até mesmo a trabalhos remotos no exterior. Será que você poderia ajudar essas pessoas? :) Abraços!
Existe 2 áreas que você pode trabalhar com facilidade só pelo fato de ter inglês fluente: 1- Atendimento Bilingue: Tem grandes empresas pagando bem para trabalhos remotos de atendimento bilíngue (Dell, Toshiba, IBM, etc..) e no Brasil quase não tem profissional fluente em inglês. 2- Área portuária: O setor de exportações no Brasil não para de crescer e pessoas fluente em uma segunda língua são contratadas para fazer a comunicação entre clientes em diversos países. Dá uma procurada...
mano por favor ajuda ai eu tento criar um servidor caseiro aqui para meu uso e conhecimento é um not fraco i3 8g de ram mas não consigo istalar o cpanel vc teria alguma solução estou usando o ubunto 24.04 da uma ajuda ai
Em um ambiente cheio de conteúdo, facilmente replicavel e com serviços básicos sendo dominados ppr big techs, procure ver fora da bolha dev. O dinheiro está em outras camadas sociais, siga o dinheiro. Desenvolvedor não é monge, ele apenas foi doutrinado pelas big techs e a cultura do Vale do silicone
Dio não sei se vc já fez algum vídeo sobre o assunto, mas gostaria de saber qual distro vc recomendaria para quem trabalha com rede e dev. Lhe agradeço se tiver tempo para me indicar o vídeo ou playlist. Se algum membro aqui da comunidade lembra dessa informação e puder me direcionar nesse caminho também. Agradeço. Desde muito obrigado pelo seu trabalho de ótima qualidade e persistência inabalável, mesmo eu sabendo que na vida ser referência é um constante desafio. @diolinux
Oi! :) Essa pergunta não tem uma resposta tão direta quando você gostaria talvez, mas temos um vídeo para explicar melhor: th-cam.com/video/HN6LMdgs6gM/w-d-xo.htmlsi=KefAZXnXlAYZjhKG
Nesse momento me orgulho de ser brasileiro. O canal do Dio tem todo mérito de ser um dos maiores canais de Linux do Brasil, um conteúdo de qualidade técnica e humana. Imagino que a vida, vivências e sobre te moldou para ser essa ótima pessoa. Obrigado por ajudar a comunidade não só no lado técnico, mas no lado humano. Parabéns pelo conteúdo 👏
A regra 8x80 é importante, se seu cliente gostar do seu serviço ele vai falar para 8 pessoas, se não gostar vai falar para 80 pessoas ...
Obrigado pela ajuda Rogério, era isso que precisávamos!
Seu conteúdo é incrível. Você é grande demais!!
Muito obrigado 😊
Separar o orçamento da empresa e o seu salário é importante confundir o dinheiro da empresa com o seu salário é um ponto fraco, mesmo que o negócio seja você.
essa uma ótima dica. Se começar a misturar o dinheiro, vai começar a misturar os problemas também...
Uma ótima dica!!!!!
O segredo é não misturar as contas! pois você vai achar que todo dinheiro que entra na empresa é seu e quando a empresa precisar de um suprimento de caixa você vai achar que esta dando prejuízo quando na verdade o problema pode ser justamente a não separação das contas.
O importânte é ser um PJ dediicado e apaixonado pelo que faz, pois tudo que é feito com o coração sempre dá frutos, além persistência e coragem tudo se realiza!
Dionatan, parabens! Pelo seu trabalho, e pela ajuda aos seus inscritos! Eu ja precisei de uma orientação sua, ha alguns anos eu te enviei um email, e para minha surpresa voce me respondeu. Foi atencioso, me orientou sobre minhas duvidas. Voce mora no RS, e me passou um contato de uma pessoa que mora proximo a minha cidade no interior de SP, para que pudesse prestrar serviços aqui. Acompanho voce há muitos anos, você é Féra! Sabe muito!
Tudo que o Dio falou é muito importante, mas o primeiro problema a ser resolvido é obter clientes.
