⚖️ A FACULDADE DE DIREITO VIROU COMMODITIE

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 5 พ.ย. 2024

ความคิดเห็น • 414

  • @Camila-gc8up
    @Camila-gc8up 2 ปีที่แล้ว +284

    Comigo também foi assim. Tentei a advocacia, mas não deu. Formei em 2016, e em 2017 passei com relativa facilidade no exame da ordem. Ingressar na advocacia foi o maior erro da minha vida. Só gastei dinheiro. Primeiro a OAB que não facilita. Um dinheirão para pegar a carteira, outro tanto de anuidade, e assim vai. Fiquei um ano com escritório próprio, não aguentei, não entrava dinheiro, aquele sufoco. Final de 2018 fechei o escritório, larguei tudo , fiquei zerada em casa , só estudando para concurso. Final de 2019 fui aprovada no concurso do MP, dentro do número de vagas prevista no edital. Só agora em 2022 fui convocada. Entrei em exercício há uma semana e estou muito feliz. Valeu o esforço, valeu a espera. Não desistam. Eu sei que não é fácil, mas também não é impossível.

    • @samanthacristine7328
      @samanthacristine7328 2 ปีที่แล้ว +2

      Estudou por onde?

    • @Camila-gc8up
      @Camila-gc8up 2 ปีที่แล้ว +22

      @@samanthacristine7328 Estudei por um curso bem barato, o Focus (era o que a minha situação financeira permitia). Resolvia umas 100 questões diariamente, as vezes até mais . E língua portuguesa eu estudei pelo curso do professor Jamilk, o que p/ mim foi o diferencial, visto que a banca era a FGV.

    • @samanthacristine7328
      @samanthacristine7328 2 ปีที่แล้ว +6

      @@Camila-gc8up Muito obrigada!! Eu consegui pagar assinatura ilimitada do Gran, estava 500 reais 20 meses. Vou fazer o MP agora quando sair. E meu desejo mesmo é depois ir para justiça federal. Meus parabéns por sua aprovação !! Muito sucesso nessa sua nova jornada. Deus honra quem busca a vitória. 🙌

    • @Camila-gc8up
      @Camila-gc8up 2 ปีที่แล้ว +9

      @@samanthacristine7328 O Gran Cursos é muito bom, até melhor que o Focus. O resultado só depende da gente. Não é fácil estudar, para alguns é até pior do que trabalhar, pois o retorno não é imediato. Boa sorte na sua jornada, que Deus lhe dê forças que a vitória é certa. E obrigada pelos cumprimentos.

    • @marinalagoaraujo6857
      @marinalagoaraujo6857 2 ปีที่แล้ว +4

      Parabéns, guerreira!!! Agradeço o incentivo!!! Deus te abençoe mto mais!!!❤

  • @fabiobettiol457
    @fabiobettiol457 2 ปีที่แล้ว +137

    Eu passei na OAB e no concurso de técnico judiciário federal no último semestre da faculdade de Direito. Optei sabiamente pelo serviço público.

    • @pedrolluz635
      @pedrolluz635 2 ปีที่แล้ว +5

      Quanto foi o seu tempo de preparação para o concurso de técnico judiciário federal?

    • @fabiobettiol457
      @fabiobettiol457 2 ปีที่แล้ว +8

      Eu fiz 4 meses de cursinho para OAB. Um mês depois do exame da ordem saiu o Edital. Eu estudei mais uns 3 meses as matérias específicas.

    • @camillaafonsocarinhanha6411
      @camillaafonsocarinhanha6411 2 ปีที่แล้ว +1

      @@fabiobettiol457 Qual foi o cursinho que vc fez?

    • @fabiobettiol457
      @fabiobettiol457 2 ปีที่แล้ว +1

      Faz tempo já 2003 nem sei se existe mais. Foi o cursinho do Instituto processus para OAB

    • @camillaafonsocarinhanha6411
      @camillaafonsocarinhanha6411 2 ปีที่แล้ว +8

      @@fabiobettiol457 Tendi!!! Realmente faz tempo........ Esse cursinho tem quase a idade minha de nascimento😂😂😂Obrigada pela atenção!

  • @thiagopereira8231
    @thiagopereira8231 2 ปีที่แล้ว +141

    Falo por mim. Fiquei 10 anos na advocacia. Tentei com todas as minhas forças sobreviver na profissão. Decidi com muita dor prestar concursos. Depois de alguns anos consegui passar no concurso de escrivão PCSP. Não é o q eu gostaria, mas vou levando...

    • @MalditaFcc
      @MalditaFcc  2 ปีที่แล้ว +35

      Entendo você! Na vida real a gente tem que pagar conta.

    • @robsoncristian6426
      @robsoncristian6426 2 ปีที่แล้ว +16

      Concordo com quase tudo o que vc disse, Mateus. Só não concordo quando vc diz que abrir um escritório talvez seja uma outra solução, pois conheço vários colegas que se formaram e estão batendo cabeça. A menos que seu pai ou algum outro parente já seja advogado, vc vai ter que trabalhar por alguns longos anos para ter algum retorno. Sou bacharel em direito e desde que entrei na faculdade, meu objetivo sempre foi concurso público

    • @alanrocha4774
      @alanrocha4774 2 ปีที่แล้ว +2

      @@robsoncristian6426 A melhor coisa...👍🏻

    • @marcosviniciusduarte202
      @marcosviniciusduarte202 2 ปีที่แล้ว +1

      A necessidade é algo inerente a vida humana, além do mais não tem não levar ela em conta para tomar as decisões

    • @jcs1723
      @jcs1723 2 ปีที่แล้ว +1

      @@MalditaFcc um assunto bom fala da faculdade de Direito ead que estão querendo barrar.

  • @brunoarneiros
    @brunoarneiros 2 ปีที่แล้ว +66

    Eu me formei em Direito em 2012 em uma das melhores faculdades particulares de Brasília. Dps fiz duas pós-graduações. Desde que me formei, trabalho no mesmo escritório como advogado empregado (diferente da maioria, que é contratada como associado e perde direitos trabalhistas). Comecei ganhando pouco, mas hoje, 10 anos dps, tenho um salário bom comparado à realidade brasileira (10k). Porém, não tenho perspectiva de virar sócio lá, pq é um escritório familiar. Então decidi pelos concursos públicos e, dps de 3 anos d estudo, consegui minha aprovação pro cargo de delegado. Realmente, a advocacia está muito saturada e muita gente não vai conseguir sequer uma remuneração digna. A lógica é simples: 1 milhão e 300 mil advogados disputam clientes diariamente

  • @lecoliveira
    @lecoliveira 2 ปีที่แล้ว +118

    Fui nomeado e tomei posse no TJSP, como escrevente, no último ano da faculdade de Direito e conheci advogados que passaram no mesmo concurso, extremamente qualificados, que já tinham mais de 10 (dez) anos de carreira em escritórios de grande porte na Avenida Paulista (SP), e ainda assim não eram remunerados dignamente. E o mais triste é que ao invés de a população buscar a melhora do mercado de trabalho privado, preferem apoiar o sucateamento do funcionalismo público para nivelar todos por baixo, bem por baixo, lá no fundo do poço.

    • @Lucas-rr6tf
      @Lucas-rr6tf 2 ปีที่แล้ว +11

      Você foi cirúrgico no comentário.

    • @MrThiagoGunner1
      @MrThiagoGunner1 2 ปีที่แล้ว +6

      É com isso que eu fico indignado.

    • @MalditaFcc
      @MalditaFcc  2 ปีที่แล้ว +11

      É isso aí. Nivelar todo mundo por baixo e deixar todo mundo no fundo do poço igual.

    • @a_skywalker
      @a_skywalker 2 ปีที่แล้ว +3

      Vc disse exatamente o que eu penso!

    • @leandrokatay
      @leandrokatay 2 ปีที่แล้ว +10

      Paulo Guedes não curtiu o seu comentário kkkkkkk

  • @raquelcampos579
    @raquelcampos579 2 ปีที่แล้ว +114

    Concordo! Decepção total! Hj me vejo depois de mt esforço devendo 115 mil de FIES e ganhando nem 2k. Vencer pelos estudos foi a maior mentira contada pra mim! Ps.: sempre vejo o Mário Henriques por aí rs

    • @dariowanderson1153
      @dariowanderson1153 2 ปีที่แล้ว +4

      Fies ferrou com muita gente

    • @afranionunes2629
      @afranionunes2629 2 ปีที่แล้ว +13

      O FIES nunca foi benefício para os estudantes, e sim, uma dívida grande.

    • @dariowanderson1153
      @dariowanderson1153 2 ปีที่แล้ว +13

      Ao invés de construírem mais universidades públicas,criaram ProUni e Fies pra beneficiar faculdades privadas/empresários com dinheiro público

    • @adrian.henriq
      @adrian.henriq 2 ปีที่แล้ว +36

      @@dariowanderson1153 O FIES não ferrou com ninguém não. Se vocês se comprometeram a pagar um curso que não dá retorno financeiro imediato o problema é de vocês e não do programa. Se vocês não se planejaram financeiramente, se mesmo não tendo condições, assumiram o compromisso, problema de vocês!
      De fato, construir universidades públicas é o ideal, mas ainda sim muito mais complexo e demorado, além de ter uma abrangência menor de pessoas!

    • @tumtum3011
      @tumtum3011 2 ปีที่แล้ว +9

      Eita poxa! Pensei que o FIES deixava no máximo 5 mil de dívida , 115k até juíz leva meses pagar imagina um estudante

  • @shiraco50
    @shiraco50 2 ปีที่แล้ว +33

    Uma vez um professor meu comentou um diálogo que ele teve com um advogado. O advogado em questão pagava mal os advogados que trabalhavam para ele e havia uma rotatividade absurda dentro do escritório. Quando meu professor perguntou ao advogado o pq disso, ele simplesmente respondeu o seguinte : "é tudo a mesma coisa, é tudo farinha do mesmo saco". Hoje em dia eu paro e penso sobre isso e acabo chegando à conclusão de que é isso mesmo. A maior parte dos advogados só sabe o básico, que coincide com 90% do serviço rotineiro da advocacia. Os escritórios nem se preocupam em pagar melhor pq, se um sair, tem sempre outro pra pôr no lugar, que vai realizar o trabalho tão mediocremente quanto recebe.
    Se houvesse maior atuação do MEC na fiscalização das faculdades de direito, inclusive fechando as precárias, a melhora nos cursos seria significativa. Se a prova da OAB realmente selecionasse quem realmente está apto a advogar, a qualidade dos advogados também melhoraria.
    O mercado paga muito mal msm, mas os advogados disponíveis não está lá essas coisas tbm. Tem muita gente boa, mas no meio de mais de 1.200.000 advogados, eles estão imperceptíveis.
    Resumo da história: se você é um dos bons advogados e não tem familiar ou alguém pra te auxiliar na área, estude pra concurso msm. Deixe pra advogar quando estiver em um cargo que te permita fazer ambos sem a preocupação diária de ter que pagar as contas c a advocacia.

    • @estudanteaprendiz7025
      @estudanteaprendiz7025 2 ปีที่แล้ว

      Uma pergunta: você advoga?

    • @shiraco50
      @shiraco50 2 ปีที่แล้ว +1

      @@estudanteaprendiz7025 advogo, mas não como forma d subsistência. Saí da faculdade e desanimei na hora que vi os salários abaixo do salário mínimo.

