Em Santos trabalhei como cobrador em 1993, na CSTC, na época com 20 anos, ouvi paciente vários relatos de senhores com mais de 70 anos, que me contaram muitas coisas interessantes da cidade e das pessoas. É muito importante esse elo entre as gerações. É sabido que as midias trabalham para ridicularizar o velho e as outras culturas, como os caipiras. Fazem isso porque o mundo atual é um coletivo de ilusões e mentiras, que alguem de outra cultura ou outro tempo facilmente prova ser falso.
Vejo essas imagens lindas, e lembro de uma passagem bíblica, (só o senhor acompanha todas as gerações) ahm se agente pudesse voltar ao tempo, vejo essas imagens fico arrepiado, tudo aqui na terra é passageiro
Penso dessa forma Tb,e tenho o mesmo sentimento. Trabalhei na garagem Catumbi p muitos anos,saudade de consertar aqueles motores ,cambio,diferencial,suspensão,tanque de combustível..... Os anos se passaram,casamos Vieram os filhos,netos,como vc falou,gerações, passam e trás arrepios pq a gente ñ consegue ficar mais moço p voltar td de novo,mas estamos aqui com saúde,esses dias pelas redes encontrei com velhos amigos,trás muitas emoções em vê-los,. A tristeza bate,qdo se sabe que alguém se foi e ñ veremos mais,mas na lembrança,guardamos o mel da Amizade,falando em amizade,me lembro de um grande amigo da Catumbi,que me trás Saudade,O Rubão da Valeta 14,quero um dia encontrar com ele no Céu,UM MOÇO de coração bom,nós viajávamos à Mogi tds os dias depois do trabalho,tinha uma grande admiração,ele é vário da Catumbi e st Rita.Estamos ai caminhando contra o vento. Sem lenço sem documento!❤
Cheguei em São Paulo vindo de Monte Castelo, na Alta Paulista onde nasci, aos 18 anos, no dia 26/12/1962. Até hoje, 62 anos depois, vi muitas modificações nesta querida São Paulo. Naquele tempo a Urbe tinha população de 3,8 ou 3,9 milhões de habitantes, hoje com uns 12 milhões. Ás vezes paro em algum lugar elevado e me ponho a observar as mudanças da paisagem e fico encantado com tudo que vi acontecer nesta que hoje é a minha cidade.
Um resgate histórico de emocionar a quem gosta e a quem dependeu do transporte urbano em São Paulo. Onde cheguei em janeiro de 1962, na Estação da Luz. E de imediato conheci o bonde para a Penha. Em 1979, tornei-me funcionário da CMTC, Garagem Leopoldina. Primeiro, como Fiscal de Tráfego. E depois como "Chefe de Serviço" na garagem. Fiquei por 5 anos na CMTC. Até hoje, minhas recordações me trazem um pouco de nostalgia e emoção. Tenho muita história desse tempo e já escrevi algumas crônicas a respeito. Infelizmente, embora tenha tentado, nunca consegui localizar colegas do meu tempo de serviço, para espancar saudade. Por isso tudo, teus vídeos, reportagens e postagens (que eu já conhecia por outros canais) merecem todo o aplauso de quantos lembrem ou queiram ter conhecimento da evolução do transporte público em São Paulo. Parabéns!
Obrigado meu amigo Pedro, já estou preparando outro vídeo da CMTC, se inscreva no Canal para não perder nenhum vídeo, tenho contato com muitos amigos da garagem Leopoldina, quando puder me chame no WhatsApp.. 11-95282-5937 Grande abraço do amigo Laércio Dart 😉🙏🏻👍🏻
Minha falecida mãe, que Deus a tenha, trabalhou na CMTC como cobradora no final dos anos 70 e inicio nos anos 80. Lembro-me de que um dia ela me levou para o trabalho junto com ela, pois não tinha com quem me deixar. Eu tinha pouco mais de 10 anos e fiquei sentado no banco ao lado dela. O nome dela era Marielsa. Sinto muitas saudades dela.
Nasci em 1948...Tenho imenso respeito ao povo trabalhador desta Capital e Bendito Estado de São Paulo.Trabalho até hoje..com Muita Alegria.Agradecido ao Todo Poderoso Deus Senhor de Todo o Bem....
Nasci em 1949😁 estamos em situações semelhantes, acordo todos os dias agradecendo a Deus 🙏pela minha vida,e pela minha saúde,pois até hoje apesar de estar aposentado,por tempo de contribuição,ainda faço uns bicos 😁... sinceramente não consigo ficar sem fazer nada,aí é que eu possa ficá doente 😊
Meu amigo, vendo essa postagem, você me fez realmente chorar de emoções. Porque destruíram esse Brasil maravilhoso que tínhamos, de pessoas patriotas e verdadeiras.. Muito triste ver esse Brasil de hoje tão corrupto, doente em todos os aspectos que olharmos. Saudades do verdadeiro Brasil de respeito a bandeira verde amarela.
