E analisando as ocorrÊncias, ÃĐ bem possÃvel que, no primeiro alerta da luz da tartaruga jÃĄ era a informaçÃĢo da bomba d'ÃĄgua com problemas, o que seria mais fÃĄcil de identificar se aparece alguma informaçÃĢo sobre a temperatura do inversor de potÊncia, ou mesmo a informaçÃĢo sobre o super aquecimento do sistema de arrefecimento. Como seguiu a viagem a prÃģpria ventilaçÃĢo ajudou a esfriar. E quando colou para carregar em casa o veÃculo nÃĢo tinha ventilaçÃĢo natural, e super aqueceu o carregador queimando o inversor.
ParabÃĐns pelo vÃdeo, bem esclarecedor. Sobre a queima do equipamento de potÊncia que faz carga da bateria e uso bateria para traçÃĢo do veÃculo. SÃģ observando sob o capÃī no bloco de potÊncia onde chegam os cabos na cor laranja, tem mangueiras de arrefecimento, entÃĢo o mau funciona na bomba d'ÃĄgua pode sim ocasionar a queimar dos transistores de potÊncia que chegam trabalhar com 20kw. O interessante ÃĐ que o veÃculo com tanta tecnologia, nÃĢo informe sobre esse super aquecimento, nÃĢo tenha uma proteçÃĢo mais eficaz para evitar a queima do inversor. Pois hoje qualquer automaçÃĢo industrial mais simples ou na energia solar com inversores e controladores de cargas ja conta com essa proteçÃĢo.
Com certeza foi a bomba dÂīagua o problema original. O inversor converte a energia de corrente contÃnua da bateria para corrente alternada trifÃĄsica que aciona o motor elÃĐtrico do carro e ÃĐ o mÃģdulo que mais gera calor (junto as baterias) e precisa ser refrigerado.
Isso pode acontecer com qualquer carro e qualquer montadora. JÃĄ fiquei 4 meses com meu Focus parado na Ford por falta de diagnÃģstico e peças. Enquanto isso, o meu carro ficou servindo de sobressalentes de peças para outros carros. Por fim, trocaram todas as peça do sistema antifurto. Ainda tive que trocar a bateria, pois ficou muito tempo parada.
Pode sim Leandro! Eu tive problemas com Ford, mas foi bem mais simples, em um Ford KA que eu tinha. Mas o pior pÃģs venda que recebi foi da Honda Motos, passei 180 dias esperando uma peça.
Excelente video! ParabÃĐns Orlando por compartilhar a sua experiÊncia. O seu gesto servirÃĄ de aprendizado para todos os usuÃĄrios de VE e principalmente para o pÃģs-venda da BYD, que pelo visto precisa se adequar e prestar uma assistÊncia digna da marca aos seus clientes. Fica a sugestÃĢo levantada para adotarem o procedimento de carro doador de peças âcanibalizaçÃĢoâ nos locais de difÃcil acesso a pecas restritas.
Olha sobre a questÃĢo de carro reserva, fica tudo vinculado a seguradora e como foi comentado que ÃĐ a Porto Seguro, eles fornecem por um prazo muito curto que nÃĢo condiz com o prazo do fornecimento de peças.
Melhor seguradora ÃĐ a Loove Seguros,tenho um carro de leilÃĢo e o preço ficou o mesmo de uma cooperativa.Muitos estÃĢo usando a Loove: th-cam.com/video/n174A4DvkEU/w-d-xo.html
Pos venda depende da concessionÃĄria... sou de JoÃĢo Pessoa, como ÃĐ um grupo que atende a BYD, nem na oficina vc pode entrar, deveriam aumentar a quadro... fiquei mais de 2 meses esperando uma caixa de direçÃĢo chegar e acho que o problema vai voltar, estou começando a sentir a vibraçÃĢo de novo... atendimento lÃĄ ÃĐ difÃcil, por conta da demanda
_ParabÃĐns por compartilhar conhecimento e experiencias que serÃĢo muito uteis para todos nÃģs. Importante porque ÃĐ uma tecnologia nova e serve de aprendizado para todos (Clientes, PÃģs-Venda e Fabrica). Uma oportunidade de melhora no produto e no tratamento com os clientes no PÃģs-Venda_
Acho que sei porque nÃĢo carregou a bateria no carregador AC e carregou normalmente no carregador rÃĄpido DC. O problema todo estava na bomba dÂīagua para arrefecimento do inversor e da bateria. Para carregar no AC a energia elÃĐtrica da tomada passa pelo inversor, ÃĐ convertida em corrente DC e carrega a bateria. Neste processo tanto o inversor como a bateria esquentam e se a bomba dÂīagua estava com falha deve ter acontecido um superaquecimento (no inversor ou na bateria) e o sistema, que tem sensores de temperatura, desarmou o sistema de carga na bateria e ficou sÃģ em 58%. JÃĄ no carregador rÃĄpido a corrente DC vai direto na bateria e nÃĢo passa pelo inversor e entÃĢo carregou 100 %. No caso do inversor os problemas nÃĢo sÃĢo as oscilaçÃĩes, senÃĢo a temperatura dos MOSFET, que esquentam devido ao calor gerado pela potÊncia dissipada no inversor, pois este tem um rendimento de aprox. 95% e se a potÊncia mÃĐdia no motor ÃĐ de 20 Kw vc vai ter 1000 Watts de calor gerado pelo circuito do inversor (1000 W ÃĐ o calor gerado por um ferro de passar no mÃĄximo). Para os circuitos eletrÃīnicos nÃĢo queimarem ÃĐ necessÃĄrio um sistema de arrefecimento e se este falha (como acho que aconteceu aqui) o inversor queima. Acredito que se tivesse levado o carro na oficina, assim que apareceu a tartaruga da primeira vez, e os mecÃĒnicos tivessem trocado a bomba dÂīagua o inversor nÃĢo teria queimado.
