eu acho que um dos motivos das pessoas querer desistir é elas ficarem nesse negocio de tempo pra aprender, cara tira isso da cabeça, cada um tem seu tempo, o importante não é o tempo pra aprender e sim o aprender, parece que as pessoas estão em uma corrida sla
@@CortesSFM é facil dizer isso quando se é jovem man, acredito que tu deve ter uns 20/21 anos como eu, quando se é jovem e ainda tem a ajuda dos pais, realmente você pode acreditar que não é uma corrida, mas qnd não é o caso e se está desempregado é tenso. E a verdade não é que você não aprendeu o suficiente, é pq o mercado no Brasil é uma merda e se vc não tiver contatos com pessoas que te coloquem pra dentro, nada vai rolar, não importa o quão bom vc seja
O que não me fez desistir foi insistir na base, clean code, arquitetura e o home office. Home office principalmente, so de pensar que serei um pai presente isso me motiva. Chorei noites tentando entender como um for loop funciona, para hoje entender que no final, a base é sempre 0 e 1. Assim como na vida, as vezes somos 0 as vezes somos 1… Entender a lógica da tecnologia podemos aplicar na vida. A minha profissão hoje é resolver problemas e isso me motiva.
@@FlipConstant-jb5sl o conhecimento que vc obtém estudando é pra você crescer como profissional. se a empresa não usa boas práticas de programação, usa tecnologia legada, insegura, sem padrão pra nada, isso é problema deles não seu. se um dia for querer mudar de empresa e a outra usar clean code, vc já sai na frente. do nosso é estudar sempre pra ser o melhor que podemos ser, é o que eu acho.
mn eu gosto mt de programação, ja me matriculei na faculdade e tal. mas o que me assombra n é nem a porrada de conteúdo, mas a questão da saude mental. vc tem algum conselho?
então home office tá acabando, estão pedindo pra voltar, e Clean Code?? duvido.. só se vc trabalha em softhouse que pagam merreca pq nao tem cliente no seu pé cobrando prazo de entrega..
Cara, não sou muito bom pra ser um espelho, mas vou contar minha história. Parei de estudar na 6° série, pois nunca vi o estudo me levando pra lugar algum (assim que minha mente funcionav). Eu vivia trabalhando de servente de pedreiro, auxiliar de topografia e qualquer serviço que me desse 40,00 o dia kkkk Aos 20 comecei a perguntar-me o pq da minha existência. Não tinha um sonho de verdade, uma função nesse mundo? Que porr@ é essa? Até que um amigo me mostrou que eu poderia estudar pra concursor e ser policial. Algo que eu admirava e sonhava quando criança. Mas apareceu algumas barreiras: 6° série; não sei o que é um verbo; como faço uma multiplicação?; eu não sirvo pra isso... Um amigo me ajudou a fazer um supletivo (onde basicamente comprei meus estudos). Em 3 meses estava com nível médio kkkkkkk Aí comecei a estudar pra concurso, mas estudar muito errado. Desde então, foram 8 concurso, 1 aprovação (fora das vagas por 1 ponto), muitas paradas no estudo, 7 reprovações, muitas pessoas dizendo que é impossível. Saber por qual motivo não desisto? É meu investimento! Vou estudando, aprendendo todo dia um pouco e trabalhando. O trabalho é o que me sustenta hoje, mas o estudo é meu investimento. Na área de programação está acontecendo a mesma coisa. Hoje curso ads... Quase não estudo pois o foco é o concurso. Daqui uns 3 anos, quero está com um nível aceitável em phyton para conseguir algo e continuar estudando pra um concurso nível superior. É só não parar! Uma hora vale a pena. Uso muito uma frase de um COTeano: vou desistir, mas vou desistir amanhã. Chega o amanhã, e eu deixou pra desistir no outro dia.
To com 16,fiquei interessado em programação,estudo inglês a 2 anos,acho que tô na frente da maioria dos jovens já :/ Vi que programação é pra mim,antes eu não queria absolutamente nenhum serviço,dai conheci a programação,gostei mesmo que seja dificil,vou buscar,quero ser youtuber tambem,mas Deus tem planos maiores pra nossa vida,espero que todos alcancem seus objetivos,meu sonho é ter uma casa própria dahora e uma porsche....
Se você não é bom em matemática, Python é uma má ideia. Porque Python é usado em aplicações de análises estatísticas, processamento de imagens, Machine learning, enfim. É uma péssima decisão.
Cara, vc nasceu pra ser comunicador. Seus vídeos são incríveis, vc fala muito bem, consegue expressar seus pensamentos de forma clara e dinâmica (isso é raro), e de bônus, sabe editar vídeos COM IDENTIDADE. Quer mais o que? Vai criando vídeos sobre temas semelhantes como finanças, tecnologia, etc… dessa forma vc não fode com o algoritmo do seu canal e logo logo o público vai tá acostumado e não vão embora pq o seu diferencial não é só o conteúdo, mas sim o formato (além de ter atraído um público novo, claro).
Inclusive, se o próximo vídeo for sobre seu processo de roteirização até a edição, eu vou adorar kkkkkkk quais são os canais que servem de referência pra vc?
Eu também fiquei impressionado quando conheci o canal dele. Nunca vi ninguém abordar programação com esse estilo de edição. Acho que se ele manter uma frequência, o canal iria estourar.
Estudem os fundamentos galera Sabendo os fundamentos vocês vão conseguir transformar suas ideias em código. Sem saber os fundamentos, não sabemos nem por onde começar quando queremos criar algo..
Acho que no começo a pessoa tem que saber o que quer na programação. Não estou falando de querer dinheiro. Mas sim saber o que quer fazer com aquilo. Com isso consegui mais ou menos me guiar um pouco. Ainda sou novo na programação
Eu sinceramente desisti da programação e planejo não voltar, obrigado ai a Gemaplys, Botão Select que me deram vontade de entrar nisso mas não dá não, nada entra na minha cabeça, sempre eu começava a programar e terminava me sentindo péssimo, incapaz, sla me sentia mal mesmo. No final foi libertador sair disso pq eu só não gostava mesmo e tava zoando minha sanidade e a minha saúde mental kkkkkkk agr eu tô mais no pique de aprender edição pra fazer videozinho bobinho e tbm músicas, sla aprender produção, tocar guitarra (eu ainda não comprei, mas talvez esse ano compre pq eu quero muito kkkkk) e é isso cara, mas se tu gosta de programar e tem saco pra isso e capacidade, diferentemente de mim, vai em frente, eu boto fé que tu vai conseguir! (Ah, eu tô falando de programação de jogo, pq programação de outras paradas, aí que eu não ia conseguir mesmo)
Estou à alguns meses estudando, não tenho muito tempo, tenho uma filha, trabalho no mcdonalds, então tenho uma hora por dia mais ou menos pra estudar. Comecei a estudar pela oportunidade de ter um salário melhor, mas tomei gosto pela coisa. Apesar de complexo algumas coisas, é gratificante demais finalizar algum pequeno passo que antes foi difícil pra vc. Acredito que uma das motivações pra não desistir é você ter um propósito maior do que salário bom, tenha um propósito que te mantenha focado e que te faça correr atrás do que vc quer a todo custo.
já comecei algumas vezes. Uma delas foi realmente incrível passar horas e no final fazer algo super simples, mas é inspirador e reconfortante, queria mostrar ao mundo como era incrível fazer aquilo kkkk. Enfim, outro dia levantei e mais nunca tentei, o mesmo digo para os estudos para Enem e tudo mais. Chegou ao ponto que aprendi e entendi oq que tem que ser feito para chegar lá, simplesmente não faço e vivo sobrecarregado por não fazer. Tenho 20, tentei viver o futuro no presente! Compras caras, viagens, presentes e essas coisas, fiz de forma exagerada no tempo errado. Sei que é bom, mas tem tempo e um tento que deve ser feito para tudo, menos para a imaginação, aprender e os sentimentos em geral. Se começou algo, continue! Pode ser que seja ruim algumas coisas, mas abre um sorriso e fala bem, algumas coisas só são ruins pq as tornamos ruins em nossa mente.
Vou tentar contribuir um pouco aqui com a comunidade do canal. Já pararam para pensar que talvez você só não encontrou o seu lugar nesse mundo da programação? Por muito tempo eu tentei me tornar um programar e estudei bastante para isso, fiz projetos, etc, mas comecei a notar que eu odiava ter que estudar aquilo, mas a minha cabeça tinha ideias infinitas de projetos. Depois de muito insistir, resolvi desistir e focar em outras coisas. Atualmente eu trabalho como analista de projetos. Basicamente, eu sou a ideia e a organização no desenvolvimento de um software e sinto que encontrei o que eu gosto de fazer. Eu coordeno o time de desenvolvimento, planejo como as coisas irão funcionar, passo as tarefas para o time, acompanho as entregas e por aí vai... Programação é para qualquer pessoa que se interesse por ela, você só precisa achar o seu lugar nesse universo da tecnologia. OBS.: Não fique se comparando com os outros, compare o você de hoje com o você de ontem. Boa sorte e não deixe que ninguém limite os seus objetivos!
Obrigado man, voce me fez desistir antes de começar vlw msm kkkkkk queria aprender so pra ter mais conhecimento e habilidade, mas ta tranquilo!.. ja estudo a anos mkt e vou continuar me atualizando em algo que ja entendo vlw pelo video!... (Nao vou estudar pq é muito tempo necessário para aprender de fato)
Salve piazada. Uma dica que eu posso dar é NÂO invistam em cursos caros, passou de R$ 600 ( o que já um valor bem significativo) Não comprem. Os cursos de programação estão bem parecidos com os de marketing digital, prometem muito mas só entregam o básico, conteúdo que tem de graça no TH-cam.
eu já desisti varias vezes, não só de programação mais a aréa de ti em si é dificil, mas como vc disse a gente acaba voltando pq a gente gosta de ficar sentado na frente do pc fazendo algo, é dificl pra krl e sinceramente quero desistir agora nesse momento em pleno primeiro semestre de ads, to tentando uns cursos online tbm mas dps que vê umas parada tipo 'estatisca' e os krl já da uma dor de cabeça fudida.
uma coisa que me ajudou a não pensar (muito) em desistir, foi o que um amigo disse, ele é programador há muito tempo já e falou "não tenta aprender tudo, foca no que você quer seguir e fica bom naquilo" eu escolhi a parte de web design e estou gostando do que estou aprendendo, até agora está gostoso estudar. Claro que tudo no meu tempo e sem querer "maratonar" os estudos. Muitos me falaram "aahh web design não da dinheiro", "aahh o futuro é Python..." mano, ignoro todos os comentários e sigo firme nos meus estudos.
mano, tipo, não seja qualquer um na sua area, seja aquele cara da sua area, tipo, eu mesmo, comecei com py, fui pra java, sem aprender quase nada, dps desisti de tudo, resolvi passar pra kotlin, e tipo, to focando em kotlin, lang muito boa, simples de entender, as vezes abro algo em py, pra uso proprio, e faço, sei me virar, mas n tenho tempo mais pra focar tanto, mas seguir em uma lang só, a melhor coisa que se pode fazer
Parabéns meu caro, eu também sou Desenvolvedor web, é achei muito mais fácil aprender linguagem de marcação, criando loja virtual, do que mim matar em outras linguagem de programação, porque mesmo exigindo o mínimo, voce deve ter umas 10 linguagem no currículo. Já pra web tendo conhecimento inicial com 3 linguagem básica podendo criar um portfólio e ate página web básica, seu emprego já é garantido. Podendo até criar portais é vender pra pequenas empresa locais.❤
@@sapzap3030 exatamente irmão, eu pretendo trabalhar na área ainda, o problema é que sou Policial Militar, então fica mais difícil conciliar tudo, casa, filho, trabalho e estudo. Mas devagar estamos indo, aos trancos e barrancos chegaremos lá, sem pressa. Penso na programação como um futuro "bico" e uma aposentadoria boa. Sucesso para todos vocês e obrigado pelo feedback !
@@sapzap3030 Estava estudando para ser Desenvolvedor Web, mas acabei desistindo. vejo muita gente falando que o mercado esta uma merda e isso acabou me frustrando bastante, penso muito em voltar, mas não tenho motivação..
Passei dois anos estudando programação de forma autônoma, vendo vídeos no TH-cam, cursos gratuitos, cursos pagos, lendo documentação, criando meus próprios projetos até conseguir meu primeiro emprego. Foram dois anos sem sair de casa, apenas estudando, das 08:00 da manhã até 22:00 da noite. Passei por muitos momentos complicados, mas nunca pensei em desistir. Quando realizei meu projeto na área, soube que era isso que eu queria para a vida. Consegui meu primeiro emprego recentemente e não tenho nada a reclamar. Tenho um bom salário e a liberdade de escolher onde quero trabalhar, seja presencial ou remotamente. Mas até chegar a esse ponto, foi muito tempo de sacrifício e estudo. Portanto, para a galera que está começando na área e deseja isso para a vida, não desistam. Vale a pena cada segundo.
Consegui basicamente porque estavam precisando de alguém para dar continuidade a um projeto que estava parado, e o projeto utilizava React. O que me ajudou foi o conhecimento em React, Styled Components e JavaScript.@@pedrohenriqueschliveschwam8719
Mano a vida é dificil mesmo, um medico não vira um cirurgião em 1 ano de estudo. Então a galera tem que ter calma hoje temos muitas informações é normal se sentir perdido, mas tentem ter disciplina e elimine as distrações na hora que forem estudar. Programação é praticar e estudar sempre. Logo os Lucros vem
Você tem 2 escolhas: desistir ou continuar. E ambas são ruins. Desistir nunca é bom e continuar te desgasta lentamente, mas pensa no futuro das suas escolhas. Se você continuar, no futuro aparecerá de novo essas mesmas duas escolhas ruins de Desistir ou Continuar. Mas caso escolha desistir, no futuro você terá duas escolhas boas: voltar ou tentar algo novo. O segredo é desistir e voltar, ou desistir e tentar algo novo até que a escolha Continuar se torne uma escolha boa e a Desistir nem seja mais uma escolha.
Eu consigo me colocar no seu lugar ainda mais dando aula e vendo diariamente a dificuldade dos alunos, eu dou aulas em 3 lugares diferentes, trabalho full time numa multinacional, cuido da família, estudo e crio meu próprio negócio/sistema. Eu confesso que não preciso dar aula, financeiramente não compensa o tempo, ajuda a pagar uma conta ou outra mas de longe não me sustenta, eu poderia dedicar esse tempo programando o meu sistema e lançar ele mais rápido, mas, eu realmente gosto de dar aula mesmo com feedbacks mistos, gente que adora, gente que odeia e não consegue entender nada. Eu me dedico a passar os conhecimentos que adquiri em mais de uma década na área porque eu realmente acredito que isso pode fazer a diferença na vida das pessoas tanto profissionalmente quanto pessoalmente da pessoa entender que vai ter um mundo de possibilidades com a programação. A questão de ter muita informação a pessoa não saber o que fazer eu me dedico nos ultimo meses montando materiais escritos, videos e apresentação e explicando na sala de aula, é bem difícil especialmente com o tempo que tenho mas acredito que vou conseguir um material base para backend em java bem completo (tentar resumir 4 anos de faculdade e 10 anos de experiencia é impossível mas o essencial agente consegue colocar) de forma alinhar teoria e pratica do essencial e dar um start para se aprofundar depois, saber como coisas se conectam e o que pesquisar depois é mais importante do que saber a coisa em si pois o resto é tempo e dedicação. Falando como professor eu tenho impressões mistas dos alunos: Alguns são participativos, outros nem tanto. A maioria não pratica a programação ou tem dificuldades bem especificas que atrasam na codificação e em acompanhar o que mostro (eu dou aulas para quem já viu o básico teoricamente teriam que já programar o básico), meu dilema como professor é fazer no detalhe e dar todo apoio para que o aluno possa cumprir e entender a disciplina, e conseguir evoluir nos conteúdos. Galera tem que perder o medo de errar e escrever o codigo, eu prefiro ver o um codigo todo quebrado mas que a pessoa se esforçou para fazer do que a pessoa não praticar e depois quando se avança ela simplesmente para de entender. Não é fácil nem para quem estuda nem para quem ensina, e nem para quem trabalha na área (tá para agente é mais fácil mas tem hora que o bicho pega). Agora para tudo que se faz na vida, que seja difícil, a dedicação é a chave, eu também acredito em aptidão pois cada um tem um talento (não me peça para dançar, nem para jogar esportes muito exigentes, ou jogar xadrez profissionalmente ou cantar, ou gerenciar equipes, ou fazer tantas outras coisas que não tenho aptidão) mas a dedicação tem que ser alinhada com o gosto daquilo, se vc gosta de alguma coisa vai passar horas dedicando e estudando e não vai sentir o peso, uma hora vai estar bom em algumas coisas e o tempo vai ser seu aliado e não seu inimigo. Muita força para quem estuda, vocês vão conseguir. Galera que acha que vai aprender a programar em 6 meses e entrar na Google ganhando 50k mês sinto muito quebrar seus sonhos, a realidade é outra. Cada um tem seu tempo e as oportunidades surgem, hoje 15 anos depois eu ainda não entrei numa FANG e nem quero deus me livre, mas já ganho relativamente bem no brasil se comparar com a média, e tenho condições de ir para fora do pais ou trabalhar remoto para fora e é o que vou fazer na próxima, se a empresa não der certo antes, então digo isso só para dizer que vale a pena mas não é tiktok, é podcast diário. Infelizmente tem muito ego na profissão, gente que em posição de poder julga saber mais ou saber demais e atrapalha, mesmo se bem intencionado no mínimo a pessoa sem humildade quebra a criatividade de coisas que poderiam ser melhores e trava a evolução coletiva. Respeitar quem está a mais tempo também é uma boa, equilíbrio nessa parte. Em resumo quem disser para ti que programar é fácil e que com pouco tempo vai sair da pobreza tá sendo desonesto não importa o quão fodão seja, quem acha que é fácil e não é desonesto não viu o suficiente, quem fica milionário com uma ideia e implementação tosca surfou uma onda e deu muita sorte não é parâmetro de inspiração, a barra de entrada de empresas e startups hoje é alta e mesmo com muita grana investida chance de falencia é alta, risco alto, retornos possiveis também altos. Grandes ideias e genios estariam mortos se não houvesse adoção e reconhecimento e se a comunidade não levasse aquilo para frente contribuindo também, há sim grandes mentes que são raridade e fazem grandes contribuições, mas reparem no que disse, sozinhos não fariam nada grandioso. O esforço é coletivo, botem fé e não desistam. Valeu escrevi demais... Tamo junto.
Obrigado irmão, de verdade. Eu estou com 16 anos e, sinceramente, o mundo adulto é muito cruel. Eu não faço ideia do que fazer para o futuro, e estudar não é uma tarefa fácil, principalmente para mim, que passo por problemas familiares, já que minha mãe está fazendo um tratamento de câncer, minha irmã tem uma doença rara e perdeu a liminar do tratamento dela, minha avó, apesar de eu não aceitar isso, está em seus últimos anos de vida, e meu pai trabalha o dia inteiro e acaba não sendo presente. Eu tenho muita coisa pra pensar, e acabo usando a internet como refúgio, então enfio a cara nos jogos e vídeos e tento me distanciar do real, mas caiu a fixa, se eu continuar assim, eu não vou poder conquistar as coisas que sonho, como ser um bom namorado (e posteriormente um bom marido), ser um bom pai e, acima de tudo, mesmo não admitindo isso aos meus pais (eu sou teimoso demais pra isso), ser um bom filho. Me inspira a continuar pessoas como você, que tem vocação para ensinar, e que se mostram empenhados, mesmo não recebendo um décimo do reconhecimento, respeito e dinheiro (afinal, dinheiro infelizmente é tudo) que deveriam, e mesmo assim criando diversos profissionais e, principalmente, pessoas, sendo essas pessoas o futuro do planeta. Eu vou me empenhar, e mesmo que eu esteja mal e desanimado, eu não vou desistir, e vou me tornar um programador. Serei grato à você, pois acredito que ler seu comentário foi o estopim para essa minha mudança. Obrigado, e todo sucesso para você!
@@pedrorodrigues9179 eu gostaria de trocar uma ideia com vc, queria eu ter 16 anos e ter a sua mentalidade, não desista,use os problemas como combustível,se vc quer ser pai(eu sou pai e não fiz nada e não tenho nada,estou tentando,mesmo me achando velho demais pra isso), primeiramente estude o máximo que você puder,pois depois que estiver filhos não terá muito tempo pra estudar,economize o máximo de dinheiro possível,pois irá precisar lá na frente,(não fiz isso qdo era jovem, hoje me lasco demais ),troque o tempo no Instagram,tiktok, por leitura relacionada a área que você quer trabalhar,e foque muito,mas muito no inglês,aproveita que vc terá tempo pra mudar de área se precisar,e sempre que puder diga a sua mãe, avó e irmã que voce ama elas,e se vc for tímido,busque ajuda psicológica pra acabar com isso,pois a timidez pode atrapalha todos os seus planos, sucesso irmão.
Fala Bremado! Eu não sei se o seu canal virou um canal de almoço, mas eu jantei assistindo esse vídeo. Inclusive eu curto muito a forma como tu fazes teus vídeos aqui pro TH-cam e todas as edições que tornam o vídeo interessante. Pra mim você tá de parabéns! Abraços, diretamente de Fortaleza-Ce.
Mano, começar a aprender logo com o Akita é fogo. A rotina de estudar, trabalhar, treinar e cuidar da saúde mental, realmente, é muito puxada. É difícil manter a constância no estudo. Estou nessa luta aí cursando Sistemas de Informação e me sinto exausto. Desistir não é uma opção pra mim, já estou no segundo ano do curso e gosto muito de me sentir inteligente sobre os assuntos da faculdade e outros mais aprofundados sobre programação e afins. Não desistam, galera.
cara eu estou exausto, trabalho, estudo, provas, cuidar do carro, academia, a garota que gostava se casou com outro, meio que minha vida virou um "embolo" e o pior de tudo é ter perdido o gosto, fazer tudo arrastado sem aquela "animação" toda..
