Como se não tivesse bateria conectado ao chicote da moto. Abriu o circuito internamente, provavelmente deve ter derretido, trincado a ligação entre as placas. Abraços e obrigado pelo seu comentário.
Rapaz é verdade foi isso que aconteceu com migo fui tirar a bateria para bota a descarregada, obs cheguei nem bota a descarregada só fiz tira o positivo da bateria boa isso com a moto ligada e queimou a ECU.
Se fizer um vídeo a respeito, eu já estou inscrito no seu canal. Brasil, Pátria, Família, morro se precisar lutar pelo Brasil. Obrigado por ser patriota. Abraços.
Olá estou com a minha factor 125 / 2020 que depois de fazer um percurso pequeno estacionar ela e depois de 1:30hr voltar, virei a chave o painel ligou normal mais quando apertei a partida o painel ficou apagando todo zuado, e nem solava a moto, tentei por algumas vezes, tentei no tranco mais nada, no outro dia coloquei outra bateria, pegou mas logo morreu a moto logo mais pegou e desde então não morreu nem corta nem nada, porem esta aparecendo erro1 e não marca nada no painel, a moto esta ligando normal já tem 3 dias e esta pegando normal, porem sem marca nada no painel e mostrando erro1, teria uma hipótese do que seria ?
Pelo manual de serviço, erro 1 significa que o painel não consegue conversar com a ECM. Vou achar a parte da descrição deste defeito e passo para você.
É uma tabela , vê se consegue entender . Teve sorte de não queimar a ECM, já peguei dois casos de dar tranco na Factor em uma descida forte, mas com a bateria morta. Vou mandar os vídeos para você. SISTEMA DE INJEÇÃO DE COMBUSTÍVEL Nº do código de falha Er - 1 Item Visor multifuncional: Nenhum sinal recebido da ECU. Sistema de segurança contra falha Possível dar partida no motor (impossível quando há falha na ECU) Possível conduzir o veículo (impossível quando há falha na ECU) Nº do código de diagnóstico - Ferramenta de diagnóstico - Procedimento - Item Causa provável da falha e verificação Serviço de manutenção Confirmação da conclusão do serviço 1 Conexão do conector do visor multifuncional. Verifique a condição de travamento do conector. Desconecte o conector e verifique os pinos (terminais inclinados ou quebrados e condição de travamento dos pinos). Conectado incorretamente g Conecte o conector firmemente ou substitua o chicote. Gire o interruptor principal para a posição “ON”. Não é exibido código de falha g O reparo está finalizado. É exibido código de falha g Vá para o item 2. 2 Conexão do conector do chicote da ECU. Verifique a condição de travamento do conector. Desconecte o conector e verifique os pinos (terminais inclinados ou quebrados e condição de travamento dos pinos). Conectado incorretamente g Conecte o conector firmemente ou substitua o chicote. Gire o interruptor principal para a posição “ON”. Não é exibido código de falha g O reparo está finalizado. É exibido código de falha g Vá para o item 3. 3 Continuidade do chicote. Circuito aberto ou curto circuito g Substitua o chicote. Entre o conector da ECU e o conector de diagnóstico. verde claro - verde claro Entre o conector de diagnóstico e o conector do visor multifuncional. verde claro - verde claro Entre o conector da ECU e o conector de junção. marrom - marrom Entre o conector de junção e o conector do visor multifuncional. marrom - marrom Gire o interruptor principal para a posição “ON”. Não é exibido código de falha g O reparo está finalizado. É exibido código de falha g Vá para o item 4
Nº do código de falha Er - 1 Item Visor multifuncional: Nenhum sinal recebido da ECU. Item Causa provável da falha e verificação Serviço de manutenção Confirmação da conclusão do serviço 4 Visor multifuncional com defeito. Substitua o visor multifuncional. Gire o interruptor principal para a posição “ON”. Não é exibido código de falha g O reparo está finalizado. É exibido código de falha g Vá para o item 5. 5 Falha na ECU. Substitua a ECU. Consulte “SUBSTITUIÇÃO DA ECU (unidade de controle do motor)” na página 7-89