A legislação, a contabilidade e outros são problemas, mas eles não vão importar se vão tiver clientes , a primeira coisa a ser resolvida é a obtenção de clientes os outros você resolve quando estiver já adiantado com clientes.
Como obter clientes?
Definir um público alvo: quem é a pessoa que vai comprar de você? Pequenas empresas? Pessoas físicas, empresas grandes? Definindo o público alvo quais são os problemas desse público? Qual a dor deles que você resolve?
Você foca na solução que você gera não necessariamente o que você faz.
Aí você faz marketing para esse público focando na solução etc.
E estude bastante vendas, existem vários livros que ensinam isso
Ótimo vídeo, sou amigo de quem postou o post e eu te agradeço muito pelo vídeo assim como ele, esses tempos ele tava meio perdido e pra baixo sobre esses assuntos isso alavancou muito ele.
👏👏👏👏👏
Empreender é sempre um desafio. Mas tenha em mente que essa decisão não deve ser uma alternativa ao desemprego, mas sim uma escolha ... uma vontade de querer montar o seu negócio. Tenha certeza que apesar das dificuldades ... e isso vai ser igual pra qualquer um que empreenda ... o seu sucesso será o resultado. Se fosse te dá um conselho se inspire ... leia biografias daqueles que chegaram lá. Veja filmes sobre como foram os percalços por que passaram Bill Gates e Steve Jobs. As dicas do Dio foram excelentes e cada passo explicado vai acontecer em alguma etapa do seu negócio. Desejo sorte e sucesso.
Gosto muito da postura do Diolinux. Parabéns pelo acolhimento e conteúdo.
Muito obrigado. Esse vídeo me ajudou bastannte e me motivou a continuar. Ainda estou muito recioso com esse novo mundo que estou explorando, mas ver que tem uma comunidade tão da hora ao meu redor é incrivel, além dos meus amigos que estão me ajudando bastante nesse momento.
Btw eu sou o RedCat hehe😄
De novo, muito obrigado.
Boa sorte mano
Estou no mesmo barco que você, no meu caso faz pelo menos 7 anos que eu saí do meu ultimo emprego em outra área tenho me dedicado aos estudos em tempo integral. Já me passou pela cabeça varias vezes começar como freelancer mas preciso de projetos para colocar no portfólio.
Parabéns pela coragem. Você foi aquele aluno que fez uma pergunta sobre uma dúvida de muitos, mas ninguém queria se expor perguntando. Eu também estou "disponível no mercado" e entendo bem o que você está passando. Minha situação atual é um um tanto diferente, mas já estive em uma situação muito semelhante à tua. O que posso te dizer é para se planejar e ter um objetivo claro, daí trabalhar duro e não desanimar com os comentários negativos ou mesmo com alguma falha. Analise se os comentários ou falhas podem te trazer alguma melhoria que te permita chegar ao teu objetivo. Se não tiver nada, deixe para lá e siga em frente. Boa sorte!
Obrigado por compartilhar seu conhecimento e ajudar a comunidade, um mundo melhor se constrói com pessoas assim.
😊 você é incrível. Gosto muito do conteúdo que entrega. Sua colocação fortalece e inspira o protagonismo.🎉grata pelo vídeo.
Parabéns Dio! Tem como o colega me chamar. Vamos ajudar.
Dio que orgulho sinto em seguir o seu trabalho há tantos anos, mesmo como um simples viewer anônimo. Esse tipo de conteúdo me transborda de felicidade e esperança, parece até que por um momento, não estou assistindo um canal brasileiro. Meus parabéns por tudo que entrega pra gente, em especial por esse vídeo que demonstra a empatia infinita pelo próximo e o desejo de ajudar. Que Deus continue te abençoando grandemente, e que você continue colhendo frutos desse lindo trabalho.