Eu tô na mesma, trabalhar, manter a casa organizada, treinar e ainda estudar é exaustivo. Tô procrastinando os conteúdos da faculdade tem uns dias... A motivação de antes parece que foi desaparecendo aos poucos mas desistir não é uma opção mesmo essa sendo minha segunda graduação.
Akita nao trabalha com isso amigo, como disse o Samuel lá do canal Tecnologia é impossivel fazer videos elaborados e ao mesmo tempo trabalhar, ou uma coisa ou outra.. pq esses videos não são fáceis de fazer e demanda um tempo considerável.
Todos deveriam começar pelo Akita, pq é de cara um choque de realidade e já tira da cabeça a ideia de vendedor de curso de que é fácil programar . Dps ai tu volta e estuda com mais calma.
Eu desisti, mas muita agua rolou antes disso. Tenho 21 anos. Com 17, ja estava me formando técnica em informática (integrado ao ensino médio) e com um TCC nas costas. Eu ADORAVA programação. Passei os três anos de curso vendo meus colegas odiando cada coisa nova, e eu adorava mesmo quando eu tava só quebrando cabeca por um erro a DIAS. Assim que terminei o médio, ja iniciei ADS presencial e parecia um sonho. Com um mês de curso, em 2020, o "pandemônio" começou. Nessa época eu tbm estava estudando o técnico em mecânica a noite e fazendo um estágio disso de tarde. Caí na burrada de menosprezar o tempo de lockdown e, principalmente, o EAD. Achei que logo acabaria e eu aprenderia muito mais presencialmente. Com essa mentalidade, eu simplesmente nao comparecia em certas aulas que preferiria presencial, e assim meu curso começou a atrasar. No mesmo ano, meu curso técnico em mecânica acabou e, claro, meu contrato de jovem aprendiz também... Mas eu fui efetivada. Então era 8h/dia, 6x1, saindo 22h da noite do serviço e estudando às 7h. Era muito cansativo e a pand ainda tava se arrastando (e as aulas remotas tbm). Nisso, eu resolvi tirar a CNH, e enquanto todo mundo tirava CNH logando nas aulas pra contar presença, eu novamente fui ingênua e tranquei um semestre de curso por isso. Mais atraso. Eu vi minha turma se formar e só me sentia para trás. Eu não conseguia fazer projetos e trabalhos da faculdade pq simplesmente não tinha tempo pra isso. Mas eu ainda AMAVA programar. Um sentimento genuíno mesmo. Minha jornada começou em 2017 no ensino médio, mas foi de 2020 até esse ano, 2023, que eu arrastei esse curso. Sempre na promessa de me formar. Eu, que era a aluna destaque no ensino médio no meio d 40 alunos desinteressados (exagero, pq n conheço todos realmente), virei a aluna atrasada no meio de turmas que nem eram as minhas. E todo mundo achava que eu era repetente, quando eu nunca repeti em nenhuma matéria e sempre tive facilidade... Tudo isso pesou muito no meu emocional, e a faculdade que eu fazia por apreço e hobby (porque ja tinha me estabelecido na área que trabalho ate hoje, com gestão de manutenção), começou a me trazer desgosto. Tristeza. Um lembrete diário do meu atraso e incompetência com o que eu mais gostava, mesmo sabendo que não era culpa minha e eu realmente nao tinha tempo pra me aperfeiçoar e focar. Comecei a ter um desgaste mental desgraçado. Crise de pânico e ansiedade. Nao sei se depressao, porque eu nao tinha tempo nem pra fazer o acompanhamento psicológico, mas eu realmente tinha perdido todo o gosto e gana de estudar algo que sempre foi a vida q eu lembrava. Resolvi trancar um semestre para a cabeça descansar e eu não tomar nenhuma decisão precipitada, mas o alívio foi tão claro pra mim, como eu passei a respirar e viver melhor sem me sentir uma fracassada atrasada... Que decidi trancar de vez. Agora, reflito com calma. A programação sempre vai ser um hobby. E o caminho normal na vida profissional é primeiro se formar no que vc vai ganhar a vida, para então vc ter dinheiro e tempo oara custear seu hobby. Comecei ao contrário... E agora tenho q correr atrás do tempo "perdido" cursando o que não soma no meu currículo. Às vezes sinto uma ânsia de ser uma quarentona fazendo migração de carreira pra área de desenvolvimento kkkkkkkkk mas isso é a Verônica de 40 anos que vai decidir se não se encontrar na area atual, ou se conseguir se estabelecer o suficiente pra trabalhar por esporte... Mas convenhamos que isso é um futuro irreal kkkkkkkk Eu realmente acho que, no meu caso, foi uma boa decisão. Porque se trabalhar já é cansativo quando você gosta do que faz, imagina quando vc trabalha com o que só te traz desânimo e ódio? Quando mesmo solucionando os problemas e terminando as programações, tudo o que vc sente é ruim? Pior ainda: quando você depende disso pra viver porque se dedicou pra essa formação e nao pode trabalhar com outra coisa? Acho que por trás da desistência tem muita coisa além da fraqueza. Muitos motivos reais, de pessoas reais. E eu falo isso como pessoa que desistiu e lembra disso todos os dias. Tive que recomeçar meus estudos e só pude fazer isso por ja ter um emprego estável, o que é MUITO difícil hoje em dia. Enfim. Se alguém quiser conversar sobre, tô disponível. É um assunto que rende, como da pra ver em todos esses comentários...
Caramba lendo seu comentário me identifiquei de mais com vc. Atualmente tô nessa vibe se desisto e me aperfeiçou na minha área ou se continuo estudando e vamos ver o que dá. O tempo tbm já passou pra mim, tranquei faculdade 2 vezes.
@@issoeinteressante700 uma coisa q eu tenho certeza é que pra área de TI não tem idade. vai no seu tempo e, se n for viável, o futuro tá aí. eu não descarto a possibilidade de migrar de carreira depois, só sei que agora não é o momento :/
Estou pra fazer 26, fiz uma facul que se arrastou por basicamente 8 anos por vários mótivos, e me identifiquei com muita coisa do seu comment. Espero que consiga alcançar aquilo que almeja.
Parabenss pelo 140 mil vamosss que vamosss 200 mill, e vamosss vira progamador, e nao desistir, como vc falou so um fica ate o final, entao na maioria das pessoas essa uma pessoa que fica que da bem na vida 🎉
É cansativo. Sou formado em análise de sistemas, já trabalhei em três empresas que no total deram cerca de 4 anos. Eu ando pensando em desistir, mas infelizmente não posso me dar ao luxo de simplesmente ignorar o curso superior que tenho na área. O que me leva a desanimar são vários motivos. Primeiro é o estudo constante, toda vez que vou ver uma vaga de emprego tem no mínimo duas ou três palavras que eu nunca ouvi falar na minha vida, e lá vou eu ter que ficar mais 1-2 semanas só pra entender o BÁSICO de cada um desses assuntos (e olha que já trabalhei por anos na área). Segundo, a quantidade de tempo e a dificuldade que é pra simplesmente começar um projeto. Sério, tem vezes de eu ficar dias e dias simplesmente tentando resolver bugs pequenos do projeto, como uma versão de uma biblioteca que não funciona bem com algum software ou algum framework. Isso tudo me cansa. Terceiro, o tanto de atenção e foco que preciso ter na área. As vezes preciso acompanhar uma linha de raciocínio extremamente longa e complexa, na qual se eu simplesmente perder uma única linha, é o suficiente pra condenar todo o meu progresso, e eu tenho sérios problemas de déficit de atenção. É um pesadelo as vezes. Uma função que chama outra função que chama outra função dentro de outro arquivo que chama outra função em outro arquivo que usa uma função nativa que eu nunca nem ouvi falar, que usa um cálculo matemático que eu fico horas pra entender e quando finalmente entendo, eu nem lembro qual era o bug que eu tentava resolver mais (é sério isso). Quarto e talvez o principal, a regra de negócio. Programação não anda sozinha. Você SEMPRE vai ter que entender o "contexto" no qual a aplicação que você estiver desenvolvendo está situado. Se você estiver desenvolvendo algo pra uma empresa de carros, terá que entender da área de veículos, o que muitas vezes envolve compra e venda, impostos e leis (que no Brasil mudam a cada minuto). Por exemplo. entre 2020-2021 (não me lembro bem) eu trabalhava em uma concessionária de veículos bem grande. Aprovaram uma lei de LGPD (Lei de Gerenciamento e Proteção de Dados), que forçava varias mudanças sobre como os dados do usuário são tratados. Em pouco tempo, tivemos que entender tudo dessa lei e readaptar todos os sistemas pra abraçá-la. Isso já aconteceu outras vezes comigo com outras situações diferentes. É cansativo demais ter que entender cada regra de negócio de cada projeto, de cada empresa que você trabalha. Depois disso tudo, saí da empresa e fui pra uma empresa da área contábil, que não tinha NADA a ver com o que eu já sabia sobre veículos. Tive que reaprender tudo do zero, e do dia pra noite, fui de alguém que entendia bem do processo da antiga empresa que eu trabalhava, pra um completo novato na empresa nova. Eu sempre fui apaixonado por jogos, e meu sonho era trabalhar na área, mas no Brasil é um mercado praticamente inexistente. Acabou que eu, que sonhava em fazer jogos,personagens,histórias,poderes e etc, acabei trabalhando 10h por dia pra ficar resolvendo bugzinho de cliente que não consegue logar na conta dele e entendendo regra de compra e venda de área contábil, algo que NUNCA tive o menor interesse em fazer e inclusive acho insuportavelmente chato. Enfim, foi meio que um desabafo. Eu saí da minha última empresa e estou meio que desempregado agora. De fato, tem muitas vagas, e estou usando o tempo pra estudar, mas já tô cansado. Sinceramente, nunca fui muito de estudar ( no sentido de ficar horas e horas na frente do livro ou do PC estudando uma matéria), sou meio hiperativo, realmente não é meu estilo de aprendizado. Tenho muito medo dos jovens que estão sendo "empurrados" pra essa área pois parece um tipo de "terra prometida" das carreiras, com muitas vagas e etc, sendo que simplesmente não é pra qualquer um. Como praticamente qualquer trabalho, programação requer um tipo de "dom" já pré-existente na pessoa. Recomendo fortemente que NÃO entrem nesta área se querem dinheiro ou oportunidades, entrem apenas se REALMENTE gostam de ficar horas e horas e horas e dias e semanas as vezes olhando pra letrinhas na tela. SÓ PQ VOCÊ GOSTA DE COMPUTADOR E DE JOGOS, NÃO SIGNIFICA QUE VOCÊ VÁ GOSTAR DE PROGRAMAÇÃO , escutem este conselho. As vezes, arrependo de não ter feito nutrição, que era minha segunda opção. Mas a programação ainda é o que coloca comida na minha mesa.
Seu relato é oq estava precisando. estava odiando a faculdade e continuando so por dinheiro, pq diziam ser a terra prometida. amanhã mesmo irei trancar. aaraço
Após esse seu comentário e de outras pessoas, e desse video, vou repensar em seguir nessa profissão, o meu plano era fazer IF (ensino médio com curso técnico de desenvolvimento de sistemas), e após isso faria uma faculdade de ADS, eu já tentei fazer um curso de lógica de programação, mas achei muito chato e difícil, e acabei assistindo nem 10 aulas, e com mais meu TDAH dificultou as coisas(odeio estudar também). De fato o salario é muito atraente (foi oque me fez me interessar pela área), mas pelo meu pouco contato com isso já achei horrivel, e o pior de tudo é a carga horaria, tem pessoas que trabalham 10h ou 12h por dia, e nos finais de semanas, pra mim isso é um pesadelo, e o medo de estudar por anos e perde o emprego pra um IA kkkkk. Mas eu ainda tenho muito pra pensar oque vou fazer da minha vida...
Gostei muito do seu comentário e me fez refletir sobre a minha profissão também! Sou jogador profissional de Poker a 2 anos e estou querendo migrar de carreira. Tem semelhança programação e poker, por exemplo: 1° Jogo extremamente complexo e exige que estudemos todos os dias.É um jogo de pessoas e está em constante evolução e isso acaba sendo cansativo. 2° Tenho TDAH diagnosticado e é um inferno manter focado no jogo e estudos por longas horas.Sempre costumo errar e isso frusta bastante. 3° Poker não anda junto com preguiça e é muito importante você ser autodidata. Mas no geral Poker tem um lado bastante positivo,você pode trabalhar home office,ganhar em dolar, jogo meritocrático,vc ganha muito a depender do seu esforço.
"Aqueles que desistiram no meio do caminho, iram chorar quando ver o que perderam" Essa frase não me deixa em paz, é ela que me faz querer programar mais e mais.
Cara seu vídeo, foi inspirador para mim, até fiz um depoimento sobre minha opnião no grupo do Wpp e compartilhei seu vídeo, muto curso aí desanima o pessoal, criando uma ilusão, ao invés de mostrar a realidade como você, é difícil a programação, mas se continuar estudando, e gostando, vai conseguir, todo mundo vai conseguir, e não precisa saber de tudo, mas ser uma pessoa animada, focada, determinada, interessada, intusiasmada, acredito que com esse sentimentos, qualquer pessoa pode conseguir mais facilmente sua vaga, do que uma pessoa que durante uma entrevista, passe insegurança e desânimo.
Trabalho com programação! Tenho 33 anos, e me innteressei pela área quando eu tenha uns 15 anos. Primeira coisa que você PRECISA aprender é LÓGICA de PROGRAMAÇÃO, independente da linguagem Aprendeu a lógica? Identifique qual área você curte mais... Web, Mobile, Desktop, Games... Identificou a área? Foque em uma linguagem especifica... Exemplo: Área Web - Linguagem PHP e Javascript .. Fim Não, eu nunca pennsei em desistir, pois o dinheiro me motiva :)
a primeira coisa a estudar é sistema de rede... saber o que é um http, o que é uma maquina local, o que é um servidor, como a internet funciona e se conectamos, ai acho q vem a logica (penso assim)
papo 10 mano, fiquei msm 1 ano enrolando na programação, ficava vendo video ali, codava as vezes aqui, e nesse tempo eu comecei a gostar de programar, e comecei mais ainda quando a minha cidade fez uma especie de quiz, que os melhores no ranking com perguntas relacionadas a programação, ganhavam um curso exclusivo no senai, totalmente de graça, com duração de quase 3 meses com direito em até certificado. Fiquei em 3° no ranking, de mais de 1500 pessoas que estavam participando, e nesse curso aprendi a programar, fazer jogos 2D simples, e foi ai que me identifiquei total com programação (principalmente em jogos). Eu nunca fui pensando no dinheiro, mas sim pelo fato de ser algo q eu sempre quis fazer desde meus 8 anos de idade. E eu, trabalhando d jovem aprendiz ainda, tento arranjar um tempo pra dar uma estudada sobre a engine que eu uso. O segredo da programação, e qualquer outro serviço é você nunca fazer pensando exclusivamente no dinheiro. Espero ter ajudado alguém com minha história na programação kkkkkkk, abraço!
Ontem mesmo estava com essa sensação se programar era para mim, porque estou em projeto que requer muito foco e fora uma complexabilidade, sai de perto do computador fui respirar um pouco e voltei as ideias no desenvolvimento. Sei que é difícil kkkk porque passo todos os dias com essa dificuldade, mas não desista, a sensação de vê seu código rodando e funcionando depois de horas ali codando e entender como funciona cada linha o seu código é libertador. Então, não desista persista, porque a recompensa logo virá através do seu esforço e lembre-se que você nunca estará perdendo tempo e sim aperfeiçoando cada vez mais na dificuldade. Foco sempre a todos aqui…
Não desiste, passei 1 ano estudando e logo essa semana consegui um estágio de Dev web, o salario é péssimo mas estou muito feliz com minha conquista de conseguir algo. Sempre continue tentando que uma hora da certo
@@flor28859 esta tranquilo, tô ficando mais na parte do front end pq gosto mais e tinha demanda para isso, porém após esse recesso vão me incluir em projetos com back end. É muito bom, aprendendo muito mais do que estudando e lidando com projetos reais.
@@zoi_nhi_nho carai, nem lembrava mais disso, neste exato momento estou nele, trabalhando em umas 3 demandas completamente diferente, aprendi PHP do zero só aqui na empresa e aprendi muita coisa a mais de JavaScript, já me sinto preparado para migrar para uma empresa maior com trabalho remoto, estou buscando já oportunidades para essa migração. De começo foi bem difícil mas com o tempo vc se acostuma com o código e entende como funciona a lógica que foi programado tais sistemas
Amigo você é um editor de vídeos! É isso a dedicação que você está usando pra aprender a programar , estude mais em como ganhar dinheiro em coisa que você já é bom , como editar , e como você ser um dos melhores na sua área e expor isso.
Cara, ri d+ vendo e ouvindo teu vídeo! Show, se vc desistir não têm problema nenhum, muita gente desiste de muitas coisas todos os dias, vc será apenas mais um... irado néh, kkk e libertador, mas se vc superar essa vontade e continuar vai ser uma viagem incrível rumo ao desconhecido, pois nunca estará pronto, sacô? Essa é a magia, se liga vc é jovem e a vida é bela e vc faz com ela o que vc quiser!!! bjão
Fico muito empolgado por você não ter desistido, você é uma das minhas inspirações na área. adoro a forma com que você mistura algns códigos com shitpost e torna isso, algo leve. Não desista lek, e tamo juntoooo
Eu percebi q esse sentimento é muito parecido no ramo da arte tbm. Um é exemplo é no desenho pq é quase a mesma coisa: muito conteúdo, muita prática, manter um foco, e tudo relacionado. No final, são sentimentos q vão de sentimento de muito esforço e motivação para um "será q vai valer apena?".
Esse vídeo me fez perceber que talvez programação não seja pra mim. Eu na verdade percebi que tem outras coisas que acabam me trazendo de volta quando eu paro. Assim como no seu caso, eu nn consigo ficar sem editar, quando eu edito alguma coisa depois de um longo tempo parado... Eu fico bem feliz. Eu vi um comentário muito bom que dizia que quando você tem mais de uma escolha, desistir se torna uma opção. Mesmo as coisas estando meio complicadas pra mim, eu ainda tenho outras possibilidades. Enfim, eu atualizo vcs sobre a caminhada, caso quiserem. 1° atualização, estou finalizando meu primeiro semestre de ciência da computação pela Puc. A experiência foi bem mista Vou ter que refazer a disciplina de cálculo, eu sou muito ruim nessa bomba. Vou refazer uma das disciplinas principais que envolve linguagem C, meu professor disse que Aeds 2 é muito difícil, e recomendou que quem nn se sentisse seguro fizesse a disciplina por mais um semestre. Quanto ao resto, está tranquilo. 2° Atualização: Oh, já faz um ano desde a última atualização. Bem, eu decidi dar uma pausa na faculdade. Precisava trancar o curso, pois não estava fazendo bem para minha saúde mental. Nesse tempo, consegui ingressar em um curso de aprendizagem pelo Senai e, finalmente, comecei a ganhar meu próprio 💰. Posso dizer que estou mais feliz agora. Tenho me dedicado mais a esse curso, que trabalha justamente os pontos que preciso fortalecer. Em breve, planejo retornar à faculdade, mas provavelmente escolherei um curso em que eu me sinta mais seguro e disposto a seguir. Daqui a um ano, trago outra atualização!
Acontece o mesmo comigo. Desde que eu me formei em ADS, comecei a trabalhar na área de Infra, já estou com 3 anos no momento. Como eu estou na área é mais fácil buscar uma especialização ou certificação do que começar na área de desenvolvedor, por mais que minha formação da faculdade seja para minha área de desenvolver. A área de Infra é boa, mas acredito que eu vá voltar a estudar programação, não posso ficar parado somente olhado o tempo passar.
comecei a programar por causa de um trabalho da escola, que tinha a iniciativa de mostrar o basico do basico da programação, sempre fui muito chegado a tecnologia e meu sonho de criança sempre foi fazer robótica. comecei a estudar com 17 anos, desisti, por não estar 100% focado, voltei logo no ano seguinte com 18, desisti de volta, tinha acabado de me formar e precisava começar a faculdade e trabalhar. e coincidentemente esse video apareceu pra mim justo hoje que eu tava pensando em voltar a estudar. (comecei a acompanhar o canal desde o primeiro video enquanto eu tava estudando antes da minha segunda "recaída" da desistência
Algo que eu aprendi e confesso que ainda é uma luta. Você não desiste ou procrastina por que quer, mas sim pelo medo de você falhar ou ficar buscando toda funcionalidade correta na sua cabeça.
eu faço faculdade e não se enganem, os meus estudos sobre programação é totalmente a parte da faculdade. parece que voltei pra escola preciso decorar muita coisa, ler bastante, diferente da programação que consome mais tempo, onde dependendo do exercício eu demoro pelo menos umas 2 horas. porque a gente pratica, tenta entender o código e tenta refazer ele usando variações. faço ADS e tenho 5 matérias na grade atualmente e apenas 3 abordam programação, mas é bem por cima mesmo. Força guerreiros, to na luta não penso em desistir, mas é complicado.
Sou um dev a 15 anos e já decidi largar em breve. Se deve a área ser hiper exigente e não termos nenhum retorno. Comparo com médicos, eles tem todo um amparo da sociedade, são reverenciados, as pessoas veem o valor deles. Já a nossa área como é muito abstrata td parece fácil pra quem ta de fora e não temos nehum amparo da sociedade. E devs em geral são mt burros em relação a enxergar seu valor, trabalham por pouco dinheiro. E outra devs sempre querem abraçar o mundo, na medicina por ex os ramos são bem separados e por um motivo. Batalhei minha carreira toda contra empresas que sempre querem q eu faça tudo, eu sempre bati o martelo dizendo "sou dev backend não faço frontend, não faço essa linguagem, não faço isso ou aquilo", essa é minha dica pro pessoal não sofrer, botem limites. Até hj adoro fazer meus projetos pessoais, mas trabalhar em empresa não mais.
@@erikdias8497 Falei na boa, não trabalho ainda na área. Porém, conheço um cara que trabalha para uns gringo dos EUA e foi pelo LinkedIn que conseguiu a vaga. Entendo que no mercado brasileiro há os que pagam bem e sabem reconhecer (em minoria), mas ganhar em dólar é trabalhar o mesmo tanto e ser recompensado melhor.
