É verdade.... Freud dizia : "Nada mais somos, senão bebês crescido" E o que ele queria dizer com isso?! Ex : Quando um adulto grita com outro adulto, quem será que está gritando , o adulto , ou a criança interior do adulto.
@ O principal sinal de um adulto infantilizado é quando ele tente resolver tudo com agressão já que não tem 0 menor argumentos, e essa reação se dar ao ouvir um não, isso é tão infantil.
Não vejo pessoas que não seguem o modelo padrão de casamento como infantilizadas. Existem casos em que alguns casais preferem viver em casas separadas devido a várias circunstâncias, trabalho, logística etc Da mesma forma que a opção de não ter filhos. Um casal que opta por não seguir a cartilha de casar, morar junto e ter filhos é infantilizado então? Não sei....
Eu era tão independente quando era criança... Hoje não me reconheço.. Entro em crises existenciais Pq eu quero evoluir eu quero seguir a vida... E não consigo sair do lugar.. E eu sei que na minha essência eu não sou assim...
Isso é comum acontecer. Ser uma criança madura e virar um adulto infantil, geralmente é pq invertemos os papéis. Quando éramos pra sermos infantis e aprendermos com o tempo, tivemos que passar por alguma coisa que nos obrigou a crescer cedo demais. Isso com o passar do tempo reflete na nossa vida adulta.
Me sinto assim,tenho 47 anos e vivi uma infância de regeições,principalmente familiar casei cedo aos 14 anos assumi responsábilidade de adulto e hoje adulto ke sintomuma crianca cheia de medos
Boa Tarde! Eu procurei no Google como tratar adulto infantilisada, porque não sei mais como conviver com minha irmã, muitas tretas, o melhor vídeo que encontrei! Uma pessoa com 58 anos, não quer sair da zona de conforto, porque tem ganhos secundários! Gratidão!🙏🙏🙏
ปีที่แล้ว +14
Fico feliz que tenha encontrado o que buscava. Obrigada por me assistir
Eu com 29 anos sou assim, eu vejo muito o abandono paterno na minha vida pois o meu pai deu dinheiro para minha mãe abortar, nunca tive aquela figura paterna que me ajudasse a enfrentar os problemas da vida, então estou tentando consertar isso por mim mesmo
Às vezes yes, às vezes vezes no Fugir de tudo é infantilidade, se você está com certa estabilidade e parar para analisar o quanto vale a pena sair do seu estado atual, analisar perdas vs ganhos etc, é coisa de adulto funcional. O infantil não para quieto, também tem isso.
Amei o vídeo. Tenho 25 anos e me sinto preocupada se vivi uma boa transição para a fase adulta ou se ainda estou muito ligada às emoções e inseguranças da adolescência, que pra mim, foi muito conturbada e indefinida. Gostaria que falasse mais sobre como uma adolescência muito reprimida, cheia de responsabilidades e marcada também pela depressão, pode impactar na vida de um "novo" adulto.
Olá! Tenho 24 anos e esse ano que me dei conta que sou uma adulta infantilizada. Eu sou graduada, e trabalho, já tive alguns relacionamentos. Ainda moro com meus pais... Mas, me sinto infantilizada em algumas coisas como, tomar decisões e sair da zona de conforto. Não me sinto capaz e segura para fazer as coisas, como falou. Agora identifiquei isso, e preciso correr atrás do tempo perdido. Ver os lugares, pessoas e experiências que perdi por ser adulta infantilizada é muito pior, do que continuar nessa vida de conforto e sem mudanças.
ปีที่แล้ว +5
Que bommmmm que percebeu. Agora pode tomar as rédeas 😃
24 é adulta mas ainda é bem.jovem. tudo bem sentir uma certa confusão, você estâ no.início da fase adulta. Cuidado pra não se comparar com as vidas perfeitas das pessoas na internet. Eu tenho notado que o pessoal de 18 a 25 anos hoje está se cobrando muito ter sucesso em todas as áreas da vida e ser perfeito. Eu acho que pelas redes sociais mesmo. Tenho 30, e essa diferença de 5 anos acho que peguei outra fase porque não noto as pessoas da minha idade se cobrando tanta perfeição. É só um toque, cuidado com isso. Evolua sim,mas lembre se você é um ser humano,não uma máquina
Este foi o video mais importante dos ultimos tempos da minha vida ! Tomei consciência de muita coisa na minha vida utimamente. O que sinto agora é uma mistura de vergonha, alivio por ter tomado consciência .Obrigada pelo trabalho.
Em relação ao casal eu percebo q há uma pressão social pata casamento ,se a pessoa n quer casar, esse padrão zinho de casar ,ter filho.,ter neto , eu n aceitei pra minha vida .Tenha sua independência financeira e seja livre.
O importante é dar o tempo a si mesmo, respeitar os seus próprios limites e ser honesto consigo mesmo. Honestidade e o perdão são o alicerce pro desenvolvimento pessoal.
Eu acho que sou infantil. Tenho 32 anos, moro com os pais, jogo Roblox com os meninos da rua de 12 anos. Minha única responsabilidade é trabalhar e pagar as contas de casa, água, luz, internet, mercado, açougue e outras coisas. Não gasto nada comigo praticamente, só uso o dinheiro pra pagar as contas e o que sobra eu guardo. Mas eu sou infantil estilo criança mesmo. Tem gente que fala as vezes que uma pessoa é infantil, mas ele age como adolescente e não como criança. Eu tenho o pensamento mais de ser puro e não de bagunça.
Amo seus vídeos! Nesse consegui enxergar o quanto prejudiquei minha vida profissional por não ter coragem de ir para a próxima fase. Fiz faculdade, 1 especialização e 1 MBA e não consegui colocar nada em prática, mesmo me dedicando aos cursos que fiz. No ano passado fui desligada da universidade em que trabalhei por 33 anos e 6 meses. Agora estou empreendendo e tenho a sorte de assistir vídeos como esse para aprender e colocar tudo em prática e seguir em frente. Nunca é tarde! Gratidão por esse maravilhoso conteúdo!
E quando um adulto de 25~27 anos faz birra, pq vc criticou que ele fez um comentário gordofóbico? Até quando devemos passar pano pra essa pessoa? "Ah, pq ele é jovem".. Gente, ele não é um homem crescido?
Consigo me lembrar do evento que me fez perceber que eu precisava consertar minha vida (o nascimento de um filho), e o que começou como um processo de "arrumar a casa" resolvendo os problemas que tinha criado para mim mesma (como limpar meu nome, resolver problemas de saúde simples, e escolher e seguir numa carreira profissional) se tornou uma jornada de autoconhecimento e amadurecimento. Hoje em dia, tenho prazer em aprender mais e mais, me desafiar e ser uma pessoa muito melhor do que fui ontem. Como é bom olhar para trás depois de uma looonga jornada e ver o quanto voce andou!
Eu acho que isso serve bem para uma pessoa típica! Existem algumas neurodivergências/condições que afetam muito esse processo de “amadurecimento”. É complicado… triste até.
O tio de uma amiga tem quase 50 anos, ele aparentemente é um adulto "normal", sustenta a casa e trabalha viajando pra lá e pra cá de caminhão.. ele quando conversa SÉRIO com alguém é um adulto falando.. o problema é que é MUITO difícil ver ele falando sério, como um adulto normalmente fala. Ele está praticamente SEMPRE brincando, sempre debochando, e inclusive sempre provocando e incomodando as crianças da família também.. faz brincadeiras que somente ele acha graça, e repete VÁRIAS VEZES as mesmas brincadeiras chatas que só ele gostou, nem as crianças dão bola e inclusive se irritam com ele e ele continua fazendo e rindo sozinho várias vezes, se torna cansativo ficar ouvindo as mesmas frases repetidas e mesmas provocações, uma atrás da outra.. quando a família se reúne ele passa mais tempo brincando e provocando as crianças do que conversando com outros adultos, muitas vezes as crianças até ignoram ele por não aguentarem mais as provocações. Até com os adultos da família ele faz brincadeiras que ninguém acha graça, parece que ta falando com crianças e não com outros adultos. Se alguma criança fala meio atravessado com ele ou brinca com algo que também o provoca aí ele fica todo magoado de verdade e até vai embora pra casa. O que poderia ser isso? queria entender essas atitudes dele pra poder ter conhecimento de causa e tirar essa visão infantilizada que tenho dele. Ele é um cara bom, de bom coração.. mas essas atitudes o tornam um cara chato, uma criança grande.
