O PIOR ANO DA SHONEN JUMP | O Fim de Slum Dunk! - Retrospectiva WSJ 1996 #01
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 6 ม.ค. 2025
- Não se esqueça de se inscrever e de dar like!
Redes Sociais do Analyset It :
Acesse o Site do Analyse It: www.analiseit.com/
Twitter: / analyseitbr
Instagram: / analyseit
Redes Sociais do Leonardo Nicolin:
Twitter: / anyonenico
Instagram: / anyone_nico
Louco demais isso! Grande parte dos otakus ocidentais não sabe da força de Slam Dunk no Japão e na Ásia. Inoue realmente mudou os mangás de esporte.
Fala mano! Vídeo mto bom como sempre, curto muito seu canal.
Mas tem um detalhe que gostaria de adicionar.
Conversando com o assistente chefe do Tetsuo Hara (autor de hokuto no ken), e também procurando em vários outros lugares, a informação que tenho é que a ordem dos mangás na Jump é determinada apenas pelo Editor Chefe.
Então por exemplo, se a edição tá fraca, One Piece pode ficar no final, para fazer os leitores folhearem a revista, talvez ver um quadro legal e ler outra história.
Claro q os elementos q vc falou devem influenciar em algo, mas no fim, é decisão pessoal do Editor Chefe.
Obrigado pelo comentário! Sou fã do seu canal e sigo sempre os seus vídeos, conteúdo fantástico. Então, eu escrevo semanalmente no site sobre a TOC desde 2012 e o que você falou é completamente verdadeiro, é uma coisa que tento explica sempre aos meus novos leitores. Eu até brinco que a história da TOC ser o resultado da votação é o "Terra Planismo" da Shonen Jump, quando sim, é decidida pelo editor-chefe da revista, priorizando a melhor leitura possível da revista.
Contudo, por exemplo, One Piece raramente esteve abaixo da quinta colocação, três ou quatro vezes na sua história (sendo essas posições mesmo assim sexto ou sétimo na ordem de leitura). Como vimos em 1996, a média de posição de Slam Dunk era sempre entre os quatro primeiros colocados e isso acontece já que muitas vezes os leitores não conseguem ler toda a revista, já que são vinte mangás. Deste modo quando estudamos a TOC notamos que tendencialmente os mangás mais populares ficam nas primeiras colocações e os mangás menos populares nas últimas colocações, com algumas exceções em certas edições (por isso se deve usar a média de 10 edições). Mas como o Editor-Chefe percebe que um mangá é popular ou não? Através da votação, já que a Shonen Jump ainda segue a supremacia do questionário criada pelo Tadasu Nagano, e também através das vendas dos volumes. Esses elementos ajudam na decisão, mas a decisão PRINCIPAL é criar uma revista com uma leitura prazerosa.
Até o começo dos anos 2000, na verdade, tinhamos mangás mais populares com o público mais velho (JoJo, Rokudenashi Blues, Whistle, Rookies) que restavam também entre os últimos colocados, para assim deixar a revista mais equilibrada e melhorar a leitura, mas NUNCA tendo uma média de posições na TOC pior que os mangás que seriam cancelados. Nunca desde os anos 90 classificaram nas últimas colocações constantemente uma série que ia muito bem de popularidade com o público jovem. Bleach nos anos 2010 recebeu esse tratamento (que eu gosto de chamar de "Tratamento JoJo" nas minhas análises semanais da TOC no site), contudo começou somente no seu período no qual a popularidade já não era tão alta, e tinham outros mangás com vendas melhores na sua frente (Ansatsu Kyoushitsu e Kuroko no Basket). Analisei todas TOCs de 1991 até 2023 e posso garantir que os mangás mais vendidos daqueles anos, estavam sempre entre os cinco primeiros constantemente (Tirando três ou quatro edições no total de quarenta e oito anuais). Se você quiser mais informações sobre isso é só me contatar, já que estudo a TOC há mais de dez anos.
