acho incrível como o Holden é um personagem complexo. você falou da questão da mentira x falsidade, e eu, particularmente, gosto muito do fato de que ao mesmo tempo ele é crítico e cínico, mas no fundo é um grande apreciador de arte (adora ler, gosta de ir a museus, vai ao teatro e, mesmo reclamando, sempre está no cinema).
Bom! Muito bom mesmo! Que descoberta boa! Pena que só hoje conheci seu Blog. Você fala como uma leitora, o que deixa seus vídeos muito mais aconchegantes. Parabéns!!! Tenho um livro publicado, O Brilho do Sangue, pela Record. Mas a história que quero te contar é sobre , "O GAROTO QUE NÃO SABIA DIZER NÃO-CARNE MOIDA", que tento publicar há mais de 20 anos e que críticos como José Castello comentaram que tem um piano de fundo de "O APANHADOR NO CAMPO DE CENTEIO". Recebeu uma resenha bastante elogiosa na secção textos inéditos, no Jornal ESTADO DE SÃO PAULO, que o comparou com O Apanhador no Campo de Centeio e Kafka. Passou por quase todas nossas grandes editoras, foi bastante elogiado em várias, se interessaram, mas todas ficaram com medo de publicar. Foi o que me fez interessar pelo SALINGER da Intrínseca que não conhecia. Foi um prazer conhecer seu blog. Abraço
Verdade, no livro o Holden deixa claro que odeia cinema( principalmente a indústria de Hollywood), então fazer um filme sobre o livro seria uma ironia gigantesca. Excelente resenha :)
Muito bom o vídeo! Eu faço parte do grupo que ama o livro, talvez por que eu tenha me identificado muito com o personagem principal. O que me chamou atenção quando eu li pela primeira vez, quando eu tinha uns 15 anos, foi que ele se comunicava diretamente comigo, talvez seja uma das características dos livros em primeira pessoa, quando bem sucedidos. Vários momentos me emocionam muito nesse livro, mas o que eu sempre lembro, além da metáfora do título, é sobre a preocupação dele em relação aos patos do Central Park, para onde eles vão no inverno. Essa passagem que é permeada por sensibilidade, me parece, mostra quem ele é. Nunca li ele a partir desse viés de violência, talvez depende do filtro de cada um.
+Augusto Cesar A identificação é bem fácil de acontecer, ainda mais quando lido na juventude mesmo. Acho que o livro deveria ser lido assim, quando jovem, e pelo menos mais uma vez depois, quando adulto. Acho que tem significados diferentes... Simmmm!! Eu AMO essa parte dos patos do Central Park também. Ele se incomoda tanto com eles, mas porque representam mudanças. E Holden não era muito fã de mudanças... Muito sensível mesmo! Abraço e Feliz natal! :)
Olha, esse livro, como Ulisses de Joyce, não têm "enredos" e muito menos têm conteúdo simples. Mesmo porque as obras com enredos fechados são superficiais e simplórias. E dizer que nada acontece no livro beira ao absurdo porque cada página é cheia de dramaticidade. Não concordo também com a análise simplista do título que, basicamente, é a essência do livro. Fora isso tudo, tem alguns pontos a acrescentar: O título do livro é uma metáfora que o personagem-narrador faz sobre a pedofilia (Holden revela no livro que "passou a vida toda se esquivando de assédios sexuais): na conversa com a irmã, antes dele ir embora de casa (ele diz que pretende viver acho que em uma cabana no Alasca), a menina fica triste porque "o irmão não tem nenhuma vontade na vida" e vai abandonar os estudos e a família; ela chora e o questiona por "não ter nenhuma vontade na vida" (mais ou menos isso). Holden conta à irmã a história do campo de centeio que esconde um abismo e das crianças que desconhecem o perigo enquanto brincam e correm em direção à morte. Então ele diz a irmã que "tem sim, uma vontade, que é ficar nesse campo para salvar as crianças de cair no abismo". Assim, como um abismo, o abuso sexual infantil está escondido em todos os lugares. Embora retrate apenas o percurso de um fim de semana na vida do personagem-narrador, o livro é cheio de passagens dramáticas: o professor aposentado que dá conselhos e causa repulsa enfiando o dedo no nariz enquanto conversa; o professor molestador (Holden vai passar a noite na casa do antigo professor e acorda com ele tentando molestá-lo); a passagem da prostituta menor de idade que o cafetão amigo do ascensorista do hotel leva ao quarto de Holden; do menino negro em roupas de domingo que assovia uma música enquanto passeia com os pais e caminha se equilibrando no meio-fio; da discussão com o taxista que não sabe dizer o que acontece com os peixinhos quando o lago do Central Park congela no inverno; a passagem dos dois meninos que perguntam a Holdem onde fica a cripta com as múmias no Museu de História Natural; a passagem do poema na bola de baseball, escrito pelo irmão antes de morrer; a passagem do cemitério e da tristeza que ele sente no túmulo do irmão porque quando começa a chover ele pode correr para o carro e ir passear, mas o irmão vai continuar para sempre lá e muitas outras: então a essência do livro está nessas e em outras pequenas passagens maravilhosas. Vale lembrar que Holden começa o livro internado em um hospital (psiquiátrico) porque teve um colapso nervoso.