Acho que ele só é chato. Até me identifiquei na parte de debochar o tempo todo. Mas a parte do "Se alguma criança fala meio atravessado com ele ou brinca com algo que também o provoca aí ele fica todo magoado de verdade e até vai embora pra casa." pareceu bem preocupante, né...
Eu nasci em 74, família numerosa, não tínhamos atenção individualizada, então assumi responsabilidade cedo, sempre fui muito independente,sai de casa com 14 anos pra trabalhar de doméstica e morar no emprego, não tive nem chance de não resolver meus BOS 😂😂😂. Era eu ou era eu, só tinha essas opções, engravidei aos 22, e teria sido mãe solo, porque o genitor não assumiu,mas casei com outra pessoa que é o pai dos meus 2 filhos, então nem sabia que existia adulto que não é adulto,eu e maioria da minha geração não tivemos esse " privilégio", 😂😂😂. Mas sou muito feliz com tudo que vivi,meu filho hj com 27 é um adulto infantilizado 😕😕
Mas tem muitos da sua geração que são adultos infantilizados tbm, inclusive aqui mesmo nos comentários tem algumas pessoas da sua geração que se identificaram.
Eu tenho 40 anos me identifiquei como infantil, nunca quero ter as minhas responsabilidades, eu entrei em cartoes de creditos e em emprestimo . Vim morar sozinha, ai que wu vi como sou infantil.
Eu de certa forma "gabaritei" tudo isso... Com excesso do relacionamento e do campo de trabalho! De resto eu vivo isso... Cresci em um ambiente onde a minha mãe era EXATAMENTE assim, não tive pai e nem parentes próximos então para mim o "normal" era ser assim! 😢😢😢
Quanta riqueza de informações. Eu não entendia pq eu agia como se travasse a própria vida, de repente vc clareou tudo, pude me enxergar no adulto infantil. Seus vídeos são impecáveis, meu sonho um dia fazer terapia com vc! Maravilhosa!
2 ปีที่แล้ว +1
Que bom que conseguiu se identificar. Espero que tenha tido reflexões interessantes 🥰 Obrigada demais pelo seu feedback!
Gente. Concordo com tudo, e vejo isso em mim mesma. Quero mudar. Tenho depressão, mas sempre fugi de tudo, não consigo me relacionar com as pessoas, parece que sou uma casca vazia. Sou extremamente insegura em todas as areas
Olá, tenho 20 anos e vou falar aqui num contexto que me senti muito atrasado por não ter conseguido ter passado no Enem pra ir numa faculdade, entre outras coisas da minha idade nessa transição Vim aqui esperando ressaltar meus sinais de imaturidade mas aprendi que maturidade tá ligado a capacidade de perceber suas responsabilidades e como vc é criador da sua realidade Vejo pessoas de 30 ou mais nessa infantilização e inseridas em contextos de pré, adolescente e jovem adulto como eu Esse vídeo me fez rever como estou em relação minha faixa valeu
Esse vídeo me deu um norte super necessário, eu tenho 21 anos e me identifiquei com praticamente todos os pontos do vídeo, sempre senti que tinha algo errado pq não consigo seguir a minha vida e correr atrás sozinha, estou sempre muito insegura, isso me faz muito mal Que bom poder entender o que eu preciso mudar em mim pra me sentir melhor e poder fazer minhas coisas em paz
Eu tinha uma tendência de querer resolver os conflitos, mas estava cercada de pessoas que pensavam muito parecido e eu pensava diferente. Então nunca resolvia na conversa e acabavam se unindo contra mim e sendo hostis com fofocas, difamação e calúnia. O ambiente me fazia tão mal que criei o hábito de me afastar. De evitar esses conflitos. No meu caso acho que foi mais um resposta a tudo que aconteceu porque fui bem perseguida nesse ambiente que eu não podia faltar na época. Já tive que conviver com tanta fofoca, inveja e sabotagem, maldade mesmo, que criei esse hábito de evitar conflito. Eu já não gosto de estar com outras pessoas, mas sinto que foi por essas situações, porque hoje prefiro ter paz do que estar certa. Me fez muito mal e não quero saber de briga. Infelizmente existem pessoas que não podem ver outra bem e feliz, fazem de tudo pra prejudicar a outra e fui prejudicada profissionalmente.
Caramba, que riqueza de vídeo! Eu cheguei agora e a forma como você se comunica é esclarecedora! Tenho certeza absoluta que tanta gente, assim como eu, tá podendo identificar em si padrões que já não condizem mais com a atual estrutura. Gratidão!
ปีที่แล้ว +3
Que legal saber que fez sentido pra vc. Te agradeço a atenção em comentar e me dar o feedback.
Meu Deus 😦, realmente de um tempo pra cá comecei a notar que muitas atitudes e reações sao de uma pessoa infantil e de uma adolescente, tanto q notei muito depois q fui no médico e ao conversar sobre alguns problemas de saúde q eu poderia ter ( a pessoa cheia de ansiedade q já antecipa o diagnóstico) e ele me observou e disse que eu era uma mulher cheia de responsabilidades, porém passava a impressão de uma adolescente que não sabe onde estar… ( resumindo claro, pq a gente conversou bastante para ele chegar nessa conclusão) . E daí em diante já notei mais, q realmente eu parece uma adolescente quando tenho q lidar com a vida, com os problemas e com relacionamento. E assistindo seu vídeo eu me identifiquei muitooo.. 😞😞
2:29 eu sinto que quando eu tinha meus 15 anos, quando era a fase de eu ser mais infantil foi me cobrada muita responsabilidade e hoje com 25 anos parece que tenho a necessidade de suprir sentimentos e ações que não pude ter mais nova
Tenho o problema de fugir do desconforto e de insegurança, mas eu tenho me forçado a adquirir mais desafios; coisas que queria fazer e não fazia por puro medo. Queria eu ter arriscado mais na adolescência, quando eu tinha tempo e podia arriscar mais, mas acho que por pensar demais acabei por adiar as coisas. vou fazer 24 anos esse ano e ainda me pego processando a adolescência, espero vencer a imaturidade logo! Obrigado pelo vídeo! Me abriu a mente.
Muito bom o vídeo! Entendo e reconheço em mim esses critérios e atitudes. Não foi sempre assim, eu comecei a trabalhar muito cedo, tive uma mãe autoritária, não tive pai presente. Estou passando uma fase difícil em questão de conseguir resolver meus problemas sozinha, principalmente financeiramente. Tive a fase difícil de depressão, ansiedade e tudo isso me deixou paralisada, sendo julgada o tempo todo! Então, pra entendermos o por quê esse “adulto infantil” está se comportando assim é preciso investigar o que há por trás. Há pessoas que vivem a mesma coisa por não aceitarem que tem depressão. E essa doença interfere muito na vida do indivíduo. A pessoa busca forças e não consegue, a sociedade julga e isso piora. Cada caso tem duas vivências então, não é só a questão do adulto viver no automático, as vezes ele não tem essa consciência do que é e como mudar. Eu estudo psicologia, e acho que nem tudo é só uma questão de mãe/pai. Todo comportamento há por trás uma explicação.
Olá, também sou psicólogo e gosto muito do seu conteúdo, parabéns!
6 หลายเดือนก่อน +4
Da forma como você fala parece que para ser maduro a pessoa tem que se arriscar sem temer as consequências e correr o risco de assumir responsabilidades desnecessárias. Para mim isso tem cara de adolescente.
Uauuu muito bom...ja fui uma criança adulta e depois fiquei cobrando o que fizeram com minha criança saber que sou eu quem cuido dela agora me deu muito alívio...
