Esse é o cara que fala para a realidade de 95% dos brasileiros. Quando você coloca no papel fica evidente a vantagem de pagar aluguel por um período, porém colocar essa teoria em prática e ficar dependente das variações econômicas não é para quem tem pouco dinheiro.
@@lucasvinicius419 casa e carro não são ativos. Numa crise econômica aguda, você não irá comer o carro ou a casa. Se vai financiar, precisa fazer um bom gerenciamento de risco e tomar cuidado com que você irá brincar de casinha pq o divórcio também é um risco que poucos levam em conta.
@@sds-sp9537 verdade! Mas se você aluga "teoricamente é porque vc também está investindo" e separação não é só a casa que você vai ter que dividir não. Sem fala que em uma crise agudo "se não tem dinheiro pra comer imagina pra pagar aluguel que o dono vai com certeza aumentar pra não morrer de fome também!". Não se preocupar em ir mora de baixo da ponte já ajudaria muito né? Na crise a parcela da casa não aumenta mas o aluguel sim. "Claro que em uma provável crise, tanto faz se vc está com casa pra paga ou morando de aluguel, vai se lasca os dois" 🤣🤣🤣
@@lucaslessa3198 se lasca quem pensa como você! 🤣 O que seria uma pessoa preparada? Imagino aqui um cara pagando aluguel "e como 80% dos brasileiros não está nem investindo nem poupando dinheiro" e começar uma crise "já estamos em uma então imagina ainda pior". Cada ano o aluguel aumenta. Sei bem disso já que eu tenho uma casa alugada e a cada 2 anos aumento o aluguel dela "comecei cobrando 700,00 hoje já está em 920,00". A casa foi financiada 755,33 todos os meses. "Só tenho mais um ano de dívida". Resumindo: não foi eu que pagou a casa. Mas eu posso vender e compra um comércio já que o meu é alugado e custa 70% do ganho da loja. PS. : Morei de aluguel a até os 23 anos. Mas era meus pais que pagavam "sempre mudando e eles nunca tiveram nada a não ser carro velho kkkk". Até hoje não tenho carro. Deve ser trauma de tanto ver meu pai fica na mão com os dele. 🤣
NOSSA O EDUARDO É A PESSOA MAIS SENSATA QUE JÁ CONHECI! Ele sim entende a realidade de uma pessoa pobre, de alguém extremamente desprovido de educação financeira. Parabéns Eduardo, você está fazendo a diferença nessa mundo.
@@lucaslessa3198 Não é só pensar como rico que fica rico. Ele fala sobre a realidade do país e a perspectiva de médio prazo é que essa realidade não mude. Se um cara que ganha 2 salários mínimos por mês, tendo um aluguel ou financiamento, um veículo e demais gastos (alimentação, água, energia, internet, etc), vc acha que basta ele pensar como rico que consegue ficar realmente rico?!
@@lucaslessa3198, tu tá distante da realidade. Ninguém tem tempo e acesso a essas informações não.. Daqui a pouco tu vai falar pra Dona de casa investir em fundos imobiliários.
Morei de aluguel vários anos... há 3 consegui financiar meu apartamento...hj pago mais barato a mensalidade do financiamento ,do que o valor do aluguel que eu pagava há 7 anos atrás. Muito sensato o entrevistado, parabéns!!
@@iurilucas6359, resta saber isso mesmo, mas talvez sim, uma vez que o igpm, índice ao qual os contratos de locação residencial encontram-se por lei indexados, é balizado por métricas calculadas pela FGV nas quais o dólar encontra-se embutido de um modo ou outro, ainda que por meios entrepostos (por produtos e serviços). Tem mês que o igpm sobe 20%. Se o locador conseguir lhe meter 10 a 15% de reajuste, é preciso saber que isso não será caso isolado, pois será reajustado na periodicidade contratual. Quando o ipgm cai de valor, o locador não reajusta para baixo o preço, apenas o mantém, na prática, e o locatário não ingressa, via de regra, no Judiciário com uma ação de conhecimento revisional de contrato...Então...Seria bom saber sobre a inflação, mas suponho que sim, que ainda vale adquirir
Ótimo vídeo, o sucesso depende das ações ou passos que você toma para alcançá-lo. Mostre-me um homem que não tem um investimento, e eu lhe direi em quanto tempo ele vai falir. O investimento é construir um paraíso seguro para o futuro. Com a escolha certa de Investimento que tenha pelo menos 1% de risco mínimo e com orientação especializada, o lucro e o interesse são 100% garantidos.
Concordo com você. Eu tinha um colega sênior no trabalho que vivia bem, mas nunca teve um investimento, infelizmente seu trabalho foi encerrado, então ele passou de viver bem para sobreviver com sua família. Se ele tivesse investido quando ainda estava trabalhando, ele teria outro fonte de renda.
Investir é uma decisão prévia a ser tomada para o futuro. Se você está vendo isso e não tem um investimento, por favor, faça planos para investir para não acabar como meu colega sênior no trabalho.
Isso fazia muito sentido, assim como ele disse "para um investir, a pessoa tem que considerar uma escolha adequada de investimento com pelo menos um por cento de risco mínimo, margem de lucros, um mentor e experiência para orientar e ajudá-lo a gerenciar sua carteira de investimentos .
Com a ajuda de Angelina Morris, que trabalha com uma organização de investimentos na Inglaterra, tenho investido no mercado de câmbio, ações e dividendos com sua experiência e orientação, ela me ajudou a obter grandes lucros em meu portfólio de investimentos.
Oh, é ótimo ver alguém que também se beneficia dos serviços de Angelina Morris, de fato, é um mundo pequeno. Ela é minha gerente de portfólio e mentora também por 2 anos e ainda contando e eu lucrei 123.795 usd do meu valor inicial de 5100 usd com ela gerenciando meu portfólio.
Realmente, esse cara é um primo pobre. O cara tem a sinceridade de dizer: "olha, isso realmente é o ideal, porém, o pobre tem que considerar isso, isso e isso também, porque pode ser que o ideal te traga prejuízos."
Eu sou desse pensamento também, um bom plano é começar de baixo e ir melhorando com o tempo. Em vez de um imóvel de 300k pegar um de 120k com a parcela abaixo do q eu posso pagar e usar a diferença pra amortizar. Quitou o primeiro vende a casa e compra uma melhor financiando no mesmo esquema, parcela baixa e amortização. Se acontecer algum imprevisto a parcela sendo um valor abaixo do do limite do seu orçamento fica mais fácil de maneijar.
Se acontecer um imprevisto é só vender o imóvel. Foi o que eu fiz, consegui me manter uns meses até me remanejar. Se estivesse de alguel teria que voltar pra casa dos meus pais ou ir pra rua. Peguei o dinheiro do imóvel e financiei outro. Aluguel nunca mais
@@paulormr eu moro no Rio de Janeiro, baixada fluminense. Aqui perto da minha casa tem kitnetes anunciadas pra venda a 85 mil. A localização não é tão ruim fica a 5 minutos a pé da rua principal onde tem mercado, posto de gasolina, farmacia, academia e tudo mais, tem água boa, e não tem "movimento" na região...
Pois é... Comprei meu AP popular de 50m², faz 10 anos. Prestação atual de R$370,00. Se eu fosse alugar, pagaria R$500,00. Essa de alugar é pra quem tem uma receita estável e com uma boa sobra no final do mês, além de disciplina financeira. Mas vendem a ideia como algo absoluto pra qq situação e pra todos. Parabéns pelas considerações.
Seu financiamento foi extremamente popular, aí sim vale a pena, agora alguém que ganha 3 mil reais nunca vai pegar esses valores tão baixos, é simples, basta ver a faixa de renda do programa Verde e Amarelo. Entendeu que aí vale a pena investir e alugar?
@@ulyssesprado1 não existe isso de melhor alugar do que comprar meu amigo, exceto casos muito raros, você fica seguindo esses loucos por ai no youtube, mesmo se a parcela do financiamento for de 1000 reais por exemplo, na minha cidade não se encontra local pra morar por menos de 1000 reais, não viaja. Outro ponto, o financiamento pode ser quitado muito antes com uma redução de juros gigantesca, sistema de amortização. Isso se a conversa for somente sobre dinheiro, mas a vida não é feita só de dinheiro não é mesmo? Dormir e acordar todos os dias sabendo que a qualquer momento você pode ser despejado... Pelo menos pra mim eu tenho a certeza que não quero isso, nunca fale que o melhor é alugar, porque em poucos e MUITOS poucos casos realmente vai ser, pra maioria da população disparadamente o melhor sempre vai ser comprar!
Eu comprei meu AP financiado , faço amortização de 2 em 2 anos , as pessoas não tem noção de quanto se deixa de pagar fazendo isso , quebra juros altíssimos amortizando , só paga em 30 anos quem quer , eu mesmo uso meu FGTS a cada 2 anos e coloco mais um valor encima pra aumentar a amortização , muitas pessoas não sabe disso e nem faz isso .
cara, vc é a pessoa mais sensata nesse ytb pq diferente dos demais, mostra a realidade e não sonhos. É difícil até discorrer aqui sobre o ponto, mas culturalmente o Brasileiro não é um investidor e, por conseguinte, não consegue juntar grana mensalmente. Parabéns e continue firme nessa pegada que de fato pode abrir o olho e quem sabe alterar a vida de algum Brasileiro.
depois que li "O homem mais rico da Babilonia", descobri que esse naum eh um problema exclusivo do brasileiro. Eh fruto de uma cultura que naum ensina a respeito e ainda por cima valoriza o consumo e a ostentação. um mal da humanidade como um todo, e naum eh diferente no Brasil.
@@feacf Então é melhor pagar pelo que nunca vai ser seu e ainda viver com o cu na mão esperando, a qualquer momento, um convite para se retirar do imóvel. O pensamento do entrevistado está correto e óbvio. A questão é criar estratégias para construir sua casa com menos prejuízo possível.
Aluguel é pra 5 no máximo 10 anos dependendo da sua disciplina. Os imóveis tendem a valorizar e se deixar pra comprar muito mais lá pra frente menor serão as tuas chances. Esses 5 anos são para juntar grana, conquistar oportunidades melhores de renda pra só aí então entrar num financiamento. Pois assim mesmo que vc não tenha os 300mil mas se alcançou uns 150mil com o que poupou mais o fgts, vc dá uma porrada inicial, deixa uma reserva de emergência, financia o resto e amortiza se for CLT. Daí não se paga juros tão altos e as prestações não ficam tão elevadas. Agora se vc só der 20% de entrada num imóvel e comprometer 50% da sua renda mensal sem reserva nenhuma de emergência as chances de vc sofrer uma crise financeira aumenta drasticamente.
@@gabrielvasconcelos6235 quando falei de juntar grana estão incluídos títulos atrelados ao IPCA, ações de empresas perenes que pagam dividendos, um pé em criptomoeda, e crescimento profissional neste período. Inflação é um fenômeno natural inclusive para imóveis, hj ele pode está custando 300 mil, daqui a 10 anos 600 mil, depende do cálculo de oportunidade, do quanto vc consegue investir mensalmente e assim por diante. Pra quem ganha 10 mil por mês é uma realidade, pra quem ganha 2 mil é outra, o tempo do retorno ser algo significativo é diferente.
ปีที่แล้ว
isso ai vou juntar durante 5 anos pra finalmente sair da casa dos meus pais e morar com minha namorada.
Moro em um condomínio pequeno na cidade de Linhares ES. São 20 casas. A minha casa é financiada e eu pago R$ 785,00 de parcela. Todos que moram de aluguel aqui pagam mais caro que eu. Inclusive, uma das minhas vizinhas que paga R$ 950,00 de aluguel está procurando casa porque o dono pediu o imóvel, pois irá vender a casa (ela não tem interesse de comprar pelo preço que ele está ofertando). Agora, outra questão: tentem achar aluguel barato aqui na cidade e veja o buraco em que você vai ter que ficar. Minha casa custou R$ 147.000,00 e eu não tinha esse dinheiro para aplicar em FIIS. Mas, eu tenho tido disciplina para investir e pretendo quitar a minha casa em breve.
@@wallacecavalheiro9340 Não só isso, o que eu vejo que mais vale a pena sair do aluguel e ir para uma casa própria é que, se um dia você achou que o piso da cozinha está muito manchado e precisa trocar, se a casa for sua você chama o pedreiro e quebra tudo, se a casa for alugada, dependendo do caso, você precisa comunicar o dono, o dono precisa avaliar, ver se precisa trocar, daí ele troca, aumenta o preço do aluguel e quando você termina de pagar, teve reajuste no preço e o aluguel não baixa de novo (já vi isso acontecer algumas vezes)
Não é que brasileiro não tem disciplina pra investir ou gasta com "asneira". Estamos falando de uma população que trabalha muito, ganha pouco e que mais de ⅓ do povo está em estado de insegurança alimentar. Isso sim faz sentido!
Completamente verdade ,Eu tenho amigos que fizeram financiamento a mais de 10 anos e hoje a parcela que eles pagam é 5 vezes menor do que um aluguel que Eles pagaram se tivesse alugado a mesma casa, Sem contar a valorização do imóvel como passar dos anos,Ex Esse amigo meu financiou em 2010 um imóvel que valia r$ 60.000 na época, hoje esse mesmo imóvel vale mais de r$ 200.000 Para ele o financiamento super valeu a pena
@@Jubilim10 uma vez que a parcela hoje em dia é super barata ele pode simplesmente amortizar o financiamento o máximo que puder pra fugir dos juros! Obvio que nao é todo mundo que tem essa mentalidade da amortização tbm. Mas eu tenho um amigo que em 2009 comprou uma casa que valia 80 mil e pagou em 5 anos amortizando e sempre pagando o máximo que podia. Hoje a casa dele tbm é avaliada em uns 200K mais ou menos. O pai dele comprou uma casa igual na mesma época e até hoje tá pagando o financiamento porque nunca se interessou em amortizar...!
O que valia 60 vale 200 não porque vale mais, mas por causa da inflação, é o dinheiro que vale menos. Por isso que investimento bem feito considera a inflação
Vocês só esquecem que ele não tinha esse dinheiro todo para dar avista, foi financiado, logo ele conseguiu um bem que sim teve valorização, "pouca" considerando inflação mas sim teve valorização, cerca de 18% e o bem agora é dele e só tende a valorizar mais e mais, fora que ele fugiu do aluguel, então todo dinheiro que pagaria em aluguel entra como "lucro" ou então ele aluga e tira mais lucro.
@@Jubilim10 não é bem assim. Você está enviesado, pagar juros total de 100% num período de 360 meses é baixíssimo, contas que não são feitas para efeito de comparação, inflação a favor do imóvel, inflação contra o aluguel. Além disso o que não é colocado em conta é a possibilidade de amortização da dívida, lembrando ainda que quem for CLT, mesmo que não junte dinheiro tem o FGTS que poderá utilizar para esse fim. Rendimentos do FGTS 3% a.a. Outro recurso que a não utilização é perder dinheiro ao longo do tempo.
Galera, pra quem se interessar, seguem os links dos vídeos que eu falo na entrevista: 1) Como Quitar Financiamento de 30 anos em 3 Anos (Passo a Passo): @ 2) Alugar ou Comprar Casa (Vídeo pra Pobres): @
Primo Pobre, tem dois fatores que poderiam ser considerados contra o aluguel e que poucos falam: (1) ONDE você mora: Se você mora em uma cidade pequena, você não tem oferta. Simples assim. Não é possível você pagar um preço X teto e, quando o aluguel subir para X+% que você pode pagar, você muda para um aluguel mais barato porque na maioria dos casos você não tem local mais barato para alugar. (2) Manutenção: quando dá um problema no aluguel (uma infiltração, problema elétrico, hidraulico, incêndio etc.), muito fácil dizer 'ah, o dono paga'. Sim, mas QUANDO? E se o dono faz corpo mole e demora a arrumar o problema, você paga o pato. Vai recorrer via judicial? Espere sentado. Vai ameaçar se mudar? Retorne ao item (1), acima. Nestes casos, num imóvel financiado, você poderia resolver o problema rapidamente (afinal, o imóvel é 'seu') ou, o que seria sensato, acionar um seguro, que só tem sentido ter em imóvel próprio.
pois eu conheço um pobre que prefere pagar aluguel do que financiamento. por incrível que pareça a pessoa pagava o financiamento do ap e se enrolou e não conseguiu mais pagar e teve que vender a troco de banana e hoje paga o mesmo valor em aluguel, só quero ver quando ela se apertar de novo pra onde ela vai.
Eu acho que compensa sim comprar, você pode mexer na casa com mais tranquilidade, dá gosto de fazer as coisas e fora que quando envelhecemos é um lugar que é só nosso, acho que vale a pena amortizar as parcelas pra terminar mais rápido tbm!!
Só vale a pena alugar fora do Brasil, onde geralmente é tudo mobiliado, até a luz é incluída no aluguel. E principalmente se respeitam contratos e não se tem tanto custo com burocracia e intermediários
Concerteza vale a pena ... Eu pago 650 reais de alugar na minha atual residência , foram 23 mil reais gastos em apenas 3 anos ... Financiei um apartamento na planta que vai ficar pronto daki 3 meses , na verdade ele já está pronto , mas acredito que vão demorar um pouquinho pra me entregar... Dei 34 mil entrada , ganhei 18 mil de subsídio e financiei 100 mil em 30 anos , vou pagar 540 reais por mês fixos até o final ... Calculei o juros e deu 98 mil em 30 anos ... Ou seja o apartamento no final de 30 anos vai sair pra mim por 34+198 = 232 mil reais .... Se eu continua se a pagar 650 por mês de aluguel pelos próximos 30anos o que na realidade é impossível porque o aluguel tem reajuste todo ano eu pagaria os mesmos 234 mil só que no final a residência não seria minha ...
