Oi, professor! Sou brasileira e católica casada com um W.A.S.P. A mãe do meu sogro era quaker e os quakers tem uma ótima reputação como não racistas ( acho que por isto fui aceita na família rs). Ainda assim, qdo li E o Vento Levou e descobri que a maior heroína da literatura americana é católica e comentei com meu sogro, ele resmungou palavras não muito sociáveis... rssrss... Seus vídeos são um bálsamo. Parabéns
A colonização americana foi criminosa e os protestantes nem consideravam os índios como seres humanos, exterminaram todos, não que fossem santos, mas os portugueses fizeram o máximo para converter as mais bárbaras tribos. Há algum tempo são os líderes maçons do mundo, jogaram bombas nucleares nas duas principais cidades católicas do Japão, sendo o marco zero a catedral de Nagasaki, não a toa o presidente Truman é um dos maçons mais celebrados pela ordem, tendo até placa de agradecimento em praça pública. Fora as outras coisas como o financiamento dos militares que atacavam os cristeros no méxico, causar instabilidade no mundo islâmico para implementar o "deus" deles que é a democracia, causando chuva de refugiados na Europa, transformando o centro da cristandade em califados, processo que se decorrerá nas próximas décadas.
Excelente aula. Só uma observação: os puritanos eram calvinistas, e adeptos de uma coisa chamada Principio Regulador do Culto. Apenas esse aspecto os coloca numa posição radicalmente diferente a dos bem posteriores evangélicos, que são basicamente uma negação do calvinismo e do Princípio Regulador do Culto. Mas eu entendi bem o que você quis dizer, que o anglicanismo era muito mais parecido com o catolicismo romano e o puritanismo mostrava a cisão com Roma de forma mais determinante, o que foi continuado pelo mundo chamado evangélico. Ah, sim, mais tarde no vídeo fica claro que você usa o termo "evangélico" consciente que é só uma aproximação. Muito boa a aula, parabéns.
Quais fontes (especialmente, mas não necessariamente, primárias) eu poderia estudar para começar a entender com maior profundidade a história das 13 colônias e, principalmente, a Revolução Americana e a formação dos EUA?
Você poderia me indicar livros para eu estudar a independência, os pais fundadores e mais afundo deles (pode indicar até mesmo biografias boas, se puder). Obrigado, seis vídeos são ótimos e me deram vontade de estudar
Boa tarde professor, tudo bem? Gostaria de pedir que faça um vídeo cujo tema principal seja a resistência católica na Península Ibérica - como foi feita?
Guilherme todo o respeito com o seu trabalho aqui nesse vídeo. Só achei que tiveram alguns pontos que não podiam ser deixados de lado. A questão da independência teve sim uma revolta sobre as taxas mas precisa lembrar sobre a questão do trial by jury que causou muita revolta quando foi extinto. Daí a tal representação ser também exigida. No contexto geral eles se consideravam ingleses na América e não se sentiam tratados como tal. Não era só uma questão comercial, ia muito além. Outro ponto é esquecer de citar John Jay no federalist papers e dizer que John Adams era o principal federalista. O principal era Hamilton. Outro ponto é não citar Jamestown que depois se torna Williamsburg. Essa sim a primeira colônia e que trouxe a primeira forma de governo representativo. Vamos nos falar mais. Abração.
O sr. quer dizer que os negros americanos sofreram a influência da cultura branca (escoceses/irlandeses/ingleses) e não o contrário como ocorreu no Brasil, onde houve um sincretismo cultural e religioso. Parece-me que os negros norte-americanos não podiam praticar nenhuma manifestação artístico-cultural de origem africana. É correto isso?
Os próprios portugueses quando chegaram no Brasil já tinham se miscigenado com outros povos, já tinham tido contato com outras civilizações e tribos distantes. "China Tropical" do Gilberto Freyre é muito interessante nesse aspecto.
Muito boa aula professor, só tenho um ponto, pois a parte dos protestantes o Sr não dá muita bola e sempre puxa a sardinha para o Catolicismos muitas das vezes deixando de lado as boas práticas do protestantismo!
Nossa q esforço e manobras vc fez para incluir o catolicismo na história americana. O maior país protestante do mundo fundado por protestantes puritanos fugindo exatamente da perseguição católica na Europa. Com história da para fazer esses malabarismos q vc fez mesmo.