Eu tenho 62 anos e percebi que ainda não estou totalmente curada da minha criança traumatizada percebi que internamente ainda sinto muito medos de enfrentar situações normais de um adulto saudável emocionalmente
Nossa, que vídeo excelente! Eu sempre morei em casas providas pelo meu pai. Nunca precisei assumir um aluguel, nunca comprei uma casa. Agora, meu marido quer sair da casa em que moramos, que meu pai deixou pra minha filha e nós cuidamos até hoje (agora ela ficou maior de idade), e ir pra outra cidade, morar de aluguel e batalhar pra comprar alguma coisa pra gente. Eu fico com medo de sair de perto da família, de sentir falta, etc. Seu vídeo me deu varios insights, abriu meus olhos. ❤
Tenho 60 anos e adoro o meu jeito de crianção eu quero ser adulto não,ando de short chinelo e sem camisa , tentei andar com meus vestimentos tudo de grife importada só apareceu adulto metido a falar bonito e devendo até o fundo das calça,resumo ser adulto infantil isso não tem preço
Emmanuel Todd dedicou sua carreira a um mapeamento muito interessante das estruturas familiares do mundo (e suas relações com economias e ideologias). Na maioria das culturas asiáticas, a família tradicional é comunitária, sendo considerado normal que os pais opinem em assuntos do casamento (começando pelo escolha do cônjuge) e que o casal viva na mesma casa que a geração mais velha. No outro extremo temos o mundo anglo-saxão, em que se espera que os filhos saiam de casa assim e cuidem de suas vidas que entram na maioridade. As culturas latino-americanas e latino-europeias ficam no meio, e a falta de uma tradição bem definida pode causar muito conflito.
nossa, ótimo ponto!!! Gostei muito do vídeo, mas discordei um pouco dela sobre essa questão de sair de casa. O casamento, dentro do capitalismo vigente, é inclusive uma forma de baratear moradia e/ou facilitar a rotina, já que nem todos conseguem bancar sozinhos os custos e responsabilidades de uma casa. Daí, fazer uma escolha consciente de continuar morando com os pais (seja por questões financeiras ou de suporte mútuo) pode ser sim muito benéfico. Acredito que o importante é pesar os diversos fatores que ela trouxe para reflexão numa balança muito individual e perceber se estamos pendendo pro lado da maturidade ou da infantilidade. Enquanto pesquisador de comportamento humano interessado em questões de comunidade (Bauman, Benedict Anderson, Sobonfu Somé, Nêgo Bispo…) fiquei bem interessado nas reflexões do Todd. Valeu pela dica!
Gosto muito dos seus vídeos, Jhanda. Gostaria de sugerir para você, trazer um vídeo com exemplos/práticas de como exercitar isso. Abraços e bom trabalho
Eu tenho quase 25 anos e nunca me relacionei amorosamente com ninguém. Tenho consciência de que a minha realidade prejudicou o meu desenvolvimento e tive que lidar com problemas e condições desfavoráveis que outras pessoas nunca viveram, mas não consigo não me comparar com os outros nesse assunto de relacionamentos. Essa condição faz eu me sentir infantil. A própria doutora disse no vídeo que "todo mundo tem seu tempo, mas dentro de um certo limite". Só que diferente do que ela citou, eu não estou nessa situação porque é mais confortável ou porque eu não quis sair dela, muito pelo contrário, eu sempre tentei mudar isso e nunca consegui.
Eu tenho 30 anos e também nunca me relacionei com ninguém. Isso é ruim porque nos impede de ir para a próxima fase. Não se relacionar com ninguém é um fator que contribui para que fiquemos mentalmente presos na adolescência.
@@felipehenrique910 Sim, isso é exatamente o que eu sinto. Uma coisa que em geral todos "resolvem" quando são adolescentes, mas que eu ainda carrego comigo como uma "pendência" que ficou. E isso fica martelando na cabeça de várias formas durante os anos.
@@rafasharking Sim, exatamente isso. No meu caso, essa "pendência" afetou negativamente todas as outras áreas da minha vida: emocional, profissional, financeira, etc. Resumindo: você deve procurar nunca "ficar para trás" porque senão complica demais a vida.
Rapaz, escapou de muitas decepções. Relacionamentos não amadurecem ninguém. Tem pessoas que estão a vida toda com a mesma pessoa e são mais maduras do que outras que tiveram vários relacionamentos. Maturidade é outra coisa.
Hj eu agradeço os entraves da vida que permitiram que eu me desenvolvesse. Gracas aos traumas eu virei adulta. Eu era uma pessoa que precisava constantemente de alguém do lado pra dizer o q eu tinha que fazer, inclusive pedia isso para minhas psicólogas. Hj, após aprender a lidar com o medo do novo, do desconhecido, da mudança da rotina e inclusive das transformações que a vida impôs, me sinto um pouco mais capaz de ir atrás dos meus interesses sozinha. Mas ainda não vejo prazer em começar, somente após tdo resolvido vejo que foi bom e serviu de aprendizado, mais um pro currículo de fortalecimento mental 💪🏼
Sou uma criança de 56 anos. Me senti totalmente identificado com o vídeo. A diferença é que não procuro culpados, sei que o que acontece comigo é de minha inteira responsabilidade, mas ainda não consegui sair desta situação e me transformar em um adulto. E agora??
Vc não cresceu pq ficou preso aos traumas da infância, criança não consegue se autoregular sozinha então precisa de um terapeuta que vc tenha muita conexão.
@@maxbrandi7157 sim amigo entendo seu ponto de vista! Sei que muitos se acomodam mesmo, mas nem todo mundo é acomodado porque quer, cada um com seus problemas ! As vzs o que é nada para nós pode ser uma barreira gigante para o outro.
Descobri que não sou infantilizada e sim Ansiosa a niveis extremos, consigo relsolver tudo na minha vida, mas ei me preocupo extremamente como vou resolver, mas resolvo
Tem partes que eu discordo, eu não sei porque tem coisa que me cheira a psicanálise de imagem de pai e mãe. Tem várias razões que pessoas buscam validação e presença, que é uma coisa humana, mas tem hora que parece que a imagem de adulto você propõe aqui é estóica demais que na vida real não é assim. Eu acho que o grande problema que devia ser abordado, assim como em transtornos mentais, é a quantidade e frequência que os comportamentos ocorrem. Por exemplo, no meu entendimento clínico uma pessoa na mídias sociais em demasia buscando validação, e compartilhando a vida sem nenhum senso de limite é um sinal de imaturidade. Outra seria pessoas com filhos que não tem voz ativa com filhos, que quando ver eles crescerem preferem uma relação de amizade em vez de hierarquia, e depois não sabem se impor na relação não só com filhos, mas com outras pessoas. Eu discordo sobre a gravação de aulas, isso tem várias possíveis explicações: pode ter nostalgia, pode ser um modo de revisar conhecimento, etc. Como estudante de neurociência o cérebro não é perfeito de estabelecer memória por muito tempo, e o papo “tá dentro de você” não funciona desse jeito. E também pra avaliar infantilidade em um adulto você precisa de métrica com contexto. Se uma pessoa tem problemas financeiros, como você relatou, é precisar de ajuda familiar tem várias explicações pra o comportamento, como por exemplo pessoas com transtorno borderline podem tentar prover pro parceiro algo financeiro pra compensar o emocional e evitar o abandono. E no contexto do Borderline, que tem haver com intensidade e senso de vazio e falta, o seu argumento parece desmerecedor ao parecer que a falta de alguém ou algo é infantilidade, o que não é, a menos que tenha uma evidência que pode ser atestada pra dizer que o comportamento de um adulto é infantil. Pode ser que por causa do tempo do vídeo. Mas eu acho tem que tomar cuidado com esse tipo de afirmação até pra ser ético com o paciente e não trazer algo que não seja uma prática não empiricamente comprovada. Você tem pontos corretos mas tem que tomar cuidado com quem não tem nosso conhecimento que pode ver seus argumentos e levar só seu ethos sem avaliar o logos do argumento.