Um grande abraço, obrigado. Orlando
Excelente vídeo. até pra quem não é da área teve dicas ótimas. O que posso sugerir, não sei como é uma rotina de dev, é parcerias, muitas vezes ficamos presos nas rotinas internas e o tempo negociando novos contratos fica de lado, se tem um parceiro que tem mais facilidade nesse aspecto pode dar o fôlego que a empresa precisa até se firmar no mercado.
bom conteudo Dio
Velho, esse canal é espetacular mesmo. Esse compilado de conselhos sobre ter o próprio negócio foi valioso porque serve para qualquer área.
Rede de contatos que indique seu trabalho para novos clientes facilita. Eu aprendi com amigo que e empresário de TI no RS. A importância de "Prospectar Novos Clientes, Fidelização dos seus Clientes e Atendimento de Qualidade!".
Quando fiz meu CNPJ no início da pandemia era exatamente ter clientes com meu trabalho de desenvolvedor, mas minha realidade hoje é bem diferente porque trabalho apenas para uma empresa como dev como PJ CLTizado...esse vídeo é o que eu gostaria de fazer!
Dio esse contador é eu, estou fazendo graduação em computação para pegar a base e aprofundar no estudos da programação e modelagem para poder desenvolver sistemas que resolvam problemas de contadores.
Que bacana Dio, muito legal da sua parte fazer um conteúdo como este.
Obrigado Dionatan, você disse algo que muitas pessoas que estão na mesma situação, no caso eu 😂😂😂 precisão de uma boa orientação muito bom o seu ponto de vista e orientações obrigado.
Tô na foça também. O desespero as vezes bate a porta, mas estou tentando manter a calma. Vai dar certo...
Força irmão. Mantenha a fé, o início é difícil mas mantenha a ideia.
Caraca, por isso que eu me amarro neste canal!
Preocupar-se com o outro, individualizar o conteúdo para alguém em específico, ao mesmo tempo em que ajuda outras pessoas na mesma situação, é coisa cada vez mais rara hoje em dia.
Parabéns, Dio!
INCRÍVEL!!! Você pegou uma dúvida que a imensa maioria responderia no próprio tópico, e deu simplesmente uma aula para quem quer iniciar seu próprio negócio!
Por esse e outros motivos você é GIGANTE, e merece todo o sucesso e reconhecimento que vem construindo!
Parabéns mais uma vez!!!
Abraço!!!
Ótimo vídeo, veio na hora certa.
Assunto mais que essencial.
Obrigado por ajudar me ajudar também.
Cara, muito bom, já tinha visto um vídeo seu antes sobre o assunto, mas e pra quem quer ser contratado, ou ser CLT, quais dicas recomanda, alem de claro, estudar, se qualificar, e se destacar no mercado? Tava procurando um dica como, tirar as certificações de Linux LPI - 2 ou as certificações da microsoft.
Muito bacana essa tua atitude. Parabéns!
E ao rapaz, boa sorte, parceiro!
Muito bom! Obrigado pelas informações!
Também estou nesse mesmo momento de carreira, desempregado e com o mercado de tecnologia saturado, acaba sendo atrativo empreender.
Que vídeo bom. Parabéns!
Sou contador e também trabalho com edição, desenho e designer. Porém, gosto um pouco da parte de programação. Mas atualmente é impossível conseguir executar as 3 funções. Mas faço bico nas 3, porém, tenho trabalho formal em escritório de contabilidade. Não é por que trabalho na área mas eu recomendo altamente que antes de abrir um MEI ou tentar abrir um CNPJ sozinho, procure um contador. Abrir empresa no Brasil é muito fácil, mas tem coisas pra fazer, guias pra pegar e declarações pra fazer.
Vei, na boa, tem muita empresa, de vários setores que precisam anotar essas dicas, urgentemente.
