✔ Utilize o cupom " BRUNOBAR " e ganhe descontos! ➜ PneuStore ::: 5% em todos PNEUS na 🔗 bit.ly/wwwpneustore ➜ RS Performance ::: 10% em diversos produtos 🔗 bit.ly/rsperformance
Boa noite Bruno, adorei o vídeo, continue com conteúdos assim, achei muito bom!!! A grande diferença entre a roda de liga leve e uma roda de ferro é a absorção de impacto, da mesma forma ocorre em carros antigos e carros atuais (a diferença de lataria x absorção de impacto) o objetivo da roda de alumínio é absorver o impacto que o pneu sofre com o choque duro em um buraco, ou meio fio evitando que o carro capote nessas situações, diferente da roda de ferro que não vai absorver o impacto por ser mais resistente fazendo com que o carro absorva esse impacto e muita vezes acaba capotando o carro. Eu digo isso porque eu passei por uma situação em que a roda de liga leve do meu carro despedaçou completamente, ficando só o miolo preso no eixo, neste caso se eu tivesse uma roda de ferro no carro, eu teria capotado, pelo impacto que a roda não sofreria.
O SENHOR JESUS CRISTO ESTÁ VOLTANDO, que possamos nos arrepender de nossos pecados e servir somente a O SENHOR JESUS CRISTO, pois ELE nos ama e quer nos salvar, basta entregarmos nossas vidas a DEUS!!!!
Achei o vídeo muito bacana! Mas antes uma explicação de Resistência dos materiais galera: Resistência está relacionado ao fato de uma peça resistir à uma carga, sem que a peça se deforme plasticamente ( permanente). Então a Roda de Alumínio é a mais resistente seguindo este conceito, pois a mesma aguentou uma pressão maior do que a outra roda sem se deformar ( 20 toneladas), já a de ferro aguentou até 10 toneladas, mas a sua deformação começou bem antes desta pressão. Porém, ela se quebra porquê não aguenta deformação plástica, ao contrário da roda de ferro. E outro conceito válido: materiais mais duros ( como fibra de Carbono, Vidro, Cerâmicas) são mais resistentes à riscos entretanto não aguentam muita deformação plástica, sendo assim considerados como frágeis. PS: É confuso, mas é a engenharia, é a ciência na prática!
A de ferro é mais resistente sem dúvida. Lembra daquele caso do cantor que a roda de seu carro quebrou em alta velocidade, se fosse de Ferro tenho certeza que isso nunca iria acontecer. Mas a roda de alumínio estava soldada sim, mais uma roda de ferro mesmo soldada não se quebra. Primeiro que você nunca vai precisar soldar uma roda de ferro A não ser que ela tenha apodrecido porque quebrar ela não quebra.
Lembrei disso. Estou com um pé de boi de ferro no meu Corolla 😂 Vôo nele, então acho melhor ela amassar do que quebrar, se passar em um buracão a trocentos por hora
Olá... Caí de pára-quedas neste vídeo e o assunto me interessou, porém para uma perfeita análise o ideal seria ter as rodas presas em um cubo com o parafusos e aplicar a carga (pressão) no eixo central. Outro teste também interessante seria o de impacto, com a roda montada da mesma forma e com carga aplicada ao eixo, que são as condições em que operam. Abraços.
Tava pensando em trocar minhas rodas de ferro que nao tem mais como desempenar por rodas de liga leve. Depois desse vídeo, vou trocalas por novas rodas tambem de ferro. Certos trajetos desse nosso pais nao permitem rodas de liga leve.
Esse teste deitado é importante porque representa, em parte, o esforço lateral sofrido na roda, por exemplo em curva, meu pai escapou de um grave acidente quando a roda de liga leve que ele usava se rompeu, em torno da região que fica ao cubo, em uma curva, tão acidente não aconteceria com roda de ferro, também tive um acidente mediano, em que foi possível manter o controle do carro porque a roda de ferro apenas entortou conservado o pneu.
Caramba , vou continuar , à usar Roda de ferro , duas coisas boas não quebra toda e o ladrão , não cresce os olhos , para roubar , é ruim vender . Obrigadi garoto , você é top , Deus the Abençoe . Valeu esse teste foi demais adorei .👍👍👍👍👍💖
Legal o vídeo. A roda de liga leve aparentemente é melhor por que ela quebra.... não amassa ou entorta quando cai em buracos nas ruas diferente da de ferro que amassa ou entorta com facilidade interferindo no balanceamento e gerando as indesejadas tremidas no volante. E como verificado... não é qualquer buraco que faz a roda de liga leve quebrar. E dificilmente também uma pessoa vai cair em um buraco em uma velocidade tão alta a ponto de atingir 20 toneladas de força e consequentemente atingir o ponto de cisalhamento. Parabéns pelo vídeo Bruno.
Excelente video, minhas considerações são: geralmente quando o buraco e o impacto é forte a roda quebra como mostrado no video, a roda de ferro apenas amassa, entao qualquer borracheiro com algumas marteladas consegue voltar mais ou menos pro lugar, no caso da liga leve vai ter q comprar outra. Porem a roda de liga leve melhor a dirigibilidade, aceleracao e frenagem do veiculo, fora a questao estetica.
Gostei do vídeo. Contudo, temos que avaliar a empregabilidade da rodas. A de liga leve deu de 10 a zero, pois no teste verifica-se que a mesma aguenta o dobro da pressão que a de ferro 20 ton. aplique isto na estrada, seu veículo passando por um buraco inesperado. Mesmo considerando os amortecedores e calibragem dos pneus adequados, a pancada é sempre grande. Enquanto a roda de liga leve se mantém intacta, a de ferro com certeza te deixará a pé. E estou falando também no controle da direção após o impacto, se o pneu estourar, como seria na de ferro, perde-se o controle do veículo. Sem contar no custo benefício, devido a seu peso, a de liga leve economiza combustível. Com relação ao teste deitado, esta condição prática, não existe no uso da roda, por isso o fato dela ser mais frágil neste teste é irrelevante.
O vídeo analisa a força de compressão que é apenas um dos vários teste que esse componente é colocado à prova. O teste mais interessante de saber o resultado seria o de impacto para avaliar a capacidade de absorção sem deformar as ligas de ferro e alumínio.