Minha ex é mais velha que eu e é muito imatura, ela é professora universitária, uma profissional muito competente, mas só pra isso mesmo porque ela se recusa a cuidar de si, das finanças, da casa...
Boa tarde, gostaria que você falasse sobre relacionamento onde o cônjuge controla o que você veste, acredita que sua atenção tem que se voltar para ele sempre, como se você não tivesse direito de escolhas!
Eu me identifiquei só na parte de sair da zona de conforto e começar coisas novas. Mas meu pai é mais infantil ainda, pois transfere toda responsabilidade de cuidados em cima de mim e eu tô ficando exausta
Que benção encontrar o seu canal. Vou assistir esses vídeos muitas vezes, até aprender e colocar em prática. ❤ Isso mesmo, minha vida é buscar pai e mãe para me estimularem.
As vezes passamos por coisas que pesamos que é só com agente. Tenho algumas coisinhas 😂 😂 inclusive de cortar o cordão umbilical de minha mãe 😂 mais acredito que estou cortando aos poucos. Ate porque não tinha conhecimento sobre o assunto.. mais sentia alguma presso em mim, embora fosse algo que eu achava está fazendo o bem. Porém com o conhecimento pude entender. Inclusive, deixando até meu ursinho 😂😂😂. Grata! Por essa aula maravilhosa. 🥰🌻
Caramba parece que me deu um soco na cara, eu sou totalmente dependente pra tudo, nao fiz nada na vida, eu sou uma pessoa praticamente infantil, nunca fui atrás de trabalho aos 30 anos, pra no médico, sempre tenho que ir com alguém, qualquer coisa tem que ser com alguém, caramba nem sei como saio disso.
Tenho 23 anos e tbm me identifico em alguns pontos, moro só desde os 14, mas isso nunca significou amadurecimento de verdade. O mais importante é que agora identificamos essa infantilidade, agora é buscar fazer com que o adulto, tome posicionamento. Vamos avançar ! 🙏
Casei depois de namorar por 3 e durou 2 anos.. hj me arrependi de ter sido casada pq eh mt burocracia para resolver questões e nunca mais fica como solteira... Soh serviu para ter que dar dinheiro p/ governo p/ certidão de casamento p/ resolver pepinos... Hj namoro há 11 anos.. sendo que chegamos a dar um tempo de 1 ano . Imagina se estivéssemos casados, poderia ter sido mais um stress desnecessário. Há stress que para mim faz sentido, pq nos faz crescer, mas os que tem a ver apenas com dinheiro para o estado, para mim nao faz sentido 🤔
Video muito esclarecedor e traz muitas reflexões, estou passando por isso. Sempre fui muito madura pra minha idade e após ir morar sozinha morro de medo de me casar, estou fazendo terapia porque quero me casar e ter filhos, quero viver tudo isso, mas o medo esta sempre aqui (já terminei um relacionamento quando seria pedida em casamento). Vendo esse vídeo só tenho ainda mais certeza de que é o medo das responsabilidades, estou sendo infantil mas estou trabalhando isso. O vídeo me ajudou muito e não é comum achar vídeo com esse tema abordado de uma forma tão relevante. Muito obrigada! 🙏🏽
Muito esclarecedor o vídeo. Eu já imaginava que tinha o perfil infantil, mas agora tenho certeza. Não consigo tomar decisões. Evito o máximo que posso e quando não dá mais, tenho que tomar uma decisão no impulso, por me ver sem saída. O que fazer para corrigir esse comportamento?
que ironico se formos parar pra pensar realmente nisso... por exemplo: existe uma mãe que sempre no final do mês quando falta dinheiro pra ela ela pede dinheiro para os pais mas o filho dela esta criando um negócio e ja ganhando o seu próprio dinheiro. claramente a mãe não avançou em certa área que o filho avançou portanto nessa ele ja é mais maduro e vise versa tem coisas que a mãe é mais madura. acho realmente ironico apesar do que a mãe fez o seu papel de mãe
Coisas que não te contaram sobre ser adulto “Todo mundo cresce, mas nem todo mundo amadurece”
É verdade.... Freud dizia : "Nada mais somos, senão bebês crescido" E o que ele queria dizer com isso?! Ex : Quando um adulto grita com outro adulto, quem será que está gritando , o adulto , ou a criança interior do adulto.
@ O principal sinal de um adulto infantilizado é quando ele tente resolver tudo com agressão já que não tem 0 menor argumentos, e essa reação se dar ao ouvir um não, isso é tão infantil.
Perfeito 👏🏼
Não vejo pessoas que não seguem o modelo padrão de casamento como infantilizadas. Existem casos em que alguns casais preferem viver em casas separadas devido a várias circunstâncias, trabalho, logística etc Da mesma forma que a opção de não ter filhos. Um casal que opta por não seguir a cartilha de casar, morar junto e ter filhos é infantilizado então? Não sei....
Concordo com vc, quando é numa decisão isso é ser adulto
Acho q vc tem q evoluir no modelo q vc escolheu , não é sobre escolher o modelo de casamento tradicional.
Minha humilde opinião: se isso não gera desconforto e sentimento de inadequação, então tá tudo certo.
Concordo plenamente.
Seguir padrão é muito👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
“ um adulto administra o desconforto “
Eu era tão independente quando era criança...
Hoje não me reconheço..
Entro em crises existenciais
Pq eu quero evoluir eu quero seguir a vida...
E não consigo sair do lugar..
E eu sei que na minha essência eu não sou assim...
Isso é comum acontecer. Ser uma criança madura e virar um adulto infantil, geralmente é pq invertemos os papéis. Quando éramos pra sermos infantis e aprendermos com o tempo, tivemos que passar por alguma coisa que nos obrigou a crescer cedo demais. Isso com o passar do tempo reflete na nossa vida adulta.
vc tem algum trauma, amiguinho? talvez uma terapia possa te ajudar a se reconectar consigo mesmo.
Me sinto assim,tenho 47 anos e vivi uma infância de regeições,principalmente familiar casei cedo aos 14 anos assumi responsábilidade de adulto e hoje adulto ke sintomuma crianca cheia de medos
Às vezes a pessoa sai da casa dos pais mas não corta o vínculo de dependência. Pode ser emocional ou financeira.
uma pessoa inteligente nem precisa de corte no video, me impressionou como voce é inteligente e fala bem.
Nossa, obrigada pelo feedback ☺️☺️
Boa Tarde! Eu procurei no Google como tratar adulto infantilisada, porque não sei mais como conviver com minha irmã, muitas tretas, o melhor vídeo que encontrei! Uma pessoa com 58 anos, não quer sair da zona de conforto, porque tem ganhos secundários! Gratidão!🙏🙏🙏
Fico feliz que tenha encontrado o que buscava. Obrigada por me assistir
Síndrome do Peter Pan
Também
Muito claro! Obrigada
@@LikTerrible Pelo que eu sei isso não é uma doença real, n está em nenhum manual DSM
Sou a "adulta" que foge de qualquer desconforto, e tenho perdido excelentes oportunidades profissionais por conta disso. Preciso me 'consertar'.
Meu marido é assim e ficando velho e irresponsável não amadurece
Eu com 29 anos sou assim, eu vejo muito o abandono paterno na minha vida pois o meu pai deu dinheiro para minha mãe abortar, nunca tive aquela figura paterna que me ajudasse a enfrentar os problemas da vida, então estou tentando consertar isso por mim mesmo
Às vezes yes, às vezes vezes no
Fugir de tudo é infantilidade, se você está com certa estabilidade e parar para analisar o quanto vale a pena sair do seu estado atual, analisar perdas vs ganhos etc, é coisa de adulto funcional.
O infantil não para quieto, também tem isso.
Amei o vídeo. Tenho 25 anos e me sinto preocupada se vivi uma boa transição para a fase adulta ou se ainda estou muito ligada às emoções e inseguranças da adolescência, que pra mim, foi muito conturbada e indefinida. Gostaria que falasse mais sobre como uma adolescência muito reprimida, cheia de responsabilidades e marcada também pela depressão, pode impactar na vida de um "novo" adulto.
