Pedro e Cora, suas entrevistas sempre são excelentes e informativas, a preocupação com a temática da mudança do clima é bastante louvável. Seria muito bacana também contar com entrevistas de pesquisadores como Carlos Nobre e Paulo Artaxo (mitigação), Jean Ometto (adaptação) e Luiz Marques (antropoceno). Estes pesquisadores podem oferecer outras visões sobre o aquecimento global e enriquecer o debate que está promovendo.
Tenho certeza que teremos muita gente torcendo o nariz aqui nos comentários para essa entrevista heim kkkkkkhkj acho até que o Pedro e a Cora foram corajosos ao trazer este convidado e ao publicar o que ele falou durante a entrevista.. Petróleo & meio ambiente se tornou um tema sensível demais no Brasil. Mas EU achei o bate-papo sensacional e esclarecedor. E acho até que foi bem esclarecedor para o Pedro também. Aqui no canal ele já falou várias vezes sobre sustentabilidade, transição (ou evolução) energética, a questão da Petrobrás, do petróleo, entre outros temas do tipo, e eu sempre senti falta da opinião e da fala de uma pessoa que está no meio relacionado ao petróleo. Pedro e Cora claramente possuem um pensamento a respeito do tema, já vi outros especialistas aqui no canal que "fecham" com o que eles pensam, mas faltava alguém do "lado de lá" para explicar e mostrar o seu ponto de vista sobre a questão. Foi o que o Roberto Ardenghy fez.
@@zecarlosmenezes É isso aí, Zé Carlos. É sempre bom ouvir os dois lados da história. Talvez a gente nem mude de opinião, mas é sempre interessante escutar e avaliar o que o outro diz. Ainda mais num assunto tão delicado como este do vídeo... Forte abraço.
"It is difficult to get a man to understand something, when his salary depends on his not understanding it." -Upton Sinclair Ouvir representante da industria do petróleo defender o consumo do peróleo é vento. Ele JAMAIS defenderia a transição que nos afastaria do consumo. Aliás, como suportador do canal me entristece muito saber que o meio capta patrocínio do IBP. O Ardenghy falar que "a industria do petróleo captura CO2" ao injetar pra dentro do poço é um TREMENDO "red herring". Só se injeta CO2 pra extrair AINDA MAIS petróleo. Não existe matemática mágica aonde queimar combustível fóssil resulte em menos gás carbônico na amosfera.
Sou ambientalista ativista desde a minha adolescência, tenho hábitos e consumo conscientes no meu dia a dia e é desanimador a falta de consciência dos brasileiros, dos mais pobres, aos mais ricos. Sofro bulling por fazer a coisa certa ainda hoje.
Desanimador é a atitude dos grupos que lucram com petroleo e carvão, teantando ainda jogar a culpa toda nos habitos dos consumidores. Nao se desanime, vc faz a sua parte, mas quem pode fazer a diferença não faz.
Ah, como o tempo muda as coisas, né? Lembro dos tempos em que o Meio (e o Pedro Dória) eram praticamente monges do ambientalismo, pregando contra o terrível petróleo brasileiro, que segundo eles era o grande vilão do século. Bastava um bom projeto ecológico por aqui e pronto, a Europa despejaria euros para nos salvar e transformar nossa economia em um paraíso verde. Mas aí, do nada, surge um patrocínio da indústria do petróleo e, surpresa, o petróleo brasileiro agora virou o herói da história! Quem diria que o vilão do passado se tornaria o mocinho, né? O dinheiro realmente tem o poder de transformar até as mais firmes convicções. Que evolução inspiradora, Meio! p.s: Eu concordo com as falas do entrevistado, o caminho é este mesmo, somente acho peculiar que precisou de um patrocinador (dinheiro) para o Dória ouvir o outro lado da história e enxergar a realidade.
A consciência leva a cobrança. Quando os consumidores começarem a cobrar que os produtos sejam verdadeiramente sustentáveis, a indústria terá que se adaptar....um dia a gente chega lá.....
Preciso fazer um depoimento: torci o nariz quando vi que era uma entrevista com o IBPG, até achei que seria uma passada de pano do Canal Meio para eles. Logo percebi que concordava com tudo que estava sendo dito e até me lembrei que já havia pensado esses mesmos argumentos que o Roberto usou. Mea culpa, vou trabalhar melhor meus pensamentos e atitudes doravante.
Pedro criticava tanto a margem equatorial... mas agora o pix caiu, daí ele resolveu dar uma chance pra escutar a industria do Petróleo. To zoando, mas o cara do IBP tá certo, loucura vc parar produção se a demanda aumenta.. temos é q produzir mesmo principalmente o nosso Petróleo que é produzido de forma mais eficiente.