Estou muito querendo ler este livros ,todos falam que muito bom . Eu assisti uma reportagem que afirmava que Charles Massom se expirou neste livro para dar início a seus crimes está foi uma das razões que a obra foi tão criticada e proibido nos EUA , com isso podemos concluir como os livros poder gerar mau influências nas pessoas. A resenha foi ótima como sempre. ;)
+Joice Ferreira Ele começou a ser proibido logo depois que foi lançado, mas acho que, se for verdade, pode ser um dos motivos sim. Obrigada, Joice! =D Feliz natal!
Espero que vc tenha escrito seu comentário pelo celular (mesmo assim não tem como justificar tantos erros de português e fiquei mais chocado quando li seu nick). E dizer que livros podem gerar má influência nas pessoas já é de conhecimento geral. Os livros religiosos estão aí há dezenas de anos.
Gosto assim, do conteúdo bastante extenso com obra principal, obras de apoio...E sim, sou do tipo que assisto a conteúdos antigos. Sempre adorável , hoje e há quatro anos atras. Beijo grande.
Comecei a ler a versão da Editora do Autor e achei a tradução muito brega, aquelas expressões dos anos 60, tipo "bombas!" Quase procurei uma edição mais moderna pra ter menos constrangimento alheio
aquela pessoa que não apenas lê o livro... mas segue em frente e vai fundo nas pesquisas... muito amor pelos seus vídeos Mell... ♡ Parabéns, sucesso e boas festas...
+Kamila Simas hahahaha Por isso que demorei com o vídeo, pq lembrei que tinha os textos aqui e queria lê-los. Obrigada, Kamila, muito feliz por saber que curtiu o vídeo! Beijos e Feliz natal!
as interpretações são bastante distintas, vale lembrar também que as traduções influenciam também nas interpretações, eu li uma versão traduzida e tinha palavras e frases diferente da versão original e isso mudou bastante como interpretei o livro. Amo esse livro, O Apanhador no Campo de Centeio e Demian foram dois livros marcantes em minha vida.
A coisa que mais me interessou no livro, que é um dos meus favoritos, é como você disse, a abordagem psicológica. O Holden é um personagem que se já não está com depressão, está quase lá. Na minha opinião, não é apenas a rebeldia e a contestação que o marcam, mas ele sofre de uma tristeza absurda. Em vários momentos, ele começa a chorar porque não consegue mais aguentar aquela situação. A parte que ele precisa pensar no irmãozinho pra atravessar a rua mostra bem isso. Eu sou team Holden eternamente kkk Video incrível, foi o meu preferido Mell . Abração.
Livro odiado por todo beatlemaniaco que se preze. Uma vez caí na besteira de mostrá-lo em um grupo de zap sobre os Beatles e quase me expulsaram. Uma coisa importante é que o Salinger nunca quis nada nas capas dos seus livros além do título e do nome do autor.Nem foto o cara tinha na orelha do livro. Tanto que as capas de Franny and Zooey, Nine Stories e do carpinteiros são assim. Sujeitinho estranho o nosso amigo. Abraços literais
Olha, eu não vi nada demais nesse livro.... Vc é mto apaixonada por ele, os seus olhos brilham enquanto fala... O seu vídeo é ótimo, o livro é fraco hahahahah Abç!!!
Que vídeo incrível!!! Gostei muito do embasamento e da dinâmica que você utilizou para falar sobre a obra, esclareceu muitos pontos que me intrigavam sobre a história. Algumas informações eu não conhecia. É com certeza um dos meus vídeos favoritos do canal! Obrigada!!
Algo que eu sempre tenho dúvida é oque ele quis dizer em relação aos patos? P.S: esse é o tipo de livro que precisa de duas ou mais leituras pra conseguir entender mais
Holden não consegue manter laços afetivos. Suas relações têm prazo de validade. Cria barreiras e não consegue se relacionar de forma duradoura, tanto que diversas vezes perde a paciência com seus colegas. Contudo, tais obstáculos podem muitas das vezes afastar o leitor, que o enxerga, superficialmente, como um simples aborrecente chato. Pelo contrário, as chagas do passado moldam a personalidade do protagonista, que tem medos, desejos e inseguranças. Nada no livro é o que parece. Cada comentário tem ideias implícitas, que nos contam um pouco de Caulfield. Além disso, o livro trata de temas complexos e pesados, como a depressão e o abuso sexual, que podem passar batidos. Ainda refletindo.
Eu acredito que ele seja sim um livro muito triste. Ainda mais se vc se der conta que vc não vai conseguir ser o apanhador, a vida não vai deixar e as pessoas que mataram tentaram ou mataram outras com o intuito de salvar outras do capital fizeram enganadas pq sempre vai existi outra figura pra substituir a ultima. Enfim, foi um dos livros mais tristes que eu já li. Ele me representou depressão e coisas inalcansaveis, sejam politicas ou não.
Meu livro preferido, espetacular. Obrigado pelo vídeo, Mel. Li há vários anos atrás por causa desse vídeo, hoje, maio de 2020 deu saudade do Holden e vim aqui assistir de novo. ❤️
Quando li esse livro, juro, quase abandonei com os "100%". Para mim, foi insuportável todas as vezes que o Holden definia as pessoas como sendo 100%. No entanto, após superar isso, o livro se torna incrível. super pretendo reler.