    • @fredozm
      @fredozm 2 ปีที่แล้ว +6

      @@shiraco50 Oi, tudo bem? Eu me formei em Direito e Gestão Pública em duas faculdades boas daqui de bsb, sendo uma delas federal. Como fazia dois cursos ao mesmo tempo sobrava pouco tempo para realmente me dedicar aos concursos, mas hj, formado, sinto que você não só me descreveu como descreveu a vida de colegas que estudam para concurso, que vejo ao meu lado hj em dia.
      Na época da faculdade haviam estágios para produzir peça, assistir ao advogado principal, e eu fui escolhido. Defendi um réu em tri unal do júri, fui elogiado até pelo promotor e pelo juiz e teve uma vez que o advogado coordenador de civil havia proposto uma peça, eu fui o único que pensou em buscar um manual de perícias técnicas e usei ele na fundamentação, o adv coordenador disse "cara, ninguém ainda tinha pensado em fazer isso aqui...", sabe? Kkkk
      Mas, apesar do suposto "talento" para advogar, eu vi muitos colegas com formação parecida desempregados, ou virando policiais, trabalhando como agente temporários, e isso me deu um certo receio de que a advocacia talvez tivesse "acabado", uma colegas minha hj estuda para concurso, advogado e vende chocolate pra complementar a renda....
      Em 2019 minha ex terminou comigo, estávamos estudando para concurso juntos, já tínhamos 7 anos de relacionamento....ela resolveu voltar com o ex e se mudar para a Austrália, isso me afetou um pouco e me senti muito "sem valor" por algum tempo...
      Hoje tenho tentado estudar para concursos, mas queria te perguntar uma coisa:
      O que acha melhor, estudar para concursos aqui no Brasil, de nível médio e superior por uns 3 a 4 anos, ou se mudar para o exterior,ventar recomeçar?
      Eu ando tendo essa dúvida na minha cabeça, do que tentar fazer....
      Comecei a pensar nisso, se um concurso de nível médio ou superior seria uma escolha mais tranquila, segura pra vida do que um trabalho mais braçal lá no estrangeiro, Europa ou América do Norte, não só pela perspectiva de segurança mas do crescimento tbm, pela qualidade de vida.
      Desculpe o texto longo doutor, é desde já grato pela sua atenção e porventura resposta.

    • @shiraco50
      @shiraco50 2 ปีที่แล้ว +17

      @@fredozm não precisa me chamar de doutor não. Na verdade, acho muito pessoal a escolha nesse momento, mas, pra tentar responder, vou contar umas histórias pra vc.
      Tenho um conhecido q desde a época do colégio sempre falou em fazer direito. O pai dele tem um ótimo escritório em SP e sempre o guiou por esse caminho. Então, dito e feito, ele fez direito, foi um ótimo aluno, entrou no escritório do pai e dsd de o início recebe uma remuneração superior a 10 mil reais.
      Na faculdade, conheci muita gente boa, que só fazia receber elogios de professores e era realmente esforçada. Desses, muitos preferiram atrasar a faculdade pra passar em um concurso antes da formatura e não ter q passar nem perto de um escritório d advocacia. Alguns desses mesmos alunos esforçados preferiram advogar, mas a maioria já tá buscando opções pra trocar d área ou estudando pra concurso. Dos que continuam advogando, alguns realmente conseguiram algum êxito, mas porque se alocaram em bons escritórios, com valorização do pessoal, mas isso pq tiveram sorte e se esforçaram muito.
      Como caso a parte, tenho tbm uma amiga que se formou, foi advogar por conta própria e recebe uma remuneração ok hj em dia.
      Por fim, vou contar a história de um grande amigo meu. Ele veio de uma família de classe média, mas sempre teve a ideia de buscar independência dos pais. Após o vestibular, focou no estudo pra concurso. No primeiro ano de faculdade, suas notas foram bem baixas em decorrência disso. Após um ano estudando muito todos os dias sem folga, ele conseguiu passar em dois concursos de nível médio e hj, mais de 5 anos depois, ele ainda está na faculdade, mas recebe por volta de 6 mil reais, mais do que TODOS os meus outros colegas que já saíram da faculdade e resolveram advogar, inclusive os que saíram bem antes de mim.
      Minha escolha não foi nenhuma dessas. Estudo pra concurso da área jurídica dsd o terceiro semestre. Nunca quis técnico pq tenho certeza que vou me acomodar e acabar passando um bom tempo no cargo. Hoje, já formado, ainda estudo pra concurso e estou contente com minha escolha. Vejo crescimento constante nos meus resultados e já fui aprovado em um temporário.
      Enfim, com exceção do que foi trabalhar no escritório do pai, todo o restante não chega perto do meu amigo que foi estudar pra técnico.
      Não acho a advocacia o fim do mundo, mas eu acredito que envolve sorte e esforço. Tenho certeza que alguns amigos meus vão receber muito mais advogando do que eu em qualquer cargo público, mas essa não será a realidade de todos. É uma escolha pessoal sobre o que vc realmente quer da vida. Sair do país, pra mim, nunca foi uma opção. Não acho o Brasil o pior lugar do mundo e não quero passar por coisas que quasr todo estrangeiro passa, como a xenofobia e a entrada em mercado de trabalho informal.
      Eu optei pelos concursos pq é o que mais se encaixa ao meu jeito. Não gosto de depender da sorte e de network pra me sair bem, além disso sou muito esforçado e positivo, o que me faz ver sempre pelo lado positivo minhas reprovações.
      Não acredito que seus colegas q optaram por concursos fizeram escolhas ruins. Num mercado cada vez pior, a certeza de salário é um ótimo consolo. Eu escolhi concurso e acho essa uma opção melhor que sair do país, ficar longe de família, sofrer com diferenças culturais e viver, como vejo muitos, em um quarto na casa dos outros, mas feliz pq pode comprar um iPhone.
      Cuide de seu psicológico, pense em você na hora de fazer suas escolhas e foque. Viva com convicção e perseguindo o que você quer que algo de bom vc vai colher.

    • @fredozm
      @fredozm 2 ปีที่แล้ว +5

      @@shiraco50 entendi sim, muito obrigado. Não havia tido essas perspectivas diferentes ainda, esses exemplos do dia a dia. Obrigado mesmo, tenha uma boa semana e um bom dia!

  • @guilhermeborges1371
    @guilhermeborges1371 2 ปีที่แล้ว +68

    E o pior da advocacia é você se esforçar ao máximo para parecer bem sucedido desde o primeiro ano de escritório e nunca poder baixar a guarda. Hoje ganho mais do que quando advogava e passo despercebido nos lugares. Andar de terno ilude muita gente e se você não se cuidar também acaba iludido.

    • @gabriellaburattideoliveira201
      @gabriellaburattideoliveira201 2 ปีที่แล้ว +14

      Bem assim mesmo, ainda mais em cidade pequena. Conheço um advogado recém formado que vendeu a moto velha que ele tinha e financiou um carro de luxo, o número de clientes aumentou 400% de um mês para o outro.

    • @scarlet6695
      @scarlet6695 2 ปีที่แล้ว +10

      Especialmente em cidade pequena. Para eles se você é advogado e não ostenta um elevado padrão de vida... é porque você não é um bom advogado. Seria cômico se não fosse trágico, como dizem...

    • @estudanteaprendiz7025
      @estudanteaprendiz7025 2 ปีที่แล้ว +13

      Triste verdade. Advogado tem que estar sempre bem vestido e sempre parecer bem sucedido e ocupado, mesmo que não ganhe mais que 2 mil por mês. E lógico, tem que saber tudo sobre todos os assuntos jurídicos. Haja força pra carregar tanto fardo.

    • @pedrroadv
      @pedrroadv ปีที่แล้ว

      ​@@gabriellaburattideoliveira201Se aumentou tudo isso então ele conseguiu pagar o carro

    • @felipe_correa
      @felipe_correa 4 หลายเดือนก่อน

      @@gabriellaburattideoliveira201 *Mas qual a relação entre comprar um carro de luxo e captar clientes? Isso não faz sentido.*

  • @scarlet6695
    @scarlet6695 2 ปีที่แล้ว +22

    Parabéns pelo vídeo. São poucas pessoas que passam esse tipo de informação de forma tão clara e objetiva. É exatamente como você falou. Me formei numa universidade pública de "prestígio", fui pesquisadora, estagiei, fui aprovada na OAB antes de terminar o curso, fiz 4 pós-graduações e diversos cursos relacionados a advocacia. Me dediquei durante 7 anos ao escritório que compartilhei com um colega e há exatamente 20 dias fechei o escritório e passei a me dedicar em tempo integral a estudar para concurso público. Gostaria de ter tomado essa decisão quando terminei a faculdade, mas... bola pra frente! A advocacia é frustrante, por mais que você goste da profissão. De fato, se você não for parente de alguém que já tenha sucesso na área, não tem outra opção a não ser se conformar em trabalhar muito e ganhar uma miséria (não paga nem a "pompa" que as pessoas acham que advogado deve ter). Esse ano abriu um concurso na minha cidade para o cargo de procurador municipal e o salário no edital era o mesmo salário previsto para gari (requisito: fundamental completo). Isso foi simbólico para mim. Tenho MUITO respeito por todos os garis, mas, pelo amor de Deus, em qual parte do mundo é justo alguém precisar de tanta qualificação (tinha até prova de títulos) para ganhar 1 salário mínimo?
    Espero, em um futuro próximo, ser servidora pública, pois a advocacia foi a maior decepção da minha vida. Quando vejo alguém dizendo que vai cursar direito... eu tento mostrar um pouco do que a pessoa vai enfrentar.
    P.S.: Nem consigo imaginar o desespero das pessoas que cursaram direito e devem uma fortuna de FIES...

    • @rtg8074
      @rtg8074 2 ปีที่แล้ว +4

      No caso de procurador municipal, os salários são baixos, mas se eu não estiver enganado, ele tem direito a honorários das causas que ele ganhou atuando para o município. Muitas vezes o procurador municipal se dá bem nisso aí.

    • @rebecavitoria667
      @rebecavitoria667 2 ปีที่แล้ว

      Esse era o concurso de Barra Mansa? Pq quem entrou está ganhando bem mais. Eu passei para jornalista mas tive de desistir pq o salário era muito baixo paga me manter e eu sou do Rio.

    • @rubensdavid4224
      @rubensdavid4224 2 หลายเดือนก่อน

      Mas tem que levar em consideração que a carga horária de um procurador municipal geralmente é de 04 horas.
      Para quem quer estudar pra concurso mais "top" é interessante pois vai contar como prática jurídica, e vc tem o resto do dia livre para estudar. E ainda vai ter algum dinheiro para pagar algum eventual curso preparatório, comprar livros, pagar inscrição de concurso, despesas com deslocamentos etc.