Entre os anos 1964 a 1965, eu trabalhava numa empesa do grupo Phillips, e, Santo Amaro. Morava no Bexiga. Tomava o bonde camarão na Praça Castro Alves no início da Av. Liberdade e viajava até o Largo 13.
Laércio, como colaboração, a CMTC foi criada por lei de 1946 mas, somente começou a operar em 1 de julho de 1947, data em que recebeu as linhas que estavam em mãos das 18 empresas encampadas. Nessa mesma data foram incorporados ao serviço 40 novos carros sendo 25 Chevrolet e 15 Ford, todos com carroceria Grassi e, adquiridos pela Prefeitura de São Paulo, como parte do capital social a ser incorporado. Abraço !
Muito obrigado pela colaboração meu amigo Lahuerta, suas informações são de grande importância para meu trabalho, grande abraço do amigo Laércio Dart 😉🙏🏻👍🏻
@@ValdevinoGoncalvesdeArau-eb7cp Comigo não, mas com certeza jogou com os meus irmãos mais velhos - Volney e Volmar, nos antigos campos de várzea, eu ia junto.
@@ValdevinoGoncalvesdeArau-eb7cp Acho que não, mas com certeza você teve ter jogado com os meus irmãos mais velhos, Volney e Volmar, nos campos de várzea, fui a alguns jogos. Joguei futebol de salão lá em no setor esportivo lá na Vila Mariana, perto do Tribunal de Contas do Município de SP e perto o Hospital do Servidor Público, só para situar, abraços.
Eu 84 years também trabalhei lá, na garagem da Leopoldina , 1974 a. 1985 . tempo dos carros executivos , linha praça do correio 🏣 jardim brasil e muitas outras . nunca perdi o bendito prêmio 🎖️ 🏆 CMTC a melhor empresa do Brasil 😁, deixou saudades 🥲...
Trabalhei como cobrador da CMTC em 1975, na garagem do Jabaquara; na época eu estava com 18 anos de idade. Meu tio era motorista, tinha os apelidos de 'Saponga' e 'Cigarro de palha', e seu nome era Aurelindo Pereira Costa. Ótimas lembranças, bons tempos da juventude.
Eu tenho saudade de quando eu estava na ativa hoge eu estou com 87 anos eu trabalhei ne varias empreza de honibus trabalhei na sao Geraldo na aguia branca na auto honibus mugi das cruzes e trabalhei trasportando carga viva de gado de nanuque para o nordeste inteiro aracaju fortaleza salvador belem do para trabalhei com teraplenagem em varias firmas na queroz galvao CIB trabalhei no mato grosso na construtoura carvalho o dono e odilair e varias que nao me lembro no momento eu trabalhei com bitoneira em sao paulo Eu tenho fe em Deus que eu nao vou fica na pitimba eu nao gnhei dinheiro nas firmas mas eu tenho fe que eu vou compra uma fazenda iu de frutas ou de gado Deus e mais que tudo eu ainda estou com saude para compra um pedasso de terra par planta todo tipo de frutas meus amigos amigas digite AMEM!!!
Já no final dos anos 40 a cmtc adquiriu 100 onibus gmc tdh a diesel fabricados nos Estados Unidos que começaram a chegar por volta de 1948,e em 1952 adquiriu 200 novos ônibus Fageol Twim Cauch também fabricados nos Estados Unidos,última palavra em modernidade em se tratando de ônibus!
Oi Laercio tenho saudades. Trabalhei de 80 a 85 na CMTC garagem Santa Rita e Araguaia obrigado por essas lembranças hoje tenho 65 anos Cláudio São Paulo capital
Sou da década de 60, exatamente de 63, e viajei nos ônibus Fnm,Scania, no famoso Fofão, Scania 112, nós Volvos ,Mafersa,362, 364 até os Últimos Volvo e Scania, saudades daquela epoca
Lembro do torque incrivel que os motores elétricos dos tróleibus tinham! Na subida da rua Augusta eles deixavam até os carros pra trás! Eu era menino e amava andar de ônibus com a minha avó Luce. Bons tempos... O trânsito andava, não havia o perigo de ser assaltado e a passagem a gente pagava com moedinhas!