Enquanto houver demanda, haverá oferta. O entrevistado fez a parte que justifica ele estar na sua posição, ele jogou a bola pra outro lado. Cabe ao outro lado agora buscar informações para decidir cada vez melhor e abandonar o luxo moralmente desconfortável. A vida é um dom e uma responsabilidade coletiva.
falta mesmo um maior investimento em p&d sobre eficiência nos processos industriais, para reduzir a emissão de gases de efeito estufa, a conscientização precisa circular mais por parte de quem tem maior poder financeiro também. quem gasta mais grana, gasta mais energia, simples assim!
O Sr. Roberto Ardenghy falou que a inteligencia artificial pode reduzir consumo de energia nas residências, escritórios etc, mas a IA consome muita energia!
Faz todo sentido a conscientização e atitude, por exemplo, o motorista brasileiro, em sua grande maioria, não usa etanol no seu carro, além, é claro, das demais situações como apagar as luzes e usar o ar condicionado de forma comedida. Coisas simples.
Impressionante a falta de preocupação real com a crise climática . A impressão eh que o entrevistado não compreendeu o tamanho do problema . A crise eh real e enorme . 0_o
Basta baixar um decreto estabelecendo que a partir de 01/janeiro/2025 será proibido produzir, importar e comercializar petróleo e derivados. A questão é como viveremos a partir de então.
Poxa Pedro, que grande decepção assistir a esta entrevista no canal Meio. Estamos a muito pouco do ponto de não retorno e o que estamos discutindo é como minimizar a emissão de carbono do processo de extração? Cada tonelada a mais retirada do subsolo e jogada na atmosfera nos coloca mais perto de uma situação irreversível de um planeta majoritariamente inabitável. É falta de compreensão do problema ou é a hipocrisia de quem está sendo beneficiado? Meu comentário é no sentido de pedir para que não sejam vocês a defenderem uma transição lenta, redução da demanda e esse bla bla bla. A palavra é urgência. Vai ser sofrido reduzir o petróleo drasticamente agora? Muito. Mas não existe outra opção. Ou, a outra opção é inaceitável. Por favor, entrevistem o climatologia Carlos Nobre para "neutralizar" a pegada dessa entrevista. Obrigado pela atenção (sou grande admirador do seu trabalho).
Concordo! Que venha o Carlos Nobre para falar cientificamente disto... Realmente este patrocínio só Meio, entristece-me. Foi uma decepção. Coloca Nobre junto deste cara....
"Show me the incentives, and I'll show you the outcome." - Charlie Munger Sustentabilidade no capitalismo é só mais um produto. Por isso não espanta ver a turma da Big Oil se vendendo como solução, porque afinal de contas são 'especialistas'. O Meio, talvez se achando imparcial e apenas mediador de uma conversa ampla, dá tiro no pé ao abrir espaço pra essa gente. Não sou assinante e nem de graça vou perder mais do que os 4 minutos que deixei o vídeo rolar. 👎
Não existe petróleo limpo. Mas também não existe humanidade limpa, com exceção de tribos isoladas na Amazônia, habitantes da Sentinela do Norte no Oceano Índico, e outros grupos de humanos que vivem ainda na Idade da Pedra à margem da dita civilização em que nós vivemos.
Pedro e Cora, suas entrevistas sempre são excelentes e informativas, a preocupação com a temática da mudança do clima é bastante louvável. Seria muito bacana também contar com entrevistas de pesquisadores como Carlos Nobre e Paulo Artaxo (mitigação), Jean Ometto (adaptação) e Luiz Marques (antropoceno). Estes pesquisadores podem oferecer outras visões sobre o aquecimento global e enriquecer o debate que está promovendo.
Muito bom vídeo, extremamente informativo e muito desmistificante.
Cora, seu falar me encanta!! Quando, aos 40:35, você fala “essa indústria que… no meu coração eu VILIFICO”, me deixa extasiado! 😍😍❤️❤️
Classe demais
Tenho certeza que teremos muita gente torcendo o nariz aqui nos comentários para essa entrevista heim kkkkkkhkj acho até que o Pedro e a Cora foram corajosos ao trazer este convidado e ao publicar o que ele falou durante a entrevista.. Petróleo & meio ambiente se tornou um tema sensível demais no Brasil.
Mas EU achei o bate-papo sensacional e esclarecedor. E acho até que foi bem esclarecedor para o Pedro também. Aqui no canal ele já falou várias vezes sobre sustentabilidade, transição (ou evolução) energética, a questão da Petrobrás, do petróleo, entre outros temas do tipo, e eu sempre senti falta da opinião e da fala de uma pessoa que está no meio relacionado ao petróleo. Pedro e Cora claramente possuem um pensamento a respeito do tema, já vi outros especialistas aqui no canal que "fecham" com o que eles pensam, mas faltava alguém do "lado de lá" para explicar e mostrar o seu ponto de vista sobre a questão. Foi o que o Roberto Ardenghy fez.