Olá! Tenho 24 anos e esse ano que me dei conta que sou uma adulta infantilizada.
Eu sou graduada, e trabalho, já tive alguns relacionamentos. Ainda moro com meus pais... Mas, me sinto infantilizada em algumas coisas como, tomar decisões e sair da zona de conforto. Não me sinto capaz e segura para fazer as coisas, como falou.
Agora identifiquei isso, e preciso correr atrás do tempo perdido.
Ver os lugares, pessoas e experiências que perdi por ser adulta infantilizada é muito pior, do que continuar nessa vida de conforto e sem mudanças.
Que bommmmm que percebeu. Agora pode tomar as rédeas 😃
Tempo perdido? Você tem 24
melhor coisa é vc sair dai e viver sua vida por si propria sem precisar de ficar por baixo da asa de ninguem mais
To assim com 25 anos, mas no meu caso ainda estou no meio da graduação, sinto que perdi tempo 😢
24 é adulta mas ainda é bem.jovem. tudo bem sentir uma certa confusão, você estâ no.início da fase adulta. Cuidado pra não se comparar com as vidas perfeitas das pessoas na internet. Eu tenho notado que o pessoal de 18 a 25 anos hoje está se cobrando muito ter sucesso em todas as áreas da vida e ser perfeito. Eu acho que pelas redes sociais mesmo. Tenho 30, e essa diferença de 5 anos acho que peguei outra fase porque não noto as pessoas da minha idade se cobrando tanta perfeição. É só um toque, cuidado com isso. Evolua sim,mas lembre se você é um ser humano,não uma máquina
Este foi o video mais importante dos ultimos tempos da minha vida ! Tomei consciência de muita coisa na minha vida utimamente. O que sinto agora é uma mistura de vergonha, alivio por ter tomado consciência .Obrigada pelo trabalho.
Em relação ao casal eu percebo q há uma pressão social pata casamento ,se a pessoa n quer casar, esse padrão zinho de casar ,ter filho.,ter neto , eu n aceitei pra minha vida .Tenha sua independência financeira e seja livre.
Mas eu entendi q quer dizer : eu tô na fase de estudar e n saio
Você não precisa casar, obrigatoriamente. Mas é importante ser independente e continuar expandindo
O importante é dar o tempo a si mesmo, respeitar os seus próprios limites e ser honesto consigo mesmo. Honestidade e o perdão são o alicerce pro desenvolvimento pessoal.
Eu acho que sou infantil. Tenho 32 anos, moro com os pais, jogo Roblox com os meninos da rua de 12 anos.
Minha única responsabilidade é trabalhar e pagar as contas de casa, água, luz, internet, mercado, açougue e outras coisas.
Não gasto nada comigo praticamente, só uso o dinheiro pra pagar as contas e o que sobra eu guardo.
Mas eu sou infantil estilo criança mesmo.
Tem gente que fala as vezes que uma pessoa é infantil, mas ele age como adolescente e não como criança.
Eu tenho o pensamento mais de ser puro e não de bagunça.
E quando os pais te atrapalham nisso ? Muitos pais colocam o filho como sentido da vida, impedindo que o mesmo ande com as próprias pernas...
Verdade tem pais que mimam e protegem tanto os filhos, achando que estão ajudando, mas na verdade estão atrapalhando o desenvolvimento da pessoa.
Amo seus vídeos! Nesse consegui enxergar o quanto prejudiquei minha vida profissional por não ter coragem de ir para a próxima fase. Fiz faculdade, 1 especialização e 1 MBA e não consegui colocar nada em prática, mesmo me dedicando aos cursos que fiz. No ano passado fui desligada da universidade em que trabalhei por 33 anos e 6 meses. Agora estou empreendendo e tenho a sorte de assistir vídeos como esse para aprender e colocar tudo em prática e seguir em frente. Nunca é tarde! Gratidão por esse maravilhoso conteúdo!
E quando um adulto de 25~27 anos faz birra, pq vc criticou que ele fez um comentário gordofóbico? Até quando devemos passar pano pra essa pessoa? "Ah, pq ele é jovem".. Gente, ele não é um homem crescido?
Doutora, dá uma alteada no audio por favor. Está muito baixo. Parabéns pelo conteúdo.
Consigo me lembrar do evento que me fez perceber que eu precisava consertar minha vida (o nascimento de um filho), e o que começou como um processo de "arrumar a casa" resolvendo os problemas que tinha criado para mim mesma (como limpar meu nome, resolver problemas de saúde simples, e escolher e seguir numa carreira profissional) se tornou uma jornada de autoconhecimento e amadurecimento. Hoje em dia, tenho prazer em aprender mais e mais, me desafiar e ser uma pessoa muito melhor do que fui ontem. Como é bom olhar para trás depois de uma looonga jornada e ver o quanto voce andou!
Sempre tive a sensação sou uma pessoa madura, agora assistindo só comprovei que sim a maturidade faz parte de mim desde sempre. Bacana esse vídeo.
Já tenho 30 mas não vivi a adolescência! Sinto falta e sei que preciso voltar a viver essa fase ainda 😢
Eu acho que isso serve bem para uma pessoa típica! Existem algumas neurodivergências/condições que afetam muito esse processo de “amadurecimento”. É complicado… triste até.
Quem tem TDAH que o diga ...
Mas é óbvio que ela não está se referindo a pessoas que têm transtornos.
Tenho 21 anos e sou imatura, as vezes esqueço que não sou mais uma adolescente de 15 anos, obrigada pelo vídeo.❤
Eu tbm sou assim e quero mudar tenho 20 anos
@@kelymoreiradeoliveira767 vocês são muito jovens, vai dar tudo certo
Eu tbm... tenho 19 e sou extremamente imatura
O tio de uma amiga tem quase 50 anos, ele aparentemente é um adulto "normal", sustenta a casa e trabalha viajando pra lá e pra cá de caminhão.. ele quando conversa SÉRIO com alguém é um adulto falando.. o problema é que é MUITO difícil ver ele falando sério, como um adulto normalmente fala.
Ele está praticamente SEMPRE brincando, sempre debochando, e inclusive sempre provocando e incomodando as crianças da família também.. faz brincadeiras que somente ele acha graça, e repete VÁRIAS VEZES as mesmas brincadeiras chatas que só ele gostou, nem as crianças dão bola e inclusive se irritam com ele e ele continua fazendo e rindo sozinho várias vezes, se torna cansativo ficar ouvindo as mesmas frases repetidas e mesmas provocações, uma atrás da outra.. quando a família se reúne ele passa mais tempo brincando e provocando as crianças do que conversando com outros adultos, muitas vezes as crianças até ignoram ele por não aguentarem mais as provocações.
Até com os adultos da família ele faz brincadeiras que ninguém acha graça, parece que ta falando com crianças e não com outros adultos. Se alguma criança fala meio atravessado com ele ou brinca com algo que também o provoca aí ele fica todo magoado de verdade e até vai embora pra casa.
O que poderia ser isso? queria entender essas atitudes dele pra poder ter conhecimento de causa e tirar essa visão infantilizada que tenho dele. Ele é um cara bom, de bom coração.. mas essas atitudes o tornam um cara chato, uma criança grande.
Acho que ele só é chato. Até me identifiquei na parte de debochar o tempo todo. Mas a parte do "Se alguma criança fala meio atravessado com ele ou brinca com algo que também o provoca aí ele fica todo magoado de verdade e até vai embora pra casa." pareceu bem preocupante, né...
⁸
Eu nasci em 74, família numerosa, não tínhamos atenção individualizada, então assumi responsabilidade cedo, sempre fui muito independente,sai de casa com 14 anos pra trabalhar de doméstica e morar no emprego, não tive nem chance de não resolver meus BOS 😂😂😂. Era eu ou era eu, só tinha essas opções, engravidei aos 22, e teria sido mãe solo, porque o genitor não assumiu,mas casei com outra pessoa que é o pai dos meus 2 filhos, então nem sabia que existia adulto que não é adulto,eu e maioria da minha geração não tivemos esse " privilégio", 😂😂😂. Mas sou muito feliz com tudo que vivi,meu filho hj com 27 é um adulto infantilizado 😕😕
Parabéns! Desejo que continue avançando na sua vida.