Que vídeo maravilhoso man 🤩, mandou super bem 🥳
Acho que o amigo aí já começou fazendo o certo: se mexer. Quando a gente começa a agir, nossas ações se propagam e tem efeitos multiplicadores. É horrível agir no sufoco, mas é quando a gente mais cresce. Na hora que ele engrenar, e eu acredito que ele vai conseguir, muitas portas se abrirão. Queria ajudar mais do que apenas encorajar, mas não tenho essa experiência de ter que me virar correndo. O que sugiro, que é o que pretendo, é empreender. Primeiro é arrumar qualquer coisa, seja emprego, seja freela, mas depois empreender. Empreendendo pelo menos se tem mais controle sobre o que acontece com você. Ah sim! Sugiro ele olhar o canal da Danki Code, o Guilherme, dono do canal, dá várias dicas de como arranjar clientes rapidamente e começar a fazer dinheiro. Pronto, essa eu acho uma excelente dica. Torço muito pelo amigo aí!
Eu sou contador.
Passei por essa mesma situação há alguns anos.
Se o nosso amigo precisar de QUALQUER orientação sobre a questão tributária e contábil pra esse pontapé inicial, ajudo com o maior prazer, sem custos pra essas orientações e dicas de como começar.
Mas dando uma dica: Quando se abre a própria empresa é preciso controlar o orçamento dela separado do nosso mesmo que isso pareça difícil e complexo de fazer. Os clientes provavelmente virão de indicações de outros clientes no início, então o foco que eu daria seria em entregar bons trabalhos pros clientes que já conseguiu e usar esses bons trabalhos e seus feedbacks como portifólio.
Vai dar boa!
SUCESSO!!!
O cara deu uma baita aula, parabéns excelente vídeo!
vídeo essencial!
Eu estou tentando empreender na área de games!
Lembro de quando eu aprendi VB6 e Delphi e agente desenvolvia um sistema inteiro de ponta a ponta, com interface, relatórios, e o próprio código. Hoje é tudo tão complexo que até para desenvolver um software é necessário uma equipe, cada um com uma especialidade e um imenso controle de versões.
Que vídeo massa! tava vendo esses dias o Rocketchat inclusive porque tive uns problemas com pagamentos do Discord kkkkkk.
Acho que o meu conselho seria deixar o emocional de fora da sua empresa. Disciplina e foco no objetivo que você quer alcançar. Por último, equilíbrio, empresário descansado produz mais no médio e longo prazo.
No início tudo é misturado e o controle emocional faz parte mas é algo que vai se aprendendo no caminho.
Até chegar na celebre frase "CNPJ não tem coração" o empreendedor vai apanhar muito ....
Ótima conversa!!
Olha apostar no desenvolvimento de games indie, talvez seja uma boa. Porem, precisa de uma boa ideia, e uma boa capacidade de aplicar a ideia sem gastar tempo além das reservas que ele tem. Não é so chegar e fazer, obviamente... mas é o que penso ser o que um dev consegue desenvolver e ter algum retorno sem necessariamente ter que fazer marketing e etc ( usando publishers pra isso).
Canal bom.
Valeu!
Muito obrigado pelo apoio! :)
A importância da precificação do seu produto, vou explicar com uma parábola da vida real:
Uma empresa precisava contratar um software para uma tarefa específica. Fizeram 3 orçamentos.
Na reunião, o responsável começou a apresentar os softwares para os superiores. 1- Faz tudo que precisamos, também tem isso e aquilo, 50.000. 2- Faz tudo menos isso, mas tem isso e aquilo, 150.000. 3- Faz tudo, com algumas ressalvas, 300.000. Entendi nós detalhes, o 1... O diretor interrompeu e disse: o 1 está descartado, vamos focar nos outros 2. Um gerente perguntou porque, já que o 1 parecia ser o melhor pelo o que ele já tinha visto. A resposta foi: Se fosse tão bom, não era tão barato. Meu negócio é muito importante pra correr o risco só pra economizar onde não se deve.
Como meu pai costuma dizer, pra resumir: Quem economiza com papel higiênico, suja os dedos.
Essa do papel higiênico é genial kkkkkkkkk
Dio, poderia fazer um novo video sobre o Chrome OS via brunch, agora está mais fácil de instalar.