Podemos criar teorias sobre o motivo do Editor-Chefe utilizar essa estratégia, mas uma coisa é certa: Os mais populares estarão mediamente na frente e os mangás a risco de cancelamento mediamente nas últimas colocações. Quase sempre os cancelados tem a pior média de posição na TOC entre os mangás presentes na line-up, quando digo quase sempre, é tipo 99% dos casos mesmo. Por isso a TOC é decisão do Editor-Chefe para criar assim uma melhor leitura, mas nos últimos 30 anos esses parametros foram bem constantes ao ponto de já notarmos várias estratégias que o Editor-Chefe utiliza independente de quem é, com certas mudanças ao longo dos anos, mas no geral uma metodologia bem estável na classificação da TOC. Por isso o que você falou é verdadeiro, a TOC é decisão do editor-chefe, mas quis adicionar esses pontos para deixar mais clara a importância da TOC e como os fatores que eu disse no vídeo podem influenciar enormemente na ordem de leitura.
Expliquei um pouco melhor em uma matéria do site: www.analiseit.com/2017/07/como-funciona-o-table-of-contents-toc-das-magazines-japonesas/
Obrigado pelos comentários e sou fã demais do seu canal!
@@AnalyseItbr Vc está completamente certo! E várias vezes usei o site para verificar rankings e coisas do tipo.
Teu trabalho é incomparável tanto no brasil quanto na gringa!
Como falei, o editor chefe de fato segue essa lógica, e com ctz tem motivos pra isso.
É q devido a uns vídeos gringos q se espalharam anos atrás, mta gente usava certos argumentos como "argumentos finais", sem levar em consideração oq tu falou sobre Jojo e Bleach. Mangás q por mais q possam ter tido outro público alvo/caído em rank por causa de arcos complicados, ainda tinham uma média de venda geral bem grande.
Tudo é bem mais complexo d oq parece, e óbviamente q o Ed Chefe n vai "tirar da bunda" a ordem q ele quiser kkkk, mas tbm tem uma galera q leva o rank como o santo graal, sem levar em conta a mudança de público alvo de uma história q amadurece gradativamente (e até vai pra outras revistas depois) ou historias q continuam com vendas enormes mas q desagradou parte da fandom (ai cria o efeito da minoria estridente e maioria silenciosa)
Enfim, continue com teu trabalho mano, a história da jump é mto interessante e poder ver vc contanto ajuda mto!
Ah, uma dúvida, tu fala q o Nobuhiro meio q "fez besteira" (pelo menos da a entender isso, sorbe n ter sepreparado pra DBZ e tal) mas quando ele aparece nos locais, sempre chamam ele de "editor da era de ouro", "o editor q fez a jump vender 6.530.000 unidades em sete dias e entrou pro guiness".
Queria saber sua visão sobre isso. Hj em dia ele continua ativo na Coamix e tal.
@@Narrativando Eu percebi que muitos eventos apresentam ele assim, mas a realidade é muito mais complexa. Ele é o editor da época que a Weekly Shonen Jump alcançou 6.5 milhões de unidades (em Janeiro de 1995), mas quanto ele é mesmo responsável por isso? Nobuhiro assumiu a revista na edição #43 de 1993 e terminou sendo demitido na edição #14 de 1996, durando assim 2 anos e seis meses (mais ou menos) no comando da revista.
Para você ter uma ideia, somente um Editor durou menos que o Nobuhiro, o Takahashi que na verdade morreu durante o seu "reinado", assim durando menos de 2 anos no comando da revista. Normalmente um Editor-Chefe resta ao menos 5 anos da revista, aqueles que duraram menos tudo indica que foram demitidos (o mesmo por isso vale para o Sasaki, que também durou menos de cinco anos, sendo demitido em 2011 após a revista ter apresentado terríveis resultados em 2010 e 2011).
Então sabendo que a revista alcançou o seu ápice em Janeiro de 1995 (Edição #04-05 de 1995) e Nobuhiro se tornou editor-chefe em Setembro/Outubro de 1993 (Edição #43 de 1993) e sabendo que a revista desde a sua criação em 1968 vinha tendo um aumento em vendas, temos que nos perguntas QUANTO o Nobuhiro é responsável pelo crescimento em vendas no ano de 1994 (que resultou assim nas vendas altas) e quanto ele é responsável pela queda em vendas. Para a primeira pergunta vamos ver quanto a revista aumentou em vendas no seu reinado:
- Ele assumiu com a revista tendo 6.380 milhões cópias em circulação em 1993. Em 6.480 milhões em 1994 e 6.530 milhões em 1995, um aumento deste modo de 250 mil cópias em três anos. Um aumento bem baixo, que na minha opinião simplesmente seguiu o "trending" do momento: Os animes de sucesso de Yu Yu Hakusho, Dragon Ball e Slam Dunk, além de Dragon Ball estar no ápice do seu arco de Majin Boo. Pessoalmente, tirando encontrar Rurouni Kenshin, Nobuhiro não fez nada. Nem mesmo lançou um anime para obras como JoJo, Captain Tsubasa (que terminou o anime em seu reinado) ou Boys. É responsável pelo anime de Rurouni Kenshin, que estreou um pouco antes da sua demissão, mas eu acredito que ele tenha tido pouca influência nesses 6.5 milhões que aconteceu ANTES do anime de Rurouni Kenshin estrear.