Acho que somos vários que passaram por isso ao longo do vídeo, @AugustoReis. Acabo de fazer um comentário com o mea culpa
@@zecarlosmenezes É isso aí, Zé Carlos. É sempre bom ouvir os dois lados da história. Talvez a gente nem mude de opinião, mas é sempre interessante escutar e avaliar o que o outro diz. Ainda mais num assunto tão delicado como este do vídeo... Forte abraço.
Entrevista sensacional! Um aprendizado incrível e necessário, obrigada Cora e Pedro Doria!
"It is difficult to get a man to understand something, when his salary depends on his not understanding it." -Upton Sinclair
Ouvir representante da industria do petróleo defender o consumo do peróleo é vento. Ele JAMAIS defenderia a transição que nos afastaria do consumo.
Aliás, como suportador do canal me entristece muito saber que o meio capta patrocínio do IBP.
O Ardenghy falar que "a industria do petróleo captura CO2" ao injetar pra dentro do poço é um TREMENDO "red herring".
Só se injeta CO2 pra extrair AINDA MAIS petróleo. Não existe matemática mágica aonde queimar combustível fóssil resulte em menos gás carbônico na amosfera.
Sou ambientalista ativista desde a minha adolescência, tenho hábitos e consumo conscientes no meu dia a dia e é desanimador a falta de consciência dos brasileiros, dos mais pobres, aos mais ricos. Sofro bulling por fazer a coisa certa ainda hoje.
Pelo visto não sofreu bullying o suficiente
Desanimador é a atitude dos grupos que lucram com petroleo e carvão, teantando ainda jogar a culpa toda nos habitos dos consumidores. Nao se desanime, vc faz a sua parte, mas quem pode fazer a diferença não faz.
Aprendi muito
Muito boa e instrutiva a entrevista
Ah, como o tempo muda as coisas, né? Lembro dos tempos em que o Meio (e o Pedro Dória) eram praticamente monges do ambientalismo, pregando contra o terrível petróleo brasileiro, que segundo eles era o grande vilão do século. Bastava um bom projeto ecológico por aqui e pronto, a Europa despejaria euros para nos salvar e transformar nossa economia em um paraíso verde. Mas aí, do nada, surge um patrocínio da indústria do petróleo e, surpresa, o petróleo brasileiro agora virou o herói da história! Quem diria que o vilão do passado se tornaria o mocinho, né? O dinheiro realmente tem o poder de transformar até as mais firmes convicções. Que evolução inspiradora, Meio!
p.s: Eu concordo com as falas do entrevistado, o caminho é este mesmo, somente acho peculiar que precisou de um patrocinador (dinheiro) para o Dória ouvir o outro lado da história e enxergar a realidade.
Ou seja, você também não tá vendo o problema.
A consciência leva a cobrança. Quando os consumidores começarem a cobrar que os produtos sejam verdadeiramente sustentáveis, a indústria terá que se adaptar....um dia a gente chega lá.....
O problema é que consciencia/consenso são manipuláveis.
E quando é que o consumidores vão começar a se cobrar a si mesmos?
Com Patrocínio do IBP..... difícil se manter isento, né? Gol contra , time Meio!
Geologia ciência importantíssima para a prospecção de petróleo.
Existe soluções arquitetônicas 100% sustentáveis, construção com terra , fundação etc....sem uso de cimento
Preciso fazer um depoimento: torci o nariz quando vi que era uma entrevista com o IBPG, até achei que seria uma passada de pano do Canal Meio para eles. Logo percebi que concordava com tudo que estava sendo dito e até me lembrei que já havia pensado esses mesmos argumentos que o Roberto usou. Mea culpa, vou trabalhar melhor meus pensamentos e atitudes doravante.
Pedro criticava tanto a margem equatorial... mas agora o pix caiu, daí ele resolveu dar uma chance pra escutar a industria do Petróleo. To zoando, mas o cara do IBP tá certo, loucura vc parar produção se a demanda aumenta.. temos é q produzir mesmo principalmente o nosso Petróleo que é produzido de forma mais eficiente.
Enquanto houver demanda, haverá oferta.
O entrevistado fez a parte que justifica ele estar na sua posição, ele jogou a bola pra outro lado.
Cabe ao outro lado agora buscar informações para decidir cada vez melhor e abandonar o luxo moralmente desconfortável.