Exatamente amigo, financiamento é longo mas um dia acaba, pode vender e seu dinheiro retorna até com valorização se o imóvel valorizar. mas aluguel é eterno e você nunca mais vê o dinheiro de volta
No aluguel além de pagar pra nunca ser seu ainda o dono quer deitar regras em muitos lugares nem filhos e cachorro o cara pode ter. Já no financiamento vc que manda a casa é sua e pode amortizar as parcelas
Mas aí você desconsidera os custos para deixar o imóvel habitável, já que vem sem nem mesmo tinta na parede, tem o custo mensal do "condomínio", se for o caso, fora que o imóvel sendo seu, a responsabilidade de tudo que acontecer com ele também é só sua. E por último, se comprar errado, num lugar ruim, por exemplo, você vai penar pra se livrar do imóvel. Mas e como o Primo falou, depende muito de cada um. Pra uma pessoa que tem dificuldade de se organizar pra investir, faz mais sentido comprar logo algo pra chamar de seu.
Até que enfim apareceu um cara desse ramo com opinião sensata..... Concordo com tudo que ele diz , e acrescento que o aluguel só sobe e as parcelas da casa baixam
Bom, você tá num canal de investimentos... até chegar no ponto em que as parcelas do financiamento chegaram à um valor consideravelmente mais baixo, você já vai ter um montante bem maior rendendo bem mais juros caso aplique a diferença entre aluguel x parcela do investimento.
@@d3c40o não concordo, vc esquece que que uma casa financiada em 20 anos ,vc começa a ver a queda no valor das parcelas a partir do quinto ano e ao mesmo tempo que a parcela vai baixando a casa vai se valorizando..... Um exemplo do meu caso . Financiei minha casa em 2004 por 27 mil com as parcelas de 389 reais hoje as casas iguais a minha estão sendo financiadas por 190.000 uma valorização de 160.000 e hoje eu pago 178 reais a parcela falta praticamente 4 anos para acabar e o valor vai baixar mais
@@Renato_tem_razão Vc está certo até certo ponto amigo. Vc está esquecendo da inflação e não pagou apenas 1 apartamento, mas se for fazer todas as contas, vc pagou no seu apartamento o valor de uns 4 apartamentos. Mas concordo plenamente com o primo pobre que é melhor comprar financiado, mas com o tempo, a pessoa tem que gerar mais renda e adiantar o pagamento das parcelas para quitar o mais rápido possível e com menos juros. Outra coisa que precisa ser levantada é que enquanto vc não quitar o seu apartamento ele não é seu e sim da financeira. Se deixar de pagar as prestações por um determinado tempo, vc pode perder tudo o que pagou. De qualquer forma, parabéns pelo seu apartamento e não é uma crítica ao seu pensamento. Só quis levantar pontos que eu acho importantes.
@@Renato_tem_razão Sobre a queda eu respondi pra algum outro comentário daqui do vídeo... essa queda na parcela é bem menor do que a diferença entre aluguel e parcela do financiamento investida neste período. Sobre os valores da sua casa, não te conheço e portanto não vou questionar, mas você realmente acha que o comum é um imóvel valorizar 7 vezes em 18 anos? Me diga em que região é que vou parar de comprar ações e passar a comprar imóveis aí! rs
caí aqui no algorítmo, curti o conteúdo e n lembrava de onde eu conhecia ele, pesquisei e aprendi quase tudo que eu sei sobre teoria musical com os vídeos do Eduardo, e agora investimento, sensacional.
Tem o problema que sua entrada fico parada no imóvel, em vez de render, precisa levar isso em conta. Mas eu concordo plenamente com o convidado, e inclusive, fiz isso. Passei 4 anos no aluguel, vi que não estava investindo como gostaria e comprei outro lugar financiado. Tenho muito, mas muito mais conforto e pago menos de prestação do que pagaria de aluguel no mesmo imóvel. Tb fiz melhorias que jamais faria no aluguel, como janela acústica. Cada caso deve ser analisado individualmente. Para classe média, se a pessoa quiser muito focar no financeiro, minha sugestão é ter um imóvel mais simples, mantendo ele alugado. Pq no futuro, se der ruim, pelo menos tem para onde ir, mesmo que abaixo do padrão que vive hoje.
Eu concordo que com o tempo o imóvel valoriza, mas eu acho que bem menos que a galera pensa, o que realmente muda é a inflação, não é o imóvel que está valorizando muito, mas sim o poder de compra que cai bastante com esse aumento da inflação na moeda, é impressionante a desvalorização do real desde seu inicio até hoje.
isso tamb se aplica aos investimentos, investir 1000 para resgatar 1800 depois de 5 anos, não quer dizer que o cara vai ganhar dinheiro, mas apenas acompanhar a inflação
@@manoelmessias663 não, ao contrário dos imóveis as empresas conseguem repassar a inflação e as cotações são ajustadas acima da inflação, pois tem a margem de lucro nesse bolo. Simples.
Não necessariamente, os investimentos em infraestrutura e outros empreendimentos próximos a sua casa/apto também fazem ele valorizar e para base de comparação deve-se usar o IGPM e não o IPCA, visto que é o IGPM que é usado para reajustes de alugueis
Exatamente, brasileiro médio nunca entendeu o conceito de inflação. De nada adianta o imóvel ter dobrado de preço, se para comprar outro, vai ter que desembolsar o mesmo montante de dinheiro.
Sou Professor e já salvei nos favoritos alguns vídeos do Primo Pobre para trabalhar com os alunos em sala de aula. Primo é o cara e viola muito o tocão tbm hehe
Finalmente algum Investidor TH-camr com bom senso! Compartilho da mesma opnião... Sem contar que algumas pessoas fala que é melhor alugar, possuem casa própria. Me parece aquele ditado, "faça o que eu falo mas não faça o que eu faço".
Eu decidir fazer o seguinte : financiei um imóvel e paralelamente vou amortizando as parcelas (sacrifício mesmo) , como escolhi o sistema SAC as parcelas são decrescentes , em pouco tempo as parcelas estão equivalentes ao valor de um aluguel , em médio prazo espero quita-lo :)
Bom dia Angelo ( não sei por qual banco você fez ) mas priorize sempre pagar direto no SALDO e não ultima parcela ( por ser mais barata no SAC ) ... você consegue amortizar até 99,8% do Juros abatendo diretamente no Saldo , Faço um cronograma para meus clientes que em 6 -7 anos só com FGTS e 13º ele quita um contrato
Vale salientar que essa analise é muito pessoal e individual onde cada caso é um caso e existem muitas variáveis nessa conta de qual é melhor, a principal variável que é muito pouco considerada é a localização do imóvel o aluguel de uma casa na capital não é o mesmo de uma cidade menor assim como o preço das casas também não. Já vi casos em cidades menores como a minha onde com um baixo valor de entrada conseguiram financiar um pequeno apartamento com parcelas mensais de 700 reais, o que é basicamente o mesmo valor aluguel cobrado por muitas casas com a diferença que no futuro o apartamento poderá ser seu. Mas se o caso for de ter um grande valor pra dar de entrada ou até comprar a vista, talvez seja mais inteligente investir e usar o juros compostos pra alugar ou até financiar um imóvel.
Exatamente, para quem financia imóveis de valore até uns 300 mil fica melhor financiar. Pagava 1500 de aluguel e o financiamento que fiz com entrada de 60 mil deu exatamente 1600 por mês. Aluguel só aumentava, com o que sobra vamos amortizando a divida.
Financiei meu apartamento e a parcela é 520 reais por mês o condomínio uns 350, e o preço médio que o pessoal cobra de aluguel lá é 1200 reais então alugo o meu apartamento, pago os custos e ainda sobra
Excelente ideia, também já pensei nisso uns anos atrás, más, eu fiz uma inversão da Ordem das coisas, normalmente as pessoas fazem: 1- Casa, 2- carro, 3-Faculdade. Eu fiz: 1-Faculdade, agora faltam a casa e o carro. Na casa, penso fazer dessa forma sua, só que se o imóvel for adquirido pelo programa verde e amarelo do governo federal, acho que não é possível o aluguel antes da quitação.
Muito boa a opinião do rapaz , eu sempre assistia videos desses caras que falam de "economia", mas nunca me desceu qndo eles diziam q vale mais a pena alugar um imóvel do que financiar, acho loucura demais essa coisa de aluguel, sempre compartilhei q isso é jogar dinheiro no lixo ... Tenho uma tia q sempre morou de aluguel (mora ainda alias), um tempo atrás o meu falecido pai (irmão dela) sempre aconselhava ela a comprar um imovel pra ela morar, pq é dinheiro jogado fora ... Ela falava q era besteira , ela alegava que nao ia se mata de pagar parcelas de financiamento, para que no final ,o imóvel ficar todo pra filha dela de mão beijada caso ela morresse (doideira né 😅), nessa época ela tinha uma condição muito boa, emprego que ganhava 5 dígitos, mas a maré virou infelizmente, passou um sufoco um tempo atrás pq nao tava dando conta de pagar o aluguel, depois de tudo isso, ela veio desabafar pq não ouviu o conselho do meu pai, hj ela ta na luta pra financiar ... Mas infelizmente ta difícil pra ela pq ela ta com o nome sujo ...é complicado... Para a galera q ta na duvida ...financie a sua casa propria ...pq tu nao sabe o dia de amanhã
Um ponto q ele nao falou: se for apartamento, mesmo estando quitado voce terá que pagar a taxa de condomínio todo mês, dependendo do condominio, essa taxa pode ser quaseno preço de um aluguel pro resto da vida. Por isso quem mora em casa tem essa vantagem, pois so paga iptu.
Depende, eu pago condomínio por exemplo e não preciso pagar academia, além de as manutenções estarem sempre em dia sem eu ter que gastar tambem a mais com isto, enfim tem outras coisas envolvidas nao é tao simples
@@vanessasantana5020 no meu caso academia, piscina pros meus filhos, quadra de futebol, segurança, comodidade, agua e gas. média de 400 reais mes. depois que morei em apartamento dificilmente volto pra casa. são casos. pra minha familia vale muito a pena
Faltou citar que tem o risco do dono do apartamento enfrentar uma ação de despejo se deixar de pagar as mensalidades do condomínio por muito tempo, mesmo o AP estando quitado
Também penso assim. Ha uns anos atrás me crucificaram pq estava financiando um AP. Hoje terminei de pagar e tenho um apartamento enquanto meus amigos ainda moram de aluguel e não tem nada.
@@augustobatista7628 não vi ninguém cotando valores nem falando de um milionário aqui. O assunto foi um imóvel financiado ou alugado. Um exemplo foi o ap do primo pobre.
@@augustobatista7628 Saia da sua bolha, amigo. Brasil não é só Rio de Janeiro e São Paulo, com valores irreais. Eu tenho um casa de condomínio fechado que financiei por 150k, hoje vale 250k. Além de 1 apartamento em frente a praia de Guarapari que financiei por 140k e hoje vale 300k e outro em um bairro classe média que financiei por 130k e hoje tem propostas de 210k. A estratégia é buscar mercados com valores em conta, bons bairros e ter sempre um valor para dar em entrada. Os financiamentos, você deixa seus inquilinos pagarem. Então na prática, eu gastei com meus imóveis 30k, 90k e 32k (só as entradas) respectivamente.
Vdd. Tbm tem a questão de vc viver em uma casa que vc quer do seu jeitinho. Pq tu pode financiar a construção se preferir. Eu por exemplo, vou construir, não encontro casa como eu gostaria pra alugar. Quando tem é longe do meu trampo
Ele disse que nao gosta de ficar na mão dos outros mas não explica que quando vc financia a casa vai ser sua so depois de 10,20,30,35 anos, antes disso é do BANCO, se tiver dúvida tenta atrasar 3 parcelas pra vc ver, alem do risco da vida mudar, a muié te abandonar, ou qualquer coisa acontecer. Financiar é a maior ROUBADA da história. Alugue, se esforce pra ganhar mais, faca negocios, esteja livre, seja inteligente, moderno e LIVRE
@@rz3461 Isso é relativo, na verdade o correto a fazer quando se financia é amortizar as parcelas ao longo do tempo, e isso além de reduzir o valor final, reduz também a quantidade de parcelas. Em alguns casos 30 anos pode ser pago em 5.
- Nem se for mudar!! Comprei uma casa e me mudei da cidade, aluguei a casa e o aluguel paga a parcela da casa… ou seja, o imóvel se paga sozinho, tenho uma aposentadoria SE PAGANDO SOZINHA!!! Tem noção ?
@@rz3461 - E se ficar 3 meses sem pagar o aluguel ? O que acontece? - Nem vou escrever um textão não tá ? Sou vou falar alguns dados pra você: pago 5,5% ao ano de juros, inflação oficial 10%, IGPM 17%…. Eeeeeee, a casa está alugada, o aluguel paga a parcela do imóvel e sobra dinheiro, e mais, já VALORIZOU 100 mil desde que comprei 8 anos atrás!!! Comprar imóvel a juro PRÉ-fixado é a melhor forma de nós pobres defendermos nosso patrimônio da inflação e ainda garantir uma complementação na aposentadoria lá na Frente, já que até lá o imóvel estará quitado!! Caiam nessa conversinha aí não pessoal, ainda mais num país com histórico de instabilidades e até de hiperinflação como o nosso !!!
Eu financiei uma casa pela caixa há uns 12 anos e, na época, me falaram que era loucura. O terreno e a construção da casa ficaram por uns 80 mil. Hoje ela vale uns 200 mil e quitei o imóvel neste ano. Se tivesse colocado na poupança todo o dinheiro investido, incluindo os juros pagos, jamais compraria uma casa dessa hoje, sem contar que já teria jogado fora uma grana em aluguel. Obs: na época minha prestação começou com 600 reais e o aluguel era, em média, 200 aqui na região. Hoje o aluguel é 600 reais.
@@henrybraga1957 Brother, valorizou pouco. Ficou pra trás da inflamação, se liga, em 2010 o salário mínimo era 510,00, ou seja,ele mais que duplicou. Nesse sentido, o imóvel quase não teve valorização.
Digo por experiência própria. Na época que comprei meu imóvel. O aluguel médio estava R$800,00 e a primeira parcela que paguei. R$2200,00. Passados 5 anos. O aluguel médio está em 1500,00. E o valor da minha parcela em R$1700,00. Quase a mesma coisa. Vai passar mais 5 anos o aluguel vai pra quase R$3000,00 e se eu não tiver quitado a minha parcela estará em R$1300,00. Sem contar que a casa é minha. Se eu quiser quebrar qualquer coisa isso é problema meu. Não tenho que ficar preocupado o que a proprietária vai achar. Se ela vai reajustar, se não vai. Quem fala que aluguel é melhor. Não deveria estar prestando consultoria financeira.
Sem contar que você pode usar a estratégia de quitar o imóvel de 20 em 5 anos, ou menos… ao final, você estará morando em seu próprio investimento! Você terá o valor do imóvel em sua “carteira de investimento” e o restante dos 15 anos, você pode investir o valor total da parcela para somar com o valor do imóvel que você tem como patrimônio.
Lair Ribeiro já falava à muito anos a mesma tese, porém o primo pobre consegue traduzir no entendimento geral! Muito bom! Um vídeo importante para todos!!!
Eu só digo a coisa: eu pago de parcela do meu AP financiado quase o mesmo que estava pagando de aluguel. E mais, não vou ter gasto com mudança de dois em dois anos. se por ventura surgir alguma oportunidade maravilhosa de emprego etc, eu passo pra frente com valorização.
Perfeito em cada colocação!! Eu também combinei comigo mesma que a única dívida que faria seria o financiamento do meu imóvel, que será quitado com 4 anos desde que assumi as prestações. Logo logo já termino de pagar e financiamento nunca mais! 🤘🏻
Vala a pena financiar em 90% dos cenários, há diversos vídeos que falam que é mais vantajoso alugar e fazem contas intelectualmente desonestas para justificar, além do IGPM que vai fazer seu aluguel explodir em poucos anos, o valor do imóvel sobe, o que você juntar para comprar o imóvel a vista vai da só pra entrada, e o valor do financiamento é fixo e decrescente. Financiei um apartamento em 2019 e esse ano quito, melhor decisão.
Justamente por não gostar de depender dos outros que considero o aluguel melhor. O bairro desvalorizou? Só mudar... Troquei p/ um trabalho mais longe? Dá nada, só mudar... Vou passar 6 meses fora da cidade? Sussegado, muda p um lugar bem mais barato só p deixar os móveis... Quando você financia você está automaticamente preso geograficamente ou depende de encontrar inquilino p/ alugar seu ap. Porém com a parte da disciplina para investir eu tenho que concordar
Qdo pensei em comprar as casas aqui eram 105k. Hj estão acima de 200k mesmo padrão. Eu acho q vale a pena sim financiar. Principalmente se vc puder antecipar algumas parcelas pra ajudar a amortizar. Povo fala: " vc financia 1 e paga 3. Só q após 30 anos tua casa não valorizou nada? Fica a dica
Vdd...o juro do financiamento no longo prazo é compensado com a valorização do imóvel. Além do que, pagar um aluguel por anos, afim de economizar pra adquirir o imóvel a vista, em 10 anos por exemplo, além de desperdiçar com o aluguel uma parte considerável da parcela de um financiamento, com certeza o valor do imóvel já estará bem maior e o montante acumulado pode não ser mais suficiente.
Um lúcido. Graças a Deus uma pessoa lúcida jogando as verdades na cara do pessoal rsrsrs. Vou seguir esse aí. Vale a pena, muito mais alinhado com a realidade.