Boa tarde! Saudades esse ano não tinha nascido, nem meus irmãos, ! Meu pai foi motorista da CMTC, eram muito criteriosos na contratação de motoristas, testes etc.. Minha mãe e pai nascidos em 1921, sempre falava desses bondes! Ela partiu aos 101 anos em 2022.😢
Naquele tempo, os ônibus não tinham catraca. O cobrador andava com uma prancheta com os blocos de passagens, dobrava os passageiros no corredor de pé, segurava o dinheiro dobrado entre os dedos.
LAÉRCIO. FUI MOTORISTA DA CMTC NA GARAGEM JABAQUARA MEU REGISTRO ERA 10799 E AINDA ME LEMBRO DE QUANDO USÁVAMOS QUEPE E GRAVATA DIRIGINDO OS VELHOS FNM.ELA NOS DEIXOU SAUDADES .
Ñ SOU tão antigo assim,mas vim do interior em 1989 ainda existia a empresa CMTC tinha muito carro 364 365 em atividades ainda,EU tinha 16anos de idade,lembranças boas 😅
Nos bondes os trocadeiros cobravam a passagem de pé, e puxavam uma cordinha para amrcar a cobrança. Havia um gracejo que dizia: " plim, plim, um prá CMTC um prá mim." Isto porque diziam que eles roubavam da empresa.
Meu avô era abastecedor na CMTC e aposentou lá pela década de 80. Meu pai entrou com na CMTC em 1968, com 14 anos, e aposentou como encarregado de manutenção, na garagem de trólebus da Av. Celso Garcia, mas já tinha sido privatizada.
NASCI EM 1943 BOA PARTE DESSA ESTORIA EU ESTAVA LÁ, ANDEI DE BONDE, QUE SAUDADES. KKK TEMPOS BOMS QUE SE FORAM, HOJE TEM A "ARANHA DO METRO", PRA TODO LADO, HÁ QUE SER UM ORGULHO PARA O PAULISTANO, FUNCIONA MUITO BEM.
Que maravilha, recordar é viver!!! Muito grato por essas lindas imagens! Sou Paulistano nascido em 1946 e amo muito minha cidade! Apenas sinto muita tristeza pela degradação de Patrimônios tão belos! Uma lástima !!!
Muito bom o seu documentário sobre a CMTC! Na década de 80 eu ia pendurada num CMTC que ia até a Praça do Correio... kkkk Mas, eu amava ir de Troleibus para a escola. Eu ia da Praça João Mendes até o final na Vila Prudente e era muito bom! Nunca esqueci do barulhinho do Troleibus e quando o gancho escapava, lá ia o motorista descer, pra colocar o cabo no lugar. Eram jornadas diárias e bem cansativas!
Boa noite Laércio vídeo sensacional, parabéns pelo seu trabalho, Exelente pra nós. Nascí em 1962 , não tive oportunidade de trabalhar na CMTC, mas entrei na viação Rio Bonito em 1978 e me aposentei na mesma empresa, porém com razão social conhecida hoje como viação Grajaú, é a mesma, ótima empresa, sempre tive orgulho de ter sido um de seus mais antigos funcionários. 👍👍👍👏👏👏👏
Laércio o meu marido trabalhou na cmtc de 1981 até 1994. Sendo que entrou na Leopoldina de cobrador até 87...aí foi transferido pra barra funda de motorista até 18 de março de 1994 ...Raimundo Tomé dos Passos prontuário 87400. Conhecido por Fumaça..moramos aqui na rua barreiro do nacimento 112 travessa da av. ITABERABA S.P.
Bom dia Laércio, sobre os bondes, tem uma passagem que merece ser contada, em 1900, na zona norte, devido a atrasos e problemas que até hoje persistem, o povo soltou o burro do bonde, desceu o bonde até o rio Tietê e o jogou lá... Muitas histórias em São Paulo !
Muito bom, pelo conjunto da obra. As imagens dos ônibus, das pessoas, de uma cidade que ainda era tranquila. E eu, que sou fanático pelos bondes, os inesquecíveis “Rita Hayworth” e “Camarão”, só no aguardo do vídeo. Aliás, inadmissível o que aconteceu com o Museu dos Transportes, na Avenida Cruzeiro do Sul.
Meu pai trabalhou na CMTC nas décadas de 50 a 80 quando se aposentou , ele me levava a garagem da Araguaia e Santa Rita quando ia fazer algum serviço lá , bons tempos
Eu trabalhei com o meu pai, meu irmão e um primo nos inícios dos anos 90 vendendo lanche a noite até as 4 ou 5 da madrugada, na garagem da CMTC no Jabaquara, tinha mais de 2 mil funcionários. Velhos tempos, conheci muitos motoristas, cobradores, etc... tinha entre 13 a 14 anos de idade. Foi muito bom. CMTC deixou saudades mesmo, era o melhor transporte público na época tendo os melhores ônibus.
