Não me arrependo de cada dia aprender com profissionais como vc meu irmão ,aula top Deus abençoe vc e sempre rraga pra gente essas aulas espetaculares.
Gratíssimo pelas explicações, meu caro! Parabéns pela clareza! tenho mais 50 anos de formado e estou atualizando meus conhecimentos septuagenários 🙂Abraços
Dou descarga no banheiro de fora e o ralo da cozinha que fica mais ou menos 5 a 8 metros do banheiro faz barulhos. O que pode ser? Como consertar? O mesmo ocorre no banheiro de dentro, descarga e o ralo do box tbm faz barulho. Qual a solução? Grato e parabéns pelo vídeo.
Olá, espero que todos estejam em paz!!. Uma pergunta, se caso o projetista optR por realizar uma ventilação ( Sucção de ar atmosférico) . No ponto onde se inicia a rede de efluente residencial, seria necessário necessário
Professor, muito bem explicado. Porém ainda tenho uma dúvida. Caso a saída de um banheiro vá para uma determinada caixa de inspeção, porém os ramais vão totalmente independente. Ou seja: - 1 tubulação independente de 100 mm( Vaso San.); - 1 tubulação independente de 50 mm ( pia/ralo do banheiro/ralo do Box) sendo a última conexão da caixa de inspeção com essa linha o ralo do Box. Mesmo assim há necessidade de ventilação? Pq ao dar descarga, não ocorrerá o vacuo e o selo líquido nos ralos permanecerá, evitando o mau cheiro. Nesse caso a única forma de voltar o cheiro seria a água secando em caso de muito tempo sem uso. Estou correto? Para esses casos ainda existe necessidade de ventilação?
Olá, obrigado por sua pergunta. Existem atenuações para as casas térreas, onde as instalações são mais simples. Outro ponto que você deve considerar é que existe o efeito da Autossifonagem, onde a descarga do próprio aparelho gera a pressão negativa. Já em edifícios verticais, mesmo se o vaso for lançado separadamente a ventilação deve ser no mínimo avaliada. Esperamos ter ajudado.
Olá, tudo bem? Não sei se ficou clara a sua pergunta. De forma geral, sim! todos os fechos hidráulicos devem ser avaliados e, se necessário, ventilados.
Adorei seu canal, o modo grafico que vc mostrou foi excelente. Eu tinha a duvida de onde o tubo parava, se eu podia deixar ele parar abaixo do telhado, pelo menos para uma casa residencial, ja que por ser 1 familia so, nao teria problema de acumular cheiro, ja que ele dissiparia na area grande debaixo do telhado e em poucos minutos o cheiro que supostamente acumularia sairia pelas frestas (do encosto com a calha) do telhado. Como não se trata de um predio e sim de um sobrado, e seguro parar abaixo do telhado mas acima da laje de cobertura, sendo que a area e enorme? cobertura tipo fibrocimento.
Olá tudo bem? Obrigado pelo seu apoio e pela sua pergunta. Nos permita dividir a resposta em váras partes rsss. Da ótica normativa da ABNT, não. Não pode! A norma em questão que rege este assunto atualmente é a NBR 8160 de 1999. Sob a ótica principal da Ventilação, que é a admissão de ar, tende a funcionar, mas com alguma resistência adicional difícil de precisar. Da ótica da dissipação de mau cheiro, por mais amplo que seja, vai deixar aquele odor abaixo do telhado, principalmente em épocas mais quentes. Esperamos ter ajudado!
@@projelet Oi muito obrigado, sim, me senti convencido, eu fiquei um pouco resistente por que esse tubo de ventilação vai ter que atravessar a telha de fibrocimento e eu que ja trabalhei em manutenção predial sei como é facil surgir pontos de infiltração nessas vedações. Até tentei achar em videos um caso semelhante onde o tubo atravessou o telhado e ver como ele fez melhor essa vedação. Mas não achei. Mas vou perguntar para o calheiro se ele tem alguma boa sugestão. Muito obrigado pela resposta
Olá, amigo! Como resolveu esta situação na sua residência? Aqui o tubo também para acima da laje, mas abaixo do telhado. Estou estudando uma forma de extender ele para fora sem precisar mexer no telhado. Talvez conectar ele a uma mangueira mais fina, ou até mesmo um conduíte, e lançá-lo por algum vão entre telha e calha. Talvez até mesmo pelo buraco do extravasor da caixa d’água.
