O cantador chama-se António Duarte Coelho e era natural de Vilarinho, Vila Caiz. No violão fazia a «sua perninha» um Álvaro Ministro também de Vila Caiz. Alguém se lembra dele?
O cantador Sr Coelho podia ser de Vila Caiz Mas morava no Coveiro na freguesia de São Simão Quanto aos tocadores deste grupo São 3 .Augusto .Eduardo e Francisco
Também tenho dificuldade em peceber tudo! 😜 Envio aqui o que consegui entender. Escrevam aqui se conseguirem completar o que falta, ou se acharem que o que está no comentário está errado! Cumprimentos! Viva ó povo d'Amarante E o Mosteiro de São Gonçalo Viv'ó verde de Gatão Qu'o bebê-lo é um regalo Viv'ó verde de Gatão Vinho nunca há melhor Nem que lhe chegue tão bom Ai São Gonçalo d'Amarante São Gonçalo d'Amarante ----------------------------------------- Olha eu raspada dos joelhos Pra fazer---------------------------- ------------------------------------------ A tua Ponte é velhinha Mas é um pouco formosa Tens as marcas nos pilares Que te vejo tão idosa Tens a marca nos pilares Lembra o 13 de fevereiro Quando se ouviu lá nos ares As bombas sempre por cima E por fim a rebentar Ai eu vou tornar a cantar São Gonçalo d'Amarante Por esse mundo além Ai vou pedir ao São Gonçalo Pr'a m'ele ajudar a mim E peço por vós também
Rebelo Bonito, no livro "Chulas, Charambas e Desgarradas", refere que a Chula terá sido levada para as Ilhas e depois para o Brasil. Salienta ainda algumas semelhanças da estrutura musical entre a Chula e o Charamba da Madeira! "Ora, a meu ver, a Chula foi uma dessas coreias peninsulares que transitaram das plagas continentais para as Ilhas adjacentes e daí para terras de Santa Cruz, sofrendo vicissitudes locais, dando origem a novas formas, mas nunca perdendo certas características que a tornavam reconhecíveis.", Chulas, Charambas e Desgarradas, pág.43, Rebelo Bonito!
Quando oiço esta fantastica musica meus olhos humedecem e meu coração pula de saudade, até sempre.
O quanto eu dava para viver um pouco desta cultura ❤❤❤❤
Gosto muito de ouvir estas recordações do tempo dos meus avós um bem haja a quem não deixa morrer estas relíquias obrigado.
Isto é maravilhoso! Muito Obrigado!
precioso...
as nossas raizes. emocionante.
Maravilha o registo desta "chula".
ainda me lembro de ouvir essa musica nas festas da minha infancia passada em amarante minha terra natal.
O cantador chama-se António Duarte Coelho e era natural de Vilarinho, Vila Caiz. No violão fazia a «sua perninha» um Álvaro Ministro também de Vila Caiz. Alguém se lembra dele?
meu querido tio wue saudades cantava com uma senhora chamada rita eu teria 7 anos saudades 1😭
O cantador Sr Coelho podia ser de Vila Caiz Mas morava no Coveiro na freguesia de São Simão Quanto aos tocadores deste grupo São 3 .Augusto .Eduardo e Francisco
Meu bisavô 🖤
Pf.Qual deste grupo é o seu visavô . Seremos primos ?
e uma pena acabar com as nossas tradiçoes
Não posso ouvir isto!
Faz-me chorar!
lopesdareosa
ja somos dois...
Obrigado olDzj0r. Vou actualizar o nome para António Duarte Coelho! Do Sr. Álvaro Ministro não sei dizer...
Mais conhecido por Coelho cantador.
Tem ainda filhos vivos.
Consegue escrever a letra das quadras? Não consigo perceber algumas das palavras. Obrigado
Também tenho dificuldade em peceber tudo! 😜
Envio aqui o que consegui entender.
Escrevam aqui se conseguirem completar o que falta, ou se acharem que o que está no comentário está errado! Cumprimentos!
Viva ó povo d'Amarante
E o Mosteiro de São Gonçalo
Viv'ó verde de Gatão
Qu'o bebê-lo é um regalo
Viv'ó verde de Gatão
Vinho nunca há melhor
Nem que lhe chegue tão bom
Ai São Gonçalo d'Amarante
São Gonçalo d'Amarante
-----------------------------------------
Olha eu raspada dos joelhos
Pra fazer----------------------------
------------------------------------------
A tua Ponte é velhinha
Mas é um pouco formosa
Tens as marcas nos pilares
Que te vejo tão idosa
Tens a marca nos pilares
Lembra o 13 de fevereiro
Quando se ouviu lá nos ares
As bombas sempre por cima
E por fim a rebentar
Ai eu vou tornar a cantar
São Gonçalo d'Amarante
Por esse mundo além
Ai vou pedir ao São Gonçalo
Pr'a m'ele ajudar a mim
E peço por vós também
@@ricardocosta4729 Ultimo verso: E peço por vós também
@@konguito_ Muito obrigado! Vou acrescentar ;)
e bem provavel que esta forma de chula esteja na origem do atual Charamba madeirense. Uma evidente evolução ou variante do charamba ?madeirense
Rebelo Bonito, no livro "Chulas, Charambas e Desgarradas", refere que a Chula terá sido levada para as Ilhas e depois para o Brasil. Salienta ainda algumas semelhanças da estrutura musical entre a Chula e o Charamba da Madeira!
"Ora, a meu ver, a Chula foi uma dessas coreias peninsulares que transitaram das plagas continentais para as Ilhas adjacentes e daí para terras de Santa Cruz, sofrendo vicissitudes locais, dando origem a novas formas, mas nunca perdendo certas características que a tornavam reconhecíveis.", Chulas, Charambas e Desgarradas, pág.43, Rebelo Bonito!
Chula mais antiga de Carvaho de Rei Amarante
Esta chula Não é de carvalho de Rei
É da freguesia de S.Simao
@@rosaanjos746 penso que o senhor quer dizer que este grupo é mais antigo que o de Carvalho de Rei! ;)