Parabéns pelo excelente documentário! É muito bom ver os depoimentos daqueles de que viveram as últimas décadas da saudosa CMTC, ora lá trabalhando, ora utilizando o transporte coletivo. Eu, particularmente, nascido em 1960, não me recordo se conheci os bondes mas certamente viajei muito com os ônibus e trólebus em SAMPA. Abraços a todos os saudosistas!
Parabéns pelo vídeo............. que prazer ver além dos usuários, os motoristas e o cobradores impecavelmente alinhados.......... Que falta isto faz...........
Trabalhei no complexo Santa Rita,no museu do ônibus na cruzeiro do sul próximo à estação armênia do metrô como vigilante,mais ou menos a uns 4 anos atrás.
Trabalhei na empresa de onibus Santo Estevam 10 anos. Lembro quando a CMTC vinha fazer intervencao. Varava o dia e a noite sem dormir. Andei de bonde que saia da praca Silvio Romero. Depois vierao os trolibus. Velhos tempos.
Muito obrigado, Laércio, eu sou um velho de 80 anos, e nós os velhos somos saudosistas. Você despertou muita saudade neste velho coração.
Obrigado meu amigo Luiz, se inscreva no Canal que em breve tem vídeo novo da SP Antiga, grande abraço do amigo Laércio Dart 😉🙏🏻👍🏻
Velho nao existem e da cabeça da pessoa 😊
Em Santos trabalhei como cobrador em 1993, na CSTC, na época com 20 anos, ouvi paciente vários relatos de senhores com mais de 70 anos, que me contaram muitas coisas interessantes da cidade e das pessoas.
É muito importante esse elo entre as gerações. É sabido que as midias trabalham para ridicularizar o velho e as outras culturas, como os caipiras. Fazem isso porque o mundo atual é um coletivo de ilusões e mentiras, que alguem de outra cultura ou outro tempo facilmente prova ser falso.
Parabéns..Luiz Soares.Parabéns...
Você não é velho! Apenas jovem há mais tempo. Muitas boas lembranças. Experiência é tudo.
Vejo essas imagens lindas, e lembro de uma passagem bíblica, (só o senhor acompanha todas as gerações) ahm se agente pudesse voltar ao tempo, vejo essas imagens fico arrepiado, tudo aqui na terra é passageiro
Penso dessa forma Tb,e tenho o mesmo sentimento.
Trabalhei na garagem Catumbi p muitos anos,saudade de consertar aqueles motores ,cambio,diferencial,suspensão,tanque de combustível.....
Os anos se passaram,casamos
Vieram os filhos,netos,como vc falou,gerações, passam e trás arrepios pq a gente ñ consegue ficar mais moço p voltar td de novo,mas estamos aqui com saúde,esses dias pelas redes encontrei com velhos amigos,trás muitas emoções em vê-los,.
A tristeza bate,qdo se sabe que alguém se foi e ñ veremos mais,mas na lembrança,guardamos o mel da Amizade,falando em amizade,me lembro de um grande amigo da Catumbi,que me trás Saudade,O Rubão da Valeta 14,quero um dia encontrar com ele no Céu,UM MOÇO de coração bom,nós viajávamos à Mogi tds os dias depois do trabalho,tinha uma grande admiração,ele é vário da Catumbi e st Rita.Estamos ai caminhando contra o vento.
Sem lenço sem documento!❤
Cheguei em São Paulo vindo de Monte Castelo, na Alta Paulista onde nasci, aos 18 anos, no dia 26/12/1962. Até hoje, 62 anos depois, vi muitas modificações nesta querida São Paulo. Naquele tempo a Urbe tinha população de 3,8 ou 3,9 milhões de habitantes, hoje com uns 12 milhões. Ás vezes paro em algum lugar elevado e me ponho a observar as mudanças da paisagem e fico encantado com tudo que vi acontecer nesta que hoje é a minha cidade.
Eu trabalhei na CMTC
Um resgate histórico de emocionar a quem gosta e a quem dependeu do transporte urbano em São Paulo. Onde cheguei em janeiro de 1962, na Estação da Luz. E de imediato conheci o bonde para a Penha. Em 1979, tornei-me funcionário da CMTC, Garagem Leopoldina. Primeiro, como Fiscal de Tráfego. E depois como "Chefe de Serviço" na garagem. Fiquei por 5 anos na CMTC. Até hoje, minhas recordações me trazem um pouco de nostalgia e emoção. Tenho muita história desse tempo e já escrevi algumas crônicas a respeito. Infelizmente, embora tenha tentado, nunca consegui localizar colegas do meu tempo de serviço, para espancar saudade. Por isso tudo, teus vídeos, reportagens e postagens (que eu já conhecia por outros canais) merecem todo o aplauso de quantos lembrem ou queiram ter conhecimento da evolução do transporte público em São Paulo. Parabéns!