Muito bom sua explicação Weber! Estou me aperfeiçoando em sistemas hidráulicos. Encontrei um sistema que dispensa caixa de inspeção, permitindo o escoamento direto e utilizando nesse ponto, uma junção para Inspeção. Não encontrei bibliografia para explicar e nem se o projeto pode ser aprovado para fim de abite-se. Poderia explicar?
Olá Wallyson. Poderia nos dar mais informações sobre este sistema? Não identificamos apenas com as informaões passadas. Sobre a questão do habite-se, depende muito de município para município. A maioria dos munícipios e concessionárias brasileiras não fazem avaliações neste nível de profundidade para fins de habite-se.
Olá, Wallyson. Você pode procurar por clean-out é uma solução amplamente usada nos EUA. Porém, lá é comum jogarem lixo orgânico como trituradores de comida e papeis no sistema de esgoto por ser uma coleta pública mais eficiente. Logo, se lá fosse utilizado caixas de inspeção, gordura e etc, essa facilidade ou desempenho ficaria prejudicada. Iria entupir muito. Então tudo vai direto pra rede pública. Aqui no Brasil, temos o problema que as redes publicas não suportam esse uso e por isso se faz necessário o uso de caixas de inspeção, gordura e em algumas cidades até a exigência de uma caixa de gradeamento ou um tanque séptico só para reter a sujeira do esgoto. Então é provável sim que você tenha problemas com o habite-se ao excluir em 100% as caixas de inspeção. Aqui em Santa Catarina por exemplo é obrigatório uma caixa de inspeção antes de ligar na rede pública de esgoto ou sistema de tratamento de efluentes. Como é feito a vistoria de habite-se sanitário por aqui: É jogado um líquido com corante para verificar se está tudo ligado corretamente. Só com os caps para inspeção essa verificação não é possível de ser feita, dependendo da profundidade da ligação. Mas como a Projelet te respondeu, tudo varia de cidade para cidade.
Olá! Sim. Em casa térrea também é necessária a ventlação e conforme o item 4.3.11 da NBR 8160 pode ser apenas um tubo ventilador conectado à uma caixa ou ponto do coletor predial.
Ola... No banheiro social a descarga do vaso flui perfeitamente.. Fiz um lavabo recentemente e a descarga nao flui qse nada, a saida do vaso do lavabo está na mesma rede de esgoto do social.. Qdo da descarga no social o vaso do lavabo da efeito sucção da agua do vaso.Sera que uma ventilação ajudaria? E se sim qual melhor ponto? Na saida do vaso do lavabo ou onde conectei a saída do lavabo? Obrigado
Olá Sim, é necessário ventilação. E pelo seu relato, é bem provável que apenas a ventilaçã ja resolva seus problemas. Ideal em ambos os trechos antes de unificarem e a menos de 2,40m dos respectivos vasos.
Melhor e maids completa explicação que ví.
Obrigado pelo apoio!
🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Não me arrependo de cada dia aprender com profissionais como vc meu irmão ,aula top Deus abençoe vc e sempre rraga pra gente essas aulas espetaculares.
Obrigado pelo apoio Maria!!
🙏🏻🙏🏻
Excelente. A didática foi incrível. Obrigado!
Olá Obrigado pelo apoio!
Gratíssimo pelas explicações, meu caro! Parabéns pela clareza! tenho mais 50 anos de formado e estou atualizando meus conhecimentos septuagenários 🙂Abraços
Obrigado pelo apoio!!
Abraços
E eu com dois meses de formado 😂😂
Muito bom!
Obrigado Vinicius!
Parabéns!!!!!!!!!
Obrigado pelo apoio Jaqueline !
Excelente!!! Muito bom o conteúdo!!
Obrigado Danielle!
Muito top! Não sabia o nome técnico do plug hidráulico. Eu só chamava o efeito de pistão.
Obrigado pelo comentário! São apenas nomes diferentes mesmo. Vocês são feras! Grande abraço.
Show gostei muito parabéns
Obrigado pelo apoio ☺️
Muito esclarecedor! Muito didático! Obrigado.
Obrigado pelo apoio!
Bom vídeo.
Estou estudando aqui; física e construção, obrigado, Projelet!