O fanatismo catolico e uzeiro e vezeiro de assassinar toda a Historia para impor sua estoria: sempre mendaz, fanatica, criminosa e nada, de fato historica. A desgraça e a maioria do povo brasileiro ser ignorante, inculto e ate mesmo boçal, ao ponto de aplaudir um "assassino" da verdadeira Historia como esse menino, que ainda nao aprendeu bem a MENTIR, pois sua gesticulação, ainda bem nervosa, o denuncia, previamente como um mero aprendiz de LOROTAS, e contista de contos de vigaristas da mesma especie ou jaez. Pior que o Inferno existe, e ele, a priori ja esta com seu passaporte bem encaminhado para remete-lo acola. Coitado! cada coçada no nariz, cada palavra mau colocada, e cada gesto de procedencia indevida, fa-lo denunciar como tenta fintar e gesticular para aumentar a intriga contra seus mais diretos, indiretamente aludidos. Enrolar, e possivelmente envolver seus ouvintes, faz dele um emissario renhido da cepa que condu-lo sob os bastedores do antro oculto a mais avançar... Na arte do escamoteamento mais franco, embora bem mais faliveis. Padres nao oferecem a face, nem a outra face para apanhar... Mas usam da face alheia para nao se expor tanto a tapas como esse tao jovial jovem disposto a tudo. Porem sem ser tao maneiro ou"pios" como aqueles em seus meneios ou trejeitos de blandicias para fanatizar ainda mais aos zumbis. Quiça este jovem sonhe em maior: substituir O Olavo de Carvalho, que consegue aplausos ate dos crentes "menos" boçais... Avalie duma plateia de boçais e zumbis que acreditam no Celibato tao Santo dos padres.
PORQUE NO BRASIL AS COISA NAO DAO CERTO E NOS EUA DA CERTO EU TENHO UM TEORIA QUE QA CULTURA AMERCIUCANA E UM MAIS BEM FEITA PARA CONQUISTA TANTO INTELECTUAL QUANTO FINCACEIRA E NO BRASIL POUCAS PESSSOA PENSAM DE FORMA CORRETA E COERENTE
amigo, os estados unidos deram certo pois a cultura deles é de ódio e dominação, não há nada para aprender com eles, são inimigos do Brasil, escravocratas por natureza...
@@mariacarvalho5873 Os nativos viviam em guerra entre si. Os maias, por exemplo, eram odiados por diversas tribos da região. Os portugueses quando cá chegaram, se familiarizaram mais com determinadas tribos, e automaticamente se tornaram inimigas de outras. Veja a população brasileira, muito difícil encontrar alguém que não tenha sangue de índio, pois muitos foram assimilados no processo colonial. Nos Estados Unidos o processo se deu diferente, até pela visão protestante do que eram aqueles povos da América, mas ainda assim, os nativos já viviam se matando muito antes do branco malvadão chegar.
Guilherme, por favor, coloque os áudios dos teus vídeos em formato de podcast. Tenho certeza de que terá muita audiência.
Sim, exatamente.
Minhas aulas de história do Ensino Médio podiam ter sido assim.
Simples e compreensível!
Aula interessante.
Sugestão de assunto: "Conservadorismo Inglês".
Boa sugestão
Oi, professor! Sou brasileira e católica casada com um W.A.S.P. A mãe do meu sogro era quaker e os quakers tem uma ótima reputação como não racistas ( acho que por isto fui aceita na família rs). Ainda assim, qdo li E o Vento Levou e descobri que a maior heroína da literatura americana é católica e comentei com meu sogro, ele resmungou palavras não muito sociáveis... rssrss...
Seus vídeos são um bálsamo. Parabéns
A colonização americana foi criminosa e os protestantes nem consideravam os índios como seres humanos, exterminaram todos, não que fossem santos, mas os portugueses fizeram o máximo para converter as mais bárbaras tribos. Há algum tempo são os líderes maçons do mundo, jogaram bombas nucleares nas duas principais cidades católicas do Japão, sendo o marco zero a catedral de Nagasaki, não a toa o presidente Truman é um dos maçons mais celebrados pela ordem, tendo até placa de agradecimento em praça pública. Fora as outras coisas como o financiamento dos militares que atacavam os cristeros no méxico, causar instabilidade no mundo islâmico para implementar o "deus" deles que é a democracia, causando chuva de refugiados na Europa, transformando o centro da cristandade em califados, processo que se decorrerá nas próximas décadas.
Parabéns Professor Guilherme ótima aula. Começei a segui-lo por causa do Instituto Borborema. Um grande abraço e fique com Deus.
Apenas uma ressalva, seria interessante o senhor falar um pouco sobre datas para ajudar a gente a se localizar na história
A série sobre John Adams é espetacular!
Qual o nome da série?