Acho que é por isso que eu nunca vi nada demais nesse livro: fiquei de saco cheio com o Holden. Depois dessa resenha vou tentar ler de novo tendo em mente que é um "livro young adult"
Estou no capitulo 9 do livro e já sei que eu odeio esse livro, porém vou continuar lendo. Aos que gostaram eu admiro e respeito, mas não sei se esse livro vai ser lido pela segunda vez por mim.
muito bom seu vídeo, Mel! não sei se você já ouviu falar, mas tem um livro interessante chamado "My Salinger Year", que é um relato autobiográfico de uma mulher que foi trabalhar na editora que representava o Salinger. ela conta sobre a relação do autor com a editora e também sobre as centenas de cartas de pessoas que se identificavam com o Holden e escreviam para o Salinger.
Acho que pode-se criar um bom paralelo entre O Apanhador no Campo de Centeio e O Estrangeiro. Ambos os protagonistas tão cheios do mundo, da hipocrisia e, ao mesmo tempo, tão apáticos!💜🙆♀️ Talvez Holden encontrasse maior paz em seus pensamentos se aceitasse o absurdo do mundo, haha.
Quando estava lendo esse livro, também pensei que o Holden Caulfield era um adolescente bem chatinho... Porém, observei que na verdade ele estava com depressão! No final comecei a sentir dó da sua vida e dos seus pensamentos. Holden sentia medo até de atravessar a rua. Se eu não me engano, ele presenciou um amigo suicidando... Imagina isso na cabeça de um adolescente?! Se tratando de preço, até hoje eu não sei porque esse livro é tão caro! Comprei pela Amazon alguns meses atrás e o preço foi bem salgado (R$50,00) e olha que estava na promoção (preço original R$ 75,00) em uma livraria que tem preços espetaculares. Já estava com vontade de ler há muito tempo, porém espera uma mega promoção... Não aguentei! Gostei do vídeo Mell!
Tive muitos arrepios durante esse vídeo. haha Eu o li por sua influência e posso dizer que entrou pra minha lista de favoritos também. Tendo o lido apenas uma vez, confesso que não entendi metade, mas sua resenha me ajudou a esclarecer muito alguns pontos chave da história. Me identifiquei demais com o Holden, acho que a revolta dele contra a falsidade do mundo é muito típico da adolescência. A crítica ao ideal de vida norte-americano é muito forte e acho que a maioria dos jovens passa por esse estranhamento, para somente depois aceitar que as coisas são assim e então amadurecer para a vida adulta. A citação sobre a sanidade do Holden é, na minha opinião, a que melhor o descreve, há muita sanidade em questionar o funcionamento da sociedade na qual se vive, mesmo que essa mesma sanidade seja uma um tanto perigosa... Obrigada pelo video Mell, beijos!
Acabei de ler o livro agora a pouco(lá pras 06 da manha do dia 29) e me bateu uma" bad" como gostam de falar... Psicólogos devem adorar esse livro... incrível!!! Acho que a tradução deu uma aliviada na tradução mas acho que não atrapalhou muito não. Eu nem sei mais o que dizer... entrou para os favoritos. A forma como o autor deixa algumas coisas nas entrelinhas sobre as coisas que se passam na mente dele, como as girias fazem sentido no contexto, a forma como ele usa a hiperbole a todo momento... São detalhes tão pequenos mas que ao mesmo tempo enriquesse MUITO o livro. Queria ler o Salinger agora mas vou ter que adiar.Dinheiro agora é osso :/ Ótimo vídeo(assisti antes e depois de ler e gostei em ambas) e feliz ano novo :D
Mel, se eu não me engano em 2016 vai ser lançado um filme chamado "Coming Through the Rye" que conta a historia de um fã adolescente do Salinger que fugiu de casa e foi atrás dele e tal, foi uma historia real, tô doido pra assistir. ;)
O sentimento que prevaleceu durante a minha leitura de "O apanhador no campo de centeio" foi o de "Eu não entendo bem o que ele (Holden) diz, mas é exatamente assim que me sinto", o que foi sem dúvida um pouco estranho na época. O livro acabou se tornando o meu favorito, e sua resenha é a melhor que vi até hoje! Está incrível, maravilhosa. Aliás, como todas que faz. :v E agora estou morrendo de curiosidade sobre esse livro Salinger! E também com uma vontade imensa de reler O apanhador, haha. Beijos. ♥
Nossa, Mel! Que vídeo incrível. Sério. To de boca aberta. É visível a sua dedicação e o seu amor pelo livro. Se alguém pensava em lê-lo, você com certeza o convenceu (como eu). E para aqueles que já gostam do livro, só aumentou o amor por ele. Lindo, lindo. Isabella.
Li quando tinha uns 13 anos e não gostei nenhum pouco. Mas eu era novo demais, não entendia a revolta do personagem nem o que que um livro sobre um adolescente chato tinha de demais. Tenho que dar mais uma chance a ele. Excelente vídeo
Um dos meus livros favoritos, ótimo vídeo parabéns, Mell! Pra mim o que mais me impressiona no romance é o estilo da escrita, o uso do pensamento do personagem é único. Holden é um personagem autêntico, acho muito bela a metáfora "O apanhador no campo de centeio", feliz natal(atrasado), Mell! Beijos
Li aos onze/doze anos e não me incomodei com os palavrões. Então não acredito que tenha uma restrição de idade para esse livro: Vai de pessoa pra pessoa.