Sou do time financiar, mas tem um perigo muito grande que não foi mencionado. Imóvel geralmente valoriza, ênfase no geralmente. Mas vc pode dar azar ou ter avaliado mal o imóvel. Problemas de fundação, infiltração, aquele bairro que qdo vc comprou era legal e virou terrível...Aí nesses casos, a tua perda é imensa, as vezes vai a economia da vida. Então, ao mesmo tempo ser dono pode ser uma paz de espírito e pode ser uma experiência horrivel. Aluguel, qualquer zebra vc salta fora
Sim mas vc mesmo diz ai uma coisa que é vdd e que comprova que vale mais a pena financiar, " geralmente valoriza" ..se geralmente valoriza isso significa que vale a pena arriscar pois os casos de desvalorização sao muitooo menores que os casos de valorização
A vantagem do aluguel é a mobilidade geográfica. Eu financiei um apartamento pequeno e vou ter que mudar para outra cidade…A minha sorte que financiei bem pouco.
@@sds-sp9537 Para quem é pobre, o assunto mobilidade geográfica já se torna uma desvantagem. Quem tem o dinheirinho contato, precisa correr atrás de lugares que entrem dentro da sua necessidade e isso, hoje, é um sufoco absurdo.
Esse tema Aluguel x Financiamento é a mesma coisa da "famosa" Biscoito x Bolacha. Cada pessoa tem um perfil diferente. Tem gente que o sonho é morar no mesmo lugar, construir família, e tudo mais.. ai o financiamento é ideal. Esse também era o meu perfil, mas depois de sair pra um mochilão pela América do Sul, eu, to falando EU, vi como o mundo é grande e cheio de possibilidades o que me fez mudar de ideia e continuar no aluguel, pensando na liberdade que posso ter. Tem muita gente que nasceu na mesma cidade e morreu na mesma cidade, tem gente que não gosta de ficar longe da família, tem gente que quer ter um imóvel pra falar que tem... e tá tudo bem. Agora o meu proposito é investir 300k num rendimento que possa me render o "valor do aluguel" mensal e pode ficar em qualquer canto do Brasil.
O peão vive com 1200 reais, metade desse valor é aluguel, e o resto é para sobreviver. Eu pergunto? Se desse dinheiro sobrar 100 reais, você vai investir o quê com esse valor? Você morre e não consegue juntar porcaria nenhuma com 100 reais. Se só lhe sobra 100 reais por mês, você tem que pensar em que vai comer e não em guardar dinheiro.
Viver de aluguel é a maior burrice porque as pessoas que falam isso se esquecem que o preço do imóvel é reajustado pelo INCC anualmente. Eles também alegam que, ao financiar, você vai pagar três imóveis daqui a 30 anos. Ora, com a correção anual imobiliária, esse imóvel daqui a 30 anos vai estar valendo muito mais do que três vezes o valor inicial, ou seja, se você conseguir um financiamento barato próximo da inflação, o financiamento é muito mais interessante do que você pagar o aluguel, pois no aluguel você ficará sem nada daqui a 30 anos. Na melhor das hipóteses, se você for um herói, e conseguir capitalizar durante esse período, o máximo que você vai conseguir será comprar o seu imóvel daqui a 30 anos, o mesmo que você teria hoje! Então é a maior burrice! Eu não sei como consultores de investimento podem fazer esse tipo de proposta.
O ponto de vista do primo é muito legal. Como eu já tenho o valor pra comprar a vista, eu prefira alugar e viver de rendimento. E eu tbm tenho disciplina para investir todos os meses. Mas realmente a maioria das pessoas não tem
Concordo plenamente, aconteceu comigo mesmo já vivia em uma casa super grande a 2 anos quando fui renovar me deram 1 mês pra sair da casa. Já tinha me mudado 3 vezes em 4 anos pelo mesmo motivo, fui la e comprei a minha ;)
Salveee! O Primo Pobre é o cara!!! Não sei dizer o que é melhor entre financiamento por 30 anos ou alugar, mas qdo se adiciona o fato de poder realizar amortizações no financiamento, aí a coisa muda! Fica difícil o jogo pro time do aluguel! Abs
Eu pago 2.300 de aluguel porém moro em Jurerê internacional e perto do serviço , meu custo de vida está alto pq eu moro em um lugar de luxo , sai de Goiânia já faz 3 anos isso deu de aluguel 82.800 reais agora estou cogitando a ideia de sair do aluguel morar com os meus pais em menos de um ano eu dou a entrada no meu apartamento e pago no máximo 1000 reais da parcela .
Sou construtor e corretor d imóveis, formado em economia.. acredito q enquanto o juros da habitação estiverem entre 6 e 12%, vale muito a pena financiar, na verdade sugiro q se financiei o máximo da dívida habitacional possível, dando nenhuma ou a menor entrada possível, mesmo tendo boa parte do dinheiro pra dar de entrada e até à vista... Digo isso pq o juros habitacional é o mais barato, longe do segundo colocado... Acredito ser preferível manter o dinheiro q seria da entrada ou até mesmo pra pagamento à vista, e trabalhar esse dinheiro da melhor forma possível, injetar na empresa ou até um novo empreendimento... Até pq se alguém, algum dia precisar d qq outro tipo de empréstimo, vai pagar um juros mais muito alto... É bem verdade q no fim d 30 anos vc vai ter pago o valor equivalente a 3x o valor inicial do imóvel.... Mas tbm em 30 anos o imóvel terá valorizado muito mais q isso.... Tem q saber fazer... Lembrando q imóvel financiado pode ser vendido a qq tempo tbm... Vc não está preso... Resumindo, eu teria ficado com os 100mil pra investir ao invés de dar entrada.... Mas concordo q a maioria dos brasileiros não está preparada pra esta conversa... Rsss Essa foi e graça heim....kkkk
Ai no final você compra um imóvel de 300 mil, paga 1 milhão e termina com uma casa num bairro que não é o mesmo de 30 anos atrás e sem os mesmos objetivos que você tinha há 30 anos quando você entrou no financiamento. Um belo conselho!
@@brunoMPMs Desculpe Bruno, não li seu comentário inteiro e já sai soltando os cachorros. Você apontou um bom ponto, faz sentido para algumas situações e contextos. Desculpe e um abraço!
Ele tem razão, aqui na minha cidade, interior de Minas uma mulher funcionária do município teve câncer de mama, passou para o pulmão. Um sofrimento terrível! Médico já não dava mais atestado dizia que se ela ficasse em casa ela teria depressão. Resumindo, tinha que ir trabalhar doente, correu atrás pra conseguir aposentar e durante toda a luta não tinha jeito. Só saiu a aposentadoria um dia após a sua morte. É um absurdo, mas é este mundo que nós vivemos.
Vou falar da minha realidade, moro no sertão da paraíba, aqui o aluguel de uma casa relativamente boa é por volta de 650 reais, já a média do valor de um financiamento de uma casa bem boa é entre 550 a 750 reais, ou seja, se você olhar por esse ponto de vista compensa muito mais você financiar um imóvel, uma vez que o valor do aluguel é o mesmo do financiamento ou o valor desse financiamento pode sair até mais barato, isso na realidade da minha região. Quanto a aposentadoria, com o MEI você pagando mensalmente 63 reais você garante direito a um salário mínimo depois de 20 anos pagos de INSS, pagando 250 a 350 reais mensais em uma previdência privada você garante aí mais uns 2500 de aposentadoria mês, sem contar outros investimentos que pode fazer pra aumentar isso.
Isso é verdade. No nordeste, casa financiada no interior n tem parea. Muito melhor comprar. Aqui no RN tbm é assim, mas na capital complica. Tem que dar a entrada de uns 30k e as parcelas tbm. Inteir paga só o valor de um aluguel
Rapaz, acho que vc é jovem ainda... Acredito que qualquer brasileiro abaixo de 40 anos, não vai ver aposentadoria, se ver, a regra ja será outra, talvez, com beneficio somente para quem tenha 75+ anos, INSS é pirâmide, e como toda pirâmide, depende da base pra se sustentar, e essa base esta cada vez menor, a conta não fecha. No meu caso, eu pago o minimo possivel dentro da lei, que encaro como imposto, qualquer coisa excedente invisto por conta propria. Sei la, não tenho ainda, mas pretendo ter um pouco de ouro fisico pra quando eu pendurar a chuteira, não confio na continuidade do modelo econômico atual
Não são 20 anos pra se aposentar. Trabalhei para o INSS até o ano passado. Como mei vai depender da tua idade, você terá que ter pelo menos 65 anos, e mesmo assim não vai receber 100% de um salário mínimo. Se quiser receber 100% precisa contribuir 35 anos. Ou 30 para as mulheres. De acordo com a regra atual.
UMA MENSAGEM QUE PODE MUDAR SUA VIDA: Em 2° Pedro 1:20, a Bíblia diz que, ainda que escrita por homens, foi 100% inspirada e idealizada por Deus. A mesma também fala em Romanos 3:23, que TODOS pecaram e destituidos estão da Glória de Deus. E agora? Felizmente, se lermos João 3:16, descobrimos que Deus Pai envio a Cristo Jesus para que todo pecador dito acima, reconheça seus erros e seja justificado através de sua morte na cruz, o qual tomou nosso lugar. Todo que precisamos fazer é reconhecer nossos erros (1 João 1 : 9,10) e entregar nossa vida à Ele, conforme a palavra em Romanos 10 : 9,10 diz: "Se com nossa boca confessarmos e com nosso coração creermos, seremos salvos" Também é importante lembrar que é esta salvação é uma transformação em nosso modo de vida (Colossenses 3:23). Jesus está de braços abertos para te receber, da maneira que você está (Mateus 11:28), Ele conhece seus problemas, suas dores, choro, aflições, doenças e quer te dar uma nova vida! Ele quer te restaurar, purificar, curar e estar no controle de tudo em sua vida. Ele quer te dar uma vida de paz e harmonia aqui na terra e uma vida eterna para quando não estivermos mais aqui. Onde quer passar a eternidade? A palavra de Deus diz que no inferno o sofrimento será eterno, e bem pior que aqui. Por isso queremos viver com Ele para todo sempre! Para isso, precisamos nos arrepender e entregar nossa vida. Faça a seguinte: Tire um momento e ore da seguinte maneira: ""Senhor Jesus, reconheço que tenho levado minha vida de acordo com minha própria vontade até hoje. Mas quero agora pedir que perdoe todos meus pecados e que se torne o Rei e Senhor e salvador da minha vida. Amém."" Se você está afastado dos caminhos deles, faça esta mesma oração acima, também! Ele tem uma nova história pra você, acredite!! Abra seu coração, o amor dele é real e quer te alcançar, te encher e te dar a verdadeira alegria!! Se possível, procure a igreja mais próxima de sua casa para desenvolver um relacionamento ainda mais forte com o Senhor, não importa a placa, desde que esteja de acordo com a palavra! Deus abençoe grandemente sua vida hoje e para todo sempre!🙏
Porque morar de aluguel para comprar lá na frente não funciona: 1) Valorização imobiliária: do nada, os imóveis disparam. Daí o apertamento que valia 200k agora vale 300k. Se fudeu; 2) Inflação: inflação alta, reajuste alto, você tava todo gatão economizando, não tá mais; 3) Valorização imobiliária + inflação: super hit combo com especial e fatality; 4) Jugo desigual: o casal tem que ter mentalidade de longo prazo. Se um for gastador ou imediatista, adiós; 5) Divórcio: o casamento tem que durar até lá (ah, vá???), mas hoje em dia tá foda; 6) Você finalmente juntou o dinheiro, uhuuulll, só que tendo o dinheiro em mãos, financeiramente, é mais vantajoso investir e viver de aluguel do que comprar, kkkkk; Resultado: vai ficar no aluguel pra sempre.
kkk Exato amigo, financiei meu apto pela caixa com uma incrivel parcela de 520 reais, onde as pessoas ja pagam hoje 1000 de aluguel no ap do mesmo padrão.
Primeiro que a valorização não quer dizer nada se não tiver liquidez e segundo que meu CDB de 19% do banco Master está dando risada pra tudo que você escreveu, meus 100 mil em 1 ano vão virar 190 com garantia do FGC enquanto você está aí sofrendo pra ver sua casa de 200k virar 300k sabe-se lá quando. 🤣🤣🤣🤣🤣
@@ulyssesprado1 Banco master, muito bom. Além de ser um banco gigante e com taxas maravilhosas, não tem imposto de renda né fera? Você vai receber realmente 19% líquido, me conta ai como que faz pra ser igual a você. Quer pagar de gatão mas não sabe fazer conta.
Casa própria além de tudo é um investimento para os próprios filhos e netos, uma segurança caso uma crise ou desemprego aconteça, e uma grana em caixa para futuramente dar um up grade.
@@Marciobarbosa exatamente kkkkkk cada um com sua vida, meus pais tem imóvel grande e até ofereceram uma casa pra mim nos fundos, mas eles trabalharam a vida toda pra construir, o correto é eu fazer o mesmo. estudei, passei em um concurso, assim que tomar posse vou embora. Não dever nada a ninguém é a melhor coisa que existe.
Para mim, esse é um dos problemas. Com um financiamento, a pessoa tem compromisso pelos próximos 30 anos, qualquer evento que houver na economia, o banco não quer nem saber. Aluguel é diferente, dá pra procurar um mais barato...
Na crise ou desemprego, você provavelmente irá perder o imóvel pq não terá condições de manter o financiamento que é o assunto em questão. Se o imóvel é quitado, aí são outros 500.
O valor de um imóvel do programa Casa Verde e Amarela com boa qualidade a prestação fica uns 900 e termina em uns 500 e com uma valorização do imóvel, sem falar que pode amortizar a parcela. E aluguel não baixa de 900 com condomínio (isso no minino né) então na prática não sobraria esse valor para investir. Agora, para quem já possui um alto valor guardado, é outra questão...
Eu casei em 2017, minha esposa com dois salários mínimos e eu com um, ainda na faculdade tínhamos na cabeça que aluguel era jogar dinheiro no lixo, não era investimento e nem nosso. Com esse pensamento de financiar já temos um apartamento quitado e outro que iniciamos ano passado. Isso em 5 anos.
Exato. O que me fez financiar ainda foi pela parte financeira. Se vc conseguir dar uma entrada no imóvel, o valor da parcela será similar ao valor do aluguel. O valor pago pelo aluguel nunca será recuperado. É melhor juntar no início uma entrada e financiar o restante pagando parcelas que aluguéis. Sem falar que o preço dos imoveis pode aumentar na inflação de custos que estamos tendo, fim do período vc tem um imóvel. Diferentemente de lá no futuro vc vai comprar um imóvel pode estar custando mais de 1 milhão.
Povo que gosta de aconselhar a gente a alugar a casa é rico que já tem o seu imóvel, não sabem o que é viver de aluguel. Se mudar todo ano porque dono pede a casa. Pedir permissão pra pintar parede e outras coisas. Morar na casa dos outros não é bom. Eu prefiro financiar, vai pagar como se estivesse pagando um aluguel mas depois é minha. Mesmo que dure 30 anos pagando,se não financiar daqui a 30 anos vou estar pulando de casa em casa.
INCRIVEL! O CARA FEZ O QUE OUTROS JÁ FALARAM, JUNTA-SE ALGUMA GRANA E FINANCIA O IMÓVEL. É UM FATO, NO BRASIL CADA VEZ PESSOAS INCOMPETENTES FALAM NO MICROFONE, SOMENTE, PARA DIZER ABROBRINHAS.
Pra pagar o financiamento rápido precisa dos mesmo quesitos do que o primo rico fala: ganhar o suficiente pra poder separar uma grana pro financiamento e um extra pra abater as parcelas futuras, conforme entrevistado falou no podcast completo e DISCSIPLINA
Acredito que essa pergunta "Alugar ou Financiar?" depende de várias circunstâncias e fatores, dentre eles o poder financeiro de quem irá tomar a decisão, avaliação de valorização do local e do imóvel a longo prazo, plano diretor municipal, etc. Assim como é sempre dito que você pode "alugar e investir", você também pode "financiar e investir", inclusive com o montante a ser investido sendo incrementado a cada mês, pois as parcelas do financiamento costumam ser decrescentes. Avalie sua situação, ninguém melhor do que você mesmo para dizer.
Financiar um imóvel por 20 anos, numa capital morando a 1h e 30min do teu trabalho, gastos com gasolina e manutenção do veículo, com vizinhança lixo, insegurança, idh baixo, apertado e tudo ruim, ficar no mesmo lugar uma vida inteira, só pra dizer que tem um imóvel me parece uma escravidão. Melhor viver num ambiente bom, idh alto, perto do trabalho e de tudo, criar os filhos com vizinhança boa, relacionamentos prósperos, com espaço adequado, poder mudar, viver outras oportunidades e na velhice vai pro interior e compra um imóvel baratinho. Saia da escravidão do sistema. O medo te coloca nisso. Ter é menos importante que Ser.
@@marcio6606 Eu economizei quase 50 mil reais de juros e seguro pagando esses 15 anos adiantado. A 2 anos e 8 meses atrás: * faltavam 19 anos para quitar a casa, hoje faltam 3 anos e 9 meses. *faltavam 230 mensalidades, hoje faltam 45 mensalidades. *faltavam 72 mil do saldo devedor, hoje faltam apenas 20 mil. Vou quitar a casa em 6 meses.
@@MuriloLimaML sim eu fiz um esquema parecido mas ao invés de abater os anos preferi amortizar o valor das prestações aí ficou bem mais barato que um aluguel desde 2010 🙏
Uma coisa pouco falada com relação ao aluguel é a mobilidade geográfica. Exemplo: duas pessoas arrumam emprego num escritório. Os dois moram a 20km do trabalho. O que tem casa própria vai gastar com locomoção. O que mora de aluguel pode alugar algo perto do escritório e ir trabalhar a pé. Economia pra comprar uma casa com localização melhor. Casa caso é um caso e não existe verdade absoluta.