@@warleymobilidadeeletrica Atualmente temos 2 carros a combustÃĢo (Fluence 2015 + Duster 2023) e estÃĄ nos meus planos de comprar um Dolphin Mini no segundo trimestre de 2025 para uso urbano (minha esposa e eu) e manter o Duster para viagens longas a lazer ou serviço. Tenho instalado um sistema fotovoltaico on grid desde 2021 e estou com saldo de mais de 3.000 kWh para "gastar" e um veÃculo eletrico vai ser o ideal pra mim. Pelo que jÃĄ pesquisei o meu carro serÃĄ BYD com certeza e o modelo Dolphin Mini pelo preço e uso se encaixa nas minhas necessidades atuais.
Bem pode atÃĐ ter sido aquecimento, mas nos inversores industriais os sensores atuam antes do superaquimento e limitam a corrente de saÃda mesmo na falha de refrigeraçÃĢo. Se isso aconteceu existe falha no monitoramento pela CPU do carro ou configuraçÃĢo de parametros. Acho preocupante .
â@@vardeco395, nesses, alÃĐm de parar o funcionamento, soam alarme. LamentÃĄvel um carro como esse nÃĢo ter essa proteçÃĢo. à importante conhecer as sinalizaçÃĩes.
@@vardeco395 Por isso apareceu a tartaruga amarela que sÃģ permite utilizar o carro a 30 km/h ou seja com limitaçÃĢo de corrente. Os componentes eletrÃīnicos de potÊncia tÊm uma taxa de falha muito maior que componentes de baixa potÊncia. Num inversor industrial vc nÃĢo tem limitaçÃĩes de espaço e pode fazer sistemas de refrigeraçÃĢo mais conservadores e colocar dissipadores de calor maiores e mais eficientes. Num carro pequeno tudo ÃĐ mais compacto e funciona mais no limite. Uma curiosidade ÃĐ se o Dolphin Mini apresenta no painel a indicaçÃĢo da temperatura do sistema de arrefecimento pois esse dado nÃĢo foi mencionado.
Depois de assistir o vÃdeo tenho uma opiniÃĢo sobre o defeito. Era um dia muito quente como relatado, em seguida foi dada uma carga rÃĄpida que tem um nÃvel de aquecimento razoÃĄvel. Muito provÃĄvel que a bomba d'ÃĄgua jÃĄ estava com problema e a sequÊncia de fatos levou a queima do inversor. Mas, acho que a equipe de diagnÃģstico pecou em nÃĢo investigar melhor a razÃĢo da queima do inversor. Uma entrevista com o dono do carro jÃĄ daria uma boa noçÃĢo. Ps nÃĢo sou mecÃĒnico, mas tenho um pouco de noçÃĢo.
18k em uma peça fora mÃĢo de obra. NÃĢo ÃĐ o primeiro caso da queima dos inversores, hoje ÃĐ o calcanhar de Aquiles do mini. Esse caso fora da garantia pode nÃĢo valer nada por esses motivos. ( estou com pÃĐ atras de comprar ele agora )
Oportunidade d ouro para quem ÃĐ da ÃĄrea de eletrÃīnica! A pessoa pode concertar gasta 1k d peça e cobra 3k... 1 dia d trabalho... ''Bom'' para os 2 lados
â@@Pensando_AltoIsso se achar esses componentes e ainda mais se achar componentes de qualidade, hoje na EletrÃīnica sofremos com muitos componentes falsificados no mercado e praticamente todos eles sÃĢo difÃceis de conferir se sÃĢo ou nÃĢo falsificados.
@@CharlesViante acho q nao vai ser um problema, pq tem milhares destes carros no mundo! Tenho certeza q vai ter um chinÊs com boa reputaçÃĢo vendendo componentes e peças novas e usadas destes carros...
A verdade ÃĐ que o pos venda deles ÃĐ um lixo, eu tive problema pra agendar a revisÃĢo do carro os caras nao tem competÊncia nem pra fazer uma simples revisÃĢo
Os processos da empresa sÃĢo todos zoados... Parece que nÃĢo tem ninguÃĐm cuidando disso... Vc clica nas propagandas deles no insta e os formulÃĄrios estÃĢo quebrados... Se pra comprar, tÃĄ quebrado, imagina o pÃģs venda ð
@@marcomaquinas o problema do Brasil ÃĐ esse, nÃĢo hÃĄ uniformidade, qualidade nos processos, aà estraga qualquer empresa boa. Algumas empresas conseguem implantar uma cultura de qualidade. VocÊ vai numa concessionÃĄria da Honda (motos mas a de carros tbem) em qq lugar do Brasil o layout da oficina ÃĐ o mesmo, a pintura do chÃĢo ÃĐ a mesma, as ferramentas sÃĢo as mesmas, a vestimenta dos mecÃĒnicos ÃĐ a mesma. JÃĄ outras, como a BYD, fica uma confusÃĢo de pessoas e setores se desencontrando. JÃĄ tive problema com a Kawasaki, que ÃĐ uma marca de qualidade, a autorizada local era desorganizada e jÃĄ tinha a peça em estoque e me fez esperar, sÃģ o SAC nacional resolveu, muito rÃĄpido por sinal. Mas no caso da BYD claramente estÃĄ na situaçÃĢo de nÃĢo ter os processos de qualidade... Que bom que vc nÃĢo teve problema, mas o caso anedotal no momento ÃĐ nÃĢo ter problema, pois os relatos sÃĢo muitos, e o pessoal fica sendo jogado de um lado pro outro sem resoluçÃĢo. NÃĢo hÃĄ mÃĐrito algum em ser fÃĢ de marca, no dia que vc precisar irÃĄ sofrer o mesmo. Eu tambÃĐm gostaria de ter um BYD e saber que posso confiar no pÃģs-venda quando tiver problema. No momento nÃĢo ÃĐ o caso.