Nº do código de falha Er - 2 Item Visor multifuncional: Nenhum sinal recebido da ECU dentro da duração especificada. Sistema de segurança contra falha Possível dar partida no motor Possível conduzir o veículo Nº do código de diagnóstico - Ferramenta de diagnóstico - Procedimento - Item Causa provável da falha e verificação Serviço de manutenção Confirmação da conclusão do serviço 1 Conexão do conector do visor multifuncional. Verifique a condição de travamento do conector. Desconecte o conector e verifique os pinos (terminais inclinados ou quebrados e condição de travamento dos pinos). Conectado incorretamente g Conecte o conector firmemente ou substitua o chicote. Gire o interruptor principal para a posição “ON”. Não é exibido código de falha g O reparo está finalizado. É exibido código de falha g Vá para o item 2. 2 Conexão do conector do chicote da ECU. Verifique a condição de travamento do conector. Desconecte o conector e verifique os pinos (terminais inclinados ou quebrados e condição de travamento dos pinos). Conectado incorretamente g Conecte o conector firmemente ou substitua o chicote. Gire o interruptor principal para a posição “ON”. Não é exibido código de falha g O reparo está finalizado. É exibido código de falha g Vá para o item 3. 3 Continuidade do chicote. Circuito aberto ou curto circuito g Substitua o chicote. Entre o conector da ECU e o conector de diagnóstico. verde claro - verde claro Entre o conector de diagnóstico e o conector do visor multifuncional. verde claro - verde claro Entre o conector da ECU e o conector de junção. marrom - marrom Entre o conector de junção e o conector do visor multifuncional. marrom - marrom Gire o interruptor principal para a posição “ON”. Não é exibido código de falha g O reparo está finalizado. É exibido código de falha g Vá para o item 4. 7-70ELÉT - + SISTEMA DE INJEÇÃO DE COMBUSTÍVEL Nº do código de falha Er - 2 Item Visor multifuncional: Nenhum sinal recebido da ECU dentro da duração especificada. Item Causa provável da falha e verificação Serviço de manutenção Confirmação da conclusão do serviço 4 Visor multifuncional com defeito. Substitua o visor multifuncional. Gire o interruptor principal para a posição “ON”. Não é exibido código de falha g O reparo está finalizado. É exibido código de falha g Vá para o item 5. 5 Falha na ECU. Substitua a ECU. Consulte “SUBSTITUIÇÃO DA ECU (unidade de controle do motor)” na página 7-89.
Coloquei a de mesmo código da Yamaha, original usado. A Yamaha tem muitas ECM e o certo é colocar o do mesmo código. Nunca tentei misturar ECM, sempre uso o código que esta na ECM da moto .Abraços e obrigado pelo seu comentário. Se precisar de peças usadas sem serem roubadas, Temos o pingão da Barney Moto peças, é de confiança.
Daria para passar mais informações? Como deu o defeito. qual o ano e modelo da moto, alguém fez alguma ligação errada, tipo colocou outra bateria em paralelo com a da moto e sem querer inverteu a polaridade? Abraços.
Queimou ao ligar a chave de contato ou ao tentar ligar o motor? Com foi quando queimou a primeira ECM, estava andando e queimou ou estava instalando algo diferente na moto, tipo alarme, rastreador?
Liga para a autorizada e acho que pelo número de série do chassi eles passam o código da ECM. Depois você faz um vídeo mostrando o código e como foi atendido pela autorizada. Aqui em Atibaia deu uma acalmada, mas é fogo este negócio. Em uma moto, eu vi um dispositivo metálico envolvendo a ECM, para tirar só com ferramenta. Passa a cidade que aconteceu o dia e a hora, para fazermos um alerta, vai que ajuda alguém.
Puxa vida, queimou duas ECM de Factor 150 injetada ou Fazer 150? Normalmente quando o regulador dá defeito e carrega muito a bateria a própria ECM acende a luz de injeção e fica acesa sem piscar, com isso temos uma a falhação da moto e se chegar a limites extremos o motor morre para proteger a parte elétrica da moto. O mesmo ocorre se não carregar a bateria com a moto ligada a ECM acende a luz de injeção sem piscar. A sua moto não deu estes sinais de que algo estava errado? No caso do vídeo desta Factor, o dono deu tranco sem levar em conta que a sua bateria abriu ou seja foi a mesma coisa que dar um tranco sem bateria, aí o regulador não consegue regular nada e como a ECM não está funcionando ,pois, a tensão é muito maior que 17 volts, queimou a ECM, foi este o seu caso?? Cuidado para não queimar a terceira ECM. Abraços e obrigado pelo seu comentário.