  • @ameavida6706
    @ameavida6706 2 ปีที่แล้ว +92

    Bem, com relação ao Direito, vou contar um pouco da minha experiência.
    Texto será um pouco longo, mas necessário, talvez.
    Após um tempo longe dos bancos escolares, por motivos de mantença da sobrevivência/ajuda e suporte à família, retornei aos estudos.
    Pelos meandros de 20 a poucos anos, após ter juntado latinhas, vendido pipocas e todo tipo de guloseimas, ter sido auxiliar de padaria, motoboy e alguns outros cargos aos quais não se atribui "status", ter tido a oportunidade de ingressar na faculdade/universidade era a realização de um sonho.
    Ia a pé para a faculdade (cerca de 3km).
    Após, almoçava próximo dali e caminhava mais cerca de 3,5km até meu trabalho como técnico em venda (de outra faculdade, por sinal). Retornava para casa à pé.
    Saia de casa às 6h. Chegava às 23h30.
    Logo pedi desligamento do trabalho e voltei ao ramo das vendas - o qual sempre estive ligado de certo modo - assim, "dosando" o tempo, teria, em tese, uma oportunidade de aproveitar melhor a época do curso.
    Me virei nos 30, literalmente.
    Voltei a vender algumas guloseimas em festas.
    Também vendi: cuecas; vitaminas; roupas masculinas; bonés etc.
    Enfim, estudava, porém, sempre com a preocupação daquilo que iria "comer amanhã".
    E, assim, foi durante todo o período do curso.
    Cheguei a estagiar em órgão do estado.
    Nesse período (que já estava mais para o final) eu já me encontrava estafado. Já houvera (lá pelo 3 semestre) iniciado tratamento para ansiedade em grau generalizado, depressão, hipertensão e, a dificuldade para dormir e manter o humor estável era cada vez mais difícil de se conseguir.
    Acredito que fora os fatores principais a me deixar com comorbidades:
    1. incerteza (devido à instabilidade do retorno financeiro);
    2. estudo levado a sério (ou tentado) - enquanto sua mente está preocupada com o presente e o futuro - afinal - tudo isso valerá a pena? - foram motivos agravantes no sentido de um declínio de saúde. Você se dedica (e isso te suga) ao passo que, também, é sugado pela necessidade de sobreviver, seja para comprar o almoço do dia seguinte, um par de meias, uma camiseta, saco de ração para o cachorro etc.
    Estudar Direito por si só não é fácil. Imagine, aliado a isso, ser alguém que pode se considerar, talvez, abaixo da linha da pobreza. É talvez quase impossível.
    Mas, o fiz por amor.
    Sempre fui apaixonado por leitura e, de igual modo, sempre tive um senso de justiça gigante, principalmente para com os mais humildes.
    Prosseguindo.
    Durante o estágio em órgão público, fiquei ainda mais adoecido.
    Para mim, era uma repetição risível. Algo quase que teatral.
    Pedi exoneração em menos de um ano. Aprendi bastante, apesar de tudo. Tal aprendizado me permitiu lograr êxito na aprovação do Exame da OAB no oitavo semestre.
    Formei-me e peguei a carteira nos idos de 2016. Aqui, já com o cérebro totalmente bagunçado e, tendo investido (ou perdido)? cinco anos de existência, tentava me iludir que seria um pouco diferente.
    Sem querer gabar-me, mas, talvez, por tantos percalços e dificuldades na vida (comecei a trabalhar com 11 anos), sempre tive certa facilidade em lidar com o público.
    Assim, acreditava que, apesar de doente e já não acreditando mais naquela ilusória/pretensa justiça que tanto fazia eco em minha mente, teria, pelo menos, alguma possibilidade de auferir algum conforto, afinal, dedicação e entrega para isso não faltou - inúmeros viram meu esforço durante o transcorrer do curso.
    O tempo foi passando, fui entregando vários currículos, de igual modo me apresentando aos semelhantes como o "advogado com OAB e tudo", porém, os trabalhos não apareceram.
    Talvez, eu fosse o único a não perceber que já refletia uma imagem de desesperança. Desesperança, talvez, potencializada pela depressão, ansiedade, crises de pânico e desordens de todo jaez, as quais tentei corrigir ou minorar em uma busca incessante pela sanidade após o 3 semestre do curso.
    Era normal ouvir: mas rapaz! Você era um cara tão feliz! O que aconteceu com você? Acredito que em cinco anos envelheci cerca de 20 (sem exageros). E digo tanto física quando psíquica/espiritualmente. E, assim foi indo (e vai).
    Um sonho realizado que, talvez, tornou-se em um pesadelo que somente eu não enxerguei. Hoje vivo de bicos vendendo doces/salgados em festas e temporadas de praia. Nesses locais, sou feliz. Parece que volto a ser eu.
    Então, meus caros, não quero desanimar ninguém com esse relato, pelo contrário. Existem exceções? Claro! E você pode ser uma.
    Porém, com relação ao curso de Direito: caso você não tenha um familiar no ramo, não seja alguém super além da média no quesito inteligência/dedicação integral, de preferência com uma apresentação o mais atraente e elegante possível, se optar pela advocacia, não ser alguém com um bom trânsito em todos os ambientes, principalmente naqueles que estão dispostos a conhecer o que você tem de diferente em um Brasil onde há mais de milhão de advogados, sinto em lhe dizer mas será questão de tempo (talvez pouco) para que você chegue, no mínimo, à frustração.
    Eu acredito que me enganei.
    Fui fraco ao perceber que estava ficando fraco, mas, por acreditar nos "coachs Supermans", aquilo era transitório, afinal, quem seria mais forte do que eu que já "chegara até aqui"?
    Saber a hora de parar é de extrema inteligência.
    Eu sabia que era a hora. Talvez você saiba também. Mas, por QQ motivo, a gente se engana e vai protelando/postergando. E o tempo? Vai passando. E você? Perdendo-o.
    Esteja consciente de que, se você pensa em fazer esse curso/seguir nessa carreira por dinheiro, estará entrando em uma verdadeira guerra. Guerra consigo, guerra para vencer as vaidades (sim, ainda que você seja um milionário, terá de baixar a cabeça muitas vezes para aqueles que se imaginam Deuses). Ah, experimente ganhar mais do que eles...rsrs.
    Enfim, passados, 12 anos do início do curso, e já tendo feito algumas dezenas de trabalhos diferentes, alguns dos quais já mencionei, sigo tentando encontrar propósito de vida que me permita auferir satisfação e entregar alegria às pessoas.
    Com o Direito eu perdi muita saúde, um tempo considerável, uma boa quantia que não poderia perder (porém, de todos os males, o menor).
    Ganhei cerca de R$1500 com o direito em um total de 6 anos após formado. Uma ação de R$600 e outra de R$900. Sou muito grato a essas duas pessoas que confiaram em mim.
    Finalizando:
    Teatralizar a vida e continuar a insistir em manter um falso "status" definitivamente, não é pra mim.
    Desejo tudo de melhor se você leu até aqui, no que aproveito para pedir desculpas pela delonga.
    Que Deus abençoe imensamente você e sua família. ❤️

    • @AndréFelipe-t1y
      @AndréFelipe-t1y ปีที่แล้ว +6

      O grande mito de Sísifo. Obrigado por compartilhar sua experiência. Você é alguém com bom repertório. Desejo-te sucesso e que a robustez regresse!

    • @pinheirolegendas1386
      @pinheirolegendas1386 ปีที่แล้ว +4

      Obrigado por compartilhar a sua história meu caro!!
      Achei muito interessante.
      Desejo que tudo de certo em sua vida e você seja capaz de se sentir realizado em suas próximas empreitadas.

    • @dayacorrea6677
      @dayacorrea6677 6 หลายเดือนก่อน +2

      Obrigada por compartilhar sua história! Você é um profissional de vendas e existem inúmeras possibilidades de vc aumentar sua renda nesse ramo!
      Se aceita uma sugestão, pense na possibilidade de vender algo que com uma remuneração maior... Imóveis, veículos...
      Seria uma ótima opção pra vc se manter financeiramente e ainda angariar clientes para exercer a advocacia (caso assim deseje)!
      Boa sorte!

    • @ofantasticojaspion4221
      @ofantasticojaspion4221 5 หลายเดือนก่อน +1

      Faço de suas palavras as minhas, meu caro, infelizmente estamos em um país onde ninguém dá valor ao trabalho de ninguém e infelizmente ainda temos que concorrer com a deslealdade de muitos.

    • @augustodasilvabernardesi3101
      @augustodasilvabernardesi3101 3 หลายเดือนก่อน +3

      Nossa...a Declaração mais honesta que já li...impactante..e peço jovens cuidado na escolha profissional.

  • @MarduqueFalcao
    @MarduqueFalcao 2 หลายเดือนก่อน +5

    Iria colocar para Direito, no vestibular da UEMA! Coloquei Filosofia Licenciatura, a concorrência é baixa, o povo está me detonando! Mas, viso os concursos! Ano passado tentei Direito, fiquei 4 excedente na UEMA!

  • @andreluiz3041
    @andreluiz3041 4 หลายเดือนก่อน +9

    1900 faculdades de direito no pais. Medicina está chegando a 400 cursos, e já é um número alarmante.... Esse número fala por si só

  • @flavio_augusto_phols
    @flavio_augusto_phols 2 ปีที่แล้ว +45

    Concordo plenamente. Fui advogado por 10 anos, trabalhando como autônomo (mas sendo tratado como empregado) e neste mesmo período tentei montar um escritório próprio em duas oportunidades (períodos em que só tive uns poucos clientes e só consegui aumentar assustadoramente minhas dívidas). Prestei concurso do MPU (técnico) e do TRT SP (analista) e passei nos dois. Pude finalmente saber o que eram férias, 13° e, principalmente, o que era pagar contas em dia. Ainda acredito na iniciativa privada, mas para a advocacia (concorrência com mais de 1 milhão de inscritos), fica um pouco mais difícil.

    • @felipe_correa
      @felipe_correa 7 หลายเดือนก่อน +1

      *Qual cursinho fez pra estudar? Qual o método de estudo? Estudava diariamente?*

  • @murilovieira6390
    @murilovieira6390 2 ปีที่แล้ว +148

    Cara. Desculpe te informar mas isso não é exclusividade do Direito não. Muitas outras profissões sofrem do mesmo problema. No meu caso por exemplo Contabilidade.

    • @peppermintpatty5786
      @peppermintpatty5786 2 ปีที่แล้ว +17

      Enfermeiro que o diga. Já vi concursou de prefeitura no interior abrir vaga com salário abaixo de 2 mil reais. Não sei se rio, ou se choro kk

    • @claudiosalescontador3829
      @claudiosalescontador3829 2 ปีที่แล้ว +10

      Tabem estou nessa situação, fiz contábeis e só tem salário péssimo.

    • @Genesis-ty1pv
      @Genesis-ty1pv 2 ปีที่แล้ว +10

      Professores também, fiz licenciatura e nunca dei aula.

    • @jovemlucas6785
      @jovemlucas6785 2 ปีที่แล้ว +30

      @@Genesis-ty1pv cara, desculpa, mas professor pode é não ganhar RIOS de dinheiro, mas sempre existe trabalho

    • @esfcexcapproject5634
      @esfcexcapproject5634 2 ปีที่แล้ว +3

      Simmmmm, ia comentar isso. Tbm sou da contabilidade. N sei no direito, mas na contabilidade, como eu me dediquei somente pra área pública, não me enquadro mais na área privada. As vezes mando currículo e n sou chamada pq pra qualquer área mesmo a mais básica precisa ter experiência... enfim, estudar pra concurso pra mim foi um caminho sem volta e eu espero muito por bons resultados no futuro 😐 inclusive pensei até em fazer outra facul.

  • @rtg8074
    @rtg8074 2 ปีที่แล้ว +71

    Da minha turma que se formou em 2019, a maioria tá penando na advocacia, sendo explorada ou na ilusão dos concursos grandes, pra juiz, promotor etc. Digo ilusão porque são pessoas que resolveram correr atrás de status, nunca se dignariam a prestar um concurso pra técnico. Que eu tenha conhecimento, sou o único concurseiro daquela turma que prestou o TJSP. Outros até abandonaram a área já para cursarem outras faculdades.