Tive o mesmo problema no meu Dolphin Mini. Peguei o carro e com uma semana deu problema no OBC. Realmente o atendimento e pessimo, e o mesmo modus operanti, me deram 7 dias de carro reserva, falaram que estenderiam, passado o prazo ficaram me enrolando. Tal do consultor diz que vai ligar e nao liga. Fique quase 1 mes sem carro.
Acredito que o pÃģs venda ÃĐ mais dependente da gerÊncia da concessionÃĄria. Aqui em recife o pÃģs da concessionÃĄria de piedade ÃĐ muito bom. JÃĄ a de boa viagem ÃĐ uma porcaria.
@MacenaWillyan-y2r NÃĢo entregavam por conta da alta demanda que falei, ou vc nÃĢo leu? E quem nÃĢo recebeu e conseguiu o dinheiro de volta teve um grande livramento
ParabÃĐns por mais esse vÃdeo, amigo. Sou proprietÃĄrio de um dolphin mini, que adquiri em novembro. Estou gostando muito. Hoje, levei atÃĐ um susto, pois ao subir com chuva uma rua de paralelepÃledos, o carro diminui a potÊncia e acendou a luz amarela do ESC. E eu pensei que fosse a tal da tartaruga, rsrs. Era apenas o controle de estabilidade. Ufa!!! Rsrsð
SÃĢo problemas tÃģpicos de todas as montadoras, tem casos na VW de troca de motor, dono do carro tÃĄ a um ano entre vai e vem e nÃĢo resolvem o problema. O atendimento de todas as montadoras sÃĢo meio que padronizadas, jogam com prazos e dificilmente cumprem, a BYD como ÃĐ nova, tem experimentado diversas recorrÊncias, e por ter entrado no gosto do povo, de fato estÃĢo vendendo muito, e com isso falta gente pra desenrolar as coisas, importante ÃĐ resolver e nÃĢo deixar a pessoa sem informaçÃĩes, esse negÃģcio de carro por 7 dias tem que ser revista, pq eles sabem, tem 7 dias da concessionÃĄria, mais 7 dias do seguro da pessoa, jÃĄ soma 14 dias, quem trabalha com o carro nÃĢo pode ficar sem, eles tem que se virar, pegam carros na troca e ficam lÃĄ parados, ÃĐ muito fÃĄcil de resolver. Mas vejo como qualquer outra montadora, eles vÃĢo crescendo e vÃĢo ter que se alinhar muito rapidamente!
Troquei de carro Flex e comprei outro Flex e agora com gnv, estava pensando em vender esse para comprar um VE. E apÃģs essas informaçÃĩes do pessimo pÃģs venda fiquei com o pÃĐ atrÃĄs, vou dar mais um longo tempo se BYD mudarÃĄ a dinÃĒmica do pÃģs venda, sobre o carro atÃĐ compraria um o mais rÃĄpido possÃvel atÃĐ porque trabalho como motorista de App e para mim seria muito bom, mas analisando esse pÃģs, deixarei para alguns anos mais na frente.
A questÃĢo ÃĐ quando comprar o carro ÃĐ deixar todos os pontos nos( is) pra reclamar depois com propriedade... JÃĄ deixar eles na concessionÃĄria no alerta
Problema creio que todo carro pode dar, mas o que agente percebe ÃĐ que a falta de responsabilidade dos funcionÃĄrios e falta de compromisso tem detonado a imagem das empresas aqui no Brasil !!!!
Com o tempo os processos podem melhorar, porque agora fica muito difÃcil possuir um carro desse elÃĐtrico. As oficinas independentes nÃĢo sabem consertar, tem que ser tudo em concessionÃĄria. Eu imagino um veÃculo elÃĐtrico depois de cinco, dez anos. Para o primeiro dono, tem garantia. LÃģgico que passa um aperreio, mas se resolve. Acho que sÃĢo veÃculos descartÃĄveis, quando aproximar os 10 anos, tem que jogar no lixo.
Pelo relato vejo que a BYD ainda tem um cuidado maior com o consumidor ao oferecer taxi, carro reserva, comparado a outras marcas. Claro que pode melhorar, assim como qualquer marca. à chato fazer parte das estatÃsticas. Toda marca dar problema, inclusive a famosa toyota tida como bastante confiÃĄvel, jÃĄ passei por problemas tambÃĐm. A tendÊncia que carro elÃĐtrico dÊ menos problemas por possuir infinitamente menos peças. Esse conversor ÃĐ uma peça chave, assim como o cambio automÃĄtico de um carro a combustÃĢo que se gasta de 20 a 30 mil reais para consertar fora da concessionÃĄria. Fiquei ansioso no começo do video, mas relaxei ao ver que o problema foi resolvido e parte da experiÊncia do atendimento estÃĄ ligado ao atendimento da concessionÃĄria. Claro que hÃĄ espaço para a concessionÃĄria melhorar, para marca qualificar melhor sua rede de css.