Bela resenha Mell. Tive que lê-lo para uma disciplina da faculdade e no início achei que seria um saco, e qual não foi a minha surpresa ao descobri o quão fantástico é essa narrativa. Se tornou um dos meus favoritos de todos, os personagens, a poesia da história é fascinante. Parabéns pelo canal, é um dos meus favoritos, sempre bom encontrar apaixonados por literatura, que incentivam a leitura. Um grande abraço e feliz Natal!!!
Mel... me inscrevi no canal...qdo peguei pra ler este livro... assisti o vlog... ameei!... fiz a leitura... voltei... revi... gostei das tuas impressões... mas a pergunta que não quer calar.... quanto aos crimes dos casos famosos citados... o que teria motivado... na obra?
Mell, o vídeo ficou ótimo! Adorei. Eu gostei muito desse livro, me senti realmente íntima do personagem. Em alguns momentos senti raiva do Holden, mas, na maior parte do tempo, me diverti. Me interessei muito pelo "Salinger", pretendo comprar para entender melhor o livro. Bjs!!
Mell, eu também amei esse livro. Só que eu tava pensando que ele é YA, mas você não precisa e não deve vestir a carapaça de adolescente justamente porque é uma conversa. Não sei se tu concorda que é daquelas leituras que não impõe uma visão de mundo pra você. Quando eu li lembrei de mim, mas pensei muito em pessoas que eu conheci e que eram Holdens e que eu não sabia como ajudar e é aquela coisa ele é um cara muito bom, mas muito perdido. Ah, adoro seus vídeos, mas eu tenho esse costume estranha de ver resenhas de livros que eu já li pra poder ver as interpretações :))
Adorei o vídeo!! Quero ler ainda nesse primeiro semestre, espero e acho que vou gostar (por causa dessa crítica à sociedade) como vc gostou haha Espero ler mais clássicos nesse ano
Minha amiga. Eu li apenas cotações que Johnny Depp usa, como " silêncio exílio e astúcia " e me apaixonei por essa mensagem do livro, de uma fase na adolescência que todos nós passamos, de turbulência emocional, que hoje sabemos que passa, mas que na época estávamos na selva sem armas, termos armas hoje não significa que aquelo momento foi fácil. Toda adolescência é difícil, e esse livro é perfeito pra isso, te dá aquela liberdade que te faz emergir nessa fase da vida, e depois você sabe que não precisa mais usar isso e encontra o equilíbrio, mas sempre vai dar valor as lições aprendidas lá.
Ótimo vídeo, Mell. Muito instrutivo e didático. Adorei!❤
Livro incrível! Estou relendo.
O jeito que você fala sobre livros, me faz querer mergulhar neles.
acho incrível como o Holden é um personagem complexo. você falou da questão da mentira x falsidade, e eu, particularmente, gosto muito do fato de que ao mesmo tempo ele é crítico e cínico, mas no fundo é um grande apreciador de arte (adora ler, gosta de ir a museus, vai ao teatro e, mesmo reclamando, sempre está no cinema).
Bom! Muito bom mesmo! Que descoberta boa! Pena que só hoje conheci seu Blog.
Você fala como uma leitora, o que deixa seus vídeos muito mais aconchegantes. Parabéns!!! Tenho um livro publicado, O Brilho do Sangue, pela Record.
Mas a história que quero te contar é sobre , "O GAROTO QUE NÃO SABIA DIZER NÃO-CARNE MOIDA", que tento publicar há mais de 20 anos e que críticos como José Castello comentaram que tem um piano de fundo de "O APANHADOR NO CAMPO DE CENTEIO". Recebeu uma resenha bastante elogiosa na secção textos inéditos, no Jornal ESTADO DE SÃO PAULO, que o comparou com O Apanhador no Campo de Centeio e Kafka. Passou por quase todas nossas grandes editoras, foi bastante elogiado em várias, se interessaram, mas todas ficaram com medo de publicar. Foi o que me fez interessar pelo SALINGER da Intrínseca que não conhecia. Foi um prazer conhecer seu blog. Abraço
Amo esse livro. Amo o Holden, é meu personagem favorito da literatura ❤
amei o vídeo 😍
que preciosidade esse vídeo. ainda bem que vc me mandou. e a vontade de pegar o livro pra reler agora e ler a biografia tb?
amei!!!!
Não é pra amar ou odiar, é só analizar
Excelente esse vídeo de apreciação da obra de um dos maiores gurus da história da literatura mundial.
Muito bom. Ganhou mais um inscrito.
Verdade, no livro o Holden deixa claro que odeia cinema( principalmente a indústria de Hollywood), então fazer um filme sobre o livro seria uma ironia gigantesca. Excelente resenha :)
Muito bom o vídeo! Eu faço parte do grupo que ama o livro, talvez por que eu tenha me identificado muito com o personagem principal. O que me chamou atenção quando eu li pela primeira vez, quando eu tinha uns 15 anos, foi que ele se comunicava diretamente comigo, talvez seja uma das características dos livros em primeira pessoa, quando bem sucedidos. Vários momentos me emocionam muito nesse livro, mas o que eu sempre lembro, além da metáfora do título, é sobre a preocupação dele em relação aos patos do Central Park, para onde eles vão no inverno. Essa passagem que é permeada por sensibilidade, me parece, mostra quem ele é. Nunca li ele a partir desse viés de violência, talvez depende do filtro de cada um.