Ta vendo a quantidade de enganados e iludidos que serão mão de obra barato pra pegar o seu lugar. Jaja virá a nova versão de devs GPT, tentei conversar com clientes, sem mentir abordei 8 nennhum me respondeu aias 1 mais era bucha e conversa não flui, essa área ficou bosta, já era uma bosta agora kkkkk os caras nem te responde da vacuo, somem.
Quem não pensa em desistir pelo menos 1x por dia, não tá programando direito 😂 não vi a pesquisa mas talvez o item: “não consigo fazer sozinho” seja mais relacionado ao dia a dia já na carreira… de você ter um problema e não conseguir resolver sozinho e precisar chamar alguém do time que seja pleno ou sênior pra te ajudar. Eu passei/ passo por isso bastante. Fiz stag e agora sou dev junior já a um ano. Mas ainda preciso de muita ajuda as vezes. Ficava bem bolada de só conseguir fazer sozinha coisas que já havia feito antes e uma vez estava cabreira com isso e falei pro meu gerente de projeto que só tinha conseguido fazer pq era fácil. E então ouvi dele uma coisa que me marcou muito, que foi: “não é que era fácil, mas se tornou fácil por causa da experiência que você adquiriu fazendo da primeira vez”. Então é isso, não tem como a gnt saber fazer algo que nunca fizemos. Mas com prática da pra chegar lá. 😊
Acho que tem uma opção que é meio ignorada pela maioria das pessoas que começa a estudar programação, fazer faculdade na área e etc. Concurso público! Existem dezenas de concursos com milhares de vagas pra área de T.I com salários muitos bons, partindo de 4,5k a 12k, 20k, e com uma concorrência muito baixa pelo simples fato de ser algo ignorado pelos profissionais da área. Se eu pudesse deixar um conselho p voces meus nobres guerreiros, estudem p concurso e no futuro quem sabe vcs podem conciliar com um trampo remoto p iniciativa privada
@mathe_reader real, vou fazer faculdade de sistemas e me esforça fazer estagio e tirar boas nota, se eu não arrumar emprego o jeito e acabar com minha saude mental estudando pros concursos.
@mathe_reader Boa mn vou estudar para o enem se não der a med, vou fazer sistemas de informação msm e focar em qualquer curso que me de pelo menos uns 3k
@@Luckzdj mano você pode até pensar em desistir todos os dias, mas com o tempo voce se recompensa com pequenos ganhos ao longo de sua carreira/estudos, que é o que te mantém "vivo" na area. Seja pra qualquer area, muitas pessoas pensam em desisitr, o que motiva você é quando você tem uma meta/sonho definido pra sua vida... é oq meu vô sempre disse "quanto maior e mais cansativo o obstaculo, maior a recompensa por tras dele" kkk
Me de conselhos cara, estou na faculdade segundo periodo, to achando muito devagar.... Estudo no momento linguagem C, e as materia que ja domino é if else, matriz, vetor, struct, função e ponteiro, se tiver como me ajudar, falar oq devo focar, ou oq devo fazer, vai ser de grande mt grande ajuda, estou passando por uma fase muito ruim financeiramente e preciso aprender logo pra eu sair dessa vida
Mano conta isso assim não mano ! Uma coisa é frustração porque deu um erro, passou 1 semana ou mais de volta da mesma merda. Mas é aí que entra o stackoverflow a inteligência artificial. Mano já não é preciso ser um hardcoder old school como eu fui. Dói na mesma dói caralho mas o que não dói na vida veio de grátis e fica só pelo mimi e não sai dessa merda dessa bad vibe. Porra senta cu na cadeira e continua caralho mantém o foco foda se. Mulher em casa está atrapalhando os teus objetivos divorcia na hora caralho. Relação não deve ser ela ou você abdicar dos seus sonhos mas sim apoiarem se em conjunto nessa luta foda se.
tenho 12 anos e to começando a aprender programar no python to bem no inicio e espero que daqui a 10 anos eu volte e não tenha desistido, pq eu realmente to gostando
Maninho , acho que não é dao daora aprender sobre python de começo , procura saber pra que a galera usa o python se você gostar continua , mais se não tem outras áreas como criar sites , mobile ou até jogos e programas
Mano não vai nas bostas desses Scripts aí pegar Roblox studio estudar a linguagem lua tipo você não tem bem quer estudar e sim memorizar e aprender e fazer mesmo nem sabendo direito, vai no Roblox é só aprende dps vai pro python dps Java e vai direto fi
A programação é uma coisa engraçada, incrível, mas engraçada. Fazem quase 5 anos que tô correndo atrás nessa área, estou me formando em Ciência da Computação e faço estágio em uma Multinacional, e tem dias que quero simplesmente desistir de programar, porque aparecem problemas que são maiores do que eu, em que eu acho que não vou resolver, em outros dias eu saio do estágio com a sensação de posso fazer qualquer coisa que me pedirem, então por isso eu disse que a programação é uma coisa engraçada, amo essa área e amo o que faço, por isso acho que vale a pena insistir sempre, então pra quem quer desistir eu digo: "Não faça isso, seu eu do futuro agradece muitíssimo!".
É verdade, a diferença entre quem consegue e quem não consegue é a persistência, mesmo quando você vê que não tá dando certo. Você sabe me dizer se a idade influencia em você conseguir emprego na área de ciências da computação? É porque eu tô pensando em fazer faculdade na área, mais tenho receio de não conseguir arrumar emprego por conta da idade.
@@denilsonwellington6912 Pra ser sincero acho que muitas empresas por aí tem receio em contratar pessoas mais velhas que estão começando na área a pouco tempo, mas em compensação tem outras que contratam especificamente por conta da idade maior, independente da idade eu recomendo que você vá atrás, persiga o que você deseja, essa é a minha mensagem pra você!
CARA EU TE AMO MTO SERIO. Eu estou cogitando entrar em medicina, pra tu ter noção do nível que eu to de desistir. Trabalho com isso 10 anos e depois de falhar em entrevista de emprego, estudar muito, trabalhar muito, consegui o emprego dos meus sonhos. Emprego na gringa, ganhando aquela grana, cheguei no apice do que eu sempre quis e passei bons meses confortáveis. Fui demitida. Sério, acho que eu ja não tenho aquele animo jovem que a carreira exige e tava desanimadona. Mesmo com tanto tempo de carreira parece que as coisas nunca funcionam. É muito frustante fazer, fazer e chegar em algum lugar, mas esse lugar parecer lugar algum. Ainda pensando se quero levar isso como minha carreira, eu tbm trabalho como UI/UX e pensei em focar nisso por ser mais fácil. Mas cara, é o que tu falou no video: em algum momento eu arrumaria um projeto para codar. Pq é o que eu amo, mas infelizmente a vida adulta, as contas para pagar e a pressão massacra a gente. Mas obrigada de coração pelo video, me fez tem um pouco mais de paz no coração. :)
vc ta ganhando quanto ? vai pra medicina então, já que não está tão satisfeita... estou tentando um estágio na área, estou pensando em desistir por causa disso, não sou chamado em literalmente nada aaaaa
conheci o canal faz umas 12 horas, ai pensei ''krl, o cara é divertido e ao mesmo tempo passa conhecimento de um tema q eu quero aprender, vou ver tudo os videos'' ai quando entro vejo q o ultimo video foi a 11 meses atrás, volta bremado 🙏🙏
isso abriu a minha mente, uma coisa q sempre fui apaixonado desde criança ate agora é animação/filme, tudo nisso me interessa, mas eu to fazendo um curso de analise de dados pq parece algo mais de trabalho uma vez eu escrevi um roteiro pq eu tava bravo e um amigo meu leu e realmente achou bom, ate hoje estranho isso mas ate q tenho vontade em fazer algo assim, eu imagino historias, as vezes penso numa coisa toda e acabo me emocionando ou rindo sozinho na rua kk esse video foi muito bom pq me ajudou a ver essa parada toda por um novo angulo vlw
Nooooossa velho, comentei isso aqui acima. Meu sonho é ser cineasta, há anos tentei passar algum projeto, conseguir patrocínio e nada. Não tenho condições financeiras para continuar tentando e não tenho equipamentos bons. Entrei na área pelo dinheiro, na verdade, para ter uma estabilidade para chegar no cinema. Eu também fico imaginando histórias o tempo todo. Vou anotando todas as ideias
@@todegaiato caramba isso é muito bom, acho q o jeito é fazer por amor, e acho q a unica coisa q faço por amor e gosto é ver filme e tal, espero q realize suas metas mano
tentei estudar programação em 2015 (C para arduino, adorava ler sobre IOT), desisti, tentei ir pra eletrônica, desisti (mt caro arrumar peças pra treinar), virei assistente TI de um supermercado (la aprendi SQL pq precisava ajustar coisas no postgres, lembro q o chefão dizia q era pra eu cursar algo na area TI pq valia a pena), dps voltei a estudar em 2019 (C, Java, coisa de faculdade CCO) e em 2021 consegui meu primeiro emprego na areaaaa (html, css, javascript) e to até agora, num vou desistir kkkk (react, nextjs, nodejs)
o problema é essas linguagens da modinha e pagando merreca.. muitos desistem devido ao baixo salário ai, pois acreditaram numa ilusão que falam ai que tu vai ganhar 10k rapidinho.
E duvido e muito que tenha empresa pagando mais de 7k pra fazer um React da vida.. tão pagando é abaixo de 6k.. e inclusive tem Gari e Porteiros que até tiraram sarro que estão ganhando mais que DEV em Python por ex.. pois a maioria tá ganhando 3k.. uahaha.
@@gepetovovo2509 acho que não é questão só de salário também, tem a qualidade de vida, não se compara trabalhar de gari com trabalhar em casa no computador, fora a perspectiva de crescimento, que nesses outros empregos que vc citou não existem basicamente... do meu ponto de vista, ganhar 2.5k em casa >>> ganhar 3k se fudendo de trabalhar no sol/chuva todo dia (fora também que infelizmente acho irreal gari e porteiro ganhando 3k né, mas se vc tá dizendo)
@@gabrielbernardo2169 mas ai amigo.. o GARI não precisa ficar se matando e estudando e se atualizando toda hora e com pressão ainda por cima.. Esgotamento Mental, Burnout e depressão é tão pior quando trabalho braçal viu e foi isso que um porteiro de escola falou.. fico aqui na boa ganhando a mesma coisa que um DEV.
vc é um criador de conteudo delicio e espero que conquiste tudo que almeje. desistir nunca é uma opção, calma e pensem sempre no processo. eu to começando a estudar sozinho. ta complicado, é desanimador, mas desistir não é uma opção, descansem, busquem formas diferentes de aprender e continuem
Me chamo William e tenho 13 anos. A historia de como eu conheci programação começa com um professor de filosofia da minha escola, que começou a tratar com uma materia de projeto de vida (preciso nem explicar como funciona isso). Ele passou uma pesquisa para casa perguntando o que queriamos ser quando crescermos. Na época - ano passado- eu disse que queria ser Game Desing, já que eu gostava de jogos e de desenhar. Esse ano, 2023, ele abordou novamente o assunto de trabalho, dando conselhos e etc. Até um currículo ele mandou minha turma fazer para ir treinando....Enfim, comecei a pensar o que queria pra minha vida. Desiste do game desing, e pensei em outras profissoões, como biologo, mecanico, engenheiro, entre outras. Até que um dia eu pensei: "E se eu tentar programação?". No inicio eu pensei que fosse coisa pra quem tem computador bom, é fluente em inglês, tem que ser o gênio em matemática, esse tipo de coisa. Um outro dia me lembrei que uma vez, quando eu disse que queria ser Game Desing, ele me deu duas sugestões de linguagem de programação: Python e Java. Como Java era mais chatinho, ele falou pra eu estudar python msm. Lembro que naquela época eu tava nem aí, falei Game Desing só por causa da pesquisa. De julho até hoje de 2023, resolvi mudar minha escolha/vida. Comecei a estudar programação Python com o Guanabara (inclusive recomendo muito ele para iniciantes) e dps que conheci seu canal, foi uma motivação ENORME que ce nao tem ideia. Me empolguei na area, comecei a estudar logica de programação, me dediquei mais aos estudos tanto da programação quantos os da escola. Estava tudo indo bem, até que um dia o TH-cam me recomendou um video de um jogo da cobrinha feito em python. Eu queria ser web dev (desenvolvedor web), mas dps que vi a criaçãao de jogos, comecei a pesquisar mais. Conheci o canal do Guslect e seu jogo Moonleap, pinguim bipolar, dentre outros incriveis canais grandes e pequenos que participam de Game Jams (campeonato de jogos). Comecei a criação de jogos com o GameMaker, mas troquei para a Godot pq pra publicar jogos feitos no gamemaker tem que pagar. Meu computador não aguentou a versão 4 da godot, entao fiquei com a versao LTS msm -3.5-. Conheci muitos canais bons, porem muitos tutoriais antigos de mais e outros recentes de mais (da versão 4). Usei chatGPT pra me ajudar, tudo! Mas tudo que eu fazia em game dev não dava certo, e quando dava, ficava umas 4h-5h horas na frente do computador me estressando, com a vista ardendo e doendo e dor de cabeça. E o pior: abandonei o curso de python. A uns 3 dias atras, tava pensando em desistir de programação e procurar outra coisa pra minha, até que eu me lembrei do que eu realmente queria ser, web dev. Ontem, 28/10/2023, comecei os meus estudos em web dev e to amando! Me senti MUITO mais confortavel com essa area, até por ser algo mais leve pra minha humilde batat- digo, computador. Dps de escrever todo esse texto eu lhe digo: faça aquilo que te faça se sentir bem e algo que você goste de fazer, que no meu caso é a programação. Me senti igual o seu amigo, msm que eu desista da programação, eu sempre voltaria pro computador so pra codar algo. É claro, n sou a melhor pessoa para dar conselhos, mas se for pra dar, siga aquilo que te faz bem, e não que te deixe estressado de cabelos brancos para vc ficar calvo com 22 anos nas costas. E uma dica pra vc que ta lendo: comece com o que você tem, dizer que ta sozinho e que não tem algm pra te ajudar, é so uma enrolaçao, existem otimos professores do youtube nos dias de hoje, como o Guanabara, do curso em video, e os cara da Hashtag. E o melhor, o Guanabara tem playlists no canal dele sobre uma linguagem de programação com quase 200 aulas ou mais. Então para de dar desculpas e vai ser feliz! Vai abrir tuas asas e vai voar! E se tu n tem computador ou notebook, vc pode programar no cell msm, ou ent ir apenas estudando. Pra começar nao precisa ter um pc ou notebook top de linha n. Um de 4gb de ram ja vai. Se tiver um de 2gb de ram, tenta tambem! Duas ferramentas que eu sugiro que são super leves e faceis de usar é o visual studio code e o Sublime Text, que é ainda mais leve que o vscode (visual studio code) É isso, obg por ter tido paciência de ler este texto xoxo e capenga. Dps vou entrar no seu server do Discord.
Nao desiste nao cara! Continua! Se vc desistir vc vai se arrepender! Igual eu que desisti uma vez, depois eu voltei sem saber nada, tive que assisir os videos tudo de novo, nao desiste!
Meu camarada, eu estou na carreira há mais de 10 anos. E sim, já pensei várias vezes em desistir. Porque é muita coisa pra aprender todo dia. Os salários são bons? Sim, mas o preço que se pagar por isso é ter uma vida de monge, que só se estuda e trabalha e quase não tem tempo pra si mesmo. Então tem que ser muito apaixonado pra ficar na profissão. Porque não basta entrar, tem que se manter no mercado e isso é esforço infinito parceiro...
Cara, fazer sua vida ser uma vida de monge só se voce deixar… é uma area muito boa e tem seus problemas como qualquer outra, o bom é que tem um salario bom e bastante vagas depois de uma certa senioridade, as vezes vem uma buxa e da vontade de desistir? Dá, mas ai basta lembrar do salario, que nao precisa sair de casa. Hoje eu sou senior e tenho muito mais tempo livre que em outros trabalhos, da pra trabalhar, ir na academia, fazer caminhada e estudar um pouco a noite. Ai vai um conselho, tu nao vai saber tudo tlg e nem tente, deixa o problema vir e corre atras depois, relaxa que vem buxa direto kkkk mas tu resolve com calma, nao vai dar pra entregar no prazo, nao deu fazer o que, entrega amanha, pode ter certeza que pra empresa vai ser muito mais vantajoso que voce entregue amanha do que esperar um novo dev engatar no projeto
@@randerins sim, eu fiquei 3 anos trabalhando com Java, e assim, vc está trabalhando e pensa, saindo da empresa por qualquer motivo, fácil conseguir outro né?....... NÃO, pq TUDO o que eles pedem nas entrevistas NÃO são usados no seu dia a dia, geralmente as IDEs te dão, ou vc vai lá e pesquisa, ou seja, vc fica totalmente desatualizado em todos os anos que vc esta trabalhando com a ferramenta que vc está fazendo entrevista.... é muita piração isso, mas é a verdade.... Basicamente pra entrevistas vc tem que estudar como para um concurso publico, teoria e prática, pra depois não usar nada...
Sempre achei a área de programação muito interessante e ano passado fiz um curso básico e produzi um app do zero. Mas por nao ter computador pra continuar treinando em casa, desanimei e parei de estudar e esqueci muita coisa😢. Mas resolvi voltar por conta de um anúncio no TH-cam e encontrei seu canal. Gostei muito e estarei acompanhando sempre! Sucesso pra nós, irmão😊
Mano, teu canal é essencial, na moral eu faço programa(kappa) tem 1 ano e meio, assim é notável a massa de canais do youtube que falam sobre começar na programação, mas parece que esqueceram de como é ser um iniciante, enchem os vídeos de termos definições que qualquer pessoa que tá tendo o primeiro contato não vai fazer a mínima ideia do que é. Entretanto no pouco tempo que eu estudo programação eu percebo que parece ser um consenso das pessoas que programam e que já são consolidadas no mercado dizerem "Ah, mas é assim mesmo, no inicio é dificil, mas depois você pega". Meu questionamento é, será que tem que ser dificil mesmo? Essa gama de conteúdos para "iniciantes" é que fazem muitas pessoas se afastarem ou as vezes nem iniciarem os estudos, por que já se cria a imagem de que é muita coisa, que não vai dar certo, a sensação de que vai levar 20 anos pra aprender 1 tecnologia... Eu estudo mesmo é pelo dinheiro(que muitos dizem nem ser lá essas coisas)... pq se eu fosse depender dos conteúdos na internet eu já teria desistido tem muito tempo. kkkkk
8:05 cara to esquentando a minha janta agora mesmo kkkkkkk. Eu cai de paraquedas no ceu canal e no primeiro video eu já gostei de tudo principalmente pela edição me faz rir mesmo que eu não programe futuramente vou ficar acompanhado seu conteúdo 😌
Meio de 2022 eu larguei um estágio que eu ja tinha 11 meses nele e depois disso fiquei 1 ano desempregado. Esse período me fez amadurecer e entender que o mundo é cruel e eu tenho que ralar MUITO pra conquistar as coisas que eu quero. Pensei muitas vezes em desistir, mas esse processo era um plano de Deus na minha vida e que Ele tava no controle de tudo, pois quando as coisas iam piorar financeiramente Ele me deu outro emprego, então meu conselho é, irmão confia em Deus e pfvr não desiste! Tenta melhorar as soft e hard skills e vai aplicando pra vaga. Se por necessidade tu tiver que pegar um emprego fora da área, pega, mas não desiste da área.
tenho 14 anos, meu sonho desde criança é mexer com tecnologia, ja tentei programação e desisti pq meu note deu ruim (pretendo voltar), agora to tentando aprender engenharia eletrônica, mas não tenho solda, então é aquilo, sempre vai aparecer uma pedra no seu caminho mas uma hora você quer voltar, principalmente no meu caso que é algo que eu amo (sou mt ruim em matemática, to começando a aprender), então acho que aquilo que a gente gosta, mesmo desistindo, sempre vamos querer voltar o negócio é gostar tlgd
Comecei a me interessar por programação há muito tempo atras, com o 3d game studio, rpg maker e etc. Tentei programar, achei dificil, nao tinha grana pra pagar uma faculdade e larguei. Isso eu tinha 19 anos. Anos depois, adulto, casa própria, casado, bla bla bla, tentei de novo e tem ido. Me formei aos 30, achei trabalho de desenvolvedor, tenho 37 ta indo. É uma relação de amor e ódio. Penso em desistir todos os dias, mas como no video, to sempre inventando algo. Dê tempo ao tempo. As vezes você só precisa organizar as ideias.
Pse, me dá um conselho mano, tenho 19 anos 😅 Estou muito confuso se aprendo ou não ciência da computação. Eu já manjo bem em outras áreas do marketing, como design gráfico, tráfego pago, vendas e gestão de outras coisas.
@@avul Se voce olhar em volta, tudo já esta automatizado. Até a venda da esquina ja usa um sistema em um computador. Mesmo que voce não planeje seguir carreira em programação, é uma habilidade super útil. Principalmente se voce ja manja de marketing. Criar servidores de email, landing pages, etc, envolve programação.
@@ribzao Recomendo começar por matemática, álgebra linear principalmente. Faz toda diferença e facilita aprender programação. Um bom curso é o do cafe e ciência.
Eu tenho 5 anos de profissão como programador e eu só comecei ficar confortavel nos 2 ultimos, entao imagine eu, com faculdade abandonada pela metade, sendo inseguro e sofrendo por 3 anos dentro de empresas. é triste, mas quando as coisas começam a se encaixar na sua cabeça, o negocio fica bom mesmo e as coisas começam a fazer muito mais sentido, mas cada um tem seu tempo pra esse tipo de coisa, eu ja vi gente que em 6 mes ja tinha entendido tudo que eu demorei 3 anos pra entender.