Eu costumava discutir com amigos sobre comprar imóveis ser uma péssima decisão. Depois de um tempo, continuo achando, embora tenha desistido de discutir por um motivo: existem níveis de conhecimento e horizontes de vida muito distintos entre as pessoas. Dada duas pessoas inteligentes com essa opinião oposta, ambos estão certos - aplica-se a vida de cada um seus planos e metas.
O bom de ter seu imóvel, é q se tudo der errado na sua vida, ao menos moradia vc tem. Pagando aluguel, se ficar desempregado vc é despejado, e se n tiver a casa da mamãe pra voltar, se fode totalmente. Fora q qnd o imóvel é seu, vc pode comprar outro e colocar aquele para alugar e assim ganhar mais uma renda fixa. Comprar imóvel é infinitamente superior a alugar. Só vale a pena alugar qnd vc sabe q vai mudar de local e q vai ficar por pouco tempo.
@@PatrickSouza90 experimenta ficar sem pagar o IPTU pra você ver o que a prefeitura faz com você. Se a pessoa tem condições de comprar outro imóvel e alugar o antigo então deveria ter condições de viver de renda com o dinheiro investido do primeiro imóvel. Simples assim.
Concordo plenamente. Esse raciocínio do alugar é melhor do que comprar envolve muitas variáveis que os TH-camrs deixaram de fora. Eu comprei minha casa a 4 anos quando me casei. Casa no valor de 155k, financiei 120k mais ou menos. Pago 737 reais de parcela (muito barato) e minha casa valorizou de 155k para mais de 230k nesse período. Me fala qual investimento teria me dado esse retorno nesse mesmo período? Nenhum. Absolutamente nenhum. Fora as questões citadas aqui, o brasileiro classe baixa que é a maioria não tem disciplina para investir todos os meses o restante do aluguel, acertar quais serão os ativos e etc… no fim se seguirem esse conselho, não vão ter nada investido, não terão uma casa proporia, e não terão nada. A casa é uma forma de investimento para o futuro.
Pow penso assim, maior medo meu era morar de aluguel, é uma bengala eterna, e quando se entra nessa mais dificil fica de sair, comprei meu terreno com 28 anos em 150x com reajustes do IGPM, trabalho de motoboy e ganho 6mil por mes, estou com 30 anos e quase quitado o lote, importante é que é um local meu, se eu quiser viver numa barraca ali pelo menos n vou dever nd a ninguem muito menos satisfação.
Esse cara é sensato demais! Ele tocou no ponto crucial: DISCIPLINA. Certa vez, conversei com um construtor, dono de empreiteira, milionário que me disse a seguinte frase: O cara precisa ter um carnê pra pagar, se ele tiver dinheiro livre, ele não consegue juntar.
Pra quem não quer assistir: Ele concorda no cálculo de que alugar é melhor financeiramente, entretanto crítica a postura de quem prega isso como uma facilidade e fala empiricamente da questão de falta de educação financeira do brasileiro e, também, de que para o brasileiro comum as vezes lá na frente possa ser muito mais benéfico não ter um custo alto com moradia.
Sim. Tenho uma estudante que já está tendo a sua segunda crise de pânico do ano passado pra cá, todos em momentos em que está fazendo mudança. A dona do imóvel pediu a casa e ela está se desdobrando pra estudar pra provas e chega em casa, tem que embalar as coisas e ficar procurando casas. A sensação de insegurança em adolescentes é muito grande quando vivenciam essas experiências de não saber pra onde vão. Tenho financiamento de casa que vai baixando o valor todos os meses enquanto o salário, de tempos em tempos, vai aumentando...
Eu tenho investimentos na bolsa, mas adquiri uma casa há dois anos. Muitos "experts" em investimentos diziam que é melhor investir em FII's. Na época vendi boa parte dos fundos imobiliários que eu tinha, e que tinham tido boa valorização, e comprei a casa. Morava em um apartamento 3/4 90M2 com aluguel de R$900,00 (que era baixo), mas mesmo assim resolvi comprar um imóvel, que era até mais caro que o apartamento alugado em que morava. Por quê? Por alguns motivos que foram citados no vídeo, como a segurança de não ter que ter de se mudar de uma hora para outra num imóvel alugado (o que já aconteceu comigo), mas também pelo risco de explosão dos aluguéis e porque numa casa posso fazer tudo do meu jeito, investir no meu conforto. O resultado é que os aluguéis explodiram, hoje se tivesse que alugar uma casa no mesmo padrão da minha teria que desembolsar R$2,5 mil. Além do mais, com as benfeitorias que fiz (sistema completo de segurança + área gourmet + jardins) a casa valorizou e hoje vale o dobro, isso em dois anos (por conta também da inflação no período). Enquanto isso os fundos imobiliários só ladeira abaixo. Aí o expert pode dizer: ah, mas você poderia também alugar uma casa pelos R$2,5 mil e ter o mesmo conforto. Sim, e não. Quando a gente aluga tende a morar num lugar abaixo do nível que moraríamos num imóvel próprio. Eu nunca pagaria esse valor de aluguel, justamente para economizar. Também não investiria numa área gourmet, num lindo jardim que cuido com muito carinho e que os vizinhos admiram. Tudo isso é motivo de um bem-estar que imóvel nenhum alugado pode dar. Então, considerando que hoje moro num imóvel deste valor, considero que estou economizando R$2,5 mil, e não R$900,00 que era o que eu pagava de aluguel. Outro ponto, citado pelo entrevistado, mas que quero complementar, é que nem sempre as pessoas conseguem obter retornos nos seus investimentos em mercado de bolsa. Nada garante que um fundo imobiliário que você comprou não vai ter problemas lá na frente, ou ter rentabilidade que compense. Pior ainda com as ações. Olha o caso da Magazine Luíza e sua desvalorização de 90%. Sem falar nas empresas sólidas que já quebraram, consideradas "investimento seguro" no passado, ótimas oportunidades para o futuro. Se um investidor mais especializado pode se dar mal na bolsa, imagine o homem comum, que não tem condições de acompanhar o mercado, não tem ferramentas nem preparo para tal. Ou, informações privilegiadas (que os especialistas têm, invariavelmente). Ainda tem o problema de terceirizar a gestão de seu dinheiro, e ficar à mercê de outras pessoas, como no caso dos fundos de pensão privados, alvos de escândalos em passado recente. Vou continuar a investir na bolsa, mas comprei minha casa própria. Precisamos ter mais de uma estratégia, e saber que o futuro é muito imprevisível. E não podemos basear nossa vida somente no futuro, porque nem sabemos quantos anos iremos viver, ou como iremos viver. Muitos passam por doenças limitantes ainda jovens, o que impede de aproveitar a vida plenamente na velhice. Sem falar nos que morrem cedo. Então temos que ter equilíbrio, não podemos viver só para o futuro, porque em todos os momentos da vida precisamos tirar proveito do tempo que nos foi dado por Deus. O investimento financeiro não pode ser o objetivo único da vida de ninguém.
Muito bom ouvir um TH-camr com opinião contrária da maioria. Além dos pontos levantados, dependendo da localização, o valor da prestação do financiamento é menor que o aluguel, neste caso não faz sentido nenhum continuar alugando, pois a balela do "Excedente" para investir não faz sentido.
O problema é que ninguém coloca, que não é só o aluguel. Pq é muito bom quando a pessoa toma conta bem da casa e paga o aluguel em dia, minha mãe msm teve uma casa de aluguel e a pessoa ficou 3 meses sem pagar e ainda quando a pessoa saiu a casa estava detonada, só de reforma gastou uns 7mil fora as contas atrasadas. Aí se vc vai em imobiliária 10% todo mês é deles fora o primeiro mês de cada novo contrato. Claro sem contar os meses que fica sem ninguém ou a dor de cabeça, de ter um inquilino que não te paga direito…
@@lTenma14l Perfeito amigo, penso assim também caso fosse comprar um imóvel para alugar. Com o capital em mãos vale mais a pena estudar sobre matemática financeira e investir para não passar perrengue com inquilinos. Porém para quem ainda não tem nenhum imóvel próprio (realidade da maioria), inclusive o meu há um tempo atrás, foi vantagem entrar em um financiamento, pagar uma parcela menor que o aluguel na mesma localização, e com a diferença que tu daria para o proprietário vai amortizando a dívida. Em outras palavras, financia em 30 anos e com disciplina quita com 10 anos ou menos tranquilo.
@@engmecfleck Exato amigo, a entrada é puxado para quem passa no limite financeiro (experiência própria), me privei muito para conseguir. O que me refiro é a rixa de Investir x Financiar, na nossa realidade até a entrada de um imóvel é difícil quem dirá obter dividendos de investimento.
Acho que não tem nem comparação vc financiar um imóvel ou morar de aluguel. Financiando vc está adquirindo um bem. Esse bem pode ser vendido mesmo que não totalmente quitado. Enquanto aluguel vc não adquire nada. Então sempre considero melhor vc adquirir o imóvel.
Antes eu concordava com a ideia de alugar um imóvel e investir mês a mês, até chegar 30 anos e pagar tudo. Porém, na região onde moro, o preço do aluguel costuma ser o mesmo valor da parcela no financiamento. Fora que em 30 anos muita coisa pode mudar na economia. Respeito a opinião de todos, mas no meu cenário, compensava mais financiar e fazer antecipações recorrentes.
Excelente ponto de vista, porém o aluguel permite vc se mudar mais facilmente. Qdo vc compra, vira refém dos vizinhos. Ninguém tem mais educação, já era, acabou. O povo tá criando Golden Retriever em apartamento de 40 m2. É latido O TEMPO TODO E EM TODA PARTE. Em todos os prédios q morei a furadeira na parede começa 5 minutos antes de terminar o horário permitido. Teve um que a vizinha idosa começa a costurar 1 da manhã, a máquina parecia turbina de avião. Minha experiência tem sido traumática, vivendo cercado por uma mutidão de loucos histéricos e insandecidos, principalmente os acima dos 60. É preciso então considerar todos os aspectos da questão, de forma individualizada.
Pra mim o melhor sabor da vida é o da conquista, isso não tem preço que pague... Depois que comprei minha casa até hoje deito no sofá e olho para as paredes e não cai a ficha que isso aqui é MEU... Outra coisa, eu tenho 100% de certeza que a grande maioria dessas pessoas que julgam quem compra casa é uma pessoa frustrada. Pode notar que vem nos comentários "aiii mas eu invisto nisso e naquilo pra ficar muito rico" a pelo amor de Deus, hoje em dia quase todo mundo cai nesses papo furado e compram curso desses merda que fazem click bait na internet, que só consta lavagem cerebral e sempre no final quando não dá resultados você não está seguindo gerenciamento ou algo afins por isso está dando errado... Sendo que na verdade é puro golpe. Financiamento de casa basicamente é substituição do aluguel pela parcela, é o dinheiro que você tava botando fora, está pagando algo que vai ser seu e só vai valorizar!
Aposto que muitos que investem estão buscando a liberdade financeira e não necessariamente ficar rico. Muitos se iludem quando compram acham que já é sua, mas é uma ilusão, só será realmente sua depois que paga-lá e por 30 anos né. Enquanto isso os juros do seu financiamento só subindo, e você não vê isso pois está embutido nas parcelas. Fora que, aquele lugar vai te atender pelo período que você financiou, na questão do tamanho e da localização? Acho que quem se frusta é realmente quem compra, pois passa uma boa parte da vida preso aquele financiamento e com medo de arriscar em novas coisas na vida porque sabe que tem que ficar estável para pagar os boletos. Abraço
@@Janpontes mas você vai ter que estar estável pra pagar aluguel de qualquer maneira, é uma substituição... Eu tenho 25 anos, comprei minha casa no leilão e já paguei a parte que faltou. Hoje não pago aluguel nem prestação, só de imaginar em pagar os 850 de aluguel de novo, da calafrios!
@@Janpontes pelo menos em 30 anos a casa será minha, o aluguel em 100, 200, 300 anos nunca será meu... Imagina daqui 10 anos vc pagando quase 2 mil de aluguel, sendo que hoje a prestação de uma casa não chega nem a 1500 (dependendo da região)
@@Janpontes AGR sobre a segunda parte, se a pessoa não vai se arriscar pagando financiamento imagina pagando aluguel, onde ela pode ser despejada a qlq momento... Cara, ou vcs são muito ricos ou são sustentados pelos pais e não sabem a realidade do trabalhador
Esse é o cara que fala para a realidade de 95% dos brasileiros.
Quando você coloca no papel fica evidente a vantagem de pagar aluguel por um período, porém colocar essa teoria em prática e ficar dependente das variações econômicas não é para quem tem pouco dinheiro.
Vdd
Sem falar que você não tem patrimônio. Há uns que falam até de você viver de Uber e não comprar carro.
@@lucasvinicius419 casa e carro não são ativos. Numa crise econômica aguda, você não irá comer o carro ou a casa.
Se vai financiar, precisa fazer um bom gerenciamento de risco e tomar cuidado com que você irá brincar de casinha pq o divórcio também é um risco que poucos levam em conta.
@@sds-sp9537 verdade! Mas se você aluga "teoricamente é porque vc também está investindo" e separação não é só a casa que você vai ter que dividir não.
Sem fala que em uma crise agudo "se não tem dinheiro pra comer imagina pra pagar aluguel que o dono vai com certeza aumentar pra não morrer de fome também!".
Não se preocupar em ir mora de baixo da ponte já ajudaria muito né?
Na crise a parcela da casa não aumenta mas o aluguel sim.
"Claro que em uma provável crise, tanto faz se vc está com casa pra paga ou morando de aluguel, vai se lasca os dois" 🤣🤣🤣
@@lucaslessa3198 se lasca quem pensa como você! 🤣
O que seria uma pessoa preparada? Imagino aqui um cara pagando aluguel "e como 80% dos brasileiros não está nem investindo nem poupando dinheiro" e começar uma crise "já estamos em uma então imagina ainda pior".
Cada ano o aluguel aumenta. Sei bem disso já que eu tenho uma casa alugada e a cada 2 anos aumento o aluguel dela "comecei cobrando 700,00 hoje já está em 920,00".
A casa foi financiada 755,33 todos os meses.
"Só tenho mais um ano de dívida".
Resumindo: não foi eu que pagou a casa.
Mas eu posso vender e compra um comércio já que o meu é alugado e custa 70% do ganho da loja.
PS. : Morei de aluguel a até os 23 anos. Mas era meus pais que pagavam "sempre mudando e eles nunca tiveram nada a não ser carro velho kkkk".
Até hoje não tenho carro. Deve ser trauma de tanto ver meu pai fica na mão com os dele.
🤣
NOSSA O EDUARDO É A PESSOA MAIS SENSATA QUE JÁ CONHECI! Ele sim entende a realidade de uma pessoa pobre, de alguém extremamente desprovido de educação financeira. Parabéns Eduardo, você está fazendo a diferença nessa mundo.
Concordo.. dentro da realidade do brasileiro
Não, errado! Ele fala o que o pobre pensa! E isso é extremamente ruim pois se o pobre pensar como rico ele ficaria rico, SIMPLES
E você acha que é certo não se educar financeiramente? Meu Deus a ignorância está sendo louvada aqui
@@lucaslessa3198 Não é só pensar como rico que fica rico. Ele fala sobre a realidade do país e a perspectiva de médio prazo é que essa realidade não mude. Se um cara que ganha 2 salários mínimos por mês, tendo um aluguel ou financiamento, um veículo e demais gastos (alimentação, água, energia, internet, etc), vc acha que basta ele pensar como rico que consegue ficar realmente rico?!
@@lucaslessa3198, tu tá distante da realidade. Ninguém tem tempo e acesso a essas informações não.. Daqui a pouco tu vai falar pra Dona de casa investir em fundos imobiliários.
Morei de aluguel vários anos... há 3 consegui financiar meu apartamento...hj pago mais barato a mensalidade do financiamento ,do que o valor do aluguel que eu pagava há 7 anos atrás. Muito sensato o entrevistado, parabéns!!
Corrigido com inflação??
@@iurilucas6359, resta saber isso mesmo, mas talvez sim, uma vez que o igpm, índice ao qual os contratos de locação residencial encontram-se por lei indexados, é balizado por métricas calculadas pela FGV nas quais o dólar encontra-se embutido de um modo ou outro, ainda que por meios entrepostos (por produtos e serviços). Tem mês que o igpm sobe 20%. Se o locador conseguir lhe meter 10 a 15% de reajuste, é preciso saber que isso não será caso isolado, pois será reajustado na periodicidade contratual. Quando o ipgm cai de valor, o locador não reajusta para baixo o preço, apenas o mantém, na prática, e o locatário não ingressa, via de regra, no Judiciário com uma ação de conhecimento revisional de contrato...Então...Seria bom saber sobre a inflação, mas suponho que sim, que ainda vale adquirir
É a vantagem disso é que não vai ter o risco de do nada o dono pedir o imóvel e aumentar o valor do aluguel
@@iurilucas6359 inflação não muda nada em relação ao imóvel
@@leonardgalvaodelgado8477 an?? Ta maluco?? Como não??
Ótimo vídeo, o sucesso depende das ações ou passos que você toma para alcançá-lo. Mostre-me um homem que não tem um investimento, e eu lhe direi em quanto tempo ele vai falir. O investimento é construir um paraíso seguro para o futuro. Com a escolha certa de Investimento que tenha pelo menos 1% de risco mínimo e com orientação especializada, o lucro e o interesse são 100% garantidos.
Concordo com você. Eu tinha um colega sênior no trabalho que vivia bem, mas nunca teve um investimento, infelizmente seu trabalho foi encerrado, então ele passou de viver bem para sobreviver com sua família. Se ele tivesse investido quando ainda estava trabalhando, ele teria outro fonte de renda.