+Augusto Cesar A identificação é bem fácil de acontecer, ainda mais quando lido na juventude mesmo. Acho que o livro deveria ser lido assim, quando jovem, e pelo menos mais uma vez depois, quando adulto. Acho que tem significados diferentes...
Simmmm!! Eu AMO essa parte dos patos do Central Park também. Ele se incomoda tanto com eles, mas porque representam mudanças. E Holden não era muito fã de mudanças... Muito sensível mesmo!
Abraço e Feliz natal! :)
AMO DE PAIXÃO ESSE LIVRO AMO AMO AMO AMOOOOOO AMO
Meu livro favorito da vida 😍📚
Gostei bastante do livro, ótima resenha!!
Olha, esse livro, como Ulisses de Joyce, não têm "enredos" e muito menos têm conteúdo simples. Mesmo porque as obras com enredos fechados são superficiais e simplórias. E dizer que nada acontece no livro beira ao absurdo porque cada página é cheia de dramaticidade. Não concordo também com a análise simplista do título que, basicamente, é a essência do livro.
Fora isso tudo, tem alguns pontos a acrescentar: O título do livro é uma metáfora que o personagem-narrador faz sobre a pedofilia (Holden revela no livro que "passou a vida toda se esquivando de assédios sexuais): na conversa com a irmã, antes dele ir embora de casa (ele diz que pretende viver acho que em uma cabana no Alasca), a menina fica triste porque "o irmão não tem nenhuma vontade na vida" e vai abandonar os estudos e a família; ela chora e o questiona por "não ter nenhuma vontade na vida" (mais ou menos isso). Holden conta à irmã a história do campo de centeio que esconde um abismo e das crianças que desconhecem o perigo enquanto brincam e correm em direção à morte. Então ele diz a irmã que "tem sim, uma vontade, que é ficar nesse campo para salvar as crianças de cair no abismo". Assim, como um abismo, o abuso sexual infantil está escondido em todos os lugares. Embora retrate apenas o percurso de um fim de semana na vida do personagem-narrador, o livro é cheio de passagens dramáticas: o professor aposentado que dá conselhos e causa repulsa enfiando o dedo no nariz enquanto conversa; o professor molestador (Holden vai passar a noite na casa do antigo professor e acorda com ele tentando molestá-lo); a passagem da prostituta menor de idade que o cafetão amigo do ascensorista do hotel leva ao quarto de Holden; do menino negro em roupas de domingo que assovia uma música enquanto passeia com os pais e caminha se equilibrando no meio-fio; da discussão com o taxista que não sabe dizer o que acontece com os peixinhos quando o lago do Central Park congela no inverno; a passagem dos dois meninos que perguntam a Holdem onde fica a cripta com as múmias no Museu de História Natural; a passagem do poema na bola de baseball, escrito pelo irmão antes de morrer; a passagem do cemitério e da tristeza que ele sente no túmulo do irmão porque quando começa a chover ele pode correr para o carro e ir passear, mas o irmão vai continuar para sempre lá e muitas outras: então a essência do livro está nessas e em outras pequenas passagens maravilhosas. Vale lembrar que Holden começa o livro internado em um hospital (psiquiátrico) porque teve um colapso nervoso.
Vc é lindaaa explicando o livro
Agora me sinto , é, convocado. Interessante, se aprofundar no universo adolescente. Mais um pra lista.
+Mario Santos hahaha Que bom que se sente assim, fico feliz. E espero que goste da leitura! Feliz natal!
+Mell Ferraz Literature se Idem:)
O bom é tá vendo a resenha com o Livro na prateira. 🤗
Adoro este livro. Estou lendo-o pela terceira vez
Estou muito querendo ler este livros ,todos falam que muito bom .
Eu assisti uma reportagem que afirmava que Charles Massom se expirou neste livro para dar início a seus crimes está foi uma das razões que a obra foi tão criticada e proibido nos EUA , com isso podemos concluir como os livros poder gerar mau influências nas pessoas.
A resenha foi ótima como sempre. ;)
+Joice Ferreira Ele começou a ser proibido logo depois que foi lançado, mas acho que, se for verdade, pode ser um dos motivos sim.
Obrigada, Joice! =D Feliz natal!
Você é uma das poucas booktuber que respondem os comentários de seus escritos ,parabéns pela simplicidade e carinho com todos .
Espero que vc tenha escrito seu comentário pelo celular (mesmo assim não tem como justificar tantos erros de português e fiquei mais chocado quando li seu nick). E dizer que livros podem gerar má influência nas pessoas já é de conhecimento geral. Os livros religiosos estão aí há dezenas de anos.
Esse é só o meu livro favorito de todo o sempre.
Foi bem difícil sentir empatia por ele mas teve momentos de cortar o coração... Obrigado pela resenha
É engraçado, eu senti empatia logo nas duas primeiras páginas.
Vídeo incrível Mel!
+Guilherme Lima Obrigada, Guilherme! =D Feliz natal!
Gosto assim, do conteúdo bastante extenso com obra principal, obras de apoio...E sim, sou do tipo que assisto a conteúdos antigos. Sempre adorável , hoje e há quatro anos atras. Beijo grande.
Terminei de ler esse livro hoje ,é gostei muito.
Legal ,vou comprar para ler.
+givagoecheverria656 Espero que goste! :) Feliz natal!