Meu irmão era do BB..passou para a auditor da fazenda estadual e em 9 anos de carreira passou a ganhar 40 mil reais brutos.
Outro irmão mais velho no mesmo cargo mas com 30 anos de auditor ganha 104 mil brutos.
Só que o I.R e Teto constitucional roubam quase tudo.
Não é como a mutreta que os juízes fazem com penduricalhos pirotécnicos.
4:06 o problema é que a maioria dos “full” stack que tem por aí estão mais para “empty” stack na real.
Se você for um full stack bom aí eu dou valor.
Aconselho empreender também pra quem já tem 1 emprego. Um negócio leva tempo pra dar retorno
to nessa tambem. programador desempregado.
Dio, antes de tudo, força para recomeçar uma nova fase. Quem já passou por uma situação dessas sabe avaliar exatamente o que é. Então sucesso e que você consiga rapidamente um novo emprego.
E se você puder me ajudar no probleminha que descrevo abaixo, ficaria muito agradecido por uma ajuda.
Venho já há muitos anos, utilizando o Ubuntu, num Grub em dual-boot com o Windows 11, para poder aproveitar o 'melhor dos dois mundos'...
Atualmente, tenho um notebook Lenovo quase novo mas, pela primeira vez, a atualização que fiz para a versão 24.04 me "deixou na mão"... Ao tentar iniciar o Ubuntu, está aparecendo a mensagem: " Carregue um kernel mais novo" ... E a carga falha... Sei que o Grub me permite, em modo edição, e usando dois comandos "insmod", instalar uma linux-image-6.11.0-04-generic e um linux-headers-6.11.0.04-generic... Mas onde conseguir estes módulos? Qualquer sugestão será bem-vinda.
Achei muito boas tuas colocações, Dio. Gostaria de compartilhar meu "case". Eu fui técnico em informática por 21 anos. Durante esse período, eu empreendi 2 vezes. Também desisti 2 vezes. Eu acho que não tem como fazer tudo sozinho. Numa das vezes eu trabalhei demais por 3 anos para dar conta de tudo, todos os dias, das 9 às 23 horas. Às 11 da noite eu pegava o carro e ia pro Zaffari Ipiranga pegar algo para comer. Loucura. Minha namorada aprendeu a montar micros de tanto que ficou ao meu lado na mesa técnica, de pé, pois a gente "namorava" enquanto eu trabalhava. Resultado: estafa violenta, 7 dias de cama, 5 quilos a menos, fiquei sem namorada e voltei a ser autônomo, um "empreendedor" sem imposto para pagar. Empreender não é para todos. Hoje em dia, trabalho administrando um imóvel, sou CLT e me encontrei. Se vai empreender sem capital suficiente para contratações iniciais (foi meu caso), tem que estar preparado para chutar e correr na área para cabecear. E logo voltar correndo para sua área, pois vc tbm será o goleiro. De todo modo, acho admirável quem tem essa coragem e consegue superar as dificuldades iniciais. Boa sorte para quem vai tentar.
Acho q faltou falar em buscar parceiros. Fazer tudo sozinho pode ser bem cansativo.
Sites como workana pode ajudar nisso
Para mim o que funciona é ter um plano B e um plano C para conseguir ganhar dinheiro caso minha atividade principal Dee algum problema. Saber fazer outras coisas das quais podemos ganhar dinheiro com elas. Claro que não é uma solução para um problema imediato que surge, como ficar desempregado. É uma preparação que precisa ser anterior. Mas o fator positivo de estar desempregado é que a pessoa justamente passa a ter mais tempo para estudar, apreender algo. Outra coisa que para mim é importante é reduzir os gastos (ser mais minimalista) e buscar sempre ter um capital de reserva para essas situações.
Houve um período em que eu realizei um estágio na área de Suporte de TI em um dos Tribunais da minha cidade. Quando meu contrato estava encerrando, meu coordenador chegou até mim no horário de almoço até mencionando o ditado "Quem avisa, amigo é!". Nisso, ele me deu um conselho que eu acredito que diversos de vocês já devem ter recebido, mas quero apertar nessa tecla mais uma vez:
Faça concurso público!