Obrigado meu amigo Pedro, já estou preparando outro vídeo da CMTC, se inscreva no Canal para não perder nenhum vídeo, tenho contato com muitos amigos da garagem Leopoldina, quando puder me chame no WhatsApp..
11-95282-5937
Grande abraço do amigo Laércio Dart 😉🙏🏻👍🏻
Minha falecida mãe, que Deus a tenha, trabalhou na CMTC como cobradora no final dos anos 70 e inicio nos anos 80. Lembro-me de que um dia ela me levou para o trabalho junto com ela, pois não tinha com quem me deixar. Eu tinha pouco mais de 10 anos e fiquei sentado no banco ao lado dela. O nome dela era Marielsa. Sinto muitas saudades dela.
Deus conforte vc .A história da sua querida mãe com certeza nos emociona muito.Fique na Paz.
Nasci em 1948...Tenho imenso respeito ao povo trabalhador desta Capital e Bendito Estado de São Paulo.Trabalho até hoje..com Muita Alegria.Agradecido ao Todo Poderoso Deus Senhor de Todo o Bem....
Nasci em 1949😁 estamos em situações semelhantes, acordo todos os dias agradecendo a Deus 🙏pela minha vida,e pela minha saúde,pois até hoje apesar de estar aposentado,por tempo de contribuição,ainda faço uns bicos 😁... sinceramente não consigo ficar sem fazer nada,aí é que eu possa ficá doente 😊
Meu amigo, vendo essa postagem, você me fez realmente chorar de emoções. Porque destruíram esse Brasil maravilhoso que tínhamos, de pessoas patriotas e verdadeiras.. Muito triste ver esse Brasil de hoje tão corrupto, doente em todos os aspectos que olharmos. Saudades do verdadeiro Brasil de respeito a bandeira verde amarela.
Entre os anos 1964 a 1965, eu trabalhava numa empesa do grupo Phillips, e, Santo Amaro. Morava no Bexiga. Tomava o bonde camarão na Praça Castro Alves no início da Av. Liberdade e viajava até o Largo 13.
Laércio, como colaboração, a CMTC foi criada por lei de 1946 mas, somente começou a operar em 1 de julho de 1947, data em que recebeu as linhas que estavam em mãos das 18 empresas encampadas. Nessa mesma data foram incorporados ao serviço 40 novos carros sendo 25 Chevrolet e 15 Ford, todos com carroceria Grassi e, adquiridos pela Prefeitura de São Paulo, como parte do capital social a ser incorporado. Abraço !
Muito obrigado pela colaboração meu amigo Lahuerta, suas informações são de grande importância para meu trabalho, grande abraço do amigo Laércio Dart 😉🙏🏻👍🏻
Nos fins dos anos 50, morei perto da garagem da CMTC no Jabaquara, tempos saudosos.
QUEM SABE NOS NAO JOGAMOS BOLA JUNTOS NOS CAMPOS DO JABUCA
@@ValdevinoGoncalvesdeArau-eb7cp Comigo não, mas com certeza jogou com os meus irmãos mais velhos - Volney e Volmar, nos antigos campos de várzea, eu ia junto.
@@ValdevinoGoncalvesdeArau-eb7cp Acho que não, mas com certeza você teve ter jogado com os meus irmãos mais velhos, Volney e Volmar, nos campos de várzea, fui a alguns jogos. Joguei futebol de salão lá em no setor esportivo lá na Vila Mariana, perto do Tribunal de Contas do Município de SP e perto o Hospital do Servidor Público, só para situar, abraços.
Eu 84 years também trabalhei lá, na garagem da Leopoldina , 1974 a. 1985 . tempo dos carros executivos , linha praça do correio 🏣 jardim brasil e muitas outras . nunca perdi o bendito prêmio 🎖️ 🏆
CMTC a melhor empresa do Brasil 😁, deixou saudades 🥲...
Muita corrupção na CMTC!
Muito obrigado por mostrar o onibus MONICA I de fabricação da CMTC eu trabalhei muito com este onibus deu uma grande saldade bons tempos obrigado .
Trabalhei como cobrador da CMTC em 1975, na garagem do Jabaquara; na época eu estava com 18 anos de idade. Meu tio era motorista, tinha os apelidos de 'Saponga' e 'Cigarro de palha', e seu nome era Aurelindo Pereira Costa. Ótimas lembranças, bons tempos da juventude.