@@willian9327 Enquanto eu tava na faculdade, eu entrei em um programa de estagio ganhando 300 reais por mes, isso me deu 3 meses de experiencia pra poder aplicar nas outras vagas, depois disso eu fiquei de estagiario por mais uns 8 meses até ser contratado como junior
@@willian9327 Faça projetos e escreva um blog sobre eles dizendo que tipo de problema resolve e como de voce fez, de bonus o recrutador ve que vc sabe se comunicar.
nunca pensei em desistir, desde o dia que entrei na programação (faz 8 meses) que eu passei a amar isso, tanto o curso da facu quanto o Desenvolvimento! #TIPORAMOR❤️
Pô mano, adoro teus vídeos, e sinta-se confortável para mudar de nicho pq tem muita gente q tá aq n pela programação, mas pelo teu carisma, Bernardo. não desista do youtube, adoro teus vídeos, mas vai no teu tempo, não precisa se afobar em um tópico e criar um compromisso de postar se já n estiver mais tendo gosto pela coisa...
como programador front-end júnior que trabalha na área, eu admito que já me deu vontade de desistir, principalmente no começo quando eu ainda tava começando a estudar. Mas igual o amigo do Bremado falou no vídeo, conforme eu ia estudando e aprendendo coisas novas eu sempre pensava em um projeto e isso me entretia bastante, então cada vez mais eu gosto de aprender e aplicar o que eu sei em algum projeto ou no trabalho.
pra encontrar trabalho é bem chato e também depende um pouco da sorte (pra a gente que é iniciante) mas basicamente eu criei um perfil no LinkedIn, fiz meu perfil no padrão que os recrutadores gostam, direto ao ponto sem enrolação, coloquei todos meus certificados de cursos na área e meu portfólio web tbm. Depois disso foi só aplicando em centenas de vagas, acho que fiz umas 2 ou 3 entrevistas que n deram certo mas depois eu consegui a vaga que eu estou atualmente. O segredo é vc nunca parar de se aprofundar na área que vc quer trabalhar, pois eventualmente vc vai achar uma vaga que se enquadra com oq vc sabe
@@joaobomfim695Mano, quais cursos você fez? E o que você aprendeu até hoje? Tipo assim, você precisou estudar estruturas de dados, algoritimos, versionamento de códigos, e afins pra conseguir esse emprego?
Meu parceiro essa porra de programação me faz acordar 5h da manhã pra estudar até as 6h e depois ir pro trabalho clt até as 18h chego em casa 19:30h e volto pra estudar até as 22h eu vou da certo nesse crl e já tô insistindo tanto que eu tô gostando do bagulho
Ganhou um inscrito!!!! Tenho vontade de aprender a programar a tempo, mas nunca realmente levei pra frente. Comecei a 1 mês e pouco a ver vídeos no youtube e tentar uma coisa ou outra na área. Acho que até agora, o que mais desanima é não ter encontrado alguém que me fizesse ficar preso vendo a vídeo aula, se as aulas fossem do mesmo modo que o seu vídeo tenho certeza que eu faria aquela maratonas. Parabéns pelo incrível canal, e sucesso!!!
Pessoal, quero deixar meu relato aqui, talvez sirva pra alguém que esteja querendo desistir. Eu diria que esse sentimento é contínuo se você não tem domínio total do que você está fazendo. Tenho 33 anos, em fevereiro faço 34, comecei como desenvolvedor em 2017, ou seja, 6 anos de experiência. Trabalhei em 4 empresas no total, sendo essa última (atual) como backend senior em uma empresa internacional. Não está escrito o tanto de vezes que já pensei em jogar tudo pro alto e viver um período sabático, daqueles de ficar 1, 2 anos sem trabalhar, apenas usando o dinheiro que guardei, ou até mesmo mudar de profissão, abrir algo próprio, etc. Penso isso frequentemente. Não sei se é pq com o passar dos anos seu nível de conhecimento vai subindo, e os problemas que caem pra você são dos mais complexos possíveis, mas parece que "só piora", cada dia me sinto mais burro e menos capacitado de resolver as coisas, mas me falaram que é exatamente ao contrário disso: estou evoluindo e cada me moldando mais como um desenvolvedor sólido e experiente. Crescer dói e a vida de um senior nunca será fácil, vai sempre ser mais difícil. Então eu tento me agarrar a isso, de pensar que nunca vai ficar mais fácil, sempre vai ficar mais difícil, e que melhoramos a cada dia. E se pararmos para pensar, acho que isso se aplica para todos os perfis de senioridade, mesmo para aqueles que nunca trabalharam na área e estão buscando a primeira oportunidade. Ter uma vida balanceada também é essencial para esse processo rolar. Digo com treino, alimentação, saúde mental, disciplina, etc. Então se você está pensando em desistir, eu diria pra vc continuar, pois vale a pena. Não tenha medo de mirar alto. Quando comecei em 2017, meu sonho era trabalhar pra uma empresa internacional falando outro idioma, e hoje finalmente consegui. Mas se você está vindo pra esse caminho apenas pelo dinheiro, eu garanto que você não irá durar muito. Você precisa realmente gostar. Se até quem gosta está pensando em desistir, imagina quem só está vindo pelo dinheiro. E para aqueles que não estão pensando em desistir e querem realmente evoluir, dou a dica de focar no inglês. Vai chegar um certo momento em sua carreira que você vai começar olhar para vagas internacionais, e as skills técnicas (code skills) não farão tanta diferença se você não tem o Inglês necessário. Quero dizer que pra eles as vezes vale muito mais um mid com Inglês do que um senior sem.
Penso em programar pq n acho uma profissão q eu goste, e a programação foi uma q conheci q pode trazer bastante dinheiro e n está saturada. Queria te perguntar, eu preciso saber tudo de uma linguagem pra ir pra próxima? Queria trabalhar desenvolvendo sites/app, vc acha q começo por onde?
@@Raflitos realmente ela pode trazer bons frutos, condição financeira boa, mas se esse for o único motivo vai ser difícil atingir patamares altos. Precisa querer isso de verdade, não só pela grana. Se você for seguir o caminho corretamente, daria pra seguir como se fosse uma trilha. Digamos que o foco fosse Javascript devido conseguirmos usar ele em tudo (frontend, backend, mobile). (Levamos em consideração que aqui você já saiba lógica de programação, pois é essencial saber antes de qualquer coisa) - HTML, CSS, JAVASCRIPT => isso é o ponta-pé inicial de tudo. Obviamente aqui você não irá aprender tudo sobre o Javascript, pois é uma linguagem muito robusta. Isso seria o "frontend". Você vai aprender como páginas de internet funcionam, como são estilizadas, como damos "vida" à página, animações, etc... - Depois paritiria pra uma linguagem de backend, como por exemplo NodeJS, que nada mais é o Javascript por de trás das coisas. Normalmente quando partimos pro backend, aprendemos também sobre banco de dados, como por exemplo MySQL, que seria um banco de dados relacional, OU MongoDB, que seria não relacional. Depois de estudar muito esses itens, você aprenderia sobre API Rest, o que é uma API, como funciona, o que são métodos HTTP, etc. Os conceitos básicos de uma API Rest. Quando utilizamos NodeJS no backend, é muito comum utilizar frameworks para criação de API, como por exemplo ExpressJS, Fastify Restify, ou NestJS por exemplo. Existem vários, mas não se apegue a isso. Normalmente o Express é "o mais utilizado". Também existem frameworks para frontend, como por exemplo, React JS, Vue JS, Angular.. enfim, tudo é Javascript no final das contas. E por fim, para APP Mobile, você poderia utilizar o React Native, se você sabe o ReactJS, O Reactive Native acaba sendo um caminho absurdo andando, e ainda utiliza a mesma linguagem de programação (Javascript) Enfim, isso é só um exemplo de como você poderia seguir com uma trilha Javascript. Olhando assim parece ser muita coisa (e é mesmo), normalmente a pessoa foca ou no backend, ou no frontend, ou no mobile. Focar em tudo leva tempo e requer anos de experiência. Faltam muitas outras diversas coisas aqui que um dev pode aprender, mas depende no que ele vai focar, mas pra um ponta pé inicial aqui já tem informação suficiente. Minha dica é: foque na base. Javascript puro, SQL puro, saber como bancos de dados funcionam, saber fazer consultar em banco escrevendo query pura sem uso de framework. Isso faz a diferença lá na frente. Espero ter ajudado
eu fiz um curso de desenvolvimento full stack, em 1 ano. De 35 pessoas da minha turma, encerramos com 5. Ainda tenho que rever muita coisa, mas só de não desistir é uma vitória kkk
Cara hoje to com 30 anos e na minha época de escola eu dizia que meu sonho era ser desenvolvedor, de games ainda por cima. De lá pra cá muitas reviravoltas, decisões erradas, eu acabei indo pra construção civil trabalhar ajudante (uma merda). Em 2021 meu irmão foi pra faculdade de Sistema da Informação e foi daí que comecei a me interessar pelo assunto. O problema é que já tem quase dois anos que eu empurro com a barriga, estudo um pouco e desisto, to começando achar que isso não é pra mim, principalmente vendo o quanto meu irmão evoluiu e hoje já trabalha diretamente com isso. As vezes eu penso que não tenho vocação.
Pergunta honesta, se significaria MUITO para mim, se alguém respondesse minha pergunta. Vocês que estão na área da TI, principalmente programando, vocês tem tempo. Meu sonho mesmo é viver de música, amo produção musical e é oque mais gosto de fazer mas infelizmente ainda não sou capaz de viver do que eu amo. Hoje a TI vai me abrir algumas portas para um dia conseguir viver do meu sonho, porém, muitas vezes me pego estudando mais programação do que música, por conta da faculdade e etc, e no fundo são duas coisas que exigem que você dedique muito tempo para começar a dominar. Ano que vem é meu ultimo ano da faculdade, se eu conseguir um estágio está perfeito, subindo alguns degraus e ganhando em torno de R$3000 por mês seria o suficiente para investir no meu sonho. Vocês acham que com um trampo nessa área, ainda terei tempo de investir na música, Por que sinceramente a faculdade me suga tanto tempo que a ultima vez que abri meu FL Studio, ou sentei pra tocar um piano tem quase 1 mês e as vezes me pego pensando, será que estou abandonado o meu sonho, oque eu prometi para minha mãe que iria me tornar. Eu tenho tanto medo de desistir da música que vocês nem imaginam. Mais um desabafo mesmo
mano eu hoje acabei de escrever minha primeira linha de código no Python eu assistia seus vídeos aprendendo e eu pensava que tu era um gênio que aprendia fácil mas hoje eu vejo que você continua sendo um gênio fazendo essas edições muito legais
Cara,literalmente to desempregado com 22 nas costas,sem dinheiro pra fazer faculdade, vivendo do auxilio do cachaceiro,uma boa motivação pra quem quer desistir é "Não tenha outras opções" se você não tiver, ou é isso ou sua vida como ela é,o que tenho quase certeza que você não quer. Obs : FODASSE QUEM DEU A PO## DO AUXÍLIO,AMBOS SÃO CORRUPTOS.
Eu msm comecei sem saber o que era programação, eng de software e afins. Comecei programando plugin para uma tecnologia que permite criar server de mine bedrock chamada Pocketmine (obs.: é feito em PHP puro). Tentava copiar os códigos dos tutoriais daqui do TH-cam mas msm assim não funcionava. Meses dps eu me interessei em batch script, só pq eu assistia video de enigma na época (especificamente do Toddyn), e meio q eu tinha uma ideia em mente, mas eu queria fzr algo mais complexo. Aí que eu fui saber oq é programação de vdd através do curso em vídeo e do Deschamps. Tive cada vez mais curiosidade em tentar entender o que era explicado e os códigos escritos nos vídeos de programação que eu assistia. Confesso que enrolei um bocado pra levar mais a sério a programação
a única coisa que deu é ifcondition{isinvehicle=true&&role=police} sound{PoliceRadio*50*50*} weapon{0} Ifcondicional está dentro do veiculo e ter o role (cargo) de policial executar o som da rádio da polícia, eu fiz isso em um jogo sandbox é tudo que sei.
Eu sempre desde muito novinha tive afinidade com computador, sistemas, etc. Agora com 24 anos estou cursando ADS com altas expectativas, pq no meu caso, apesar de eu estar iniciando no curso agora, eu já trabalhei na área da educação, vendas, comércio, e estou na saúde no momento. Resumindo, trabalhei em áreas diferentes e posso afirmar que em todas elas eu me destaquei por causa das habilidades que eu tenho principalmente em operar os diferentes sistemas. Vou dar uma chance para a programação, acredito que seja uma área que eu vou gostar de trabalhar e em determinado momento do curso vou aperfeiçoar naquilo que mais tiver afinidade na área.
@@hugorodrigues6492 Tô indo bem, mas é aquilo, vc precisa correr atrás pra aprender, a faculdade pode dar a vc um estágio mas o conhecimento pra trabalhar na área não. Até o momento não consegui nenhuma vaga…. Mercado muito concorrido, leve isso em conta. Pra mim o que está valendo é o aprendizado que estou tendo.
Não, não vale a pena. Estou nessa pegada também de querer largar, mas cara pensa só. Tudo nessa vida tem suas dificuldades, a programação não fica para trás. E olhe para um lado bom, você evolui cada vez mais, você é desafiado cada vez mais para se tornar um programador de excelência. Portanto, não vale apena, eu já pensei também de desistir, mas a programação tem suas vantagens também, e outra, não sei na família de vocês, mas na minha, ninguém sabe o que é isso 😂, só sabe das profissões básicas, médico, professor.... vamos persistir galera, valerá a pena. Mas as empresas tem que ajudar também né, de 20 vagas 1 é de Júnior ou de estágio, e quando é de Júnior, parece que eles estão pedido a de sênior.
Bom, hoje você foi meu canal do almoço e eu precisava MUITO ouvir as coisas que você disse. Eu sou formada em biomedicina há 2 anos e totalmente frustrada com a área. Em dezembro eu resolvi começar a estudar lógica de programação com o Guanabara (ele ensina direitinho os programas, as plataformas, um querido) pq eu achava que se eu era boa em jogos, eu tb era boa programando jogos. Mas desde então, apesar de estar AMANDO programar, eu fico me comparando com as 500 pessoas que vejo no Linkedin, achando que nunca vou saber tanto quanto elas, e cada vez que pego pra estudar, eu acabo abrindo um milhão de guias no youtube pq um assunto leva a outro e nunca tem fim!!! To completamente sem foco, mas forças que a gente consegue
Eu programo a quase 10 anos. Nunca trabalhei na área pois mudei para a área de Administração. Hoje eu uso o meu conhecimento para criar ferramentas para agilizar minhas tarefas diárias, coisa que nenhum outro colega do meu setor sabe, o que torna um diferencial gigantesco para mim.
por que você não pega essas ferramentas que te auxiliam no seu serviço e tenta vender para os demais colegas ou então anunciar na internet e vender pra quem trabalha com adm?
@@m4darauchichamelhor ainda seria ele vender para a empresa que ele trabalha, se ele consegue facilitar o trabalho dele, poderia apresentar um projeto e facilitar todos os setores da empresa, mas a empresa tem que ser muito mente aberta para tal. Tem muito cara que ganha a vida fazendo sistema para empresas e cobrando um contrato anual para manter o sistema funcionando.
Quem nunca deu rage e foi descansar um dia ou até dois, eu particularmente faço muito isso já que acordo cedo pra ir pra faculdade, 4:30 da manhã, então eu entendo que é só cansaço mental, descansem e relaxem, sei que temos conta pra pagar mas temos a vida inteira para aprender coisas novas leve o tempo que for, cuidem de vocês que o resto flui aprendam a respeitar seu tempo.
o problema é que você só caiu mais no conto daqueles que cairam com "6 meses voce ja ta programando e ganhando 5k" que saiu na pandemia trabalhando de casa e ppipipipopo, mas se você não gostar não faz sentido insistir, as pessoas olham muito pro financeiro, mas a que você gostar vai te dar dinheiro, e todas as areas você vai precisar continuar estudando pra você evoluir, quantas vezes ja ouvi gente dizendo "mas professor ganha mal" e meu tio e meu irmão mais velho são professores, terminaram a faculdade continuaram estudando varias materias, evoluindo e fazendo concurso pra hoje conseguir um salario de 10k + bonificações, e a programação é a mesma coisa que qualquer outra area, tem que gostar, eu sempre amei a area da tecnologia, sempre mexi desde criança, e a area da programação me enche os olhos, desde quando programei meu primeiro game e deu tudo errado e passei dias em foruns tentando achar a solução pra no fim conseguir e sentir aquela sensção de recompensa, phyton é otimo pra iniciar, mas você precisa da base, estude logica de programação/algoritimo e você vai ir longe.
Eu nao tenho vontade de desistir e nao vou desistir nos próximos meses , programar é unica coisa que sei fazer de melhor mesmo sem faculdade , nao posso desistir.
O relato de algumas pessoas me fez refletir a alguns dias me veio na cabeça a ideia de tentar ser programador mas vendo alguns relatos e tbm sabendo da minha dificuldade pra aprender algum assunto que seja muito complexo acho que vou tentar outra coisa abraço pra você
Felipe Deschamps uma vez disse: "Vc pode aprender tudo o que quiser, vc só não sabe quanto tempo vai levar" e isso foi libertador pra mim.
Por outro lado, é justamente isso que me dá ansiedade, pq eu tenho 24 anos de idade e continuo desempregado kkkkk.
@@costelinha1867
eu tbm estou desempregado, e tbm tenho 24 anos, uma hora a oportunidade chega.
elon musk uma vez disse
eu acho que um dos motivos das pessoas querer desistir é elas ficarem nesse negocio de tempo pra aprender, cara tira isso da cabeça, cada um tem seu tempo, o importante não é o tempo pra aprender e sim o aprender, parece que as pessoas estão em uma corrida sla
@@CortesSFM é facil dizer isso quando se é jovem man, acredito que tu deve ter uns 20/21 anos como eu, quando se é jovem e ainda tem a ajuda dos pais, realmente você pode acreditar que não é uma corrida, mas qnd não é o caso e se está desempregado é tenso. E a verdade não é que você não aprendeu o suficiente, é pq o mercado no Brasil é uma merda e se vc não tiver contatos com pessoas que te coloquem pra dentro, nada vai rolar, não importa o quão bom vc seja
O que não me fez desistir foi insistir na base, clean code, arquitetura e o home office. Home office principalmente, so de pensar que serei um pai presente isso me motiva. Chorei noites tentando entender como um for loop funciona, para hoje entender que no final, a base é sempre 0 e 1. Assim como na vida, as vezes somos 0 as vezes somos 1… Entender a lógica da tecnologia podemos aplicar na vida. A minha profissão hoje é resolver problemas e isso me motiva.
Até me motivou kk
Pra que clean code se a empresa só quer q pushe codigo bugado por causa do "prazo de entrega ta atrasado"?
@@FlipConstant-jb5sl o conhecimento que vc obtém estudando é pra você crescer como profissional. se a empresa não usa boas práticas de programação, usa tecnologia legada, insegura, sem padrão pra nada, isso é problema deles não seu. se um dia for querer mudar de empresa e a outra usar clean code, vc já sai na frente. do nosso é estudar sempre pra ser o melhor que podemos ser, é o que eu acho.
mn eu gosto mt de programação, ja me matriculei na faculdade e tal. mas o que me assombra n é nem a porrada de conteúdo, mas a questão da saude mental. vc tem algum conselho?
então home office tá acabando, estão pedindo pra voltar, e Clean Code?? duvido.. só se vc trabalha em softhouse que pagam merreca pq nao tem cliente no seu pé cobrando prazo de entrega..
Cara, não sou muito bom pra ser um espelho, mas vou contar minha história.
Parei de estudar na 6° série, pois nunca vi o estudo me levando pra lugar algum (assim que minha mente funcionav).
Eu vivia trabalhando de servente de pedreiro, auxiliar de topografia e qualquer serviço que me desse 40,00 o dia kkkk
Aos 20 comecei a perguntar-me o pq da minha existência. Não tinha um sonho de verdade, uma função nesse mundo? Que porr@ é essa?
Até que um amigo me mostrou que eu poderia estudar pra concursor e ser policial. Algo que eu admirava e sonhava quando criança. Mas apareceu algumas barreiras: 6° série; não sei o que é um verbo; como faço uma multiplicação?; eu não sirvo pra isso...
Um amigo me ajudou a fazer um supletivo (onde basicamente comprei meus estudos). Em 3 meses estava com nível médio kkkkkkk
Aí comecei a estudar pra concurso, mas estudar muito errado.
Desde então, foram 8 concurso, 1 aprovação (fora das vagas por 1 ponto), muitas paradas no estudo, 7 reprovações, muitas pessoas dizendo que é impossível.
Saber por qual motivo não desisto? É meu investimento! Vou estudando, aprendendo todo dia um pouco e trabalhando. O trabalho é o que me sustenta hoje, mas o estudo é meu investimento.
Na área de programação está acontecendo a mesma coisa.
Hoje curso ads... Quase não estudo pois o foco é o concurso.
Daqui uns 3 anos, quero está com um nível aceitável em phyton para conseguir algo e continuar estudando pra um concurso nível superior.
É só não parar! Uma hora vale a pena.
Uso muito uma frase de um COTeano: vou desistir, mas vou desistir amanhã.
Chega o amanhã, e eu deixou pra desistir no outro dia.
Teve um detalhe que você disse e deu um estalo aqui na minha cabeça: "Estudo é investimento."
Na verdade você tem que desistir de desistir
To com 16,fiquei interessado em programação,estudo inglês a 2 anos,acho que tô na frente da maioria dos jovens já :/ Vi que programação é pra mim,antes eu não queria absolutamente nenhum serviço,dai conheci a programação,gostei mesmo que seja dificil,vou buscar,quero ser youtuber tambem,mas Deus tem planos maiores pra nossa vida,espero que todos alcancem seus objetivos,meu sonho é ter uma casa própria dahora e uma porsche....
Se você não é bom em matemática, Python é uma má ideia. Porque Python é usado em aplicações de análises estatísticas, processamento de imagens, Machine learning, enfim. É uma péssima decisão.
Eduardo Bettini! Torcendo por você, irmão! Sua hora vai chegar!