Warley, por mais corrido que o vice presidente seja, se nÃĢo fosse pra resolver, nÃĢo falasse. Ele leu mas optou em nÃĢo resolver. NÃĢo tenta botar panos quentes, ÃĐ algo muito sÃĐrio e muito caro pra a gente tÃĄ relativizando tudo dessa montadora
NÃĢo coloquei pano quente apenas falei o Ãģbvio que nÃĢo ÃĐ na ossada dele, isso na minha opiniÃĢo ÃĐ um erro, ja vi exemplos anteriores que nÃĢo deram certo, porÃĐm ele poderia muito bem ter passado a bola, independente disso o cliente nÃĢo deveria ter ficado tanto tempo sem o carro e muito menos ter passado por isso.
Colocou panos quentes sim , ÃĐ da ossada dele sim , ele ÃĐ o representante da byd , entrou em contato deveria ter encaminhado o caso para as pessoas responsÃĄveis.
O que eu aprendi com esse video e o maior erro que ele teve a coragem de cometer duas vezes: Apareceu a tartaruga ligar pro guincho da byd e nao anda mais.
@@vaunzshifuder2110 O inversor do carro trabalha ao contrÃĄrio da fonte chaveada (converte DC (corrente contÃnua da bateria) para AC (corrente alternada trifÃĄsica para o motor) mas os componentes sÃĢo os mesmos. No caso do inversor os problemas nÃĢo sÃĢo as oscilaçÃĩes, senÃĢo a temperatura dos MOSFET, que esquentam devido ao calor gerado pela potÊncia dissipada no inversor, pois este tem um rendimento de aprox. 95% e se a potÊncia mÃĐdia no motor ÃĐ de 20 Kw vc vai ter 1000 Watts de calor gerado pelo circuito do inversor (1000 W ÃĐ o calor gerado por um ferro de passar no mÃĄximo). Para os circuitos eletrÃīnicos nÃĢo queimarem ÃĐ necessÃĄrio um sistema de arrefecimento e se este falha (como acho que aconteceu aqui) o inversor queima. Acredito que se tivesse levado o carro na oficina, assim que apareceu a tartaruga da primeira vez, e os mecÃĒnicos tivessem trocado a bomba dÂīagua o inversor nÃĢo teria queimado.
Eu acredito que o problema pode ter sido causado pela utilizaçao do carregamento rapido. Quando vc tem o costume de alternar entre rapido e lento ou alternar modos de conduçao eco , normal e sport tb influencia na maneira que o inversor trabalha.
ParabÃĐns por mais um vÃdeo Warley !!! Estamos Juntos !!!
Obrigado Santa estamos juntos!!!!
E analisando as ocorrÊncias, ÃĐ bem possÃvel que, no primeiro alerta da luz da tartaruga jÃĄ era a informaçÃĢo da bomba d'ÃĄgua com problemas, o que seria mais fÃĄcil de identificar se aparece alguma informaçÃĢo sobre a temperatura do inversor de potÊncia, ou mesmo a informaçÃĢo sobre o super aquecimento do sistema de arrefecimento. Como seguiu a viagem a prÃģpria ventilaçÃĢo ajudou a esfriar. E quando colou para carregar em casa o veÃculo nÃĢo tinha ventilaçÃĢo natural, e super aqueceu o carregador queimando o inversor.
ParabÃĐns pelo vÃdeo, bem esclarecedor. Sobre a queima do equipamento de potÊncia que faz carga da bateria e uso bateria para traçÃĢo do veÃculo. SÃģ observando sob o capÃī no bloco de potÊncia onde chegam os cabos na cor laranja, tem mangueiras de arrefecimento, entÃĢo o mau funciona na bomba d'ÃĄgua pode sim ocasionar a queimar dos transistores de potÊncia que chegam trabalhar com 20kw. O interessante ÃĐ que o veÃculo com tanta tecnologia, nÃĢo informe sobre esse super aquecimento, nÃĢo tenha uma proteçÃĢo mais eficaz para evitar a queima do inversor. Pois hoje qualquer automaçÃĢo industrial mais simples ou na energia solar com inversores e controladores de cargas ja conta com essa proteçÃĢo.
Muito obrigado meu amigo!! Obrigado pelo Ãģtimo comentÃĄrio!!
Com certeza foi a bomba dÂīagua o problema original. O inversor converte a energia de corrente contÃnua da bateria para corrente alternada trifÃĄsica que aciona o motor elÃĐtrico do carro e ÃĐ o mÃģdulo que mais gera calor (junto as baterias) e precisa ser refrigerado.
Isso pode acontecer com qualquer carro e qualquer montadora.
JÃĄ fiquei 4 meses com meu Focus parado na Ford por falta de diagnÃģstico e peças. Enquanto isso, o meu carro ficou servindo de sobressalentes de peças para outros carros. Por fim, trocaram todas as peça do sistema antifurto. Ainda tive que trocar a bateria, pois ficou muito tempo parada.
Pode sim Leandro! Eu tive problemas com Ford, mas foi bem mais simples, em um Ford KA que eu tinha. Mas o pior pÃģs venda que recebi foi da Honda Motos, passei 180 dias esperando uma peça.
4 mesesðððð
Excelente video! ParabÃĐns Orlando por compartilhar a sua experiÊncia. O seu gesto servirÃĄ de aprendizado para todos os usuÃĄrios de VE e principalmente para o pÃģs-venda da BYD, que pelo visto precisa se adequar e prestar uma assistÊncia digna da marca aos seus clientes.