Mas tem muitos da sua geração que são adultos infantilizados tbm, inclusive aqui mesmo nos comentários tem algumas pessoas da sua geração que se identificaram.
Ser infantil = ser pobre, faz sentido, confia
Eu tenho 40 anos me identifiquei como infantil, nunca quero ter as minhas responsabilidades, eu entrei em cartoes de creditos e em emprestimo . Vim morar sozinha, ai que wu vi como sou infantil.
Eu de certa forma "gabaritei" tudo isso... Com excesso do relacionamento e do campo de trabalho! De resto eu vivo isso... Cresci em um ambiente onde a minha mãe era EXATAMENTE assim, não tive pai e nem parentes próximos então para mim o "normal" era ser assim! 😢😢😢
Quanta riqueza de informações. Eu não entendia pq eu agia como se travasse a própria vida, de repente vc clareou tudo, pude me enxergar no adulto infantil. Seus vídeos são impecáveis, meu sonho um dia fazer terapia com vc! Maravilhosa!
Que bom que conseguiu se identificar. Espero que tenha tido reflexões interessantes 🥰 Obrigada demais pelo seu feedback!
Vídeo de utilidade pública! Deveria ser exibido em praça pública. Fan-tás-ti-co
Gente. Concordo com tudo, e vejo isso em mim mesma. Quero mudar. Tenho depressão, mas sempre fugi de tudo, não consigo me relacionar com as pessoas, parece que sou uma casca vazia. Sou extremamente insegura em todas as areas
Eu não consigo me auto motivar 😢 meus pais são super protetores até msm agr eu estando com 26. Mas tô fazendo terapia.
Dê tempo ao seu processo. Aumente suas percepções, mas não deixe de tomar decisões
Olá, tenho 20 anos e vou falar aqui num contexto que me senti muito atrasado por não ter conseguido ter passado no Enem pra ir numa faculdade, entre outras coisas da minha idade nessa transição
Vim aqui esperando ressaltar meus sinais de imaturidade mas aprendi que maturidade tá ligado a capacidade de perceber suas responsabilidades e como vc é criador da sua realidade
Vejo pessoas de 30 ou mais nessa infantilização e inseridas em contextos de pré, adolescente e jovem adulto como eu
Esse vídeo me fez rever como estou em relação minha faixa valeu
o adulto verdadeiro AMA o desconforto
Calma que não é bem assim não: O adulto verdadeiro NÃO TEME o desconforto. Quem ama desconforto é sadomasoquista.
Um adulto enxerga Além da decepção
Esse vídeo me deu um norte super necessário, eu tenho 21 anos e me identifiquei com praticamente todos os pontos do vídeo, sempre senti que tinha algo errado pq não consigo seguir a minha vida e correr atrás sozinha, estou sempre muito insegura, isso me faz muito mal
Que bom poder entender o que eu preciso mudar em mim pra me sentir melhor e poder fazer minhas coisas em paz
Esse é um daqueles videos que são essenciais pra gente acordar pra vida!
Eu tinha uma tendência de querer resolver os conflitos, mas estava cercada de pessoas que pensavam muito parecido e eu pensava diferente. Então nunca resolvia na conversa e acabavam se unindo contra mim e sendo hostis com fofocas, difamação e calúnia. O ambiente me fazia tão mal que criei o hábito de me afastar. De evitar esses conflitos. No meu caso acho que foi mais um resposta a tudo que aconteceu porque fui bem perseguida nesse ambiente que eu não podia faltar na época. Já tive que conviver com tanta fofoca, inveja e sabotagem, maldade mesmo, que criei esse hábito de evitar conflito. Eu já não gosto de estar com outras pessoas, mas sinto que foi por essas situações, porque hoje prefiro ter paz do que estar certa. Me fez muito mal e não quero saber de briga. Infelizmente existem pessoas que não podem ver outra bem e feliz, fazem de tudo pra prejudicar a outra e fui prejudicada profissionalmente.
Caramba, que riqueza de vídeo! Eu cheguei agora e a forma como você se comunica é esclarecedora! Tenho certeza absoluta que tanta gente, assim como eu, tá podendo identificar em si padrões que já não condizem mais com a atual estrutura. Gratidão!
Que legal saber que fez sentido pra vc. Te agradeço a atenção em comentar e me dar o feedback.
Meu Deus 😦, realmente de um tempo pra cá comecei a notar que muitas atitudes e reações sao de uma pessoa infantil e de uma adolescente, tanto q notei muito depois q fui no médico e ao conversar sobre alguns problemas de saúde q eu poderia ter ( a pessoa cheia de ansiedade q já antecipa o diagnóstico) e ele me observou e disse que eu era uma mulher cheia de responsabilidades, porém passava a impressão de uma adolescente que não sabe onde estar… ( resumindo claro, pq a gente conversou bastante para ele chegar nessa conclusão) . E daí em diante já notei mais, q realmente eu parece uma adolescente quando tenho q lidar com a vida, com os problemas e com relacionamento. E assistindo seu vídeo eu me identifiquei muitooo.. 😞😞
2:29 eu sinto que quando eu tinha meus 15 anos, quando era a fase de eu ser mais infantil foi me cobrada muita responsabilidade e hoje com 25 anos parece que tenho a necessidade de suprir sentimentos e ações que não pude ter mais nova
Esse vídeo me ajudou mais que todas as sessões com a minha terapeuta.
Muito do ser adulto pelo que eu entendi tem a ver com convenções sociais, e quando não se segue essas convenções se é taxado de imaturo.
É. Sou um adulto infantil. Doeu, mas é muito bom se entender.
Tô no caminho certo 😁
Tenho o problema de fugir do desconforto e de insegurança, mas eu tenho me forçado a adquirir mais desafios; coisas que queria fazer e não fazia por puro medo. Queria eu ter arriscado mais na adolescência, quando eu tinha tempo e podia arriscar mais, mas acho que por pensar demais acabei por adiar as coisas. vou fazer 24 anos esse ano e ainda me pego processando a adolescência, espero vencer a imaturidade logo!
Obrigado pelo vídeo! Me abriu a mente.
Muito bom o vídeo!
Entendo e reconheço em mim esses critérios e atitudes. Não foi sempre assim, eu comecei a trabalhar muito cedo, tive uma mãe autoritária, não tive pai presente. Estou passando uma fase difícil em questão de conseguir resolver meus problemas sozinha, principalmente financeiramente. Tive a fase difícil de depressão, ansiedade e tudo isso me deixou paralisada, sendo julgada o tempo todo!
Então, pra entendermos o por quê esse “adulto infantil” está se comportando assim é preciso investigar o que há por trás. Há pessoas que vivem a mesma coisa por não aceitarem que tem depressão. E essa doença interfere muito na vida do indivíduo. A pessoa busca forças e não consegue, a sociedade julga e isso piora. Cada caso tem duas vivências então, não é só a questão do adulto viver no automático, as vezes ele não tem essa consciência do que é e como mudar. Eu estudo psicologia, e acho que nem tudo é só uma questão de mãe/pai. Todo comportamento há por trás uma explicação.
Olá, também sou psicólogo e gosto muito do seu conteúdo, parabéns!
Da forma como você fala parece que para ser maduro a pessoa tem que se arriscar sem temer as consequências e correr o risco de assumir responsabilidades desnecessárias. Para mim isso tem cara de adolescente.
Você interpretou errado.
Uauuu muito bom...ja fui uma criança adulta e depois fiquei cobrando o que fizeram com minha criança saber que sou eu quem cuido dela agora me deu muito alívio...
E acho que tem ,muita gente assim por causa da criacao.
A personalidade é reflexo de como foi a infância da pessoa. Por isso e tão importante a educação da crianca.