Cara, vc nasceu pra ser comunicador. Seus vídeos são incríveis, vc fala muito bem, consegue expressar seus pensamentos de forma clara e dinâmica (isso é raro), e de bônus, sabe editar vídeos COM IDENTIDADE. Quer mais o que? Vai criando vídeos sobre temas semelhantes como finanças, tecnologia, etc… dessa forma vc não fode com o algoritmo do seu canal e logo logo o público vai tá acostumado e não vão embora pq o seu diferencial não é só o conteúdo, mas sim o formato (além de ter atraído um público novo, claro).
Inclusive, se o próximo vídeo for sobre seu processo de roteirização até a edição, eu vou adorar kkkkkkk quais são os canais que servem de referência pra vc?
Eu também fiquei impressionado quando conheci o canal dele. Nunca vi ninguém abordar programação com esse estilo de edição. Acho que se ele manter uma frequência, o canal iria estourar.
Melhor ser jornalista então kkk
Isso é verdade, pois se passaram 7 meses e quase todos os dias eu venho ver se tem vídeo novo.
vim comentar isso. Eu nem tenho interesse em programação, mas vim ver o vídeo pra ver ele contando a história e dar umas risadas.
Estudem os fundamentos galera Sabendo os fundamentos vocês vão conseguir transformar suas ideias em código. Sem saber os fundamentos, não sabemos nem por onde começar quando queremos criar algo..
isso, taca o pau em algoritmos, e em lógica que vai ficar tudo mais tranquilo pra vocês.
Valeu pela dica :)
Acho que no começo a pessoa tem que saber o que quer na programação. Não estou falando de querer dinheiro. Mas sim saber o que quer fazer com aquilo. Com isso consegui mais ou menos me guiar um pouco. Ainda sou novo na programação
Os fundamentos seriam???
lógica de programação@@LYASH3BUG
Eu sinceramente desisti da programação e planejo não voltar, obrigado ai a Gemaplys, Botão Select que me deram vontade de entrar nisso mas não dá não, nada entra na minha cabeça, sempre eu começava a programar e terminava me sentindo péssimo, incapaz, sla me sentia mal mesmo.
No final foi libertador sair disso pq eu só não gostava mesmo e tava zoando minha sanidade e a minha saúde mental kkkkkkk agr eu tô mais no pique de aprender edição pra fazer videozinho bobinho e tbm músicas, sla aprender produção, tocar guitarra (eu ainda não comprei, mas talvez esse ano compre pq eu quero muito kkkkk) e é isso cara, mas se tu gosta de programar e tem saco pra isso e capacidade, diferentemente de mim, vai em frente, eu boto fé que tu vai conseguir!
(Ah, eu tô falando de programação de jogo, pq programação de outras paradas, aí que eu não ia conseguir mesmo)
Estou à alguns meses estudando, não tenho muito tempo, tenho uma filha, trabalho no mcdonalds, então tenho uma hora por dia mais ou menos pra estudar. Comecei a estudar pela oportunidade de ter um salário melhor, mas tomei gosto pela coisa. Apesar de complexo algumas coisas, é gratificante demais finalizar algum pequeno passo que antes foi difícil pra vc. Acredito que uma das motivações pra não desistir é você ter um propósito maior do que salário bom, tenha um propósito que te mantenha focado e que te faça correr atrás do que vc quer a todo custo.
Oloco, lembrou um pouco da história do devEric
@@fellypekaua8248sim kkk
Boa sorte irmão
É isso aí, chapa. Não esqueça do inglês ein
Eai, como está hoje na programação?
Bremado, gosto muito de vc cara, volta a fazer videos, faz um só pra falar como foi sua vida e experiência nas áreas que vc está focando.
Você até pode desistir de programar, mas pela felicidade de todos não deixe de gravar. Seus são uma fonte enorme de conhecimento e entreterimento.
já comecei algumas vezes.
Uma delas foi realmente incrível passar horas e no final fazer algo super simples, mas é inspirador e reconfortante, queria mostrar ao mundo como era incrível fazer aquilo kkkk. Enfim, outro dia levantei e mais nunca tentei, o mesmo digo para os estudos para Enem e tudo mais. Chegou ao ponto que aprendi e entendi oq que tem que ser feito para chegar lá, simplesmente não faço e vivo sobrecarregado por não fazer.
Tenho 20, tentei viver o futuro no presente! Compras caras, viagens, presentes e essas coisas, fiz de forma exagerada no tempo errado. Sei que é bom, mas tem tempo e um tento que deve ser feito para tudo, menos para a imaginação, aprender e os sentimentos em geral.
Se começou algo, continue! Pode ser que seja ruim algumas coisas, mas abre um sorriso e fala bem, algumas coisas só são ruins pq as tornamos ruins em nossa mente.
Vou tentar contribuir um pouco aqui com a comunidade do canal. Já pararam para pensar que talvez você só não encontrou o seu lugar nesse mundo da programação? Por muito tempo eu tentei me tornar um programar e estudei bastante para isso, fiz projetos, etc, mas comecei a notar que eu odiava ter que estudar aquilo, mas a minha cabeça tinha ideias infinitas de projetos. Depois de muito insistir, resolvi desistir e focar em outras coisas. Atualmente eu trabalho como analista de projetos. Basicamente, eu sou a ideia e a organização no desenvolvimento de um software e sinto que encontrei o que eu gosto de fazer. Eu coordeno o time de desenvolvimento, planejo como as coisas irão funcionar, passo as tarefas para o time, acompanho as entregas e por aí vai... Programação é para qualquer pessoa que se interesse por ela, você só precisa achar o seu lugar nesse universo da tecnologia.
OBS.: Não fique se comparando com os outros, compare o você de hoje com o você de ontem. Boa sorte e não deixe que ninguém limite os seus objetivos!
Obrigado man, voce me fez desistir antes de começar vlw msm kkkkkk queria aprender so pra ter mais conhecimento e habilidade, mas ta tranquilo!.. ja estudo a anos mkt e vou continuar me atualizando em algo que ja entendo vlw pelo video!...
(Nao vou estudar pq é muito tempo necessário para aprender de fato)
Se nada na programação der certo pra vc, seu futuro ta garantido na edição de videos kkkkkk... Muito bom!
17 anos voce ta no auge, qnt mais cedo começar mais voce vai ganhar entao n espera
@@user-vq8vu7xg1r
@@user-vq8vu7xg1rmds, espero q essa pergunta seja irônica KKKKK
@@POTERSNIX Não seja leigo, claro que o vídeo chamou atenção
Salve piazada. Uma dica que eu posso dar é NÂO invistam em cursos caros, passou de R$ 600 ( o que já um valor bem significativo) Não comprem. Os cursos de programação estão bem parecidos com os de marketing digital, prometem muito mas só entregam o básico, conteúdo que tem de graça no TH-cam.
Edita aí o comentário e bota "não comprem Danki Code também" 😢
Mano eu comprei de 297,00 ano passado kakakakaka so aprendi html e css
E tem a maioria no udemy por 35 pila.
Nélio alves, Marcoratti, caras brabos com 20 anos de experiencia, com cursos de 27 reais na udemy.
@@michelfreitas1358eu comprei de java do nelio, paguei 27 pila.
eu já desisti varias vezes, não só de programação mais a aréa de ti em si é dificil, mas como vc disse a gente acaba voltando pq a gente gosta de ficar sentado na frente do pc fazendo algo, é dificl pra krl e sinceramente quero desistir agora nesse momento em pleno primeiro semestre de ads, to tentando uns cursos online tbm mas dps que vê umas parada tipo 'estatisca' e os krl já da uma dor de cabeça fudida.
uma coisa que me ajudou a não pensar (muito) em desistir, foi o que um amigo disse, ele é programador há muito tempo já e falou "não tenta aprender tudo, foca no que você quer seguir e fica bom naquilo" eu escolhi a parte de web design e estou gostando do que estou aprendendo, até agora está gostoso estudar. Claro que tudo no meu tempo e sem querer "maratonar" os estudos. Muitos me falaram "aahh web design não da dinheiro", "aahh o futuro é Python..." mano, ignoro todos os comentários e sigo firme nos meus estudos.
mano, tipo, não seja qualquer um na sua area, seja aquele cara da sua area, tipo, eu mesmo, comecei com py, fui pra java, sem aprender quase nada, dps desisti de tudo, resolvi passar pra kotlin, e tipo, to focando em kotlin, lang muito boa, simples de entender, as vezes abro algo em py, pra uso proprio, e faço, sei me virar, mas n tenho tempo mais pra focar tanto, mas seguir em uma lang só, a melhor coisa que se pode fazer
Isso mesmo 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Parabéns meu caro, eu também sou Desenvolvedor web, é achei muito mais fácil aprender linguagem de marcação, criando loja virtual, do que mim matar em outras linguagem de programação, porque mesmo exigindo o mínimo, voce deve ter umas 10 linguagem no currículo. Já pra web tendo conhecimento inicial com 3 linguagem básica podendo criar um portfólio e ate página web básica, seu emprego já é garantido. Podendo até criar portais é vender pra pequenas empresa locais.❤
@@sapzap3030 exatamente irmão, eu pretendo trabalhar na área ainda, o problema é que sou Policial Militar, então fica mais difícil conciliar tudo, casa, filho, trabalho e estudo. Mas devagar estamos indo, aos trancos e barrancos chegaremos lá, sem pressa. Penso na programação como um futuro "bico" e uma aposentadoria boa. Sucesso para todos vocês e obrigado pelo feedback !
@@sapzap3030 Estava estudando para ser Desenvolvedor Web, mas acabei desistindo. vejo muita gente falando que o mercado esta uma merda e isso acabou me frustrando bastante, penso muito em voltar, mas não tenho motivação..
Passei dois anos estudando programação de forma autônoma, vendo vídeos no TH-cam, cursos gratuitos, cursos pagos, lendo documentação, criando meus próprios projetos até conseguir meu primeiro emprego. Foram dois anos sem sair de casa, apenas estudando, das 08:00 da manhã até 22:00 da noite. Passei por muitos momentos complicados, mas nunca pensei em desistir. Quando realizei meu projeto na área, soube que era isso que eu queria para a vida. Consegui meu primeiro emprego recentemente e não tenho nada a reclamar. Tenho um bom salário e a liberdade de escolher onde quero trabalhar, seja presencial ou remotamente. Mas até chegar a esse ponto, foi muito tempo de sacrifício e estudo. Portanto, para a galera que está começando na área e deseja isso para a vida, não desistam. Vale a pena cada segundo.
Opa, você conseguiu seu emprego programando em qual linguagem?
Consegui basicamente porque estavam precisando de alguém para dar continuidade a um projeto que estava parado, e o projeto utilizava React. O que me ajudou foi o conhecimento em React, Styled Components e JavaScript.@@pedrohenriqueschliveschwam8719
Mano a vida é dificil mesmo, um medico não vira um cirurgião em 1 ano de estudo. Então a galera tem que ter calma hoje temos muitas informações é normal se sentir perdido, mas tentem ter disciplina e elimine as distrações na hora que forem estudar. Programação é praticar e estudar sempre. Logo os Lucros vem
Vou tirar print do seu comentário e deixar no pepel de parede como inspiraçãokk
seus videos sao mts engraçados e mt bons msm espero que continue com esse estilo de narraçao, gostei mt eu vou continuar a acompanhar nao pare pf !
Você tem 2 escolhas: desistir ou continuar. E ambas são ruins. Desistir nunca é bom e continuar te desgasta lentamente, mas pensa no futuro das suas escolhas. Se você continuar, no futuro aparecerá de novo essas mesmas duas escolhas ruins de Desistir ou Continuar. Mas caso escolha desistir, no futuro você terá duas escolhas boas: voltar ou tentar algo novo. O segredo é desistir e voltar, ou desistir e tentar algo novo até que a escolha Continuar se torne uma escolha boa e a Desistir nem seja mais uma escolha.
As vezes desistir é a escolha mais sensata tem que saber encarar a realidade também
Eu consigo me colocar no seu lugar ainda mais dando aula e vendo diariamente a dificuldade dos alunos, eu dou aulas em 3 lugares diferentes, trabalho full time numa multinacional, cuido da família, estudo e crio meu próprio negócio/sistema. Eu confesso que não preciso dar aula, financeiramente não compensa o tempo, ajuda a pagar uma conta ou outra mas de longe não me sustenta, eu poderia dedicar esse tempo programando o meu sistema e lançar ele mais rápido, mas, eu realmente gosto de dar aula mesmo com feedbacks mistos, gente que adora, gente que odeia e não consegue entender nada. Eu me dedico a passar os conhecimentos que adquiri em mais de uma década na área porque eu realmente acredito que isso pode fazer a diferença na vida das pessoas tanto profissionalmente quanto pessoalmente da pessoa entender que vai ter um mundo de possibilidades com a programação. A questão de ter muita informação a pessoa não saber o que fazer eu me dedico nos ultimo meses montando materiais escritos, videos e apresentação e explicando na sala de aula, é bem difícil especialmente com o tempo que tenho mas acredito que vou conseguir um material base para backend em java bem completo (tentar resumir 4 anos de faculdade e 10 anos de experiencia é impossível mas o essencial agente consegue colocar) de forma alinhar teoria e pratica do essencial e dar um start para se aprofundar depois, saber como coisas se conectam e o que pesquisar depois é mais importante do que saber a coisa em si pois o resto é tempo e dedicação. Falando como professor eu tenho impressões mistas dos alunos: Alguns são participativos, outros nem tanto. A maioria não pratica a programação ou tem dificuldades bem especificas que atrasam na codificação e em acompanhar o que mostro (eu dou aulas para quem já viu o básico teoricamente teriam que já programar o básico), meu dilema como professor é fazer no detalhe e dar todo apoio para que o aluno possa cumprir e entender a disciplina, e conseguir evoluir nos conteúdos. Galera tem que perder o medo de errar e escrever o codigo, eu prefiro ver o um codigo todo quebrado mas que a pessoa se esforçou para fazer do que a pessoa não praticar e depois quando se avança ela simplesmente para de entender. Não é fácil nem para quem estuda nem para quem ensina, e nem para quem trabalha na área (tá para agente é mais fácil mas tem hora que o bicho pega). Agora para tudo que se faz na vida, que seja difícil, a dedicação é a chave, eu também acredito em aptidão pois cada um tem um talento (não me peça para dançar, nem para jogar esportes muito exigentes, ou jogar xadrez profissionalmente ou cantar, ou gerenciar equipes, ou fazer tantas outras coisas que não tenho aptidão) mas a dedicação tem que ser alinhada com o gosto daquilo, se vc gosta de alguma coisa vai passar horas dedicando e estudando e não vai sentir o peso, uma hora vai estar bom em algumas coisas e o tempo vai ser seu aliado e não seu inimigo. Muita força para quem estuda, vocês vão conseguir. Galera que acha que vai aprender a programar em 6 meses e entrar na Google ganhando 50k mês sinto muito quebrar seus sonhos, a realidade é outra. Cada um tem seu tempo e as oportunidades surgem, hoje 15 anos depois eu ainda não entrei numa FANG e nem quero deus me livre, mas já ganho relativamente bem no brasil se comparar com a média, e tenho condições de ir para fora do pais ou trabalhar remoto para fora e é o que vou fazer na próxima, se a empresa não der certo antes, então digo isso só para dizer que vale a pena mas não é tiktok, é podcast diário. Infelizmente tem muito ego na profissão, gente que em posição de poder julga saber mais ou saber demais e atrapalha, mesmo se bem intencionado no mínimo a pessoa sem humildade quebra a criatividade de coisas que poderiam ser melhores e trava a evolução coletiva. Respeitar quem está a mais tempo também é uma boa, equilíbrio nessa parte. Em resumo quem disser para ti que programar é fácil e que com pouco tempo vai sair da pobreza tá sendo desonesto não importa o quão fodão seja, quem acha que é fácil e não é desonesto não viu o suficiente, quem fica milionário com uma ideia e implementação tosca surfou uma onda e deu muita sorte não é parâmetro de inspiração, a barra de entrada de empresas e startups hoje é alta e mesmo com muita grana investida chance de falencia é alta, risco alto, retornos possiveis também altos. Grandes ideias e genios estariam mortos se não houvesse adoção e reconhecimento e se a comunidade não levasse aquilo para frente contribuindo também, há sim grandes mentes que são raridade e fazem grandes contribuições, mas reparem no que disse, sozinhos não fariam nada grandioso. O esforço é coletivo, botem fé e não desistam. Valeu escrevi demais... Tamo junto.
Obrigado irmão, de verdade. Eu estou com 16 anos e, sinceramente, o mundo adulto é muito cruel. Eu não faço ideia do que fazer para o futuro, e estudar não é uma tarefa fácil, principalmente para mim, que passo por problemas familiares, já que minha mãe está fazendo um tratamento de câncer, minha irmã tem uma doença rara e perdeu a liminar do tratamento dela, minha avó, apesar de eu não aceitar isso, está em seus últimos anos de vida, e meu pai trabalha o dia inteiro e acaba não sendo presente. Eu tenho muita coisa pra pensar, e acabo usando a internet como refúgio, então enfio a cara nos jogos e vídeos e tento me distanciar do real, mas caiu a fixa, se eu continuar assim, eu não vou poder conquistar as coisas que sonho, como ser um bom namorado (e posteriormente um bom marido), ser um bom pai e, acima de tudo, mesmo não admitindo isso aos meus pais (eu sou teimoso demais pra isso), ser um bom filho. Me inspira a continuar pessoas como você, que tem vocação para ensinar, e que se mostram empenhados, mesmo não recebendo um décimo do reconhecimento, respeito e dinheiro (afinal, dinheiro infelizmente é tudo) que deveriam, e mesmo assim criando diversos profissionais e, principalmente, pessoas, sendo essas pessoas o futuro do planeta. Eu vou me empenhar, e mesmo que eu esteja mal e desanimado, eu não vou desistir, e vou me tornar um programador. Serei grato à você, pois acredito que ler seu comentário foi o estopim para essa minha mudança. Obrigado, e todo sucesso para você!
Como posso abrir meu próprio negócio nessa área?
@@pedrorodrigues9179 eu gostaria de trocar uma ideia com vc, queria eu ter 16 anos e ter a sua mentalidade, não desista,use os problemas como combustível,se vc quer ser pai(eu sou pai e não fiz nada e não tenho nada,estou tentando,mesmo me achando velho demais pra isso), primeiramente estude o máximo que você puder,pois depois que estiver filhos não terá muito tempo pra estudar,economize o máximo de dinheiro possível,pois irá precisar lá na frente,(não fiz isso qdo era jovem, hoje me lasco demais ),troque o tempo no Instagram,tiktok, por leitura relacionada a área que você quer trabalhar,e foque muito,mas muito no inglês,aproveita que vc terá tempo pra mudar de área se precisar,e sempre que puder diga a sua mãe, avó e irmã que voce ama elas,e se vc for tímido,busque ajuda psicológica pra acabar com isso,pois a timidez pode atrapalha todos os seus planos, sucesso irmão.
@@pedrorodrigues9179 como ta indo irmão?
Fala Bremado! Eu não sei se o seu canal virou um canal de almoço, mas eu jantei assistindo esse vídeo. Inclusive eu curto muito a forma como tu fazes teus vídeos aqui pro TH-cam e todas as edições que tornam o vídeo interessante. Pra mim você tá de parabéns! Abraços, diretamente de Fortaleza-Ce.
Mano, começar a aprender logo com o Akita é fogo. A rotina de estudar, trabalhar, treinar e cuidar da saúde mental, realmente, é muito puxada. É difícil manter a constância no estudo. Estou nessa luta aí cursando Sistemas de Informação e me sinto exausto. Desistir não é uma opção pra mim, já estou no segundo ano do curso e gosto muito de me sentir inteligente sobre os assuntos da faculdade e outros mais aprofundados sobre programação e afins. Não desistam, galera.
cara eu estou exausto, trabalho, estudo, provas, cuidar do carro, academia, a garota que gostava se casou com outro, meio que minha vida virou um "embolo" e o pior de tudo é ter perdido o gosto, fazer tudo arrastado sem aquela "animação" toda..
Eu tô na mesma, trabalhar, manter a casa organizada, treinar e ainda estudar é exaustivo. Tô procrastinando os conteúdos da faculdade tem uns dias... A motivação de antes parece que foi desaparecendo aos poucos mas desistir não é uma opção mesmo essa sendo minha segunda graduação.
Akita nao trabalha com isso amigo, como disse o Samuel lá do canal Tecnologia é impossivel fazer videos elaborados e ao mesmo tempo trabalhar, ou uma coisa ou outra.. pq esses videos não são fáceis de fazer e demanda um tempo considerável.
Todos deveriam começar pelo Akita, pq é de cara um choque de realidade e já tira da cabeça a ideia de vendedor de curso de que é fácil programar .
Dps ai tu volta e estuda com mais calma.
@@gepetovovo2509não? Mas eu vi ele falando uma vez que trabalhava como dev backend
Eu desisti, mas muita agua rolou antes disso. Tenho 21 anos. Com 17, ja estava me formando técnica em informática (integrado ao ensino médio) e com um TCC nas costas.
Eu ADORAVA programação. Passei os três anos de curso vendo meus colegas odiando cada coisa nova, e eu adorava mesmo quando eu tava só quebrando cabeca por um erro a DIAS.
Assim que terminei o médio, ja iniciei ADS presencial e parecia um sonho. Com um mês de curso, em 2020, o "pandemônio" começou. Nessa época eu tbm estava estudando o técnico em mecânica a noite e fazendo um estágio disso de tarde. Caí na burrada de menosprezar o tempo de lockdown e, principalmente, o EAD. Achei que logo acabaria e eu aprenderia muito mais presencialmente. Com essa mentalidade, eu simplesmente nao comparecia em certas aulas que preferiria presencial, e assim meu curso começou a atrasar.
No mesmo ano, meu curso técnico em mecânica acabou e, claro, meu contrato de jovem aprendiz também... Mas eu fui efetivada. Então era 8h/dia, 6x1, saindo 22h da noite do serviço e estudando às 7h. Era muito cansativo e a pand ainda tava se arrastando (e as aulas remotas tbm).
Nisso, eu resolvi tirar a CNH, e enquanto todo mundo tirava CNH logando nas aulas pra contar presença, eu novamente fui ingênua e tranquei um semestre de curso por isso. Mais atraso.