A melhor resenha que assisti sobre o livro!
Adorei este livro, achei simples e genial. Eu me identifiquei muito com o Holden, pois fui uma adolescente meio rebelde e questionadora...
Guns n roses gravou uma bela canção inspirados no livro, de mesmo nome. Confiram : catcher in the rye
Comecei a ler a versão da Editora do Autor e achei a tradução muito brega, aquelas expressões dos anos 60, tipo "bombas!"
Quase procurei uma edição mais moderna pra ter menos constrangimento alheio
15:47 - A Mell de 2019 já fez isso!
aquela pessoa que não apenas lê o livro... mas segue em frente e vai fundo nas pesquisas... muito amor pelos seus vídeos Mell... ♡
Parabéns, sucesso e boas festas...
+Kamila Simas hahahaha Por isso que demorei com o vídeo, pq lembrei que tinha os textos aqui e queria lê-los. Obrigada, Kamila, muito feliz por saber que curtiu o vídeo! Beijos e Feliz natal!
seu melhor video, Mel!!!
Parabéns seus vídeos são perfeitos
Vou ler, bela dica.
as interpretações são bastante distintas, vale lembrar também que as traduções influenciam também nas interpretações, eu li uma versão traduzida e tinha palavras e frases diferente da versão original e isso mudou bastante como interpretei o livro. Amo esse livro, O Apanhador no Campo de Centeio e Demian foram dois livros marcantes em minha vida.
A coisa que mais me interessou no livro, que é um dos meus favoritos, é como você disse, a abordagem psicológica. O Holden é um personagem que se já não está com depressão, está quase lá. Na minha opinião, não é apenas a rebeldia e a contestação que o marcam, mas ele sofre de uma tristeza absurda. Em vários momentos, ele começa a chorar porque não consegue mais aguentar aquela situação. A parte que ele precisa pensar no irmãozinho pra atravessar a rua mostra bem isso. Eu sou team Holden eternamente kkk
Video incrível, foi o meu preferido Mell . Abração.
Livro odiado por todo beatlemaniaco que se preze. Uma vez caí na besteira de mostrá-lo em um grupo de zap sobre os Beatles e quase me expulsaram.
Uma coisa importante é que o Salinger nunca quis nada nas capas dos seus livros além do título e do nome do autor.Nem foto o cara tinha na orelha do livro. Tanto que as capas de Franny and Zooey, Nine Stories e do carpinteiros são assim.
Sujeitinho estranho o nosso amigo.
Abraços literais
Olha, eu não vi nada demais nesse livro.... Vc é mto apaixonada por ele, os seus olhos brilham enquanto fala... O seu vídeo é ótimo, o livro é fraco hahahahah Abç!!!
Que vídeo incrível!!!
Gostei muito do embasamento e da dinâmica que você utilizou para falar sobre a obra, esclareceu muitos pontos que me intrigavam sobre a história. Algumas informações eu não conhecia.
É com certeza um dos meus vídeos favoritos do canal!
Obrigada!!
Algo que eu sempre tenho dúvida é oque ele quis dizer em relação aos patos?
P.S: esse é o tipo de livro que precisa de duas ou mais leituras pra conseguir entender mais
amei o vídeo Mel
+Vitoria de Araújo Obrigada, Vitoria, fico feliz por ter gostado! =D Feliz natal!
Holden não consegue manter laços afetivos. Suas relações têm prazo de validade. Cria barreiras e não consegue se relacionar de forma duradoura, tanto que diversas vezes perde a paciência com seus colegas. Contudo, tais obstáculos podem muitas das vezes afastar o leitor, que o enxerga, superficialmente, como um simples aborrecente chato. Pelo contrário, as chagas do passado moldam a personalidade do protagonista, que tem medos, desejos e inseguranças.
Nada no livro é o que parece. Cada comentário tem ideias implícitas, que nos contam um pouco de Caulfield. Além disso, o livro trata de temas complexos e pesados, como a depressão e o abuso sexual, que podem passar batidos. Ainda refletindo.
alguém poderia compartilhar o PDF do Livro CMG?
Eu acredito que ele seja sim um livro muito triste. Ainda mais se vc se der conta que vc não vai conseguir ser o apanhador, a vida não vai deixar e as pessoas que mataram tentaram ou mataram outras com o intuito de salvar outras do capital fizeram enganadas pq sempre vai existi outra figura pra substituir a ultima. Enfim, foi um dos livros mais tristes que eu já li. Ele me representou depressão e coisas inalcansaveis, sejam politicas ou não.
Meu livro preferido, espetacular. Obrigado pelo vídeo, Mel. Li há vários anos atrás por causa desse vídeo, hoje, maio de 2020 deu saudade do Holden e vim aqui assistir de novo. ❤️
Quando li esse livro, juro, quase abandonei com os "100%". Para mim, foi insuportável todas as vezes que o Holden definia as pessoas como sendo 100%. No entanto, após superar isso, o livro se torna incrível. super pretendo reler.
Acho que é por isso que eu nunca vi nada demais nesse livro: fiquei de saco cheio com o Holden. Depois dessa resenha vou tentar ler de novo tendo em mente que é um "livro young adult"
Mell, que vídeo incrível! Parabéns pelo trabalho nele!
Feliz Natal!
Excelente vídeo!