Fica a sugestÃĢo levantada para adotarem o procedimento de carro doador de peças âcanibalizaçÃĢoâ nos locais de difÃcil acesso a pecas restritas.
Fico imaginando esses carros depois que acabar a garantia...
Olha sobre a questÃĢo de carro reserva, fica tudo vinculado a seguradora e como foi comentado que ÃĐ a Porto Seguro, eles fornecem por um prazo muito curto que nÃĢo condiz com o prazo do fornecimento de peças.
Melhor seguradora ÃĐ a Loove Seguros,tenho um carro de leilÃĢo e o preço ficou o mesmo de uma cooperativa.Muitos estÃĢo usando a Loove: th-cam.com/video/n174A4DvkEU/w-d-xo.html
Eu aqui em BrasÃlia, vou ficar sem o carro por mais de 20 dias esperando peça, isso se nÃĢo tiver nenhum imprevisto
Boa tarde meu amigo! Que triste ðĒ
VocÊ querendo pode entrar em contato comigo pelo WhatsApp: (21) â99593â1160âŽ
Qual defeito que deu no carro amigo? Tb sou aqui de BSB
Pos venda depende da concessionÃĄria... sou de JoÃĢo Pessoa, como ÃĐ um grupo que atende a BYD, nem na oficina vc pode entrar, deveriam aumentar a quadro... fiquei mais de 2 meses esperando uma caixa de direçÃĢo chegar e acho que o problema vai voltar, estou começando a sentir a vibraçÃĢo de novo... atendimento lÃĄ ÃĐ difÃcil, por conta da demanda
Essa parte de nÃĢo entrar na oficina eu tambÃĐm achei muito ruim...
_ParabÃĐns por compartilhar conhecimento e experiencias que serÃĢo muito uteis para todos nÃģs. Importante porque ÃĐ uma tecnologia nova e serve de aprendizado para todos (Clientes, PÃģs-Venda e Fabrica). Uma oportunidade de melhora no produto e no tratamento com os clientes no PÃģs-Venda_
Muito obrigado pelo carinho e Ãģtimo comentÃĄrio !!!
O que acabou a qeima foi o estribos perguntoeu
Acho que sei porque nÃĢo carregou a bateria no carregador AC e carregou normalmente no carregador rÃĄpido DC. O problema todo estava na bomba dÂīagua para arrefecimento do inversor e da bateria. Para carregar no AC a energia elÃĐtrica da tomada passa pelo inversor, ÃĐ convertida em corrente DC e carrega a bateria. Neste processo tanto o inversor como a bateria esquentam e se a bomba dÂīagua estava com falha deve ter acontecido um superaquecimento (no inversor ou na bateria) e o sistema, que tem sensores de temperatura, desarmou o sistema de carga na bateria e ficou sÃģ em 58%. JÃĄ no carregador rÃĄpido a corrente DC vai direto na bateria e nÃĢo passa pelo inversor e entÃĢo carregou 100 %.
No caso do inversor os problemas nÃĢo sÃĢo as oscilaçÃĩes, senÃĢo a temperatura dos MOSFET, que esquentam devido ao calor gerado pela potÊncia dissipada no inversor, pois este tem um rendimento de aprox. 95% e se a potÊncia mÃĐdia no motor ÃĐ de 20 Kw vc vai ter 1000 Watts de calor gerado pelo circuito do inversor (1000 W ÃĐ o calor gerado por um ferro de passar no mÃĄximo). Para os circuitos eletrÃīnicos nÃĢo queimarem ÃĐ necessÃĄrio um sistema de arrefecimento e se este falha (como acho que aconteceu aqui) o inversor queima.
Acredito que se tivesse levado o carro na oficina, assim que apareceu a tartaruga da primeira vez, e os mecÃĒnicos tivessem trocado a bomba dÂīagua o inversor nÃĢo teria queimado.
Obrigado pelo comentÃĄrio!!
@@warleymobilidadeeletrica Atualmente temos 2 carros a combustÃĢo (Fluence 2015 + Duster 2023) e estÃĄ nos meus planos de comprar um Dolphin Mini no segundo trimestre de 2025 para uso urbano (minha esposa e eu) e manter o Duster para viagens longas a lazer ou serviço. Tenho instalado um sistema fotovoltaico on grid desde 2021 e estou com saldo de mais de 3.000 kWh para "gastar" e um veÃculo eletrico vai ser o ideal pra mim. Pelo que jÃĄ pesquisei o meu carro serÃĄ BYD com certeza e o modelo Dolphin Mini pelo preço e uso se encaixa nas minhas necessidades atuais.
Bem pode atÃĐ ter sido aquecimento, mas nos inversores industriais os sensores atuam antes do superaquimento e limitam a corrente de saÃda mesmo na falha de refrigeraçÃĢo. Se isso aconteceu existe falha no monitoramento pela CPU do carro ou configuraçÃĢo de parametros. Acho preocupante .
â@@vardeco395, nesses, alÃĐm de parar o funcionamento, soam alarme. LamentÃĄvel um carro como esse nÃĢo ter essa proteçÃĢo.
à importante conhecer as sinalizaçÃĩes.