Não saberia dizer qual seria o valor do fusível. A Yamaha poderia fazer um jeito, talvez um capacitor internamente no regulador para simular uma bateria sendo carregada a ponto de fazer o regulador não deixar este capacitor carregar acima de 15 volts, se a bateria abrir e o regulador perder referência para regular a tensão de carga. Talvez se colocar um capacitor eletrolítico de alguns microfarads já daria ao regulador uma referência para não carregar a bateria (capacitor com mais de 14,5 volts quando a bateria abrir). Se colocar um fusível e um diodo zener para o terra para regular e assim que a tensão passar da tensão do zener ele conduz e queima o fusível normalmente a corrente de zener é muito baixa e provavelmente queima o zener antes de queimar o fusível. Outro dia vi um cliente uma Titan 160 com a bateria que deu defeito e abriu ( como se funcionasse sem a bateria e o regulador deve ter regulado, pois, não queimou a ECM. Abraços. A Yamaha deve ter mudado o projeto do regulador das motos mais novas. Vou tentar descobrir. A solução, seria um zener e um SCR para disparar o SCR e queimar o fusível sempre que a tensão passar de um valor pré- determinado. Acho que não ajudou nada. Desculpe.
Aconteceu cmg a minha estava morta so q nao tinha visto ! Dei um tranco quemo a central apareçeu erro 01 queimo na hora nao façam isso com a bateria morta queima mesmo
Aconteceu o msm procedimento com a minha , dei tranco com a bateria arriada ... Depois disso a moto queimava esse fusível até desligada aquele barulhinho de injeção quando liga a moto fica direto ... Sera que tive mesma perda ? Boa tarde irmão
Deu o mesmo defeito, a bateria abriu, você pegou uma descida forte e soltou a embreagem, sem a bateria ( com ela aberta internamente), provavelmente a tensão subiu muito devido não ter a bateria como referência , quando o motor esta funcionando e o regulador dá defeito de carregar muito, tipo 18 volts a moto falha e morre, aí protege a parte elétrica, pois, a moto parou de gerar. Dando tranco, se o regulador ficou com defeito no circuito que regula a tensão e você dá o tranco e a tensão sobe, até fritar tudo. Pergunta, para parar de queimar o fusível, ou esta queimando ainda? Com uma bateria boa e carregada, ao ligar a chave de contato queima o fusível? Se fosse o regulador retificador com diodos em curto, queimaria o fusível mesmo com a chave desligada. Experimenta desconectar a ecm, com a chave desligada e depois ligar a mesma, ainda queima o fusível. Se for comprar, compre outra ecm com o mesmo código da original de sua moto, tem diversos códigos diferentes. Abraços.
Aconteceu isso , tá queimando fusível com a chave desligada ... Carreguei a bateria foi testada ... Quando dou meia chave na moto aquele barulho quando liga fica continuo ... Vou fazer o teste que me falou e gravar ... Obrigado de coração pela atenção irmão Deus abençoe
para queimar fusível com a chave desligada, temos: 1) será que quando você carregou a bateria, pode ter carregado com a polaridade invertida?? 2) para queimar o fusível com a chave desligada, temos poucas coisas ligadas antes do pós chave, que seria o painel, para não perder a hora, o regulador retificador ou a ECM que esta com algum problema de consumo alto mesmo, ele tem alimentação da bateria mesmo sem ligar a chave.
@@edsontadashiyamashita3262 tirei a ecm não queimou mais acendeu tudo normal e aponto o erro err_1 no painel, quando liguei ela de novo queimou fusível e acionou a bomba combustível e ficou direto ligada ... Vou fazer a compra da ecm e fazer um vídeo
Boa tarde Edson... irmão sou mecanico de moto .. e tenho vários pdf de manuais de serviços de várias motos marcas e modelos.. se te interressar me passa teu Facebook ke te xamo la ...