    • @estudanteaprendiz7025
      @estudanteaprendiz7025 2 ปีที่แล้ว +7

      Na minha faculdade era a mesma coisa. A galera desprezava esses "concursos escadas" e do jeito que se falava, dava a impressão de que era só fazer a prova da magistratura e pronto. kkk
      Um dia estava eu esperando pra ser chamado pra fazer uma audiência no CEJUSC e um advogado estava conversando com a cliente - ela havia dito que tinha um parente que era analista judiciário de tribunal. O advogado lançou um "é um cargo até que bom, eles pagam bem até". kkkkk

    • @rtg8074
      @rtg8074 2 ปีที่แล้ว +5

      @@estudanteaprendiz7025 Pois é, tenho uma amiga que foi pobre a vida inteira, se formou em Direito via FIES e só quer saber de concurso pra Delegado ou de casar com velho rico. Esses concursos tipo Escrevente, Oficial de Promotoria, ela só fala "Deus me livre". O engraçado é que quando eu falei dos salários de Analista de Tribunal (carreira que estou estudando agora), ela cresceu o olho e perguntou pra minha namorada "Já amarrou o burrinho? kkkk".

    • @estudanteaprendiz7025
      @estudanteaprendiz7025 2 ปีที่แล้ว +8

      Cara, então provavelmente ela não estuda. Pq quem estuda de verdade sabe que "até" esses concursos escadas tão disputadíssimos (às vezes mais que os de carreira fim).
      Essa galera que não estuda, mas que tá sempre fazendo provas pra "ver o que vai dar" caem do cavalo após fazerem provas pra técnicos e analistas. kkkk

    • @thiagopereira8231
      @thiagopereira8231 2 ปีที่แล้ว +8

      @@estudanteaprendiz7025 tem gente que come feijão e arrota caviar. Esse analista está ganhando mais do que 95% dos advogados do Brasil.

    • @Jessi-m1w
      @Jessi-m1w 2 ปีที่แล้ว +1

      Pra ser analista precisa de superior?

  • @jessicaberton272
    @jessicaberton272 2 ปีที่แล้ว +23

    Estou no 9 período de direito e digo que não vale a pena, saturou e ainda vai saturar mais com o ensino em EAD. Tem muitas áreas maís só tem 2 caminhos. Advocacia e concurso público. Advogado tem em cada esquina e consequentemente o salário pelo menos na minha cidade tá em média R$ 1.500,00, vai ser humilhado e trabalhar como escravo, vale a pena ter seu próprio escritório, mas já digo de antemão que é muito difícil conseguir clientes até porque na advogacia a propaganda somente é permitida para fins informativos, ou seja, não adianta nada ter muito conhecimento e não ter clientes, você precisa ser conhecido. Concurso público é extremamente concorrido e difícil de passar e às vezes você fica anos aguardando a abertura de um edital. E se você não consegue passar nem na OAB nem em concurso, você jogou tua faculdade no lixo porque dificilmente conseguirá emprego, até para auxiliar jurídico pagando uma miséria, eles exigem OAB. Pense muito bem antes de fazer direito, observe o mercado de trabalho para depois não se frustar como eu.

    • @fredozm
      @fredozm 2 ปีที่แล้ว +2

      Sim, isso tudo que vc disse é verdade e boa parte da culpa sa advocacia estar assim é do MEC e da OAB, são eles quem cuidam dos cursos e da regulação da profissão.
      De todas as profissões, de livre iniciativa, a "menos livre" talvez seja a advocacia, justamente pelos motivos por ti elencados.
      Entretanto, tem um porém, estamos falando da ciência base de toda organização do Estado (os melhores concursos) e também de uma profissão (advocacia) que é uma profissão liberal, portanto, acredito que isso possa mudar no futuro, as consultorias jurídicas serem mais permitidas, outras profissões poderem surgir na área, enfim...
      muita coisa nova poder surgir/acontecer
      Direito é uma ciência, é um conhecimento muito rico ainda, muito valioso para as pessoas, se vc só focar apenas no conhecimento, tem como ganhar dinheiro (vídeos no yt, aulas, consultorias, análise de casos, tem até advogado tik toker fazendo sucesso) e sem contar que direito serve pra própria vida tbm, saber como cuidar da sua propriedade, inventário, sucessões, o que fazer quando houver "bitributação" sob você, etc..
      O pior mesmo é que o Direito te prende aqui, ao Brasil, logo, você depende das mudanças socioeconômicas do país para saber se vai conseguir ganhar bem ou não e, dependendo, pode ter um conhecimento absurdo do direito brasileiro, mas não vai poder cobrar muito pq seus clientes estão ganhando pouco (exceto claro, algumas exceções).
      Em resumo, compensa?
      Olha, eu acho que sim pensando no longo prazo, não no curto. Hoje programação e medicina são as melhores prof's mas isso pode mudar....pelo menos, se um programador for demitido, no futuro, caso ele tenha o Direito como formação tbm, pode tentar os melhores concursos do governo br e talvez até de outros países tbm, se estudar o direito de outros países e tals...
      Cursos técnicos são mais "negócio" no curto prazo, são serviços mais práticos, do dia a dia, leva maior de demanda.

    • @luziarodrigues748
      @luziarodrigues748 ปีที่แล้ว

      essa eu sabia, mas pretendo ser juiza, ou advogada agu a solução!

    • @luziarodrigues748
      @luziarodrigues748 ปีที่แล้ว

      Advocacia é para o corajoso e amante dle

    • @luziarodrigues748
      @luziarodrigues748 ปีที่แล้ว

      quero me casar magistratura vale muita apenas💎

    • @naii98
      @naii98 15 วันที่ผ่านมา

      Não me vejo em nenhuma área do Direito, só wstou fazendo p fazer concurso

  • @GabrielLima-uq4qh
    @GabrielLima-uq4qh 2 ปีที่แล้ว +25

    Cara, passei por isso. No começo do curso eu era a única pessoa que queria advogar da turma toda. Estagiei tanto no setor público quanto no privado e fui um bom aluno na faculdade. Fui monitor, pesquisador etc. Me formei e fui efetivado no escritório em que trabalhava para ganhar um salário bem ruim e eu trabalhava com processos individualizados e estratégicos, não era demanda de massa. Processos, inclusive, que discutiam quantias muito vultuosas. Diante disso, decidi sair para trabalhar por conta própria e percebi que a realidade não era tão melhor assim. Agora estou trabalhando como profissional liberal e estudando para concurso e posso dizer para você que eu gosto muito da advocacia e se a situação fosse razoável passaria o resto da vida fazendo isso, mas realmente não é. Bom, fico feliz em ter percebido a situação rápido e decidido mudar os rumos.
    OBS: Fui seu aluno na monitoria de ciência política kk, parabéns pelo sucesso.

  • @henriquelopesviana410
    @henriquelopesviana410 2 ปีที่แล้ว +72

    Hoje, no Brasil , por meio do estudo só tá valendo estudar pra concurso ou medicina . O resto e incerteza e até prejuízo .

    • @freeandie
      @freeandie 2 ปีที่แล้ว +19

      computação tbm vale, com inglês pra ir embora

    • @hipocritabr7640
      @hipocritabr7640 2 ปีที่แล้ว +28

      Ou estuda para concurso ou para medicina ou computação para sair do país

    • @Diogodigo26
      @Diogodigo26 2 ปีที่แล้ว +1

      @@hipocritabr7640 kkkkkkkkkkkkkk credo!!!

    • @naii98
      @naii98 15 วันที่ผ่านมา

      ​@@Diogodigo26realidade

  • @julianaamaroguedesgurgel4185
    @julianaamaroguedesgurgel4185 5 วันที่ผ่านมา

    "Meu nome é JULIANA AMARO GUDES GURGEL, sou bacharel em direito e amo essa empresa! Não há lugar melhor para crescer e aprimorar meus conhecimentos jurídicos. Sinto orgulho de fazer parte de uma equipe tão comprometida com a excelência e o desenvolvimento contínuo de cada profissional. Essa empresa não só forma grandes profissionais, mas também valoriza cada um de nós como parte essencial do seu sucesso!"

  • @Luciano-lg5vz
    @Luciano-lg5vz 2 หลายเดือนก่อน +3

    Tem um aqui na rua onde moro. Até cantar em buteco canta kkk ta uma verdadeira patifaria 😂

  • @blassreiter852
    @blassreiter852 2 ปีที่แล้ว +4

    Eu entendo, no meu caso eu fiquei muito frustrado depois de terminar curso de direito e isso se somou a outras situações pessoais que passei que mostrou que "fiz a escolha errada no curso".

  • @osvaldomaestre9305
    @osvaldomaestre9305 2 ปีที่แล้ว +41

    E aí Matheus, tudo bem?
    Minha irmã se formou em 2014 e foi praticamente explorada por outros advogados, ela cansou e foi estudar para concursos, hoje trabalha como escriturária de Volta Redonda.
    Uma pena, porque é uma excelente advogada, mas o mercado não precisava de gente que pensa fora da caixa ou tem bastante conhecimento do direito.
    Triste realidade, mas é a real.

  • @rubensdavid4224
    @rubensdavid4224 2 หลายเดือนก่อน +3

    Creio que essa perspectiva não é restrita a Direito, mas tb afeta outras carreiras, como Psicologia, administração, serviço social, magistério (port, matem, etc), contabilidade, educação física, enfermagem e por aí vai.
    E ainda tem uma agravante, há cursos em que depois de formado vai se deparar com dificuldades pra achar trabalho formal (carteira assinada) ainda que pague pouco, como por exemplo educação física (academias que contratam pagam em média na minha região uns 1.500,00).
    Contabilidade, direito e enfermagem o formando "mediano" ainda consegue emprego com baixa remuneração.
    Aparentemente só o curso de medicina proporciona ao recém formado uma remuneração mais digna. E, mesmo assim, se não se aperfeiçoar, corre o risco de ficar estagnado. E tirar plantão em pronto socorro a longo prazo pode ser muito desgastante.
    Especificamente quanto ao Direito, para quem é de família pobre/média e não possui familiar do ramo com escritório consolidado, mas tem interesse em prestar concurso, uma dica que dou é: antes do vestibular, tente ingressar num concurso "simples" municipal ou estadual, cujo salário seja suficiente para vc pagar a faculdade sem se endividar no FIES. Lembrando q prefeituras e câmaras municipais tem setor jurídico, o que vai facilitar o seu estágio da facul.
    Só o fato de cursar sem se preocupar com dívidas após formado vai lhe dar um gás...se durante a faculdade, ou logo após, conseguir a aprovação num concurso médio, como escrevente, oficial promotoria ou técnico dr algum tribunal federal (se conseguir analista após formado ainda melhor) vai ter um ganho pra se sustentar, pagar cursos preparatórios, comprar livros e arcar com despesas de taxa de inscrição, deslocamentos e acomodações para realizar provas. E, claro, se for lotado em área fim do tribunal ou MP, ainda vai contar com prática jurídica.
    E um caminho não muito fácil, mas para quem nasceu em família pobre, infelizmente tudo é muito mais complicado.
    Só assinalo que o ingresso num cargo intermediário pode levar a acomodação, e no futuro vir a se arrepender por não ter persistido. Portanto...cave a vc se auto monitorar quanto a isso. Um dia, um mês, um ano perdido, não voltam mais.

  •  2 ปีที่แล้ว +99

    Pergunta: Qual é a profissão/curso de graduação em que isso não tá acontecendo???