Entenda como funciona esse universo do concurso público, procure alguma área, alguma banca, apostilas e mãos à obra! Não é um lugar muito fácil de conseguir uma vaga, mas diferente do setor privado que você precisa fazer um baita teatro pro RH gostar do seu perfil (kakakakaka), o concurso público permite você pular essa etapa para algo que você conquista com bastante esforço e mérito (especialmente se você tiver encontrado algum edital que está oferecendo vagas da sua área de interesse).
Esse meu último comentário, eu o faço por um motivo muito importante que talvez ninguém tenha te dito:
Lembra daquelas várias entrevistas que você foi rejeitado por "não ter o perfil" que eles procuravam? Cara, tenha certeza que você tinha o perfil sim, e que você seria um profissional diferenciado se eles tivessem te dado uma proposta de emprego. Acontece que eles estão procurando um robô pra assumir um cargo que, na maioria das vezes, pagará pouco e exigirá muito de você. Você já é alguém esforçado e com muito mérito, mas eu sei que o mercado atual acaba te fazendo pensar o contrário.
Por essa razão eu digo novamente, e se possível, *faça concurso público* !
Abrir seu próprio negócio também é uma ótima ideia! Parabenizo o irmão do vídeo que tomou essa decisão. O fato de você ser seu próprio chefe e não ficar preocupado em ouvir um "está demitido" no dia seguinte também é um alívio enorme.
Uma vez tomada essa decisão, aí é procurar atender os pilares que o Dio falou aí no vídeo mesmo, mas é uma ideia que pode dar certo demais!
No mais irmão, Deus te abençoe muito. Imagino o quão preocupante foi descobrir que estava desempregado, mas sê forte e corajoso! Deus é contigo nessa etapa cara. Vai dar certo 🙏🙏
que comentário incrível Miguel, obrigado.
Concurso publico não é bala de prata.
Para desenvolvimento de carreira mesmo muito provavelmente você vai ficar preso a projeto legado sem ritimo de evolução, basta você ver qualquer projeto publico.
Pra entrar também tem que ter um planejamento muito grande, fora que dependendo de onde você passe pode levar anos até que saia a vaga pra você.
Se você esta desempregado e precisa de um emprego urgente, é infinitamente melhor tu buscar vaga no setor privado, monte um bom perfil no linkedin com boas palavras chaves e configure seu perfil para que exiba aos recrutadores que você está atrás de vagas.
Agora se tiver tempo pra investir, vale a pena considerar concursos publicos como um alternativa também.
Eu vi o texto dele pelo lado de por exemplo para quem é introvertido é muito mais complexo conseguir algo na área privada do que na área pública@@spakkaaa
Faz um mês que to desempregado, também sou desenvolvedor de software fullstack, e estou na mesma sitação sendo que no mês que perdi o emprego meu filho nasceu 4 dias depois
Eu estou numa situação parecida. Estou desempregado a 6 meses e tô querendo montar meu próprio negócio. Eu tô realmente em busca de clientes e investidores tentando oferecer serviços diferentes de SAAS. mas é MT difícil. Mesmo assim aplico para vagas e olha que sou dev fullstack junior com 5 anos de experiência
Já tive um CNPJ de MEI e trabalhei por conta por um tempo. Só me lasquei, além de cobrar barato eu não tinha contrato de prestação de serviço, tomei calote e em 2021 decidi dar baixa no CNPJ. Hoje só trabalho por conta quando eu tiver o conhecimento mínimo necessário.
A dica que deixo é: aprenda sobre precificação, legislação tributária, contabilidade básica e não dependa só da internet, vá aos comércios da sua cidade e esteja sempre de olho na necessidade deles, seja um site, seja uma landing page, seja lá o que for.
Sou um professor de matemática em transição de carreira para a area de desenvolvimento, e nunca pensei que seria tão complicado, já estou na busca ha uns 2 anos, e me parece cada vez mais complicado.