@@vardeco395 Por isso apareceu a tartaruga amarela que sÃģ permite utilizar o carro a 30 km/h ou seja com limitaçÃĢo de corrente. Os componentes eletrÃīnicos de potÊncia tÊm uma taxa de falha muito maior que componentes de baixa potÊncia. Num inversor industrial vc nÃĢo tem limitaçÃĩes de espaço e pode fazer sistemas de refrigeraçÃĢo mais conservadores e colocar dissipadores de calor maiores e mais eficientes. Num carro pequeno tudo ÃĐ mais compacto e funciona mais no limite. Uma curiosidade ÃĐ se o Dolphin Mini apresenta no painel a indicaçÃĢo da temperatura do sistema de arrefecimento pois esse dado nÃĢo foi mencionado.
Bom demais esse editorial sobre o carro da BYD TENHO UM TAMBÃM
Obrigado estamos juntos!!!
Depois de assistir o vÃdeo tenho uma opiniÃĢo sobre o defeito.
Era um dia muito quente como relatado, em seguida foi dada uma carga rÃĄpida que tem um nÃvel de aquecimento razoÃĄvel.
Muito provÃĄvel que a bomba d'ÃĄgua jÃĄ estava com problema e a sequÊncia de fatos levou a queima do inversor.
Mas, acho que a equipe de diagnÃģstico pecou em nÃĢo investigar melhor a razÃĢo da queima do inversor.
Uma entrevista com o dono do carro jÃĄ daria uma boa noçÃĢo.
Ps nÃĢo sou mecÃĒnico, mas tenho um pouco de noçÃĢo.
18k em uma peça fora mÃĢo de obra. NÃĢo ÃĐ o primeiro caso da queima dos inversores, hoje ÃĐ o calcanhar de Aquiles do mini. Esse caso fora da garantia pode nÃĢo valer nada por esses motivos. ( estou com pÃĐ atras de comprar ele agora )
Oportunidade d ouro para quem ÃĐ da ÃĄrea de eletrÃīnica! A pessoa pode concertar gasta 1k d peça e cobra 3k... 1 dia d trabalho...
''Bom'' para os 2 lados
â@@Pensando_AltoIsso se achar esses componentes e ainda mais se achar componentes de qualidade, hoje na EletrÃīnica sofremos com muitos componentes falsificados no mercado e praticamente todos eles sÃĢo difÃceis de conferir se sÃĢo ou nÃĢo falsificados.
@@CharlesViante acho q nao vai ser um problema, pq tem milhares destes carros no mundo! Tenho certeza q vai ter um chinÊs com boa reputaçÃĢo vendendo componentes e peças novas e usadas destes carros...
A verdade ÃĐ que o pos venda deles ÃĐ um lixo, eu tive problema pra agendar a revisÃĢo do carro os caras nao tem competÊncia nem pra fazer uma simples revisÃĢo
Bom saber dessas informaçÃĩes pois jÃĄ iria me atrever em comprar um mini
à sÃģ ter sorte de nÃĢo tiver problemas, se tiver tÃĄ ferrado
â@@Mike-yu2whisso pode acontecer com qualquer marca, meu pai tem um yaris e teve problemas, carro tirado zero da consecionaria
Eu andei num elÃĐtrico, e fiquei impressionado, o carro parece estar suspenso do solo, gostei.
Verdade parece outro mundo
Os processos da empresa sÃĢo todos zoados... Parece que nÃĢo tem ninguÃĐm cuidando disso... Vc clica nas propagandas deles no insta e os formulÃĄrios estÃĢo quebrados... Se pra comprar, tÃĄ quebrado, imagina o pÃģs venda ð
Tenho Dolphin e nÃĢo tenho problema algum nem mesmo com pÃģs vendas na revisÃĢo
@@marcomaquinas o problema do Brasil ÃĐ esse, nÃĢo hÃĄ uniformidade, qualidade nos processos, aà estraga qualquer empresa boa. Algumas empresas conseguem implantar uma cultura de qualidade. VocÊ vai numa concessionÃĄria da Honda (motos mas a de carros tbem) em qq lugar do Brasil o layout da oficina ÃĐ o mesmo, a pintura do chÃĢo ÃĐ a mesma, as ferramentas sÃĢo as mesmas, a vestimenta dos mecÃĒnicos ÃĐ a mesma.
JÃĄ outras, como a BYD, fica uma confusÃĢo de pessoas e setores se desencontrando. JÃĄ tive problema com a Kawasaki, que ÃĐ uma marca de qualidade, a autorizada local era desorganizada e jÃĄ tinha a peça em estoque e me fez esperar, sÃģ o SAC nacional resolveu, muito rÃĄpido por sinal.
Mas no caso da BYD claramente estÃĄ na situaçÃĢo de nÃĢo ter os processos de qualidade... Que bom que vc nÃĢo teve problema, mas o caso anedotal no momento ÃĐ nÃĢo ter problema, pois os relatos sÃĢo muitos, e o pessoal fica sendo jogado de um lado pro outro sem resoluçÃĢo. NÃĢo hÃĄ mÃĐrito algum em ser fÃĢ de marca, no dia que vc precisar irÃĄ sofrer o mesmo. Eu tambÃĐm gostaria de ter um BYD e saber que posso confiar no pÃģs-venda quando tiver problema. No momento nÃĢo ÃĐ o caso.
ParabÃĐns pelo vÃdeo irmÃĢo
Muito obrigado estamos juntos!!!
Obrigado por compartilhar.
Eles informaram o que pode ter acontecido para essa peça dÃĄ esse defeito?
NÃĢo com exatidÃĢo mais estou acompanhando assim que tiver novas informaçÃĩes passo para vocÊs! Obrigado pelo comentÃĄrio!