Guilherme, fala um pouco sobre Peter Francisco, o herói português da Independência dos Estados Unidos. Forte abraço! Seu trabalho é primoroso.
Esse canal foi uma benção na minha vida. Tu és incrivel Guilherme!
Parabéns, Professor!
Você é uma inspiração para os estudos 👏👏👏👏
Excelente aula. Só uma observação: os puritanos eram calvinistas, e adeptos de uma coisa chamada Principio Regulador do Culto. Apenas esse aspecto os coloca numa posição radicalmente diferente a dos bem posteriores evangélicos, que são basicamente uma negação do calvinismo e do Princípio Regulador do Culto. Mas eu entendi bem o que você quis dizer, que o anglicanismo era muito mais parecido com o catolicismo romano e o puritanismo mostrava a cisão com Roma de forma mais determinante, o que foi continuado pelo mundo chamado evangélico.
Ah, sim, mais tarde no vídeo fica claro que você usa o termo "evangélico" consciente que é só uma aproximação.
Muito boa a aula, parabéns.
Boa observação.
Obrigado pela aula Professor Guilherme!
Guilherme Freire, grato por postar.
Excelente vídeo, amo a história dos EUA, como temos acesso às cartas dos founding fathers?
Você tem muitos conhecimentos!
Excelente aula .
Quais fontes (especialmente, mas não necessariamente, primárias) eu poderia estudar para começar a entender com maior profundidade a história das 13 colônias e, principalmente, a Revolução Americana e a formação dos EUA?
Otima aula
Guilherme, como eu posso achar essa referência de que George Washington sendo maçom começou a se assustar com a maçonaria?
Procure a carta Mount Vernon, September 25, 1798
@@guilhermefclfreire Obrigado
Excelente
Guilherme, recomenda filmes sobre esse assunto explanado no vídeo, ou documentários!
A little accelerated but fine. Thank you!
pq ta falando em inglês, seu mario?
Guilherme leia Jaime Cortesão. É interessante ver as aulas do prof Marcelo Andrade sobre o assunto
Como sempre, excelente aula!!
Qual relação José Bonifácio e os inconfidentes mineiros tiveram com revolucionários americanos?
Você por aqui?
Quase nenhuma, afora a maçonaria, que fundou os EUA e a república brasileira.
Guilherme,pode me dar recomendações de livros pra estudar sobre tudo isso?
Magnífico.
Excelente video!!
Pode indicar alguns livros sobre o assunto ? Muito obrigado
Video incrível 👏🏻👏🏻
Você poderia me indicar livros para eu estudar a independência, os pais fundadores e mais afundo deles (pode indicar até mesmo biografias boas, se puder).
Obrigado, seis vídeos são ótimos e me deram vontade de estudar
Boa tarde professor, tudo bem? Gostaria de pedir que faça um vídeo cujo tema principal seja a resistência católica na Península Ibérica - como foi feita?
Guilherme, boa tarde! Vc pode me indicar livros sobre esse assunto?
Guilherme todo o respeito com o seu trabalho aqui nesse vídeo. Só achei que tiveram alguns pontos que não podiam ser deixados de lado. A questão da independência teve sim uma revolta sobre as taxas mas precisa lembrar sobre a questão do trial by jury que causou muita revolta quando foi extinto. Daí a tal representação ser também exigida. No contexto geral eles se consideravam ingleses na América e não se sentiam tratados como tal. Não era só uma questão comercial, ia muito além. Outro ponto é esquecer de citar John Jay no federalist papers e dizer que John Adams era o principal federalista. O principal era Hamilton. Outro ponto é não citar Jamestown que depois se torna Williamsburg. Essa sim a primeira colônia e que trouxe a primeira forma de governo representativo. Vamos nos falar mais. Abração.
Qual o livro indicado de São Roberto Belarmino?
excelente vídeo. Obrigado
Sobre história EUA, estou lendo “Estas Verdades” da Jill Lepore.
Bela aula!
Guilherme, o guia politicamente incorreto da historia dos EUA é o do Tom Woods?
"Thomas Paine se lascou lá na França" kkkkkkkkkkkkkk
Poderia fazer um vídeo sobre a Ku Klux Klan? Dizem que ela começou com um ideal nobre e se corrompeu.
O sr. quer dizer que os negros americanos sofreram a influência da cultura branca (escoceses/irlandeses/ingleses) e não o contrário como ocorreu no Brasil, onde houve um sincretismo cultural e religioso. Parece-me que os negros norte-americanos não podiam praticar nenhuma manifestação artístico-cultural de origem africana. É correto isso?