Obrigado pelo apoio Vicente
Esclareceu muitas dúvidas. Bom demais!
Obrigado pelo apoio Flávia!
Show de explicações! Parabéns!
Obrigado Fábio!
Boa explanação Weber ! é importante citar o terminal "T" pois já vi obras utilizando joelhos
Correto Alexandre! Obrigado pelo complemento! Grande abraço !
Dou descarga no banheiro de fora e o ralo da cozinha que fica mais ou menos 5 a 8 metros do banheiro faz barulhos.
O que pode ser?
Como consertar?
O mesmo ocorre no banheiro de dentro, descarga e o ralo do box tbm faz barulho.
Qual a solução?
Grato e parabéns pelo vídeo.
Excelente explicação!!
Agradecemos o apoio Leandro!
Obrigado pelo apoio !
Abraços
Sua Explicação é muito Complicada
Olá, espero que todos estejam em paz!!.
Uma pergunta, se caso o projetista optR por realizar uma ventilação ( Sucção de ar atmosférico) . No ponto onde se inicia a rede de efluente residencial, seria necessário necessário
Mesmo assim o respiro entre ralos sifonados e esgoto da bacia ?
Excelente. Obrigado.
Obrigado pelo apoio !
Abraços
Meu prédio tem 10 anos (2014), tem 14 andares e não tem tubo de queda de ou válvula de admissão de ar... ou se tinha no projeto não foi executado
Perfeito!
Professor, muito bem explicado. Porém ainda tenho uma dúvida.
Caso a saída de um banheiro vá para uma determinada caixa de inspeção, porém os ramais vão totalmente independente. Ou seja:
- 1 tubulação independente de 100 mm( Vaso San.);
- 1 tubulação independente de 50 mm ( pia/ralo do banheiro/ralo do Box) sendo a última conexão da caixa de inspeção com essa linha o ralo do Box.
Mesmo assim há necessidade de ventilação?
Pq ao dar descarga, não ocorrerá o vacuo e o selo líquido nos ralos permanecerá, evitando o mau cheiro.
Nesse caso a única forma de voltar o cheiro seria a água secando em caso de muito tempo sem uso.
Estou correto? Para esses casos ainda existe necessidade de ventilação?
Olá, obrigado por sua pergunta.
Existem atenuações para as casas térreas, onde as instalações são mais simples.
Outro ponto que você deve considerar é que existe o efeito da Autossifonagem, onde a descarga do próprio aparelho gera a pressão negativa.
Já em edifícios verticais, mesmo se o vaso for lançado separadamente a ventilação deve ser no mínimo avaliada.
Esperamos ter ajudado.
Se todas as saídas tiverem entrada sifonada mesmo assim e necessário a ventilacao?
Olá, tudo bem?
Não sei se ficou clara a sua pergunta.
De forma geral, sim! todos os fechos hidráulicos devem ser avaliados e, se necessário, ventilados.
Adorei seu canal, o modo grafico que vc mostrou foi excelente.
Eu tinha a duvida de onde o tubo parava, se eu podia deixar ele parar abaixo do telhado, pelo menos para uma casa residencial, ja que por ser 1 familia so, nao teria problema de acumular cheiro, ja que ele dissiparia na area grande debaixo do telhado e em poucos minutos o cheiro que supostamente acumularia sairia pelas frestas (do encosto com a calha) do telhado. Como não se trata de um predio e sim de um sobrado, e seguro parar abaixo do telhado mas acima da laje de cobertura, sendo que a area e enorme? cobertura tipo fibrocimento.
Olá tudo bem?
Obrigado pelo seu apoio e pela sua pergunta.
Nos permita dividir a resposta em váras partes rsss.
Da ótica normativa da ABNT, não. Não pode! A norma em questão que rege este assunto atualmente é a NBR 8160 de 1999.
Sob a ótica principal da Ventilação, que é a admissão de ar, tende a funcionar, mas com alguma resistência adicional difícil de precisar.
Da ótica da dissipação de mau cheiro, por mais amplo que seja, vai deixar aquele odor abaixo do telhado, principalmente em épocas mais quentes.
Esperamos ter ajudado!