Estou no capitulo 9 do livro e já sei que eu odeio esse livro, porém vou continuar lendo. Aos que gostaram eu admiro e respeito, mas não sei se esse livro vai ser lido pela segunda vez por mim.
vídeo maravilhoso. sou louco pra ler esse livri
Kkkkkk muito legal ver esse vídeo mais antigo! Cheguei aqui pelo vídeo dos melhores de 2017 (dezembro). Sucesso!
fiquei bem curiosa para ler!! ❤️
muito bom seu vídeo, Mel! não sei se você já ouviu falar, mas tem um livro interessante chamado "My Salinger Year", que é um relato autobiográfico de uma mulher que foi trabalhar na editora que representava o Salinger. ela conta sobre a relação do autor com a editora e também sobre as centenas de cartas de pessoas que se identificavam com o Holden e escreviam para o Salinger.
Suas resenhas são ótimas. Comentários de alto nível. Só queria lembrar que ele também tem o romance Franny and Zooey.
Muito boa a resenha 😉. Fiquei com vontade de ler! abraços.
que video incrível :')
+rafamioni Que bom que curtiu, fico feliz! =D Feliz natal!
Que belo presente de Natal esse vídeo. Obrigado! :D
+Thiago Branco Awn!! hahaha Que demais saber que curtiu assim! Eu é que agradeço pela presença, poxa! Bjs e Feliz natal!
Acho que pode-se criar um bom paralelo entre O Apanhador no Campo de Centeio e O Estrangeiro. Ambos os protagonistas tão cheios do mundo, da hipocrisia e, ao mesmo tempo, tão apáticos!💜🙆♀️ Talvez Holden encontrasse maior paz em seus pensamentos se aceitasse o absurdo do mundo, haha.
Que vídeo incrível! Li esse livro há alguns anos, curiosamente no natal (!) e você me deixou com vontade de reler
Já estava louco pra ler, seu vídeo só aumentou o desespero haha
Quero comprar!
Douglas Silva Obrigado
Quando estava lendo esse livro, também pensei que o Holden Caulfield era um adolescente bem chatinho... Porém, observei que na verdade ele estava com depressão! No final comecei a sentir dó da sua vida e dos seus pensamentos. Holden sentia medo até de atravessar a rua. Se eu não me engano, ele presenciou um amigo suicidando... Imagina isso na cabeça de um adolescente?!
Se tratando de preço, até hoje eu não sei porque esse livro é tão caro! Comprei pela Amazon alguns meses atrás e o preço foi bem salgado (R$50,00) e olha que estava na promoção (preço original R$ 75,00) em uma livraria que tem preços espetaculares. Já estava com vontade de ler há muito tempo, porém espera uma mega promoção... Não aguentei!
Gostei do vídeo Mell!
Tive muitos arrepios durante esse vídeo. haha Eu o li por sua influência e posso dizer que entrou pra minha lista de favoritos também. Tendo o lido apenas uma vez, confesso que não entendi metade, mas sua resenha me ajudou a esclarecer muito alguns pontos chave da história. Me identifiquei demais com o Holden, acho que a revolta dele contra a falsidade do mundo é muito típico da adolescência. A crítica ao ideal de vida norte-americano é muito forte e acho que a maioria dos jovens passa por esse estranhamento, para somente depois aceitar que as coisas são assim e então amadurecer para a vida adulta. A citação sobre a sanidade do Holden é, na minha opinião, a que melhor o descreve, há muita sanidade em questionar o funcionamento da sociedade na qual se vive, mesmo que essa mesma sanidade seja uma um tanto perigosa... Obrigada pelo video Mell, beijos!
Acabei de ler o livro agora a pouco(lá pras 06 da manha do dia 29) e me bateu uma" bad" como gostam de falar...
Psicólogos devem adorar esse livro... incrível!!!
Acho que a tradução deu uma aliviada na tradução mas acho que não atrapalhou muito não.
Eu nem sei mais o que dizer... entrou para os favoritos. A forma como o autor deixa algumas coisas nas entrelinhas sobre as coisas que se passam na mente dele, como as girias fazem sentido no contexto, a forma como ele usa a hiperbole a todo momento... São detalhes tão pequenos mas que ao mesmo tempo enriquesse MUITO o livro.
Queria ler o Salinger agora mas vou ter que adiar.Dinheiro agora é osso :/
Ótimo vídeo(assisti antes e depois de ler e gostei em ambas) e feliz ano novo :D
Mel, se eu não me engano em 2016 vai ser lançado um filme chamado "Coming Through the Rye" que conta a historia de um fã adolescente do Salinger que fugiu de casa e foi atrás dele e tal, foi uma historia real, tô doido pra assistir. ;)
O sentimento que prevaleceu durante a minha leitura de "O apanhador no campo de centeio" foi o de "Eu não entendo bem o que ele (Holden) diz, mas é exatamente assim que me sinto", o que foi sem dúvida um pouco estranho na época. O livro acabou se tornando o meu favorito, e sua resenha é a melhor que vi até hoje! Está incrível, maravilhosa. Aliás, como todas que faz. :v E agora estou morrendo de curiosidade sobre esse livro Salinger! E também com uma vontade imensa de reler O apanhador, haha. Beijos. ♥
Que vídeo maravilhosooooo!
Estou querendo ler esse livro muito mais agora do que antes! Que analise!