    • @carloslopes8205
      @carloslopes8205 2 ปีที่แล้ว +7

      Verdade sou da área de educação física e estou no mesmo barco

    • @peppermintpatty5786
      @peppermintpatty5786 2 ปีที่แล้ว +14

      Eu imaginaria que seriam os cursos de TI? Mas o pessoal que formou em computação pode confirmar aí, talvez eles estejam tão mal quanto a gente.

    • @thiagomoreira1165
      @thiagomoreira1165 2 ปีที่แล้ว +7

      Sistemas de Informação

    • @guilhermeborges1371
      @guilhermeborges1371 2 ปีที่แล้ว +24

      Medicina

    • @axxalmendra
      @axxalmendra 2 ปีที่แล้ว +12

      Medicina, odontologia e algumas áreas de tecnologia, o restante ta penando.

  • @michelbarbosajmmb5002
    @michelbarbosajmmb5002 2 ปีที่แล้ว +28

    Tem muita gente que critica o servidorismo público levado pela ideologia liberal, mas não entende (ou não é sincero) que na iniciativa privada você está destinado a morrer como um peão assalariado, que o empresariado não valoriza os empregados, que os salários estão podendo comprar cada vez menos. E sim, o estado brasileiro atrapalha muito com seus tributos desviados, mas o empresariado também não estimula a quem ajuda a formar suas fortunas.
    Sou op. de caixa (trabalho que não exige formação alguma, mas de estresse e responsabilidades "na garganta"), gostaria muito de fazer carreira na minha empresa, mas não dá. Na hierarquia, os ganhos são irrisórios e as obrigações crescem astronomicamente, você tem que abrir mão da vida pessoal para ganhar R$ 100,00 a mais. Formar e sustentar uma família com isso é piada. Daí, só me resta uma saída para melhor mesmo de vida: a burocracia estatal.

  • @g.filgueira1799
    @g.filgueira1799 2 ปีที่แล้ว +75

    Faculdade virou o novo ensino médio no Brasil. Medicina ao me ver, é a única faculdade que vc pode sair dizendo que “tá rico”, por causa do nosso país ser emergente.

  • @bellaraujo8787
    @bellaraujo8787 2 ปีที่แล้ว +7

    No início da minha graduação eu via vaga de adv jr pagando 5000. Hj se tem vaga, não fala quanto vai pagar e se fala não passa dos 3.000

    • @lucca915
      @lucca915 2 ปีที่แล้ว +8

      3 mil? Hoje em dia está oferencendo inicial quando muito de 2 mil reais.

  • @fernandojc
    @fernandojc 2 ปีที่แล้ว +8

    Concordo com tudo o que você falou, estamos na era da uberização da relação de trabalho, uma precarização e cada vez mais salários menores.
    PS: gostava da vinheta dos videos!

  • @flor28859
    @flor28859 2 ปีที่แล้ว +19

    Concordo com vc, só os mais velhos ainda acham que tem glamour em cursar direito/ ser advogado (vale para algumas engenharias tbm). Realidade: ganha o mesmo de quem trabalha no comércio só com ensino médio

    • @vitorgehring640
      @vitorgehring640 2 หลายเดือนก่อน

      Antigamente era mais difícil ter nível superior, eram outros tempos

  • @ellen134
    @ellen134 ปีที่แล้ว +4

    Olha, minha faculdade é paga pelos meus avós e eu não via a hora de me formar, adquirir independência e seguir como adulta em toda extensão da palavra. Porém, a realidade do Direito tem feito eu perceber que não é bem assim e estou me desanimando. Quem sabe, como professora universitária ou sei lá tentar criar conteúdo no youtube, é o jeito viu. Quem tem pressa para se formar e ingressar logo no mercado, saiam fora.

  • @anandradeee
    @anandradeee 2 ปีที่แล้ว +68

    Na real, o mercado de trabalho está saturado no Brasil.
    Eu fiz 5 anos de faculdade de química. Uma faculdade difícil pakas, em universidade pública, comi o pão que o diabo amassou. Acredito que direito tbm seja mt difícil.
    Sabe quanto um cursinho paga para o professor trabalhar de segunda a sábado, no turno da manhã e alguns dias a tarde? 2.300,00. Na indústria eles pagam 1.350,00 que é o salário de técnico pq eles nunca contratam como profissional com ensino superior.
    É vergonhoso o salário que as empresas pagam no Brasil.

    • @karldesouzaalves33
      @karldesouzaalves33 2 ปีที่แล้ว +7

      Infelizmente essa é a realidade da grande maioria, ultimamente a unica saida q eu visualizo é ir pra fora. Amo meu país mas parece q por mais q a gnt lute nunca conseguimos ascender socialmente.

    • @anandradeee
      @anandradeee 2 ปีที่แล้ว +5

      @@karldesouzaalves33 eu apoio demais.
      Eu não vou pq amo demais minha família e jamais conseguiria ficar longe, além de não saber nenhuma língua estrangeira.
      Mas eu apoio demais quem pode ir. Se eu conseguisse eu iria tbm

    • @cleverton9112
      @cleverton9112 2 ปีที่แล้ว +2

      Sou farmacêutico e no momento estou desempregado, sei bem como é a realidade minha amiga, ralamos tanto dentro de uma faculdade e depois os próprios colegas e os empregadores prostituem a profissão.

    • @anandradeee
      @anandradeee 2 ปีที่แล้ว +3

      @@cleverton9112 só quem passa por isso sabe como é. E tá assim pq o povo a eita ganhar 1350,00.
      Minha amiga tem mestrado e tá ganhando esse valor na indústria

    • @jcs1723
      @jcs1723 2 ปีที่แล้ว +2

      @@anandradeee triste isso !

  • @profmarcosstaub2461
    @profmarcosstaub2461 3 หลายเดือนก่อน +1

    Na minha cidade o salario de Advogado Junior (empregado, que não precisa saber captar clientes, nem negociar contratos) varia de cinco a sete mil reais, pleno de sete a dez mil e qualquer advogado criminalista que não consegue tirar dez mil por mes não merece ser advogado, pois qualquer flagrante não se cobra menos de mil e quinhentos reais, audiência de custodia dois mil reais e assim por diante. Faça as contas!

  • @XX-zi2mu
    @XX-zi2mu 2 ปีที่แล้ว +85

    É urgente que se fechem faculdades sem resultado.
    Pow, se a faculdade não consegue aprovar nem 50% na OAB, ela deveria ser fechada.
    Pior que essa realidade está acontecendo na medicina, também.
    Isso tudo pode ser consequência da desindustrialização, pois sem indústria, você é obrigado a ir para o setor de serviços para ter emprego.

    • @MalditaFcc
      @MalditaFcc  2 ปีที่แล้ว +33

      Desindustrialização é o ponto.

    • @thiagopereira8231
      @thiagopereira8231 2 ปีที่แล้ว +7

      Acho q o principal é o número de advogados. No estado de SP tem mais de 600 mil advogados.

    • @marcelvasquez1357
      @marcelvasquez1357 2 ปีที่แล้ว

      @@MalditaFcc falou tudo

    • @werigsonsoaresfonseca4736
      @werigsonsoaresfonseca4736 2 ปีที่แล้ว +19

      É o que acontece quando se facilita o ingresso no ensino superior ao invés de se investir em educação básica

    • @XX-zi2mu
      @XX-zi2mu 2 ปีที่แล้ว +3

      @@werigsonsoaresfonseca4736 Minha faculdade é considerada mediana, mas aprovou quase 100%.
      É até difícil imaginar que só 17% dos bacharéis tem OAB.

  • @diogenesgasparini7241
    @diogenesgasparini7241 2 ปีที่แล้ว +17

    Na minha opinião, sua reflexão é boa, mas parcialmente correta. Concordo com você que poucos vencem na iniciativa privada dentro do Direito. Na maioria das vezes, são pessoas que já tem um background dentro da advocacia, familiares com escritórios, etc.
    Todavia, essa lógica também se aplica aos concursos. Hoje, 3% são aprovados em concursos (técnicos e analistas, para carreira o buraco é mais embaixo). Portanto, a MASSIVA MAIORIA reprova.
    O fato é que Direito, seja o caminho que se queira seguir, está muito ruim. Perdi a conta de ubers formados em direito por aí.
    Se você estiver lendo esse comentário e pensando em fazer Direito, converse com familiares e pessoas mais próximas, mas meu conselho é que não vale a pena.

    • @fabiobettiol457
      @fabiobettiol457 2 ปีที่แล้ว +2

      Quem sabe trabalhar com inteligência artificial seria mais rentável

    • @estudanteaprendiz7025
      @estudanteaprendiz7025 2 ปีที่แล้ว +1

      Exatamente. E outra verdade inconveniente: não tem vaga pra todo mundo em concurso público.

    • @jpmisterioman
      @jpmisterioman ปีที่แล้ว +1

      Estudem TI. A área é mais vasta e tem espaço para quem estudar. Em direito vc vai estudar e não vai ter espaço

  • @cleverton9112
    @cleverton9112 2 ปีที่แล้ว +26

    Sou farmacêutico, estudei por 5 anos, trabalhei por quase 4 anos, fui demitido do trabalho e hoje é difícil achar um empregador que pague o piso salarial , muitos colegas de profissão estão prostituindo a profissão e cada ano as coisas só pioram, profissionais aceitando cada vez menos dinheiro pra trabalhar, assinando a responsabilidade técnica de estabelecimentos por uma merreca e nem chegam a trabalhar, so assinam. Melhor coisa na vida de um formado é se preparar pra um concurso público descente ou trabalhar pra vc mesmo, pq muitas profissões aqui nesse país estão sendo sucateadas pelos empregadores e pelos profissionais que se prostituem.

    • @Souzza_L
      @Souzza_L ปีที่แล้ว +1

      @Leon Jackson não faça isso! Sou advogado há 12 anos e estou estudando farmácia.

    • @Souzza_L
      @Souzza_L ปีที่แล้ว

      @Leon Jackson agora me dá um feedback, por favor. Vou me formar em farmácia com 47 anos. Na sua visão vou ter dificuldade de ingressar no mercado por conta da idade?

  • @LuizHenrique-wq7wb
    @LuizHenrique-wq7wb 2 ปีที่แล้ว +13

    É a realidade, eu passei na OAB de primeira no quinto ano e estava advogando para receber um salário que equivalia ao valor da mensalidade da faculdade, sendo explorado ao máximo e numa rotina extremamente estressante e robótica... É impossível aguentar essa rotina por muito tempo, meu único arrependimento é de não ter começado a estudar antes para concursos.

  • @anneeefarias
    @anneeefarias 2 ปีที่แล้ว +10

    Matheus, minha formação não é em Direito mas em Secretariado Executivo. E acredite, a situação é muito pior pois qualquer um pode ocupar o meu lugar. Pelo nosso sindicato é proibido qualquer pessoa que não seja formada estar ocupando o cargo de secretária mas na prática é diferente, o empregador usa de manobras e utiliza outra nomenclatura no cargo e paga uma mixaria para qualquer um. Bem frustrante! Por isso fui "obrigada" a estudar para concurso.

  • @julisdmx
    @julisdmx 2 ปีที่แล้ว +11

    É muito triste, sou recém advogada, mas eu vou ser concursada com muito orgulho!!!