Investir é uma decisão prévia a ser tomada para o futuro. Se você está vendo isso e não tem um investimento, por favor, faça planos para investir para não acabar como meu colega sênior no trabalho.
Isso fazia muito sentido, assim como ele disse "para um investir, a pessoa tem que considerar uma escolha adequada de investimento com pelo menos um por cento de risco mínimo, margem de lucros, um mentor e experiência para orientar e ajudá-lo a gerenciar sua carteira de investimentos .
Com a ajuda de Angelina Morris, que trabalha com uma organização de investimentos na Inglaterra, tenho investido no mercado de câmbio, ações e dividendos com sua experiência e orientação, ela me ajudou a obter grandes lucros em meu portfólio de investimentos.
Oh, é ótimo ver alguém que também se beneficia dos serviços de Angelina Morris, de fato, é um mundo pequeno. Ela é minha gerente de portfólio e mentora também por 2 anos e ainda contando e eu lucrei 123.795 usd do meu valor inicial de 5100 usd com ela gerenciando meu portfólio.
Realmente, esse cara é um primo pobre. O cara tem a sinceridade de dizer: "olha, isso realmente é o ideal, porém, o pobre tem que considerar isso, isso e isso também, porque pode ser que o ideal te traga prejuízos."
Vdd
Exatamente.
Então te faltou um pouco de interpretação.
Eu sou desse pensamento também, um bom plano é começar de baixo e ir melhorando com o tempo. Em vez de um imóvel de 300k pegar um de 120k com a parcela abaixo do q eu posso pagar e usar a diferença pra amortizar. Quitou o primeiro vende a casa e compra uma melhor financiando no mesmo esquema, parcela baixa e amortização. Se acontecer algum imprevisto a parcela sendo um valor abaixo do do limite do seu orçamento fica mais fácil de maneijar.
Se acontecer um imprevisto é só vender o imóvel. Foi o que eu fiz, consegui me manter uns meses até me remanejar. Se estivesse de alguel teria que voltar pra casa dos meus pais ou ir pra rua. Peguei o dinheiro do imóvel e financiei outro. Aluguel nunca mais
Onde que existe um imóvel de 120k no Brasil, amigo? Só se for um barraco na beira da estrada
@@paulormr eu moro no Rio de Janeiro, baixada fluminense. Aqui perto da minha casa tem kitnetes anunciadas pra venda a 85 mil. A localização não é tão ruim fica a 5 minutos a pé da rua principal onde tem mercado, posto de gasolina, farmacia, academia e tudo mais, tem água boa, e não tem "movimento" na região...
Onde moro hoje não tem casa menos de 200 mil nem ao por menos de 150!
Pois é... Comprei meu AP popular de 50m², faz 10 anos. Prestação atual de R$370,00. Se eu fosse alugar, pagaria R$500,00.
Essa de alugar é pra quem tem uma receita estável e com uma boa sobra no final do mês, além de disciplina financeira. Mas vendem a ideia como algo absoluto pra qq situação e pra todos.
Parabéns pelas considerações.
Seu financiamento foi extremamente popular, aí sim vale a pena, agora alguém que ganha 3 mil reais nunca vai pegar esses valores tão baixos, é simples, basta ver a faixa de renda do programa Verde e Amarelo. Entendeu que aí vale a pena investir e alugar?
@@ulyssesprado1 não existe isso de melhor alugar do que comprar meu amigo, exceto casos muito raros, você fica seguindo esses loucos por ai no youtube, mesmo se a parcela do financiamento for de 1000 reais por exemplo, na minha cidade não se encontra local pra morar por menos de 1000 reais, não viaja. Outro ponto, o financiamento pode ser quitado muito antes com uma redução de juros gigantesca, sistema de amortização. Isso se a conversa for somente sobre dinheiro, mas a vida não é feita só de dinheiro não é mesmo? Dormir e acordar todos os dias sabendo que a qualquer momento você pode ser despejado... Pelo menos pra mim eu tenho a certeza que não quero isso, nunca fale que o melhor é alugar, porque em poucos e MUITOS poucos casos realmente vai ser, pra maioria da população disparadamente o melhor sempre vai ser comprar!
@@rafaelporto8717 concordo contigo! moro de aluguel e já passei por muitos perrengues.
@@claudiaaguiar6619 Vish nem fale
Eu comprei meu AP financiado , faço amortização de 2 em 2 anos , as pessoas não tem noção de quanto se deixa de pagar fazendo isso , quebra juros altíssimos amortizando , só paga em 30 anos quem quer , eu mesmo uso meu FGTS a cada 2 anos e coloco mais um valor encima pra aumentar a amortização , muitas pessoas não sabe disso e nem faz isso .
cara, vc é a pessoa mais sensata nesse ytb pq diferente dos demais, mostra a realidade e não sonhos. É difícil até discorrer aqui sobre o ponto, mas culturalmente o Brasileiro não é um investidor e, por conseguinte, não consegue juntar grana mensalmente.
Parabéns e continue firme nessa pegada que de fato pode abrir o olho e quem sabe alterar a vida de algum Brasileiro.
Brasileiro não investidor? E vamos continuar reforçando tal idéia?
Ele dá a opinião dele partindo da ideia de que "como o brasileiro não sabe investir dinheiro, é melhor ele financiar". É um argumento idiota.
realmente é melhor viver pagando juros paras os bancos. Belo raciocínio 👍
depois que li "O homem mais rico da Babilonia", descobri que esse naum eh um problema exclusivo do brasileiro. Eh fruto de uma cultura que naum ensina a respeito e ainda por cima valoriza o consumo e a ostentação. um mal da humanidade como um todo, e naum eh diferente no Brasil.
@@feacf Então é melhor pagar pelo que nunca vai ser seu e ainda viver com o cu na mão esperando, a qualquer momento, um convite para se retirar do imóvel. O pensamento do entrevistado está correto e óbvio. A questão é criar estratégias para construir sua casa com menos prejuízo possível.
Aluguel é pra 5 no máximo 10 anos dependendo da sua disciplina. Os imóveis tendem a valorizar e se deixar pra comprar muito mais lá pra frente menor serão as tuas chances. Esses 5 anos são para juntar grana, conquistar oportunidades melhores de renda pra só aí então entrar num financiamento. Pois assim mesmo que vc não tenha os 300mil mas se alcançou uns 150mil com o que poupou mais o fgts, vc dá uma porrada inicial, deixa uma reserva de emergência, financia o resto e amortiza se for CLT. Daí não se paga juros tão altos e as prestações não ficam tão elevadas. Agora se vc só der 20% de entrada num imóvel e comprometer 50% da sua renda mensal sem reserva nenhuma de emergência as chances de vc sofrer uma crise financeira aumenta drasticamente.
Kkkkkk, faz as contas de novo e leva em consideração a inflação (aumento da oferta monetária) e o juros, pq vc não considerou nenhum dos dois
Quer ter sonho? Blz, sonha lá.
Mas não trate seu sonho como a escolha mais sábia só pq vc tem pressa pra realizar
@@gabrielvasconcelos6235 quando falei de juntar grana estão incluídos títulos atrelados ao IPCA, ações de empresas perenes que pagam dividendos, um pé em criptomoeda, e crescimento profissional neste período. Inflação é um fenômeno natural inclusive para imóveis, hj ele pode está custando 300 mil, daqui a 10 anos 600 mil, depende do cálculo de oportunidade, do quanto vc consegue investir mensalmente e assim por diante. Pra quem ganha 10 mil por mês é uma realidade, pra quem ganha 2 mil é outra, o tempo do retorno ser algo significativo é diferente.
isso ai vou juntar durante 5 anos pra finalmente sair da casa dos meus pais e morar com minha namorada.
Moro em um condomínio pequeno na cidade de Linhares ES. São 20 casas. A minha casa é financiada e eu pago R$ 785,00 de parcela. Todos que moram de aluguel aqui pagam mais caro que eu. Inclusive, uma das minhas vizinhas que paga R$ 950,00 de aluguel está procurando casa porque o dono pediu o imóvel, pois irá vender a casa (ela não tem interesse de comprar pelo preço que ele está ofertando). Agora, outra questão: tentem achar aluguel barato aqui na cidade e veja o buraco em que você vai ter que ficar. Minha casa custou R$ 147.000,00 e eu não tinha esse dinheiro para aplicar em FIIS. Mas, eu tenho tido disciplina para investir e pretendo quitar a minha casa em breve.
É exatamente isso que eu penso e vejo, o financiamento acaba tendo uma parcela menor que o aluguel.
@@wallacecavalheiro9340 Não só isso, o que eu vejo que mais vale a pena sair do aluguel e ir para uma casa própria é que, se um dia você achou que o piso da cozinha está muito manchado e precisa trocar, se a casa for sua você chama o pedreiro e quebra tudo, se a casa for alugada, dependendo do caso, você precisa comunicar o dono, o dono precisa avaliar, ver se precisa trocar, daí ele troca, aumenta o preço do aluguel e quando você termina de pagar, teve reajuste no preço e o aluguel não baixa de novo (já vi isso acontecer algumas vezes)
Parabéns 👏🏼👏🏼
Linhares é caro mrm
Não é que brasileiro não tem disciplina pra investir ou gasta com "asneira". Estamos falando de uma população que trabalha muito, ganha pouco e que mais de ⅓ do povo está em estado de insegurança alimentar. Isso sim faz sentido!
Esse é monstro, sabe a realidade que vivemos e não fica enfeitando com palavras bonitas. Sou fã.
Completamente verdade ,Eu tenho amigos que fizeram financiamento a mais de 10 anos e hoje a parcela que eles pagam é 5 vezes menor do que um aluguel que Eles pagaram se tivesse alugado a mesma casa,
Sem contar a valorização do imóvel como passar dos anos,Ex
Esse amigo meu financiou em 2010 um imóvel que valia r$ 60.000 na época, hoje esse mesmo imóvel vale mais de r$ 200.000
Para ele o financiamento super valeu a pena
Vale 200 mas só os juros que ele pagou pelo financiamento vai dá elas por elas !!
@@Jubilim10 uma vez que a parcela hoje em dia é super barata ele pode simplesmente amortizar o financiamento o máximo que puder pra fugir dos juros! Obvio que nao é todo mundo que tem essa mentalidade da amortização tbm. Mas eu tenho um amigo que em 2009 comprou uma casa que valia 80 mil e pagou em 5 anos amortizando e sempre pagando o máximo que podia. Hoje a casa dele tbm é avaliada em uns 200K mais ou menos. O pai dele comprou uma casa igual na mesma época e até hoje tá pagando o financiamento porque nunca se interessou em amortizar...!
O que valia 60 vale 200 não porque vale mais, mas por causa da inflação, é o dinheiro que vale menos.
Por isso que investimento bem feito considera a inflação
Vocês só esquecem que ele não tinha esse dinheiro todo para dar avista, foi financiado, logo ele conseguiu um bem que sim teve valorização, "pouca" considerando inflação mas sim teve valorização, cerca de 18% e o bem agora é dele e só tende a valorizar mais e mais, fora que ele fugiu do aluguel, então todo dinheiro que pagaria em aluguel entra como "lucro" ou então ele aluga e tira mais lucro.
@@Jubilim10 não é bem assim. Você está enviesado, pagar juros total de 100% num período de 360 meses é baixíssimo, contas que não são feitas para efeito de comparação, inflação a favor do imóvel, inflação contra o aluguel.
Além disso o que não é colocado em conta é a possibilidade de amortização da dívida, lembrando ainda que quem for CLT, mesmo que não junte dinheiro tem o FGTS que poderá utilizar para esse fim. Rendimentos do FGTS 3% a.a. Outro recurso que a não utilização é perder dinheiro ao longo do tempo.
Galera, pra quem se interessar, seguem os links dos vídeos que eu falo na entrevista:
1) Como Quitar Financiamento de 30 anos em 3 Anos (Passo a Passo): @
2) Alugar ou Comprar Casa (Vídeo pra Pobres): @
Que coincidência, sugeri em um dos seus vídeos semana passada sobre esse tema. Ansioso para o vídeo!!
Você é top parabéns pela sensatez
Consórcio ou Finaciamento? Depois vou lá assistir este vídeo!
Primo Pobre, tem dois fatores que poderiam ser considerados contra o aluguel e que poucos falam:
(1) ONDE você mora: Se você mora em uma cidade pequena, você não tem oferta. Simples assim. Não é possível você pagar um preço X teto e, quando o aluguel subir para X+% que você pode pagar, você muda para um aluguel mais barato porque na maioria dos casos você não tem local mais barato para alugar.
(2) Manutenção: quando dá um problema no aluguel (uma infiltração, problema elétrico, hidraulico, incêndio etc.), muito fácil dizer 'ah, o dono paga'. Sim, mas QUANDO? E se o dono faz corpo mole e demora a arrumar o problema, você paga o pato. Vai recorrer via judicial? Espere sentado. Vai ameaçar se mudar? Retorne ao item (1), acima. Nestes casos, num imóvel financiado, você poderia resolver o problema rapidamente (afinal, o imóvel é 'seu') ou, o que seria sensato, acionar um seguro, que só tem sentido ter em imóvel próprio.
pois eu conheço um pobre que prefere pagar aluguel do que financiamento. por incrível que pareça a pessoa pagava o financiamento do ap e se enrolou e não conseguiu mais pagar e teve que vender a troco de banana e hoje paga o mesmo valor em aluguel, só quero ver quando ela se apertar de novo pra onde ela vai.
Eu acho que compensa sim comprar, você pode mexer na casa com mais tranquilidade, dá gosto de fazer as coisas e fora que quando envelhecemos é um lugar que é só nosso, acho que vale a pena amortizar as parcelas pra terminar mais rápido tbm!!
Deu a real! Parabéns pelo posicionamento e transparência!
Esse cara fala para o POVO, não para uma minoria de pessoas bem sucedidas e organizadas, tem meu respeito!!!
Só vale a pena alugar fora do Brasil, onde geralmente é tudo mobiliado, até a luz é incluída no aluguel. E principalmente se respeitam contratos e não se tem tanto custo com burocracia e intermediários
Verdade, fora vale a pena alugar
Fiz exatamente isso: A única divida que tenho é o financiamento da minha casa.
Concerteza vale a pena ... Eu pago 650 reais de alugar na minha atual residência , foram 23 mil reais gastos em apenas 3 anos ... Financiei um apartamento na planta que vai ficar pronto daki 3 meses , na verdade ele já está pronto , mas acredito que vão demorar um pouquinho pra me entregar... Dei 34 mil entrada , ganhei 18 mil de subsídio e financiei 100 mil em 30 anos , vou pagar 540 reais por mês fixos até o final ... Calculei o juros e deu 98 mil em 30 anos ... Ou seja o apartamento no final de 30 anos vai sair pra mim por 34+198 = 232 mil reais .... Se eu continua se a pagar 650 por mês de aluguel pelos próximos 30anos o que na realidade é impossível porque o aluguel tem reajuste todo ano eu pagaria os mesmos 234 mil só que no final a residência não seria minha ...
Exatamente amigo, financiamento é longo mas um dia acaba, pode vender e seu dinheiro retorna até com valorização se o imóvel valorizar. mas aluguel é eterno e você nunca mais vê o dinheiro de volta
@@caionunes4399 fora que se do nd der uma guinada na sua vida vc pode pagar mais parcela e abaixa mais o tempo...
No aluguel além de pagar pra nunca ser seu ainda o dono quer deitar regras em muitos lugares nem filhos e cachorro o cara pode ter.
Já no financiamento vc que manda a casa é sua e pode amortizar as parcelas
Pqp 30 anos cara.... Acho um absurdo o valor de um imóvel, é algo desumano. Ainda mais de um apartamento que acho algo muito limitado.
Mas aí você desconsidera os custos para deixar o imóvel habitável, já que vem sem nem mesmo tinta na parede, tem o custo mensal do "condomínio", se for o caso, fora que o imóvel sendo seu, a responsabilidade de tudo que acontecer com ele também é só sua. E por último, se comprar errado, num lugar ruim, por exemplo, você vai penar pra se livrar do imóvel. Mas e como o Primo falou, depende muito de cada um. Pra uma pessoa que tem dificuldade de se organizar pra investir, faz mais sentido comprar logo algo pra chamar de seu.
Até que enfim apareceu um cara desse ramo com opinião sensata.....
Concordo com tudo que ele diz , e acrescento que o aluguel só sobe e as parcelas da casa baixam
Bom, você tá num canal de investimentos... até chegar no ponto em que as parcelas do financiamento chegaram à um valor consideravelmente mais baixo, você já vai ter um montante bem maior rendendo bem mais juros caso aplique a diferença entre aluguel x parcela do investimento.
@@d3c40o não concordo, vc esquece que que uma casa financiada em 20 anos ,vc começa a ver a queda no valor das parcelas a partir do quinto ano e ao mesmo tempo que a parcela vai baixando a casa vai se valorizando.....
Um exemplo do meu caso .
Financiei minha casa em 2004 por 27 mil com as parcelas de 389 reais hoje as casas iguais a minha estão sendo financiadas por 190.000 uma valorização de 160.000 e hoje eu pago 178 reais a parcela falta praticamente 4 anos para acabar e o valor vai baixar mais
@@Renato_tem_razão Vc está certo até certo ponto amigo. Vc está esquecendo da inflação e não pagou apenas 1 apartamento, mas se for fazer todas as contas, vc pagou no seu apartamento o valor de uns 4 apartamentos. Mas concordo plenamente com o primo pobre que é melhor comprar financiado, mas com o tempo, a pessoa tem que gerar mais renda e adiantar o pagamento das parcelas para quitar o mais rápido possível e com menos juros. Outra coisa que precisa ser levantada é que enquanto vc não quitar o seu apartamento ele não é seu e sim da financeira. Se deixar de pagar as prestações por um determinado tempo, vc pode perder tudo o que pagou. De qualquer forma, parabéns pelo seu apartamento e não é uma crítica ao seu pensamento. Só quis levantar pontos que eu acho importantes.