@@projelet Oi muito obrigado, sim, me senti convencido, eu fiquei um pouco resistente por que esse tubo de ventilação vai ter que atravessar a telha de fibrocimento e eu que ja trabalhei em manutenção predial sei como é facil surgir pontos de infiltração nessas vedações.
Até tentei achar em videos um caso semelhante onde o tubo atravessou o telhado e ver como ele fez melhor essa vedação. Mas não achei.
Mas vou perguntar para o calheiro se ele tem alguma boa sugestão.
Muito obrigado pela resposta
Olá, amigo! Como resolveu esta situação na sua residência? Aqui o tubo também para acima da laje, mas abaixo do telhado. Estou estudando uma forma de extender ele para fora sem precisar mexer no telhado. Talvez conectar ele a uma mangueira mais fina, ou até mesmo um conduíte, e lançá-lo por algum vão entre telha e calha. Talvez até mesmo pelo buraco do extravasor da caixa d’água.
Muito bom sua explicação Weber! Estou me aperfeiçoando em sistemas hidráulicos. Encontrei um sistema que dispensa caixa de inspeção, permitindo o escoamento direto e utilizando nesse ponto, uma junção para Inspeção. Não encontrei bibliografia para explicar e nem se o projeto pode ser aprovado para fim de abite-se. Poderia explicar?
Olá Wallyson.
Poderia nos dar mais informações sobre este sistema? Não identificamos apenas com as informaões passadas.
Sobre a questão do habite-se, depende muito de município para município. A maioria dos munícipios e concessionárias brasileiras não fazem avaliações neste nível de profundidade para fins de habite-se.
@@projelet Olá,
Poderia disponibilizar WhatsApp para mandar imagens?
Olá, Wallyson. Você pode procurar por clean-out é uma solução amplamente usada nos EUA. Porém, lá é comum jogarem lixo orgânico como trituradores de comida e papeis no sistema de esgoto por ser uma coleta pública mais eficiente. Logo, se lá fosse utilizado caixas de inspeção, gordura e etc, essa facilidade ou desempenho ficaria prejudicada. Iria entupir muito. Então tudo vai direto pra rede pública.
Aqui no Brasil, temos o problema que as redes publicas não suportam esse uso e por isso se faz necessário o uso de caixas de inspeção, gordura e em algumas cidades até a exigência de uma caixa de gradeamento ou um tanque séptico só para reter a sujeira do esgoto. Então é provável sim que você tenha problemas com o habite-se ao excluir em 100% as caixas de inspeção.
Aqui em Santa Catarina por exemplo é obrigatório uma caixa de inspeção antes de ligar na rede pública de esgoto ou sistema de tratamento de efluentes.
Como é feito a vistoria de habite-se sanitário por aqui: É jogado um líquido com corante para verificar se está tudo ligado corretamente. Só com os caps para inspeção essa verificação não é possível de ser feita, dependendo da profundidade da ligação. Mas como a Projelet te respondeu, tudo varia de cidade para cidade.
Baita aula
Em uma casa pequena, térrea, é necessário usar a ventilação ?
Se sim! Basta uma ventilação para toda rede, caso seja residência pequena, térrea?
Olá!
Sim. Em casa térrea também é necessária a ventlação e conforme o item 4.3.11 da NBR 8160 pode ser apenas um tubo ventilador conectado à uma caixa ou ponto do coletor predial.
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Obrigado Ester!
Moço como tirar aquele barulho gorgolejante da pia da cozinha?
Ola... No banheiro social a descarga do vaso flui perfeitamente.. Fiz um lavabo recentemente e a descarga nao flui qse nada, a saida do vaso do lavabo está na mesma rede de esgoto do social.. Qdo da descarga no social o vaso do lavabo da efeito sucção da agua do vaso.Sera que uma ventilação ajudaria? E se sim qual melhor ponto? Na saida do vaso do lavabo ou onde conectei a saída do lavabo?
Obrigado
Olá
Sim, é necessário ventilação.
E pelo seu relato, é bem provável que apenas a ventilaçã ja resolva seus problemas. Ideal em ambos os trechos antes de unificarem e a menos de 2,40m dos respectivos vasos.
Em casa térrea precisa de ventilação no banheiro?
Ele não respondeu no video, mas acredito que não pois a distancia da caixa para o sistema é muito pequena e não deve gerar este vácuo mencionado.
Acredito que casa térreo não precisa.
Excelente explicação!!!