Os próprios portugueses quando chegaram no Brasil já tinham se miscigenado com outros povos, já tinham tido contato com outras civilizações e tribos distantes. "China Tropical" do Gilberto Freyre é muito interessante nesse aspecto.
Precisa ler umas coisas sobre prioridade portuguesa na costa da América. Bibliografia de autores como Jaime Cortesão. Cmps
"George Washington, o primeiro na paz, o primeiro na guerra e o primeiro no coração dos patriotas da nação."
indio Squanto, também conhecido como Squantum ou Tisquantum
George Washington tinha o espírito de Cincinnatus.
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
escoceses eram bem mais célticos
Muito boa aula professor, só tenho um ponto, pois a parte dos protestantes o Sr não dá muita bola e sempre puxa a sardinha para o Catolicismos muitas das vezes deixando de lado as boas práticas do protestantismo!
Legal, mas é muita informação kkkk
🇧🇷🇺🇲
🇺🇸🤢🤮
Nossa q esforço e manobras vc fez para incluir o catolicismo na história americana. O maior país protestante do mundo fundado por protestantes puritanos fugindo exatamente da perseguição católica na Europa. Com história da para fazer esses malabarismos q vc fez mesmo.
O fanatismo catolico e uzeiro e vezeiro de assassinar toda a Historia para impor sua estoria: sempre mendaz, fanatica, criminosa e nada, de fato historica. A desgraça e a maioria do povo brasileiro ser ignorante, inculto e ate mesmo boçal, ao ponto de aplaudir um "assassino" da verdadeira Historia como esse menino, que ainda nao aprendeu bem a MENTIR, pois sua gesticulação, ainda bem nervosa, o denuncia, previamente como um mero aprendiz de LOROTAS, e contista de contos de vigaristas da mesma especie ou jaez. Pior que o Inferno existe, e ele, a priori ja esta com seu passaporte bem encaminhado para remete-lo acola. Coitado! cada coçada no nariz, cada palavra mau colocada, e cada gesto de procedencia indevida, fa-lo denunciar como tenta fintar e gesticular para aumentar a intriga contra seus mais diretos, indiretamente aludidos. Enrolar, e possivelmente envolver seus ouvintes, faz dele um emissario renhido da cepa que condu-lo sob os bastedores do antro oculto a mais avançar... Na arte do escamoteamento mais franco, embora bem mais faliveis. Padres nao oferecem a face, nem a outra face para apanhar... Mas usam da face alheia para nao se expor tanto a tapas como esse tao jovial jovem disposto a tudo. Porem sem ser tao maneiro ou"pios" como aqueles em seus meneios ou trejeitos de blandicias para fanatizar ainda mais aos zumbis. Quiça este jovem sonhe em maior: substituir O Olavo de Carvalho, que consegue aplausos ate dos crentes "menos" boçais... Avalie duma plateia de boçais e zumbis que acreditam no Celibato tao Santo dos padres.
Ok. Acusação feita. Estamos aguardando os argumentos.
PORQUE NO BRASIL AS COISA NAO DAO CERTO E NOS EUA DA CERTO EU TENHO UM TEORIA QUE QA CULTURA AMERCIUCANA E UM MAIS BEM FEITA PARA CONQUISTA TANTO INTELECTUAL QUANTO FINCACEIRA E NO BRASIL POUCAS PESSSOA PENSAM DE FORMA CORRETA E COERENTE
amigo, os estados unidos deram certo pois a cultura deles é de ódio e dominação, não há nada para aprender com eles, são inimigos do Brasil, escravocratas por natureza...
Não falou nada sobre o genocídio dos peles- vermelhas. Aula totalmente eurocentrica. Assim não da.
Kkkkkkkkkk
Procure outro vídeo condizente com suas neuroses minoritárias então.
@@hianlima8445 Nao é " neurose". Procure estudar a historia dos nativos americanos. Através do depoimentos dos proprio.
@@hianlima8445 Dos depoimentos dos proprios indigenas. O genocidio foi serio. Foram milhões.
@@mariacarvalho5873 Os nativos viviam em guerra entre si. Os maias, por exemplo, eram odiados por diversas tribos da região. Os portugueses quando cá chegaram, se familiarizaram mais com determinadas tribos, e automaticamente se tornaram inimigas de outras. Veja a população brasileira, muito difícil encontrar alguém que não tenha sangue de índio, pois muitos foram assimilados no processo colonial. Nos Estados Unidos o processo se deu diferente, até pela visão protestante do que eram aqueles povos da América, mas ainda assim, os nativos já viviam se matando muito antes do branco malvadão chegar.
Ótima aula👏