Moro de aluguel há bastante tempo e não vejo a hora de financiar a casa própria. Casa alugada nunca é da gente.
@@Renato_tem_razão Sobre a queda eu respondi pra algum outro comentário daqui do vídeo... essa queda na parcela é bem menor do que a diferença entre aluguel e parcela do financiamento investida neste período.
Sobre os valores da sua casa, não te conheço e portanto não vou questionar, mas você realmente acha que o comum é um imóvel valorizar 7 vezes em 18 anos? Me diga em que região é que vou parar de comprar ações e passar a comprar imóveis aí! rs
caí aqui no algorítmo, curti o conteúdo e n lembrava de onde eu conhecia ele, pesquisei e aprendi quase tudo que eu sei sobre teoria musical com os vídeos do Eduardo, e agora investimento, sensacional.
Tem o problema que sua entrada fico parada no imóvel, em vez de render, precisa levar isso em conta. Mas eu concordo plenamente com o convidado, e inclusive, fiz isso. Passei 4 anos no aluguel, vi que não estava investindo como gostaria e comprei outro lugar financiado. Tenho muito, mas muito mais conforto e pago menos de prestação do que pagaria de aluguel no mesmo imóvel. Tb fiz melhorias que jamais faria no aluguel, como janela acústica. Cada caso deve ser analisado individualmente. Para classe média, se a pessoa quiser muito focar no financeiro, minha sugestão é ter um imóvel mais simples, mantendo ele alugado. Pq no futuro, se der ruim, pelo menos tem para onde ir, mesmo que abaixo do padrão que vive hoje.
Eu concordo que com o tempo o imóvel valoriza, mas eu acho que bem menos que a galera pensa, o que realmente muda é a inflação, não é o imóvel que está valorizando muito, mas sim o poder de compra que cai bastante com esse aumento da inflação na moeda, é impressionante a desvalorização do real desde seu inicio até hoje.
isso tamb se aplica aos investimentos, investir 1000 para resgatar 1800 depois de 5 anos, não quer dizer que o cara vai ganhar dinheiro, mas apenas acompanhar a inflação
Exatamente
@@manoelmessias663 não, ao contrário dos imóveis as empresas conseguem repassar a inflação e as cotações são ajustadas acima da inflação, pois tem a margem de lucro nesse bolo. Simples.
Não necessariamente, os investimentos em infraestrutura e outros empreendimentos próximos a sua casa/apto também fazem ele valorizar e para base de comparação deve-se usar o IGPM e não o IPCA, visto que é o IGPM que é usado para reajustes de alugueis
Exatamente, brasileiro médio nunca entendeu o conceito de inflação. De nada adianta o imóvel ter dobrado de preço, se para comprar outro, vai ter que desembolsar o mesmo montante de dinheiro.
Sou Professor e já salvei nos favoritos alguns vídeos do Primo Pobre para trabalhar com os alunos em sala de aula. Primo é o cara e viola muito o tocão tbm hehe
Pode me manda ? Acabei de conhecer.
tú não é mais um professor esquerdinha não né?
@@adrianoneris6659 procure o canal PRIMO POBRE, é um dos canais dele. Recomendo.
@@edertoti1907 ainda bem que você já perguntou respondendo hehe 🇧🇷🖊️
Finalmente algum Investidor TH-camr com bom senso! Compartilho da mesma opnião... Sem contar que algumas pessoas fala que é melhor alugar, possuem casa própria. Me parece aquele ditado, "faça o que eu falo mas não faça o que eu faço".
Pois é, a Nath comprou uma casa rsrs
Eu decidir fazer o seguinte : financiei um imóvel e paralelamente vou amortizando as parcelas (sacrifício mesmo) , como escolhi o sistema SAC as parcelas são decrescentes , em pouco tempo as parcelas estão equivalentes ao valor de um aluguel , em médio prazo espero quita-lo :)
Bom dia Angelo ( não sei por qual banco você fez ) mas priorize sempre pagar direto no SALDO e não ultima parcela ( por ser mais barata no SAC ) ... você consegue amortizar até 99,8% do Juros abatendo diretamente no Saldo , Faço um cronograma para meus clientes que em 6 -7 anos só com FGTS e 13º ele quita um contrato
@@paulodetarsomorais8948 obrigado pela dica
@@paulodetarsomorais8948 Amigão e na tabela Price, Qual é a melhor forma de amortizar ?
Inclusive o Primo Pobre tem alguns vídeos mostrando passo a passo para antecipação caso precisem deem uma olhada lá !
@@paulodetarsomorais8948 como assim pagar direto no saldo? quer dizer amortizar pra diminuir o valor da parcela?
Em poucas palavras, falou tudo que penso! Parabéns, já fui lá seguir o seu canal.
Vale salientar que essa analise é muito pessoal e individual onde cada caso é um caso e existem muitas variáveis nessa conta de qual é melhor, a principal variável que é muito pouco considerada é a localização do imóvel o aluguel de uma casa na capital não é o mesmo de uma cidade menor assim como o preço das casas também não.
Já vi casos em cidades menores como a minha onde com um baixo valor de entrada conseguiram financiar um pequeno apartamento com parcelas mensais de 700 reais, o que é basicamente o mesmo valor aluguel cobrado por muitas casas com a diferença que no futuro o apartamento poderá ser seu. Mas se o caso for de ter um grande valor pra dar de entrada ou até comprar a vista, talvez seja mais inteligente investir e usar o juros compostos pra alugar ou até financiar um imóvel.
Exatamente, para quem financia imóveis de valore até uns 300 mil fica melhor financiar. Pagava 1500 de aluguel e o financiamento que fiz com entrada de 60 mil deu exatamente 1600 por mês. Aluguel só aumentava, com o que sobra vamos amortizando a divida.
Nossa, o que essa cara diz é muito sensato. Principalmente porque ele leva em conta o comportamento da pessoal. É um tipo de finanças humanas.
Esse cara joga no meu time... Parabéns... Até que enfim um lúcido na internet.....
Financiei meu apartamento e a parcela é 520 reais por mês o condomínio uns 350, e o preço médio que o pessoal cobra de aluguel lá é 1200 reais então alugo o meu apartamento, pago os custos e ainda sobra
Excelente ideia, também já pensei nisso uns anos atrás, más, eu fiz uma inversão da Ordem das coisas, normalmente as pessoas fazem: 1- Casa, 2- carro, 3-Faculdade.
Eu fiz: 1-Faculdade, agora faltam a casa e o carro. Na casa, penso fazer dessa forma sua, só que se o imóvel for adquirido pelo programa verde e amarelo do governo federal, acho que não é possível o aluguel antes da quitação.
Tá, mais vc mora aonde?kkkkkkkkkk
@@flaviolopesdasilvaflylopes7138 Jundiaí SP por que?
Muito boa a opinião do rapaz , eu sempre assistia videos desses caras que falam de "economia", mas nunca me desceu qndo eles diziam q vale mais a pena alugar um imóvel do que financiar, acho loucura demais essa coisa de aluguel, sempre compartilhei q isso é jogar dinheiro no lixo ... Tenho uma tia q sempre morou de aluguel (mora ainda alias), um tempo atrás o meu falecido pai (irmão dela) sempre aconselhava ela a comprar um imovel pra ela morar, pq é dinheiro jogado fora ... Ela falava q era besteira , ela alegava que nao ia se mata de pagar parcelas de financiamento, para que no final ,o imóvel ficar todo pra filha dela de mão beijada caso ela morresse (doideira né 😅), nessa época ela tinha uma condição muito boa, emprego que ganhava 5 dígitos, mas a maré virou infelizmente, passou um sufoco um tempo atrás pq nao tava dando conta de pagar o aluguel, depois de tudo isso, ela veio desabafar pq não ouviu o conselho do meu pai, hj ela ta na luta pra financiar ... Mas infelizmente ta difícil pra ela pq ela ta com o nome sujo ...é complicado... Para a galera q ta na duvida ...financie a sua casa propria ...pq tu nao sabe o dia de amanhã
É como sempre falamos tudo vai da necessidade da pessoa e do seu perfil por isso é uma decisão única que difere de cada pessoa
Esse corte tem que ir para o Instagram. Se for, serei o primeiro a compartilhar!!
Um ponto q ele nao falou: se for apartamento, mesmo estando quitado voce terá que pagar a taxa de condomínio todo mês, dependendo do condominio, essa taxa pode ser quaseno preço de um aluguel pro resto da vida. Por isso quem mora em casa tem essa vantagem, pois so paga iptu.
Depende, eu pago condomínio por exemplo e não preciso pagar academia, além de as manutenções estarem sempre em dia sem eu ter que gastar tambem a mais com isto, enfim tem outras coisas envolvidas nao é tao simples
@@felipeborges2059 concordo... Academia, segurança, brinquedoteca, salão de festa. É um dinheiro que vale a pela... Só pela academia já vale a pena
@@vanessasantana5020 no meu caso academia, piscina pros meus filhos, quadra de futebol, segurança, comodidade, agua e gas. média de 400 reais mes. depois que morei em apartamento dificilmente volto pra casa. são casos. pra minha familia vale muito a pena
Casa custa mais de manutenção do que pagar condomínio, fora a segurança...
Faltou citar que tem o risco do dono do apartamento enfrentar uma ação de despejo se deixar de pagar as mensalidades do condomínio por muito tempo, mesmo o AP estando quitado
Também penso assim.
Ha uns anos atrás me crucificaram pq estava financiando um AP.
Hoje terminei de pagar e tenho um apartamento enquanto meus amigos ainda moram de aluguel e não tem nada.
Seu caso é diferente dos exemplos de imóvel de 1 milhão.
A parcela é 11 mil no financiamento, no aluguel, são 4 mil
@@augustobatista7628 não vi ninguém cotando valores nem falando de um milionário aqui.
O assunto foi um imóvel financiado ou alugado.
Um exemplo foi o ap do primo pobre.
@@augustobatista7628 Imóvel de 1 milhão, tá de sacanagem! huahuahuaha
@@talindabeleza429
Qualquer casa vale isso
@@augustobatista7628 Saia da sua bolha, amigo. Brasil não é só Rio de Janeiro e São Paulo, com valores irreais. Eu tenho um casa de condomínio fechado que financiei por 150k, hoje vale 250k. Além de 1 apartamento em frente a praia de Guarapari que financiei por 140k e hoje vale 300k e outro em um bairro classe média que financiei por 130k e hoje tem propostas de 210k. A estratégia é buscar mercados com valores em conta, bons bairros e ter sempre um valor para dar em entrada. Os financiamentos, você deixa seus inquilinos pagarem. Então na prática, eu gastei com meus imóveis 30k, 90k e 32k (só as entradas) respectivamente.
Se o cara vive perto da família, trabalho estavel e pretende viver no mesmo lugar por pelo menos 10 anos, vale a pena financiar mesmo.
Vdd. Tbm tem a questão de vc viver em uma casa que vc quer do seu jeitinho. Pq tu pode financiar a construção se preferir. Eu por exemplo, vou construir, não encontro casa como eu gostaria pra alugar. Quando tem é longe do meu trampo
Ele disse que nao gosta de ficar na mão dos outros mas não explica que quando vc financia a casa vai ser sua so depois de 10,20,30,35 anos, antes disso é do BANCO, se tiver dúvida tenta atrasar 3 parcelas pra vc ver, alem do risco da vida mudar, a muié te abandonar, ou qualquer coisa acontecer. Financiar é a maior ROUBADA da história. Alugue, se esforce pra ganhar mais, faca negocios, esteja livre, seja inteligente, moderno e LIVRE
@@rz3461 Isso é relativo, na verdade o correto a fazer quando se financia é amortizar as parcelas ao longo do tempo, e isso além de reduzir o valor final, reduz também a quantidade de parcelas. Em alguns casos 30 anos pode ser pago em 5.
- Nem se for mudar!! Comprei uma casa e me mudei da cidade, aluguei a casa e o aluguel paga a parcela da casa… ou seja, o imóvel se paga sozinho, tenho uma aposentadoria SE PAGANDO SOZINHA!!! Tem noção ?
@@rz3461 - E se ficar 3 meses sem pagar o aluguel ? O que acontece? - Nem vou escrever um textão não tá ? Sou vou falar alguns dados pra você: pago 5,5% ao ano de juros, inflação oficial 10%, IGPM 17%…. Eeeeeee, a casa está alugada, o aluguel paga a parcela do imóvel e sobra dinheiro, e mais, já VALORIZOU 100 mil desde que comprei 8 anos atrás!!! Comprar imóvel a juro PRÉ-fixado é a melhor forma de nós pobres defendermos nosso patrimônio da inflação e ainda garantir uma complementação na aposentadoria lá na Frente, já que até lá o imóvel estará quitado!! Caiam nessa conversinha aí não pessoal, ainda mais num país com histórico de instabilidades e até de hiperinflação como o nosso !!!
Eu financiei uma casa pela caixa há uns 12 anos e, na época, me falaram que era loucura. O terreno e a construção da casa ficaram por uns 80 mil. Hoje ela vale uns 200 mil e quitei o imóvel neste ano. Se tivesse colocado na poupança todo o dinheiro investido, incluindo os juros pagos, jamais compraria uma casa dessa hoje, sem contar que já teria jogado fora uma grana em aluguel.
Obs: na época minha prestação começou com 600 reais e o aluguel era, em média, 200 aqui na região. Hoje o aluguel é 600 reais.
Mas ninguém indica investir em poupança !! Eu hein …
Velho isso foi só de inflacao . Os 200 mil hj vale os seus 80 mil de antes .
@@henrybraga1957 Brother, valorizou pouco. Ficou pra trás da inflamação, se liga, em 2010 o salário mínimo era 510,00, ou seja,ele mais que duplicou. Nesse sentido, o imóvel quase não teve valorização.
E você continua plantado no mesmo lugar
@@Jubilim10 kkkkkkkkkkkkkkkk
Perfeito a sua colocação primo pobre! Você é TOP 🔝. Sempre acreditei que melhor financiar sem dúvida… com o boleto em mãos vc paga a parcela!
Digo por experiência própria. Na época que comprei meu imóvel. O aluguel médio estava R$800,00 e a primeira parcela que paguei. R$2200,00. Passados 5 anos. O aluguel médio está em 1500,00. E o valor da minha parcela em R$1700,00. Quase a mesma coisa. Vai passar mais 5 anos o aluguel vai pra quase R$3000,00 e se eu não tiver quitado a minha parcela estará em R$1300,00. Sem contar que a casa é minha. Se eu quiser quebrar qualquer coisa isso é problema meu. Não tenho que ficar preocupado o que a proprietária vai achar. Se ela vai reajustar, se não vai. Quem fala que aluguel é melhor. Não deveria estar prestando consultoria financeira.
Sem contar que você pode usar a estratégia de quitar o imóvel de 20 em 5 anos, ou menos… ao final, você estará morando em seu próprio investimento! Você terá o valor do imóvel em sua “carteira de investimento” e o restante dos 15 anos, você pode investir o valor total da parcela para somar com o valor do imóvel que você tem como patrimônio.
Falou tudo
O aluguel é válido em situações de urgência com prazo determinado.
@@AndreSantos-yo2cc falou td
Verdade!!!!!!
FINALMENTE eu vi alguém nesse TH-cam falando algo sensato! Parabéns!
Não é que a pessoa não tem disciplina, as vezes é a condição da pessoa que não favorece a “guardar dinheiro”.
Lair Ribeiro já falava à muito anos a mesma tese, porém o primo pobre consegue traduzir no entendimento geral! Muito bom! Um vídeo importante para todos!!!
Eu só digo a coisa: eu pago de parcela do meu AP financiado quase o mesmo que estava pagando de aluguel. E mais, não vou ter gasto com mudança de dois em dois anos. se por ventura surgir alguma oportunidade maravilhosa de emprego etc, eu passo pra frente com valorização.
Perfeito em cada colocação!! Eu também combinei comigo mesma que a única dívida que faria seria o financiamento do meu imóvel, que será quitado com 4 anos desde que assumi as prestações. Logo logo já termino de pagar e financiamento nunca mais! 🤘🏻
Vala a pena financiar em 90% dos cenários, há diversos vídeos que falam que é mais vantajoso alugar e fazem contas intelectualmente desonestas para justificar, além do IGPM que vai fazer seu aluguel explodir em poucos anos, o valor do imóvel sobe, o que você juntar para comprar o imóvel a vista vai da só pra entrada, e o valor do financiamento é fixo e decrescente. Financiei um apartamento em 2019 e esse ano quito, melhor decisão.
Se vc tivesse começado a investir desde 2019 vc estaria recebendo uma grana preta todo mês hoje, selic a 12
Justamente por não gostar de depender dos outros que considero o aluguel melhor.
O bairro desvalorizou? Só mudar...
Troquei p/ um trabalho mais longe? Dá nada, só mudar...
Vou passar 6 meses fora da cidade? Sussegado, muda p um lugar bem mais barato só p deixar os móveis...
Quando você financia você está automaticamente preso geograficamente ou depende de encontrar inquilino p/ alugar seu ap.
Porém com a parte da disciplina para investir eu tenho que concordar
Qdo pensei em comprar as casas aqui eram 105k. Hj estão acima de 200k mesmo padrão.
Eu acho q vale a pena sim financiar. Principalmente se vc puder antecipar algumas parcelas pra ajudar a amortizar.
Povo fala: " vc financia 1 e paga 3. Só q após 30 anos tua casa não valorizou nada?