Meu nome é Kleber. Esse teste é interessante, sem contar que se em caso de impacto a roda de ferro amassa mas não quebra, se mantendo na estrutura do veículo. A conclusão do teste foi bem lógica. Parabéns
Tô vendo esse vídeo hoje... e pro meu uso, mais "offroad", uso só roda de ferro porque, acima de tudo, ela traz confiança no uso, por contra principalmente da tolerância á impactos, já vi casos de aro que entorta em uso mais extremo ao ponto do pneu perder o ar, mas foi só dar algumas marteladas, "tacale" um ar e seguir viagem, da mesma forma que já vi roda de liga que trincou e só trocando por outra pra seguir o percurso... outro ponto é que, o custo de reparo/troca é menor, e como é relativamente comum a roda ser afetada no dia-a-dia do campo, a economia e confiabilidade deve ser levada em consideração, mais do que a estética. Pode ser que rodas de liga de renome e alta tecnologia sejam melhores, mas os custos não compensam, "às vezes é melhor dar uns passos pra trás pra poder saltar lá na frente".
Só uma correção: a roda de ferro não é feita de ferro e sim de aço que é uma liga de ferro e carbono. Ferro é o mineiro e aço é a liga. Parabéns pelo vídeo.
É um teste pouco informativo p q que a resistência dessa liga de alumínio é especial para rodas e são desenvolvidas para shock. Ou batitas em seco! Não são preparadas para pressão de toneladas da prensa hidráulica. Todos metais la na ciderurgica quando sao criados ou fabricados, e segue como uma receita de bolo, tem mistura de alguns outros componentes que os fazezem ser resistentes ao calor, ou impactos Etc. Por exemplo o inox: existem ligas inoxidável 308L, 316L, 304... Entre outras cada uma delas se aplica melhor a um tipo de situação. O ferro fundido: existe o FF° limável, e não limável, cada um pra sua função se for o não limável eu posso usar para recuperar este material o eletrodo Xiron 22-23 em caso de rupturas, trincas... Mais existem processos pra isso,. Iniciar um pré aquecimento cordão de soldagem no máximo 30mm. Fazer o controle de temperatura com termômetro digital realizar o tratamento térmico quando terminar e nao para por aí! Tem mais 4 processos no meio que eu nao citei para nao ficar massante! Pessoal cada liga metálica tem seus segredos isso é fato! E esse mundo metalúrgico e fabricação de peças mecânicas metálicas e bem complexo! Sou tecnico de Soldagem e com 20 anos de experiência já conheço procedimentos dei treinamentos em grandes empresas. Se precisar de suporte podem me chamar.
8:25 *O QUE APRENDEMOS HOJE??* Hoje descobrimos que a roda traseira do caminhao, e colocada numa prensa hidraulica, é achatada, e assim, é feita a roda dianteira do caminhao
No 1° teste, a roda de alumínio quebrou por que nela foi aplicada uma força de 20 toneladas, já na de ferro, ela apenas amassou, pois a força aplicada na mesma era de 10 toneladas, então eu (não) diria que a de ferro é mais forte. No 2° teste não sei se ele faz muito sentido, por que nesse teste foi aplicado uma força na lateral das rodas, e sabemos que as forças aplicadas nas rodas de um carro em movimento não são nas laterais e outro detalhe é que ele não falou a forças aplicadas em ambas as rodas no 2°teste.
Tenho dois carros e uma moto. Todos tem rodas de liga leve. As rodas de liga leve são muito mais bonitas, porém, as de ferro são deformáveis e não quebram como as de liga. Quer beleza? Liga. Quer durabilidade? Ferro. Abs...
Cara, todos os meus carros tiveram rodas de liga leve. Desde o 1o uma Fiat 147 com rodas gaúcha. Nunca quebrei uma roda. O único carro que tive um Escort SW que tinha roda de ferro amassou e ficou vazando.
@@JoaoCarlosFLima a de ferro, amassa mas tem conserto. A de liga, amassou jogue fora! Lembra daquele cantor sertanejo goiano? Cristiano Araújo? Morreu por recuperar roda de liga! Economia porca que custou a vida dele e da namorada...
@@robsonmonteiro3013 Para quebrar uma roda de liga tem que ser muito bruto, catador de buracos. Moro no Rio de Janeiro cidade dos buracos e já dirigi em muitas cidades pelo Brasil, inclusive Nordeste. Nunca quebrei nenhuma roda.
Muito útil esse teste! Quero saber agora sobre os parafusos. Pode apresentar esses testes? Os parafusos de liga leve podem ser usados na de ferro e de liga leve??
Rodas de liga leve sao feitas com o intuito de absorver o impacto mesmo!O que ela absorve se deformando, poupa a suspensão!Assim como no caso das carrocerias(carenagens)modernas que se deformam em qualquer acidente bobo, mas protegem muito mais os ocupantes dos veículos!
Legal esse vídeo, faz um teste de estabilidade em curvas com carro original e carro com aquelas caixas com som que ocupam todo o porta malas e são muito pesadas
a liga de alumínio tem mais dureza por isso quebra com facilidade já a de ferro fundido tem menos dureza e mais elasticidade o que é chamado também de tenacidade!!! top o vídeo!! abrasssss
essa roda é de aço carbono(ferro fundido é modo de dizer), ou seja menos de 2% de carbono na composição e quanto mais carbono adicionar ela ficará mais dura e menos tenaz, isso é uma regra básica de resistência dos materiais, e quanto a tenacidade em relação ao alumínio ela é muito superior, a de alumínio só ganha em leveza e tecnologia na fabricação....
Acerto a mair parte kkk menos a da elasticidade por que a elasticidade se deforma e volta a sua forma original posso tar enganado tbm, olhem no ensaio de tração
Ando com roda de ferro, prefiro ela. Já usei roda de liga leve e na minha experiência não vi custo benefício pq com o tempo de bonitas ficam orrorosas, principalmente pra mim que rodo todo terreno. Com as de ferro o sistema é mais bruto e se eu quiser deixá-la mais bonita, basta comprar 4 calotinhas da hora.
O ensaio de materiais sempre são levados ao extremo para exatamente ter um parâmetro de segurança, testes desse tipo são feitos na construção civil para testar a dureza do concreto, na aviação também são feitos testes extremos para qualificar a segurança.