Quando ele acabou sendo demitido em 1996, a revista tinha 5.880 milhões cópias em circulação, por isso o seu reinado terminou de modo negativo. A missão de Nobuhiro era encontrando DOIS GRANDES SUCESSOS que fossem substitutos de Yu Yu Hakusho que terminou em 1994 e Dragon Ball que terminou em 1995. Ele conseguiu nesses seus dois anos e meio encontrar esses substitutos? O único sucesso grande lançado por Nobuhiro acabou sendo Rurouni Kenshin na edição #19 de 1994, por isso, mangá que conseguiu compensar a perda de Yu Yu Hakusho, mas nada que podia compensar a perda de Dragon Ball. Isso resultou na queda em vendas da revista. É verdade que o Nobuhiro teve pouco tempo para trabalhar, talvez em 1996 ele encontrasse boas séries para compensar a perda de Dragon Ball, mas a realidade é que os conselheiros não estavam satisfeito com o modo que ele guiava a revista.
Pelo que li a Weekly Shonen Jump estava internamente um CAOS na época (E ele não conseguia resolver esse caos) e para piorar as vendas estavam caindo, por isso o conselho administrativo decidiu demitir ele. Eu não considero ele TÃO culpado pela crise na revista (mas tem suas culpas), mas também não carrega o mérito de ter levado a revista a 6.5 milhões de cópias.
@@AnalyseItbr Mto bom mano, obrigado demais pela explicação
Você ta maluco, que qualidade absurda no vídeo!! Sério cara, continue assim!!! Você precisa ser visto por mais pessoas, que puta video bom, que qualidade insana e rica de informações.
E eu não tankei nos 18:12 KKKKKKKKKKKKK que mangá de Boxe loucooooooooooo tio kkkkkkkkkk
Valeu! Eu fico me perguntando como certos mangás acabam sendo serializados KKKKKKK
Que conteúdo bom! Fico feliz de terem mostrado esse vídeo num grupo de anime do FB, pq é de muita qualidade, aí tem informação! kkkkkk
muito foda cara, slam dunk foi muito maior do que pensei foda
Descobri esse canal agora , achei o conteúdo maravilhoso, voce tem uma autoridade incrível no assunto! Parabéns
Foi de fato uma grande crise na revista,mas mal sabia eles que no ano seguinte estrearia um das maiores obras de todos os tempos,One piece de Echiro Oda e também em 1999 estrearia o clássico Narutinho.
A estreia de One Piece em meados de 1997 é um marco na história e mudou para sempre o rumo da revista. E depois os anos seguintes não foram brincadeira: Naruto, Hunter x Hunter, Hikaru no Go, Bleach, Prince of Tennis, só sucesso atrás de sucesso.
Seu canal é um dos melhores do TH-cam na atualidade. Parabéns!
Muito bom o vídeo! Mano, tente melhorar e dinamizar os cortes das transições de cenas do vídeo, tem muito espaço vazio no qual você não fala, ou nem precisa mostrar, mas o roteiro ficou bom! Parabéns pelo trabalho!
Muito obrigado pelo conselho. Eu tive alguns problemas com o áudio original e para não estragar o vídeo tive que dar algumas editadas para esconder esse problema (Por isso certas transições estranhas). Inclusive vou regravar a Parte 2 justamente para resolver esse problema e entregar uma transição mais dinâmica e sem momentos de silêncio.