Fica a dica
Vdd...o juro do financiamento no longo prazo é compensado com a valorização do imóvel. Além do que, pagar um aluguel por anos, afim de economizar pra adquirir o imóvel a vista, em 10 anos por exemplo, além de desperdiçar com o aluguel uma parte considerável da parcela de um financiamento, com certeza o valor do imóvel já estará bem maior e o montante acumulado pode não ser mais suficiente.
Oxi, nesse caso a valorização se chama inflação e você ainda paga 3 casa tendo uma só devido aos juros
E o investimento não valoriza, né? Kkkkkkkkkk
@@ulyssesprado1 sim, com ctz. Mas acredito q entendeu minha colocação
@@claudenircoloradopr NUNCA será.... vc paga 80 mil e entrada, no final a casa sair por 300 mil e ela valorizo 100 mil... faça as contas
Um lúcido.
Graças a Deus uma pessoa lúcida jogando as verdades na cara do pessoal rsrsrs.
Vou seguir esse aí.
Vale a pena, muito mais alinhado com a realidade.
Sou do time financiar, mas tem um perigo muito grande que não foi mencionado. Imóvel geralmente valoriza, ênfase no geralmente. Mas vc pode dar azar ou ter avaliado mal o imóvel. Problemas de fundação, infiltração, aquele bairro que qdo vc comprou era legal e virou terrível...Aí nesses casos, a tua perda é imensa, as vezes vai a economia da vida. Então, ao mesmo tempo ser dono pode ser uma paz de espírito e pode ser uma experiência horrivel. Aluguel, qualquer zebra vc salta fora
Sim mas vc mesmo diz ai uma coisa que é vdd e que comprova que vale mais a pena financiar, " geralmente valoriza" ..se geralmente valoriza isso significa que vale a pena arriscar pois os casos de desvalorização sao muitooo menores que os casos de valorização
A vantagem do aluguel é a mobilidade geográfica. Eu financiei um apartamento pequeno e vou ter que mudar para outra cidade…A minha sorte que financiei bem pouco.
@@sds-sp9537 Para quem é pobre, o assunto mobilidade geográfica já se torna uma desvantagem. Quem tem o dinheirinho contato, precisa correr atrás de lugares que entrem dentro da sua necessidade e isso, hoje, é um sufoco absurdo.
Esse tema Aluguel x Financiamento é a mesma coisa da "famosa" Biscoito x Bolacha. Cada pessoa tem um perfil diferente. Tem gente que o sonho é morar no mesmo lugar, construir família, e tudo mais.. ai o financiamento é ideal. Esse também era o meu perfil, mas depois de sair pra um mochilão pela América do Sul, eu, to falando EU, vi como o mundo é grande e cheio de possibilidades o que me fez mudar de ideia e continuar no aluguel, pensando na liberdade que posso ter. Tem muita gente que nasceu na mesma cidade e morreu na mesma cidade, tem gente que não gosta de ficar longe da família, tem gente que quer ter um imóvel pra falar que tem... e tá tudo bem. Agora o meu proposito é investir 300k num rendimento que possa me render o "valor do aluguel" mensal e pode ficar em qualquer canto do Brasil.
O peão vive com 1200 reais, metade desse valor é aluguel, e o resto é para sobreviver. Eu pergunto? Se desse dinheiro sobrar 100 reais, você vai investir o quê com esse valor? Você morre e não consegue juntar porcaria nenhuma com 100 reais. Se só lhe sobra 100 reais por mês, você tem que pensar em que vai comer e não em guardar dinheiro.
Viver de aluguel é a maior burrice porque as pessoas que falam isso se esquecem que o preço do imóvel é reajustado pelo INCC anualmente. Eles também alegam que, ao financiar, você vai pagar três imóveis daqui a 30 anos. Ora, com a correção anual imobiliária, esse imóvel daqui a 30 anos vai estar valendo muito mais do que três vezes o valor inicial, ou seja, se você conseguir um financiamento barato próximo da inflação, o financiamento é muito mais interessante do que você pagar o aluguel, pois no aluguel você ficará sem nada daqui a 30 anos. Na melhor das hipóteses, se você for um herói, e conseguir capitalizar durante esse período, o máximo que você vai conseguir será comprar o seu imóvel daqui a 30 anos, o mesmo que você teria hoje! Então é a maior burrice! Eu não sei como consultores de investimento podem fazer esse tipo de proposta.
Já vou começar a seguir o Primo Pobre. Fantástico o posicionamento. Curti demais esse ponto de vista💪🏻
O mais sensato até hoje que eu vi falar sobre aluguel. Parabéns
O ponto de vista do primo é muito legal. Como eu já tenho o valor pra comprar a vista, eu prefira alugar e viver de rendimento. E eu tbm tenho disciplina para investir todos os meses. Mas realmente a maioria das pessoas não tem
Concordo plenamente, aconteceu comigo mesmo já vivia em uma casa super grande a 2 anos quando fui renovar me deram 1 mês pra sair da casa. Já tinha me mudado 3 vezes em 4 anos pelo mesmo motivo, fui la e comprei a minha ;)
Salveee!
O Primo Pobre é o cara!!!
Não sei dizer o que é melhor entre financiamento por 30 anos ou alugar, mas qdo se adiciona o fato de poder realizar amortizações no financiamento, aí a coisa muda! Fica difícil o jogo pro time do aluguel!
Abs
Eu pago 2.300 de aluguel porém moro em Jurerê internacional e perto do serviço , meu custo de vida está alto pq eu moro em um lugar de luxo , sai de Goiânia já faz 3 anos isso deu de aluguel 82.800 reais agora estou cogitando a ideia de sair do aluguel morar com os meus pais em menos de um ano eu dou a entrada no meu apartamento e pago no máximo 1000 reais da parcela .
Bacana Laine...desejamos muito.sucesso para você
Sou construtor e corretor d imóveis, formado em economia.. acredito q enquanto o juros da habitação estiverem entre 6 e 12%, vale muito a pena financiar, na verdade sugiro q se financiei o máximo da dívida habitacional possível, dando nenhuma ou a menor entrada possível, mesmo tendo boa parte do dinheiro pra dar de entrada e até à vista... Digo isso pq o juros habitacional é o mais barato, longe do segundo colocado... Acredito ser preferível manter o dinheiro q seria da entrada ou até mesmo pra pagamento à vista, e trabalhar esse dinheiro da melhor forma possível, injetar na empresa ou até um novo empreendimento... Até pq se alguém, algum dia precisar d qq outro tipo de empréstimo, vai pagar um juros mais muito alto... É bem verdade q no fim d 30 anos vc vai ter pago o valor equivalente a 3x o valor inicial do imóvel.... Mas tbm em 30 anos o imóvel terá valorizado muito mais q isso.... Tem q saber fazer...
Lembrando q imóvel financiado pode ser vendido a qq tempo tbm... Vc não está preso...
Resumindo, eu teria ficado com os 100mil pra investir ao invés de dar entrada....
Mas concordo q a maioria dos brasileiros não está preparada pra esta conversa... Rsss
Essa foi e graça heim....kkkk
Ai no final você compra um imóvel de 300 mil, paga 1 milhão e termina com uma casa num bairro que não é o mesmo de 30 anos atrás e sem os mesmos objetivos que você tinha há 30 anos quando você entrou no financiamento. Um belo conselho!
@@abnerphilipe infelizmente vc só leu ou entendeu menos da metade... Vc tem alguma dificuldade de compreensão?
@@brunoMPMs Desculpe Bruno, não li seu comentário inteiro e já sai soltando os cachorros. Você apontou um bom ponto, faz sentido para algumas situações e contextos. Desculpe e um abraço!
@@abnerphilipe Boa
Tu fala em pagar de fato os 30 anos? Sem nem tentar amortizar a dívida?
Ele tem razão, aqui na minha cidade, interior de Minas uma mulher funcionária do município teve câncer de mama, passou para o pulmão. Um sofrimento terrível! Médico já não dava mais atestado dizia que se ela ficasse em casa ela teria depressão. Resumindo, tinha que ir trabalhar doente, correu atrás pra conseguir aposentar e durante toda a luta não tinha jeito. Só saiu a aposentadoria um dia após a sua morte. É um absurdo, mas é este mundo que nós vivemos.
Vou falar da minha realidade, moro no sertão da paraíba, aqui o aluguel de uma casa relativamente boa é por volta de 650 reais, já a média do valor de um financiamento de uma casa bem boa é entre 550 a 750 reais, ou seja, se você olhar por esse ponto de vista compensa muito mais você financiar um imóvel, uma vez que o valor do aluguel é o mesmo do financiamento ou o valor desse financiamento pode sair até mais barato, isso na realidade da minha região.
Quanto a aposentadoria, com o MEI você pagando mensalmente 63 reais você garante direito a um salário mínimo depois de 20 anos pagos de INSS, pagando 250 a 350 reais mensais em uma previdência privada você garante aí mais uns 2500 de aposentadoria mês, sem contar outros investimentos que pode fazer pra aumentar isso.
Isso é verdade. No nordeste, casa financiada no interior n tem parea. Muito melhor comprar. Aqui no RN tbm é assim, mas na capital complica. Tem que dar a entrada de uns 30k e as parcelas tbm. Inteir paga só o valor de um aluguel
Aqui em SP um ap de 46m, longe do centro longe de tudo, longe mesmo 30 km do centro, é 80 mil o aluguel é 600 reais fora do condomínio.
Rapaz, acho que vc é jovem ainda... Acredito que qualquer brasileiro abaixo de 40 anos, não vai ver aposentadoria, se ver, a regra ja será outra, talvez, com beneficio somente para quem tenha 75+ anos, INSS é pirâmide, e como toda pirâmide, depende da base pra se sustentar, e essa base esta cada vez menor, a conta não fecha. No meu caso, eu pago o minimo possivel dentro da lei, que encaro como imposto, qualquer coisa excedente invisto por conta propria. Sei la, não tenho ainda, mas pretendo ter um pouco de ouro fisico pra quando eu pendurar a chuteira, não confio na continuidade do modelo econômico atual
Não são 20 anos pra se aposentar. Trabalhei para o INSS até o ano passado. Como mei vai depender da tua idade, você terá que ter pelo menos 65 anos, e mesmo assim não vai receber 100% de um salário mínimo. Se quiser receber 100% precisa contribuir 35 anos. Ou 30 para as mulheres. De acordo com a regra atual.
@@VINS416 onde é 80 mil, cdhu se for ... guarulhos mesmo é no minimo 140 mil
Excelente, amei!!! Deus abençõe!!! Ilhéus-Ba ☺😃🙌🏽
UMA MENSAGEM QUE PODE MUDAR SUA VIDA:
Em 2° Pedro 1:20, a Bíblia diz que, ainda que escrita por homens, foi 100% inspirada e idealizada por Deus.
A mesma também fala em Romanos 3:23, que TODOS pecaram e destituidos estão da Glória de Deus.
E agora?
Felizmente, se lermos João 3:16, descobrimos que Deus Pai envio a Cristo Jesus para que todo pecador dito acima, reconheça seus erros e seja justificado através de sua morte na cruz, o qual tomou nosso lugar.
Todo que precisamos fazer é reconhecer nossos erros (1 João 1 : 9,10) e entregar nossa vida à Ele, conforme a palavra em Romanos 10 : 9,10 diz: "Se com nossa boca confessarmos e com nosso coração creermos, seremos salvos"
Também é importante lembrar que é esta salvação é uma transformação em nosso modo de vida (Colossenses 3:23).
Jesus está de braços abertos para te receber, da maneira que você está (Mateus 11:28), Ele conhece seus problemas, suas dores, choro, aflições, doenças e quer te dar uma nova vida! Ele quer te restaurar, purificar, curar e estar no controle de tudo em sua vida.
Ele quer te dar uma vida de paz e harmonia aqui na terra e uma vida eterna para quando não estivermos mais aqui.
Onde quer passar a eternidade? A palavra de Deus diz que no inferno o sofrimento será eterno, e bem pior que aqui. Por isso queremos viver com Ele para todo sempre!
Para isso, precisamos nos arrepender e entregar nossa vida.
Faça a seguinte:
Tire um momento e ore da seguinte maneira:
""Senhor Jesus, reconheço que tenho levado minha vida de acordo com minha própria vontade até hoje. Mas quero agora pedir que perdoe todos meus pecados e que se torne o Rei e Senhor e salvador da minha vida. Amém.""
Se você está afastado dos caminhos deles, faça esta mesma oração acima, também!
Ele tem uma nova história pra você, acredite!!
Abra seu coração, o amor dele é real e quer te alcançar, te encher e te dar a verdadeira alegria!!
Se possível, procure a igreja mais próxima de sua casa para desenvolver um relacionamento ainda mais forte com o Senhor, não importa a placa, desde que esteja de acordo com a palavra!
Deus abençoe grandemente sua vida hoje e para todo sempre!🙏
Estou surpreso com a quantidade de comentários 1,1mil. Parabéns pelo sucesso.
Porque morar de aluguel para comprar lá na frente não funciona: 1) Valorização imobiliária: do nada, os imóveis disparam. Daí o apertamento que valia 200k agora vale 300k. Se fudeu; 2) Inflação: inflação alta, reajuste alto, você tava todo gatão economizando, não tá mais; 3) Valorização imobiliária + inflação: super hit combo com especial e fatality; 4) Jugo desigual: o casal tem que ter mentalidade de longo prazo. Se um for gastador ou imediatista, adiós; 5) Divórcio: o casamento tem que durar até lá (ah, vá???), mas hoje em dia tá foda; 6) Você finalmente juntou o dinheiro, uhuuulll, só que tendo o dinheiro em mãos, financeiramente, é mais vantajoso investir e viver de aluguel do que comprar, kkkkk; Resultado: vai ficar no aluguel pra sempre.
kkk Exato amigo, financiei meu apto pela caixa com uma incrivel parcela de 520 reais, onde as pessoas ja pagam hoje 1000 de aluguel no ap do mesmo padrão.
Primeiro que a valorização não quer dizer nada se não tiver liquidez e segundo que meu CDB de 19% do banco Master está dando risada pra tudo que você escreveu, meus 100 mil em 1 ano vão virar 190 com garantia do FGC enquanto você está aí sofrendo pra ver sua casa de 200k virar 300k sabe-se lá quando. 🤣🤣🤣🤣🤣
@@ulyssesprado1 Banco master, muito bom. Além de ser um banco gigante e com taxas maravilhosas, não tem imposto de renda né fera? Você vai receber realmente 19% líquido, me conta ai como que faz pra ser igual a você. Quer pagar de gatão mas não sabe fazer conta.
Casa própria além de tudo é um investimento para os próprios filhos e netos, uma segurança caso uma crise ou desemprego aconteça, e uma grana em caixa para futuramente dar um up grade.
Netos e filhos que que lute pra ter suas coisas, não quero deixar nada pra ninguém.
@@Marciobarbosa exatamente kkkkkk cada um com sua vida, meus pais tem imóvel grande e até ofereceram uma casa pra mim nos fundos, mas eles trabalharam a vida toda pra construir, o correto é eu fazer o mesmo. estudei, passei em um concurso, assim que tomar posse vou embora. Não dever nada a ninguém é a melhor coisa que existe.
Para mim, esse é um dos problemas. Com um financiamento, a pessoa tem compromisso pelos próximos 30 anos, qualquer evento que houver na economia, o banco não quer nem saber. Aluguel é diferente, dá pra procurar um mais barato...
Na crise ou desemprego, você provavelmente irá perder o imóvel pq não terá condições de manter o financiamento que é o assunto em questão.
Se o imóvel é quitado, aí são outros 500.
Esse cara é top , totalmente dentro da realidade, não vende sonhos iguais os outros fazem .
O valor de um imóvel do programa Casa Verde e Amarela com boa qualidade a prestação fica uns 900 e termina em uns 500 e com uma valorização do imóvel, sem falar que pode amortizar a parcela. E aluguel não baixa de 900 com condomínio (isso no minino né) então na prática não sobraria esse valor para investir. Agora, para quem já possui um alto valor guardado, é outra questão...
Não precisa ser muito alto não, viu, qualquer um que ganha 3 mil já não pegaria uma parcela tão baixa assim...
Só não falou que um imóvel desse fica mal localizado e é minúsculo.
@@Janpontes é tudo ap de 40 metros quadrados dentro de CDHU.
Parabéns pelo vídeo,pq as pessoas falam e esquece da realidade,até pq toda hora se mudar estragar os móveis e isso é perca financeira tbm
Eu casei em 2017, minha esposa com dois salários mínimos e eu com um, ainda na faculdade tínhamos na cabeça que aluguel era jogar dinheiro no lixo, não era investimento e nem nosso. Com esse pensamento de financiar já temos um apartamento quitado e outro que iniciamos ano passado. Isso em 5 anos.
Isso é indiscutível! Aluguel é dinheiro jogado no lixo.
Estou há quase 3anos pagando aluguel, não vejo a hora de comprar minha casa mas com essa super valorização de tudo está um tanto complicado.
Mrv ou tenda?
Exato. O que me fez financiar ainda foi pela parte financeira. Se vc conseguir dar uma entrada no imóvel, o valor da parcela será similar ao valor do aluguel. O valor pago pelo aluguel nunca será recuperado. É melhor juntar no início uma entrada e financiar o restante pagando parcelas que aluguéis. Sem falar que o preço dos imoveis pode aumentar na inflação de custos que estamos tendo, fim do período vc tem um imóvel. Diferentemente de lá no futuro vc vai comprar um imóvel pode estar custando mais de 1 milhão.
Povo que gosta de aconselhar a gente a alugar a casa é rico que já tem o seu imóvel, não sabem o que é viver de aluguel. Se mudar todo ano porque dono pede a casa. Pedir permissão pra pintar parede e outras coisas. Morar na casa dos outros não é bom. Eu prefiro financiar, vai pagar como se estivesse pagando um aluguel mas depois é minha. Mesmo que dure 30 anos pagando,se não financiar daqui a 30 anos vou estar pulando de casa em casa.