A vida é um dom e uma responsabilidade coletiva.
falta mesmo um maior investimento em p&d sobre eficiência nos processos industriais, para reduzir a emissão de gases de efeito estufa, a conscientização precisa circular mais por parte de quem tem maior poder financeiro também. quem gasta mais grana, gasta mais energia, simples assim!
Mas a queima do petróleo continua a mesma e as políticas de descarbonização não estão sendo postas em prática.
Porque não se fala na energia solar nas casas.. poderia baixar os impostos para colocarmos energia solar.
O Sr. Roberto Ardenghy falou que a inteligencia artificial pode reduzir consumo de energia nas residências, escritórios etc, mas a IA consome muita energia!
Não jogo no lixo normal por preguiça ou desconhecimento. Não há coleta seletiva na minha rua. E olha que moro na zona sul do Rio de Janeiro!!!!
Faz todo sentido a conscientização e atitude, por exemplo, o motorista brasileiro, em sua grande maioria, não usa etanol no seu carro, além, é claro, das demais situações como apagar as luzes e usar o ar condicionado de forma comedida. Coisas simples.
Vc usa etanol?
@@interligados3893 só uso etanol
Excelente
Poluição por plástico no Brasil é estarrecedora.
👏👏👏👏
Na dúvida, pergunte ao CHATG"B"T...QIA+
Errar é humano.
Transição sustentável só pode ser transição radical. Senão é sustentável somente na manutenção dos ganhos das hegemonicas industrias carboníferas.
Que bola fora, hein Pedro?
O Meio se vendeu para a indústria do petróleo????
Papo de vendedor de carro usado. Quem quiser que compre.
O país precisa de um LETRAMENTO AMBIENTAL…
Impressionante a falta de preocupação real com a crise climática . A impressão eh que o entrevistado não compreendeu o tamanho do problema . A crise eh real e enorme . 0_o
Basta baixar um decreto estabelecendo que a partir de 01/janeiro/2025 será proibido produzir, importar e comercializar petróleo e derivados. A questão é como viveremos a partir de então.
@@UrubuUniversitario Isso. Basta voltarmos ao século XVIII: navios a vela, carruagens a cavalo, transporte no lombo de burros etc.
A realidade está tão longe da aceitação, parece que ele está em Nárnia e convencendo pessoas pelo visto.
Os países ricos investem prioritariamente em armamentos.
Poxa Pedro, que grande decepção assistir a esta entrevista no canal Meio. Estamos a muito pouco do ponto de não retorno e o que estamos discutindo é como minimizar a emissão de carbono do processo de extração? Cada tonelada a mais retirada do subsolo e jogada na atmosfera nos coloca mais perto de uma situação irreversível de um planeta majoritariamente inabitável. É falta de compreensão do problema ou é a hipocrisia de quem está sendo beneficiado? Meu comentário é no sentido de pedir para que não sejam vocês a defenderem uma transição lenta, redução da demanda e esse bla bla bla. A palavra é urgência. Vai ser sofrido reduzir o petróleo drasticamente agora? Muito. Mas não existe outra opção. Ou, a outra opção é inaceitável. Por favor, entrevistem o climatologia Carlos Nobre para "neutralizar" a pegada dessa entrevista. Obrigado pela atenção (sou grande admirador do seu trabalho).
Concordo!
Que venha o Carlos Nobre para falar cientificamente disto... Realmente este patrocínio só Meio, entristece-me. Foi uma decepção.
Coloca Nobre junto deste cara....
"Show me the incentives, and I'll show you the outcome." - Charlie Munger
Sustentabilidade no capitalismo é só mais um produto. Por isso não espanta ver a turma da Big Oil se vendendo como solução, porque afinal de contas são 'especialistas'.
O Meio, talvez se achando imparcial e apenas mediador de uma conversa ampla, dá tiro no pé ao abrir espaço pra essa gente. Não sou assinante e nem de graça vou perder mais do que os 4 minutos que deixei o vídeo rolar. 👎
Sério que existe essa de Petróleo Limpo? É como o "Clean Coal" do Trump? Isso tá me cheirando a Publi...
Qual a pegada de carbono da indústria de Petróleo no Brasil? Já estão compensando suas emissões?
Não existe petróleo limpo. Mas também não existe humanidade limpa, com exceção de tribos isoladas na Amazônia, habitantes da Sentinela do Norte no Oceano Índico, e outros grupos de humanos que vivem ainda na Idade da Pedra à margem da dita civilização em que nós vivemos.
So esqueceu de falar que nosso petróleo é de baixa qualidade e, por isso mesmo, mais barato
Que conversa fiada em defesa da hegemonia da categoria!
Vergonhoso