Eu tenho saudade de quando eu estava na ativa hoge eu estou com 87 anos eu trabalhei ne varias empreza de honibus trabalhei na sao Geraldo na aguia branca na auto honibus mugi das cruzes e trabalhei trasportando carga viva de gado de nanuque para o nordeste inteiro aracaju fortaleza salvador belem do para trabalhei com teraplenagem em varias firmas na queroz galvao CIB trabalhei no mato grosso na construtoura carvalho o dono e odilair e varias que nao me lembro no momento eu trabalhei com bitoneira em sao paulo Eu tenho fe em Deus que eu nao vou fica na pitimba eu nao gnhei dinheiro nas firmas mas eu tenho fe que eu vou compra uma fazenda iu de frutas ou de gado Deus e mais que tudo eu ainda estou com saude para compra um pedasso de terra par planta todo tipo de frutas meus amigos amigas digite AMEM!!!
Ótimo depoimento, não devemos abandonar nossos sonhos!
Elevado Alves..Você vai conseguir realizar o seu Sonho.Fé..Esperança..e..Confiar o Senhor O Todo Poderoso....
Amém.
O Senhor é uma grande inspiração para nós ❤❤
Ola trabalhei na cmtc de 78 à 86 gca gta.gba gsr saudades. Prontuário 72837 ligerinho.
Marco de Poá SP.. Trabalhei de motorista na CMTC, prontuário 106.402.Década de 80 até o começo dos anos 90 ..Dei o like 🤝
Parabéns Marco Perez....Parabéns....
@@daltmonteiro7417 👏🏻🙏👍
Já no final dos anos 40 a cmtc adquiriu 100 onibus gmc tdh a diesel fabricados nos Estados Unidos que começaram a chegar por volta de 1948,e em 1952 adquiriu 200 novos ônibus Fageol Twim Cauch também fabricados nos Estados Unidos,última palavra em modernidade em se tratando de ônibus!
Obrigado pela colaboração ao meu trabalho meu amigo, grande abraço do amigo Laércio Dart 😉🙏🏻👍🏻
Uma linda volta ao passado de minha cidade e da CMTC. Parabnéns!
Nasci em outubro de 67, a tempo de andar nos bondes no colo de minha mãe. Lembro dos primeiros elétricos também...
Bom dia Amigo Laércio pelo seu trabalho. Estou sempre torcendo pelo seu sucesso em seu canal. Exelente vídeo. Parabéns irmão..
Muito obrigado meu amigo José Carlos, grande abraço do amigo Laércio Dart 😉🙏🏻👍🏻
Saudades eternas de nossa querida e saudosa companhia, fui funcionário de 87 a 93.
Sensacional .. uma Grande Historia de nossa SP
CAI ATÉ UM CISCO NOS OLHOS, VIVI BOA PARTE DISSO TUDO, TENHO 80 QUASE 81 ANO, EM AGOSTO. PARABÉNS PELA VOSSA INICIATIVA.
Muito bom mesmo!!!!!!!
Oi Laercio tenho saudades. Trabalhei de 80 a 85 na CMTC garagem Santa Rita e Araguaia obrigado por essas lembranças hoje tenho 65 anos Cláudio São Paulo capital
Sou da década de 60, exatamente de 63, e viajei nos ônibus Fnm,Scania, no famoso Fofão, Scania 112, nós Volvos ,Mafersa,362, 364 até os Últimos Volvo e Scania, saudades daquela epoca
Lembro do torque incrivel que os motores elétricos dos tróleibus tinham! Na subida da rua Augusta eles deixavam até os carros pra trás! Eu era menino e amava andar de ônibus com a minha avó Luce. Bons tempos... O trânsito andava, não havia o perigo de ser assaltado e a passagem a gente pagava com moedinhas!
Boa tarde! Saudades esse ano não tinha nascido, nem meus irmãos, ! Meu pai foi motorista da CMTC, eram muito criteriosos na contratação de motoristas, testes etc.. Minha mãe e pai nascidos em 1921, sempre falava desses bondes! Ela partiu aos 101 anos em 2022.😢
Trabalhei na GTA de 1989 até o último dia da CMT c virou eletro bus cif 109 852 tempos bons saudades
Naquele tempo, os ônibus não tinham catraca. O cobrador andava com uma prancheta com os blocos de passagens, dobrava os passageiros no corredor de pé, segurava o dinheiro dobrado entre os dedos.
E os passageiros não ficavam com problema de coluna?🤔🤔🤔
Muito bonito o vídeo, belíssima imagens 👏👏👏👏👏
Muito Agradecemos a Laércio Dart...por este seu precioso trabalho para todos nós..o povo desta Cidade é Deste País.....