Nossa, Mel! Que vídeo incrível. Sério. To de boca aberta. É visível a sua dedicação e o seu amor pelo livro. Se alguém pensava em lê-lo, você com certeza o convenceu (como eu). E para aqueles que já gostam do livro, só aumentou o amor por ele. Lindo, lindo. Isabella.
Gente, só eu que detestei esse livro? Nao via a hora de acabar de uma vez.
Li quando tinha uns 13 anos e não gostei nenhum pouco. Mas eu era novo demais, não entendia a revolta do personagem nem o que que um livro sobre um adolescente chato tinha de demais. Tenho que dar mais uma chance a ele. Excelente vídeo
Que resenha incrível e apaixonante, Mell! Parabéns!! Com certeza anteciparei a leitura deste livro. Sem palavras... Parabéns!
Só agora vi esse vídeo Mel, ficou maravilhoso! Parabéns , quero ler esse agora mesmo! Vai pra minha lista de Leitura para 2016. Beijos querida!
Sou louca para comprar este livro, mas é tão caro. Esperando uma promo. haha. Ótimooo vídeo.
Um dos meus livros favoritos, ótimo vídeo parabéns, Mell! Pra mim o que mais me impressiona no romance é o estilo da escrita, o uso do pensamento do personagem é único. Holden é um personagem autêntico, acho muito bela a metáfora "O apanhador no campo de centeio", feliz natal(atrasado), Mell! Beijos
Dizem que o assassino de Jhon Lennon havia lido ele, né?
esse livro teria uma "classificação de idade "? ou qualquer um poderia ler apesar dos palavrões?
Li aos onze/doze anos e não me incomodei com os palavrões. Então não acredito que tenha uma restrição de idade para esse livro: Vai de pessoa pra pessoa.
Eu sou o Holden, pode crê.😂😂😂👍
Que vídeo ótimo, Mell! Já tinha vontade de lê-lo, agora quero ainda mais \o/
Alguém sabe a música do 0:00 até os 0:15
Bela resenha Mell. Tive que lê-lo para uma disciplina da faculdade e no início achei que seria um saco, e qual não foi a minha surpresa ao descobri o quão fantástico é essa narrativa. Se tornou um dos meus favoritos de todos, os personagens, a poesia da história é fascinante. Parabéns pelo canal, é um dos meus favoritos, sempre bom encontrar apaixonados por literatura, que incentivam a leitura. Um grande abraço e feliz Natal!!!
Mell, caso haja interesse, existe um filme chamado "Memórias de Salinger"... na verdade, está mais para documentário. Fica a dica. ;)
Depois dessa resenha, tem como não ficar com vontade de ler? :)
Amei o video, e já peguei meu livro da estante e será minha próxima leitura. E a biografia na saraiva por R$9,90 hojeee \o/...kkkk
Beijos Mel
Que vídeo sensacional, Mel! Fiquei louca pra ler o livro! Feliz Natal!
Mel... me inscrevi no canal...qdo peguei pra ler este livro... assisti o vlog... ameei!... fiz a leitura... voltei... revi... gostei das tuas impressões... mas a pergunta que não quer calar.... quanto aos crimes dos casos famosos citados... o que teria motivado... na obra?
Gente desculpa mas eu achei tãão chato o Holden. Eu quase desisti da leitura pois ele tratava tão mal gente q nem merecia, sério.
Mell, o vídeo ficou ótimo! Adorei.
Eu gostei muito desse livro, me senti realmente íntima do personagem. Em alguns momentos senti raiva do Holden, mas, na maior parte do tempo, me diverti. Me interessei muito pelo "Salinger", pretendo comprar para entender melhor o livro.
Bjs!!
Mell, eu também amei esse livro. Só que eu tava pensando que ele é YA, mas você não precisa e não deve vestir a carapaça de adolescente justamente porque é uma conversa. Não sei se tu concorda que é daquelas leituras que não impõe uma visão de mundo pra você. Quando eu li lembrei de mim, mas pensei muito em pessoas que eu conheci e que eram Holdens e que eu não sabia como ajudar e é aquela coisa ele é um cara muito bom, mas muito perdido.
Ah, adoro seus vídeos, mas eu tenho esse costume estranha de ver resenhas de livros que eu já li pra poder ver as interpretações :))
Feliz Natal e Feliz Ano Novo Mel. 😘
Adorei o vídeo!! Quero ler ainda nesse primeiro semestre, espero e acho que vou gostar (por causa dessa crítica à sociedade) como vc gostou haha Espero ler mais clássicos nesse ano
vou ler ♡
O livro “SALINGER” está em português?
Minha amiga.
Eu li apenas cotações que Johnny Depp usa, como " silêncio exílio e astúcia " e me apaixonei por essa mensagem do livro, de uma fase na adolescência que todos nós passamos, de turbulência emocional, que hoje sabemos que passa, mas que na época estávamos na selva sem armas, termos armas hoje não significa que aquelo momento foi fácil.
Toda adolescência é difícil, e esse livro é perfeito pra isso, te dá aquela liberdade que te faz emergir nessa fase da vida, e depois você sabe que não precisa mais usar isso e encontra o equilíbrio, mas sempre vai dar valor as lições aprendidas lá.
quando eu ler o livro eu termino de ver esse vídeo, estou com medo de receber algum tipo de spoiler.
Terminei hoje, maneiro.
Holden
Não gostei deste livro. Chato e sem enredo.