Resumo uma merda essa moto não gostei sistema de protecao muito fraco to fora vou passar pra frente aqui na minha cidade e 1.000 reais uma centralzinha dessa
Outro dia um rapaz veio com a bateria ruim na sua Titan 160, pegou no tranco e mesmo a bateria morta não queimou a ECM. Realmente a Yamaha, poderia fazer um regulador retificador que funcione mesmo sem bateria (caso da bateria abrir internamente e ficar como se não tivesse bateria instalada . Abraços e muito obrigado pelo seu comentário.
vir em alguns comentários que as factor ( não sei de qual ano ) tem um sistema de proteção que não gera faisca quando a bateria morre ou ta gerando errado, para não queimar os componentes. não sei se é verídico, a minha bateria quando morreu a minha moto não gerava nada de faisca.
@@VictorSilva-pb6qi e nao sei amigo li informa comprei essa minha 2022 de segunda mao que fiquei sabendo que se der poblema na bateria ou ate mesmo ela estando fraca e carga muito baixa vc der no tranco ja era central queima realmente quen no rspaz falou ai outro comentário Yamaha deveria rever isso fazer como outras que se bateria abrir internamente entra modulo de protecao ajeitei a minha e ontem vende 13 mil fiquei comedo myito boa gostei so nao dessa situação
O que vc quer dizer a bateria em aberto?....
A bateria abriu , o que o senhor quer dizer com isso ...por favor pode me explicar?
Como se não tivesse bateria conectado ao chicote da moto. Abriu o circuito internamente, provavelmente deve ter derretido, trincado a ligação entre as placas. Abraços e obrigado pelo seu comentário.
@@edsontadashiyamashita3262muito obrigado o Sr por nós explicar com boa vontade ... Deus abençoa a família e os negócios!🙏🏽✌🏾🤝⚔️🛡️
Rapaz é verdade foi isso que aconteceu com migo fui tirar a bateria para bota a descarregada, obs cheguei nem bota a descarregada só fiz tira o positivo da bateria boa isso com a moto ligada e queimou a ECU.
Puxa vida, que prejuízo. Abraços e obrigado pelo seu comentário, pode ajudar muita gente a tomar cuidado com isso. Abraços e obrigado.
Se fizer um vídeo a respeito, eu já estou inscrito no seu canal.
Brasil, Pátria, Família, morro se precisar lutar pelo Brasil. Obrigado por ser patriota. Abraços.
O mesmo aconteçe se dar partida com o carregador de bateria conectado !
Olá estou com a minha factor 125 / 2020 que depois de fazer um percurso pequeno estacionar ela e depois de 1:30hr voltar, virei a chave o painel ligou normal mais quando apertei a partida o painel ficou apagando todo zuado, e nem solava a moto, tentei por algumas vezes, tentei no tranco mais nada, no outro dia coloquei outra bateria, pegou mas logo morreu a moto logo mais pegou e desde então não morreu nem corta nem nada, porem esta aparecendo erro1 e não marca nada no painel, a moto esta ligando normal já tem 3 dias e esta pegando normal, porem sem marca nada no painel e mostrando erro1, teria uma hipótese do que seria ?
Pelo manual de serviço, erro 1 significa que o painel não consegue conversar com a ECM. Vou achar a parte da descrição deste defeito e passo para você.
@@edsontadashiyamashita3262 Certo, fico no aguardo, muito obrigado
É uma tabela , vê se consegue entender . Teve sorte de não queimar a ECM, já peguei dois casos de dar tranco na Factor em uma descida forte, mas com a bateria morta. Vou mandar os vídeos para você.
SISTEMA DE INJEÇÃO DE COMBUSTÍVEL
Nº do código de falha Er - 1
Item Visor multifuncional: Nenhum sinal recebido da ECU.
Sistema de segurança
contra falha
Possível dar partida no motor (impossível quando há falha na ECU)
Possível conduzir o veículo (impossível quando há falha na ECU)
Nº do código de diagnóstico -
Ferramenta de diagnóstico -
Procedimento -
Item Causa provável da falha
e verificação Serviço de manutenção Confirmação da conclusão
do serviço
1 Conexão do conector do
visor multifuncional.
Verifique a condição de
travamento do conector.
Desconecte o conector
e verifique os pinos
(terminais inclinados ou
quebrados e condição de
travamento dos pinos).
Conectado incorretamente
g Conecte o conector
firmemente ou substitua o
chicote.
Gire o interruptor principal para
a posição “ON”.