  • @vitorgehring640
    @vitorgehring640 2 หลายเดือนก่อน +2

    Já tentaram se candidatar pra vagas d escritório d advocacia pela Catho? Em SP é tipo 500 candidatos por vaga

  • @Luisfernandoop.
    @Luisfernandoop. 7 หลายเดือนก่อน +3

    Pq o carro forte da fgv é: quantos mais reprovados, mais faturamentos teremos !
    Se engana que a fgv movimenta bilhões só com as anuidades.
    Suponha que um aluno faça a prova 3 vezes no ano (pq não conseguiu passar)hj a prova está 320
    Ou seja 960 reais
    Multiplique por 3 milhões de bacharéis que decidiram fazer as provas?!
    3M x 320
    3M x 640
    3M x 960
    Isso é só uma suposição !
    320x3M= 960 milhões de reais só aqui
    Temos 1,3M de advogados (jaja 1,5) INSCRITOS!
    Média da anuidade, vou colocar mil reais (tem estados que são 900 e outros que chegam a 1.300)
    1,3M x 1.000= quase 1 bilhão e 400 milhões de reais
    Por ano a oab recolhe 2Bilhões e 360 milhões de reais.
    Mas isso só acontece porque quanto mais reprovados melhor !
    Mas a oab e a fgv estão com seus dias contados 🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌
    1 bilhão anual da pra manter muito bem todas seccionais
    Mas a ganância é grande !

  • @Tiago-mt7kz
    @Tiago-mt7kz 2 ปีที่แล้ว +13

    Mas essa questão não é só no Direito, mas sim em todos os cursos, exceto Medicina. Melhor exemplo, pegar formados em engenharia, q foi um curso q deu um boom numa época. O principal fator q colabora com isso foram governos q democratizaram o ensino, criando programas como o FIES, mas não houve um planejamento de geração de emprego. O q fico em dúvida é se o cidadão q tem sucesso em concursos públicos, também teria sucesso na área da advocacia, com o mesmo esforço logicamente. No futuro, a depender das coisas, mas isso é só uma questão de futurologia, os concursados, seja nível médio ou superior, não estarão nas melhores condições. Quem se desenvolve hoje é quem se adaptada as mudanças q acontecem na velocidade da luz.

  • @srkpeneloux1025
    @srkpeneloux1025 ปีที่แล้ว +3

    A situação está ruim para todas as profissões universitárias, exceto medicina. O mercado brasileiro está saturado a tal ponto de a maioria dos motoristas de Uber ter diploma de curso superior.

    • @srkpeneloux1025
      @srkpeneloux1025 ปีที่แล้ว

      @@Wong-Shen já acordei faz tempo😇

    • @diegobrasil801
      @diegobrasil801 ปีที่แล้ว

      Na area de TI tem muito concurso público!

    • @srkpeneloux1025
      @srkpeneloux1025 ปีที่แล้ว

      @@diegobrasil801 defina "muito".

  • @bella3978
    @bella3978 2 ปีที่แล้ว +6

    Acabei de passar em direito... É desanimador ver a instabilidade dessa área no mercado. Não sei se busco outra referência ou enfrento isso 😅

    • @gabrielcosta8150
      @gabrielcosta8150 ปีที่แล้ว +3

      Tente medicina . Mais seguro . Passar em um concurso público com um salário de 7 mil é tão difícil quanto passar em medicina .

  • @victormartinsbem
    @victormartinsbem ปีที่แล้ว +7

    Me graduei em direito em 2020.
    Ja sabia que faria parte da "bolha" ao me formar, mas não achei que fosse tão dificil assim. Hoje, trabalho num escritório de um advogado que é amigo da familia, ganho 1 salario minimo e, me vejo aos 27 anos, impossibilitado de ter uma vida melhor( pelo menos não por agora).
    Empreender na advocacia da MUUUITO dinheiro, mas pra isso há a necessidade de se ter uma reserva considerável até seu escritorio começar a rodar por si só.
    Enfim, é apenas o que vivencio diariamente. Triste realidade. Mas espero de coração wue todos que sonham com o direito consigam realizar suas ambições.

  • @georgevinny1
    @georgevinny1 2 ปีที่แล้ว +6

    Se pra advogado tá ruim, imagine pro TI

  • @tiagomoraes7944
    @tiagomoraes7944 2 ปีที่แล้ว +3

    Família de advogado mas escolhi fazer economia, me assustou o número de estudantes de direito no Brasil chegarem quase a 1m.

    • @fredozm
      @fredozm 2 ปีที่แล้ว +5

      Governo do PT, slogan "educação para todos" kkkk abriram só facul de direito kkkk

    • @fineveri
      @fineveri ปีที่แล้ว +1

      1 milhão , kkk , faz tempo hein , de acordo com a OAB , já tem mais de 4 milhões bacharéis em direito , o número com OAB , a proporção é de 1 advogado para cada 164 brasileiros , isso são números da OAB.

  • @mariacardoso401
    @mariacardoso401 2 ปีที่แล้ว +7

    E para variar, ainda há o curso de técnico jurídico. Já entrei na faculdade pensando em concurso e sigo na luta. Sigamos!

    • @pablogomes2093
      @pablogomes2093 3 หลายเดือนก่อน

      Sou técnico e te digo, não ajuda nem para concurso.

  • @barbara9737
    @barbara9737 6 วันที่ผ่านมา

    Eu sou extremamente frustrada com esse trabalho. Uma bosta. Passei com um nivel médio de esforço na OAB e é um saco isso.

  • @CabralRodolpho
    @CabralRodolpho 2 ปีที่แล้ว +15

    Há um fator mais importante e grave que não foi apresentado de forma explícita. O maior número de cursos de Direito não aumentou, proporcionalmente, o percentual, por exemplo, de aprovados na OAB. Imagine se não houvesse esse filtro. Há, por outro lado, uma crítica feita por Lenio Streck aos concursos públicos no Brasil para juízes, procuradores, promotores e defensores em que são aprovados aqueles melhor condicionados à leitura de documentos em PDF. A realidade é dura. O mercado regula. Isso é chocante, principalmente, para quem apenas vê o Direito como um caminho para a riqueza material, destituído de muita responsabilidade, compromisso com o outro, maturidade e real sacrifício. Sem qualquer dessas coisas, ninguém pode chegar a uma posição de verdadeiro destaque seja qual for a profissão escolhida, em qualquer circunstância. Ciente disso, eu decidi ser empossado em um cargo público antes de me formar. Consegui, muito felizmente, e continuo estudando para concurso. Mas, entendo e acredito, piamente, que nos momentos de dificuldade é que a nossa força deve aparecer. O Brasil é um país pobre e se indignar apenas não muda muita coisa.

  • @lucaswelbert3072
    @lucaswelbert3072 2 ปีที่แล้ว +10

    Simplesmente vc narrou minha realidade kkkk

    • @daiannymarquesamorim4923
      @daiannymarquesamorim4923 2 ปีที่แล้ว +1

      A minha realidade, tenho oab há 8 anos, advogo desde que terminei a faculdade,as a única coisa que ganhei foi uma gastrite. Hoje vejo que eu deveria ter estudado pra concurso ao invés de tentar advogar, mas na época eu achava órgão público muito monótono

    • @bhaskarmarllon2907
      @bhaskarmarllon2907 2 ปีที่แล้ว

      @@daiannymarquesamorim4923 prefiro ficar fazendo nada numa repartição e ta os 5 mil na conta todo mes

    • @daiannymarquesamorim4923
      @daiannymarquesamorim4923 2 ปีที่แล้ว

      @@bhaskarmarllon2907 com certeza, pena que na época eu achei que advogar seria mais divertido, ledo engano!

    • @fabiobettiol457
      @fabiobettiol457 2 ปีที่แล้ว

      Fiz estágio em um escritório de advocacia e na Defensoria Pública durante a faculdade. Logo descobri que advogar não era comigo.

  • @bhaskarmarllon2907
    @bhaskarmarllon2907 2 ปีที่แล้ว +22

    Fui fazer contabilidade e não me arrependo, tem demanda tanto privado quanto público

  • @adriel.silvino
    @adriel.silvino 2 ปีที่แล้ว +4

    Se Direito está assim, imagine Engenharia.

    • @fineveri
      @fineveri ปีที่แล้ว +3

      Como assim ??A engenharia tem várias ramificações , o número de formandos é menor em relação ao curso de direito , muitos falam de várias áreas de direito , mas basicamente é área civel(patrimonial) e área penal, as opções no direito são muito mais restritas em comparação com a engenharia.

  • @julinisaba
    @julinisaba 2 ปีที่แล้ว +18

    Conheço eletricistas, bombeiros hidráulicos que não sabem o que é desemprego, pois faltam profissionais nessas áreas. Conheço também vários profissionais com nível superior que estão vendendo salgados nas ruas. Daqui para frente, se a pessoa não tiver a humildade de encarar o que estiver disponível, vão morrer de fome. Papeis, títulos não garante nada. O futuro é sombrio para os orgulhosos que pensam que um monte de papéis vale algo. Desça do salto e não escolha trabalho.

    • @jessicaberton272
      @jessicaberton272 2 ปีที่แล้ว +2

      O problema ao meu ver é que o povo insiste em fazer direito mesmo sabendo que está saturado, em vez de dar oportunidade para outras áreas. Na minha faculdade tem mais de 40 cursos e advinha direito e administração super lotados. Vou me formar com 400 pessoas, não terá emprego para todo mundo daí vão trabalhar de Uber.

    • @julinisaba
      @julinisaba 2 ปีที่แล้ว +3

      @@jessicaberton272 o futuro da advocacia é sombrio. Está para sair a qualquer momento a Portaria autorizando o curso de direito na modalidade a distância, com mensalidades bem acessíveis. Agora teremos milhares de Faculdades oferendo o curso, e milhares de novos bacharéis e advogados no mercado. O melhor investimento hoje, é juntar dinheiro, e sair do Brasil. Tenho colegas que nunca leram um livro; foram para o exterior, e hoje vivem muito bem.

    • @jessicaberton272
      @jessicaberton272 2 ปีที่แล้ว +2

      @@julinisaba Eu não tenho como ir para fora, mas vou investir em uma segunda graduação na área da saúde.

    • @julinisaba
      @julinisaba 2 ปีที่แล้ว

      @@jessicaberton272 Te desejo boa sorte. Um abraço.

    • @brandongomes5566
      @brandongomes5566 ปีที่แล้ว

      Vender salgados ainda ganha melhor se tivesse empregado

  • @jack.teck-90
    @jack.teck-90 2 ปีที่แล้ว +13

    E eu que tô pensando em trancar o curso de direito pra dar mais tempo de focar na minha preparação em TRT's e TRE's. Realmente a falta de perspectiva nos pressiona a ter alguma resposta antes msm do período de formação e na boa... só assim msm pra ter um termômetro do nosso desempenho de forma mais célere. Contudo tá apertado financeiramente até investir na nossa educação e no msm período pagar essas provas e ir até o local prestar (quando se trata de outro estado p concursos fora do projeto de unificação) faz sentido meu raciocínio e situação? Quero mto a oportunidade e tô exausta já RS mais um dia na Babilônia da concursolandia!

    • @fabiverissima
      @fabiverissima 2 ปีที่แล้ว +1

      Também estou pensando nisso. Mas falta tão pouco pra mim, tô no 7° período

    • @thiagospurs1992
      @thiagospurs1992 2 ปีที่แล้ว +2

      Também tô pensando nisso. No meu caso estou no 9° período de engenharia elétrica e está meio que impossível conciliar com os estudos para concurso. Cheguei ao ponto de ter que escolher e vou optar pelo concurso. Meu medo é a carreira de técnico mudar para superior.

    • @fabiverissima
      @fabiverissima 2 ปีที่แล้ว +1

      Thiago, se você vai prestar o concurso de TJDFT, a lei não irá retroagir, então creio que não vai valer pra esse certame

    • @fabiobettiol457
      @fabiobettiol457 2 ปีที่แล้ว

      A Lei 3662/2021 aguarda apreciação no Senado. Não foi aprovada ainda.