Eu vi minha turma se formar e só me sentia para trás. Eu não conseguia fazer projetos e trabalhos da faculdade pq simplesmente não tinha tempo pra isso. Mas eu ainda AMAVA programar. Um sentimento genuíno mesmo.
Minha jornada começou em 2017 no ensino médio, mas foi de 2020 até esse ano, 2023, que eu arrastei esse curso. Sempre na promessa de me formar. Eu, que era a aluna destaque no ensino médio no meio d 40 alunos desinteressados (exagero, pq n conheço todos realmente), virei a aluna atrasada no meio de turmas que nem eram as minhas. E todo mundo achava que eu era repetente, quando eu nunca repeti em nenhuma matéria e sempre tive facilidade...
Tudo isso pesou muito no meu emocional, e a faculdade que eu fazia por apreço e hobby (porque ja tinha me estabelecido na área que trabalho ate hoje, com gestão de manutenção), começou a me trazer desgosto. Tristeza. Um lembrete diário do meu atraso e incompetência com o que eu mais gostava, mesmo sabendo que não era culpa minha e eu realmente nao tinha tempo pra me aperfeiçoar e focar.
Comecei a ter um desgaste mental desgraçado. Crise de pânico e ansiedade. Nao sei se depressao, porque eu nao tinha tempo nem pra fazer o acompanhamento psicológico, mas eu realmente tinha perdido todo o gosto e gana de estudar algo que sempre foi a vida q eu lembrava. Resolvi trancar um semestre para a cabeça descansar e eu não tomar nenhuma decisão precipitada, mas o alívio foi tão claro pra mim, como eu passei a respirar e viver melhor sem me sentir uma fracassada atrasada... Que decidi trancar de vez.
Agora, reflito com calma. A programação sempre vai ser um hobby. E o caminho normal na vida profissional é primeiro se formar no que vc vai ganhar a vida, para então vc ter dinheiro e tempo oara custear seu hobby. Comecei ao contrário... E agora tenho q correr atrás do tempo "perdido" cursando o que não soma no meu currículo.
Às vezes sinto uma ânsia de ser uma quarentona fazendo migração de carreira pra área de desenvolvimento kkkkkkkkk mas isso é a Verônica de 40 anos que vai decidir se não se encontrar na area atual, ou se conseguir se estabelecer o suficiente pra trabalhar por esporte... Mas convenhamos que isso é um futuro irreal kkkkkkkk
Eu realmente acho que, no meu caso, foi uma boa decisão. Porque se trabalhar já é cansativo quando você gosta do que faz, imagina quando vc trabalha com o que só te traz desânimo e ódio? Quando mesmo solucionando os problemas e terminando as programações, tudo o que vc sente é ruim? Pior ainda: quando você depende disso pra viver porque se dedicou pra essa formação e nao pode trabalhar com outra coisa?
Acho que por trás da desistência tem muita coisa além da fraqueza. Muitos motivos reais, de pessoas reais. E eu falo isso como pessoa que desistiu e lembra disso todos os dias. Tive que recomeçar meus estudos e só pude fazer isso por ja ter um emprego estável, o que é MUITO difícil hoje em dia.
Enfim. Se alguém quiser conversar sobre, tô disponível. É um assunto que rende, como da pra ver em todos esses comentários...
Caramba lendo seu comentário me identifiquei de mais com vc. Atualmente tô nessa vibe se desisto e me aperfeiçou na minha área ou se continuo estudando e vamos ver o que dá. O tempo tbm já passou pra mim, tranquei faculdade 2 vezes.
chatgpt resume pfv
Me matriculei hoje para ADS, eu gosto dms de programar
@@issoeinteressante700 uma coisa q eu tenho certeza é que pra área de TI não tem idade. vai no seu tempo e, se n for viável, o futuro tá aí. eu não descarto a possibilidade de migrar de carreira depois, só sei que agora não é o momento :/
Estou pra fazer 26, fiz uma facul que se arrastou por basicamente 8 anos por vários mótivos, e me identifiquei com muita coisa do seu comment. Espero que consiga alcançar aquilo que almeja.
Parabenss pelo 140 mil vamosss que vamosss 200 mill, e vamosss vira progamador, e nao desistir, como vc falou so um fica ate o final, entao na maioria das pessoas essa uma pessoa que fica que da bem na vida 🎉
É cansativo.
Sou formado em análise de sistemas, já trabalhei em três empresas que no total deram cerca de 4 anos. Eu ando pensando em desistir, mas infelizmente não posso me dar ao luxo de simplesmente ignorar o curso superior que tenho na área.
O que me leva a desanimar são vários motivos.
Primeiro é o estudo constante, toda vez que vou ver uma vaga de emprego tem no mínimo duas ou três palavras que eu nunca ouvi falar na minha vida, e lá vou eu ter que ficar mais 1-2 semanas só pra entender o BÁSICO de cada um desses assuntos (e olha que já trabalhei por anos na área).
Segundo, a quantidade de tempo e a dificuldade que é pra simplesmente começar um projeto. Sério, tem vezes de eu ficar dias e dias simplesmente tentando resolver bugs pequenos do projeto, como uma versão de uma biblioteca que não funciona bem com algum software ou algum framework. Isso tudo me cansa.
Terceiro, o tanto de atenção e foco que preciso ter na área. As vezes preciso acompanhar uma linha de raciocínio extremamente longa e complexa, na qual se eu simplesmente perder uma única linha, é o suficiente pra condenar todo o meu progresso, e eu tenho sérios problemas de déficit de atenção. É um pesadelo as vezes. Uma função que chama outra função que chama outra função dentro de outro arquivo que chama outra função em outro arquivo que usa uma função nativa que eu nunca nem ouvi falar, que usa um cálculo matemático que eu fico horas pra entender e quando finalmente entendo, eu nem lembro qual era o bug que eu tentava resolver mais (é sério isso).
Quarto e talvez o principal, a regra de negócio. Programação não anda sozinha. Você SEMPRE vai ter que entender o "contexto" no qual a aplicação que você estiver desenvolvendo está situado. Se você estiver desenvolvendo algo pra uma empresa de carros, terá que entender da área de veículos, o que muitas vezes envolve compra e venda, impostos e leis (que no Brasil mudam a cada minuto). Por exemplo. entre 2020-2021 (não me lembro bem) eu trabalhava em uma concessionária de veículos bem grande. Aprovaram uma lei de LGPD (Lei de Gerenciamento e Proteção de Dados), que forçava varias mudanças sobre como os dados do usuário são tratados. Em pouco tempo, tivemos que entender tudo dessa lei e readaptar todos os sistemas pra abraçá-la. Isso já aconteceu outras vezes comigo com outras situações diferentes. É cansativo demais ter que entender cada regra de negócio de cada projeto, de cada empresa que você trabalha. Depois disso tudo, saí da empresa e fui pra uma empresa da área contábil, que não tinha NADA a ver com o que eu já sabia sobre veículos. Tive que reaprender tudo do zero, e do dia pra noite, fui de alguém que entendia bem do processo da antiga empresa que eu trabalhava, pra um completo novato na empresa nova.
Eu sempre fui apaixonado por jogos, e meu sonho era trabalhar na área, mas no Brasil é um mercado praticamente inexistente. Acabou que eu, que sonhava em fazer jogos,personagens,histórias,poderes e etc, acabei trabalhando 10h por dia pra ficar resolvendo bugzinho de cliente que não consegue logar na conta dele e entendendo regra de compra e venda de área contábil, algo que NUNCA tive o menor interesse em fazer e inclusive acho insuportavelmente chato.
Enfim, foi meio que um desabafo. Eu saí da minha última empresa e estou meio que desempregado agora. De fato, tem muitas vagas, e estou usando o tempo pra estudar, mas já tô cansado. Sinceramente, nunca fui muito de estudar ( no sentido de ficar horas e horas na frente do livro ou do PC estudando uma matéria), sou meio hiperativo, realmente não é meu estilo de aprendizado.
Tenho muito medo dos jovens que estão sendo "empurrados" pra essa área pois parece um tipo de "terra prometida" das carreiras, com muitas vagas e etc, sendo que simplesmente não é pra qualquer um. Como praticamente qualquer trabalho, programação requer um tipo de "dom" já pré-existente na pessoa. Recomendo fortemente que NÃO entrem nesta área se querem dinheiro ou oportunidades, entrem apenas se REALMENTE gostam de ficar horas e horas e horas e dias e semanas as vezes olhando pra letrinhas na tela. SÓ PQ VOCÊ GOSTA DE COMPUTADOR E DE JOGOS, NÃO SIGNIFICA QUE VOCÊ VÁ GOSTAR DE PROGRAMAÇÃO , escutem este conselho.
As vezes, arrependo de não ter feito nutrição, que era minha segunda opção. Mas a programação ainda é o que coloca comida na minha mesa.
Seu relato é oq estava precisando. estava odiando a faculdade e continuando so por dinheiro, pq diziam ser a terra prometida. amanhã mesmo irei trancar. aaraço
Após esse seu comentário e de outras pessoas, e desse video, vou repensar em seguir nessa profissão, o meu plano era fazer IF (ensino médio com curso técnico de desenvolvimento de sistemas), e após isso faria uma faculdade de ADS, eu já tentei fazer um curso de lógica de programação, mas achei muito chato e difícil, e acabei assistindo nem 10 aulas, e com mais meu TDAH dificultou as coisas(odeio estudar também). De fato o salario é muito atraente (foi oque me fez me interessar pela área), mas pelo meu pouco contato com isso já achei horrivel, e o pior de tudo é a carga horaria, tem pessoas que trabalham 10h ou 12h por dia, e nos finais de semanas, pra mim isso é um pesadelo, e o medo de estudar por anos e perde o emprego pra um IA kkkkk. Mas eu ainda tenho muito pra pensar oque vou fazer da minha vida...
Tem alguma outra forma de contato com você? Esse seu relato fez eu refletir
Não é por nada não, más teria como a gente entrar em contato, seja pelo zap mesmo.
Sla, isso me fez refletir bastante
Gostei muito do seu comentário e me fez refletir sobre a minha profissão também! Sou jogador profissional de Poker a 2 anos e estou querendo migrar de carreira. Tem semelhança programação e poker, por exemplo:
1° Jogo extremamente complexo e exige que estudemos todos os dias.É um jogo de pessoas e está em constante evolução e isso acaba sendo cansativo.
2° Tenho TDAH diagnosticado e é um inferno manter focado no jogo e estudos por longas horas.Sempre costumo errar e isso frusta bastante.
3° Poker não anda junto com preguiça e é muito importante você ser autodidata.
Mas no geral Poker tem um lado bastante positivo,você pode trabalhar home office,ganhar em dolar, jogo meritocrático,vc ganha muito a depender do seu esforço.
"Aqueles que desistiram no meio do caminho, iram chorar quando ver o que perderam"
Essa frase não me deixa em paz, é ela que me faz querer programar mais e mais.
BEM ISSO MANO
né ksksksksksks@@gustavolol3
E literalmente isso mano
😂😂😂😂 ta achando que vai virar o steve jobs, o fim do caminho é insonia e velhice antecipada. 😂
cara a gente sabe que podemos ser bem remunerados na frente a gente só não quer ir lá pra frente
Cara seu vídeo, foi inspirador para mim, até fiz um depoimento sobre minha opnião no grupo do Wpp e compartilhei seu vídeo, muto curso aí desanima o pessoal, criando uma ilusão, ao invés de mostrar a realidade como você, é difícil a programação, mas se continuar estudando, e gostando, vai conseguir, todo mundo vai conseguir, e não precisa saber de tudo, mas ser uma pessoa animada, focada, determinada, interessada, intusiasmada, acredito que com esse sentimentos, qualquer pessoa pode conseguir mais facilmente sua vaga, do que uma pessoa que durante uma entrevista, passe insegurança e desânimo.
Trabalho com programação! Tenho 33 anos, e me innteressei pela área quando eu tenha uns 15 anos.
Primeira coisa que você PRECISA aprender é LÓGICA de PROGRAMAÇÃO, independente da linguagem
Aprendeu a lógica? Identifique qual área você curte mais... Web, Mobile, Desktop, Games...
Identificou a área? Foque em uma linguagem especifica... Exemplo: Área Web - Linguagem PHP e Javascript ..
Fim
Não, eu nunca pennsei em desistir, pois o dinheiro me motiva :)
a primeira coisa a estudar é sistema de rede... saber o que é um http, o que é uma maquina local, o que é um servidor, como a internet funciona e se conectamos, ai acho q vem a logica (penso assim)
E quanto você recebe?
@@gustavoop358 e quanto vc ganha?
@@brunogjvieiradepende muito, por exemplo: se vc não for fazer Web, não precisa estudar isso, ainda mais de início.
PHP E MELHOR PARA DESENVOLVIMENTO WEB SEM DUVIDAS
papo 10 mano, fiquei msm 1 ano enrolando na programação, ficava vendo video ali, codava as vezes aqui, e nesse tempo eu comecei a gostar de programar, e comecei mais ainda quando a minha cidade fez uma especie de quiz, que os melhores no ranking com perguntas relacionadas a programação, ganhavam um curso exclusivo no senai, totalmente de graça, com duração de quase 3 meses com direito em até certificado. Fiquei em 3° no ranking, de mais de 1500 pessoas que estavam participando, e nesse curso aprendi a programar, fazer jogos 2D simples, e foi ai que me identifiquei total com programação (principalmente em jogos). Eu nunca fui pensando no dinheiro, mas sim pelo fato de ser algo q eu sempre quis fazer desde meus 8 anos de idade. E eu, trabalhando d jovem aprendiz ainda, tento arranjar um tempo pra dar uma estudada sobre a engine que eu uso. O segredo da programação, e qualquer outro serviço é você nunca fazer pensando exclusivamente no dinheiro. Espero ter ajudado alguém com minha história na programação kkkkkkk, abraço!
Mas não desiste dos vídeos, são vídeos são ótimos!
Ontem mesmo estava com essa sensação se programar era para mim, porque estou em projeto que requer muito foco e fora uma complexabilidade, sai de perto do computador fui respirar um pouco e voltei as ideias no desenvolvimento. Sei que é difícil kkkk porque passo todos os dias com essa dificuldade, mas não desista, a sensação de vê seu código rodando e funcionando depois de horas ali codando e entender como funciona cada linha o seu código é libertador. Então, não desista persista, porque a recompensa logo virá através do seu esforço e lembre-se que você nunca estará perdendo tempo e sim aperfeiçoando cada vez mais na dificuldade. Foco sempre a todos aqui…
Moça desculpa a pergunta, cê ganha mais de um salário mínimo?
@@mersonmendes6975 Sim, ganho mais de um salário mínimo. E fora os frela que pego. 😃
Não desiste, passei 1 ano estudando e logo essa semana consegui um estágio de Dev web, o salario é péssimo mas estou muito feliz com minha conquista de conseguir algo. Sempre continue tentando que uma hora da certo
Como está no estágio?
@@flor28859 esta tranquilo, tô ficando mais na parte do front end pq gosto mais e tinha demanda para isso, porém após esse recesso vão me incluir em projetos com back end. É muito bom, aprendendo muito mais do que estudando e lidando com projetos reais.
O estágio tá fluindo amigo ??
Eai? Como que está?
@@zoi_nhi_nho carai, nem lembrava mais disso, neste exato momento estou nele, trabalhando em umas 3 demandas completamente diferente, aprendi PHP do zero só aqui na empresa e aprendi muita coisa a mais de JavaScript, já me sinto preparado para migrar para uma empresa maior com trabalho remoto, estou buscando já oportunidades para essa migração. De começo foi bem difícil mas com o tempo vc se acostuma com o código e entende como funciona a lógica que foi programado tais sistemas
Amigo você é um editor de vídeos! É isso a dedicação que você está usando pra aprender a programar , estude mais em como ganhar dinheiro em coisa que você já é bom , como editar , e como você ser um dos melhores na sua área e expor isso.
Cara, ri d+ vendo e ouvindo teu vídeo! Show, se vc desistir não têm problema nenhum, muita gente desiste de muitas coisas todos os dias, vc será apenas mais um... irado néh, kkk e libertador, mas se vc superar essa vontade e continuar vai ser uma viagem incrível rumo ao desconhecido, pois nunca estará pronto, sacô? Essa é a magia, se liga vc é jovem e a vida é bela e vc faz com ela o que vc quiser!!! bjão
Fico muito empolgado por você não ter desistido, você é uma das minhas inspirações na área. adoro a forma com que você mistura algns códigos com shitpost e torna isso, algo leve. Não desista lek, e tamo juntoooo
Eu percebi q esse sentimento é muito parecido no ramo da arte tbm. Um é exemplo é no desenho pq é quase a mesma coisa: muito conteúdo, muita prática, manter um foco, e tudo relacionado. No final, são sentimentos q vão de sentimento de muito esforço e motivação para um "será q vai valer apena?".
Mano vc é um excelente comunicador. Certeza que qualquer conteúdo que vc postar vai ficar bacana. Sucesso!
Esse vídeo me fez perceber que talvez programação não seja pra mim.
Eu na verdade percebi que tem outras coisas que acabam me trazendo de volta quando eu paro.
Assim como no seu caso, eu nn consigo ficar sem editar, quando eu edito alguma coisa depois de um longo tempo parado... Eu fico bem feliz.
Eu vi um comentário muito bom que dizia que quando você tem mais de uma escolha, desistir se torna uma opção.
Mesmo as coisas estando meio complicadas pra mim, eu ainda tenho outras possibilidades.
Enfim, eu atualizo vcs sobre a caminhada, caso quiserem.
1° atualização, estou finalizando meu primeiro semestre de ciência da computação pela Puc.
A experiência foi bem mista
Vou ter que refazer a disciplina de cálculo, eu sou muito ruim nessa bomba.
Vou refazer uma das disciplinas principais que envolve linguagem C, meu professor disse que Aeds 2 é muito difícil, e recomendou que quem nn se sentisse seguro fizesse a disciplina por mais um semestre.
Quanto ao resto, está tranquilo.
2° Atualização: Oh, já faz um ano desde a última atualização.
Bem, eu decidi dar uma pausa na faculdade. Precisava trancar o curso, pois não estava fazendo bem para minha saúde mental. Nesse tempo, consegui ingressar em um curso de aprendizagem pelo Senai e, finalmente, comecei a ganhar meu próprio 💰.
Posso dizer que estou mais feliz agora. Tenho me dedicado mais a esse curso, que trabalha justamente os pontos que preciso fortalecer. Em breve, planejo retornar à faculdade, mas provavelmente escolherei um curso em que eu me sinta mais seguro e disposto a seguir.
Daqui a um ano, trago outra atualização!
Acontece o mesmo comigo. Desde que eu me formei em ADS, comecei a trabalhar na área de Infra, já estou com 3 anos no momento. Como eu estou na área é mais fácil buscar uma especialização ou certificação do que começar na área de desenvolvedor, por mais que minha formação da faculdade seja para minha área de desenvolver. A área de Infra é boa, mas acredito que eu vá voltar a estudar programação, não posso ficar parado somente olhado o tempo passar.
por favor atualize a gente! nestes momentos de duvida, ouvir outras pessoas nos faz sentir menos sozinhos nesse mundo kk
Se quiser é um bom lembrete pra atualizar
@@gilsonqueiroz2109 Acho que já era hora
Ótimo vídeo!
Seria top também um outro vídeo falando sobre trabalhar com edição de vídeo. 😊
Seu canal é maravilhoso meu nobre, parabéns.
comecei a programar por causa de um trabalho da escola, que tinha a iniciativa de mostrar o basico do basico da programação, sempre fui muito chegado a tecnologia e meu sonho de criança sempre foi fazer robótica. comecei a estudar com 17 anos, desisti, por não estar 100% focado, voltei logo no ano seguinte com 18, desisti de volta, tinha acabado de me formar e precisava começar a faculdade e trabalhar. e coincidentemente esse video apareceu pra mim justo hoje que eu tava pensando em voltar a estudar. (comecei a acompanhar o canal desde o primeiro video enquanto eu tava estudando antes da minha segunda "recaída" da desistência
Algo que eu aprendi e confesso que ainda é uma luta. Você não desiste ou procrastina por que quer, mas sim pelo medo de você falhar ou ficar buscando toda funcionalidade correta na sua cabeça.
Tu consegue irmão vai fundo
eu faço faculdade e não se enganem, os meus estudos sobre programação é totalmente a parte da faculdade. parece que voltei pra escola preciso decorar muita coisa, ler bastante, diferente da programação que consome mais tempo, onde dependendo do exercício eu demoro pelo menos umas 2 horas. porque a gente pratica, tenta entender o código e tenta refazer ele usando variações. faço ADS e tenho 5 matérias na grade atualmente e apenas 3 abordam programação, mas é bem por cima mesmo. Força guerreiros, to na luta não penso em desistir, mas é complicado.
Boa mano
Poderiamos conversar sobre? Vou ingressar em ads, queria opiniões, pode passar seu insta ? Ou wathsapp, o que preferir
@@user-vq8vu7xg1r 17 anos ainda da tranquilo mano, mas tem que ter foco e disciplina. (Comece agora)
Mais um dos vídeos de programação já feitos, excelente!!
Realmente é um dos vídeo de programação!
Pô, vc poderia continuar com o canal kkkk. Sua edição é muito boa!
Sou um dev a 15 anos e já decidi largar em breve.
Se deve a área ser hiper exigente e não termos nenhum retorno.
Comparo com médicos, eles tem todo um amparo da sociedade, são reverenciados, as pessoas veem o valor deles. Já a nossa área como é muito abstrata td parece fácil pra quem ta de fora e não temos nehum amparo da sociedade.
E devs em geral são mt burros em relação a enxergar seu valor, trabalham por pouco dinheiro.
E outra devs sempre querem abraçar o mundo, na medicina por ex os ramos são bem separados e por um motivo. Batalhei minha carreira toda contra empresas que sempre querem q eu faça tudo, eu sempre bati o martelo dizendo "sou dev backend não faço frontend, não faço essa linguagem, não faço isso ou aquilo", essa é minha dica pro pessoal não sofrer, botem limites.
Até hj adoro fazer meus projetos pessoais, mas trabalhar em empresa não mais.