Não é exibido código de falha
g O reparo está finalizado.
É exibido código de falha g Vá
para o item 2.
2 Conexão do conector do
chicote da ECU.
Verifique a condição de
travamento do conector.
Desconecte o conector
e verifique os pinos
(terminais inclinados ou
quebrados e condição de
travamento dos pinos).
Conectado incorretamente
g Conecte o conector
firmemente ou substitua o
chicote.
Gire o interruptor principal para
a posição “ON”.
Não é exibido código de falha
g O reparo está finalizado.
É exibido código de falha g Vá
para o item 3.
3 Continuidade do chicote. Circuito aberto ou curto
circuito g Substitua o chicote.
Entre o conector da ECU e o
conector de diagnóstico.
verde claro - verde claro
Entre o conector de
diagnóstico e o conector do
visor multifuncional.
verde claro - verde claro
Entre o conector da ECU e o
conector de junção.
marrom - marrom
Entre o conector de junção
e o conector do visor
multifuncional.
marrom - marrom
Gire o interruptor principal para
a posição “ON”.
Não é exibido código de falha
g O reparo está finalizado.
É exibido código de falha g Vá
para o item 4
Nº do código de falha Er - 1
Item Visor multifuncional: Nenhum sinal recebido da ECU.
Item Causa provável da falha
e verificação Serviço de manutenção Confirmação da conclusão
do serviço
4 Visor multifuncional com
defeito.
Substitua o visor
multifuncional.
Gire o interruptor principal para
a posição “ON”.
Não é exibido código de falha
g O reparo está finalizado.
É exibido código de falha g Vá
para o item 5.
5 Falha na ECU. Substitua a ECU. Consulte
“SUBSTITUIÇÃO DA ECU
(unidade de controle do
motor)” na página 7-89
Nº do código de falha Er - 2
Item Visor multifuncional: Nenhum sinal recebido da ECU
dentro da duração especificada.
Sistema de segurança
contra falha
Possível dar partida no motor
Possível conduzir o veículo
Nº do código de diagnóstico -
Ferramenta de diagnóstico -
Procedimento -
Item Causa provável da falha
e verificação Serviço de manutenção Confirmação da conclusão
do serviço
1 Conexão do conector do
visor multifuncional.
Verifique a condição de
travamento do conector.
Desconecte o conector
e verifique os pinos
(terminais inclinados ou
quebrados e condição de
travamento dos pinos).
Conectado incorretamente
g Conecte o conector
firmemente ou substitua o
chicote.
Gire o interruptor principal para
a posição “ON”.
Não é exibido código de falha
g O reparo está finalizado.
É exibido código de falha g Vá
para o item 2.
2 Conexão do conector do
chicote da ECU.
Verifique a condição de
travamento do conector.
Desconecte o conector
e verifique os pinos
(terminais inclinados ou
quebrados e condição de
travamento dos pinos).
Conectado incorretamente
g Conecte o conector
firmemente ou substitua o
chicote.
Gire o interruptor principal para
a posição “ON”.
Não é exibido código de falha
g O reparo está finalizado.
É exibido código de falha g Vá
para o item 3.
3 Continuidade do chicote. Circuito aberto ou curto
circuito g Substitua o chicote.
Entre o conector da ECU e o
conector de diagnóstico.
verde claro - verde claro
Entre o conector de
diagnóstico e o conector do
visor multifuncional.
verde claro - verde claro
Entre o conector da ECU e o
conector de junção.
marrom - marrom
Entre o conector de junção
e o conector do visor
multifuncional.
marrom - marrom
Gire o interruptor principal para
a posição “ON”.
Não é exibido código de falha
g O reparo está finalizado.
É exibido código de falha g Vá
para o item 4.
7-70ELÉT - +
SISTEMA DE INJEÇÃO DE COMBUSTÍVEL
Nº do código de falha Er - 2
Item Visor multifuncional: Nenhum sinal recebido da ECU
dentro da duração especificada.
Item Causa provável da falha
e verificação Serviço de manutenção Confirmação da conclusão
do serviço
4 Visor multifuncional com
defeito.
Substitua o visor
multifuncional.
Gire o interruptor principal para
a posição “ON”.
Não é exibido código de falha
g O reparo está finalizado.