    • @jansenmuniz6704
      @jansenmuniz6704 2 ปีที่แล้ว

      TREs serao realizados em um único concurso. Quase todos vão fazer o concurso unificado da justiça eleitoral em 2023

  • @rosemarydasilva2966
    @rosemarydasilva2966 2 ปีที่แล้ว +2

    Dissestes tudo Mateus, tenho refletido muito sobre isso, e o teu vídeo respondeu meu questionamento estou no caminho certo 👏👏👏👏👏👏

  • @ViníciusCaires-o6b
    @ViníciusCaires-o6b 25 วันที่ผ่านมา

    É a melhor profissão do mundo!!! Agora tem que estudar, começa de baixo e vai ganhando causas!!! Temos que ser grato…Olha o campo vasto do Direito e outra , concurso pra Direito só compete com Direito…
    Mais uma PRF da vida é com todos os graduando…A vida é assim mesmo….Nem pra JESUS foi fácil.

  • @zokabmo5001
    @zokabmo5001 2 ปีที่แล้ว +10

    Só se resolve isso com o crescimento econômico do país, que por sinal está estagnado a uma década.

    • @hipocritabr7640
      @hipocritabr7640 2 ปีที่แล้ว +2

      Falta de industrialização, e com essa pec de gasto que para o Brasil, estamos ferrado. Um país continental sem uma malha ferroviária decente mostra como estamos atrasado no mundo

    • @diego_tbtt
      @diego_tbtt 4 หลายเดือนก่อน +1

      @@hipocritabr7640 E está pior ainda agora em 2024 kkkk agora estão querendo regulamentar até os aplicativos de entrega pro Estado sugar um pouco.

  • @yagonobre3398
    @yagonobre3398 ปีที่แล้ว +7

    Meu primo só veio trabalhar nessa área quando passou em um concurso. Ganhando 18.000 porém ele ficou 4 anos sem emprego depois de formado.

  • @Erhardt_Advogado.
    @Erhardt_Advogado. หลายเดือนก่อน

    Infelizmente, há uma gama de faculdades onde o acesso ao curso é débil, onde a formação escolar em geral é péssima, e não há por parte da graduação nenhum incentivo científico.
    As faculdades privadas não se preocupam em regra com a qualidade do curso, as aulas não visam um aprofundamento, são rasas... as provas são muito fáceis ou facilitadas pelos professores, pois a instituição assim ordena.
    O Exame da Ordem não mede a capacidade do futuro profissional, é mera decoreba, basta acertar 50% da prova e a segunda fase é facilitada pelo uso do Vade Mecum, por exemplo.
    Eu creio que o exame deveria ter como molde as provas de procuradorias, suas fases e exigências, isso ajudaria a trazer qualificação ao mercado.
    Bem como, acho que a cada dois anos, nós advogados deveríamos ser submetidos a uma revalidação, ou seja, um novo exame.

  • @deborahbrando
    @deborahbrando ปีที่แล้ว +4

    É verdade, tem tanto advogado no brasil, a maioria não tem emprego, tenta advogar por conta própria e não conseguem, tentam concurso público não conseguem aprovação. Esse tipo de vídeo é muito importante e tem que ser cada vez mais divulgado para que outras pessoas que pensam em fazer direito não façam. Já tem muitos advogados. Mais do mesmo não precisa né?!

    • @futurah_concursada
      @futurah_concursada 11 หลายเดือนก่อน

      Com certeza! Ainda mais pra quem vem de baixo... Passar sufoco... Tem que pensar muito antes de entrar em Direito. Pretendo fazer mais na frente como segunda graduação (por conhecimento) e não por depender para trabalhar... Querendo ou não devemos ser realistas.

  • @Abner_Souza10
    @Abner_Souza10 9 หลายเดือนก่อน +17

    No Brasil só existe 3 saídas, fazer medicina, concurso público ou empreender. Fora disso é pedir parar morrer de ansiedade e estresse.

    • @felipe_correa
      @felipe_correa 7 หลายเดือนก่อน +4

      *Eu acrescentaria fazer algum curso na área de TI. (Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas de Informação, etc). A chance de conseguir uma oportunidade pra trabalhar no exterior também é grande. Porém, TI não é pra qualquer um, pois é bastante complicado e enfadonho.*

    • @andreluiz3041
      @andreluiz3041 4 หลายเดือนก่อน

      Triste realidade

    • @AnaLuisa-gx9zn
      @AnaLuisa-gx9zn หลายเดือนก่อน

      Mas estudar pra concurso publico já gera ansiedade e estresse

  • @jcs1723
    @jcs1723 2 ปีที่แล้ว +8

    Particularmente conheço pessoas que estudaram na USP,Unesp ,mackrnzi,faculdades federais entre outras em diversos cursos (direito,engenharia,veterinária e etc) ,pessoas que estudaram até no Canadá que não ganham nem 2000 mil reais e foram para Concursos que tinham muitas vagas e poucos queriam como PM, guarda Municipal,P.Penal e etc para ganhar seus 3 ,4 mil e seguem estudando.

  • @viniciusgusmaos
    @viniciusgusmaos 2 ปีที่แล้ว +5

    Concordo com tudo o que foi dito. E é aquele dilema: pegar a carteira da OAB logo pra tentar tirar o mínimo de dinheiro que der ou continuar estudando (sendo ajudado pela família) até conseguir aprovação em algum concurso. Muito pior é pra quem tem Fies, uma dívida gigantesca e sem perspectivas. Creio que concurso é a melhor solução.

  • @ricardom4467
    @ricardom4467 2 ปีที่แล้ว +4

    Futuro advogado será o novo motorista de Uber no futuro. Infelizmente...

    • @fabiobettiol457
      @fabiobettiol457 2 ปีที่แล้ว

      Exato

    • @Marcelocupe
      @Marcelocupe 2 ปีที่แล้ว +5

      O atual advogado já é motorista da Uber, conheço vários.

  • @carloslopes8205
    @carloslopes8205 2 ปีที่แล้ว +7

    Infelizmente não e só a faculdade de direito que está assim não,isso também e por causa da situação que o país vive
    Sou formado em Ed física,trabalhei por 7 anos na área
    Hoje pra mim está melhor trabalhar em loja e indústria do que voltar pra área
    Triste isso

    • @fabiobettiol457
      @fabiobettiol457 2 ปีที่แล้ว

      Carlos meu primo também é formado em Educação Física e desistiu da profissão. Atualmente ele é concursado (técnico do INSS).

  • @renataranielle2056
    @renataranielle2056 2 ปีที่แล้ว +7

    isso acontece com muitas profissões, pq não existe valorização do trabalho...

  • @laisabrito6132
    @laisabrito6132 2 ปีที่แล้ว +1

    Não sou da área, mas é lamentável msm Mateus!

  • @Gabriel-bs9oo
    @Gabriel-bs9oo 2 ปีที่แล้ว +9

    É o que eu sempre digo, o concurso é muito bom até uma certa idade, se você acabou de sair da faculdade com 22/23 anos, o salário de técnico/analista é EXCELENTE mas no longo prazo vc fica ""preso"" em um salário n importa oq vc faça além das férias enquanto que no escritório próprio depois de uns 15/20 anos de formado vc consegue, pelo menos teoricamente, delegar funções e diminuir bastante sua carga de horarios, eu estou muito indeciso por conta dessa análise que faço...

    • @Gabriel-bs9oo
      @Gabriel-bs9oo 2 ปีที่แล้ว

      Sem contar que ainda penso em mudar de área e fazer uma nova faculdade pq ainda acho que estou novo (23anos) justamente por conta do direito ser muito engessado, como dito no vídeo

    • @dedireitamesmo
      @dedireitamesmo 2 ปีที่แล้ว +17

      Gabriel, passei em concurso federal aos 19 anos e aos 23 tive minha primeira queda psiquiátrica. O serviço público serve muito bem a quem não tem expectativa de vida. Como vc falou, ficamos presos, adoecendo, tendo que dar suporte a um sistema que é podre por dentro. Estou saindo do serviço público, quero empreender. Se eu continuar mexendo em um computador 8h por dia, sem ver a luz do Sol, saindo do expediente às 17:30 (depois de bater ponto), vou acabar morrendo em vida. Boa sorte a quem acha que concurso público resolve tudo.

    • @lrm2119
      @lrm2119 2 ปีที่แล้ว

      @@dedireitamesmo O futuro será dos empreendedores. Tenho 3 exemplos de amigos que não sabiam mais o que fazer, decidiram montar seus próprios negócios e estão muito bem. Um deles não possui sequer nível médio; sobreviveu ao ápice da pandemia e agora já tira mais de 10.000 de lucro líquido por mês. Acompanhei sua trajetória, que por sinal foi duríssima, mas agora está colhendo seus frutos. Trabalha muito, mas muito mesmo, porém percebo que pra ele o céu é o limite.
      Você passará por tempos difíceis, mas nunca desista. Você vencerá, com muita fé e determinação. Ouça e avalie apenas as críticas construtivas; elimine as destrutivas. Confie em si mesma e naqueles que te apoiam e te amam de verdade. Busque conhecimento e inovação no ramo que escolher. Boa sorte. Espero ler sua história de sucesso daqui a algum tempo.

    • @BorisAmareloGato
      @BorisAmareloGato ปีที่แล้ว +1

      Cara, faz que nem eu!! Passe em um concurso, e use o dinheiro do estado para financiar o seu negócio por fora, aí em 15 ou 20 anos, você pede exoneração, e passa a colher os frutos do seu empreendimento..

    • @BorisAmareloGato
      @BorisAmareloGato ปีที่แล้ว +1

      @@dedireitamesmo eu te entendo!! mas só peça exoneração do seu cargo, quando os seus negócios estiverem bombando, coloque seus pais para cuidar do seu negócio por fora. Empreender no brasil é muito difícil, e para que seu negócio dê certo, vc precisa do seu dinheiro disponível o tempo todo...Use o seu salário como servidora para financiar seus negócios...

  • @hygorsantos7420
    @hygorsantos7420 หลายเดือนก่อน

    O mais triste é concursos exigirem direito de quem nem pensa em seguir carreira advogando

  • @eng.caiocunha
    @eng.caiocunha 2 ปีที่แล้ว +7

    engenharia foi pro mesmo caminho.. na verdade hoje em dia qualquer faculdade tem um péssimo custo benefício.. tudo virou commodite.

  • @felipejorgerachiddiasprovi7752
    @felipejorgerachiddiasprovi7752 2 ปีที่แล้ว +6

    Poderia falar que o problema é multilateral, como um judiciário ativista, um poder público que cria situações financeiras que foge da realidade, mas o principal ponto é já de seu conhecimento, lei da oferta e procura, está lei é igual uma lei física e não pode ser ignorado, vivemos num mundo mais dinâmico que gerações anteriores, não vamos trabalhar na mesma empresa a vida toda que nem nossos avós, não teremos na vida toda a mesma profissão como nossos pais e se não aceitamos isso ficaremos sentido vítimas do mundo, o mundo não liga para o que achamos...

  • @Luisfernandoop.
    @Luisfernandoop. 8 หลายเดือนก่อน +1

    Que esse vídeo consiga mais alcance. Realidade dita 👏👏👏👏❤️🙏.