Eu tenho 62 anos e percebi que ainda não estou totalmente curada da minha criança traumatizada percebi que internamente ainda sinto muito medos de enfrentar situações normais de um adulto saudável emocionalmente
Mds que video necessário eu descobrindo que sou 50% | 50% tenho um pouco dos dois… mas eu irei buscar a reparar mais esses detalhes. Ajudou muito.
Nossa, que vídeo excelente! Eu sempre morei em casas providas pelo meu pai. Nunca precisei assumir um aluguel, nunca comprei uma casa. Agora, meu marido quer sair da casa em que moramos, que meu pai deixou pra minha filha e nós cuidamos até hoje (agora ela ficou maior de idade), e ir pra outra cidade, morar de aluguel e batalhar pra comprar alguma coisa pra gente. Eu fico com medo de sair de perto da família, de sentir falta, etc. Seu vídeo me deu varios insights, abriu meus olhos. ❤
Tenho 60 anos e adoro o meu jeito de crianção eu quero ser adulto não,ando de short chinelo e sem camisa , tentei andar com meus vestimentos tudo de grife importada só apareceu adulto metido a falar bonito e devendo até o fundo das calça,resumo ser adulto infantil isso não tem preço
Eu amo uma psicóloga? Eu amo uma psicóloga ❤️❤️❤️❤️
Meu Deus quebrei minha duas pernas 😅
Emmanuel Todd dedicou sua carreira a um mapeamento muito interessante das estruturas familiares do mundo (e suas relações com economias e ideologias). Na maioria das culturas asiáticas, a família tradicional é comunitária, sendo considerado normal que os pais opinem em assuntos do casamento (começando pelo escolha do cônjuge) e que o casal viva na mesma casa que a geração mais velha. No outro extremo temos o mundo anglo-saxão, em que se espera que os filhos saiam de casa assim e cuidem de suas vidas que entram na maioridade. As culturas latino-americanas e latino-europeias ficam no meio, e a falta de uma tradição bem definida pode causar muito conflito.
nossa, ótimo ponto!!! Gostei muito do vídeo, mas discordei um pouco dela sobre essa questão de sair de casa. O casamento, dentro do capitalismo vigente, é inclusive uma forma de baratear moradia e/ou facilitar a rotina, já que nem todos conseguem bancar sozinhos os custos e responsabilidades de uma casa. Daí, fazer uma escolha consciente de continuar morando com os pais (seja por questões financeiras ou de suporte mútuo) pode ser sim muito benéfico. Acredito que o importante é pesar os diversos fatores que ela trouxe para reflexão numa balança muito individual e perceber se estamos pendendo pro lado da maturidade ou da infantilidade.
Enquanto pesquisador de comportamento humano interessado em questões de comunidade (Bauman, Benedict Anderson, Sobonfu Somé, Nêgo Bispo…) fiquei bem interessado nas reflexões do Todd. Valeu pela dica!
O natural é casar e depois divorciar então. Entrar e sair do sistema.
Gosto muito dos seus vídeos, Jhanda. Gostaria de sugerir para você, trazer um vídeo com exemplos/práticas de como exercitar isso. Abraços e bom trabalho
Mas tem gente q n mora com os pais ,os pais moram com ele .A pessoa se restabeleceu e levou a mae pra morar com ela.!!
Estou melhorando, crescendo. Mas ainda assim me considero infantil. Vou lutar pra ser a minha melhor versão e serei, em nome de Jesus. 🙏🏿
Eu tenho quase 25 anos e nunca me relacionei amorosamente com ninguém. Tenho consciência de que a minha realidade prejudicou o meu desenvolvimento e tive que lidar com problemas e condições desfavoráveis que outras pessoas nunca viveram, mas não consigo não me comparar com os outros nesse assunto de relacionamentos. Essa condição faz eu me sentir infantil. A própria doutora disse no vídeo que "todo mundo tem seu tempo, mas dentro de um certo limite". Só que diferente do que ela citou, eu não estou nessa situação porque é mais confortável ou porque eu não quis sair dela, muito pelo contrário, eu sempre tentei mudar isso e nunca consegui.
Eu tenho 30 anos e também nunca me relacionei com ninguém. Isso é ruim porque nos impede de ir para a próxima fase. Não se relacionar com ninguém é um fator que contribui para que fiquemos mentalmente presos na adolescência.
@@felipehenrique910 Sim, isso é exatamente o que eu sinto. Uma coisa que em geral todos "resolvem" quando são adolescentes, mas que eu ainda carrego comigo como uma "pendência" que ficou. E isso fica martelando na cabeça de várias formas durante os anos.
@@rafasharking Sim, exatamente isso. No meu caso, essa "pendência" afetou negativamente todas as outras áreas da minha vida: emocional, profissional, financeira, etc. Resumindo: você deve procurar nunca "ficar para trás" porque senão complica demais a vida.
Rapaz, escapou de muitas decepções. Relacionamentos não amadurecem ninguém. Tem pessoas que estão a vida toda com a mesma pessoa e são mais maduras do que outras que tiveram vários relacionamentos.
Maturidade é outra coisa.
Acho q estou em um processo. Tem vezes que sou maduro, tem vezes que sou imatturo e consigo enxergar isso e procuro caminhos pra melhorar.
Hj eu agradeço os entraves da vida que permitiram que eu me desenvolvesse. Gracas aos traumas eu virei adulta. Eu era uma pessoa que precisava constantemente de alguém do lado pra dizer o q eu tinha que fazer, inclusive pedia isso para minhas psicólogas. Hj, após aprender a lidar com o medo do novo, do desconhecido, da mudança da rotina e inclusive das transformações que a vida impôs, me sinto um pouco mais capaz de ir atrás dos meus interesses sozinha. Mas ainda não vejo prazer em começar, somente após tdo resolvido vejo que foi bom e serviu de aprendizado, mais um pro currículo de fortalecimento mental 💪🏼
20 minutos de muita riqueza ! Informações valiosas. Gratidão🙏🏻🥰❤️
Obaaaaaa! Eu que agradeço
Conteudo muito importante na internet. Parabens Psicologola!
Bom conteúdo pra quem tem ouvidos. Obrigado por compartilhar ❤
Sou uma criança de 56 anos. Me senti totalmente identificado com o vídeo. A diferença é que não procuro culpados, sei que o que acontece comigo é de minha inteira responsabilidade, mas ainda não consegui sair desta situação e me transformar em um adulto. E agora??
Mas você quer sair realmente???
Procure ajuda, quando não conseguimos sozinhos significa que precisa de ajuda e está tudo bem.
Reconhecer um erro já é metade do caminho
Vc não cresceu pq ficou preso aos traumas da infância, criança não consegue se autoregular sozinha então precisa de um terapeuta que vc tenha muita conexão.
Terapia - psicanálise lacaniana
Em alguns momentos eu me sinto assim, o meu irmão que já faleceu , era assim também.....eu tenho 46 e o meu irmão tinha 41.
Obrigada pelo vídeo ♥️ Descobri que não sou infantilizada, soh sou moleca mesmo 😂
A pessoa infantil sentem medos..inseguranxas..dependencia emocional..falta de amor.se sentem sozinha pois todos a abandonaram?
Estou mais no campo maduro
Zona de conforto também é uma zona infantilizada. A zona de conforto não é tão confortável assim.
Vc fala isso porq não tem ansiedade, depressão, fobia social, medos, insegurança… que mais ? Complexo de inferioridade 😂 é facil julgar né
@@dixhoo3706 Você leu algum julgamento? Melhor se cuidar mesmo!
@@dixhoo3706 Lamento por sua dor. Com tantos problemas, é bom procurar ajuda. E, não julguei e sim emiti minha opinião.
@@maxbrandi7157 sim amigo entendo seu ponto de vista! Sei que muitos se acomodam mesmo, mas nem todo mundo é acomodado porque quer, cada um com seus problemas ! As vzs o que é nada para nós pode ser uma barreira gigante para o outro.
Descobri que não sou infantilizada e sim Ansiosa a niveis extremos, consigo relsolver tudo na minha vida, mas ei me preocupo extremamente como vou resolver, mas resolvo
Por favor faça o vídeo de como se curar desta condição.