Top de video
Obrigado ððžâĄïļ
Tive o mesmo problema no meu Dolphin Mini. Peguei o carro e com uma semana deu problema no OBC. Realmente o atendimento e pessimo, e o mesmo modus operanti, me deram 7 dias de carro reserva, falaram que estenderiam, passado o prazo ficaram me enrolando. Tal do consultor diz que vai ligar e nao liga. Fique quase 1 mes sem carro.
Sim estÃĄ complicado mesmo eles tem que melhor esse pÃģs venda com urgÊncia.
Obrigado pelo comentÃĄrio estamos juntos!!!
Acredito que o pÃģs venda ÃĐ mais dependente da gerÊncia da concessionÃĄria. Aqui em recife o pÃģs da concessionÃĄria de piedade ÃĐ muito bom. JÃĄ a de boa viagem ÃĐ uma porcaria.
Complicado. Ainda nÃĢo vou embarcar no elÃĐtrico.
Essa histÃģria ta igual foi com a Voltz, muita demanda de venda e pouco atendimento no pos, o final da histÃģria agente jÃĄ sabe.
@MacenaWillyan-y2r NÃĢo entregavam por conta da alta demanda que falei, ou vc nÃĢo leu? E quem nÃĢo recebeu e conseguiu o dinheiro de volta teve um grande livramento
Eu tinha uma Hilux e gastei deu uma pane e gastei 15 mil em um cÃĒmbio entÃĢo tipo infelizmente peças de concessionÃĄria
ParabÃĐns por mais esse vÃdeo, amigo.
Sou proprietÃĄrio de um dolphin mini, que adquiri em novembro. Estou gostando muito. Hoje, levei atÃĐ um susto, pois ao subir com chuva uma rua de paralelepÃledos, o carro diminui a potÊncia e acendou a luz amarela do ESC. E eu pensei que fosse a tal da tartaruga, rsrs. Era apenas o controle de estabilidade. Ufa!!! Rsrsð
Muito obrigado meu amigo!!! Ainda bem que foi alarme falso ðĪĢðĪĢ
SÃĢo problemas tÃģpicos de todas as montadoras, tem casos na VW de troca de motor, dono do carro tÃĄ a um ano entre vai e vem e nÃĢo resolvem o problema. O atendimento de todas as montadoras sÃĢo meio que padronizadas, jogam com prazos e dificilmente cumprem, a BYD como ÃĐ nova, tem experimentado diversas recorrÊncias, e por ter entrado no gosto do povo, de fato estÃĢo vendendo muito, e com isso falta gente pra desenrolar as coisas, importante ÃĐ resolver e nÃĢo deixar a pessoa sem informaçÃĩes, esse negÃģcio de carro por 7 dias tem que ser revista, pq eles sabem, tem 7 dias da concessionÃĄria, mais 7 dias do seguro da pessoa, jÃĄ soma 14 dias, quem trabalha com o carro nÃĢo pode ficar sem, eles tem que se virar, pegam carros na troca e ficam lÃĄ parados, ÃĐ muito fÃĄcil de resolver. Mas vejo como qualquer outra montadora, eles vÃĢo crescendo e vÃĢo ter que se alinhar muito rapidamente!
TambÃĐm acho. Obrigado pelo comentÃĄrio!!
Troquei de carro Flex e comprei outro Flex e agora com gnv, estava pensando em vender esse para comprar um VE. E apÃģs essas informaçÃĩes do pessimo pÃģs venda fiquei com o pÃĐ atrÃĄs, vou dar mais um longo tempo se BYD mudarÃĄ a dinÃĒmica do pÃģs venda, sobre o carro atÃĐ compraria um o mais rÃĄpido possÃvel atÃĐ porque trabalho como motorista de App e para mim seria muito bom, mas analisando esse pÃģs, deixarei para alguns anos mais na frente.
Isso ÃĐ normal em qualquer fabricante de carro. O problema ÃĐ a gestÃĢo brasileira de pÃģs vendas, todos ruins.
A questÃĢo ÃĐ quando comprar o carro ÃĐ deixar todos os pontos nos( is) pra reclamar depois com propriedade... JÃĄ deixar eles na concessionÃĄria no alerta
A voltz motos foi no mesmo destinoâĶ.ðððððð
Problema creio que todo carro pode dar, mas o que agente percebe ÃĐ que a falta de responsabilidade dos funcionÃĄrios e falta de compromisso tem detonado a imagem das empresas aqui no Brasil !!!!
Depois que vendeu um beijo e boa SORTE ðĒ
importante
Com o tempo os processos podem melhorar, porque agora fica muito difÃcil possuir um carro desse elÃĐtrico. As oficinas independentes nÃĢo sabem consertar, tem que ser tudo em concessionÃĄria. Eu imagino um veÃculo elÃĐtrico depois de cinco, dez anos. Para o primeiro dono, tem garantia. LÃģgico que passa um aperreio, mas se resolve. Acho que sÃĢo veÃculos descartÃĄveis, quando aproximar os 10 anos, tem que jogar no lixo.
Pelo relato vejo que a BYD ainda tem um cuidado maior com o consumidor ao oferecer taxi, carro reserva, comparado a outras marcas. Claro que pode melhorar, assim como qualquer marca. à chato fazer parte das estatÃsticas. Toda marca dar problema, inclusive a famosa toyota tida como bastante confiÃĄvel, jÃĄ passei por problemas tambÃĐm. A tendÊncia que carro elÃĐtrico dÊ menos problemas por possuir infinitamente menos peças. Esse conversor ÃĐ uma peça chave, assim como o cambio automÃĄtico de um carro a combustÃĢo que se gasta de 20 a 30 mil reais para consertar fora da concessionÃĄria. Fiquei ansioso no começo do video, mas relaxei ao ver que o problema foi resolvido e parte da experiÊncia do atendimento estÃĄ ligado ao atendimento da concessionÃĄria. Claro que hÃĄ espaço para a concessionÃĄria melhorar, para marca qualificar melhor sua rede de css.