Trabalha pra gringa pô
@@avul POW MANO SE TU N FALA EU N IA SABER KKKKKKKKKK VOU ALI NO LINKEDIN ME INSCREVER NUMA VAGA GRINGA POSTADA HÁ 30 MINUTOS COM 2000 CANDIDATOS
@@erikdias8497 Falei na boa, não trabalho ainda na área. Porém, conheço um cara que trabalha para uns gringo dos EUA e foi pelo LinkedIn que conseguiu a vaga.
Entendo que no mercado brasileiro há os que pagam bem e sabem reconhecer (em minoria), mas ganhar em dólar é trabalhar o mesmo tanto e ser recompensado melhor.
@@erikdias8497seja o mais pica da sua area meu amigo, de 2000 candidatos 200 são excelentes
Ta vendo a quantidade de enganados e iludidos que serão mão de obra barato pra pegar o seu lugar. Jaja virá a nova versão de devs GPT, tentei conversar com clientes, sem mentir abordei 8 nennhum me respondeu aias 1 mais era bucha e conversa não flui, essa área ficou bosta, já era uma bosta agora kkkkk os caras nem te responde da vacuo, somem.
Quem não pensa em desistir pelo menos 1x por dia, não tá programando direito 😂 não vi a pesquisa mas talvez o item: “não consigo fazer sozinho” seja mais relacionado ao dia a dia já na carreira… de você ter um problema e não conseguir resolver sozinho e precisar chamar alguém do time que seja pleno ou sênior pra te ajudar. Eu passei/ passo por isso bastante. Fiz stag e agora sou dev junior já a um ano. Mas ainda preciso de muita ajuda as vezes.
Ficava bem bolada de só conseguir fazer sozinha coisas que já havia feito antes e uma vez estava cabreira com isso e falei pro meu gerente de projeto que só tinha conseguido fazer pq era fácil. E então ouvi dele uma coisa que me marcou muito, que foi: “não é que era fácil, mas se tornou fácil por causa da experiência que você adquiriu fazendo da primeira vez”.
Então é isso, não tem como a gnt saber fazer algo que nunca fizemos. Mas com prática da pra chegar lá. 😊
Ja desistiu. 1 ano sem videos kk
Acho que tem uma opção que é meio ignorada pela maioria das pessoas que começa a estudar programação, fazer faculdade na área e etc. Concurso público! Existem dezenas de concursos com milhares de vagas pra área de T.I com salários muitos bons, partindo de 4,5k a 12k, 20k, e com uma concorrência muito baixa pelo simples fato de ser algo ignorado pelos profissionais da área. Se eu pudesse deixar um conselho p voces meus nobres guerreiros, estudem p concurso e no futuro quem sabe vcs podem conciliar com um trampo remoto p iniciativa privada
Eu vejo que o concurso pode ser um emprego de entrada também
@mathe_reader real, vou fazer faculdade de sistemas e me esforça fazer estagio e tirar boas nota, se eu não arrumar emprego o jeito e acabar com minha saude mental estudando pros concursos.
@mathe_reader Boa mn vou estudar para o enem se não der a med, vou fazer sistemas de informação msm e focar em qualquer curso que me de pelo menos uns 3k
@mathe_reader sei bem mn vou estudar bastante, não quero ter vida de CLT igual meus pais.
Relaxa galera, estou na área desde 2010, fiz médio técnico e faculdade, trabalho há anos como dev e quero desistir TODOS OS DIAS 😂
kkkkkkkkk
Po mais isso era pra ser normal???
@@Luckzdj mano você pode até pensar em desistir todos os dias, mas com o tempo voce se recompensa com pequenos ganhos ao longo de sua carreira/estudos, que é o que te mantém "vivo" na area. Seja pra qualquer area, muitas pessoas pensam em desisitr, o que motiva você é quando você tem uma meta/sonho definido pra sua vida... é oq meu vô sempre disse "quanto maior e mais cansativo o obstaculo, maior a recompensa por tras dele" kkk
Me de conselhos cara, estou na faculdade segundo periodo, to achando muito devagar.... Estudo no momento linguagem C, e as materia que ja domino é if else, matriz, vetor, struct, função e ponteiro, se tiver como me ajudar, falar oq devo focar, ou oq devo fazer, vai ser de grande mt grande ajuda, estou passando por uma fase muito ruim financeiramente e preciso aprender logo pra eu sair dessa vida
Mano conta isso assim não mano ! Uma coisa é frustração porque deu um erro, passou 1 semana ou mais de volta da mesma merda. Mas é aí que entra o stackoverflow a inteligência artificial. Mano já não é preciso ser um hardcoder old school como eu fui. Dói na mesma dói caralho mas o que não dói na vida veio de grátis e fica só pelo mimi e não sai dessa merda dessa bad vibe. Porra senta cu na cadeira e continua caralho mantém o foco foda se. Mulher em casa está atrapalhando os teus objetivos divorcia na hora caralho. Relação não deve ser ela ou você abdicar dos seus sonhos mas sim apoiarem se em conjunto nessa luta foda se.
tenho 12 anos e to começando a aprender programar no python to bem no inicio e espero que daqui a 10 anos eu volte e não tenha desistido, pq eu realmente to gostando
Vai fundo.
Maninho , acho que não é dao daora aprender sobre python de começo , procura saber pra que a galera usa o python se você gostar continua , mais se não tem outras áreas como criar sites , mobile ou até jogos e programas
Mano não vai nas bostas desses Scripts aí pegar Roblox studio estudar a linguagem lua tipo você não tem bem quer estudar e sim memorizar e aprender e fazer mesmo nem sabendo direito, vai no Roblox é só aprende dps vai pro python dps Java e vai direto fi
A programação é uma coisa engraçada, incrível, mas engraçada. Fazem quase 5 anos que tô correndo atrás nessa área, estou me formando em Ciência da Computação e faço estágio em uma Multinacional, e tem dias que quero simplesmente desistir de programar, porque aparecem problemas que são maiores do que eu, em que eu acho que não vou resolver, em outros dias eu saio do estágio com a sensação de posso fazer qualquer coisa que me pedirem, então por isso eu disse que a programação é uma coisa engraçada, amo essa área e amo o que faço, por isso acho que vale a pena insistir sempre, então pra quem quer desistir eu digo: "Não faça isso, seu eu do futuro agradece muitíssimo!".
É verdade, a diferença entre quem consegue e quem não consegue é a persistência, mesmo quando você vê que não tá dando certo. Você sabe me dizer se a idade influencia em você conseguir emprego na área de ciências da computação? É porque eu tô pensando em fazer faculdade na área, mais tenho receio de não conseguir arrumar emprego por conta da idade.
@@denilsonwellington6912 Pra ser sincero acho que muitas empresas por aí tem receio em contratar pessoas mais velhas que estão começando na área a pouco tempo, mas em compensação tem outras que contratam especificamente por conta da idade maior, independente da idade eu recomendo que você vá atrás, persiga o que você deseja, essa é a minha mensagem pra você!
@@denilsonwellington6912 Acho que a idade não importa muito, ser um bom profissional é o que vale.
@@denilsonwellington6912 quantos anos tens? Presciso de saber né kkkkkkk.
CARA EU TE AMO MTO SERIO. Eu estou cogitando entrar em medicina, pra tu ter noção do nível que eu to de desistir. Trabalho com isso 10 anos e depois de falhar em entrevista de emprego, estudar muito, trabalhar muito, consegui o emprego dos meus sonhos. Emprego na gringa, ganhando aquela grana, cheguei no apice do que eu sempre quis e passei bons meses confortáveis. Fui demitida. Sério, acho que eu ja não tenho aquele animo jovem que a carreira exige e tava desanimadona. Mesmo com tanto tempo de carreira parece que as coisas nunca funcionam. É muito frustante fazer, fazer e chegar em algum lugar, mas esse lugar parecer lugar algum. Ainda pensando se quero levar isso como minha carreira, eu tbm trabalho como UI/UX e pensei em focar nisso por ser mais fácil. Mas cara, é o que tu falou no video: em algum momento eu arrumaria um projeto para codar. Pq é o que eu amo, mas infelizmente a vida adulta, as contas para pagar e a pressão massacra a gente. Mas obrigada de coração pelo video, me fez tem um pouco mais de paz no coração. :)
vc ta ganhando quanto ? vai pra medicina então, já que não está tão satisfeita...
estou tentando um estágio na área, estou pensando em desistir por causa disso, não sou chamado em literalmente nada aaaaa
eixaa la elih🦆
conheci o canal faz umas 12 horas, ai pensei ''krl, o cara é divertido e ao mesmo tempo passa conhecimento de um tema q eu quero aprender, vou ver tudo os videos'' ai quando entro vejo q o ultimo video foi a 11 meses atrás, volta bremado 🙏🙏
voltarei meu mano🙏
@@bremado mano, e quase 1 ano
@@bremado eai como anda?
@@bremadocadee😢
isso abriu a minha mente, uma coisa q sempre fui apaixonado desde criança ate agora é animação/filme, tudo nisso me interessa, mas eu to fazendo um curso de analise de dados pq parece algo mais de trabalho
uma vez eu escrevi um roteiro pq eu tava bravo e um amigo meu leu e realmente achou bom, ate hoje estranho isso mas ate q tenho vontade em fazer algo assim, eu imagino historias, as vezes penso numa coisa toda e acabo me emocionando ou rindo sozinho na rua kk
esse video foi muito bom pq me ajudou a ver essa parada toda por um novo angulo vlw
Nooooossa velho, comentei isso aqui acima. Meu sonho é ser cineasta, há anos tentei passar algum projeto, conseguir patrocínio e nada. Não tenho condições financeiras para continuar tentando e não tenho equipamentos bons. Entrei na área pelo dinheiro, na verdade, para ter uma estabilidade para chegar no cinema. Eu também fico imaginando histórias o tempo todo. Vou anotando todas as ideias
@@todegaiato caramba isso é muito bom, acho q o jeito é fazer por amor, e acho q a unica coisa q faço por amor e gosto é ver filme e tal, espero q realize suas metas mano
tentei estudar programação em 2015 (C para arduino, adorava ler sobre IOT), desisti, tentei ir pra eletrônica, desisti (mt caro arrumar peças pra treinar), virei assistente TI de um supermercado (la aprendi SQL pq precisava ajustar coisas no postgres, lembro q o chefão dizia q era pra eu cursar algo na area TI pq valia a pena), dps voltei a estudar em 2019 (C, Java, coisa de faculdade CCO) e em 2021 consegui meu primeiro emprego na areaaaa (html, css, javascript) e to até agora, num vou desistir kkkk (react, nextjs, nodejs)
o problema é essas linguagens da modinha e pagando merreca.. muitos desistem devido ao baixo salário ai, pois acreditaram numa ilusão que falam ai que tu vai ganhar 10k rapidinho.
E duvido e muito que tenha empresa pagando mais de 7k pra fazer um React da vida.. tão pagando é abaixo de 6k.. e inclusive tem Gari e Porteiros que até tiraram sarro que estão ganhando mais que DEV em Python por ex.. pois a maioria tá ganhando 3k.. uahaha.
Tô pensando em focar em HTML css javascript tbm
@@gepetovovo2509 acho que não é questão só de salário também, tem a qualidade de vida, não se compara trabalhar de gari com trabalhar em casa no computador, fora a perspectiva de crescimento, que nesses outros empregos que vc citou não existem basicamente... do meu ponto de vista, ganhar 2.5k em casa >>> ganhar 3k se fudendo de trabalhar no sol/chuva todo dia (fora também que infelizmente acho irreal gari e porteiro ganhando 3k né, mas se vc tá dizendo)
@@gabrielbernardo2169 mas ai amigo.. o GARI não precisa ficar se matando e estudando e se atualizando toda hora e com pressão ainda por cima.. Esgotamento Mental, Burnout e depressão é tão pior quando trabalho braçal viu e foi isso que um porteiro de escola falou.. fico aqui na boa ganhando a mesma coisa que um DEV.
vc é um criador de conteudo delicio e espero que conquiste tudo que almeje.
desistir nunca é uma opção, calma e pensem sempre no processo. eu to começando a estudar sozinho.
ta complicado, é desanimador, mas desistir não é uma opção, descansem, busquem formas diferentes de aprender e continuem
Realmente, se torna exaustivo. Você começa a ter pensamentos de insuficiência e de que não está progredindo. A vontade de desistir é pertinente.
rpz vdd
seu eu do futuro vai ficar bem triste com suas escolhas agora
Me chamo William e tenho 13 anos. A historia de como eu conheci programação começa com um professor de filosofia da minha escola, que começou a tratar com uma materia de projeto de vida (preciso nem explicar como funciona isso). Ele passou uma pesquisa para casa perguntando o que queriamos ser quando crescermos. Na época - ano passado- eu disse que queria ser Game Desing, já que eu gostava de jogos e de desenhar. Esse ano, 2023, ele abordou novamente o assunto de trabalho, dando conselhos e etc. Até um currículo ele mandou minha turma fazer para ir treinando....Enfim, comecei a pensar o que queria pra minha vida. Desiste do game desing, e pensei em outras profissoões, como biologo, mecanico, engenheiro, entre outras. Até que um dia eu pensei: "E se eu tentar programação?". No inicio eu pensei que fosse coisa pra quem tem computador bom, é fluente em inglês, tem que ser o gênio em matemática, esse tipo de coisa. Um outro dia me lembrei que uma vez, quando eu disse que queria ser Game Desing, ele me deu duas sugestões de linguagem de programação: Python e Java. Como Java era mais chatinho, ele falou pra eu estudar python msm. Lembro que naquela época eu tava nem aí, falei Game Desing só por causa da pesquisa. De julho até hoje de 2023, resolvi mudar minha escolha/vida. Comecei a estudar programação Python com o Guanabara (inclusive recomendo muito ele para iniciantes) e dps que conheci seu canal, foi uma motivação ENORME que ce nao tem ideia. Me empolguei na area, comecei a estudar logica de programação, me dediquei mais aos estudos tanto da programação quantos os da escola. Estava tudo indo bem, até que um dia o TH-cam me recomendou um video de um jogo da cobrinha feito em python. Eu queria ser web dev (desenvolvedor web), mas dps que vi a criaçãao de jogos, comecei a pesquisar mais. Conheci o canal do Guslect e seu jogo Moonleap, pinguim bipolar, dentre outros incriveis canais grandes e pequenos que participam de Game Jams (campeonato de jogos). Comecei a criação de jogos com o GameMaker, mas troquei para a Godot pq pra publicar jogos feitos no gamemaker tem que pagar. Meu computador não aguentou a versão 4 da godot, entao fiquei com a versao LTS msm -3.5-. Conheci muitos canais bons, porem muitos tutoriais antigos de mais e outros recentes de mais (da versão 4). Usei chatGPT pra me ajudar, tudo! Mas tudo que eu fazia em game dev não dava certo, e quando dava, ficava umas 4h-5h horas na frente do computador me estressando, com a vista ardendo e doendo e dor de cabeça. E o pior: abandonei o curso de python. A uns 3 dias atras, tava pensando em desistir de programação e procurar outra coisa pra minha, até que eu me lembrei do que eu realmente queria ser, web dev. Ontem, 28/10/2023, comecei os meus estudos em web dev e to amando! Me senti MUITO mais confortavel com essa area, até por ser algo mais leve pra minha humilde batat- digo, computador.
Dps de escrever todo esse texto eu lhe digo: faça aquilo que te faça se sentir bem e algo que você goste de fazer, que no meu caso é a programação. Me senti igual o seu amigo, msm que eu desista da programação, eu sempre voltaria pro computador so pra codar algo. É claro, n sou a melhor pessoa para dar conselhos, mas se for pra dar, siga aquilo que te faz bem, e não que te deixe estressado de cabelos brancos para vc ficar calvo com 22 anos nas costas.
E uma dica pra vc que ta lendo: comece com o que você tem, dizer que ta sozinho e que não tem algm pra te ajudar, é so uma enrolaçao, existem otimos professores do youtube nos dias de hoje, como o Guanabara, do curso em video, e os cara da Hashtag. E o melhor, o Guanabara tem playlists no canal dele sobre uma linguagem de programação com quase 200 aulas ou mais. Então para de dar desculpas e vai ser feliz! Vai abrir tuas asas e vai voar! E se tu n tem computador ou notebook, vc pode programar no cell msm, ou ent ir apenas estudando. Pra começar nao precisa ter um pc ou notebook top de linha n. Um de 4gb de ram ja vai. Se tiver um de 2gb de ram, tenta tambem! Duas ferramentas que eu sugiro que são super leves e faceis de usar é o visual studio code e o Sublime Text, que é ainda mais leve que o vscode (visual studio code)
É isso, obg por ter tido paciência de ler este texto xoxo e capenga.
Dps vou entrar no seu server do Discord.
passou de 2 linhas n leio
o porra é roteiro de podcast é?
escreveu a biblia poha?
Isso ai amigo. Nao desista dos seus sonhos
Mlk com 13 anos escreve melhor que eu com 20 anos, kkkkkkkkk, mas é isso ai mano, começando cedo, quando tu tiver com 20 anos, já vai está mestre
Nao desiste nao cara! Continua! Se vc desistir vc vai se arrepender! Igual eu que desisti uma vez, depois eu voltei sem saber nada, tive que assisir os videos tudo de novo, nao desiste!
você virou estatística irmão....
Meu camarada, eu estou na carreira há mais de 10 anos. E sim, já pensei várias vezes em desistir. Porque é muita coisa pra aprender todo dia. Os salários são bons? Sim, mas o preço que se pagar por isso é ter uma vida de monge, que só se estuda e trabalha e quase não tem tempo pra si mesmo. Então tem que ser muito apaixonado pra ficar na profissão. Porque não basta entrar, tem que se manter no mercado e isso é esforço infinito parceiro...
Parece meio...torturante.
@@randerinsE é! Dependendo do perfil da pessoa, pode ser mais ou menos torturante pra cada um 😕
Cara, fazer sua vida ser uma vida de monge só se voce deixar… é uma area muito boa e tem seus problemas como qualquer outra, o bom é que tem um salario bom e bastante vagas depois de uma certa senioridade, as vezes vem uma buxa e da vontade de desistir? Dá, mas ai basta lembrar do salario, que nao precisa sair de casa. Hoje eu sou senior e tenho muito mais tempo livre que em outros trabalhos, da pra trabalhar, ir na academia, fazer caminhada e estudar um pouco a noite. Ai vai um conselho, tu nao vai saber tudo tlg e nem tente, deixa o problema vir e corre atras depois, relaxa que vem buxa direto kkkk mas tu resolve com calma, nao vai dar pra entregar no prazo, nao deu fazer o que, entrega amanha, pode ter certeza que pra empresa vai ser muito mais vantajoso que voce entregue amanha do que esperar um novo dev engatar no projeto
@@randerins sim, eu fiquei 3 anos trabalhando com Java, e assim, vc está trabalhando e pensa, saindo da empresa por qualquer motivo, fácil conseguir outro né?....... NÃO, pq TUDO o que eles pedem nas entrevistas NÃO são usados no seu dia a dia, geralmente as IDEs te dão, ou vc vai lá e pesquisa, ou seja, vc fica totalmente desatualizado em todos os anos que vc esta trabalhando com a ferramenta que vc está fazendo entrevista.... é muita piração isso, mas é a verdade....
Basicamente pra entrevistas vc tem que estudar como para um concurso publico, teoria e prática, pra depois não usar nada...
Sempre achei a área de programação muito interessante e ano passado fiz um curso básico e produzi um app do zero. Mas por nao ter computador pra continuar treinando em casa, desanimei e parei de estudar e esqueci muita coisa😢. Mas resolvi voltar por conta de um anúncio no TH-cam e encontrei seu canal. Gostei muito e estarei acompanhando sempre! Sucesso pra nós, irmão😊
Mano, teu canal é essencial, na moral eu faço programa(kappa) tem 1 ano e meio, assim é notável a massa de canais do youtube que falam sobre começar na programação, mas parece que esqueceram de como é ser um iniciante, enchem os vídeos de termos definições que qualquer pessoa que tá tendo o primeiro contato não vai fazer a mínima ideia do que é. Entretanto no pouco tempo que eu estudo programação eu percebo que parece ser um consenso das pessoas que programam e que já são consolidadas no mercado dizerem "Ah, mas é assim mesmo, no inicio é dificil, mas depois você pega". Meu questionamento é, será que tem que ser dificil mesmo? Essa gama de conteúdos para "iniciantes" é que fazem muitas pessoas se afastarem ou as vezes nem iniciarem os estudos, por que já se cria a imagem de que é muita coisa, que não vai dar certo, a sensação de que vai levar 20 anos pra aprender 1 tecnologia... Eu estudo mesmo é pelo dinheiro(que muitos dizem nem ser lá essas coisas)... pq se eu fosse depender dos conteúdos na internet eu já teria desistido tem muito tempo. kkkkk
Vc trabalhar só pelo dinheiro é pedir pra se afundar
Cara falou que ia manter o foco na programação e frequência em vídeo, passou um ano já.
8:05 cara to esquentando a minha janta agora mesmo kkkkkkk.
Eu cai de paraquedas no ceu canal e no primeiro video eu já gostei de tudo principalmente pela edição me faz rir mesmo que eu não programe futuramente vou ficar acompanhado seu conteúdo 😌
Meio de 2022 eu larguei um estágio que eu ja tinha 11 meses nele e depois disso fiquei 1 ano desempregado. Esse período me fez amadurecer e entender que o mundo é cruel e eu tenho que ralar MUITO pra conquistar as coisas que eu quero. Pensei muitas vezes em desistir, mas esse processo era um plano de Deus na minha vida e que Ele tava no controle de tudo, pois quando as coisas iam piorar financeiramente Ele me deu outro emprego, então meu conselho é, irmão confia em Deus e pfvr não desiste! Tenta melhorar as soft e hard skills e vai aplicando pra vaga. Se por necessidade tu tiver que pegar um emprego fora da área, pega, mas não desiste da área.
tenho 14 anos, meu sonho desde criança é mexer com tecnologia, ja tentei programação e desisti pq meu note deu ruim (pretendo voltar), agora to tentando aprender engenharia eletrônica, mas não tenho solda, então é aquilo, sempre vai aparecer uma pedra no seu caminho mas uma hora você quer voltar, principalmente no meu caso que é algo que eu amo (sou mt ruim em matemática, to começando a aprender), então acho que aquilo que a gente gosta, mesmo desistindo, sempre vamos querer voltar
o negócio é gostar tlgd
Conecta teclado e mouse no seu celular e programa nele
@@thiago8316 eu ja comprei um Pc, é um ryzen 5 4600, da pra jogar alguma coisa
Não desiste vc é capaz continua aprendendo programação
Comecei a me interessar por programação há muito tempo atras, com o 3d game studio, rpg maker e etc. Tentei programar, achei dificil, nao tinha grana pra pagar uma faculdade e larguei. Isso eu tinha 19 anos.