Apenas um comentário sobre as rodas de ferro. Na verdade o nome técnico destas rodas é "roda de aço estampado". O ferro fundido comum é duro porém quebradiço, não suporta deformações e não seria um bom material para fazer rodas. O material destas rodas é uma liga de aço carbono que torna a roda resistente à carga e deformações plásticas, sem quebrar.
Olá. Acredito que rodando,a calibragem do pneu vai influenciar muito para absorver o impacto diréto na roda. Ademais éstas rodas liga de boa qualidade,passam por testes. A 200kmh, em caso de problema nos aros,não importa se é de ferro ou liga. Direção defensiva gente. Abraços.
Da hora o vídeo! Dirigindo pela cidade e caindo em buracos de vez em quando, essas 10 toneladas a mais aí que a liga leve aguenta vão fazer diferença? Meu carro tem roda de ferro, uma vez caí num buraco, entortou a roda, e que eu me lembre deu pra desentortar. Se fosse liga leve, teria tido mais chance de deformar e não ter conserto? Ou daria na mesma, porque a força do impacto com certeza é menor que 20 toneladas?
A maioria de todos os carros nacionais suporta de 2 a 6 toneladas, 2 toneladas para carros de passeio e 6 toneladas para picapes, ou seja todos os aros são bastantes resistentes para o que foram designado, existe diferença de qualidade e estética é claro. Não dá pra comparar a dureza do "ferro" com o alumínio, são materiais diferentes. 20 toneladas quebra até diamante 👌
Detalhe: estes pesos que você citou estão distribuídos em 4 rodas, então na verdade dá valores ainda mais baixos para cada uma das rodas quando o carro está alinhado, e mesmo em uma curva com bastante força G, ainda divide bem entre duas.
5 ปีที่แล้ว +1
Ela não é feita apenas de alumínio, é uma junção de mentais mais leves, denominados "liga leve", os materiais mais usados em rodas de liga leve são o alumínio, o magnésio, o silício, o titânio e o estrôncio, cada um desses materiais trazem um efeito especifico para cada roda. Se fosse só alumínio era só derreter lata de cerveja e fazer rodas.
Então, a roda de liga leve não é apenas de alumínio, e sim, de uma liga de alumínio, magnésio e outros metais em menor quantidade. Fora isso, Bom vídeo!!!
Se a roda de alumínio aguentou 20 toneladas e a de ferro 10 toneladas É claro que a roda de alumínio é mais forte Ferro entorta. Não presta mais Alumínio quebra. Não presta mais
Porque dificilmente iremos passar por situações assim... Mas no dia a dia, com os buracos nas estradas, a roda de ferro irá no máximo entortar um cantinho, sendo mais fácil para voltar ao normal, já as rodas de liga em uma pancada forte pode quebrar um pedaço ou entortar e as vezes não tem como fazer o conserto.
👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇 O Honda Civic de rodas de ferro ou alumínio pneu furado vou procurar a borracharia e qual vai aguentar percorrer 8 km de peso? Rodas de ferro ou alumínio? Para buracos qual roda vai aguentar ? Ferro ou alumínio?
Uooooooow!!! Bem que acho que a Roda de Liga Leve é mais resistente mas vamos assistir o vídeo e descobrir! Já cheguei dando Like 😄 Primeirooooooooooooooo
Boa tarde, tenho um uno vivace 2011, nele está as rodas originais de ferro aro 14. Eu quero trocar por roda de liga leve, modelo esfirra, aquelas das antigas, mas só estou encontrando no aro 13. Posso mudar do aro 14 para o 13, claro mudar também os pneus, que já estão na hora de trocar. O que poderia acontecer além da estética....?
Como dizia meu professor de curso técnico, não existem itens de ferro, são rodas aço. Se fosse um teste oficial deveria saber a força que iniciou deformação plástica no material, a força máxima não significa muita coisa para se definir resistência. Mas legal vídeo.
O vídeo ficou top. O meu carro tem uns liga leve achei muita proposta nas de ferro mas liga live e melhor. agora o campeão podia fazer um vídeo como se comportaria as rodas num pacto num buraco a 160kh. As d ferro passa no teste amassa mas não conta o pneu.
Mano, vc ta falando que uma roda que suportou 20t não é resistente? Presta atenção... mds.. a de ferro é bem mais mole, e quando se deforma, desloca o pneu e murcha. De que adianta? Com certeza é melhor a de Aluminio por suportar o dobro de carga sem deformação. Sem dizer que num carro baixo equipa-se 4 rodas, suportando um total de 80t nas rodas! Porem, os pneus são pra no maximo 700kg. Então não adianta nada também. 🤷🏻♂️
Cara , vc assistiu o vídeo todo ? Basicamente a roda de ferro é mais segura , enquanto a roda de alumínio é mais resistente , isso que ele falou , pq a roda de ferro aguenta menos pressão do que a roda de alumínio, mas ela não tem perigo de estourar , explodir e assim podendo te matar , já a de alumínio , ela aguenta o dobro de pressão , só que quando chegar a esse limite de pressão , ela vai explodir e assim colocando a sua vida em risco !
Assim como a roda de liga leve é feita com uma liga mais dura a de ferro esse aço é mais maleável...amassando é mais barato desamassar do que a outra que possivelmente não amassaria e sim trincaria...e fica mais caro pra recuperar...
Na realidade cada modelo de rodas para determinados carros tem uma capacidade de carga específica. Ou seja, vamos pensar em um jogo de rodas para uma Dodge Ram, essa tem que ter capacidade de carga acima de 1.500 quilos por roda, no mínimo. Já um jogo de rodas de liga leve por exemplo para uma Mercedes C180 é de no mínimo 850 quilos por roda para ter uma segurança boa. Isso que falo é para rodas novas, zero na caixa saindo da fábrica. O teste feito é top para ver a durabilidade, e a forma que se deteriora uma roda com o impacto. Parabéns pelo video.
Basicamente a roda de ferro amassa mais fácil, ou seja, na buraqueira a liga leve é mais adequada (até porque essa pressão não existe no uso cotidiano).
Vc acha q o ferro é melhor q o alumínio por n quebrar!? Q diferença faz, depois q a roda entorta, acabou, é comprar uma nova, n importa se quebrou ou entortou. Pelo teste a roda d liga leve aguenta o dobro d pressão, e é isso q importa.