Acabei de chegar no canal, eu acompanho o blog já faz um bom tempo
Eu tô no Twitter sempre vendo as informações
Fico feliz com o canal do TH-cam
Que cresça bastante com bastante conteúdo e com sucesso 🎉🎉🎉🎉
Perfeito! As análises em texto já eram ótimas. Com as imagens dos mangás passando, narração, openings e a presença sua em vídeo, elevou ainda mais esta série de retrospectiva. Parabéns pelo conteúdo! Ansioso pela pt 2 de 96!
Valeu mesmo e acredito que a segunda parte vai estar ainda melhor, já que vi nessa primeira parte os pontos que tenho que melhorar.
Vou começar a editar a segunda parte já hoje mesmo.
Que vídeo sensacional, muito bom conhecer um pouco mais da história da WSJ
Valeu! A Shonen Jump tem uma história super rica e é sempre legal conhecer um pouco.
Muito feliz por vocês estarem lançando vídeos agora, adoro o site de vcs. Conteúdo de primeira, agora no youtube tbm.
Muito obrigado! Vamos continuar trazendo conteúdo tanto no site quanto no youtube. O objetivo é informar quanto mais gente sobre a Shonen Jump e outras magazines!
Vídeo maravilhoso e informativo.
Obrigado!
Nicolin espero que você traga mais conteúdos do blog, do Facebook como a TOC das revistas pro TH-cam
não só dá jump mas tbm mas de outras editoras tipo da Shonen Square que tinha Soul Eater e Fullmetal e Shonen e Young Ave que tinha Evangelion
Tenho muito interesse quero saber como é que estão as revistas hoje em dia
Então, eu vou trazer a TOC da Shonen Jump a partir de Outubro no TH-cam. Não faço agora, pois em Setembro vou estar bem ocupado com o trabalho, por isso até Outubro vai ser a TOC só no site. E pretendo fazer vídeos relacionados as demais revistas, o próximo ou aquele seguinte ao próximo será sobre Sousou no Frieren e a Sunday inclusive (Spoiler exclusivo para ti kkkkkkkk).
Sobre trazer para o TH-cam a TOC da Magazine, Sunday, Gangan e outras revistas é mais complicado. Quero trazer vídeos no qual comento situações dessas revistas, um pouco das suas histórias, mas vídeos semanais ou mensais sobre elas requer um tempo que atualmente não tenho, lembrando que tenho que manter o site que atualmente tem mais leitores diários que o canal no TH-cam. Se eu vivesse do canal e do site certamente poderia, mas como tenho também meu trabalho é bem complicado.
Mas a partir da próxima semana no site retorna as análises escritas da Shonen Magazine e Jump SQ
Só video bom no canal
Muito bom, ganhou um inscrito!
Excelente vídeo! - e falando sobre o autor de Kenshin… eu finalmente entendi por que ele desenhou aquela cena bizarríssima do menino que é adotado pelo Saito, onde o rosto dele aparece do lado de um recorte da virilha daquele vilão com cabeça de cone.
Vídeo muito bom tamaluko!
vc poderia fazer restropectivas de decadas especificas mas simples ja q é bem complicado fazer dos anos com todos detalhes seria legal ver oq a magazine por exemplo estava fazendo na epoca de ouro da jump onde a jump disparou em questao de legado em relação a magazine.
Planejo fazer mais para frente um vídeo sobre a Magazine/Sunday/Young e também sobre períodos históricos sem entrar em grande detalhes. Assim para todo mundo conhecer os períodos históricos do universo dos mangás.
caraca eu adoro seu canal, e tanta informação boa, e eu sempre fui curioso nesse lance das revistas e como eram nessa época, questão de vendas, capítulos, volumes etc cancelamento e por aí vai, e agora tô aprendendo muito com seu canal, obg por compartilha com agente essas grandiosas histórias
Muito obrigado. Vou continuar lançando vários vídeos sobre também revistas e temáticas diferentes do mundo dos mangás. Como gosto de estudar muito a história dos mangás ainda tenho muito conteúdo para contar kkkkkk
Vídeo excelente! Já tinha lido a retrospectiva no site, mas é sempre interessante revisitar esse período da revista.
É um período muito importante que marcou a história dos mangás. Simplesmente um dos meus períodos preferidos de estudar.
Excelente vídeo e ainda rolando um final fantasy 5 no fundo topzeira
Perfeito Leo, vc eh foda, vídeo incrivel
Valeu mesmo, um dos inscritos mais fieis do canal! A segunda parte vai ser ainda mais foda!