Anos depois, adulto, casa própria, casado, bla bla bla, tentei de novo e tem ido. Me formei aos 30, achei trabalho de desenvolvedor, tenho 37 ta indo. É uma relação de amor e ódio. Penso em desistir todos os dias, mas como no video, to sempre inventando algo. Dê tempo ao tempo. As vezes você só precisa organizar as ideias.
Pse, me dá um conselho mano, tenho 19 anos 😅 Estou muito confuso se aprendo ou não ciência da computação.
Eu já manjo bem em outras áreas do marketing, como design gráfico, tráfego pago, vendas e gestão de outras coisas.
@@avul Se voce olhar em volta, tudo já esta automatizado. Até a venda da esquina ja usa um sistema em um computador. Mesmo que voce não planeje seguir carreira em programação, é uma habilidade super útil. Principalmente se voce ja manja de marketing. Criar servidores de email, landing pages, etc, envolve programação.
Tenho 30 anos e comecei a programação essa semana. Alguma dica, mano? Começou por onde? Lógica de programação? To estudando python mas ta bem difícil.
@@ribzao Recomendo começar por matemática, álgebra linear principalmente. Faz toda diferença e facilita aprender programação. Um bom curso é o do cafe e ciência.
Eu tenho 5 anos de profissão como programador e eu só comecei ficar confortavel nos 2 ultimos, entao imagine eu, com faculdade abandonada pela metade, sendo inseguro e sofrendo por 3 anos dentro de empresas. é triste, mas quando as coisas começam a se encaixar na sua cabeça, o negocio fica bom mesmo e as coisas começam a fazer muito mais sentido, mas cada um tem seu tempo pra esse tipo de coisa, eu ja vi gente que em 6 mes ja tinha entendido tudo que eu demorei 3 anos pra entender.
mano me diz como conseguiu entrar na área sem faculdade
@@willian9327 Enquanto eu tava na faculdade, eu entrei em um programa de estagio ganhando 300 reais por mes, isso me deu 3 meses de experiencia pra poder aplicar nas outras vagas, depois disso eu fiquei de estagiario por mais uns 8 meses até ser contratado como junior
Qual sua stack ?
@@willian9327 Faça projetos e escreva um blog sobre eles dizendo que tipo de problema resolve e como de voce fez, de bonus o recrutador ve que vc sabe se comunicar.
@@bot-cz8yo React, Java e Postgres
N desiste meu caro ou minha cara, tudo demanda tempo , só vai sem medo! Meu apoio total a vcsssss se estao passando por isso.
8:01 dito isso, ele desaparece completamente
nunca pensei em desistir, desde o dia que entrei na programação (faz 8 meses) que eu passei a amar isso, tanto o curso da facu quanto o Desenvolvimento! #TIPORAMOR❤️
Pô mano, adoro teus vídeos, e sinta-se confortável para mudar de nicho pq tem muita gente q tá aq n pela programação, mas pelo teu carisma, Bernardo. não desista do youtube, adoro teus vídeos, mas vai no teu tempo, não precisa se afobar em um tópico e criar um compromisso de postar se já n estiver mais tendo gosto pela coisa...
como programador front-end júnior que trabalha na área, eu admito que já me deu vontade de desistir, principalmente no começo quando eu ainda tava começando a estudar. Mas igual o amigo do Bremado falou no vídeo, conforme eu ia estudando e aprendendo coisas novas eu sempre pensava em um projeto e isso me entretia bastante, então cada vez mais eu gosto de aprender e aplicar o que eu sei em algum projeto ou no trabalho.
eae irmão, poderia falar mais como você trabalha com isso? como acha proposta e tals
pra encontrar trabalho é bem chato e também depende um pouco da sorte (pra a gente que é iniciante) mas basicamente eu criei um perfil no LinkedIn, fiz meu perfil no padrão que os recrutadores gostam, direto ao ponto sem enrolação, coloquei todos meus certificados de cursos na área e meu portfólio web tbm. Depois disso foi só aplicando em centenas de vagas, acho que fiz umas 2 ou 3 entrevistas que n deram certo mas depois eu consegui a vaga que eu estou atualmente. O segredo é vc nunca parar de se aprofundar na área que vc quer trabalhar, pois eventualmente vc vai achar uma vaga que se enquadra com oq vc sabe
@@joaobomfim695Mano, quais cursos você fez? E o que você aprendeu até hoje?
Tipo assim, você precisou estudar estruturas de dados, algoritimos, versionamento de códigos, e afins pra conseguir esse emprego?
@@joaobomfim695começou ganhando quanto por mês?
Meu parceiro essa porra de programação me faz acordar 5h da manhã pra estudar até as 6h e depois ir pro trabalho clt até as 18h chego em casa 19:30h e volto pra estudar até as 22h eu vou da certo nesse crl e já tô insistindo tanto que eu tô gostando do bagulho
Boa sorte mano
@ Opa! Valeu meu nobre tmj 🤝🏼
foguete não dá ré mano, fé
@@csr0000 Valeu mano, seguimos. Fé!
Ganhou um inscrito!!!! Tenho vontade de aprender a programar a tempo, mas nunca realmente levei pra frente. Comecei a 1 mês e pouco a ver vídeos no youtube e tentar uma coisa ou outra na área. Acho que até agora, o que mais desanima é não ter encontrado alguém que me fizesse ficar preso vendo a vídeo aula, se as aulas fossem do mesmo modo que o seu vídeo tenho certeza que eu faria aquela maratonas. Parabéns pelo incrível canal, e sucesso!!!
Pessoal, quero deixar meu relato aqui, talvez sirva pra alguém que esteja querendo desistir.
Eu diria que esse sentimento é contínuo se você não tem domínio total do que você está fazendo.
Tenho 33 anos, em fevereiro faço 34, comecei como desenvolvedor em 2017, ou seja, 6 anos de experiência.
Trabalhei em 4 empresas no total, sendo essa última (atual) como backend senior em uma empresa internacional.
Não está escrito o tanto de vezes que já pensei em jogar tudo pro alto e viver um período sabático, daqueles de ficar 1, 2 anos sem trabalhar, apenas usando o dinheiro que guardei, ou até mesmo mudar de profissão, abrir algo próprio, etc.
Penso isso frequentemente. Não sei se é pq com o passar dos anos seu nível de conhecimento vai subindo, e os problemas que caem pra você são dos mais complexos possíveis, mas parece que "só piora", cada dia me sinto mais burro e menos capacitado de resolver as coisas, mas me falaram que é exatamente ao contrário disso: estou evoluindo e cada me moldando mais como um desenvolvedor sólido e experiente. Crescer dói e a vida de um senior nunca será fácil, vai sempre ser mais difícil.
Então eu tento me agarrar a isso, de pensar que nunca vai ficar mais fácil, sempre vai ficar mais difícil, e que melhoramos a cada dia. E se pararmos para pensar, acho que isso se aplica para todos os perfis de senioridade, mesmo para aqueles que nunca trabalharam na área e estão buscando a primeira oportunidade.
Ter uma vida balanceada também é essencial para esse processo rolar. Digo com treino, alimentação, saúde mental, disciplina, etc.
Então se você está pensando em desistir, eu diria pra vc continuar, pois vale a pena. Não tenha medo de mirar alto. Quando comecei em 2017, meu sonho era trabalhar pra uma empresa internacional falando outro idioma, e hoje finalmente consegui. Mas se você está vindo pra esse caminho apenas pelo dinheiro, eu garanto que você não irá durar muito. Você precisa realmente gostar. Se até quem gosta está pensando em desistir, imagina quem só está vindo pelo dinheiro.
E para aqueles que não estão pensando em desistir e querem realmente evoluir, dou a dica de focar no inglês.
Vai chegar um certo momento em sua carreira que você vai começar olhar para vagas internacionais, e as skills técnicas (code skills) não farão tanta diferença se você não tem o Inglês necessário. Quero dizer que pra eles as vezes vale muito mais um mid com Inglês do que um senior sem.
Penso em programar pq n acho uma profissão q eu goste, e a programação foi uma q conheci q pode trazer bastante dinheiro e n está saturada.
Queria te perguntar, eu preciso saber tudo de uma linguagem pra ir pra próxima?
Queria trabalhar desenvolvendo sites/app, vc acha q começo por onde?
@@Raflitos realmente ela pode trazer bons frutos, condição financeira boa, mas se esse for o único motivo vai ser difícil atingir patamares altos. Precisa querer isso de verdade, não só pela grana.
Se você for seguir o caminho corretamente, daria pra seguir como se fosse uma trilha. Digamos que o foco fosse Javascript devido conseguirmos usar ele em tudo (frontend, backend, mobile).
(Levamos em consideração que aqui você já saiba lógica de programação, pois é essencial saber antes de qualquer coisa)
- HTML, CSS, JAVASCRIPT => isso é o ponta-pé inicial de tudo. Obviamente aqui você não irá aprender tudo sobre o Javascript, pois é uma linguagem muito robusta. Isso seria o "frontend". Você vai aprender como páginas de internet funcionam, como são estilizadas, como damos "vida" à página, animações, etc...
- Depois paritiria pra uma linguagem de backend, como por exemplo NodeJS, que nada mais é o Javascript por de trás das coisas. Normalmente quando partimos pro backend, aprendemos também sobre banco de dados, como por exemplo MySQL, que seria um banco de dados relacional, OU MongoDB, que seria não relacional.
Depois de estudar muito esses itens, você aprenderia sobre API Rest, o que é uma API, como funciona, o que são métodos HTTP, etc. Os conceitos básicos de uma API Rest. Quando utilizamos NodeJS no backend, é muito comum utilizar frameworks para criação de API, como por exemplo ExpressJS, Fastify Restify, ou NestJS por exemplo. Existem vários, mas não se apegue a isso. Normalmente o Express é "o mais utilizado".
Também existem frameworks para frontend, como por exemplo, React JS, Vue JS, Angular.. enfim, tudo é Javascript no final das contas.
E por fim, para APP Mobile, você poderia utilizar o React Native, se você sabe o ReactJS, O Reactive Native acaba sendo um caminho absurdo andando, e ainda utiliza a mesma linguagem de programação (Javascript)
Enfim, isso é só um exemplo de como você poderia seguir com uma trilha Javascript. Olhando assim parece ser muita coisa (e é mesmo), normalmente a pessoa foca ou no backend, ou no frontend, ou no mobile. Focar em tudo leva tempo e requer anos de experiência.
Faltam muitas outras diversas coisas aqui que um dev pode aprender, mas depende no que ele vai focar, mas pra um ponta pé inicial aqui já tem informação suficiente.
Minha dica é: foque na base. Javascript puro, SQL puro, saber como bancos de dados funcionam, saber fazer consultar em banco escrevendo query pura sem uso de framework. Isso faz a diferença lá na frente.
Espero ter ajudado
E o cara de fato desistiu da programação… Do canal…. Já não posta faz 6 meses, uma pena por que os vídeos eram bem legais
Era o conteúdo dele,programar agora ele deve tá pensando sobre qual será o novo nicho
sabe o insta dele ?
@@eniaccc ou deve ta aprendendo a montar moveis. kkkkkkkkkkkkkkkkk
sabe o insta dele??
@@DEREPENTEPORTUGAL ou deve ta campinando lote kkk
cara até agora tu não fez nenhum video ruim!! continua no youtube que tu ta fazendo a diferença por aqui!
eu fiz um curso de desenvolvimento full stack, em 1 ano.
De 35 pessoas da minha turma, encerramos com 5.
Ainda tenho que rever muita coisa, mas só de não desistir é uma vitória kkk
e dessas 5 só 2 conseguem emprego com muito esforço.. isso é igual jogador de futebol.
Cara hoje to com 30 anos e na minha época de escola eu dizia que meu sonho era ser desenvolvedor, de games ainda por cima. De lá pra cá muitas reviravoltas, decisões erradas, eu acabei indo pra construção civil trabalhar ajudante (uma merda). Em 2021 meu irmão foi pra faculdade de Sistema da Informação e foi daí que comecei a me interessar pelo assunto. O problema é que já tem quase dois anos que eu empurro com a barriga, estudo um pouco e desisto, to começando achar que isso não é pra mim, principalmente vendo o quanto meu irmão evoluiu e hoje já trabalha diretamente com isso. As vezes eu penso que não tenho vocação.
Pois aí está seu incentivo pra continuar, em um futuro você e seu irmão abrirem uma empresa na área
Primeiro vídeo que assisti seu e amei!!!!
No brasil, o bglh é comecar no portugol, ele é extramamente simples e te da uma ideia do mais basico possivel (identação, mexer e criar variaveis)
faz igual eu ,começa pelo c++
@@unknownuser-z1doloco, começar com c++ sem ter uma base é mt pesado, como foi no começo?
@@unknownuser-z1d tbm é bom
Pergunta honesta, se significaria MUITO para mim, se alguém respondesse minha pergunta. Vocês que estão na área da TI, principalmente programando, vocês tem tempo. Meu sonho mesmo é viver de música, amo produção musical e é oque mais gosto de fazer mas infelizmente ainda não sou capaz de viver do que eu amo. Hoje a TI vai me abrir algumas portas para um dia conseguir viver do meu sonho, porém, muitas vezes me pego estudando mais programação do que música, por conta da faculdade e etc, e no fundo são duas coisas que exigem que você dedique muito tempo para começar a dominar. Ano que vem é meu ultimo ano da faculdade, se eu conseguir um estágio está perfeito, subindo alguns degraus e ganhando em torno de R$3000 por mês seria o suficiente para investir no meu sonho. Vocês acham que com um trampo nessa área, ainda terei tempo de investir na música, Por que sinceramente a faculdade me suga tanto tempo que a ultima vez que abri meu FL Studio, ou sentei pra tocar um piano tem quase 1 mês e as vezes me pego pensando, será que estou abandonado o meu sonho, oque eu prometi para minha mãe que iria me tornar. Eu tenho tanto medo de desistir da música que vocês nem imaginam. Mais um desabafo mesmo
mano eu hoje acabei de escrever minha primeira linha de código no Python eu assistia seus vídeos aprendendo e eu pensava que tu era um gênio que aprendia fácil mas hoje eu vejo que você continua sendo um gênio fazendo essas edições muito legais
Cara,literalmente to desempregado com 22 nas costas,sem dinheiro pra fazer faculdade, vivendo do auxilio do cachaceiro,uma boa motivação pra quem quer desistir é "Não tenha outras opções" se você não tiver, ou é isso ou sua vida como ela é,o que tenho quase certeza que você não quer.
Obs : FODASSE QUEM DEU A PO## DO AUXÍLIO,AMBOS SÃO CORRUPTOS.
Estuda pro enem
@@Euskopos estudar pro enem e se passar vai ficar mais 3 anos fazendo uma faculdade kkk pra quem tem pressa não é uma opção
nossa mano, espero que você arrume um emprego logo! boa sorte cara! que Deus abençoe, tmj.
@@sants9383 As chances de conseguir um estágio aumentam, mas é de caso para caso, só dei uma sugestão
Me diz aí se possível como você fez pra ganhar esse auxílio?
Eu msm comecei sem saber o que era programação, eng de software e afins. Comecei programando plugin para uma tecnologia que permite criar server de mine bedrock chamada Pocketmine (obs.: é feito em PHP puro). Tentava copiar os códigos dos tutoriais daqui do TH-cam mas msm assim não funcionava. Meses dps eu me interessei em batch script, só pq eu assistia video de enigma na época (especificamente do Toddyn), e meio q eu tinha uma ideia em mente, mas eu queria fzr algo mais complexo. Aí que eu fui saber oq é programação de vdd através do curso em vídeo e do Deschamps. Tive cada vez mais curiosidade em tentar entender o que era explicado e os códigos escritos nos vídeos de programação que eu assistia. Confesso que enrolei um bocado pra levar mais a sério a programação
a única coisa que deu é ifcondition{isinvehicle=true&&role=police}
sound{PoliceRadio*50*50*}
weapon{0}
Ifcondicional está dentro do veiculo e ter o role (cargo) de policial executar o som da rádio da polícia, eu fiz isso em um jogo sandbox é tudo que sei.
Quero mais videoooooo!!!!! olhei tudo agr, slk so video top.
Eu sempre desde muito novinha tive afinidade com computador, sistemas, etc. Agora com 24 anos estou cursando ADS com altas expectativas, pq no meu caso, apesar de eu estar iniciando no curso agora, eu já trabalhei na área da educação, vendas, comércio, e estou na saúde no momento. Resumindo, trabalhei em áreas diferentes e posso afirmar que em todas elas eu me destaquei por causa das habilidades que eu tenho principalmente em operar os diferentes sistemas. Vou dar uma chance para a programação, acredito que seja uma área que eu vou gostar de trabalhar e em determinado momento do curso vou aperfeiçoar naquilo que mais tiver afinidade na área.
E aí? Como tá indo o curso?
@@hugorodrigues6492 Tô indo bem, mas é aquilo, vc precisa correr atrás pra aprender, a faculdade pode dar a vc um estágio mas o conhecimento pra trabalhar na área não. Até o momento não consegui nenhuma vaga…. Mercado muito concorrido, leve isso em conta. Pra mim o que está valendo é o aprendizado que estou tendo.
Não, não vale a pena. Estou nessa pegada também de querer largar, mas cara pensa só. Tudo nessa vida tem suas dificuldades, a programação não fica para trás. E olhe para um lado bom, você evolui cada vez mais, você é desafiado cada vez mais para se tornar um programador de excelência. Portanto, não vale apena, eu já pensei também de desistir, mas a programação tem suas vantagens também, e outra, não sei na família de vocês, mas na minha, ninguém sabe o que é isso 😂, só sabe das profissões básicas, médico, professor.... vamos persistir galera, valerá a pena. Mas as empresas tem que ajudar também né, de 20 vagas 1 é de Júnior ou de estágio, e quando é de Júnior, parece que eles estão pedido a de sênior.
Bom, hoje você foi meu canal do almoço e eu precisava MUITO ouvir as coisas que você disse. Eu sou formada em biomedicina há 2 anos e totalmente frustrada com a área. Em dezembro eu resolvi começar a estudar lógica de programação com o Guanabara (ele ensina direitinho os programas, as plataformas, um querido) pq eu achava que se eu era boa em jogos, eu tb era boa programando jogos. Mas desde então, apesar de estar AMANDO programar, eu fico me comparando com as 500 pessoas que vejo no Linkedin, achando que nunca vou saber tanto quanto elas, e cada vez que pego pra estudar, eu acabo abrindo um milhão de guias no youtube pq um assunto leva a outro e nunca tem fim!!! To completamente sem foco, mas forças que a gente consegue
Eu programo a quase 10 anos. Nunca trabalhei na área pois mudei para a área de Administração. Hoje eu uso o meu conhecimento para criar ferramentas para agilizar minhas tarefas diárias, coisa que nenhum outro colega do meu setor sabe, o que torna um diferencial gigantesco para mim.
por que você não pega essas ferramentas que te auxiliam no seu serviço e tenta vender para os demais colegas ou então anunciar na internet e vender pra quem trabalha com adm?
@@m4darauchichamelhor ainda seria ele vender para a empresa que ele trabalha, se ele consegue facilitar o trabalho dele, poderia apresentar um projeto e facilitar todos os setores da empresa, mas a empresa tem que ser muito mente aberta para tal. Tem muito cara que ganha a vida fazendo sistema para empresas e cobrando um contrato anual para manter o sistema funcionando.
@@m4darauchicha Mano kkk vc é burro?
Belo e moral
Quem nunca deu rage e foi descansar um dia ou até dois, eu particularmente faço muito isso já que acordo cedo pra ir pra faculdade, 4:30 da manhã, então eu entendo que é só cansaço mental, descansem e relaxem, sei que temos conta pra pagar mas temos a vida inteira para aprender coisas novas leve o tempo que for, cuidem de vocês que o resto flui aprendam a respeitar seu tempo.
o problema é que você só caiu mais no conto daqueles que cairam com "6 meses voce ja ta programando e ganhando 5k" que saiu na pandemia trabalhando de casa e ppipipipopo, mas se você não gostar não faz sentido insistir, as pessoas olham muito pro financeiro, mas a que você gostar vai te dar dinheiro, e todas as areas você vai precisar continuar estudando pra você evoluir, quantas vezes ja ouvi gente dizendo "mas professor ganha mal" e meu tio e meu irmão mais velho são professores, terminaram a faculdade continuaram estudando varias materias, evoluindo e fazendo concurso pra hoje conseguir um salario de 10k + bonificações, e a programação é a mesma coisa que qualquer outra area, tem que gostar, eu sempre amei a area da tecnologia, sempre mexi desde criança, e a area da programação me enche os olhos, desde quando programei meu primeiro game e deu tudo errado e passei dias em foruns tentando achar a solução pra no fim conseguir e sentir aquela sensção de recompensa, phyton é otimo pra iniciar, mas você precisa da base, estude logica de programação/algoritimo e você vai ir longe.
Eu nao tenho vontade de desistir e nao vou desistir nos próximos meses , programar é unica coisa que sei fazer de melhor mesmo sem faculdade , nao posso desistir.
Desistiu man ? ou vai voltar com o canal?
O relato de algumas pessoas me fez refletir a alguns dias me veio na cabeça a ideia de tentar ser programador mas vendo alguns relatos e tbm sabendo da minha dificuldade pra aprender algum assunto que seja muito complexo acho que vou tentar outra coisa abraço pra você
E realmente desistiu...