Só faltou vc levar em conta que a roda de liga leve foi feita pra se quebrar, visando manter o restante do veículo a roda de ferro não quebra em compensação toda a suspensão do carro já era.
Existem "N" rodas de liga leve, pode ter certeza que tem rodas que suportam muito mais pressão que essa do vídeo, essas linhas forjadas das marcas tops (OZ, BBS, HRE), e outras que suportam bem menos, essas rodas de marca mais vagabunda.
Numa situação real em que um veículo bate no buraco em alta velocidade: É melhor uma roda amassada ou uma quebrada para evitar encapotamento? Claro que a roda de ferro, pela experiência de acidentes que presenciei foi mais eficaz. Roda de alumínio é perigoso em muitos casos. É igual escada de bambu x alumínio (bambu é menos resistente mas por ser maleável segura o tranco sem quebrar numa situação extrema.
A roda de liga de alumínio é mais resistente. O problema dela é que apresenta aspecto frágil, ou seja, se comporta de forma parecida com um azulejo de cerâmica por exemplo. Você consegue amassar um azulejo? Não né? Não tem força suficiente pra isso nas mãos. Porém, se joga-lo no chão com uma força a mais, ele se quebra facilmente. É a mesma coisa na roda de liga leve... Ela é mais resistente a cargas aplicadas de forma progressiva porém tem a desvantagem de trincar quando a carga é aplicada de formar repentina, ou seja, toda de uma vez só. Por isso as rodas de liga leve tem tendência a trincar em buracos
✔ Utilize o cupom " BRUNOBAR " e ganhe descontos!
➜ PneuStore ::: 5% em todos PNEUS na 🔗 bit.ly/wwwpneustore
➜ RS Performance ::: 10% em diversos produtos 🔗 bit.ly/rsperformance
Boa noite Bruno, adorei o vídeo, continue com conteúdos assim, achei muito bom!!!
A grande diferença entre a roda de liga leve e uma roda de ferro é a absorção de impacto, da mesma forma ocorre em carros antigos e carros atuais (a diferença de lataria x absorção de impacto) o objetivo da roda de alumínio é absorver o impacto que o pneu sofre com o choque duro em um buraco, ou meio fio evitando que o carro capote nessas situações, diferente da roda de ferro que não vai absorver o impacto por ser mais resistente fazendo com que o carro absorva esse impacto e muita vezes acaba capotando o carro. Eu digo isso porque eu passei por uma situação em que a roda de liga leve do meu carro despedaçou completamente, ficando só o miolo preso no eixo, neste caso se eu tivesse uma roda de ferro no carro, eu teria capotado, pelo impacto que a roda não sofreria.
O SENHOR JESUS CRISTO ESTÁ VOLTANDO, que possamos nos arrepender de nossos pecados e servir somente a O SENHOR JESUS CRISTO, pois ELE nos ama e quer nos salvar, basta entregarmos nossas vidas a DEUS!!!!
Eh claro q a de ferro eh mais resistente pq o maior super herói eh o homem de ferro, caso contrário seria o homem de liga leve.
Kkkkkkkkk
Kkkkkkkkkk
Kkkkkk
😂😂😂😂😂😂Essa foi boa
😂🤣
Achei o vídeo muito bacana! Mas antes uma explicação de Resistência dos materiais galera: Resistência está relacionado ao fato de uma peça resistir à uma carga, sem que a peça se deforme plasticamente ( permanente). Então a Roda de Alumínio é a mais resistente seguindo este conceito, pois a mesma aguentou uma pressão maior do que a outra roda sem se deformar ( 20 toneladas), já a de ferro aguentou até 10 toneladas, mas a sua deformação começou bem antes desta pressão. Porém, ela se quebra porquê não aguenta deformação plástica, ao contrário da roda de ferro. E outro conceito válido: materiais mais duros ( como fibra de Carbono, Vidro, Cerâmicas) são mais resistentes à riscos entretanto não aguentam muita deformação plástica, sendo assim considerados como frágeis.
PS: É confuso, mas é a engenharia, é a ciência na prática!
O melhor comentário
@@danielmax3327 Obrigado
Brabo
Sua colocação foi perfeita.
Boa!
Video começa a 2:58 galera!
Vlw mesmo. 😅✌🏽
Sempre tem um herói nós comentários. Tmj. Sempre pauso o vídeo no começo para procurar nos comentários quando começa
A de ferro é mais resistente sem dúvida.
Lembra daquele caso do cantor que a roda de seu carro quebrou em alta velocidade, se fosse de Ferro tenho certeza que isso nunca iria acontecer.
Mas a roda de alumínio estava soldada sim, mais uma roda de ferro mesmo soldada não se quebra.
Primeiro que você nunca vai precisar soldar uma roda de ferro A não ser que ela tenha apodrecido porque quebrar ela não quebra.
Aquela roda foi reformada, por isso quebrou, aro de liga tem muita resistência em situações normais
Do acidente do cristiano Araújo?
Lembrei disso. Estou com um pé de boi de ferro no meu Corolla 😂 Vôo nele, então acho melhor ela amassar do que quebrar, se passar em um buracão a trocentos por hora
I
Se o Letra jota falou, tá falado! O canal mais super poderoso caseiro desse Brasil!
Olá... Caí de pára-quedas neste vídeo e o assunto me interessou, porém para uma perfeita análise o ideal seria ter as rodas presas em um cubo com o parafusos e aplicar a carga (pressão) no eixo central. Outro teste também interessante seria o de impacto, com a roda montada da mesma forma e com carga aplicada ao eixo, que são as condições em que operam. Abraços.
Nesse caso a tendencia e durarem ainda mais porem boa colocacao a sua
Sim, esse tipo de teste simula condições bem mais reais.
Tava pensando em trocar minhas rodas de ferro que nao tem mais como desempenar por rodas de liga leve. Depois desse vídeo, vou trocalas por novas rodas tambem de ferro. Certos trajetos desse nosso pais nao permitem rodas de liga leve.
Esse teste deitado é importante porque representa, em parte, o esforço lateral sofrido na roda, por exemplo em curva, meu pai escapou de um grave acidente quando a roda de liga leve que ele usava se rompeu, em torno da região que fica ao cubo, em uma curva, tão acidente não aconteceria com roda de ferro, também tive um acidente mediano, em que foi possível manter o controle do carro porque a roda de ferro apenas entortou conservado o pneu.
