Análise Fatorial Exploratória: O guia completo!
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 14 ม.ค. 2025
- Nessa aula, você vai aprender a realizar uma análise fatorial perfeita, com as melhores técnicas existentes atualmente.
Com esses procedimentos você poderá submeter seus artigos para as melhores revistas nacionais e internacionais.
-----------------------------------------------
Referências mencionadas no vídeo:
1. Damásio (2012). O Uso da Análise Fatorial Exploratória na Psicologia: pepsic.bvsalud....
2. Damásio e Valentini (2015): Sobre Fidedignidade Composta www.scielo.br/p...
3. Cálculo da Fidedignidade Composta: www.thestatisti...
4. Software Factor: psico.fcep.urv....
5. Textpad: www.textpad.com/
6. Planilha Gráfica da Análise Paralela: bit.ly/35F1feH
7. REPORTAR ANÁLISE FATORIAL: bit.ly/2Sy2nx5
8. Vídeo sobre modelagem por equações estruturais: • Introdução à Modelagem...
9. Vídeo sobre Análise Paralela: • ANÁLISE PARALELA - UMA...
----------------------------------------------------------
📌 Quer se tornar um pesquisador completamente autônomo e independente?
Faça parte da Psicometria Online Academy: A maior formação de Pesquisadores Quantitativos da América Latina: bit.ly/Psicome...
Excelente explicação com fornecimento detalhado de informações sobre o funcionamento de uma análise fatorial. Pega na mão e indica os passos. Show!
Que bom que gostou, Milvon! O programa está um pouco atualizado, mas a essência é a mesma! Abração.
Que tutorial! Trabalho incrível o que você vem fazendo no canal porque ajuda a disseminar técnicas de análise estatística de uma maneira bem prática e amigável.
Muito obrigado, Douglas! Fico feliz em poder ajudar. Abraços!!
Que aula fantástica, salvou minha vida!!!
Que coisa boa, Alesandra! Fico feliz em poder ajudar. Olha só, me procura lá pelo instagram também que todo dia tem tira-dúvidas do pessoal. Abração!
@@PsicometriaOnline Obrigada
Muito grato pela excelente aula!
Ah! E muito grata pelos vídeos - são ótimos!!!!
Muito bom ter achado esse seu canal. Excelente! Parabéns pela didática.
Que bom que gostou. Qualquer dúvida, escreva!!
Aula sensacional! já havia lido o capítulo do seu livro, mas as dicas do vídeo tornaram tudo mais fácil! Obrigado Bruno!
Valeu, Alex!! Ainda tou te devendo um video. Farei em breve!!
Muito bom, muito obrigado!
Excelente. Bruno! Os vídeos do seu canal, além de ajudarem muito no aspecto tutorial, tem sido uma ótima fonte para se descobrir procedimentos estatísticos atualizados e referências bibliográficas acessíveis e prestigiadas... Obrigado!
Muito bom, Bruno!! Sucesso sempre.
Que aula INCRÍVEL! Muito obrigada Bruno, deu super certo!
Que coisa boa, Lorena. Obrigado. Se inscreve no canal e me segue no instagram, que tem muita coisa por aqui (e por vir). Abração!
Conteúdo fantástico, agradeço muito!
Muito obrigado, Pedro!!
Que aula fantástica. Preciso me atualizar em análise fatorial. Parabéns!
Muito obrigado, Fernando! Acompanha aqui o canal. Toda semana tem vídeo novo!! Abraços!!
Fernando, vale para mim também, o assunto análise fatorial, especialmente para a análise psicométrica, deu um salto que eu estava desconhecendo. As aulas do professor são, pelo seu didatismo, referência no Brasil acho
Aula incrível, conteúdo de primeira (como sempre)!
Obrigado, Jonathan!
Bruno, muito obrigada pela excelente aula! Estou fazendo análises aqui e está fazendo toda a diferença os materiais que você forneceu. Parabéns pelo seu trabalho e pelo canal.
Perfeito professor Damásio. Explanação muito clara. Muito obrigado pelo compartilhamento do conhecimento.
Ótima Aula
Muito obrigado, Mozar!
Obrigada por compartilhar teu conhecimento.
Fico feliz que você está gostando, Flavia!! Obrigado por acompanhar o canal. Um abraço!
Muito boa a aula!!! Agora esse calculo esta demorando bastante! Já tem quase duas horas para terminar a análise e ainda não acabou! Muito bom o material!