Que vídeo fantástico e altamente pertinente. Tema ligado ao TPI, Transtorno de Personalidade Imatura (cid-10, F60.8).
Tem partes que eu discordo, eu não sei porque tem coisa que me cheira a psicanálise de imagem de pai e mãe. Tem várias razões que pessoas buscam validação e presença, que é uma coisa humana, mas tem hora que parece que a imagem de adulto você propõe aqui é estóica demais que na vida real não é assim. Eu acho que o grande problema que devia ser abordado, assim como em transtornos mentais, é a quantidade e frequência que os comportamentos ocorrem. Por exemplo, no meu entendimento clínico uma pessoa na mídias sociais em demasia buscando validação, e compartilhando a vida sem nenhum senso de limite é um sinal de imaturidade. Outra seria pessoas com filhos que não tem voz ativa com filhos, que quando ver eles crescerem preferem uma relação de amizade em vez de hierarquia, e depois não sabem se impor na relação não só com filhos, mas com outras pessoas.
Eu discordo sobre a gravação de aulas, isso tem várias possíveis explicações: pode ter nostalgia, pode ser um modo de revisar conhecimento, etc. Como estudante de neurociência o cérebro não é perfeito de estabelecer memória por muito tempo, e o papo “tá dentro de você” não funciona desse jeito.
E também pra avaliar infantilidade em um adulto você precisa de métrica com contexto. Se uma pessoa tem problemas financeiros, como você relatou, é precisar de ajuda familiar tem várias explicações pra o comportamento, como por exemplo pessoas com transtorno borderline podem tentar prover pro parceiro algo financeiro pra compensar o emocional e evitar o abandono. E no contexto do Borderline, que tem haver com intensidade e senso de vazio e falta, o seu argumento parece desmerecedor ao parecer que a falta de alguém ou algo é infantilidade, o que não é, a menos que tenha uma evidência que pode ser atestada pra dizer que o comportamento de um adulto é infantil.
Pode ser que por causa do tempo do vídeo. Mas eu acho tem que tomar cuidado com esse tipo de afirmação até pra ser ético com o paciente e não trazer algo que não seja uma prática não empiricamente comprovada. Você tem pontos corretos mas tem que tomar cuidado com quem não tem nosso conhecimento que pode ver seus argumentos e levar só seu ethos sem avaliar o logos do argumento.
Bons pontos! Ampliou minha reflexão crítica. Agradecido!
Minha ex é mais velha que eu e é muito imatura, ela é professora universitária, uma profissional muito competente, mas só pra isso mesmo porque ela se recusa a cuidar de si, das finanças, da casa...
Seu video foi mto esclarecedor, sobre mta coisa pra mim
Me ajudou tanto também. 🙏🏾
Quais as principais. caracteristica de um adulto infantil ?
Não arrumar a cama pq mãe arruma, ajudar em casa pq mãe faz tudo....?
Gente, que vídeo MARAVILHOSO
Muito obrigado mesmo.
Você é uma psicóloga diferente de outras, nunca vi falarem sobre esses temas como você ❤❤... Parabéns ❤❤
As vezes acho meus filhos mais maduros q eu
Boa tarde, gostaria que você falasse sobre relacionamento onde o cônjuge controla o que você veste, acredita que sua atenção tem que se voltar para ele sempre, como se você não tivesse direito de escolhas!
Posso falar sim!
Obrigada pelo vídeo. Eu vejo muito que não consigo seguir para outras fases da minha vida, sempre fico sofrendo e não quero que ela acabe nunca.
Amei este canal. Difícil encontrar psicólogos bons assim
Que feedback maravilhoso. muito obrigada
Eu me identifiquei só na parte de sair da zona de conforto e começar coisas novas. Mas meu pai é mais infantil ainda, pois transfere toda responsabilidade de cuidados em cima de mim e eu tô ficando exausta
Tenho 52 anos e ainda moro na casa do meu pai e isso me deixa muito mal. Preciso ter as rédeas da minha vida. Socorro 😢
Que benção encontrar o seu canal. Vou assistir esses vídeos muitas vezes, até aprender e colocar em prática. ❤
Isso mesmo, minha vida é buscar pai e mãe para me estimularem.
Que bom que fez sentido pra vc 😃😃
As vezes passamos por coisas que pesamos que é só com agente. Tenho algumas coisinhas 😂 😂 inclusive de cortar o cordão umbilical de minha mãe 😂 mais acredito que estou cortando aos poucos. Ate porque não tinha conhecimento sobre o assunto.. mais sentia alguma presso em mim, embora fosse algo que eu achava está fazendo o bem. Porém com o conhecimento pude entender. Inclusive, deixando até meu ursinho 😂😂😂. Grata! Por essa aula maravilhosa. 🥰🌻
Caramba parece que me deu um soco na cara, eu sou totalmente dependente pra tudo, nao fiz nada na vida, eu sou uma pessoa praticamente infantil, nunca fui atrás de trabalho aos 30 anos, pra no médico, sempre tenho que ir com alguém, qualquer coisa tem que ser com alguém, caramba nem sei como saio disso.
Tenho 23 anos e tbm me identifico em alguns pontos, moro só desde os 14, mas isso nunca significou amadurecimento de verdade.
O mais importante é que agora identificamos essa infantilidade, agora é buscar fazer com que o adulto, tome posicionamento. Vamos avançar ! 🙏
Sobre morar com os pais, minha irmã que é assim.. me dá muito nervoso 😢, até hoje não conseguiu se encontrar, acaba por ser totalmente dependente 😬
Casei depois de namorar por 3 e durou 2 anos.. hj me arrependi de ter sido casada pq eh mt burocracia para resolver questões e nunca mais fica como solteira... Soh serviu para ter que dar dinheiro p/ governo p/ certidão de casamento p/ resolver pepinos... Hj namoro há 11 anos.. sendo que chegamos a dar um tempo de 1 ano . Imagina se estivéssemos casados, poderia ter sido mais um stress desnecessário. Há stress que para mim faz sentido, pq nos faz crescer, mas os que tem a ver apenas com dinheiro para o estado, para mim nao faz sentido 🤔
Olá! Eu só considerei o áudio baixinho. Mas, de resto, um vídeo extremamente necessário e ímpar. Parabéns! Grato pelo conteúdo!
Putz! Pensei a mesma coisa. Acho que é porque a moça fala docil, mas fica muito baixo.
Aumenta o volume do celular.
Os maduros são os que assume as coisas já os infantis fazem dramas, fogem da responsabilidade e não assumem os erros.
ESSA É A MINHA CONCLUSÃO!
Video muito esclarecedor e traz muitas reflexões, estou passando por isso. Sempre fui muito madura pra minha idade e após ir morar sozinha morro de medo de me casar, estou fazendo terapia porque quero me casar e ter filhos, quero viver tudo isso, mas o medo esta sempre aqui (já terminei um relacionamento quando seria pedida em casamento). Vendo esse vídeo só tenho ainda mais certeza de que é o medo das responsabilidades, estou sendo infantil mas estou trabalhando isso. O vídeo me ajudou muito e não é comum achar vídeo com esse tema abordado de uma forma tão relevante. Muito obrigada! 🙏🏽
Muito esclarecedor o vídeo. Eu já imaginava que tinha o perfil infantil, mas agora tenho certeza. Não consigo tomar decisões. Evito o máximo que posso e quando não dá mais, tenho que tomar uma decisão no impulso, por me ver sem saída. O que fazer para corrigir esse comportamento?
Conseguiu mudar?
que ironico se formos parar pra pensar realmente nisso... por exemplo: existe uma mãe que sempre no final do mês quando falta dinheiro pra ela ela pede dinheiro para os pais mas o filho dela esta criando um negócio e ja ganhando o seu próprio dinheiro. claramente a mãe não avançou em certa área que o filho avançou portanto nessa ele ja é mais maduro e vise versa tem coisas que a mãe é mais madura. acho realmente ironico apesar do que a mãe fez o seu papel de mãe