Caramba , vou continuar , à usar Roda de ferro , duas coisas boas não quebra toda e o ladrão , não cresce os olhos , para roubar , é ruim vender . Obrigadi garoto , você é top , Deus the Abençoe . Valeu esse teste foi demais adorei .👍👍👍👍👍💖
Verdade. Capaz de o ladrão levar o carro só pra roubar as rodas. Se o carro tiver rastreador, é a coisa mais fácil dele levar.
De acordo com o raciocínio desse "apresentador" uma roda de borracha é melhor, afinal não quebra.
Kkkkkk né... A única coisa é que a ductilidade de alguns matérias são maior tipo a de ferro é maior que a de alumínio
Legal o vídeo. A roda de liga leve aparentemente é melhor por que ela quebra.... não amassa ou entorta quando cai em buracos nas ruas diferente da de ferro que amassa ou entorta com facilidade interferindo no balanceamento e gerando as indesejadas tremidas no volante. E como verificado... não é qualquer buraco que faz a roda de liga leve quebrar. E dificilmente também uma pessoa vai cair em um buraco em uma velocidade tão alta a ponto de atingir 20 toneladas de força e consequentemente atingir o ponto de cisalhamento. Parabéns pelo vídeo Bruno.
nao tenho nem carro pra por rodas e to aki vendo kkkk
Kkkkkkk é nois
😂😂😂😂😂
Eu também.. Rs
Kkkkk
Junte dinheiro, e um dia terá o seu com certeza...
"O problema da roda de alumínio é que ela é pouco flexivel" kkk
Se for flexivel eu nem quero
Excelente video, minhas considerações são:
geralmente quando o buraco e o impacto é forte a roda quebra como mostrado no video, a roda de ferro apenas amassa, entao qualquer borracheiro com algumas marteladas consegue voltar mais ou menos pro lugar, no caso da liga leve vai ter q comprar outra.
Porem a roda de liga leve melhor a dirigibilidade, aceleracao e frenagem do veiculo, fora a questao estetica.
ai e simples. era só fazerem rodas de ferro bonitas e robustas
Gostei do vídeo. Contudo, temos que avaliar a empregabilidade da rodas. A de liga leve deu de 10 a zero, pois no teste verifica-se que a mesma aguenta o dobro da pressão que a de ferro 20 ton. aplique isto na estrada, seu veículo passando por um buraco inesperado. Mesmo considerando os amortecedores e calibragem dos pneus adequados, a pancada é sempre grande. Enquanto a roda de liga leve se mantém intacta, a de ferro com certeza te deixará a pé. E estou falando também no controle da direção após o impacto, se o pneu estourar, como seria na de ferro, perde-se o controle do veículo. Sem contar no custo benefício, devido a seu peso, a de liga leve economiza combustível. Com relação ao teste deitado, esta condição prática, não existe no uso da roda, por isso o fato dela ser mais frágil neste teste é irrelevante.
O vídeo analisa a força de compressão que é apenas um dos vários teste que esse componente é colocado à prova. O teste mais interessante de saber o resultado seria o de impacto para avaliar a capacidade de absorção sem deformar as ligas de ferro e alumínio.
Meu nome é Kleber. Esse teste é interessante, sem contar que se em caso de impacto a roda de ferro amassa mas não quebra, se mantendo na estrutura do veículo. A conclusão do teste foi bem lógica. Parabéns
Quem esta assistindo deitado da like
Eu e sua tia
Rebanho de preguiçoso
Tô sentado no vaso
to sentado
Tô vendo esse vídeo hoje... e pro meu uso, mais "offroad", uso só roda de ferro porque, acima de tudo, ela traz confiança no uso, por contra principalmente da tolerância á impactos, já vi casos de aro que entorta em uso mais extremo ao ponto do pneu perder o ar, mas foi só dar algumas marteladas, "tacale" um ar e seguir viagem, da mesma forma que já vi roda de liga que trincou e só trocando por outra pra seguir o percurso... outro ponto é que, o custo de reparo/troca é menor, e como é relativamente comum a roda ser afetada no dia-a-dia do campo, a economia e confiabilidade deve ser levada em consideração, mais do que a estética. Pode ser que rodas de liga de renome e alta tecnologia sejam melhores, mas os custos não compensam, "às vezes é melhor dar uns passos pra trás pra poder saltar lá na frente".
*RODA DE FERRO SEM CALOTA BRILHANDO COM UM PRETINHO NO PNEUS E LOKO,RAIZ,CHAVE DO BAGULHO*
"Por mais que amasse, que ela quebra ela vai continuar inteira."
Kkkkkkkkk
Só uma correção: a roda de ferro não é feita de ferro e sim de aço que é uma liga de ferro e carbono. Ferro é o mineiro e aço é a liga. Parabéns pelo vídeo.
É um teste pouco informativo p q que a resistência dessa liga de alumínio é especial para rodas e são desenvolvidas para shock. Ou batitas em seco! Não são preparadas para pressão de toneladas da prensa hidráulica. Todos metais la na ciderurgica quando sao criados ou fabricados, e segue como uma receita de bolo, tem mistura de alguns outros componentes que os fazezem ser resistentes ao calor, ou impactos Etc. Por exemplo o inox: existem ligas inoxidável 308L, 316L, 304... Entre outras cada uma delas se aplica melhor a um tipo de situação. O ferro fundido: existe o FF° limável, e não limável, cada um pra sua função se for o não limável eu posso usar para recuperar este material o eletrodo Xiron 22-23 em caso de rupturas, trincas... Mais existem processos pra isso,. Iniciar um pré aquecimento cordão de soldagem no máximo 30mm. Fazer o controle de temperatura com termômetro digital realizar o tratamento térmico quando terminar e nao para por aí! Tem mais 4 processos no meio que eu nao citei para nao ficar massante! Pessoal cada liga metálica tem seus segredos isso é fato! E esse mundo metalúrgico e fabricação de peças mecânicas metálicas e bem complexo! Sou tecnico de Soldagem e com 20 anos de experiência já conheço procedimentos dei treinamentos em grandes empresas. Se precisar de suporte podem me chamar.