Gustavo, se você retirar o bootstrapping vai reduzir em 70% o tempo de espera! E obrigado por acompanhar!!
Aula boa msm! Mas vale a pena ficar atento a isso, meu "compute" demorou 8 horas
@@alexandrepontual2493 Valeu, Alexandre! Aqui no meu computador demora bem menos. Falha minha. Abraços e obrigado por acompanhar.
Muito bom!
Top !!!
Mto obrigado por estar acompanhando! Feliz que os vídeos estão sendo úteis!!
Parabéns. Aula incrível!
Que bom que gostou, Luiz! Fica atento ao canal que tem mta coisa por vir. Abração
Obrigado pelo tutorial Bruno! Consegui usar o Factor! Gostaria de sugerir um tema para próximos vídeos: Teoria de Resposta a Item!
Opa!! Anotado, Henrique. E já está engatilhada para breve. Grande abraço!!
Sensacional ! Parabéns! Caso tenha um vídeo ou alguma material um pouco mais teórico pra recomendar, seria ótimo!
Que excelente trabalho professor! Seus tutoriais têm me ajudado imensamente. Pretendo inclusive agradecê-lo na minha publicação e espero que um dia possamos conversar pessoalmente. Grande abraço!
Fico muito feliz em saber, Felipe. Certamente teremos oportunidade de nos conhecermos. O mundo da pesquisa não eh muito grande no Brasil. Abração!
Professor poderia disponibilizar as referências completas que o senhor citou, como as do Brown 2006 Marthen 2010???
Excelente! Estou muito agradecida pela ajuda. Sou eng eletricista e minha pesquisa de mestrado é na área de educação em engenharia; estou avaliando o impacto do uso de um jogo educacional no ensino de instalações elétricas. Venho conhecendo um pouco do universo da psicometria e estou encantada! :) Uma dúvida: Minha escala possui 17 itens, qual o número ideal de participantes para que eu realize uma boa análise fatorial? A literatura não apresenta um consenso...
Oi, Rebeca. Que bom que o vídeo foi útil. Então, a questão do número de participantes... A literatura não tem consenso mesmo, pq esse número não existe. A verdade eh que se o instrumento for bom, poucos participantes encontrarão a estrutura adequada. Se a medida não prestar, muitos participantes só vão evidenciar isso. Discuto um pouco essas questões no meu artigo: pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712012000200007 . Fica de olho aqui no canal, Rebeca, que estamos colocando conteúdos quase que diariamente. Se inscreve e ativa as notificações, caso ainda não tenha feito, que eventualmente você pode encontrar outros vídeos que te ajudem. Abração!
@@PsicometriaOnline Estou feliz por ter encontrado o canal, e já "maratonando" os vídeos. rsrs Venho lendo seus trabalho há um tempo! Obrigada pela ajuda. =)
Como computar os scores dos participantes baseados na soma dos itens?. Parabéns pela brilhante aula!
Oi bruno, seus videos são fantasticos e de muita ajuda... Ajuda um pouco mais a todos nós, e coloca descrição algum comentário sobre a versão mais recente do factor (11.05.01.win64) pois tem coisas novas, abas e comandos. Para nós iniciantes confunde... Por exemplo na hora de abrir o arquivo aparece duas abas (simgle group analysis e multiple group analiss).... Ignorando a segunda e seguindo seus passos, no meu caso em uma amostra de 1144 e 60 itens, ele diz que "Solomon has been computed. This method splits a sample into two equivalent subsamples".... refazendo não vi nenhum lugar para desativar essa opção se é que é preciso. Tem outras mudanças também, mas ai ia ficar longo
Olá, Bruno! Você auxilia na análise de dados de uma pesquisa ou tem alguém para indicar?
Excelente vídeo, parabéns, Bruno, e muito obrigado! Pensei em comprar seu livro na Amazon. Mas não há informações sobre o conteúdo.
Oi, Ricardo. Desculpe-me a demora em lhe responder. Veja se te ajuda: pepsic.bvsalud.org/pdf/avp/v18n1/13.pdf
Bruno, instalei o Factor e fiz todos os passos de configuração da analise seguind o video, mas quando peço para computar ele fecha o programa e não executa a analise. O que pode estar acontecendo?