É exibido código de falha g Vá
para o item 5.
5 Falha na ECU. Substitua a ECU. Consulte
“SUBSTITUIÇÃO DA ECU
(unidade de controle do
motor)” na página 7-89.
Boa noite Edson qual foi o módulo que vc colocou na factor foi de fazer 150??????
Coloquei a de mesmo código da Yamaha, original usado. A Yamaha tem muitas ECM e o certo é colocar o do mesmo código. Nunca tentei misturar ECM, sempre uso o código que esta na ECM da moto .Abraços e obrigado pelo seu comentário. Se precisar de peças usadas sem serem roubadas, Temos o pingão da Barney Moto peças, é de confiança.
Obrigado
Estou com uma aqui está esquentando o acn e não liga
Daria para passar mais informações? Como deu o defeito. qual o ano e modelo da moto, alguém fez alguma ligação errada, tipo colocou outra bateria em paralelo com a da moto e sem querer inverteu a polaridade? Abraços.
A minha tá asim tbm coloquei outro módulo queimou na hora
Queimou ao ligar a chave de contato ou ao tentar ligar o motor? Com foi quando queimou a primeira ECM, estava andando e queimou ou estava instalando algo diferente na moto, tipo alarme, rastreador?
Roubaram o modulo da minha fazer 150 23/23. Preciso comprar um mais não sei o código, consegue me ajudar?
Liga para a autorizada e acho que pelo número de série do chassi eles passam o código da ECM. Depois você faz um vídeo mostrando o código e como foi atendido pela autorizada. Aqui em Atibaia deu uma acalmada, mas é fogo este negócio. Em uma moto, eu vi um dispositivo metálico envolvendo a ECM, para tirar só com ferramenta. Passa a cidade que aconteceu o dia e a hora, para fazermos um alerta, vai que ajuda alguém.
A minha aconteceu isso coloquei outra uce queimou tbm pode fica esquentando,pode o retificador?
Puxa vida, queimou duas ECM de Factor 150 injetada ou Fazer 150? Normalmente quando o regulador dá defeito e carrega muito a bateria a própria ECM acende a luz de injeção e fica acesa sem piscar, com isso temos uma a falhação da moto e se chegar a limites extremos o motor morre para proteger a parte elétrica da moto. O mesmo ocorre se não carregar a bateria com a moto ligada a ECM acende a luz de injeção sem piscar. A sua moto não deu estes sinais de que algo estava errado? No caso do vídeo desta Factor, o dono deu tranco sem levar em conta que a sua bateria abriu ou seja foi a mesma coisa que dar um tranco sem bateria, aí o regulador não consegue regular nada e como a ECM não está funcionando ,pois, a tensão é muito maior que 17 volts, queimou a ECM, foi este o seu caso?? Cuidado para não queimar a terceira ECM. Abraços e obrigado pelo seu comentário.
Será que da pra proteger o módulo, colocando um fusível?
Não saberia dizer qual seria o valor do fusível. A Yamaha poderia fazer um jeito, talvez um capacitor internamente no regulador para simular uma bateria sendo carregada a ponto de fazer o regulador não deixar este capacitor carregar acima de 15 volts, se a bateria abrir e o regulador perder referência para regular a tensão de carga.
Talvez se colocar um capacitor eletrolítico de alguns microfarads já daria ao regulador uma referência para não carregar a bateria (capacitor com mais de 14,5 volts quando a bateria abrir).
Se colocar um fusível e um diodo zener para o terra para regular e assim que a tensão passar da tensão do zener ele conduz e queima o fusível normalmente a corrente de zener é muito baixa e provavelmente queima o zener antes de queimar o fusível.
Outro dia vi um cliente uma Titan 160 com a bateria que deu defeito e abriu ( como se funcionasse sem a bateria e o regulador deve ter regulado, pois, não queimou a ECM. Abraços.
A Yamaha deve ter mudado o projeto do regulador das motos mais novas. Vou tentar descobrir.
A solução, seria um zener e um SCR para disparar o SCR e queimar o fusível sempre que a tensão passar de um valor pré- determinado.
Acho que não ajudou nada. Desculpe.
Aconteceu cmg a minha estava morta so q nao tinha visto ! Dei um tranco quemo a central apareçeu erro 01 queimo na hora nao façam isso com a bateria morta queima mesmo
Valeu, o seu comentário realmente confirma o problema deste cliente do vídeo. Abraços e obrigado.