  • @alinerosa9189
    @alinerosa9189 2 ปีที่แล้ว +1

    Vocês conhecem a graduação de serviços jurídicos e notariais? Similar ao curso de direito e bem mais barato! Eu gostaria de pegar opinião sobre a qualidade e o aproveitamento de cadeiras depois....

    • @felipe_correa
      @felipe_correa 7 หลายเดือนก่อน

      *Esse tecnólogo é furada, pois além de não ser valorizado nem pela própria OAB, é desconhecido e não tem aderência na iniciativa privada no mercado de trabalho. O mais indicado é fazer Direito mesmo.*

  • @mayconteles2803
    @mayconteles2803 2 ปีที่แล้ว +4

    Esse é o Brasil, tudo nesse país me desanima, meu objetivo é passar num concurso bom pra juntar uma grana e ir embora pro Canadá.

  • @tiagoemiliodeoliveira7343
    @tiagoemiliodeoliveira7343 2 ปีที่แล้ว +9

    Dá pra virar TH-camr também, né Hugo?

  • @abnersantana7267
    @abnersantana7267 2 ปีที่แล้ว +3

    Sucateamento do emprego vai afetar todos os trabalhadores... Só dar tempo ao tempo :/ temos que lutar contra isso

  • @alessandronova1564
    @alessandronova1564 2 ปีที่แล้ว +3

    Eu comprei um curso de português, estudo pedaogia.Depois quero cursar letras, mais Relações Internacionais, história, geogragia, ciências sociais e direito.Não gosto muito mas vou cursar para entender de leis

  • @Anaaninha-tb4nv
    @Anaaninha-tb4nv 2 ปีที่แล้ว +2

    Vc está falando porque é a realidade, simples assim!

  • @fredozm
    @fredozm 2 ปีที่แล้ว +13

    O preço que se paga por não inovar e não tentar ser competitivo em uma economia globalizada, é muito, muito alto.
    O lobby no congresso é gigantesco para que uma reforma tributária não passe, ou passe mas sem criar concorrência. Um país sem concorrência interna, só com monopólios em diversos setores da economia (escritórios de direito, hospitais particulares famosos, grandes construtoras que sempre vencem licitações) não tem como sustentar isso por muito tempo.
    Uma metáfora aqui: governo é pra ser o pai, o que cuida quando o filho precisa, mas ele não pode ficar sustentando marmanjo a vida inteira enquanto outros filhos, mais novos, mais inovadores, querem ter sucesso mas não conseguem justamente pelo "favoritismo" do pai ao "filho maior".
    Os EUA, Austrália, Nova Zelândia, Canadá, todos são países cujos cidadãos possuem poder aquisitivo SEMPRE, mesmo com salário mínimo, conseguem ter uma casa, um carro, uma Internet, enfim, uma padrão muito mais elevado que muitos lugares do mundo, e pq? Simples: concorrência.
    Não faltam empregos como faltam aqui e você é incentivado a produzir, você é recompensado pela sua qualidade, sua ambição.
    Concorrência não é algo ruim, é algo bom, incentiva a inovação nos setores do mercado, mas não pode ser em excesso, você não pode concentrar o mercado em só uma coisa senão ela afunda. No caso, é a advocacia (todo pai/mãe br indicava para o filho(a) fazer direito/eng/medicina...tá aí o resultado, com exceção dos médicos, os outros dois viraram Uber e Ifood)
    Agora, vamos ao setor público.
    Até quando você acha que os contribuintes vão dar conta de pagar os "salários dignos" dos servidores com um mercado tão frio, "desaquecido"? O país vive hj duas coisas, uma "Diáspora Brasileira" (nunca tantos br's emigraram antes na história, muitos de maneira definitiva) e uma desindustrialização (pode parecer que não mas o Brasil, em termos de indústria, tecnologia, mercado, está ainda no século XX, estamos MUITO atrasados).
    O resultado não vai tardar muito. Menos cargos públicos, mais robótica e tecnologia, salários menos reajustados e uma inflação "semi-controlada" que vai, por um breve momento, dar uma sensação de estabilidade e poder aquisitivo para alguns servidores, mas será que isso é o bastante? Talvez o serviço público, exceto carreiras típicas de estado, não seja tão seguro assim...
    Deveria ser crime alguém tentar se eleger nesse país sem algum plano concreto de governo, principalmente na economia, mas, enfim...não quero entrar em política e desviar o assunto.
    Meu conselho pra quem se formou em Direito e achou que ia ser "Doutor". Você não tem doutorado, doutorado já não tem tanto valor assim no mundo e....aprenda tecnologia, inovação. 70 a 80% das profissões do mundo podem deixar de existir daqui 10 anos.
    Ainda há esperança, mas basta deixarmos de ser hipócritas e falar o que precisa ser dito, parar de brigar igual um bando de animais e usarmos a cabeça para tornar nosso país competitivo, é isso ou não vamos evoluir. Somos bons, o brasileiro é criativo e somos habilidosos, podemos fazer acontecer aqui, mas nossa cultura não pode continuar sendo tão passiva, temos que deixar de "aceitar como as coisas são" um pouco..
    Pesquisem sobre o que o Steve Jobs disse quando questionado do pq ele não abriria uma loja da Apple no BR, é interessante, foi em 2011 eu acho.
    Enfim, ainda há esperança, mas não basta só ter fé, tem que agir, atitude.
    Tenham um bom dia.

  • @napraticautoconhecer
    @napraticautoconhecer 2 ปีที่แล้ว +4

    N só a advocacia, todas as profissões estão assim, sem nenhuma valorização, faço enfermagem e to quase desistindo.

  • @josuecosta3980
    @josuecosta3980 2 ปีที่แล้ว +2

    Meu único interesse em fazer Direito, é me tornar juiz.

    • @fineveri
      @fineveri ปีที่แล้ว +1

      kkk , a maioria que diz isso , ao final do curso , só vai ter forças para terminar o curso, kkk, os que conseguem , levam em média de 7 a 10 anos para passar para juiz,infelizmente é a realidade.

    • @josuecosta3980
      @josuecosta3980 ปีที่แล้ว +2

      @@fineveri Eu atualmente trabalho no Tribunal de Justiça do meu Estado, já desisti de Cursar Direito 🤣🤣🤣

    • @toshiodocs
      @toshiodocs ปีที่แล้ว

      @@josuecosta3980 kkkkkkkkkkkk

    • @josuecosta3980
      @josuecosta3980 ปีที่แล้ว

      @@fineveri 🤣🤣🤣
      A gente tem uma visão muito romântica, mas hoje convivendo diariamente com o judiciário.
      Não vejo mais essas coisas.

    • @VictorHugo-js5pd
      @VictorHugo-js5pd 7 หลายเดือนก่อน

      @@josuecosta3980 Virou concursado na área?

  • @rogeriofermar6831
    @rogeriofermar6831 2 ปีที่แล้ว +2

    Qual faculdade vc indica?

  • @edselcangussu5382
    @edselcangussu5382 2 ปีที่แล้ว +1

    Acabaram com nosso país. Não eh só na advocacia.

  • @kevinviictor
    @kevinviictor 2 ปีที่แล้ว +3

    Aqui nesse país não tem emprego, aqui tem trabalho e é triste isso porque muitos se despõem a trabalhar por mizeros centavos e pessoas de classe baixa concordam com o mesmo

  • @wpatrick007
    @wpatrick007 2 ปีที่แล้ว +2

    ...isso é geral meu amigo ...
    Só que o direito tem uma vantagem ....uma carrada de concursos específicos pra área ....

  • @alineq3672
    @alineq3672 2 ปีที่แล้ว

    Triste realidade....

  • @rpduart
    @rpduart 2 ปีที่แล้ว +4

    A questão do concurso é real, atrapalha o país. Mas o emprego público é o único que resiste aos solavancos do Brasil não tem jeito.

  • @urso_7755
    @urso_7755 6 หลายเดือนก่อน +1

    Primeiramente: Tudo que alguém se porpor a fazer, deve avaliar se tem aptidão para aquilo. Segundo: escolher o ramo certo do direito, aquele a qual você se destaca, pensamento juridico é diferente de pensamento da lei. Para atuar no direito, deve ter um pensamento juridico fora da caixa, a lei é so o instrumento, dentro dela você que deve fazer valer o seu entendimento, logo, pensamento juridico é tudo.

  • @alinnelima2
    @alinnelima2 2 ปีที่แล้ว

    UP!

  • @leizo89
    @leizo89 2 ปีที่แล้ว +5

    meu professor de direito econômica oitavo semestre vive denegrindo a imagem de quem estuda pra concurso
    pq ele eh advogado e quer q TD mundo seja a força
    kkkkkk

  • @lorranmontarroyosfreire4491
    @lorranmontarroyosfreire4491 2 ปีที่แล้ว +1

    Direito vale a pena para concursos?

    • @jpmisterioman
      @jpmisterioman ปีที่แล้ว +1

      @@fineveri Também acho. Direito só vale a pena para quem começou a faculdade com 18 anos. No meu caso 24 não vale.

  • @RafaelVieiraGraciano
    @RafaelVieiraGraciano 2 ปีที่แล้ว +11

    Cirúrgico. O pior é ter de escutar de parente e gente mal informada que "concurso público não é carreira", que "advogado é mais digno, mais bonito".
    Nego quer que a gente viva de status. Status esse que cada dia cai mais e mais.
    No meu concursinho municipal tô ganhando 2,4k mensais, o que não é muito, mas é garantido. E lá, pelo menos, tenho estabilidade e saúde mental pra continuar estudando pra tribunais federais, que é meu foco.
    Tem muito amigo meu que tá "estagiando com OAB" em escritório que paga 200 reais por semana e que não recebe há mais de um mês. Como se os donos dos escritórios estivessem passando fome. Humilhação.

  • @lzk0217
    @lzk0217 2 ปีที่แล้ว +2

    É a mais pura verdade.

  • @RicardodaRosa
    @RicardodaRosa 2 ปีที่แล้ว +4

    agora se imagina as outras carreiras kkkkkkk, tipo administração

  • @raquelcampos579
    @raquelcampos579 2 ปีที่แล้ว +17

    É a realidade que eu vivo. 115k de fies e um salário de merda. Vencer pelos estudos foi a maior mentira já contada pra mim! Oba.: sempre vejo Mário henriques por aí

    • @indecifravel
      @indecifravel ปีที่แล้ว

      e tem que pagar todo o 115k?

    • @aryananogueira3723
      @aryananogueira3723 2 หลายเดือนก่อน

      Sim, se não fica com pendência pelo Serasa. Um conhecido meu deve mais de 100k também, fez direito com o fies. ​@@indecifravel

  • @Dobbyconcurseiro
    @Dobbyconcurseiro 2 ปีที่แล้ว +1

    Você só falou verdades ! No meu caso só tenho a opção do concurso. Venho de família pobre, sem ninguém na advocacia, sem conhecidos importantes e não tenho dinheiro para investir, então só sobra o concurso público.

  • @Cristinarocha999
    @Cristinarocha999 2 ปีที่แล้ว +1

    Só dô up pra ti!🤘

  • @sefazoque623
    @sefazoque623 2 ปีที่แล้ว +3

    Matheus, quanto tempo vc demorou para conseguir trabalhar em home office? AJAA também consegue essa modalidade?

  • @cicleitoninacio2587
    @cicleitoninacio2587 2 ปีที่แล้ว

    Fcc ou Fgv?

  • @cantor_paulodejesus
    @cantor_paulodejesus ปีที่แล้ว +2

    Na realidade nada na vida vem fácil qualquer área que você for si formar tem suas dificuldades a gente só vence na vida e com luta esforço mesmo