Ótimo Vídeo. Parabéns. Uma dúvida, tenho um banco de dados com as variáveis e a evolução dela ao longo dos anos. Para uma análise fatorial o ideal seria uma para cada período?
Oi, Alexandre. Se você quiser saber se a estrutura do seu instrumento eh equivalente ao longo do tempo, existe um procedimento chamado análise fatorial confirmatória multigrupo longitudinal. Nele, você testa se a estrutura e os parametros obtidos se mantém através do tempo.
Muito bacana sua aula, a forma como você explica é muito didática.
Por favor veja se pode ajudar um marinheiro de primeira viagem.
(1) O que significa e como corrigir esse erro na matriz? SMOOTHING OF CORRELATION MATRIX
-Correlation matrix is not positive definite.
Acredito que eu não consigo esses indices por causa do erro da matriz? (2) ROBUST GOODNESS OF FIT STATISTICS
- Goodness-of-fit indices based on Chi square could not be computed
e como consequência aparece -nan(ind) na ROTATED LOADING MATRIX
obrigado!
Ola, Clayton! Como conseguiu resolver? Estou com a mesma situação.
Obrigado, professor! Essa aula me ajudou muito. Uma dúvida: eu estou fazendo a análise fatorial exploratório de um conjunto de dados obtidos por perguntas na escala de Likert; na literatura, sugere que sejam 5 fatores, contudo a Análise Paralela recomenda 1 ou 2 fatores. Porém, com 1 ou 2 fatores, é explicado apenas 45% da minha amostra, além de que se explica só 30% de algumas variáveis. O que eu faço? Considero só 1/2 fatores ou 5 fatores da literatura?
Oi Bruno, estou usando a versão mais recente de factor (11.05.01.win64). Com base em seu video (já agradeço) estou analisando 3 instrumentos. um de 12 itens e 1112 participantes. outro de 60 itens (5 fatores teoricos) com 1143 participantes. e um terceiro com 121 itens, (5 fatores teoricos e 20 facetas), com 981 participantes. Essa última versão do factor (não sei as outras tem sido extramente demorado. O primeiro instrumento fez a analise no mesmo dia. o Segundo não lembro mas levou uns 3 a 4 dias... e o terceiro já está rodando a 8 dias e se concluir, no ritimo talvez leve outros tantos. Estar em Computing I-UniCo and I-ECV in bootstrap samples.... calculando uns 10% por dia mais ou menos. meu note não é top mas tb não é ruim (I7 de 8a geração, com 8gb de RAM). já tentei em outro pc e foi no mesmo ritmo também. Alguma sugestão? ou vc sabe se tentar em versão antiga pode ser diferente e onde achar versão antiga caso funcione? no site eles falam o que alterou em cada versão mais não disponibiliza para download. Se puder ajudar agradeço.
Olá Bruno, excelente tutorial, estou tentando rodar com meus dados, mas estou tendo problemas, 790 respondentes, 46 perguntas, teoricamente 12 fatores, já está rodando a 6 horas e ainda estou em "Computing goodness-of-fit indices...", fiz outras tentativas ante que rodaram por muitas horas e nunca chegou ao final, essa ultima tentativa estou realizando com a versão mais recente do software. Faz sentido demorar tanto?
Oi, Bernardo. Pode demorar, sim. Retira o bootstrapping, se estava marcado. Outro ponto, acho muito improvável essa estrutura de 12 fatores se manter. Se você pediu esses 12, o programa deve estar sofrendo pra chegar nele. Em último caso, pede 1 fator e vê o que a análise paralela sugere, e aí você roda denovo, com a solução dada pela análise paralela. (P.s: o número de fatores que você pede não altera o resultado da análise paralela).
@@PsicometriaOnline Obrigado Bruno, depois de 10 horas rodando chegou ao fim. E realmente os fatores não apareceram perfeitinhos. Alguns até se mostraram porem com "ruídos". Apenas por curiosidade a analise paralela sugere apenas 3 fatores.
Olá Prof. Damásio, excelente vídeo. Uma dúvida, qual a quantidade mínima de itens para explicar um fator latente e qual autor que sustente a quantidade mínima de itens por fator?
Excelente! Só é uma pena que o Factor não está disponível para Mac.
Verdade, Jonathan! Acredito que deverá vir uma versão para Mac em breve
Como fica a análise de comunalidade menores que 0,5 e as cargas fatoriais maiores que 0,30 em mais de uma variável, nesse caso da Análise Paralela?