A minha aconteceu o mesmo. Que tristeza!
Aconteceu o msm procedimento com a minha , dei tranco com a bateria arriada ... Depois disso a moto queimava esse fusível até desligada aquele barulhinho de injeção quando liga a moto fica direto ... Sera que tive mesma perda ? Boa tarde irmão
Deu o mesmo defeito, a bateria abriu, você pegou uma descida forte e soltou a embreagem, sem a bateria ( com ela aberta internamente), provavelmente a tensão subiu muito devido não ter a bateria como referência , quando o motor esta funcionando e o regulador dá defeito de carregar muito, tipo 18 volts a moto falha e morre, aí protege a parte elétrica, pois, a moto parou de gerar. Dando tranco, se o regulador ficou com defeito no circuito que regula a tensão e você dá o tranco e a tensão sobe, até fritar tudo. Pergunta, para parar de queimar o fusível, ou esta queimando ainda? Com uma bateria boa e carregada, ao ligar a chave de contato queima o fusível? Se fosse o regulador retificador com diodos em curto, queimaria o fusível mesmo com a chave desligada. Experimenta desconectar a ecm, com a chave desligada e depois ligar a mesma, ainda queima o fusível. Se for comprar, compre outra ecm com o mesmo código da original de sua moto, tem diversos códigos diferentes. Abraços.
Faz um vídeo e coloca no seu canal, pode ajudar mais pessoas. Abraços. Já me inscrevi.
Aconteceu isso , tá queimando fusível com a chave desligada ... Carreguei a bateria foi testada ... Quando dou meia chave na moto aquele barulho quando liga fica continuo ... Vou fazer o teste que me falou e gravar ... Obrigado de coração pela atenção irmão Deus abençoe
para queimar fusível com a chave desligada, temos:
1) será que quando você carregou a bateria, pode ter carregado com a polaridade invertida??
2) para queimar o fusível com a chave desligada, temos poucas coisas ligadas antes do pós chave, que seria o painel, para não perder a hora, o regulador retificador ou a ECM que esta com algum problema de consumo alto mesmo, ele tem alimentação da bateria mesmo sem ligar a chave.
@@edsontadashiyamashita3262 tirei a ecm não queimou mais acendeu tudo normal e aponto o erro err_1 no painel, quando liguei ela de novo queimou fusível e acionou a bomba combustível e ficou direto ligada ...
Vou fazer a compra da ecm e fazer um vídeo
Boa tarde Edson... irmão sou mecanico de moto .. e tenho vários pdf de manuais de serviços de várias motos marcas e modelos.. se te interressar me passa teu Facebook ke te xamo la ...
este negocio de face book, nem sei mexer direito, que mandar via whatsapp 11 972045484. Abraços e obrigado.
Tem como me ajudar amigo? Factor apresentando erro 43 porém tem o funcionamento normal
Resumo uma merda essa moto não gostei sistema de protecao muito fraco to fora vou passar pra frente aqui na minha cidade e 1.000 reais uma centralzinha dessa
Outro dia um rapaz veio com a bateria ruim na sua Titan 160, pegou no tranco e mesmo a bateria morta não queimou a ECM. Realmente a Yamaha, poderia fazer um regulador retificador que funcione mesmo sem bateria (caso da bateria abrir internamente e ficar como se não tivesse bateria instalada . Abraços e muito obrigado pelo seu comentário.
vir em alguns comentários que as factor ( não sei de qual ano ) tem um sistema de proteção que não gera faisca quando a bateria morre ou ta gerando errado, para não queimar os componentes. não sei se é verídico, a minha bateria quando morreu a minha moto não gerava nada de faisca.
@@VictorSilva-pb6qi e nao sei amigo li informa comprei essa minha 2022 de segunda mao que fiquei sabendo que se der poblema na bateria ou ate mesmo ela estando fraca e carga muito baixa vc der no tranco ja era central queima realmente quen no rspaz falou ai outro comentário Yamaha deveria rever isso fazer como outras que se bateria abrir internamente entra modulo de protecao ajeitei a minha e ontem vende 13 mil fiquei comedo myito boa gostei so nao dessa situação