INCRIVEL! O CARA FEZ O QUE OUTROS JÁ FALARAM, JUNTA-SE ALGUMA GRANA E FINANCIA O IMÓVEL. É UM FATO, NO BRASIL CADA VEZ PESSOAS INCOMPETENTES FALAM NO MICROFONE, SOMENTE, PARA DIZER ABROBRINHAS.
Pra pagar o financiamento rápido precisa dos mesmo quesitos do que o primo rico fala: ganhar o suficiente pra poder separar uma grana pro financiamento e um extra pra abater as parcelas futuras, conforme entrevistado falou no podcast completo e DISCSIPLINA
Acredito que essa pergunta "Alugar ou Financiar?" depende de várias circunstâncias e fatores, dentre eles o poder financeiro de quem irá tomar a decisão, avaliação de valorização do local e do imóvel a longo prazo, plano diretor municipal, etc. Assim como é sempre dito que você pode "alugar e investir", você também pode "financiar e investir", inclusive com o montante a ser investido sendo incrementado a cada mês, pois as parcelas do financiamento costumam ser decrescentes. Avalie sua situação, ninguém melhor do que você mesmo para dizer.
Financiar um imóvel por 20 anos, numa capital morando a 1h e 30min do teu trabalho, gastos com gasolina e manutenção do veículo, com vizinhança lixo, insegurança, idh baixo, apertado e tudo ruim, ficar no mesmo lugar uma vida inteira, só pra dizer que tem um imóvel me parece uma escravidão.
Melhor viver num ambiente bom, idh alto, perto do trabalho e de tudo, criar os filhos com vizinhança boa, relacionamentos prósperos, com espaço adequado, poder mudar, viver outras oportunidades e na velhice vai pro interior e compra um imóvel baratinho.
Saia da escravidão do sistema.
O medo te coloca nisso.
Ter é menos importante que Ser.
Foi difícil, mas encontrei um fora da bolha. Abraços!!
@@gettogether8163 amém
Ufa, tive de rolar dezenas de comentários para encontrar sensatez. Parabéns.
Queria ver um comentário desse aqui, gostei muito.
"Até que em fim uma pessoa sensata,que enxerga a realidade da maioria esmagadora do trabalhador brasileiro",,
Paguei adiantado 15 anos da minha casa em apenas 2 e 8 meses. Se você amortizar, financiamento vale muito a pena.
Mesmo sem amortizar eu ainda acho que vale apena eu conheço cara que anda de carro de 100 mil e mora com a sogra 😂
@@marcio6606 Eu economizei quase 50 mil reais de juros e seguro pagando esses 15 anos adiantado.
A 2 anos e 8 meses atrás:
* faltavam 19 anos para quitar a casa, hoje faltam 3 anos e 9 meses.
*faltavam 230 mensalidades, hoje faltam 45 mensalidades.
*faltavam 72 mil do saldo devedor, hoje faltam apenas 20 mil.
Vou quitar a casa em 6 meses.
@@MuriloLimaML sim eu fiz um esquema parecido mas ao invés de abater os anos preferi amortizar o valor das prestações aí ficou bem mais barato que um aluguel desde 2010 🙏
Vala a pena pra quem tem dinheiro isso sim 👍
@@Alexandre-eh2pj Planejamento e disciplina.
Uma coisa pouco falada com relação ao aluguel é a mobilidade geográfica. Exemplo: duas pessoas arrumam emprego num escritório. Os dois moram a 20km do trabalho. O que tem casa própria vai gastar com locomoção. O que mora de aluguel pode alugar algo perto do escritório e ir trabalhar a pé. Economia pra comprar uma casa com localização melhor.
Casa caso é um caso e não existe verdade absoluta.
Eu costumava discutir com amigos sobre comprar imóveis ser uma péssima decisão.
Depois de um tempo, continuo achando, embora tenha desistido de discutir por um motivo: existem níveis de conhecimento e horizontes de vida muito distintos entre as pessoas.
Dada duas pessoas inteligentes com essa opinião oposta, ambos estão certos - aplica-se a vida de cada um seus planos e metas.
O bom de ter seu imóvel, é q se tudo der errado na sua vida, ao menos moradia vc tem. Pagando aluguel, se ficar desempregado vc é despejado, e se n tiver a casa da mamãe pra voltar, se fode totalmente.
Fora q qnd o imóvel é seu, vc pode comprar outro e colocar aquele para alugar e assim ganhar mais uma renda fixa.
Comprar imóvel é infinitamente superior a alugar. Só vale a pena alugar qnd vc sabe q vai mudar de local e q vai ficar por pouco tempo.
@@PatrickSouza90 experimenta ficar sem pagar o IPTU pra você ver o que a prefeitura faz com você. Se a pessoa tem condições de comprar outro imóvel e alugar o antigo então deveria ter condições de viver de renda com o dinheiro investido do primeiro imóvel. Simples assim.
@@PatrickSouza90 E se tudo der errado e você com o financiamento, faz o que?
@@Janpontes joga na revisional
@@Janpontes Mas e se tudo der certo com o aluguel, vc vai ter oq daqui a 30 anos? Mais aluguel.
Concordo plenamente. Esse raciocínio do alugar é melhor do que comprar envolve muitas variáveis que os TH-camrs deixaram de fora. Eu comprei minha casa a 4 anos quando me casei. Casa no valor de 155k, financiei 120k mais ou menos. Pago 737 reais de parcela (muito barato) e minha casa valorizou de 155k para mais de 230k nesse período. Me fala qual investimento teria me dado esse retorno nesse mesmo período? Nenhum. Absolutamente nenhum. Fora as questões citadas aqui, o brasileiro classe baixa que é a maioria não tem disciplina para investir todos os meses o restante do aluguel, acertar quais serão os ativos e etc… no fim se seguirem esse conselho, não vão ter nada investido, não terão uma casa proporia, e não terão nada. A casa é uma forma de investimento para o futuro.
Pow penso assim, maior medo meu era morar de aluguel, é uma bengala eterna, e quando se entra nessa mais dificil fica de sair, comprei meu terreno com 28 anos em 150x com reajustes do IGPM, trabalho de motoboy e ganho 6mil por mes, estou com 30 anos e quase quitado o lote, importante é que é um local meu, se eu quiser viver numa barraca ali pelo menos n vou dever nd a ninguem muito menos satisfação.
Boa noite amigo, desculpe a ignorância, mas onde motoboy está conseguindo tirar 6mil no mês? Tá excelente!
@@pedrocastro2144 consegui uma boa vaga de carteira assinada, mais as taxas da uma salario desse.
Verdade , eu tbm penso assim de vc ter seu cantinho já pago por dai não deve nada ,
Esse cara é sensato demais! Ele tocou no ponto crucial: DISCIPLINA.
Certa vez, conversei com um construtor, dono de empreiteira, milionário que me disse a seguinte frase: O cara precisa ter um carnê pra pagar, se ele tiver dinheiro livre, ele não consegue juntar.
Pra quem não quer assistir: Ele concorda no cálculo de que alugar é melhor financeiramente, entretanto crítica a postura de quem prega isso como uma facilidade e fala empiricamente da questão de falta de educação financeira do brasileiro e, também, de que para o brasileiro comum as vezes lá na frente possa ser muito mais benéfico não ter um custo alto com moradia.
Sim. Tenho uma estudante que já está tendo a sua segunda crise de pânico do ano passado pra cá, todos em momentos em que está fazendo mudança. A dona do imóvel pediu a casa e ela está se desdobrando pra estudar pra provas e chega em casa, tem que embalar as coisas e ficar procurando casas.
A sensação de insegurança em adolescentes é muito grande quando vivenciam essas experiências de não saber pra onde vão.
Tenho financiamento de casa que vai baixando o valor todos os meses enquanto o salário, de tempos em tempos, vai aumentando...
A questão da disciplina de investir ou n, cai no mindset de cada um. Ou seja, problema dele se n investiu kkkkkkkkk ainda prefiro alugar
O primo pobre é o único TH-camr que fala da realidade do brasileiro.
A questão é que algumas cidades o aluguel é tão inflacionado que é maior que uma parcela de financiamento
Infelizmente é verdade mesmo
O nome da cidade: Brasil kkk
Concordo com tudo, prefiro ter algo e caso precise poder alugar para alugar algo mais em conta. Parabéns pelo ponto de vista.
Aluguel só vale temporariente, ver se a região pra morar é boa
Eu tenho investimentos na bolsa, mas adquiri uma casa há dois anos. Muitos "experts" em investimentos diziam que é melhor investir em FII's. Na época vendi boa parte dos fundos imobiliários que eu tinha, e que tinham tido boa valorização, e comprei a casa. Morava em um apartamento 3/4 90M2 com aluguel de R$900,00 (que era baixo), mas mesmo assim resolvi comprar um imóvel, que era até mais caro que o apartamento alugado em que morava. Por quê? Por alguns motivos que foram citados no vídeo, como a segurança de não ter que ter de se mudar de uma hora para outra num imóvel alugado (o que já aconteceu comigo), mas também pelo risco de explosão dos aluguéis e porque numa casa posso fazer tudo do meu jeito, investir no meu conforto.
O resultado é que os aluguéis explodiram, hoje se tivesse que alugar uma casa no mesmo padrão da minha teria que desembolsar R$2,5 mil. Além do mais, com as benfeitorias que fiz (sistema completo de segurança + área gourmet + jardins) a casa valorizou e hoje vale o dobro, isso em dois anos (por conta também da inflação no período). Enquanto isso os fundos imobiliários só ladeira abaixo.
Aí o expert pode dizer: ah, mas você poderia também alugar uma casa pelos R$2,5 mil e ter o mesmo conforto. Sim, e não. Quando a gente aluga tende a morar num lugar abaixo do nível que moraríamos num imóvel próprio. Eu nunca pagaria esse valor de aluguel, justamente para economizar. Também não investiria numa área gourmet, num lindo jardim que cuido com muito carinho e que os vizinhos admiram. Tudo isso é motivo de um bem-estar que imóvel nenhum alugado pode dar.
Então, considerando que hoje moro num imóvel deste valor, considero que estou economizando R$2,5 mil, e não R$900,00 que era o que eu pagava de aluguel.
Outro ponto, citado pelo entrevistado, mas que quero complementar, é que nem sempre as pessoas conseguem obter retornos nos seus investimentos em mercado de bolsa. Nada garante que um fundo imobiliário que você comprou não vai ter problemas lá na frente, ou ter rentabilidade que compense. Pior ainda com as ações. Olha o caso da Magazine Luíza e sua desvalorização de 90%. Sem falar nas empresas sólidas que já quebraram, consideradas "investimento seguro" no passado, ótimas oportunidades para o futuro.
Se um investidor mais especializado pode se dar mal na bolsa, imagine o homem comum, que não tem condições de acompanhar o mercado, não tem ferramentas nem preparo para tal. Ou, informações privilegiadas (que os especialistas têm, invariavelmente).
Ainda tem o problema de terceirizar a gestão de seu dinheiro, e ficar à mercê de outras pessoas, como no caso dos fundos de pensão privados, alvos de escândalos em passado recente.
Vou continuar a investir na bolsa, mas comprei minha casa própria. Precisamos ter mais de uma estratégia, e saber que o futuro é muito imprevisível.
E não podemos basear nossa vida somente no futuro, porque nem sabemos quantos anos iremos viver, ou como iremos viver. Muitos passam por doenças limitantes ainda jovens, o que impede de aproveitar a vida plenamente na velhice. Sem falar nos que morrem cedo. Então temos que ter equilíbrio, não podemos viver só para o futuro, porque em todos os momentos da vida precisamos tirar proveito do tempo que nos foi dado por Deus. O investimento financeiro não pode ser o objetivo único da vida de ninguém.
Muito bom ouvir um TH-camr com opinião contrária da maioria. Além dos pontos levantados, dependendo da localização, o valor da prestação do financiamento é menor que o aluguel, neste caso não faz sentido nenhum continuar alugando, pois a balela do "Excedente" para investir não faz sentido.
O problema é que ninguém coloca, que não é só o aluguel.
Pq é muito bom quando a pessoa toma conta bem da casa e paga o aluguel em dia, minha mãe msm teve uma casa de aluguel e a pessoa ficou 3 meses sem pagar e ainda quando a pessoa saiu a casa estava detonada, só de reforma gastou uns 7mil fora as contas atrasadas.
Aí se vc vai em imobiliária 10% todo mês é deles fora o primeiro mês de cada novo contrato.
Claro sem contar os meses que fica sem ninguém ou a dor de cabeça, de ter um inquilino que não te paga direito…
pior que verdade, tenho amigo que comprou apartamento com aluguel, *no final imóvel saiu de graça para ele*
@@lTenma14l Perfeito amigo, penso assim também caso fosse comprar um imóvel para alugar.
Com o capital em mãos vale mais a pena estudar sobre matemática financeira e investir para não passar perrengue com inquilinos.
Porém para quem ainda não tem nenhum imóvel próprio (realidade da maioria), inclusive o meu há um tempo atrás, foi vantagem entrar em um financiamento, pagar uma parcela menor que o aluguel na mesma localização, e com a diferença que tu daria para o proprietário vai amortizando a dívida. Em outras palavras, financia em 30 anos e com disciplina quita com 10 anos ou menos tranquilo.
@@engmecfleck *lindo na pratica tbm*
@@engmecfleck Exato amigo, a entrada é puxado para quem passa no limite financeiro (experiência própria), me privei muito para conseguir. O que me refiro é a rixa de Investir x Financiar, na nossa realidade até a entrada de um imóvel é difícil quem dirá obter dividendos de investimento.
Acho que não tem nem comparação vc financiar um imóvel ou morar de aluguel. Financiando vc está adquirindo um bem. Esse bem pode ser vendido mesmo que não totalmente quitado. Enquanto aluguel vc não adquire nada. Então sempre considero melhor vc adquirir o imóvel.
Antes eu concordava com a ideia de alugar um imóvel e investir mês a mês, até chegar 30 anos e pagar tudo. Porém, na região onde moro, o preço do aluguel costuma ser o mesmo valor da parcela no financiamento. Fora que em 30 anos muita coisa pode mudar na economia. Respeito a opinião de todos, mas no meu cenário, compensava mais financiar e fazer antecipações recorrentes.
Até chegar os 30 e pagar tudo? O que isso significa?
Excelente ponto de vista, porém o aluguel permite vc se mudar mais facilmente. Qdo vc compra, vira refém dos vizinhos. Ninguém tem mais educação, já era, acabou. O povo tá criando Golden Retriever em apartamento de 40 m2. É latido O TEMPO TODO E EM TODA PARTE. Em todos os prédios q morei a furadeira na parede começa 5 minutos antes de terminar o horário permitido. Teve um que a vizinha idosa começa a costurar 1 da manhã, a máquina parecia turbina de avião. Minha experiência tem sido traumática, vivendo cercado por uma mutidão de loucos histéricos e insandecidos, principalmente os acima dos 60.
É preciso então considerar todos os aspectos da questão, de forma individualizada.
Pra mim o melhor sabor da vida é o da conquista, isso não tem preço que pague... Depois que comprei minha casa até hoje deito no sofá e olho para as paredes e não cai a ficha que isso aqui é MEU...
Outra coisa, eu tenho 100% de certeza que a grande maioria dessas pessoas que julgam quem compra casa é uma pessoa frustrada.
Pode notar que vem nos comentários "aiii mas eu invisto nisso e naquilo pra ficar muito rico" a pelo amor de Deus, hoje em dia quase todo mundo cai nesses papo furado e compram curso desses merda que fazem click bait na internet, que só consta lavagem cerebral e sempre no final quando não dá resultados você não está seguindo gerenciamento ou algo afins por isso está dando errado... Sendo que na verdade é puro golpe.
Financiamento de casa basicamente é substituição do aluguel pela parcela, é o dinheiro que você tava botando fora, está pagando algo que vai ser seu e só vai valorizar!
Aposto que muitos que investem estão buscando a liberdade financeira e não necessariamente ficar rico. Muitos se iludem quando compram acham que já é sua, mas é uma ilusão, só será realmente sua depois que paga-lá e por 30 anos né.
Enquanto isso os juros do seu financiamento só subindo, e você não vê isso pois está embutido nas parcelas. Fora que, aquele lugar vai te atender pelo período que você financiou, na questão do tamanho e da localização?
Acho que quem se frusta é realmente quem compra, pois passa uma boa parte da vida preso aquele financiamento e com medo de arriscar em novas coisas na vida porque sabe que tem que ficar estável para pagar os boletos. Abraço
@@Janpontes Cada um escolhe a quem vai dar lucro, aos bancos ou a proprietário de imóveis.
@@Janpontes mas você vai ter que estar estável pra pagar aluguel de qualquer maneira, é uma substituição... Eu tenho 25 anos, comprei minha casa no leilão e já paguei a parte que faltou. Hoje não pago aluguel nem prestação, só de imaginar em pagar os 850 de aluguel de novo, da calafrios!
@@Janpontes pelo menos em 30 anos a casa será minha, o aluguel em 100, 200, 300 anos nunca será meu... Imagina daqui 10 anos vc pagando quase 2 mil de aluguel, sendo que hoje a prestação de uma casa não chega nem a 1500 (dependendo da região)
@@Janpontes AGR sobre a segunda parte, se a pessoa não vai se arriscar pagando financiamento imagina pagando aluguel, onde ela pode ser despejada a qlq momento... Cara, ou vcs são muito ricos ou são sustentados pelos pais e não sabem a realidade do trabalhador
No meu caso comprei um terreno de 250 metros quadrados meti a cara e levantei eu mesmo, exceto a fundação e a parte elétrica, deu super certo.
Concordo com o primo pobre....muito sensato esse pensamento dele .