Olá Bruno! Ótimo tutorial! Fiz a AP de um instrumento com 25 itens que confirmou-se como unifatorial conforme esperado. O índice de Bartlett deu (
No calculo da Fidelidade composta você usou os valores absolutos. Pode me explicar por que?
No cálculo, as cargas são elevadas ao quadrado, então tanto faz colocar positivo ou negativo.
Como faço isso no SPSS?
E se o banco de dados original é do excel .csv? Como faço para transformar para o .dat? Vi um arquivo data_preprocessor_v2013 no factor, como posso/devo utilizar esse arquivo?
Bruno, o factor está lendo meu "lowest iten score" como zero, mas é 1, porque é uma escala tipo likert... ele lê o 5 como pontuação mais alta, mas tá lendo zero onde deveria ser 1 a menor pontuação do meu item.. e eu já olhei todo o banco do SPSS e não tem nenhum dado 0 ou missing... estão todos preenchidos de 1 a 5. Não consigo descobrir o porquê
Oi, Julia. Tenta salvar em de outra forma .dat - Se estás gerando esse banco do SPSS, existem duas formatações dat. geralmente resolve o problema.
Excelente vídeo! Assim como todos os outros do canal, tenho aprendido bastante. Fiquei com uma dúvida. Ao realizar a AP indiquei uma estrutura com 4 fatores pois é o que a AFE realizada no SPSS e a estrutura original sugeriam. A AP indicou que meu instrumento na verdade seria unidimensional. A minha dúvida é: os resultados quem vemos em seguida no output se referem a estrutura que eu indiquei (tetrafatorial) ou a solução indicada pela AP (unidimensional)? Desde já, agradeço. P.s.: fiquei com essa dúvida,. pois fiquei pensando a que modelo os indicares de ajuste se referiam como adequado.
Oi, Viviane. Obrigado pelos elogios! O factor vai fornecer a saída com o número de fatores que você solicitou. Você precisa agora rodar uma nova análises forçando 1 fator, como sugerido pela AP
Dúvida urgente.
Utilizei escala em uma pesquisa e agora preciso saber o seguinte. A análise paralela indicou 1 único fator (Autovalor ajustado = 2.73, Viés estimado = 0.26), apenas ajustando a solução para supressão de um item. No entanto eu gostaria de organizar a análise considerando 2 fatores, organizados por sentido dos enunciados e pretendo não excluir o item. Eu posso fazer isso e justificar?
Ola, Erika. Se você tem uma forte justificativa teórica para a existência desses dois fatores, você pode testar a viabilidade deles eh uma análise fatorial confirmatoria. Mas usar porque gostaria ou porque precisa, não é uma boa prática. Importante ter evidências empíricas de que a estrutura se sustenta, e você pode testar isso via AFC. Importante mencionar também que eventualmente outras técnicas de retenção fatorial como método hull pode indicar dois fatores como plausíveis. Seria bom testar isso também.
@@PsicometriaOnline Vou ver isso com o orientador. Eu tive a ousadia (ignorante) de, além de dividir em dois, calcular o alpha dos conjuntos. Como os alphas foram satisfatórios, achei que era ok.
@@PsicometriaOnline Obrigada. Volto depois para olhar seus vídeos e ver se resolvo isso.
@@ErikaGiacometti legal, Erika. o alpha não eh um critério pra decisão de fatores. Por exemplo, uma medida unifatorial pode ter todos os itens fortemente correlacionados entre si. Então se você escolhe aleatoriamente alguns, eles vão ter um alpha bom, mas nem de longe eles formam uma dimensão que se sustente teoricamente. No seu caso, eu entendo que a escolha dos itens tem uma razão teórica, mas a forma mais adequada de você testar a plausibilidade disso é via análise fatorial confirmatoria.
Olá, Bruno, tô com a seguinte dívida: os índices Orion e FDI de uma análise que tô fazendo deram bons (todos acima de 0.9 e 0,95), a AP sugeriu 2 fatores, mas nos índices de overall assessement sugerem dados unidimensionais ( UniCo =0,957; ECV = 0,855 e Mireal = 0,207). Isso não é incoerente?
Excelente, Bruno! Muito obrigado pelo vídeo. Uma dúvida: se a análise paralela indicar uma quantidade "X" de fatores a serem retidos mas os três indicadores (UNICO, ECV, Mireal) apontarem para uma unidimensionalidade, como interpreto esses resultados?