No ano que eu nasci aconteceu isso e foi também o ano do primeiro rebaixamento do Fluminense, que tristeza 👎🏻😭
Fala sobre hoshi engi o mangá que muita gente fala que segurou a barra da jump antes da estreia de Op e hxh
Saiu a segunda parte no qual comento de Hoshin Engi!
Nicolin tá estiloso nesse vídeo
Estou me preparando para salvar a linha de moda Analyse It kkkkkkk
É atualmente quais são os títulos fixos da S.Jump?
Me pergunto qual era a sensação de ler a jump na era de ouro .Devia ser emocionante
Ficou devendo a polêmica do autor do começo do vídeo. Fiquei curioso vai ter expor a treta 😂😂. Parabéns pelo vídeo 😊
Muito obrigado. Quando eu gravar a Retrospectiva 1997 (Em agosto provavelmente) vou contar toda a treta. Vai ter o exposed do autor KKKKKKK
Minha opinião acho que slam dunk,acabou no auge,o autor fez bem em acabar assim
Opa, vídeo excelente como sempre. Nicolin qual é o nome da música que toca no encerramento do vídeo?
Main Theme de Final Fantasy V versão orquestra!
faz um vídeo da importância de hxh
Hunter x Hunter é muito importante nessa fase de reestruturação da revista. Acaba sendo esquecido por causa do hiato, mas antes de chegar Naruto e Bleach, em 1998 Hunter x Hunter já estava ajudando a revista a se recuperar.
Vou pensar se comentar sobre a obra na Retrospectiva 1998 (Planejo escrever sobre todos os anos da Reestruturação da revista) ou se faço um vídeo separado.
o autor de samurai x só não teve a serie cancelada, pois era continuação, se fosse nova teria acabado
Dragon ball e yu yu Hakusho acabaram mais ou menos nessa época ai também, por isso a revista sofreu um baque.
Exatamente, digo isso no vídeo inclusive. O Fim mal planejado de Dragon Ball em 1995 e o encerramento de Yu Yu Hakusho em 1994 empurraram a revista para a crise.
Principalmente a combo de encerramento Dragon Ball-Slam Dunk em menos de 1 ano.
@@AnalyseItbr Sim, gostei muito do seu canal, vou até me inscrever. 😃
Makibao é tão fofinho 🤏❤
Essa música do final do vídeo é de Final Fantasy V?
Sim, estou re-jogando todos final fantasy principais (e alguns jogando pela primeira vez) então nada melhor que também colocar uma das músicas no vídeo também kkkkkk
@@AnalyseItbr reconheci kkkk Fate in Haze/Lenna's Theme
@AnalyseItbr Fala dos autores que tiveram suas obras negadas ou recusadas pela Shounen Jump mais quando levaram a obra para uma concorrente da Jump fizeram muito sucesso, vários autores que tiveram suas obras recusadas pela Jump mais conseguiram fazer muito sucesso em outra revista com a mesma obra que foi recusada pela Jump.
EXEMPLOS:
Shingeki no Kyojin segundo o autor a jump recusou.
Fairy Tail o autor disse que a Jump recusou também.
Komi-Sam outra obra recente que a Jump recusou.
My Dress up Darling outra obra recusada pela Shounen Jump.
Deve ter várias obras conhecidas que a Jump recusou oque se deve isso na sua opinião? Má vontade, clichês ou falta de visão comercial?
PS: TRÁS ESSE TEMA POR FAVOR E CITE OBRAS MUITO FAMOSAS QUE A JUMP ERRONEAMENTE RECUSOU DARIA UM BAITA VIDEO TRÁS COMO TEMA DO PRÓXIMO VIDEO POR FAVOR 🙏🙏🙏🍷🗿
Ótima ideia. Tenho que porém dar uma pesquisada sobre o tema para produzir uma lista interessante. Vou colocar na lista de temáticas para os próximos vídeos. Valeu pela sugestão!
@@AnalyseItbrValeu por responder quando video sair conte com meu like e meu compartilhamento.
bom video
quando One Piece acabar entao vai ser um apocalipse na jump, se Slam fez esse estrago a Jump deve ta nervosa kkkkk