Amigo, o que você mostrou aqui é pura história! Que nostalgia!! 👏👏👏👏 Valeu por compartilhar! 🎬
LAÉRCIO. FUI MOTORISTA DA CMTC NA GARAGEM JABAQUARA MEU REGISTRO ERA 10799 E AINDA ME LEMBRO DE QUANDO USÁVAMOS QUEPE E GRAVATA DIRIGINDO OS VELHOS FNM.ELA NOS DEIXOU SAUDADES .
Magnífico gostei
BOAS LEMBRANÇAS.
Parabéns pelo documentário abraços.
Que Nostalgia!!😍😃🙏🚍
Caraca. Imagens raríssimas. Parabéns pelo trabalho
Ñ SOU tão antigo assim,mas vim do interior em 1989 ainda existia a empresa CMTC tinha muito carro 364 365 em atividades ainda,EU tinha 16anos de idade,lembranças boas 😅
morei nessa época em São Paulo e andava muito nos bondinhos aberto morei no cambuci e no alto do ipiranga
Andei muito de bonde e ônibus da CMTC com meu avô - chegava-se a todos os lugares dessa maneira.
Tenho 76.
Esse foi sem dúvida o melhor emprego da minha vida, hoje aos 56 anos só tenho boas recordações.
Nos bondes os trocadeiros cobravam a passagem de pé, e puxavam uma cordinha para amrcar a cobrança. Havia um gracejo que dizia: " plim, plim, um prá CMTC um prá mim." Isto porque diziam que eles roubavam da empresa.
Meu avô era abastecedor na CMTC e aposentou lá pela década de 80. Meu pai entrou com na CMTC em 1968, com 14 anos, e aposentou como encarregado de manutenção, na garagem de trólebus da Av. Celso Garcia, mas já tinha sido privatizada.
NASCI EM 1943 BOA PARTE DESSA ESTORIA EU ESTAVA LÁ, ANDEI DE BONDE, QUE SAUDADES. KKK TEMPOS BOMS QUE SE FORAM, HOJE TEM A "ARANHA DO METRO", PRA TODO LADO, HÁ QUE SER UM ORGULHO PARA O PAULISTANO, FUNCIONA MUITO BEM.
Que maravilha, recordar é viver!!! Muito grato por essas lindas imagens! Sou Paulistano nascido em 1946 e amo muito minha cidade! Apenas sinto muita tristeza pela degradação de Patrimônios tão belos! Uma lástima !!!
😊😊😊 parabéns pelo seu vídeo documentário, continue sempre assim
Tomei este ônibus muito tempo no ponto final da vila dos remédios até a praça patriarca CMTC curto micro ônibus.em 1968
Lindíssimo trabalho Laércio.Parabens
Lidas imagens larcio parabéns 👏👏👏👏👏👏👏👏👍👍👍👍
Muito bom o seu documentário sobre a CMTC! Na década de 80 eu ia pendurada num CMTC que ia até a Praça do Correio... kkkk
Mas, eu amava ir de Troleibus para a escola. Eu ia da Praça João Mendes até o final na Vila Prudente e era muito bom! Nunca esqueci do barulhinho do Troleibus e quando o gancho escapava, lá ia o motorista descer, pra colocar o cabo no lugar. Eram jornadas diárias e bem cansativas!
Épica-foto!
Meu pai, já falecido trabalhou nos anos 60, ele era cobrador, usava calça azul marinho, camisa azul clara e quepe ❤
A CMTC sempre será lembrado por todos que moram ou moraram em São Paulo.
Boa Tarde Sr Laércio, excelente documentário, parabéns por compartilhar estes momentos de outrora. maneco - Porto Alegre-RS - Brasil.
Parabéns até que enfim assisti um documentário completo. Você está de parabéns muito bom.
Você ganhou mais um amigo nordestino aqui do Pernambuco região de Caruaru
Saudosa CMTC ✨🚍🧑✈️ saudades eternas
Mais um belo vídeo que Laércio Dart nos presenteia, fantástico trabalho, muito obrigado Laércio .
Parabéns pelo seu trabalho maravilhoso na época de sessenta eu cheguei andar nesses ônibus tempos maravilhosos
Cem palavras 10 vc comsegue fazer dos onibus interminicipais emtu e dos intermunicipais cometa e as outras empesas muito bom parabens ❤❤❤❤❤
Excelente vídeo , parabéns Laércio
Parabéns Laércio pelo ótimo trabalho!
Adoro esses vídeos. PARABÉNS
Top.Que Deus abençoe a todos que fizeram história de trabalho e progresso na CMTC.like.
Meu Deus,quanta saudade
Maravilha
Mais que tudo, a elegância e a educação da população .