Oi, João! Então, cara, contradições de fato acontecem, de modo que você precisa se basear em mais de um critério. Numa situação como essa, eu veria o que outros métodos de retenção também apontam (Método Hull e BIC). Se tudo for contraditório, você tem um problema de medida importante. Então, eu sugiro que você, além de olhar os índices de ajuste para ver a adequação dos diferentes modelos, valide os seus fatores com base nas relações com medidas externas. Por mais que outros fatores surjam, vale a pena ver se eles são bons preditores de outras variáveis. Vale a pena ficar de olho, também, no índice de replicação da estrutura fatorial que o Factor apresenta. Irei gravar um vídeo na serie #MEAJUDA destrinchando um pouco melhor essa tua questão. Abração e obrigado por acompanhar.
Ótimo. Muito obrigado!
Como eu vejo o número que o PA me indica para rodar novamente?
Procura a linha "Advised number of dimensions" 👍
Prof. Bruno, parabéns pelo excelente vídeo, muito bem explicado! Uma dúvida que tenho: vc gerou e copiou pro SPSS os escores dos 5 fatores pra todos os participantes. Como devemos fazer pra transformar as 5 variáveis (escores) em apenas uma variável? Existe alguma fórmula definida, seria uma média ou ponderação?
Oi, Frederico. A rigor, cientificamente falando, você só deveria fazer isso se existisse alguma análise que suporte a unidimensionalidade da medida.
E se os factores apresentados forem inferiores ao esperados? Ou seja, num exemplo concreto, a escala original tem 3 factores e a EFA deu 2 factores.
Você pode realizar a análise com outro método de retenção (Hull) e ver se ele corrobora a teoria (3) ou a análise paralela. Em último caso, se você realmente quiser testar a viabilidade de uma estrutura de 3 fatores, precisa fazer uma análise fatorial confirmatoria.
Bruno, como gerar essa DAT pra ele ler sem ser pelo SPSS? Obrigado!!!
Descobri. Salva o Excel como txt separado por tabulação e depois no txt salva como todos e “nome arquivo.dat”
@@changepegasus4382 exato!!
Bruno, parabéns pelo canal. Vou deixar aqui uma sugestão de leitura:
Muito obrigado, Dalson! Gosto mto do seu artigo!!
Prezado professor Bruno, bom dia!!! Saberia me dizer uma medida de tempo que o FACTOR leva para realizar as análises? Eu empreguei tudo com o roteiro que você passou, mas ele está computando informações desde ontem e não parou, kkkk... Estou buscando reproduzir essa análise via biblioteca "psych" do R
Oi, Diogo. No meu PC não demora muito. Mas muita gente reclama mesmo! Tira o bootstrapping que ajuda demais
Aula sensacional...parabens, aprendi muito, porém fui utilizar o software e achei muito lento, não sei o que acontece, mas ele ja está rodando há 2 dias, vai para o 3o dia direto e nao termina nunca de fazer as análises. Por favor,me ajuuuuda!
Hehehehe. Verdade, Samuel. Assim não dá. Tira o bootstrapping e tenta de novo. :)
@@PsicometriaOnline Eu vou tentar, se der certo, eu te aviso. Muito obrigado!
Professor, poderia me ajudar? Acaso tenhamos algumas das variaveis que foi usada likert [1-3] e outras likert [1-5], seria possível a analise com este software?
Sim, Jeferson. O padrão da escala likeet pode mudar. Siga os mesmo procedimentos do vídeo sem problemas
@@PsicometriaOnline muitissimo obrigado pela presteza e esclarecimento.
Olá Bruno, p/ usar tanto o Mplus quanto o factor obrigatoriamente eu tenho que ter o SPSS instalado? Uma vez que esses softwares só leem arquivos ".dat", eu preciso do SPSS p/ transformar arquivos de .sav p/ .dat. eu não uso o SPSS faz muito tempo pq trabalho no mac e o Mplus tem uma versão p/ mac, então deve ter um outro jeito de fazer isso. Vc sabe me dizer se é possível usar o Mplus no mac sem ter o SPSS? Obrigada Dani
Oi, Daniela! Então, quase todo arquivo que abre planilhas exporta para formato ".dat", que é "Delimitado por Tabulação". O Excel faz isso também (Texto - separado por tabulações). Qual programa você usa para gerenciar seu banco de dados?