8:25 *O QUE APRENDEMOS HOJE??* Hoje descobrimos que a roda traseira do caminhao, e colocada numa prensa hidraulica, é achatada, e assim, é feita a roda dianteira do caminhao
Boa kkkk
Esse vídeo foi muito essencial para mim se um dia eu tiver dinheiro pra trocar a roda da minha bicicleta vou comprar uma de alumínio.
Nunca vi alguém dizendo “quebrou minha roda de ferro”
Verdade
Mais ja vi fala minha roda de ferro amaçou
no vídeo msm mostra ,roda de ferro amassa , alumínio quebra
a de ferro ja quebrou uma vez comigo. más ela ja tinha uns 20 anos e nem quebrou brabo. só quebrou más ficou rodando
" Se vc for pra guerra, então use rodas de ferro"!
Tradução: use rodas de ferro no Brasil !
No 1° teste, a roda de alumínio quebrou por que nela foi aplicada uma força de 20 toneladas, já na de ferro, ela apenas amassou, pois a força aplicada na mesma era de 10 toneladas, então eu (não) diria que a de ferro é mais forte.
No 2° teste não sei se ele faz muito sentido, por que nesse teste foi aplicado uma força na lateral das rodas, e sabemos que as forças aplicadas nas rodas de um carro em movimento não são nas laterais e outro detalhe é que ele não falou a forças aplicadas em ambas as rodas no 2°teste.
Esse Bruno bar,não para de falar um segundo,,com assistir um vídeo desse
Tenho dois carros e uma moto. Todos tem rodas de liga leve. As rodas de liga leve são muito mais bonitas, porém, as de ferro são deformáveis e não quebram como as de liga. Quer beleza? Liga. Quer durabilidade? Ferro. Abs...
E vdd. Passar em um buraco com roda de liga leve quebra já a de ferro somente amassa.
Cara, todos os meus carros tiveram rodas de liga leve. Desde o 1o uma Fiat 147 com rodas gaúcha. Nunca quebrei uma roda. O único carro que tive um Escort SW que tinha roda de ferro amassou e ficou vazando.
@@JoaoCarlosFLima a de ferro, amassa mas tem conserto. A de liga, amassou jogue fora! Lembra daquele cantor sertanejo goiano? Cristiano Araújo? Morreu por recuperar roda de liga! Economia porca que custou a vida dele e da namorada...
@@robsonmonteiro3013 Para quebrar uma roda de liga tem que ser muito bruto, catador de buracos.
Moro no Rio de Janeiro cidade dos buracos e já dirigi em muitas cidades pelo Brasil, inclusive Nordeste. Nunca quebrei nenhuma roda.
@@JoaoCarlosFLima se der calor na roda, vc muda a resistência dela. Um buraco seco e repintura (desgaste) afina a roda...
Muito útil esse teste! Quero saber agora sobre os parafusos. Pode apresentar esses testes? Os parafusos de liga leve podem ser usados na de ferro e de liga leve??
E vice versa?
Michel Teló, parabéns pelo vídeo.
😂😂😂
Kkkk
Teló albino kk
Kkkk
Tá mais pro vocalista da banda offspring..... conhece sabe
Nem carro tenho mais tô aqui kkkk😂😂😂✌️
Tbm n rsrsrs
Kkk logo terá
A melhor e a mais barata , então a de ferro e melhor pelomenos pra mim 👍🏻
Rodas de liga leve sao feitas com o intuito de absorver o impacto mesmo!O que ela absorve se deformando, poupa a suspensão!Assim como no caso das carrocerias(carenagens)modernas que se deformam em qualquer acidente bobo, mas protegem muito mais os ocupantes dos veículos!
Legal esse vídeo, faz um teste de estabilidade em curvas com carro original e carro com aquelas caixas com som que ocupam todo o porta malas e são muito pesadas
Cara, parabéns pelo vídeo, vejo que está mais bem editado e o roteiro está mais interessante, bem legal! Rs
a liga de alumínio tem mais dureza por isso quebra com facilidade já a de ferro fundido tem menos dureza e mais elasticidade o que é chamado também de tenacidade!!! top o vídeo!! abrasssss
ferro fundido tem elasticidade ?
@@arnoldschwarzenegger5539 negativo, ferro fundido por ter alto teor de carbono é frágil, ou seja não absorve bem impatos.
poise, o cara disse no comentário " já a de ferro fundido tem menos dureza e mais elasticidade" bem errado isso !!!
essa roda é de aço carbono(ferro fundido é modo de dizer), ou seja menos de 2% de carbono na composição e quanto mais carbono adicionar ela ficará mais dura e menos tenaz, isso é uma regra básica de resistência dos materiais, e quanto a tenacidade em relação ao alumínio ela é muito superior, a de alumínio só ganha em leveza e tecnologia na fabricação....
Acerto a mair parte kkk menos a da elasticidade por que a elasticidade se deforma e volta a sua forma original posso tar enganado tbm, olhem no ensaio de tração
vc e o melhor youtuber bruno bar
Vc deve levar em consideração o pneu no primeiro teste da roda de alumínio, o pneu é maior e tem mais área de ação.
Ótimo vídeo 👏👏👏😀
Parabéns pelo vídeo Michel Teló curto mas o canto do pneus fritando no DRIFT do que tu cantando sucesso na sua nova carreira show
Ele não é o Michel telo
Kkkkk
William Walker tu tá brincando né 😂
@@sagazsamp3401 lógico que é!
WTF!! kkkkkk
Ando com roda de ferro, prefiro ela. Já usei roda de liga leve e na minha experiência não vi custo benefício pq com o tempo de bonitas ficam orrorosas, principalmente pra mim que rodo todo terreno. Com as de ferro o sistema é mais bruto e se eu quiser deixá-la mais bonita, basta comprar 4 calotinhas da hora.
este teste não tem a ver com o uso no dia a dia em carros! voce acha que tem?
Com certeza não quando que uma roda sofre um impacto de 10 ou 20 polegadas no dia a dia, Kkk
Exatamente maano
@@rudybarbozza8783 vdd se sofresse arrancava a suspensão inteira e a roda continuava ileso
a roda de liga leve melhora varias coisas.. tipo na frenagem e etc
Cada uma tem suas vantagens e desvantagens, eu prefiro Liga leve, não vai quebrar assim como numa prensa.