Warley, por mais corrido que o vice presidente seja, se nÃĢo fosse pra resolver, nÃĢo falasse. Ele leu mas optou em nÃĢo resolver. NÃĢo tenta botar panos quentes, ÃĐ algo muito sÃĐrio e muito caro pra a gente tÃĄ relativizando tudo dessa montadora
NÃĢo coloquei pano quente apenas falei o Ãģbvio que nÃĢo ÃĐ na ossada dele, isso na minha opiniÃĢo ÃĐ um erro, ja vi exemplos anteriores que nÃĢo deram certo, porÃĐm ele poderia muito bem ter passado a bola, independente disso o cliente nÃĢo deveria ter ficado tanto tempo sem o carro e muito menos ter passado por isso.
Colocou panos quentes sim , ÃĐ da ossada dele sim , ele ÃĐ o representante da byd , entrou em contato deveria ter encaminhado o caso para as pessoas responsÃĄveis.
Se o primeiro dono tÃĄ assim o 2 segundo se lascou
18 mil? SÃģ um pouco mais caro do que o preço cobrado para se consertar cÃĒmbio automÃĄtico aqui na minha cidade...
o meu carregador com 3 meses de uso ja queimou...............
TÃĄ complicado.
O meu queimou ontem apos 53 dias com o carro..ðĒðĒ
@@rovegnodigao2689 tambÃĐm entÃĢo esse carregador nÃĢo presta...
BYD ÃĐ bom se nÃĢo tiver problema, se tiver ferrou
Infelizmente atÃĐ o momento ÃĐ isso mesmo ðĨē
O que eu aprendi com esse video e o maior erro que ele teve a coragem de cometer duas vezes:
Apareceu a tartaruga ligar pro guincho da byd e nao anda mais.
Se os mecÃĒnicos jÃĄ fazem terror nos motores 3 cilindros e correia no Ãģleo... Imagina o terror que vÃĢo fazer nos elÃĐtricos
Tive um problema com meu dolphin mini, e no mesmo dia foi resolvido, o 0800 foi Ãģtimo
Legal ð obrigado pelo comentÃĄrio
A BYD estÃĄ indo no mesmo destino da voltz motos.ððž
Resumindo vc foi premiado
Eu sÃģ queria saber porque qeimuo estas pessas
O ponto fraco dos equipamentos eletrÃīnicos ÃĐ a fonte chaveada, que muitas vezes nÃĢo aguenta oscilaçÃĩes de tensÃĢo e corrente.
@@vaunzshifuder2110 O inversor do carro trabalha ao contrÃĄrio da fonte chaveada (converte DC (corrente contÃnua da bateria) para AC (corrente alternada trifÃĄsica para o motor) mas os componentes sÃĢo os mesmos. No caso do inversor os problemas nÃĢo sÃĢo as oscilaçÃĩes, senÃĢo a temperatura dos MOSFET, que esquentam devido ao calor gerado pela potÊncia dissipada no inversor, pois este tem um rendimento de aprox. 95% e se a potÊncia mÃĐdia no motor ÃĐ de 20 Kw vc vai ter 1000 Watts de calor gerado pelo circuito do inversor (1000 W ÃĐ o calor gerado por um ferro de passar no mÃĄximo). Para os circuitos eletrÃīnicos nÃĢo queimarem ÃĐ necessÃĄrio um sistema de arrefecimento e se este falha (como acho que aconteceu aqui) o inversor queima.
Acredito que se tivesse levado o carro na oficina, assim que apareceu a tartaruga da primeira vez, e os mecÃĒnicos tivessem trocado a bomba dÂīagua o inversor nÃĢo teria queimado.
Na Europa com Stellantid algum fica ate 6 Mes sin carro, por problema de pezas!!
Pois ÃĐ, esse ÃĐ um problema de todas montadoras porÃĐm deve melhorar . Obrigado pelo comentÃĄrio
Esses carro elÃĐtricos depois de 6 anos que acaba a garantia deles ou 8 pra bateria vÃĢo apodrecer porque quero ver alguem gastar pra arrumar kkk
Eu acredito que o problema pode ter sido causado pela utilizaçao do carregamento rapido. Quando vc tem o costume de alternar entre rapido e lento ou alternar modos de conduçao eco , normal e sport tb influencia na maneira que o inversor trabalha.
Boa noite meu amigo! Sinceramente nÃĢo acredito que seja isso porÃĐm ficarei acompanhando outros casos.
BYD mesmo sendo nova e poucas concessionÃĄrias presta melhor atendimento que FIAT e VW
Ou seja o pessoal do Concessionaria tento adular depois o grosso entro kkkk e eles tÃĢo nem ai vai d uber kkkk
Temos que fugir do carro a combustÃĢo, combustÃvel alÃĐm de caro , temos muito combustÃvel adulterado.
Sim com toda certeza alÃĐm de outros inÚmeros benefÃcios do carro elÃĐtrico em relaçÃĢo ao carro a combustÃĢo!
Parece que temos um problema de consecionaria que nÃĢo quiz eesolver o problema do cliente