Já que o tema é este bom eu tenho uma empresa de Dev e Marketing ao qual nosso core é entregar um conteúdo completo desde marketing da empresa caso ela necessite até mesmo desenvolvimento de soluções, o meu grande gargalo hoje é conseguir clientes pois no caso do publico brasileiro o valor do ticket médio da minha empresa fica um pouco caro por conta do euro e se falar em Europa bom não tem muitos QIs aonde eu vivo. O que me salva todo mês é meu salário fixo, mas acho muito pouco pro estilo de vida que eu tenho ou seja empreender para mim seria melhor pois quem ia me limitar era eu mesmo e não meu chefe.
primeiro o Funky agora o Dio e olha que os dois são gauchos e ainda desempregados
Eu comecei a empreender há 4 meses na área de desenvolvimento de sites com foco em WordPress.
Algumas dicas:
1. Eu tinha um projeto que fiz para um cliente de graça, fiz isso porque queria ganhar experiência e também um depoimento para ajudar na autoridade.
2. Com um projeto e um depoimento, criei uma landing page para apresentar meu trabalho.
3. Criei um Google Meu Negócio para aparecer nas buscas locais.
4. Criei cartões de visita para fazer contatos em eventos de empreendedorismo da minha cidade.
4. Fiz um post no meu LinkedIn contando para as pessoas que virei freelancer.
5. Comecei a prospectar, fui no Google Meu negócio é olhei quais empresas não tinham site e aí fui entrando eu contato.
--
Referências:
Canal da Karol Attekita: ela trampou por mais de 10 anos como freela.
Canal Novo Programador: o Vitor dá várias dicas de como se vender, criar contrato, fazer reunião, etc.
Legal cara, quero seguir uma estratégia como a sua. Você tem conseguido clientes?
@@engecivila A estratégia de prospectar pelo Google meu negócio não foi muito boa, o principal motivo que notei foi que as pessoas tem uma certa resistência ao contato direto.
Por isso, comecei a estudar tráfego pago para atrair clientes mais qualificados, ou seja, pessoas que já sabem que não ter um site é um problema.
Bom dando meus 5 cents, eu trabalho por conta hoje, diria pra tentar uma coisa de cada vez, tente primeiro a prospectar, crie um site com seus serviços, fale com pessoas e ofereça o seu trabalho ai com o tempo vai conseguindo construir mais coisas.
9:58 Steve Jobs no lançamento do iPod:
Versão técnica: O iPod tem o chip X e software Y.
Versão marketeira: 1000 músicas no seu bolso.
Boa analogia
Dá para ver que o assunto é sério quando até o tom de voz do Dio muda...
Cara, eu fiz um curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas. Estou faz alguns meses estudando PHP e tentando alguma vaga de Junior. Eu sei que é bem difícil hoje em dia para quem não tem formação Superior. Espero que consiga alguma coisa temporária para trabalhar...
Olha minha história é semelhante, ainda não conquistei tudo que gostaria com minha empresa. Mas fiz um "SaaS" E já tenho vendas internacional, porém um malandro copiou todo o meu projeto e começou a vender mais do que eu! O que eu fiz? Desisti? Não! Estou inovando o produto constantemente com aplicativos e fazendo com que meus clientes ganhe dinheiro também com programas de afiliados. E você acha que estou preocupado com quem me copiou. De modo algum a minha hora vai chegar se Deus quiser!
Uma pergunta nada haver com o tema, essa cadeira o encosto dela reta/ereta é firme ou você sente que ela vai um pouco para trás?