Sempre tive curiosidade de saber essa diferença,,, 👏👏👏
O ensaio de materiais sempre são levados ao extremo para exatamente ter um parâmetro de segurança, testes desse tipo são feitos na construção civil para testar a dureza do concreto, na aviação também são feitos testes extremos para qualificar a segurança.
"Nossos testes", vc nem teve participação no teste bro kkkkk.
Se tem várias pessoas assistindo então e nosso teste. Bro
Apenas um comentário sobre as rodas de ferro. Na verdade o nome técnico destas rodas é "roda de aço estampado". O ferro fundido comum é duro porém quebradiço, não suporta deformações e não seria um bom material para fazer rodas. O material destas rodas é uma liga de aço carbono que torna a roda resistente à carga e deformações plásticas, sem quebrar.
6:03 Como assim a gente? Não foi outro canal q fez o vídeo?
Primeiro video que assisto,mais um inscrito!
Olá.
Acredito que rodando,a calibragem do pneu vai influenciar muito para absorver o impacto diréto na roda.
Ademais éstas rodas liga de boa qualidade,passam por testes.
A 200kmh, em caso de problema nos aros,não importa se é de ferro ou liga.
Direção defensiva gente.
Abraços.
Da hora o vídeo! Dirigindo pela cidade e caindo em buracos de vez em quando, essas 10 toneladas a mais aí que a liga leve aguenta vão fazer diferença? Meu carro tem roda de ferro, uma vez caí num buraco, entortou a roda, e que eu me lembre deu pra desentortar. Se fosse liga leve, teria tido mais chance de deformar e não ter conserto? Ou daria na mesma, porque a força do impacto com certeza é menor que 20 toneladas?
A maioria de todos os carros nacionais suporta de 2 a 6 toneladas, 2 toneladas para carros de passeio e 6 toneladas para picapes, ou seja todos os aros são bastantes resistentes para o que foram designado, existe diferença de qualidade e estética é claro. Não dá pra comparar a dureza do "ferro" com o alumínio, são materiais diferentes. 20 toneladas quebra até diamante 👌
Detalhe: estes pesos que você citou estão distribuídos em 4 rodas, então na verdade dá valores ainda mais baixos para cada uma das rodas quando o carro está alinhado, e mesmo em uma curva com bastante força G, ainda divide bem entre duas.
Ela não é feita apenas de alumínio, é uma junção de mentais mais leves, denominados "liga leve", os materiais mais usados em rodas de liga leve são o alumínio, o magnésio, o silício, o titânio e o estrôncio, cada um desses materiais trazem um efeito especifico para cada roda.
Se fosse só alumínio era só derreter lata de cerveja e fazer rodas.
Então, a roda de liga leve não é apenas de alumínio, e sim, de uma liga de alumínio, magnésio e outros metais em menor quantidade.
Fora isso, Bom vídeo!!!
Isso aí
Pronto, agora tu salvastes o mundo de um acidente catastrófico
Bacana, empolgante !!!
E a de ferro é aço na vdd
Sinceramente, ele só pegou um video na net e jogou palpitações sobre!
Da hora esse vídeo parabéns.
Bruno, conforme o material é mais resistente mais frágil e menos maleável fica
Como é que é?
Como que um material sendo mais resistente acaba sendo mais frágil?
@@ykyaYKYA kkkkk
@@kaiqueB1050s tenso né
@@ykyaYKYA um material muito duro é frágil...
@@joaomoreno1688 mas ele disse que quanto mais o material é resistente mais fragil se torna
Obrigado por tirar uma grande dúvida minha sucesso pra você
Se a roda de alumínio aguentou 20 toneladas e a de ferro 10 toneladas
É claro que a roda de alumínio é mais forte
Ferro entorta. Não presta mais
Alumínio quebra. Não presta mais
poise, não entendi do jeito q ele fala ele quer passar q a roda de ferro é melhor ou si compara a roda de liga kkkk
Porque dificilmente iremos passar por situações assim... Mas no dia a dia, com os buracos nas estradas, a roda de ferro irá no máximo entortar um cantinho, sendo mais fácil para voltar ao normal, já as rodas de liga em uma pancada forte pode quebrar um pedaço ou entortar e as vezes não tem como fazer o conserto.
👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇
O Honda Civic de rodas de ferro ou alumínio pneu furado vou procurar a borracharia e qual vai aguentar percorrer 8 km de peso?
Rodas de ferro ou alumínio?
Para buracos qual roda vai aguentar ? Ferro ou alumínio?
Ferro enferruja. Game Over!!!
Nesse teste tinham que testar uma roda de liga leve de qualidade como uma BBS e RAYS fora as forjadas. Mas a de liga leve é melhor sem dúvida nenhuma.
Uooooooow!!! Bem que acho que a Roda de Liga Leve é mais resistente mas vamos assistir o vídeo e descobrir!
Já cheguei dando Like 😄
Primeirooooooooooooooo
Eu tbm
Boa tarde, tenho um uno vivace 2011, nele está as rodas originais de ferro aro 14. Eu quero trocar por roda de liga leve, modelo esfirra, aquelas das antigas, mas só estou encontrando no aro 13. Posso mudar do aro 14 para o 13, claro mudar também os pneus, que já estão na hora de trocar. O que poderia acontecer além da estética....?
Agora já sei como se faz rodas de ferro taludas 😂
Nínguem:
Absolutamente Nínguem:
Carinha do Video: Que engraçado...
Rodas de Ferro = *Mais segurança menos beleza*
Rodas de Alumínio = *Menos segurança e mais beleza*
A roda de ferro Offsetou 😂👏🏻👏🏻
A gente fez o teste???kkkkkkkkkk
Vc fez o teste ou pegou da internet ?
Mas o vídeo está massa.
Como dizia meu professor de curso técnico, não existem itens de ferro, são rodas aço. Se fosse um teste oficial deveria saber a força que iniciou deformação plástica no material, a força máxima não significa muita coisa para se definir resistência. Mas legal vídeo.
Topp traz mais vídeos assim hahahahaha
O vídeo ficou top. O meu carro tem uns liga leve achei muita proposta nas de ferro mas liga live e melhor. agora o campeão podia fazer um vídeo como se comportaria as rodas num pacto num buraco a 160kh. As d ferro passa no teste amassa mas não conta o pneu.