Adorei esse vídeo. Um “suco” de um pedacinho da nossa história. ❤
Boa noite Laércio vídeo sensacional, parabéns pelo seu trabalho, Exelente pra nós.
Nascí em 1962 , não tive oportunidade de trabalhar na CMTC, mas entrei na viação Rio Bonito em 1978 e me aposentei na mesma empresa, porém com razão social conhecida hoje como viação Grajaú, é a mesma, ótima empresa, sempre tive orgulho de ter sido um de seus mais antigos funcionários.
👍👍👍👏👏👏👏
Maravilhoso documentário, amigo Laércio! Tenho 60, mas um milhão de saudade! 🙏🌟🇧🇷
Que lindo ,São Paulo é tudo
Cê tá doído q vídeo sensacional 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
Cheguei a conhecer alguns desses modelos
Laércio o meu marido trabalhou na cmtc de 1981 até 1994. Sendo que entrou na Leopoldina de cobrador até 87...aí foi transferido pra barra funda de motorista até 18 de março de 1994 ...Raimundo Tomé dos Passos prontuário 87400. Conhecido por Fumaça..moramos aqui na rua barreiro do nacimento 112 travessa da av. ITABERABA S.P.
Bom dia Laércio, sobre os bondes, tem uma passagem que merece ser contada, em 1900, na zona norte, devido a atrasos e problemas que até hoje persistem, o povo soltou o burro do bonde, desceu o bonde até o rio Tietê e o jogou lá... Muitas histórias em São Paulo !
Parabéns meu amigo ótimo vídeo
Fala Laércio dart tudo bem parabéns pelo vídeo antigas imagens da cmtc da sp
Que videos maravilhosos,muito obrigado
Muito bom, pelo conjunto da obra.
As imagens dos ônibus, das pessoas, de uma cidade que ainda era tranquila.
E eu, que sou fanático pelos bondes, os inesquecíveis “Rita Hayworth” e “Camarão”, só no aguardo do vídeo.
Aliás, inadmissível o que aconteceu com o Museu dos Transportes, na Avenida Cruzeiro do Sul.
Meu pai trabalhou na CMTC nas décadas de 50 a 80 quando se aposentou , ele me levava a garagem da Araguaia e Santa Rita quando ia fazer algum serviço lá , bons tempos
Eu trabalhei com o meu pai, meu irmão e um primo nos inícios dos anos 90 vendendo lanche a noite até as 4 ou 5 da madrugada, na garagem da CMTC no Jabaquara, tinha mais de 2 mil funcionários. Velhos tempos, conheci muitos motoristas, cobradores, etc... tinha entre 13 a 14 anos de idade. Foi muito bom. CMTC deixou saudades mesmo, era o melhor transporte público na época tendo os melhores ônibus.
Ai sim Laércio só nas relíquias hein top de mais e isso aí 👏🏽👏🏽
Os mais antigos q usei em S Paulo foram os Trólebus no ano de 1971!
Garagem.. São Miguel..carro de escala período da manhã..5483.. Volvo.Linha 352 a.Jardim Helena/ Antigo/ Jardim Santo André.Hoje Terminal São Mateus..
Parabéns pelo excelente documentário! É muito bom ver os depoimentos daqueles de que viveram as últimas décadas da saudosa CMTC, ora lá trabalhando, ora utilizando o transporte coletivo. Eu, particularmente, nascido em 1960, não me recordo se conheci os bondes mas certamente viajei muito com os ônibus e trólebus em SAMPA. Abraços a todos os saudosistas!
Lindo demais 😍😍😍 parabéns
No ano de 1963 ainda havia alguns Papa/fila rodando na cidade.
Parabéns pelo vídeo............. que prazer ver além dos usuários, os motoristas e o cobradores impecavelmente alinhados.......... Que falta isto faz...........
Excelente vídeo, parabéns pelo trabalho!🖐
Vídeo lindo e importante.
ADOREI Ó Vidio Maravilhoso ❤❤❤❤
Trabalhei no complexo Santa Rita,no museu do ônibus na cruzeiro do sul próximo à estação armênia do metrô como vigilante,mais ou menos a uns 4 anos atrás.
Parabéns, belo resgate!
Trabalhei na empresa de onibus Santo Estevam 10 anos.
Lembro quando a CMTC vinha fazer intervencao.
Varava o dia e a noite sem dormir.
Andei de bonde que saia da praca Silvio Romero.
Depois vierao os trolibus.
Velhos tempos.
Trabalhei em S.P. andei muto na linha Cardoso De Almeida. Passava na Aclimacao e ia até o Ipiranga. Onde eu trabalhava.
O meu amigo gostei muito já andei eu creio nessa empresa cmtc
parabens um video maravilhoso !!!!!