Eu parei de ser um escravo CLT em 2016 , virar empreendedor melhor coisa que você faz na vida , não tenha filho no Brasil nem carro , eu tenho mais de 40 anos com casa própria sem filhos sem carro isso que atrapalha a vida de um homem , se você é homem solteiro de 20 e poucos anos , SAI DO BRASIL e vai fazer o pé de meia , compre a casa própria e pare de trabalhar quando tiver minha idade , me agradeça no futuro
Eu estou tentando aqui no youtibe. Mas é complicado. Eu também sou Dev e fui demitido.
o que seria de nos sem Diolinux
dio aconteceu do nada meu xubuto 24.10 não lee nenhum pendrive
Estou na mesma situação, mas não sou dev, sou tradutor de inglês. Como eu adaptaria isso tudo para mim?
Oi, bem-vindo! :)
Acredito que a estrutura dos 4 pilares que mencionei é genérica o suficiente para se encaixar em quase qualquer área, a diferença principal no seu caso é o produto. Então, ao mesmo tempo que você continua lapidando o seu inglês e as suas técnicas de ensino, fortifique as demais, especialmente marketing.
É sempre uma boa ideia observar o que as outras pessoas e empresas estão fazendo para buscar inspiração. Como alguém que vê inglês como algo essencial, o que você está vendendo não é necessariamente um mero curso de inglês, mas praticamente uma plataforma para acesso a conhecimento, entretenimento e trabalho, com potencial de alcançar quase qualquer lugar do mundo.
Eu lembro que uma vez eu fiz um treinamento numa escola de inglês, e estávamos comentando num intervalo, que os tutores não estavam na missão de ensinar inglês para os alunos, estavam numa missão de ajudar a realizar o sonho de muitos ali de poder viajar pra fora do país e conhecer mais do mundo. Acredito que entender o que o seu cliente quer alcançar, focar até mesmo em algum nicho, é uma boa forma de trabalhar o seu marketing. Galera de TI , por exemplo, precisa saber inglês para ser um profissional mais competente, afinal, as tecnologias são cheias de termos e documentações no idioma, além de poder se candidatar até mesmo a trabalhos remotos no exterior.
Será que você poderia ajudar essas pessoas? :)
Abraços!
Existe 2 áreas que você pode trabalhar com facilidade só pelo fato de ter inglês fluente:
1- Atendimento Bilingue: Tem grandes empresas pagando bem para trabalhos remotos de atendimento bilíngue (Dell, Toshiba, IBM, etc..) e no Brasil quase não tem profissional fluente em inglês.
2- Área portuária: O setor de exportações no Brasil não para de crescer e pessoas fluente em uma segunda língua são contratadas para fazer a comunicação entre clientes em diversos países.
Dá uma procurada...
@@pontotechinformatica Tem alguma plataforma boa para procurar vagas ou postar o meu CV?
mano por favor ajuda ai eu tento criar um servidor caseiro aqui para meu uso e conhecimento é um not fraco i3 8g de ram mas não consigo istalar o cpanel vc teria alguma solução estou usando o ubunto 24.04 da uma ajuda ai
2:30 top pill para o pessoal perdido.
Em um ambiente cheio de conteúdo, facilmente replicavel e com serviços básicos sendo dominados ppr big techs, procure ver fora da bolha dev. O dinheiro está em outras camadas sociais, siga o dinheiro. Desenvolvedor não é monge, ele apenas foi doutrinado pelas big techs e a cultura do Vale do silicone
Cara uma pena que só pode dar 1 like.
e só fazer o L que ta tudo certo
Toma dislike pelo bait.
Dio não sei se vc já fez algum vídeo sobre o assunto, mas gostaria de saber qual distro vc recomendaria para quem trabalha com rede e dev. Lhe agradeço se tiver tempo para me indicar o vídeo ou playlist.
Se algum membro aqui da comunidade lembra dessa informação e puder me direcionar nesse caminho também. Agradeço.
Desde muito obrigado pelo seu trabalho de ótima qualidade e persistência inabalável, mesmo eu sabendo que na vida ser referência é um constante desafio. @diolinux
Oi! :)
Essa pergunta não tem uma resposta tão direta quando você gostaria talvez, mas temos um vídeo para explicar melhor: th-cam.com/video/HN6LMdgs6gM/w-d-xo.htmlsi=KefAZXnXlAYZjhKG