Faz um vídeo mostrando qual é o mais resistente na prensa: 350z Vs. 370z
kkkkkkkkoo
Tlk kkkkkk
Slk kkkk
Kkkkkk
@@jrdrifttv6033 tem q ter um otário sempre
Vídeo 10. Maluco.
Marreta no like.
Tu merece irmão.
Agora vou carbura um bak tá ligado...
Mano, vc ta falando que uma roda que suportou 20t não é resistente? Presta atenção... mds.. a de ferro é bem mais mole, e quando se deforma, desloca o pneu e murcha. De que adianta?
Com certeza é melhor a de Aluminio por suportar o dobro de carga sem deformação. Sem dizer que num carro baixo equipa-se 4 rodas, suportando um total de 80t nas rodas! Porem, os pneus são pra no maximo 700kg. Então não adianta nada também. 🤷🏻♂️
Cara , vc assistiu o vídeo todo ? Basicamente a roda de ferro é mais segura , enquanto a roda de alumínio é mais resistente , isso que ele falou , pq a roda de ferro aguenta menos pressão do que a roda de alumínio, mas ela não tem perigo de estourar , explodir e assim podendo te matar , já a de alumínio , ela aguenta o dobro de pressão , só que quando chegar a esse limite de pressão , ela vai explodir e assim colocando a sua vida em risco !
Assim como a roda de liga leve é feita com uma liga mais dura a de ferro esse aço é mais maleável...amassando é mais barato desamassar do que a outra que possivelmente não amassaria e sim trincaria...e fica mais caro pra recuperar...
Na realidade cada modelo de rodas para determinados carros tem uma capacidade de carga específica. Ou seja, vamos pensar em um jogo de rodas para uma Dodge Ram, essa tem que ter capacidade de carga acima de 1.500 quilos por roda, no mínimo. Já um jogo de rodas de liga leve por exemplo para uma Mercedes C180 é de no mínimo 850 quilos por roda para ter uma segurança boa. Isso que falo é para rodas novas, zero na caixa saindo da fábrica. O teste feito é top para ver a durabilidade, e a forma que se deteriora uma roda com o impacto.
Parabéns pelo video.
Basicamente a roda de ferro amassa mais fácil, ou seja, na buraqueira a liga leve é mais adequada (até porque essa pressão não existe no uso cotidiano).
Fala Merda não mermão
@@mcsw2226 o vídeo deixa claro isso. A liga leve absorve bem sem deformar, o que é o mais desejado no uso cotidiano.
Valeu pela dica gasparzinho
Vc acha q o ferro é melhor q o alumínio por n quebrar!? Q diferença faz, depois q a roda entorta, acabou, é comprar uma nova, n importa se quebrou ou entortou. Pelo teste a roda d liga leve aguenta o dobro d pressão, e é isso q importa.
Mas normalmente quando entorta a de ferro da pra arrumar sem ter que trocar! A alumínio tricou já era!
@@receitadeouro3628 alumínio leva vantagem por ser mais maleável dependendo do amassado a roda volta ao normal
Bem dessa,vamos tirar todas as rodas de liga leve dos carros e colocar tudo de ferro kkkkkkkkk
Muuito bom video! Ganhou uma escrita no canal!😙
Q video top em Michel Teló
HAUAHIAHAUAHAUAHIAHUHUH!
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Kkkkkioiikk
Só faltou vc levar em conta que a roda de liga leve foi feita pra se quebrar, visando manter o restante do veículo a roda de ferro não quebra em compensação toda a suspensão do carro já era.
Por
que ele fala: "a gente fez" se ele só assistiu o vídeo ?
Krl mlk vc é chato em
alemao relaxa, meu ap/studio tem camada de resina em cantos da sala... diarista entra aki e diz "Deus éh Maix!!!"
Existem "N" rodas de liga leve, pode ter certeza que tem rodas que suportam muito mais pressão que essa do vídeo, essas linhas forjadas das marcas tops (OZ, BBS, HRE), e outras que suportam bem menos, essas rodas de marca mais vagabunda.
Muito bom cara ! Muita gente pensava o contrário. .
Engraçado que nessas horas Os Cara vira engenheiro da N.A.S.A kkkk TH-cam tambem é cultura!
Numa situação real em que um veículo bate no buraco em alta velocidade: É melhor uma roda amassada ou uma quebrada para evitar encapotamento? Claro que a roda de ferro, pela experiência de acidentes que presenciei foi mais eficaz. Roda de alumínio é perigoso em muitos casos. É igual escada de bambu x alumínio (bambu é menos resistente mas por ser maleável segura o tranco sem quebrar numa situação extrema.
Acho que fode o eixo também
que show, videozão top cara... Joinville na área de vez em quanto to dando um rolê em camboriú...da uma moral aí!!! abraço!!!
A roda de liga de alumínio é mais resistente. O problema dela é que apresenta aspecto frágil, ou seja, se comporta de forma parecida com um azulejo de cerâmica por exemplo. Você consegue amassar um azulejo? Não né? Não tem força suficiente pra isso nas mãos. Porém, se joga-lo no chão com uma força a mais, ele se quebra facilmente. É a mesma coisa na roda de liga leve... Ela é mais resistente a cargas aplicadas de forma progressiva porém tem a desvantagem de trincar quando a carga é aplicada de formar repentina, ou seja, toda de uma vez só. Por isso as rodas de liga leve tem tendência a trincar em buracos
A diferença e q a Roda de alumínio não tem como bater a marreta nela e a de ferro sim caiu no buraco e só taca a marreta tá zera kkk.
Sempre tive essa dúvida, vlw pelo video!
Contados de ENGRAÇADO q o bruno falou : 999
Para durabilidade dos amortecedores a de alumínio interfere?
"a gente" ? Você só pegou um vídeo do TH-cam e está comentando. Você não fez os testes então não merece méritos.
"A gente", que engraçado.
concordo, mané fez nada, apenas upou o video como dele....
Ele deu os devidos créditos, man.. não precisa ser hater a toa...
falando como se ele tivesse feito né ahahhaha nada a ver
Foi ele que ajudou a prensar,eu tava la também.i.
Show o vídeo. Dado like.
A roda de ferro fico tala 6,5 parecendo 9 KKK